Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 - Nº 1494 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Funcionário público reclama de horários de ônibus da Ecobus
Novos chefes de Departamento tomaram posse nesta semana

Caraguatatuba
Ladrão morre em tiroteio com PM
Caraguá faz audiência sobre praça
PSDB de Caraguá inscreve hoje pré-candidatura de Antônio Carlos
Menos da metade dos eleitores comparece para regularizar título
Aguilar confirma presença na posse de Cláudio Lembo
1ª Expo Arte Caraguá começa hoje
Curso de libras para agentes pastorais tem aula este sábado
Treinamento para atualização do site da Diocese tem 30 inscritos
Caraguá ganha novos pontos de ônibus na SP-55 e Avenida da Praia
Colaboradora de Piaget dá palestra sobre Construtivismo em Caraguá
Show de Kung Fu arrecada 100 quilos de alimentos
17 estabelecimentos concorrem ao prêmio "Caraguá A Gosto"
“Carnafolia... Vem quem guenta” acontece no dia 15 de abril em Caraguá
Lobinho quer denominar "Esta Cidade é de Jesus" para Caraguá
Lobinho quer redução da taxa de esgoto
Supereco realizará palestra a professores sobre Educação Ambiental no próximo dia 31
Caraguá faz bonito na 1ª copa GFC Toshinkay de Karatê de Combate

Ilhabela
Código de Posturas
Obras da Sabesp deixam avenida cheia de buracos e sem calçamento
Vereadores e Contabilistas discutem Código de Posturas

São Sebastião
TJ devolve cargo de Juan na rede de saúde
São Sebastião continua proibida de ter depósito final de lixo
Saúde comemora Dia Nacional da Nutrição com ações do Ciama
Ação Jovem entrega cartões-benefício
Vereador questiona número excessivo de obras sem licitações
Tribunal de Justiça arquiva ação da Prefeitura e mantém alterações feitas pela Câmara na Lei Orgânica
Equipe sebastianense disputa 1ª etapa do Hang Loose Surf Attack
Prefeito ministra palestra sobre São Sebastião para alunos de marketing e turismo da UNIP
Associação de Moradores da Enseada manifesta apoio à criação das ZEIS
Aulas de Teatro ensinam crianças a ter esperança no futuro


Ubatuba
Jairo mostra documentos e diz que a Câmara deve investigar
Seresteiros de Ubatuba participarão do I Encontro de Serestas do Vale do Paraíba
Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU
Pedido de remissão de IPTU expira dia 31
Guarda Municipal captura foragidos da justiça
Ubatuba estréia dia 4 nos Jogos Abertos da Juventude
Professores de Ubatuba passam por capacitação de educação ambiental
Declare seu amor por Ubatuba
Pedido de remissão de IPTU expira dia 31
Estrelas confirmam participação na Etapa de Ubatuba do Reebok Triathlon Long Distance

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Funcionário público reclama de horários de ônibus da Ecobus

Litoral Norte - O funcionário público Aílson Inácio, de 29 anos, residente no bairro Perequê-Mirim, em Caragua-tatuba, trabalhando em São Sebastião, procurou a redação do Imprensa Livre e pediu atenção especial para os horários dos ônibus da empresa Ecobus, antiga Autoviass , nos sábados, domingos e feriados.
Segundo suas palavras, houve final de semana em que já chegou a ficar 45 minutos no ponto, esperando por um ônibus, o que o fez chegar atrasado em seu trabalho e ter problemas com seu chefe. "Se for preciso sair do Guaecá para o Centro, pior ainda", completa.
Aílson não reclama do atendimento humano - para ele os motoristas e cobradores são atenciosos e educados, nem tampouco das condições em que os veículos da empresa se encontram.
Seu apelo é para que a Ecobus cumpra os horários designados para os finais de semana e feriados, colocando mais carros na linha e espaçando menos os horários entre um ônibus e outro, como também afixando nos pontos uma tabela com os horários das linhas, para que a população se programe melhor, para não perder a hora do trabalho, escola, cursos e até mesmo a própria condução.
Outro Lado - "Os quadros de horários de final de semana são diferentes dos quadros de horá-rios dos dias úteis, visto a demanda. Possuímos quadros de horários para sábado e quadro de horários para domingo/feriados. Nestes quadros, o máximo de tempo de espera entre uma viagem e outra é de no máximo 30 minutos.
O que pode ter ocorrido foram atrasos provenientes das obras de recapeamento da rodovia, cujos atrasos ficaram em torno de 10 a 25 minutos, dependendo do período do dia. É necessário que os usuários adquiram as informações exatas dos horários que utilizam e este procedimento pode ser realizado gratuitamente através de nosso 0800 77 10 510 ou pelo telefone (12) 3892 1022, bem como para lavrar suas reclamações ou sugestões de melhoria para o transporte. O objetivo desta aquisição é permanecerem o mínimo de tempo possível no aguardo aos ônibus", diz o gerente geral da empresa, Jair de Souza Inácio. (Fonte: Imprensa Livre)

Novos chefes de Departamento tomaram posse nesta semana

Litoral Norte - O prof. Dr. Nivaldo Zöllner, reitor da Universidade de Taubaté, empossou nesta quarta-feira, dia 29 de março, sete novos chefes de Departamentos, que permanecerão nos cargos por dois anos.
A profª. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida é a nova chefe do Departamento de Biologia; a profª. Ms. Rosemeire Isabel Ramos Análio assume o Departamento de Enfermagem e a profª. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá é a nova chefe do Departamento de Serviço Social. Na solenidade, Maria Auxiliadora declarou que tem como prioridade oferecer maior visibilidade ao Departamento.
Para o Departamento de Engenharia Mecânica foi escolhido o prof. Dr. Francisco José Grandinetti, que afirmou lutar para consolidar o recém criado curso de Engenharia Aeronáutica.
Os chefes dos departamentos de Comunicação Social, prof. Dr. José Felício Goussain Murade, de Ciências Sociais e Letras, prof. Ms. Joel Abdala, e de Engenharia Elétrica, prof. Ms. Armando Antonio Monteiro de Castro, foram mantidos no cargo.
Em 48 anos de ensino superior e 30 anos como universidade, a Universidade de Taubaté (UNITAU) formou mais de 80.000 alunos que atuam no mercado de trabalho regional, nacional e mundial. A instituição oferece 40 cursos de Graduação e mais de 60 cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu).
Com aproximadamente 16.000 alunos, o compromisso da UNITAU em oferecer ensino de qualidade é garantido por uma equipe de cerca de 900 professores (55,74% de mestres e/ou doutores), por 1,2 mil funcionários, e uma ampla infra-estrutura com 94 laboratórios, um acervo bibliográfico de mais de 220 mil exemplares e 40 núcleos de pesquisa nas áreas de Humanas, Biociências e Exatas. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Ladrão morre em tiroteio com PM

Caraguatatuba - Robson Meneses de Sá, 27 anos, morreu anteontem após uma troca de tiros com a Polícia Militar, no bairro do Travessão, em Caraguá. Outro acusado de tentativa de assalto, Rogério Dias da Silva, 19 anos, foi baleado e está internado em estado grave na Santa Casa.
Os dois teriam participado de uma tentativa de assalto no bairro do Indaiá, com outros dois assaltantes, que continuam foragidos. Sá foi morto pela PM e Silva, atingido com dois tiros pela pessoa que tentou roubar.
Segundo o delegado Wanderley Martins, a tentativa de assalto ocorreu por volta das 20h. Sá e Silva renderam o produtor rural M.G.M, 53 anos, quando passeava com seu cachorro pelo bairro.
O grupo entrou na casa da vítima para roubar o cofre. M.G.M. disse que iria apanhar as chaves do cofre, mas pegou um revólver e disparou contra os assaltantes, que fugiram. Só Silva foi ferido.
Na fuga, Sá rendeu um casal e obrigou o motorista a levá-lo até o Travessão. A PM perseguiu o carro, que foi interceptado. No tiroteito, Sá morreu, após dar entrada no hospital.
 (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá faz audiência sobre praça

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguá decidiu realizar uma audiência pública para discutir a integração da praça Cândido Mota, proposta pela prefeitura. Para os vereadores, o plebiscito teve irregularidades.
A audiência será no dia 6 na Câmara. Para o vereador Omar Kazon (PL), a audiência deverá definir de vez se a população aprova ou não a integração, que resultará na inversão de direção de duas ruas.
Segundo ele, não teria ocorrido identificação dos votantes e algumas pessoas teriam votado mais de uma vez.
A prefeitura informou que inverterá a mão de direção das ruas 9 de Julho e Sebastião Mariano para analisar como ficará o trânsito. (Fonte: ValeParaibano)

PSDB de Caraguá inscreve hoje pré-candidatura de Antônio Carlos

Caraguatatuba - O presidente do Diretório Municipal do PSDB da cidade, Luiz José Alves de Campos, entrega hoje no Diretório Estadual a solicitação do registro da candidatura do ex-prefeito Antônio Carlos da Silva, que pretende disputar uma cadeira à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Luiz José explicou que a definição dos candidatos tucanos para os cargos de deputado estadual será feita na convenção estadual partidária, que deve ocorrer no final de junho. A convenção federal definirá os demais candidatos, aos cargos de deputado federal, governador, senador e presidente.
"O papel do diretório municipal é unir os seus filiados. Estaremos apoiando os candidatos tucanos", considerou Luiz José, que assumiu o diretório em novembro do ano passado, com mandato de dois anos. São cerca de 600 tucanos filiados em Caraguá, com diretório composto por 60 membros.
O pré-candidato Antônio Carlos da Silva disse que colocou 'tardiamente' seu nome à disposição do partido.
"Já temos mais de 100 pré-candidatos inscritos", disse. Quando questionado sobre possíveis apoios a outros candidatos federais e presidente pelo partido, Antônio Carlos disse não ter preferências. "Sou um partidário. Minha preferência é pelo PSDB. Apóio o Alckmin como apóio Serra, por ambos serem do meu partido", finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Menos da metade dos eleitores comparece para regularizar título

Caraguatatuba - Ontem, último dia determinado pela Justiça Eleitoral para a regularização dos eleitores que não votaram nos três últimos plebiscitos, o Cartório Eleitoral de Caraguá este lotado durante todo o dia.
Mas, segundo a chefe do cartório, Maria de Lourdes, das 182 pessoas atendidas ontem, apenas 10% estava nessa situação. O restante procurou o cartório para regularizar outros tipos de pendên-cias, como transferência dos títulos, revisão de bairro e para pagar multas por não ter votado no referendo.
Segundo ela, essas são pendências que podem ser regularizadas até o dia 3 de maio, para que o eleitor possa votar na eleição deste ano. "As pessoas ficaram sabendo do prazo determinado para quem estava prestes a ter o título cancelado e no último dia correram para o cartório, mesmo com outros tipos de pendência para regularizar", disse.
O marceneiro Carlos Pavani disse que mora há dez anos em Caraguá e ainda não havia transferido seu título, do Espírito Santo, para o município. "Não votei nas últimas três eleições e para não perder o título tive de perder uma tarde de serviço para regularizar a situação". Pavani, que aproveitou para solicitar a transferência do título, pagou uma taxa de R$14,04, referente às últimas três eleições, das quais uma com dois turnos.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, dos 182 eleitores de Caraguá que deveriam regularizar a situação, menos da metade compareceu ao cartório, desde janeiro até ontem. "Essas pessoas que não vieram terão seus títulos cancelados e não poderão votar na próxima eleição", informou.
Além disso, o eleitor que estiver irregular fica impedido de participar de concursos públicos e, em caso de necessidade, não conseguirá outros documentos, como CPF e passaporte.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Aguilar confirma presença na posse de Cláudio Lembo

Caraguatatuba - O prefeito José Pereira de Aguilar e a secretária municipal de Comunicação, Malu Baracat, estarão na manhã de hoje prestigiando a posse do então vice-governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL) que assume o governo devido ao afastamento de Geraldo Alckmin, atual candidato tucano à presidência da República.
Membros do Diretório Municipal do PSDB de Caraguá também confirmaram presença na posse do vice-governador. "Recebemos o convite e alguns filiados estarão prestigiando esta festa do PFL", disse o presidente do partido tucano, Luiz José Alves de Campos.
O prefeito José Pereira de Aguilar faz questão de ressaltar seu apoio ao candidato presidenciável Geraldo Alckmin. "Ele é um exemplo de homem público. Como governador, fez um excelente governo, tendo distribuído com igualdade os recursos para os 645 municípios do Estado de São Paulo. Aqui no Litoral Norte recebemos grandes obras deste governo. Muito da transformação de Caraguá se deve à atenção destinada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo saudoso Mário Covas. Alckmin se destaca como homem público.
Como prefeito, o considero um exemplo. Alckmin se destacou por sua dedicação e principalmente pelo bom trato com o dinheiro público", disse Aguilar, via assessoria de imprensa.
"Apóio Geraldo Alckmin para presidente, pois acho que o país merece ser comandado por uma pessoa comprometida com o seu país. Alckmin é hoje o político com maior integridade e capacidade para comandar nosso país", finalizou o prefeito Aguilar. (Fonte: Imprensa Livre)

1ª Expo Arte Caraguá começa hoje

Caraguatatuba - Começa hoje no Caraguá Praia Shopping a 1ª Expo Arte Caraguá, organizada pela Associação dos Artistas Plásticos de Caraguatatuba (AAPC).
A exposição contará com a participação de aproximadamente 30 artistas de todo o Litoral Norte, somando 150 obras, entre pinturas e esculturas.
Nivaldo Julião, artista plástico e presidente da associação, disse que a AAPC foi criada há menos de 20 dias, com o objetivo de criar oportunidades, como esta, para que os artistas da região consigam expor suas obras, não somente no litoral, mas também em outras regiões. "Temos em nossa região artistas que são premiados internacionalmente, que já expuseram, por exemplo, na França.
A associação vai atuar com este propósito, de divulgar o nome dos artistas já renomados da nossa região, além de servir como referência para aqueles que estão começando no ramo das artes plásticas", disse.
Durante a exposição, alguns dos artistas estarão trabalhando como monitores, que ficarão à disposição dos visitantes para dar qualquer tipo de informação, como por exemplo, a técnica utilizada em cada uma das obras.
O coquetel de abertura da mostra acontece hoje, às 19h00, no Caraguá Praia Shopping. A 1º Expo Arte Caraguá poderá ser visitada até o dia 9 de abril, sempre das 10h00 às 22h00.
(Fonte: Imprensa Livre)


Curso de libras para agentes pastorais tem aula este sábado

Caraguatatuba - A primeira ação concreta da Diocese da igreja católica na Campanha da Fraternidade deste ano é a aula inaugural do Curso de Libras (sinais de comunicação usados por surdos e mudos) que terá início às 9h00 de amanhã, no salão da Matriz de Santo Antônio, no centro da cidade.
As inscrições estão encerradas para esta primeira turma, composta por 25 agentes de pastoral, entre eles catequistas e três padres do Litoral Norte. A intenção dos párocos é dar assistência espiritual e fazer a confissão dos portadores de necessidades especiais, que estão sendo enfocados na Campanha da Fraternidade deste ano.
Há possibilidade do Instituto Revelação de São José dos Campos - entidade que ministrará o curso, com duração de cinco meses -, abrir uma segunda turma no período da tarde, de acordo com a demanda da aula inaugural, aberta a todos. O valor da mensalidade é de R$ 65, sendo R$ 10 pagos pela Diocese e o restante pelo aluno. A professora será Rosecleide de Magalhães.
"Este é o primeiro gesto concreto da Diocese para com o tema desta Campanha da Fraternidade. As paróquias estão definindo as atividades que desenvolverão durante todo o ano, enfocando os portadores. A Quaresma é o momento de reflexão", explicou Denise Peixoto, assessora de imprensa da Diocese de Caraguatatuba, que engloba 16 paróquias nas quatro cidades da região.
Segundo Denise, o único trabalho desenvolvido na região, com os portadores de necessidades especiais, é feito pelas Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais). As prefeituras municipais fazem a inclusão dos portadores na rede pública de ensino.
"Não há dados exatos de quantos portadores há na região. As prefeituras trabalham com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de que 10% da população é portadora de necessidades especiais, ou 25 mil no Litoral Norte", finalizou a assessora de Diocese. (Fonte: Imprensa Livre)

Treinamento para atualização do site da Diocese tem 30 inscritos

Caraguatatuba - Mais de 30 agentes indicados pelos padres das 16 paróquias da região, estarão reunidos no Ceprolin (Centro de Educação Profissionalizante da Litoral Norte região) no próximo dia 8 de abril, para participar do treinamento de atualização do site da Diocese, cujo endereço eletrônica é www. diocesecaraguatatuba.com.br.
O site existe há sete anos, porém no ano passado ficou desativado para desenvolvimento de um sistema mais completo.
O atual sistema foi elaborado pela XTI Sistemas e Informação, possibilitando que cada paróquia atualize suas próprias notícias. "A administração do site atualizará as notícias diocesanas e a parte institucional. Hoje as dioceses estão na rede e não podíamos ficar de fora", explicou Denise Peixoto, assessora de imprensa da Diocese de Caraguatatuba.
Cada paróquia está indicando de um a três agentes para fazer a manutenção de suas notícias. Os professores do treinamento serão Glauco Bianquini, Ronaldo Cherbeli e Luis Gustavo Mendes. A primeira reunião entre os professores e a administração diocesana aconteceu no último dia 23, na qual foi apresentado o novo site.
"Até o dia 10, o nosso endereço eletrônico estará com as informações completas nos links: home, histórico, agenda, bispo, seminário, congregações, plano pastoral, organismos, pastorais, paróquias, clero, intenção de missa, vela virtual e downloads", finalizou Denise. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá ganha novos pontos de ônibus na SP-55 e Avenida da Praia

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou esta semana o processo licitatório para a colocação de pontos de ônibus na cidade. A empresa ganhadora - Seguraço, já começou a colocar os novos pontos de ônibus, assim que foi confirmada a aprovação de sua proposta dentro do processo de licitação.
De acordo com representantes da empresa, os 30 pontos de ônibus já estão sendo colocados - em frente à delegacia de polícia da Zona Sul já existem dois novos pontos, e na Avenida da Praia também. Serão colocados 23 pontos ao longo da SP-55 (Rio-Santos), tanto no trecho entre Caraguá e São Sebastião, como no sentido Caraguá-Ubatuba. A avenida Dr. Arthur Costa Filho, a Avenida da Praia, terá sete pontos substituídos por novos durante esse processo de colocação das estruturas de aço.
Os pontos de ônibus estão sendo implantados no trecho entre os bairros Porto Novo, na Zona Sul, e Casa Branca, na Zona Norte de Caraguatatuba e para isso a Prefeitura está investindo o valor de R$ 79.220,00, sendo que os pontos que estavam na rodovia Rio-Santos mesmo em bom estado, foram retirados pelo DER - Departamento de Estradas de Rodagem, durante a reforma e duplicação do trecho.
A Seguraço informou que nos últimos três dias a chuva atrapalhou o andamento do trabalho, mas que no prazo máximo de um mês já terá substituído ou implantado os trinta pontos de ônibus, conforme acordo com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Colaboradora de Piaget dá palestra sobre Construtivismo em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura, por meio da Seduc (Secretaria Municipal da Educação) promoverá no dia 12 de abril uma palestra internacional voltada aos professores da rede municipal de ensino.
A convidada especial para o encontro é a pós-doutorada suíça, Constance Kamii (foto), que virá à cidade para ministrar a palestra "Construtivismo e Aprendizagem". O encontro integra o Programa de Educação Continuada da Seduc, que foi iniciado em fevereiro e seguirá durante todo o ano, com o intuito de sanar alguns problemas do ensino no município.
Conforme explicou a secretária da Educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, esse programa foi idealizado a partir do resultado da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), realizado pelos alunos no ano passado. "Optamos por receber essa avaliação do sistema estadual e o resultado nos mostrou alguns problemas que precisam de intervenção", completou.
A secretária conta que a área que apresentou mais dificuldades foi a matemática, e por esse motivo os esforços da Seduc estão concentrados nesse setor do ensino. A primeira palestra realizada em 2006 trouxe a Caraguá o professor doutor Nilson José Machado, licenciado em matemática e doutor em filosofia da educação. Agora é a vez de Constance Kamii, referência no ensino da matemática e uma das 'discípulas' de Jean Piaget, integrar o Programa de Educação Continuada.
"A Secretaria está com diversas ações para resolver esses problemas. A palestra da Constance integra o sistema de formação dos professores no ensino das crianças do 1º ao 4º ano. Além disso, adotamos outras medidas, como a colaboração do mestrando da USP Marcelo Moreno, que vai apontar os problemas reais na área a matemática e apresentar propostas para soluciona-las. O objetivo é sempre equalizar os problemas da educação com as soluções reais", completou.
Constance Kamii nasceu em Genebra, na Suíça, mas morou até os 18 anos no Japão, quando mudou para Estados Unidos. Em 1955 ela bacharelou-se em Sociologia no Pomona College. Na Universidade de Michigan, terminou o mestrado de Educação em 1957 e doutorou-se em Educação e Psicologia na mesma universidade em 1965.
Aluna e colaboradora de Jean Piaget, ela fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan, ligados à Epistemologia Genética e a outras áreas educacionais relacionadas à teoria piagetiana e de outros pesquisadores.
Autora de diversos trabalhos editados na Europa, Estados Unidos e Japão, Constance está atualmente desenvolvendo suas pesquisas na Escola de Educação do Alabama - USA. Ela trata das questões da natureza do número; objetivos para ensinar número; princípios de ensino; situações na escola que podem ser usadas pelos professores para ensinar número; e a prática pedagógica de professores.
O trabalho de Constance Kamii enfatiza a importância do conceito de quantidade e suas múltiplas aplicações na vida das crianças, com todas as conseqüências pedagógicas.
Também aborda parte da afirmação de Piaget que diz: "O jogo é um tipo de atividade particularmente poderosa para o exercício da vida social e da atividade construtiva da criança". Com isso ela pontua em sua atuação os jogos em grupo, como fator de importância para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e interpessoal, sendo mais efi-ciente e prazeroso, ao invés de folhas de exercícios e atividades similares.
A pós-doutorada apresenta dois aspectos importantes, sendo o primeiro relacionado com o respeito pela criança, o conhecimento sobre o desenvolvimento de sua inteligência; e o segundo relacionado com a finalidade dos processos educacionais utilizados pelas escolas. Segundo ela, a autonomia tem finalidade de educação.
Serviço:
Palestrante: Constance Kamii - Data: 12/04/2006 - Horário: das 8h00 às 11h00 - Local: Teatro Mário Covas - Informações: Seduc (12) 3897-7017 ou 7018. (Fonte: Imprensa Livre)

Show de Kung Fu arrecada 100 quilos de alimentos
A equipe caraguatatubense participará do 17º Campeonato Regional de Kung Fu e Tai Chi Chuan. A etapa será uma seletiva o Paulista

Caraguatatuba - Pensando no bem-estar das pessoas carentes, a equipe de Kung Fu e Tai Chi Chuan da Associação Long Teh, com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, realizou, no sábado, dia 25, o 1º Show Beneficente das modalidades e arrecadou 100 quilos de alimentos que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade.
Com um público de cerca de 150 pessoas vindas das cidades do Litoral Norte e São José dos Campos, os atletas apresentaram demonstrações de formas tradicionais e armas usadas durante as competições do Kung Fu, esporte que está há três anos da cidade.
De acordo com professor de artes marciais, Benedito Fernandes, mais conhecido como Ditinho, além de colaborar com o projeto "Doe sem Dó, Doe de Coração" do Fundo Social, os atletas de Ubatuba, São José dos Campos e 45 de Caraguá, tiveram a oportunidade de mostrar o Kung Fu e Tai Chi Chuan para o público presente, e incentivar à prática esportiva. "Estivemos participando, pela primeira vez, dos Jogos Regionais em 2005, como modalidade de apresentação. Neste ano pretendemos ir para Lorena e mostrar mais uma vez para o público o nosso trabalho em um dos mais importantes eventos esportivos do país", disse.
A equipe de Caraguá participará no dia 30 de abril, do 17º Campeonato Regional de Kung Fu e Tai Chi Chuan. A etapa será uma seletica o Paulista.
O prefessor Ditinho também trabalha voluntariamente todas às quintas-feiras com um grupo de diabéticos e hipertensos, há mais de um ano na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro do Tinga, em parceria com a Secretaria de Saúde.
Mais informações pelos telefones 3882-4094 ou 9761-8599 com o professor Ditinho.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

17 estabelecimentos concorrem ao prêmio "Caraguá A Gosto"
O Caraguá A Gosto contará com uma divulgação específica com folhetos que apresentam as fotos e os nomes dos pratos concorrentes de cada estabelecimento participante do concurso gastronômico

Caraguatatuba - Agosto será um mês dedicado às eleições em Caraguá, ocasião em que os moradores poderão degustar as maiores e melhores especialidades da culinária no município. O concurso gastronômico "Caraguá A Gosto" deverá tornar a cidade o principal roteiro da culinária no Litoral Norte, mesmo sendo agosto um mês de baixa temporada. O evento foi idealizado e organizado pela Secretaria de Turismo de Caraguá e terá a participação de 17 estabelecimentos.
O concurso vai acontecer durante todo o mês de agosto, com a participação de restaurantes, bares, pizzarias e quiosques.
O público deverá degustar o prato indicado pela casa e dar notas na cédula que receberá no próprio estabelecimento, depositando a sua opinião em uma urna disponível para a votação.
Serão votadas pelo consumidor as categorias Prato, Petisco, Garçom, Ambiente e Atendimento, valendo apenas para os 17 participantes inscritos no concurso, durante todo o mês. No final do mês serão premiados pela Secretaria de Turismo, os vencedores de cada categoria. Os clientes que votarem nas categorias Prato e Petisco também serão presenteados por meio de um sorteio.
O Caraguá A Gosto contará com uma divulgação específica com folhetos que apresentam as fotos e nomes dos pratos concorrentes de cada estabelecimento participante. "Um dos objetivos é tornar o Caraguá A Gosto um atrativo turístico nesta época de baixa temporada e firmar a imagem de centro gastronômico do Litoral Norte", disse o Secretário de Turimo de Caraguá, Ricardo Ribeiro. (Fonte: PMC)

“Carnafolia... Vem quem guenta” acontece no dia 15 de abril em Caraguá
O tradicional “Carnafolia” será realizado no dia 15 de abril, no Espaço Bijos. O baile, que animará o sábado de Aleluia é beneficente, em prol do Instituo Pró + Vida

Caraguatatuba - Caraguatatuba sedia mais uma vez o tradicional “Carnafolia... Vem quem guenta!”. A festa acontecerá no dia 15 de abril, em prol do Instituto Pró + Vida.
O baile popular, considerado também um “Carnaval fora de época”, será realizado no Espaço Bijos, com animação da Banda Palace. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente, pelo valor de R$ 10,00, na Fran Games e Água do Mar Surf Shop.
Além do convite, foram confeccionadas camisetas(abadás) do Carnafolia, que estão sendo vendidas por R$ 15,00. Toda a arrecadação será revertida em benefício do asilo Pró + Vida. Participe desta festa... seja solidário! (Fonte: PMC)

Lobinho quer denominar "Esta Cidade é de Jesus" para Caraguá
Placa alusiva será colocada nos limites fronteiriços do município

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei que dispõe sobre a colocação de placa alusiva com os dizeres "Esta Cidade é de Jesus", nos limites de fronteira do município. O Parlamentar quer reforçar a vocação religiosa da cidade, independente da religião.
De acordo com o projeto, o Poder Executivo fica autorizado a colocar placas alusivas com os dizeres "Esta Cidade é de Jesus". As placas serão colocadas no trecho de descida da serra na rodovia SP-99 (Rodovia dos Tamoios), logo após o posto da Polícia Rodoviária Estadual e nos limites fronteiriços do município.
O tamanho, forma e cores utilizadas nas placas ficarão a critério de escolha do Poder Executivo. Segundo o Vereador autor, Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho, são várias as cobranças dos evangélicos para a colocação das placas, com a nítida intenção de ficar evidente, que Caraguatatuba é de Jesus Cristo.
O Vereador afasta qualquer intenção de provocação aos praticantes de religiões não cristãs, bem como que as placas simbolizariam um preconceito para com estas outras religiões. O objetivo de Lobinho é apenas o de mostrar o firme propósito das pessoas que aqui moram, que é o de pertencer a Jesus Cristo, seja pela oração, seja pela fé ou seguindo a linha de vida por ele praticada.
A utilização de frases de efeito - slogans - é prática comum no que tange a produtos, eventos, promoções e até municípios. Exemplos se vêem em municípios como Ilhabela - Capital da Vela; Caraguatatuba - Capital do Litoral Norte; Américo Brasiliense - Cidade Doçura, entre outros.
Para o Parlamentar, independente da religião que se pratique, esta ação vai ao encontro dos anseios dos irmãos em Cristo. "Caraguatatuba tem uma grande vocação e movimentação religiosa, seja Católica ou Evangélica. Por causa disso, nada melhor do que um cristão ver que esta cidade é do senhor Jesus, ou seja, que aqui se pratica a oração e se tem o pensamento fixo no senhor", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho quer redução da taxa de esgoto
Vereador elabora Requerimento pedindo intercessão do Executivo

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou recentemente Requerimento endereçado ao Prefeito Municipal José Pereira de Aguilar (PSDB), pedindo o seu empenho e intercessão junto à diretoria da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para a redução da taxa de esgoto. Segundo o Parlamentar, o valor é idêntico ao valor do consumo de água.
No Requerimento o Vereador observa que a implantação da taxa de esgoto dobra simplesmente o valor total da conta de água mensal, pois tanto consumo como esgoto tem valores idênticos. O Parlamentar vê um grande problema nisso, pois a maioria da classe trabalhadora recebe salário mínimo, resultando em dificuldades para honrar seus compromissos.
Lobinho endereça o Requerimento ao Prefeito José Pereira de Aguilar, pedindo que ele interceda junto à diretoria da Sabesp, para que algo seja feito sobre o assunto. "O consumo de água não pode diminuir ou ser reduzido. Famílias com crianças ou o casal com 2 ou 3 filhos não tem como restringir o uso da água para o seu dia-a-dia", disse.
Para o Vereador a criação de uma taxa econômica ou o desconto de parte do valor se comprovado ser carente ou ganhar até um salário mínimo seria uma ótima alternativa. "A tarifa de água é o chamado 'custo fixo' do orçamento familiar. O problema é que as tarifas de custo fixo tem aumentado, o que impossibilita uma vida saudável ou digna, pois o pouco que se ganha vai nestas contas. Não podemos cobrar preços tão altos com a abundância de água que temos. É preciso que a Sabesp tome uma providência quanto ao assunto e esperamos que o Prefeito Aguilar consiga isso", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Supereco realizará palestra a professores sobre Educação Ambiental no próximo dia 31
Em continuidade ao Programa de Educação Ambiental “Planejando a Paisagem – Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar”, o Instituto Supereco vai promover um seminário em Caraguatatuba que irá reunir professores de toda a região para tratar de assuntos sobre meio ambiente. Na primeira discussão, o tema abordado será “Água e Floresta”.

Caraguatatuba - No próximo dia 31, cerca de 80 professores das quatro cidades do Litoral Norte estarão reunidos das 8 às 17h, na Secretaria de Educação de Caraguatatuba para participarem de um seminário promovido pelo Instituto Supereco. Com o tema “Água e Floresta”, esse será o primeiro seminário que a entidade realizará para dar andamento ao projeto iniciado no mês passado em algumas unidades escolares e que seguirá até o final de 2006.
O objetivo do instituto é formar agentes multiplicadores a partir desses encontros que abordarão temas específicos. Esses assuntos deverão ser repassados aos estudantes das escolas participantes do programa, que desenvolverão trabalhos voltados para a preservação do meio ambiente.
Até o final do ano, serão realizados outros dois seminários. Em maio, o tema será “Corredor de biodiversidade e bacia hidrográfica” e em agosto, o assunto que entrará na pauta será “Ser humano e planejamento da paisagem”. Em novembro, todos os trabalhos desenvolvidos serão reunidos e apresentados num evento de encerramento, que deverá ser realizado também em Caraguatatuba.
O primeiro seminário será destinado a capacitação de educadores, representantes de instituições e parceiros do projeto “Planejando a nossa paisagem: programa de educação ambiental para o corredor de biodiversidade da Serra do Mar - Porção Litoral Norte”, que é realizado pelo Supereco com o apoio de algumas instituições e financiado pelo Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos. Esse programa visa desenvolver ações de educação ambiental, ampliando o entendimento e a participação da comunidade escolar na conservação dos recursos naturais.
Durante o encontro haverá palestras, atividades, dinâmicas e uma avaliação no encerramento. Conforme explicou uma das organizadoras, o cronograma foi elaborado de forma dinâmica para que os participantes absorvam as informações de forma não cansativa.
Os professores e estudantes de três EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Caraguatatuba integram esse projeto sobre preservação do meio ambiente. A Supereco optou por desenvolver esse trabalho nas quatro cidades da região, por encontrar nesses municípios muita mata atlântica, água entre outras questões que merecem atenção na atualidade.
No inicio do mês, foi realizado o primeiro encontro da Supereco com professores e coordenadores da cidade, com o intuito de apresentar a proposta que será realizada até novembro. Cada uma das escolas que integrará o projeto indicou quatro professores, que agora participarão do processo de capacitação. As escolas envolvidas são: Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu), Benedita Pinto Ferreira (Casa Branca) e Maria Tereza de Souza Castro (Jetuba).
Conforme explicou o supervisor de ensino Edvaldo Ormindo da Silva, a proposta da Supereco é fazer a conscientização ambiental e mobilizar as pessoas para que cuidem dos locais onde moram. “Esse ano o Supereco está concentrando os trabalhos na serra e resolveram atuar no Litoral Norte. Eles receberam uma verba internacional, que também é novidade nesse tipo de trabalho, e poderão executar um bom projeto”, destacou. Depois da capacitação, cada unidade fará seu trabalho, que envolverá todos os professores por ser multidisciplinar e, poderá contar com o apoio da Ong.
Silva diz que a proposta foi bem aceita e deve conseguir bons resultados na cidade. “É um bom projeto porque atinge diretamente os alunos de nossas escolas. Eles estão inseridos em área de risco e tem que saber da importância de preservar a fauna e flora. Muitos jogam o lixo em lugares impróprios e esse trabalho vai ajudar a reverter a situação”, explicou. O supervisor responsável pelo projeto ainda disse que haverá um trabalho específico voltado para a conservação da Lagoa Azul. Nesse caso, a atuação será feita pelos estudantes do bairro Jetuba.
Para mais informações sobre o seminário “Água e Floresta”, o telefone do instituto é (11) 3749-9872 e o e-mail é supereco_lnorte@yahoo.com.br. (Fonte: PMC)

Caraguá faz bonito na 1ª copa GFC Toshinkay de Karatê de Combate

Caraguatatuba - A equipe de karatê de Kyoei do CIASE-Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, representou Caraguá no último último sábado, 25 de março, na cidade de Guararema, disputando a 1ª copa GFC Toshinkay de Karatê de combate.
Os resultados dos atletas integrantes da equipe foram excelentes, com vários títulos de campeão e vice. Samir Leite foi campeã na categoria Pré-Mirim I; Osvaldo Filho foi campeão na Mirim II; Gustavo Viana foi campeão na Mirim III; Klinger Leite, foi vice-campeão na Categoria Infantil Masculino de 12 a 13 anos; Priscila Ribeiro foi 3ª colocada na Infantil Feminino de 10 a 13 anos; e a atleta Leidimara Dias fez final com outra atleta de Caraguá, Carolina Alves, tendo conquistado o título de campeã e, Carol, de vice-campeã. Vagner Ribeiro foi outro atleta que mostrou garra, garantindo o título de vice-campeão.
Uma das atletas que se destacou foi Thais de Oliveira, com o 3º lugar nas categorias Infanto Juvenil Feminino de 14 e 15 anos, Adulto até 75 kg, e na categoria Adulto Absoluto Feminino, Faixas Marrom e Preta. Thais Oliveira é atleta do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO. “Este campeonato estava difícil por contar com a participação de lutadores muito experientes, no entanto, não fiquei impressionada e fiz o meu melhor”, disse a Atleta Thais de Oliveira.
Mas os atletas caraguatatubenses têm outro grande desafio para o mês de abril. “Agora temos um desafio maior, o de tornarmos campeões em nossa cidade no dia 15 de abril no 1º Fight Kyoei Lutas de Contato”, contou o técnico José Ribeiro.
*O Karatê Kioei é praticado no CIASE do Travessão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21horas. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Código de Posturas

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo (PL), deu início, na noite de quarta-feira, às reuniões com segmentos da sociedade civil para discutir os artigos do Código de Posturas do município.
Neste primeiro encontro, participaram os representantes do setor contábil da cidade, que sugeriram mudanças nos artigos referentes ao ramo de trabalho específico. Além de Lobo, os vereadores José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro (PTB), José Roberto de Campos, Beto (PMN) e Márcio Garcia (PL) estiveram presentes.
Os parlamentares Jadiel Vieira, Keko (PV) e Joadir Capucho (PPS) justificaram ausência, antecipadamente, por meio de ofício. A próxima reunião será na quarta-feira, 5 de abril, com os proprietários de bares, restaurantes e quiosques de praia. (Fonte: Imprensa Livre)

Obras da Sabesp deixam avenida cheia de buracos e sem calçamento

Ilhabela - As obras da rede de esgoto da Sabesp, que estão sendo realizadas nos bairros da Barra Velha, Perequê e Itanquaduba, têm deixado algumas ruas e avenidas sem calçamento e com muitos buracos, provocando lentidão e transtornos.
O principal acesso do bairro Perequê a Água Branca e Reino, a Avenida Faria Lima, é uma que se encontra em péssimas condições para o tráfego. Segundo os comerciantes, a obra de assentamento da rede de esgoto foi realizada há 15 dias, e desde então a Sabesp não retornou para a reposição do calçamento. Com as chuvas a situação piorou, com o acúmulo de barro, sujeira e buracos.
"Foram 15 dias entre o término da rede de esgoto e a reposição", conta o comercian-te Aurelino Silva, proprietário da Eletrônica Silva. Entretanto, ele informa que a Sabesp retornou à obra com a reposição do calçamento na terça-feira (dia 28).
A reportagem esteve no local e constatou que a reposição do calçamento estava sendo realizada no início da Avenida Faria Lima com a Avenida Princesa Isabel.
Para Cida, proprietária do Toca´s Pastelaria, o serviço de encanamento da rede de esgoto foi rápido, mas ressaltou que a Sabesp nunca recoloca os bloquetes do mesmo jeito. "Houve transtorno com a chuva e antes com o pó". Cida ainda conta que com a chuva o serviço foi paralisado e também houve um outro atraso: o conserto de uma tubulação na esquina da Faria Lima com a Rua do Quilombo, onde se localiza o Colégio Acei.
Já para a munícipe Judite Faria o trânsito está deplorável na redondeza. "Meu filho estuda na Acei. Eu moro no sul, para chegar até a escola tenho que fazer uma volta enorme. Além de todo o trânsito, não tinha lugar onde estacionar para deixar as crianças, fora os inúmeros buracos e a falta de sinalização", salientou.
O gerente da Sabesp/Ilhabela, Pedro Ponce, diz que há várias frentes de serviço trabalhando, num total 18 km de rede de esgoto. Com isso, não há possibilidade de assentar a rede e imediatamente realizar a reposição dos bloquetes. "Tecnicamente é inviável", explicou.
Ele ainda destaca que a obra, orçada em R$ 3 milhões e 200 mil, está sendo realizada pela empreiteira Drucker Gallas, que garante que nos próximos cinco dias os pavimentos da Avenida Faria Lima e da Rua do Quilombo estarão prontos, caso as chuvas não atrapalhem.
O que houve, segundo Pedro, é que na Avenida Faria Lima esquina com a Rua do Quilombo a empreiteira teve problemas com a rede de água e telefonia, e com isso foi preciso abrir toda a extensão da rua para assentar o tubo, para depois dar início à reposição. "Em todo o trecho da Estrada da Cocaia até a Avenida Faria Lima foi feita a reposição", garantiu.
Com as interferências a equipe foi redirecionada para a Avenida Princesa Isabel, de maior fluxo de veículos. "Este trecho foi deixado por último devido ao tráfego e como estamos trabalhando em várias frentes e não há possibilidade de reposição imediata. Além das chuvas que atrapalharam os serviços", esclareceu.
O prefeito Manoel Marcos disse que na quarta-feira esteve reunido com os representantes da Sabesp e, na ocasião, cobrou a recolocação imediata em certos trechos, que incluíam a Avenida Faria Lima, mas destacou que as chuvas realmente atrapalharam.
Manoel Marcos adianta que faltam apenas 3,5 km para a finalização das obras da Sabesp. Depois que estiver finalizada, a empreiteira tem ainda um mês para rever a reposição dos bloquetes, caso a Prefeitura e a Sabesp considerem a obra insatisfatória. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores e Contabilistas discutem Código de Posturas

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL), deu início, na noite desta quarta-feira, 29, às reuniões com seguimentos da sociedade civil para discutir os artigos do Código de Posturas do município. Neste primeiro encontro, participaram os representantes do setor Contábil da cidade, que sugeriram mudanças nos artigos referentes ao ramo de trabalho específico. Além de Lobo, os vereadores José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB), José Roberto de Campos, Beto(PMN) e Márcio Garcia(PL) estiveram presentes. Os parlamentares Jadiel Vieira, Keko(PV) e Joadir Capucho(PPS), justificaram ausência, antecipadamente, por meio de ofício. A próxima reunião será na quarta-feira, 05 de abril, com os proprietários de bares, restaurantes e quiosques de praia. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

TJ devolve cargo de Juan na rede de saúde

São Sebastião - O Tribunal de Justiça acatou o mandado de segurança impetrado pelo prefeito Juan Pons Garcia (PPS), solicitando a sua reintegração ao cargo de médico da prefeitura de São Sebastião. Os três desembargadores, Renato Nalini, Franklin Nogueira e Danilo Panizza entenderam que houve 'desvio de finalidade e motivação política' na sua exoneração. Garcia foi exonerado do cargo em novembro de 2002 pelo então prefeito Paulo Julião (PSDB), acusado de exercer atividades particulares no horário do trabalho no chamado Dia Cirúrgico, ato que era praticado pelos demais médicos da rede. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião continua proibida de ter depósito final de lixo

São Sebastião - Está proibida a deposição final de resíduos de qualquer natureza em São Sebastião. Isto porque, a Prefeitura não conseguiu anular na Justiça a emenda feita na Lei Orgânica, que foi aprovada por unanimidade, no final do ano passado. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo arquivou a ação impe-trada pela Prefeitura de São Sebastião contra a Câmara. A decisão, do desembargador Celso Limonge, foi divulgada no Diário Oficial na quarta-feira.
De acordo com o procurador jurídico Onofre dos Santos Neto, a ação foi arquivada porque o prefeito Juan Garcia perdeu o prazo para responder quais seriam as afrontas cometidas no processo de mudança da LOM em relação à Constituição Federal, já que nada constava na petição proposta pela administração pública.
Antes da emenda, a deposição de resíduos era permitida na cidade e só havia uma restrição: São Sebastião ficava proibida de receber os resíduos pertencentes a outras cidades.
O projeto que alterou a Lei Orgânica foi aprovado em 1ª discussão e votação durante a sessão ordinária realizada no dia 6 de dezembro do ano passado. Já a segunda discussão e votação ocorreram em 13 de dezembro do mesmo mês.
Depósito - Atualmente os resíduos produzidos na cidade estão sendo transportados para o aterro sanitário de Tremem-bé. A empresa Faber detém contrato, firmado sem licitação, para tratamento mecânico biológico do lixo domiciliar, compostagem, reci-clagem e restos de construção civil no município, com a proposta de criar um Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Para isso o município dispõe de uma área cedida por comodato, na Topolândia, para a montagem do Parque de Valorização de Resíduos Sólidos, que vai incluir também a cooperativa de sucata.
Ação Judicial - Após dizer que não iria se manifestar sobre as decisões do Poder Legislativo, o prefeito Juan Garcia ingressou com uma ação declaratória, com pedido de liminar, na comarca da cidade, pedindo que fossem anuladas as alterações feitas pela Câmara na Lei Orgânica Municipal.
No texto da ação, o prefeito pediu que fosse declarada a inconstitucionalidade da emenda, que alterou 70 artigos da LOM, por apresentar supostos vícios no procedimento da elaboração da Lei.
Entre os vícios apontados, a Prefeitura afirma que a Câmara não teria observado o intervalo mínimo entre os dois turnos da votação da emenda, não permitido o debate entre os vereadores e ferido preceitos constitucionais e legais.
A ação judicial também pediu a nulidade da emenda à Lei Orgânica sob a alegação de que a forma como foi publicada na imprensa não teria sido correta. O juiz da 2ª Vara Cível, Rogério Valério Sbruzzi, entendeu que, por se tratar de uma ação de inconstitucionalidade, deveria ser julgada no Tribunal de Justiça do Estado e declarou "incompetência absoluta".
Dessa forma, a Ação Declaratória de Nulidade foi encaminhada para o Tribunal de Justiça, que na quarta-feira mandou arquivá-la.
Equívocos - O prefeito Juan Garcia acusou a Câmara de São Sebas-tião de tentar "inviabilizar" sua administração, com as alterações à Lei Orgânica Municipal, na época da aprovação da emenda. "Houve equívocos, há flagrantes inconstitucionalidades", justificou. Segundo ele, a ação judicial, caso fosse acatada, iria oferecer à sua administração garantias de que seu trabalho não seria prejudicado. Ontem, a reportagem entrou em contato com a assessoria para saber se a decisão da Justiça vai afetar a coleta de resíduos na cidade, mas não obteve retorno.
"A população não quer o aterro de resíduos", diz Wagner Teixeira
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, afirma que decidiu alterar o parágrafo que trata sobre o depósito de resíduos na cidade porque já teria sido provado que o município não tem área adequada para esse objetivo. "Com o estudo feito para implantação do aterro regional foi provado que só Caraguatatuba tem área para depósito de lixo. Além disso, a população das três regiões da cidade não quer o aterro de resíduos e a voz do povo é a voz de Deus", ressaltou.
De acordo com Teixeira, a emenda não teve a intenção de prejudicar o contrato entre a Prefeitura e a Faber. "A intenção não foi inviabilizar o contrato, porque considero a Faber de extrema competência".
O presidente da Câmara diz que as alterações propostas na Lei Orgânica do município foram discutidas em 18 reuniões realizadas com a sociedade. Teixeira diz que as modificações foram elaboradas para serem adequadas às legislações estadual e federal.
A procuradoria da Prefeitura teria sido, inclusive, convidada a participar, mas somente um advogado compareceu no primeiro encontro. A informação foi confirmada pelo advogado da Câmara, Samir Toledo.
Inconstitucionalidade - De acordo com o advogado da Câmara, não houve irregularidade na votação da emenda feita à Lei Orgânica, que tramitou em regime de urgência, com a aprovação dos vereadores, inclusive os governistas Robson Ceará, Solange Ramos, Guto e Kotian.
"Quando o projeto tramita em regime de urgência, de acordo com o Regimento Interno da Casa, os demais prazos não são exigidos", diz.
Além disso, o advogado salienta que a publicação da ementa, uma forma simplificada do texto original da emenda, que dispõe sobre a Lei Orgânica Municipal, não tem nenhum impedimento legal e visa diminuir o custo.
Emenda autoriza reeleição do presidente da Câmara e regulamenta cessão do servidor público
Além de proibir a deposição final de resíduos no município, a emenda à Lei Orgânica autoriza o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), assim como todos os integrantes da mesa diretora, a disputarem a reeleição ao cargo atual. Além disso, altera a regra que regulamenta a cessão de servidor público para outro poder municipal. De acordo com o artigo 104, parágrafo 5º, caso a cessão se dê por prazo determinado, o órgão cedendo fica obrigado a respeitar o prazo de cessão, salvo interesse público relevante e devidamente comprovado.
Essa Lei passa a ter validade a partir da sua publicação e não beneficia os 13 funcionários que estavam na Câmara, cedidos pela Prefeitura. De acordo com Teixeira, alguns deles já entregaram a carta de demissão para não ter que voltar ao antigo cargo.
O que os vereadores que votaram a favor da Emenda à Lei Orgânica já disseram a respeito da votação
Wagner Teixeira (PV - presidente) - "Existe vereador que está nervoso por causa da emenda, mas acho que é um direito de todos poder concorrer à reeleição. Quem não quiser que eu seja eleito é só votar contra. Fiz uma lei consciente. Não é uma ofensa e nem sacanagem, como alguns estão dizendo", disse Teixeira.
Dalton da Silva (PL) - "Eu estudei as alterações que estavam sendo feitas na Lei, mas a emenda foi colocada depois. No momento da votação, eu estava na secretaria parlamentar esclarecendo algumas dúvidas sobre o Projeto do Orçamento, que foi votado no mesmo dia. O presidente aproveitou um momento delicado e tem consciência que errou, tanto que depois pediu desculpa", disse.
Solange Ramos (PPS) - "O Projeto de Lei da Lei Orgânica do Município (LOM) entrou na pauta de votação sem a presença dos vereadores Cardim e Leopoldino, que são mais experientes. Além disso, a segunda votação ocorreu junto com a votação da Lei do Orçamento", justificou.
Robson Ceará (PPS) - "Eu sabia da emenda. O Dalton (da Silva) tem cinco assinaturas no pedido de revogação, mas não vai contar com a minha. Não sei porque estão esperneando. A reeleição não é automática e será necessária uma nova eleição. Isso é uma bobeira", diz.
Marcelo Matos (PMDB) - "Como 1º secretário da mesa diretora eu ajudei a fazer a emenda e sou a favor da reeleição. Acho difícil (os vereadores) não saberem da emenda. Depois é fácil falar que não sabia", diz.
Coringa (PFL) - "Sou contra a emenda porque acho que não teve entendimento suficiente da matéria", disse Coringa, sem querer polemizar.
Kotian (PTB) - "Em nenhum momento foi discutido sobre a reeleição. Sou a favor do Dalton por causa da maneira como foi feita a aprovação da emenda", diz
Obs: Os vereadores José Cardim de Souza (PP) e Marcos Leopoldino (PSDB) não participaram da votação, por estarem na época afastados em licença-médica. (Fonte: Imprensa Livre)

Saúde comemora Dia Nacional da Nutrição com ações do Ciama

São Sebastião - Hoje é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e, para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde destaca o trabalho realizado durante todo o ano pelo Programa de Saúde da Família (PSF) e pelo Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), que dão orientação e fazem acompanhamento das famílias sobre como alimentar melhor seus filhos.
O Ciama, que existe há 13 anos em São Sebastião, atende cerca de 1.400 mães por mês. Além de realizar cursos com as gestantes, desenvolve trabalhos com crianças das escolas e ensina a importância de uma alimentação saudável.
O órgão realiza eventos em prol da boa gestação e crescimento da criança e aborda sempre a importância do aleitamento materno até os dois anos de idade e a importância de uma alimentação saudável, ensinando também como alimentar as crianças de uma forma divertida.
Outra conscientização realizada com as mães é a importância da amamentação, pois também cria-se um vínculo entre mãe e bebê. Além disso, falam sobre os alimentos nutritivos e como reaproveitá-los.
Já o PSF atua com a visita dos agentes nas casas, fiscalizando sempre como anda a saúde dos moradores dos bairros, procurando saber desde a alimentação a possíveis sintomas de doenças.
A Secretaria de Saúde cuida para que, já na maternidade, a mãe receba o cartão de saúde da criança, utilizado para orientar o monitoramento nutricional das crianças.
Com distribuição nacional, o cartão possui versão diferenciada para meninos e meninas. Toda criança com menos de 7 anos tem direito de possuir um exemplar desse cartão, que também pode ser obtido nas Unidades de Saúde. Nele são anotadas as informações mais importantes sobre a história da saúde da criança, monitoramento do crescimento (por meio do gráfico peso/ idade) e as vacinas, desde o nascimento.
As mães devem solicitar o preenchimento do cartão e as orientações para compreender as informações nele contidas e seguir sempre o acompanhamento médico, para que seus filhos estejam sempre saudáveis. (Fonte: Imprensa Livre)

Ação Jovem entrega cartões-benefício

São Sebastião - Os 70 jovens da Costa Sul da cidade que integram o programa "Ação Jovem", do Governo do Estado de São Paulo, já começaram a receber o apoio financeiro temporário como incentivo à conclusão do ensino básico. Os adolescentes, na manhã de hoje (30/03), foram até a Nossa Caixa para retirar o cartão que dá direito ao benefício mensal de R$ 60,00. Para o adolescente Alison Santos Paixão, o auxílio financeiro ajuda muito, principalmente na escola. "Muitas vezes a minha família não tem como comprar o material necessário para o meu estudo e com esse dinheiro eu mesmo posso comprá-lo". O programa "Ação Jovem" é administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) que já estuda parcerias para disponibilizar aos jovens, cursos profissionalizantes que acelerem o ingresso no mercado de trabalho. (Fonte: PMSS)

Vereador questiona número excessivo de obras sem licitações

São Sebastião - O processo de licitação destina-se a garantir o princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administração pública.
Baseado neste conceito, o vereador Marcos Leopoldino enviou requerimento durante a sessão da última terça-feira, 28, solicitando informações a respeito da contratação de obras pela Prefeitura de São Sebastião.
Segundo ele, está ocorrendo um número excessivo de obras sem a obrigatoriedade de licitação e através da modalidade carta-convite.
Leopoldino quer saber quantas obras foram executadas nestas condições, os locais onde foram realizadas e se houve pesquisa de mercado.
"Esse tipo de informação deveria ser apresentado mensalmente ao Legislativo para que não haja nenhuma dúvida quanto à legalidade destas contratações", entende.
A legislação prevê situações em que a dispensa e a inexigibilidade de licitação são permitidas.
No primeiro caso enquadram-se obras e serviços de engenharia com valor de até R$ 15 mil, ou para outros serviços e compras que não ultrapassem R$ 8 mil.
Já a inexigibilidade de licitação pode ocorrer na aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.
O vereador Artur Balut reforça o argumento de Leopoldino: "Na semana passada o vereador José Cardim denunciou que uma empresa registrada no ramo de consultoria e planejamento está executando obras no município. São ações desse tipo que devemos fiscalizar", destaca Balut.
Dispensar ou não exigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes, podem configurar improbidade administrativa.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Tribunal de Justiça arquiva ação da Prefeitura e mantém alterações feitas pela Câmara na Lei Orgânica

São Sebastião - O Tribunal de Justiça de São Paulo arquivou a ação impetrada pela Prefeitura de São Sebastião em relação às alterações feitas pela Câmara Municipal na LOM (Lei Orgânica do Município), no final de 2005.
A decisão foi divulgada no Diário Oficial, na data de ontem, pelo presidente do TJ, o desembargador Celso Limonge, com base no inciso VI do artigo 267 do CPC (Código do Processo Civil). Tal dispositivo determina que o processo seja extinto, sem julgamento do mérito, quando não concorrer qualquer das condições da ação, como a possibilidade jurídica, a legitimidade das partes e o interesse processual.
Segundo o procurador jurídico do Legislativo, Onofre dos Santos Neto, o desembargador teria despachado ao prefeito Juan Garcia que informasse quais seriam as afrontas em relação a Constituição Estadual, já que na petição da administração municipal nada consta. Entretanto, o prazo prescreveu e o esclarecimento não foi realizado junto ao TJ.
O pedido de liminar que requeria a declaração de inconstitucionalidade foi ingressado pelo prefeito na Comarca de São Sebastião, e distribuído à 2ª Vara, logo após a aprovação por unanimidade de votos do projeto de emenda a lei orgânica 003/05, de autoria do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, que alterou dispositivos da LOM.
De acordo com Neto, o juiz responsável pela análise da questão, Rodrigo Valério Sbruzzi, não acatou a solicitação por entender que a instituição correta para julgar uma ação de inconstitucionalidade é o Tribunal de Justiça do Estado.
Ele também teria declarado 'incompetência absoluta' para avaliar a Ação Declaratória de Nulidade de lei municipal remetendo-o ao Tribunal de Justiça. O órgão, no entanto, emite o seu parecer sobre inconstitucionalidade somente quando o pedido de liminar refere-se a Constituição Estadual.
O referido projeto foi aprovado em 1ª discussão e votação durante a sessão ordinária realizada no dia 6 de dezembro do ano passado. Já a segunda discussão e votação ocorreram em 13 de dezembro do mesmo mês.
Convite - Segundo o presidente Wagner Teixeira, o assunto foi tratado em cerca de 18 reuniões realizadas com a sociedade. A procuradoria da Prefeitura teria sido, inclusive, convidada a participar, mas somente um advogado compareceu no primeiro encontro.
As modificações foram elaboradas para serem adequadas às legislações estadual e federal. Uma delas está relacionada ao número de vereadores, que passou de 15 para 10. Outra é referente à disposição do lixo no município, que passou a ser proibido, entre outros.
Um dos argumentos utilizados pelo prefeito para pedir a inconstitucionalidade da matéria é o de que o intervalo mínimo entre os dois turnos da votação da emenda não teria sido respeitado.
Contudo, de acordo com o artigo 32 da Constituição Federal, o espaço de tempo deve existir somente quando ocorre a elaboração de nova Lei Orgânica. No caso de São Sebastião, houve apenas alterações e a Constituição Municipal, de conformidade com o artigo 60 da CF, não estabelece um intervalo para as votações, mas que deve ocorrer em dois turnos.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Equipe sebastianense disputa 1ª etapa do Hang Loose Surf Attack

São Sebastião - A nova geração do surfe de São Sebastião, parte amanhã, 31 para Ubatuba, para representar a cidade na 19ª edição do Hang Loose Surf Attack, que acontece dias 01 e 02 de abril, na praia de Itamambuca.
Formada por 13 surfistas com idades de 10 a 18 anos, a jovem equipe foi montada pela Secretaria Municipal de Esportes (Seesp), com base no ranking municipal, definido pelos resultados dos campeonatos realizados ano passado em São Sebastião.
Segundo o técnico da Seesp responsável pela equipe, Jonas Ricce, foram escolhidos os surfistas com melhor colocação no ranking nas categorias, júnior, mirim, iniciantes, estreante e petit. "Os melhores conquistaram as vagas cedidas pela Federação Paulista de Surfe".
A equipe que parte amanhã, 31, da Praça Internacional do Surfe, em Maresias, às 14 horas, conta com apoio da Prefeitura na estadia, alimentação, transporte e inscrição.
Para o técnico, a saída antecipada serve para fazer o reconhecimento do local.
Ricce explica que participam do campeonato, cerca de 150 surfistas e as vagas são muito disputadas. "É uma competição reconhecida e que estimula os meninos que estão começando, a continuar e, quem sabe, conquistar grandes patrocinadores".
Os garotos que antes eram treinados por voluntários como Carlos Bahia e Adriano Camargo, terão agora a oportunidade de treinarem juntos e trocarem experiências. "Essa etapa é uma fase de adaptação para eles, logo estarão treinando juntos e se integrando, com o intuito de defender o nome da cidade".
O técnico explica que os meninos são fortes candidatos e todos têm chances em todas as categorias.
Confira os atletas e as categorias:

Júnior
Miguel Pupo - Campeão Paulista 2005 e líder do ranking
Aristides Tavares
Ezequiel Fortunato
Odarci Nonato
Renan Ageniro

Mirim
Mateus Lee
Gabriel Medina
Daniel Borges

Iniciantes
Gabriel Medina
Mateus Lee
Alessandro Bibinho
Braian Franco - alternaite (caso algum não realize a prova, o atleta substitui)

Estreante
Adriel de Souza

Petit
Adrizeno Paulino
Renan Tripa
(Fonte: PMSS)

Prefeito ministra palestra sobre São Sebastião para alunos de marketing e turismo da UNIP

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ministrou uma palestra sobre a cidade, na noite de quarta-feira (29/03), no campus de São José dos Campos da UNIP (Universidade Paulista). Ele abordou questões como ampliação do porto, corredor de exportação, crescimento populacional e desenvolvimento turístico.
A palestra foi direcionada aos alunos dos cursos de Turismo e Propaganda e Marketing. Na abertura, Dr. Juan apresentou um vídeo de 1975 sobre o município e outro atualizado. Em seguida, fez a explanação sobre os direcionamentos da cidade para um desenvolvimento sustentável.
Ele lembrou do crescimento populacional gerado pelo 'boom' econômico ocasionado pela instalação do Porto e da Petrobras e o fato da mão-de-obra não ter sido totalmente absorvida. "Hoje temos de enxergar um município daqui há 20 anos. Então, hoje buscamos cursos de formação e qualificação de mão-de-obra, já prevendo a ampliação do porto, obra da nova estrada (contorno de São Sebastião) e base de gás", enfatizou o prefeito.
Em relação ao turismo, Dr. Juan Garcia citou o investimento na construção do Centro de Convenções e do Centro de Lazer e Esportes Radicais, ambos na Praia Grande. "Formamos o Circuito Litoral Norte Paulista, no qual as quatro cidades da região definirão roteiros turísticos que possam ser vendidos em pacotes", completou.
Ainda neste setor, o prefeito destacou os grandes eventos esportivos, como mundial de surfe e semana de vela. No encerramento, Dr. Juan ressaltou a parceria com a UNIP (campus São Paulo), da qual os alunos do curso de turismo realizaram pesquisas de campo na cidade para elaboração do inventário turístico e do Plano de Desenvolvimento Turístico de São Sebastião. O inventário deve ser entregue ainda esta semana na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, enquanto que o plano deve ser concluído no fim do ano.
A estudante do 3º semestre de Propaganda e Marketing, Dirlene Gomes, elogiou a palestra na UNIP. "Foi boa, pois apresentou os problemas de uma cidade e as soluções, assim como suas perspectivas", concluiu. (Fonte: PMSS)

Associação de Moradores da Enseada manifesta apoio à criação das ZEIS

São Sebastião - A presidente da AMBE (Associação de Moradores do Bairro Enseada), Débora Trindade Ferreira, manifestou apoio à criação das ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social), durante reunião com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, na manhã desta quinta-feira (30/03) no gabinete. “A reapresentação do projeto é necessária e o povo está junto”, declarou Débora.
Segundo ela, esta é uma oportunidade de proporcionar melhores condições de vida à comunidade mais carente da cidade. Dr. Juan Garcia frisou que irá realizar novas audiências com os moradores e depois reenviar a proposta à Câmara.
Na reunião, o prefeito relatou uma série de melhorias previstas para a Costa Norte de São Sebastião. “Até o fim do ano lançaremos a urbanização da orla da Enseada. Logo começa a pavimentação de 100 mil metros quadrados de ruas e avenidas. Também construiremos a sede da Regional Costa Norte”, citou.
Dr. Juan ainda falou sobre o projeto que prevê a construção de um complexo que compreenderá educação, esporte e saúde. A Enseada também ganhará um terminal de ônibus. “Isso representa a valorização da Costa Norte. Pela primeira vez olham para nossa comunidade”, finalizou a presidente da associação. (Fonte: PMSS)

Aulas de Teatro ensinam crianças a ter esperança no futuro

São Sebastião - O GIFT (Grupo de Teatro Infantil de São Sebastião, recém lançado pela Prefeitura na Costa Norte da cidade, já iniciou as aulas de artes cênicas com as 40 crianças da região.
O sonho de um dia se tornar um grande ator faz com que os alunos compareçam em peso ao Teatro Municipal para participar das aulas oferecidas por meio da parceria entre as Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo (Sectur) e Fundo Social de Solidariedade.
Tendo como princípio desenvolver as habilidades das artes cênicas em crianças, o GIFT já começa a alimentar esperanças na mente das crianças, que buscam através do projeto, conhecer um pouco mais de todo o encanto que envolve o teatro.
As aulas do GIFT são realizadas às terças e quintas-feiras no Teatro Municipal, nos períodos manhã/tarde. A Prefeitura também oferece o transporte para os alunos.
De acordo com o professor do projeto no período da tarde, Nil Moraes, ele é importante para o desenvolvimento da cidade, auxiliando na cultura das crianças que podem vir a ter muito sucesso no futuro. “Esse projeto é inovador na cidade e por isso, é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento cultural de São Sebastião”.
Moraes declara que “essas crianças serão exemplo para seus amigos, criando assim, uma integração social entre eles”.
Os alunos do GIFT terão aulas de técnica vocal, dança, instrumentos musicais, expressão corporal, noções de sonoplastia, cenografia, iluminação, maquiagem, análise e intenções textuais.
As crianças escolhidas pelo projeto foram indicadas por professores que analisaram o bom rendimento escolar do aluno.
A secretária da Educação, Marilene Ramachoti Leite, ressalta que o objetivo da Seduc nesta parceria é estimular a formação de jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Jairo mostra documentos e diz que a Câmara deve investigar

Ubatuba - O vereador Jairo dos Santos, acusado pelo cidadão Romeu Guatura da Silva de ter superfaturado o valor de serviços de dedetização na Câmara Municipal, na época em que era presidente do Legislativo, diz que a Casa de Leis deve sim investigar todo o processo pelo qual está sendo acusado. "Não tenho nada a esconder, está tudo dentro da lei", afirma o vereador.
Segundo Jairo, o acusador está equivocado. O valor de R$ 18 mil reais foi referente à quatro serviços: a dedetização dos dois prédios da Câmara, o principal e o anexo em que funciona a administração, o desalojamento de pombos e a descupinização dos prédios da Câmara, e não apenas ao serviço de dedetização, como Romeu acusa. "Foi feita toda a tramitação necessária.
Houve uma Comissão que era de total confiança do Legislativo, que abria todas as cartas-convites, para assim poderem selecionar as empresas e passar pelo departamento jurídico da Câmara, que não vendo nenhum empecilho legal, aí sim viria para eu assinar e poder liberar a autorização dos serviços", enfatiza o vereador.
A comissão era composta pelo então presidente, o advogado Paulo Roberto Conceição e pelos membros Claudinei de Oliveira e Atalita Siqueira que trabalham na Câmara Municipal até hoje.
Jairo explicou todo o processo, mostrando os documentos que contém o nome das empresas selecionadas (Twister Dedetizadora, Dedetizadora Caraguá e Acabe Dedetiza-dora) e os valores orçados por cada serviço. Para a descupi-nizaçao da parte da frente do prédio histórico, contendo a aplicação de veneno no madeiramento, telhado, forros, portas e janelas do prédio principal, tendo aproximadamente 700 m2, a Twister cobraria R$ 8.000,00, a Dedetizadora Caraguá R$ 8.900,00 e a Acabe Dedetizadora R$ 8.100,00.
Para o desalojamento de pombos no prédio anexo, a Twister cobraria R$ 3.800,00, a Dedetizadora Caraguá R$ 4.000,00 e a Acabe Dedetizadora R$ 4.900,00.
Para a dedetização do prédio anexo, que é o da administração, a Twister cobraria R$ 3.600,00, a Dedetizadora Caraguá R$ 4.200,00 e a Acabe Dedetizadora R$ 4.500,00.
E para a dedetização do prédio principal, a Twister cobraria R$ 3.600,00, a Dedetizadora Caraguá R$ 4.200,00 e a Acabe Dedetizadora R$ 4.500,00.
"Foi escolhida a empresa Twister, por oferecer o menor preço para efetuar quatro serviços nos dois prédios da Câmara", diz Jairo, que se diz tranqüilo e garante que não está preocupado com a cassação. "Romeu me acusa de pagar um serviço por R$ 18.000,00. Na verdade são quatro serviços prestados por este valor", reafirma.
"Todo o procedimento foi feito de forma legal e eu acho que todos os envolvidos devem ser ouvidos sim, inclusive a própria empresa escolhida e que a Câmara Municipal deva mesmo apurar tudo que gere dúvidas", acrescenta.
O vereador acredita que é vítima de perseguição política devido ao fato de estar "batendo de frente" com o Executivo. (Fonte: Imprensa Livre)

Seresteiros de Ubatuba participarão do I Encontro de Serestas do Vale do Paraíba

Ubatuba - Os participantes do Projeto Serestas e Seresteiros e o Grupo Canoá de Ubatuba vão participar, nos dias 31 de março e 1 de abril, do I Encontro de Serestas e Seresteiros do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Por este motivo, o grupo informa que não haverá a edição de março do 'Serestas e Seresteiros' e que a próxima apresentação será no dia 28 de abril, às 20h00 na Fundart. (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU e Sebrae oferecem palestra gratuita sobre Qualidade no relacionamento com o cliente

Ubatuba - No próximo dia 03 de abril, segunda-feira, às 14h00 será ministrada no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba, a palestra Qualidade no relacionamento com o cliente.
Voltada a empresários focando os princípios básicos da qualidade total como elemento diferenciador no atendimento a clientes, discutindo os conceitos de qualidade e não qualidade, o que é gestão pela qualidade total, o atendimento a clientes com foco na qualidade, serão alguns dos temas abordados na palestra.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto. Basta fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU ou pelo tel: 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU

Ubatuba - "Como evitar reclamações trabalhistas e contratos de trabalhos alternativos" será ministrada no dia 04 de abril (terça-feira) às 14h00 na ACIU pelo consultor Norberto Barbosa.
Quais os principais fatores que ocasionam o processo trabalhista, os riscos jurídicos e prejuízos do processo trabalhista, aprofundar os conceitos sobre legislação trabalhista, forma de contratação, contratos de trabalho, sazonalidade da atividade como forma de planejar as contratações, Sindicato, banco de horas, como se forma o vínculo de emprego; contratação de serviços x mão-de-obra, redução dos custos com empregados, organização administrativa (empresa e pessoal), registro de empregados, segurança e medicina do trabalho, são os temas abordados na palestra.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane tel 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Pedido de remissão de IPTU expira dia 31

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba informa que o prazo para pedido de remissão de IPTU termina nesta sexta-feira, 31. O pedido deve ser feito na Seção de Protocolo da Prefeitura. Os documentos exigidos são: título de propriedade ou documento comprobatório da posse do imóvel, cópia da última conta de luz do imóvel em questão, comprovante de renda mensal líquida, xerox do IPTU de 2005 com dados cadastrais e xerox do RG, CPF e título de eleitor, bem como relatório de débito atualizado e declaração dos exercícios a serem remidos.
A remissão parcial ou total do débito de IPTU de pessoa física é fundamentada na incapacidade econômica do contribuinte e deve ser comprovada pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal captura foragidos da justiça

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba efetuou a captura de dois procurados pela justiça na tarde da ultima quarta-feira, 29. Os GMU’s Conrado, Cássia e Mattos, em diligência pelo bairro da Estufa, efetuaram a captura de D.S., de 64 anos no bairro da Estufa 2 e S.G.S, de 24 anos no bairro do Sesmaria. Depois de identificados, foram encaminhados à delegacia, onde ficaram à disposição da justiça. Os capturados D.S. e S.G.S estão condenados a seis e um ano de prisão, respectivamente.(Fonte: PMU)

Ubatuba estréia dia 4 nos Jogos Abertos da Juventude

Ubatuba - Ubatuba inicia na próxima terça-feira, 4, sua participação na fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude. As disputas envolvem as cidades do Litoral Norte e classificam equipes para a fase regional. Após a fase regional os vencedores prosseguem para a estadual, e em caso de vitória partem para a disputa do nacional.
A estréia de Ubatuba será com o basquete feminino, que enfrenta São Sebastião, dia 4 no ginásio do Tinga. O vôlei feminino enfrenta Caraguá no ginásio do Poiares. As partidas acontecem às 19h. O vôlei masculino inicia sua participação no dia 5, enfrentando o vencedor da partida Caraguá X São Sebastião. O futebol joga no dia 10, no campo do Poiares, contra São Sebastião.
Os Jogos Abertos da Juventude têm por finalidade desenvolver o intercâmbio social e esportivo, difundir a prática das várias modalidades esportivas e dar oportunidade aos jovens talentos, objetivando a melhoria física, técnica e tática do desporto dentro de uma comunidade ou região, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo nacional.
Os vencedores disputam a fase regional e posteriormente a final estadual das modalidades, que esse ano acontecerá em Votuporanga. (Fonte: PMU)

Professores de Ubatuba passam por capacitação de educação ambiental

Ubatuba - O instituto Supereco promoveu, na quinta-feira, 30, no auditório da Escola Anchieta, uma oficina de capacitação para professores de 5a a 8a séries de Ubatuba. Participaram das atividades professores das escolas municipais Tancredo Neves e José Belarmino, e professores de escolas estaduais e particulares convidadas.
“É um trabalho específico para o Litoral Norte, onde abordaremos além da educação ambiental, a geração de renda com eco-produtos” disse Débora Olivato da ONG Supereco.
A partir de agora os professores instruirão os demais até que toda a rede possa repassar os conhecimento aos alunos. “Oferecemos quatro vagas para cada escola pública e duas para as particulares. Esses professores se tornam agentes multiplicadores, passando o conhecimento adquirido na oficina para outros professores. Em pouco tempo todos os alunos de 5a a 8a séries, terão conhecimento do programa de educação ambiental”, completou Débora.
A Secretária de Educação de Ubatuba, Patrícia Pereira, esteve presente ao início dos trabalhos. “É de suma importância a capacitação dos professores da rede municipal, pois temos que ensinar nossos jovens a cuidar cada vez mais do nosso planeta”, disse Patrícia.
Patrícia reforçou ainda as parcerias com ONG’S: “essas parcerias com as ONG’s só vêm contribuir para que possamos criar uma geração consciente em relação ao meio ambiente”, concluiu a secretária.
O Instituto Supereco é uma ONG sem fins lucrativos, cuja missão é utilizar a educação ambiental como ferramenta estratégica nos processos de conservação do meio ambiente, aliados ao desenvolvimento humano. Fundada em 1994, a instituição utiliza o eixo arte-cultura-comunicação-educação-meio ambiente para criar e desenvolver, junto com parceiros, programas de intervenção na sociedade. (Fonte: PMU)

Declare seu amor por Ubatuba

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, o Sebrae, o Grupo de Trabalho do PDTR e a Secretaria de Turismo têm o prazer de convidar todas as pessoas do município para participar do 1º Encontro do Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, que será dia 04 de abril, terça-feira, às 18h00 onde serão debatidos assuntos relevantes para o desenvolvimento turístico da cidade.
Sua presença é imprescindível!!!
Lembre-se: Sem participação, não cabe reclamação! (Fonte: ACIU)

Pedido de remissão de IPTU expira dia 31

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba informa que o prazo para pedido de remissão de IPTU termina nesta sexta-feira, 31. O pedido deve ser feito na Seção de Protocolo da Prefeitura. Os documentos exigidos são: título de propriedade ou documento comprobatório da posse do imóvel, cópia da última conta de luz do imóvel em questão, comprovante de renda mensal líquida, xerox do IPTU de 2005 com dados cadastrais e xerox do RG, CPF e título de eleitor, bem como relatório de débito atualizado e declaração dos exercícios a serem remidos.
A remissão parcial ou total do débito de IPTU de pessoa física é fundamentada na incapacidade econômica do contribuinte e deve ser comprovada pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. (Fonte: PMU)

Estrelas confirmam participação na Etapa de Ubatuba do Reebok Triathlon Long Distance

Ubatuba - Os atletas Fábio Carvalho, campeão da competição em 2004 e o argentino Ezequiel Morales, vencedor do ano passado, além de Alexandre Manzan, campeão do circuito em 2005, confirmaram participação na etapa de Ubatuba do Reebok Triathlon Long Distance.
Entre as mulheres um dos destaques é a argentina Bárbara Buenahora, campeã do Ironman Brasil em 2003.
“São excelentes atletas, que vêm mostrando isso em todas as competições. A etapa de Ubatuba ganha em técnica e garra, enquanto o circuito começa em grande estilo”, afirma Célio Balieiro, um diretores da Cia de Eventos , organizadora da prova. O evento distribuirá um total de R$ 15 mil aos atletas da Elite, cabendo aos vencedores, no masculino e feminino, R$ 2,6 mil cada. Os dez primeiros entre os homens e as três mulheres mais bem colocadas da categoria receberão prêmio em dinheiro. Os amadores ficarão com troféus, para os cinco primeiros de cada categoria, e medalhas de participação.
A prova contará com aproximadamente 400 competidores, distribuídos nas categorias Elite, Amador e Revezamento, “Estamos apenas aguardando as confirmações feitas pela Internet. Com isso, poderemos até superar esse número”, diz Célio. O Reebok Triathlon Long Distance acontece em Ubatuba, dia 2, a partir das 8h, na Praça Capricórnio.(Fonte: PMU)

 


Semana de 31/03 à 06/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Friewall - Segurança em Risco"
Ás 17:30 hs -19:30 hs -21:30 hs (No sábado e domingo também ás 15:30 hs )


 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

Cuidando de Nossa Costa
Irineu Nalin

Um projeto ousado que está percorrendo a costa brasileira constituiu-se em uma grande velejada em prol da ecologia.
Iniciado no rio Oiapoque, em 17/01/05, já percorreu 3788 milhas, atualmente encontra-se em Porto Seguro e deverá prosseguir até o Chuí. O Mar Sem Fim, um Morgan, kecht de 49 pés, capitaneado por João Lara de Mesquita, cumpre importante missão, através de suas reportagens exibidas aos domingos às 17,30 horas, na TV Cultura de São Paulo e no site (www.marsemfim.com.br).


Nesta aventura, O Mar Sem Fim encalhou na maré baixa, no Rio Calçoence, rumo a foz do rio Oiapoque.
 

Políticos, educadores e ambientalistas devem ficar atentos as denúncias do comandante deste projeto que não poupa linguagem para relatar os absurdos que estão acontecendo em toda faixa litorânea, apesar de toda legislação e órgãos governamentais de pesquisa e proteção que dispomos, muito ao contrário, da época em que se avançou na destruição da Mata Atlântica.
Profundo conhecedor desta costa, João, faz comparações com locais que já percorreu anteriormente e procura trazer ao debate pesquisadores com importantes contribuições para conscientização de nossa comunidade.
Em breve o Mar Sem Fim estará na costa sudeste, um dos trechos mais exuberantes de nosso litoral, onde ainda restam 5% de Mata Atlântica original, principalmente no trecho que vai do RJ a Paranaguá, apesar do processo de especulação imobiliária ter sido muito intenso nos últimos vinte anos. Essa será uma grande oportunidade para que as inúmeras ONGs ligadas aos movimentos ambientalistas utilizem esse canal para denunciar os desmandos que ocorrem por aqui.
O comandante não se preocupa só com a destruição de dunas, mangues e com a ocupação desordenada e irresponsável que está acontecendo mas, também com o patrimônio histórico arquitetônico e com as belas e rústicas embarcações existentes em nosso litoral, que estão desaparecendo, como os saveiros do recôncavo Bahiano, nisso o site que já exibe 18 reportagens conta com riquíssimo acervo fotográfico.
Por outro lado, os subsídios desse projeto constituem em importante referência aos educadores e deveria ser adotado no currículo escolar.

Ir/22/03/06
Consulte Aqui Artigos Anteriores

Poesia Topo

Terra caiçara

Às margens do Oceano
Aos pés da Serra
As terras de Vovô Almiro
Não tinham cercas
Não tinham muros
As divisas eram no rio
No bambuzal
Na cerca de bastões
Na trilha que levava à praia
E à capelinha
Aonde a gente
Ia falar com Deus
Sem intermediário
Porque a visita do padre
Era fato raro.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Caro Paulo Afonso...Acho que assim como o Marcos Pontes você também está no mundo da lua.
"A oposição e parte da mídia brasileira nos criticam em qualquer situação..."
Pois bem, qual é a outra parte da mídia que elogia o gorverno do PT?
Embate ideológico? político? ético? Realmente você está em órbita!!!
Sem mais,

Celson das Dores Junior.
cddj@uol.com.br

Verticalização da Corrupção - Recentemente o Supremo Tribunal Federal pacificou a grande polêmica gerada em relação à verticalização das composições partidárias para as próximas eleições. Aos olhos do leigo, isso é uma questão secundária, dentro do verdadeiro "mar de lama" que assola a política petista. Com raras exceções, a máscara da hipocrisia confeccionada com discursos éticos e vazios, foi extirpada do meio político. Hoje temos um "PT" despido, sem identidade e sem o que defender. Não há planos, projetos ou discursos.
O ocorrido com a Deputa Ângela Guadagnin do PT apenas denota o senso que impera naqueles que lutam para defender a imoralidade: o sarcasmo com o povo que custeia práticas espúrias.
A propósito do que ocorreu nos cenários nacional e regional, temos agora o cenário local. Na última terça-feira foi aberto o processo de cassação do vereador Jairo dos Santos, que por linha ideológica, é do PT. A acusação? Adivinhemos: CORRUPÇÃO! Nada mais óbvio, dentro daquilo que podemos chamar de "verticalização da corrupção", ou seja, o que ocorre no nível mais elevado da Federação, ocorre na sua menor unidade, que é o Município.
O valor pago a título de uma dedetização é vergonhoso, dentro de um ponto de vista, frise-se, leigo, pois para a "verticalização da corrupção", é normal, se comparado aos milhões desviados a nível Federal. Enquanto isso, o povo, inclusive os quilombolas, tão defendidos pelo Vereador, o sofrido povo caiçara, que tem no Vereador a representatividade por ele avocada, padecem verdadeiramente de fome, desta feita contristados por observar tal verdadeiro ato de traição.
O exemplo do que ocorreu com a Deputada Ângela, que é de São José dos Campos, nos faz observar atentos qual será a atitude do PT local. Haveria algum ritmo "nipônico" a embalar a impunidade partidária. O Presidente do Partido, que, aliás, é suplente do Vereador acusado, adotará alguma medida ética? O diretório local primará por uma atitude de correção ou também participará de alguns "passinhos ensaiados" cultuando a impunidade? Mais uma vez prevalecerá o discurso à prática? Se isso ocorrer, encaramos como normal, afinal, observamos a "verticalização da corrupção", e "aqui", não pode ser diferente de "lá".
Por outro lado, temos a oportunidade de viver um momento histórico, em que partido e vereadores darão uma resposta inédita à sociedade, primando pela integridade e punindo quem de fato incorreu em erros. O que não pode ocorrer é que prevaleça a impunidade, e que os discursos de moralidade, que simplesmente mascaram práticas espúrias, sejam de fato, atitudes do nosso passado político.
Parabéns à Câmara Municipal, que soube diferenciar o que é um crime de improbidade, que notou que o eleitor não usou a lei para atingir mero expediente político, mas que, com provas e fatos, a lei deve ser usada como expediente para se fazer justiça e apurar irregularidades.
Esperamos que os membros da Comissão Processante sejam corretos em sua primorosa missão, e serão cobrados e responsabilizados por isso. Não há lugar para palco político, ou para defender irregularidades, ainda que dois deles já tenham pré-julgado, por rejeitar a denúncia. O trabalho desses é apenas conduzir um processo, e a Casa irá julgar com estrita imparcialidade. Pelo menos é o que esperamos, para que ainda possamos conservar em nosso íntimo a certeza de que uma "verticalização" nos moldes aqui descritos, não é generalizada, e que há algum político em que se possa confiar.
MAIS UMA VEZ, PARABÉNS À CAMARA MUNICIPAL!!!

Elizabeth Cross
RG 3.335.227
moradora há 30 anos

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Entardecer Praia do Engenho - Pedro Lucindo

Entardecer na Praia do Engenho
©Pedro Lucindo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor