Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 14 de Março de 2006 - Nº 1483 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
-

Caraguatatuba
Menor é tirada da cadeia de Caraguá pelo PCC
Sessão terá oito vetos de Aguilar na pauta
Caraguá inicia em abril a exumação de mais de 300 corpos enterrados em 2001
Mutirão de limpeza beneficiará Jd. Itaúna no próximo final de semana
Caraguá conquista o 1º lugar na “V Mini Maratona de Paraty”
Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo Divã com Lilia Cabral nos dias 17 e 18 de março
Reforço escolar, capacitação de monitores e EJA viabilizam nova parceria entre a PMC e UNIMÓDULO
Pegorelli recebe projeto Recreação nos Bairros
Mutirão de limpeza beneficiará Jd. Itaúna no próximo final de semana
Sideral é atração em Caraguá
Operação “Fonte de Consumo” fiscaliza a venda ilegal do palmito
Deputada federal Ângela Guadagnin ministra palestra em Caraguá no dia 17
Centro Universitário Módulo forma turmas de Arquitetura, História, Biologia, Normal Superior e Letras

Ilhabela
Jovens recebem certificados de monitoramento de trilhas


São Sebastião
Turista belga some em S. Sebastião
S. Sebastião discute aval para prédios
PM apreende 1,8 kg de maconha
Plano de Gerenciamento é apresentado em audiência pública
Câmara entrega títulos de cidadão sebastianense em sessão solene
PMDB faz reunião para discutir apoio a candidato à presidência
Câmara deve votar hoje fim do ‘jeton’ nas sessões extraordinárias
Escola da rede municipal tem trabalho selecionado em Conferência Nacional de Meio Ambiente
Prefeitura lança projeto de iniciação ao teatro que beneficiará crianças e jovens
Feira Solidariarte apresenta artesanato local no aniversário da cidade
Secretaria da Saúde promove integração entre profissionais da saúde
Equipe Municipal de Basquete disputa vaga no Estadual Juvenil
Cidade Negra é o destaque da programação musical do aniversário da cidade
Bocha sebastianense consegue seu melhor resultado na Copa Inter Seleções

Ubatuba
Modelos de S. José são reféns em assalto
Prefeitura discute urbanização da Avenida Capitão Felipe
Aciu faz palestra sobre o Programa Competitividade Setorial
ACIU alerta: “Cuidado com manutenções em extintores”
Ciclofaixa em Ubatuba divide opiniões
Atletas de Ubatuba vencem terceira etapa do Rip Curl Grom Search
Natação de Ubatuba traz oito medalhas do torneio Peixinhos e Golfinhos
André Rafael fatura o trí na Taça Cidade de Ubatuba de futmesa

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Menor é tirada da cadeia de Caraguá pelo PCC
Fuga de adolescente teria sido planejada por um preso do CDP de Taubaté; fugitiva foi encontrada em Araçatuba

Caraguatatuba - A menor A.T.P.P., 16 anos, que havia desaparecido da Cadeia Pública de Caraguatatuba no dia 28 de fevereiro foi localizada e detida anteontem pela polícia em Araçatuba (SP). A menor deve ser ouvida hoje pelo juiz Fernando Conceição, da Vara da Infância e Juventude.
Segundo a polícia, a fuga da adolescente teria sido planejada por "Vivico", membro do PCC (Primeiro Comando da Capital), que cumpre pena no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. A menor teria um filho com "Vivico", que não queria ver a mãe longe da criança.
Segundo o delegado de Caraguá Jairo Garcia, que comandou as investigações, a polícia fez buscas em Jambeiro e São José dos Campos, antes de localizar A.T.P.P. em Araçatuba.
O delegado afirmou que a menor foi retirada da cadeia por R.P., que tem passagens por crime de estelionato em Caraguatatuba e Araçatuba. Ele teria recebido ajuda de outras pessoas para tirar a menor da cadeia.
Garcia disse que a polícia investigava a possibilidade da menor ter sido levada para o Mato Grosso do Sul, até que uma denúncia anônima informou no sábado que ela se encontrava em Araçatuba.
A.T.P.P. foi detida no dia 22 de fevereiro por suposto envolvimento em furtos e roubos ocorridos no bairro da Tabatinga, em Caraguá. A menor foi encaminhada à cadeia local até que fosse ouvida pela Justiça.
A família da menor suspeitava que ela teria sido "sequestrada". À ocasião, uma sindicância foi instaurada para apurar se houve facilitação na fuga. (Fonte: ValeParaibano)

Sessão terá oito vetos de Aguilar na pauta

Caraguatatuba - Somente o exame de vetos do prefeito José Pereira de Aguilar (foto) a projetos aprovados pela Câmara Municipal consta da pauta da sessão ordinária do legislativo desta terça-feira - um fato incomum no dia a dia dos vereadores.
Os projetos vetados que serão analisados são do vereador Wilson Gobetti (PPS), que assegura aos servidores municipais o pagamento de impostos por consignação; do vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), sobre a obrigatoriedade de comple-mentação de uniforme e material escolar aos alunos da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; do vereador Germino de Souza (PPS), que cria a Ouvidoria Municipal de Saúde e que concede benefícios fiscais a empresas que empregarem deficientes físicos; e do vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PL), que obriga o Executivo a prestar atendimento médico nas entidades assistenciais do município e que autoriza a regularização das construções clandestinas em Caraguatatuba.
Finalizando, há os projetos dos vereadores Omar Kazon (PL), que institui no calendário oficial a Semana do Jipeiro; e do vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PSDB), que dispõe sobre o pronto atendimento nas agências prestadoras de serviços públicos de energia elétrica, telefonia e água.
De acordo com as mensagens enviadas para justificar o veto a cada projeto, seus autores teria ferido o princípio constitucional da independência dos poderes, tomando para si a renúncia fiscal, a realização de despesas, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a iniciativa primária do Executivo.
Para que o veto seja derrubado, é necessária maioria absoluta, ou seja, pelo menos 6 votos contrários ao posicionamento do prefeito. Com qualquer outro placar o veto se mantém.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá inicia em abril a exumação de mais de 300 corpos enterrados em 2001
Em 20 dias, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciará o processo de exumação de corpos sepultados em 2001, nos columbários(gavetas) do Cemitério Municipal. Serão realizadas mais de 300 exumações, em cerca de 4 meses. Os familiares de pessoas falecidas neste período, devem procurar a administração do Cemitério para obter maiores orientações das medidas necessárias

Caraguatatuba - O processo de exumação de corpos sepultados em 2001 nos columbários(gavetas), do Cemitério de Caraguatatuba, será iniciado em 20 dias, por volta de 2 de abril.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Administração, publicou no dia 2 de março, o edital com o nome das pessoas falecidas em 2001, cujos columbários serão abertos para a exumação.
Segundo explicou o administrador do cemitério, sr. José Pimenta, a exumação é feita obrigatoriamente, 3 anos após o sepultamento. “Os columbários nunca foram compráveis, e sim alugados pelo período necessário, conforme as disposições da Vigilância Sanitária. As famílias devem procurar a administração do cemitério para serem orientadas sobre como proceder após a exumação, uma vez que temos 313 corpos a serem retirados, e o faremos num período de quatro meses, após a publicação no jornal”, disse o administrador Pimenta.
Após a concessão temporária das gavetas(nome popular dado ao columbário), a família que possui um ente sepultado no Cemitário de Caraguá tem duas opções. Após a exumação, os familiares podem adquirir uma caixa ossaria individual, a qual estará disposta próximo à capela, num pequeno memorial, com placa de identificação. Para isso é necessário pagar uma taxa de R$ 210,00, segundo informou o sr. Pimenta. Outra opção é deixar a ossada no ossário municipal. “Procuramos avisar todas as famílias sobre a data de exumação. Nós o fazemos por meio de edital e informamos também por telefone. Os familiares que não se pronunciarem sobre os parentes enterrados aqui em Caraguá em 2001, terão seus entes transferidos para o ossário municipal. No entanto, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, todos os corpos exumados terão placa de identificação, podendo a família tomar outras medidas algum tempo depois, caso não tenham acesso ao edital no período desses 30 dias. Iniciaremos a exumação a partir de 2 de abril, e retiraremos em média 3 corpos por dia”, disse.
Outras medidas também podem ser tomadas pelas famílias. Uma delas é a transferência dos ossos para algum túmulo existente no cemitério, e que não pôde ser utilizado na ocasião do sepultamento em 2001 por algum motivo(caso o túmulo tenha sido aberto meses antes, para o enterro de outro familiar). Nesta situação, é necessária a aprovação da pessoa responsável pelo jazido para o qual serão transferidos os ossos que hoje encontram-se no columbário.
Se você tem algum familiar ou amigo sepultado no ano de 2001 em Caraguá, avise pai ou responsável para entrar em contato com a administração do Cemitério Municipal. As exumações terão início a partir de 2 de abril – 30 dias após a publicação no informativo municipal(que ocorreu nesta quinta-feira – 2 de março). A listagem com o nome dos corpos a serem exumados foi publicada juntamente com o aviso, assinado pelo Secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau. Mais informações podem ser obtidas com José Pimenta, no Cemitério Municipal, pelo telefone (12) 3882-6731. (Fonte: PMC)

Mutirão de limpeza beneficiará Jd. Itaúna no próximo final de semana
Após o sucesso do mutirão de limpeza realizado no Jardim Terralão, a SESEP – Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba, realizará o mesmo trabalho em benefício da comunidade do Jardim Itaúna (entre o bairro Tinga e o kartódromo), nesta sexta-feira 17 e sábado 18

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SESEP – Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizará nesta sexta-feira 17, e sábado 18, um mutirão de limpeza no Jardim Itaúna, localizado entre o bairro Tinga e o Kartódromo da cidade.
Repetindo o sucesso do mutirão que aconteceu neste último fim-de-semana no Jardim Terralão, o trabalho será realizado novamente, beneficiando agora outra comunidade afastada da região central.
Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Roberti Costa, “neste final de semana, utilizamos dois caminhões-caçamba, além de trabalhadores braçais, e ao final do segundo dia de trabalho, pudemos constatar que nossos caminhões fizeram um total de 10 viagens para retirada de entulho, o que totalzia uma média de 5 toneladas de lixo recolhido pela equipe da Prefeitura”, disse o Secretário.
Vale lembrar a todos os moradores do Jardim Itaúna, que para o sucesso do trabalho é necessária a colaboração de cada munícipe. Para isso, nos dias de coleta, sexta-feira 17, e sábado 18, é necessário colocar em frente a calçada, todo o lixo e entulho a ser retirado pela Prefeitura de Caraguá.
O entulho será recolhido pela equipe de Serviços Públicos, que passará por todas as ruas do bairro durante os dois dias, das 7h às 16h30.
Trata-se de um momento oportuno para retirar papéis, plásticos, pneus velhos, garrafas PET e outros materiais acumulados e sem uso, que podem se transformar em focos para o mosquito da dengue e outras epidemias.
Manter o bairro limpo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Participe! (Fonte: PMC)

Caraguá conquista o 1º lugar na “V Mini Maratona de Paraty”
Mais uma vez, Rosilaine de Souza Silva, que representa Caraguatatuba em provas de atletismo, foi destaque em sua categoria. A atleta, que participou da “V Mini Maratona de Paraty”, neste final de semana, voltou para casa com o troféu de 1º lugar

Caraguatatuba - Caraguatatuba esteve bem representada na “V Mini Maratona de Paraty”, que aconteceu neste domingo, 12 de março, com a participação de centenas de competidores em várias categorias. A atleta Rosilaine de Souza e Silva, que já conquistou medalhas de ouro em competições em Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, e foi bronze nos Jogos Regionais 2005, mais uma vez levou o nome de Caraguá ao podium, conquistando o troféu de 1º lugar na categoria Feminino 25 a 29 anos.
Segundo a competidora, o percurso começou no distrito de Patrimônio e foi finalizado no Centro Histórico de Paraty, totalizando um trajeto de 18km. “Participar de competições como essa foi muito bom porque ali, em diferentes categorias estão os maratonistas que participam de provas como a corrida de São Cristóvão, entre outras. Eu corro há 1 ano, e consegui ficar em 7º na classificação geral, que inclui várias categorias”, explicou Rosilaine.
A atleta, que representa Caraguatatuba em diversas maratonas, já conquistou 13 troféus em 1 ano, e está se preparando para a próxima corrida, que deve acontecer em abril, na cidade, durante as comemorações do aniversário da cidade.
Rosilaine, que é treinada pelo técnico e professor Adão Dias Durval, teve o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação, Secretaria de Educação, Studio Personal e Pousada Marina Praia Grande (Paraty-RJ). (Fonte: PMC)

Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo Divã com Lilia Cabral nos dias 17 e 18 de março
Bandeirantes Energia apresenta o espetáculo Divã com Lilia Cabral e grande elenco - uma história contemporânea sobre mulheres brasileiras.

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta nos dias 17 e 18 de março, sexta e sábado às 21 horas, o espetáculo “DIVÔ, adaptação do livro de Martha Medeiros, direção de Ernesto Piccolo, com Lilia Cabral, Marcelo Valle e Alexandra Richter. Ingressos a R$ 30,00(½ entrada para estudantes, professores da rede Pública Municipal de Caraguá e Estado de São Paulo e também pessoas com idade a partir de 60 anos. Duração de 90 minutos. A indicação é 12 anos.
Após o grande sucesso de crítica e público no Rio de Janeiro e São Paulo no ano de 2.005, o espetáculo DIVÃ. Uma adaptação do livro homônimo da autora gaúcha Martha Medeiros, estrelado por Lilia Cabral iniciou o ano de 2.006 em temporada internacional, no Teatro Tivoli em Lisboa-Portugal, recebendo as melhores críticas na imprensa internacional. Baseado no livro de Martha Medeiros, indicado a 03 Prêmios Shell 2005 - Melhor Atriz (Lilia Cabral) Melhor Ator (Marcelo Valle) Melhor Direção (Ernesto Piccolo). O patrocínio é da Bandeirante Energias do Brasil.
DIVÃ é protagonizado pela atriz Lilia Cabral que vive o personagem Mercedes acompanhada, em cena, dos atores Alexandra Richter e Marcelo Valle, com direção de Ernesto Piccolo, cenário de J.C.Serroni, iluminação de Aurélio de Simoni, figurinos de Rita Murtinho e produção de João Federici.
DIVÃ conta a história de uma mulher moderna, inteligente, pragmática, divertida, super-feminina. Assim é Mercedes, uma mulher de quarenta anos, casada, dois filhos, com a vida estabilizada que resolve - meio por curiosidade, meio por brincadeira - procurar um analista. O que era para ser uma atividade inocente, logo se transforma em uma experiência envolvente, emocionada, devastadora.
Além de uma Mercedes discretíssima, estará em cena as facetas que ela reprime - a Mercedes da paixão ridícula, do ciúme, do drama mexicano, da insegurança, da sensualidade, da sexualidade. E que terá por contraponto sua grande e fiel amiga, Mônica, e Gustavo seu marido. De dentro dessa mente feminina sairão figuras fundamentais de sua vida: o primeiro namorado, a amiga desquitada, as esposas clichês dos amigos do marido, a namorada patricinha do filho, os homens do singles bar e o marido machão da amiga.
Divã é uma história contemporânea sobre mulheres brasileiras. Divã é uma comédia, mas reserva o direito a alguns nós na garganta.
O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no bairro Indaiá. Mais informações pelo fone: (12) 3881 2623. (Fonte: PMC)

Reforço escolar, capacitação de monitores e EJA viabilizam nova parceria entre a PMC e UNIMÓDULO
A partir da idéia de um formando do curso de Pedagogia, surgiu a proposta de implantar o EJA, reforço escolar e capacitação pedagógica de monitores de geração de renda, para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade

Caraguatatuba - Mais uma parceria foi firmada entre o UNIMÓDULO – Centro Universitário Módulo e a Prefeitura de Caraguatatuba. Os alunos formandos dos cursos de Pedagogia e Normal Superior, estarão a partir do mês de abril, participando de um projeto social que visa oferecer EJA (Educação de Jovens e Adultos), reforço escolar para crianças em situação de risco pessoal e social, e capacitação pedagógica das monitoras que atuam nos projetos de geração de renda da Secretaria de Assistência Social.
A idéia foi sugerida pelo aluno Gustavo Grunewald, formando em Pedagogia e fotógrafo da Prefeitura de Caraguatatuba. Segundo explicou o futuro pedagogo, “nos vários momentos que acompanhei o prefeito em visitas pela cidade, ou ainda, quando participei da cobertura de projetos sociais, percebi a necessidade de um trabalho desse tipo, que beneficiaria a comunidade e também auxiliaria os alunos da faculdade, que precisam ter esse contato mais próximo com as questões sociais, que vão muito além da sala-de-aula”, explicou Grunewald.
O projeto servirá como uma espécie de estágio, e foi apresentado neste mês à coordenação da área de Pedagogia, que levou a proposta até a reitoria para a aprovação. Com um aval positivo, a Secretaria de Assistência Social foi envolvida na atividade, que deverá ter início por volta do mês de abril, primeiramente no Núcleo Integrado de Assistência Social da Zona Sul, para capacitação de monitores que atuam diretamente com as famílias.
Nesta quinta-feira 9, foi realizada uma reunião da qual participaram as coordenadoras dos projetos da Assistência Social, além da coordenadora de Pedagogia e Normal Superior das Faculdades Módulo, Maria Antonia Furgeri, a professora responsável pelos projetos de Pedagogia, Maria Zoê, o diretor de extensão e relações comunitárias, Léo Reis, o formando Gustavo Grunewald, entre outros.
Na reunião já foram definidas algumas metas iniciais, como as atividades que serão iniciadas no Travessão. Nesta próxima etapa, a equipe da Assistência Social fará um levantamento da demanda de estudantes que necessitam de reforço escolar, bem como as famílias que podem participar da Educação de Jovens e Adultos.
A faculdade entrará na parceria fornecendo até 120 estudantes(entre Pedagogia e Normal Superior), para atuarem no ensino de Jovens e Adultos, capacitação de monitores de geração de renda e reforço escolar Além do projeto de geração de renda, outro programa beneficiado por esta parceria será o “Aprender e brincar, é só começar”, que acontece no Tinga, Travessão, Barranco Alto, Casa Branca, Massaguaçu, entre outros, envolvendo hoje mais de 500 crianças participantes.
Para o idealizador do projeto, Gustavo Grunewald, “a principal idéia foi transformar o estágio numa atividade de caráter social, o que possibilitará aos futuros professores entender os problemas sociais de nossa cidade, pelo contato mais próximo com as necessidades de cada comunidade. Assim, além de educar, o professor terá também a oportunidade de trocar experiências com os assistentes sociais”, finalizou. (Fonte: PMC)

Pegorelli recebe projeto Recreação nos Bairros
Atividades recreativas e esportivas serão atrações do Projeto Recreação nos Bairros, que atenderá a comunidade do Pegorelli no dia 18, a partir das 8 horas

Caraguatatuba - Dando continuidade ao Projeto Recreação nos Bairros, que teve início em 2005 e atendeu os bairros do Perequê-Mirim e Tinga, a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguatatuba, retomará as atividades do projeto neste ano, e o bairro do Pegorelli será o primeiro a receber o “Recreação nos Bairros”, no dia 18, sábado, a partir das 8 horas.
O projeto visa, além de diversão e lazer para a comunidade, incentivar a prática esportiva nas crianças evitando que as mesmas fiquem na rua sem nenhuma atividade física.
Com apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o projeto proporciona aos moradores um dia de dirversão para adultos e crianças com atividades de recreação e esportes como: Futebol, Vôlei Corrida Pedestre, brincadeiras e ainda distribuição de esculturas feitas com bexigas.
No ano passado, os moradores dos bairros Tinga e Perequê- Mirim foram beneficiados com o projeto. Em 2006 a SECER pretende atender todos os bairros do município. Para mais informações 3888-4110 ou 3887-1165 com os professores Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Mutirão de limpeza beneficiará Jd. Itaúna no próximo final de semana
Após o sucesso do mutirão de limpeza realizado no Jardim Terralão, a SESEP – Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba, realizará o mesmo trabalho em benefício da comunidade do Jardim Itaúna (entre o bairro Tinga e o kartódromo), nesta sexta-feira 17 e sábado 18

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SESEP – Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizará nesta sexta-feira 17, e sábado 18, um mutirão de limpeza no Jardim Itaúna, localizado entre o bairro Tinga e o Kartódromo da cidade.
Repetindo o sucesso do mutirão que aconteceu neste último fim-de-semana no Jardim Terralão, o trabalho será realizado novamente, beneficiando agora outra comunidade afastada da região central.
Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Roberti Costa, “neste final de semana, utilizamos dois caminhões-caçamba, além de trabalhadores braçais, e ao final do segundo dia de trabalho, pudemos constatar que nossos caminhões fizeram um total de 10 viagens para retirada de entulho, o que totalzia uma média de 5 toneladas de lixo recolhido pela equipe da Prefeitura”, disse o Secretário.
Vale lembrar a todos os moradores do Jardim Itaúna, que para o sucesso do trabalho é necessária a colaboração de cada munícipe. Para isso, nos dias de coleta, sexta-feira 17, e sábado 18, é necessário colocar em frente a calçada, todo o lixo e entulho a ser retirado pela Prefeitura de Caraguá.
O entulho será recolhido pela equipe de Serviços Públicos, que passará por todas as ruas do bairro durante os dois dias, das 7h às 16h30.
Trata-se de um momento oportuno para retirar papéis, plásticos, pneus velhos, garrafas PET e outros materiais acumulados e sem uso, que podem se transformar em focos para o mosquito da dengue e outras epidemias.
Manter o bairro limpo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Participe! (Fonte: PMC)

Sideral é atração em Caraguá
Peleco e Banda, Maria Preta, Pithy e Triburbana são atrações da abertura do evento.

Caraguatatuba - O cantor Sideral e sua banda se apresentam em Caraguá, no dia 18 de março, às 22 horas, no Espaço Bijus. A imprensa receberá a credencial para entrar no show, na coletiva com o artista, que será realizada no Sapitcho Bar, às 18 horas. Para a abertura do evento, estão convidados Peleco e Banda, Maria Preta, Pithy e Triburbana. Confirmar presença!!
O Sapitcho Bar é o mais badalado da cidade, desde a sua inauguração em janeiro de 2003, é um bar temático, o espaço é inspirado na arquitetura mexicana, promove shows musicais ao vivo todo final de semana, geralmente com bandas regionais renomadas, possui cardápio variado, com drinks preparados por bar-mans especializados, foi premiado em 2005 pela Veja Vale do Paraíba como o melhor bar do Litoral Norte. (Fonte: PMC)

Operação “Fonte de Consumo” fiscaliza a venda ilegal do palmito
Nove equipes visitaram 120 estabelecimentos em Caraguá e Ubatuba e não encontraram palmito ilegal sendo comercializado. A Vigilância Epidemiológica de Caraguá aproveitou a oportunidade para fiscalizar e conferir as condições de trabalho desses comércios

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente de Caraguá realizaram em fevereiro a “Operação Fonte de Consumo”, nos municípios de Caraguá e Ubatuba, visando fiscalizar a venda de palmito ilegal. A Operação foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual, Polícia Ambiental, Instituto Florestal, Núcleo Regional da Saúde, Polícia Militar e Ibama, compondo as nove equipes que trabalharam.
A Operação Fonte de Consumo é realizada integrando vários órgãos, para fiscalizar a origem dos produtos e subprodutos naturais comercializados, verificando marca, licença ambiental dos órgãos competentes, selo, lacre na tampa, qualidade do produto, com objetivo de coibir e retirar do mercado o produto ilegal e principalmente o comércio clandestino do palmito.
Durante a Operação foram visitados 120 estabelecimentos, entre restaurantes, pizzarias, lanchonetes, quiosques, laticínios, supermercados e outros. Não foi detectada a comercialização de palmito irregular nos estabelecimentos de Caraguá. “Isso é um sinal de que os comerciantes estão mais conscientes de que comercializar palmito sem procedência, sem licença do Ibama e do Ministério de Sáude, sem CNPJ e CGC, é totamente ilegal, porque são provenientes de invasores de Reservas da Mata Atlântica que derrubam os palmiteiros”, explicou a responsável pela Vigilância Sanitária de Caraguá, Jorah Maria Hoppmann.
Segundo ela, o palmito tem legislação específica para garantir a não devastação e a preservação do palmito, que é uma espécie da Mata Atlântica, de onde nada pode ser retirado pelo homem. Já o palmito industrializado é extraído de plantações regulamentadas e além de não oferecer riscos à saúde. O palmito proveniente de fundo de quintal pode causar intoxicações, butolismo, porque é feito de maneira precária, sem higienização.
Além de colaborar com veículos e pessoal para a Operação, a Secretaria de Saúde, por meio de sua equipe da Vigilância Epidemiológica de Caraguá aproveitou a oportunidade para fiscalizar e conferir as condições de trabalho dos estabelecimentos. (Fonte: PMC)

Deputada federal Ângela Guadagnin ministra palestra em Caraguá no dia 17

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO receberá a deputada federal Ângela Guadagnin, no dia 17 de março para uma palestra sobre o tema S.O.S. Mata Atlântica, abordando o Projeto de Lei da Mata Atlântica, que prevê a proteção dos 7,3% que ainda restam de vegetação nativa.
A palestra é aberta ao público e acontecerá no auditório Angelo Fonseca Nogueira, às 19 horas. O evento faz parte do cronograma da disciplina eletiva “Inserção Regional e Caracterização do Litoral Norte”, que acontece no ISE - Instituto Superior de Educação, que reúne os cursos de licenciatura do UNIMÓDULO.
De acordo com a Prof. Ms. Rosângela Dias da Ressurreição, coordenadora do curso de História UNIMÓDULO e coordenadora da disciplina, está previsto uma hora de exposição da palestrante e uma hora de debate.
Senado aprova projeto de lei da Mata Atlântica
No último dia 14 de fevereiro o plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Mata Atlântica, que prevê a proteção dos 7,3% que ainda restam de vegetação nativa e o desenvolvimento sustentável desse bioma que, segundo a ONU, é um dos mais ricos em biodiversidade e também um dos mais ameaçados do planeta.
O Projeto de Lei prevê desmatamento zero nas áreas da Mata Atlântica onde ainda exista vegetação nativa primária ou secundária em estágio médio e avançado de regeneração e define critérios de utilização econômica sustentável para as demais áreas remanescentes do bioma, além de determinar incentivos financeiros para a restauração dos ecossistemas.
Nesse aspecto, o projeto se insere numa visão de exploração sustentável de parte dos biomas nacionais semelhantes a que está presente em relação à Amazônia no PL de Gestão de Florestas. O problema é que a pressão sobre a Mata Atlântica -em torno da qual vive 70% da população brasileira- é muito maior.
O PL 107/03 recebeu emendas no Senado e terá que retornar à Câmara dos Deputados antes de virar lei. A expectativa do governo, no entanto, é que ele seja aprovado rapidamente. O PL da Mata Atlântica foi apresentado em sua versão original em 1992, há catorze anos.
No Senado, o projeto passou três anos, e a demora da casa em votá-lo fez com que até o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), enviasse aos senadores uma moção exigindo sua imediata aprovação. A volta à Câmara foi determinada pelas emendas apresentadas por senadores ligados aos ruralistas ou à especulação imobiliária -desde 1992, o PL recebeu mais de 80 emendas- o que não garante aprovação fácil nessa nova fase entre os deputados.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o texto do PL “destina para agricultura ou para loteamentos as áreas onde o processo de regeneração dos remanescentes da Mata Atlântica está em fase inicial, ou seja, onde a vegetação teve menos de dez anos para se recuperar”. Ainda assim, segundo o texto, “essa ocupação deve levar em conta a legislação que já está em vigor, como a exigência da proteção de nascentes”. O projeto determina ainda ao Conama a tarefa de definir o que é vegetação primária e secundária na Mata Atlântica e quais são seus diferentes estágios de preservação. Esse mapeamento, segundo o MMA, já foi realizado e, em caso de aprovação da lei, “precisará apenas de alguns ajustes”.
Outro ponto do projeto que, segundo o governo, busca dar uma função social à floresta estimula uma espécie de “mercado de mata virgem”, com lógica semelhante à usada no recém-inaugurado mercado de créditos de carbono: “Isso significa que quem é proprietário de uma área com vegetação nativa, maior do que a extensão estipulada pela lei (20% da propriedade deve ser protegida como reserva legal, além de áreas de proteção permanente, como margens de rio), pode alugar uma parte da floresta que possui para aquele que desmatou toda a sua propriedade e precisa legalizar sua situação com o governo. Assim, a floresta é transformada em patrimônio com valor. Com esse mecanismo, o governo acredita que poderá conter a destruição ambiental na Mata Atlântica feita sob o argumento de que, como área improdutiva, a floresta poderia ser desapropriada para fins de assentamento rural ou loteamento”, diz a nota do MMA.
O domínio da Mata Atlântica está atualmente reduzido à cerca de 7,3% de sua cobertura original. Algo em torno de cem mil quilômetros quadrados espalhados em remanescentes fragmentados ao longo da costa brasileira e no Sul de Goiás e Mato Grosso do Sul. Na época do descobrimento do Brasil, a mata ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 15% do que é hoje o território brasileiro. Ecossistema com o maior índice de biodiversidade das Américas, a Mata Atlântica sofreu repetidos ciclos de exploração descontrolada. Dentro do seu domínio original surgiram metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre outras.
O crescimento contínuo e desordenado das cidades e a alta densidade demográfica praticamente a condenaram. De acordo com dados fornecidos por organizações como a RMA e a Fundação SOS Mata Atlântica, entre 1985 e 1995 foram destruídos mais de um milhão de hectares de floresta em dez estados brasileiros. A floresta também sofre com o chamado corte seletivo, a derrubada de árvores com mais de 40cm de diâmetro. Segundo o MMA, “os melhores exemplares de perobas, cedros, araucárias, imbuias e outras espécies nobres foram retirados da Mata Atlântica”, e em seu lugar “ficaram as árvores frágeis, tortas e raquíticas e sobraram poucas em fase adulta, quando são capazes de produzir sementes”.(Fonte: Módulo)

Centro Universitário Módulo forma turmas de Arquitetura, História, Biologia, Normal Superior e Letras

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO formou 146 alunos em sessão solene no último sábado, dia 11, para a colação de grau da segunda turma do curso de Arquitetura e Urbanismo, da primeira turma do curso de Licenciatura em História, da primeira turma do curso de licenciatura em Ciências Biológocas, da segunda turma do curso Normal Superior Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino fundamental e da décima turma do curso de Letras.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como a Secretária Municipal Silmara Selma Matiazzo, Patronesse do curso de Letras. Compusera a mesa Pró – Reitor do Centro Universitário Módulo, Prof Ms. Maurício Ribeiro da Silva; do Coordenador e Paraninfo do Curso de Letras, Prof° Ms. Wellington de Oliveira; Coordenador e Patrono do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof° Mestre Leonardo Cunha dos Santos; Coordenadora e Paraninfa do Curso de História: Profª Ms. Rosangela Dias da Ressurreição; Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Profª Mestre Adriana Martins Guedes de Azevedo; Coordenadora do Curso de Normal Superior, Profª Ms. Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri; Paraninfo do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof° Doutor Odair Lelis Gonzáles e do Paraninfo do Curso de Normal Superior, Prof° Sérgio Jorge Buhrian, a secretária de cursos Angélica Garcia Carvalho .
Após a entrega dos certificados, alunos, professores e funcionários foram homenageados. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo homenagearam o Prof° Renato Maia e a Funcionária Gabriela Sette. No curso de História foram homenageados o Prof° Mestre Edílson Geraldo de Almeida e o Prof° Sérgio Jorge Burihan, além da a funcionária Maria Laura Passos de Barros.
Pelo curso de Ciências Biológicas, foram homenageados a Profª Mestre Adriana Martins Guedes de Azevedo e a funcionária Maria Laura Passos de Barros.
A turma do Normal Superior homenageou a Profª Especialista Enaida Rodrigues Gomes, a Profª Ms. Vera Ribeiro dos Santos, a Profª Priscila Enrique de Oliveira, e o funcionário Joaquim Alberto Pinto Guedes.
A turma do curso de Letras também homenageou professores e funcionários, a Profª Ms. Sandra da Silva Mitherhofer, a Profª Especialista Soraya Mira Reis, a Profª Alleid Ribeiro Machado e a funcionária Maria Laura Passos de Barros.
O UNIMÓDULO prestou homenagens a alunos de todos os cursos. De Arquitetura e Urbanismo, à Formanda Lúcia Maria Chamarelli Correa Rondon Oliveira, pelo melhor desempenho; e à Formanda Camila Lugli Borges, pelo trabalho monográfico sob o título “Museu do Mar e Aquário”, que teve como orientador o professor Leonardo Cunha dos Santos.
Os alunos de História também foram homenageados pelo UNIMÓDULO. A Formanda Valéria Noronha Lopes pelo melhor desempenho; e o Formando Diego de Castro Galdino, pelo melhor trabalho monográfico, que teve o título “O lugar perdido no tempo: a Cultura Caiçara e o Tempo, da orientadora Profª. Ms. Priscila Enrique de Oliveira.
Na área de Ciências Biológicas, a Formanda Darçone Trindade Ferreira
foi homenageada por ter tido o melhor desempenho; e os Formandos Julio César de Souza Rubiana Regina Mendes pelo melhor trabalho monográfico – Sementes Irradiadas por microondas, do orientador Odair Lelis Gonzales.
A Formanda Mônica Arakelian Ribeiro do curso Normal Superior Infantil, foi homenageada pelo melhor desempenho e Simone Aparecida Amaral Tanabe e Márcia dos Santos, por terem apresentado o melhor trabalho - “A importância do lúdico na aquisição da leitura e da escrita.
Entre os alunos do curso Normal Superior Fundamental, as homenagens foram para Fabiane Aparecida Leão de Oliveira pelo melhor desempenho, e às Formandas Delzenilene Lopes de Moura e Lucyellen Camelo de Souza, pelo tema de monografia melhor trabalhado-“O jogo na 1ª série do ensino fundamental: um instrumento de apoio pedagógico”.
O Centro Universitário Módulo homenageou dois formando pelo melhor desempenho do Curso de Letras, Bernado Alexandre de Queiroz e Rosângela Segóbia Silveira; e pelo melhor trabalho monográfico Carolina Rodrigues dos Santos, com o trabalho sob o tema “Análise de discurso em O Admirável Mundo Novo”, orientado pela Profa. Sandra da Silva Mitherhofer; e ainda ao Formando Maclaud Correa do Nascimento, pelo trabalho “O discurso do Presidente Lula sob a perspectiva da análise do discurso de linha francesa”, do Profº Orientador Wellington de Oliveira. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Jovens recebem certificados de monitoramento de trilhas

Ilhabela - O Parque Estadual de Ilhabela, em parceria com a Natura e a ong Ilhabela.org, fez a entrega dos certificados de monitoramento de trilhas a cerca de 20 jovens em cerimônia no Hotel Itapemar, no sábado.
O programa experimental visa a inclusão social dos jovens moradores próximos às trilhas da cachoeira do Gato, Água Branca, Pancada D’água e Baepi.
De acordo com o coordenador do projeto, Marco Aurélio Alves do Nascimento, o projeto de capacitação e formação dos monitores de trilha partiu de outro projeto, denominado Sementes do Futuro, onde, segundo ele, esses jovens começaram a ter informação sobre o Parque e o ecossistema.
Dos 140 dias inicialmente previstos, os jovens já cumpriram 60 dias em que se dedicaram à aplicação de um questionário aos visitantes, turistas e moradores na entrada das trilhas, para o levantamento de dados estatísticos de fauna e flora.
Para 2006, os jovens serão preparados para uma formação efetiva e estarão dando apoio a eventos como monitores.
Marcos destaca que os dados estatísticos serão usados dentro do projeto Eco turismo Mata Atlântica do governo do Estado. Ele ainda ressalta que para o projeto continue há necessidade da consolidação da parceria das ONGs, sociedade civil e Parque.
“É preciso chamar a sociedade para dar um parecer e apoiar a iniciativa”, completa.
Durante a primeira fase, os jovens receberam ajuda de custo no valor de R$ 20 mais equipamentos e alimentação. Ainda segundo Marcos, o projeto envolveu jovens entre 16 a 30 anos sendo que 90% caiçaras.
Para Talita Jéssica Araújo, 17 anos, monitora da cachoeira Água Branca, a participação no projeto foi interessante:
“Aprendi muita coisa, como atendimento ao público e sobre eco turismo. Estou mais segura”, diz.
Já Cristiane Cardoso Leal, 18 anos e caiçara, disse que se envolveu inicialmente com o projeto Sementes do Futuro e por morar próxima ao Parque se interessou pelo curso.
“O meu interesse é tanto que pretendo ser técnica ambiental”, destacou.
Ainda segundo Cristiane, a presença da maioria de mulheres se deve a fato delas serem mais conscientes e mais delicadas.
O monitor Sidney Barbosa Lima que atende a cachoeira Pancada D’água, diz que soube do projeto através da Semente do Futuro e por conhecer as trilhas decidiu participar.
“Aprendi a me comunicar e farei muito esforço para participar da equipe”, garantiu.
A diretora do Parque, Marília Britto, afirma que durante a primeira fase houve muitos riscos, mas todos os obstáculos foram solucionados sem contratempos. Entretanto, alerta que para que o projeto tenha continuidade são necessárias novas parcerias com a sociedade.
“O Parque deu todo o apoio, apesar de não ter competência legal para um projeto social. Mas abraçamos a causa para demonstrar a viabilidade do projeto, agora contamos com a sociedade civil organizada para a execução do projeto”, ressalta. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Turista belga some em S. Sebastião

São Sebastião - As polícias Civil, Federal e Militar de São Sebastião investigam o paradeiro do turista belga Gilbert Wuine, 67 anos, que desapareceu anteontem na cidade. Ele teria problemas de saúde e toma medicamentos controlados.
Wuine e sua mulher, Rene Wuine, chegaram no município no domingo, acompanhados de outro casal belga. Wuine, que é médico aposentado, desapareceu por volta das 13h, quando os turistas consultavam um cardápio num dos restaurantes do Shopping Vila Mares, na praia do Arrastão.
Rene disse que procurou o marido em vários locais, sem sucesso. Segundo ela, Wuine trajava blusa azul, calça esverdeada e sapatos quando desapareceu. Ela afastou a possibilidade do marido ter entrado no mar, alegando que ele não gostava de nadar.
O casal chegou ao Brasil no dia 1º de março. Os turistas alugaram um carro e visitaram as cidades de Paraty (RJ) e Ubatuba, antes de chegarem em São Sebastião.
A delegada de São Sebastião Arlete Neves disse que fotos de Wuine foram reproduzidas e espalhadas pela cidade. Ela disse que as fotos são apresentadas para motoristas de taxis e de ônibus, além de moradores.
Segundo ela, Wuine fala inglês e francês e tem muitas dificuldades para se comunicar com brasileiros. Ela afastou a possibilidade de Wuine ter sido sequestrado.
Qualquer informação sobre seu paradeiro deve ser comunicado ao 1º DP de São Sebastião, por meio telefone (012) 3892-1401. (Fonte: ValeParaibano)

S. Sebastião discute aval para prédios

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deve votar hoje o projeto que cria as Zeis (Zonas de Especial Interesse Social), áreas autorizadas a receber construções de prédios de até cinco andares para abrigar a população de baixa renda que ocupa favelas e loteamentos irregulares.
O vereador Robson Ceará (PPS), líder governista, disse que pode ser feito o pedido de regime de urgência para a votação. "O projeto tem que ser votado, afinal a prefeitura já realizou as audiências públicas necessárias."
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira(PV), disse que o projeto somente será colocado em discussão depois de ser analisado pela assessoria jurídica e pelas comissões. (Fonte: ValeParaibano)

PM apreende 1,8 kg de maconha

São Sebastião - A Polícia Militar de São Sebastião apreendeu no sábado 1,8 quilo de maconha enterrada em um sítio no Morro do Olaria. Foram presos A.C.S., C.S.S., A.M.G., A.G.S., e S.G.S. Eles foram levados até a delegacia e indiciados por tráfico de drogas. Os cinco detidos foram encaminhados a cadeia pública, onde aguardarão o julgamento. No forro da casa, a PM localizou ainda uma espingarda, calibre 36 e munições. Na semana passada, a PM havia apreendido cerca de 1 quilo de maconha no bairro da Topolândia. (Fonte: ValeParaibano)

Plano de Gerenciamento é apresentado em audiência pública

São Sebastião - O Press (Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos), que deverá ser implantado pela Prefeitura de São Sebastião, foi apresentado oficialmente na noite de ontem por meio de uma audiência pública, realizada na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. Hoje o projeto será apresentado à noite no Teatro Municipal.
A abertura foi feita pelo prefeito Juan Garcia (PPS) e contou com representantes da empresa Faber, contratada para executar o projeto, e de membros da Cooperativa de Sucata de São Sebastião. No total, compareceram cerca de 80 pessoas.
O plano prevê a reinserção dos recicláveis na cadeia produtiva pela coleta seletiva e parceria com cooperativas, a destinação adequada dos resíduos volumosos, perigosos e de saúde, a compostagem dos resíduos verdes pelo sistema de tratamento mecânico-biológico e a reciclagem dos resíduos de construção civil pelo mesmo tratamento, de forma que apenas os resíduos últimos seja dispostos como lixo.
Para o representante da empresa Faber, Wolfgang Tönges, a audiência pública é uma oportunidade para a comunidade participar do plano. “O relatório é a base do trabalho, que já está despertando interesse até mesmo em outros países”.
O prefeito destacou que sua administração encontrou uma situação caótica no aterro sanitário da praia da Baleia, devido a um passivo de 20 anos. “Estudamos o problema durante um ano até chegarmos a este plano”, declarou. “Antes o aterro era mal planejado e encontramos uma situação extremamente grave”, reiterou.
Juan disse ainda que a Prefeitura pretende recuperar o aterro sanitário da Baleia, a médio prazo. “Não dá para a gente reverter a situação da noite para o dia, já que o problema ocorre há 20 anos. Não há solução imediata, vamos levar bastante tempo”. De acordo com o prefeito, estão depositados no aterro cerca de 350 mil toneladas de lixo.(Fonte: Imprensa Livre)

Câmara entrega títulos de cidadão sebastianense em sessão solene

São Sebastião - A Câmara realiza sessão solene nesta quinta-feira, em comemoração aos 370 anos de emancipação político-administrativa do município. Na ocasião, ocorrerá a entrega de nove títulos de cidadão sebastianense.
Entre os homenageados está o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, além do delegado Múcio de Alvarenga, o pastor Aldo Cavalcanti, o casal de comer-ciantes Nilton Honuma e Adélia Honuma, a empresária Valéria Soares, a comerciante Eulália de Oliveira, o empresário Wanderley Nogueira e o aposentado Nelson Santos.
Em virtude do Teatro Municipal já ter um evento agendado na mesma data, a cerimônia acontece no plenário da Câmara, a partir das 19h00. Um telão será colocado na Rua Cândido Mota, ao lado da Câmara.
Homenageados - Nilton Sinju Honuma e Adélia Honuma (vereador José Cardim de Souza) - O casal atuou no comércio de hortifrutigranjeiros até o ano passado, quando encerrou suas atividades
Aldo Alves Cavalcanti (vereadores Robson Ceará/Dalton José da Silva) - Pastor evangélico da Igreja o Templo de Deus
Eulália Lara de Oliveira (vereadores Wagner Teixeira/ Solange Ramos) - Em 1989, Lala, como é conhecida, foi eleita a 1º vereadora de São Sebastião.
Eduardo Souza César (vereador suplente Carlos Ribeiro de Jesus – Carlito) - Prefeito de Ubatuba
Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga (vereador Guto) - Delegado do 2º D.P. de Boiçucanga e do 4º D.P. de Juquehy. Paulistano
Valéria Maria Carvalho Soares (vereador Marcos Leopoldino) - Ao lado do seu marido Luiz Carlos Soares, administrou o transporte coletivo da cidade até o início deste ano.
Nelson Santos (vereador Marcos Leopoldino) - Atuou na área da Saúde, na qual trabalhou para erradicação da malária, participando de campanha contra a febre amarela em São Sebastião e em outros municípios.
Wanderley Nogueira (Solange Ramos) – empresário que apóia eventos que incentivam o turismo na região e iniciativas de caráter social. (Fonte: Imprensa Livre)

PMDB faz reunião para discutir apoio a candidato à presidência

São Sebastião - A executiva do PMDB de São Sebastião convida os filiados para uma reunião que será realizada na sexta-feira, às 19h00, no 3º andar do Shopping Fama, região central, para discutir qual candidato à presidência terá o apoio do partido.
A reunião vai ocorrer antes da convenção prévia marcada na Assembléia Legislativa no domingo, dia 19, a partir das 9h00, com a executiva estadual. A escolha está entre os candidatos Antony Garotinho, do Rio de Janeiro, e Germano Rigotto, governador do Rio Grande do Sul.
A executiva municipal estará representada pelos votos dos conselheiros Roberto Magiolino e Gustavo Barboni de Freitas.
“A convocação para participarmos da votação demonstra que a executiva estadual reconheceu a nossa diretoria e colocou um ponto final nas especulações”, diz o presidente da legenda em São Sebas-tião, Heriberto Queirós.
Retrospectiva - As especulações em torno do diretório municipal do PMDB tiveram início em junho de 2004, quando uma comissão provisória declarou que o partido havia deixado o grupo de Paulo Julião (PSDB) para apoiar Juan Garcia (PPS).
Após uma briga na justiça e passado o período eleitoral, o caso ficou esquecido. Até o ex-assessor do vereador Marcelo Matos, Carlos Alberto de Oliveira, relator do pedido de dissolução feito à executiva estadual, se apresentar ao jornal como o novo presidente da legenda no município, notícia que foi negada pelo chefe de gabinete do presidente da executiva estadual, Ricardo Hauffman. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara deve votar hoje fim do ‘jeton’ nas sessões extraordinárias

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deve votar hoje, em sessão ordinária, apenas um projeto de lei e cerca de quatro moções, sendo três de aplausos e reconhecimento e uma de apelo.
A proposta a ser votada pelos vereadores dispõe sobre alteração da lei 1709/04, que trata da fixação dos subsídios dos vereadores. A mudança em questão extingue o pagamento de complemento salarial, cerca de R$ 477, aos parlamentares quando forem convocados para sessões extraordinárias. De acordo com a pauta, somente um projeto de lei será lido durante o expediente: o que institui a ‘Semana Municipal da Capoeira’.
Aproximadamente 12 requerimentos devem ser apreciados e votados, logo após a leitura de, pelo menos, 30 indicações. (Fonte: Imprensa Livre)

Escola da rede municipal tem trabalho selecionado em Conferência Nacional de Meio Ambiente

São Sebastião - A II Conferência Nacional Infanto/Juvenil pelo Meio Ambiente, organizada pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, que contou com a participação de 12 mil escolas selecionou no Estado de São Paulo 20 trabalhos, onde no Litoral Norte apenas a Escola Municipal da Enseada Maria José Frúgoli, teve o trabalho de um grupo de alunos selecionado. O projeto contemplado na escola sebastianense foi elaborado por uma equipe de alunos, coordenados por professores da escola, sendo que o representante do grupo é o estudante Rafael Rodrigues dos Santos, de 15 anos, que participou do trabalho enquanto cursava a 8ª série do Ensino Fundamental, no ano passado.
A Conferência Nacional Infanto/Juvenil visa fortalecer pessoas, organizações e movimentos de juventude do País com foco nas perspectivas da educação sócio-ambiental e da educação para a sustentabilidade.
De todo o Brasil, 12 mil escolas participaram do programa, sendo que no Estado de São Paulo, 800 enviaram seus projetos à comissão julgadora do programa que selecionou apenas 20 alunos de São Paulo para apresentarem seus projetos em Brasília. O grupo de Rafael Rodrigues é o único representante do Litoral Norte.
Dentre os temas que foram disponibilizados pela Conferência, o grupo de Rodrigues optou pela “Segurança Alimentar” e o assunto de seu projeto foi sobre a Fazenda Marinha, que trata da reprodução dos mariscos.
De acordo com o estudante, a elaboração do projeto foi coordenado pela professora Zenira Salim da Silva, que leciona Ciências e Biologia na EM da Enseada.
“Foi um trabalho constante e intenso com toda a escola que, no final, resultou no projeto selecionado”, declarou Rodrigues.
O projeto apresentado pela equipe sobre a Fazenda Marinha trata da reprodução de mariscos juntamente com o apoio da sociedade. Propõem que, através de cooperativas, sejam levantadas rendas que beneficiarão todos os cooperativistas e a comunidade.
No próximo dia 21, Rodrigues viaja representando toda a comunidade escolar com a professora Zenira Salim para São Paulo, onde irão apresentar o projeto, sendo que no dia 23/03, o aluno sebastianense embarca para Brasília com os monitores do programa para expor o projeto ao Ministro do Meio Ambiente. Segundo ele, é muito gratificante ver o trabalho do seu grupo sendo reconhecido. “Ainda estou perplexo, não tenho palavras para descrever o reconhecimento sobre o nosso trabalho”.
A Secretária da Educação, professora Marilene Ramachoti Leite, destaca o estímulo que projetos como esse causam nos demais alunos. “O bom resultado nasceu do trabalho conjunto realizado entre educadores, alunos e a comunidade escolar”, completou.
Já a professora Zenira Salim revela que cerca de 700 alunos, que tiveram seus projetos selecionados, ficarão reunidos em Brasília, a fim de criar uma política de Educação Ambiental para o País. “O Rafael está bem preparado para representar São Sebastião e o Litoral Norte”.
A iniciativa da Conferência faz parte do programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, do Ministério da Educação, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. Cerca de 16 mil escolas participam da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que é realizada nas escolas de todo o país.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o principal objetivo é construir a Agenda 21 nas escolas, envolvendo toda a comunidade escolar, como estudantes, pais, funcionários e professores. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lança projeto de iniciação ao teatro que beneficiará crianças e jovens

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião lança no próximo dia 22, às 18 horas, na Escola Municipal da Enseada, o Grupo Infantil de Teatro de São Sebastião (GIFT), em comemoração ao aniversário da cidade. Trata-se de um projeto educativo, social e cultural, viabilizado por meio de parceria entre o Fundo Social, a Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria de Turismo (Sectur), que irá beneficiar crianças e jovens.
O objetivo do GIFT é incentivar e desenvolver as habilidades das artes cênicas em crianças residentes na costa norte do município. Os alunos participantes do GIFT foram indicados por professores das unidades escolares e como exigido pelo projeto, todos possuem bom comportamento escolar, notas e freqüência.
De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o GIFT visa aperfeiçoar e aprimorar nas crianças o estudo das artes cênicas. “O projeto tira o caráter amador de desenvolvimento e torna o aprendizado mais profissional”.
A grade curricular será composta de: técnica vocal, expressão corporal, noções de sonoplastia, cenografia, iluminação, análise e intenções textuais. O corpo docente será disponibilizado pela Secretaria da Educação, que também oferecerá passes escolares para os alunos do projeto.
Segundo Gaspar, somente os alunos que possuem um bom rendimento escolar, com boas notas e freqüência poderão continuar no grupo. “O projeto tem uma abrangência enorme e o crescimento artístico dos alunos será incomparavél”.
O GIFT será composto de 40 alunos entre crianças de 8 a 12 anos e será dividido em duas turmas nos períodos manhã e tarde. (Fonte: PMSS)

Feira Solidariarte apresenta artesanato local no aniversário da cidade

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade (FSS) organiza para as comemorações dos 370 anos de emancipação político-administrativa, a feira “Solidariarte” que será aberta na quinta-feira, 16, às 17h, no calçadão ao lado da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). A feira segue até domingo, 19.
O calçadão será palco de exposições de arte e artesanato. Os trabalhos expostos serão de mulheres que residem de Boracéia ao Canto do Mar. Serão 25 expositoras, algumas já experientes, outras iniciando seus trabalhos e trazendo novidades.
Tratam-se de objetos decorativos, de utilidade doméstica e de uso pessoal, como bijuterias, roupas personalizadas entre outros.
Segundo o Fundo Social o objetivo da feira é proporcionar um aumento na renda familiar das artesãs com a divulgação dos seus produtos, assim como das entidades sociais, grupos assistenciais filantrópicos e projetos sociais das Secretarias Municipais, além de ser uma opção de lazer para o público.
De acordo com o Fundo Social muitas das artesãs que expõem na Solidariarte iniciaram sua vida profissional nesse projeto e hoje mantêm renda significativa, vendendo seus produtos no comércio local, bem como em outros Estados. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Saúde promove integração entre profissionais da saúde

São Sebastião - A Secretaria da Saúde (SESAU) apresentou no começo do mês no Abrigo dos Anjos, uma proposta inédita, afim de integrar os vários setores da rede de saúde.
O objetivo do encontro foi promover uma discussão em torno do Programa de Saúde da Família, que é uma estratégia de reorganização da atenção básica.
De acordo com o Secretário da Saúde, Dr. Antonio Guilherme Duarte de Carvalho, a idéia inicial é fazer com que a Rede de Saúde tenha uma linguagem única, facilitando assim, a prestação dos serviços.
A diretora de Departamento de Coordenação das Unidades de Saúde, Maria de Fátima Borges, declara que a intenção é promover um maior entrosamento entre os diversos setores, ajustando condutas e conseqüentemente diminuindo os conflitos o que sem dúvida levará a uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.
O encontro teve a participação do Dr. Agrimeron Cavalcante da Costa, sanitarista e especialista em planejamento estratégico da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenadores dos Programas Municipais de Saúde, Coordenadores das Unidades Básicas, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Pronto Socorro, além dos Coordenadores das Equipes do PSF. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram do evento. (Fonte: PMSS)

Equipe Municipal de Basquete disputa vaga no Estadual Juvenil

São Sebastião - No dia do aniversário de emancipação político-administrativa de São Sebastião, 16 de março, a equipe de Basquete masculino juvenil participa de um jogo inédito.
A primeira equipe municipal de basquete da cidade na categoria juvenil, montada por meio de uma peneira realizada em fevereiro pela Secretaria de Esportes, participa do jogo da fase classificatória do Campeonato Estadual Juvenil, organizado pela Federação Paulista de Basquete. A disputa será contra o Esporte Clube Banespa.
Para a Seesp a expectativa é grande diante da novidade de estrear contra a equipe Banespa que, além da experiência, tem amplos conhecimentos do campeonato.
O jogo acontece no Ginásio José de Souza Gringo, Topovaradouro, às 20 horas. A próxima disputa está marcada para o dia 24 deste mês contra o Palmeiras. (Fonte: PMSS)

Cidade Negra é o destaque da programação musical do aniversário da cidade

São Sebastião - Nesse sábado, 18, a Prefeitura traz para o palco da Rua da Praia, para comemorar o aniversário da cidade, a partir das 23 horas, o grupo Cidade Negra.
A banda formada por Bino Farias, (baixo) “da Gama”, (guitarra) Toni Garrido (vocal) e Lazão (bateria) se apresenta gratuitamente na cidade pela segunda vez. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, a estrutura do palco será a mesma da festa do padroeiro, realizada em janeiro, ou seja, um palco de 16 metros, em área aberta com capacidade para até 100 mil pessoas.
Para o show, a banda apresentará antigas e as novas canções de seu disco mais recente chamado “Perto de Deus”. As principais músicas aguardadas pelo público são “Girassol”, “Perto de Deus”, “A sombra da maldade”, “Podes crer”, “Onde você mora”, “Além das ondas” e “Pensamento”, que agitam o público a cada apresentação.
Uma característica importante mantida no Cidade Negra são as canções de um tipo de reggae bem pop, amaciado pela voz de Toni Garrido. No novo CD, é o caso, por exemplo, de “Obrigado”, “Além das ondas” e “Dia livre”. A primeira menciona Bob Marley para falar de amor (“Obrigado por você existir/ Por você estar do meu lado), a segunda fala numa pedra no meio do oceano e a terceira celebra a alegria da periferia (“No bar do Eduardo Neguinho/ Onde a massa se encontra pra bater um futebol/ É domingo regado de sol”).
Em sua trajetória, desde o primeiro show, na Baixada, dezoito anos atrás, o Cidade Negra consolidou-se como um dos dois ou três grandes e originais grupos de reggae brasileiros. Toda a trajetória foi registrada no “Acústico MTV”, dois anos atrás. O Cd “Perto de Deus”, agora, reabre os trabalhos em direção ao futuro. (Fonte: PMSS)

Bocha sebastianense consegue seu melhor resultado na Copa Inter Seleções

São Sebastião - A equipe masculina de bocha sebastianense disputou neste final de semana, a 7ª Copa Inter Seleções na cidade de São Vicente. O time conquistou o 4º lugar entre 28 adversários.
Segundo o técnico, Célio do Prado, no ano passado a equipe ficou em 18º lugar no campeonato. Para ele, esse foi o melhor ano de São Sebastião nesta competição. “Dos quatro anos que participamos, este foi o melhor resultado”.
O técnico também acredita que o bom resultado se deve a um novo talento na equipe. “Um dos grandes motivos da nossa melhora no rendimento é o jovem Paulinho, o mais novo da competição”.
Prado destaca que Paulo Fernando Ibitinga, de apenas 13 anos, se destacou não somente na equipe, mas em todo o campeonato. “Isso é muito bom, talvez outros jovens inspirados nele se interessem pela bocha”.
São Sebastião disputou no sábado, 11, contra a cidade de Assis, vencendo por 18 a 2 e depois contra Mongaguá, vencendo por 18 a 12. A classificação aconteceu por chave.
Já no domingo, 12, foi a vez do ‘mata-mata’, o time que perdesse em qualquer partida, já estaria fora do campeonato. Nesta etapa, a equipe sebastianense venceu Platônia, por 18 a 12, Praia Grande, por 18 a 8 e perdeu para São José dos Campos, a cidade campeã da competição, por 18 a 4.
Agora a equipe se prepara para a 5ª Copa Regional de Bocha que inicia no dia 26, contra São José dos Campos. Neste campeonato também completam a chave com São Sebastião, Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes.
A equipe de bocha, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, treina na quadra do Pontal da Cruz, todos os dias das 18 às 22 horas. Os interessados na modalidade podem comparecer ao local e iniciar os treinos. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Modelos de S. José são reféns em assalto
Ladrões invadem casa em Ubatuba usada para ensaio fotográfico e roubam 14 pessoas; dois acusados são presos

Ubatuba - Catorze pessoas, entre fotógrafos e modelos, foram feitas reféns por cinco homens armados em assalto na noite de sábado a uma casa no bairro Mato Dentro, em Ubatuba, usada como cenário para um ensaio fotográfico.
Algumas vítimas, que permaneceram em poder dos assaltantes por cerca de uma hora, foram agredidas com tapas, pontapés e receberam ameaças de morte.
Os ladrões roubaram os equipamentos fotográficos, avaliados em R$ 40 mil, celulares, cheques, dinheiro, roupas, jóias e outros objetos usados na produção de um catálogo de moda.
O assalto começou às 19h, quando os cinco homens armados entraram na casa pela porta da garagem. Eles obrigaram os reféns a ficarem deitados no chão e os homens a tirar a roupa.
A maioria das vítimas é de São José dos Campos. São modelos, maquiadores, cabeleireiros e fotógrafos contratados pela agência de modelos WR para produção de um ensaio fotográfico de moda para revistas especializadas.
Willian Roggles, proprietário da agência, também foi roubado. Ele foi rendido pelos assaltantes quando chegava na casa para acompanhar os trabalhos e obrigado a deitar no chão com as demais vítimas. Roggles não foi localizado na tarde de ontem para comentar o assalto.
Antes de fugirem em um carro que aguardava a quadrillha do lado de fora da casa, as vítimas foram trancadas no banheiro. O ensaio fotográfico foi suspenso e parte das vítimas seguiu para a delegacia.
PRISÃO - A Polícia Militar localizou cinco homens suspeitos tomando cerveja em uma padaria do bairro Ipiranguinha. Cinco das 14 vítimas são levadas até o local e reconhecem dois deles.
Foram presos Bruno Vitor Rauen Maciel e Renan Dias Lage, ambos de Ubatuba. acusados de participação no assalto. Apesar da prisão, nada havia sido recuperado pela polícia até a tarde de ontem.
DRAMA - "Por várias vezes apontaram a arma para nossas cabeças, ameaçando-nos de morte. Eles obrigaram todos os homens a retirarem suas roupas, até os tênis. Ficamos praticamente pelados", disse o fotógrafo A.D.A., uma das vítimas.
Segundo ele, Maciel, apontado como líder do grupo, agia com muita violência e Lage, procurava acalmar as vítimas, fornecendo água para as modelos mais nervosas com a situação.
AMEAÇAS - A.D.A. disse que antes de deixarem a casa os assaltantes trancaram todos em dois banheiros sob a ameaça de que se avisassem a polícia retornariam para mata-los.
Ainda traumatizada com o assalto, a modelo E.C.S. afirmou que os assaltantes desferiram tapas e chutes nas vítimas que estavam deitadas no chão.
Por volta das 8h de anteontem, as vítimas deixaram Ubatuba escoltadas por duas viaturas da Polícia Militar, temendo represálias por parte dos demais integrantes da quadrilha.
INVESTIGAÇÃO - A delegada de Ubatuba Angela Cabral, responsável pelo inquérito, disse que investiga o caso. Até a noite de ontem nenhum outro suspeito havia sido preso.
(Fonte: ValeParaibano)


Prefeitura discute urbanização da Avenida Capitão Felipe

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve reunido na tarde de ontem com comerciantes da Avenida Capitão Felipe, no Itaguá, para discutir o projeto de urbanização da via, próximo ao trevo da Praia Grande.
A reunião teve como objetivo apresentar o projeto para os comerciantes e abrir espaço para que estes dessem suas sugestões e críticas, já que a urbanização reflete diretamente em seus pontos comerciais.
O projeto inclui a pavimentação da Avenida Capitão Felipe, no trecho entre a Rua Irene e o trevo da Praia Grande. A implantação de calçada e ciclofaixa, melhorando o trânsito local, também fazem parte do projeto.
Eduardo César disse pretender dar início às obras em cerca de uma semana, já que trata-se de providência urgente e que há muito tempo vem sendo esperada pelos comerciantes e moradores daquela região. “Esse projeto tem um enfoque turístico, queremos melhorar essa que também é uma das entradas da cidade.
O turista deve entrar em Ubatuba e ver limpeza, beleza e segurança e a necessidade é que façamos tudo isso rapidamente”, disse o prefeito.
Eduardo César lembrou que esta urbanização vai fazer parte da valorização do corredor turístico.
Há também a idéia de se construir um monumento ao surfista no trevo da Praia Grande. “Assim como temos o pescador no trevo do centro, podemos chamar a atenção com uma homenagem ao surfe aqui na Praia Grande”, explicou Eduardo César, que citou também a possibilidade de se fazer em 2007 uma iluminação diferenciada na Avenida Capitão Felipe, para que o local se torne “um cartão de visita, dando um impacto extremamente positivo para o Itaguá, fazendo com que os turistas utilizem mais a rua”.
A maioria dos comerciantes aprovou o projeto e disse acreditar que ele trará melhorias significativas para seus pontos comerciais e para os moradores do Itaguá. Sérgio Raimundo Ribeiro, um dos comerciantes do entorno, disse que estas obras deveriam ter sido feitas há muito tempo devido à posição geográfica (200 metros da Praia Grande e lado direito da chegada em Ubatuba): “Este é um projeto simples, necessário e viável, que vai suprir nossas necessidades imediatas”. (Fonte: Imprensa Livre)

Aciu faz palestra sobre o Programa Competitividade Setorial

Ubatuba - O PAS é um programa formatado para grupos de empresas do segmento alimentício em que são aplicadas consultorias e treinamentos visando a produção de alimentos com segurança e qualidade.
O programa atua ainda complementando outras áreas de gestão e tecnologia definidas conforme as necessidades dos grupos e atinge a todos os segmentos da cadeia de produção de alimentos no país.
Entre os numerosos profissionais mobilizados para que o alimento chegue ao destino final em boas condições de consumo estão o produtor de matéria-prima e equipe de produção na fábrica, os responsáveis pelo transporte, pelo armazenamento, pelo preparo e pela comercialização.
O programa visa a implantação de um conjunto de ações e tecnologias para a produção e manipulação de alimentos de forma segura, baseado na implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e dos Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO), os quais são requisitos para o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).
Segundo a consultora do Sebrae de São José dos Campos, Maria Aparecida Medeiros, podem participar deste programa todas as empresas que produzam ou manipulam alimentos. “Pescado, carnes, frutas, hortaliças, laticínios, sorvetes, padarias, restaurantes, bares, lanchonetes, cozinhas industriais, enfim, todos os que manipulam alimentos”, enfatiza.
“Para participar do programa, basta participar da palestra elucidativa gratuita que será no dia 16 de março, quinta-feira, na Associação Comercial de Ubatuba, às 19h00”, diz o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat. (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU alerta: “Cuidado com manutenções em extintores”

Ubatuba - O gerente da Associação Comercial de Ubatuba, Célio Moraes Stefani faz um alerta à população em relação à manutenção de extintores.
“Temos recebido denúncias de alguns de nossos associados, de ações de indivíduos que aproveitam a falta de conhecimento das pessoas para aplicarem golpes, com relação aos extintores de incêndio, quando o cliente paga por uma manutenção enganosa deste equipamento”, diz Célio.
Segundo Célio, “na maioria das vezes, a falsa manutenção se resume à troca de uma etiqueta amarela, de suposta garantia até o ano seguinte, quando, na verdade, a etiqueta válida que garante a realização do serviço, conforme as normas vigentes, é verde-azulada, com o símbolo do InMetro e os dados da empresa certificada”, enfatiza.
Célio ressalta que os dados da empresa conveniada estão impressos na etiqueta amarela e nos lacres do extintor. Para comprovar a abertura do extintor para a devida manutenção, é obrigatória a colocação de um anel plástico amarelo entre o gatilho e o cilindro do extintor, com a data do serviço. Deve ser verificado se o anel está inteiro após o serviço executado, pois alguns simplesmente cortam o que está lá e o colam, em seguida, com cola instantânea.
“Desconfie sempre de serviço rápido e de preço muito baixo. Evite tratar com aventureiros que vêm de outras cidades, sobretudo nos feriados prolongados, e aproveitam o grande movimento no comércio para aplicarem este golpe.
Não aceite serviço “à base de troca”, pois retiram seu extintor seminovo e deixam outro bem mais antigo. Procure conhecer o local onde é feita a manutenção. Prefira empresas estabelecidas na cidade, evitando ambulantes, que não podem ser localizados para reclamações”, aconselha Célio.
A manutenção incorreta dos extintores, frisa o gerente, além de provocar risco à vida, pode gerar responsabilidades ao proprietário do estabelecimento e recusa de pagamento por parte de seguradoras.
Na dúvida quanto à idoneidade do serviço contratado, ligue para o INMETRO (11) 3124-7204, ou solicite uma vistoria do Corpo de Bombeiros (12) 3833-1717. (Fonte: Imprensa Livre)

Ciclofaixa em Ubatuba divide opiniões

Ubatuba - A implantação das ciclofaixas que funcionam desde o último dia 7 nas ruas Thomaz Galhardo e Conceição, tem dividido opiniões dos moradores e comerciantes de Ubatuba. Na Thomaz Galhardo, onde o trânsito é mais intenso, uns acreditam que foi uma ótima idéia da Prefeitura, outros acreditam que não, pois iria prejudicar os comércios.
Jean Carlo da Silva, proprietário da Foto Avenida, é a favor da ciclofaixa desde que haja educação para o ciclista, regulamentação da lei e a punição dos ciclistas que a desrespeitarem. “Afinal, foi feito um espaço exclusivamente para eles. Mas acredito que ainda é cedo para julgarmos se é bom ou não, pois não está funcionando corretamente, porque ainda está em fase de implantação”, pondera.
Nilo Ribeiro, da Casa de Carnes Ribeiro, diz que “ainda é cedo para opinar, mas os clientes estão reclamando da falta de estacionamento. Se fôr para organizar e melhorar a cidade, valerá a pena sim”. E sugere: “O ideal seria a implantação de zona azul, pois os próprios comerciantes deixam o carro estacionado o dia inteiro, sem deixar espaço para os clientes estacionarem”, sugere o comerciante.
Já Ademar César Fernaine, da Ubadesklimp, diz que não é contra e nem a favor da ciclofaixa. “Sou favorável sim, à proibição do estacionamento de um lado da Thomaz Galhardo, porque a rua não comporta estacionamento dos dois lados. E sempre disse, desde o começo das reuniões, que na Thomaz Galhardo não deveria ter ciclofaixa e sim, não deveria ter trânsito nenhum de bicicletas. Ali, o ciclista corre riscos, porque o tráfego é intenso. Passam muitos automóveis, carros de resgate, polícia, automóveis que precisam estar em uma certa velocidade”, enfatiza.
Júlia Almeida Pacheco, do Pneu Car está “totalmente insatisfeita” com a implantação. “Gostaria de deixar claro que não sou contra a ciclofaixa e sim a forma de como ela foi implantada. Foi mexido em toda uma estrutura do comércio para o ciclista não estar nem aí para a ciclofaixa”, diz indignada.
“A falta de estacionamento está me prejudicando totalmente. Como eu, que trabalho com automóveis, posso prosseguir com meu negócio sem ter estacionamento? Para ajudar, ainda corre um boato que querem fazer da rua dos Nazarenos mão única, ficando o trânsito oposto à minha loja. Aí que a minha e mais oito famílias que dependem do meu comércio irão falir”, diz, desanimada.
Outro lado - A Guarda Municipal continua orientando os ciclistas e motoristas nas ruas Conceição e Thomaz Galhardo, sobre a implantação da ciclofaixa.
A orientação dada pelos policiais aos motoristas é a proibição de parada e estacionamento do lado esquerdo das referidas ruas.
Segundo a guarda municipal Lanes, a orientação para os ciclistas, é a de não trafegarem, em hipótese alguma, fora da ciclofaixa e nem tampouco na contramão. Ela conta que, “a maioria dos ciclistas são educados e respeitam a ciclofaixa e nossas orientações, mas existem alguns que são bem mal-educados”, diz.
Várias faixas de orientação aos motoristas e ciclistas foram colocadas em toda a extensão das duas ruas.
O ciclista Milton Costa, de 75 anos, ao ser parado pela guarda por estar na contra-mão da ciclofaixa, disse que ouviu em uma rádio que podia trafegar nas duas mãos, mas ao ser orientado pela guarda municipal, mudou seu trajeto e respondeu: “Agora sim, vai ficar bom. Tomara que todos respeitem”, disse.
A ciclista Vanda Pereira gostou muito da ciclofaixa: “Eu gostei bastante, porque evita acidentes e vou respeitar sim”, disse.
A campanha de orientação aos motoristas e ciclistas feita por guardas municipais e polícia militar terá duração de 30 dias. “Após este período, os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas em lei”, diz o guarda municipal Carlos Augusto.
Faz parte também da conscientização a distribuição de folhetos explicativos sobre a implantação das ciclofaixas, que estão sendo distribuídos aos alunos das escolas municipais, com explicações dos professores sobre a importância destas alterações para o trânsito da cidade e para a segurança de toda população. (Fonte: Imprensa Livre)

Atletas de Ubatuba vencem terceira etapa do Rip Curl Grom Search

Ubatuba - O surfista Filipe Toledo confirmou a boa fase e venceu a terceira etapa do Rip Curl Grom Search na categoria grommets, garantindo 100% de aproveitamento. Após conquistar o título por antecipação, Filipe manteve o estilo mostrado em Santinho (SC) e Ilha do Mel (PR) e conquistou a terceira vitória no torneio na Praia do Tombo, no Guarujá.
Na categoria mirim, Matheus Toledo, fazendo uma excelente final, ficou com a vitória na etapa, superando inclusive Peterson Crisanto, campeão do torneio. Matheus deixou de ficar com o campeonato por apenas 71 pontos.
Entre os iniciantes, Lucas Santos ficou na semi-final, o mesmo acontecendo com Camila Cássia e Natali Paola no feminino, que terminaram o evento na quinta posição. A equipe de Ubatuba, formada basicamente por atletas da Escolinha Municipal de Surf, foi chefiada por Ricardo Toledo e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Confira os resultados dos atletas de Ubatuba na terceira etapa do Rip Curl em suas categorias: Grommets – 1º Filipe Toledo, 7º Alexsandro Santos, 9º Davi Toledo, 13º Felipe Chagas; Iniciantes – 5º Lucas Santos,17º Giovani Ferreira e Filipe Toledo; Mirim – 1º Matheus Toledo, 5º Marco Aurélio, 7º Tamaê Bettero e Gustavo Araújo; Feminino – 5º Camila Cássia e Natali Paola, 9º Letícia Freitas. (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba traz oito medalhas do torneio Peixinhos e Golfinhos

Ubatuba - A equipe de Natação de Ubatuba conquistou oito medalhas na final do 7º Torneio Peixinhos e Golfinhos, realizada no último dia 12, na piscina do Sesi, em Jacareí. A delegação de Ubatuba, composta por 32 atletas, conquistou ainda boas colocações nas finais das categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil.
Os destaques da equipe foram Felipe Atili Costilhas (prata nos 50 metros no estilo livre, costas- juvenil), Priscila Rebouças Santos (prata nos 50 metros borboleta e bronze nos 50 metros livres - infantil), Patrick Graglia (prata nos 25 metros costas e bronze nos 25 metros livres - mirim), Pedro Henrique Bueno (prata nos 25 metros livre) e Flavia Fernandes (50 metros costas).
O próximo desafio da natação de Ubatuba acontece no dia 19, no Torneio Regional mirim/petit , em São José dos Campos, organizado pela Federação Aquática Paulista, por meio da delegacia da 6ª região, que será disputado na piscina 50 metros da AESJ. (Fonte: PMU)

André Rafael fatura o trí na Taça Cidade de Ubatuba de futmesa

Ubatuba - Foi realizada no último Sábado, 11 de Março, pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa), com o apoio da Secretaria de Esportes, Rossi
Calçados e Imobiliária Central, a Taça Cidade de Ubatuba de futmesa, primeiro Grand Slam (circuito dos 5 principais torneio da cidade) da
temporada 2006 do futmesa ubatubense.
O evento aconteceu no salão esportivo da FUNDAC, ao lado do Tubão.
A competição não contou com a participação do então líder do ranking local, Edson Sírio, que esteve ausente por motivos particulares. Apesar disso, o
evento foi um sucesso.
Estiveram presentes quase todos os membros ativos da AUFM e alguns deles tiveram que participar de uma "Seletiva" para ingressar na chave principal
da Taça Ubatuba, tradicionalmente disputada no sistema play-off (mata-mata).
Classificaram-se pela Seletiva: Ednelson Prado, Sílvio Fonseca e Daniel Gusmão. Eles juntaram-se aos outros 5 cabeças-de-chave pré-classificados por
pontuação no ranking e completaram as Quartas-de-Finais do torneio.
Nas Quartas, Ralph Solera passou por Ednelson Prado (2x0 e 2x0), Alexandre Augusto ganhou de Rodrigo Santos (4x1 e 1x0), André Rafael venceu Sílvio
Fonseca (4x2 e 6x1) e Daniel Gusmão surpreendeu Adauto Júlio (4x2 e 3x3).
Nas Semi-Finais, Alexandre passou por Ralph (1x1 e 2x0) e André venceu Daniel no saldo de gols (5x2 e 3x4). Na decisão de terceiro lugar, Ralph
bateu Daniel (2x1 e 5x1) e na grande final, André venceu Alexandre (3x0 e 2x1), conquistando o trícampeonato da Taça Ubatuba e levando pra casa o
cobiçado troféu oferecido pela Secretaria de Esportes.
O ranking local sofreu várias reviravoltas com o evento: com o título, André garantiu presença na Copa dos Campeões em Dezembro, sem precisar depender da
lista, onde agora é o segundo, para se classificar. O vice-campeonato valeu a Alexandre uma escalada no ranking, onde ele ocupa agora a terceira
posição. O botonista tem evoluído sensivelmente nos últimos torneios e é a sensação da temporada até o momento. Outro que saiu ganhando com a subida ao
pódio foi Ralph, que agora é o novo líder do ranking ubatubense.
No próximo Sábado a AUFM realizará amistosos entre os associados, visando a preparação da equipe para o Aberto de Futmesa da Federação Paulista, que
será disputado no dia 25. (Fonte: AUFM)

 

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

" A Pantera Cor de Rosa"c/ Steve Martin!!!
Ás 16:10 hs - 17:50 hs - 19:40 hs e 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )


"Se Eu Fosse Você"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Poesia sem nome
Hoje eu ouvi uma música sem nome
Cantada por um pássaro insone
Desfiando uma bela história
Que perdeu-se na memória
Dos homens
E que ficou
Somente nas canções
De gerações e gerações
De menestréis emplumados
Era tão bela a canção
Era tão bela a história
Que ao final me vi
Na obrigação
De pôr no papel
A história daquela canção.
Pena que meu raciocínio
Só acompanhou
A língua do pássaro
Enquanto sonhou.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Gostaria de parabenizar os formandos de 2005 da turma de Administração em Hotelaria e Turismo da Unitau, foi uma festa muito bonita, realizada no último fim de semana, bonita e emocionante.
Emocionante, principalmente, porque durante 4 anos, no mínimo, todos terem aprendido a amar Ubatuba, e agora são obrigados à partir pois a cidade não oferece campo de trabalho.
Será que só eu acho esquisito que uma cidade com vocação exclusivamente turística não tenha uma política que aproveite, dignamente, ao menos parte desta mão de obra ávida para executar o que aprendeu?
Será que o nível do nosso turismo não iria melhorar?

Dino Mottinelli Filho
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

O Ganço - Edson Del Rio

O Ganço
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor