Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 29 de Março de 2006 - Nº 1492 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Executado pecuarista a tiros em Caraguá
Meta é transformar local em corredor de exportação

Caraguatatuba
Fundacc cria acervo Memória Caiçara Digital
Campeonato de Karatê agita o bairro do Travessão em Caraguá
Caraguá perde fundador do 1º jornal impresso da cidade: o Radiolit
Caraguá inicia a partir de 2 de abril a exumação de falecidos em 2001
Equipe de Caraguá se destaca na 1ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo
Caraguá tem fim-de-semana esportivo
O Vereador Juarez Pardim quer cobertura da quadra de esportes da escola do Porto Novo
Vereador Omar Kazon registra “Moção de Pesar” pelas vítimas da catástrofe de 67, que aconteceu há 39 anos atrás
Câmara realiza Audiências Públicas
Supereco realizará palestra a professores sobre Educação Ambiental no próximo dia 31
Equipe de Caraguá se destaca na 1ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela inicia a elaboração da LDO para 2007
Sessão de 27 de Março
Atleta do litoral se destaca no Estadual de Mountain Bike Street

São Sebastião
Projeto “Vista uma criança e invista na Educação” é apresentado pela Abravest em São Sebastião
Porto de S. Sebastião tem desempenho recorde
Descoberto túnel de 15 metros
S. Sebastião veta prédios
Parceria resulta em formatura de mais uma turma de informática no Jaraguá
"Ação Jovem" chega a São Sebastião beneficiando 70 jovens da Costa Sul
Ditraf tem campanha reconhecida pelo Departamento Nacional de Trânsito
Prefeito recebe candidatos a conselheiros tutelares no gabinete
Terceira Idade sebastianense parte em busca de vitórias no X Jogos Estaduais do Idoso

Ubatuba
Lei da Biomassa e pontos turísticos
“Pit stop” orienta ciclistas para uso das ciclofaixas
Vereador Claudinho busca solução para comunidade Emaús
Prefeitura realiza vistoria em casas populares da Aldeia Boa Vista
Dança de salão e damas de Ubatuba também vão aos Jogos Estaduais do Idoso
Ubatuba entra no clima do Reebok Triathlon Long Distance
Ubatuba tem novos horários para coleta seletiva de lixo
Prefeito discute despoluição da região de Itamambuca
Recreando em seu Bairro inicia o ano com alegria, mesmo sob chuva
Dança de salão e damas de Ubatuba também vão aos Jogos Estaduais do Idoso

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Executado pecuarista a tiros em Caraguá

Litoral Norte - O pecuarista Vitor Rodrigues dos Santos foi morto anteontem a noite no bairro do Sertão da Quina, região sul de Ubatuba. Ele teria sido atingido por quatro tiros efetuados pelo operador de máquinas J.R.E.S., 34 anos. O acusado fugiu logo após o crime, mas foi detido pela Polícia Militar de Caraguatatuba, quando seguia com seu carro em direção a rodovia dos Tamoios. A arma do crime, um revólver calibre 38, foi localizado no porta malas do carro do acusado. Ele foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Ubatuba, onde foi indiciado por homicídio. J.R.E.S. foi levado para a cadeia de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Meta é transformar local em corredor de exportação

Litoral Norte - O governo do Estado pretende transformar o Porto de São Sebastião no principal corredor de exportação das indústrias do Vale do Paraíba, região de Campinas e Sul de Minas. O projeto, que deverá ser viabilizado através do PPP (Parceria Público Privado) está orçado em R$ 150 milhões. O governo do Estado anunciou que em abril deverá ser realizada a audiência pública para discutir o licenciamento ambiental para as obras que irão viabilizar o corredor de exportação. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Fundacc cria acervo Memória Caiçara Digital
Depoimentos de caiçaras antigos podem ser solicitados para pesquisa ou apenas por curiosidade - com equipamentos de última geração à disposição da população na Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada” - o munícipe de Caraguatatuba passa a ter a sua história totalmente digitalizada e preservada para as próximas gerações, uma questão de extrema importância para a Fundacc.

Caraguatatuba - Acompanhando as novas tecnologias, e pensando em garantir às próximas gerações o acesso à história do município, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba parte para a digitalização de todo acervo áudio-visual pesquisado e mantido pelo Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’ana de Barros”.
Criado pela Lei n° 667/98 de 20 de março de 1998 e lançado em 17 de abril, durante festividades do 141º anos de Emacipação-Político Administrativo de Caraguá, o Arquivo Público vem cumprindo sua função – a de registrar, documentar e guardar a história (documentos, fotografias, jornais e depoimentos) dos caiçaras de maneira sistemática e obedecendo à parâmetros técnicos.
A partir daí, a Fundacc por meio do projeto “História Oral”, vem realizando depoimentos e vídeos com moradores antigos da cidade, visando colher relatos e informações históricas sobre o município e o cotidiano caiçara, criando um acervo rico e informativo. Muitas publicações dentro do projeto Recontando Caraguá foram feitas a partir desse acervo que hoje constitui o Arquivo Público como o Santo Antonio de Caraguatatuba – Memórias e Tradições de Um Povo, Pescadores de Caraguatatuba, outros quatro com lendas e causos e a produção de CD-ROM, e DVD sobre a Catástrofe, a Construção da Rodovia dos Tamoios Caraguá Cultural e o mais recente, Projeto Ecologia em Caraguatatuba – com o primeiro CD-ROM já finalizado: Fauna Terrestre. Muitos pesquisadores e estudantes também solicitam o acesso ao acervo para seus trabalhos e pesquisas sobre a região.
“A valorização da memória cultural, mediante a preservação, o registro e a guarda utilizando diferentes suportes é extremamente importante, dentro das políticas públicas voltadas para o patrimônio intercultural no âmbito da educação, da cultura e da oferta de equipamentos urbanos como o acesso a instituições de memória” -comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc.
Dessa maneira, todo o acervo já digitalizado está à disposição da população na Biblioteca Digital de Artes ”Leopoldo Ferreira Louzada” no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, com equipamentos de informática de última geração, visando possibilitar o acesso do indivíduo ao seu patrimônio documental.
O impacto positivo do acesso ao patrimônio registrado e organizado didaticamente certamente refletirá nas próximas gerações, incentivando cada vez mais a valorização da cultura caiçara das populações caiçaras remanescentes, com suas festas tradicionais, músicas, danças, receitas culinárias, tratamentos com ervas medicinais, a arte da pesca, da cestaria e as canoas de um pau só.
O Pólo Cultural fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá. O acesso à Biblioteca de Artes e ao Arquivo Público é gratuito e pode ser visitado das 9 às 17 horas. Os interessados em doar documentos podem entrar em contato com o Arquivo Público pelo telefone (12) 3883 9188/3883 9980.(Fonte: PMC)

Campeonato de Karatê agita o bairro do Travessão em Caraguá
Os seis primeiros colocados de cada categoria estão classificados para o Campeonato Paulista, que acontece no dia 24 de junho, no ginásio do Ibirapuera. Ainda restam 3 etapas classificatórias

Caraguatatuba - O CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas) no bairro do Travessão, região sul de Caraguá, recebeu no sábado, dia 25, a primeira etapa classificatória para o Campeonato Paulista de Karatê e atraiu mais de 300 atletas de 40 delegações de todo o estado.
Com o ginásio lotado, o evento que movimentou o bairro, contou com a presença de autoridades como o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, a primeira dama e presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o presidente da FPK (Federação Paulista de Karatê), Pedro Oshiro, o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves entre outros.
Caraguá contou com a participação de 26 atletas que disputaram as categorias Infantil B (10/11 anos); Infantil (12/13 anos); Mirim (6/7 anos); Mirim A (8/9 anos); Juvenil (16/17 anos); Infanto-Juvenil (14/15 anos); Júnior (18 a 20 anos) e Sênior (acima de 18 anos) em 49 sub-categorias e conquistaram 35 medalhas, sendo 7 primeiro lugar, 14 segundo lugar 14 terceiro lugar.
A primeira colocação ficou com os atletas Michelle Gomes, Larissa Suzuki, Ewerton Toledo, Deborah Cristine, Jéssia Dualde, Aline Maria Ferreira, que participaram da luta Shiai e Leonardo Prado em formas Katá. Ficaram com o segundo lugar os atletas Leonardo do Prado; Ângelo Oliveira, atleta Bolsa-esporte UNIMÓDULO; Lucas Freitas; Flávio Jacinto; Tatiane Passos; Karen Stefanni e Guilherme Felipe em lutas Shiai e Beatriz D’Avila; Ewerton Toledo; Tatiane Passos; Jéssica Maria; Jéssica Dualde; Aline Maria e Guilherme Phelipe na forma Katá; já o terceiro lugar foi conquistado pelos atletas Ricardo Nunes; Thiago Carvalho; Renan Louredo; Jéssica Maria; Douglas; Gabriel D’Avila; e Juam Louredo em lutas Shiai e Michele Gomes; Ricardo Nunes; Kelvin dos Santos; Rafael Pigozzi; Larissa Suzuki; Karen Stefanni; Déborah Cristine; em formas Katá. Os seis primeiros colocados desta etapa foram classificados para o Campeonato Paulista 2006, que será realizado no dia 24 de junho, no ginásio do Ibirapuera em São Paulo.
O evento foi realizado pela FPK com apoio da Secretaria de Esportes Recreação, que contou com a parceria das secretarias de Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assessoria de Comunicação, CIASE e Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
As próximas etapas classificatórias do Campeonato Paulista de Karatê acontecem no dia 8 de abril, em Catanduva, 29 de abril em Cotia e 6 de maio em Jundiaí. Prestigie o esporte de sua cidade. Adote um atleta !! (Fonte: PMC)

Caraguá perde fundador do 1º jornal impresso da cidade: o Radiolit
O jornalista José Massariol deixará saudades em Caraguatatuba. “Seu Massariol”, como era mais conhecido, foi responsável pela criação do primeiro jornal impresso na cidade, onde viveu de 1953 até a data de seu falecimento, em 21 de março deste ano.

Caraguatatuba - Nascido em 24 de outubro de 1914, na cidade de Taubaté, José Mazariolli, mais conhecido por todos como José Massariol, foi criado com sua mãe até os 8 anos, sendo confiado à sua tia a partir desta idade, passando a viver no bairro da Penha, na Capital paulista.
Ainda na juventude diplomou-se em engenharia eletrônica e em jornalismo, pela Universidade Mackenzie, e durante seus estudos teve participações em jornais de bairro, rádios comunitárias e também no jornal “Diário de São José”, posteriormente, conforme relatos de seus familiares.
Massariol mudou-se para Caraguatatuba em 1953, aos 39 anos, e foi, sem dúvida, o precursor dos meios de comunicação no município, tendo sido o pioneiro na implantação de jornal impresso na região, do carro de auto-falante, entre outros. Segundo sua família, o som volante auxiliou os moradores do município na época da Catástrofe de 1967, e prestou serviços posteriormente, em diversos eventos sociais.
Durante o tempo em que viveu na cidade, Massariol foi um dos sócios da rádio Oceânica, antes de colocar pela primeira vez o “Radiolit” nas ruas de Caraguá.
Considerado uma referência em comunicação na região, Massariol teve seu trabalho reconhecido, ao receber o título de Cidadão Caraguatatubense. Uma de suas últimas lutas esteve relacionada à fundação da rádio Difusora, uma rádio comunitária que opera há 15 anos em freqüência modulada, aguardando finalização dos trâmites legais. Com esse sonho realizado, Massariol deixou a todos na última terça-feira, 21 de março, aos 92 anos, como se tivesse cumprido mais que uma missão de vida, um papel de responsabilidade social. Esse comunicador, pioneiro em jornalismo na cidade de Caraguatatuba será sempre uma referência de ética e empreendedorismo. (Fonte: PMC)

Caraguá inicia a partir de 2 de abril a exumação de falecidos em 2001
Começa a partir da próxima semana o processo de exumação dos corpos enterrados em 2001. Foi dado um prazo de 30 dias, pela Prefeitura de Caraguá, desde a publicação do edital, para familiares procurarem a administração do Cemitério Municipal para a obtenção de caixa ossária, transferência para túmulos e outras providências

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Administração, inicia a partir de 2 de abril, a exumação dos corpos enterrados no ano de 2001, nos columbários (gavetas), do Cemitério Municipal de Caraguá.
Segundo explicou o administrador do cemitério, sr. José Pimenta, “as famílias devem procurar a administração do cemitério para serem orientadas sobre como proceder após a exumação dos 313 corpos que retiraremos do local. Pelos nossos cálculos, poderemos fazer três exumações por dia, e com isso serão necessários cerca de quatro meses para a finalização do trabalho”, disse o administrador Pimenta.
Após a concessão temporária das gavetas(nome popular dado ao columbário), a família que possui um ente sepultado no Cemitário de Caraguá tem duas opções. Após a exumação, os familiares podem adquirir uma caixa ossária individual, a qual estará disposta próximo à capela, num pequeno memorial, com placa de identificação. Para isso é necessário pagar uma taxa de R$ 210,00, segundo informou o sr. Pimenta.
Outra opção é deixar a ossada no ossário municipal. “Os familiares que não se pronunciarem sobre os parentes enterrados aqui em Caraguá em 2001, terão seus entes transferidos para o ossário municipal. Os nomes foram publicados em edital há um mês. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, todos os corpos exumados terão placa de identificação, podendo a família tomar outras medidas algum tempo depois”.
Os familiares também podem tomar outras providências. Uma delas é a transferência dos ossos para algum túmulo existente no cemitério, e que não pôde ser utilizado na ocasião do sepultamento em 2001 por algum motivo(caso o túmulo tenha sido aberto meses antes, para o enterro de outro familiar). Nesta situação, é necessária a aprovação da pessoa responsável pelo jazigo para o qual serão transferidos os ossos que hoje encontram-se no columbário.
Se você tem algum familiar ou amigo sepultado no ano de 2001 em Caraguá, ainda está em tempo de entrar contato com a administração do Cemitério Municipal. As exumações terão início na próxima semana, a partir de 2 de abril, ou seja, 30 dias após a publicação do edital, em 2 de março.
Mais informações podem ser obtidas com José Pimenta, no Cemitério Municipal, pelo telefone (12) 3882-6731. (Fonte: PMC)

Equipe de Caraguá se destaca na 1ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo
Ciclistas de Caraguá foram destaque em diversas categorias, na 1ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo, realizada na cidade de Piquete, com a participação de 250 pessoas

Caraguatatuba - Caraguá marcou presença na 1ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo. A prova, que reuniu cerca de 250 atletas, foi realizada na cidade de Piquete, com a participação de 12 ciclistas que compuseram a equipe de Caraguá.
O principal trajeto desta primeira etapa aconteceu na estrada do Pico dos Marins, com altitude inicial de mais de 2 mil metros, chegando a 2.400 metros no final da competição.
De acordo com a equipe caiçara, a grande dificuldade dos participantes foi principalmente na subida, que desgastou grande parte dos competidores em razão da altitude, fazendo com que muitos acabassem empurrando suas bicicletas em alguns trechos. Para a equipe de Caraguá, apesar das dificuldades, o resultado foi bastante positivo.
Na categoria Sênior A, o ciclista João Carlos finalizou a prova em 5º lugar, e na disputa por uma boa colocação na categoria Feminino Elite, o 4º lugar ficou para a ciclista Claudete de Vita. Outros destaques da equipe caiçara foram os ciclistas Jefferson Bonifácio e Francisco Alves, que conquistaram a 3ª posição nas categorias Sub 30 e Máster B, respectivamente. (Fonte: PMC)

Caraguá tem fim-de-semana esportivo
Os campeonatos municipais seguirão com disputas acirradas nos dias 1º e 2 de abril, sábado e domingo respectivamente

Caraguatatuba - Dando continuidade aos eventos do calendário esportivo de Caraguá, a Secretaria de Esportes e Recreação realizou no fim-de-semana, sábado e domingo, dias 25 e 26 respectivamente, várias competições esportivas nas praças da cidade.
No sábado, as equipes que estão disputando o Torneio Hipermaster troféu “Nersi Amaral”, entraram em Campo. A disputa foi no Esporte Clube Indaiá, a Pré Engenharia enfrentou o E. C. São José e venceu de 2 a 1; o time E. C. Indaiá venceu em casa a equipe Cai & Sara de 5 a 3 e o C. A. Guarani também venceu o Gauchinho de 3 a zero.
A rodada do Torneio Aniversário da Cidade troféu “J. R. Forlin”, que aconteceria no domingo, foi adiada para o próximo dia 2 de abril, por causa das fortes chuvas.
A chuva também atrapalhou as competições do Campeonato Municipal de Futsal. No sábado, o jogo que aconteceria entre as equipes Vereador Benedito Paes Sobrinho e Baladeiros Futsal, na categoria Sub-21 masculino, continua no dia 1º de abril; as equipes C. A. Poiares e Olaria Futsal, na categoria Sub-18 feminino, adiaram a disputa para sexta-feira, dia 31 e as equipes São José e Tabatinga Beach, na categoria Sub-21 masculino, proseeguem com a diputa em uma data que ainda será definida pelas equipes. Já a equipe Olimpiakus Futsal venceu a equipe Vereador Paes Sobrinho, na categoria Sub-18 masculino de 5 a zero; o time A. A. Corinthinhas também venceu o time Colégio Módulo, na mesma categoria, de 5 a zero.
No próximo final de semana continuam as competições dos campeonatos e também a primeira disputa da equipe caraguatatubense, na 8ª Copa Vanguarda de Futsal, que acontece no CIASI (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas). Prestigie o esporte de sua cidade. Adote um atleta !!! (Fonte: PMC)

O Vereador Juarez Pardim quer cobertura da quadra de esportes da escola do Porto Novo

Caraguatatuba - Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba requer ao Executivo, informações sobre a possibilidade de cobertura da quadra de esportes e do pátio de formatura da EMEI Professora Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo.
Diversos moradores do bairro procuraram o Vereador Pardim expondo a dificuldade que os alunos da escola enfrentam durante as aulas de educação física e durante a prática de esportes, por falta da cobertura da quadra, e também do pátio de formatura da escola. Eles alegam que as crianças e os adolescentes permanecem durante horas expostas ao forte calor do sol ou então expostas a chuva.
No requerimento protocolado foi solicitado informações sobre quais os planos da Prefeitura para solucionar este problema, se existe um projeto para a cobertura da quadra e do pátio daquela escola. Se a resposta for positiva o Vereador Pardim quer saber para quando está previsto o início da obra e se negativo, qual a providência que a Prefeitura tomará para resolver este problema. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Omar Kazon registra “Moção de Pesar” pelas vítimas da catástrofe de 67, que aconteceu há 39 anos atrás

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba registra nesta Casa de Leis, votos de profundo pesar pelas vítimas da Catástrofe de 67.
No dia 18 de março de 1967, pela manhã, deu-se a queda das primeiras barreiras e no início da tarde aconteceu uma avalanche total de pedras, árvores e lama dos morros que contornam a cidade. Gigantescas barreiras começaram a cair formando uma enorme represa que estourou mais tarde desaparecendo com o bairro Rio do Ouro e atingiu outros bairros da cidade ficaram completamente danificados e inundados. A estrada da serra, em sua maior parte, foi destruída formando precipícios de mais de 100 metros de profundidade.
As chuvas cessaram no dia 19, mas as águas desceram da serra até no dia 20.
O sofrimento das pessoas que perderam tudo, pais, filhos, parentes, amigos e bens materiais, era tamanho que difícil se torna mencioná-lo. No entanto, eles agüentaram tudo e a tudo resisitiram, e como resisitiram.
Enquanto as lamas eram removidas das ruas, os moradores iam retornando seu ritmo normal de vida. Os trabalhos de resgate continuavam e mais corpos iam sendo encontrados na lama, muitos com dificuldade de resgate e de identificação.
Caraguatatuba enterrou seus mortos e, mesmo exibindo ainda cicatrizes da tragédia que a envolveu, começou a sorrir novamente, meses depois da catástrofe.
”A população de Caraguatatuba, que ajudou a enterrar adultos e crianças, que perdeu famílias e amigos numa guerra travada entre o homem e a natureza, mas que sobreviveu à imensa tragédia, tinha agora uma árdua tarefa: ajudar a reconstruir a cidade”. (Trechos do Livro Santo Antonio de Caraguatatuba)
O Vereador Kazon comenta sua Moção de Pesar, “Esta data não poderia passar em branco, uma data difícil de ser lembrada mas que se faz necessária, porque nesta data se comemora a vitória do povo de Caraguá, que chorou seus mortos na catástrofe de 67, mas não desistiu, reuniu forças para recomeçar uma nova vida e reconstruir uma nova cidade. Caraguatatuba tem orgulho do seu povo e eu, Vereador Omar Kazon, presto minha homenagem e meu pesar por uma data que marcou a história de Caraguá.” (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza Audiências Públicas
Legislativo discutirá alterações na Lei de Uso do Solo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quarta e sexta-feira, respectivamente dias 29 e 31 de março, sempre às 16 horas a sua segunda e terceira Audiências Públicas. Em pauta discussão sobre 5 (cinco) projetos de alteração da Lei de Zoneamento e Uso do Solo - Lei 200/92.
Os projetos tem a autoria dos Vereadores Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), com 2 projetos, Juarez Pereira Pardim (PPS), Omar Kazon (PL) e Aurimar Mansano (PTB).
Nos projetos do Vereador Baduca Filho estão a transferência do Jardim Parnaso, localizado no bairro do Porto Novo, na região sul da cidade, de Z3 - Zona Residencial Turística para Z2 - Zona de Núcleos Urbanos de Apoio. Esta medida visa garantir o direito do morador de desdobrar seus lotes, bem como ao comerciante instalar alguns tipos de comércio. O outro projeto permite que os moradores do Jardim Francis, na região central da cidade possam desdobrar seus lotes, passando o setor de Z1 - Zona de Núcleo Central para Z2 - Zona de Núcleo Urbano de Apoio. Com o projeto o Vereador visualiza que a cidade voltará a crescer e irá arrecadar mais IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Outro projeto que visa o desdobro de lotes tem a autoria do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), atual Presidente da Câmara de Caraguatatuba. Na propositura o Vereador disciplina que o quadrilátero compreendido entre a Avenida José Herculano, rua Ismael Iglesias, rua B e a divisa com São Sebastião, no bairro do Porto Novo, na região sul da cidade, passe de Z3 - Zona Residencial Turística - na prancha 63 para Z2 - Zona de Núcleo Urbano de Apoio.
O Vereador Omar Kazon (PL) quer alterar a Lei de Zoneamento obrigando a concessionária de Energia Elétrica a construir alambrado nas áreas que são cortadas pelas torres de alta tensão, no perímetro urbano e onde existam edificações. Caso aprovado o projeto terá que ser cumprido em 2 (dois) anos e visam proteger os moradores próximos as torres de alta tensão.
Finalizando o Vereador Aurimar Mansano apresenta alteração obrigando os prédios públicos a manter área não impermeabilizada de no máximo 50% de sua área verde livre. A lei valerá apenas após a sua aprovação e tem como objetivo amenizar o problema das enchentes quando de uma chuva forte na cidade, principalmente no centro de Caraguatatuba, que tem poucas áreas drenantes.
A Audiência Pública tem como objetivo discutir as alterações com a população e a Sociedade Civil organizada, antes de sua apreciação para votação pelos Vereadores.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Supereco realizará palestra a professores sobre Educação Ambiental no próximo dia 31
Em continuidade ao Programa de Educação Ambiental “Planejando a Paisagem – Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar”, o Instituto Supereco vai promover um seminário em Caraguatatuba que irá reunir professores de toda a região para tratar de assuntos sobre meio ambiente. Na primeira discussão, o tema abordado será “Água e Floresta”.

Caraguatatuba - No próximo dia 31, cerca de 80 professores das quatro cidades do Litoral Norte estarão reunidos das 8 às 17h, na Secretaria de Educação de Caraguatatuba para participarem de um seminário promovido pelo Instituto Supereco. Com o tema “Água e Floresta”, esse será o primeiro seminário que a entidade realizará para dar andamento ao projeto iniciado no mês passado em algumas unidades escolares e que seguirá até o final de 2006.
O objetivo do instituto é formar agentes multiplicadores a partir desses encontros que abordarão temas específicos. Esses assuntos deverão ser repassados aos estudantes das escolas participantes do programa, que desenvolverão trabalhos voltados para a preservação do meio ambiente.
Até o final do ano, serão realizados outros dois seminários. Em maio, o tema será “Corredor de biodiversidade e bacia hidrográfica” e em agosto, o assunto que entrará na pauta será “Ser humano e planejamento da paisagem”. Em novembro, todos os trabalhos desenvolvidos serão reunidos e apresentados num evento de encerramento, que deverá ser realizado também em Caraguatatuba.
O primeiro seminário será destinado a capacitação de educadores, representantes de instituições e parceiros do projeto “Planejando a nossa paisagem: programa de educação ambiental para o corredor de biodiversidade da Serra do Mar - Porção Litoral Norte”, que é realizado pelo Supereco com o apoio de algumas instituições e financiado pelo Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos. Esse programa visa desenvolver ações de educação ambiental, ampliando o entendimento e a participação da comunidade escolar na conservação dos recursos naturais.
Durante o encontro haverá palestras, atividades, dinâmicas e uma avaliação no encerramento. Conforme explicou uma das organizadoras, o cronograma foi elaborado de forma dinâmica para que os participantes absorvam as informações de forma não cansativa.
Os professores e estudantes de três EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Caraguatatuba integram esse projeto sobre preservação do meio ambiente. A Supereco optou por desenvolver esse trabalho nas quatro cidades da região, por encontrar nesses municípios muita mata atlântica, água entre outras questões que merecem atenção na atualidade.
No inicio do mês, foi realizado o primeiro encontro da Supereco com professores e coordenadores da cidade, com o intuito de apresentar a proposta que será realizada até novembro. Cada uma das escolas que integrará o projeto indicou quatro professores, que agora participarão do processo de capacitação. As escolas envolvidas são: Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu), Benedita Pinto Ferreira (Casa Branca) e Maria Tereza de Souza Castro (Jetuba).
Conforme explicou o supervisor de ensino Edvaldo Ormindo da Silva, a proposta da Supereco é fazer a conscientização ambiental e mobilizar as pessoas para que cuidem dos locais onde moram. “Esse ano o Supereco está concentrando os trabalhos na serra e resolveram atuar no Litoral Norte. Eles receberam uma verba internacional, que também é novidade nesse tipo de trabalho, e poderão executar um bom projeto”, destacou. Depois da capacitação, cada unidade fará seu trabalho, que envolverá todos os professores por ser multidisciplinar e, poderá contar com o apoio da Ong.
Silva diz que a proposta foi bem aceita e deve conseguir bons resultados na cidade. “É um bom projeto porque atinge diretamente os alunos de nossas escolas. Eles estão inseridos em área de risco e tem que saber da importância de preservar a fauna e flora. Muitos jogam o lixo em lugares impróprios e esse trabalho vai ajudar a reverter a situação”, explicou. O supervisor responsável pelo projeto ainda disse que haverá um trabalho específico voltado para a conservação da Lagoa Azul. Nesse caso, a atuação será feita pelos estudantes do bairro Jetuba.
Para mais informações sobre o seminário “Água e Floresta”, o telefone do instituto é (11) 3749-9872 e o e-mail é supereco_lnorte@yahoo.com.br. (Fonte: PMC)

Equipe de Caraguá se destaca na 1ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo
Ciclistas de Caraguá foram destaque em diversas categorias, na 1ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo, realizada na cidade de Piquete, com a participação de 250 pessoas

Caraguatatuba - Caraguá marcou presença na 1ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo. A prova, que reuniu cerca de 250 atletas, foi realizada na cidade de Piquete, com a participação de 12 ciclistas que compuseram a equipe de Caraguá.
O principal trajeto desta primeira etapa aconteceu na estrada do Pico dos Marins, com altitude inicial de mais de 2 mil metros, chegando a 2.400 metros no final da competição.
De acordo com a equipe caiçara, a grande dificuldade dos participantes foi principalmente na subida, que desgastou grande parte dos competidores em razão da altitude, fazendo com que muitos acabassem empurrando suas bicicletas em alguns trechos. Para a equipe de Caraguá, apesar das dificuldades, o resultado foi bastante positivo.
Na categoria Sênior A, o ciclista João Carlos finalizou a prova em 5º lugar, e na disputa por uma boa colocação na categoria Feminino Elite, o 4º lugar ficou para a ciclista Claudete de Vita. Outros destaques da equipe caiçara foram os ciclistas Jefferson Bonifácio e Francisco Alves, que conquistaram a 3ª posição nas categorias Sub 30 e Máster B, respectivamente. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura de Ilhabela inicia a elaboração da LDO para 2007

Ilhabela - A equipe da Secretaria de Administração da Prefeitura de Ilhabela, juntamente com o secretário municipal de Administração Norberto Batista, reuniu-se nesta segunda-feira, 27, para planejamento das ações a serem realizadas junto a população, no levantamento de prioridades para o ano de 2007, para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
A previsão é a de realizar cerca de 15 reuniões com a população, abordando inicialmente uma prestação de contas do trabalho iniciado em 2006 a partir das sugestões da população, e posteriormente, colher os novos anseios para 2007.
O secretário Norberto esclarece, que o ponto de partida do planejamento está embasado no plano de governo apresentado pelo prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. O secretário solicita que a população fique atenta para as datas das reuniões que ocorrerão nos bairros, e participe efetivamente, para tanto a Prefeitura estará divulgando as datas dos encontros, que terão início no mês de abril. (Fonte: PMI)

Sessão de 27 de Março

Ilhabela
Moção de Louvor - O secretário de Saúde de Ilhabela, Arquimedes Hippólyto recebeu moção de Louvor da Câmara de Ilhabela na sessão desta segunda-feira, 27. A propositura, do vereador Márcio Garcia de Souza(PL) foi aprovada pelos demais colegas, salvo o vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB) sob a justificativa de que a saúde no município apresenta deficiências e que no momento não merece tal homenagem.
Homenagem para a Cultura - Outra homenageada da noite foi a secretária de cultura, Maria Sônia Ferreira Dias e sua equipe, agraciada com moção de Louvor, proposta pelo vereador José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB) e aprovada por todos os pares. Os parlamentares derramaram-se em elogios à secretária, pelos “relevantes serviços prestados à Cultura no município”. Sete dos nove vereadores foram alunos de Sônia, enquanto educadora em Ilhabela. O fato foi lembrado por todos e tido como motivo de orgulho entre os pares.
26 anos de Legislativo - A diretora administrativa da Casa, Vera Lúcia Cabral recebeu moção de Louvor proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Luiz Lobo(PL), pelos 26 anos de trabalho dedicados à Câmara de Ilhabela, completados nesta semana. Vera recebeu a homenagem das mãos de Lobo e do atual secretário de Educação, Antônio Cornélio de Moraes Filho, responsável por sua contratação em 1980, época em que ocupava a presidência do Legislativo. O prefeito Manoel Marcos compareceu à Sessão e também fez um discurso emocionado parabenizando Vera, que o auxiliou nos dois mandatos que exerceu no Legislativo da Ilha.
Projetos Aprovados - Na ordem do dia, foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei de autoria do vice-presidente, vereador José Roberto de Campos, o Beto(PMN) que dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento gratuito de água potável pelas danceterias, salões de dança e estabelecimentos similares aos seus freqüentadores. A matéria passa agora pelo crivo do Executivo e começa a valer, se aprovada, a partir de sua publicação no Jornal Oficial.
A outra matéria da pauta, tratava do parecer da Comissão de Justiça e Redação, presidida pela vereadora Nanci Zanato(PTB) contrário ao Processo Administrativo nº 5.006/2005, de interesse do Pindá Iate Clube, que objetiva autorização para construção de um píer localizado em faixa de marinha. O parecer foi aprovado com os votos contrários dos vereadores Jadiel Vieira, Keko(PV), Márcio Garcia(PL) e Zeca do São Pedro (PTB), membros da Comissão de Obras. Os parlamentares justificaram o voto, argumentando que o mérito do processo deveria ser analisado também pela Comissão de Obras. Mas segundo o Regimento Interno da Casa, se a Comissão de Justiça exara parecer contrário e o mesmo é aceito, o projeto não é remetido à outra Comissão. A próxima Sessão de Câmara acontece na segunda-feira, 03 de abril, às 17h. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Atleta do litoral se destaca no Estadual de Mountain Bike Street

Ilhabela - Mayara foi a única mulher a participr da Copa. Estudante de Pedagogia e integrante do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, a atleta representou também a equipe da Associação de Ciclismo de São Sebastião.
Mayara dos Santos Cravo, da Equipe da Associação de Ciclismo de São Sebastião, foi vice-campeã na 2ª Etapa da Copa Sênior/Máster Estadual de Ciclismo, realizada na última semana, em São Jose dos Campos.
A Copa, que foi organizada pela Liga Vale Paraibana de Ciclismo e Federação Paulista de Ciclismo, contou com a participação das principais equipes do estado de São Paulo.
Mayara é estudante de Pedagogia e integrante do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, tendo representado também a equipe da Associação de Ciclismo de São Sebastião. “Esta etapa foi realizada diante de um forte sol, o que causou o desgaste de vários atletas, tendo ocasionado desistências de alguns”, contou a atleta.
Mayara largou por volta das 11horas e, ainda, em sua primeira volta, em alta velocidade não conseguiu realizar uma curva fechada e sofreu uma queda, perdendo alguns pontos. De volta à prova tentou fazer uma corrida de recuperação e volta a volta tirava a diferença, alcançando a 3ª colocação em sua terceira volta, já na quarta volta alcancei a segunda colocação, brigando até o fim pela primeira colocação no pódio, só não conseguindo por uma questão de segundos, finalizando com o merecido segundo lugar no pódio.
A atleta é a única integrante da categoria feminina nesta copa que foi sua estréia no Mountain Bike Street. Há cerca de um ano Mayara participa das provas tradicionais de Mountain Bike, que acontecem em percurso de terra e bem mais longo, com subidas travadas, descidas técnicas e muitos obstáculos naturais como rios, raízes e outros, não podendo desenvolvendo grande velocidade durante toda a prova.
Já no Mountain Bike Street, o circuito se dá em asfalto e em um percurso bem mais curto, porém obrigando o atleta a realizar mais voltas, já que este não se desenvolve por percurso e sim por tempo.
Além do apoio da UNIMÓDULO, Mayara conta com o patrocínio da Litoral Tintas, DOMÍNIO dtvm, WT Academia das Praias e apoio da Prefeitura
Municipal de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes. (Fonte: Módulo)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Projeto “Vista uma criança e invista na Educação” é apresentado pela Abravest em São Sebastião
Prefeitura e Aciss se unem em busca de parceiros para patrocínio de uniformes escolares

São Sebastião - A Abravest (Associação Brasileira de Vestuário) apresentou, na noite de segunda-feira (27/03), na Videoteca Municipal, o projeto “Vista uma criança e invista na Educação”. Este é um programa que visa a captação de recursos para o patrocínio de uniformes escolares.
O presidente da Abravest, Roberto Chadad, fez uma palestra sobre o projeto desenvolvido em várias cidades do Estado de São Paulo desde 1998. Ele lembrou que o programa foi iniciado com apoio da ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Lilá Covas.
Segundo Chadad, as empresas patrocinadoras dos uniformes conseguem abatimento de até 12% no ICMS e dedução no Imposto de Renda. A Abravest fornece os kits a preço de fábrica, sendo que o patrocinador efetua o pagamento diretamente à empresa revendedora das roupas após a entrega.
Desde 1998, cerca de 33 mil kits já foram distribuídos, ou seja, quase 400 mil peças. Cada kit contém 13 peças: um pulôver, três camisetas, uma calça jeans que vira bermuda, três cuecas (ou calcinhas), três pares de meia e dois pares de tênis. “Imagine uma mãe que têm três filhos na escola quando não economizou com a doação. O apoio institucional do empresário é escrito na manga da camiseta. Isto é responsabilidade social, a empresa que prima por seus futuros funcionários”, declarou Chadad. O kit custa em média R$ 115,00.
Segundo a secretária de Educação, Marilene Ramachotti, a idéia é atrair os empresários da cidade para o projeto. Para isso, a Prefeitura conta com o apoio da Aciss. (Fonte: PMSS)

Porto de S. Sebastião tem desempenho recorde
Superávit em 2005, de US$ 132,2 milhões, é 13 vezes maior que o do ano anterior; exportações fizeram a diferença

São Sebastião - O porto de São Sebastião, administrado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) registrou em 2005 superávit recorde, de US$ 132,2 milhões.
O valor é 13 vezes maior que o contabilizado em 2004, de US$ 10,1 milhões.
Em 2005, o porto exportou 396,6 mil toneladas, arrecadando US$ 197,4 milhões e importou 55,4 mil toneladas, movimentando US$ 65,1 milhões. Em 2004, a exportação chegou a 15,8 mil toneladas e gerou US$ 70,6 milhões.
Foram exportados por São Sebastião no ano passado, veículos, cabeças de gado, ração animal, caroço de algodão e sacos de açúcar. Os principais produtos importados foram barrilha (mineral usado na fabricação de cosméticos e tintas), sulfato de sódio, malte e cevada.
"O crescimento do superávit em 2005 no Porto de São Sebastião está diretamente ligado ao aumento das exportações de produtos de alto valor agregado, como os veículos", disse ontem o diretor do porto, Paulo Rogério de Souza Almeida.
CARROS - Em 2005 foram exportados 29 mil veículos por São Sebastião. No ano anterior, foram 11 mil. Foram exportados para Argentina e México carros fabricados pelas montadoras GM, Fiat e Volks. Segundo Almeida, em 2006 as exportações de veículos devem crescer 30%.
Para Almeida, os recentes investimentos feitos pelo Estado no porto facilitaram o crescimento das exportações. Segundo ele, a Secretaria dos Transportes já investiu R$ 12 milhões no porto.
A construção de um dolfing --estrutura que permite a atracação de navios de grande porte-- permitiu que navios com até 220 metros de comprimento atracassem no porto local. Antes, navios com até 150 metros podiam atracar.
O porto recebeu pavimentação dos pátios de armazenagem e arruamento interno. Os pátios foram aumentados de 25 para 60 mil metros quadrados. Três novos armazéns serão construídos em São Sebastião.
Almeida disse que outro trabalho importante está sendo a adaptação do porto ao Código Internacional de Proteção aos Navios e Instalações Portuárias, regras internacionais de segurança, que passaram a ser exigidas a partir do atentado de 11 de setembro de 2001.
BERÇO - O empresário David Mc Neill, da agência Mc Neill, há 30 operando em São Sebastião, representando armadores nacionais e internacionais, afirmou que hoje o porto tem maior agilidade e segurança para os navios.
Segundo ele, o porto sebastianense precisa de um novo berço de atracação para poder expandir ainda mais. O porto conta com apenas um berço para atracação de embarcações. O porto de São Sebastião recebe em média seis navios por mês.
O presidente do Sindicato dos Estivadores, Robson Ceará, também defendeu a criação de mais um berço no porto. Segundo ele, com mais um berço o porto poderia ampliar ainda mais sua movimentação de cargas, atraindo para São Sebastião, navios que transportam containeres.
Segundo o diretor do porto, até o final de 2006, o local vai ter um berço em "L" que permitirá a atracação de três navios ao mesmo tempo e até 2007, o berço será transformado "T" permitindo atracação de cinco navios. (Fonte: ValeParaibano)

Descoberto túnel de 15 metros

São Sebastião - A Polícia Civil descobriu na manhã de ontem um túnel de 15 metros de comprimento na Cadeia Pública de São Sebastião. O buraco foi aberto em uma cela e terminava debaixo de um banco em uma praça perto do Distrito Policial.
O túnel foi encontrado, após movimentação suspeita de presos na cela quatro, que abrigava 25 pessoas. A polícia acredita que os detentos aproveitaram as escavações de um túnel antigo.
Luiz Antonio Cunha dos Santos, diretor da cadeia, disse que retirou os presos da cela e solicitou ajuda da prefeitura para o fechamento do buraco. A polícia também vistoriou a cadeia.
Construída para abrigar 60 detentos, ontem, a cadeia de São Sebastião alojava 263. A unidade é a única em atividade no litoral. As cadeias de Caraguá e Ubatuba foram desativadas.
A SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) está construindo em Caraguá um CDP (Centro de Detenção Provisória). As obras estão paralisadas por falta de liberação do licenciamento ambiental. (Fonte: ValeParaibano)

S. Sebastião veta prédios

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião arquivou ontem à noite o projeto que criaria as Zeis (Zonas de Especial Interesse).
A proposta, de autoria do Executivo, liberaria a construção de prédios com até cinco pavimentos nos núcleos congelados para abrigar a população de baixa renda que vive nos loteamento e parcelamentos irregulares.
Apesar de obter 5 votos favoráveis e 4 contrários, o texto precisava de seis adesões (maioria absoluta) para sua aprovação.
O plenário da Câmara esteve lotado e cerca de 150 pessoas permaneceram do lado de fora do prédio promovendo buzinaço, apitaço e portando faixas e cartazes a favor e contra a aprovação da lei.
A estudante Marcela Duarte, de 19 anos, moradora do Guarujá, contrária à aprovação da lei, disse que chegou a São Sebastião com mais 20 pessoas para protestar contra o projeto.
Leandro Alves Pereira, 43 anos, morador de Maresias, disse que a criação das Zeis seria 'de grande importância para a camada mais pobre da população que vive em loteamento e parcelamentos irregulares'. (Fonte: ValeParaibano)

Parceria resulta em formatura de mais uma turma de informática no Jaraguá

São Sebastião - A parceria entre Fundo Social, Secretaria da Educação (Seduc) e o Projeto Aquarela vêm resultando na formação de mais uma turma do curso de informática oferecido no Centro Comunitário do Jaraguá. Esses 40 alunos receberão seus certificados nesta quinta-feira, 30, às 17 horas, na sede do projeto com a presença de várias autoridades.
Toda a comunidade está convidada a participar desta comemoração, já que os formandos mostram-se muito empolgados com a finalização de todo o processo de aprendizado.
O curso é ministrado no Centro Comunitário do Jaraguá e possui a carga horária de 32 horas, ensinando a operar o Sistema Operacional “Linux”, novo sistema que vem alcançando altos níveis de aceitação por grandes empresas. Outro destaque do curso é a aprendizagem do programa “OpenOffice”, uma espécie de editor de texto, planilha e apresentação integrado num mesmo programa.
Cerca de 40 formandos, incluindo crianças, jovens e adultos da terceira-idade. De acordo com o coordenador do Projeto Aquarela, Ernesto Neto, esta já é a segunda turma que se forma através da parceria. “Nosso objetivo é dar oportunidades para as pessoas ingressarem no mercado digital”.
Neto declara que outras turmas já estão em andamento. Para participar o interessado deverá ir ao Centro Comunitário do Jaraguá e fazer sua inscrição. (Fonte: PMSS)

"Ação Jovem" chega a São Sebastião beneficiando 70 jovens da Costa Sul
Paralelo ao programa do Estado, a Prefeitura pretende oferecer cursos profissionalizantes para os beneficiários

São Sebastião - São Sebastião receberá nesta semana mais um projeto do Governo do Estado de São Paulo que será administrado pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e beneficiará 70 jovens da Costa Sul.
Para apresentar o projeto aos jovens a Prefeitura realizará nesta quarta-feira, 29, uma reunião na Praça Pôr do Sol, às 14 horas com a presença do Prefeito Dr. Juan Garcia.
O “Ação Jovem” é um programa que transfere apoio financeiro temporário a jovens como incentivo à conclusão do ensino básico. Os jovens selecionados pelas assistentes sociais da Setradh, se encontram em situação de vulnerabilidade social e pertencem a famílias com renda familiar de até dois salários mínimos.
A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Soares Freire, conta que durante o projeto, os jovens têm como obrigação freqüentar o ensino regular de educação básica ou o Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Esses jovens foram selecionados pelas assistentes sociais para participar do programa”.
Os jovens receberão todo mês R$ 60,00 do Governo do Estado por meio de um cartão eletrônico. Para complementar o programa, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Setradh e da Secretaria de Educação, estuda uma parceria com o Senac para a realização de cursos voltados a área de hotelaria e turismo. De acordo com a secretária da Setradh, o objetivo é que o jovens, além do auxílio financeiro recebido do Estado, tenham uma qualificação, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho.
A Setradh também estuda parcerias com os comerciantes da Costa Sul para estender o curso de jardinagem, já realizado na região central, também para jovens da Costa Sul. (Fonte: PMSS)

Ditraf tem campanha reconhecida pelo Departamento Nacional de Trânsito

São Sebastião - A Divisão de Tráfego de São Sebastião (Ditraf) recebeu neste mês o reconhecimento do Departamento Nacional de Trânsito, sobre o ‘Programa de Educação e Cidadania para o Trânsito’ realizado pelo órgão na cidade.
Por meio da Coordenação-Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito (CGQFHT), o Departamento Nacional de Trânsito, encaminhou ofício destacando a iniciativa do Ditraf sobre as quinzenas educativas e o material produzido. “Parabenizamos a iniciativa das quinzenas educativas no trânsito e o material produzido, em especial o que se refere ao uso do capacete e suas especificações”.
Além disso, a coordenadora acrescenta que o material sebastianense servirá como modelo para outras cidades. “Divulgaremos o seu material para aqueles municípios que solicitarem sugestões de projetos nessa linha”.
A Divisão recebeu o reconhecimento, também por ofício, do Motoclube Limeira, um dos mais conhecidos no país. “Achamos louvável a atitude desta instituição. Ficamos a disposição para divulgar esta idéia, pois ela estimula a ordem, respeito e segurança a vida do motociclista e de toda a coletividade”.
Para o Chefe de Divisão de Tráfego, Márcio Nonato, o prestígio é um estímulo para o desenvolvimento de novos projetos. “O reconhecimento do trabalho que desenvolvemos é gratificante e estimulante para o desenvolvimento de novos projetos. Com isso sentimos que estamos no caminho certo”.
Segundo Nonato, o órgão busca mais projetos para que estimulem os cidadãos a abraçar a causa. “O nosso intuito é trabalhar cada vez mais pela a educação no trânsito, que previne acidentes, muitas vezes, por falta de informação”.
O órgão realiza campanhas ao longo do ano, com diferentes temas, buscando a educação no trânsito da sociedade para evitar acidentes. Nestas campanhas utiliza folders, faixas e palestras para conscientizar sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito. Além disso, promove e incentiva a participação da comunidade escolar em concursos, como o Prêmio Denatran, realiza a Semana do Trânsito, com palestra nas escolas, entre outras ações. (Fonte: PMSS)

Prefeito recebe candidatos a conselheiros tutelares no gabinete

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu na tarde de hoje (28/03), em seu gabinete, todos os candidatos a conselheiros tutelares que participam da eleição nesta quarta-feira (29/03). “Tenho um respeito muito grande pelos processos democráticos, por isso, não interfiro em nenhuma eleição. Que vençam os mais votados”.
Serão eleitos cinco conselheiros titulares e dez suplentes entre os 28 candidatos.
Conforme explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Geraldo Reis Silva Teodoro, a entidade funciona como um Procon. “A diferença é que o Conselho Tutelar zela pelos direitos da criança e do adolescente, por isso é muito importante a participação de todos os cidadãos”.
Teodoro salienta que a eleição é realizada a cada três anos e os conselheiros passam por um curso de capacitação e recebem remuneração. A eleição acontece das 8h às 17h, na Regional Costa Norte, na Subprefeitura da Costa Sul e na Câmara Municipal. Para participar da votação os munícipes devem levar o título de eleitor e o RG.
Confira os candidatos a conselheiros e seus respectivos números:
01 - Maria Aparecida do Nascimento Santos
02 - Ana Regina Santana
03 - Márcia Fernandes do S.Andrade
04 - Tiago Fortunato
05 - Elena Komino
06 - Maria Helena Miranda de Lima Torricelli
07 - Andréa Alves de Oliveira
08 - Rogéria Conzendey da Silva
10 - Adriana dos Reis Cruz
11 - Roseli de França Santos
12 - Wilson Vicente Vieira Júnior
14 - Elisangela Cristino Barbosa e Silva
15 - Andréa Carla dos Santos Rangel
16 - Rosineide Lopes de Souza Santos
17 - Márcia de Souza G. Ferreira
19 - Ernani Primazzi
20 - Sonia Regina dos Santos
23 - Maria Jose Rodrigues Santana
25 - Rosineia Domiciano Ferreira
26 - Maria das Graças A dos Santos
28 - Rose Mary Ornellas Gomes
31 - Maria Aparecida Ivanov
32 - Janete Rufino da Silva
33 - Claudia Mara Vitório
35 - Adriana Teresa Romão
37 - Claudia Regiana Ivanov Balazs
38 - Rosangela Maria de Almeida Veiga
40 - Suely Aparecida Antunes da Silva
(Fonte: PMSS)

Terceira Idade sebastianense parte em busca de vitórias no X Jogos Estaduais do Idoso

São Sebastião - Após competir nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizado na cidade de São José dos Campos, os atletas sebastianenses da melhor idade, irão em busca de mais vitórias nos Jogos Estaduais do Idoso (Jei) que começa amanhã, 29, na cidade de Taquaritinga e vai até dia 02 de abril. Classificam-se para o Jei, os três primeiros lugares de cada modalidade do Jori.
Após a vitória em primeiro lugar na coreografia do Jori, sendo um resultado inédito conquistado pelas sebastianenses, a equipe formada por 13 atletas. No ano passado, a coreografia sebastianense obteve o terceiro lugar nos Jogos Estaduais do Idoso.
Além da coreografia, a nadadora Christina do Valle Pombo (Dona Doquinha), também é mais uma promessa caiçara para essa edição dos Jei, já que, no Jori, ela obteve o 2° lugar na categoria D (nascidos até 1930).
Para as disputas, os atletas terão o apoio da Prefeitura de Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes, Saúde e do Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Lei da Biomassa e pontos turísticos

Ubatuba - Foram sancionados neste último final de semana, dois Projetos de Lei do vereador Charles Medeiros a qual vem de encontro à solicitação de várias comunidades desta municipalidade. Várias foram às visitas e solicitações das comunidades a Charles Medeiros para que pudesse planejar uma forma de atender duas reinvidicações antigas e necessárias, a de efetivar a devida sinalização de locais de interesse municipal e a que articule uma forma de aproveitar de forma mais efetiva a banana, que se encontra abundante em Ubatuba. Desde a legislatura passada Medeiros vem estudando o atendimento a tais solicitações. Neste ano apresentou o PL 131/05, que foi sancionada como Lei 2768/06, que determina a prefeitura sinalizar com placas de dizeres indicativos parques e outros próprios, conjuntos urbanos e rurais, edificações e pontos de valor histórico, paisagístico, científico, artístico e ecológico, viabilizando ainda, o acesso ao patrimônio cultural em todo território municipal.
Outro projeto aguardado foi o se refere a banana - Lei 2772/06, que trata da disponibilidade sobre a importância da utilização de Biomassa de Banana Verde processada, como base de preparação e parte integrante da refeição a ser servida nas creches e escolas municipais. A comunidade do bairro do Sertão do Ubatumirim já realizou um Curso de Biomassa de Banana Verde em parceria com o vereador Charles Medeiros e a Secretaria da Promoção Social do município.
Segundo o vereador, as leis ainda faltam ser regulamentadas pelo Executivo. “A comunidade agora tem que colaborar com este vereador para que as leis sejam cumpridas e efetivadas, assim como aconteceu com as leis dos bancos”, afirma Charles Medeiros. /
(Fonte: Assessoria Charles Medeiros)


“Pit stop” orienta ciclistas para uso das ciclofaixas

Ubatuba - O Clube de Ciclismo de Ubatuba está prestando serviço em uma tenda montada no início da Avenida Thomaz Galhardo a fim de orientar os ciclistas sobre as regras que devem ser seguidas para o uso devido das ciclofaixas implantadas desde o início de março. A tenda é munida de cadeiras e televisão para que os ciclistas e demais interessados assistam a um vídeo com orientações de trânsito, com ênfase no uso correto da bicicleta como meio de transporte. Quatro monitores do Clube de Ciclismo passarão três semanas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na tenda que vai funcionar como um “pit stop” para ciclistas. Lá os usuários das ciclofaixas são orientados e advertidos e, além disso, recebem uma avaliação de suas bicicletas, com uma lista das peças que eventualmente devam ser trocadas para o melhor funcionamento do veículo.
Nesta segunda-feira, 27, o primeiro dia de funcionamento do “pit stop”, os monitores do Clube de Ciclismo realizaram uma contagem parcial de quantos ciclistas passaram pela ciclofaixa durante três horas, e deles, quantos trafegavam na contramão. O resultado revela que muitos munícipes ainda não conhecem as regras: 142 bicicletas teriam sido apreendidas se a punição já estivesse em vigor.
Luis Felipe Ennes, presidente do Clube de Ciclismo de Ubatuba, explicou por que a orientação ao ciclista é essencial: “nem todas as pessoas sabem que nas leis de trânsito existem regras para o uso das bicicletas e circulam de forma desordenada. A ciclofaixa é uma medida muito boa para a cidade, que torna o uso da bicicleta mais seguro e organizado”.
A Guarda Municipal de Ubatuba continua auxiliando nas orientações e advertindo os ciclistas que desrespeitam a mão e que continuam trafegando fora da faixa destinada a eles que em breve serão aplicadas multas e apreensão dos veículos. (Fonte: PMU)

Vereador Claudinho busca solução para comunidade Emaús

Ubatuba - O vereador Claudinho Gulli (PMDB) visitou a comunidade Emaús, na última terça-feira, dia 28, para comunicar que está buscando junto à prefeitura, a reforma do prédio onde será instalada a padaria artesanal.
O vereador, que há vários anos conhece a comunidade e é um grande admirador do Sr. Jorge a da Sra. Joana, não está medindo esforços para colaborar com o trabalho sério desenvolvido dentro da comunidade.
Claudino esteve presente na ocasião da entrega do Kit Padaria Artesanal feita pela primeira dama do Estado, Lú Alckmin no último dia 8, e agora se compromete a levar o prefeito Eduardo César até a comunidade para juntos tentarem solucionar o projeto do prédio onde será instalada a padaria. “Somente criticar não resolve. O importante é procurar resolver os problemas e não causar mais problemas”, disse o vereador, enfatizando que a padaria artesanal é um sonho antigo do Sr. Jorge, responsável pela comunidade, “tenho certeza que este sonho está perto de se realizar, pois o Sr. Jorge é um homem honesto e trabalhador”, declarou.
A comunidade, graças ao esforço do Sr. Jorge, já conta com uma marcenaria e uma escola, além de vários projetos. “Como vereador, fazendo a ligação do Legislativo, ouvindo a população e procurando solucionar os problemas, convido o prefeito a comparecer na comunidade para uma reunião com o Sr. Jorge e Sra. Joana, no intuito de concretizar esse trabalho que trará tantos benefícios para a comunidade Emaús”, finalizou o vereador.
O Sr. Jorge disse que a comunidade, que é carente, necessita de tantas coisas, mas no momento a reforma do prédio para a instalação da padaria é prioridade, “quero deixar bem claro que o Kit Padaria está aqui, que foi realmente entregue pela Sra. Lú Alckmin e Sra. Denise César e estou muito satisfeito porque a prefeitura nos garantiu que, na medida do possível, vai fazer a reforma do prédio. Tenho certeza que vamos conseguir, ainda mais agora com a colaboração do vereador Claudinho, que tanto tem se empenhado ajudar esta comunidade que abriga 22 famílias carentes, somando 180 pessoas”, disse Sr. Jorge. (Fonte: Laura Ennes)

Prefeitura realiza vistoria em casas populares da Aldeia Boa Vista

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizou na terça-feira, 28, a segunda vistoria técnica com o CDHU, nas obras de construção das 50 casas populares financiadas com recursos do Governo do Estado, na aldeia guarani Boa Vista, no Promirim. As obras são referentes às oito casas que estão sendo construídas próximo à escola e que tiveram início no dia 26 de janeiro. Até agora já são oito fundações, cinco alvenarias prontas e um telhado em acabamento. De acordo com o engenheiro Virgílio José Guatura, as obras estão atrasadas devido à dificuldade de acesso ao local e transporte de materiais.
A partir de abril as outras 42 casas começam a ser construídas na Aldeia Boa Vista, estas próximas à Casa de Reza. Os índios guarani tiveram a opção de escolher entre seis modelos de casa e optaram pela alvenaria. A única exigência foi que a frente das casas fosse sempre virada para o leste, onde nasce o sol. Por volta do dia 20 de abril a Prefeitura, que fiscaliza as obras semanalmente, volta a acompanhar o CDHU na vistoria. (Fonte: PMU)

Dança de salão e damas de Ubatuba também vão aos Jogos Estaduais do Idoso

Ubatuba - Ubatuba contará com atletas em mais duas modalidades nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que começam nesta quinta-feira em Taquaritinga, no interior de São Paulo. Ataíde Paiva Barreto Filho (damas) e Wilson Alael Januzzelli e Maria Vanda Silva Grazia (dança de salão) também representarão Ubatuba nos Jogos, ao lado de Maria Ribeiro Machado e Lucila Anita Araújo (atletismo).
Os ubatubenses haviam conquistado o quarto lugar em suas modalidades, e devido à desistência de cidades mais bem classificadas, foram chamados pela organização do JEI.
A equipe de Ubatuba embarca na madrugada desta quarta-feira. A cerimônia de abertura do 10º JEI será na quinta-feira (30), às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes “Manoel dos Santos”, em Taquaritinga, e contará com as participações especiais da primeira-dama do Estado (e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo), Maria Lúcia Alckmin, e do Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.
Os atletas da Melhor Idade de Ubatuba fazem parte do projeto Atividade Física e Cidadania, parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e a Secretaria de Esportes e Lazer. (Fonte: PMU)

Ubatuba entra no clima do Reebok Triathlon Long Distance

Ubatuba - A cidade de Ubatuba começa a se preparar para receber os quase trezentos participantes do Reebok Triathlon Long Distance, que será disputado no próximo domingo, 2 de abril, na Praia do Cruzeiro. Com largada prevista para às 8 horas, na praça Trópico de Capricórnio, os atletas terão que vencer 1.9 km nadando, 90 km pedalando (Av Iperoig, Av. Prof. Thomaz Galhardo, BR 101, com retorno na entrada de Picinguaba, Av. Prof. Thomaz Galhardo, Av Iperoig - transição) e 21 km correndo (pela orla, sentido Cais do Porto duas vezes), na prova Long Distance. Já na Short Distance são 750m natação, 20km ciclismo (Av. Prof. Thomaz Galhardo , BR 101, com retorno na praia Vermelha do Norte Av. Prof. Thomaz Galhardo, Av Iperoig - transição) e 5 km corrida (pela orla, entrando na Basílio Cavalheiro, Rua Irene, Rua Francisco Matarazzo Sobrinho, Rua Vladimir Toledo Piza sentido Cais do Porto uma vez). A área de transição será montada na praça Trópico de Capricórnio.A premiação está prevista para às 13 horas.
A programação da prova de abertura da temporada começa no dia 1º, às 14h, com a entrega de kits das duas provas e a Expo Sports (feira de produtos esportivos) no Ginásio de Esportes Tubão. No final da tarde, às 17 horas, ainda no Tubão, será realizado o Congresso Técnico. No domingo, dia 2, a área de transição será aberta às 6h, fechando às 7h50.
O Reebok Triathlon Long Distance começará às 8 horas, enquanto o Short largará meia hora depois.
Trânsito - O trânsito sofrerá alterações na região central: a Av. Iperoig será interditada, no trecho a partir da rua Liberdade até a Rua Conceição, no domingo a partir das 8h. Os carros deverão transitar pela Rua Salvador Correa. Os cruzamentos da Av. Prof. Thomaz Galhardo serão controlados pela Guarda Municipal e três deles ficarão abertos após a passagem do pelotão de ciclistas: Rua Salvador Correa, Rua Jordão Homem da Costa e Av Rio Grande do Sul.
A Av Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá, será sinalizada com cones na manhã de domingo no mesmo horário. O mesmo acontecendo com as ruas Basílio Cavalheiro, Rua Irene, Rua Francisco Matarazzo Sobrinho, Rua Vladimir Toledo Piza, e Estrada do Cais, por onde passará a prova pedestre. (Fonte: PMU)

Ubatuba tem novos horários para coleta seletiva de lixo

Ubatuba - Já estão em vigor os novos horários para a coleta seletiva de lixo em Ubatuba. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os horários foram mudados para atender a demanda devido à maior quantidade de lixo reciclável produzida durante a temporada de verão. Agora a coleta seletiva volta a funcionar em horário de baixa temporada. Confira abaixo os dias em que os caminhões da coleta seletiva passam em seu bairro e separe o lixo orgânico do lixo reciclável, ajudando a preservar o meio ambiente:
Segunda, quarta e sexta-feira: Centro, Sumaré e Silop
Terça, quinta e sábados: Barra da Lagoa, Parque Vivamar e Bairro do Itaguá
Terça e quinta: Perequê- Açu (praia e bairro) e Praia do Matarazzo
Quarta-feira: Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Pé da Serra, Bairro da Figueira, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Ressaca, Mato Dentro, Parque dos Ministérios, Sertão da Quina, Araribá, Sertão do Ingá, Rio da Prata, Estrada da Tabatinga, Estrada da Caçandoca e Sapê.
Quinta-feira: Barra Seca, Vermelha do Norte, Casanga, Ranário, Sertão do Thiago, Condomínio Itamambuca, Félix, Promirim, Poruba, Ubatumirim, Estaleiro, Cambucá, Fazenda da Caixa, Vila Rolim, Vila da Índia, Sertão do Ubatumirim, Praia do Camburi, Almada, Picinguaba, Maranduba, Beira Rio, Porto do Eixo, Promove, Jardim Marisol e Jardim Imobiliário
Segunda e sexta: Bairro da Praia Grande, Jardim Alice, Praia do Tenório, Praia Vermelha do Centro, Estrada do Cais, Lázaro, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Monte Valério e Sununga
Segunda-feira: Lagoinha, Cabeça de Boi, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana, Fortaleza, Corcovado, Folha Seca, Praia Dura e Praia Vermelha do Sul
Terça e sábado: Enseada, Santa Rita e Toninhas.
Em todos os dias e em todos os bairros, o horário da coleta seletiva é das 7h às 12h. (Fonte: PMU)

Prefeito discute despoluição da região de Itamambuca
Uma comissão vai realizar um levantamento na busca de soluções para o problema

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu na última segunda-feira, 27, representantes da Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) para discutir meios para despoluição do rio Itamambuca. Estiveram presentes, além do Diretor de Meio Ambiente da SAI, Aldhemar Freitas (Dema) e do presidente da Sociedade Amigos do Recanto Itamambuca, Renato Vella, as Secretarias Municipais de Arquitetura, Meio Ambiente, Educação, Administração da Regional Norte e Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários. O principal assunto da reunião foi a formação de uma comissão para realizar um diagnóstico referente ao tratamento de esgoto na região da Itamambuca. O fato de o rio Itamambuca ter recebido bandeira vermelha da Cetesb preocupa os moradores e o prefeito: “a cidade precisa de balneabilidade, que é o principal atrativo turístico de Ubatuba. Com boa vontade do poder público e da sociedade é possível reverter a situação”, disse o prefeito que ofereceu a possibilidade de disponibilizar técnicos para a operação “caça-esgoto”, que deve colher dados para o levantamento da situação real da poluição na região de Itamambuca.
“Precisamos primeiro entender qual é o problema para depois chegarmos à solução”, disse Dema, que propôs durante a reunião a implantação da Zona Azul em Itamambuca, mas com um cunho ambiental. A idéia é a Zona Azul ecológica, na qual as pessoas pagariam a taxa de estacionamento para ser revertida em prol da despoluição do local. “Acredito que quem freqüenta Itamambuca não vai se negar a pagar um valor que ajudará na preservação da beleza e da natureza dali”, defendeu Dema. O prefeito Eduardo Cesar ficou de estudar a proposta, talvez com terceirização da cobrança.
Outro assunto bastante abordado e elogiado foi o congelamento de áreas naquela região. Foi unânime a aprovação dos representantes da Itamambuca: a ação da Prefeitura de congelar os núcleos de ocupação irregular contribui muito para desacelerar o processo de poluição através de fossas.
Por fim, ficou agendada uma nova reunião, já com uma comissão formada para o diagnóstico e estudo de soluções. Todo um projeto de educação ambiental também deve ser desenvolvido paralelamente. (Fonte: PMU)

Recreando em seu Bairro inicia o ano com alegria, mesmo sob chuva

Ubatuba - Apesar do tempo chuvoso da manhã de domingo, 26, o primeiro “Recreando em Seu Bairro” de 2006 animou as crianças do Corcovado. Cerca de 150 crianças se divertiram com as atividades desenvolvidas pela equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer.
O próximo “recreando” está marcado para o dia 30 de abril no bairro do Ipiranguinha.
(Fonte: PMU)


Dança de salão e damas de Ubatuba também vão aos Jogos Estaduais do Idoso

Ubatuba - Ubatuba contará com atletas em mais duas modalidades nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que começam nesta quinta-feira em Taquaritinga, no interior de São Paulo. Ataíde Paiva Barreto Filho (damas) e Wilson Alael Januzzelli e Maria Vanda Silva Grazia (dança de salão) também representarão Ubatuba nos Jogos, ao lado de Maria Ribeiro Machado e Lucila Anita Araújo (atletismo).
Os ubatubenses haviam conquistado o quarto lugar em suas modalidades, e devido à desistência de cidades mais bem classificadas, foram chamados pela organização do JEI.
A equipe de Ubatuba embarca na madrugada desta quarta-feira. A cerimônia de abertura do 10º JEI será na quinta-feira (30), às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes “Manoel dos Santos”, em Taquaritinga, e contará com as participações especiais da primeira-dama do Estado (e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo), Maria Lúcia Alckmin, e do Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.
Os atletas da Melhor Idade de Ubatuba fazem parte do projeto Atividade Física e Cidadania, parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e a Secretaria de Esportes e Lazer. (Fonte: PMU)
 


Semana de 31/03 à 06/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Friewall - Segurança em Risco"
Ás 17:30 hs -19:30 hs -21:30 hs (No sábado e domingo também ás 15:30 hs )


 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Peregrino

Pelo curto caminho da vida
Eu prefiro ir a pé
Para poder parar
Quando quiser
E gravar na memória
As impressões, os gostos
As imagens e sons
Das cachoeiras
Dos pássaros
Dos mares
Das árvores
Das pessoas antigas
Que ainda tem tempo
Para prosear
Com um desconhecido
De pouca fala
E muito olho e ouvido.

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agradecimento,
Ao Sr. Sato (gabinete) e ao Sr. Arnaldo (Supervisor-Sec. de Educação) pela atenção prestada. Espero que o mesmo problema não ocorra com os demais cidadãos consumidores de serviços educacionais.

Dalzel Bernardino Bueno Camargo
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Entardecer na Picinguaba - Márcio de Oliveira

Entardecer na Picinguaba
©Márcio de Oliveira

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor