Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 05 de Abril de 2006 - Nº 1497 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
UNITAU debate mercado brasileiro de aeronaves
Violência tem queda no Litoral Norte

Caraguatatuba
Ladrão invade escola e rouba computadores
TJ livra policiais de prisão
Prefeitura de Caraguá reabilita pacientes com próteses
Caraguá inaugura duas Unidades com Pronto Atendimento até 21 horas
149 Anos de Caraguá tem extensa programação cultural
A comédia “As Mentiras que os Homens Contam “ acontece no Teatro Mario Covas dia 15 de abril
Mais uma reivindicação do Vereador Omar Kazon é atendida pelo Prefeito Aguilar
Copa Vanguarda reúne mais de 550 pessoas em Caraguá
Prefeitura de Caraguá incentiva a caminhada
Gobetti quer recuperar o Recanto Som do Mar
Aurimar quer Semana de Combate às Drogas
A Câmara e os números de março
Câmara promove Audiência Pública sobre praça

Ilhabela
Moção de Louvor
Cheirando Cola

São Sebastião
Prefeitura inicia “Fumacê” em Juquehy para combate ao mosquito da Dengue
Ciama forma turma de “Pais Gestantes” nessa quinta-feira (06/04)
Prefeitura de São Sebastião capacita professores da EJA
Cartório Eleitoral realiza plantão na Costa Sul neste sábado (08/04)
Show de Flauta
Terceira rodada do Campeonato Sebastianense de Futebol Veteranos é marcada por goleadas
Equipe sebastianense se desta em Circuito do Vale


Ubatuba
Moradores invadem o Horto
“Turista” na Praia Grande pode estar comercializando sem licença
Circuito Ubatuba de Águas Abertas 2006 estréia na Praia da Almada
Mais 800 famílias de Ubatuba são contempladas com o Bolsa Família
Clube de Ciclismo monta “pit stop” na Rua Conceição
Secretarias de Educação e Agricultura se unem para o projeto “Horta na Escola”
Quadra da piscina recebe nova iluminação

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU debate mercado brasileiro de aeronaves
Presidente do grupo Aeromot ministra palestra na 1ª Mostra de Inovação Tecnológica

Litoral Norte - As inovações e as tendências do mercado brasileiro de helicópteros serão discutidas na Universidade de Taubaté (UNITAU), na próxima quarta-feira, 6 de abril. O diretor-presidente das empresas do grupo Aeromot (Aeronaves e Motores), Cláudio Miguel Barreto Viana, ministrará palestra no Departamento de Engenharia Mecânica, com o tema “Perspectivas da indústria de helicópteros no Brasil”.
O objetivo do evento é mostrar aos alunos como está o mercado de aeronaves, uma vez que o Vale do Paraíba é o principal pólo aeronáutico do país. O debate faz parte da programação da 1ª Mostra de Inovação Tecnológica, que apresentará trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 5º ano de Engenharia de Produção Mecânica, de 3 a 15 de abril.
Viana é engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) e foi um dos fundadores das empresas do grupo Aeromot. O grupo tem empresas nos setores de aeronaves, motores e componentes aviônicos. A Aeromot Aeronaves é distribuidora direta de grande parte das empresas líderes mundiais nas áreas de aviação e motores, como a Embraer.
A palestra será realizada a partir das 19 horas, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da UNITAU, que fica à Rua Daniel Danelli, s/nº , Jardim Morumbi, Taubaté/SP.
Inovação tecnológica - Desde segunda-feira, 3 de abril, o departamento de Eng. Mecânica da Universidade de Taubaté está promovendo a 1ª Mostra de Inovação tecnológica, com o intuito de apresentar as novidades da área de produtos e processos de Engenharia Mecânica e familiarizar os alunos com os novos conceitos de tecnologia.
Com base em produtos de indústrias e empresas brasileiras e estrangeiras já existentes, os alunos do departamento desenvolveram pesquisas para analisar as diferentes tecnologias empregadas no mercado. O resultado dos trabalhos está sendo apresentado em painéis e mostram as principais inovações da área. “As empresas que não possuem tecnologias não conseguem desenvolver e sobreviver no mercado”, afirma o prof. Dr. Álvaro Azevedo Cardoso, coordenador da mostra.
A mostra, aberta ao público em geral, tem entrada gratuita e tem como principal alvo os alunos da universidade, principalmente os da área de exatas. Também é aberta a alunos de outras universidades e a profissionais de indústrias de toda região.
O Departamento de Engenharia Mecânica está localizado na Rua Daniel Danelli s/n, no Jardim Morumbi, em Taubaté, e as apresentações são das 18h às 22h. Este é o primeiro evento do Departamento de Engenharia Mecânica sob a chefia do prof. Dr. Francisco José Grandinetti. Mais informações pelo telefone (12) 3625-4192. (Fonte: UNITAU)

Violência tem queda no Litoral Norte

Litoral Norte - O número de homicídios registrado nos dois primeiros meses deste ano nas cidades do Litoral Norte teve queda média de 33,33% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foi o que constatou levantamento realizado pelo CPMI-1 (Comando do Policiamento do Interior). Foram 24 mortes no primeiro bimestre de 2005, contra 16 em janeiro e fevereiro de 2006.
Segundo o comandante do CPI-1, coronel Sérgio Teixeira Alves, a redução na criminalidade ocorreu com o reforço do policiamento durante a temporada e a colaboração da população, através do disque-denúncia.
No período, de acordo com o balanço da Polícia Militar, Caraguá registrou no primeiro bimestre deste ano 8 homicídios, contra 11 no mesmo período do ano passado.
São Sebastião teve 6 homicídios, contra 9 em 2005. Em Ubatuba, foram dois homicídios em 2006, um a menos que no ano anterior, e Ilhabela, não registrou nenhum assassinato, contra 3 no ano passado.
FURTOS E ROUBOS - Segundo Alves, as ocorrências envolvendo furtos e roubos, além de furtos e roubos de veículos, também registraram queda no período.
O crimes de furtos tiveram uma queda média de 9,83% --caíram de 1.394 em 2005 para 1.257 neste ano-- e os de roubos redução de 23,5% este ano --foram contabilizados 302 casos em 2005 e 231 este ano.
Já o furto de veículos caiu 27% --de 78 em janeiro e fevereiro de 2005 para 57 no primeiro bimestre deste ano. O roubo de veículos teve queda de 19%. Foram 16 casos em 2005, contra 13 em 2006. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Ladrão invade escola e rouba computadores

Caraguatatuba - A escola estadual vereador Benedito Paes Sobrinho, no bairro do Perequê-Mirim, foi invadida anteontem por ladrões, que furtaram 11 computadores. Segundo a Polícia Militar, os bandidos arrombaram o portão de entrada da escola durante a madrugada para furtar os equipamentos doados pelo governo do Estado. Foram levados os equipamentos da sala de informática, da diretoria e da secretaria da escola. A PM não tem pistas dos autores do furto. A diretora da escola Aldenita Confessor não foi localizada para comentar o furto. Segundo funcionários, foi o segundo furto ocorrido no colégio, onde estudam cerca de 1.000 alunos. (Fonte: ValeParaibano)

TJ livra policiais de prisão

Caraguatatuba - O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar e determinou anteontem a expedição de contra-mandados de prisão em favor dos policiais civis João Carlos dos Santos, delegado do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcotráfico), e do carcereiro Rodney Nuzzi Cardoso do Vale, que no sábado havia sido preso em Guaratinguetá.
Com a medida, os mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça de Caraguatatuba contra os réus, no último dia 30, estão suspensos. Além de Santos e Cardoso do Vale, outros três policiais civis são acusados de participação em supostos casos de extorsão mediante sequestro, ocorridos no Litoral Norte, em 99.
O caso foi denunciado em fevereiro à 3º Vara Criminal de Caraguá pelo Gaerco (Grupo de Atuação Especial Regional para a Prevenção e Repressão ao Crime Organizado), que informou que vai aguardar a decisão final do habeas corpus para definir que medidas serão adotadas. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Caraguá reabilita pacientes com próteses
Pacientes são preparados pelo setor de fisioterapia e reabilitação municipal até receberam a prótese que é doada pela Prefeitura por meio de convênio com a AACD.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá reabilitou três pacientes da rede pública de Saúde, na última segunda-feira, dia 3 de abril, com a entrega de próteses para amputados de membros inferiores. Os três passaram por todas as etapas que antecedem à implantação da perna mecânica, desde a cirurgia até sessões de exercícios e técnicas de senbilização e fortalecimento da musculatura.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Olegário Alves dos Santos, a entrega das próteses foi viabilizada pelo convênio da Prefeitura com a AACD-Associação de Apoio à Criança Deficiente, que vem promovendo a maior qualidade de vida de muitos pacientes da rede.
Fica a cargo da Secretaria de Saúde o trabalho da equipe de fisioterapêutas e terapêutas ocupacionais, Renata Q. P. de Melo e Raquel K. Sassi, que preparam os pacientes para receberem a prótese e para que possam manter o equilíbrio ao se deslocarem. “Tudo é feito para que o paciente possa desenvolver a marcha e todas as suas funções, sem o uso de muleta ou andadores, um trabalho que leva em média seis meses de tratamento após a cirurgia”, explicou o secretário.
Receberam as próteses Quitéria Maria de Melo, devido a má formação congênita; e Antonia Domingues Alves e Joacir Augusto da Silva, que sofrem de vasculite diabética. (Fonte: PMC)

Caraguá inaugura duas Unidades com Pronto Atendimento até 21 horas
Unidades do Massaguaçu e Porto Novo estão funcionando diariamente até 21 horas, com atendimento em pronto-socorro e clínico geral.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá inaugura esta semana duas Unidades de Saúde com pronto-atendimento, nos bairros Massaguaçu e Porto Novo, que passam a atender a população diariamente até às 21 horas. O objetivo é desafogar a Casa de Saúde Stella Maris, a única a prestar atendimento em pronto socorro até pouco tempo na cidade.
Com mais duas unidades funcionando em horário extra, fica mais fácil receber um atendimento ambulatorial ou consulta de emergência, visto que haverá sempre à disposição do usuário, um clínico geral, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além do atendimento de referência em pediatria, com encaminhamento pelo PSF-Programa Saúde da Família.
A preocupação da Secretaria de Saúde em melhorar o atendimento na rede pública começou com o pronto-atendimento até às 21 horas no Centro de Saúde. Depois com a inauguração do pronto-atendimento nos bairros Tinga e Porto Novo. Os moradores dos bairros do Tinga, Porto Novo e bairros adjacentes já não precisavam mais ir até a Santa Casa para receber atendimento de emergência, desde fevereiro.
Agora, no bairro Porto Novo, na região Sul, o pronto atendimento que funcionava no horário das 8h as 17h, foi ampliado para o novo horário, até 21 horas, melhorando ainda mais o atendimento.
De acordo com o Secretrário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, “As unidades estão preparadas para atender casos rápidos e tratamentos de curto prazo. “A mudança no atendimento visa maior conforto e comodidade aos munícipes, principalmente das áreas mais afastadas da região central, e com isso suprir a demanda do único pronto socorro da cidade”, disse. (Fonte: PMC)

149 Anos de Caraguá tem extensa programação cultural

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal programaram uma série de ações culturais para comemorar os 149 anos de emancipação político-administrativo de Caraguatatuba, comemorado no dia 20 de abril. Confira a programação e participe dos eventos:

dia 4 – No Ceprolin
Centro de Educação Profissional do Litoral Norte
19h00 - Abertura Exposição Itinerante “365 Dias de Teatro Mario Covas” – coletiva dos fotógrafos Gianni D’Angelo, Adriana Coutinho e Gustavo Grunewald – visitação de 5 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas

dia 17 – No Paço Municipal
Abertura Exposição Fotográfica “Veja Caraguá” – (O olhar de fotógrafos
amadores e profissionais participantes do concurso realizado em 2003)
visitação: de 18 a 30 de abril de 2006, de segunda a sexta-feira das 10 às 16 horas.

dia 20
06h00 - Alvorada com a Banda Carlos Gomes
No Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos:
08h00 – Hasteamento dos Pavilhões
08h30 - Exposição no MACC – “Diálogos - Encontro de Arte e História” - Acervo Artístico e Histórico MACC – Visitação de 21de abril a 25 de junho, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Essa exposição irá apresentar ao público o acervo artístico adquirido pela Fundacc ao longo dos anos, e os objetos e documentos históricos doados pela comunidade.

No Teatro Mário Covas:
Dia 15 - Espetáculo Teatral “As Mentiras que os Homens Contam” – 21h00
Dia 17 - Abertura da Exposição “Esporte: Do Treino ao Pódium” - Imagens do esporte em várias épocas – visitação: de 18 a 30 de abril, das 10 às 17 horas
*Dia 20 – 21h00 – Concerto Musical - Orquestra Brasileira de Sopros
*Dia 29 – 21h00 – Espetáculo de Dança - Cisne Negro Cia de Dança - coreografias “Talvez sonhar e Além da pele”
*(Nesses dois eventos, a entrada custa R$ 10,00 – doando leite em pó (400g) o ingresso sai por R$ 5,00) destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
(Fonte: PMC)

A comédia “As Mentiras que os Homens Contam “ acontece no Teatro Mario Covas dia 15 de abril

Caraguatatuba - O espetáculo ”As Mentiras que os Homens Contam” baseada na obra de Luis Fernando Veríssimo, com direção de Darson Ribeiro apresenta-se no dia 15 de abril, sábado, no Teatro Mario Covas, às 21 horas.
No elenco da comédia, Victor Wagner, Sergio Lelys, Bruno Sciuto, Lyliah, Virna, Carla Pagani e Richard Vieira(elenco sbt), iluminação de Aurélio de Simone e composição e interpretação musical de Mário Gomes.
A comédia - Futebol. Futebol e mulheres. Futebol, mulheres e amigos. Futebol, mulheres, amigos e vaidade. Todos esses temas tão presentes no universo masculino, aliados às confusões causadas por "pequenas mentiras", são o pano de fundo da comédia “As Mentiras que os Homens Contam”.
A peça fala da história de Jorge Victor Wagner (Xica da Silva e Mandacaru ) e Carla Lilyah Virna : um casal "normal", que vive os problemas e as alegrias de qualquer relacionamento, em meio a tipos bastante comuns na vida de qualquer pessoa: os amigos sacanas,( Sergio Lelys e Bruno Sciuto) os filhos, os possíveis amantes. "No livro, pequenas histórias colocam os personagens em situações embaraçosas devido a mentiras inocentes, como a do casal que mente para cancelar um compromisso na casa de um amigo, e se vê obrigado a se esconder, pois os amigos fazem de tudo, para checar se é verdade ou mentira. Luís Fernando Veríssimo, que é dono do texto em que a simbiose entre humor e inteligência é extraordinária, escreve sobre personagens que parecem conviver conosco, e momentos que já vivenciamos".
E, seu 4º ano de sucesso, As Mentiras que os Homens Contam, best seller de Luis Fernando Veríssimo (com mais de 310 mil cópias vendidas) ficou entre os livros mais lidos e indicados pela revista Veja por mais de 115 semanas, ganhou vida no teatro.
Depois de uma temporada no Rio de Janeiro e São Paulo, inicia uma nova tournée a partir de abril 2006 “há uma grande identificação do público, sobre as mentiras que os homens contam - diz Veríssimo, o que acontece de maneira quase inevitável: os homens não mentem para as mulheres e sim pelas mulheres, conclui o autor. Foi assim com mãe, com a namorada, com a sogra. É questão de sobrevivência.
O AUTOR QUE É UMA PAIXÃO NACIONAL - A arte de fazer uma radiografia bem-humorada da alma do brasileiro transformou Luis Fernando Veríssimo num campeão da literatura. Pergunte ao seu vizinho qual o escritor brasileiro de maior sucesso nos últimos anos. Do ano 2000 para cá, quem mais vendeu no país foi Luis Fernando Veríssimo. Depois de anos sozinho no pódio da literatura, Paulo Coelho tem agora a companhia marcante do autor gaúcho. Veríssimo sempre esteve presente nas listas de best-sellers. Da lista publicada em VEJA, ele não arreda pé praticamente há oito anos. Mas foi nos últimos três que explodiu. Suas vendagens chegaram à três milhões de exemplares, graças aos onze títulos lançados pela Objetiva, sua editora desde 1999, e a um romance excepcionalmente publicado pela Companhia das Letras, Borges e os Orangotangos Eternos. O maior sucesso entre esses títulos, As Mentiras que os Homens Contam — uma coletânea de crônicas humorísticas dedicadas ao tema da falsidade no amor, nos negócios e na vida pública —, já chega às 310 000 cópias.
Veríssimo, aos 66 anos, já se tornou um dos escritores mais conhecidos do grande público. Quem não sabe que ele é torcedor fanático do Internacional de Porto Alegre, que ele toca saxofone numa banda de jazz, que ele levaria a atriz Luana Piovani para uma ilha deserta? Até sua timidez é notória — ainda que uma timidez notória tenha algo de paradoxal, como ele mesmo já observou. "São poucos os escritores que as pessoas identificam tão prontamente. Foi pensando nisso que fizemos uma série de bonequinhos dele, para estampar nas capas de seus lançamentos", diz Roberto Feith, dono da editora Objetiva. Até o ano passado, a Objetiva teve em seu catálogo tanto Coelho quanto Verissimo. O gaúcho, segundo Feith, já havia se tornado o escritor mais forte da casa.
Seja nas tirinhas desenhadas ou nas crônicas assinadas em jornais, que representam a maior fatia de sua produção, Verissimo sempre contou com dois trunfos: o humor e uma percepção muito fina da intimidade do brasileiro. Ele é capaz de radiografar a alma nacional como ninguém. Versátil, o autor escreve sobre quase tudo: economia, gastronomia, futebol, cinema, viagens, música, literatura. Pratica aquilo que Manuel Bandeira chamou de "puxa-puxa". Ou seja, é capaz de arrancar um bom texto de qualquer miudeza. A vida privada do brasileiro, contudo, é o seu forte — ou as comédias da vida privada, para dizer melhor. Os rituais do namoro e do casamento, o sexo, as infidelidades, o choque de gerações, tudo isso é um prato cheio para o escritor. Quanto ao humor de Verissimo, ele é de um tipo muito especial. Por mais incisivas que sejam, suas piadas nunca destilam raiva. Ele não procura o fígado do leitor nem professa um humor amargo, desiludido com a humanidade. Verissimo afirma que, à medida que envelhece, talvez esteja caminhando para um ceticismo terminal, daqueles que não dão desconto. Mas ainda não chegou lá. "O ceticismo é como um filtro, e o meu ainda tem aberturas, deixa passar uma dose de otimismo", diz ele. (Fonte: PMC)

Mais uma reivindicação do Vereador Omar Kazon é atendida pelo Prefeito Aguilar
O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, comemora mais um pedido seu atendido pelo Prefeito José Pereira de Aguilar.

Caraguatatuba - Dentre inúmeras reuniões que o Vereador Omar kazon participa junto a comunidades de vários bairros da cidade, uma delas aconteceu no final do segundo semestre do ano passado com moradores dos bairros Morro do Algodão, Golfinho, Praia das Palmeiras e Pontal Santa Marina. Na ocasião os moradores reivindicaram vários melhoramentos nos bairros, como por exemplo, limpeza de valas, cascalhamento das ruas, bica corrida, iluminação de ruas, pontes, passarelas, dentre outros.
Vários pedidos feitos pelo Vereador Kazon estão sendo atendidos pela Executivo, seja através de Requerimentos ou de Indicações. Uma das reivindicações daquela população junto ao Vereador e o Prefeito Aguilar seria construir uma “ponte” sobre um córrego de águas pluviais que corta o bairro Golfinho com o bairro Pontal Santa Marina. Esta ponte melhoraria e muito o acesso dos moradores, são adultos e crianças que dependem dessa passagem para ir de um bairro para o outro, facilitando a vida de todos, seja para ir para o trabalho, para a escola ou mesmo para visitar um parente ou amigo que mora do lado de cá ou do lado de lá.
O Prefeito Aguilar, na ocasião prometeu fazer o possível para realizar a obra e este ano finalmente a população dos bairros Morro do Algodão e Santa Marina conseguiram a passagem, que não é exatamente uma ponte, mas sim uma passagem de pedestres e carros.
O Vereador Omar Kazon vem a público agradecer o Prefeito Aguilar por mais este pedido seu que foi atendido. “Nós temos que estar unidos e fazer o melhor que podemos, o Prefeito fez a passagem entre os bairros e tanto eu como os moradores agradecemos muito, porque sabemos que muito tem ainda para ser feito na cidade. É uma obra simples e importante, mas que facilitará a vida dos moradores daqueles bairros”, finaliza o Vereador Omar kazon.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Copa Vanguarda reúne mais de 550 pessoas em Caraguá
A equipe caraguatatubense enfrenta a equipe sebastianense no dia 17 de abril, segunda-feira, na quadra do CIASE, no bairro Travessão

Caraguatatuba - O primeiro jogo das equipes do Litoral Norte que participam da 8ª Copa Vanguarda de Futsal, aconteceu na noite de segunda-feira, dia 3, na quadra do CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), no bairro do Travessão em Caraguatatuba e reuniu mais de 550 pessoas.
A equipe Caraguatatubense enfrentou a equipe de Ilhabela e perdeu de 2 a 5. Os atletas Kebinha e Coxinha marcaram para Caraguá e os competidores Thiago e Gilvam marcaram 3 e 2 respectivamente.
Para abrir a noite de competições, as equipes Poiares e Ciase, na categoria Sub-18 feminino, se enfrentaram. A disputa foi válida pelo Campeonato Paulista de Futsal. As meninas do C.A. Poiares não deram chance para suas adversárias e venceram de goleada, 6 a 1.
Durante o evento os alunos da Ecola Alaor Xavier Juqueira apresentaram a “Timbalata”, regida pelo professor Marcão.
A equipe caraguatatubense enfrenta a cidade de São Sebastião, no dia 17 de abril, a partir das 20h, também no CIASE. pmc

Prefeitura de Caraguá incentiva a caminhada
Os manuais com informações sobre caminhada serão distribuídas nas escolas, no comércio e nas entidades assistenciais, com o objetivo de incentivar a prática da caminhada.

A Prefeitura de Caraguá quer incentivar munícipes a praticarem a caminhada e para isso lançou um manual com informações sobre caminhada com informações sobre como obter benefícios à saúde com a prática correta do exercício.
O manual foi elaborada e coordenada pela Secretaria de Esportes e Recreação do município, com o apoio da Assessoria de Comunicação. O patrocínio foi da Nossa Caixa.
São 10 páginas coloridas com dicas e orientações sobre como praticar a caminhada adequadamente, potencializando assim os resultados e benefícios à Saúde. São dicas de como, quanto e quando caminhar, e ainda sobre a roupa ideal, a postura, a alimentação, a respiração, como preparar o corpo para o exercício e muitas outras sugestões, inclusive cuidados médicos.
Para começar, a Prefeitura imprimiu mil exemplares do manual. A distribuição será feita nas escolas, no comércio e nas entidades assistenciais.
Na capa, a ilustração mostra um grupo de pessoas caminhando no calçadão da Avenida da Praia, onde o hábito da caminhada já é comum entre moradores e turistas. A intenção da Prefeitura é de ajudar as pessoas a praticarem a caminhada sem riscos à saúde e obtendo maiores benefícios.
Algumas dicas do manual:
Benefícios à saúde – caminhar desenvolve a resistência do coração e pulmões, reduz o peso, fortalece os ossos, tonifica os músculos e combate o estresse.
Quanto caminhar – o ideal é de 30 a 60 minutos, para os iniciantes a indicação é que a atividade seja realizada em dias alternados. Quem tem pouco tempo de sobra, pode dividir a atividade em períodos diferentes, como 15 minutos de manhã e 15 à tarde, ou em períodos de 10 minutos.
A hora certa – caminhar nas primeiras horas garante um dia de bom humor e disposição; no final da tarde, uma boa caminhada relaxa a tensão do dia, recupera as energias e contribui para uma boa noite de sono.
O que vestir – escolha roupas confortáveis que não restrinjam os movimentos; use tênis macio e meias grossas para amortecer o impacto; com sol use boné e protetor solar.
Alimentação – não caminhar em jejum; beber água durante a caminhada se sentir sede; fazer alimentação equilibrada; incluir legumes, verduras e frutas em suas refeições.
Respiração – é recomendável que se inspire pelo nariz e solte pela boca; evite conversar.
Sinais do corpo – a caminhada deve ser uma atividade agradável, caso sinta tontura, falta de ar, pressão no peito, náusea ou dor acentuada, interrompa a atividade e procure um médico.
Orientação médica - é aconselhável antes de iniciar a atividade, consultar um médico, ou caso sofra de alguma dessas doenças: problemas cardíacos, nas articulações, nas costas ou gravidez, pressão alta ou se estiver sofrido cirurgia há 3 meses. pmc

Gobetti quer recuperar o Recanto Som do Mar
Vereador elaborou Requerimento e fez fotos comprovando o estado do local

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento pedindo medidas extremas e urgentes para solucionar o problema no Loteamento Recanto Som do Mar, na zona norte da cidade. A situação do local é delicada devido as chuvas e a falta de manutenção constante.
De acordo com o Requerimento o local está em perfeito caos, com ruas sem nivelamento e iluminação pública, lama, inundações, mato, poeira e um imenso córrego a céu aberto.
No Requerimento o Vereador descreve a altura que as águas chegam nas residências devido as fortes chuvas, bem como a falta de iluminação pública na principal via de acesso. Neste local há um terreno baldio, de fácil acesso, pois fica próximo a Rodovia SP-55, que liga Caraguatatuba a Ubatuba, que serve de "desova" de corpos por marginais.
Com as chuvas, além dos alagamentos, existe a falta de fluxo das águas pluviais para um córrego existente no local, córrego este a céu aberto, ainda mais pelo escoamento das águas oriundas do Cemitério Boa Vista, que também não escoam para o córrego, mas sim para as ruas do bairro.
Quando não está chovendo os caminhões que transitam pelo local levantam uma enorme quantidade de poeira, trazendo problemas respiratórios às crianças e pessoas idosas que vivem na comunidade.
O Parlamentar constatou também a presença de mato nos terrenos do local, a falta de manutenção na principal via de acesso da comunidade e a presença de tubos, que o Vereador não soube identificar se foram deixados pela Prefeitura ou particulares.
No Requerimento o Vereador pergunta se o Executivo tem ciência da situação do Loteamento e quais as providências que serão tomadas para solucionar a questão, como suprir a comunidade com os equipamentos públicos que faltam.
Para Gobetti situações como esta não podem mais acontecer, com o Executivo sendo mais observador nestes casos. "Estamos entrando numa fase de progresso e busca constante na melhoria da qualidade de vida. Sendo assim não podemos deixar de observar e atuar em todos os bairros, em todas as áreas e localidades da cidade, evitando assim reclamações e trabalhos exaustivos para recuperação", explicou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer Semana de Combate às Drogas
Proposta do Parlamentar quer palestras alertando contra o problema

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei que cria a "Semana da Prevenção e Combate às Drogas" no município, fazendo a mesma parte do calendário oficial da cidade. O projeto é mais uma alternativa para a redução do tráfico e usuários.
De acordo com o projeto a Semana de Prevenção e Combate às Drogas acontecerá na segunda semana de novembro na cidade, fazendo parte do calendário oficial do município.
O evento será feito nas escolas da cidade, seja ela pública ou particular, pelos professores e agentes da Secretaria Municipal de Saúde, integrando o evento ao planejamento anual da escola.
Serão feitas palestras, distribuição de material educativo e se for necessário, outros meios de divulgação. A participação no evento será aberta a membros da Sociedade Civil organizada, a classe jurídica, entidades públicas e privadas, ficando a critério do Executivo, conceder possível incentivo em favor destas entidades, na forma regulamentar.
Para o Vereador as drogas somente serão extintas da face da terra se houver uma política séria para terminar com elas. "As campanhas educativas abrangem o problema, tiram dúvidas e orientam jovens e crianças para qual caminho devem tomar", disse o Vereador que foi o primeiro delegado de Polícia Civil a chefiar a equipe da DISE (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) no Litoral Norte. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de março
Números retratam o índice mensal do Legislativo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Comunicação, divulga os números da produção mensal do Parlamento Municipal. Os índices demonstram a manutenção da média mensal para um segundo ano de mandato.
O mês de março registrou 170 protocolos de propostas das mais variadas: 16 Projetos de Lei, 22 Requerimentos, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica, 1 Projeto de Lei Complementar, 11 Moções, 117 Indicações, 1 Projeto de Resolução e 1 Diverso.
Quanto ao movimento de contribuintes no mês passado os registros são de 2.719 pessoas que visitaram os Vereadores com objetivo de fazer alguma solicitação em audiência. Com base pelo número de Vereadores a média de visitas é de 271,9 pessoas/Vereadores. Já a média diária é de 118,2 pessoas/dia, com base num mês de 23 dias úteis.
Quanto as presenças, ou seja, os contribuintes que freqüentam as Sessões de Câmara, seja ela Ordinária, Solene, Extraordinária ou Audiência Pública, o número anotado é de 125 pessoas em 5 sessões; 3 Ordinárias, 1 Solene e 1 Palestra, com a média de 25 pessoas/sessão.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara promove Audiência Pública sobre praça
Vereadores querem ouvir instituições sobre o assunto

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira - 6 de abril, às 19 horas uma Audiência Pública para discutir a união das metades da praça Dr. Cândido Mota e o fechamento de um trecho da rua Paul Harris. A Audiência Pública nasceu dos questionamentos dos Vereadores Omar Kazon (PL) e Juarez Pereira Pardim (PPS).
Os Vereadores questionam o plebiscito para o fechamento da praça Dr. Cândido Mota, no centro da cidade, especialmente no trecho da rua Paul Harris. A dupla de Parlamentares recebeu diversas reclamações de moradores e comerciantes sobre o prejuízo do fechamento, além de supostas irregularidades quanto ao plebiscito.
A praça Dr. Cândido Mota é a mais antiga praça da cidade, tendo como prova as diversas fotos datadas do último século. Esta praça é dividida em 2 (duas), sendo apelidada graciosamente pelos moradores como a praça do Coreto e a praça da Fonte, por ter estes equipamentos em cada uma das metades.
A divisão da praça se dá pela rua Paul Harris, que nasce na praça e termina na esquina da avenida Dr. Arthur Costa Filho - a famosa avenida da praia. Da praça no sentido do morro Santo Antonio a via pública recebe o nome de rua Nove de Julho.
Desde o início do verão a Prefeitura tem experimentado fechar o trecho onde termina a rua Paul Harris e inicia a rua Nove de Julho, trecho este que divide a praça pela metade. Há cerca de duas semanas foi realizado um plebiscito, onde a população votava se era a favor ou contra o fechamento daquele trecho da rua. O resultado final foi de 471 votos a favor e 333 votos contra, num total de 804 votantes.
O resultado não agradou aos Vereadores Juarez Pereira Pardim e Omar Kazon, que teceram críticas na Tribuna durante a Sessão Ordinária semanal de 28 de março - terça-feira. Tanto Pardim como Kazon receberam diversas reclamações de comerciantes, motoristas e pedestres sobre o resultado, bem como sobre o plebiscito.
Para os Parlamentares houve irregularidades no plebiscito, pois os votantes não necessitavam de identificação, podendo votar quantas vezes quiser, além de pessoas próximas ao pleito que induziam os votantes a votar favorável ao fechamento.
Foram convidados pela Prefeitura o Secretário Municipal de Urbanismo Leandro Borella e o Diretor da Ditran - Divisão Municipal de Trânsito, Celso Antonio Rapaci. A Câmara convidou também o presidente da AEAA-C (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos - Caraguatatuba) Ricardo Analha, além do presidente da Associação dos Taxistas Camilo Neder e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba (ACIC), Paulo Bijos, que irá convocar 2 conselheiros para falar sobre o assunto. Falarão também sobre o assunto os Vereadores Omar Kazon e Juarez Pardim, que iniciaram a discussão sobre o fato.
Conforme reza a praxe cada um dos convidados fará uma explanação do seu ponto de vista sobre o assunto, para logo em seguida os presentes fazerem perguntas e questionamentos sobre o fato.
Na opinião de Kazon e Pardim a Audiência Pública irá resolver de uma vez a questão. "Não podemos permitir que uma ação da Prefeitura seja realizada com reclamações de irregularidades e opiniões contrárias que não foram sequer ouvidas. Vamos realizar a Audiência Pública e depois sim, teremos um resultado claro e transparente sobre o futuro da praça Dr. Cândido Mota", disseram os Vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Moção de Louvor

Ilhabela - O diretor de Programas Orçamentários e Financeiros da secretaria de Educação de Ilhabela, Fernando Crézio da Silva, foi agraciado com moção de Louvor na sessão desta segunda-feira, 03 pela Câmara. A homenagem, proposta pelo vice-presidente da Casa, vereador José Roberto de Campos, o Beto(PMN) foi aceita e aclamada por todos os pares. Fernando é caiçara, nascido em São Sebastião e atuou, durante muitos anos, na rede estadual de ensino de Ilhabela como professor de matemática e de basquete, além de estar presente em diversas atividades sociais na cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Cheirando Cola

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL) fez uso da Tribuna na sessão desta segunda-feira, para fazer um desabafo e chamar a atenção, mais uma vez, para a TPA – Taxa de Preservação Ambiental. Desde 2001, o parlamentar atenta para esta questão, através de requerimentos. EM 2005, Lobo foi à Fernando de Noronha juntamente com o prefeito Manoel Marcos e o secretário de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini para conhecer, na prática, o funcionamento da Taxa daquele arquipélago. Na ocasião, Lobo teria sido abordado por um munícipe ilhéu e criticado por apresentar sua idéia. “Na época que apresentei o requerimento, um munícipe me questionou, perguntando se cheirei cola quando resolvi escrever a matéria. Respondi que não sou adepto a essas atividades, se ele fosse, o problema não era meu”. Em seguida, Lobo mostrou uma reportagem publicada recentemente no jornal “O Estado de São Paulo” relatando que Ilha Grande, no Rio de Janeiro tem a intenção de cobrar a TPA já no próximo verão. O presidente leu trechos da reportagem, traçando um paralelo com Ilhabela, mostrando que os motivos para a cobrança são os mesmos daqui. “A TPA não tem intenção de trazer somente turistas de elite para a cidade, queremos preservar, coibir a ocupação desordenada e a migração enquanto há tempo, tentar propor um desenvolvimento sustentável para nossa Ilha”. E, mantendo sua marca registrada, alfinetou: “Gostaria de perguntar àquele cidadão, se ele também pensa que essas pessoas da Ilha Grande também cheiram cola”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura inicia “Fumacê” em Juquehy para combate ao mosquito da Dengue

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inicia esta semana a aplicação de inseticida com uso do carro da fumaça, o conhecido “Fumacê”, em Juquehy, na Costa Sul. O trabalho vem sendo desenvolvido há uma semana nos seguintes bairros da região central: Topolândia, Topovaradouro, Morro da Olaria, Itatinga, Bairro de São Francisco e Morro do Abrigo.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, a operação entra em seu segundo ciclo, num total de quatro (quatro semanas). Paralelamente, todos os bairros recebem a visita dos 80 agentes de combate à Dengue, casa à casa. Neste processo é feito a telagem de caixa d’água e eliminação de criadouros.
Hoje, segundo a Secretaria de Saúde, a cidade têm 41 casos confirmados, todos autócnes (doença contraída no município), e 182 suspeitos. “A ocorrência de casos já era esperada, mas todo o trabalho necessário vem sendo realizado para que não vire uma epidemia, já que no Rio de Janeiro e Santos o número de casos é absurdo”, frisou a diretora.
Ela cita o exemplo do bairro Topovaradouro, onde após a aplicação do fumacê houve redução do número de casos. “A complementação da ação feita casa à casa está surtindo efeito”. A Secretaria de Saúde avalia a situação de outras regiões para detectar se há necessidade do fumacê.
Ainda de acordo com a secretaria, infelizmente algumas pessoas ainda não estão conscientizadas sobre a importância de impedir a proliferação do mosquito, não deixando pontos de acúmulo de água. “Em alguns locais encontramos dificuldade com moradores e, às vezes, há necessidade de mandado judicial para que a equipe possa realizar o trabalho no interior dos imóveis. Já tivemos casos das telas colocadas nas caixas d’água serem retiradas pelo próprio morador, que a instala em janelas e portas”, enfatizou. A Sesau alerta para as medidas que devem ser adotadas pelos moradores durante a passagem do carro da fumaça: recolher animais de estimação, principalmente, as aves em geral; cobrir alimentos; e abrir portas e janelas das casas. As pessoas alérgicas devem permanecer em um local fechado. Os pais e responsáveis devem orientar seus filhos para que não corram atrás do veículo do “Fumacê”. Em 2002, na administração passada, a cidade viveu uma epidemia, com 1.348 casos registrados. (Fonte: PMSS)

Ciama forma turma de “Pais Gestantes” nessa quinta-feira (06/04)

São Sebastião - Após realizar um trabalho voltado para a educação no parto e os desafios que os pais encontram na tarefa de proporcionar uma melhor saúde para o bebê, o Centro de Aleitamento Materno (Ciama), órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, promove na próxima quinta-feira (06/04), em sua sede (rua Armando Salles de Oliveira, n° 261, no Centro), a formatura do curso oferecido aos pais de crianças recém nascidas e mulheres gestantes.
O objetivo do curso, de acordo com a enfermeira do Ciama, Carla Bruço, é passar informações sobre amamentação, banco de leite, aspectos psicológicos da gravidez, entre outros. “Orientamos os pais e as mães de crianças recém nascidas para que o casal possa lidar melhor sobre as formas de amamentação logo no começo da vida da criança”, declarou Carla.
Além do encontro de pais, a Secretaria Municipal de Saúde promove um curso para gestantes todas as segundas-feiras, das 14 às 16 horas, na Videoteca Municipal. Outro curso disponível é a capacitação destinada para mães orientadoras, todas as quartas-feiras no mesmo horário, na sede do Ciama. A 40ª turma dos dois cursos irão se formar no dia 10 de julho e os interessados podem entrar em contato com o Ciama pelo telefone 3892-5381, para obter informações quanto às inscrições. Também está em andamento um grupo de gestantes que realizam um curso até o dia 4 de julho, no bairro da Enseada, trabalho realizado com os profissionais do Programa de Saúde da Família, (PSF) Unidade Básica de Saúde (UBS) e Ciama. Esse curso acontece todas as terças-feiras na sala de reuniões da UBS da Enseada (rua Maximiliano dos Santos, número 38) a partir das 8 horas. Mais informações 3861-1100. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião capacita professores da EJA

São Sebastião - Com o tema “Poder ler é direito de cidadania”, o II encontro promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Grupo de Estudo de História da Baixada Santista (GRUHBAS), no último final de semana foi um sucesso.
Realizada para os professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a palestra foi proferida pela Professora Mestre Roberta Couto e dividida em dois eixos, sendo a parte da manhã compreendida pelas explicações teóricas sobre leitura, com conceitos de diversos autores, entre eles Paulo Freire, Magda Soares e Emília Ferreiro, e estudos desenvolvidos na área pelo Instituto Nacional de Alfabetização (INAF). No período da tarde foi abordada a parte prática, com a efetiva aplicação dos conceitos estudados no período anterior.
De acordo com a palestrante, a alfabetização na EJA tem que ser aplicada de uma forma diferenciada das que ocorrem na Educação Infantil, pois “mesmo que o aluno da EJA não tenha a instrumentalização, ele sabe como funciona a operação com o código”, afirmou.
As explicações foram aprovadas pelos professores. De acordo com Aiche Santos e Benedita Inês Leopoldino, a palestra proporcionou a oportunidade de novas leituras, principalmente pela aplicação de dinâmicas. “Tivemos a oportunidade de vivenciar dinâmicas de grupo, que nos levaram a refletir sobre novas formas do processo de leitura, estando esse não somente nos livros, mas no mundo e no comportamento de nossos alunos”, declararam.
O projeto de capacitação dos professores da EJA continua ainda no decorrer deste ano com mais 10 oficinas cujos temas serão “A linguagem na dimensão da leitura, compreensão e produção de textos”, “As múltiplas linguagens na vida e na escola”, “Os conteúdos matemáticos e a reflexão sobre os diferentes processos utilizados na resolução de problemas do cotidiano”, “A compreensão de certos fenômenos do mundo natural e das mudanças decorrentes de atividades humanas, o processo de participação e o exercício da cidadania”, “Samba: a música popular como processo histórico”, “Vamos às compras”, “Poder ler é direito de cidadania: a leitura como prática didática e como exercício de cidadania”, “O papel do contador de histórias na formação de leitores jovens e adultos” “Atenção pegue a pipoca! A propaganda vai começar” e “Jogos de mesa, vamos jogar!”.
A metodologia e estratégias estarão voltadas para a leitura, produção de textos, dinâmicas de grupo, trabalhos individuais, em duplas e em grupo, exercício práticos e atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, relato de experiências, análise das produções dos alunos e reflexão sobre o resultado de atividades vivenciadas nas oficinas e aplicadas em sala de aula. (Fonte: PMSS)

Cartório Eleitoral realiza plantão na Costa Sul neste sábado (08/04)

São Sebastião - Neste sábado, dia 8, os funcionários do Cartório Eleitoral realizarão um plantão, das 9h às 16 horas, na Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga, com o objetivo proporcionar mais comodidade para os moradores da Costa Sul, que poderão regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral.
Segundo o Cartório Eleitoral de São Sebastião, durante todo o dia, serão realizados alistamento eleitoral, transferências e revisões.
Para os moradores que tiverem idade entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e não alfabetizados, o voto é facultativo. Entre 18 e 70 anos o voto é obrigatório.
Para tirar o título pela 1ª vez, o eleitor deve levar ao local: cédula de identidade ou certidão de nascimento ou casamento ou carteira profissional, comprovante de residência, exemplo: conta de luz, telefone, água, correspondência em nome da pessoa ou do responsável. E caso seja homem deve levar também o comprovante de quitação do serviço militar datado em 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.
Se o eleitor perdeu o título, foi furtado ou outro motivo, deve comparecer ao local levando cédula de identidade ou certidão de nascimento ou casamento ou carteira profissional, comprovante de votação ou justificação que possuir.
Se o caso for mudança de endereço, o eleitor deve ir ao local levando a cédula de identidade ou certidão de nascimento ou casamento ou carteira profissional, título de eleitor, comprovante de votação ou justificação que possuir e comprovante de residência, com mais de 90 dias, em seu nome, ou do responsável pelo imóvel com uma declaração de que o eleitor reside no endereço apresentado.
Mais informações pelo telefone 38925658 ou pelo site www.tre-sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Show de Flauta

São Sebastião - Aproximadamente 60 pessoas comparecerem ao Projeto Atividade, noTebar Praia Clube, na última segunda-feira, 3, para assistir a apresentação “Show de Flauta” do grupo Brasil Inka’s. O evento foi realizado pela Prefeitura de São Sebastião, através do Fundo Social de Solidariarte, como parte do projeto e visa envolver os alunos da melhor idade do município em um ambiente gostoso e cheio de cultura. (Fonte: PMSS)

Terceira rodada do Campeonato Sebastianense de Futebol Veteranos é marcada por goleadas

São Sebastião - O Campeonato Sebastianense de Futebol Veteranos movimentou os campos em toda a cidade nesta terceira rodada. No último domingo, 2, aconteceram oito partidas, somando um total de 16 equipes buscando vitórias e pontuação.
O Juquehy, que já passou por dois jogos se mantém na liderança do campeonato. No jogo que aconteceria no domingo, o adversário, Maresias não compareceu, se desclassificando.
Outra marca do domingo foram as goleadas dentro de ‘casa’. O Estrela do Mar dificultou a chegada do Canto do Mar com uma vitória de 4 a 0. O Guarani B derrotou o Unidos da Olaria por 5 a 1. O Sete de Setembro também goleou o adversário Só Alegria por 5 a 2.
O Juventude marcou mais pontos com a vitória de 3 a 0 em cima do Cruzeiro na disputa que aconteceu no Estádio Otoniel dos Santos. Ainda no local, o Guarani A venceu o Sebastianense por 1 a 0.
No Campo do Juquehy, o Pau Brasil venceu a Vila Baiana por 1 a 0. Por W.O, a Polícia Militar marcou pontos com a disputa que aconteceria contra o Sato, agora desclassificado.
O jogador destaque da terceira rodada foi Carlito R., que marcou três para a equipe Estrela do Mar.
Para apimentar o campeonato, dois jogadores foram expulsos nesta rodada: José Carlos Lemos, do Pau Brasil e Carlos Alberto de Castro, do Unidos da Olaria.
O campeonato conta com a participação de 10 equipes da Costa Sul e 14 da região Central e Costa Norte
De acordo com a Seesp, além de promover a integração e saúde para os competidores, trata-se também de uma oportunidade de lazer para os atletas e familiares, que prestigiam os jogos.
Além disso, o campeonato é solidário. A cada cartão amarelo o time é penalizado com dois quilos de feijão, e a cada cartão vermelho doa cinco quilos de arroz, que serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade.
A Secretaria de Esportes promove anualmente diversos campeonatos na modalidade. No ano passado realizou a 1ª Copa São Sebastião de Futebol, Copa Costa Sul de Futsal e apoiou a Copa São Sebastião de Futebol de Areia. A Seesp incentiva também suas equipes de competições para campeonatos da modalidade.
Na quarta rodada, que acontece no próximo domingo, 09, 14 times estarão disputando o campeonato.(Fonte: PMSS)

Equipe sebastianense se desta em Circuito do Vale

São Sebastião - A equipe sebastianense de Tênis de Mesa da Prefeitura de São Sebastião, formada por sete atletas sebastianenses, fizeram uma boa apresentação na 2ª Etapa do Circuito Vale Paraibano, realizado no domingo, 2, em Jacareí. Os atletas da categoria juvenil masculino, Marcelo, Luciano e Danilo e as meninas da categoria infantil, Mayara, Isabeli e Jéssica chegaram nas quartas-de-final, obtendo bons resultados para as próximas etapas do circuito, realizado durante todo o ano.
O grande destaque da equipe sebastianense foi o atleta Rafael, que obteve a chance de conquistar o título da etapa, mas acabou sendo derrotado por um atleta de Jacareí.
Mesmo assim, Rafael não desanimou e comemorou muito com seus colegas o 2º lugar.
“A equipe mostrou-se muito competitiva”, declarou o professor, Adriano Marques, empolgado com sua equipe.
Ele conta que mesmo os atletas sendo jovens estão se dedicando muito e se preparando para os Jogos Regionais e os Jogos da Juventude. Marques também agradeceu o apoio que obteve da Prefeitura, com transporte, alimentação e as taxas do Circuito para a participação dos atletas.
Ele também convida novos atletas para participar das aulas de Tênis de Mesa, oferecidas pela Prefeitura. Os interessados devem comparecer na quadra de esportes da Sol de Verão, localizada na Rua Mansueto Pierotti, 685, Centro, das 16h30 às 20 horas e se inscrever.
Mais informações na Secretaria de Esportes pelo telefone 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Moradores invadem o Horto

Ubatuba - Cerca de 100 moradores do Pé da Serra, em Ubatuba, invadiram na manhã de ontem a sede do Instituto Florestal, no Horto Florestal, em protesto à retirada das famílias que ocupam o bairro, que fica no Parque Estadual da Serra do Mar.
"Queremos garantir moradias para as nossas famílias. Não podemos ser despejados, ter a casa demolida e lançados no meio da rua com nossos filhos", disse Paulo Miguel Nunes, 39 anos, que vive há 25 anos no Pé da Serra.
Segundo Nunes, vivem no bairro cerca de 300 pessoas. Este ano, segundo ele, seis casas já foram demolidas. Nunes disse que os moradores querem que o bairro seja transformado em um núcleo de desenvolvimento agrícola e que as famílias sejam mantidas no local.
Os manifestantes deixaram o local por volta das 16h30, após agendarem uma reunião para a próxima terça-feira com a presença da diretora do Núcleo Picinguaba, Eliane Simões, para discutir o assunto.
O IF tem feito demolições de casas no bairro acatando decisões judiciais. As casas demolidas ocupavam áreas próximas aos mananciais que garantem o abastecimento de água do município. Eliane não foi localizada para comentar a invasão. (Fonte: ValeParaibano)

“Turista” na Praia Grande pode estar comercializando sem licença

Ubatuba - No último domingo, dia 2, depois de observar durante mais de uma semana uma “turista” suspeita, um morador da Praia Grande, que caminha diariamente na praia e que não quis se identificar, entrou em contato com a reportagem do Imprensa Livre no intuito de fazer uma denúncia.
Segundo o morador, todos os dias estaciona um automóvel da marca Renault, modelo Kangoo, na cor branca, com a placa de Valinhos, próximo ao escritório/sanitário da Comtur, onde uma senhora, se portando como uma turista, monta seus dois guarda-sóis, coloca vários cabides e, entre outros, expõe camisetas de Ubatuba, vendidas por R$ 15,00 e R$ 20,00.
“O curioso é que há uma conivência por parte dos outros ambulantes que estão próximos a ela. Será que todos estão ilegais e por isso não falam nada? Ou será que estão todos juntos nessa?”, questiona o morador.
O morador se diz preocupado com o comércio da cidade e até com os outros ambulantes.
“Imagine o prejuízo que nossos comerciantes têm com essas pessoas que vem de fora, não pagam taxa nenhuma, não têm licença, pegam o dinheiro da cidade e vão embora?”, diz o morador indignado.
“E a injustiça com os demais ambulantes que são devidamente licenciados? E até com os quiosques, afinal mesas e cadeiras atrapalham e tiram o espaço do turista, mas esse shopping não?”, acrescenta. O morador questiona onde que está a fiscalização de Ubatuba. “Não são tão rigorosos? O que precisam fiscalizar de fato eles não fiscalizam”, acusa.
O morador disse que preferiu não se identificar por medo de sofrer algum tipo de represália e que quer apenas “fazer justiça”. “Imaginem quantos ilegais não trabalham na nossa cidade usando nosso espaço e tirando a renda de várias pessoas? Isso tem que acabar.”, conclui.
Outro lado - Segundo o fiscal da Prefeitura, Otoniel dos Santos, a fiscalização recebeu essa denúncia no domingo mesmo e já agendou entre os fiscais “uma visita”.
Quando questionado pela reportagem a respeito da falta de fiscalização na cidade, Otoniel disse enfático: “a cidade de Ubatuba tem 98 quilômetros de costa para apenas meia dúzia de fiscais. Isso responde sua pergunta?”, disse.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, diz que um dos grandes desafios da ACIU é combater o comércio ilegal na cidade.
“A justificativa por parte da fiscalização da Prefeitura é sempre a mesma, meia dúzia de fiscais para toda a cidade. É muito cômodo dar sempre esta justificativa. Precisamos sim, de solução para o problema, afinal este tipo de comércio só traz prejuízos para a cidade”. (Fonte: Imprensa Livre)

Circuito Ubatuba de Águas Abertas 2006 estréia na Praia da Almada

Ubatuba - Acontece neste domingo, 9, a primeira etapa do 10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, na praia da Almada. As provas, que começam às 10 horas, têm percursos de 250, 500, 1000 e 3000 metros. Podem participar nadadores à partir dos 7 anos de idade em mais de 30 categorias e os oito melhores classificados em cada categoria serão premiados.
Para este ano foi criada uma categoria para portadores de necessidades especiais, antiga reivindicação desses participantes. As inscrições para a prova da Almada poderão ser feitas até o dia 7, na Piscina Municipal, e no domingo, na Praia da Almada até as 9 horas. “Esperamos a participação de mais de 250 nadadores da região e da grande São Paulo”, diz Cristiano Eusébio, coordenador de natação da Secretaria de Esportes e Lazer. As demais provas do Circuito acontecem em 4/6 (Lázaro), 24/9 (Perequê Açu), 19/11 (Maranduba). (Fonte: PMU)

Mais 800 famílias de Ubatuba são contempladas com o Bolsa Família


Ubatuba - O município de Ubatuba, através da Coordenação do Cadastro Único (integração das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Cidadania e Desenvolvimento Social) promoverá neste sábado, 8, no Ginásio de Esportes Tubão, a entrega de 800 cartões do programa Bolsa Família. Para facilitar o atendimento serão dois grupos de 400 famílias que receberão da Caixa Econômica Federal o seu cartão de beneficio. Na parte da manhã, a partir das 8 horas acontece o atendimento das famílias das regiões Sul e Norte; as famílias das regiões Centro e Oeste começam a ser atendidas à partir das 13 horas.
Ubatuba vem fazendo o recadastramento do Bolsa Família desde julho de 2005, cumprindo o prazo estabelecido pelo Governo Federal, que terminou no último dia 31 de março. O Bolsa Família reúne todos os benefícios concedidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Escola, Auxílio Gás e Auxílio Alimentação.
Atendimento - As famílias cadastradas, beneficiadas (entrega e complementação de documentos) e também as não cadastradas serão atendidas a partir do dia 10 na secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (Rua Paraná, 375). O atendimento aos beneficiados que estão com multiplicidade cadastral, bloqueio de beneficio e mudança de município serão feitos na Secretaria de Educação (Rua Gastão Madeira, 101). Para se enquadrar nas exigências do Governo Federal a família que vive com renda per capita de até R$ 100 mensais receberá R$ 15 por filho (até o limite de 3 filhos); as famílias em que a renda per capita for de até R$ 50 receberá um valor de R$50 mais R$ 15 por filho (até o limite de 3 filhos).
A família beneficiada pelo programa deve cumprir a agenda de compromissos que envolve freqüência escolar, controle de vacinação, participação de palestras educativas, campanhas de saúde, pré natal e acompanhamento da amamentação. Com a entrega, Ubatuba totaliza 1.300 cartões entregues desde o início do ano passado. Agora são mais de 2.000 famílias atendidas pelo beneficio. (Fonte: PMU)

Clube de Ciclismo monta “pit stop” na Rua Conceição

Ubatuba - A tenda montada pela Prefeitura de Ubatuba para orientar os ciclistas quanto às regras para o uso correto das ciclofaixas está funcionando na Praça 13 de Maio até a próxima sexta-feira, 7. Os monitores do Clube de Ciclismo de Ubatuba, que estão trabalhando em parceria com a Coordenadoria de Trânsito na orientação do tráfego pós implantação das ciclofaixas passaram uma semana com o “pit stop” na Praça Cícero Gomes, na entrada da cidade e agora estão em outro ponto de muito movimento. O objetivo é orientar também os ciclistas que passam pela Rua Conceição e que, muitas vezes realizam conversão proibida ao virar à direita na Rua Hans Staden, sentido calçadão.
Para os monitores que trabalham advertindo os ciclistas quanto à obrigatoriedade de se trafegar sempre na mão correta e respeitando as faixas de pedestres, os munícipes estão aceitando melhor a idéia das ciclofaixas. “As pessoas estão percebendo que é uma boa coisa para elas e uma já está policiando a outra quanto a não andar fora da ciclofaixa quando estão montadas nas bicicletas e principalmente quanto a não andar na contramão”, explica Márcio Ferreira, um dos monitores.
Na próxima semana, o Clube de Ciclismo deve montar o “pit stop” em frente à Escola Capitão Deolindo, também na Rua Conceição. Na tenda são apresentados vídeos informativos sobre as leis de trânsito e qualquer dúvida a respeito das ciclofaixas pode ser esclarecida.
Obras de apoio - Foi finalizada a colocação dos tachões com “olhos de gato” nas ciclofaixas das duas ruas citadas. Pinturas dos cruzamentos, com faixas tracejadas estão em andamento, juntamente com a pintura de setas indicativas de direção. De acordo com o coordenador de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, Ronaldo Lopes, o próximo passo é a colocação de sinalização vertical de orientação, advertência e regulamentação. Quanto às obras de apoio à implantação das ciclofaixas, a Praça Cícero Gomes teve o muro demolido para a passagem das bicicletas da Avenida Professor Thomaz Galhardo para a Rua Conceição. Lombada eletrônica e mais diversos outros tipos de sinalização ainda serão colocados para que o ciclista tenha todo o apoio, educação e orientação para o melhor uso da comodidade e segurança que as ciclofaixas oferecem. (Fonte: PMU)

Secretarias de Educação e Agricultura se unem para o projeto “Horta na Escola”

Ubatuba - No próximo dia 11 acontece o “Horta na Escola”, curso de capacitação para diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal que já desenvolvem ou que pretendem desenvolver projeto com horta neste ano. A capacitação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento. “O trabalho com horta na escola favorece a educação ambiental e alimentar, assim como o trabalho interdisciplinar, possibilitando a realização de experiências científicas, servindo como um laboratório vivo”, disse Flávia Cômitte, supervisora de ensino e coordenadora do projeto.
“O nosso objetivo é construirmos um projeto conjunto para subsidiar a prática do trabalho com horta nas escolas municipais de Ubatuba”, completou Flávia. A capacitação será conduzida pelo engenheiro agrônomo Christian Bacci e pela nutricionista Mirna Zuccherato, ambos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento e acontece a partir das 13h30, na secretaria de Educação. (Fonte: PMU)

Quadra da piscina recebe nova iluminação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer inaugurou na segunda-feira, 3, o novo sistema de iluminação na quadra da piscina. A partir de agora os usuários da área esportiva poderão disputar as partidas noturnas com mais visibilidade. “Era uma reivindicação antiga dos usuários e foi possível graças à parceria entre a prefeitura, os times e o comércio”, disse Damião Celestino, coordenador da quadra.
Os postes receberam 12 lâmpadas de 400 watts que garantiram uma ótima qualidade de iluminação não só para os jogos, mas também para os eventos que utilizarem o espaço. “A quadra da piscina é um espaço importante e está à disposição da população à noite e aos sábados. Para isso basta encaminhar ofício à Secretaria de Esportes para agendamento do local”, lembrou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. (Fonte: PMU)


 


Semana de 31/03 à 06/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Friewall - Segurança em Risco"
Ás 17:30 hs -19:30 hs -21:30 hs (No sábado e domingo também ás 15:30 hs )


 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

cambada de corja

Ninguém sabe
Consertar um peixe
Ninguém sabe
Encantar o caranguejo
Ninguém sabe
Pescar de corrico
Ninguém sabe
Barrear uma casa
Ninguém sabe
Desentocar uma garoupa
Ninguém sabe
Fazer um covo
Ninguém sabe
Pra que serve o ovo
De indez
Ninguém mais sabe.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

González Pecotche um Mestre Evolucionário - Carlos Bernardo González Pecotche faleceu em quatro de Abril de 1963 deixando uma vasta obra bibliográfica e uma Escola de Adiantamento Mental com sedes na Argentina, Uruguai e Brasil.
A Logosofia-ciência original de sua criação-continuou a ser estudada nas diversas sedes da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana que conta hoje com diversas filiais na América, Europa e Oriente Médio.
O objetivo desta nova ciência é o estudo do ser humano em sua configuração psicológica e espiritual. Para González Pecotche, viver deveria significar muito mais do que ser um mero espectador do teatro da vida; mais do que um repetidor de frases e gestos criados por outras pessoas. E para que se pudesse chegar à compreensão clara do significado da vida e seu conteúdo, seria necessário conhecer e exaltar o amor à própria vida, à própria existência. Não o amor egoísta, separatista, que distancia os seres humanos por interesses diversos, raças, ideologias ou religiões, mas o verdadeiro, o que exalta cada criatura, cada gesto, cada amanhecer como um motivo de vida, de alegria e de verdade.
“A Sabedoria de Deus está plasmada na criação, enquanto que a do homem consiste em conhecê-la e servir-se dela para superar as etapas evolutivas de seu gênero”, escreveu o pensador. E conclui que “o homem busca o conhecimento porque é o meio pelo qual chega a compreender a sua missão e a sentir a presença em sua vida deste ser imaterial que responde ao influxo da eterna Consciência Universal e é portador, através dos tempos, da existência individual”.
Portanto, o conhecimento move o homem para que se eleve, para que deixe de ser o que é para ser algo melhor; e é o grande agente criador das possibilidades humanas.
Dentre as grandes lições deixadas pelo grande humanista, destaca-se a da gratidão ao bem recebido que nos permite mantê-lo em nossas mentes e em nossos corações como um talismã que haverá de substanciar os nossos dias futuros e iluminar o caminho dos que virão trilhá-lo.
Através da gratidão e da recordação, o espírito daqueles que beneficiaram a humanidade em sua breve passagem pela terra haverá de sobreviver e prosseguir em seu silencioso e humanitário trabalho, invisível aos olhos de muitos, mas sólido e consistente sob a perspectiva da História.
Mais informações: Fundação Logosófica em Ubatuba – 12-3832 3567

Nagib Anderáos Neto
andergatti@terra.com.br
www.nagibanderaos.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Entardecer Praia do Engenho - Pedro Lucindo

Entardecer na Praia do Engenho
©Pedro Lucindo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor