Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 30 de Março de 2006 - Nº 1493 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Novos Chefes de Departamento Tomam Posse Nesta Quarta
UNIMÓDULO apóia 24 atletas do Litoral Norte com Programa Bolsa Esporte
UNITAU participa de Seminário Internacional de Educação a Distância
Historiador francês ministra palestras na UNITAU

Caraguatatuba
Agenda Cultural FUNDACC
Caraguá participa dos Jogos Estaduais do Idoso com Natação e Malha
7ª Copa Tiradentes de Futsal teve início nesta segunda-feira 27
Prefeito de Caraguá paga diferença salarial de 2002 a professores adjuntos e substitutos
Câmara aprova urgência e Gratidão Caiçara
PAT de Caraguá tem mais de 100 vagas de emprego

Ilhabela
Ônibus no Bexiga
Circuito Litoral Norte Paulista Participa de Visita Técnica no Grande ABC

São Sebastião
Juan promove audiências sobre prédios
“Ecobus não pode realizar o transporte coletivo na cidade”, garante Cardim
Câmara rejeita projeto que prevê a construção de prédios em São Sebastião
Secretaria da Educação convoca mais professores classificados no Processo Seletivo
Prefeitura inicia diálogos de segurança no trabalho com funcionários públicos
Prefeitura realiza reunião comunitária nesta quinta-feira na Enseada
Feriado terá show de humor no Teatro com José Vasconcelos

Ubatuba
Vereador de Ubatuba é investigado
Estado vai bancar passes em Ubatuba
Charles Medeiros homenageia equipe de natação
Aldeia Boa Vista recebe cursos e benefícios
Prefeitura de Ubatuba agiliza solução do fornecimento dos passes escolares
Pessoa desaparecida
Escola da Estufa prepara a 2ª Festa da Banana
Claudinei Salgado esclarece falsas informações feitas pelo vereador Edílson Félix
Abertas as inscrições para Circuito Ubatuba de Águas Abertas
I Conferência de Agricultura Pesca e Maricultura mobiliza mais de 400 pessoas em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Novos Chefes de Departamento Tomam Posse Nesta Quarta

Litoral Norte - Será realizada nesta quarta-feira (29/03), às 17h, no salão de atos da reitoria da UNITAU, a solenidade de posse de sete novos chefes de Departamento. A profª. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida substituirá o atual chefe do departamento de Biologia, prof. Dr.Edson Rodrigues; no departamento de Enfermagem, a profª. Ms. Rosemeire Isabel Ramos Análio ocupará o cargo da profª. Ms. Carmen Lúcia Seffrin Pupio; no departamento de Serviço Social, a profª. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá substitui a profª. Dra. Elisa Maria Andrade Brizola e, na Engenharia Mecânica, o prof. Dr.Francisco José Grandinetti vai substituir o prof. Dr. José Rui Camargo.
As chefias dos departamentos de Comunicação Social, prof. Dr. José Felício Goussain Murade, de Ciências Sociais e Letras, prof. Ms. Joel Abdala e de Engenharia Elétrica, prof. Ms. Armando Antonio Monteiro de Castro, serão mantidas.
A Reitoria da UNITAU fica na Rua Quatro de Março, 432, no centro de Taubaté. Mais informações pelo telefone (12) 3625-4123. (Fonte: UNITAU)

UNIMÓDULO apóia 24 atletas do Litoral Norte com Programa Bolsa Esporte

Litoral Norte - Através do Programa Bolsa-Esporte, o UNIMÓDULO (Centro Universitário) garantiu, este ano, o apoio a 24 atletas das quatro cidades do Litoral Norte, os quais recebem descontos de 20 a 70% no valor das mensalidades.
Há quatro anos o Programa vem incentivando o estudo e o esporte em várias de suas modalidades. Entre os atletas integrantes do Programa, em 2006, estão os alunos do curso de Educação Física Angelo Augusto (Karatê), Edmar Fernandes Soares (Canoagem), Arthur de Mello Reis Zumbano (Judô), Elenilson Jesus de Oliveira (Braço de Ferro); Humberto Nepomuceno Sant'ana (Canoagem), Fernando Gaia (Jiu Jitsu) e Thais Oliveira (Karatê). Há, ainda, o aluno do Colégio Anglo Módulo Matheus Prazeres (Bicicross).
Na cidade de Ubatuba também há atletas beneficiados pelo UNIMÓDULO. São eles: André Luiz de M. da Silva (Jiu JItsu), Rodrigo Piza M. B. Mello (Natação e Biatlhon), Selma e Osieo Hecher (Jiu Jitsu), Trajano Medrado Santos (Jiu Jitsu), Wladimir Andrés Rojo Veja e João Ricardo de Castro Toledo (Surf), todos alunos de Educação Física; e, ainda Débora Bet Ross (Surf) do curso de Administração.
Em São Sebastião os integrantes do Programa são: Tiago Mosmann Couto (Natação), de Administração; Alexandre de Lima Azevedo (Tae Kwon Do), de Sistemas de Informação; Antonio Bruno da Silva (várias modalidades esportivas), de Direito; e Mayara dos Santos Cravo (Ciclismo) de Complementação Pedagógica.
Ilhabela também possui atletas beneficiados pelo Programa: José Marino de Souza (Kite Surfe); Deissomar Ferreira dos Santos (Biathlon), de Educação Física; e João Alves de Araújo (Atletismo), do mesmo curso. (Fonte: Módulo)

UNITAU participa de Seminário Internacional de Educação a Distância
Instituição é a única representante do Vale do Paraíba em Conferência que discutirá os novos rumos da EAD para os próximos anos

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) irá participar do Seminário Internacional de Política Educacional sobre Educação Básica a Distância, nos dias 29 e 30 de março, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo/SP. O Seminário abordará temáticas sobre Educação a Distância e pretende debater novos rumos nessa área para os próximos anos.
Organizado pelo Conselho Estadual de Educação, o Seminário contará com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Educação Gabriel Chalita, do presidente do Conselho Estadual de Educação Marcos Antonio Monteiro e do conceituado teórico e professor da Universidade de Paris Pierre Lévy. A UNITAU, única instituição do Vale do Paraíba presente no evento, estará representada pelo prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido, responsável pelo núcleo de Ensino a Distância da Universidade (NEAD).
A Universidade de Taubaté participará da mesa de discussões sobre “Modelos, experiências e possibilidades em Educação a Distância”. Junto com o professor da UNITAU, farão parte desta mesa-redonda o representante da Fundação Bradesco, Antônio Carlos das Neves, o representante da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri, o coordenador de Educação Técnica do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo, o coordenador do núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Ismar de Oliveira Soares e o consultor e professor do SEBRAE, Max Haetinger.
NEAD - O Ensino a Distância é uma nova vertente da Educação que cresce a cada ano, com o avanço das novas tecnologias de informação. A inclusão do EAD na Educação Básica pode se configurar como condição de inclusão das classes populares na sociedade da informação e do conhecimento. Na UNITAU, o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) existe desde outubro de 2004 e tem competência para implementar políticas e diretrizes para a Educação a Distância estabelecidas no âmbito da Universidade.
O NEAD tem como objetivo possibilitar a auto-aprendizagem, por meio de recursos didáticos a serem veiculados pelas modernas tecnologias de informação, e capacitar os professores já em exercício a fim de proporcionar-lhes o conhecimento adequado para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas no ensino a distância. O NEAD da UNITAU oferece os cursos de Apicultura, de Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas e o de Ensino Normal Superior.
Os cursos por educação a distância da UNITAU utilizam o ambiente Teleduc, que pode ser acessado no seguinte endereço www.agro.unitau.br/~teleduc . Outras informações sobre o NEAD podem ser conseguidas pelos telefones (12) 3625-4116 ou pelo fax (12) 3632-8956. (Fonte: UNITAU)

Historiador francês ministra palestras na UNITAU
Entre os temas debatidos estão a globalização e a urbanização das cidades

Litoral Norte - O historiador francês prof. Dr. Jean Pierre Goubert, da Universidade de Paris, ministra palestras, nos dias 29 e 30 de março, às 19h, sobre a “Natureza da Cidade” e a “Natureza da Família”, respectivamente, no Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU). As palestras fazem parte do curso “A Natureza da Natureza”, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da instituição.
Na palestra de quarta-feira, 29, sobre a “Natureza da Cidade”, o professor procura explicar as características das cidades nos dias atuais e os territórios delimitados e povoados, favorecendo o intercâmbio entre diferentes comunidades, traçando um histórico sobre os efeitos da globalização na sociedade.
Já no dia 30, quinta-feira, o professor encerra o curso debatendo temas como os valores contidos na família e a evolução da estrutura familiar ao longo dos anos.
Em sua segunda visita à UNITAU, Goubert aproveitou para analisar algumas cidades da região, como Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga e Aparecida do Norte. As visitas de campo serviram para que o pesquisador fizesse um estudo in loco dos temas abordados nas palestras, como as questões da urbanização das cidades, dos recursos hídricos e a questão histórica do desenvolvimento das cidades.
Um dos coordenadores do curso, por parte da UNITAU, o prof. Dr. José Oswaldo Soares de Oliveira destaca a importância multidisciplinar do evento. “O curso do professor Goubert debateu diversas questões sociais, de grande abrangência multidisciplinar. Sua temática foi voltada para diferentes públicos nas nossas áreas de Mestrado, desde o Mestrado em Ciências Ambientais, por exemplo, até o de Gestão e Desenvolvimento Regional”, afirmou.
O professor explicou, ainda, que a vinda do prof. Goubert à UNITAU abriu novas perspectivas de intercâmbios entre a Universidade de Taubaté e a Universidade de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris, na França. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Agenda Cultural FUNDACC

Caraguatatuba
Espetáculo Teatral – “AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM” no Teatro Mario Covas - Dia 15 de abril, sábado, 21 horas - Baseado na Obra de Luis Fernando Veríssimo com direção de Darson Ribeiro. Elenco: Victor Wagner, Sérgio Lelys, Bruno Sciuto Lyliá Virna, Carla Pagani e Richard Vieira (elenco SBT)
Visite a Exposição “São Paulo em 3D” no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Até dia 9 de abril. Painéis fotográficos com imagens de São Paulo em várias épocas. Aos visitantes, são entregues óculos para poderem observar a exposição em 3D. A visitação é de terça a domingo das 10 às 18 horas. A entrada é franca.
Videoteca Lúcio Braun – A programação acontece de quinta a domingo, às 20 horas. A entrada é R$ 1,00.
Dia 30 Março - Quinta-feira
Uma Mulher de Talento/Julia Roberts - Drama - 12 anos
Dia 31 - Sexta-feira
Capitão Sky e o Mundo do Amanhã/Jude Law -Aventura - 12 anos
Dia 01 Abri l- Sábado
Vítima de uma Paixão / Marilyn Monroe - 1957 - Suspense - 14 anos
Dia 02 - Domingo
Justiça para todos / Gregory Peck - 1947 - Drama - 12 anos
As oficinas culturais da Fundacc Faça sua inscrição para as áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, folclore e artesanato em vários pontos da cidade. Mais informações pelo telefone – 3883 7555, ou na Rua Santa Cruz, 396 no centro de Caraguá.
Litoral em Dança – Favorecendo o intercâmbio de experiências visando ao aperfeiçoamento da dança e oferecendo possibilidades de crescimento a novos talentos, a Fundacc promove de 18 a 21 de maio, o Litoral em Dança. As inscrições podem ser feitas até dia 17 de abril. O festival acontece no Teatro Mario Covas. Mais informações pelos telefones (12) 3883-7555 ou 3883-3737 ou no site: www.fundacc.com.br
Programação Musical
Música no Coreto - Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados.
Café Musical - Apresentação Musical na Praça do Caiçara todo sábado, às 19h00 com o maestro Zé Maria e convidados.
Banda Municipal Carlos Gomes - Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos domingos, às 20h30.
Projeto Cinema Nos Bairros - Gosta de assistir a bons filmes? Então prestigie o projeto itinerante Cinema nos Bairros, da Fundacc - sempre às 19 horas tem cinema perto de você! Convide os amigos!
A entrada é franca! Confira a agenda:
2ª feira Centro Cultural do Cultural Travessão/EMEI Barranco Alto
3ª feira Centro Cultural do Poiares / Rio do Ouro Horto
4ª feira Centro Comunitário Jetuba/ Igreja Canta Galo
5ª feira Massaguaçu – Emei Emef Benedito Inácio Soares
6ª feira Pegorelli – Emei Emef Masako Sone/Centro Cultural do Perequê
Filmes do mês de abril: Stuart Little (infantil), Forbidden(ação) Querem acabar comigo(comédia), Germanus(aventura).(Fonte: PMC)

Caraguá participa dos Jogos Estaduais do Idoso com Natação e Malha
Os atletas das modalidades Malha e Natação, que representaram Caraguá no X JORI, em SJC, participam a partir desta quarta-feira 29, dos Jogos Estaduais do Idoso, em Taquaritinga, interior de SP

Caraguatatuba - Os atletas das modalidades Malha e Natação, que representaram a equipe da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura de Caraguatatuba, na décima edição do JORI(Jogos Regionais do Idoso), em São José dos Campos, na última semana, participam a partir desta quarta-feira 29, do JEI – Jogos Estaduais do Idoso, na cidade de Taquaritinga, no interior de São Paulo.
A Malha foi a primeira modalidade a se classificar durante o JORI, para a etapa final, ocasião em que conquistou o terceiro lugar nos Regionais. Os representantes de Caraguá no JEI são os jogadores Pedro de Lima e Adelino Domingos dos Santos.
A Natação também é uma promessa da cidade durante os Jogos Estaduais do Idoso. A atleta Cleusa Aparecida Pereira, que ficou em 4º lugar na categoria C Feminino, vai representar Caraguá nesta etapa final.
Segundo o técnico da equipe, Dagoberto Oliveira Azevedo, “já era prevista a participação de Caraguá também na prova de Natação, porque normalmente, nas finais, alguma cidade que ficou em terceiro lugar acaba desistindo de competir. Assim, já ficamos de sobreaviso, para garantir a participação da cidade na prova natatória”, disse o técnico, que viajou para Taquaritinga com uma delegação total de 7 a 8 pessoas.
O JEI terá abertura oficial nesta quinta-feira 30, com desfile de todas as delegações, e as disputas acontecem até Domingo, dia 2, data de encerramento do evento. (Fonte: PMC)

7ª Copa Tiradentes de Futsal teve início nesta segunda-feira 27
As competições seguem até o dia 5 de maio. Nos dias 25 e 27 de abril acontecem provas de Atletismo e Natação, respectivamente

Caraguatatuba - O evento que reúne Policiais Militares do Litoral Norte, a “Copa Tiradentes de Futsal” troféu “Soldado Possa e Soldado feminino Márcia Magna Olegária Peixoto”, iniciou a sua 7ª edição na segunda-feira, dia 27, na quadra Jorge Burihan, no bairro da Olaria.
Formado por um grupo único, estão participando das competições policiais de nove companhias, sendo Salvamar (Bombeiro); 3ª Cia de Ubatuba; 1ª Cia de São Sebastião; Ambiental São Sebastião; 2ª Cia de Caraguá; Ambiental de Caraguá; Rodoviário; Bombeiro GI (Resgate); 5º PEL. Ilhabela e Estado Maior.
No primeiro jogo, a equipe do Salvamar enfrentou a equipe Bombeiro GI Resgate e perdeu de 5 a 7; a 3ª Cia Ubatuba venceu o Rodoviário por 4 a 3; a 1ª Cia de São Sebastião enfrentou a Ambiental de Caraguá e venceu de 3 a 2 e a Ambiental de São Sebastião perdeu para a 2ª Cia de Caraguá de 2 a 6.
Além do futsal, os policiais atletas ainda disputarão as modalidades de Atletismo, Natação e Truco. No dia 25 de abril, acontecem as competições de Atletismo Misto. A prova será de revezamento 4x100 metros e 100 metros rasos e no dia 27 de abril é a vez da prova de Natação, com revezamento 4x25 e 4x50 metros.
As competições seguem até o dia 5 de maio, quando acontece a final do futsal e as disputas do Truco. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e medalhas.
Prestigie o esporte de sua cidade. Adote um atleta !!! (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá paga diferença salarial de 2002 a professores adjuntos e substitutos
Após um levantamento realizado pela Secretaria de Administração, a pedido da Secretaria de Educação, foi constatada uma diferença no pagamento de 1/3 de férias de professores que trabalharam em 2002 com carga suplementar. Esse valor será pago no próximo mês pelo prefeito de Caraguá

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, pagará uma diferença a professores adjuntos e substitutos que trabalharam na rede no ano de 2002 com carga suplementar e não receberam o valor referente a 1/3 de férias da maneira correta.
Essa diferença de remuneração foi estudada após uma pedido da Secretaria Municipal de Educação à Secretaria de Administração. Segundo explicou o Secretário da Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, “nós realizamos um levantamento e descobrimos que no ano de 2002, o valor referente a férias não foi pago da maneira correta. Ao invés de estabelecer uma média salarial a professores com carga suplementar, a prefeitura pagou 1/3 de férias sobre o salário-base, sendo que mais de 300 professores tinham um benefício maior a receber”, disse.
A Secretaria da Administração informou ainda que os anos de 2003, 2004 e 2005 já foram pagos, e que a diferença referente a 2002 será paga na próxima folha de pagamento, já no mês de abril.
Receberão o benefício apenas professores adjuntos e substitutos que trabalharam com carga suplementar no ano de 2002, e que receberam 1/3 de férias em cima do salário-base, ao invés de receber de acordo com a carga cumprida no ano todo (que varia a cada mês quando o educador atua como adjunto ou substituto, podendo cumprir mais horas-aula, de acordo com a necessidade da rede pública de ensino).
De acordo com o Secretário da Administração, assim que o prefeito Aguilar foi informado da diferença salarial já se propôs a pagar, uma vez que este benefício é um direito do educador. A Prefeitura de Caraguá desembolsará R$ 25 mil reais, que serão distribuídos entre mais de 300 professores da rede municipal. (Fonte: PMC)

Câmara aprova urgência e Gratidão Caiçara
Dos 8 Vetos na pauta apenas 2 foram votados

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou durante a 8ª Sessão Ordinária semanal de 28 de março - terça-feira, Projeto em Regime de Urgência de autoria do Executivo que autoriza Crédito Especial de R$ 240 mil para a Casa de Saúde Stella Maris. Foi aprovado também Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), que concede Título de Gratidão Caiçara para José Sebastião Pereira de Moura. Dos 8 Vetos incluídos na pauta, apenas 2 foram votados e mantidos.
A pedido do Vereador Lobinho, foi alterada a ordem da pauta e o projeto de sua autoria, votado em primeiro lugar. A proposta contempla com Título de Gratidão Caiçara José Sebastião Pereira de Moura, pessoa ligada ao esporte local. O projeto foi aprovado e a honraria entregue no dia 19 de abril, em Sessão Solene que antecede o aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Caraguatatuba.
Outro projeto votado tem como autor o Poder Executivo e a votação obedeceu ao Regime de Urgência. A propositura abre Crédito Especial de R$ 240 mil para a Casa de Saúde Stella Maris e demais setores e entidades ligadas ao setor. O projeto também foi aprovado.
Quanto aos Vetos, apenas 2 foram discutidos, votados e permanecendo vetados. Do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), que obriga o atendimento médico nas entidades assistenciais do município e do Vereador Germino de Souza (PPS), que concede benefícios fiscais a empresas que contratarem deficientes físicos.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 4 Projetos de Lei. Foram votadas e aprovadas 4 Moções e 2 Requerimentos. Durante o intervalo foram lidas 18 Indicações. A sessão foi transmitida ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. cmc

PAT de Caraguá tem mais de 100 vagas de emprego
Na relação de empregos, constam vagas para pessoas alfabetizadas, com 1º ou 2º grau completos; técnicos, com ensino superior completo ou cursando.


Caraguatatuba - O presidente do Conselho Municipal de Emprego, Pedro Ivo, divulgou nesta quarta-feira, dia 29, a relação de empregos oferecidos em Caraguá, por intermédio do PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador. São mais de 100 vagas em diversas áreas profissionais.
São quinze vagas para vendedor externo e três para vendedor interno, seis para mecânico, uma para montador, duas para motocilistas e uma para motorista. Duas para açougueiro, duas para ajudante de cozinha, três para ajudante geral; uma para apontador de mão de obra, uma para atendente (2º grau completo, com boa apresentação, sem vícios e morador da região sul).
Também há vagas para auxiliar de escritório, auxiliar de enfermagem, e auxiliar de manutenção, com 2º grau completo e uma para auxiliar de produção, com 1º grau completo.
Há duas vagas para balconista, com 2º grau completo; uma para Barman, alfabetizado; duas vagas para cabeleireiro, com 1º grau completo, e duas para manicure. Uma vaga para caseiro, alfabetizado; e uma para chaveiro, também alfabetizado.
Na área da costura há uma vaga para cortador de tecidos e uma para costureiro, alfabetizados. Para corretor de imóveis há uma vaga, com 2º gra completo. E para cozinheiro há três vagas, para alfabetizados, além de uma vaga para Cumim (ajudante de garçom), com 1º grau completo.
Na área de serviços domésticos, são cinco vagas disponíveis, para pessoas com 1º grau completo. Há uma vaga de encarregado de departamento, e uma para encarregado de tráfego, com 2º grau.
Há uma vaga para estoquista, com 2º grau; e duas para funileiro, com 1º grau; além de 4 para garçom, com 1º ou com 2º grau; e mais duas para garçonete. O PAT conta também com vagas para pizzaiolo, promotor de vendas, repositor de mercadorias, representante de vendas, técnico de segurança do trabalho, e técnico eletrônico.
Na área do ensino superior, há uma vaga para farmacêutico; uma para Nutricionista e outra para coordenador de operações; além de cinco vagas para estagiários, dois para administração de empresa, cursando a 2ª ano; um para ciências contábeis, cursando 2º ano; e um estagiário para Engenharia Civil, cursando o 3º ano da faculdade, e ainda uma de qualquer outra área, cursando o 2º ano.
Também há uma vaga para digitador, com 2º grau completo; eletricista de manutenção, com 1º grau; eletricista de veículo, alfabetizado; e eletricista enrolador, com 2º grau.
Na relação constam ainda vagas para gesseiro, guardete, instalador de alarme, instrutor de auto-escola, lavador de veículos, marceneiro, mecânicos, operador de draga, operador de retro-escavadeira, rebobinador, serralheiro, soldador, tapeceiro, vigia e vigilante.
** Mais informações no PAT, pelo telefone 3882-3237, ou direto na sede, à Rua Taubaté, nº 450, Sumaré. É preciso levar a Carteira de Trabalho, RG e CPF, para fazer o cadastro.
(Fonte: PMC)

 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ônibus no Bexiga

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL) percorreu as ruas do bairro do Bexiga, região sul da Ilha, acompanhado do empresário Luiz Antônio B. Siqueira, proprietário da empresa Auto Viação e Turismo Ilhabela LTDA, na manhã desta terça-feira,28. O motivo da visita é estudar a possibilidade de atender uma reivindicação antiga do vereador: ônibus circulando entre as ruas do referido bairro. A princípio, a título de experiência, pretende-se colocar três horários à disposição da população, distribuídos no período entre manhã, tarde e noite. Antes da inauguração da nova linha, porém, será necessário realizar alguns reparos no calçamento e podar algumas árvores. Lobo comprometeu-se em tentar agilizar as exigências da empresa, para que os ônibus possam transitar pelo bairro o mais rápido possível.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Circuito Litoral Norte Paulista Participa de Visita Técnica no Grande ABC

Ilhabela - Na última terça-feira (28/03) o secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela e Presidente do Circuito Litoral Norte Paulista, Ricardo Fazzini Dias, participou juntamente com a secretária executiva do Circuito, Eunice Bourroul, do FAMTOUR Grande ABC, a convite do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
O FAMTOUR teve a coordenação de Renato Luiz Maués, secretário executivo da Presidência e Flávio Lemos, secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Rio Grande da Serra e foi organizado exclusivamente para que o Circuito Litoral Norte Paulista realizasse uma visita técnica pelos atrativos históricos/lazer/aventura presentes nas cidades que formam o Consórcio, uma vez que o mesmo deseja criar um Roteiro Serra e Mar, a ser tornar mais um produto para comercialização.
O Circuito Litoral Norte Paulista já possui uma experiência na implantação de diversos roteiros, em todo um trabalho desenvolvido e hoje já é classificado pelo Ministério do Turismo um destino internacional. Resultado das ações realizadas na área de divulgação e comercialização.
Tudo isso chamou a atenção do Consórcio do Grande ABC, e fez com que fosse sugerida uma parceria entre os dois Circuitos. Para fortalecer a proposta, o circuito litoral pretende convidar para participar do roteiro a cidade de São Paulo, através do São Paulo Convention & Visitors Bureau, que já é parceira de Ilhabela em outro projeto.
O Grande ABC e São Paulo, Capital, recebem durante o ano, um grande número de Turismo de Negócios, onde os empresários geralmente viajam sozinhos. O interesse do Circuito Litoral Norte Paulista, nesse segmento do turismo é, proporcionar a este empresário, durante sua visita de negócios, lazer de Sol-Mar e também, ecoturismo, dando assim oportunidade do mesmo viajar com a família e estender sua estadia.
Durante o FAMTOUR foram realizadas visitas no Golden Lake Golf (São Bernardo do Campo), clube de golf – atrativo de lazer; Pólo Ecoturístico Caminho do Mar (São Bernardo do Campo - estrada velha de Santos), trilhas – atrativo de aventura; Pedreira (Rio Grande da Serra), esportes radicais - atrativo de aventura; Paranapiacaba (Santo André), atrativo histórico; Mirante Santo Antônio (Ribeirão Pires), atrativo histórico; Represa Billings (Grande ABC), esportes náuticos – atrativo de aventura. Todos esses atrativos integrarão o Roteiro Serra e Mar.
Para o secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela e Presidente do Circuito Litoral Norte Paulista, Ricardo Fazzini Dias, poderemos propiciar a este imenso número de visitantes uma opção de lazer durante sua estada a trabalho na capital. Como produto turístico além da serra e do mar, particularmente, a estação ferroviária de Paranapiacaba tem tudo a ver com a Fazenda dos Ingleses em Caraguatatuba, juntos formam um excelente destino internacional, trazendo a estes destinos uma grande movimentação turística, atendendo a diretriz do prefeito Manoel Marcos de desenvolver o turismo regionalmente. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juan promove audiências sobre prédios

São Sebastião - Um dia após a Câmara de São Sebastião arquivar o projeto de criação das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social), o prefeito Juan Pons Garcia (PPS) decidiu promover novas audiências para discutir a proposta para regularizar as ocupações em loteamentos e parcelamentos irregulares.
O prefeito pretende recolocar o projeto em discussão no Legislativo depois de mostrar à comunidade sua 'importância social'. A proposta regularizaria a situação fundiária de 15 mil pessoas que vivem nos 41 núcleos congelados. A primeira audiência será realizada amanhã, às 18h, no bairro do Canto do Mar.
O projeto das Zeis foi arquivado após ter recebido anteontem cinco votos a favor e quatro contra. O projeto precisava da maioria absoluta dos votos (seis) para ser colocado em prática.
Juan afirmou ontem, por meio de sua assessoria, que a rejeição do projeto foi meramente política. "Não aceito o que foi feito pela Câmara, pois era um projeto de interesse social."
 (Fonte: ValeParaibano)

“Ecobus não pode realizar o transporte coletivo na cidade”, garante Cardim

São Sebastião - O vereador José Cardim de Souza declarou durante a sessão, que vai acionar a justiça questionando a execução do transporte coletivo de São Sebastião pela empresa Ecobus.
Ele entende que a concessão do serviço público dada à Autoviass por 10 anos não poderia de forma alguma ser repassada a outra empresa.
“A Ecobus não pode pegar o que não lhe foi cedido. Vamos lutar para que esse contrato seja desfeito porque é ilegal. A Autoviass vai voltar a atuar no município”, prevê Cardim.
Para o vereador Marcos Leopoldino, caso a ilegalidade seja confirmada existe uma improbidade administrativa no momento em que o prefeito autoriza a venda da Autoviass.
Leopoldino enviou requerimento pedindo esclarecimentos quanto ao reajuste das tarifas. O vereador quer saber quais estudos foram feitos que justificasse o aumento de 17,5%.
“No início do ano passado, quando o prefeito tomou posse, ele revogou o decreto do ex-prefeito Paulo Julião que reajustava as tarifas alegando que não havia um estudo adequado”, recorda. Na época, o aumento concedido pelo então prefeito Paulo Julião era de 11%.
A impossibilidade de alterar os preços das tarifas para cobrir as despesas teria sido o principal motivo que culminou na venda da Autoviass para uma empresa de Jundiaí, a Viação Leme, que mudou o nome da Autoviass para Ecobus. Cerca de 45 dias após a concretização do negócio, o aumento foi autorizado. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara rejeita projeto que prevê a construção de prédios em São Sebastião

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião rejeitou ontem a noite, 28, em sessão ordinária, o projeto de lei complementar 001/06, de autoria do Executivo, que cria as ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social) e dá outras providências como, por exemplo, a permissão para construir prédios de até cinco pavimentos em áreas invadidas, e que atualmente estão congelados.
Para ser aprovada, de acordo com o jurídico da Casa, a proposta regimentalmente necessitava de seis votos favoráveis dos dez vereadores que compõem o Legislativo, ou seja, maioria absoluta. No entanto, o projeto obteve apenas cinco votos dos seguintes parlamentares: Robson Wilson dos Santos, o ‘Robson Ceará’; Dalton José dos Santos, Solange Rodrigues de Araújo Ramos, Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’, e Carlos Augusto Senatore, o ‘Guto’.
A bancada governista, por meio dos vereadores Robson Ceará e Guto, chegou a apresentar oito emendas ao projeto. Todas, no entanto, foram rejeitadas com o mesmo número de votos. Uma delas, a do Guto, excluía a possibilidade de ‘verticalização’.
Tais propostas foram apresentadas em função do substitutivo do prefeito Juan Garcia não ter sido aceito pela Câmara, na semana passada, uma vez que a iniciativa compete apenas, segundo o regimento interno, ao vereador.
Rejeição - A rejeição das emendas ocorreu porque, segundo entendimento de alguns parlamentares, o prefeito poderia veta-las e a Câmara não teria como derruba-las, já que necessitaria de seis votos contrários. O projeto, então, poderia ser sancionado da maneira original, ou seja, da forma como foi enviado à Câmara.
“Desde quando soube do projeto em reunião no gabinete do prefeito eu fui o primeiro a dizer que era contrário a qualquer tipo de verticalização no município. Nunca falei para o prefeito ou qualquer outra pessoa que sou contra casas populares ou a projetos de habitação popular”, esclarece o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, que alegou ter moradores da Vila Baiana, em Barra do Sahy, e da Tropicanga, em Boiçucanga, (áreas congeladas) que também são contrários a construção de prédios. “Vamos começar primeiro regularizando, dando estrutura aos moradores desses locais. O nosso diferencial é não ser verticalizado”, salienta.
Para o presidente, o projeto abre brecha para verticalização e não atende a vários fatores impostos pela legislação como, por exemplo, a questão ambiental.
Ele também informou que há empreendedores na Costa Sul que vão deixar de investir em São Sebastião se a verticalização for permitida.
A votação foi acompanhada pelos deputados estaduais Ricardo Trípoli e Alberto ‘Turco Loco’ Hiar, e por, pelo menos, 200 manifestantes portando faixas e cartazes contra e favoráveis a criação das ZEIS.
As ZEIS, conforme a propositura, são porções do território destinadas à recuperação urbanística, à regularização fundiária por assentamento irregular já existente e produção de habitações de interesse social, incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais e culturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local.
Decreto - Os locais seriam definidos por meio de decreto do prefeito Juan Garcia, o que para alguns vereadores contrários a propositura, como José Cardim de Souza, seria o mesmo que entregar um talão de cheque em branco. “Essa Casa, mais uma vez, não pode dar um cheque em branco. O projeto não diz onde se localizam as ZEIS. A forma como ele quer cria-las é autoritária”, avalia.
Para Cardim, as emendas também não poderiam ser apreciadas e votadas porque não foram discutidas com a sociedade civil organizada. De acordo com a vereadora Solange, as emendas foram apresentadas com base nas consultas e audiências públicas realizadas pela Prefeitura.
Já o vereador Marcos Leopoldino afirmou que o Secretário Estadual de Habitação, Emanuel Fernandes, não compartilha com o que o prefeito vem dizendo em relação a construção da moradia popular. A informação teria sido repassada, segundo Leopoldino, pelo gerente de ação regional do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Francisco de Assis Vieira Filho, que esteve conversando com alguns parlamentares no gabinete do presidente Wagner Teixeira, na tarde de ontem.
“Se essa lei fosse aprovada não teria nenhum projeto no CDHU dirigido a São Sebastião. Por que a pressa então? Além disso, não é imposição do órgão ter edificações de cinco andares. É obrigação do prefeito mandar um outro projeto, correto, sem autorização para ele demarcar as áreas como ele bem entender”, disse o presidente Wagner Teixeira.
Antes da votação do projeto, o parecer da comissão de justiça, que era contrário a matéria, cujo presidente é o vereador Cardim, foi rejeitado por maioria de votos. Já a posição favorável da comissão de meio ambiente, presidida pela vereadora Solange, foi aprovada por maioria.
A propositura foi arquivada. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Secretaria da Educação convoca mais professores classificados no Processo Seletivo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião através da Secretaria de Educação (Seduc) está convocando mais professores, aprovados em Processo Seletivo, para comparecerem na sede da Seduc entre os dias 30 e 31 de março, levando cópia autenticada do Diploma e Histórico, além da Declaração de Cumulatividade de cargo, se possuir.
De acordo com edital de convocação, publicado na terça-feira, 28, os professores que não atenderem a convocação terão como caracterizada a sua desistência formal da vaga.
Os convocados são: Andréa de Lima Martes, na 38ª e Terezinha Aparecida Filgueiras, na 39ª posição, que poderão ocupar o cargo de professor de educação infantil e ensino fundamental, de 1ª a 4ª série.
Para o cargo de Professor III – Português, de 5ª a 8ª série, foi convocada a professora, Edeni Teresa Aparecida de Oliveira, na 33ª posição no Processo Seletivo.
Os professores convocados devem comparecer a Seduc até sexta-feira, 31, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 966 B, das 9h ás 17h. Informações pelo telefone 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia diálogos de segurança no trabalho com funcionários públicos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Administração, realizou na manhã de hoje (29/03) o segundo Diálogo De Segurança-DDS para os funcionários da Costa Norte ministrado pela Divisão de Segurança.
O encontro foi realizado na Regional e contou com a participação de diversos funcionários, que ouviram explicações sobre a segurança no trabalho e também sobre conscientização.
O chefe da Divisão de Segurança, Sebastião Passarelli, ressaltou a importância dos DDS na troca de experiências, prevenção de acidentes e busca de melhorias na área. “A intenção é que sempre se faça os DDS antes de iniciar qualquer atividade”. Ele também destacou as ações que a Prefeitura vêm adotando para melhorar as condições de trabalho dos funcionários públicos. “Estamos buscando melhorias e também providenciando a compra mais de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s)”, declarou.
Os funcionários apoiaram a iniciativa, como destaca o funcionário Orlando Alves, braçal de campo. “É importante pois as informações nos auxiliam na hora do trabalho”, comentou.
O DDS está sendo levado para os diversos bairros do município, tanto na Costa Norte como na Costa Sul. A intenção é que a iniciativa de conversar sobre a prevenção de acidentes se torne um hábito entre os funcionários e que seja realizada regularmente. Para mais informações, o telefone da Divisão de Segurança é o 3891 2084. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza reunião comunitária nesta quinta-feira na Enseada
Comunidade que já sente melhorias conherá o projeto de drenagem e pavimentação que beneficiará os bairros da Costa Norte do Município.

São Sebastião - Adotando a medida de aproximar a comunidade do Executivo, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Governo, retoma em 2006 as reuniões comunitárias, iniciando com o bairro da Enseada, na costa norte do município. Participam do encontro com os moradores do bairro o prefeito Dr. Juan Garcia e todos os secretários municipais. A reunião acontece nesta quinta-feira, dia 30, às 18 horas, na Escola Municipal da Enseada, localizada na rua Lorena, 33.
No ano passado, a Prefeitura promoveu diversas reuniões comunitárias e diferentes bairros. O objetivo é manter a proximidade entre a administração e comunidade, recebendo suas sugestões e reivindicações.
Em pouco mais de um ano do novo governo a comunidade da Enseada já notou as melhorias na Saúde, Educação, Cultura, Obras e outras áreas.
Por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), a Prefeitura fez um investimento aproximado de R$ 200 mil em obras para o bairro. Entre elas estão a construção da passarela da Enseada, o muro da ala e drenagem da ponte na rua Estados Unidos, drenagem, guia e sarjeta na rua Anita, muro de contenção na Praia da Enseada, construção de ponte de madeira na rua Manoel de Moraes, reformas no Terminal Turístico da Costa Norte.
Além disso, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, vai apresentar ainda aos moradores do bairro o projeto de drenagem e pavimentação da Costa Norte do Município. O estudo foi encomendado pela administração e feito entre os meses de novembro de 2005 e janeiro de 2006. Entre outros aspectos, ele identificou a vazão dos principais córregos e rios, como exemplo, o Perequê-Mirim, localizado na divisa entre os municípios de Caraguatatuba e São Sebastião.
Com os dados, a Prefeitura apresentará soluções para evitar o alagamento das ruas em dias de chuva, prevendo inclusive a abertura de um canal. A Prefeitura inicia neste mês de abril 100 mil m² de obras de drenagem e pavimentação de várias ruas nos três bairros daquela região (Canto do Mar, Enseada e Jaraguá).
Cultura
No campo da cultura, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) levou mais arte para a comunidade, através de projetos e eventos que envolveram jovens, crianças e adultos. O bairro recebeu novas Oficinas Culturais, diversas peças teatrais foram apresentadas nas escolas, que também receberam o projeto “Espaço Criança” que oferece tardes inesquecíveis para a garotada com muita música, artes cênicas, entretenimento e diversão. Recentemente, no aniversário da cidade, a Sectur mostrou que é possível descentralizar as ações, tornando a cultura e entretenimento acessível a todos. O campo do Guarani foi palco de um super show com a dupla sertaneja Pedro e Tiago, que levaram uma multidão para comemorar o aniversário da cidade. O bairro também recebeu o I Encontro de Capoeira do Litoral Norte.
Saúde - Diversas ações e campanhas na área da saúde oferecem serviços de qualidade e atendimento sem distinção às famílias residentes na Enseada, que dispõe de dois postos de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF), que realiza uma média de 1,6 mil visitas/mês que o programa realiza, levando a saúde para mais perto da família.
Além disso, mais de 1,1 mil consultas são realizadas por mês, nas unidades do PSF e da Unidade Básica de Saúde (UBS), que atende as especialidades de ginecologia, gastroenterologia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, psiquiatria, pediatria e odontologia.
Assistência Social - A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) mantém na Enseada um plantão social que visa atender toda a comunidade local. Esse plantão atende aproximadamente 260 pessoas por mês e realiza serviços como encaminhamento de documentos, auxílio na alimentação e entrega de cestas básicas.
A assistente social do bairro da Enseada, Ellen Cristina Tavares, esclarece que cerca de 125 famílias são atendidas pelo Programa Renda Cidadã, na qual as famílias recebem um subsídio de R$ 60,00.
A Setradh ainda realiza no bairro o sistema de triagem para o programa do governo “Bolsa Família, que ajuda a comunidade mais carente”.
Moradores da Enseada também se beneficiam com o “Programa Emergencial de auxílio-desemprego”, na qual, os participantes prestam serviços a comunidade e recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$300, mais subsidio de R$50 (valor correspondente a uma cesta básica, entregue em dinheiro).
A Setradh mantém ainda na Enseada o projeto “Garoçá”, que abrange 220 crianças de 7 a 14 anos, que recebem aulas de esporte, recreação, artesanato, reforço escolar, música, dança, além, é claro, de uma boa alimentação. Para os adolescentes, existe o projeto “Artero”, que visa capacitá-los na arte do artesanato em madeira e trabalho em marcenaria. Cerca de 25 jovens na idade entre 15 a 18 anos participam do programa.
Quem quiser participar dos programas da Setradh deve procurar a assistente social, Ellen Cristina no Plantão da Assistência Social, que fica na rua Camões Couto Magno, 48, na sede do Garoçá. O telefone é 3861-1434.
Esporte - O esporte também anda em alta no bairro, de acordo com dados da Secretaria de Esportes (Seesp), mais de 10 eventos esportivos já foram realizados no bairro, entre campeonatos e torneios nas diversas modalidades. A Prefeitura disponibiliza programas esportivos em diversos setores do bairro como no campo do Guarani, onde são realizadas aulas de futebol com o professor Mateus. No Centro de Atividades Esportivas (CAE) funcionam as Escolinhas de Futsal, com o professor Rogério, as de basquete e vôlei com o professor Fernando, e o clube da caminhada. Na Associação Esportiva Atlântico, a Prefeitura mantém as aulas de Ginástica Localizada e de Alongamento com a professora Alice.
Os interessados em participar de algumas dessas atividades, devem comparecer no local e se inscrever com o professor responsável.
Educação - Em 2005, a Secretaria de Educação trabalhou fortemente na educação das crianças do bairro, oferecendo a comunidade 22 programas educacionais, entre os quais se destaca a Agenda 21, processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.
Outros programas também são destaque da Secretaria como os de educação inclusiva, fiscal e de trânsito, que visa abordar esses assuntos, ensinando-os de uma maneira mais dinâmica.
A Secretaria de Educação atende todas as unidades escolares do bairro da Enseada, jé tendo iniciado este ano os programas, “Brincar”, “Pró-Gestão” e “Letra e Vida”, além do programa “Arte-Alimentação” que beneficia as creches do bairro. (Fonte: PMSS)

Feriado terá show de humor no Teatro com José Vasconcelos

São Sebastião - Um dos humoristas mais consagrados e conhecidos do Brasil, José Vasconcelos, o “Sá Silva” do programa humorístico da Globo Escolinha do Professor Raymundo, faz uma apresentação especial no feriado de Páscoa em São Sebastião. O show de humor acontece no sábado, 15 de abril, às 21 horas, no Teatro Municipal.
Vasconcelos é conhecido por saber como lhe dar com o humor. Trabalhando na arte de fazer rir desde seus 18 anos, o ‘gaguinho’, como ficou conhecido por seu personagem no quadro humorista da Rede Globo, promete divertir o público sebastianense.
O artista descobriu seu talento em 1942 quando ganhou em 1º lugar por imitação de artistas famosos no programa Papel Carbono da Rádio Clube do Brasil.
Dois anos depois começou a participar de programas de rádio-ator e narrador fazendo seus primeiros programas de humor.
Em 1948 é a vez do teatro receber o humorista de ‘braços abertos’ na peça “A borracha é nossa”. Mais dois anos e Vasconcelos já parte para conquistar Portugal também por meio do teatro.
A Televisão mal nasce e o ‘gaguinho’, já é contratado pela extinta TV Tupi, para trabalhar no programa “A toca do José”, em 1952.
Seguindo a carreira na TV, ao longo dos anos em diferentes canais e continuando com a paixão do teatro, em 1994, à convite de um dos melhores humoristas do país, Chico Anísio, vai para a TV Globo participar da Escolinha do Professor Raymundo, onde criou seu famoso ‘gaguinho’ o Sá Silva.
Serviço - Os ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente na Livraria Satélite, na Nice Calçados e na Nice Fashion, por R$ 10,00, até sexta-feira, dia 14.
No dia da apresentação os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro a R$ 20,00.
Mais informações pelo telefone 3892-4489. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Vereador de Ubatuba é investigado

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba instaurou uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar possível ato de improbidade administrativa que teria sido cometida pelo ex-presidente da Casa Jairo dos Santos (PT).
Santos foi denunciado pelo morador Romeu Guatura da Silva por suposto superfaturamento de contrato com a empresa Twister, que fez serviços de dedetização no prédio da Câmara no ano passado.
O trabalho custou R$ 18 mil ao Legislativo.
A comissão, que terá 30 dias para apurar a denúncia, é composta pelos vereadores Osmar de Souza (PFL), presidente, Edilson Félix (sem partido), relator, e Marquinhos Tio Sam (PSC).
Jairo dos Santos disse ontem que a denúncia teria como objetivo desestabilizar sua atuação como vereador de oposição.
Segundo ele, a escolha da empresa contratada foi feita por uma comissão de funcionários da Câmara.
O vereador é irmão do vice-prefeito Domingos Sávio dos Santos (PT). (Fonte: ValeParaibano)

Estado vai bancar passes em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria Estadual de Educação irá fornecer os passes escolares aos alunos do ensino médio em Ubatuba. A decisão foi tomada ontem pela Coordenadoria de Ensino do Interior. A distribuição dos passes será feita pelo Estado a partir da próxima Segunda-feira, dia 3.
Segundo a diretora regional de ensino, Edna Paula Roma Teixeira, o diretor financeiro da secretaria estadual de Educação, Davi Damaceno, autorizou ontem a divisão do Litoral Norte a comprar os passes e distribuí-los aos alunos necessitados.
Nos demais municípios da região, a despesa com o fornecimento dos passes é divida entre prefeituras e secretaria de Educação.
Sgundo Edna, o Estado investirá R$ 1,1 milhão para garantir passe escolar aos estudantes do ensino médio e fundamental em Ubatuba. Cerca de 1.500 estudantes do ensino médio, de dez escolas do município, serão beneficiados com a distribuição dos passes.
Segundo a prefeitura, o dinheiro que era destinado à compra de passes será utilizado na construção de creches e reforma e ampliação de escolas municipais.
(Fonte: ValeParaibano)

Charles Medeiros homenageia equipe de natação

Ubatuba - Com uma Moção de Congratulações o vereador Charles Medeiros (PSB) homenageou a equipe de Natação de Ubatuba pelas excelentes colocações no Torneio Peixinhos e Golfinhos, realizado na cidade de Jacareí, no último dia 12.
A Moção foi entregue ao técnico José Eduardo de Andrade e aos atletas: Felipe Atilli Costilhas, que conquistou a prata nos 50 metros estilo livre e costas; Priscila Rebouças Santos, prata nos 50 metros borboleta e bronze nos 50 metros livre; Patrick de Barros Graglia, prata nos 25 metros costas e bronze nos 25 metros livre; Pedro Henrique Bueno, prata nos 25 metros livre e Flávia Fernandes, prata nos 50 metros costas.
A homenagem foi extensiva a toda equipe, composta de 32 atletas, aos organizadores, pais e profissionais envolvidos, “a natação de Ubatuba tem abrilhantado as piscinas em torneios disputados na região e no estado, por isso não poderia deixar de parabenizar esses jovens, com esta singela homenagem. Este é, sem dúvida, um trabalho valoroso, que incentiva nossas crianças e jovens a buscarem um futuro melhor”, disse o vereador.
FOTO: O técnico e os atletas da equipe de natação homenageados pelo vereador Charles Medeiros. (Fonte: Laura Ennes)

Aldeia Boa Vista recebe cursos e benefícios
Cursos de geração de renda e Viva Leite chegam à comunidade indígena de Ubatuba

Ubatuba - Dando prosseguimento aos cursos de geração de renda nas áreas de artesanato e alimentação, a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba iniciou atividades nesta terça-feira, 28, na Aldeia Boa Vista, no Promirim. O primeiro curso ministrado foi o de biomassa de banana. Aproximadamente 30 componentes da aldeia aprenderam como utilizar a banana verde em diversas preparações, como nhoque, geléia, brigadeiro, maionese e nuggets. Outros cursos deverão ser ministrados na aldeia, todos com aval da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
“A FUNAI nos pediu que os cursos ministrados na aldeia não entrassem em choque com a cultura indígena, por isso não traremos todos os cursos para cá”, conta Sandra Nogueira Neto, coordenadora de Ação Social da secretaria.
Leite – A visita da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social à aldeia levou mais uma boa notícia. A partir de agora 30 crianças passam a ser beneficiadas pelo programa Viva Leite. O Viva Leite é um projeto da Secretaria de Estado da Agricultura, com apoio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba que se destina ao atendimento de crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos e 11 meses, através da distribuição gratuita de leite pasteurizado (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba agiliza solução do fornecimento dos passes escolares

Ubatuba - Devido a mobilização de alunos, professores, do prefeito Eduardo Cesar e de vereadores estás prestes de ser solucionada a questão do fornecimento de passes escolares para os alunos do Ensino Médio Estadual de Ubatuba. Os estudantes, que estavam sem o repasse do Estado para o uso de passes escolares desde o início do ano letivo, quando foi rompido o convênio entre o Estado e a Prefeitura, deverão voltar a utilizar os passes já partir de segunda-feira, 3. A notícia foi recebida pelo prefeito na tarde desta quarta-feira, 29, quando foi anunciado que a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), deverá assumir a responsabilidade sobre o fornecimento dos passes aos alunos ubatubenses do Ensino Estadual.
A Prefeitura estava, desde uma manifestação realizada por alunos da Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos, tentando agendar uma reunião com o Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita. Devido à boa vontade do Governador Geraldo Alckmin, que percebeu a importância dos passes para os estudantes e a necessidade de investir o valor que antes era repassado pela Prefeitura em creches e Emeis, a solução está sendo agilizada.
O professor Afonso Ricca, que é professor da EE Capitão Deolindo de Oliveira Santos e esteve acompanhando os alunos na manifestação a favor da volta do fornecimento dos passes, ao saber que o problema caminha para sua solução final, declarou: “ o assunto foi tratado com transparência pela Prefeitura e teve a participação de todos os envolvidos. Agindo desta forma as soluções que atendem aos interesses das partes surgem e podem ser viabilizadas mais rapidamente”.
O prefeito Eduardo Cesar também ficou satisfeito com a resposta da Secretaria Estadual de Educação, já que agora os quase R$ 600 mil que eram gastos por ano pela Prefeitura com os passes, poderão ser investidos no atendimento das cerca de 900 crianças que estão à espera de creches em Ubatuba. “Agradeço o apoio dos professores, vereadores e comissão dos alunos da EE Capitão Deolindo. Foi através desse apoio que a solução conseguiu ser viabilizada com mais agilidade”, disse o prefeito, que agradeceu em especial a atenção dada pelo Governador Alckmin e pela Secretaria Estadual de Educação aos alunos de Ubatuba.
Em 2005 foram gastos R$ 1.253.240,00 em transporte escolar para 3298 alunos; deste valor R$ 659.600,00 vinham do Governo Estadual e R$ 593.640,00 da administração municipal. (Fonte: PMU)

Pessoa desaparecida

Ubatuba - Marcos de Jesus Pereira, de 15 anos, está desaparecido há aproximadamente 45 dias.
Ele saiu de Ubatuba com destino a São Paulo e desceu na rodoviária de Caraguá, ficando naquela cidade, onde manteve seu último contato com a família. Informações através do telefone 9749-2455 com Giovana ou Brena. (Fonte: PMU)






Escola da Estufa prepara a 2ª Festa da Banana

Ubatuba - A Escola Municipal Profª Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa 2, em Ubatuba, promove no próximo dia 8, a “2ª Festa da Banana”. A festa, iniciada em 2005 é um resgate da identidade do bairro. Antigamente existia uma grande plantação de bananas no loteamento chamado Gurilândia Caiçara, hoje Estufa 2. Havia também nesse bairro uma estufa para secagem de café, daí o atual nome. As Estufas 1 e 2 passaram a existir após a construção da BR 101, que dividiu o bairro.
A Festa da Banana terá como atração principal pratos à base de banana, como banana com chocolate, bolos, tortas e outros quitutes. Os alunos farão apresentações e haverá ainda show com Natanael & Junior. Todo o envolvimento dos alunos com o projeto da banana ajudou a escola a ganhar o Prêmio Nutrir, concedido pela Nestlé no ano passado. A fruta foi utilizada também como tema do desfile de aniversário da cidade culminando com a “Festa da Banana”, que chega à sua segunda edição.
“Pretendemos arrecadar fundos para a compra de uma máquina copiadora, por isso contamos não só com os alunos, mas com a ajuda de toda a comunidade” diz Telma Raizer, diretora da escola. A “2ª Festa da Banana”, acontece no dia 8 à partir das 18 horas, na escola, que fica na Av. Vasco da Gama, 430, Estufa 2 e conta com o apoio de Cacau Show e Tachão de Ubatuba. Informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6261. (Fonte: PMU)

Claudinei Salgado esclarece falsas informações feitas pelo vereador Edílson Félix

Ubatuba - O Secretário Adjunto do Gabinete da Prefeitura Municipal e Coordenador do Projeto de Congelamento, Claudinei Salgado, vem a público esclarecer as falsas informações prestadas pelo vereador Edílson Félix ocorridas durante a 6ª Seção Ordinária da Câmara Municipal.
Durante discussão de um Projeto de Lei de fundamental importância para a regularização das áreas congeladas de Ubatuba, o vereador afirmou de forma leviana que em reunião realizada no bairro Bela Vista, o técnico que apresentou o projeto de congelamento não era preparado para tal, pois deixou várias perguntas sem respostas, além de “enfiar goela abaixo o congelamento naquela comunidade”.
No entanto, a apresentação foi feita em um telão, de forma didática e esclarecedora, sendo aberta em seguida para perguntas que foram todas respondidas, ficando a Associação de bairro incumbida de reunir-se posteriormente com a comunidade e avaliar a implementação do projeto no bairro, conforme informações que podem ser confirmadas pelos presentes à reunião (e não pelo vereador que não se fez presente).
E para que não reste dúvida da colocação leviana do vereador, informo ainda, que a referida reunião foi filmada, não admitindo assim, mentiras em relação ao fato. Quanto ao Projeto de Lei, repito, de fundamental importância para a regularização das áreas congeladas, Edílson Félix foi o único vereador que votou contra o projeto, publicando demagogicamente na mesma semana, matéria cobrando do Executivo a contrapartida que ele próprio tentou impedir.
Projetos habitacionais vêem sendo desenvolvidos em parceria com o Estado, sendo previsto ainda para esse ano o início da construção das primeiras 128 casas populares, porém, não basta ofertar moradias, temos que unir forças para impedir o uso indevido destas casas. Existe hoje, um número significativo de denúncias de casas populares ocupadas por turistas, desocupadas, alugadas, vendidas irregularmente e até mesmo emprestadas por pessoas que não estão necessitando do imóvel, como afirmou o vereador Edílson Félix em entrevista à rádio Costa Azul, reconhecendo como sendo este o seu caso. Estas casas foram entregues através de sorteio as pessoas carentes do município, sendo que muitas permaneceram como suplentes para eventual desistência. Se permitirmos que pessoas continuem procurando jeitinhos ilegais para essas ocupações, os projetos habitacionais populares correrão o risco de não atenderem às pessoas que realmente necessitam. Claudinei Salgado (RG. 18226752) (Fonte: PMU)

Abertas as inscrições para Circuito Ubatuba de Águas Abertas

Ubatuba - Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do 10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, que acontece dia 9 de abril, na praia da Almada. Podem participar nadadores à partir dos 7 anos de idade em mais de 30 categorias e as provas tem percursos de 250, 500, 1000 e 3000 metros. Os oito melhores classificados em cada categoria serão premiados em cada uma das quatro etapas. Ao final do circuito serão premiados os três melhores atletas do ranking.
Para este ano foi criada uma categoria para portadores de necessidades especiais, antiga reivindicação desses participantes. “Os atletas disputavam em suas faixas etárias e a disputa não era equilibrada. Com a criação da categoria acho que o número de participantes portadores de necessidades especiais tende a aumentar”, disse Cristiano Eusébio, coordenador de natação da secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba.
As inscrições para a prova da Almada poderão ser feitas até o dia 7, na Piscina Municipal e a Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, responsável pela competição, espera a participação de mais de 250 nadadores. As demais provas do Circuito acontecem em 4/6 (Lázaro), 24/9 (Perequê Açu), 19/11 (Maranduba). (Fonte: PMU)

I Conferência de Agricultura Pesca e Maricultura mobiliza mais de 400 pessoas em Ubatuba
Reuniões tiveram o objetivo de elencar as necessidades do setor produtivo de Ubatuba que farão parte do Plano Diretor de Ubatuba


Ubatuba - A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento finalizou nesta segunda-feira, 27, a sua primeira Conferência. Ao todo, foram quatro reuniões que contabilizaram cerca de 400 participantes, membros dos diversos setores produtivos de Ubatuba que hoje é constituído por 150 produtores rurais, 2.000 pescadores e 60 maricultores. O objetivo do evento foi escutar as necessidades dos produtores, gerando um documento que será encaminhado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento, anexado ao Plano Diretor e, futuramente, transformado em leis.
O último encontro, que, assim como o primeiro, aconteceu no salão de eventos da Igreja São Francisco serviu para traçar as prioridades das reivindicações feitas durante as três reuniões anteriores que ocorreram no centro, região sul e norte. A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, considera que o objetivo de escutar o setor produtivo foi atingido satisfatoriamente. “Nunca tinha visto uma participação tão efetiva dos setores. Ao mesmo tempo que o governo está abrindo discussão para dar acesso e voz à população, os cidadãos estão se mostrando cada vez mais interessados e conscientes da importância de participar. Nós dividimos os grupos, colocando-os no mesmo patamar de importância, de forma que todos os setores puderam falar por si.”
O maricultor Marcelo Alves, que esteve presente no primeiro e no último dia do evento, confirma a tendência relatada por Valéria. Ele afirma que esse tipo de ação movimenta e dá força aos setores. “Eu percebi que os produtores participaram da Conferência com muita fibra. A participação popular na formação do Plano Diretor está na Constituição, é nosso direito. Temos que ter consciência que essas reivindicações vão influenciar no futuro. Por isso, a nossa presença aqui é tão importante”.
Durante a Conferência, foram registradas cerca de 200 reivindicações que serão compiladas para refletir as necessidades dos setores de forma efetiva e prática. O documento resultante dessa compilação será disponibilizado aos produtores, tanto na Internet, através do site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br), quanto em forma de cartilha, que será distribuída gratuitamente. As reivindicações que não puderem ser acatadas em nível municipal por não serem de competência da Prefeitura, serão encaminhadas aos órgãos competentes.
O que é o Plano Diretor?
A Prefeitura de Ubatuba está realizando conferências relativas às mais diversas áreas, unindo a população interessada para discutir as necessidades e anseios da população. Os resultado de todas essas conferências formará o Plano Diretor, que é um instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
O Plano diretor, como disse o maricultor Marcelo Alves, é uma exigência constitucional. Ele deve ser realizado em todos os municípios com mais de 20.000 habitantes. A iniciativa de discutir com a comunidade os seus interesses deve partir do prefeito, para que os anseios populares sejam transformados em lei pelo legislativo. O prefeito Eduardo Cesar, no discurso de fechamento da I Conferência da Smapa, explicou que o Plano Diretor traçará metas para, no mínimo, dez anos. “Estamos preparando leis não só para nós, mas também para nossos filhos e netos. O que for decidido agora deverá ser mantido pelas próximas gestões. Cabe à população se organizar e exigir que as diretrizes sejam colocadas em prática”, esclarece o prefeito.
 (Fonte: PMU)

 


Semana de 31/03 à 06/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Friewall - Segurança em Risco"
Ás 17:30 hs -19:30 hs -21:30 hs (No sábado e domingo também ás 15:30 hs )


 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Deriva

O barco Taurus estacionou
Com o motor parado
E o rádio quebrado
Horizontalmente distante
60 milhas do continente
E de qualquer salvação
Verticalmente suspenso
A 800 metros
Do assoalho oceânico.
Se até a última garrafa
De aguardente
O socorro não aparecer,
Determinou o piloto,
Arrie-se o escaler.

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A direita e sua hipocrisia - Em hipótese alguma querem aceitar os acertos que outrora pensavam não serem possíveis com o PT. Equívocos, erros, quem não os comete? Ser humano é por excelência saber que muito se haverá de errar ao longo da jornada para se aproximar da perfeição. Medíocre é aquele que julga estar isento desta característica que faz parte da natureza humana e de sua essência. Acertos e sucessos são frutos de várias tentativas no passado que falharam, portanto, o erro de hoje é o preparo para o acerto do amanhã. O PT errou algumas vezes ao longo de seus 26 anos, mas sempre teve a humildade de reconhece-los e fazer os necessários reparos, coisa que durante décadas e mais décadas foi humanamente impossível ocorrer com a direita por força do ranço de sua origem. Isso nos credenciou a assumir a Presidência da República com o companheiro Lula, uma vez que a prática política veio se aperfeiçoando e sendo corrigida no transcorrer do processo. A oposição e parte da mídia brasileira nos criticam em qualquer situação, nós e nosso eleitorado estamos vacinados contra isso. Para os integrantes do PSDB e do PFL, estamos errados de qualquer forma; se falamos é porque falamos, se nos calamos é porque nos calamos; se andamos é porque andamos, se ficamos parados, é porque paramos; se sorrimos é porque sorrimos, se somos sérios é porque somos sérios; se dançamos é porque dançamos; se levantamos a mão esquerda e não a direita... e assim segue nestas incontáveis situações. O bom para eles é se estivéssemos todos enterrados, mortos, assim eles se sentiriam mais livres para deixar este país para poucos privilegiados, como já vinham fazendo por mais de 500 anos. Mas tenho uma péssima notícia à direita hipócrita neoliberal e de alguns setores da mídia, nós do PT temos vida eterna... A nossa luta está apenas começando e estamos preparados para qualquer embate ideológico, político e ético. Ninguém combateu mais a corrupção no Brasil do que o governo atual comandado pelo Presidente Lula, ninguém. Eu desafio alguém a provar o contrário. E agora, em que pese o fato da deputada Ângela ter se manifestado democraticamente da forma que fez, querem atribuir a ela, por conta disso, uma imagem de política corrupta e defensora do ilícito. É manifestadamente uma violência à história e à trajetória política da deputada. Nada mais injusto o que estão querendo fazer a ela, todos conhecemos seu caráter e sua vida pública sem máculas. A hipocrisia anda dizendo que agora ela não se elege mais, ora, estes hipócritas nunca votaram na Ângela e provavelmente nunca votarão, sempre quiseram sua derrota política. Que a Deputada Ângela fique tranqüila, pois suas atitudes significam e representam os que têm sensibilidade e coragem para serem justos, íntegros e humanos. A justiça será feita, e nossa resposta virá nas urnas. Nossa militância fica mais viva e ativa a cada injustiça cometida pela direita neoliberal hipócrita, é como brisa em brasa.

Paulo Afonso
Membro da Macro do PT
Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Entardecer Praia do Engenho - Pedro Lucindo

Entardecer na Praia do Engenho
©Pedro Lucindo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor