Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 13 de Março de 2006 - Nº 1482 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Protetor solar ganha disputa com bronzeador
Filtro não garante 100% de proteção
Cptec cria tabela de incidência de raios

Caraguatatuba
Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo Divã com Lilia Cabral nos dias 17 e 18 de março
Campeonato de Futsal do Morro do Algodão começa neste sábado 11 em Caraguá
AAPC realiza reunião na Câmara Municipal
CAR terá prazo até inauguração da Base de Gás
Palestra divulga perfil do turista em Caraguá
Circuito Litoral Norte é contemplado pelo Programa de regionalização do Turismo, do Governo do Estado
"Brincando também se aprende" leva crianças da Olaria para atividades no Centro
Entidades cadastradas no CMDCAC devem entregar projetos para concorrer a repasse do Conselho Estadual
Estudantes de Caraguá aprovados nos melhores vestibulares

Ilhabela
-


São Sebastião
Prefeito pede votação em regime de urgência
Moradores defendem regularização da área
Entidade quer ampliar debate com audiência
Projeto sobre 'verticalização' gera polêmica em S. Sebastião
Prefeitura apresenta Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos em consultas públicas
Torneio de futebol society agita cenário infantil no aniversário da cidade
Secretaria de Esportes realiza atividades em comemoração ao aniversário da cidade
Questionamentos de vereadores faz Ministério Público abrir Inquérito Civil sobre a contratação sem licitação do ‘Projeto Aquarela’
Prefeitura anuncia shows musicais para o aniversário da cidade
Cerimônia cívica, shows, entrega de melhorias e novas obras marcam 370º Aniversário de São Sebastião
Malha sebastianense se prepara para os Jogos Abertos
Secretaria da Educação realiza 6ª convocação de professores
Ciee convoca mais estagiários para atuarem na Prefeitura

Ubatuba
ACIU investe na capacitação de empresários
Pai de aluna acusa escola de estar em situação de abandono
Proprietário de ferro velho acusa prefeito de grilagem e pede sua cassação
Biblioteca disponibiliza livros em braille
Curso de panificação artesanal na ACIU mudou de data
Ubatuba é exemplo para mercado regional
Conferências da Smapa acontecem em Ubatuba
Surfistas de Ubatuba têm chances na final do Rip Curl
Secretaria de Educação promove aula inaugural do programa Letra e Vida
Pré-Conferências de Saúde superam expectativas
Conferências da Smapa acontecem em Ubatuba

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Protetor solar ganha disputa com bronzeador

Litoral Norte - Dermatologistas se animam: a sabedoria parece estar vencendo a teimosia. Farmácias e drogarias informam que já vendem mais protetores solares que bronzeadores nessa época de verão no Litoral Norte.
"Hoje em dia sai mais protetor solar e 75% das vendas é do fator 15. Acho que, desde o começo desta temporada, as pessoas estão mais conscientes. A instalação de mais consultórios de dermatologistas no litoral ajudou", disse Francisco de Assis Canabrava, gerente da Farmácia da Dalva, em Ubatuba.
Em Ilhabela, a Drogaria Roma começou a vender bronzeadores no início do verão, mas o produto foi substituído pelos protetores no decorrer da estação.
"Com esse sol que está fazendo, as pessoas não querem se queimar muito. No início da temporada até que saía mais bronzeadores, mas agora, 60% da procura é por protetores e bloqueadores acima do fator 20", disse o balconista Wilson de Souza.
Bloqueadores com fatores superiores ao 20 também são os campeões de venda na Drogaria Massaguaçu, em Caraguatatuba.
Na Droga Center, de São Sebastião, a propoção nas vendas está em 10 protetores para 3 bronzeadores vendidos.
"Estamos vendendo mais protetores, mas tem gente que leva o bronzeador para passar em cima do protetor. Eu aviso, mas não adianta", disse o gerente do estabelecimento, Arivaldo Rogério dos Santos.
DOSE DUPLA - Adepta desta estratégia, a professora de educação física Camila Nogueira, 24 anos, acredita que conseguiu um bronzeado ideal sem queimar a pele em excesso.
"Uso o protetor solar e, depois de um tempo, passo o bronzeador nas pernas e braços. No peito e no rosto continuo com o protetor, além de usar bonés e guarda-sol. O bronzeador ajuda a dar um tom na pele."
Camila alerta que sua estratégia leva em conta horários reduzidos ao sol e períodos específicos do dia.
"Evito tomar sol ao meio-dia. Além disso, fico duas horas, no máximo. Não há como garantir um bronze legal de uma hora para outra. Senão, acabam ficando manchas na pele. O bronzeado instantâneo logo desaparece."
Dermatologistas condenam o uso de bronzeadores e afirmam que além de usar protetores, as pessoas devem tomar cuidado com o tempo de exposição ao sol, já que os bloqueadores não conseguem dar 100% de proteção para a pele (leia texto abaixo). (Fonte: ValeParaibano)

Filtro não garante 100% de proteção

Litoral Norte - A dermatologista Thaís do Amaral Carneiro Cunha, do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, descartou a necessidade de bronzeadores para a pigmentação da pele. Segundo ela, os filtros solares podem fazer essa função, dependendo do fator de proteção usado. "Nenhum filtro solar consegue dar 100% de proteção à pele contra o sol. Fatores entre 25 e 30 não protegem a pele totalmente e ainda permitem um bronzeado satisfatório", disse a médica. Thaís defende períodos para o banho de sol que não excedam duas horas. "É mais do que suficiente." Segundo a dermatologista, os filtros solares labiais também devem ser usados. (Fonte: ValeParaibano)

Cptec cria tabela de incidência de raios

Litoral Norte - Os raios ultravioleta têm maior poder de penetrar a pele dos seres humanos, podendo causar bronzeamento, queimadura e até câncer de pele. O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e EStudos Climáticos) criou uma tabela de incidência de raios ultravioleta que vai do fator 1 ao 14. A idéia dos pesquisadores do instituto é substituir o conceito 'tempo de exposição ao sol' pela consulta à incidência de raios sobre determinada região. A tabela do Cptec é válida para o céu sem nuvens. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo Divã com Lilia Cabral nos dias 17 e 18 de março
Bandeirantes Energia apresenta o espetáculo Divã com Lilia Cabral e grande elenco - uma história contemporânea sobre mulheres brasileiras.

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta nos dias 17 e 18 de março, sexta e sábado às 21 horas, o espetáculo “DIVÔ, adaptação do livro de Martha Medeiros, direção de Ernesto Piccolo, com Lilia Cabral, Marcelo Valle e Alexandra Richter. Ingressos a R$ 30,00(½ entrada para estudantes, professores da rede Pública Municipal de Caraguá e Estado de São Paulo e também pessoas com idade a partir de 60 anos. Duração de 90 minutos. A indicação é 12 anos.
Após o grande sucesso de crítica e público no Rio de Janeiro e São Paulo no ano de 2.005, o espetáculo DIVÃ. Uma adaptação do livro homônimo da autora gaúcha Martha Medeiros, estrelado por Lilia Cabral iniciou o ano de 2.006 em temporada internacional, no Teatro Tivoli em Lisboa-Portugal, recebendo as melhores críticas na imprensa internacional. Baseado no livro de Martha Medeiros, indicado a 03 Prêmios Shell 2005 - Melhor Atriz (Lilia Cabral) Melhor Ator (Marcelo Valle) Melhor Direção (Ernesto Piccolo). O patrocínio é da Bandeirante Energias do Brasil.
DIVÃ é protagonizado pela atriz Lilia Cabral que vive o personagem Mercedes acompanhada, em cena, dos atores Alexandra Richter e Marcelo Valle, com direção de Ernesto Piccolo, cenário de J.C.Serroni, iluminação de Aurélio de Simoni, figurinos de Rita Murtinho e produção de João Federici.
DIVÃ conta a história de uma mulher moderna, inteligente, pragmática, divertida, super-feminina. Assim é Mercedes, uma mulher de quarenta anos, casada, dois filhos, com a vida estabilizada que resolve - meio por curiosidade, meio por brincadeira - procurar um analista. O que era para ser uma atividade inocente, logo se transforma em uma experiência envolvente, emocionada, devastadora.
Além de uma Mercedes discretíssima, estará em cena as facetas que ela reprime - a Mercedes da paixão ridícula, do ciúme, do drama mexicano, da insegurança, da sensualidade, da sexualidade. E que terá por contraponto sua grande e fiel amiga, Mônica, e Gustavo seu marido. De dentro dessa mente feminina sairão figuras fundamentais de sua vida: o primeiro namorado, a amiga desquitada, as esposas clichês dos amigos do marido, a namorada patricinha do filho, os homens do singles bar e o marido machão da amiga.
Divã é uma história contemporânea sobre mulheres brasileiras. Divã é uma comédia, mas reserva o direito a alguns nós na garganta.
O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no bairro Indaiá. Mais informações pelo fone: (12) 3881 2623. (Fonte: PMC)

Campeonato de Futsal do Morro do Algodão começa neste sábado 11 em Caraguá
Com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, o 1º Campeonato de Futsal do bairro atraiu 12 equipes

Caraguatatuba - O Programa Escola da Família do bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba, com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, está promovendo o 1º Campeonato de Futsal Núcleo Morro do Algodão, troféu “Alcides Crepaldi Filho”. O evento, que conta com a participação de 12 equipes, terá início no dia 11, sábado, no ginásio de esporte do bairro.
A chave A é composta pelas equipes Real Promoções, Independente e União das Palmeiras; na chave B tem os times Ajax, Vila Real e Telefônica; a chave C conta com as equipes Cruzeiro, Fênix e Boca Júnior e na chave D estão os times União do Morro, Bombeiro e El Dourado.
Iniciam as competições, no sábado às 20h, as equipes Independente e União das Palmeiras, jogando pela chave A e Vila Real e Telefônica se enfrentam pela chave B. No domingo, também a partir das 20h, as equipes da chave C, Fênix e Boca Júnior, lutam pela vitória e para fechar o fim-de-semana de competições as equipes Bombeiro e El Dorado se enfrentam.
As disputas continuam no dia 18 e 19, sábado e domingo, respectivamente, com mais quatro jogos.
O 1º campeonato de Futsal Núcleo do Morro do Algodão está previsto para encerrar no dia 9 de abril, quando serão premiadas com troféus e medalhas as três equipes finalistas. (Fonte: PMC)

AAPC realiza reunião na Câmara Municipal
Entidade recém-criada tem o apoio do Vereador Germino

Caraguatatuba - A recém-criada AAPC (Associação dos Artistas Plásticos de Caraguatatuba), realizou a sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira - 9 de março - nas dependências da Câmara Municipal de Caraguatatuba. A entidade tem o apoio efetivo do Vereador Germino de Souza (PPS) e quer reunir os profissionais do setor, divulgar a cidade e vender as obras dos associados.
O Presidente da AAPC, Julião de Moura reuniu os associados no plenário da Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira - 7 de março. Cerca de 10 associados estiveram presentes, quando o Presidente da entidade expôs seus planos de ação.
Segundo Julião de Moura, há cerca de 100 Artistas Plásticos em Caraguatatuba que não estão filiados a nenhuma categoria e não possuem maneira de expor seus trabalhos, com possibilidades de se associar à entidade. O Presidente explica que com o tempo a AAPC pode ser tornar regional, congregando artistas das cidades da região.
Atualmente a AAPC realiza toda sexta e sábado, inclusive feriados, o "Jardim das Artes", exposição na Praça Dr. Cândido Mota - onde está a fonte luminosa, das 17 às 22 horas. O coordenador deste evento é o atual Presidente da AAPC, Julião de Moura.
De acordo com o Presidente estão sendo agendadas exposições dos Artistas Plásticos de Caraguatatuba para a cidade de Ilhabela, que poderá ocorrer no dia 14 de março ou 19 de abril; para São Sebastião acontecerá também uma exposição no segundo semestre do ano e para a capital do estado ainda sem data definida.
O Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) teria afirmado a Julião de Moura que pretende agilizar uma exposição num Shopping Center de grande movimento diário na capital do estado para os meses de abril ou maio deste ano.
O objetivo da entidade é o de vender os trabalhos de seus associados, realizar um intercâmbio de artistas, expor suas obras em outras cidades, divulgando o município e os trabalhos realizados.
Tanto o Vereador Germino como o Presidente Julião de Moura tem a mesma linha de pensamento quanto ao incentivo às Artes Plásticas. "A AAPC servirá para mostrar e divulgar trabalhos que são feitos há anos na cidade e que não tem a mínima chance de serem mostrados aos amantes da arte", disse Julião de Moura. "Todo projeto de incentivo popular, e as Artes Plásticas não fogem a isso, devem receber apoio maciço e este Vereador quer figurar, dentre tantos assuntos, com o porta-voz das artes em Caraguatatuba", explica Germino de Souza.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

CAR terá prazo até inauguração da Base de Gás
Presidente não descarta viagens até Brasília e Macaé

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba instalou a sua primeira CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) desta gestão, que terá como tema a Base de Gás da Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.). A instalação se deu nesta terça-feira - 7 de março, mas a proposta foi aprovada em 21 de fevereiro. Na última terça se deu o sorteio para a escolha de Relator e Membro.
A CAR sobre a Base de Gás nasceu do questionamento dos contribuintes a respeito da situação do empreendimento na cidade para com os Vereadores, que nada sabiam informar, porque a eles, bem como ao Legislativo como um todo, nada era informado. Com base nisso foi aprovada propositura que cria a comissão que irá acompanhar todo o processo, até a sua inauguração.
Esta CAR não terá prazo específico, com as demais, tendo sido especificado na proposta que o seu tempo de duração será o mesmo que durarem as obras de implantação da Base de Gás, até a sua inauguração.
Ao mesmo tempo, o Relatório Final desta CAR não apontará uma irregularidade ou um culpado, mas sim todas as fases e os trâmites que culminaram com a instalação e produção de Gás desta unidade da Petrobrás.
Segundo o Regimento Interno, o autor da proposta é automaticamente o Presidente da CAR, no caso o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS). Na terça-feira - 7 de março - foram eleitos por sorteio os componentes restantes. O Vereador Aurimar Mansano (PTB) é o Relator e o Vereador Germino de Souza (PPS) é o membro. Além dos Parlamentares, 2 (dois) funcionários serão convocados para acompanhar as visitas e reuniões.
De acordo com o Vereador Gobetti, uma primeira reunião será marcada para definir as metas de trabalho. O Presidente da CAR não descarta a idéia de se reunir com técnicos e o próprio Presidente da Petrobrás para avaliar a situação, bem como de visitar cidades como Brasília, Rio de Janeiro e Macaé, respectivamente o Ministério das Minas e Energia, a Presidência da Petrobrás e a Base de Gás no estado fluminense, para conhecer de perto o sistema e tudo que será feito em Caraguatatuba
Gobetti vê como importantíssima a criação da CAR. "Não podemos ficar de fora deste empreendimento que trará uma grande e produtiva revolução na cidade, ou seja, não podemos ficar desinformados sobre este fato tão relevante, não tendo o que falar ou responder quando um morador pede uma informação. Da mesma forma, se identificarmos que há necessidade de acionarmos a Câmara para a elaboração de leis que beneficiem e dinamizem o projeto, faremos isto de pronto, através da CAR", explica. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Palestra divulga perfil do turista em Caraguá
A pesquisa realizada em 2005, durante diversos eventos na cidade, revelou dados importantes sobre o perfil do turista de Caraguá, muitos já vêm sendo utilizados pela administração visando atender o turista.

Caraguatatuba - O secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, esteve na Câmara Municipal, na última quinta-feira, 9, para proferir a palestra “O perfil do turista de Caraguá” e apresentar dados apurados em pesquisa de opinião realizada com turistas e visitantes em 2005, por meio dos estudantes do UNIMÓDULO-Centro Universitário Módulo e CEPROLIN, especialmente dos cursos de turismo.
Estiveram presentes o vereador Francisco Carlos Marcelino e outros, a presidente do Fundo Social, Rose Carrijo de Aguilar, empresários, estudantes e representantes de associações como a dos Engenheiros e Arquitetos de Caraguá, engenheiro Luis Carlos Couvre Penteado; Centro do Professorado Paulista, com a Profa. Antonia Ribeiro da Silva, Polícia Militar com o sargento PM Arruda, entre outros.
Ricardo Ribeiro iniciou a apresentação lembrando que a pesquisa foi realizada durante eventos como o Festival do Mexilhão, Festival da Tainha, shows de verão e outros. “São dados muito importantes porque além de detectar o perfil e as preferências do turista, ajuda a traçar planos, detectar falhas e problemas, para que possamos solucionar e oferecer um atendimento cada vez melhor. Os resultados da pesquisa já estão ajudando a Prefeitura a focar os investimentos e com certeza já estão garantindo maiores acertos”.
De acordo com as pesquisas, os principais pontos emissores de turistas são as cidades de São Paulo, São José dos Campos e outras do Vale do Paraiba. Sobre meios de transporte ficou detectado que 85% vem de carro e 70% já tem residência ou aluga imóveis. São grupos numerosos, cerca de 70%, são famílias de 5 a 7 pessoas, 10% são grupos com mais de 20 pessoas, sendo 47% do sexo feminino e 53% masculino, 46% são pessoas de 21 a 40 anos. O grau de escolaridade também foi considerado satisfatório, assim como a renda mensal, cerca de 68% ganha acima de R$ 1.800.
A maior parte dos visitantes de Caraguá tem um perfil diferenciado, conforme explicou o secretário, ele não é o típico turista que fica hospedado em hotéis, nem é o veranista, que vem apenas no verão. De acordo com a pesquisa, 69% declararam visitar mais de 10 vezes por ano à cidade, 31% vem porque gosta da cidade, 11% vem com a família. Entre os entrevistados, 32% tem preferência pelas praias de Caraguá, 19% apreciam os quiosques, bares e restaurantes, o restante respondeu que tem preferência pelo lazer e recreação oferecidos na cidade, 5% disseram ser atraídos pelos eventos.
A receptividade de uma cidade turística foi considerada muito importante por 80% dos entrevistados, sendo que 89% declararam que a receptividade em Caraguá é maior do que esperavam. A cidade passa segurança ao visitante, segundo a pesquisa, 77% acham que Caraguá oferece um padrão suficiente de segurança. Sobre a limpeza da cidade, 60% disseram que o serviço é bom.
Estes e outros dados na íntegra podem ser acessados na pesquisa. De acordo com o secretário, a pesquisa poderá ajudar empresários e comerciantes, estudantes e outros interessados, e por isso estará à disposição na Secretaria Municipal de Turismo. (Fonte: PMC)

Circuito Litoral Norte é contemplado pelo Programa de regionalização do Turismo, do Governo do Estado
Caraguá foi contemplada pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Governo Federal, por meio do Circuito Litoral Norte, que está entre os três Circuitos do Estado, tendo concorrido com 19 circuitos e 134 municípios.

Caraguatatuba - Ainda na palestra sobre o perfil do turista de Caraguá, o Secretário Municipal de Turismo anunciou novidades aos presentes, contou que o Circuito Litoral Norte foi contemplado pelo Programa de Regionalização do Turismo, e deverá em breve receber investimentos em divulgação, inclusive internacional.
Agora além de contar com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, a cidade será beneficiada pelo Ministério do Turismo, através da Embratur, ganhando grande visibilidade nacional. “A partir de agora teremos grande possibilidade de receber um número de turistas internacionais, como resultado dessa divulgação”, disse o secretário.
O Circuito Litoral Norte é um dos três escolhidos pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, e entre 19 circuitos participantes, de 134 municípios. “Essa é uma conquista de um ano de trabalho, que apesar de poucos investimentos obteve grandes resultados. Com este apoio do Governo, a cidade deverá receber turistas estrangeiros, a longo e médio prazo”.
O secretário também contou que este ano as quatro cidades do Litoral receberão apoio do Governo do Estado para a participação em feiras de turismo, este ano serão 14, seis a mais que no ano passado. “Estas feiras são importantes para divulgar o nosso Circuito para um público diferenciado, como turistas de outros estados e países, e principalmente agentes de viagens”.
Sobre os investimentos na baixa temporada, Ribeiro informou que a Secretaria está planejando diversos eventos para o calendário 2006, o qual vem sendo distribuído a turistas. Os eventos também foram divulgdos nos carnês de IPTU emitidos pela Prefeitura. “Estas são medidas que deverão atrair turistas na baixa temporada. Uma das novidades este ano é o “Caraguá a Gosto”, um festival gastronômico que está envolvendo 17 estabelecimentos, entre bares, restaurantes e outros vai acontecer em agosto
Quanto aos acessos aos pontos turísticos, um dos temas abordados nas pesquisas, Ribeiro disse que o Morro de Santo Antônio receberá este ano pavimentação com bloquetes para facilitar o acesso do público ao mirante. (Fonte: PMC)

"Brincando também se aprende" leva crianças da Olaria para atividades no Centro
Cerca de 70 crianças do CEI Olaria, com idades entre 3 e 5 anos, participaram hoje de atividades do projeto "Brincando também se aprende", realizadas na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro. A escola programou o passeio para que as crianças comecem a ter contato com pontos importantes da cidade.

Caraguatatuba - O CEI (Centro de Educação Infantil) Profª Aparecida Maria Pires de Meneses, parceria entre o Instituto Mamulengo e a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou hoje, dia 10, uma atividade do projeto "Brincando também se aprende", que será desenvolvido na unidade escolar durante esse ano. Cerca de 70 crianças com idades entre 3 a 5 anos tiveram momentos de lazer e entretenimento na Praça Diógenes Ribeiro de Lima.
Conforme explicou a coordenadora pedagógica do CEI, Talita Landgraf, uma das propostas desse primeiro passeio foi levar as crianças para conhecerem e identificarem o centro da cidade. "Queremos que as crianças experimentem ambientes diferentes, possam ter contato com outros parques e não só o da escola e que também melhorem o contato com a natureza", destacou a coordenadora.
Talita ainda conta que o CEI está localizado num bairro carente e por esse motivo, muitas crianças não têm a oportunidade de sair para outros locais da própria cidade. Nesse caso, o projeto também oferece mais essa opção. No encontro de hoje, as crianças foram divididas em dois grupos. O primeiro foi de manhã, onde participaram crianças do nível um, que têm cinco anos. Já no período da tarde, foi a vez das crianças menores, que têm três anos e estão no nível 2.
A coordenadora ressalta que o projeto foi encaminhado à Secretaria de Educação, antes de ser executado. A partir disso também foram agendadas outras datas para a continuação do programa. Ela comenta que não é preciso ir muito longe para oferecer boas atividades às crianças dos CEIs. "Temo ótimos lugares em Caraguatatuba onde podemos levar as crianças e ensina-las mais alguma coisa. O centro, por exemplo, nos dá várias opções", destacou.
Talita diz que muitas vezes um passeio considerado simples pode trazer bons resultados para as crianças. Ela afirma que durante todo o tempo de atividade, a animação das crianças é garantida. "Eles ficam eufóricos desde o momento que entram no ônibus e percebem que vão sair da escola, passear", completou. Há também casos em que a criança não está acostumada a sair e mostra até dificuldade de conhecer o novo espaço. A coordenador contou caso de alunos que não queriam sair do ônibus, mas que depois gostou da nova experiência e se divertiu.
Para cuidar das crianças durante a atividade, compareceram: a professora da turma, a auxiliar e assistentes de desenvolvimento infantil. O encontro foi finalizado com um piquenique, após as crianças participarem de várias brincadeiras. (Fonte: PMC)

Entidades cadastradas no CMDCAC devem entregar projetos para concorrer a repasse do Conselho Estadual
O prazo para a entrega dos projetos de ações voltadas para a atuação com Crianças e Adolescentes termina no próximo dia 13. Todas entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente devem participar, para que o município possa ser avaliado para receber capacitação nessa área.

Caraguatatuba - Todas as entidades não governamentais que realizam trabalho voltado para as crianças e adolescentes no município e que são cadastradas no CMDCAC (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba) deverão entregar até a próxima segunda-feira, dia 13, um projeto de atuação para 2006. A proposta deve ser baseada na deliberação Condeca/SP-1, de 2 de fevereiro desse ano, que dispõe sobre o repasse de repasse financeiro do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A partir desses projetos, o Conselho Municipal poderá receber um repasse financeiro para promover as ações necessárias, enfocando principalmente, a capacitação das pessoas que atuam na defesa desses direitos. Conforme explicou a presidente do Conselho Municipal, Teresinha de Oliveira Marciano Costa, ainda não é certo que haverá esse repasse, pois os projetos passarão por avaliação estadual, porém, caso seja confirmado, poderá ocorrer no município a capacitação contínua das pessoas envolvidas no projeto, durante oito meses.
Ela explica que o Conselho é responsável por esses repasses e apenas as entidades cadastradas são beneficiadas com recursos quando há alguma verba destinada ao CMDCAC. A presidente conta que a verba para a capacitação é algo que a cidade está precisando, pois a falta de treinamento para o trabalho com as crianças e os adolescentes é algo que precisa ser revisto e melhorado. "As vezes temos encontros de um dia para capacitar, mas nem sempre são eficazes para sanar todas as dificuldades que encontramos", destacou.
Teresinha conta que como o conselho municipal é ligado ao estadual, ele poderá receber o financiamento dessa capacitação. Para isso, é necessário que cada entidade emita seu projeto, que depois será encaminhado pelo Conselho Municipal ao Estadual, que fará uma avaliação do que é e o que não é pertinente. A partir dessa avaliação, os recursos poderão ser repassados ao município. As entidades poderão entregar os projetos na Secretaria de Assistência Social, que fica na Avenida Bahia, 845 - Indaiá. Para mais informações, o telefone de contato é (12) 3883-8959. (Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá aprovados nos melhores vestibulares

Caraguatatuba - Alunos do Colégio Anglo Módulo, em Caraguá, foram aprovados nos melhores vestibulares do país, colocando em destaque o potencial dos estudantes do litoral, bem como sua excelente formação educacional. A aluna Amanda Burgemeister é um exemplo. Foi aprovada no curso de Fonoaudiologia na primeira fase da FUVEST e UNESP.
Outros destaques foram: Rhayssa Sengli S. Franco, que está na lista de espera do curso de Relações Internacionais na UNESP; Juliana de Souza Belo, que optou pela Engenharia Civil, passando na UNESP e UFF; Jéssica dos Santos entrou na UNESP de Bauru; Carla Bonetti Madelaire tentou Ciências Biológicas, passando na USP, UNESP e na 2ª fase da UNICAMP; Ana Claudia passou em jornalismo na Universidade Federal do Paraná; Ana Paula de Rezende também apostou no jornalismo e passou no vestibular da PUC e Rio Branco.
Outras alunas de Caraguá também obtiveram sucesso nas grandes universidades; Clarissa Cunha Mansour aprovada em Designer na PUC e ESPM; Rebeca Bittar passou no vestibular da PUC em Fisioterapia; Camila de Oliveira também mostrou seu talento e passou na FUVEST; Daniele Francisco escolheu o curso de Letras e entrou para a UNESP; Cíntia Christine de Souza Oliveira se destacou no vestibular da PUC; e Mariana da Cunha Madlum, está na lista de espera da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
Também foram aprovados Lígia de O. Quirino (Engenharia Química na USP), Mariana da Cunha Madlum, Ariane (Medicina na UFLA), Liz Cazi Borges (Engenharia Mecatrônica na FATEC), Lucas Massaharu Matsumoto (Engenharia Cartográfica da UNESP), Ivan Polillo (Engenharia, na FEI), Alexandre Nunes de Souza (Engenharia Elétrica na UNESP), Felipe Gonçalves Brites (Engenharia em telecomunicações na UFF, Universidade de Ouro Preto e Itajubá, além de passar na segunda fase da FUVEST), Tiago Ferreira (Bioquímica na USP e na Faequil), Leandro Sales Carneiro (3º colocado na UNIFAU e aprovado na UNESP, UNIFESP, UNIFOA e USP Mecatrônica), Kellerman Ezequiel dos Santos (Fisioterapia na UNICENTRO), Danilo de Souza Yoshimoto (Engenharia e Ciência da Computação na UNESP, UNIFEI e está na lista de espera da USP), Marco Aurélio Santana Ribeiro (Ciências Sociais e também lista de espera na UFOP e UFSCAR), Rafael de Sá Santos (Desenho Industrial na UNESP e aguarda chamada na UFSCAR), Lucas Gabriel (UFSCAR, UNICAMP e USP) e Aretusa de Lima Santana (3º lugar na EFOA e UNIFESP no curso de Nutrição). Há, ainda, Karina Bonifácio L. da Silva que está na lista de espera do curso de Medicina da Estadual de Ribeirão Preto. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeito pede votação em regime de urgência

São Sebastião - O prefeito Juan Pons Garcia pediu aos vereadores que o projeto que cria as ZEIS seja analisado em regime de urgência, num prazo de 45 dias. Como maioria dos vereadores --7 dos 10 parlamentares-- apoia Garcia, o projeto poderá ser votado nesta terça-feira. O projeto original apresentado em fevereiro, também seria apreciado em regime de urgência, mas houve interferência do MP (Ministério Público), que pediu aos vereadores a realização de audiências públicas antes da proposta ser colocada em discussão. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores defendem regularização da área

São Sebastião - Moradores da Vila Tropicanga, em São Sebastião, mostraram-se favoráveis ao projeto que prevê a construção de prédios populares nas ZEIS.
"Os moradores estão cansados de promessa. A proposta da prefeitura pode resolver o problema de uma vez por todas", disse o garçom Marques Dias de Souza, 38 anos, que vive há dez anos no bairro.
O cabeleireiro José Antonio Valdir da Silva, 56 anos, há doze no bairro, afirmou que o projeto é excelente. A doméstica Norislene Ribeiro, 37 anos, também afirmou ser favorável da proposta da prefeitura.
A dona-de-casa Leonilza Silva, 33 anos, que vive em uma área de risco com seus quatro filhos, disse que com a criação das ZEIS poderá deixar o local.
A Sacamar (Sociedade Amigos do Canto do Mar) e a Sabaja (Sociedade Amigos do bairro Jaraguá) já se manifestaram a favor do projeto. (Fonte: ValeParaibano)

Entidade quer ampliar debate com audiência

São Sebastião - A Federação das Sociedades de Amigos de Bairro Pró Costa Atlântica, a OAB (Ordem de Advogados do Brasil) e Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, além de ambientalistas, defendem uma maior discussão sobre o projeto, antes da proposta ser apreciada pela Câmara.
A Federação das Sociedades de Amigos de Bairro Pró Costa Atlântica, que reúne dezoito associações e existe há quinze anos, encaminhou ofício semana passada ao prefeito Juan Pons Garcia e ao Legislativo pedindo novas audiências públicas antes do projeto ser votado pelos vereadores.
"As sociedades amigos de bairro querem ampliar as discussões para poderem esclarecer algumas dúvidas, como por exemplo, onde serão instaladas as ZEIS, quais as áreas delimitadas, o que será feito, como e quem irá construir os predinhos", disse o presidente da federação Sérgio Pereira de Souza.
DESCONFIANÇA - Ela afirmou que as entidades viram com desconfiança e receio a tentativa de aprovar a proposta em regime de urgência, mas nenhuma delas seria contra ao enfrentamento do problema de ocupação desordenada do território. "Concordamos com o prefeito em querer dar mais um passo além do congelamento das áreas", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto sobre 'verticalização' gera polêmica em S. Sebastião
Proposta autoriza construção de prédios com 5 andares para população de baixa renda

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), encaminhou novo projeto de lei à Câmara que cria as Zonas de Especial Interesse Social --áreas autorizadas a receber construções de prédios de até cinco andares para abrigar a população de baixa renda que ocupa favelas e loteamentos irregulares.
O projeto original foi alterado após três consultas e três audiências públicas realizadas em bairros das regiões norte e sul do município. A prefeitura "congelou" 41 núcleos habitacionais ocupados indevidamente por cerca de 15 mil pessoas.
O projeto vem sendo denominado como "Verticalização" porque a lei municipal que define o uso e ocupação do solo proíbe a construção de prédios com mais de dois pavimentos na cidade.
A nova proposta, enviada semana passada oa Legislativo, gerou polêmica. O receio é que com a aprovação do projeto, a construção de prédios possa vir a ser liberada em todo o município.
Segundo o prefeito, os moradores são favoráveis à proposta. Ele solicitou aos vereadores que votem o projeto em regime de urgência. Caso os parlamentares da bancada governista acolham sua sugestão, o projeto poderá ser votado na próxima terça-feira.
Para a administração municipal a aprovação da proposta é necessária porque não existem áreas tituladas suficientes no município para projetos habitacionais. Segundo a prefeitura, cerca de 90% das áreas existentes são consideradas de posse, ou seja, sem documentação.
A administração informou ainda que o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) exige áreas regularizadas e documentadas para desenvolver qualquer tipo de programa habitacional.
JUSTIFICATIVA - Segundo Garcia, o projeto de lei não tem como objetivo a verticalização do município. "Queremos dar oportunidade de moradia popular para as pessoas que moram em áreas que não são passíveis de regularização", disse.
Garcia afirmou ainda que a edificação é única e exclusivamente destinada às ZEIS, ou seja, áreas de baixa renda. "Não há nenhuma proposta de verticalização, mas de uma melhor taxa de aproveitamento do solo. Não existem ZEIS na beira da praia", disse.
COBRANÇA - Segundo o prefeito, seus opositores insistem em utilizar a palavra "Verticalização", erroneamente, pois a prefeitura não está discutindo esta questão. "As áreas (ZEIS) estão congeladas e os moradores cobram providências por parte da administração", afirmou.
Garcia disse que aproveitou as consultas e as audiências públicas realizadas nos bairros de Barra do Sahy, Boiçucanga e Canto do Mar, para ouvir os moradores e a comunidade e alterar alguns itens do projeto. REAÇÃO - Federação das Sociedades Amigos de Bairro Pró Costa Atlântica, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, Associação dos Engenheiros e Arquitetos e ambientalistas querem que o projeto seja melhor discutido antes de ser colocado em votação na Câmara (leia texto nesta página).
No Legislativo, três vereadores são contrários ao projeto, entre eles, o presidente Wagner Teixeira (PV). Segundo ele, é fundamental o desenvolvimento de uma política habitacional no município, mas é preciso analisar todos os pontos do projeto para que não surjam oportunistas e criem uma especulação imobiliária. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura apresenta Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos em consultas públicas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoverá uma apresentação técnica do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos em duas consultas públicas na próxima semana. Na segunda-feira (13/03), o encontro será realizado na praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul.
Já na terça-feira (14/03) será a vez dos moradores da região central e Costa Norte, no Teatro Municipal. As duas reuniões estão marcadas para 18h30.
O plano municipal de gerenciamento foi elaborado pela Faber Serviço Ltda e visa a adequação da situação dos resíduos sólidos gerados na cidade, de sua geração à destinação. Desta forma serão utilizados instrumentos de gestão à educação ambiental, gestão compartilhada, minimização e tratamento de resíduos. No mês passado, a proposta foi apresentada para vereadores em reunião no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia. Além da redução de gastos com o lixo, o projeto irá ajudar na geração de empregos. “Muitas pessoas encaram o problema do lixo de maneira superficial e ao longo do tempo se perdeu todo um trabalho realizado. Queremos um trabalho que se auto-sustente, definitivo para São Sebastião. Os parques de valorização irão concentrar todas as atividades e não se trata de só tratar o lixo, mas de redução de custo da máquina e geração de emprego”, enfatizou o prefeito.
Hoje, a Prefeitura gasta em média R$ 1,3 milhão/mês com o lixo do município. Em janeiro, em razão da alta temporada, foram mais de R$ 2 milhões. “Também estamos discutindo a questão do aterro regional. Temos condição de baixar pelo menos ¼ deste custo e ainda gerar emprego e renda. No parque de valorização não haverá deposição de lixo, que cai no contêiner e vai embora”, frisou. O lixo é exportado atualmente para Tremembé.
O Parque de Valorização, localizado numa área de 15 mil m² em frente à Cnaga (Companhia Nacional de Armazéns Gerais e Alfândegados), na Topolândia, terá um galpão para triagem de sucata, além de áreas para transbordo de lixo e armazenamento de podas e resíduos da construção civil, que também serão tratados e revendidos. Cerca de 60 empregos diretos devem ser gerados.
De acordo com o prefeito, a construção do parque valorizará o trabalho da Cooperativa de Sucata. Entre os objetivos do plano de gerenciamento estão: criação de uma política pública de resíduos, redução da quantidade e da nocividade dos resíduos sólidos, destinação adequada, tratamento e reciclagem. Para isso, o investimento também abrange a educação ambiental.
Em 2005, a Faber realizou pesquisas de campo para identificar os principais problemas apontados pela comunidade. A recuperação do passivo do aterro da Baleia também faz parte do projeto. Desde o ano passado, várias medidas vêm sendo adotadas no local, como recuperação da drenagem de chorume e pavimentação de acessos. (Fonte: PMSS)

Torneio de futebol society agita cenário infantil no aniversário da cidade

São Sebastião - As crianças sebastianenses já podem preparar as suas chuteiras, pois o “I Torneio Caiçarinha de Futebol Society” vem aí para movimentar o cenário esportivo da cidade.
A iniciativa é da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião em comemoração ao aniversário da cidade e o torneio será realizado entre os dias 25 e 26 no Estádio Otoniel Santos, no Topovaradouro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes (Seesp) o objetivo é difundir essa modalidade do futebol, assim como estreitar o relacionamento com a comunidade escolar. Para isso, foram convidadas escolas estaduais, municipais e particulares, que poderão participar apenas com uma equipe cada.
O torneio servirá como intercâmbio social, além de oportunizar às crianças eventos esportivos que motivem a sua prática.
As equipes que ficarem nas três primeiras colocações do torneio serão premiadas com medalhas, troféus e kits esportivos.
Como se trata de um torneio mirim, a partida dos jogos terá a duração de dois tempos de 15 minutos, sendo que o intervalo é de 5 minutos.
Sete jogadores são o limite máximo para jogar na linha, mais um goleiro. De acordo com o regulamento, para iniciar o jogo, cada equipe deverá ter no mínimo seis jogadores mais o goleiro.
Para efeitos de inscrição, no regulamento consta que a escola deverá estar devidamente relacionada na Ficha de Inscrição, além de alertar ao fato de que somente crianças nascidas nos anos de 1994 ou 1995 participarão.
As fichas de inscrição deverão ser entregues na Secretaria de Esportes até o dia 14 com os nomes dos alunos participantes da equipe, sua data de nascimento e a assinatura do técnico responsável e do diretor da escola, clube ou entidade.
Mais informações com a Secretaria de Esportes pelo telefone 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Esportes realiza atividades em comemoração ao aniversário da cidade

São Sebastião - São Sebastião completa 370 anos de emancipação político-administrativa neste mês de março e em comemoração, a Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião realiza uma série de atividades que visam movimentar o cenário esportivo da cidade.
As atividades esportivas têm inicio com “I Circuito de Vôlei de Praia e Futevôlei da Costa Sul”, que será realizado entre os dias 18 e 19, ás 9h, na praia de Boiçucanga, em frente a Praça Pôr do Sol.
O evento servirá como seletiva para os jogos regionais, além de favorecer o desenvolvimento da prática esportiva por meio da competição e contribuir para o aprimoramento técnico dos atletas que competem nas modalidades de vôlei de praia e futevôlei. O s prêmios serão troféus aos três primeiros colocados.
Três quadras serão montadas para atender as competições que, de acordo com a Secretaria de Esportes, visam proporcionar aos sebastianenses uma oportunidade de realizar atividades esportivas saudáveis e prazerosas, além de ser mais um momento de lazer e integração social.
O torneio de vôlei será disputado por duplas masculinas e femininas e a de futevôlei somente por duplas masculinas. Para participar do evento, o interessado deverá se inscrever até o próximo dia 14, na Secretaria de Esportes ou no Ginásio de Esportes de Boiçucanga.
No mesmo dia 19, está prevista para as 9h, a abertura do “Campeonato Sebastianense de Futebol Veteranos” no Estádio Municipal Otoniel Santos.
O objetivo da Secretaria de Esportes é conscientizar todas as faixas etárias da importância no tratamento e prevenção de doenças, proporcionando também um momento de lazer para os atletas.
Como o torneio faz parte das comemorações do aniversário da cidade, somente times de São Sebastião e com diretoria constituída poderão participar. Os jogos serão realizados aos domingos, na Costa Norte, Centro e Costa Sul.
As inscrições vão até o dia 10, na Secretaria de Esportes e para participar, a idade mínima exigida para os jogadores é de 35 anos, e para os goleiros apenas 30 anos.
O evento também atuará como campeonato beneficente com a arrecadação de alimentos através do controle de cartões, sendo que o cartão amarelo corresponde a 2k de feijão e o cartão vermelho a 5k de arroz. Todos os alimentos arrecadados serão doados ao Fundo Social.
Para as crianças, a atração fica por conta do “I Torneio Caiçarinha de Futebol Society”, que será realizado nos dias 25 e 26, no Estádio Otoniel Santos, no bairro Varadouro.
Além de comemorar o aniversário da cidade, o torneio tem por objetivo o intercâmbio social, a fim de difundir a modalidade do futebol e estreitar o relacionamento com a comunidade escolar. A Secretaria de Esportes visando promover um intercâmbio com os atletas, convidou escolas estaduais, municipais e particulares. Cada escola apresenta uma equipe com jogadores nascidos entre 1994 e 1995.
As escolas que quiserem participar deverão preencher uma ficha na diretoria da própria escola e entregar na Secretaria de Esportes até o dia 14. As três primeiras equipes receberão troféus e kits esportivos.
Mais informações sobre a programação esportiva de aniversário da cidade podem ser obtidas com a Secretaria de Esportes, pelo telefone 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Questionamentos de vereadores faz Ministério Público abrir Inquérito Civil sobre a contratação sem licitação do ‘Projeto Aquarela’

São Sebastião - Em ofício encaminhado ao presidente da Câmara Municipal, Wagner Teixeira, o promotor de justiça da Comarca de São Sebastião, Luiz Fernando Marques Guedes, informa que instaurou inquérito civil para apurar suposta ocorrência de atos de improbidade administrativa, por parte do prefeito Juan Garcia, na contratação sem licitação do Instituto Uniemp (Universidade Empresa), responsável pelo desenvolvimento do ‘Projeto Aquarela’ na rede municipal de ensino.
“A decisão do Ministério Público mostra que nós não estávamos errados quando resolvemos pedir ao Executivo o contrato e informações sobre o projeto Aquarela. Nosso papel é fiscalizar as ações da Prefeitura. Se a Câmara com sua base de situação não cumpre o seu papel, a Justiça cumpre”, avalia o presidente do Legislativo.
A questão vem sendo debatida constantemente pelos vereadores que não fazem parte da base governista desde o início da contratação, em julho de 2.005. O valor do contrato firmado é de pouco mais de R$7milhões, parcelado em 10 vezes.
O presidente da Câmara foi autor, inclusive, de um projeto de lei que obrigava a administração a enviar um relatório mensal das atividades realizadas pelo projeto Aquarela. Tal documento deveria conter o nome das escolas atendidas; a quantidade de alunos beneficiados; cursos oferecidos aos professores; valor pago pela Prefeitura ao programa; custo mensal empregado em cada unidade escolar; e cláusulas contratuais cumpridas. Entretanto, o prefeito Juan Garcia vetou a proposta alegando, entre outros, que o relatório gestão e de cumprimento de contratos já são ações normais, referendadas por lei, e amplamente divulgadas aos fóruns competentes à matéria.
Teixeira também apresentou um requerimento, assim que o contrato foi firmado, reivindicando inúmeras informações sobre o projeto em questão. “É um contrato diferenciado e um dos maiores que a Prefeitura firmou em termos de valor, e sem licitação. Quero saber qual é a origem, o que chegou a tal ponto para ser essa quantia. O volume de dinheiro é muito grande. É obra, é pintura, é pedagógico?”, indagou na época. Ele questionou, ainda, se havia dotação orçamentária prévia de conformidade com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Na primeira sessão ordinária de 2006, o vereador José Cardim de Souza foi autor de mais dois requerimentos.
O primeiro foi encaminhado ao Ministério Público indagando se o contrato é revestido de legalidade; se deve haver licitação para os serviços apresentados no contrato; se não haveria necessidade de autorização legislativa, com cópia da minuta do contrato, prazo e valor; se tal atividade não poderia ser desenvolvida por técnicos da secretaria da educação; e se é do conhecimento do MP que contratos deste tipo são realizados regularmente entre o poder público e empresas privadas; e se os valores não estariam, mesmo que aparentemente dentro da legalidade, superestimados pelo princípio da moralidade e razoabilidade.
Já o segundo requerimento, que era endereçado ao Tribunal de Contas do Estado com os mesmos questionamentos, foi rejeitado por maioria de votos.
No dia 16 de fevereiro, o presidente Wagner Teixeira, então, encaminhou ao MP a cópia do contrato entre a Prefeitura e o Uniemp. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura anuncia shows musicais para o aniversário da cidade

São Sebastião - Programação para todos os gostos de forma descentralizada é o compromisso da Prefeitura de São Sebastião com uma programação de aniversário recheada de atrações gratuitas na Costa Sul, Costa Norte, Topolândia e Centro.
Grandes nomes do melhor da música brasileira estarão presentes na cidade, mas sem esquecer do compromisso da Prefeitura em valorizar os artistas locais. A maratona de shows já começa na quarta-feira, dia 15, a partir das 22 horas no Campo do Guarani, no bairro da Enseada, com um super show da dupla sertaneja Pedro e Thiago, que promete agitar o público com as canções de seu quarto álbum.
Já no dia 16, quando se comemora os 370 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião, a Prefeitura abre às 19 horas a primeira Festa do Migrante, na Vila Baiana, em Barra do Sahy, com show da Banda 40 graus a partir das 22 horas.
Também às 22 horas a Praça das Mangueiras, na Topolândia, receberá o show de axé “Batom na Cueca” que promete não deixar ninguém parado.
Seguindo com a programação na Costa Sul, na sexta-feira, dia 17, a Festa do Migrante apresenta a partir das 22 horas, o show da banda “Geração do Forró”. No sábado, dia 18, no mesmo horário é a vez da banda musical “Rodney Alves & Forrobolly” que fazem a abertura da grande atração da noite, a dupla “Cajú e Castanha”. Para encerrar a programação musical da Feira do Migrante a banda “Alto Astral” se apresenta dia 19, às 22 horas.
No sábado (18/02), às 23 horas, a Rua da Praia vai ser palco de um dos melhores grupos de raggae do Brasil, ao som do Cidade Negra.
Confira a programação:

15/03
22h
Pedro e Thiago
Campo do Guarani - Enseada
16/03
22 h
Banda 40 graus
Festa do Migrante, na Vila Baiana - Barra do Sahy
22 h
Batom na Cueca
Praça das Mangueiras - Topolândia
17/03
22 h
Geração do Forró
Festa do Migrante, na Vila Baiana - Barra do Sahy
18/03
22h
Rodney Alves & Forrobolly
Festa do Migrante, na Vila Baiana - Barra do Sahy

23h
Caju e Castanha

23h
Cidade Negra
Rua da Praia
19/03
22h
Banda Alto Astral
Festa do Migrante, na Vila Baiana - Barra do Sahy
(Fonte: PMSS)

Cerimônia cívica, shows, entrega de melhorias e novas obras marcam 370º Aniversário de São Sebastião

São Sebastião - A comemoração dos 370 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião no próximo dia 16 de março será marcado por cerimônia cívico-militar, entrega de melhorias à comunidade e lançamento de obras. O aniversário da cidade terá a programação aberta às 8h, com o hasteamento das bandeiras e solenidade da Polícia Militar, na Rua da Praia.
Em seguida, às 9h30, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, faz o lançamento da urbanização do aterro da Rua da Praia. Às 10h30, na Topolândia, ele lança oficialmente a obra da Unidade Básica de Saúde, recém-iniciada no bairro.
Já às 11h, Dr. Juan entrega a pavimentação da rua Nicolau Paal, no Itatinga. Logo depois, às 11h30, outro calçamento será entregue pela Prefeitura de São Sebastião, desta vez, na rua Ernesto Tavolaro de Siqueira, no Topovaradouro.
Ao meio-dia, o prefeito inaugura a reforma da unidade do Programa de Saúde da Família, em Barequeçaba. Ainda no dia 16 de março, às 17h, será aberta a Feira Solidariarte, do Fundo Social de Solidariedade, na Rua da Praia.
No mesmo horário, porém, no Centro de Informações Turísticas da Enseada, haverá um encontro de capoeira. Às 17h30, também na Costa Norte, a Prefeitura entrega a reforma da Unidade de Saúde da Família no Canto do Mar.
À noite, na Costa Sul, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) preparou uma apresentação das oficinas culturais e da Banda Municipal "Maestro Manoel Ladislau de Mattos", no ginásio de Boiçucanga, a partir das 19h. Na Vila Baiana, no bairro Barra do Sahy, começa a 1ª Festa do Migrante, onde haverá show da banda "40 Graus".
Às 21h, a Praia Preta, na região central, ganha a nova iluminação. Na Topolândia, às 22h, show da banda "Batom na Cueca" e queima de fogos. A programação ainda prevê os seguintes eventos: Orquestra de Tatuí (dia 17, às 21h, na Rua da Praia); Torneio Caiçarinha de Futebol (dia 18, às 9h, no Estádio Municipal); Companhia de Dança Cisne Negro (dia 18, às 21h, no Teatro Municipal); Show Cidade Negra (dia 18, às 23h, na Rua da Praia); Campeonato de Futebol de Campo Veterano (dia 19, às 9h, na Rua da Praia).
Investimento em obras
Só este mês, a população ganhará mais de R$ 1,7 milhão em melhorias. Em Maresias, a Secretaria de Obras e Planejamento conclui a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Escola Municipal "Dulce César Tavares". Ao todo foram 60 dias em obra, com investimento de R$ 147 mil.
A reforma e ampliação do posto do PSF (Programa de Saúde da Família) de Barequeçaba teve aplicado R$ 95,2 mil. Esta unidade ganhou novas salas.
Outra obra que será entregue em março, porém, no Centro, é a ampliação do Velório Municipal. Além de uma copa, o local ganhou banheiro para deficientes, cobertura lateral e novos vidros. A obra custou R$ 71,6 mil.
No Bairro de São Francisco, a comunidade ganha no mês de aniversário a pavimentação da rua Stanley Fragel Madeira. São mais de 400 metros de calçamento na rua ao lado do campo de futebol da Associação Esportiva 7 de Setembro. O investimento foi de R$ 148,7 mil. Já em funcionamento, também serão inauguradas este mês as obras de ampliação e reforma das escolas Henrique Botelho e Maísa Theodoro da Silva.
Encontram-se em andamento: pavimentação das ruas Maurício Benedito Faustino (antiga Mário Queiroz Galvão), dentro de uma série de calçamentos em Juquehy; rede de esgoto de Paúba; Centro de Apoio Educacional da Vila Amélia, que inclui um Centro Comunitário; Centro de Convenções da Praia Grande; Centro de Controle de Zoonoses no Jaraguá; e Centro de Informações Turísticas de Boracéia. São quase R$ 5 milhões em obras públicas.
Dia do Caiçara
Na quarta-feira, 15 de março, um dia antes do aniversário da cidade, é comemorado o Dia do Caiçara. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, programou uma série de atividades.
Às 9h, abertura da exposição fotográfica "São Sebastião e o Tempo", do fotógrafo caiçara Edivaldo Nascimento. Também para o dia 15, às 17h, apresentação do espetáculo "Caiçaríssimo", na Praça do Coreto. À noite, no campo do Guarani, bairro Enseada, na Costa Norte, show da dupla Pedro e Tiago (filhos dos cantores Leandro e Leonardo).
A história de uma cidade aberta ao progresso - Antes da colonização portuguesa, a região era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga - 30 km ao sul do Centro de São Sebastião - uma divisa natural das terras das tribos. O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião hoje Ilhabela - a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.
A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Os sesmeiros iniciaram a povoação, desenvolvendo o local com agricultura a pesca. Nesta época a região contava com dezenas de engenhos de
cana de açúcar, responsáveis por um maior desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional a político. Isto possibilitou a emancipação político-administrativa de São Sebastião em 16 de março de 1636.
O desenvolvimento econômico prossegue baseado em culturas como a cana de açúcar, o café, o fumo e a pesca da baleia. O porto local, de grande calado natural, era utilizado para o transporte de mercadorias a também pelos navios que faziam o transporte do ouro das Minas Gerais. Na metade do século XIX a região tinha fazendas, onde 2.185 escravos produziram 86 mil arrobas de café no ano de 1854.
A economia sebastianense entra em declínio com a abolição da escravatura e a abertura da ferrovia Santos-São Paulo, o que aumentou a saída de mercadorias pelo Porto de Santos. É quando passam a predominar a pesca artesanal e a agricultura de subsistência, com pequenas roças de mandioca, feijão a milho, características das comunidades caiçaras isoladas mesmo nos dias de hoje.
Nos anos 40 se inicia a infra-estrutura portuária e nos anos 60 a Petrobras instala o Terminal Marítimo Almirante Barroso/TEBAR, com capacidade de atracação para navios de até 400.000 toneladas. Esses fatores tornaram-se decisivos para a retomada do desenvolvimento econômico.
A "descoberta" de São Sebastião como destino turístico ocorre após a abertura da rodovia Rio-Santos no final dos anos 70, proporcionando ao município mais uma oportunidade de desenvolvimento, agora baseada no turismo. De maneira controlada e ecológica, o turismo hoje é a vocação assumida pelos sebastianenses como forma de movimentar sua economia.
 (Fonte: PMSS)

Malha sebastianense se prepara para os Jogos Abertos

São Sebastião - A equipe de malha sebastianense parte hoje, 10 para São Bernardo do Campo para disputar o Pré Jogos Abertos. Participam deste campeonato somente times que já estão classificados para os Jogos Abertos que acontece em setembro na mesma cidade.
O técnico José Francisco da Silva, o Zico, explica que essa disputa servirá como preparação para os Jogos Abertos. “São Bernardo do Campo está realizando o campeonato para que as equipes se conheçam antes da competição”.
Zico conta que São Sebastião ficou em 5º lugar nos Jogos Abertos do ano passado, classificando-se. “No Pré Jogos Abertos disputarão apenas seis times, que representam cada região”. As equipes participantes serão Jardinópolis, Arapariguama, São Bernardo do Campo, Salto de Piraporapora, Sorocaba e São Sebastião. O campeonato que começa hoje segue até domingo, 12.
Domingo passado, 5, São Sebastião venceu Caraguá pela Liga Joseense de Malha por 226 a 162 e 188 a 172. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Educação realiza 6ª convocação de professores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, realiza a 6ª chamada de professores que passaram no Processo Seletivo, que objetiva a criação de Cadastro de Reserva, a comparecerem no Departamento de Recursos Humanos (DRH) nos dias, 13 e 14 de março.
As vagas surgiram com a abertura de novas e a desistência de outros professores convocados nas chamadas anteriores. Caso o candidato não compareça no prazo estabelecido ao Departamento de Recursos Humanos, será caracterizado como desistência formal.
Para o cargo de professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª séries), foram abertas quatro novas vagas e um para Professor III, de Português.
Os convocados devem levar uma cópia autenticada do Diploma e Histórico e caso tenha, a Declaração de Cumulatividade de Cargo. De acordo com a necessidade, a Seduc convocará os próximos colocados do processo seletivo.
A Secretaria de Educação realizou a prova do Processo Seletivo em dezembro de 2005.
O Departamento de Recursos Humanos se localiza na Avenida Mansuetto Pierotti, número 391, no 3º andar, Centro. A listagem de convocados também está disponível no site oficial da Prefeitura www.saosebastiao.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone 3892-2644.
Confira abaixo os novos nomes:
Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1ª a 4ª Séries)
34º Maria Angélica Cristiano Arantes
35º Marli Aparecida Lopes Gutierre
36º Gildete Cacique Costa Leandro
37º Mery Inocência Schimidt De Albuquerque
Professor III – Português (5ª A 8ª Séries)
32º Opacílio Teodoro Júnior
(Fonte: PMSS)

Ciee convoca mais estagiários para atuarem na Prefeitura

São Sebastião - O Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) está convocando mais candidatos classificados no Processo Seletivo da Prefeitura de São Sebastião, realizado este ano para comparecerem na Secretaria de Educação (Seduc), na próxima quarta-feira, dia 15, levando uma declaração da faculdade ou da escola (em caso de Ensino Médio) ou também o boleto atual da universidade.
De acordo com a supervisora de estágios da Seduc, Márcia Wolf, os novos estagiários começam a atuar a partir do dia 20 de março e terão o contrato previsto para terminar no dia 31 de dezembro de 2006.
O objetivo da convocação é para tratar de assuntos relacionados a celebração de Termo de Compromisso de Estágio. O candidato que não comparecer na Secretaria de Educação no dia 15, das 9h às 12 horas e das 14h às 17 horas caracterizará a desistência formal a vaga.
A Seduc fica localizada na Avenida Guarda Mor Lobo Vianna, 966 no bairro do Porto Grande. A listagem de classificação do processo seletivo de estágio também está disponível no site oficial da Prefeitura www.saosebastiao.sp.gov.br.
Confira abaixo os convocados:
Arquitetura e Urbanismo 5º ao 7º classificado
Enfermagem 1º ao 2º classificado
Administração 32º ao 35º classificado
Serviço Social 3º classificado
Licenciatura da Computação 1º ao 2º classificado
Sistema de Informação 7º classificado
Ensino Médio 19º classificado
Computação Aplicada 1º classificado
Pedagogia 14º ao 19º classificado
Normal Superior 17º ao 19º classificado
Letras 8º ao 12º classificado
Matemática 3º classificado
Ciências Biológicas 3º Classificado
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

ACIU investe na capacitação de empresários

Ubatuba - Aconteceu ontem na Associação Comercial de Ubatuba, uma palestra sobre o Empretec, ministrada pelo facilitador do Sebrae, Márcio Moroni.
A palestra teve caráter elucidativo e contou com a presença de empresários que já tem ou pretendem abrir um negócio. O Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do SEBRAE, incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é Compor-tamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas.
O objetivo é que se possa fazer uma auto-avaliação das principais características que todo empreendedor deve ter, tais como, iniciativa na busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar e monitorar, capacidade para buscar e valorizar a informação, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.
Segundo o Presidente da ACIU Ahmad Khalil Barakat, participar do empretec, é aprender que, fazer bons negócios é uma lição que não se aprende na escola.
O ensino tradicional sempre esteve mais inclinado a formar empregados do que empreendedores. No comércio, leva vantagem quem faz cursos de capacitação empresarial. No empretec, aprendemos também, a administrar nosso tempo em relação ao nosso próprio negócio e podemos perceber que nós é que dependemos da empresa e não vice-versa”, enfatiza Ahmad.
O Empretec será em Ubatuba, no mês de maio entre os dias 13 e 21 e o local para acontecer o curso está sendo definido pelo Sebrae. Para os interessados em fazer o Empretec entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU pelo telefone (12) 3832 1449. As Vagas são limitadas. (Fonte: Imprensa Livre)

Pai de aluna acusa escola de estar em situação de abandono

Ubatuba - Célio Feliciano de Moura, pai de uma aluna da 5ª série da E.E.P.G Sueli Aparecida Figueira dos Santos, localizada no bairro da Estufa 1, divulgou na internet, na última quarta-feira, 8, um e-mail dizendo estar “incon-formado” com a atual situação da escola em que a filha estuda. Segundo Célio, a escola está totalmente abandonada.
“A caixa d’água não recebe limpeza há uns quatro anos. Até ninho de urubu tinha lá em cima”, diz.
“A escola não tem manutenção, o mato e o entulho tomam conta de toda a área do estabelecimento. Isso sem contar com o portão, que é improvisado, colocando em risco a segurança dos alunos. É um verdadeiro abandono”, conclui o pai inconformado.
Outro lado - A diretora da E.E.P.G Sueli, Mônica Batista, está de licença médica e quem conversou com a reportagem foi sua substituta, Joana D’arc da Silva.
Segundo Joana, as informações dadas pelo senhor Célio não são verdadeiras. “A limpeza da caixa d’água já foi feita, solicitamos no mesmo dia que vimos os urubus sobrevoando ali por perto e percebemos que não tinha nenhuma sujeira feita por eles”.
“Em relação ao mato e ao entulho já solicitamos para que a Prefeitura os retire, pois não é entulho de muito tempo. São matos que foram cortados e que estão ali secos. Os moradores da redondeza também jogam seu lixo ali, porque a Prefeitura passa freqüentemente para recolhê-los”, enfatizou Joana.
Joana apenas concorda com a situação do portão. “O que ele disse em relação ao portão é verdade sim. Mas está desse jeito apenas porque o FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), está fazendo a cobertura da quadra esportiva da escola e teve que cessar o serviço devido à queda da cobertura de uma outra quadra. Então deixamos um portão provisório para que as máquinas possam passar livremente trazendo os pré-moldados. Se fizéssemos um portão fixo, teríamos que tirá-lo toda hora que as máquinas passassem. Não tem condições”, justficou Joana.
Ela ressalta que o pai da aluna não viu a escola por dentro. “Nossas salas de aula estão devidamente pintadas, limpas e durante os finais de semana temos o programa Escola da Família. Nosso corpo docente é maravilhoso e eu gostaria de convidar o senhor Célio e todos os pais de alunos da nossa escola para participar do mutirão que fazemos para sempre manter a escola em bom estado”, concluiu.
A reportagem tentou contato com a dirigente regional de ensino, Edna Paula Roma, sem sucesso. (Fonte: Imprensa Livre)

Proprietário de ferro velho acusa prefeito de grilagem e pede sua cassação

Ubatuba - Jair Caetano Fernandes divulgou nota na internet, na última segunda feira, com acusações de grilagem de terra e invasão de área pública contra o atual prefeito Eduardo César. Na terça-feira, na Câmara Municipal, Jair pediu a cassação do prefeito, que foi negada pelos vereadores.
Toda a polêmica começou quando a Prefeitura de Ubatuba demoliu no dia 7 de fevereiro os dois ferro-velhos que ficavam na rua Rio Grande do Sul, localizados atrás do aeroporto Gastão Madeira.
De um lado, Clingel da Frota, do Departamento Jurídico da Prefeitura, diz que “a demolição se deveu principalmente a quatro fatores. Primeiro, a área ocupada pelo comércio é uma área de preservação permanente.
Segundo, a atividade não estava de acordo com a Vigilância Sanitária, colocando assim em risco a saúde coletiva. Terceiro, o comércio não tinha alvará de funcionamento e em quarto lugar há um inquérito civil junto ao Ministério Público onde aquele órgão solicita imediatas providências do poder público”, esclareceu.
Do outro lado, o proprietário Jair Caetano Fernandes alega que “um dos donos do ferro velho é genro do proprie-tário da área, o senhor Aristides Braga.
O prefeito Eduardo César diz que tudo não passa de uma questão meramente política
A família está ali há mais de 30 anos. Cinco dias antes de demolirem o ferro velho, recebemos uma intimação da Prefeitura dizendo que tínhamos três dias para desocupar o local, pois iriam demolir. Recorri, protocolei o documento no fórum e também na Prefeitura e não recebi ordem judicial nenhuma. Eles apenas chegaram aqui de manhã, sem documentação, sem nada e começaram a demolir, destruindo todo meu material”.
Agora a polêmica gira em torno da acusação de Jair contra o atual prefeito Eduardo César. Jair acusa o prefeito de “praticas de atos de grilagem de terra e invasão de área pública”.
O comerciante afirma que o prefeito “se apossou” de uma área de 2.904,10 m², situada no bairro do Pereque-Açú, que fica ao lado do Camping Club do Brasil, na Avenida Abreu Sodré, 1067, que fazia confrontação, em uma de suas divisas, com área de titularidade da Prefeitura Municipal, ainda ocupada pelo Camping Club do Brasil.
Emerson Vilela da Silva, consultor de assuntos internos da Prefeitura
“Que moral ele tem de demolir meu ferro velho alegando que invadi terras, se ele mesmo cometeu um ato de grilagem?” acusou Jair.
Na nota publicada na internet na segunda feira, Jair põe em dúvida a identidade da pessoa que vendeu os direitos possessórios da área ao prefeito, fazendo menção a que ele poderia ser um ‘laranja’ ou um ‘fantasma’, acrescentando que o vendedor deveria ser chamado pelo Ministério Público.
Jair Caetano Fernandes afirma na nota que “o endereço que consta no contrato da suposta compra realizada entre sua quadrilha e ele, é na realidade, o endereço do Camping Clube do Brasil”.
O texto do denunciante afirma que o prefeito, na época vereador, “era também arrendatário da Cantina do Camping Clube do Brasil. Nesta época, morava em área pública no Terminal Turístico do Perequê-Açu”.
Marcelo Mourão, secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura
Jair, que reconhece no texto na internet que ocupava área pública com seu ferro-velho, cobra explicações, acusa o prefeito de “senhor grileiro-mor”, e aponta membros do governo, como o secretário de Administração, Silvio Bonfiglioli, e o chefe de Governo, Mauro de Freitas, e fala em “formação de quadrilha” , dizendo que da escritura de compra do terreno “ainda constam um assessor jurídico, Emerson Vilela e uma funcionária do setor de licitações, esposa do Mauro, Giovanna Bonfiglioli de Freitas”.
Outro lado - O prefeito Eduardo César diz “que tudo isso não passa de uma questão meramente política, pois qualquer um pode perceber isso. Na verdade, não deixa de ser uma revanche do pessoal do ferro-velho que desocupamos, e que os órgãos oficiais, como a Promotoria e nem Câmara Municipal não podem ser usados para isso”,acrescenta.
Eduardo César garante que a Justiça irá mostrar toda a verdade e que Adilson Viana - o vendedor da área em questão - existe sim. “A área que está sendo questionada, foi comprada de uma pessoa, foi vendida, foi declarada no meu imposto de renda, foi passada em cartório. Enfim, quem grila uma terra não age assim”, enfatizou o prefeito.
Eduardo diz que mora na mesma casa desde que se casou e que não existe nenhum processo judicial dirigido a ele que o desabone. “Estão tentando criar um fato. É claro que existem políticos por trás de tudo isso e que estão usando o senhor Jair, como também outras pessoas, para publicar essas notícias infundadas, com o intuito de me desmoralizar e tentar a cassação.
Quem são esses políticos? Tudo isso é briga pelo poder? Se fôr, eu tenho um conselho: tem a próxima eleição, organize-se e vamos disputar! Se eu perder, perdi, não tem problema, isso se eu fôr candidato. Que essas pessoas procurem uma outra forma de querer aparecer” diz o prefeito indignado.
Eduardo garante que não tem nada contra Jair: “Não é absolutamente nada pessoal, mas é minha obrigação organizar esta cidade e faço tudo com total transparência.
Para responder os questiona-mentos, é mais do que declarado que na época de solteiro fui arrendatário da cantina do Camping, que morei no terminal turístico, porque meu pai era zelador do terminal. Nada disso me desabona. Eu fui eleito e reeleito vereador tendo cantina no camping e morando no terminal turístico. Eu não invadi área nenhuma. Esse terreno faz divisa com o Camping na parte de trás. Eu morava lá dentro dos padrões, porque meu pai era funcionário, e não por in- fluência minha”, enfatiza.
O prefeito ressalta que todos os envolvidos nas acusações de grilagem e de formação de quadrilha responderão em juízo. “O que me importa em tudo isso é que a sociedade saiba que estamos trabalhando muito, com bastante seriedade, transparência para a melhoria de nossa cidade”, conclui o prefeito.
Marcelo Mourão, secretário municipal de Assuntos Jurídicos da Prefeitura diz que, na nota na internet há um autoreconhecimento “de que a administração Eduardo César agiu corretamente quando efetivou a desocupação da área pública ocupada pelos ferro-velhos, que eram utilizados exclusivamente para fins de interesse comercial e pessoal”.
Mourão ressalta que “a demolição foi uma medida tomada por deliberação da administração pública sim, pois não havia necessidade de autorização ou determinação judicial para este fim”.
Quando Jair Caetano diz que foi o único penalizado, Mourão esclarece: “As medidas de remoção e de cadastramento, congelamento enfim, todas que são tomadas de acordo com a conduta administrativa já definida em lei municipal, vêm sendo tomadas e seguidas pois temos procurado encaminhar a situação dentro de princípios. Existem casos e casos. Pontos comerciais ali instalados e famílias que tem suas casas. São situações desagradáveis a qualquer administração pública municipal, mas que só podem ser respondidas com responsabilidade e coragem administrativa. Eu vejo na desocupação do ferro-velho uma atitude de muita coragem do prefeito”, acrescenta.
Mourão afirma que as colocações de Jair são infundadas. “Elas associam a situação do Camping Club do Brasil. É objeto de uma ação judicial de reintegração de posse promovida pela PMU desde 1995 e que está em vias de ser cumprida, ou seja, a PMU ganhou a ação, inclusive perante ao Tribunal de Justiça e já recolheu os valores necessários à expedição do mandado de reintegração de posse, de modo que brevemente, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos da PMU, a administração Eduardo César estará cumprindo a ordem judicial contra o Camping, para a desocupação daquela área pública. Isto é muito interessante para vermos que a administração Eduardo César não existe para perseguir absolutamente ninguém, ao contrário do que senhor Jair afirma, não existe para acabar com aqueles que são desprovidos de benefí- cios econômicos, e sim uma reintegração de posse que é promovida e será cumprida contra uma instituição de vulto econômico nacional, ou seja, o Camping Club do Brasil, que tem atividades pelo país inteiro.
Mostramos assim que não fazemos acepção com relação aos cuidados daquilo que é público. Uma área pública sempre será tratada com área pública na administração do Eduardo César. Ela não servirá para o beneficio econômico de ninguém”, reitera Mourão.
Mourão afirma que “nesta reintegração de posse através da perícia judicial e de um profissional de engenharia, nomeado pelo poder judiciário, foi determinada e delimitada a área objeto da ação de reintegração de posse
. Sendo assim, ela exclui o que seria o alvo de reclamação do senhor Jair, a acusação em relação ao prefeito. Eu não estou advogando em favor do Eduardo César, não é esta minha função e sim, como secretário de Assuntos Jurídicos, pois ele tem seu próprio advogado, tem sua vida pessoal e a administração pública não serve para beneficiar o prefeito, nem mesmo na defesa das suas questões judiciais, mas é importante ressaltar isso.
A área objeto dessa reintegração está totalmente dis-sociada, separada da área que tende a acusação de grilagem. Por fim, a área que se acusa está devidamente cadastrada na Prefeitura, passou por todos os meios legais. Essa nota do senhor Jair mais parece revanchismo”, finaliza.
O chefe de assuntos internos, procurador Emerson Vilela da Silva, também citado na nota feita por Jair, pretende levar o caso ao poder judiciário.
“Eles tomarão as medidas cabíveis na esfera cível e penal. Grilagem de terra é um crime que não vejo que tenhamos cometido e as outras colocações e ques-tionamentos são absolutamente ofensivos. Podemos notar uma certa maldade na nota. Desde 1995 a Prefeitura demanda contra o Camping, com o processo 416/95. A área que era do prefeito confronta com a do Camping. Na verdade a área já não pertence mais ao prefeito desde 2003”, afirma.
“Existem diversos documentos que demonstram a lisura da transação, tais como laudos periciais, cadastra-mento da área, levantamento topográfico, pagamento de IPTU, tudo isso demonstra que a transação foi correta e tem toda uma documentação demonstrativa da legalidade do ato.
A área era do Silvio Bonfliglioli, foi vendida para o Adilson Viana, que vendeu ao prefeito, que em 2003 vendeu para um pessoal de São Paulo. Sinceramente não sei da onde surgiu a acusação de grilagem, pois são todas acusações infundadas”, conclui o procurador.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Biblioteca disponibiliza livros em braille

Ubatuba - Você sabia que a Biblioteca Municipal possui cerca de 80 títulos de livros em Braille?
Entre os livros com linguagem especial para deficientes visuais, encontra-se até mesmo a Constituição da República do Brasil. Tem ainda obras de Jorge Amado, José de Alencar, Manoel Bandeira, Raquel de Queiroz, Fernando Sabino, e até mesmo o sucesso da escritora inglesa J. K. Rowling, “Harry Potter e o cálice de fogo”. Além desses títulos, a Biblioteca também disponibiliza CDs produzidos especialmente para deficientes visuais, com obras narradas de vários escritores, incluindo Vinícius de Moraes, Machado de Assis Nelson Rodrigues e outros. Os interessados podem passar na Biblioteca Municipal, que fica na Praça 13 de Maio, das 8h30 às 18h pedir informações aos atendentes. (Fonte: PMU)

Curso de panificação artesanal na ACIU mudou de data

Ubatuba - As datas corretas são dia 14 e 15 de março das 8h00 às 12h00 ou das 14h00 às 18h00. Para mais informações (12) 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Ubatuba é exemplo para mercado regional
Investimento em mídia televisiva de Ubatuba virou “case” em jornal de emissora da Globo

Ubatuba - Ubatuba foi escolhida pela diretoria comercial da Rede Vanguarda, filial da Globo na nossa região, como um exemplo de marketing a ser seguido. O Jornal Vanguarda Informativo Publicitário (VIP) divulgou, na sua edição de janeiro / fevereiro de 2006, um artigo intitulado “O sucesso de um produto chamado Ubatuba”. O texto, publicado na coluna “Case”, mostra que o conceito utilizado pela Secretaria Municipal de Turismo, tratando a cidade como um produto a ser divulgado, vendido e consumido é uma tendência mundial.
Em 2005, a Prefeitura de Ubatuba deu grande ênfase para a divulgação da cidade nas mais variadas mídias. Nesse ano, foram produzidas e veiculadas 13 campanhas, cada qual com um enfoque próprio, dirigidas a diferentes públicos. A cidade investiu também em projetos específicos, como “Agito Verão Vanguarda 2005” e “Agita Verão 2006”. Além disso, um trabalho sério de comunicação resultou em dezenas de reportagens sobre os mais diversos assuntos relativos a Ubatuba nos vários jornais diários da rede.
Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, o investimento em propaganda televisiva se justifica no fato de ser este o veículo de comunicação mais utilizado pelo público brasileiro. “A TV Vanguarda atinge 46 municípios da região. Ubatuba foi destaque em diversas ocasiões e isso já se refletiu na temporada de 2006. Houve uma ativação de demanda para um público qualificado. Como resultado, segmentos especiais, como hotéis de alto luxo tiveram a sua melhor temporada este ano”. (Fonte: PMU)

Conferências da Smapa acontecem em Ubatuba
Ao todo, serão quatro reuniões, em que os cidadãos, juntamente com funcionários e gestores, discutirão os rumos dos setores produtivos primários no município

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro (CMDRP) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD), promoverá, na segunda quinzena de março, conferências sobre Pesca, Agricultura, Maricultura e Abastecimento. Elas têm o objetivo de fazer o levantamento e priorização das necessidades setoriais, que servirão para compor o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.
Visando atingir todas as regiões e o maior número de pessoas, serão realizadas duas conferências na região central, uma reunião técnica na região sul e outra no norte, dias 21 e 22, respectivamente. As reuniões do Centro acontecerão no Salão da Igreja São Francisco, durante os dias 20 e 27, das 8 às 18h. Na região Sul, a conferência acontece na sede da Regional, assim como na região Norte.
Essas discussões deverão resultar em propostas que traçarão as prioridades, metas e ações que serão realizadas pelo poder público durante os próximos quinze anos. Por essa razão, a secretária da Smapa,Valéria Cress Gelli, afirma que a participação das pessoas envolvidas nos setores afins é muito importante. “Estaremos discutindo assuntos e metas que influenciarão as atividades dos setores de pesca, agricultura, maricultura e abastecimento durante mais de uma década. Este é, portanto, um momento crucial para decidirmos juntos os nossos objetivos. A participação popular é legítima e necessária nesse processo”. (Fonte: PMU)

Surfistas de Ubatuba têm chances na final do Rip Curl
Filipe Toledo já garantiu o título na categoria grommets

Ubatuba - A equipe da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba disputa neste final de semana, 11 e 12, a etapa final do 7º Rip Curl Grom Search, na Praia do Tombo, em Guarujá.
As disputas começam no sábado a partir das 8h. No domingo, as finais acontecem a partir das 13h. O Rip Curl Grom Search tem quatro categorias e em duas os campeões já são conhecidos. Na grommets (até 12 anos), o ubatubense Filipe Toledo venceu as duas etapas já disputadas, o mesmo acontecendo com o paranaense Peterson Crisanto na iniciantes (até 14 anos).
Matheus Toledo tem possibilidades de conquista na categoria mirim, na qual ocupa a terceira posição do ranking, com 1.385 pontos (235 abaixo do líder). Tamaê Bettero com 1.260, e Gustavo Araújo, com 1.106, ocupam a quinta e sexta posição respectivamente. No feminino, Camila Cássia ocupa a terceira posição no ranking com 1466 pontos (434 atrás da líder), e ainda sonha com o título.
A delegação de Ubatuba será chefiada por Ricardo Toledo, que já foi por duas vezes campeão brasileiro de surfe, e contará com os atletas Matheus Toledo, Marco Aurélio, Tamaê Bettero, Gustavo Araújo, José Lucas, Lucas Santos, Giovani Ferreira, Filipe Toledo, Alexsandro Santos, Felipe Chagas, Davi Toledo e Wesley Dantas.
Inauguração – A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba inaugura no próximo dia 18 a sede da Escolinha de Surfe da Praia Grande. O evento acontece a partir das 9h no canto norte da praia. Na ocasião a Tricats, patrocinadora da escolinha, fará a entrega das lycras aos alunos. A festa vai contar com grandes nomes do surfe e uma tenda de customização de peças, com renda revertida para a Santa Casa de Ubatuba. Para encerrar um show com a banda de surf music Los Tornados.(Fonte: PMU)

Secretaria de Educação promove aula inaugural do programa Letra e Vida

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, realiza na próxima quarta-feira, 15, a aula inaugural do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores Letra e Vida. No decorrer da aula os cerca de 150 cursistas e convidados poderão conhecer todos os detalhes do curso. Em Ubatuba o Letra e Vida terá três turmas (manhã, tarde e noite), com aulas acontecendo sempre às quartas-feiras e será coordenado por Akemi Matsuoka e Regina Dellalibera. A aula inaugural acontece no auditório da escola Padre José de Anchieta, a partir das 19h30, nesta quarta, dia 15.As demais aulas serão ministradas no salão da secretaria de Educação.
Programa Letra e Vida - O programa de Formação de Professores Alfabetizadores Letra e Vida é um curso destinado a professores da rede municipal que ensinam a ler e escrever no Ensino Fundamental, envolvendo crianças, jovens ou adultos.
Tem como objetivos, melhorar significativamente os resultados da alfabetização no sistema de ensino, tanto quantitativamente quanto qualitativamente; contribuir para uma mudança de paradigma no que se refere tanto à didática da alfabetização quanto à metodologia de formação dos professores; contribuir para que se formem, na base do sistema educacional, quadros estáveis de profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de professores alfabetizadores, contribuir para que tanto as diretorias de ensino, quanto as unidades escolares sintam-se responsáveis pela aprendizagem de todos os seus alunos e por fim, favorecer a ampliação do universo cultural dos formadores e dos professores cursistas, principalmente no que se refere ao seu letramento. (Fonte: PMU)

Pré-Conferências de Saúde superam expectativas

Ubatuba - A primeira semana de Pré-Conferências de Saúde superou as expectativas dos gestores e servidores da saúde. Foram três dias de reuniões em três bairros diferentes, envolvendo, ao todo, mais de 300 pessoas preocupadas com os rumos a serem traçados para a saúde de Ubatuba nos próximos dois anos. A conferência de saúde é um tipo de reunião que envolve usuários, funcionários e gestores, com o objetivo de discutir os problemas e propor sugestões para a melhoria da oferta dos serviços de saúde do município.
Até agora, as principais reivindicações estão relacionadas ao atendimento de saúde bucal, especialidades inexistentes no município e falta de medicamentos de uso contínuo.
Nesta semana, acontecem mais três pré-conferências, nos seguintes bairros:
· Dia 14, às 19 h - Sertão da Quina (Escola Municipal Nativa Fernandes Faria)
Participam os cidadãos que moram no Sertão da Quina, Araribá, Ingá, Rio da Prata e Tabatinga.
· Dia 15 às 19h – Maranduba (Escola Municipal Virgínia Melle da Silva Lefevre)
Participam os cidadãos que moram na Lagoinha, Caçandoca e Maranduba.
· Dia 16 às 19h - Rio Escuro (Escola Municipal Ernesmar de Oliveira, que fica na Av. Yoshiwo Tosaki, s/nº.)
Participam os cidadãos que moram no Rio Escuro, Fortaleza, Praia Dura, Folha Seca e Corcovado. (Fonte: PMU)

Conferências da Smapa acontecem em Ubatuba
Ao todo, serão quatro reuniões, em que os cidadãos, juntamente com funcionários e gestores, discutirão os rumos dos setores produtivos primários no município

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro (CMDRP) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD), promoverá, na segunda quinzena de março, conferências sobre Pesca, Agricultura, Maricultura e Abastecimento. Elas têm o objetivo de fazer o levantamento e priorização das necessidades setoriais, que servirão para compor o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.
Visando atingir todas as regiões e o maior número de pessoas, serão realizadas duas conferências na região central, uma reunião técnica na região sul e outra no norte, dias 21 e 22, respectivamente. As reuniões do Centro acontecerão no Salão da Igreja São Francisco, durante os dias 20 e 27, das 8 às 18h. Na região Sul, a conferência acontece na sede da Regional, assim como na região Norte.
Essas discussões deverão resultar em propostas que traçarão as prioridades, metas e ações que serão realizadas pelo poder público durante os próximos quinze anos. Por essa razão, a secretária da Smapa,Valéria Cress Gelli, afirma que a participação das pessoas envolvidas nos setores afins é muito importante. “Estaremos discutindo assuntos e metas que influenciarão as atividades dos setores de pesca, agricultura, maricultura e abastecimento durante mais de uma década. Este é, portanto, um momento crucial para decidirmos juntos os nossos objetivos. A participação popular é legítima e necessária nesse processo”. (Fonte: PMU)
 

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

GUAECÁ

vejo estas montanhas
cobertas de verde

vejo este céu
claro e limpo

vejo este mar
esbravejante e cristalino

vejo o horizonte
no limite dos "Alcatrazes"

respiro fundo
estou no paraíso

longe da metrópole
do barulho da poluição

vou pisando a areia branca
recebendo seu calor

sinto o cheiro do Atlântico
revivo os tempos passados

sombras dos tupinambás
dos navegantes

contemplo a "Ilhabela"
envolta de mistérios

lendas de piratas
tristeza de naufrágios

piso a areia molhada
recebo o seu frescor

águas do velho mar
beijando meus pés, espumante

mergulho revigorante
banho relaxante

sopra vento sudoeste
brisa leve, refrescante

desfile de menina bonita
gatinhas exuberantes

força para viver
natureza, natureza

preparo o veleiro
desfraldo a vela colorida

vem garota dos meus sonhos
sentir a emoção

do vento, das ondas
das profundezas do mar

pousa teu corpo
para o Sol, para mim

bronzeia tua pele
longe da areia

já bem morena
com sabor de sal

aprende comigo a arte
de velejar, de amar

a natureza
a vida

descansa
teu belo corpo

no balanço da rede
prepara na sombra

todo teu carinho
com muito desejo

de olhos fechados
velejando, velejando

em outros mares
vamos nos encontrar
 

Irineu Nalin
Consulte Aqui Artigos Anteriores
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

O Ganço - Edson Del Rio

O Ganço
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor