Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 21 de Março de 2006 - Nº 1488 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Ângela Guadagnin fala de Projeto de Lei em defesa da Mata Atlântica para alunos do UNIMÓDULO

Caraguatatuba
Dia Mundial da Água é comemorado com visita à ETA em Caraguá
Caraguá é campeã na 2ª etapa do VII Circuito Vale Paraibano de Xadrez
Atletismo de Caraguá foi destaque na corrida Infanto-Juvenil Even Corpore na Capital
Caraguá define calendário de eventos de 2006
Comédia Jovem “Preciso dizer que te amo” acontece dia 22 no Teatro Mario Covas
Delegação de Caraguá viaja nesta quarta-feira para o JORI
Recreação no Pegorelli emociona moradora
Vetos voltam a pauta na Câmara de Caraguá
Prefeito de Caraguá é elogiado pelo Governador Geraldo Alckmin
Bairro Olaria recebe pavimentação asfáltica

Ilhabela
Ilhabela vai ampliar temporada de cruzeiros
1 ª Etapa do V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela  será na Praia Grande


São Sebastião
Veto parcial ao projeto que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Municipais será votado amanhã
Feira do Migrante anima mais de sete mil pessoas na Costa Sul
Teatro está em festa durante mês aniversário da cidade
IV Dança Verão reúne mais de 10 cidades no Teatro Municipal
Sectur revela aventuras e segredos da Reserva Du Moulin em programa gratuito

Ubatuba
Justiça deve multar quiosques
Curso na ACIU sobre ‘Noções para vitrine’.
Prefeitura inaugura com festa a sede da Escolinha de Surfe da Praia Grande
Prefeitura segue implantando sinalização para ciclofaixas

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Ângela Guadagnin fala de Projeto de Lei em defesa da Mata Atlântica para alunos do UNIMÓDULO
O evento foi programado dentro da disciplina eletiva “Inserção Regional e Caracterização do Litoral Norte”, que acontece no ISE - Instituto Superior de Educação, reunindo os cursos de licenciatura do UNIMÓDULO.

Litoral Norte - Aproximadamente 400 estudantes de Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO e representantes da comunidade participaram de palestra com a deputada federal Ângela Guadagnin, no dia 17 de março, no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira. O tema S.O.S. Mata Atlântica abordou o Projeto de Lei da Mata Atlântica, que prevê a proteção dos 7,3% que ainda restam de vegetação nativa.
No último dia 14 de fevereiro o plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Mata Atlântica, que prevê a proteção dos 7,3% que ainda restam de vegetação nativa e o desenvolvimento sustentável desse bioma que, segundo a ONU, é um dos mais ricos em biodiversidade e também um dos mais ameaçados do planeta.
Segundo a deputada, esta é a primeira vez que o Governo coloca a preservação da Mata Atlântica em discussão e que considera isso uma questão de Constituição Federal. “Pela primeira vez o assunto está sendo aceito como responsabilidade governamental e transformado em documento”, disse Ângela Guadagnin.
O Projeto de Lei prevê desmatamento zero nas áreas da Mata Atlântica onde ainda exista vegetação nativa primária ou secundária em estágio médio e avançado de regeneração e define critérios de utilização econômica sustentável para as demais áreas remanescentes do bioma, além de determinar incentivos financeiros para a restauração dos ecossistemas.
O PL 107/03 recebeu 80 emendas no Senado e terá que retornar à Câmara dos Deputados antes de virar lei. A expectativa do governo, no entanto, é que ele seja aprovado rapidamente. O PL da Mata Atlântica foi apresentado em sua versão original em 1992, há quatorze anos.
O evento foi programado dentro da disciplina eletiva “Inserção Regional e Caracterização do Litoral Norte”, que acontece no ISE - Instituto Superior de Educação, reunindo os cursos de licenciatura do UNIMÓDULO. Após a palestra os estudantes participaram de um debate com a deputada. “Foi muito interesse o tema escolhido, é amplo e diz respeito ao nosso cotidiano, considerando que moramos em um  território onde a mata abraça o mar. Talvez a relevância do tema tenha atraído tantos alunos de cursos diferentes. A deputada ficou impressionada com o comportamento (silencio/atenção) dos discentes e o amadurecimento dos questionamentos”, disse a coordenadora do curso de História, Rosângela Dias da Ressureição.
“Um dos objetivos da disciplina é discutir o Litoral Norte enquanto espaço diferenciado e ambientalmente caracterizado procurando entender suas diversidades geográficas, históricas, sócio-econômica, política e ideológica, como aspectos responsáveis pela sua configuração e transformação regional”, declarou a coordenadora. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Dia Mundial da Água é comemorado com visita à ETA em Caraguá
Alunos da rede municipal e estadual do bairro Barranco Alto, comemorarão o Dia Mundial da Água conhecendo a ETA – Estação de Tratamento de Água, da Sabesp. A visita foi organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, que anualmente realiza atividades em comemoração à data

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Caraguatatuba, comemorará o Dia Mundial da Água(22 de março) em grande estilo, oferecendo aos estudantes do Barranco Alto, tanto da rede municipal como da estadual, uma visita à ETA – Estação de Tratamento de Água, da SABESP, no bairro Porto Novo, na Zona Sul da cidade.
Nesta quarta-feira 22, no período da manhã, alunos da E.E. Ismael Iglesias e EMEF “Prof. João Benedito Marcondes”, participação de uma visita à ETA, onde terão explicações técnicas sobre o procedimento realizado no tratamento da água em Caraguatatuba, e em seguida assistirão a um vídeo sobre o assunto.
O Secretário de Meio Ambiente Auracy Mansano, explicou que este trabalho vem sendo feito todo ano. “Além de ser uma forma de comemorar o Dia Mundial da Água, trata-se também de uma boa oportunidade de conscientizar as crianças sobre as questões relacionadas ao desperdício”, disse Auracy, que acompanhará os estudantes nesta visita técnica.
Após a exibição do vídeo sobre a água, os alunos das duas escolas visitantes farão apresentações de dança, para funcionários da ETA e participantes da programação comemorativa ao Dia Mundial da Água em Caraguá. (Fonte: PMC)

Caraguá é campeã na 2ª etapa do VII Circuito Vale Paraibano de Xadrez
Caraguatatuba foi destaque na 2ª etapa do VII Circuito Vale Paraibano de Xadrez. Superando sua última vitória como vice, o enxadrista Fábio Alves Lins Junior desta vez trouxe o troféu de 1º lugar para casa

Caraguatatuba - Mais uma vez Caraguatatuba foi destaque no VII Circuito Vale Paraibano de Xadrez, repetindo o sucesso da 1ª etapa, realizada em fevereiro, na cidade de Taubaté.
Na 2ª etapa do campeonato, que aconteceu neste domingo 19, em São José dos Campos, estiveram presentes 116 enxadristas em diversas categorias. O atleta Fábio Alves Lins Junior, de 13 anos, que representa a cidade com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, conquistou o vice-campeonato no mês passado em Taubaté, que acabou superando sua última marca, trazendo para casa o troféu de 1º lugar, na categoria Sub-15.
Segundo explicou Fábio, “na hora da premiação, você pode escolher entre o troféu da categoria ou a medalha pela classificação no ranking geral. Apesar de ter ficado em boa colocação na ranking, onde estão atletas de todas as idades, eu preferi o troféu, que simboliza a Sub-15, que é a categoria que venci”, disse o jogador.
No ranking geral, Fábio conquistou o 10º lugar, ou seja, apenas um número a menos que seu técnico e enxadrista Francisco Medeiros Junior, também de Caraguá, que está em 9º lugar entre os melhores do torneio.
A 3ª etapa do Circuito Vale Paraibano de Xadrez acontecerá no dia 16 de abril, no município de Tremembé.
O enxadrista Fábio Alves Lins Junior tem se destacado em vários torneios, representando Caraguatatuba em grandes disputas de Xadrez realizadas na região, e apesar do apoio da Secretaria de Esportes, precisa de patrocínio, os interessados em apoiar o enxadrista podem ligar para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguá, pelo telefone (12) 3882-5441. Valorize o esporte de nossa cidade. Adote um atleta! (Fonte: PMC)

Atletismo de Caraguá foi destaque na corrida Infanto-Juvenil Even Corpore na Capital
A equipe de Atletismo de Caraguatatuba foi destaque na corrida Infanto-Juvenil Even-Corpore, realizada no Ibirapuera, na Capital paulista. A cidade foi destaque em sete categorias, com atletas caiçaras de idades entre 4 e 14 anos

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo de Caraguatatuba, participou neste sábado, 18 de março, da “Corrida Infanto-Juvenil Even Corpore”, realizada no Ibirapuera, em São Paulo.
Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, o técnico e professor de Ed. Física, Adão Dias Durval, levou à maratona atletas entre 4 e 14 anos, que foram destaque em sete diferentes disputas.
Na categoria 4 e 5 anos, Victor Emanuel Oliveira Dias conquistou o 6º lugar. Na modalidade 5 e 6 anos o destaque ficou para Nayara Bento Fortunato Durval, que garantiu a 4ª posição na prova. O atleta Thiago Neres da Costa ficou em 10º lugar na categoria 7 e 8 anos e na modalidade entre 9 e 10 anos, a 4ª colocação foi conquistada pelo caraguatatubense Nathan Rodrigues da Silva.
Na disputa para competidores de 11 e 12 anos, a 8ª posição ficou para João Felipe Vieira, e encerrando as disputas com chave-de-ouro, as atletas Alessandra Oliveira Dias e Natasha Bento Fortunato conquistaram o 3º lugar na categoria 13 e 14 anos, mostrando mais uma vez que Caraguatatuba é a cidade dos esportes.
De acordo com o técnico Adão Dias Durval, é importante agradecer o apoio dado à sua equipe, pela Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, Secretaria Municipal de Educação, além da diretora do CEI (Centro de Educação Infantil) do Perequê-Mirim, Alzeni Rodrigues de Jesus da Silva.
Apóie o esporte de sua cidade. Adote um atleta! (Fonte: PMC)

Caraguá define calendário de eventos de 2006
A programação inclui eventos que valorizam a cultura caiçara e apresenta inovações como o Caraguá a Gosto, Fruto da Terra, Trilha da Tainha, Circuito do Mexilhão e Folclore na Praça.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá elaborou uma programação de eventos para que turistas e moradores possam viver o que a cidade tem de melhor, para o ano de 2006. Após realizar os eventos de Verão, com sucesso, a Secretaria de Turismo definiu os eventos que compõem o calendário turístico da cidade.
As próximas atrações acontecem em abril, em homenagem aos 149 anos de emancipação político-administrativa, com eventos recreativos e culturais oferecidos à toda a população.
Em maio, as atenções estarão dirigidas para o Litoral em Dança, promovido em parceria com a Fundação Cultural de Caraguá; e o Caraguá Tuning, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Eventos que trarão um público segmentado e diferenciado para a cidade, mesmo sendo um período de baixa temporada. Os participantes do Litoral em Dança vêm de todo o país, e do Caraguá Tunning, de todo o Estado de São Paulo.
No mês de junho, o Mês de Santo Antônio, terá muitas atividades, com caminhadas, festa junina e muitos outros eventos em homenagem ao padroeiro da cidade. Ainda no mês de junho, o Festival do Camarão e a Rota do Camarão, que acontecem com a participação dos pescadores, restaurantes e quiosques, prometem mais uma grande festa.
Para o mês de agosto a inovação será o “Caraguá a Gosto”, que promoverá um concurso gastronômico envolvendo estabelecimentos da cidade, até agora 70 restaurantes já estão inscritos. O público poderá degustar pratos exóticos elaborados exclusivamente para o concurso, além de pratos típicos da região.
Em julho, haverá o festival da Tainha, a Trilha da Tainha, o Litoral Cultural e o Inverno Quente.
Em setembro, outra inovação do calendário, o evento Fruto da Terra, que irá reunir as facetas da cultura caiçara em um só evento. Em outubro o Caraguá Off Road, o Festival de Teatro e a Exposição de Orquídeas serão os grandes atrativos.
Em novembro, o encontro de motociclistas deverá atrair turistas de todo o país para mais uma festa de confraternização em nossas praias. Em dezembro acontecem o Festival do Mexilhão e o Circuito do Mexilhão, o Natal e a abertura de Verão, todos prometem muita animação à população e turistas.
Eventos com data definida
Abril – Aniversário da Cidade – 20 e 21 de abril
Maio – Caraguá Tunning – 6 e 7 de maio
Junho – Festival do Camarão – 15 a 18/06
Rota do Camarão – 22/06 a 09/07
Mês Santo Antônio – 02 a 18/06
Julho – Festival da tainha – 14/07 a 30/07
Trilha da tainha – 17 a 30/07
Agosto – Caraguá a Gosto – 04/08 a 02/09
Dezembro – Festival do Mexilhão – 01 a 03/12
Circuito do Mexilhão – a princípio mês inteiro
(Fonte: PMC)

Comédia Jovem “Preciso dizer que te amo” acontece dia 22 no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O espetáculo “Preciso dizer que te amo”, comédia jovem, com texto e direção de Francis Mayer acontece no Teatro Mario Covas, no dia 22 quarta-feira, às 21h. No elenco Rodrigo Phavanello (O Roberval Da Novela “Alma Gêmea”), Roberta Foster (A Eva Do Humorístico “Zorra Total”) Amanda Maya e Jorge Castro. Com censura livre, o espetáculo tem 1h20min de duração. Os ingressos a R$ 30,00(inteira) e R$15,00(meia-entrada) podem ser adquiridos no Teatro Mario Covas no dia do espetáculo, a partir das 14 horas. Mais informações pelo telefone 3881 2623.
“Preciso dizer que te amo” é uma comédia de costumes com conteúdo para jovens, que traça um retrato fiel sobre os relacionamentos no século 21, e fala daquela fase de transição e escolha, onde todos os conflitos e dúvidas acontecem ao mesmo tempo e parecem não ter solução; quando a inexperiência fala por si. Com situações realistas para imediata identificação com a platéia, o espetáculo mostra o cotidiano de uma família de classe média, que discute as relações entre pais e filhos, irmãos, namorados e amigos.
Enredo - Acompanhando o processo natural dos relacionamentos está Isadora, a protagonista, uma garota de 19 anos, que, pressionada pelo namorado (Rodrigo) para se comprometer em um relacionamento mais sério – um casamento precoce - resolve terminar tudo para não repetir a experiência passada pelos pais, que estão em crise conjugal. Seu pai (Sr.Augusto) pede um tempo para reavaliar o desgaste do casamento. Atitude não aceita por Eduardo, seu irmão machista e inconseqüente, que enfrenta ainda a possibilidade de uma possível e inesperada gravidez da namorada. O lado humorístico da trama fica por conta da melhor amiga e confidente (Victoria), uma aspirante a carreira de modelo, que funciona como um intercâmbio de idéias, trazendo novidades do mundo “lá de fora”, gerando conflitos e confusões dentro daquele universo familiar.
Formação de Platéia - A peça integra o Projeto Jovem Tour 2006, que comemora seu 14º ano de sucesso, levando espetáculos para capitais e interior do país, investindo na formação de novas platéias, inclusive, levando espectadores adolescentes ao teatro pela primeira vez.
Francis Mayer já dirigiu outros espetáculos para jovens, como: “Nó de Gravata” com Luana Piovani e Felipe Folgosi; “Se Você Me Ama...” com Danielle Winits, Patrícia de Sabrit e Nico Puig; “Os Meninos da Rua Paulo” com Bruno Gagliasso, Erik Marmo e Sérgio Hondjakoff; “Namoro” com Natália Lage e Fernanda Rodrigues; “As Meninas” com Bianca Rinaldi, Daniela Faria e Gisele Fraga; “Juventude & Cia.” com Monique Alfradique, Java Mayam e Theo Becker; “Falou Amizade” com Paulo Nigro e Pedro Nercessian; “Teen-Lover” com Henri Castelli, Juliana Silveira, Luka Ribeiro e Vanessa Bueno; “Zero de Conduta” com Marcio Kieling, Pietra Ferrari, Fernando Pavão e Gustavo Haddad, entre outros. (Fonte: PMC)

Delegação de Caraguá viaja nesta quarta-feira para o JORI
Os atletas caraguatatubenses competirão em onze modalidades. A competição vai até o dia 26, Domingo

Caraguatatuba - A delegação de Caraguá, com 51 atletas da Melhor Idade, seguirão nesta quarta-feira, dia 22, às 9h, da Praca de Eventos, para São José dos Campos, onde participarão da 10º edição do JORI (Jogos Regionais do Idoso) que acontece até o dia 26, na cidade do Vale do Paraíba.
Os atletas caraguatatubenses irão disputar as modalidades de Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Dama, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Truco e Voleibol.
Estarão participando da competição atletas das cidades de Piquete, Lorena, Jacareí, São Sebastião, Praia Grande, Taboão da Serra, Santa Isabel, Paraibuna, Guarulhos, Guararema, Mariporã, Itapecerica da Serra, Pindamonhangaba, São Vicente, Barueri, Caieiras, Cajamar, Guaratinguetá, Santos, Taubaté, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Franco Morato, Jandira, Mogi das Cruzes, Itanhaem, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande, Bertioga, Rio Grande da Serra, Cubatão, Peruibe, Santa Branca, Caçapava, Cruzeiro, Ubatuba, São Bernado do Campo, Franco da Rocha, Salesópolis, Mauá, Ribeirão Pires, Juquitiba, Cotia, Embu Guaçu, Cana, Aparecida, São José dos Campos, cidade sede dos jogos e Caraguá.
Os Jogos Regionais do Idoso são promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado em parceria com a Secretaria da Juventude Esporte e Lazer e tem como objetivo reverter a imagem do idoso na sociedade e conquistar o respeito das novas gerações; sensibilizar a sociedade para novas formas de participação das pessoas idosas, proporcionar canais de comunicação, convívio social e troca de experiências entre essas pessoas e demais gerações; valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para um melhor convívio social. (Fonte: PMC)

Recreação no Pegorelli emociona moradora
O bairro Barranco Alto será o próximo a receber o projeto. Até o mês de dezembro a SECER espera atender todos os bairros do muncípio

Caraguatatuba - O bairro Pegorelli foi o primeiro a receber o projeto Recreação nos Bairros este ano e atraiu mais de 300 crianças e adolescentes. O evento que aconteceu no sábado, dia 18, emocionou uma moradora que agradeceu ao diretor de Recreação da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), Renato Aguilar, pelo trabalho desenvolvido em prol das famílias de baixa renda.
“Nunca teve um evento como este aqui no bairro. Minha emoção é pela felicidade dessas crianças. Parabéns a equipe pela iniciativa”, disse Elenice da Veiga, moradora do bairro.
O projeto de Recreação nos Bairros, que teve apoio da AMBP (Associação dos Moradores do Pegorelli) e Sabesp, é realizado com a participação de estudantes de Educação Física do UNIMÓDULO - estagiários da SECER, que animaram os participantes com brincadeiras recreativas, competições de futebol, vôlei, distribuição de esculturas feitas com bexigas e doces.
O evento, que visa além de diversão e lazer para a comunidade, incentiva a prática esportiva nas crianças evitando que as mesmas fiquem na rua sem nenhuma atividade física. Com início em 2005 o projeto atendeu os bairros do Perequê-Mirim e Tinga.
No ano passado, os moradores dos bairros Tinga e Perequê- Mirim foram beneficiados com o projeto. Em 2006 a SECER pretende atender todos os bairros do município e o bairro Barranco Alto receberá o projeto no dia 1º de abril. Toda a comunidade é convidada a participar do evento. (Fonte: PMC)

Vetos voltam a pauta na Câmara de Caraguá
Desta vez são 7 vetos entre total e parcial e mais Projeto de Decreto Legislativo

Caraguatatuba - A 7ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que acontece nesta terça-feira - 21 de março, terá novamente os Vetos do Executivo. A Ordem do Dia será composta pelos Vetos, Parcial e Total e mais um Projeto de Decreto Legislativo.
Os projetos vetados e que constam desde a semana passada são os seguintes: Do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB) - Veto Parcial - , sobre a obrigatoriedade de complementação de uniforme e material escolar aos alunos da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.
Há também os projetos do Vereador Germino de Souza (PPS) que cria a Ouvidoria Municipal de Saúde - Veto Total - e que concede benefícios fiscais a empresas que empregarem deficientes físicos - Veto Total. Do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL) que obriga o Executivo a prestar atendimento médico nas entidades assistenciais do município - Veto Total - e que autoriza a regularização das construções clandestinas em Caraguatatuba - Veto Total.
Finalizando, há os projetos dos Vereadores Omar Kazon (PL), que institui no calendário oficial a Semana do Jipeiro - Veto Total - e do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), que dispõe sobre o pronto atendimento nas agências prestadoras de serviços públicos de energia elétrica, telefonia e água - Veto Parcial.
Para esta sessão foi incluído na pauta Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o senhor Luiz Flávio Ribniker.
De acordo com as mensagens enviadas para cada projeto, os autores feriram o princípio constitucional da independência dos poderes, tomando para si a renúncia fiscal, a realização de despesas, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a iniciativa primária do Executivo.
Para que o Veto seja derrubado, é necessária maioria absoluta, ou seja, 6 votos contrários ao Veto. Para manter o Veto, qualquer outro placar que não o citado anteriormente. A sessão será transmitida ao vivo, pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito de Caraguá é elogiado pelo Governador Geraldo Alckmin
A cerimônia contou com a presença de autoridades de todo o Litoral Norte

Caraguatatuba - O Governador do Estado Geraldo Alckimin elogiou o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, durante o seu discurso na cerimônia de inauguração da ampliação do Porto e do novo Fórum de São Sebastião, que aconteceu no último sábado, dia 18, evento que fez parte das comemorações dos 370 anos do município.
De acordo com o governador a iniciativa do prefeito em trazer o CDP (Centro de Detenção Provisória) para Caraguá é um exemplo de maturidade. “Parabenizo o prefeito Aguilar pela atitude memorável”, disse Alckmin.
Ainda durante o discurso o governador falou dos benefícios trazidos para a região pelo Governo do Estado, como a nova balsa, que beneficiará Ilhabela, o desassoreamento e dragagem do canal de São Sebastião entre outros já finalizados e em fase final.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como os prefeitos de Ilhabela, Manoel Marcos, Ubatuba, Eduardo César, e São Sebastião, Juan Garcia, anfitrião do evento, além de Aguilar; dos secretarios de estado: dos Transportes, Dario Rais Lopes e da Habitação Emanuel Fernandes; do presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, do Deputado Estadual Marcelo Bueno entre outros. (Fonte: PMC)

Bairro Olaria recebe pavimentação asfáltica
A Prefeitura de Caraguá está realizando vários mutirões e levando serviços de nivelamento, cascalhamento, desassoriamento, pintura, varrição, roçada e capina em diversos bairros.

Caraguatatuba - O bairro Olaria, em Caraguá, recebeu na última sexta-feira, uma obra de recapeamento asfáltico na Avenida Benedito Roque dos Santos, principal caminho de acesso ao bairro. A obra irá atender reivindicações e necessidades da população do bairro. Segundo o secretário de serviços públicos, Roberti Costa, a obra de pavimentação solucionou problemas causados pelo excesso de buracos. “Não bastava uma operação tapa-buracos neste local, era preciso uma camada asfáltica, o que foi feito pela Empresa Latina, contratada da Prefeitura”, explicou.
A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando mutirões e levando serviços de nivelamento, cascalhamento, desassoriamento, pintura, varrição, roçada e capina a diversos bairros. Na semana passada, dias 16, 17 e 18, o mutirão aconteceu nos bairros Terralão e Itaúna. O Jd. Itaúna recebeu inclusive uma ponte que ligou as duas principais avenidas.
Desde o dia 6 de março, outros bairros como Morro do Algodão, Jardim das Palmeiras e Golfinhos receberam serviços de nivelamento, limpeza e desassoriamento. Toda a equipe da região Sul está concentrando o trabalho nestes bairros. Os próximos mutirões irão atender os bairros Praia das Palmeiras e Porto Novo.
No dia 7 de abril, a Secretaria de Serviços Públicos realizará mais um Mutirão de Limpeza, desta vez no bairro Cidade Jardim. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela vai ampliar temporada de cruzeiros

Ilhabela - A participação de Ilhabela na Seatrade, maior feira de companhias de Cruzeiros Marítimos do mundo, encerrada anteontem em Miami (EUA), deve resultar em um aumento de 30% no número de passageiros na ilha na temporada 2006/2007. A previsão é do secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini. Segundo ele, cerca de 90 mil passageiros devem desembarcar na ilha, o que deve gerar um faturamento de R$ 10 milhões no comércio. Nesta temporada, Ilhabela recebeu 40 navios, 70 mil passageiros e faturou R$ 8 milhões.
 (Fonte: ValeParaibano)

 

1 ª Etapa do V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela  será na Praia Grande

Ilhabela - A etapa de abertura do V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela acontecerá a partir do dia 2 de abril, na Praia Grande, com percurso de 5 km por balizamento. A concentração é às 9h e a largada por volta das 10h30.
A Praia Grande fica a cerca de 7 km da balsa, seguindo para a costa sul da cidade. A praia é uma das mais visitadas por ter uma boa infra-estrutura com bares, restaurantes e pousadas.
As maratonas aquáticas de Ilhabela começaram em 2001 por uma iniciativa do professor Mario Bello e com o objetivo principal de reunir os amigos do esporte de várias cidades em uma grande festa, onde o cenário são as praias de Ilhabela.
A cada edição o campeonato lança novidades e desafios como a natação noturna ao redor da Ilha das Cabras, na Praia Pedras Miúdas e a travessia do Canal de São Sebastião, que aconteceu ano passado com apoio das prefeituras de Ilhabela e São Sebastião.
Outro destaque do calendário é a Prova Melhor e Menor Idade. A prova acontece após o termino da prova principal e foi criada com o objetivo de incluir e incentivar a prática da natação entre crianças, iniciantes e idosos.
As inscrições poderão ser feitas antecipadas pelo site www.ativo.com ou até uma hora antes da prova. A inscrição para a prova principal custa R$10,00 mais um quilo de alimento não perecível e a Prova Melhor e Menor Idade custa R$5,00 mais um quilo de alimento não perecível.
No circuito deste ano serão cinco etapas, sendo que duas delas serão biathlons (corrida e natação).

Confira o calendário completo:

1ª etapa – natação - dia 2 de abril
Percurso – 5 km por balizamento na Praia Grande (Sul da cidade)

2ª etapa – biathlon - dia 7 de maio
Percurso – Largada na praia do Pequeá, na sede da Secretaria de Esportes, com percurso de 2 km de natação e 5 km de corrida.

3ª etapa – biathlon - dia 4 de junho
Percurso – Largada na praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras), com 1,5 km de natação e 4 km de corrida.

4ª etapa – natação – dia 1 de outubro
Percurso – Travessia da Praia Grande até Pedras Miúdas, com cerca de 5 km.

5ª etapa – natação – dia 9 de dezembro
Percurso – Travessia Praia do Barreiros até Armação, cerca de 3 km.  (Fonte: Paula Ferreira)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Veto parcial ao projeto que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Municipais será votado amanhã

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deve votar amanhã, em sessão ordinária, o veto total do prefeito Juan Garcia à emenda aditiva 001/06, inserida ao projeto de lei complementar 024/05, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.
De acordo com justificativa encaminhada ao presidente da Casa, Wagner Teixeira, a disposição física da emenda, que versa sobre aposentadoria, não estaria correta dentro do estatuto.
Segundo o prefeito, o artigo que se pretende o veto trata de matéria previdenciária, que deve ser regulamentada pelo FAP’s (Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais), ou seja, pela lei municipal 867/92. Ele explica que a aposentadoria é permitida somente aos funcionários de carreira, devendo ser deferida ou não pelo Conselho do Fap’s, o que seria alterado com a aplicação da emenda.
Os vereadores também votam, conforme a pauta, uma moção de aplausos e reconhecimento à escola de samba ‘Sol de Verão’ pela conquista do título de campeã do carnaval 2006. Além disso, eles devem votar aproximadamente sete pareceres. Dentre eles está o que autoriza o Executivo a firmar convênio com a Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários (AETU); o que dispõe sobre a criação da Comissão de Ética do Conselho Tutelar; o que permite ao Executivo celebrar parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); o que inclui no contra cheque do servidor público municipal informações sobre o Fap’s; e o que dispõe sobre a alteração do regimento interno da Câmara com relação a fixação do recesso parlamentar.
Ainda no expediente, será feita a leitura de uma moção de aplausos e reconhecimento ao ‘Projeto Viração’ e de cerca de 50 indicações, além da votação de pouco mais de 10 requerimentos.
A pauta, entretanto, pode sofrer mudança até o início da sessão. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Feira do Migrante anima mais de sete mil pessoas na Costa Sul

São Sebastião - O aniversário da cidade foi marcado na Costa Sul por muita animação e tranquilidade. Uma das atrações foi a I Feira do Migrante realizada entre os dias 16 e 19 de março, em comemoração aos 370 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião, na Vila Baiana, em Barra do Sahy.
Além de experimentar o famoso tempero nordestino, a feira ofereceu também muita música. Shows de forró e sertanejo agitaram as cerca de sete mil pessoas que passaram pelo local nas quatro noites de festa.
As bandas Geração do Forró, Alto Astral, 40º e Rodney Alves & Forroboly agitaram o local. Mas a grande atração foi a apresentação dos renomados repentistas Cajú e Castanha, que embalaram mais de três mil pessoas no sábado.
O prefeito Dr. Juan Garcia compareceu e participou das comemorações, ao lado da primeira dama Rosa Maria Mota. Segundo o prefeito é importante preservar as manifestações de todas as culturas presentes na cidade. “Essa festa é um espaço para outras culturas que vieram se juntar a nossa se manifestarem. Queremos resgatar e preservar não só o que é nosso”, disse o prefeito.
Para Maria Aparecida Santos, moradora da Vila Baiana há mais 10 anos, o evento superou as expectativas. “Moro aqui há 14 anos e nunca presenciei uma festa como esta. Estamos muito felizes por termos sido lembrados nesta época tão importante que é o aniversário de São Sebastião. Também amamos esta cidade que escolhemos para morar, por isso agradecemos esse reconhecimento”, disse a comerciante que também comemorou o aumento nas vendas. “Tenho um carrinho de comidas típicas aqui na Vila e nunca vendi tanto como agora”. (Fonte: PMSS)

Teatro está em festa durante mês aniversário da cidade

São Sebastião - Em comemoração ao aniversário de 370 anos da emancipação político-administrativa da cidade, a prefeitura traz para São Sebastião uma programação especial para o teatro Municipal com espetáculos renomados com preços promocionais.
A programação do “Teatro em Festa”, abrirá nessa quarta-feira, 22, com um clássico de Willian Shakespeare: “Sonho de uma noite de Verão”. A peça será apresentada às 19 horas, com reapresentação às 20h30.
O espetáculo é um convite ao prazer e ao riso com fadas, príncipes, sonhos e gargalhadas. A peça lírica e mágica de Shakespeare é encenada pela Companhia Trapiche da Cooperativa Paulista e adaptada por Fernando Lyra Júnior.
Ela fala do amor na sua forma mais divertida, misturando personagens da mitologia grega com duendes, nobres e plebeus.
Em “Sonho de uma noite de verão” duendes da floresta atrapalham a vida de alguns e salvam o amor de outros. É uma grande brincadeira onde Shakespeare se inspirou nas lendas gregas para brincar com o espectador.
O “Teatro em Festa” é uma parceria entre as Secretarias de Turismo e Cultura (Sectur), de Educação (Seduc) e Fundo Social.
Na quinta-feira, dia 23, o Teatro recebe “Feito Licor de Tulipas”, na sexta-feira, dia 24, entra em cena a peça “Libertinagem”, uma adaptação do romance de Manuel Bandeira.
Já no sábado, 25, a companhia apresenta a peça “O Cortiço”, que trata do crescimento desordenado e a influência que o homem recebe do meio em que vive. O espetáculo é uma adaptação do romance naturalista de Aluísio Azevedo, um dos maiores escritores da literatura brasileira. A direção das peças é de Renato Mano. A primeira sessão é às 19 horas, com reapresentação às 20h30.
A Sectur convida toda a população a comparecer ao Teatro para desfrutar das excelentes peças teatrais, que já estiveram em cartaz em todo o Estado de São Paulo.
Ingressos - Os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Municipal, antecipadamente a R$ 5,00 e no dia das apresentações a R$ 10,00. A classificação é de 12 anos.
Mais informações no Teatro Municipal, pelo telefone 3892-4489 ou na Secretaria de Cultura e Turismo 3892-2620. (Fonte: PMSS)

IV Dança Verão reúne mais de 10 cidades no Teatro Municipal
Apresentação de street dance de grupo sebastianense conquista segundo lugar na mostra que reuniu diversas academias do Estado

São Sebastião - Um desafio ao equilíbrio e um presente para os olhos. No domingo, 19, mais de 10 cidades estiveram representadas no palco do Teatro Municipal durante o IV Dança Verão através de academias.
Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizado pela RV promoções, o evento além de fazer parte da comemoração de aniversário de 370 anos de emancipação político-administrativa da cidade, valeu como seletiva para o Dance São Paulo.
O objetivo do IV Dança Verão foi valorizar a arte da dança, proporcionando uma oportunidade para a troca de experiências entre grupos e academias de todas as cidades da região.
Para o coreógrafo do grupo de Street Dance de São Sebastião, Júnior Rocha, eventos como este funcionam como intercâmbio de informações. “Além disso, competimos e não temos gastos, pois estamos em casa”. Com a apresentação “Face Oculta”, o grupo sebastianense conquistou o segundo lugar.
Os grupos e academias competiram nas modalidades: clássico, repertório, neoclássico, estilo livre, jazz moderno, contemporâneo, dança folclórica, sapateado (americano e irlandês), street dance, dança do ventre e dança para deficientes, nas categorias: baby, infantil, infanto-juvenil, juvenil, sênior, 3ª idade e avançado.
Os quesitos avaliados foram a técnica, a musicalidade, a coreografia, a adaptação coreográfica, a interpretação, a execução ou estilo coreográfico e figurino.
Os classificados no IV Dança Verão estão com vaga garantida para o Prodansp Brasil, que acontece em junho, em São Paulo, onde concorrerão ao "Prêmio Melhor dos Melhores".
De acordo com informações da RV Promoções, grupos de São Paulo, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, Campos do Jordão, São José dos Campos, São Sebastião, Monguagá e Vargem Grande participaram do evento.
Como novidade, para movimentar ainda mais o evento, bailarinas e solistas da RV se apresentaram. (Fonte: PMSS)

Sectur revela aventuras e segredos da Reserva Du Moulin em programa gratuito

São Sebastião - Um paraíso desconhecido na região central da cidade. A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), através do projeto ‘Sectur Mostra Nosso Município’ apresentou na última sexta-feira, 17, uma trilha da Reserva Du Moulin, através de um roteiro de ecoturismo e aventura oferecido gratuitamente aos participantes.
Cerca de 15 pessoas ousaram curtir as aventuras mais alucinantes da natureza e conhecer um local ainda desconhecido até para muitos sebastianenses e perfeito para quem quer iniciar a prática dos esportes radicais.
Antes de ‘enfrentar’ as duas cachoeiras existentes no local, a K1 e K2, durante toda a trilha, uma aula de história e ecologia foi dada pelos monitores.
Eles contam o passado da Fazenda Santana, onde já funcionou um grande engenho de cana-de-açúcar e havia uma das maiores plantações de café da região.
Além disso, no local é abundante a presença da árvore guapuruvu, utilizada pelos índios na confecção de canoas.
Mas o roteiro não foi só de história. Os aventureiros venceram desafios, como a escalada e cascading, que seria a descida em cachoeiras.
Toda segurança foi mantida com a utilização dos equipamentos de segurança: como cadeirinhas, cordas, mosquetões, freios, luvas, capacetes e sapatilhas. Para os iniciantes, recomendações e explicações a respeito dos nós que devem ser utilizados. Também recomenda-se procurar sempre por pessoas habilitadas e experientes que possam garantir toda a segurança necessária na prática destes esportes de aventura. Pensando nisso, a Prefeitura também disponibilizou nesse roteiro, além dos monitores de ecoturismo, agentes da Defesa Civil.
A K1, apesar de menor que a K2 oferece maior grau de dificuldade tanto para o cascading, quanto para a escalada por possuir muitas negativas, ou seja, saliências nas pedras que ‘entram’ na cachoeira.
Já a K2, apesar de ter uma queda maior, é perfeita para iniciantes. Para realizar o cascading, na segunda cachoeira, o praticante ainda sobe 200 metros de uma pequena trilha para chegar ao topo, depois de chegar e conferir se o equipamento está correto, é só seguir as instruções do monitor e descer aproveitando a vista.
O monitor cadastrado pela Sectur, Glábio Keter Amaral, conta que mesmo sendo pouco conhecido, no verão, cerca de dois grupos de 15 pessoas por mês realizam esportes radicais no local. “Podemos levar, no máximo, 15 pessoas por grupo e eles passam quase o dia inteiro conhecendo o lugar”.
Segundo o monitor, os aventureiros iniciantes sempre voltam para um novo desafio. “Praticar esportes na natureza se torna irresistível para quem faz a primeira vez. A volta é quase certa”.
O engenheiro de Botucatu, Mário Silas Pantaleão e Silva, que não conhecia o local, gostou da aventura e elogiou o programa. “Além da aventura, é muito importante resgatar a história local e passar conceitos de educação ambiental como presenciamos hoje”.
Segundo Silva, é a primeira vez que praticou o cascading. “Eu gostei, senti segurança no trabalho da equipe envolvida que passam a nós iniciantes. A gente nunca faz isso uma vez só, sempre quer mais”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Justiça deve multar quiosques

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba poderá aplicar uma multa de R$ 100 mil por dia aos permissionários de quiosques que vem descumprindo a decisão judicial que proibiu em janeiro deste ano a instalação de mesas na praia e a retomada das obras de construção ou ampliação dos estabelecimentos.
O juiz da 2ª Vara Civil, Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale, concedeu ontem, um prazo de 24 horas para que os permissionários infratores apresentem embasamento jurídico que autorizou o descumprimento da decisão judicial proferida pela juíza Ana Lia Beal, em janeiro deste ano.
Ribeiro do Vale disse que um levantamento feito pelos oficiais de justiça constatou que alguns permissionários de estabelecimentos retomaram as obras e que outros voltaram a colocar mesas nas praias.
O presidente da Associação dos Proprietários de Quiosques, Carlos Roberto do Lago, disse ontem que a associação tem acatado as determinações da Justiça. "Pelo o que sei, trata-se apenas de alguns casos individuais", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Curso na ACIU sobre ‘Noções para vitrine’.

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Sebrae realizará nos dias 27 à 30 de março, a oficina "Noções Básicas para Vitrines", com carga horária de 16 hs/aula. A oficina será das 18h00 às 22h00 no salão de eventos da ACIU. Se houver interesse para o horário da manhã ou tarde, a partir de 21 pessoas a ACIU disponibilizará a oficina também em um desses horários.
Marketing e merchandising, público alvo e bens de consumo, influência da vitrine no público alvo, função da vitrine, planejamento e montagem de uma vitrine, harmonia, proporção, contraste, destaque e ritmo, cor e iluminação, aproveitamento do calendário promocional, influência da vitrine no aumento das vendas, avaliação operacional da vitrine, perfil profissional do vitrinista e criatividade como fator ou diferenciação, são os temas ensinados no curso.
O valor da inscrição é de R$ 10,00, as vagas são limitadas e terá certificado.
Os interessados entrar em contato no balcão de atendimento da ACIU ou com a Assessoria de Comunicação pelo tel 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Prefeitura inaugura com festa a sede da Escolinha de Surfe da Praia Grande

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entregou no último sábado, 18, a sede da Escolinha Municipal de Surfe na Praia Grande. Com muita festa, o prefeito Eduardo Cesar e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr., aproveitaram a manhã de sol para descerrar a placa inaugurativa do novo espaço. “O surfe em Ubatuba, através da escolinha, continua formando campeões. É com orgulho que hoje temos nessa área, que em outras épocas estava bem abandonada, a edificação da sede da escolinha”, disse o prefeito.
O secretário de Esportes, Bittencurt, agradeceu o apoio recebido: “temos recebido todo o apoio da prefeitura e a inauguração da sede aqui na Praia Grande é um sonho desde a implantação da escolinha, há 11 anos e que a administração Eduardo Cesar transformou em realidade para esses alunos”, disse o secretário.
No mesmo dia aconteceu a estréia do novo patrocinador da escolinha, quando a Tricats, marca de surfwear, foi apresentada. Os alunos Giovani Ferreira e Claudineia Dutra receberam as lycras que os alunos utilizarão durante o ano. A Tricats montou também uma tenda de customização, onde as pessoas tinham o apoio da estilista Fernanda Vaz, para personalizar camisetas, cuja arrecadação foi encaminhada à Santa Casa de Ubatuba.
“Agora com a sede e a parceria com a Tricats temos mais incentivos para continuar mantendo o nível que levou a Ubatuba a conquistar o campeonato estadual de escolinhas de surfe em 2005”, finalizou Bittencurt. Os professores e alunos também receberam do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba um repasse de 20 caixas de sachês de protetor solar para uso durante as aulas. A manhã de festa terminou ao som da Banda Pracaniz. (Fonte: PMU)

Prefeitura segue implantando sinalização para ciclofaixas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Serviço Municipal de Trânsito (SMT), continua com os trabalhos voltados para a sinalização que acompanha o processo de implantação das ciclofaixas nas ruas Thomaz Galhardo e Conceição.
Já foram colocados os tachões com catadóptricos (“olhos de gato”) na Thomaz Galhardo, desde o trevo de acesso à cidade até a Rua Gastão Madeira. Durante a noite desta segunda-feira, 20, o serviço continua e os tachões devem chegar até a Praça 13 de Maio. Esta sinalização ajuda tanto os ciclistas quanto os motoristas a enxergarem os limites das ciclofaixas, mesmo durante a noite.
Na Rua Conceição já está sendo pintada a faixa vermelha que delimita a área destinada aos cilcistas. Até segunda-feira, a faixa vermelha já havia sido pintada desde a Praça 13 de Maio até a Rua Cunhambebe. Durante a noite a pintura deve chegar até a Rua Maranhão.
Após o término da pintura da faixa vermelha, o Serviço Municipal de Trânsito entra com a pintura de solo com setas indicativas de direção (direção e mão) em vários locais. Após o término da colocação dos tachões, haverá complementação de sinalização vertical nas ruas transversais. Segundo o SMT está prevista também a colocação de um redutor de velocidade (lombada) próximo ao trevo de entrada da cidade, na Avenida Thomaz Galhardo. (Fonte: PMU)


Errata: O Procon de Ubatuba atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem horário de almoço, e não das 8h às 17h, como veiculado anteriormente.

 

Progamação do Cinema 10/03 à 16/03

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

Bambi 2
Ás 17:00 hs (No sábado e domingo a sessão será ás 15:30 e não ás 17:00 hs

Orgulho e Preconceito
Ás 19:20 hs (No sábado e domingo também ás 17:00 hs)

Se Eu Fosse Você
Ás 17:00 hs


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

Memórias de Uma Gueixa
Ás 16:30 hs e 21:30 hs

Johnny e June
Ás 19:00 hs

 


cineporto@hotmail.com
 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Herança
Não tenho nada de terra
Tenho tudo do mar
E deixo como herança
Os peixes
Todos eles nomeados
Pelos nossos antepassados

Não lego nenhum ouro
Só o ofício de pescador
Desde o tempo em que as linhas
Eram dos fios do tucum
Desde o tempo em que as faces
Eram pintadas de urucum

Deixo o segredo da enxó
Que desentranha da madeira
A canoa caiçara
Deixo o segredo do oceano
Que molda com paciência
Gentes
E continentes.


 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Caro Amigo - Entendo que seu jornal possibilitou a ascensão de muitas pessoas no campo político desta Cidade,acredito também que gerou muita polemica e fez alguns estragos em função de pessoas sem escrúpulo. Lembro ainda da época do Ricardo Teixeira Amaral. Hoje com as coisas mudadas necessitamos de que as pessoas assinem seus comentários e se responsabilizem por eles, coisa que venho fazendo a muito tempo.
Seu jornal ganhou destaque importante no cenário político desta Cidade por ter aberto este espaço e tenho notado a ausência de comentários, bem como, alguns comentários enviados não foram publicados. Mantenha-se sem partido, mantenha o principio que o projetou, não abandone esta ferramenta importante.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Barco de Ilhabela - Edson Del Rio

Barco de Ilhabela
©Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor