Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 06 de Abril de 2006 - Nº 1498 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Hoje o Litoral Virtual comemora os 6 anos da seção
ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

Há 6 anos foi publicada a primeira edição, no dia 6 de abril de 2000.
Hoje já são mais de 168.881 KB de informações, chegando a 1500 edições com uma média de 8.930.982 visitas. O Litoral Virtual se transformou em um dos mais importantes meios de comunicação do Litoral Norte. Todo esse sucesso deve-se a você leitor.
Obrigado por nos prestigiar com sua visita.
 

Região
Projeto da UNITAU é homenageado por vereadores
Creche UNITAU comemora Páscoa
Alunos do Colégio UNITAU ensinam patologia para crianças
UNITAU apresenta trabalhos na Itália
Secretarias de Educação promovem II Seminário “Inclusão Étnico-Cultural”

Caraguatatuba
Assassinada caseira no condomínio Costa Verde
Audiência discute praça em Caraguá
Igreja Assembléia de Deus – Ministério de são José dos Campos faz reunião para agradecer o vereador Juarez Pardim
I Festival de Natação está com inscrições abertas em Caraguá
Prova Pedestre Aniversário de Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguá lança calendário com eventos esportivos
Caraguá comemora 149 anos com inauguração de diversas obras
Caraguá comemora 149 anos com grandes eventos
Caraguá inaugura Casa das Artesãs
Câmara aprova antecipação de Royalties

Ilhabela
-

São Sebastião
Grupo de trabalhadores protestam contra obra da prefeitura na Topolândia
Projeto que cria as ZEIS em São Sebastião volta a ser debatido na Câmara
Câmara aprova convocação de secretários municipais e do chefe de gabinete da Prefeitura
Escola Municipal de Maresias passa por reformas
Fundo Social repassa mais de R$ 6 mil para entidades
CIP promove curso de aproveitamento integral dos alimentos para portadores de necessidades especiais


Ubatuba
Comissão é criada para acompanhar Programa de eletrificação em Ubatuba
Vereador Osmar de Souza homenageia membros do Conselho Regional de Turismo
Convite a todos do CMD ea população de Ubatuba
Aluno de Ubatuba inicia doutorado em Fisiologia Humana
Prefeitura pede bloqueio de bens de assessor de vereador
Equipe de Ubatuba presente no Campeonato Paulista
Sociedade Amigos do Saco da Ribeira Implanta no Bairro Projeto Social
Prefeitura realiza distribuição de panfleto educativo sobre reciclagem
Prefeitura prepara leito carroçável para pavimentação na Rua do Cravo
Ginásio Tubão recebe rodada da LIVOVALI neste domingo
Escola Maria Josefina prepara a 2ª Festa da Banana
Secretaria de Educação promove palestra com colaboradora de Jean Piaget
Secretaria de Esportes de Ubatuba abre inscrições para escolinha de atletismo
Grupo de Seresteiros de Ubatuba conquista o maior prêmio em encontro regional
Moradores do Pé da Serra fazem manifestação contra as freqüentes demolições de casas
Comissão do PDTR quer implantar o projeto “Turismo na Escola”
PAIXÃO DE CRISTO

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Projeto da UNITAU é homenageado por vereadores
“Rádio na Escola” ensina jornalismo e leva informação e música para estudantes

Litoral Norte - O Projeto “Rádio na Escola”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), recebeu, na última terça-feira, 4 de abril, uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Taubaté, proposta pela vereadora Pollyana Fátima Gama Winther de Araújo (PPS). A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Criado há três anos pela professora de Radiojornalismo Adriana Rodrigues, o projeto visa incentivar a criatividade e a integração dos alunos de escolas públicas do município, por meio da criação e da manutenção de programas radiofônicos. Fazem parte do projeto alunos-estagiários de Jornalismo e, também, o prof. Gerson Mário de Abreu Faria.
A Escola Estadual Monsenhor João Alves e a Escola Municipal Cláudio Lezar Guilherme Toledo participam do programa, além da Soapro (Sociedade de Amparo e Promoção) — organização não governamental que prepara adolescentes para o mercado de trabalho.
O Rádio na Escola começa com a montagem da infra-estrutura necessária para a produção dos programas. Posteriormente, é realizada a capacitação dos alunos interessados, com aulas que tratam da história, da linguagem e da importância do veículo. Os programas da rádio são veiculados nos intervalos das aulas e intercalam informação e música.
Entrevistada pela Assessoria da Câmara, a profa. Adriana Rodrigues explicou que não há mais como se falar em educação sem o uso benéfico dos meios de comunicação. “Os meios de comunicação são, hoje, verdadeiros instrumentos de trabalho utilizados pelos professores em salas de aula".
Também para a Câmara, a vereadora Pollyana afirmou que essas iniciativas, como a do projeto da UNITAU, devem ser incentivadas. "Devemos reconhecer e valorizar iniciativas como essas que auxiliam no processo educacional. Os meios de comunicação, quando bem utilizados, são excelentes instrumentos pedagógicos”. Pollyana destacou, ainda, a importância do projeto. “No caso deste projeto, é possível perceber o quanto a sua aplicação é produtiva e, por isso, merece os nossos aplausos", concluiu a vereadora. (Fonte: UNITAU)

Creche UNITAU comemora Páscoa

Litoral Norte - A creche da UNITAU realiza, entre os dias 10 e 13 de abril, as comemorações da Páscoa. O intuito é mostrar, por meio de atividades como conversas e músicas, o real sentido da comemoração, o significado dos ovos, do coelho e do chocolate.
A relação de amizade e a cooperação entre as crianças também serão trabalhados na semana. “Temos crianças que passam 10 horas na creche, então, falar sobre amizade e cooperação, é importante para o convívio deles na escola”, disse a recreacionista Roberta Santos de Mello Castro.
Na quinta-feira de manhã será feito um bolo com as crianças e, no período da tarde, cada uma confeitará o seu pedaço para levar pra casa. Um teatro de fantoches e músicas encerrarão as comemorações da semana. (Fonte: UNITAU)

Alunos do Colégio UNITAU ensinam patologia para crianças
Projeto Patologia Kids usa criatividade para orientar sobre hábitos de higiene e boa alimentação

Litoral Norte - Alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico de Patologia Clínica do Colégio UNITAU estão desenvolvendo o projeto “Patologia Kids”, cujo objetivo é orientar seus colegas, da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, a respeito dos hábitos de higiene e de como manter uma alimentação saudável.
Para essa atividade, os alunos empregam recursos criativos, como brincadeiras, sessões de pintura, oficinas de teatro e modelagem. As ações visam despertar nas crianças hábitos adequados de prevenção às doenças e cuidados de como ter uma boa alimentação.
O trabalho é coordenado pela profa. Terezinha Cristina Alvissus Fernandes Cunha Falci e tem a supervisão da profa. Cláudia Salles Cauduro Esper, coordenadora pedagógica do Colégio. O “Patologia Kids” conta, ainda, com o acompanhamento e apoio das professoras do Ensino Fundamental Hosana da Cosa S. Monteiro, Marcela Pereira, Fernandes, Marli Aparecida Pereira de Almeida e Monique Ferreira Souza.
Os alunos do ensino técnico de Patologia Clínica já participaram, no ano passado, do projeto “Patologia em ação”, que levava informação sobre a importância da tipagem sangüínea e outros cuidados com a saúde para alunos de 7ª e 8ª séries da rede pública.
A Escola Dr. Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU) tem como mantenedora a Universidade de Taubaté e ministra os ensinos fundamental e médio e a educação profissional de nível técnico. O compromisso do Colégio é oferecer uma educação de qualidade que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.
O Colégio UNITAU conta, ainda, com professores qualificados nas várias áreas de ensino e tem como principal objetivo desenvolver o educando, assegurando-lhe formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meios de progredir no trabalho e em estudos posteriores. A direção da Escola é da profa. Marlene da Silva Machado.
 (Fonte: UNITAU)

UNITAU apresenta trabalhos na Itália
Estudos das áreas de Arquitetura e de Ciências Ambientais integram parceria com Universidade de Bari

Litoral Norte - As professoras Dra. Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, e Dra. Maria Dolores Alves Cocco, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, participaram, recentemente, de um evento realizado na Itália pelo Instituto Politécnico de Bari.
O encontro foi realizado no Palácio San Macuto, em Roma, sede da biblioteca da Câmara dos Deputados da Itália, e consistiu na apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Departamento de Arquitetura e do Mestrado em Ciências Ambientais, resultados do termo de cooperação assinado em 2004 entre o Instituto e a Universidade de Taubaté.
O acordo inclui a capacitação de professores e alunos de Arquitetura e Ciências Ambientais pelos profissionais do Instituto Politécnico. A capacitação está relacionada à fotogrametria, técnica que foi beneficiada pelos avanços tecnológicos na obtenção e tratamento de imagens, e agora é empregada no desenvolvimento de projetos de construção e restauro de patrimônios, como edifícios históricos e recomposição de paisagem em centros urbanos.
Na segunda semana de maio, haverá um novo encontro de capacitação, no Departamento de Arquitetura. Esse encontro irá enfocar no “GIS-Global Information System”, técnicas de geoprocessamento associadas às de fotogrametria arquitetônica, desenvolvidas pelo prof. Antonio Daddabbo, que coordena as atividades daquele Laboratório, voltadas à preservação do patrimônio cultural.
Além do evento em Roma, as professoras participaram de reuniões técnicas nas universidades de Perugia e de Roma - Tor Vergata, em que discutiram possíveis acordos de cooperação entre as Instituições e a Universidade de Taubaté. Em Perugia, a reunião foi realizada no Departamento de Engenharia Industrial, com o prof. Umberto Desideri e a parceria está direcionada para o Mestrado em Engenharia Mecânica da UNITAU. Já na Universidade Tor Vergata, localizada em Roma, o encontro foi realizado na Faculdade de Economia, com o prof. Michele Bagella, e a parceria está voltada para o Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.
Novas Parcerias - Além do evento em Roma, as professoras participaram de reuniões técnicas nas universidades de Perugia e de Roma - Tor Vergata, em que discutiram possíveis acordos de cooperação entre as Instituições e a Universidade de Taubaté. Em Perugia, a reunião foi realizada no Departamento de Engenharia Industrial, com o prof. Umberto Desideri e a parceria está direcionada para o Mestrado em Engenharia Mecânica da UNITAU. Já na Universidade Tor Vergata, localizada em Roma, o encontro foi realizado na Faculdade de Economia, com o prof. Michele Bagella, e a parceria está voltada para o Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. (Fonte: UNITAU)

Secretarias de Educação promovem II Seminário “Inclusão Étnico-Cultural”

Litoral Norte - As Prefeituras de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, por meio das Secretarias de Educação e em parceria com a Delegacia de Ensino de Caraguatatuba, estarão promovendo no próximo dia 19, das 8h às 17h, o II Seminário “Inclusão Étnico-Cultural / Índio, Negro e Caiçara do Litoral Norte”, a ser realizado no Teatro Municipal de São Sebastião. O intuito do seminário é relacionar pluralidade cultural e educação para a formação da mentalidade pela promoção da igualdade social. E a estratégia fundamental é a socialização por meio de processos educativos que rearticulem a ação dos professores e dos alunos na escola, para torná-la co-formadora de personalidade solidária.
Neste sentido estão sendo convidados a participar do seminário, diretores, professores, coordenadores e alunos de 5ª a 8ª série da rede estadual e municipal de ensino e de escolas particulares da região. A idéia é orientar esses profissionais a lidarem com a diversidade étnico-cultural na sala de aula.
O evento também contará com a presença da Professora Dra. Eliane Cavaleiro, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, com a apresentação do tema “Preconceito Racial na Educação Infantil”.
Programação - Uma série de palestras estão agendadas para o seminário, que terá uma programação extensa durante todo o dia. Às 10h, dança dos índios Guarani. Em seguida será ministrada a palestra “O Povo Guarani”.
Às 13h30, a apresentação do Espetáculo Caiçaríssimo (causos, poemas e canções caiçaras) dará início a segunda parte do evento, que segue com as palestras “Etnodesenvolvimento e Agroecologia” e “Povos do Mar”. Além disso, também terá o lançamento do livro “Entre o Mar e a Mata: A Memória Afro-Brasileira”, da Antropóloga, Dra. Márcia Merlo. Para encerrar apresentação, a “Dança da Fita”. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Assassinada caseira no condomínio Costa Verde

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba investiga a morte de Ingrid Cardoso Esteves Nunes, 22 anos, ocorrida anteontem numa das mansões do Condomínio Costa Verde Tabatinga, um dos mais luxuosos do Litoral Norte. Ingrid, que trabalhava como caseira, foi encontrada na tarde de terça-feira por uma vizinha. Ela teria sido estrangulada. A caseira foi socorrida ao hospital, mas morreu antes de receber atendimento médico. Ela será sepultada hoje em Teófilo Otoni (MG). Segundo a Polícia, o marido da vítima, Ubiraneide Nunes, estaria pescando com parentes de Ingrid quando a caseira foi morta. O crime deixou os funcionários do condomínio assustados. (Fonte: ValeParaibano)

Audiência discute praça em Caraguá

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba realiza hoje às 19h uma audiência pública para discutir a unificação de dois trechos da praça Cândido Mota, uma das mais tradicionais da cidade. A prefeitura quer fechar uma rua que corta praça com o objetivo de aumentar a segurança dos frequentadores.
A prefeitura manteve fechado durante toda a temporada o trecho da rua Paul Harris que corta praça, para avaliar como funcionaria o trânsito, com a interdição da rua. Houve muitas reclamações por parte dos comerciantes estabelecidos em frente a praça. Eles alegaram que a medida prejudicou o movimento comercial.
A prefeitura decidiu então realizar um plebiscito para que a população desse sua opinião sobre a unificação dos dois trechos da praça. A participação foi pequena, cerca de mil pessoas deram opinião, mas a maioria dos votos foi a favor do fechamento da rua.
Alguns vereadores entenderam que o plebiscito foi irregular e decidiram promover a audiência pública. "O plebiscito foi irregular e os comerciantes protestaram contra o fechamento da rua", disse Omar Kazon (PL).
Estarão presentes na Câmara, hoje, o secretário de Urbanismo Leandro Borella e o diretor da Ditran(Divisão de Trânsito), Celso Rapaci.
NOVO PLEBISCITO - O prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) afirmou ontem que, independente do resultado da audiência pública, realizará em 15 dias um novo plebiscito para discutir a unificação dos dois trechos da praça.
"Entendi que houve pouca participação da comunidade", disse.
Segundo Aguilar, o novo plebiscito será feito após a avaliação das alterações feitas ontem nas ruas que circundam a praça. A Ditran inverteu a mão de direção das ruas Sebastião Mariano Nepomuceno e Paul Harris, para avaliar o tráfego ao redor da praça. (Fonte: ValeParaibano)

Igreja Assembléia de Deus – Ministério de são José dos Campos faz reunião para agradecer o vereador Juarez Pardim

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguá, participou de uma reunião organizada pela Igreja Assembléia de Deus – Ministério de São José dos Campos no último domingo, 02 de Abril, na Igreja localizada na Avenida da Praia, próximo ao camoroeiro.
O Vereador Pardim, o Prefeito Aguilar e a primeira dama, D. Rose foram recepcionados pelo Pastor Claudio Pereira e sua esposa, Sra. Ledilce Pereira, o objetivo da reunião foi apresentar o Pastor Presidente da Assembléia de Deus – Ministério de São José dos Campos, Pastor Luiz Sellari ao Presidente da Câmara Juarez Pardim e ao Prefeito Aguilar.
O Pastor Odair Santos Vera, que comanda a Igreja localizada no bairro Travessão, também estava presente junto com muitos obreiros da igreja. O dia era de confraternização pois todos foram informados que a Lei criada pelo Vereador Juarez Pardim, que se refere à doação, por comodato, de terrenos da prefeitura a entidades religiosas, será aplicada em sua integridade, ou seja, a Igreja Assembléia de Deus – Ministério de São José dos Campos irá receber da prefeitura um terreno institucional para a construção da nova sede da Igreja.
Um café da manhã foi servido a todos e logo após o Pastor Luiz Sellari discursou agradecendo o empenho do Vereador Pardim por fazer valer a lei e agradeceu também ao Prefeito Aguilar por ceder o terreno. “Devemos orar a Deus para que ilumine os Prefeito Aguilar e o Presidente da Câmara, Vereador Pardim para que continuem a fazer um bom trabalho em Caraguá. Com esta parceria, construiremos uma cidade mais bonita, mais digna e com melhor qualidade de vida. Já o Pastor Claudio Pereira disse que a Igreja tem que estar de olhos e ouvidos abertos em relação à política, “Temos que participar das obras sociais e também da política da cidade. Somos abençoados por saber que em breve teremos nossa sede e assim poderemos contribuir mais com as obras sociais da nossa cidade”.
O Vereador Pardim discursa “Agradeço a Deus por estar aqui. O Prefeito Aguilar não tem medido esforços para atender as comunidades, os vereadores são a extensão do Prefeito nas ruas e participando de reuniões, ouvindo as reivindicações tivemos a oportunidade de conhecer o Pastor Claudio e sua família. Quando fiz esta Lei que beneficia as entidades religiosas foi muito difícil de aprová-la e ela só foi aprovada pela força do Legislativo, porque foi a Câmara que sancionou esta Lei. Já aconteceram várias doações, por comodato, a várias entidades religiosas de Caraguá, mas nenhuma igreja evangélica recebeu até agora. O Prefeito Aguilar resolveu fazer valer a Lei e esta será a primeira Igreja Evangélica a receber um terreno da prefeitura, agora estamos em busca de uma área institucional que seja compatível para a doação. Espero que este acontecimento seja apenas o 1° dentre muitos, um momento único de alegria e benção de Deus para todos nós”, finaliza Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

I Festival de Natação está com inscrições abertas em Caraguá
As competições acontecem na piscina do CEMUG no dia 30 de abril, domingo. São nove categorias com inscrições gratuitas até o dia 27

Caraguatatuba - Promover e difundir a prática da Natação em Caraguatatuba e todo o Litoral Norte são os principais objetivos do “1º Festival de Natação na Cidade dos Esportes” Caraguatatuba-2006. O evento é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação com apoio do SESI, e acontecerá no dia 30 de abril, domingo, a partir das 8h, na piscina do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
As inscrições estão abertas até o dia 27, quinta-feira, às 17h, no departamento de Recreação ou Natação da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) que fica abrigada no CEMUG. Poderão participar da competição atletas não federados de todo o Litoral Norte e região, dentro da faixa etária de cada categoria e sexo, constantes no regulamento que pode ser retirado no site oficial da prefeitura.
Disputarão as categorias Pré-Mirim (7/8 anos, nascidos 1998/ 1999); Mirim (9/10 anos, nascidos 1996/1997); Petiz I (11 anos, nascidos 1995); Petiz II (12 anos, nascidos 1994); Infantil (13/14 anos, nascidos 1992/1993); Juvenil (15/16 anos, nascidos 1990/1991); Júnior (17/18 anos, nascidos 1988/1989); D. F. (Deficiente Físico) Livre; Acima de 50 anos ( nascidos abaixo de 1956) masculino e feminino.
Os atletas da categoria Pré-Mirim competirão nos 25 metros nado livre, com o uso de pranchinha; as categorias Mirim e Petiz I e II nadarão 25 metros nado livre, costas e peito; nadarão 50 metros livre, costas, borboleta e peito os competidores das categorias Infantil Juvenil e Júnior. Os nadadores das categorias D.F. e acima de 50 anos disputarão 25 metros livre.
A premiação acontecerá após o término da última prova. Todos os atletas inscritos receberão medalhas de participação. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com uma medalha especial.
O CEMUG fica na na Avenida José Herculano, 50, no Jardim Britânia, telefones: 3888-4110/3887-1165. Site oficial da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br. (Fonte: PMC)

Prova Pedestre Aniversário de Caraguatatuba
A Prova Pedestre é realizada pela Secretaria Municipal de Esporte em comemoração ao aniversário de Caraguá. Fichas para as inscrições estão disponíveis no site da prefeirura até 13 de abril. A competição acontece no dia 15, sábado, com saída da Praça de Eventos

Caraguatatuba - Em comemoração ao aniversário de 149 anos de Caraguatatuba, no dia 20 de abril, quinta-feira, a prefeitura, por meio de suas secretarias, está organizando vários eventos para a população.
Para os amantes do esportes, diversas atividades serão desenvolvidas pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), como a Prova Pedestre, que que promete atrair muitos competidores para a Praça de Eventos, no dia 15 de abril, sábado.
Para participar do evento, os interessados devem adquirir a ficha de inscrição na SECER ou no site oficial da prefeitura até o dia 13, quinta-feira, gratuitamente, preencher e levar até a secretaria. O regulamento da prova também está disponível no site.
Os competidores irão disputar as categorias Ligeirinho, Papa-Léguas, Pernalonga, Juvenil, Adulto, Pré-Veterano, Veteranos, Veteraníssimos Deficientes e Cadeirantes.
O percurso terá distância diferenciada. Os atletas da categoria Ligeirinho correrão 500 metros; para a Papa-Léguas o trajeto será de 1 quilômetro; para a Pernalonga a distância será de 2 quilômetros e as demais categorias correrão 8 quilômetros.
Os 300 primeiros atletas que concluirem a prova receberão medalhas de participação e os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.
A SECER fica na avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia, e os telefones 3888-4110/3887-1165. O site oficial da prefeitura é www.caraguatatuba.sp.gov.br. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá lança calendário com eventos esportivos
No impresso constam todos os eventos esportivos realizados na cidade, além das competições estaduais que atletas caraguatatubenses participam.

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba lançou um calendário com todos os eventos esportivos do ano de 2006. O projeto foi idealizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), realizado com o patrocínio da Nossa Caixa, com o apoio da Assessoria de Comunicação Social. Foram impressos mil cópias do calendário.
De acordo com o secretário da pasta, Nivaldo Rodrigues Alves, a secretaria de Esportes tem conquistado vários benefícios para o setor pelo comprometimento que o prefeito tem com o esporte. “Quando falo dos nossos projetos com prefeito Aguilar vejo um brilho especial nos seus olhos, por isso estamos fazendo de tudo para incetivar cada vez mais a prática esportiva no município e proporcionar qualidade de vida às pessoas”, disse.
Alves ainda ressaltou que as datas do calendário poderão sofrer alterações por causa dos períodos de chuva e outros motivos que possam atrapalhar o desenvolvimento das atividades praticadas ao ar livre. “O nosso objetivo é obedecer todas as data”, completou.
Com este calendário, a população poderá acompanhar todos os eventos programados para 2006, como o JOREMI (Jogos Recreativos Estaduais do Idoso), as competições promovidas pelas Secretarias da Juventude Esporte e Lazer e de Educação do Estado, com a participação de Caraguá como os Jogos Regionais, o 4º maior evento esportivo do mundo; o JORI (Jogos Regionais do Idoso); o Challenge Day, mais conhecido como o Dia do Desafio; Jogos Abertos do Interior; Olimpíada Estudantil e todos as outras competições esportivas e recreativas. O calendário também traz todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo, que acontece em Junho na Alemanha.
O impresso está sendo distribuído na própria SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) que fica abrigada no CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves), na avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia.
Mais informações pelos telefones 3888-4110 ou 3887-1165 com Renato ou Leandro.
 (Fonte: PMC)

Caraguá comemora 149 anos com inauguração de diversas obras
Munícipes e turistas poderão comemorar com a inauguração das novas obras realizadas pela “Administração Caraguá: Viver é Aqui”, que beneficiarão os munícipes nos setores de Educação, Esporte, Social, Turismo e outros.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá entregará à população diversas obras no mês de abril, quando o município comemora o aniversário de 149 anos de emancipação político-administrativa, em 20 de abril. São obras que beneficiarão os munícipes nos setores de Educação, Esporte, Social, Turismo e outros.
Na área educacional serão inaugurados o gabinete odontológico da EMEF
Bernardo F. Louzada, no bairro Rio do Ouro; a reforma da EMEF Prof. Lúcio dos Santos, no Tinga; a ampliaação da EMEF Profa. Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba; a ampliação da EMEF Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão; e ainda a quadra poliesportiva da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira.
No setor esportivo, a população será contemplada com a ampliação do CIASE-Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas; com a entrega da Praça de Eventos da Zona Norte “José Marcos do Rosário de Oliveira Carlota”, no bairro Massaguaçu e ainda com a quadra poliesportiva do Travessão.
A segurança também teve prioridade nas primerias ações da administração Caraguá: Viver é Aqui, em 2006; serão inauguradas a nova iluminação da Praça Jorge de Castro, no Travessão; e a nova iluminação de toda a extensão das avenidas Miguel Varlez e Altino Arantes.
Na área social, a novidade a ser inaugurada é o Centro de Referência Alimentar “Maria do Rosário de Oliveira Carlota”, no Massaguaçu, o primeiro de toda a região. O prédio foi locado e reformado para oferecer serviços que atenderão todo o Litoral, como cursos e projetos de geração de renda na área da alimentação. (Fonte: PMC)

Caraguá comemora 149 anos com grandes eventos

Caraguatatuba - Caraguatatuba vai comemorar no próximo dia 20 de abril, 149 anos de emancipação político-administrativa e quem comemora é a população. A Prefeitura e as secretarias municipais estão empenhadas no preparo de solenidades oficiais e atividades recreativas e culturais comemorativas à data, durante todo o mês de abril. Na programação cultural a Prefeitura conta com o apoio da Fundacc-Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba.
Programação:
dia 4
19h00 - Abertura Exposição Itinerante “365 Dias de Teatro Mario Covas” – coletiva dos fotógrafos Gianni D’Angelo, Adriana Coutinho e Gustavo Grunewald – visitação de 5 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas.
No CEPROLIN - Educação Profissional do Litoral Norte

dia 17
9h - Abertura da Exposição Fotográfica “Veja Caraguá” – (O olhar de fotógrafos amadores e profissionais participantes do concurso realizado em 2003). Visitação: de 18 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. No Paço Municipal.
10h – Inauguração do Gabinete Odontológico e da reforma da EMEF Bernardo F. Louzada (Rua Horto Florestal, s/nº, Rio do Ouro).
11h30 – Inauguração da reforma da EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75, Tinga).
14h – Inauguração da ampliação da EMEF Professora Maria Thereza de Souza Castro (Rua Treze, 120, Jetuba).

Dia 19
14h – Inauguração da ampliação da EMEF Carlos Altero Ortega (Rua Sete, 15, Morro do Algodão).
15h30 – Inauguração das obras de ampliação do CIASE “Governador Ademar de Barros” (Rua João Carlos Bálio, 240, Travessão).
16h30 – Inauguração da Quadra Poliesportiva da EMEF Professor Alaor xavier Junqueira (Rua Guarujá, 381, Travessão)
18h30 – Inauguração da nova iluminação do bairro do Travessão, Praça Jorge de Castro.

Dia 20
6h – Alvorada com a Banda Carlos Gomes.
8h – Hasteamento dos Pavilhões, no MACC-Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
8h30 – Abertura da Exposição “Diálogos-Encontro de Arte e História”, no MACC.
9h – Lançamento das obras, no MACC.
10h – Inauguração do prédio “João Alarcon Munõz” - nova sede da Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito.
17h – Final doTorneio de Futebol “Aniversário da Cidade”.
17h45 – Inauguração da Nova Iluminação da Avenida Miguel Varlez e Av. Altino Arantes.
18h – Missa de Ação de Graças.
19h30 – Inauguração do Centro de Referência Alimentar “Maria do Rosário de Oliveira Carlota” (Rua Maria Carlota, Massaguaçu).
21h – Inauguração da Praça de Eventos da Zona Norte “José Marcos de Melo”, Massaguaçu.
21h – Concerto Musical - Orquestra Brasileira de Sopros, no Teatro Mário Covas.
23h – Show Musical na Praça de Eventos.

Dia 21
22h – Show de Sérgio Reis, na Praça de Eventos.

Dia 22
21h – Show Gospel Gilson (ex twister) e Banda Gerd, na Praça de Eventos.

Dia 23
15h – Jogo amistoso da Seleção Corintiana Master X seleção Caiçara Master, no CEMUG-Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.

Programação do Teatro Mário Covas

Dia 15
Espetáculo Teatral “As Mentiras que os Homens Contam” – 21h00
Baseado na Obra de Luis Fernando Veríssimo com direção de Darson Ribeiro. Elenco: Victor Wagner, Sérgio Lelys, Bruno Sciuto Lyliá Virna, Carla Pagani e Richard Vieira (elenco SBT)

Dia 17
Abertura da Exposição “Esporte: Do Treino ao Pódium” - Imagens do esporte em várias épocas – visitação: de 18 a 30 de abril, das 10 às 17 horas

Dia 20
Concerto Musical - Orquestra Brasileira de Sopros – 21h00

Dia 29
Espetáculo de Dança - Cisne Negro Cia de Dança - coreografias “Talvez sonhar” e “Além da pele” – 21h00. *(Nesses dois eventos, a entrada custa R$ 10,00 – doando leite em pó (400g), o ingresso custa R$ 5,00, destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
(Fonte: PMC)

Caraguá inaugura Casa das Artesãs
A casa oferecida pela Prefeitura, foi reformada pelas próprias participantes e irá sediar a Cooperativa dos Artesãos, que está sendo viabilizada pela Secretaria de Assistência Social.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá inaugura neste sábado, dia 8, a Casa do Artesanato, no bairro Travessão. A Casa do Artesão é o local que reúne artesãos do Projeto de Geração de Renda “Feito aqui, feito por nós”, do Núcleo Integrado de Atendimento Social, na Zona Sul.
A Secretaria Municipal de Assistência Social oficializa neste dia o funcionamento do espaço das artesãs, com um Bazar de Inauguração, das 8 às 17 horas. Todos estão convidados. A Casa do Artesanato fica na Rua Santos, 422, Travessão, próximo à EMEF Alaor Xavier Junqueira.
A Casa é uma grande conquista para a Prefeitura, que oferece os cursos visando a geração de renda dos moradores. O local também irá abrigar no futuro uma cooperativa, cujo Estatuto já está sendo providenciado para que possa ser oficializada.
Até agora são 12 artesãs trabalhando e comercializando o artesanato no local. São diversos os trabalhos das artesãs: arte em papel, biquinis, bolsas e cintos, bonecas de pano, bordados, cabeleireiro, crochê, customização, depilação, estamparia moda praia, fuxico, lingerie, manicure, pintura e tecido, tricô e outros.
No último Dia da Multiação, o prefeito Aguilar e secretários municipais foram convidados pela Secretária de Assistência Social, Antonia Aparecida Decanini, que emocionada acompanhou o grupo até a Casa do Artesanato.
A casa foi reformada pelas próprias participantes e irá sediar a Cooperativa dos Artesãos, que está sendo viabilizada pela Secretaria de Assistência Social. Segundo a secretária, é preciso ter 20 associados para montar a Cooperativa. Ela explicou que além da geração de renda, é oferecida toda assistência necessária, como atendimento psico-social às famílias dos participantes do projeto. No local, são produzidos e vendidos os trabalhos das ex-alunas do Núcleo do Travessão, como bolsas, bonecas, chaveiros, almofadas e outros.
*O horário de funcionamento da Casa do Artesão é das 8 às 17 horas, diariamente, inclusive aos sábados. Informações pelo telefone 3887-8322, com Maria do Socorro. (Fonte: PMC)

Câmara aprova antecipação de Royalties
Projetos em Regime de Urgência também foram aprovados

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discutiu e votou apenas 2 Projetos dos 7 constantes na Ordem do Dia, durante a sua 9ª Sessão Ordinária semanal, realizada na terça-feira - 4 de abril. Foram votados e aprovados outros 3 Projetos em Regime de Urgência.
Foi votado o projeto do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), que autoriza o Executivo a regularizar construções clandestinas. Esta propositura recebeu Veto Total do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), que foi mantido pelos Vereadores.
Outro projeto tem a autoria do Executivo e pede o aval do Legislativo para ceder a fundos de investimentos e instituições financeiras, respectivamente direitos creditórios e créditos futuros referente aos Royalties do município, relacionados à exploração de petróleo e gás natural. A propositura foi aprovada e como estava em último na lista da Ordem do Dia, teve a sua seqüência alterada por solicitação do vice-líder do prefeito na Câmara, Vereador Wilson Gobetti (PPS) para ser submetida a voto.
Foram aprovados também, só que em Regime de Urgência, as proposituras de autoria do Executivo, para alienação de imóveis para doação, com o objetivo de construir Casas Populares no município; do Vereador Omar Kazon (PL), que cria uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), para acompanhar os trabalhos do Plano Diretor Municipal e do Vereador Celso Pereira (PSDB), que concede Título de Gratidão Caiçara ao ex-Vereador Ilson Vitório de Souza.
Como a sessão foi a primeira do mês, foi realizada a Tribuna Livre, onde o contribuinte Vlamir Ferreira Ananda falou sobre o dessassoreamento do Rio da Paca. No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 5 Projetos de Lei. Foram votadas e aprovadas 1 Moção e 8 Requerimentos. Durante o intervalo foram lidas 14 Indicações. A única falta acusada foi do Presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), em viagem a capital para solenidade na Assembléia Legislativa, a convite do gabinete do Governador.
Os projetos restantes da Ordem do Dia serão votados na Sessão Ordinária semanal da próxima terça-feira - 11 de abril. A sessão foi transmitida ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Grupo de trabalhadores protestam contra obra da prefeitura na Topolândia

São Sebastião - Cerca de 50 trabalhadores promoveram uma manifestação durante a manhã de hoje, 5, no bairro da Topolândia.
O alvo do protesto é a empreiteira Latina, contratada pela prefeitura, para executar a obra da Unidade Básica de Saúde da Topolândia, e que estaria contratando pessoas de fora da cidade.
“Estamos reivindicando trabalho. A empreiteira não utiliza a mão de obra local e a Prefeitura é conivente com isso”, reclama o presidente da Apresconci (Associação dos Prestadores de Serviços da Construção Civil do Litoral Norte), Juarez Brito.
Segundo ele, uma casa foi alugada, ao lado do terreno onde está sendo construída a UBS, para abrigar os trabalhadores de fora contratados pela empreiteira.
“Não é apenas a UBS, existem também obras na Rua da Praia e em Boiçucanga que não estão valorizando os trabalhadores da cidade”, acrescenta.
Segundo Brito, a alegação de que falta qualificação não procede. “Se estão tendo dificuldades em encontrar profissionais capacitados nos procurem que levaremos pedreiro, encanador, ajudante, pintor, o que precisarem com registro em carteira, qualificados para exercer a função”, garante.
No mês passado, o vereador Robson Ceará enviou requerimento questionando o assunto. Na época ele declarou que o problema seria comunicado ao prefeito e avisou: “Vou recorrer e se nada for feito pretendo realizar uma manifestação chamando os desempregados da cidade e demais vereadores”.
O vereador Marcelo Mattos apóia a reivindicação e diz que na próxima sexta-feira, 7, vai se reunir com os manifestantes para definir quais providências serão tomadas. “Vamos fiscalizar e cobrar do Executivo uma solução para o caso”, afirma o vereador.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, também confirmou presença na reunião. “Estamos ao lado dos trabalhadores da cidade. Não podemos aceitar que continuem trazendo gente de fora para ocupar vagas que deveriam ser da mão de obra local”, conclui Teixeira.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Projeto que cria as ZEIS em São Sebastião volta a ser debatido na Câmara

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião, exceto os que pertencem a bancada governista, voltaram a discutir ontem, em sessão ordinária, a criação das ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social) no município de São Sebastião.
A questão foi debatida a partir de um requerimento apresentado pelo presidente da Câmara, Wagner Teixeira, que pergunta ao prefeito Juan Garcia qual é o significado de ZEIS, já que, segundo ele, muitas pessoas que residem em áreas de risco não tem conhecimento sobre o assunto.
De acordo com o presidente, em cidades como Bertioga e Guarujá, ambas no litoral paulista, a criação dessas áreas deu certo porque primeiro as áreas foram regularizadas com ajuda do Ministério Público. “Diferente daqui, onde o Executivo enviou o projeto pedindo regime de urgência e teve a intervenção do Ministério Público alegando que iria acionar os vereadores civilmente e criminalmente que votassem favorável as ZEIS da forma que o prefeito elaborou e encaminhou”, lembra.
Para ele, a administração municipal está ‘enganando’ as pessoas. “É preciso deixar bem claro que ZEIS é uma coisa e verticalização é outra. Quem é louco de votar contra um projeto social, só se for um demente. Agora quero ver votar somente pela criação das ZEIS, sem verticalização, que é a regularização fundiária”.
Segundo o presidente, a proposta não é bem para atender o pobre que mora em área de risco, mas para atender outros interesses. “Tem pessoas que sabem do que se trata, qual é o interesse, e nós é que somos o Judas?”.
Teixeira fez questão de ressaltar que a Câmara não é contra o projeto das ZEIS. “Estamos a disposição das pessoas para regularizar esses núcleos. A maioria delas já tem sua casa. Elas só querem ter seu carnê de IPTU, a sua rua regularizada, a água encanada, a energia ligada, enfim, ninguém ta querendo predinho. Em todos lugares que pesquisei onde tem ZEIS a verticalização não foi embutida no projeto”, frisa.
Anúncio – O presidente da Câmara também falou sobre um anúncio publicitário que está sendo divulgado na rádio Morada FM, de São Sebastião, e no jornal Costa Norte, com sede na cidade de Bertioga. Tal propaganda faz referência a realização de audiências públicas a serem realizadas pela Prefeitura em relação a criação das ZEIS. Entretanto, a municipalidade menciona o nome dos vereadores que votaram contra o projeto original, fazendo com que os munícipes acreditem que eles são os culpados pela situação.
“A publicidade foi paga pelo povo. O dinheiro não saiu do bolso do prefeito. A Prefeitura deveria gastar para explicar o que realmente é ZEIS, mas a administração de São Sebastião não sabe o que é”, critica.
Para o suplente Arthur Ballut, que está ocupando a cadeira do vereador Luis Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, o anúncio pretende tirar a credibilidade dos vereadores em questão. “Queremos mostrar que nos últimos dias foi colocado na mídia a tentativa de desmoralizar os vereadores que tiveram a coragem de votar contra uma determinação da administração municipal. Nem todos têm essa coragem. Essa é a realidade”, disse.
Já o parlamentar José Cardim de Souza acredita que a publicidade negativa feita pela Prefeitura é um crime, que deve ser analisado junto ao setor jurídico.
“Quero chamar a atenção da sociedade civil organizada para o mutirão de envenenamento da população que está sendo feito com relação a construção da moradia popular, dizendo que nós somos contra”, declarou Cardim.
Segundo ele, a Câmara sempre valorizou a atitude do prefeito em congelar as áreas irregulares e propor a criação das ZEIS. “O que votamos contra e não permitimos é que a definição dos terrenos para se construir as casas seja por meio de decreto. Ele está querendo cheque em branco e isso eu não dou porque não confio. Vai fazer um monte de bobagem. Desapropriar por aí a torto e a direito. O prefeito está desqualificado emocionalmente”, critica.
Cardim também falou sobre as emendas que foram apresentadas pela bancada governista ao projeto. De acordo com ele, o prefeito poderia veta-las e a proposta original é que seria mantida, já que para derrubar o veto é necessária a maioria absoluta dos votos.
Pressão – O vereador Marcelo dos Santos Mattos afirmou que foi pressionado a votar o projeto que cria as ZEIS. Segundo ele, o prefeito dizia que só poderia ser aprovado com a verticalização. “É assim que eu quero que passe o projeto”, informou Mattos referindo-se a fala do prefeito. “Tem que ser o que ele quer, engolido goela abaixo”.
Ele também disse que a possibilidade de apresentar emendas não seria possível porque iria descaracterizar a propositura.
“Eu acordei, vi o que estava acontecendo e tomei uma posição contra a verticalização. No entanto, eu sou favorável as ZEIS até porque moro, inclusive, em uma área carente. Outros já se mudaram de lá da Topolândia”, destaca.
Mattos também informou que muitos moradores da Olaria e Itatinga o cumprimentaram pela sua decisão. “Eles sofreram tanto para construir as suas casinhas e pelo projeto iam ser retirados, colocados não sei aonde, e receber um carnê de 50 prestações, ou até mais, para pagar novamente sua casa. Isso é uma injustiça”, fala.
Santos declarou, ainda, que não vai favorecer pessoas que gastaram mais de R$50milhões, na Costa Norte. Ele disse que pretende trabalhar para que os núcleos sejam regularizados. “Muitas pessoas não precisam de casas, mas que as áreas sejam regularizadas para melhorar sua moradia”, conclui.
Com relação a realização das audiências públicas, o presidente Wagner Teixeira acredita que os encontros não tenham validade alguma, uma vez que não há projeto específico encaminhado à Câmara. “O jurídico estará analisando a questão”.
Para o suplente Arthur Ballut a declaração de que o vereador Marcelo Mattos era coagido pela administração municipal é grave, pois a mesma coisa foi dita por um outro parlamentar, cujo nome ele não quis citar. “Essa Casa precisa tomar uma posição. Se há vereadores em situação incômoda aproveitem e tenham coragem de chegar no plenário e abrir o jogo. Digam o que está acontecendo. Me sinto envergonhado de estar aqui hoje (ontem), escutando o que disse o vereador Marcelo, sem que nada aconteça”, conclui. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova convocação de secretários municipais e do chefe de gabinete da Prefeitura

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou por unanimidade de votos, em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 4, quatro requerimentos que convocam três secretários municipais e o chefe de gabinete da Prefeitura a prestarem esclarecimentos sobre os trabalhos relativos as suas respectivas pastas.
Os agentes políticos Thirso Silveira de Almeida Júnior, da secretaria de governo, e Amin Nossabein, da fazenda, foram convocados pelo presidente Wagner Teixeira. Já o secretário do meio ambiente,Thales Guilherme Carlini, foi convocado pelo vereador Marcos Leopoldino e o chefe de gabinete por Marcelo dos Santos Mattos.
A presença deles já teria sido rejeitada pela maioria dos parlamentares. Dessa vez, no entanto, a convocação foi possível pelo fato dos vereadores governistas Robson Wilson dos Santos, Carlos Augusto Senatore, Solange Rodrigues de Araújo Ramos, Dalton José da Silva e Modesto Koji Ono não terem comparecido a sessão.
Em relação ao secretário de governo, Teixeira acha importante a sua explanação no Legislativo pelo fato dele ser a segunda pessoa mais importante da administração, abaixo apenas do prefeito. “Ele deve ter um grande know-how na área. Parece que é dentista, mas é bastante atuante. Já foi assessor político, responde pelo Planejamento, pela Segurança e também pela Comunicação. Enfim, temos muitas dúvidas a esclarecer com ele e sua presença será fundamental nessa Casa”, garantiu Wagner.
Sobre o secretário da fazenda, o presidente destacou a sua importância por zelar pelas contas municipais. “Ele é ex-escrivão de polícia, despachante policial, e responde por uma pasta importantíssima. Nós temos dúvidas, por exemplo, sobre as fiscalizações de postura e tributária. Não custa nada vir aqui conversar conosco”, declara.
Já a presença de Thales Carlini servirá para dar explicações em relação as reclamações de pessoas ligadas a área, como a demora e o atraso na aprovação de projetos na Prefeitura.
E, por fim, a convocação do chefe de gabinete é devido ao recebimento de várias denúncias verbais pelo vereador Marcelo Mattos, o que pode levar, segundo o autor, até no pedido de instalação de uma CEI na Câmara. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Escola Municipal de Maresias passa por reformas
Aulas serão suspensas para evitar acidentes e agilizar o término das obras que resolverão problemas estruturais do prédio

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou um pacote de reformas no núcleo educacional do bairro de Maresias, que inclui a EM Dulce César Tavares e a Emei Peixinho Dourado, localizadas no sertão de Maresias. O prédio que abriga estas duas unidades foi entregue a comunidade em 2004, mas já apresentava problemas estruturais. “A obra foi inaugurada e quitada sem que tivesse sido concluída. É uma escola nova, mas estava causando transtornos a comunidade escolar”, disse a secretária da Educação, Marilene Ramachoti Leite durante reunião realizada na noite de ontem (03/04) na escola.
Na ocasião, a equipe da Seduc comunicou a população do bairro a necessidade de fazer um curto recesso escolar para que as obras sejam concluídas sem pôr em risco a integridade física das crianças. “Temos três empresas atuando na reforma e para evitar transtornos e possíveis riscos aos alunos, optamos por suspender as aulas por no máximo, 15 dias. Acreditamos que, com a interrupção das aulas, as obras sejam concluídas antes desse prazo”, explicou a secretária.
Para a diretora das unidades Sueli Aparecida Tavolaro de Oliveira, os serviços são essenciais e não poderiam aguardar o recesso escolar. “Estávamos sofrendo com falta d’água, poeira, vazamentos, não dava para esperar. Mas também estava difícil receber os alunos com a escola passando por reformas”, explicou a diretora.
O recesso iniciou dia 30 de março, devendo terminar até dia 13 de abril. De acordo com a Seduc as aulas serão repostas aos sábados e feriados, a partir do dia 21 de abril, não devendo comprometer as férias de julho. Os dias de reposição serão considerados dias letivos normais, disponibilizando merenda e transporte escolar.
O núcleo atende 1250 alunos da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos de 5ª a 8ª séries da EJA não precisarão repor aulas, pois elas serão transferidas, nesse período, para a Escola Estadual, localizada na avenida principal do bairro, a Francisco Loup.
De acordo com a Seduc, os serviços só foram iniciados agora devido ao processo de licitação e contratação das empresas.
Para Maria de Fátima Teixeira de Carvalho, que possui duas filhas matriculadas na EM de Maresias, a medida irá ajudar. “Acho bom que se corrijam os erros deixados. E também concordo com o recesso, desde que seja reposto, pois o cheiro forte de tinta e as obras colocavam as crianças em risco”, afirma.
De acordo com a vereadora do bairro, Solange Ramos, que também participou da reunião a comunidade já cobrava há muito tempo por essas melhorias na escola. “Eu mesma já havia apresentado um requerimento questionando quando seria resolvida a questão da falta d’água, eles cobravam muito isso”, destacou a vereadora.
Para acabar com o problema da poeira, a escola receberá um revestimento do piso do refeitório com granilite, um novo piso para o pátio e a aplicação de resina no piso das salas de aula. Além disso, a estrutura do telhado já comprometida receberá um reforço e a entrada da secretaria terá um balcão de atendimento ao público com cobertura. Após a reforma a escola também contará com rede elétrica própria, uma
estação de tratamento de esgoto e a caixa d’água principal será ativada, solucionando o problema da falta d’água. A quadra de esportes será reformada e ganhará novos alambrados.
A secretária da Educação também agradeceu o apoio que a vereadora Solange deu na organização da reunião. “Ela não mediu esforços para nos ajudar”, concluiu a secretária.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Fundo Social repassa mais de R$ 6 mil para entidades

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade realizou esta semana, três importantes doações para o Lar Vicentino, Gapec - Vida (Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer) e para a AAMS (Associação de Amparo a Mulher Sebastianense), totalizando o valor de R$ 6470,00.
Segundo a assistente social do Lar Vicentino, Alcione Ribeiro, o local abriu uma conta para receber doações para a aquisição de um veículo. “Nós precisamos de um carro para transportar nossos atendidos”.
Já para o Gapec, que atende 60 pessoas, a presidente, Francisca Célia de Oliveira Camargo, o intuito é juntar dinheiro para comprar um terreno. “Não temos sede própria e gastamos muito com aluguel. A doação do Fundo Social abre nossa conta de doações com chave de ouro”.
De acordo com a presidente, o local conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião. “Queremos algo nosso, na nossa sede pagamos R$ 900 por mês”. As duas entidades receberam o valor de R$ 1.735,00 cada.
No caso da Associação de Amparo a Mulher Sebastianense, a entidade recebeu o valor R$ 3.000,00.
Para a presidente da entidade, Raquel Salgado, o objetivo é montar uma casa de Apoio à Mulher. “A entidade existe há 27 anos e sempre tivemos esse desejo. Agora não estamos sozinhos, temos o apoio do Fundo Social, da vereadora Solange e do Conselho da Mulher”.
Esse valor foi doado ao Fundo Social pelas empresas MTZ e No Limits que realizaram uma festa em Juquehy e repassado às entidades.
Para colaborar com as entidades os números das contas bancárias são:
Lar Vicentino – Agência 0715-3, Conta Corrente 10103-6, Banco do Brasil
Gapec – Agência 0715-3, Conta Corrente 10091-9, Banco do Brasil
(Fonte: PMSS)

CIP promove curso de aproveitamento integral dos alimentos para portadores de necessidades especiais

São Sebastião - O Centro Integrado Profissionalizante (CIP), órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove um curso de aproveitamento integral dos alimentos, onde os alunos, portadores de necessidades especiais, aprendem modalidades dentro da cozinha industrial com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho.
O curso ministrado pela professora Marlene Nascimento, acontece todas as quartas-feiras, das 8h30 às 11 horas e tem carga horária total de 60 horas, com direito a certificação. Ele é voltado aos portadores de necessidades especiais da Escola Municipal Profª. Verena de Oliveira Dória e de acordo com o Chefe de Divisão do CIP, Fábio Marcelo Pereira, é a primeira vez que esse curso está sendo realizado no Centro Integrado Profissionalizante. “Temos que dar a oportunidade de inclusão a esses portadores de necessidades especiais, preparando-os para o mercado de trabalho, o nosso desejo é que os comerciantes também invistam neles, pois todos têm a capacidade de realizar algum tipo de serviço”, explicou Fábio.
A diretora da escola, Verediana Sampaio de Oliveira declarou que o curso visa principalmente, formar cidadãos capacitados a realizar diversas atividades, superando seus limites. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Comissão é criada para acompanhar Programa de eletrificação em Ubatuba

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba, através da Resolução 04/06, criou a “Comissão Especial de Estudos” para acompanhamento do Programa Federal Luz Para Todos em Ubatuba. A Comissão é formada por três membros, vereadores Charles Medeiros (PSB) – Presidente, tendo como relator Romerson de Oliveira (PFL) e Claudinho Gulli (PMDB)- Membro. A preocupação maior dos vereadores é com relação aos prazos de implantação, já que órgãos ambientais, através de documentos informaram que algumas localidades têm curto período de vigência do prazo da autorização para a implantação. As comunidades mais distantes são as que mais sofrem com a falta de energia elétrica, como a do Camburí no norte e a do Perez no Sul. Muitas comunidades estão revoltadas com a Concessionária que ainda não se manifestou sobre o assunto.
A Comissão está realizando estudos e planejamento das ações a serem tomadas, bem como juntar todos os documentos em relação ao programa em Ubatuba. Depoimentos dos moradores não atendidos serão anexados ao processo. Também serão realizadas visitas e reuniões com os responsáveis para implantação do programa em Ubatuba, a fim de cobrar maior empenho na agilização dos processos antes que os prazos das autorizações ambientais vençam.
Está sendo realizado em Ubatuba, desde de 2004, o cadastramento oficial pelo Programa Luz Para Todos, realizado pelo técnico Norberto Carmo, que se desloca ao local e realiza os levantamentos técnicos necessários, bem como o preenchimento da ficha oficial do programa. “Muitas comunidades já fizeram cadastrado em programas deste porte, que nunca emplacou, moradores temem estarem em mais um programa que não atenderá suas necessidades”, afirma Charles Medeiros. (Fonte: Laura Ennes)

Vereador Osmar de Souza homenageia membros do Conselho Regional de Turismo

Ubatuba - Através de uma Moção de Congratulações o vereador Osmar de Souza (PFL) homenageou os membros do Conselho Regional de Turismo, Patrícia Ortiz, Hugo Gallo e Cíntia Manfredini.
O Conselho foi empossado no último dia 22, pelo Secretário Estadual de Turismo, Fernando Longo, para representar Ubatuba no Programa de Regionalização do Turismo, que tem como objetivo desenvolver a atividade em todo Estado.
Patrícia Ortiz é coordenadora do curso de Administração com Habilitação em hotelaria e Turismo da Unitau. O empresário Hugo Gallo é diretor executivo do Aquário de Ubatuba. “O turismo é a nossa principal atividade e necessita de planejamento e investimento para mostrar o potencial de Ubatuba, por isso presto essa homenagem a estes cidadãos empreendedores, com notória experiência e conhecimento da atividade”, disse o vereador, enfatizando que a moção é extensiva ao Governador do Estado, Geraldo Alckmin e ao Secretário de Turismo, Fernando Longo. (Fonte: Laura Ennes)

Convite a todos do CMD ea população de Ubatuba

Ubatuba - Convidamos todos os Conselheiros e munícipes a participar de um encontro para discutir sobre o Plano Diretor Participativo do município de Ubatuba, no próximo dia 6, quinta-feira, às 19h, no auditório da Escola Capitão Deolindo.
O evento conta com a participação da arquiteta Erminia Maricato, mestre- doutora e professora titular da USP, coordenadora do Curso de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP(2002), consultora nacional e internacional de Política Urbana e Habitacional. Autora de vários livros e artigos especializados no Brasil e no Exterior.
Ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da prefeitura de São Paulo(1989-1992) e ex-secretária executiva e Ministra Adjunta do Ministério das Cidades (gestão Olívio Dutra).
Este evento é promovido pelo Partido dos Trabalhadores de Ubatuba, junto com o Núcleo Municipal do Plano Diretor e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: Divulgação)

Aluno de Ubatuba inicia doutorado em Fisiologia Humana

Ubatuba - A cidade de Ubatuba comemora a conquista de mais um de seus prestigiosos cidadãos. Recentemente o jovem Camilo de Lellis Santos, do Bairro do Sertão da Quina, foi aprovado entre os primeiros colocados para cursar o programa de pós-graduação da Universidade mais reconhecida do país, a USP. Embora nascido em Caraguatatuba, é ubatubense de alma e coração. Sempre estudou em escolas públicas, tendo suas bases educacionais estruturadas nas escolas estaduais Áurea Moreira Rachou (Sertão da Quina) e Capitão Deolindo (Centro). Segundo professores, Camilo sempre foi um aluno exemplar e dedicado aos estudos desde a infância. “Foi graças a uma percepção precoce das dificuldades enfrentadas por meus pais, entendi que deveria ser através da educação e cultura, o meu caminho para melhores condições de vida”, afirma o jovem pesquisador. Devido ao seu interesse exacerbado por livros, lições e aulas, seus professores constantemente o estimulavam com elogios e críticas, formando uma torcida de apoio, em particular, segundo Lellis, as professoras Ludmila (biologia - Escola Áurea) e Lílian (química - Deolindo), que sempre o incentivaram e acreditaram no seu sucesso. Neste mês, após formar-se em Biologia pela UNESP, deu início as aulas e pesquisas na USP. Com apenas 22 anos ingressou direto no doutorado em Fisiologia Humana, no Instituto de Ciências Biomédicas. Na comunidade onde vive, pretende ser estímulo para diversos jovens que acreditam no próprio potencial. Seus pais que são de origem humilde sempre acreditaram no potencial do filho. “Foi um sacrifício que valeu a pena” comenta a mãe Rozália Luiza. O pai emocionado não quis comentar o assunto. Familiares encontram-se felicitados pela conquista do parente.
Camilo comenta que muitos jovens sócio-economicamente carentes podem romper as barreiras da desigualdade e alcançar empregos invejáveis neste tão competitivo mercado de trabalho. “A cidade de Ubatuba possui muitos talentos, que precisam ser descobertos e incentivados a estudar. Dei aula por dois anos no cursinho popular da UNESP, e o desejo e disciplina para a conquista da tão sonhada vaga na universidade pública era incomparavelmente maior em relação aos meus alunos de colégio particular”, reforça. Completando que também faz parte de seus objetivos, contribuir para o sistema educacional de Ubatuba, no que diz respeito ao acesso à universidade pública, bem como orientações de educação para saúde de diabéticos, já que sua área de concentração é a fisiologia endócrina. Em 2001, Camilo recebeu da Câmara Municipal de Ubatuba uma Moção de Congratulações, de autoria do vereador Charles Medeiros, pelos relevantes serviços prestados junto a Infância Missionária da Região Sul de Ubatuba.
(Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Prefeitura pede bloqueio de bens de assessor de vereador

Ubatuba - A ação civil pública prevê o ressarcimento de R$ 58 mil aos cofres públicos, além da perda dos direitos políticos por até oito anos do então funcionário da prefeitura Fabian Alberto Peres e demais envolvidos
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos entrou com ação civil pública por improbidade administrativa contra o então funcionário de cargo de comissão na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fabian Alberto Peres e demais envolvidos. A ação é baseada no inciso I, do artigo 37 da Constituição Federal, que versa sobre contratação de estrangeiros para cargo público. Fabian Peres é argentino e hoje exerce o cargo de assessor do vereador Jairo dos Santos na Casa de Leis.
No dia 27 de setembro de 2005 foi protocolizado na Secretaria Municipal de Administração um pedido de informação por parte da Associação dos Quiosqueiros das Praias de Ubatuba, indagando acerca da legalidade da contratação de Fabian Peres pela administração municipal anterior. De posse da denúncia o secretário de Administração, Silvio Bonfliglioli remeteu o questionamento à Secretaria de Assuntos Jurídicos, que pediu a instauração de uma comissão sindicante.
Ilegalidade na contratação - A comissão coletou informações que foram suficientes para o encerramento dos trabalhos, mesmo porque o denunciado não apresentou, como solicitado, documentação em sua defesa. Foi concluído que a referida contratação foi carregada de vícios, sobretudo pela clara ofensa ao princípio da legalidade, na medida em que foi, na época, desconsiderado o parecer da Secretaria de Assuntos Jurídicos que advertia sobre a ilegalidade de contratação de estrangeiros para cargos em comissão.
Para a comissão sindicante não há possibilidade de ser alegado desconhecimento da matéria, já que o Serviço de Recursos Humanos da Prefeitura, na época da contratação de Fabian Peres tomou cautela quanto à possibilidade de contratação de estrangeiros para ocupar cargo em comissão. Mesmo com tal cautela, os responsáveis insistiram na contratação, gerando lesão ao cofres públicos, já que Fabian não possuía a cidadania brasileira na data de sua nomeação.
Bloqueio de bens - Com a finalidade de restabelecer a moralidade administrativa e garantir o ressarcimento dos prejuízos causados ao patrimônio público, a Constituição Federal impõe a indisponibilidade dos bens daqueles que no exercício da função pública praticam atos de improbidade administrativa. Na ação civil pública requer-se, então, a indisponibilidade dos bens dos três ex-funcionários da Prefeitura de Ubatuba, em valores necessários à garantia da integral reparação do prejuízo sofrido pela mesma, equivalentes a R$ 58 mil. A ação civil propõe ainda que os réus sejam condenados à perda de função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos e pagamento da multa civil de até duas vezes o valor apurado a título de ressarcimento dos valores recebidos ilegalmente.(Fonte: PMU)

Equipe de Ubatuba presente no Campeonato Paulista

Ubatuba - Cumprindo o calendário de competições, a Equipe CCU/Adenosina/Nossa Caixa/Milly/Beach Energy/Arte Camiseta/Secretaria de Esporte e Lazer marcou presença na 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Resistência, realizada na cidade de Sorocaba, SP, no último final de semana, dias 01 e 02.
Mais de 500 atletas participaram da prova, promovida pela Federação Paulista de Ciclismo.
A Equipe, formada pelos atletas: Ana Carolina Ennes Houdjakoff, Livio Poyares Telles, Jereelton de Oliveira, Luis Felipe Ennes Houdjakoff, Brenno Poyares Telles, Robson Carlos Ribeiro, Welington Amaral, Iago Marinelli, Ricardo Feitosa, Ronaldo Feitosa, Luciano Silva, Anderson Barbosa, Flávio Zwarg e Fábio Neris de Oliveira, sob o comando do técnico Paulo Márcio Ferreira, obteve bons resultados, “o Campeonato Paulista é uma competição de alto nível, que reúne os melhores atletas do Estado e do Brasil e nesta primeira etapa, apesar de não termos alcançado o pódio, conquistamos resultados importantes para a pontuação geral”, explicou o técnico.
Pela categoria Juvenil, o atleta Iago Marinelli, finalizou a prova em 10º lugar. A atleta Ana Carolina Ennes, cruzou a linha de chegada em 7º lugar na categoria Feminino Júnior e o atleta Ricardo Feitosa, categoria Sub-30, terminou em 9º lugar.
A equipe agradece a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, os patrocinadores e o apoio do Presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes.
(Fonte: Laura Ennes)


Sociedade Amigos do Saco da Ribeira Implanta no Bairro Projeto Social

Ubatuba - Esse projeto é uma peça fundamental para conduzir as “massas” para uma visão positiva do futuro.
O esporte é fato concreto para trazer de volta a saúde, a união, o amor ao próximo e a esperança para um futuro melhor, resgatando a cidadania e proporcionando lazer para a comunidade.
Esse projeto é um sonho realizado pelo presidente da SASARI. Foi uma tarefa difícil, pelo fato de não termos estrutura financeira mas, com a parceria de homens de boa vontade derrubamos mais uma barreira que nosso bairro vinha enfrentando. Hoje estamos com mais de 100 pessoas praticando atividades nas modalidades de aeróbica, street dance, capoeira e vôlei de quadra e praia. São cinco horários por semana e alunos na faixa etária de 07 a 68 anos. As aulas são ministradas na quadra comunitária do Saco da Ribeira e Lázaro pelo professor Íris Henrique, no qual nos orgulhamos muito que esteja à frente de nossos alunos, a capoeira é ministrada pelo Nerci contramestre e professor de Educação física.
Agradecemos de coração aos colaboradores, pois sem eles seria impossível dar início a essas atividades tão importantes para a comunidade.
Queremos ressaltar ainda que o objetivo do projeto é reduzir diversos tipos de enfermidades que atinge muitas donas de casa no seu dia a dia, ocupar as crianças com atividades esportivas e quem sabe no futuro formar algum atleta.
Contamos com o apoio de outros patrocinadores para que possamos ministrar aulas de caratê, música e outras atividades educativas, desenvolvendo ao nosso bairro e adjacências o direito de ser um pouco mais feliz, cuidando da mente e do corpo.
Agradecimentos aos colaboradores: Bonfin pinturas náuticas, Mené motores, Maria A. Fonseca, Marco A. Fonseca, Mar boats, Neide e Adriana Salgados e Doces, Mec. Santa Bárbara motores de popa e centro, Escola Velho Capitão, José Ricardo Delgado, Tietê pinturas náuticas, Porto Marina Saco da Ribeira, Anglo Imóveis, Açougue Nael,Telesmar, Tapeçaria Porto Ribeira, Mercado do Lázaro, Loja Ordani, Bigode e Kátia-som, Cássia e Daniel.
Este projeto foi elaborado único e exclusivamente pela Sociedade Amigos do Saco da Ribeira. Obrigado à todos aqueles que confiam em nosso trabalho.
Vanderlei Carlos Graça
Presidente da SASARI
(Fonte: Laura Ennes)

Prefeitura realiza distribuição de panfleto educativo sobre reciclagem

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e com apoio da Tetra Pak, desenvolveu um panfleto educativo ilustrado e reciclado com embalagens da referida empresa, que visa educar a população quanto a necessidade e importância da coleta seletiva. O morador de Ubatuba, Carlos Henrique de Oliveira Souza, de 16 anos, foi quem criou a personagem do panfleto: uma formiga que explica como separar o lixo orgânico do reciclável. A Tetra Pak, tendo ficado satisfeita com as ilustrações, pretende também lançar uma cartilha sobre o mesmo assunto, utilizando as formiguinhas como personagens. Carlos conta que ficou muito satisfeito em ter desenvolvido uma idéia para uma boa causa: “gostei muito de ter feito porque ajudei a cidade. Espero que a campanha de reciclagem dê certo”.
Os panfletos serão distribuídos pelas secretarias municipais de Educação, Obras e Meio Ambiente, cada uma delas com estratégias direcionadas à sua área de atuação.
(Fonte: PMU)


Prefeitura prepara leito carroçável para pavimentação na Rua do Cravo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou nesta quarta-feira, 5, a preparação do leito carroçável da Rua do Cravo, no bairro do Ipiranguinha, para receber futura pavimentação. Apenas com este trabalho, a rua, que era até então completamente esburacada, está muito melhor e permitindo um tráfego bem mais tranqüilo para os carros e bicicletas.
A obra foi realizada atendendo a uma antiga reivindicação da Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI), da Associação de Moradores do Vale do Sol e da maioria dos moradores do bairro, que há anos esperam para ver a Rua do Cravo pavimentada. Carlos Alberto “Alemão”, morador do Ipiranguinha há mais de quinze anos está comemorando: “estamos todos muito satisfeitos e felizes por ver a melhora total da rua, que antes, quando chovia ficava intransitável. É visível a melhora na qualidade de vida dos moradores daqui”.
O presidente da SABI, Adilson Lopes também está contente com a ação da Prefeitura: “agradeço ao prefeito Eduardo Cesar por esta obra que esperamos há tempos. Os moradores do Ipiranguinha estão realmente felizes por receber desta administração a atenção que tanto necessitam”. (Fonte: PMU)

Ginásio Tubão recebe rodada da LIVOVALI neste domingo

Ubatuba - O vôlei infantil de Ubatuba volta à quadra neste domingo, 9, no Ginásio de Esportes Tubão, para mais uma rodada da LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte).
Às 11h30 a equipe masculina tenta se recuperar da derrota na estréia (3 a 2 para Jacareí – 25/10, 25/14, 22/25, 23/25, 15/12) e enfrenta o time de Mogi da Cruzes (que venceu São Sebastião na estréia). A equipe feminina busca sua segunda vitória no torneio (estreou vencendo Mogi por 3 a 0 – 25/12, 25/23 e 25/21), enfrentando Jacareí à partir das 14hs no Tubão. A primeira fase do torneio infantil da Liga termina em 28 de maio. Em 2005 as equipes da categoria infantil conquistaram a medalha de prata. (Fonte: PMU)

Escola Maria Josefina prepara a 2ª Festa da Banana

Ubatuba - Acontece neste sábado, 8, a “2ª Festa da Banana”, promovida pela E.M. Profª Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa 2, em Ubatuba. A festa foi idealizada em 2005, como uma forma de resgatar as tradições do bairro, onde existia uma grande plantação de bananas. Telma Raizer, diretora da escola, considera importante esse entrosamento com a comunidade. “É uma forma de aproximarmos a família do aluno à escola, mostrar aos pais o local onde seus filhos passam boa parte do tempo”, diz Telma.
Os quitutes com a fruta serão a maior atração e a banana virá coberta com chocolate, em forma de bolo, tortas e doces. Haverá ainda apresentações dos alunos, barracas com salgados, brincadeiras e música ao vivo com Natanael & Junior. “Contamos realmente com toda a comunidade, pois a arrecadação será para a compra de uma máquina copiadora”, completa Telma.
A “2ª Festa da Banana” começa a partir das 19 horas, e a escola Maria Josefina fica na Av. Vasco da Gama, 430, Estufa 2 e conta com o apoio de Cacau Show e Tachão de Ubatuba. Informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6261. (Fonte: PMU)

Secretaria de Educação promove palestra com colaboradora de Jean Piaget

Ubatuba - A Secretaria de Educação de Ubatuba promoverá no próximo dia 10, no Ginásio de Esportes Tubão, a palestra “Construtivismo e Aprendizagem”, com a suíça Constance Kamii, pioneira na tradução da Teoria Piagetiana no contexto escolar. Devem participar dessa capacitação todos os professores da rede municipal e alguns convidados das escolas particulares e da rede estadual, num total de 700 pessoas.
Com essa palestra, a Secretaria de Educação inicia a capacitação dos professores na área de matemática, buscando aperfeiçoamento no ensino da matéria no município.
A palestrante - Constance Kamii é suíça, viveu no Japão até os 18 anos, transferindo-se depois para os Estados Unidos, onde em 1955 bacharelou-se em Sociologia no Pomona College.
Na Universidade de Michigan terminou o mestrado de Educação em 1957 e doutorou-se em Educação e Psicologia na mesma universidade em 1965. Aluna e colaboradora de Jean Piaget durante 15 anos, fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan, ligados à Epistemologia Genética e a outras áreas educacionais relacionadas à teoria piagetiana e de outros pesquisadores. Autora de diversos trabalhos publicados nos Estados Unidos, Japão, Europa e Brasil, Kamii trata das questões do ensino da Matemática e acredita que a autonomia deve ser a finalidade máxima da Educação. (Fonte: PMU)

Secretaria de Esportes de Ubatuba abre inscrições para escolinha de atletismo

Ubatuba - Dando continuidade à implantação de escolinhas para novas modalidades esportivas, a Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba abriu inscrições para a Escolinha Municipal de Atletismo. As inscrições podem ser feitas na sede da secretaria (atrás do Ginásio de Esportes Tubão) em horário comercial. As aulas acontecerão basicamente no Estádio Cicillo Matarazzo, mas outras áreas poderão ser utilizadas. Nesse primeiro momento a escolinha vai trabalhar com corridas e saltos, posteriormente serão introduzidos os arremessos e lançamentos. “Vamos trabalhar com as categorias de base para buscar novos talentos e com o tempo criar uma geração de atletas especializados em provas de atletismo, e não alguém que pratica outra modalidade e ‘ajuda’ no atletismo”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr.(Fonte: PMU)

Grupo de Seresteiros de Ubatuba conquista o maior prêmio em encontro regional

Ubatuba - O Grupo Canoá, de Ubatuba, conquistou o prêmio de “Melhor Grupo de Seresteiros” do I Encontro de Seresteiros do Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizado em 1º de abril, em São Luiz do Paraitinga. O Canoá, que significa “coletivo de canoas”, surgiu há cerca de um ano, com nove integrantes do Coral da Fundart, incluindo Sérgio e Regina Nogueira, que cantam juntos há 42 anos.
Em sua primeira participação em festivais, o grupo apresentou quatro canções: Violão e Seresta, de Alvarenga e Ranchinho; Saudade, de Mário Palmério; Sodade; e Ubatuba Paraíso, que Euclides dos Santos dedicou à Dona Ophélia. “Nosso sonho é fazer em Ubatuba o mesmo que acontece na cidade de Conservatória, em Minas Gerais, onde a seresta é marca registrada, atraindo turistas e artistas em geral”, diz Sérgio.
O Grupo Canoá apresenta-se no dia 28 de abril, às 20 h, no Sobradão do Porto, contando com a participação do violonista Galvão e o flautista Paulinho, ambos contratados pela Fundart para enriquecer o grupo. (Fonte: PMU)

Moradores do Pé da Serra fazem manifestação contra as freqüentes demolições de casas

Ubatuba - Os moradores do Pé da Serra realizaram ontem, uma manifestação em frente ao Instituto Florestal, no bairro do Horto, reclamando da maneira de como estão sendo efetuadas as constantes demolições que ocorrem no bairro. As demolições se devem ao fato das casas estarem em área ambiental de preservação do Parque Estadual da Serra do Mar.
Gerson Florindo, integrante da Comissão do Plano Diretor do Município e também a pessoa que liderou a manifestação, se diz indignado “com o que estão fazendo com inúmeras famílias”: “Desde o ano passado, toda semana, duas ou três casas são demolidas. Como podem demolir casas e deixar tantas pessoas desabrigadas? Isso não existe”, reclama.
Gerson diz que o objetivo da manifestação é conseguir contatos para conversar com o Governo do Estado, com a Prefeitura e com os setores ambientais para que juntos busquem uma solução para esse problema. “Queremos mostrar para eles a maldade que estão fazendo”, ressalta.
Ailton dos Reis, pedreiro e morador há 11 anos do bairro do Pé da Serra, disse à reportagem que dá pena em ver a situação das pessoas que estão sem casa e que também está muito preocupado com sua própria situação, afinal a próxima família a ficar sem um lar pode ser a dele.
Uma das situações mais delicadas é de Esméria Rodrigues. A dona-de-casa teve sua moradia demolida em 18 de outubro de 2005 e desde então mora em um barracão feito por ela própria. “Olha minha situação, tenho um marido de 81 anos, com uma grave doença no pulmão e não tenho a menor condição de cuidar dele. Minha filha de 15 anos está morando de favor. A minha horta, que era de onde tirava nosso sustento, foi toda destruída sem dó e meu marido doente não tem sequer uma cama e um teto decentes para tentar se recuperar.
A preservação do parque é muito importante sim, mas a nossa vida também não é? Imagine quantas pessoas não estão passando por uma situação parecida ou até pior que a minha”, questiona Esméria. A manifestação contou com o apoio dos vereadores Jairo dos Santos, Edílson Felix e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Estiveram presentes também as polícias Rodoviária e Militar, que acompanharam a manifestação para que não ocorresse nenhum acidente.
A manifestação teve fim por volta das 17h00, quando a promotora do Meio Ambiente, Elaine Taborda, a responsável pelo Instituto Florestal, Eliane Simões, o vice-prefeito Domingos dos Santos e Gerson Florindo decidiram marcar uma reunião com os representantes do Parque Estadual da Serra do Mar, Instituto Florestal, Governo do Estado, moradores do bairro do Pé da Serra e Prefeitura para a próxima terça-feira, dia 11, às 14h30, na Escola Padre José de Anchieta. “Vamos ver se todos juntos encontramos uma solução, para assim podermos resolver esse problema de uma vez por todas”, diz Gerson Florindo. (Fonte: Imprensa Livre)

Comissão do PDTR quer implantar o projeto “Turismo na Escola”

Ubatuba - A Comissão do PDTR (Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo), composta pela Associação Comercial de Ubatuba, Sebrae e empresá-rios de Ubatuba, realizou na manhã de ontem, na Câmara Municipal, uma reunião com o secretário de Turismo, Felipe Bacellar de Azevedo, com Aládio Teixeira Leite, representando a secretária de Educação, Patrícia Velloso, com o vereador Charles Medeiros e Fernando Furtado, assessor da vereadora Luciana Machado, com o intuito de viabilizar a implantação do “Projeto Turismo na Escola”.
Segundo o consultor do Sebrae, Fabio Crespin, o projeto tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar da importância do turismo sustentável ambiental, social e econômico para o município de Ubatuba, objetivando o envolvimento e integração no desenvolvimento ordenado do segmento, assim como a formação de multiplicadores dos conceitos referentes ao turismo responsável.
“O enfoque é desenvolver um projeto pedagógico junto a alunos e professores da rede pública com peças teatrais educativas, gincanas, visitação dos alunos em pontos turísticos da cidade, realização de palestras e oficinas sensibilizadoras, formação de eventos culturais e elaboração de cartilhas educativas”, disse Fábio.
Fabio ressaltou que “o sucesso do projeto turismo na escola depende quase que totalmente do apoio da Secretaria de Educação”.
O vereador Charles Medeiros disse que “a Secretaria de Educação tem condições de viabilizar o projeto sim, afinal tem recurso financeiro e força para mobilizar as outras secretarias. Eu como vereador vou cobrar sim, pois acredito que é possível realizar esse projeto”.
O secretário de Turismo garantiu que, no que depender do poder público, será feito o possível para sensibilizar a sociedade civil organizada e assim “contaminar” as demais comunidades.
Segundo Felipe, esse é um passo histórico sendo dado pela sociedade civil, organizada e poder público, com o apoio do Sebrae. “Trata-se de uma ferramenta de valor inestimável, que a partir de agora as comunidades podem usufruir”, disse o secretário de Turismo.
Fernando Pedreira, proprie-tário da Sorveteria Mar Virado e também integrante da Comissão do PDTR, se disse satisfeito com o andamento da Comissão.
“Já realizamos inúmeras reuniões para a sensibilização das comunidades em geral para a importância do turismo. Agora devemos fazer mais parcerias para o próximo item do PDTR, que é a capacitação. Lutaremos incansavelmente para que o programa não pare”, acrescentou.
“O próximo passo da comissão é apresentar o projeto à secretária de Educação, para que ela possa fazer uma análise da viabilidade da implantação do Projeto Turismo nas Escolas e assim marcarmos uma reunião para discutir o assunto”, disse o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat. (Fonte: Imprensa Livre)

PAIXÃO DE CRISTO
O maior espetáculo teatral da região

Ubatuba - A encenação da “Paixão de Cristo” em Ubatuba é um dos eventos mais marcantes da região. Com quase duas décadas desde a sua primeira edição, o evento, neste ano será marcado por uma nova produção, com perspectivas concretas de tornar-se, como no início, um espetáculo teatral com fundamentos artísticos livres e autorais. Isso deve-se ao afastamento da Fundart da organização do evento. A encenação foi idealizada em 1989 pelos artistas Bado Todão e Luiz Carlos Pixoxó, que na época movimentavam a cidade com o grupo Tramóias e Paranóias. Depois de alguns anos realizando com recursos próprios e com colaboração da comunidade, a Paixão foi incorporada ao calendário cultural e religioso da cidade e produzida pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. Com muitos percalços provenientes de um mal relacionamento do ator e diretor Bado Todão com a Fundart, neste ano a Prefeitura, através do prefeito Eduardo César, assumiu a responsabilidade orçamentária do evento, transferindo para a empresa Cia. Do Mar Atividades Artísticas, parceira da Prefeitura em projetos como “Magrelândia” e “Folia com Saúde”, toda responsabilidade artística. Isso, segundo explica Bado, “faz com que o evento tome novos rumos, tornando perene a viabilização, sem constrangimentos políticos ou humores pessoais. Sobretudo porque está sendo oficializada uma comissão com nomes de pessoas ligadas ao evento desde a sua criação, para deliberarem sobre as diretrizes do evento. A idéia é começar a trabalhar na edição do próximo ano, ainda neste ano. O prefeito e alguns assessores já garantiram a oficialização da comissão e a previsão orçamentária para 2007, isso infelizmente, não foi possível neste ano, em função deste atrelamento com a Fundação, resultante do imediatismo dos interesses. Garanto ainda que a partir do próximo mês estaremos fazendo parcerias com a iniciativa privada para mantermos um espaço onde possamos viabilizar oficinas de teatro, com todas as suas ramificações: carpintaria teatral, figurinos, dramaturgia, interpretação, etc; visando um desenvolvimento profissional da área artística e cultural e geração de renda através de empregos temporários, enfocando esta manifestação popular e procurando tornar viável o antigo projeto de Encenação da Confederação Tamoia. Com tudo isso estamos nos comprometendo, neste ano, ainda com o tempo limitadíssimo que contamos, em fazer o espetáculo da Paixão de Cristo com todo o empenho e profissionalismo já demonstrado nos anos anteriores.”
A encenação, devido a proibição da utilização do espaço do aeroporto para eventos, fez com que o espetáculo fosse transferido para as imediações da Barra dos Pescadores, coisa que acaba, dando maior possibilidade do público acompanhar desde de o Nascimento de Cristo até a Ressurreição sem grandes movimentações.

PAIXÃO DE CRISTO
Na Barra dos Pescadores e Morro da Prainha
Dia 14 de abril de 2006 as 21 horas
Doe um agasalho no Início do Espetáculo
(Fonte: Rodrigo UNB)



 


Semana de 31/03 à 06/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Os Seus os meus e os nossos"
16:00 - 17:50 - 19:40 - 21:30Hs 



 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Bicho papão

Quem tem medo de escuro?
A coruja não tem
Quem tem medo de coruja?
O caçador não tem
Quem tem medo de caçador?
O curupira não tem
Quem tem medo de curupira?
A criança não tem
Mas tem medo de coruja
Que tem medo de caçador
Que tem medo de curupira
Que tem medo de doutor
De doutor advogado
Ávido de terras de caiçaras
Legítimos descendentes
Do avô do curupira.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Entardecer Praia do Engenho - Pedro Lucindo

Entardecer na Praia do Engenho
©Pedro Lucindo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor