Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 20 de Março de 2006 - Nº 1487 Edições Anteriores

Ubatudo Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Prefeitos do litoral cobram tucano

Caraguatatuba
Catadores da região sul de Caraguá aprovam criação de cooperativa

Ilhabela
-

São Sebastião
S. Sebastião aposta no seu patrimônio
Projeto prevê novo visual ao circuito

Ubatuba
Secretário de Turismo de Ubatuba é vice-presidente do Codivap Turismo

Ubatuba terá mutirão contra a dengue
Parque Estadual deve ganhar mais 15 mil hectares de novas florestas
Estado inicia exclusão de comunidades
Proprietários do pátio Santina solicitam leilão
Polêmica do ferro-velho continua
ACIU diz: “Saiba como matar a sua entidade”
Nota de Esclarecimento
Eduardo Cesar recebe título de cidadão sebastianense
Biomassa de banana verde
Educação Ambiental
Ubatuba se prepara para Semana de Combate à Tuberculose
Ubatuba recebe X Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Alimentos
Procon de Ubatuba teve número de atendimentos dobrado no último ano
Prefeitura realiza melhorias na Estufa I, II e Sesmaria
Prefeitura de Ubatuba entrega salas de aula e reformas em escolas da Região Sul
Comunidade Rio da Prata realiza I FestAfro
Eduardo Cesar recebe deputada federal Ângela Guadagnin

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Prefeitos do litoral cobram tucano

Litoral Norte - Os quatro prefeitos do Litoral Norte aproveitaram a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à região para reforçar o pedido de obras que consideram 'emergenciais' para suas cidades.
Durante encontro reservado, realizado na sala da 1ª Vara do novo Fórum, o tucano ouviu os questionamentos de Manoel Marcos de Jesus (PTB-Ilhabela), Eduardo César (PL-Ubatuba), José Pereira Aguilar (PSDB-Caraguatatuba) e o anfitrião, Juan Pons Garcia (PPS).
Um dos temas nevrálgicos da discussão foi a superlotação da Cadeia Pública local --que abriga 264 detentos e tem capacidade para 60.
O governador, que recebeu abaixo-assinado de 6.000 adesões pedindo a desativação do presídio, prometeu acelerar as obras do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguá, para onde seriam transferidos os presos. "Vamos entregar até outubro", disse.
Outro assunto colocado em debate foi a construção de um aterro sanitário regional, antiga reivindicação das prefeituras.
CAMPANHA- Durante a reunião, o prefeito de Caraguatatuba fez um apelo para que os colegas se empenhem na campanha do governador à presidência. "Gostaria que todos nós nos mobilizássemos, é nosso dever", disse Aguilar.
Alckmin contemporizou. "A melhor coisa que vocês fazem é realizar um bom governo", retrucou o tucano. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Catadores da região sul de Caraguá aprovam criação de cooperativa
Quatro pessoas foram escolhidas pelos catadores para representá-los nas reuniões, onde serão decididos medidas para a implantação da cooperativa

Caraguatatuba - Uma reunião entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Meio Ambiente, Serviços Públicos e cerca de 30 catadores dos bairros Pegorelli, Jardim Tarumã e Travessão, da região Sul de Caraguatatuba, aconteceu na noite de quinta-feira, dia 16, na Escola Estadual Ângelo Barros de Araújo, no bairro Travessão. O assunto foi o projeto de uma cooperativa para que os trabalhadores tenham melhores condições de sobrevivência. O projeto teve aprovação de todos os catadores.
Durante o encontro, a Assistente Social, Reny Alcântara Demichelly falou sobre os diversos projetos que a secretaria possui e que podem atender a população, e também colocou à disposição o serviço da assistência aos presentes. “Vamos priorizar as cestas básicas para as pessoas que já recebem e encaixá-las nos cursos profissionalizantes e de geração de renda. É nosso interesse fazer com que cada um de vocês não tenham que passar por essas dificuldades”, disse.
O assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Wilson Schmidt Cardoso, explicou para os presentes que há como trabalhar melhor com os resíduos sólidos (lixo), inclusive conseguindo melhores preços, mas de uma maneira organizada. “Da maneira que vocês estão trabalhando estão sujeitos a riscos, como por exemplo doenças e contamiação por animais peçonhentos. Uma cooperativa será a solução para melhorar a qualidade de vida de todos. A prefeitura está à disposição para trabalhar junto com vocês”, disse.
Cardoso explicou sobre as principais regras para se iniciar um processo de cooperativa. “Hoje em Caraguá existe a coopertativa Cata-Tudo, localizada no bairro Rio do Ouro, que tem total apoio da prefeitura, vocês podem conhecer o local e conhecer o trabalho organizado.”
O diretor de Limpeza Pública, Gilberto Santos, explicou aos catadores sobre os problemas que o lixo tráz para o lençol freático e o problema que a prefeitura enfrenta para continuar depositando o lixo na Fazenda Serramar, e disse ainda que está proibido a catação no local.
Após ouvirem os representantes das três secretarias, os presentes expuseram seus principais problemas. Felizes com a idéia de fazer um trabalho organizado, os presentes escolheram quatro representantes que serão os porta-vozes nos encontros para o andamento do processo de fundação da cooperativa. Os catadores serão representados por Leni Araújo da Silva, José Jacó Monteiro, do Jardim Tarumã e Neucy Ramos dos Santos e Alexandra Aparecida Martins do bairro Pegorelli.
As secretarias municipais irão marcar uma nova reunião para dar andamentos ao processo para a criação da cooperativa. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

S. Sebastião aposta no seu patrimônio

São Sebastião - Mostrar que São Sebastião é mais que suas belas 30 praias e que visitar a cidade pode ser uma maneira divertidade de fazer uma viagem no tempo, a Secretaria de Turismo está investindo na divulgação de um circuito cultural pelo Centro Histórico.
"O que diferencia o turismo em São Sebastião dos outros municípios da região é o Centro Histórico, já que praia e Mata Atlântica todos têm. Além disso, também é uma forma de prolongar o tempo de permanência do turista na cidade", disse o diretor de turismo, Rogério Luís Santana Barroso.
Na companhia de um monitor, os turistas conhecem os casarios coloniais, construídos ao redor da Igreja Matriz, e descobrem que São Sebastião guarda uma história em cada esquina.
Por entre ruas de pedras, os casarios construídos com cal de conchas, pedras da costeira e óleo de baleia formam um importante conjunto arquitetônico cujos 29 edifícios são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado).
Um deles é o prédio que abrigou o primeiro grupo escolar do município "Henrique Botelho" que, atualmente, é sede da Secretaria de Turismo. No local, há salas de exposições permanentes e uma sala de arqueologia.
A Capela São Gonçalo, que abriga o Museu de Arte Sacra, também é um grande atrativo, principalmente devido ao seu acervo que inclui imagens de santos do século 18.
Já na avenida Altino Arantes, conhecida como Rua da Praia, está localizado o prédio histórico mais nobre do município --a Casa Esperança, único tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Também se destaca por sua imponência, o prédio que abrigou a "Casa de Câmara e Cadeia", hoje sede do 20ª Batalhão da Polícia Militar.
Outro passeio imperdível é a visita à Igreja Matriz, uma construção do século 17, que há pouco tempo foi restaurada.
A turista de Brasília, Lucinete de Souza,33 anos, aprovou o passeio pelo Centro Histórico. "Ainda não vi tudo, mas achei os casarios bem conservados e muito interessantes. O passeio precisa ser mais divulgado."
O morador Leandro Cabreira, 28 anos, há um mês em São Sebastião, concorda com a turista. "O roteiro cultural é bom para a cidade e precisa ser mais divulgado", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto prevê novo visual ao circuito

São Sebastião - O circuito histórico de São Sebastião deve ganhar um novo incentivo com a construção da Praça da Cultura, que será feita com verba do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão do Governo do Estado.
De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento do município, o projeto inclui a criação do Museu da Política no antigo prédio da Câmara e Cadeia, onde hoje está a sede da Polícia Militar.
A Casa das Janelas, que fica próxima ao local, vai abrigar uma escola de música e o antigo prédio do Fórum, que está desocupado, vai se transformar em videoteca e biblioteca. Segundo a prefeitura, as ruas, calçadas e acessos no Centro Histórico também vão passar por uma reforma geral. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Secretário de Turismo de Ubatuba é vice-presidente do Codivap Turismo

Ubatuba - O Secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo foi escolhido na última reunião dos membros do Codivap Turismo (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba) para ocupar a primeira vice-presidência da entidade. A nova diretoria, encabeçada pelo secretário de turismo de Ilha Bela, Ricardo Fazzini Dias, irá dirigir a entidade durante um ano. Criada no ano passado com o propósito de desenvolver o turismo em todo o Vale Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, o Codivap turismo é um braço do Consórcio que reúne os 39 prefeitos de toda a região.
Ao dar a notícia para o secretário de Ubatuba, o diretor de Relações Políticas da entidade, José Felício Manzolli, destacou que a escolha de Luiz Felipe para o cargo foi por mérito e pelo destaque que Ubatuba teve no cenário turístico durante este período. “Escolhemos o Felipe pelo empenho e pela sua garra e disposição em lutar pelo turismo, não só do Litoral Norte, mas de toda a nossa região. Para nós o Felipe é um grande parceiro e um líder natural”, afirmou Manzolli. Compõem ainda a diretoria do Codivap Turismo, Amanda Monteiro, de Cunha, como 2ª vice-presidente; Kaled Pena, de Cruzeiro, diretor de projetos; Paulo de Tarso Marques, de São José dos Campos, como diretor de relações governamentais e Patrícia Uchoas, de Piquete, como secretária. (Fonte: PMU)

 

Ubatuba terá mutirão contra a dengue

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realiza a partir de hoje, dia 20, um mutirão contra a dengue na região central da cidade. Até a próxima quarta-feira, dois caminhões passarão por todas as ruas dos bairros Silop e Umuarama recolhendo sucatas e móveis que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da doença --o Aedes Aegypti. O mutirão contará com o apoio de agentes do PSF (Programa Saúde da Família), que deverão alertar a população sobre os riscos da dengue.(Fonte: ValeParaibano)

Parque Estadual deve ganhar mais 15 mil hectares de novas florestas
Florestas em Ubatuba podem ser transformadas em áreas de proteção integral

Ubatuba - O Parque Estadual da Serra do Mar poderá ganhar mais 15 mil hectares de novas florestas no Litoral Norte. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através da divisão de parques iniciou estudos para anexar novas áreas da Mata Atlântica ao Núcleo Picinguaba, em Ubatuba.
Segundo a diretora do Núcleo Picinguaba, Eliane Simões, existem várias áreas de florestas localizadas nos limites do parque estadual que poderão ser transformadas em áreas de proteção integral e incorporadas ao parque estadual.
Eliane disse que na região do Ubatumirim, por exemplo, existem 1.000 hectares de restinga intacta que poderiam ser anexados. Segundo ela, são áreas preservadas e de difícil utilização por estarem em cotas protegidas pela legislação ambiental.
A coordenadora das áreas de parques no Litoral Norte, Viviane Buchianeri, disse que, a inclusão de novas florestas ao parque estadual da Serra do Mar, ainda está sendo avaliada pelo IF (Instituto Florestal). Segundo ela, para ampliar o parque estadual, através da incorporação de novas florestas, seria necessário alterar o decreto estadual que implantou o parque em 1977 e fazer novas desapropriações.
O presidente da ONG Movimento em Defesa de Ubatuba, Robinson Sandin, disse que a prioridade maior é a demarcação das áreas de parque para que sejam evitadas novas ocupações e invasões. Segundo Sandin, ampliar o parque é um processo difícil e complicado.
O parque estadual da Serra do Mar é composto por 315 mil hectares de Mata Atlântica distribuídos em 23 municípios do Estado. No Litoral Norte, o parque tem 147.284 hectares de florestas, ou seja, quase 50% do total de florestas preservadas no Estado.
O Litoral Norte possui três núcleos do parque estadual da Serra do Mar: São Sebastião (28.393 hectares de florestas), Caraguatatuba (37.567 hectares) e Ubatuba (53.471 hectares de Mata Atlântica).
A região conta ainda com o parque estadual de Ilhabela --que inclui as ilhas de Búzios e Vitória, somando 27.025 hectares de áreas preservadas-- e o parque da Ilha Anchieta (Ubatuba), com 828 hectares de florestas.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo Estado é a falta de demarcação das áreas de parque. Existem dúvidas sobre os reais limites do parque, ou seja, onde é considerado parque e onde não seria. Segundo Eliane uma das alternativas seria demarcar apenas os trechos mais críticos, para impedir a ação de palmiteiros e ocupações irregulares. (Fonte: ValeParaibano)

Estado inicia exclusão de comunidades

Ubatuba - As comunidades tradicionais localizadas no parque estadual da Serra do Mar, no Núcleo Picinguaba, serão excluídas da área do parque. Com a medida, moradores poderão exercer atividades econômicas e até ampliar suas moradias sem sofrer penalidades.
As comunidades deixarão de pertencer a áreas de preservação total para serem incluídas no Plano de Uso Tradicional. Uma câmara técnica, formada por Ministério Público, Secretaria do Meio Ambiente e prefeitura, entre outros, iniciou os estudos para a exclusão.
As comunidades das ilhas de Búzios e Vitória, em Ilhabela, também poderão ser enquadradas no Plano de Uso Tradicional. Segundo a diretora do Núcleo Picinguaba, Eliane Simões, o plano permitirá a essas comunidades o uso dos recursos naturais de forma sustentável para que os moradores possam se manter nessas áreas.
A primeira comunidade a ser incluída no plano será Camburi, cujo processo já se encontra totalmente concluído. (Fonte: ValeParaibano)

Proprietários do pátio Santina solicitam leilão

Ubatuba - Claudia Selma Meira e Marco Aurélio Meira, proprietários do pátio da Santina, no bairro Jardim Carolina, local para onde são encaminhados, apreendidos e guardados automóveis, motocicletas e bicicletas decorrentes de roubos e acidentes, solicitam ao delegado de Ubatuba, Fausto Mouro Cardoso, um leilão para que o pátio possa ser desocupado. “O pátio funciona desde 1994 e temos carros encostados aqui desde 1994. Solicitamos ao senhor delegado que faça um leilão, pois o “entulho” de carros, motos e bicicletas muito antigos está causando problemas a nós e aos vizinhos”, diz Claudia.
Segundo Marco Aurélio, a SUCEN (Superintendência de Controles de Endemias) constatou que nos veículos abandonados há focos de larvas do mosquito da dengue. “Isso sem contar, com o aparecimento constante de ratos e cobras”, enfatiza.
“A área do pátio tem cerca de 2.000 m2 e têm aproximadamente 280 veículos, entre carros, motos e 500 bicicletas. Está superlotado”, afirma Claudia.
Os proprietários dizem que “desde a abertura do pátio em junho de 1994, só aconteceu um leilão e o leiloeiro roubou cerca de R$ 70.000,00”.
“Parece que o caso não foi resolvido até hoje”, dizem.
Para manterem o negócio, os proprietários prestam serviços de guincho e a diária de cada automóvel custa R$ 10,00. “Como muitos veículos estão abandonados, esperamos o leilão para sermos ressarcidos”, diz Claudia.
Marco ressalta que “as bicicletas também são um grande problema, pois ficam empilhadas enferrujando e há muitas tentativas de roubo”.
“A Policia Militar faz um bloqueio das bicicletas em pontos estratégicos da cidade e procura o número do quadro. Se estiverem raspados eles apreendem”.
Caso uma pessoa tenha tido sua bicicleta roubada e quiser procurá-la no pátio, basta levar ao local a nota fiscal da bicicleta.
Outro lado - Segundo o delegado Fausto Mouro Cardoso já está sendo preparado o processo de leilão e a portaria correspondente já foi publicada no diário oficial, os proprietários já estão sendo comunicados e já foram expedidas as notificações.
Em relação ao leilão ocorrido em 2004 o delegado diz que “o leiloeiro não repassou o valor aos pátios, mas ele já deixou de fazer leilões e o processo criminal contra ele está tramitando”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Polêmica do ferro-velho continua
Jair Caetano Fernandes, depois de acusar o prefeito de grilagem, agora alega que estaria tendo materiais roubados por funcionários do aterro sanitário

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria do Núcleo da Comissão de Congelamento, demoliu na manhã de ontem a cerca que Jair Caetano Fernandes, mais conhecido como ‘Bala’, proprietário do ferro velho demolido pela Prefeitura no início do ano, construiu após a demolição.
Jair alega que seus mate-riais que foram “jogados” pela Prefeitura no lixão, estão sendo roubados pelo pessoal do aterro sanitário. “Desconfiado que meu material estava ‘sumindo’, na madrugada de quarta para quinta-feira fiquei de campana no lixão para comprovar o que estava acontecendo com os meus pertences. Quando eram 4h30 o pessoal do aterro carregou o caminhão e às 6h00 foram buscar. Já estavam até levando para o Vale do Sol”, acusou Jair.
Jair conta que assim que viu o ocorrido foi até a delegacia onde lavrou um Boletim de Ocorrência. “Só quero meus pertences de volta. Cerquei minha área porque também não quero ser roubado aqui. Já não basta todo o prejuízo que tive?”, questionou.
Segundo Claudinei Salgado, secretário do Núcleo da Comissão de Congelamento, a demolição “só cumpre a Lei Municipal 2710-05, que determina que qualquer construção feita após o congelamento seja demolida”.
“Desconheço esse caso de roubo que o senhor Jair está alegando”, acrescentou.
O vereador Eduardo Felix, proprietário do outro ferro-velho que também foi demolido no início do ano, disse estar sendo roubado e reclamou: “Não podemos fazer nada? Isso é um absurdo! Perseguição!”
O responsável pelo aterro sanitário, Ibiapara Nunes Romero, disse que “o que o senhor Jair está fazendo é pura maldade”.
“O material que era de interesse dele, ele já retirou. O material que retiramos de manhã está a 100 metros do material dele. O que o senhor Jair está noticiando é um falso crime. E isso sim é crime”, disse Ibiapara. (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU diz: “Saiba como matar a sua entidade”
Humor

Ubatuba
* Não freqüente a entidade, mas quando for lá, procure algo para reclamar;
* Se comparecer a qualquer atividade, encontre falhas no trabalho de quem está lutando por sua categoria;
* Nunca aceite uma incumbência, lembre-se que é mais fácil criticar do que realizar;
* Se a Diretoria pedir sua opinião sobre importante assunto, responda que não tem nada a dizer e depois espalhe como deveriam ser as coisas;
* Não faça nada além do absolutamente necessário, porém, quando os diretores estiverem trabalhando com boa vontade e com interesse, para que tudo corra bem, afirme que sua entidade está dominada por “grupinhos”;
* Não leia o jornal ou boletim da entidade e muito menos os comunicados; afirme que ambos não publicam nada de interessante e, melhor ainda, diga que não os recebe regularmente;
* Se for convidado para qualquer cargo, recuse, alegando falta de tempo, e depois critique, com afirmações do tipo: “esta turma quer ficar para sempre nos cargos”;
* Sugira e exija a realização de cursos e palestras. Quando a entidade realiza-los, não se inscreva nem compareça;
* Se receber um questionário da entidade, solicitando sugestões, não preencha, e se a Diretoria não adivinhar suas idéias e pontos de vista, critique e espalhe a todos que você é ignorado;
* Após toda essa colaboração espontânea, quando cessarem as publicações, as reuniões, o lazer e todas demais atividades, enfim, quando sua entidade morrer, estufe o peito e afirme:
“EU NÃO DISSE QUE ESTA ASSOCIAÇÃO NÃO FAZ NADA!” (Fonte: ACIU)

Nota de Esclarecimento


Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba informa que a denúncia de Jair Caetano Fernandes sobre a retirada de material armazenado no aterro sanitário é improcedente.
Segundo informações de Ibiapara Nunes Romero, responsável pelo aterro sanitário, o denunciante já havia retirado e pesado os pertences que lhe interessavam no dia 17 de fevereiro como consta em documento assinado pelo mesmo.
“O que ficou no aterro ele se recusou a retirar, alegando que não era de valor comercial. Mesmo assim, o material ficou separado, sem se misturar aos demais, como foi verificado pelo pessoal do Jornal Imprensa Livre, que esteve aqui no aterro na tarde de quinta-feira (16)”. disse Ibiapara.
Quanto ao material que estava sendo transportado na quinta-feira, 16, Ibiapara esclarece que “eram umas madeiras velhas, que estavam a mais de 100 metros do material do senhor Jair. (Fonte: PMU)

Eduardo Cesar recebe título de cidadão sebastianense

Ubatuba - No dia do 370º aniversário de São Sebastião, 16 de março, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi homenageado, pela Câmara Municipal de São Sebastião, com o título de cidadão sebastianense. A sessão solene, que durou quase quatro horas, reuniu autoridades regionais e personalidades políticas. Além de Eduardo Cesar, estiveram presentes o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia; o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar; o ex-prefeito de São Sebastião, Paulo Julião e o deputado estadual Romeu Tuma Júnior. Na mesma noite, foram distribuídos mais oito títulos de cidadão sebastianense.
Ao receber o título do vereador Carlos Ribeiro de Jesus, Eduardo Cesar afirmou sentir-se honrado e agradeceu a unanimidade dos votos. “Quando fiquei sabendo da indicação, perguntei-me se merecia tal título. Fazendo uma retrospectiva em minha memória, lembrei que, enquanto vereador, tinha o ideal de unir as quatro Câmaras do Litoral Norte para lutar em conjunto. Hoje, como prefeito, vejo esse sonho se concretizar com a harmonia e os objetivos comuns entre as quatro prefeituras. Esse título representa para mim um reconhecimento e a confirmação de que estamos no caminho certo, finalizou o Prefeito. Ao discursar durante a solenidade, o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar disse que a luta de Eduardo César pela integração dos quatro municípios do Litoral Norte “já é um grande serviço prestado”. (Fonte: PMU)

Biomassa de banana verde

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros esteve no bairro do Sertão do Ubatumirim acompanhando a realização do 1º Curso de Biomassa de Banana Verde, ministrada pela instrutora da Promoção Social Maria Leonor, com a participação de Madalena, Denise e Maria Benedita, agentes de saúde, responsáveis pela saúde no bairro. Participaram do curso dezessete moradoras. Charles Medeiros foi o autor do Projeto de Lei nº 167/05, que dispõe sobre a utilização da Biomassa de banana verde. Segundo Medeiros, a idéia é que se utilize a biomassa como base da preparação de no mínimo um item que componha as refeições distribuídas por creches e escolas no âmbito municipal. “A idéia é agregar valor ao produto, bem como aproveitar a matéria-prima que é abundante neste município, também capacitar e valorizar as pessoas do local em utilizar o que ela pode ter no quintal, a banana.” Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Educação Ambiental


Ubatuba - O vereador Charles Medeiros participou de uma reunião nesta tarde do último dia 16, na Secretaria Municipal de Educação, com o Corpo de Supervisores Municipais de Ensino para discutir diretrizes e planejamento de projetos, programas e campanhas relacionados aos temas pertinentes à Ubatuba“. Uma das questões foi sobre o Projeto de Lei 130/05, de autoria do vereador a qual inclui na grade curricular das séries 5ª a 8ª do ensino fundamental das escolas municipais a disciplina Educação Ambiental, a qual objetivo principal do autor é a conscientização, dos direitos e dos deveres e principalmente em relação ao respeito à comunidade nativa e tradicional, de forma que os alunos conheçam e aprendam com nossa cultura, tradições. “Com o tempo e através da educação ambiental os alunos aprenderão sobre a legislação vigente e suas realidades, num futuro próximo o aluno de hoje saberá defender o meio ambiente a si mesmo e a seus próximos”, comenta Medeiros.
Outro tema discutido foi sobre a temática Educação para o Turismo, de sua autoria onde os Supervisores de Ensino queriam maiores detalhes do vereador quando elaborou a lei em 2001, Charles comentou que foi através das várias visitas que realizou as escolas e percebeu que grande parte dos alunos não conhecia a história de Ubatuba e seu povo, segundo o vereador, trata-se de um fato lamentável, pois Ubatuba tem histórias da época da formação deste país e que precisa ser de certa forma divulgada e profissionalizada, principalmente no que diz respeito à identidade de nosso povo. “A Secretaria de Educação possui os atributos necessários para que a proposta tenha êxito, a qual alavancará melhorias consideráveis no quesito educação em Ubatuba.” Afirma Medeiros (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatuba se prepara para Semana de Combate à Tuberculose

O principal sintoma de suspeita da doença é a tosse que persiste por mais de três semanas. A orientação, nesse caso, é procurar um posto de saúde

Ubatuba - A semana será marcada pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, realizado no dia 24 de março. Em Ubatuba, o Programa de Tuberculose, em parceria com PSF (Programa de Saúde da Família) e a Vigilância Epidemiológica, realizarão, de 20 a 24, uma busca ativa de casos e sensibilização junto à comunidade. Durante essa semana, as instituições fechadas (asilos, casas de recuperação, cadeia e abrigos) estarão sendo visitadas, por serem lugares com maior ocorrência de casos.
Em Ubatuba, a incidência está na média nacional, de 35 a 40 casos por ano. Nos últimos anos, o Programa de Controle de Tuberculose de Ubatuba recebeu prêmios pelo índice de cura acima dos 85%. Segundo o Coordenador do Programa, Dr. Fernando Bergel, para que Ubatuba consiga manter o controle da tuberculose, é importante que toda a comunidade esteja atenta aos sintomas da doença. “Todos os indivíduos com tosse por mais de três semanas devem ser encaminhados aos postos de saúde para verificar se possuem a doença”.
A doença - A tuberculose é causada por um microorganismo que acomete, principalmente, os pulmões. É transmitida através de gotas de saliva da pessoa contaminada, lançadas ao ar quando ela fala, canta, tosse ou espirra. O principal sintoma de suspeita da doença é a tosse persistente (mais de três semanas), podendo ocorrer falta de apetite, emagrecimento, febre e suores noturnos.
Para as pessoas que têm os sintomas, a orientação é procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para uma avaliação médica e coleta de exame de escarro, que é o método de escolha para o diagnóstico da tuberculose. Esse exame deve ser realizado em todos os casos suspeitos.
O tratamento - A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito, mas é fundamental que o paciente siga as orientações da equipe de saúde e tome todos os medicamentos corretamente. Essas medidas são importantes, porque o abandono do tratamento ocasiona nos microorganismos, uma resistência aos medicamentos, tornando-os ineficazes. Segundo o Dr. Bergel, essa atitude coloca em risco a vida do paciente e provoca a disseminação da doença. “O paciente com tuberculose resistente aos medicamentos representa uma ameaça para o controle da doença, pois dificulta o tratamento e pode transmitir o microorganismo resistente para outras pessoas”. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe X Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Alimentos

Ubatuba - A cidade de Ubatuba será a sede do X Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Alimentos (Eneali), entre os dias 19 e 24 de março. Este ano, o evento está sendo organizado por alunos da Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, são 660 estudantes inscritos, de 27 universidades de todo o país. O Eneali tem como objetivo promover discussões e troca de experiências entre alunos, empresas e universidades.
Os alunos assistirão 12 horas de palestras, além de aproveitar as praias de Ubatuba e realizar festas em diversas casas noturnas da cidade. Segundo o aluno Thiago Bernadi, Ubatuba foi escolhida por suas belezas naturais. “Há muitos anos, nós gostaríamos de realizar o encontro em uma cidade do litoral. Este ano, como a Usp é organizadora, o Litoral de São Paulo era nossa opção. Ubatuba, por ser uma das cidades mais bonitas, foi eleita.”
O Eneali trará para a cidade 15 ônibus e lotará dois hotéis na cidade. A Prefeitura de Ubatuba está dando ao grupo apoio de infra-estrutura relativo à documentação necessária para a realização de festas, bem como suporte da equipe de Guarda-Vidas, policiamento, controle de tráfego e instruções turísticas. O secretário de turismo, Luis Felipe Azevedo explica que existe um grande interesse em promover congressos como esse na cidade. Os jovens universitários são um público que está sempre se renovando, além de ser um segmento que tem grande interesse pelas praias, trilhas, casas noturnas, enfim, eles utilizam muitos serviços que nós podemos oferecer. Por isso, estamos dando todo o apoio e atenção possível aos participantes do Eneali.”
Além da Prefeitura, apóiam o evento as empresas: Livinn Kosher Today, Crystalsev, Alibra, Gemacom, Sacco e a Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos (Abea)
A engenharia de alimentos - Os engenheiros de alimentos são responsáveis por todos os setores relacionados aos alimentos industrializados, desde o controle de qualidade, até o desenvolvimento de pesquisas para lançamento de novos produtos e as embalagens. Atualmente a profissão de Engenheiro de Alimentos está sendo muito difundida, principalmente nos países mais industrializados. Para os brasileiros que pretendem seguir essa carreira, existem muitas oportunidades de intercâmbio com o Brasil, possibilitando o contato com tecnologias de ponta, para posterior adaptação e aplicação às nossas condições.
Festas abertas ao público - Durante todas as noites do Eneali, acontecerão festas promovidas pelos estudantes. Cada noite tem um tema e um local diferente e todas as festas são abertas ao público. Os ingressos serão vendidos nos hotéis Wembley Inn, na Praia das Toninhas e Água Doce, na Praia Dura. Os preços variam de acordo com a quantidade de festas que a pessoa quiser participar. Para um convite, o preço é R$ 30,00, para dois, R$ 25,00 cada um e para três ou mais, R$ 20,00. Confira a programação e participe!
Dia 20: Festa à Fantasia, na Tribo Club
Dia 21: Lual no Areia da Praia Vermelha do Norte
Dia 22: Carneali na Tribo Club
Dia 23: Festa Eletrônica na Sprint
(Fonte: PMU)

Procon de Ubatuba teve número de atendimentos dobrado no último ano

Ubatuba - Em virtude do Dia Internacional do Consumidor, comemorado no último dia 15, o Procon de Ubatuba vem a público divulgar seus serviços e alertar ao consumidor que se sentir lesado que o Procon existe para ajudá-lo a resolver seus problemas, já que é uma ferramenta de conciliação entre o consumidor e a empresa reclamada. Atendendo uma média de 30 a 40 pessoas por dia, o Procon de Ubatuba viu seu atendimento aumentar 106% depois que passou a ficar aberto no horário de almoço, quando as pessoas têm mais tempo para se dirigir ao mesmo e efetuar suas reclamações.
Entre as reclamações mais ouvidas pelo Procon estão as relacionadas com empresa de telefonia, convênio de saúde, empresa fornecedora de energia, operadoras de celular, magazines e bancos.
O Procon em Ubatuba existe há aproximadamente 15 anos e funciona por meio de convênio entre a Prefeitura e Procon do Governo do Estado de São Paulo. O Órgão de Defesa do Consumidor em Ubatuba está localizado à avenida Dona Maria Alves, 890. Os telefones são 3833-3022 e 3833-5446. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza melhorias na Estufa I, II e Sesmaria

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vem realizando uma série de melhorias em bairros que há muito tempo vinham necessitando de obras urgentes. Em apenas uma semana todas as ruas da Estufa I receberam serviço de terraplenagem. No bairro do Sesmaria houve, além da terraplenagem, limpeza de valas, nivelamento e cascalhamento de ruas. Foi realizada a limpeza de um terreno atrás da EM João Alexandre, onde será feito um campo de futebol, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer.
Na Estufa II, no cruzamento da Rua José Gouvêa Garcez com a Rua Vasco da Gama foi colocado um tubulão que vai resolver um antigo problema de alagamento. O serviço está sendo feito em parceria com a comunidade, mas ainda resta a metade da rua para receber o tubulão para que o serviço fique completo.
O Perequê-Açú também vai receber tubulões e um grande serviço de escoamento de águas será feito na Rua Enseada. A Praça Tereza César foi outro local a receber tubulões, estes com caixas de inspeção para coletar areia e outros resíduos. Para a próxima semana estão programados serviços de terraplanagem em toda a Estufa II. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba entrega salas de aula e reformas em escolas da Região Sul
Reforma no Rio Escuro e salas na Maranduba atendem a alunos e funcionários

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba e a Secretaria Municipal de Educação entregaram nesta sexta-feira, 17, obras às comunidades do Rio Escuro e Maranduba. Os alunos do bairro do Rio Escuro receberam o prefeito Eduardo Cesar e a Secretária de Educação Patrícia Pereira com muita alegria. Durante a execução do Hino de Ubatuba havia até uma coreografia ensaiada pelos pequenos. A EMEI foi entregue totalmente reformada com novo telhado, piso frio para todas as classes e azulejo nos banheiros. A estrutura do prédio também foi reforçada e os funcionários ganharam um novo banheiro.
No bairro da Maranduba a EM Virgínia Mele da Silva Lefevre teve a inauguração de duas novas salas de aula com capacidade para 22 alunos que proporcionará mais conforto às crianças e aos professores que antes ocupavam uma pequena sala. Mais uma vez os alunos prepararam surpresas: contaram a história de Virginia Lefrvre e apresentaram um jogral sobre Ubatuba, antes de cantar o hino da cidade.
A secretária Patrícia Pereira, lembrou que os trabalhos estão em andamento. “Ainda temos muito a fazer. Porém, com muita dedicação a prefeitura, através da Secretaria de Educação vem atendendo as necessidades de cada comunidade”, disse Patrícia.
O prefeito Eduardo César declarou a importância dessas inaugurações para o município. “É com satisfação que voltamos a esses bairros inaugurando obras. Pouco a pouco vamos melhorando a qualidade de vida dos moradores de Ubatuba”, disse Eduardo (Fonte: PMU)

Comunidade Rio da Prata realiza I FestAfro

Ubatuba - A Comunidade em Ação do bairro Rio da Prata, de Ubatuba, realizará neste sábado, dia 18, a I FestAfro, tendo como atrações principais, o Grupo de Jongo Mistura de Raças e o grupo Hip Hop em Ação. Haverá também shows de forró, rap, samba e rock, além de sorteio de prendas. Toda a arrecadação será revertida para a construção da oficina de cultura e padaria comunitária. O bairro possui uma casa cultural de mais de 80 anos. Diversos trabalhos voluntários são realizados lá, como: cursos, ações de resgate da cultura e conscientização ecológica. (Fonte: PMU)

Eduardo Cesar recebe deputada federal Ângela Guadagnin
“É uma pessoa que tem nos aconselhado e interferido por nós junto ao Governo Federal”, diz o prefeito

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, recebeu na última sexta-feira, 17, a deputada federal pelo PT, Ângela Guadagnin. A deputada está no Litoral Norte de São Paulo para cumprir uma vasta agenda de atividades, entre elas palestras no Perequê-Açú, Maranduba e Rio da Prata. Ângela foi convidada por padres da igreja católica para falar sobre o projeto de lei que versa sobre a legalização do aborto. A palestra é sobre a Defesa da Vida, quando a deputada, que trabalha com a Pastoral de Família e é membro das Comissões Parlamentares em Defesa da Vida e de Seguridade Social na Câmara dos Deputados, fala sobre sua posição contra a legalização da prática do aborto.
Em sua visita a Ubatuba, Ângela esteve com Frei Aldo, que passou à ela a documentação referente à recuperação do telhado da Igreja Exaltação à Santa Cruz, para que seja levada ao Ministério da Cultura. No bairro do Rio da Prata, a deputada recebe um projeto solicitando recursos para a construção da padaria-escola, que será levado por ela ao Ministério do Desenvolvimento Social – Combate à Fome.
O vice-prefeito Domingos dos Santos agradeceu pessoalmente a vinda da deputada, companheira de partido: “A Ângela tem mostrado interesse em estar próxima de Ubatuba e com freqüência nos informa a respeito de questões referentes à mulher e que possam beneficiar o município. Nos identificamos com ela em várias questões como a que diz respeito à violência contra a mulher”.
Ângela Guadagnin foi também parceira eleitoral de Eduardo Cesar. Após isso, através dela foram destinados recursos vindos do Governo Federal para a Santa Casa de Ubatuba e para reformas em postos de saúde. Na ocasião de sua visita foi também anunciado um novo repasse: R$ 300 mil, solicitados por meio de emendas da deputada federal, para tratar de assuntos como células-tronco, planejamento familiar e gravidez precoce.
Eduardo César, em seu encontro com a deputada, deixou claro seu apoio e agradecimento pelas intervenções da deputada junto ao Governo Federal. “Ela é uma pessoa que tem nos aconselhado muito e interferido para a vinda de verbas para Ubatuba. Além de ser uma política de extrema competência e seriedade, tem estado próxima da nossa administração e representa muito bem o Vale do Paraíba e Litoral Norte”, elogiou o prefeito. (Fonte: PMU)
 

Progamação do Cinema 10/03 à 16/03

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

Bambi 2
Ás 17:00 hs (No sábado e domingo a sessão será ás 15:30 e não ás 17:00 hs

Orgulho e Preconceito
Ás 19:20 hs (No sábado e domingo também ás 17:00 hs)

Se Eu Fosse Você
Ás 17:00 hs


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

Memórias de Uma Gueixa
Ás 16:30 hs e 21:30 hs

Johnny e June
Ás 19:00 hs

 


cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Herança
Não tenho nada de terra
Tenho tudo do mar
E deixo como herança
Os peixes
Todos eles nomeados
Pelos nossos antepassados

Não lego nenhum ouro
Só o ofício de pescador
Desde o tempo em que as linhas
Eram dos fios do tucum
Desde o tempo em que as faces
Eram pintadas de urucum

Deixo o segredo da enxó
Que desentranha da madeira
A canoa caiçara
Deixo o segredo do oceano
Que molda com paciência
Gentes
E continentes.


 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Barco de Ilhabela - Edson Del Rio

Barco de Ilhabela
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor