Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 04 de Abril de 2006 - Nº 1496 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Atleta de Caraguá disputa Maratona Aquática de Ilhabela
Atleta sebastianense no Desafio Estadual de Mountain Bike
Atletas de Ilhabela no 14º São Paulo Open de Biathlon, em Santos

Caraguatatuba
Caraguá teve várias atividades eportivas no fim-de-semana
Campeonato do Morro do Aldodão decide finalistas
Vigilância Sanitária de Caraguá alerta contra os clandestinos
Prefeitura inaugura atendimento com senha eletrônica
Prefeitura quer antecipar Royalties
Projeto turístico de Caraguá é selecionado para o Congresso Brasileiro de Turismo
Projeto atenderá necessidades dos produtores de mexilhão
Ditran experimenta novo trânsito na Praça Dr. Cândido Motta em Caraguá

Ilhabela
-

São Sebastião
Marinha intensifica vigia em Alcatrazes
Costa Norte de São Sebastião reafirma apoio ao projeto que cria ZEIS em áreas irregulares
Grupos de Saúde ajudam no desenvolvimento saudável das crianças
São Sebastião será palco da etapa brasileira do mundial de surfe júnior em maio
Os preparativos para a II Mostra Livre de Dança já estão quase todos prontos
São Sebastião ocupa 3ª posição no ranking estadual de surf
Equipe municipal de judô consegue bons resultados no Circuito Shihan
Doação Universitária
Prefeitura leva Educação Ambiental às escolas


Ubatuba
Juiz manda demolir quiosque em Ubatuba
Engenheiro pede apoio para implantação rápida da energia na região norte
Comunidades rural e pesqueira aguardam regulamentação de Lei
ACIU ofereceu curso sobre ‘Noções para vitrine’
Declare seu amor por Ubatuba
Começou a Copa Canecão de futmesa
Evento na Maranduba promete agitar a Semana Santa na região sul
Vereador Romerson de Oliveira busca apoio ao esporte de Ubatuba
Secretaria de Saúde de Ubatuba contrata ginecologistas
Unir vacina funcionários no Dia Mundial de Saúde
Ubatuba participa do IX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado
Reebok Triathlon Long Distance movimenta ruas de Ubatuba
Tem início a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho
Ubatuba termina Jogos Estaduais do Idoso na 39ª posição
Aulas de Dança de Salão - 2006

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Atleta de Caraguá disputa Maratona Aquática de Ilhabela

Litoral Norte - O atleta de Caraguá, Tiago Mosmann Couto, do curso de Administração e integrante do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, disputou a 1 ª Etapa de abertura do V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela, entre mais de 50 competidores de cidades como São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, São Caetano do Sul, São Paulo e Santos.
A prova aconteceu na Praia Grande, no último domingo, dia 2, com disputas em um percurso de 5 km por balizamento. Couto ficou em 5º lugar em sua categoria e em 18º na classificação geral. “Gostei muito de ter participado da prova, já havia disputado algumas provas deste circuito e achei esta etapa muito bem balizada, contando como apoio de caiaques e botes. Com certeza estarei na próxima etapa, no dia 7 de maio”, disse o atleta.
O V Calendário de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2006 é realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da organização da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer de Ilhabela. Outro destaque do calendário é a Prova Melhor e Menor Idade, que acontece ao término da prova principal. Foi criada com o objetivo de incluir e incentivar a prática da natação entre crianças, iniciantes e idosos.
Para os nadadores do Litoral, novos desafios já estão programados pelo Calendário de Maratonas de Ilhabela, como a 2ª etapa de biathlon, no dia 7 de maio; a 3ª etapa de biathlon, no dia 4 de junho; a 4ª etapa de natação, no dia 1º de outubro; e a 5ª etapa de natação, no dia 9 de dezembro. (Fonte: Módulo)

Atleta sebastianense no Desafio Estadual de Mountain Bike

Litoral Norte - A atleta sebastianense Mayara dos Santos Cravo, disputou a primeira etapa do Desafio Estadual de Mountain Bike, realizada no dia 26 de março, em Araraquara, em um circuito de aproximadamente 7 quilômetros. Mayara completou três voltas no circuito, conquistando a segunda colocação no pódio, com direito a Troféu e kit da REEBOK.
A atleta mostrou sua garra, enfrentando obstáculos naturais como raízes, árvores, riachos e uma ponte de madeira colocada estrategicamente no meio do clube que sediou a competição. O que a organização não esperava é que após a chuva, o obstáculo derrubasse tantos atletas. Mayara, que viu alguns atletas escorregarem na sua frente, acabou caindo também.
“Esta prova foi diferente do que estou acostumada, pois não havia subidas duras, mas subidas em terrenos gramados onde só passava um atleta por vez, fazendo assim com que a prova fosse mais rápida que o normal, portanto foi aumentando o número de voltas no circuito, mas acabei tendo sorte”.
Mayara é atleta do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO e conta também com o patrocínio de DOMINIO dtvm, Litoral Tintas e WT, academia das Praias e o apoio da Prefeitura Municipal através da SEESP. (Fonte: Módulo)

Atletas de Ilhabela no 14º São Paulo Open de Biathlon, em Santos

Litoral Norte - Atletas de Ilhabela disputaram o 14º São Paulo Open de Biathlon, em Santos no dia 1º de abril, ficando entre os dez melhores. Os atletas Deissomar Santos, que fez dupla com João Paulo (natação/ Ilha Sul), conquistou o 6º lugar e a dupla de Adalberto Rodrigues (corrida) e Marcelo C. Torres (natação), foi a sétima colocada.
Esta foi a 1ª etapa do campeonato e a prova foi realizada em 1 km de natação e 6 km de corrida. O evento reuniu cerca de 400 atletas de toda Baixada Santista, Litoral Norte e São Paulo.
Os atletas de Ilhabela competiram na categoria revezamento, a qual contou com a participação 20 equipes. Deissomar Santos é atleta do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO e vem se destacando em diversas provas que participa.
Segundo Deissomar Santos, a prova foi disputadíssima. “Competimos com atletas bem preparados, mas a pior parte foi a hora da natação, na qual atletas enfrentaram o mar com muita correnteza”, disse.
Os atletas agradecem ao apoio da Secretaria de Esportes de Ilhabela e ao vereador Joadir pelo apoio. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá teve várias atividades eportivas no fim-de-semana
As competições esportivas em Caraguá continuam durante toda semana com entrada gratuita

Caraguatatuba - Mesmo com muita chuva no fim-de-semana, as atividades esportivas em Caraguá tiveram disputas acirradas. As competições de Futebol, Futsal e Tênis foram algumas das atrações, nos núcleos esportivos da cidade.
Futebol Hipermaster troféu “Nersi Amaral”
No sábado, no Campo E. C. Indaiá, as equipes que disputam o Futebol Hipermaster troféu “Nersi Amaral” se enfrentaram. Os times Gauchinho e Caiçara empataram de 2 a 2; a equipe Pré-Engenharia perdeu para a equipe C.A.Guarani de 2 a 4; a E.C. Indaiá venceu a E. C. São José de goleada, 9 a 1.
Futebol Aniversário da Cidade Troféu “JR. Forlin”
As competições do Futebol Aniversário da Cidade Troféu “JR. Forlin” aconteceram no domingo. No Campo E. C. Indaiá, o time Beira Mar Coloniano perdeu para o E. C. Primavera de 1 a 2; o C. A. Fortaleza venceu o Brasileirinho E. C de 4 a 1. No Campo E. C. Brasília, a equipe G.R Jaraguazinho empatou com a equipe E. C. Estrela do Morro de 1 a 1, a decisão foi para os penalties e o Jaraguazinho venceu de 7 a 6; o Força Jovem F. C. enfrentou o E. C. Brasília e perdeu de zero a 2. No Campo C. A. Poiares aconteceram mais três disputas. A equipe A.A. Caputera empatou em 2 a 2 com o Tabajara F.C., o desempate também foi para os penalties e o Caputera venceu de 3 a 2. O Juventos E. C. venceu o E. C. Pegorelli de 4 a 2 e o Pedrinho F. C. perdeu para o E. C Santa Cruz de 1 a 2.
Campeonato Municipal de Futsal Sub-18 e Sub-21
Os jogos do Campeonato Municipal de Futsal Sub-18 e Sub-21 aconteceram nas quadras do Poiares e Luiz Cláudio do Prado, no bairro do Tinga. Na sexta-feira, dia 31, a equipe da categoria Sub-18 feminino do C. A. Poiares enfrentou a Olaria Futsal e venceu de 5 a 1. No sábado foram disputadas quatro partidas. Na categoria Sub-21 feminino, a equipe Geração Independente enfrentou Aparecida e perdeu de 1 a 4; na Sub-18 feminino, o time C. A. Poiares venceu o Aparecida de 5 a 4. Na categoria Sub-21 masculino, a equipe C.A. Fortaleza venceu o Tabatinga Beach de goleada, 7 a zero e o Vereador Paes Sobrinho perdeu para o São José de 1 a 2, na mesma categoria.
As competições continuaram no domingo, na mesma quadra. A Paróquia São João Batista enfrentou o Força Jovem e venceu de 5 a 1 e a Estrela da Amizade venceu o Jetuba de 4 a 2.
1º Torneio Municipal de Tênis
O 1º Torneio Municipal de Tênis teve cinco partidas adiadas por causa da forte chuva do final de semana. O atleta Dado venceu Hernani de 2 a 0, com parciais de 6/0 e 6/0; Vitor Gaucho venceu Erick Nardi de 2 a 0, parciais de 6/0 e 7/6; Tato perdeu de 1 a 2 para Júlio César, com parciais de 2/6, 7/5 e 7/6; Toninho Barbosa perdeu para Daniel Pan de zero a 2, parciais de 6/3 e 7/5; Mieko venceu Sônia Oliveira de WO e conquistou 2 pontos; Maria Emília venceu Renata de 2 a zero, parciais de 7/6 e 6/0; Adélia venceu Camila de WO e também conquistou 2 pontos na competição; Rodrigo perdeu para Waguinho Ramiro de 1 a 2, parciais de 7/6, 5/7, 7/6; Lorival venceu Paulo Salamene de 2 a zero, parciais de 6/0, 6/1; Joãozinho também perdeu para Luan de zero a 2, parciais 6/0 e 6/0; Leandro Barbosa perdeu para Márcio Viscardi de zero a 2, parciais 6/0 e 6/0, Ana Doce venceu Sandra Oliveira de WO. Com o resultado Ana conquistou 2 pontos. João Henrique perdeu para Fernando de zero a 2, parciais de 6/2 e 6/0; Júnior perdeu para Eduardo Galvão de 1 a 2, parciais de 6/1, 4/6 e 7/6 e Serginho perdeu para Daniel Pan de zero a 2, parciais de 6/4 e 6/3.
Ainda não foram definidas as datas para os jogos cancelados. As competições esportivas das competições organizadas pela Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá seguem durante toda a semana, com entradas gratuitas.
Prestigie o esporte de sua cidade. (Fonte: PMC)

Campeonato do Morro do Aldodão decide finalistas
Autoridades da cidade foram convidadas a prestigiar a final da competição que acontece no dia 8 de abril sábado, com a participação de 4 equipes que disputam as duas última partidas

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Morro do Algodão, região sul de Caraguatatuba, organizaram o 1º Campeonato de Futsal Núcleo do Morro do Algodão. Neste Sábado, 1º de abril, o evento teve sua partida semi-final, quando foram decididas as equipes que disputarão o título.
A equipe Independente, vencedora do grupo A, enfrentou a equipe União do Morro, vencedora do grupo D, perdendo por 2 a 5. Na segunda rodada da noite, a equipe Ajax, vencedora do grupo B, venceu a equipe Boca Júnior, vencedora do grupo C de 3 a 2.
No próximo sábado, as equipes Ajax e União do Morro disputam a final do evento e as equipes Independente e Boca Júnior disputam o 3º lugar da competição.
O 1º Campeonato de Futsal Núcleo Morro do Algodão é organizado pela APM (Associação de Paes e Mestres) do bairro, com apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação).
As três equipes primeiras colocadas serão premiadas com troféus e medalhas. A final promete atrair autoridades da cidade, além dos moradores do bairro que irão prestigiar o evento.
 (Fonte: PMC)

Vigilância Sanitária de Caraguá alerta contra os clandestinos
“Produtos clandestinos merecem atenção porque podem causar queimaduras, irritações na pele, olhos, nariz e outros, pode causar machucados, problemas respiratórios, graves intoxicações”.

Caraguatatuba - “Diga não ao produto clandestino ou pirata. O barato pode sair caro!” Esta é frase principal da campanha de orientação da Vigilância Sanitária de Caraguatatuba contra o uso de produtos perigosos, visando assegurar a saúde e fiscalizar em benefício público.
De acordo com a V.S., o número de faricantes clandestinos e ilegais, trabalhando fora das normas de controle de qualidade vem aumentando. Por isso a importância de alertar a população sobre os riscos desse tipo de produto.
O consumidor não deve comprar produtos de fabricantes clandestinos, como alimentos, bebidas, medicamentos e produtos de limpeza em geral como cloro, sabão, detergente, amaciante, saponáceos, tira-manchas, geralmente produzidos sem o acompanhamento de um técnico para garantir a qualidade.
Segundo a V.S., os produtos clandestinos merecem atenção porque podem causar queimaduras, irritações na pele, olhos, nariz e outros, pode causar machucados, problemas respiratórios, graves intoxicações. Os produtos saneantes clandestinos quando ingeridos (bebidos) podem causar sérios danos a saúde e, até a morte.
“Trabalhamos para o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, com o objetivo de proteger e preservar a saúde da população, por isso precisamos alertar e informar contra os perigos dos produtos clandestinos”, explica Jorah Maria Hoppmann, da Vigilância Sanitária.
Segunda ela, a participação da comunidade nas ações da saúde é muito importante, por isso cada cidadão deve ser vigilante. Mas como o consumidor pode saber a procedência dos produtos? Segundo a Secretaria de Saúde, todos os fabricantes devem ser licenciados pela Vigilância Sanitária e autorizados pelo Ministério da Saúde, com essas informações no rótulo.
Produtos clandestinos ou piratas são aqueles vendidos sem permissão do Ministério da Saúde. “Eles não têm qualidade nem segurança para uso, manuseio ou armazenamento, pois não foram avaliados em sua eficácia, ou em sua fórmula, se possuem ingredientes próprios em quantidades seguras para não causar danos à saúde, não tem embalagens apropriadas, não tem responsável técnico nem rotulagem correta”, explica Jorah Maria Hoppmann.
Todo rótulo deve conter o nome do fabricante e do responsável técnico, o número do registro no Ministério da Saúde, instruções de como usá-lo, precauções e informações de primeiros socorros, número de atendimento ao consumidor, data de fabricação e de validade.
A Vigilância orienta que em caso de acidentes é importante levar o rótulo do produto ao médico, para melhor atendimento ao paciente.
Outra orientação é que a venda de produtos clandestinos seja denunciada para a VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL, pelo telefone 3897-2162. (Fonte: PMC)

Prefeitura inaugura atendimento com senha eletrônica

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá iniciou nesta segunda-feira, dia 3 de abril, o atendimento com senha eletrônica no Paço Municipal. A iniciativa foi da Secretaria de Administração visando agilizar o atendimento ao público em setores muito procurados pela população. A senha eletrônica e o novo sistema de atendimento foi implantado nos setores de Tributação, Dívida Ativa, Cadastro e Fiscalização. (Fonte: PMC)

Prefeitura quer antecipar Royalties
Projeto pede autorização para vincular investimentos ao pagamento dos Royalties pela Petrobrás

Caraguatatuba - A 9ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que acontece nesta terça-feira - 04 de abril, continua com os Vetos do Executivo, mas terá como novidade um projeto do Executivo relacionado a Base de Gás da Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.). Pela terceira semana consecutiva a Ordem do Dia será composta pelos Vetos, Parcial e Total do Executivo.
A Ordem do Dia terá início com o projeto do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL) que autoriza a regularização das construções clandestinas em Caraguatatuba - Veto Total.
Há também os projetos dos Vereadores Omar Kazon (PL), que institui no calendário oficial a Semana do Jipeiro - Veto Total - e do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), que dispõe sobre o pronto atendimento nas agências prestadoras de serviços públicos de energia elétrica, telefonia e água - Veto Parcial.
Continuam os Vetos incluídos na semana passada, como o do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), que estabelece normas para evitar a propagação de doenças transmitidas por vetores febre amarela e dengue e a propositura que disciplina normas para a declaração de utilidade pública de sociedades civis, associações e fundações - Vetos Parciais.
Do Vereador Germino de Souza (PPS), há o projeto que cria o Centro Odontológico Municipal - Veto Parcial.
A inclusão desta semana é de um Projeto do Executivo, que autoriza o Prefeito a captar recursos em instituições financeiras, antecipando os Royalties da Petrobrás com relação a exploração de petróleo e gás natural.
De acordo com as mensagens enviadas para cada projeto, os autores feriram o princípio constitucional da independência dos poderes, tomando para si a renúncia fiscal, a realização de despesas, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a iniciativa primária do Executivo.
Para que o Veto seja derrubado, é necessária maioria absoluta, ou seja, 6 votos contrários ao Veto. Para manter o Veto, qualquer outro placar que não o citado anteriormente. A sessão será transmitida ao vivo, pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. (Fonte: PMC)

Projeto turístico de Caraguá é selecionado para o Congresso Brasileiro de Turismo
Extensão universitária, compromisso social, geração de renda e turismo são palavras-chaves do trabalho dos educadores.

Caraguatatuba - Dois professores de Caraguá tiveram um projeto turístico aprovado para apresentação no 26º Congresso Brasileiro de Turismo, que vai acontecer de 15 a 18 de maio, em Fortaleza. Os responsáveis pelo projeto que visa a formatação de um roteiro turístico para o Mexilhão na cidade são a professora Karla Passos de Morais, das disciplinas de planejamento turístico, projetos e eventos, do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO e o coordenador do curso de Turismo no UNIMÓDULO, Fernando Hanaoka.
O trabalho contará também com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba, com recursos, ações e na divulgação do Roteiro do Mexilhão nos postos de informações turísticas do município.
De acordo com a professora Karla Passos de Morais, que também é assessora da Secretaria de Turismo de Caraguá, a idéia é capacitar a comunidade da Cocanha, que é composta por maricultores (produtores de mexilhão), donos e funcionários de quiosques e suas famílias preparando os para a implantação de um roteiro que demonstre ao turista o cultivo e importância do mexilhão, os ofereça artesanato feito com a concha do molusco e deliciosos pratos à base deste marisco, para que através do turismo estas famílias tenham emprego e renda, possam melhorar sua qualidade de vida e preservar sua cultura.
As palavras-chaves do trabalho são: extensão universitária, compromisso social, geração de renda e turismo. Os objetivos do projeto são utilizar a extensão universitária para formar cidadãos comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos, preocupados com a valorização da identidade local, a geração de renda e a melhoria na qualidade de vida desta população. Gerar emprego e renda através do turismo, buscar alternativas no combate a sazonalidade turística, proporcionar aos discentes do Centro Universitário Módulo o desenvolvimento de atividades que aliem a teoria e prática.
“A extensão universitária é colocada como proposta de atuação junto às comunidades, na região onde a instituição de ensino está inserida, por ser um processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre o meio acadêmico e a sociedade, oferecendo alternativas para solucionar os problemas sociais da região”, explica Karla P. de Morais.
O Programa de extensão universitária deverá ser coordenado por um professor do curso de turismo sob a supervisão do coordenador do curso. Envolverá aproximadamente 30 pessoas da instituição, entre alunos de diversos cursos, principalmente de turismo e professores das áreas afins
Os idealizadores do projeto buscam recursos financeiros através de parcerias com empresas que queiram colaborar para a implantação deste programa. “É um projeto de grande importância social e para colocarmos em prática precisamos de recursos, as empresas que se interessarem poderão entrar em contato pelo e-mail kapm@ig.com.br ou fernando@modulo.br”. (Fonte: PMC)

Projeto atenderá necessidades dos produtores de mexilhão

Caraguatatuba - O projeto vai ao encontro das expectativas dos maricultores. Para eles um projeto como esse irá ajudar a divulgar o marisco e ainda levar uma atrativo cultural para a Praia da Cocanha. O grupo formado por cerca de 17 maricultores, com metade deles produzindo o ano inteiro. São 12 fazendas e atualmente o mexilhão é vendido no entreposto da Praia da Cocanha para restaurantes, bares, hotéis e consumidores em geral, a um preço R$ 5,00 o quilo.
O cultivo do mexilhão é um trabalho diário, é preciso visitar as fazendas e fiscalizar as redes mexilhoneiras para acompanhar o desenvolvimento dos mariscos, que têm que atingir 8 cm para serem comercializados. Estes são retirados do cordão de mexilhão, geralmente de 30 a 40 kg a cada visita; os filhotes são devolvidos às redes para que possam, crescer e alcançar, num período de seis meses, o tamanho ideal. Este trabalho de colher e semear exige três dias de trabalho na semana.
Cada grupo colhe em média 100 kg por dia, os mariscos são limpos para serem comercializados. Os maricultores de Caraguá estão agora cultivando uma produção especial para o Festival do Mexilhão. Para este ano a expectativa é de vender de três a cinco mil toneladas do mexilhão durante o evento.
A produção do marisco é um interessante atrativo turístico, quem visita e assiste passo-a-passo o trabalho desses fazendeiros do mar, se encanta. A visita, a colheita, a seleção, o processo de limpeza, cada mexilhão colhido recebe a atenção necessária até que seja entregue ao consumidor.
A preocupação dos maricultores vai além, os mexilhões precisam de um ambiente adequado para se desenvolver, com silêncio por exemplo, por isso as embarcações não podem mais passar pelas fazendas, e isso exige um trabalho de fiscalização por parte dos produtores. “Também temos o cuidado e a preocupação com o Ilhote, que costuma ser invadido e muitas vezes depredado por visitantes, muitas vezes moradores. Tentamos fazer um trabalho de conscientização porque não temos autoridade para fiscalizar nem autuar”, contam os maricultores.
As Fazendas de Mexilhões têm um papel importante naquela praia, elas ajudam na reconstituição da fauna marinha, aumentando a cadeira alimentar. Os maricultores explicam: o mexilhão atrai caranguejos, tartarugas, polvos, peixes e outros, criando uma perfeita cadeia alimentar, já que as redes mexilhoneiras oferecem alimentos variados. (Fonte: PMC)

Ditran experimenta novo trânsito na Praça Dr. Cândido Motta em Caraguá

Caraguatatuba - A Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguatatuba estará implantando a partir de quarta-feira, dia 5, em caráter experimental, algumas modificações nas mãos de direção da Praça Dr. Cândido Motta.
O objetivo da mudança é assegurar maior fluidez do trânsito, em razão da expansão da praça Dr. Cândido Motta, no trecho em frente a rua Paul Harris, onde o trânsito será interrompido.
Na rua Dr. Paul Harris a inversão acontece da mão de direção no trecho da Praça Cândido Mota até a Rua Anchieta. Na rua Sebastião Mariano Nepomuceno a inversão da mão de direção será feita no trecho da Avenida Anchieta até a Rua Teotino Tibiriçá Pimenta. Na rua 9 de Julho haverá inversão do trecho da Rua Teotino Tibiriçá Pimenta até a Praça Cândido Mota e na praça a inversão será feita na altura da rua 9 de Julho até a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno. Na rua Teotino Tibiriçá Pimenta a inversão da mão de direção começa no trecho da Rua Sebastião Mariano Nepomuceno até a Rua 9 de Julho.
Essas alterações possibilitarão a melhoria da circulação do trânsito na região central, onde concentram-se a rede bancária e comércios de médio porte, além de ampliar o fluxo da Avenida da Praia à Avenida Anchieta e rua Frei Pacífico Wagner.
De acordo com a Ditran, com as alteraçõs o local será contemplado com obras de avanço das calçadas e implantação de travessias de pedestres possibilitando mais seguranças às pessoas que circulam pelo local. (Fonte: PMC)


 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Marinha intensifica vigia em Alcatrazes

São Sebastião - A Capitania dos Portos de São Sebastião distribuiu comunicado às marinas da região informando que intensificará a inspeção no arquipélago de Alcatrazes. Segundo a Capitania, a medida será adotada na primeira quinzena do mês, incluindo o feriado de Páscoa, porque tem sido observado um crescente número de embarcações de pesca e passeio nas proximidades do arquipélago, sem autorização da Marinha. A Capitania informa que a área onde está o arquipélago é denominada de 'Área Delta', na qual é proibida qualquer navegação ou atracação. A Capitania informou que a embarcação localizada na referida área será multada em R$ 1.600. (Fonte: ValeParaibano)

Costa Norte de São Sebastião reafirma apoio ao projeto que cria ZEIS em áreas irregulares
Prefeitura de São Sebastião realiza audiência pública no Canto do Mar e explica rejeição da proposta em sessão da Câmara

São Sebastião - Em audiência pública realizada na noite de sexta-feira (31/03), na Escola Municipal do Canto do Mar, o projeto de lei complementar que prevê a criação de Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS) nas áreas consideradas irregulares do município novamente recebeu apoio da comunidade da Costa Norte. Cerca de 250 pessoas participaram da reunião, que contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, secretários municipais e vereadores Robson Ceará, Solange Ramos e Dalton José da Silva.
Na abertura, o prefeito ressaltou a importância da regularização fundiária para a população mais carente da cidade, que terá a oportunidade de receber serviços e melhorias do Poder Público, como saneamento básico, pavimentação, água encanada e energia elétrica. “Não desisti do projeto, pois temos de legalizar e resolver a situação destes moradores. Em troca de eleição, prejudicaram mais de 15 mil pessoas”, manifestou Dr. Juan Garcia, citando a rejeição do projeto na Câmara.
Segundo o morador Ary Moreira, que faz parte da Sociedade Amigos de Bairro do Canto do Mar, o projeto é fundamental para a Costa Norte. “Vai legalizar as áreas irregulares e assim possibilitar benefícios. O loteamento Chico Soldado, por exemplo, ninguém pode ter endereço. Vamos dar todo apoio ao projeto”, frisou. A reunião também contou com representantes da Federação Facenorte, entidade que reúne todas as sociedades amigos de bairro da Costa Norte.
O vigia Ailton Carlos da Silva, núcleo congelado Chico Soldado, ressalta a falta de infra-estrutura do local. “Não tem saneamento, água canalizada. Quem mora num lugar deste não pode dizer que é dono. Apoiamos este projeto”, disse Silva. Hoje, a cidade conta com 41 núcleos congelados.
Dr. Juan ainda lembrou o fato da emenda do vereador Carlos Augusto Senatore, o Guto, ter retirado a autorização para moradia popular até cinco pavimentos, e mesmo assim o projeto acabar rejeitado na última sessão. “Vou fazer uma série de reuniões para que o povo aprenda a pressionar os vereadores”, enfatizou o prefeito.
O vereador Robson Ceará declarou na audiência que vai manter seu posicionamento a favor do projeto. “Vamos votar de novo, se for preciso dez vezes. Ando de cabeça erguida”.
Já a vereadora Solange Ramos propôs a realização de uma passeata pelas ruas da cidade em apoio à criação das ZEIS. “Quero contar com cada um de vocês na Câmara, pois vão nos ajudar a vencer”, concluiu o vereador Dalton Silva.
Próximas audiências - Na próxima quinta-feira (6/04), às 18h, na sede da Amovila (Associação de Moradores da Vila Baiana), será realizada mais uma audiência sobre as ZEIS, em Barra do Sahy. Já na sexta-feira (07/04), o encontro será na Escola Municipal Guiomar Aparecida Conceição Souza, na rua Tropicanga, 99, em Boiçucanga. Também serão realizadas audiências em Maresias (10/04), na Escola Municipal Dulce César Tavares, na rua do Forno, 397, e ainda na Escola Municipal de Juquehy, que fica na rua Maria Madalena Faustino, 870, em Juquehy. Todas as reuniões acontecem às 18h. (Fonte: PMSS)

Grupos de Saúde ajudam no desenvolvimento saudável das crianças

São Sebastião - Com o objetivo de ajudar no desenvolvimento da criança e orientar as mães sobre os cuidados com os filhos a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, organiza grupos de puericulturas realizados a cada 45 dias, nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) Enseada I e Enseada II.
No próximo dia 19 de abril, às 14 horas, na Praça da Enseada, acontece um encontro do grupo que reúne médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários que darão orientações sobre as doenças de inverno e epidemias através de palestras educativas que visam orientar as mães no cuidado com seu filho.
De acordo com Elisandra Aparecida Xavier, enfermeira padrão do PSF Enseada II, além das palestras, serão avaliados o peso e altura das crianças. “Através da pesagem e medida descobrimos quem está abaixo do peso e orientamos suas mães”.
Elisandra destaca que os grupos realizados são importantes para o desenvolvimento da criança, prevenindo complicações de doenças. “Através das palestras e dos nossos grupos, aumentamos o vinculo das crianças com o PSF, ajudando a desvendar as doenças que tanto os afligem”.
A puericultura é a ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados com o acompanhamento do desenvolvimento infantil. O pensamento orientado para os cuidados e prevenção de doenças na infância começa bem antes do nascimento e até bem antes da fecundação do óvulo. A puericultura como toda ciência médica está constantemente em desenvolvimento. Diariamente os cientistas trazem à tona novas informações pertinentes ao universo pediátrico ou pré-natal e esses grupos organizados pela Sesau ajudam na divulgação desses conhecimentos entre a população sebastianense. (Fonte: PMSS)

São Sebastião será palco da etapa brasileira do mundial de surfe júnior em maio
“ISA Games” será disputado na praia de Maresias, com a presença de 30 países. No fim deste mês também haverá a etapa do Campeonato Brasileiro de Surfe Amador

São Sebastião - A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, será palco da etapa brasileira do ISA Games – campeonato mundial de surfe júnior (World Junior Surfing Championship) por equipe, entre os dias 6 e 14 de maio. O evento organizado pela International Surf Association (ISA) reúne mais de 30 países.
Ao todo serão nove dias de competição em Maresias, considerada uma das melhores praias para a prática do surfe no país. A comissão organizadora participou de reunião com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e a secretária municipal de Esportes, Raquel Buzi.
Segundo proprietários de hotéis de Maresias, as reservas de atletas de outros países já começaram a ser feitas. “É um evento que alavanca o turismo na cidade fora da temporada de verão, além de ser um incentivo ao esporte com a vinda dos melhores do mundo na categoria júnior”, ressaltou a secretária Raquel Buzi.
De acordo com a organização, mais de 500 pessoas estarão envolvidas na etapa brasileira do ISA Games. Uma vila olímpica será montada na areia da praia, com dois palcos, área vip, cabine de jurados, entre outras dependências. Também haverá desfile das delegações pelas ruas de Maresias na abertura do campeonato.
A ISA é americana, mas conta com patrocínio da empresa australiana Quiksilver. No Brasil, a etapa tem a organização da Confederação Brasileira de Surfe, com apoio da Associação Paulista de Surfe, Associação de Surfe de São Sebastião (ASSS) e Prefeitura de São Sebastião.
Brasileiro de Surfe Amador - Entre os dias 28 e 30 de abril, a praia de Maresias receberá a etapa do “Circuito Brasileiro Maresia de Surfe Amador”. A nova geração do surf nacional, vinda de todos os estados do país. (Fonte: PMSS)

Os preparativos para a II Mostra Livre de Dança já estão quase todos prontos

São Sebastião - Cerca de 20 grupos já estão confirmados para a II Mostra Livre de Dança, que será realizada entre os dias 21 e 22 deste mês. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), 27 grupos foram convidados para um dos maiores eventos de dança do Litoral Norte.
Com o intuito de valorizar e promover a dança e a sua diversidade, a II Mostra Livre de Dança terá a presença de grupos de 12 cidades, que representarão através da dança a cultura da sua cidade. As apresentações serão realizadas em uma arena na Rua da Praia.
Além de grupos de dança de São Sebastião, as cidades de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Pindamonhangaba, São Paulo, Cubatão, Santos, Itaquaritinga, Cruzeiro, Taubaté e São José dos Campos também estarão presentes com seus respectivos grupos.
A Sectur estima que 450 bailarinos estejam na mostra, cuja finalidade é promover a integração e tornar a arte mais acessível a toda comunidade, por isso, as apresentações serão gratuitas. Serão mais de 20 apresentações, alternando entre os mais variados tipos de dança, do jazz à dança de rua. (Fonte: PMSS)

São Sebastião ocupa 3ª posição no ranking estadual de surf

São Sebastião - A nova equipe sebastianense de surf se destacou na 1ª etapa do Campeonato Paulista Hang Loose Surf Attack, principal campeonato do País na revelação de novos talentos, que aconteceu na praia de Itamambuca, Ubatuba, neste final de semana. Com o resultado obtido São Sebastião ocupa o 3º lugar na classificação geral.
Nessa primeira etapa participaram 150 atletas de vários municípios, com idades de 6 a 18 anos e São Sebastião teve boa representação em quase todas as categorias.
Entre os mirins (até 16 anos), Miguel Pupo, saiu na frente na busca pelo terceiro título paulista. Campeão pelas categorias estreante e iniciante em anos anteriores, o jovem conseguiu duas ondas fortes, somando 8,75 e 7,25, abrindo grande vantagem e no final ainda tirou um 7,30 para ratificar a conquista da etapa na categoria. Filho do surfista profissional top do Super Surf, Wagner Pupo, Miguel mostra que bons exemplos vêm de casa.
Também pela categoria mirim, Thiago Moraes, conquistou a 5ª posição no ranking.
Na final iniciantes (até 14), Gabriel Medina também abriu a bateria com duas boas ondas, conseguindo notas 7 e 8. Se manteve na ponta até o final para garantir a sua primeira vitória no Circuito Paulista em três anos de participação.
Na disputadíssima categoria júnior (até 18 anos), Aristides Tavares levou a 5ª colocação. Na estreante (até 12 anos), Adriel de Souza, pegou a 7ª colocação.
Mesmo sendo estadual, o campeonato atrai surfistas de várias partes do litoral brasileiro. Grandes nomes do surfe nacional já passaram pelas baterias da competição como a sensação do WCT, Adriano de Souza, o Mineirinho e os integrantes da elite mundial Paulo Moura e Raoni Monteiro.
Os vencedores da etapa ganharam máquinas fotográficas digitais. Já os campeões do ranking nas categorias júnior e mirim ganharão passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS mais badalado do Continente, o Hang Loose Pro. Na iniciante, estreante e petit, os melhores do ranking faturam I-Pods.
Depois de Ubatuba, o Hang Loose Surf Attack terá etapas nos dias 24 e 25 de junho, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém; 26 e 27 de agosto, na Praia do Tombo, em Guarujá. A final será dias 25 e 26 de novembro, na Praia de Camburi, em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Equipe municipal de judô consegue bons resultados no Circuito Shihan

São Sebastião - A equipe sebastianense de judô superou 15 equipes e conseguiu a 6ª posição na 1ª etapa do Circuito Shihan, realizada no final de semana, no Ginásio da Embraer, em São José dos Campos. Foram 21 equipes, totalizando 700 atletas participando.
A cidade levou 36 judocas para disputar o campeonato promovido pela fábrica de quimono Shihan, em parceria com as prefeituras das cidades onde se realizam as etapas.
Nesta etapa do circuito, São Sebastião teve dois campeões, quatro vice-campeões e 10 terceiras posições. Os destaques ficaram para Marino João Souza Júnior que competiu pela Sênior meio leve e conquistou a vitória, assim como Felipe Azevedo na Pré-juvenil leve.
Também conseguiram bons resultados com a segunda colocação os judocas, Reinaldo Alexandre na Sênior meio médio, Luis Henrique na Infanto Juvenil meio médio, Irineu Júnior na Infantil Médio e Carlos Alberto na Infanto Juvenil leve.
Para o técnico, Uátila Ferreira dos Santos, os atletas mantiveram a média. “Como já treinam muito tempo juntos, nosso objetivo é prepará-los para os Jogos Regionais”.
Além disso, aconteceu a premiação dos melhores de 2005. São Sebastião conquistou a 5ª colocação no ranking do circuito, que é dividido em 6 etapas ao longo do ano.
Confira os nomes e a categoria dos vencedores sebastianenses

Campeões
Marino João Souza Júnior – Sênior meio leve
Felipe Azevedo – Pré-juvenil leve

Vice-campeões
Reinaldo Alexandre - Sênior meio médio
Luis Henrique – Infanto Juvenil meio médio
Irineu Júnior – Infantil Médio
Carlos Alberto – Infanto Juvenil leve

Terceiro colocados
Rose Evengelista – Júnior meio médio
Priscila Carla – Júnior médio
Aline – Júnior meio médio
Diogo Figueiredo – Júnior meio médio
Paulo Lucas – Infanto juvenil leve
Marcelo Matos – juvenil super ligeiro
Rafaela Nascimento – júnior meio leve
Bruno Alexandre – Pré juvenil ligeiro
Gustavo Rocha – Infantil Ligeiro
Jovílio Neto – Sênior meio leve
(Fonte: PMSS)

Doação Universitária

São Sebastião - Na última sexta-feira, 31, as Faculdades São Sebastião (FASS) doaram cerca de 105 quilos de alimentos para o Fundo Social de Solidariarte de São Sebastião. A FASS informou que a doação faz parte dos seus objetivos sociais e que o intuito é contribuir com a comunidade sebastianense. Os alimentos foram arrecadados através da ação acadêmica: “Trote Solidário”, realizada pelos acadêmicos da FASS. (Fonte: PMSS)

Prefeitura leva Educação Ambiental às escolas

São Sebastião - Numa parceria entre as Secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente (Semam), a Prefeitura vem levando Educação Ambiental às escolas da rede municipal de ensino.
Periodicamente uma equipe de Educação Ambiental da Semam realiza ações educacionais que visam capacitar alunos e funcionários das escolas sebastianenses por meio de oficinas de reciclagem, palestras e teatro de fantoches.
De acordo com a educadora Christiane Cruz Silva de Moraes, que acompanha as oficinas, qualquer escola, seja ela da rede municipal, estadual ou particular, pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e solicitar a visita dos educadores para realizar qualquer tipo de recreação que tenha por iniciativa a conscientização ambiental dos alunos.
A próxima escola a receber a equipe de Educação Ambiental é a E.M do Canto do Mar, nesta quinta-feira, (06/04). Já na sexta-feira (07/03) é a vez da Escola Municipal Maria da Conceição de Deus Santos, localizada no Sertão do Camburi, e no dia 10 de abril, a Escola Municipal de Educação Infantil Cavalinho de Pau.
O telefone para agendar com a equipe de Educação Ambiental é o 3892-1568 ou 3892-6000. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Juiz manda demolir quiosque em Ubatuba
Decisão também inclui proibição de mesas e cadeiras nas praias e música ao vivo ou ambiente

Ubatuba - O juiz Geraldo Ribeiro do Vale determinou a apreensão por parte da prefeitura de aparelhos de som, mesas e cadeiras de 21 quiosques localizados nas praias de Ubatuba.
Os estabelecimentos teriam desrespeitado determinação judicial que, em janeiro, proibiu música ao vivo ou ambiente e a colocação de mesas e cadeiras nas areias.
Ribeiro do Vale determinou ainda que os quiosques que deram continuidade a obras de reforma e ampliação, desacatando determinações judiciais, procedam em cinco dias a demolição dos serviços executados, sob pena de impedimento de funcionamento, lacração e suspensão do fornecimento de água e energia elétrica.
O juiz também determinou que os quiosques poderão ser multados em R$ 100 mil por dia, desde que os autores da ação civil pública, MDU (Movimento em Defesa de Ubatuba) e Ministério Público, decidam requerer a aplicação em juízo.
Segundo o juiz, os quiosques somente poderão manter mesas e cadeiras no seu entorno. As demais deverão ser apreendidas pela prefeitura.
O MDU informou ontem que espera que os quiosques atendam desta vez às determinações do juiz.
O presidente da Associação dos Quiosques de Ubatuba, Carlos Roberto Lago, não foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Engenheiro pede apoio para implantação rápida da energia na região norte

Ubatuba - O engenheiro eletricista Edson Aparecido Bettin procurou a reportagem do Imprensa Livre na última quinta-feira, dizendo-se preocupado com o processo da implantação da energia elétrica na região norte em Ubatuba.
Segundo Edson, nas últimas semanas foram publicadas, na mídia, maté-rias sobre o Programa Luz Para Todos, mas “apenas notícias superficiais e como se já estivesse tudo pronto”.
“Na verdade, o Programa Luz Para Todos”, atingiu apenas o primeiro passo. A autorização que conseguimos foi uma conquista enorme com certeza, mas ainda temos muito o que fazer e rápido”, diz o engenheiro.
O primeiro grande passo a que Bettin se refere é a autorização do Instituto Florestal para a implantação do Programa Federal Luz Para Todos em alguns bairros da região norte de Ubatuba.
A instalação de luz era solicitada pelos moradores há mais de trinta anos e não era autorizado pelo fato de estarem em área de preservação permanente. O fator decisivo para a autorização foram as parcerias do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, da Prefeitura de Ubatuba, do Instituto Florestal e da Promotoria Ambiental, sensibilizados com a situação em que vivem cerca de 1.200 pessoas.
A região norte atinge 1/4 do município de Ubatuba. “Existem moradores nessas regiões que nunca viram uma lâmpada acesa. Aquele lugar à noite é uma escuridão total. Luz não é conforto e sim necessidade”, enfatiza o engenheiro Bettin.
A grande preocupação de Bettin é que há uma grande documentação ainda a ser vencida em vários órgãos. “Cada órgão tem seu prazo. E se essa documentação não for bem gerenciada, pode ser que o programa atrase muito ou nem aconteça novamente, como nos outros anos”, diz preocupado.
Bettin sugere que todos os órgãos responsáveis do município se reúnam junto aos representantes da região norte e formem uma equipe de trabalho com profissionais capacitados, para que formem uma comissão e assim fiscalizem a implantação do Programa Luz Para Todos, apresentando à população o cronograma da obra, o levantamento de quais documentos já foram obtidos e vendo os que ainda faltam para a realização.
“Para o Programa não se perder, alguém precisa encabeçar isso, pois é muita coisa para ser vista. Além do mais, a população terá de quem e como cobrar a transparência das ações”, afirma.
Outro ponto que Bettin se diz preocupado é que “estão se concentrando” muito na área ambiental, que já foi parcialmente liberada, mas que ainda existem muitas pessoas que estão fora da área ambiental ou em órgãos ambientais. “Precisamos saber o que está acontecendo com essa documentação também. Esse trabalho atinge vários ramos e todos têm que andar”, acrescenta.
Outra questão levantada pelo engenheiro é o arrua-mento da região e a questão do DINIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte), que é responsável pela travessia da rede elétrica. “A Elektro necessita que a Prefeitura entregue os arruamentos antes das implantações dos postes de luz, para que não aconteça o mesmo que houve em Ilhabela, onde foram colocados todos os postes, mas por um erro no arruamento tiveram que retira-los e fazer tudo de novo”.
Bettin ressalta que seu único interesse no Programa é atender as pessoas da região norte e que não tem o menor interesse em entrar em conflito com ninguém. “Esse é um trabalho totalmente voluntário, meu maior desejo é ver que essas pessoas tão necessitadas sejam atendidas logo. Meu pagamento é a satisfação delas. Também não quero criar desarmonia com ninguém, muito pelo contrário, quero unir forças para que possamos fazer o melhor e, assim, não perder e nem desperdiçar essa grande quantia de dinheiro que veio do Governo para a implantação da luz em nossa região”, conclui o engenheiro.
“Depois de tantos anos, tenho certeza que ainda vou ver luz elétrica no Camburi antes de morrer”, comemora “Seu Genésio” de 81 anos, da Comunidade Quilombola do Camburi, se referindo a todos os envolvidos no processo da implantação da luz em sua região.
Segundo o agente regional da Elektro para o Programa Luz para Todos, João Maurício Muller, o fato de uma área de preservação permanente receber a autorização do Instituto Florestal para a eletrificação rural é algo inédito, fruto de muito empenho. O agente disse também que já foram solicitados pedidos para atender também as aldeias indígenas da Boa Vista e Renascer, localizadas no Promirim e no Corcovado, respectivamente.
“As demais comunidades, localizadas fora de área de preservação serão prontamente atendidas, provavelmente ainda neste ano. Demos o primeiro passo para atender às comunidades tradicionais da região norte, agora segue a elaboração do projeto e sua aprovação para depois de noventa dias estar tudo pronto”, explicou João Maurício.(Fonte: Imprensa Livre)

Comunidades rural e pesqueira aguardam regulamentação de Lei

Ubatuba - Pescadores e agricultores de Ubatuba aguardam a regulamentação da Lei 2.764/06 que trata da aquisição pelo Executivo de produtos rurais e pesqueiros para consumo nos estabelecimentos de Ensino Público Municipal.
A Lei surgiu após a decisão da Prefeitura em terceirizar a merenda escolar para que os produtores locais não sofram nenhum tipo de prejuízo. Segundo Dorivaldo, assessor do vereador Charles Medeiros, “o prefeito disse que mesmo terceirizando a merenda nossos produtores não seriam prejudicados”.
O autor da lei, o vereador Charles Medeiros, diz que o foco é proporcionar apoio aos profissionais do setor, tanto para produção como escoamento dos produtos.
Tudo depende agora do Poder Executivo implantar as diretrizes para que os produtos de origem pesqueira e rural, in natura, ou beneficiados, possam ser consumidos em estabelecimentos de ensino público municipal, sem que causem nenhum tipo de prejuízo às pessoas.
“A Lei dá prioridade para que os produtos a serem adquiridos nas escolas possam preferencialmente ser de produtores rurais e pesqueiros da municipalidade. Com isto, buscamos valorizar a mão-de-obra local e acrescentar produtos de alta qualidade na alimentação de nossas crianças”, afirma Charles Medeiros.
(Fonte: Imprensa Livre)

ACIU ofereceu curso sobre ‘Noções para vitrine’

A Associação Comercial de Ubatuba, em parceria com o Sebrae, realizou dos dias 27 à 30 de março a oficina “Noções Básicas para Vitrines”.
Marketing e merchan-dising, público alvo e bens de consumo, influência da vitrine no público alvo, função da vitrine, planejamento e montagem de uma vitrine, harmonia, proporção, contraste, destaque e ritmo, cor e iluminação, aproveitamento do calendário promocional, influência da vitrine no aumento das vendas, avaliação operacional da vitrine, perfil profissional do vitrinista e criatividade como fator ou diferenciação, foram os temas ensinados no curso.
Devido à grande procura do curso, a ACIU informa que marcará uma nova oficina de vitrine para o mês de abril As datas previstas são dos dias 17 a 19 de abril, a partir das 18h00.
(Fonte: Imprensa Livre)


Declare seu amor por Ubatuba

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba, o Sebrae, o Grupo de Trabalho do PDTR e a Secretaria de Turismo têm o prazer de convidar todas as pessoas do município para participar do 1º Encontro do Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, que será dia 04 de abril, terça-feira, às 18h00, na escola Tancredo, onde serão debatidos assuntos relevantes para o desenvolvimento turístico da cidade.
Sua presença é imprescindível!!!
Lembre-se: Sem participação, não cabe reclamação! (Fonte: Imprensa Livre)

Começou a Copa Canecão de futmesa

Ubatuba - Começou neste Sábado a tradicional Copa Canecão de futmesa, promovida pela AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) com o apoio da Secretaria de Esportes, Rossi Calçados e Imobiliária Central.
O evento, um dos mais antigos de Ubatuba, é peculiar por causa de seu troféu: uma caneca artesanal, bastante cobiçada pelos botonistas da AUFM, que disputam a oportunidade de tê-la na estante.
A Copa Canecão deste ano teve a participação de 3 botonistas juvenís que passaram pela Seletiva Classificatória e entraram na chave principal do evento: Paulinho Garcia, Hugo Batista e Jean Felipe. Eles juntaram-se aos outros 7 pré-classificados por ranking e formaram o grupo de 10 participantes que vão disputar o título.
Pelor Grupo "A", Edson Sírio lidera com 1 ponto de vantagem sobre Adauto Júlio e Ednelson Prado, empatados na vice-liderança. Em quarto, 2 pontos atrás, está Rodrigo Santos, a revelação do ano e sensação da Copa Canecão por ter empatado com Sírio e, com isso, ter sido o primeiro na AUFM a tirar pontos do "super-favorito" ao título. Na última rodada, Rodrigo e Ednelson irão enfrentar-se e quem ganhar estará classificado. Paulinho Garcia ocupa a lanterna da chave.
No Grupo "B", André Rafael lidera isoladamente e já garantiu sua vaga nas Semi-Finais. Sílvio Fonseca e Ralph Solera disputam a outra vaga e a partida
entre os dois, na última rodada, será decisiva para ambos: Ralph precisa vencer e Sílvio joga pelo empate. Hugo Batista em quarto e Jean Felipe em quinto completam a chave, mas não têm mais chances de classificação.
Rodrigo foi a grande sensação do primeiro dia de disputas, ao arrancar um empate do poderoso Edson Sírio, mostrando sua evolução e provando que já não
é mais um "azarão" entre os associados. Outro destaque foi a estréia dos 3 juvenís em torneios oficiais, onde mostraram um ótimo toque de bola e
prometeram dar muito trabalho no futuro.
Com as disputas deste Sábado, André Rafael retomou a liderança do ranking local, que estava nas mãos de Ralph Solera. Edson Sírio, que não disputou a
Taça Ubatuba, subiu e já é o terceiro. No ranking juvenil, Dedê Sírio perdeu a liderança para Jean Felipe, que deixou para trás Paulinho Garcia, em
segundo, e David Oliveira em terceiro.
A Copa Canecão termina no próximo Sábado, com a disputa das Finais, a partir das 14:00h, na FUNDAC, ao lado do Tubão. A entrada é franca para os visitantes. Mais detalhes em www.futmesaubatuba.com.br . (Fonte: AUFM)

Evento na Maranduba promete agitar a Semana Santa na região sul

Ubatuba - Um evento que vai comemorar a Semana Santa deve atrair não só os moradores de Ubatuba como muitos turistas para a Maranduba, nos dias 14 e 15 de abril. Na sexta-feira, 14, haverá uma encenação da Paixão de Cristo com atores da igreja católica do próprio bairro e para animar o sábado a banda local D´Jahga se apresenta na Praça de Eventos. A festa acontece a partir das 20h, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria Municipal de Turismo e Comissão dos Moradores da Maranduba. (Fonte: PMU)

Vereador Romerson de Oliveira busca apoio ao esporte de Ubatuba

Ubatuba - Nas últimas semanas, o Vereador Romerson (Mico)– PFL, pautou seus trabalhos em cima do futebol do município.Mico tem recebido em seu gabinete inúmeras solicitações de esportistas de bairros da cidade, como Perequê-Mirim, Lázaro, Rio Escuro e Rio da Prata.
“Tenho no esporte, principalmente no futebol, um grande prazer em minha vida e durante muito tempo tenho ajudado vários clubes de Ubatuba, assim como, também participo como atleta”, comenta o Vereador.
Para o Vereador, o esporte em nossa cidade merece e necessita de maiores investimentos financeiros e técnicos, pois Ubatuba é uma cidade que tem um grande número de jogadores com uma excelente capacidade e condições para o esporte, inclusive de se profissionalizarem.
Mico, através do Empresário de Futebol Djalma Tadeu, tem mantido nos últimos anos contato com vários clubes de São Paulo, como a Portuguesa, Juventus e o Esporte Clube Tanabi, além do Santos Futebol Clube e do Jabaquara, outro clube da cidade de Santos.
“Há duas semanas, estive na cidade de Santos em visita ao Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube, onde em conversa com o treinador de goleiros Aguinaldo Moreira, aumentou meus contatos e discutimos algumas possibilidades de estarmos apresentando jogadores de Ubatuba para possíveis treinamentos no clube, ocasião esta, que voltei muito esperançoso e satisfeito com a visita”, diz Mico.
No final do ano passado, Mico profissionalizou o atleta Allan Cosme, no Inter de Santa Maria, clube do Sul do país, que infelizmente não pode assinar contrato devido a uma forte contusão.
“Continuo me empenhando na busca de um novo clube para o Allan, pois vejo nesse jovem um grande futuro no futebol e não podemos deixar esse talento de fora do esporte, que hoje inclusive, representa a Seleção de Ubatuba”, reforça Mico.
O Vereador conseguiu junto ao Esporte Clube Tanabi de São Paulo, enviar mais 02 jovens de 19 anos do município para estarem treinando no clube, Ridaltro Vieira e Paulo Ramos, este bastante conhecido no futebol de Ubatuba.
Outro trabalho que Mico tem se empenhado nos últimos meses, é um Projeto de Esporte para o Bairro do Perequê-Mirim, onde tem feito reuniões com a comunidade e melhorado o projeto com a intenção de dar ao seu objetivo principal, que é a educação através do esporte, oportunidade de lazer e sociabilidade aos jovens.
“Há três anos atrás, quando eu estava na Presidência da Associação do Bairro do Perequê-Mirim, realizei este Projeto na comunidade, que em uma parceria com a Escola Estadual Professora Florentina Martins Sanches, usávamos a quadra da escola para atividades esportivas tais como futebol, basquete e vôlei.
Estou novamente entrando em contato com a Delegacia de Educação Regional de Caraguatatuba, através da Coordenação do Projeto Família na Escola, para tentarmos mais uma vez por em prática este projeto esportivo, que além das atividades físicas, tem um caráter social muito grande, pois afasta o jovem do mundo das drogas e possibilita a eles vários outros conhecimentos através deste convívio “, enfatiza o Vereador.
O Vereador ainda salienta que há 02 estagiários de Educação Física, Tiago Balil e Jocélio, que estão trabalhando nos detalhes do Projeto de Esportes e já estão atuando com a comunidade na sede da SDPM – Sociedade em Defesa do Perequê-Mirim. (Fonte: Laura Ennes)


Secretaria de Saúde de Ubatuba contrata ginecologistas

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba está aceitando currículos de médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia. Serão preenchidas duas vagas para trabalhar na Santa Casa e rede básica do município. Os interessados devem enviar seus currículos para a Secretaria de Saúde, no endereço: Av. Rio Grande do Sul, 710, Centro, cep 11.680-000 ou pelo e-mail: saúde@ubatuba.sp.gov.br, aos cuidados de Dra. Dilei de Brito. Mais informações, pelo telefone: 3836-1023. (Fonte: PMU)

Unir vacina funcionários no Dia Mundial de Saúde

Ubatuba - Em comemoração ao Dia Mundial de Saúde, realizado no dia 7 de abril, a equipe da Unidade de Reabilitação (Unir), órgão ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba, composta por 15 funcionários, receberá as vacinas Tríplice Adulto, contra Hepatite B e Anti-tetânica. O objetivo da vacinação é promover o cuidado com as pessoas que cuidam da saúde alheia. Pelo tipo de atividade que exercem, os funcionários da saúde correm riscos de contrair determinadas doenças. Um trabalho preventivo é fundamental para que eles possam continuar prestando esse serviço à comunidade”, observa a coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa do IX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado

Ubatuba - O secretário municipal de Saúde de Ubatuba, Dr. Marcos da Silveira Franco participará do IX Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo, que acontecerá na cidade de Praia Grande, durante os próximos dias 6, 7 e 8. Este ano, o tema central do evento será o “Pacto de Gestão e Financiamento do Sistema Único de Saúde” e contará com a presença de cerca de 800 secretários e profissionais da área da Saúde de todo o estado. Estarão presentes também o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata; o secretário-adjunto, Ricardo Oliva; e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Álvares da Silva.
O Congresso, que acontece anualmente, tem como principal objetivo, gerar subsídios na construção de propostas de políticas que fortaleçam o SUS, uma vez que esse sistema é constituído pelas três esferas de governo (municipal, estadual e federal). Além disso, a troca de experiências e parcerias resultantes dessas discussões são conseqüências importantes desses encontros. Neste ano, Ubatuba apresentará duas experiências relativas ao planejamento realizado pela Vigilância Sanitária e a promoção de saúde desenvolvida pelo Programa de Saúde da Família, fatores que, entre outros, têm servido de exemplo para outros municípios.
Segundo Dr. Marcos, a forma mais eficiente de se buscar verbas para fomentar o sistema de saúde no município são as parcerias. “O Congresso possibilita que os municípios assumam responsabilidades mútuas e compromissos regionais. Dessa forma fica mais fácil buscar financiamentos e recursos para abastecer o município”. (Fonte: PMU)

Reebok Triathlon Long Distance movimenta ruas de Ubatuba
Equipe de Ubatuba vence prova de revezamento

Ubatuba - A praia do Cruzeiro, em Ubatuba, recebeu no domingo, 2, quase 400 atletas do Brasil e do exterior para a etapa de abertura do Reebok Triathlon Long Distance. O brasileiro Fábio Carvalho e a canadense Natasha Filliol veneceram a Long Distance, enquanto Eduardo Bley e Letícia Vorcaro foram os vencedores do Short Triatlhon. Ubatuba também brilhou na prova vencendo a categoria revezamento.
Long Distance - A natação do Long Distance abriu a competição e o inglês Harry Wiltshire foi o primeiro concluir os 1900 metros do percurso e iniciar os 90 Km do ciclismo. No ciclismo, Fábio Carvalho começou a definir a prova, na chegada, para a transição, Carvalho abriu mais de seis minutos de vantagem para o segundo pelotão, e a partir daí administrou a diferença durante os 21 km de prova pedestre, concluindo a prova em 4h22s. O segundo colocado, o argentino Ezequiel Morales chegou três minutos depois."Foi um resultado maravilhoso. Ganhar uma prova de um trajeto altamente desafiador e contra adversários muito fortes sempre é muito bom”, disse Fábio ao completar o percurso.
Ubatuba no pódio - A equipe de Ubatuba formada por Jorge Eduardo (natação), Marcelo Mazzoni Vivas (ciclismo) e Antonio Carlos de Jesus (corrida) venceu a prova de revezamento, com o tempo de 4h10min23seg, garantindo a presença de Ubatuba no alto do pódio. A superioridade da equipe de Ubatuba foi tanta, que o segundo colocado no revezamento cruzou a linha de chegada com 5h17min58seg, mais de uma hora atrás dos vencedores.
No feminino, Natasha Filliol , também fez uma prova de recuperação com o tempo de 4h46min28seg, seguida da argentina Bárbara Buenahora, com 4h49min56seg. A brasileira Vanessa Gianinni, ficou com o terceiro lugar, marcando 4h55min04seg.
Short - Eduardo Bley foi o vencedor do Short Triatlhon, com o tempo de 54min38s. Duda, como é conhecido, saiu da natação com pouco mais de 30 segundos de vantagem sobre os concorrentes mais diretos, mantendo a diferença até o final da prova. O segundo colocado, José Augusto Antunes, chegou 31 segundos depois (55min09 seg) e Carlos Eduardo Assunção Fº chegou em terceiro.
Entre as mulheres, Letícia Vorcaro teve uma ligeira folga. Concluiu a natação com 55 segundos de vantagem, ampliando para um minuto e meio no ciclismo, concluindo a prova com três minutos de vantagem sobre Carla Prada. Vanessa Bley ficou na terceira posição.
O secretário de Esportes Bittencurt Jr. ficou feliz com o resultado da prova. “A mudança do local da área de transição agradou a todos e o evento foi coroado de sucesso, inclusive com a vitória da equipe de revezamento de Ubatuba”, comemorou.
A etapa de Ubatuba do Reebok Triathlon Long Distance 2006 é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Reebok e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria de Turismo de Ubatuba, Secretaria de Esportes de Ubatuba, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. (Fonte: PMU)

Tem início a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho

Ubatuba - Começou nesta segunda-feira, 3, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat), que será realizada até a sexta-feira, 7, no auditório da Escola Municipal Anchieta. Esta que é a primeira edição da Sipat da Prefeitura de Ubatuba é também a oitava da Santa Casa, e neste ano, em parceria, foi organizada uma semana repleta de palestras informativas, com objetivo de esclarecer as principais doenças adquiridas em ambiente de trabalho e como preveni-las.
Na cerimônia de abertura compuseram a mesa das autoridades o prefeito Eduardo Cesar, o vice-prefeito Domingos dos Santos, os secretários de Administração e Saúde, Silvio Bonfliglioli e Marcos Franco, a presidente da Cipa da Santa Casa, Eliana Almeida Santos e o presidente da Cipa da Prefeitura, Welson Nunes Clarindo. Para o secretário municipal de Saúde, doutor Marcos Franco, “é uma satisfação apoiar a iniciativa de melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Esta será uma semana de reflexões que vai criar instrumentos para apontar as necessidades dos trabalhadores”.
O vice-prefeito, Domingos dos Santos, considerou que uma das principais importâncias da Sipat é chamar a atenção para temas que muitas vezes as pessoas não conhecem a gravidade e não sabem dos problemas que podem ser adquiridos nos ambientes de trabalho, como é o caso da exposição ao sol. “Os trabalhadores devem perceber seus direitos e deveres para um ambiente de trabalho seguro e saudável”.
O prefeito Eduardo Cesar lembrou de iniciativas da administração que visaram a melhora na segurança no ambiente de trabalho, como rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, por exemplo. “Cada um de nós é um agente na questão da segurança no trabalho e cooperando podemos transformar a realidade do município”.
O presidente da Cipa da Prefeitura, Welson Nunes Clarindo, afirmou que a questão da segurança deve ser preocupação para os 365 dias do ano e que a Prefeitura superou o recorde de 59 dias sem acidentes de trabalho, com 66 dias sem funcionários afastados por acidentes em serviço.
O ciclo de palestras se estende por toda a semana e conta com diversos profissionais, como psicólogos, dermatologistas, policiais e enfermeiros que ministrarão palestras com temas diferenciados. (Fonte: PMU)

Ubatuba termina Jogos Estaduais do Idoso na 39ª posição
Evento contou com a participação de 158 cidades

Ubatuba - A delegação de Ubatuba encerrou sua participação nos Jogos Estaduais do Idoso, realizados em Taquaritinga, entre os dias 30 de março e 1º de abril, na 39ª posição. No atletismo Maria Ribeiro Machado terminou na 5ª posição e Lucila Anita Araújo ficou com a 12ª posição. A dança de salão com Wilson Alael Januzzelli e Maria Vanda Silva Grazia ficou em 5º e Ataíde Paiva Barreto Filho ficou em 6º nas damas.
Valéria Carvalho, coordenadora das atividades da Melhor Idade da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba que acompanhou a equipe, parabenizou os participantes. “Foi uma marca histórica, nossa melhor participação. Sei que todos fizeram o melhor que puderam. Agora vamos iniciar a preparação para 2007”, disse Valéria. “Mostramos que uma equipe de uma cidade pequena, quando compete com garra, chega longe. Parabéns a todos”, declarou Denise Cesar, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. Os atletas da Melhor Idade de Ubatuba fazem parte do projeto Atividade Física e Cidadania, parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e a Secretaria de Esportes e Lazer. (Fonte: PMU)

Aulas de Dança de Salão - 2006

Ubatuba - Para quem gosta de dançar, descontrair e fazer amigos ...
Em abril as aulas de dança de salão voltarão com força total
Curso básico para iniciantes e intermediário para quem em 2005 já bailou muito forró, samba, rock anos 60, etc,
Ligue para informações de dias e horários:
Tel. 3832-6600 profª Simone
Local: Av. Bráulio Santos, 86 (Pousada Portal da Palmeira).
Obs. Não é necessário vir com parceiro/a de dança.


 


Semana de 31/03 à 06/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Friewall - Segurança em Risco"
Ás 17:30 hs -19:30 hs -21:30 hs (No sábado e domingo também ás 15:30 hs )


 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

O lugar dos anjos

Os anjos costumam visitar
As capelas simplezinhas
Nas praias isoladas
De paredes caiadas
Para encontrar seus iguais
A menina de vestido de chita
A senhora que fala sozinha
As criancinhas que riem
Com as piscadelas
Que os anjos dão
Somente para elas
E que fazem os padres
Ralharem irritados
Espantando os anjinhos
Que fogem assustados.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Paixão de Cristo - Nós, que idealizamos e realizamos o Espetáculo “A Paixão de Cristo” há quase duas décadas, pela primeira vez poderemos realizá-lo com a grande consideração que este evento merece, graças ao empenho do prefeito Eduardo César.
Todos os anos enfrentamos uma grande luta para que a encenação seja feita, e há muito tempo gostaríamos que fosse instituída uma comissão que tratasse do assunto.
Neste ano, com a aprovação pelo Conselho da Fundart de uma verba que não condiz com as proporções que o evento hoje alcançou, nós desanimamos novamente, mas resolvemos procurar pessoalmente o prefeito para explicar que queríamos muito realizar a encenação e pedir que tornasse isto possível.
O prefeito foi de uma extrema atenção e viabilizou o nosso intento. Este evento não é de cunho religioso, caracteriza-se como espetáculo teatral, histórico. As pessoas que dele participam são de várias denominações religiosas, ou até de nenhuma.
Com apenas R$13 mil seria impossível alcançar a grandiosidade que ano a ano o espetáculo conquistou, pois só o aluguel de equipamentos e técnicos já ultrapassa em muito este orçamento.
Agradecemos ao prefeito e contamos também com a colaboração da Fundart para que este ano seja realizada a mais espetacular apresentação de todos os tempos.

Gracita de Souza Brandão
(comissão da Encenação da Paixão de Cristo)

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Entardecer Praia do Engenho - Pedro Lucindo

Entardecer na Praia do Engenho
©Pedro Lucindo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor