Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 08 de Março de 2006 - Nº 1479 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Estudantes de Medicina realizam curso de Oncologia Pediátrica
Fisioterapia promove evento em comemoração ao Dia da Mulher


Caraguatatuba
Cetesb quer substituir bandeiras
Campeonato de Futebol Amador terá início no domingo, dia 12, em Caraguá
Escolinhas esportivas de Caraguá estão com inscrições abertas
Vereador Omar Kazon se preocupa com a chegada das chuvas e com alagamentos na Av. Presciliana de Castilho


Ilhabela
TRE barra cassação de Manoel Marcos


São Sebastião
Projeto de criação das ZEIS recebe moção de apoio da Sociedade Amigos do Canto do Mar (Sacamar)

Ubatuba
Prefeitura devolve praça a moradores
Prefeitura realiza reunião na Vila Santana para apresentar projeto de congelamento
Lu Alckmin visita Ubatuba e entrega Padaria Artesanal à Comunidade Emaús
Clube de Ciclismo Ubatuba ajuda a orientar ciclistas e motoristas
Escolinha de skate de Ubatuba inicia atividades
Coleta de lixo terá novos horários a partir desta quarta-feira
Prefeitura homenageia mulheres com programação cultural

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Estudantes de Medicina realizam curso de Oncologia Pediátrica

Litoral Norte - A Liga Acadêmica de Oncologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, nos dias 7, 8 e 9 de março, uma série de palestras e cursos sobre Oncologia Pediátrica. Cerca de 200 estudantes são esperados no evento, que contará com a participação de profissionais do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital do Câncer, em São Paulo.
Na abertura do curso, nesta terça-feira, 7, o Dr. Vicente Odoni, da Universidade de São Paulo, ministra palestra sobre Sinais Precoces do Câncer Infantil, a partir das 19h30. Na seqüência, o Dr. Marcelo Mione, do Instituto Pediátrico de Oncologia de São José dos Campos, abordará o tema Tumores Abdominais.
No segundo dia do evento, quarta-feira, 8, a Dra. Lílian Cristofani, da Universidade de São Paulo, ministrará palestra sobre o tema Leucemia na Criança. Na quinta-feira, 9, a primeira palestra será do Dr. Neviçolino Carvalho, do Hospital do Câncer em São Paulo, com o tema Estudos de sobrevivência no Câncer Infantil e fechará o evento a Dr. Andréia Kurashima, enfermeira do Hospital do Câncer em São Paulo, que tratará do tema Humanização no Tratamento do Câncer Infantil.
A série de palestras acontece no Auditório do Campus do Bom Conselho, na Avenida Tiradentes, 500 – centro, Taubaté, a partir das 19h30. As inscrições, que podem ser feitas no local no horário dos cursos, custam R$ 10 e dão direito a assistir a todas as palestras.
O Departamento de Medicina da UNITAU conta com uma estrutura formada por 16 Ligas Acadêmicas — grupos de alunos e professores, com organização e atividades próprias, que vão além do currículo escolar —, capaz de beneficiar direta e indiretamente a diversos públicos, dentre crianças, adultos e idosos, de todo o Vale do Paraíba.As Ligas, de diferentes especialidades médicas, mantêm um amplo leque de atividades durante o ano letivo. Esses programas envolvem desde cursos, oficinas e palestras — com nomes renomados da área, para debater temas da atualidade e promover atualização dos conhecimentos vivenciados apenas em livros e em salas de aula —, até visitas de campo, pesquisas e campanhas de conscientização e prevenção junto a comunidades.
“As ligas estudantis estimulam o aluno a engajar-se na pesquisa científica e na busca ativa do conhecimento, atendendo a uma exigência do perfil de médico na modernidade, que é a contínua atualização”, explica a profa. Dra. Maria Elisa Moreira, chefe do Departamento de Medicina. (Fonte: UNITAU)

Fisioterapia promove evento em comemoração ao Dia da Mulher

Litoral Norte - Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Clínica de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza nesta quarta-feira, 8 de março, uma série de palestras e atividades voltadas para o público feminino.
As atividades começam às 9h da manhã, com palestra sobre Prevenção de Dores na Gestação. Às 9h30, haverá sessões dirigidas de Relaxamento: Vivência no Solo, para as participantes. As palestras seguem sobre os temas de Climatério e Mulher e vida Afetiva, esta última ministrada pela profa. Dra. Marluce Leão, do Departamento de Psicologia da UNITAU.
Na parte da tarde, a partir das 14h30, uma representante do S.O.S. Mulher ministrará palestra sobre Violência Contra a Mulher. Haverá, ainda, palestra sobre Prevenção de Incontinência Urinária Feminina.
Para encerrar o evento, a Clínica de Fisioterapia oferecerá palestra sobre Fibromialgia e os profissionais ensinarão, na piscina da Clínica, exercícios fisioterápicos para ajudar a curar a dor provocada por esta doença.
Pacientes da clínica e representantes dos Departamentos da UNITAU e de instituições que tratam com o público feminino em Taubaté foram convidadas para o evento. A Clínica de Fisioterapia da UNITAU fica na Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 1055 – centro, Taubaté. Outras informações pelo telefone (12) 3625-4134.
A Clínica do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté é um órgão que tem como um dos objetivos a prestação de serviços à Comunidade. Também é destinada ao desenvolvimento das atividades práticas de estágio dos alunos do curso de Fisioterapia da UNITAU. Na Clínica os alunos desenvolvem as Práticas Fisioterapêuticas Supervisionadas, atendendo a um grande número de clientes em laboratórios específicos, amplos e modernos. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Cetesb quer substituir bandeiras

Caraguatatuba - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) iniciou estudos técnicos para substituir as atuais bandeiras de sinalização de balneabilidade instaladas nas praias por painéis eletrônicos.
A medida visa acabar com o furto de bandeiras vermelhas que sinalizam praias impróprias para banho nas cidades do Litoral Norte.
O presidente da Cesteb, Rubem Lara, disse ontem que a idéia é instalar nas praias painéis eletrônicos idênticos aos que atualmente informam a qualidade do ar na capital e região metropolitana de São Paulo.
"As bandeiras estão ultrapassadas e os furtos aumentam a cada ano", disse. Segundo ele, das 154 bandeiras instaladas nas praias do litoral paulista, um total de 51 delas foram furtadas durante o verão.
"Trata-se de um verdadeiro absurdo, pois quem furta (as bandeiras) impede que as pessoas saibam as reais condições da praia que frequenta", afirmou.
Lara disse que os painéis, além de informar as condições de balneabilidade, também poderão dar outras orientações aos banhistas, como por exemplo, os riscos oferecidos para quem frequenta praia poluída ou da exposição ao sol em horários inadequados.
CUSTO - O presidente da Cetesb afirmou ainda que a instalação dos painéis não terá custos para o Estado, pois empresas privadas mostraram interesse em instalar os painéis em troca da exploração de publicidade nos equipamentos.
Lara não soube informar quando os novos equipamentos serão instalados nas praias do Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

Campeonato de Futebol Amador terá início no domingo, dia 12, em Caraguá

Caraguatatuba - Os amantes do esporte de Caraguatatuba terão no próximo domingo, dia 12, mais um evento que irá movimentar os campos de futebol dos bairros Indaiá, Porto Novo e Poiares. Terá início a primeira fase do Torneio Municipal de Futebol Amador, Aniversário da Cidade. O evento, que acontece todo ano, é realizado em uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Recreação e a LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol).
Estarão disputando o torneio 28 equipes, sendo que nesta primeira fase serão 12 jogos com 24 equipes. Quatro foram automaticamente para a segunda fase, no chamado chapéu ou bye.
No campo do Esporte Clube Indaiá, as competições terão início às 13h30 entre as equipes Beira Mar Coloniano e Jetuba F.C, e em seguida entrarão em campo os times E.C. Indaiá e Brasileirinho E.C. As disputas do Esporte Clube Brasília começam mais cedo, às 11h disputarão as equipes E. C. Pegorelli e A.A. Riza; às 13h30 o confronto será entre E.C. Estrela do Morro e A. E. Grêmio e a última partida acontece entre os times E.C. Primavera e A.A.Corinthians. Já no campo do Esporte Clube Atlético Poiares as competições também iniciarão às 13h30 entre as equipes A.E. Gaivotas e A.A. Caputera e as 15h o Esporte Clube São José enfrenta o Juventus Esporte Clube.
No dia 19, domingo, as competições acontecem apenas nos campos do bairro Indaiá e Porto Novo. Serão mais cinco disputas, para o encerramento da primeira fase do torneio. As equipes campeãs de todas as partidas seguirão para a segunda fase.
As disputas final do Torneio Municipal de Futebol Amador encerram no dia 20 de abril, aniversário de 149 anos de Caraguatatua. A competição acontece no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), quando serão realizados os dois últimos jogos que que definirão os campeões. (Fonte: PMC)

Escolinhas esportivas de Caraguá estão com inscrições abertas
As atividades esportivas acontecem de segunda a sexta-feira em diversos horários gratuitamente, em todos os núcleos esportivos do município

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá iniciou o ano letivo de 2006 com novos projetos esportivos em todo o município, com o objetivo de atender todos os munícipes. A proposta é que todas as crianças tenham oportunidade de praticar uma atividade esportiva nos horários em que não estiverem freqüentando as aulas. Durante os sábados a secretaria implantou novos projetos para as crianças, além de firmar parcerias com entidades que beneficiarão uma população especial.
No CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), a escolinha de Tênis de Quadra é a novidade para este ano. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 15h às 20h. As aulas de Basquete serão todas as segundas, quartas e sexta-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 19h; para as pessoas que querem praticar Vôlei, as aulas são todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 9h e das 14 às 19h; ainda no centro esportivo acontece as aulas de Futsal todas as terças e quintas-feiras, das 10h às 11h.
Os núcleos esportivos do município continuam com as atividades dos anos anteriores em diversos horários. No Perequê-Mirim acontecem aulas de Ginástica, Voleibol, Basquete e Futsal, no mesmo bairro terá o projeto Escolinha de Futsal, durante todos os sábados. Poderão se inscrever crianças com idade entre 8 e 15 anos. No Barranco Alto acontecem aulas de Ginástica, Basquete, Futsal, Voleibol e Handebol. O novo projeto do bairro é Tênis de Mesa. No Morro do Algodão terão aulas de Ginástica, Voleibol, Basquete e Futsal. Aos sábados acontece o projeto de Futsal, também para crianças de 8 a 15 anos. No bairro Poiares as aulas de Ginástica, Futsal, Vôlei, Basquete, Ginástica Rítmica poderão ser freqüentadas por todos os moradores. A terceira idade terá um atendimento especial todas as segundas e quartas-feiras. Aos sábados serão desenvolvidos os projetos de Ginástica Artística Rítmica e Voleibol Feminino. No núcleo do Tinga acontecem aulas de Ginástica, Voleibol, Futsal e Handebol. O bairro ainda recebe Projeto Saúde, para hipertensos e diabéticos, em parceria com a Secretaria de Saúde e o projeto De Bem com a Vida, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Assistência Social. O novo projeto de sábado será de Basquete. No bairro do Olaria os moradores podem participar de aulas de Ginástica, Futsal, Dança e Voleibol. No bairro também acontece o projeto de Futsal e no bairro Massaguaçu têm aulas de Ginástica, Futsal, Voleibol, Basquete e Futsal. As crianças iniciantes podem participar do Projeto de Futsal, que também acontece aos sábados.
Além dos projetos desenvolvidos pela própria secretaria, existem os que são realizdos em parcerias com entidades, como por exemplo o Bombeiro Mirim, que tem aulas de natação, na piscina do CEMUG e aulas de basquete, futsal, e Vôlei, na sede do Corpo de Bombeiros com orientação dos estagiários da secretaria. As pessoas atendidas pelo CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) também utilizam a piscina do CEMUG para praticar atividades que ajudam em seus tratamentos. A Casa Beija-Flor também é outra entidade beneficiada pelas equipes do Esporte. O CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) recebe uma atenção especial.
Uma parceria com a Secretaria da Educação visa iniciação esportiva para os alunos das escolas dos bairros Pirassununga e Rio Claro. Nos centros comunitários dos bairros Getuba e Tabatinga acontecem atividades de Futebol de Areia e Ginástica e na Sub-Prefeitura do bairro Porto Novo as pessoas podem praticar aulas de Ginástica Localizada e Karatê.
Os munícipes interessados em participar das atividades ou inscrever seus filhos, devem comparecer ao núcleo esportivo do seu bairro para obter mais informações. Todas as atividades são gratuitas.
Participe das modalidades esportivas do seu bairro. Incentive seu filho a praticar esportes !!! (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon se preocupa com a chegada das chuvas e com alagamentos na Av. Presciliana de Castilho

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL) da Câmara Municipal de Caraguatatuba está preocupado com a chegada das chuvas de Março e com os alagamentos que ocorrem na Av. Presciliana de Castilho, localizada na região central da cidade.
O vereador Kazon foi procurado por alguns moradores e comerciantes da avenida, que expuseram o problema enfrentado por eles em dias de chuva forte.
Diante da preocupação destes moradores a equipe do vereador Kazon foi até o local e constatou que quando chove forte, grande volume de água escoa superficialmente pelas ruas adjacentes, e pelas condições topográficas da avenida essa enxurrada se concentra no início da Rua Benedita Alves da Cruz, ocasionando o alagamento da via pública e prejudicando os comércios ali existentes.
Foi encaminhado um Ofício/Requerimento em 31 de Janeiro para a Prefeitura Municipal onde o Vereador Kazon requer informações, como por exemplo, se a Prefeitura tem conhecimento do referido problema; qual seria a solução tecnicamente viável para resolver este problema e por fim se está previsto a implantação da solução proposta pelo vereador.
Para o vereador Kazon parece que o problema é que não há galeria de águas pluviais e nem sequer uma boca de lobo para escoar as águas da chuva, o que para ele seria a solução ideal para sanar o problema de alagamentos nas ruas próximas ao Pão de Açúcar.
Em resposta ao Requerimento do Vereador kazon, a Prefeitura Municipal informou que a Secretaria Municipal de Obras Públicas vistoriou a área citada e que estão providenciando estudos topográficos para verificar a possibilidade de atender ao pedido do vereador Omar Kazon, que é a construção de uma galeria de águas pluviais. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

TRE barra cassação de Manoel Marcos

Ilhabela - O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) reformulou ontem por quatro votos a dois a decisão judicial dada em primeira instância pela Justiça de Ilhabela, que em maio do ano passado cassara o mandato prefeito Manoel Marcos (PTB) por suposto crime eleitoral.
O TRE também suspendeu a inegibilidade de três anos imposta pela sentença em primeira instância ao prefeito e ao vice-prefeito Antonio Carlos Simões. O tribunal cancelou ainda a multa aplicada ao prefeito por possível prática de crime eleitoral nas eleições de outubro de 2004.
Os juízes Marco Muller, Paulo Lucon, Nuevo Campos e Percival Nogueira Júnior entenderam que o comício realizado em 19 de setembro, no bairro do Portinho, durante a Festa da Primavera, não teve potencialidade para influir na reeleição do prefeito. O juízes Pacheco Di Francesco e Salete Nascimento foram favoráveis à manutenção da cassação de Manoel Marcos.
Segundo o TRE, a vereadora Mônica Gomes (PSDB) e a coligação 'Competência e Honestidade', responsáveis pela denúncia de suposto crime eleitoral praticado por Manoel Marcos durante o comício realizado no Portinho, poderão recorrer da decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Manoel Marcos não foi localizado ontem para comentar a decisão do TRE. Em entrevistas anteriores, o prefeito disse que estava tranquilo e confiante em que os juízes do tribunal iriam reformar a decisão em primeira instância. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Projeto de criação das ZEIS recebe moção de apoio da Sociedade Amigos do Canto do Mar (Sacamar)

São Sebastião - A terceira e última audiência pública realizada nesta segunda-feira (06/03), na Escola Municipal do Canto do Mar, foi marcada pela intensa presença da população e representantes das sociedades amigos de bairros da Costa Norte que demonstraram apoio ao projeto de lei, de autoria do executivo, que prevê a criação das ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social).
Na ocasião, a Sociedade Amigos do Canto do Mar (Sacamar) entregou para o prefeito Dr. Juan Garcia, por meio de seu secretário Ary Moreira da Costa, uma moção de apoio ao projeto que dispõe sobre a criação das ZEIS. O documento endossado por diversas assinaturas de representantes da sociedade e dos núcleos congelados do bairro, não só manifestava apoio, como também pedia agilidade. “Não podemos mais esperar para resolver esta questão social. Além da titularidade da terra, com ele, teremos mais qualidade de vida para estas áreas tão carentes”, disse Costa.
Outra sociedade amigos de bairro da Costa Norte que também se posicionou a favor da aprovação do projeto foi a do Jaraguá (Sabaja). “Também acreditamos neste projeto que depois de muito tempo demonstra trazer soluções”, disse o presidente da Sabaja, Ricardo Santos.
Depois de realizar três consultas e três audiências públicas para discutir o tema com a população, a Prefeitura irá agora reunir as propostas apresentadas nas audiências e encaminha-las aos vereadores para possíveis emendas.
Para o prefeito o endereço deste projeto é claro: as pessoas de baixa renda. O direito à moradia está na Constituição Federal e no Estatuto das Cidades estão definidas as ZEIS. As áreas de adensamento populacional que têm carência de infra-estrutura poderão ser regularizadas. O prefeito Dr. Juan Garcia também argumentou que o projeto não tem especulação imobiliária. “Hoje existem poucas áreas tituladas no município, que é uma exigência das companhias habitacionais. Cerca de 90% são posse”, explica. Desta forma, a construção dos prédios de até cinco pavimentos exigiria terrenos menores para os conjuntos de habitação popular.
“A cidade possui 41 núcleos congelados. Atualmente, o município permite construir até 9 metros de altura, com mais três metros da caixa d'água, ou seja, 12 metros no total. Os conjuntos de apartamentos têm 14 metros na cumieira. Ou seja, não existe verticalização alguma, mas uma melhor taxa de aproveitamento do solo nos núcleos. O objetivo do projeto é promover justiça social”, concluiu o prefeito.
As ZEIS são porções do território destinadas prioritariamente à recuperação urbanística, à regularização fundiária por assentamento irregular já existente e produção de Habitações de Interesse Social (HIS), incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais e culturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local. Trata-se da área ocupada por população de baixa renda, abrangendo favelas, loteamentos e parcelamentos irregulares, empreendimentos habitacionais de interesse social, visando a regularização fundiária das ocupações já existentes.
População do Canto do Mar apóia ZEIS - A população também se mostrou favorável. Para Edivaldo Caetano Macena, 49 anos, morador do Canto do Mar há oito anos a legalização dos terrenos será ótimo. “Pagaremos pelo que é nosso e poderemos exigir infra-estrutura do poder público”, afirma.
No Canto do Mar um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores dos Núcleos Congelados é a falta de saneamento e água potável, é o que conta Angelita Nunes da Rocha, 33 anos, que mora com seus cinco filhos no loteamento Chico Soldado. “Tem quatro anos que eu mora aqui e passo sufoco com meus filhos, sem água até para beber. E quando chove eles faltam na escola pois a rua não dá para andar”, lamenta a mãe de família que agora se diz confiante nesta nova proposta. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Prefeitura devolve praça a moradores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou anteontem a demolição das instalações que abrigavam o setor de pavimentação e serviços públicos na praça Cícero Gomes. Havia dez anos que a prefeitura utilizava a praça para alojar os dois setores. A desativação tem como objetivo atender a uma decisão judicial. Os moradores vinham questionando na Justiça o uso da praça pela prefeitura. No final do ano passado, a juíza Ana Lia Beal julgou procedente uma ação popular, movida em 2003, e exigiu que a prefeitura devolvesse a praça à comunidade. A prefeitura também enfrenta ação popular para desocupar a praça Benedito Inácio Pereira, no Jardim Nova Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura realiza reunião na Vila Santana para apresentar projeto de congelamento

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba esteve reunida com os moradores da Vila Santana, na região sul do município, para apresentar o projeto de congelamento de núcleos irregulares que está sendo implantado em Ubatuba desde o início da administração do prefeito Eduardo César. Cerca de 150 pessoas acompanharam a reunião, que contou com a presença do prefeito, dos vereadores Osmar de Souza e Luciana Machado e do secretário adjunto de Gabinete e responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, que realizou uma palestra explicativa sobre o processo de congelamento.
Segundo Claudinei, a Vila Santana, além de ser um local onde houve parcelamento irregular de solo, possui uma particularidade que é a indefinição da questão fundiária. O prefeito Eduardo César propôs que os moradores criassem uma comissão para procurar soluções para este problema juntamente com a Prefeitura. “Esta é a primeira vez que a administração pública está fazendo algo para resolver os problemas daquela comunidade. Os moradores saíram da reunião convencidos da necessidade de congelar aquela área, proibindo novas construções”, disse Claudinei Salgado.
A vereadora Luciana Machado, que também reside na região sul do município, apoiou a decisão de congelamento na Vila Santana. Durante a reunião foram respondidas as perguntas dos moradores e esclarecidas as dúvidas. A população local ouviu também sobre os projetos habitacionais que estão sendo desenvolvidos para atender as necessidades destas comunidades que residem em locais que foram ou serão congelados pela Prefeitura. (Fonte: PMU)

Lu Alckmin visita Ubatuba e entrega Padaria Artesanal à Comunidade Emaús

Ubatuba - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), Lú Alckmin, estará em Ubatuba nesta quarta-feira, 8, para a entrega de um kit de Padaria Artesanal à Comunidade Emaús. A chegada deve acontecer por volta das 10h, no aeroporto Gastão Madeira. De lá a primeira dama conhecerá as futuras instalações da Casa de Brinquedos, na Rua Salvador Correia e no Posto de Saúde Central, onde desde janeiro já funciona uma unidade da Casa de Brinquedos, seguindo depois em direção à Comunidade Emaús.
Em Emaús, a presidente do Fussesp fará a entrega simbólica do kit a Jorge da Cruz Oliveira, responsável pela comunidade. Após os pronunciamentos das autoridades, a presidente do Fundo Social conhecerá as instalações onde funcionará a padaria.
O projeto Padarias Artesanais nasceu como uma das principais iniciativas do Programa de Geração de Emprego e Renda do Fundo Social. Tem como objetivos a qualidade da alimentação, a capacitação profissional, a geração de emprego e renda, consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Iniciado há quatro anos, o Programa de Padarias Artesanais já conta com quase 10 mil unidades implantadas em todo o Estado.
A presidente do Fundo de Solidariedade de Ubatuba, Denise César falou sobre os cursos de capacitação realizados em Ubatuba. “Esse programa tem transformado a vida de muita gente. Em Ubatuba dezenas de pessoas já passaram pelo curso de capacitação e estão ajudando no orçamento familiar. Agora é a vez de Emaús colocar a mão na massa, literalmente, ” disse Denise.
Emaús - O Emaús é um movimento de pessoas livres no mundo inteiro, que, inconformadas com a miséria, lutam contra suas causas e a conseqüente marginalização. Essas pessoas se organizam em comunidades autônomas e livres, cujas portas têm sempre que estar abertas e não podem dizer não. A Comunidade de Serviço Emaús Ubatuba nasceu em abril de 1990, fundada pelo padre João Benevides Rosário, de Cachoeira Paulista. O projeto, no início, visava oferecer a algumas famílias carentes a possibilidade de viver com dignidade, principalmente algumas da favela Rio Grande do Sul, com recursos de comunidades.
Foram construídas 20 casas, que passaram a abrigar essas famílias, que foram alvo de um trabalho de conscientização para a luta contra a miséria e suas causas. Hoje, o trabalho de valorização do ser humano continua com várias famílias e pessoas do bairro do Jardim Ipiranga. (Fonte: PMU)

Clube de Ciclismo Ubatuba ajuda a orientar ciclistas e motoristas
O prefeito Eduardo César acompanhou o andamento do primeiro dia de funcionamento das ciclofaixas

Ubatuba - Seis integrantes do Clube de Ciclismo de Ubatuba estão prestando serviço voluntário, ajudando a Prefeitura a orientar o trânsito após o começo da implantação das ciclofaixas. As orientações se referem principalmente a conduta que os motoristas e ciclistas devem adotar para adaptarem-se ao projeto cicloviário que inclui a utilização exclusiva das ciclofaixas por aqueles que se locomovem em bicicletas.
Os monitores do Clube de Ciclismo entregam panfletos informativos e abordam os ciclistas orientando que os mesmos devem trafegar no lado esquerdo da rua, respeitando os limites da ciclofaixas e nunca transitando na contramão. Já os motoristas que recebem os panfletos são orientados sobre a proibição do estacionamento no lado esquerdo e o novo modelo de tráfego, que separa os veículos motorizados das bicicletas, proporcionando um grande acréscimo na segurança para ambos.
O próximo passo após a conscientização é a abordagem direta, junto à Guarda Municipal, àqueles que por ventura venham a infringir as novas regras. Os infratores serão convidados a assisitirem a palestras sobre educação no trânsito. Se o infrator voltar a transgredir as regras de tráfego, pode ter seu veículo apreendido pela Guarda Municipal.
Luis Felipe Ennes, presidente do Clube de Ciclismo de Ubatuba, avaliou o primeiro dia de atuação do grupo com positividade: “Muita gente gostou da implantação das ciclofaixas, não vimos nada de negativo e principalmente os motoristas de carros aprovaram a idéia, já que não precisarão mais desviar das bicicletas enquanto trafegam pelas principais ruas do centro”.
As ciclofaixas devem estar completamente pintadas até o final desta semana, nas ruas Thomas Galhardo e Conceição, consideradas de maior movimento de bicicletas na cidade. O prefeito Eduardo César esteve durante cerca de uma hora na Rua Thomas Galhardo vistoriando as ações, acompanhando e ajudando nas orientações. (Fonte: PMU)

Escolinha de skate de Ubatuba inicia atividades
Secretário de Esportes e Lazer acredita que a escolinha de skate será um novo celeiro de campeões

Ubatuba - A Escolinha Municipal de Skate de Ubatuba começou a funcionar nesta terça-feira, 7.
Reunindo o maior número de alunos (100) entre as dez cidades que participam do Projeto São Paulo do Skate da SEJEL (Secretaria Estadual da Juventude Esporte e Lazer), as aulas em Ubatuba são destinadas a alunos com idade entre 7 e 17 anos, divididos em quatro turmas.
Na aula inaugural o Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr, agradeceu a precença de Márcio Tanabe, da ONG Ativação, que trabalha em parceria com a SEJEL no projeto São Paulo do Skate. “Ficamos honrados por Ubatuba ter sido a cidade escolhida pela Ong Ativação para a abertura do projeto. Acredito que hoje estamos abrindo as portas de mais um celeiro de campeões”, disse Bittencourt.
Márcio Tanabe lembra que o projeto não visa formar apenas atletas. “Vamos formar profissionais em várias áreas ligadas ao esporte, como fotógrafos, designers e outras atividades ligadas”, disse.Após os pronunciamentos foi efetuada a entrega simbólica, em nome da equipe, de um kit com skate e equipamento de segurança à monitora Laíse Aguiar.
Ubatuba será a única cidade onde o curso será ministrado durante todo o ano; nas demais unidades do projeto a duração é de apenas dois meses. As aulas, com 1h30 de duração, começam com aquecimento e alongamento, antes dos alunos aprenderem os segredos das manobras mais radicais. (Fonte: PMU)

Coleta de lixo terá novos horários a partir desta quarta-feira

Ubatuba - A partir desta quarta-feira, 8, a coleta de lixo em Ubatuba vai voltar a funcionar no horário de baixa temporada. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os horário foram mudados para atender a demanda devido à maior quantidade de lixo produzida durante a temporada de verão.
Confira abaixo os novos horários das coletas em vários bairros da cidade:
Segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 6h: Av. Itaguá/Av.Iperoig, Barra da Lagoa, Centro, Parque Vivamar, Itaguá (bairro), Toninhas, Recanto da Lagoinha, Salga, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Jd. Mirassol, Enseada, Barra Seca, Vermelha do Norte, Itamambuca/Sertão do Itamambuca, Ranário, Tiagão, Vila da Índia, Félix, Promirim, Puruba, Ubatumirim/Sertão do Ubatumirim, Praia do Estaleiro, Cambucá, Vila Rolim, Transbordo, Estufa I e II, Sertão do Sérgio, Sesmaria.
A partir das 14h30: Perequê-Açú, Pé da Serra, Figueira, Cachoeira do Macacos, Morro das Moças, Emaus, Vale do Sol, Ipiranguinha.
Terça, quinta e sábado, a partir das 6h: Perequê-Mirim, Vila Sumaré, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Bela Vista, Marafunda, Monte Valério, Rio Escuro, Lázaro, Sununga, Saco da Ribeira, Fortaleza, Vermelha do Sul, Praia Dura, Folha Seca, Corcovado, Beira Rio-Praia, Beira Rio-Bairro, Promove, Porto do Eixo, Sapezinho, Caçandoca, Sertão das Águas do Ingá, Sertão da Quina, Araribá, Rio da Prata, Tabatinga.
A partir das 14h30: Praia Vermelha do Centro, Tenório, Praia Grande, Containeres da Praia Grande, Casanga, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro, Parque dos Ministérios. Diariamente, a partir das 14h30: Silop, Sumaré, Centro.
(Fonte: PMU)

Prefeitura homenageia mulheres com programação cultural
Durante todo o mês de março, uma programação especial em homenagem às mulheres ubatubenses

Ubatuba - O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, marca o início de uma série de atividades culturais voltadas para o gênero no município de Ubatuba, durante todo o mês. Todos os eventos estão sendo organizados numa parceria entre a Coordenadoria de Projetos da Mulher e a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
Para começar, no dia 8, tem uma exposição de artes plásticas, intitulada “Mãos Femininas”, que irá mostrar o talento das artistas ubatubenses no Paço Municipal da Prefeitura. A partir das 17h30, o cantor Gabriel Duarte Valino faz uma apresentação para as funcionárias da prefeitura no final do expediente.
Na sexta-feira, dia 10, a partir das 20h, a exposição se transporta para a Fundart, com uma abertura em grande estilo. Serão apresentadas músicas e poesias em homenagem às mulheres. No sábado, dia 11, acontece na Escola Estadual Semiramis Prado de Oliveira, situada no bairro Saco da Ribeira, um ciclo de palestras sobre questões do gênero, como: saúde, direitos e gravidez precoce. À noite, a Fundart apresenta a Banda Sinfonia Lira Padre Anchieta no Casarão do Porto, a partir das 20h30.
No dia 17, sexta, acontece uma apresentação musical de chorinho, interpretada só por mulheres, além do lançamento do livro “Mulheres Danadas”, de autoria da Dra. Alda Ribeiro, que fará uma palestra durante o evento. Dra. Alda é gerontologista, médica especialista em pessoas idosas. Ela é também, autora dos livros "Manual para viver bem uma longa vida", "Quebrando os tabus da velhice" e "O peixe morre pela boca, e você também".
No dia 24, acontece no Casarão do Porto, a partir das 20h, uma apresentação musical composta por diversas cantoras ubatubenses, interpretando clássicos da MPB.
Durante os dias 25 e 26, a ênfase será dada para a cultura africana. No primeiro dia, acontece o workshop “A África e sua Cultura”, no Atelier Benjamin Gonzáles. No dia 26, a “Tarde Afro” acontece no Espaço Azul Marinho, com um delicioso almoço africano, vendido a R$ 10,00. O cardápio conta com vatapá e moamba de peixe. Neste dia, acontecerão também apresentações de capoeira e danças afro. O evento tem o apoio da Associação de Mulheres Afro-descendentes.
Se você é mulher, ou então, ama e admira as mulheres que convivem contigo, participe dos eventos em comemoração a essa data tão especial. O Casarão do Porto fica na Praça Anchieta, Centro. O Atelier Benjamin Gonzalez fica na Rua Xavantes, 110, bairro Itaguá e o Espaço Azul Marinho fica na Avenida Iperoig, próximo à Fundart.
Confira os outros eventos da Fundart para este mês:
18 - SÁBADO
20:30 - Praça Exaltação da Santa Cruz
Apresentação Musical da
Retreta Maestro Pedrinho

19 - DOMINGO
21h - Praça Exaltação da Santa Cruz
Apresentação Musical do Grupo Artigo Quinto

25 - SÁBADO
20h30 - Casarão do Porto
Apresentação Musical do
Grupo Sexteto Caiçara

30 - QUINTA
20h - Casarão do Porto
Apresentação do filme e
debate do curta metragem:
“Acorda Raimundo, Acorda”

31 - SEXTA
20h - Casarão do Porto
“Serestas e Seresteiros”
(Fonte: PMU)
 

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Dia Internacional da Mulher
Porque
No dia 08 de março
Do ano de 1857
Na cidade de Nova Iorque
129 operárias em greve
Foram queimadas,
Porque 150 anos depois
Ainda tem muita trabalhadora
Sem carteira assinada,
Porque ainda tem muita mulher
Sendo assassinada,
Por que ainda tem muita mulher
À margem da vida,
Hoje não é dia de festa
Hoje é dia de luto,
Hoje não é dia de rosas
Hoje é dia de luta.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Boas Parcerias - O Jornal a Cidade publicou matéria sobre a parceria entre as Secretaria de Educação e Saúde, por meio da Casa do Brinquedo, na Unidade Materno Infantil.Extremamente louvável que parcerias como esta aconteçam.Infelizmente quando há ações como esta,não é comum a pratica cidadã de também enaltecer as iniciativas realizadas a favor da população.
È possível perceber que todos aqueles que estão envolvidos saem ganhando com este tipo de atitude,esperamos que outras parcerias tragam benefícios a população de Ubatuba.

Sonia Cochá
Ubatuba, SP
Marly Bittencourt
Ubatuba, SP

Nepotismo? Família Bonfiglioli? Fundart? Cada caso é um caso!!!!
Querido Corsino,
Concordo plenamente com a sua repulsa em relação ao nepotismo, só acho que o nepotismo, deve ser analisado de forma diferente, em cada caso. Não se pode dizer, que o que ocorre na prefeitura, através da família Bonfiglioli, é nepotismo, pois ali a situação é diferente. Ninguém da família, entrou para trabalhar na prefeitura, por influência dos familiares, pois todos eles, acreditaram e trabalharam duramente na campanha Eduardo César, de forma independente, cada um deles mostrou suas competências e suas habilidades e, justamente, hoje, ocupam cargos independentes, em setores distintos, além dos mesmos, serem de extrema confiança do senhor prefeito. Ao contrário, na Fundart, a situação é diferente, pois lá, tio e sobrinha comandam o dinheiro, ambos assinam os cheques da fundação e são diretamente ligados no exercício de suas funções, isso sim é um absurdo!!!! O PT ? Quem ??? ...
Abraços,

Marcelo Rezende
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Paraíso - Alexandre Antonakis

Paraíso
©Alexandre Antonakis

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor