Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 07 de Abril de 2006 - Nº 1499 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Projeto ECOADVENTUR
Pinda inaugura UNITAU Fora de Sede
Atleta disputa Circuito Shihan 2006
Atleta UNIMÓDULO disputa o Long Distance Triatlhon, uma das mais difíceis do país

Caraguatatuba
Caraguá quer antecipar verba do gás
Unesp doa microscópios à escola municipal de Caraguá
1º Torneio de Tênis agita Caraguá
Atletas de Caraguá participam da 1ª etapa do Campeonato Paulita de Down Hill
Prefeitura de Caraguá inaugura consultório odontológico no Rio do Ouro
CEI do Rio do Ouro realiza baile tropical

Ilhabela
Lembo faz 1ª visita à região no governo
Governador Cláudio Lembo participa da reunião da APRECESP, dia 08/04, em Ilhabela
Vereador quer apresentar Projeto regulamentando o uso de bicicletas em Ilhabela

São Sebastião
Cetesb analisa óleo achado em Itatinga
Reforma deixa alunos sem aula em Maresias
Ilha recebe obras de saneamento
Fundo Social homenageia participantes do JORI e JEI neste sábado no Teatro Municipal
Prefeito de São Sebastião preside Congresso da Associação Brasileira de Municípios Portuários
Prefeito busca linhas de crédito do Ministério da Saúde para investimento em projetos
São Sebastião enfrenta Ilhabela em casa pela Copa Vanguarda de Futsal
Equipes sebastianenses iniciam disputas nos Jogos Abertos da Juventude
Ciee divulga 4ª convocação de estagiários
Prefeitura promove passeio ciclístico e caminhada na Costa Norte nesse sábado (08/04)


Ubatuba
Ex-prefeito de Ubatuba é acionado
Prefeitura inicia reurbanização da orla do Perequê-Açú
Prefeitura inicia campanha de preservação do jundu
Guitarrista Lança CD Inspirado na Cultura Caiçara
Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba luta pela inclusão de alunos nos Jogos Escolares de Ubatuba
ACIU alerta: Cuidado com as associações “fantasmas”
Prefeitura move ação para restituir prédio de escola desativada na Casanga
Iatismo de Ubatuba consegue bons resultados
Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba luta pela inclusão de alunos nos Jogos Escolares de Ubatuba
Doação 200.000 Ovos

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Projeto ECOADVENTUR

Litoral Norte - O Projeto ECOADVENTUR é um processo continuado de educação ecológica e de estímulo ao desenvolvimento sustentado de regiões que têm no turismo uma de suas principais fontes de recursos econômicos, e cujos ecossistemas encontrem-se ameaçados.
Antecipando-se aos debates de importantes assuntos relacionados com Ecologia, Sustentabilidade, Preservação Ambiental, Ecoturismo, Esportes e Atividades de Aventura no Litoral Norte que ocorrerão em julho próximo, o PROJETO ECOADVENTUR, sob o Patrocínio Geral da NESTLÉ, promove o Primeiro Evento do Ciclo ECOADVENTUR de Painéis e Clínicas.

Tema:
GESTÃO DA ORLA
Dia:
7 de Abril às 17h30
Local:
Auditório do CEPROLIN
Av. Rio Grande do Norte, 450 - Indaiá – Caraguá

Públicos Alvo:
- Quiosqueiros
- Administração Pública
- Associação Comercial
- Associação de Engenheiros e Arquitetos
- Legislativo
- Pescadores e Empresários
- ONGS
_ sociedade geral
Objetivo:
Apresentar e discutir a Gestão da Orla na ótica legal de seu uso e ocupação e o Projeto Orla, desenvolvido em 2003 por vários seguimentos do município, que determina as diretrizes para o uso e ocupação da orla do município de Caraguatatuba. Envolver a sociedade para se integrar e sensibilizar com a importância da participação popular nas tomadas de decisões para:
- o desenvolvimento territorial urbano de nosso município;
- a preservação de nossos recursos naturais e principalmente a orla municipal;
- a melhoria da qualidade de vida da população;
- garantir uma geração futura digna e consciente do espaço que ocupa.
A proposta objetiva a integração dos atores envolvidos no processo com a sociedade na busca do envolvimento de todos para a concepção de um resultado que atenda o máximo de satisfação e dos objetivos propostos em cada questão.
Programação:
17h30 - 18h00 - Cadastramento
18h00 - 18h15 - Abertura com presença de autoridades
18h15 - 18h30 - Video de apresentação
18h30 - 19h00 - O Projeto Orla - Ministério do Meio Ambiente
19h10 - 19h30 - O Gerenciamento Costeiro - Zoneamento Ecológico LN - Zoneamento da Orla (Gerco)
19h30 - 20h00 - Projeto Orla - Diretrizes para o uso e ocupação da Orla de Caraguatatuba (Equipe do Projeto Orla)
20h00 - 20h15 - Coffee Break
20h15 - 20h45 - A visão do Ministério Público na Gestão Orla
20h45 - 21h15 - A Gestão da Orla, instrumento para regularização urbana pela SPU Secretaria de Patrimônio da União.
21h15 - 21h45 - Debates e Interatividade com o Público
(Fonte: Divulgação)

Pinda inaugura UNITAU Fora de Sede

Litoral Norte - Mais um município do Vale do Paraíba recebe o curso superior Normal Fora de Sede da Universidade de Taubaté (UNITAU); a cidade de Pindamonhangaba teve ontem, quarta-feira, 5 de abril, a aula inaugural do curso, que agora se torna acessível a mais pessoas.
O curso, com duração de três anos, é organizado em módulos, e em suas aulas utilizam-se recursos tecnológicos, como vídeos e material auto-instrucional, contando sempre com o acompanhamento de tutores, capacitados a conduzir as aulas.
Com o objetivo de desenvolver a capacidade reflexiva dos alunos, o conteúdo abordado é inter e multidisciplinar, incentivando as discussões sobre os temas vistos em sala de aula.
O Normal Superior agora conta com uma novidade: podem fazer o curso não só professores da rede pública formados em Magistério, mas também todos os interessados egressos no Ensino Médio.
Para os moradores de Pindamonhangaba, a opção de ter um curso de graduação de uma universidade conceituada como a UNITAU na própria cidade é vista como uma oportunidade para muitos se especializarem e entrarem no mercado de trabalho. (Fonte: UNITAU)

Atleta disputa Circuito Shihan 2006

Litoral Norte - O atleta Arthur de Mello Reis Zumbano, de Caraguá, aluno de Educação Física e integrante do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, disputou no dia 2 de abril, o Torneio Jarbas Dias Ferreira, na ADC EMBRAER, em São José dos Campos.
Esta foi a 1ª etapa do Circuito Shihan 2006 de Judô, na qual o atleta conseguiu a 5ª posição. Atletas de cidades como São José dos Campos, Ubatuba, São Sebastião, Cruzeiro e outras disputaram a etapa do circuito.
De acordo com Arthur Zumbano, o campeonato teve a participação de várias entidades esportivas de todo o Vale do Paraíba, com a presença de aproximadamente 200 atletas disputando diversas categorias. “Esta foi minha primeira competição do ano. O campeonato serviu para conhecer o nível dos atletas participantes e já me preparar para as próximas competições e atentar para conseguir minha pontuação”, disse o atleta.
Arthur se prepara agora para a 2ª etapa do Circuito Shihan 2006 de Judô, que vai acontecer no dia 7 de maio, na 4ª Taça Cidade de São Sebastião de Judô.
Na ocasião também foram premiados os atletas campeões do Circuito Shihan 2005, no qual o atleta Arthur de Mello Reis Zumbano foi campeão pelo terceiro ano consecutivo, na categoria Sênior Ligeiro até 60 kg. (Fonte: Módulo)

Atleta UNIMÓDULO disputa o Long Distance Triatlhon, uma das mais difíceis do país

Litoral Norte - O atleta Rodrigo Piza, de Ubatuba, disputou o Long Distance Triatlhon Ubatuba 2006, que aconteceu no último dia 2, na Praia do Cruzeiro, Rodovia Rio Santos e Itaguá, com a participação de 200 atletas. Rodrigo Piza foi o 28º colocado em sua categoria, 35 a 39 anos, no evento que foi organizado pela Cia de Eventos, tendo a participação de atletas de todo o Brasil e até de países do exterior.
O atleta terminou a prova em 6h15 minutos, percorrendo a distância meio IRONMAN - 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21km de corrida. Rodrigo Piza é integrante do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, e acaba de voltar às competições, após ter ficado sem competir desde 2000.
O atleta elogiou a organização da prova e disse que o nível técnico dos competidores foi bastante alto. “Esta prova é considerada uma das mais difíceis do país. Fiquei muito feliz em participar, para mim foi um grande desafio, mesmo com muita dor devido às cãibras, finalizei a prova muito bem”, declarou. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá quer antecipar verba do gás

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou, por unanimidade, projeto do Executivo que autoriza a antecipação dos repasses provenientes da exploração de gás pela Petrobras.
O prefeito José Pereira Aguilar (PSDB) disse que a medida é necessária para que o governo possa investir na infra-estrutura do município.
O orçamento previsto para este ano de R$ 158 milhões reserva R$ 10 milhões para investimentos em infra-estrutura, mas o valor seria insuficientes.
"Temos informações de que cerca de 20 a 30 mil pessoas deverão migrar para o município em buscas das oportunidades que serão oferecidas pela Petrobras. Caso isso se confirme, necessitaríamos de mais recursos", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Unesp doa microscópios à escola municipal de Caraguá
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) entregou ontem quatro microscópios à EMEF Lúcio Jacinto dos Santos. Os equipamentos serão utilizados no laboratório montado pela direção da escola, que vai auxiliar no aprendizado dos estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Caraguatatuba - Os estudantes da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lúcio Jacinto dos Santos, localizada no Tinga, terão a oportunidade de aprender ciências de maneira mais prática. É que a unidade escolar está montando um laboratório e para completar essa implantação, recebeu ontem da Unesp (Universidade Estadual Paulista) a doação quatro microscópios.
A diretora da escola, Vera Monteiro e a supervisora de ensino responsável pela unidade, Cristina Focesi, foram a São José dos Campos para receber os equipamentos, doados pelo Departamento de Biociências e Diagnóstico Bucal da Faculdade de Odontologia. Além dos microscópios, a escola do Tinga também recebeu quatro lâmpadas próprias para auxiliar na utilização do equipamento.
A equipe de Caraguatatuba foi recebida na Unesp pelo professor Walter Cruz, da disciplina de histologia e embriologia. Ele comentou que por se tratar de um instrumento de precisão, o microscópio realmente tem um custo elevado. Apesar disso, a Faculdade costuma fazer a substituição dos antigos por novos equipamentos, e com isso surge a possibilidade de doa-los a escolas ou outras instituições de pesquisa. “As vezes dá para colaborar, basta a escola entrar em contato com a Universidade”, acrescentou.
Vera conta que a doação para a escola foi intermediada por um funcionário da EMEF, que estuda na Unesp. “Eu queria montar o laboratório e precisava de microscópios, mas era muito caro para adquiri-los. O inspetor de alunos Rafael Aleixo é aluno de odontologia e deu a idéia de pedirmos a doação desses equipamentos. Depois disso ele conversou com um professor para ver se existia tal possibilidade”, explicou.
Segundo a diretora, o professor doutor Miguel A. C. Salgado, pediu para a escola encaminhar um ofício com o intuito de avaliar o pedido de doação. “Depois que enviamos o documento solicitado, o professor ligou para a escola querendo obter mais informações sobre como pretendíamos utilizar esses recursos e ficou de dar uma resposta”, completou.
Vera diz que Salgado entrou em contato na semana passada, para confirmar a doação dos quatro microscópios. Durante a entrega, ele adiantou que existe a possibilidade de continuar a incentivar a implementação do laboratório e a pesquisa pelos alunos da EMEF, doando, por exemplo, algumas lâminas para análise em microscópio.
Conforme explicou a diretora da escola Lúcio Jacinto dos Santos, a sala que foi destinada ao laboratório já tem alguns equipamentos e é coordenado por uma bióloga. “Estamos concretizando um sonho de vários anos. Cerca de 820 alunos poderão utilizar esses recursos, tanto do ensino fundamental, quanto da EJA”, finalizou. (Fonte: PMC)

1º Torneio de Tênis agita Caraguá
A final da competição está prevista para o dia 22 de abril, sábado. Os jogos acontecem todos os dias a partir das 18h30, no CEMUG, com entrada franca.

Caraguatatuba - O 1º Torneio de Tênis realizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá, em comemoração ao aniversário de 149 anos da cidade, está agitando o município com competições acirradas entre os tenistas. As disputas acontecem todos os dias a partir da 18h30, nas quadras 1 e 2 do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), com entrada franca.
Com mais de 100 participantes, a competição teve início no dia 28 e as disputas finais estão previstas para o dia 22 de abril. Os jogos são realizados em sistema eliminatório, portanto o atleta que perder fica fora do torneio.
Na noite de quarta-feira, dia 5, aconteceram mais seis jogos. Na quadra 1, o tenista Wagner Rateiro enfrentou Salim Burihan e venceu de 2 a zero, com parciais de 6/3 e 6/4; Wallace enfrentou Iracles e venceu de 2 a zero com parciais de 6/3 e 6/1; Mário Brito perdeu para Ariel de zero a 2, as parciais foram 6/0 e 6/0. Já na quadra 2, Eduardo Galvão enfrentou Lorival e venceu de 2 a zero, com parciais de 6/0 e 6/2; Dennis perdeu para Júlio de zero a dois, com parciais 6/2 e 7/5 e a no último jogo da noite, Gustavo venceu Josemar de 2 a zero, com parciais de 6/1 e 6/1. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá participam da 1ª etapa do Campeonato Paulita de Down Hill
Os atletas da cidade irão lutar para subir ao pódio e conseguir a maior pontuação possível na esperança de conquistar o título do campeonato Paulista, em São Roque.

Caraguatatuba - Os bikers Rafael de Caria Neto e Felipe Cambuzano de Caria representarão Caraguá no Campeonato Paulista de Down Hill, nas categorias Master B e Júnior, neste fim-de-semana, dias 8 e 9. Esta será a primeira etapa do Campeonato Paulista de Down Hill e irá acontecer na cidade de São Roque, interior de São Paulo.
Com o apoio da loja J. Bike, os atletas irão enfrentar competidores da grande São Paulo, interior do estado, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
As incrições poderão ser efetuadas no sábado, dia 8, das 9h às 14h. Os atletas podem participar de treinos livres das 9h às 17h; e no domingo também tem treino livre das 9h às 10h30. As disputas começam às 11 horas.
Serão disputadas as categorias Aro 20 (BMX), Elite feminina, Elite, Júnior, Juvenil, Máter A, B e C, Rígida JR e SR e Sub-30.
Os atletas da cidade querem subir no pódio, e com o maior número de pontos possível, a esperança mesmo é conquistar o título de campeão. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá inaugura consultório odontológico no Rio do Ouro
O novo consultório, que fica na EMEF Bernardo Ferreira Louzada, irá atender os alunos durante três dias da semana, e nos outros dois dias da semana, a população do bairro.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá inaugura no próximo dia 17, o Gabinete Odontológico da EMEF Bernardo F. Louzada, bairro Rio do Ouro, como parte das comemorações pelo aniversário de 149 anos de emancipação político-administrativa. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde e Divisão de Saúde Bucal, que identificaram a necessidade de serviços odontológicos neste bairro.
Até agora, o bairro contava apenas com um consultório odontológico, o da Escola Municipal Aida de Castro Almeida Grazioli, que atendia os estudantes de uma parte do bairro. O novo consultório fica na EMEF Bernardo F. Louzada, na Rua Horto Florestal, s/nº, e irá atender os alunos durante três dias da semana, e nos outros dois dias da semana, terá o atendimento voltado à população do bairro.
De acordo com a diretora da Divisão de Saúde Bucal, Dra. Maria Aparecida de Assis Siqueira, o bairro Rio do Ouro tem grande necessidade de serviços odontológicos, por isso foi priorizado e contemplado com mais um consultório odontológico. A Prefeitura, por meio da equipe de Saúde Bucal, irá oferecer no novo consultório todo tipo de tratamento oferecido pela rede pública, como restaurações, extrações, profilaxias (limpeza), flúor, ações preventivas (selante e flúor), e casos de especialidades, como tratamento de canal, por exemplo, serão encaminhados ao SOE-Serviços Odontológicos Especializados, no bairro do Tinga.
O consultório foi montado em uma sala já existente na escola. O local foi reformado e ampliado para receber os equipamentos, todos de última geração. Segundo a Dra. Maria Aparecida, é um consultório para ninguém colocar defeito. (Fonte: PMC)

CEI do Rio do Ouro realiza baile tropical
As crianças do CEI Profª Honorina Pacheco Corrêa, no Rio do Ouro, participaram de momentos de lazer e entretenimento essa semana, com o “Baile Tropical”. Todos os participantes saudaram a chegada do outono com muita música e frutas épicas.

Caraguatatuba - Todas as crianças do CEI (Centro de Educação Infantil) Honorina Pacheco Corrêa, localizada no Rio do Ouro, participaram essa semana de uma atividade que teve como objetivo saudar a chegada do outono. O “Baile Tropical”, organizado pela unidade escolar trouxe às crianças bons momentos de lazer, com músicas e muita fruta da época.
Conforme explicou a coordenadora pedagógica do CEI, Márcia Regina da Cruz conta que a festa foi o encerramento de um projeto desenvolvido durante quinze dias para apresentar a todas as crianças, um pouco da atual estação do ano. No decorrer do projeto, os alunos puderam fazer o reconhecimento de folhas, frutas, trabalharam com colagem, jogos, pinturas e releituras de pinturas.
Segundo Márcia, apesar do programa ter sido desenvolvido com o G1, que é composto por crianças com idades entre dois e três anos, o baile integrou todos os usuários do CEI. Durante a festa, a administração do CEI organizou uma mesa com os trabalhos que eles fizeram e as frutas. “Foi uma grande confraternização. Eles comeram a vontade, degustando o que viram no papel e que vivenciaram, além de brincarem bastante”, destacou.
O objetivo dessa atividade, conforme explicou a coordenadora, foi transmitir o conhecimento sobre a estação do ano e também estimular as crianças a terem uma alimentação mais saudável, com a utilização de frutas. “Estamos passando às crianças ações que elas poderão utilizar no dia-a-dia, pois elas transmitem as informações aos pais. Aprender a comer as frutas da época acaba trazendo até economia à família”, finalizou. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Lembo faz 1ª visita à região no governo

Ilhabela - O governador do Estado, Cláudio Lembo (PFL), confirmou sua presença amanhã em Ilhabela, onde participará do encontro da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estâncias do Estado de São Paulo).
Será a primeira visita do pefelista à região depois de assumir o governo estadual.
Ele tomou posse no cargo na última sexta-feira no lugar do tucano Geraldo Alckmin, que renunciou à função para se candidatar à Presidência da República em outubro próximo.
A reunião dos prefeitos está marcada para as 19h30, no Hotel Itapemar.
Os chefes do Executivo de 67 estâncias paulistas vão discutir durante o evento o chamado 'Plano de Promoção Conjunta', um projeto de mídia elaborado pela empresa Indústrias Criativas e a liberação dos convênios do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).
Nos últimos seis meses, o Dade liberou cerca de R$ 300 milhões para as estâncias paulistas, de acordo com dados fornecidos pelo governo estadual.
O secretário estadual de Turismo, Fernando Longo, também estará em Ilhabela participando do evento, segundo informou o Palácio dos Bandeirantes.
CONTINUIDADE- Cláudio Lembo, 71 anos, foi vice-governador durante três anos e três meses e asssumiu o Palácio dos Bandeirantes com a promessa de dar continuidade aos principais projetos desenvolvidos pelo governo de Geraldo Alckmin em todo o Estado.
 (Fonte: ValeParaibano)

Governador Cláudio Lembo participa da reunião da APRECESP, dia 08/04, em Ilhabela
 
Ilhabela - O Palácio dos Bandeirantes confirmou a presença do governador Cláudio Lembo na reunião da APRECESP (Associação das Prefeituras de Cidade Estâncias do Estado de São Paulo), sábado dia 08/04, às 10h30, em Ilhabela.
A cada dois meses, os prefeitos das 67 Estâncias do Estado de São Paulo se reúnem para discutir assuntos referentes à entidade e fomento do turismo nas cidades Estâncias Hidrominerais, Balneárias, Turísticas e Climáticas.
No sábado (08/04), o presidente da APRECESP Antonio Carlos de Faria vai colocar em pauta o "Plano de Promoção Conjunta", um projeto estratégico de mídia para divulgar as Estâncias, apresentado na última reunião pela empresa Indústrias Criativas e a liberação dos convênios pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Nos últimos seis meses, o então governador Geraldo Alckmin autorizou o repasse pelo Dade de cerca de R$ 300 milhões para beneficiar o turismo nas Estâncias.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recepciona o governador Cláudio Lembo, o Secretário de Turismo Fernando Longo, deputados federais, estaduais, autoridades e convidados.
Pauta:
- 10h00 - credenciamento
- 10h30 – reunião aberta, com a presença do governador Cláudio Lembo
** Os repórteres podem assistir à reunião aberta
**Cinegrafistas e Fotógrafos somente estão autorizados a captar imagens das autoridades, nos primeiros 05 minutos da reunião.
- 12h30: entrevista coletiva, com o governador, Secretário de Turismo, presidente da APRECESP e demais autoridades.
Dia: 08/04 (sábado)
Local: Hotel Itapemar
Endereço: Av. Pedro Paula de Moraes, 341, em Ilhabela
Favor confirmar presença com:
Ana M. Sousa – jornalista da APRECESP
MTB: 19.215
Tels: (11) 3768-2934/ 9649-1787/8255-7575
E-mails: i.aprecesp@terra.com.br/imprensa@aprecesp.com.br
(Fonte: PMI)

Vereador quer apresentar Projeto regulamentando o uso de bicicletas em Ilhabela

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo(PL), pretende apresentar projeto de Lei que regulamente e registre as bicicletas no município. A medida visa diminuir os acidentes de trânsito envolvendo ciclistas e evitar roubos e furtos destes equipamentos na Ilha. Para embasar sua idéia, Lobo esteve em Lorena, na região do Vale do Paraíba, onde visitou o departamento de trânsito para conhecer Lei semelhante que vigora naquela cidade.
O coordenador chefe do trânsito lorenense, Marcelo Augusto Pazzini, explicou ao presidente que a medida se fez necessária na cidade, devido ao alto número de bicicletas circulando pelas ruas. Segundo levantamento, Lorena conta com 90 mil habitantes e cerca de 70 mil bicicletas. A idéia consiste em registrar, emplacar e manter um banco de dados com informações do equipamento e do proprietário. Assim, numa eventual ocorrência de furto, será mais fácil identificar a bicicleta. O ciclista terá que obedecer efetivamente as leis de trânsito, sob pena de ter a bicicleta apreendida, se cometer infração, transitando em contra-mão, por exemplo. Por outro Lado, Lobo se preocupa também em estudar modos de viabilizar as questões de infra-estrutura, ou seja, a cidade deve se adequar, implantando bicicletários em pontos estratégicos, orientar o comércio local a fazer o mesmo além de manter a ciclovia em bom estado.
A população de Lorena aprovou o projeto e a idéia vem dando bons resultados. Lobo quer implantá-la aqui na Ilha e acredita que os munícipes ilhéus também não devem se opor. Campanhas educativas e explicativas também fazem parte do cronograma, buscando conscientizar os ciclistas de que a bicicleta é um veículo como outro qualquer e para isso, deve se adequar às leis de trânsito vigentes. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Cetesb analisa óleo achado em Itatinga

São Sebastião - A Cetesb coletou amostras ontem de um produto, semelhante ao petróleo, encontrado em uma casa do bairro do Itatinga, em São Sebastião. O morador Vitor Vilela fazia escavações para ampliar sua casa quando encontrou a 50 centímetros do solo uma espécie de óleo, que exalava um odor muito forte. Vilela interrompeu a obra e acionou a Cetesb e a Petrobras. A Petrobras informou ontem que encaminhou amostras do óleo para seu centro de pesquisas no Rio de Janeiro. Segundo a empresa, a moradia estaria distante do terminal e do oleoduto que transporta derivados para as refinarias e que nenhum vazamento teria sido registrado recentemente. (Fonte: ValeParaibano)

Reforma deixa alunos sem aula em Maresias

São Sebastião - A Secretaria de Educação de São Sebastião suspendeu por 15 dias as aulas nas escolas Dulce César Tavares e Peixinho Dourado, em Maresias. As aulas foram suspensas para que a prefeitura realize obras no prédio que abriga as duas unidades, inaugurado em 2004. As duas unidades atendem a 1.250 alunos. Segundo a secretária Marilene Leite, a obra foi inaugurada pela administração anterior sem que tivesse sido concluída. Ela disse que as aulas foram suspensas para que as crianças não sofressem risco. A aulas serão repostas aos sábados. (Fonte: ValeParaibano)

Ilha recebe obras de saneamento

São Sebastião - A ilha Montão de Trigo, na costa sul de São Sebastião, onde moram cerca de 50 pessoas, vai receber as primeiras obras de saneamento básico. O projeto está orçado em R$ 161 mil.
A prefeitura solicitou ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) a liberação de R$ 98 mil para realizar as obras na ilha. Em contrapartida, o município deve investir R$ 63 mil.
Segundo o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Téo Balieiro, a prefeitura vai instalar na ilha banheiros e filtros para impedir a contaminação dos corpos de água que abastecem os moradores. Segundo Balieiro, a água captada pelos moradores apresenta elevada quantidade de coliformes fecais.
A Ilha Montão de Trigo, habitada desde 1777, recebeu seu primeiro banheiro no ano passado, graças à iniciativa de turistas, que doaram todo o material para a construção do banheiro.
 (Fonte: ValeParaibano)

Fundo Social homenageia participantes do JORI e JEI neste sábado no Teatro Municipal

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião promove neste sábado, às 21h, no Teatro Municipal, uma solenidade em homenagem aos participantes do JORI (Jogos Regionais do Idoso) e JEI (Jogos Estaduais do Idoso). Na ocasião, os atletas receberão um certificado de participação.
O grupo de dança, que conquistou o título do JORI na categoria coreografia, fará uma apresentação especial. Além da medalha de ouro nos Jogos Regionais, disputado em São José dos Campos entre os dias 25 e 28 de março, a dança obteve o 3º lugar nos Jogos Estaduais do Idoso, em São Vicente.
A iniciativa de homenagear os atletas partiu da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota. Trata-se de um resultado inédito para a cidade em jogos regionais e estaduais.
A conquista na modalidade dança foi com a coreografia “Festa na Tribo”. Ao todo, 13 atletas fazem parte do grupo.
Outro destaque da competição estadual foi a atleta Benedicta Christina, a Doquinha, que na categoria nascidos até 1930, conquistou o 4º lugar na natação, nos 25 metros livre. A equipe de São Sebastião teve o apoio Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes, Saúde, e do Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Prefeito de São Sebastião preside Congresso da Associação Brasileira de Municípios Portuários
Encontro realizado em Vitória (ES) discutiu os principais objetivos das cidades que possuem portos, como obtenção de recursos para investimentos e participação na administração portuária

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, presidiu a mesa diretora do XV Congresso da Associação Brasileira dos Municípios Portuários (ABMP) no debate sobre “Gestão Estratégica dos Portos e a relação com as cidades”, na última segunda-feira (03/04), em Vitória (ES). Ele é membro da diretoria do conselho consultivo da associação.
De acordo com o prefeito, o tema principal foi a relação entre o poder local e os portos. “O papel do município com as estruturas portuárias, ou seja, está dentro da nossa proposta de municipalização”, enfatizou Dr. Juan Garcia.
O encontro discutiu ainda a infra-estrutura portuária e o planejamento territorial das cidades, relação com o meio ambiente, formação profissional e indústria aduaneira. A Associação Brasileira dos Municípios Portuários tem como principais objetivos: garantir a participação dos municípios na gestão e administração dos portos; obter recursos federais e estaduais para investimentos em sistemas viários de interesse dos portos e das cidades portuárias; aplicar a incidência de IPTU às áreas portuárias, sob gestão das administradoras ou arrendadoras a terceiros; garantir tratamento diferenciado sobre repasses de impostos federais e estaduais, incidentes nas mercadorias que transitem nos portos, com destaque para o ICMS; buscar formas de garantir planejamento para expansões portuárias; trabalhar para incremento de treinamentos voltados aos trabalhadores; entre outros.
Além de São Sebastião, fazem parte da ABMP os municípios de Anchieta (ES), Aracruz (ES), Vitória (ES), Guarujá (SP), Itaguaí (RJ), Itajaí (SC), Laguna (SC), Manaus (AM), Paranaguá (PR), Presidente Epitácio (SP), Rio Grande (RS), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC). O congresso encerrado na terça-feira (04/04), em Vitória, teve ainda a presença do prefeito de Iquique (Chile), Jorge Soria Quiroga, que abordou a criação de um corredor ferroviário. O projeto prevê interligação do porto da cidade de Iquique, no Oceano Pacífico, ao porto de Santos, no Oceano Atlântico. (Fonte: PMSS)

Prefeito busca linhas de crédito do Ministério da Saúde para investimento em projetos

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve nesta semana no Ministério da Saúde, em Brasília, para reivindicar linhas de crédito voltadas a investimentos no setor. Segundo ele, os projetos deverão ser apresentados até o fim do mês.
Acompanhado do secretário municipal da Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, o prefeito se reuniu com o diretor do Departamento de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Luiz Fernando Rolim Sampaio. Segundo o secretário, os recursos deverão ser repassados assim que as questões relacionadas ao orçamento do Ministério da Saúde (União) estiverem definidas.
Dr. Guilherme salientou que a idéia é apresentar projetos relacionados aos postos do PSF (Programa de Saúde da Família), unidades básicas e pronto-socorro, a fim de conseguir linhas de crédito. (Fonte: PMSS)

São Sebastião enfrenta Ilhabela em casa pela Copa Vanguarda de Futsal

São Sebastião - Na próxima segunda-feira, 10, às 20h15, o Ginásio de Esportes José de Souza Gringo (Gringão) receberá o primeiro jogo da equipe sebastianense de futsal, contra a cidade vizinha, Ilhabela. A disputa acontece pela 8ª Copa Vanguarda de Futsal, que promete agitar a cidade.
O time de São Sebastião conta com jovens de 17 a 26 anos, que suarão a camisa para passar o time do Arquipélago.
Segundo o técnico Rogério Botelho, a equipe sebastianense está melhor estruturada, em relação ao ano passado. “Esse ano temos um período maior de treinos o que possibilita realizar jogadas ensaiadas, amistosos, táticas”.
Otimista e confiante o técnico ressalta que a pretensão para este ano é que São Sebastião fique entre os quatro melhores. “No ano passado chegamos às quartas-de-final, nessa edição poderemos chegar mais longe”.
De acordo com Botelho, a maioria das equipes contrata jogadores e São Sebastião vai para a Copa com o time da casa. “A Prefeitura investe na ‘prata da casa’ e temos obtido bons resultados”.
Compõem a equipe escolhida pela Secretaria de Esportes: Diogo, Roger, Dioguinho, Pimenta, Marquinhos, Douglas, Michel, Klivelan, Bibinha, Baianinho, Rafael.
Os meninos de 17 a 21 anos da equipe estão com vaga praticamente garantida para disputar os Jogos Regionais e a Copa do Estado, de acordo com o técnico.
A Copa Vanguarda começou no dia 25 de março e conta com a participação de 46 Municípios, do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Região Bragantina e Litoral Norte. São 600 jogadores e 60 mil pessoas torcendo por suas cidades nas arquibancadas.
O campeão de 2005 foi a cidade de Joanópolis. O evento termina em maio deste ano.
O próximo jogo de São Sebastião será contra Caraguá, na casa do adversário, dia 17 deste mês.
Para prestigiar a equipe sebastianense o valor da entrada será de R$ 1,00. Parte deste valor será doada a uma entidade da cidade. (Fonte: PMSS)

Equipes sebastianenses iniciam disputas nos Jogos Abertos da Juventude

São Sebastião - As equipes sebastianenses sub-18 disputam a primeira fase dos Joguinhos Abertos da Juventude que acontecem em Caraguatatuba. Nessa sexta-feira, 07, São Sebastião enfrenta, no vôlei masculino, Ubatuba, no Ginásio do Poiares, às 19h30.
No mesmo dia, as equipes de basquete feminino e masculino enfrentam os times de Caraguatatuba no Ginásio do Tinga, à partir das 19 horas.
Na segunda-feira, 10, é a vez das equipes de futebol estrearem nos joguinhos. O time de futebol de campo enfrenta Ubatuba e o futsal, disputa contra Caraguá.
As equipes são formadas através das Escolinhas Esportivas da Secretaria de Esportes. Além disso, o campeonato revela talentos que podem disputar os 50º Jogos Regionais.
Os Joguinhos tem por finalidade desenvolver o intercâmbio social e esportivo, difundir a prática de várias modalidades esportivas e dar oportunidade aos jovens, buscndo a melhoria física, técnica e tática do desporto.
Esta é a fase sub-regional dos Joguinhos da Juventude, onde só disputam as equipes do Litoral Norte. Quem vencer passa para a regional e depois a final estadual, que acontece em junho. Os locais ainda não foram definidos.
Na última terça-feira, 04, a equipe de basquete feminino e o vôlei masculino deram um passo a mais no campeonato com a desistência dos adversários. O time de vôlei disputaria contra Caraguá e as meninas do basquete contra Ubatuba. Já no jogo de basquete masculino, por apenas cinco pontos diferentes a vitória ficou para Ubatuba. O placar do jogo foi de 55 a 50. (Fonte: PMSS)

Ciee divulga 4ª convocação de estagiários

São Sebastião - O Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) está convocando mais candidatos classificados no processo seletivo para estágios na Prefeitura de São Sebastião, em 2006. Os convocados devem comparecer na Secretaria da Educação (Seduc), localizada na Avenida Guarda Mor Lobo Vianna, 966, no Porto Grande no dia 12 de abril (quarta-feira), das 9h às 11 horas.
De acordo com o Ciee o aluno deverá estar munido de Declaração da Faculdade/Escola ou com o último boleto pago. O não comparecimento será caracterizado como desistência formal a vaga.
Esta quarta convocação chama no Ensino Médio (do 22º ao 25º classificado), na área de Direito (o 6º e o 7º classificado), na área de Letras (do15º ao 16º classificado) e Pedagogia (do 22º ao 24º classificado).
Na Prefeitura de São Sebastião estão ativos 183 estagiários e serão convocados para atuar nas secretarias, 11 novos candidatos. Segundo a supervisora de Estágios da Seduc, Márcia Wolf, nesse ano foi registrado um aumento de cerca de 15% no número de convocados para atuar na Prefeitura.
O programa de estágio para estudantes, desenvolvido nas empresas conveniadas ao Ciee promove a capacitação profissional do jovem, propicia o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolve a responsabilidade e comprometimento do jovem com a sua carreira e proporciona oportunidade de aprimoramento tecnológico, além de faze-lo vivenciar a realidade do mercado por meio do conhecimento de diversas áreas.
Confira a relação de Convocados:
Direito 6º ao 7º classificado
Ensino Médio 22º ao 25º classificado
Letras 15º ao 16º classificado
Pedagogia 22º ao 24º classificado
(Fonte: PMSS)

Prefeitura promove passeio ciclístico e caminhada na Costa Norte nesse sábado (08/04)

São Sebastião - Nesse sábado (08/04) a Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Projeto Aquarela, promove na Escola Municipal Profª. Maria José da Penha Frúgoli, um passeio ciclístico com caminhada voltado para os alunos, professores e comunidade.
O evento terá a presença do prefeito Dr. Juan Garcia e da secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite que farão a entrega de um bicicletário, com capacidade para mais de 100 vagas, adquirido pelo Projeto Aquarela, para a escola. De acordo com o Aquarela, o bicicletário ficará dentro das dependências da escola, para atender ao grande número de estudantes que vão para a unidade de bicicleta.
Mas de acordo com a organização não será apenas uma inauguração. A programação começa às 8h30 com uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos sobre as bicicletas antigas. A partir das 9 horas haverá uma palestra sobre educação no trânsito ministrada pelos agentes da Divisão de Tráfego da Segov- Ditraf.
Às 9h30 será a entrega do bicicletário e às 10h45 o início do passeio ciclístico e da caminhada. Após o passeio, haverá ainda o sorteio de uma bicicleta para os alunos e professores inscritos nas atividades. Marcando o encerramento das atividades, às 12 horas os alunos apresentam performances de dança e música.
Na ação estarão envolvidas as Secretarias da Educação (Seduc), de Esportes (Seesp) e de Governo (Segov).
A EM Maria José da Penha Frúgoli fica na Av. Emílio Granato, 5513 – Enseada. Mais informações pelo telefone 3861-1293. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Ex-prefeito de Ubatuba é acionado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba impetrou uma ação civil pública contra o ex-prefeito Paulo Ramos (PFL), seu ex-assessor de gabinete Casemiro Galvão e o ex-servidor público Fabian Alberto Peres.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos alega que Ramos teria contratado Peres ilegalmente por ele ter nacionalidade argentina.
Na ação, a prefeitura reivindica o bloqueio dos bens e a suspensão dos direitos políticos dos três.
Peres, que desde janeiro de 2005 trabalha na câmara como assessor do vereador Jairo dos Santos (PT), disse que somente irá se pronunciar sobre o assunto em juízo.
Paulo Ramos e Galvão não foram localizados ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura inicia reurbanização da orla do Perequê-Açú
A reurbanização marca o início da temporada de obras em 2006

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, deu início a uma obra que pretende resgatar a auto-estima dos moradores de um bairro que já foi considerado um dos melhores e mais freqüentados de Ubatuba e que atualmente se encontra em situação de abandono. A fase de levantamento topográfico já foi concluída e nesta quarta-feira, 5, teve início a demarcação da área para início efetivo das obras. A ordem de serviço para início da obra foi remetida no último dia 15 de março e o prazo para o término é de dez meses.
A reurbanização do Perequê-Açú é uma obra que deve valorizar o bairro, tornando-o mais atraente não só aos turistas, com espaços de lazer, playground, jardins, estacionamento, ciclovia e calçadão, como também aos moradores que terão ali um local agradável para quem quer passear, desfrutar da paisagem ou ler um bom livro de frente para o mar.
Uma nova iluminação, com diversos postes com três luminárias cada, também vai mudar o visual da Avenida Governador Abreu Sodré, onde esta primeira etapa da reurbanização começa na Rua Félix Guisard e vai até o Terminal Turístico, com recuperação do pavimento em bloquetes intertravados. Em breve, outra etapa da reurbanização será iniciada, contemplando, assim, a totalidade da avenida da praia do Perequê-Açú.
Primeira etapa - A primeira etapa da obra, financiada pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) está orçada em R$ 757.993.15. Todo o projeto está adequado às novas normas de mobilidade urbana, contendo rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e para equipe de resgate e piso táctil para deficientes visuais. O projeto também contempla adequação do sistema de drenagem, que será realizada com caixas de contenção de 50 x 50 centímetros, a cada 25 metros, em toda a Avenida.
Lazer e tranqüilidade - A ciclovia, que vai disciplinar o tráfego de bicicletas, vai abranger cerca de 1650 metros, que somados à área onde já foram implantadas as ciclofaixas nas ruas do centro, chegam a cerca de 3,5 km de ciclovia, o que representa 10% do total pretendido pela Prefeitura em seu programa cicloviário, que se tornou uma política pública municipal.
Para o prefeito Eduardo César, a reurbanização do Perequê-Açú significa um verdadeiro marco para o início da temporada de obras de 2006: “Agora pretendemos resgatar a beleza daquela praia, oferecendo, não só aos turistas, como aos moradores, um local onde possam desfrutar de lazer e tranqüilidade”. (Fonte: PMU)

Prefeitura inicia campanha de preservação do jundu

Ubatuba - O popular Jundu, também conhecido como escrube, é um tipo de vegetação que cresce nas praias, afastado do mar, sobre a faixa de dunas. São plantas de pequeno porte que, para se adaptar à mobilidade do solo arenoso, crescem horizontalmente, espalhando-se pelo chão
O jundu, vegetação típica das areias praianas, está sendo alvo de uma campanha de conscientização e preservação em Ubatuba. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, decidiu instalar placas de orientação nas faixas onde se encontram o jundu ao perceber que muitas pessoas confundem esse tipo vegetação com um mato qualquer que deve ser retirado. A princípio, as placas serão colocadas na praia do Itaguá, numa área próxima à praça Alberto Santos, onde o jundu, apesar da urbanização, resiste e se alastra pela areia.
A preocupação com o Jundu, também conhecido como escrube, justifica-se pelo fato dessa vegetação proporcionar ao ambiente matéria orgânica, que será reciclada e permitirá o surgimento de uma vegetação de maior porte, típica da mata de restinga. Além disso, o jundu, apesar de ser uma planta frágil, representa uma eficiente barreira física contra o avanço das marés, garantindo a proteção das praias contra a erosão provocada pelas “ressacas” do mar.
O Coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental da Sema, Alexandre Nardy, que está desenvolvendo um estudo e um levantamento sobre as espécies de jundu encontradas nas areias das praias de Ubatuba, explica ainda que a área onde cresce a vegetação serve de faixa de alimentação e procriação de várias espécies de animais, como aves, pequenos répteis e insetos. “Devido à sua função protetora, é importante que o jundu seja preservado, pois dele depende a manutenção do equilíbrio nas nossas praias”.
Espécies - Algumas espécies indicadoras encontradas no jundu são:Ipomea pés-caprae da Famíla Convulvulaceae; Ocorrência: Praias e dunas (jundú). Spartina ciliata da Família Gramineae. Ocorrência: Praias e dunas (jundú) e brjo salobro.Marmeleiro-da-praia. (Dalbergia ecastophila) da Família Leguminosae-Papilonoideae. Ocorrência: Escrube (jundú). (Fonte: PMU)

Guitarrista Lança CD Inspirado na Cultura Caiçara

Ubatuba - O guitarrista e compositor Pedro Carpinetti acaba de lançar seu primeiro CD autoral-“Batuke de Tamoio”.
Natural de Ubatuba, o músico já participou de diversas bandas nas noites do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Capital.
Atualmente, Pedro Carpinetti, também é membro da Banda EX-CB (conceituada Banda do Vale do Paraíba).
“Batuke de Tamoio” apresenta composições instrumentais em fusões de ritmos como o rock, o eletrônico, o blues e a música regional brasileira. Essa mistura sonora, segundo o músico é... “despretensiosa, sendo apenas um reflexo natural dessa cultura globalizada em que vivemos nos dias atuais”.
Algumas da músicas de “Batuke de Tamoio” disponibilizadas para download no site www.pedrocarpinetti.com.br já alcançaram a média de 2.000 downloads/mês.
O músico, que já está preparando o show de lançamento do CD (que deve acontecer à partir de abril) também prepara a gravação de um DVD ao vivo com suas composições.
Para maiores informações acesse o site
www.pedrocarpinetti.com.br ou através do tel.:(12) 9141 1297. (Fonte: Divulgação)

Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba luta pela inclusão de alunos nos Jogos Escolares de Ubatuba

Ubatuba - O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMAPPD) de Ubatuba trabalha para obter a inclusão dos alunos portadores de deficiência nos Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP). Para tanto promoveu uma reunião com o Secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. e a representante da Secretaria Municipal de Educação ,Isabel Roseli de Souza Leite na ultima quarta-feira, 5, para discutir a questão.
A representante da Secretaria de Educação disse que a partir de agora os alunos serão consultados, quanto às modalidades que participarão. “A partir de agora vamos fazer um levantamento para sabermos quantos alunos estão interessados em participar, para acertarmos as modalidades que poderão ser incluídas”, disse Isabel.
A secretaria de Esportes acredita que duas modalidades têm atletas suficientes para os jogos. “Nos mobilizaremos para incluir no JESP uma prova de natação (25 metros) e uma de atletismo (100 metros). As outras dependem do interesse dos alunos. A Secretaria de Esportes e Lazer já vem procurando incluir os portadores de deficiência em seus eventos, como, por exemplo, no Circuito de Águas Abertas, onde foi criada uma categoria especial neste ano”, disse Bittencurt.
Iara Regina de Camargo, presidente do CMAPPD ficou feliz com o compromisso das secretarias. “Esse era um sonho antigo, que agora começa a ser realizado. As crianças e jovens viam seus amigos competindo e ficavam de fora, agora eles passarão a integrar a competição”, disse Iara. (Fonte: PMU)

ACIU alerta: Cuidado com as associações “fantasmas”

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba está alertando as empresas, sobre a ação ilícita de entidades com nomes assemelhados que insistem em emitir cobrança bancária das taxas associativas, enviando correspondência e dizendo ser representante da classe comercial, oferecendo serviços de consultoria, assistência médica, departamento jurídico, entre outros.
“Na verdade essas associações não passam de entidades sem qualquer estrutura para o atendimento do que oferecem, e nem mesmo, podem atender as necessidades das empresas. A entidade que representa o comércio de Ubatuba é a ACIU, então, não pague nada para entidades estranhas, pois você estará jogando dinheiro fora, além de contribuir para a sobrevivência destas associações fantasmas.”, alerta o gerente da ACIU, Célio Moraes Stéfani.
Segundo o gerente, no passado, a Associação Comercial de São Paulo e o Ministério Público cancelaram o nome e o registro da Associação Comercial e Industrial do Estado de São Paulo, que de forma enganosa usava deste expediente para lesar as empresas.
Célio ressalta ainda, que tais fichas de compensação, não podem ser protestadas por não caracterizarem títulos que habilitem o seu emitente a esse ato. “Ninguém poderá ser obrigado a associar-se ou permanecer associado” como consta no texto Constitucional – Artigo 5o – parágrafo XX.
“Portanto, não pague qualquer contribuição a entidades estranhas, redobrem a atenção antes de efetuarem quaisquer pagamentos, confirmando a legitimidade da cobrança”, enfatiza Célio.
Abaixo relacionamos algumas associações que enviam cobrança bancária. Anote e previna-se:
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO BRASIL
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AUTÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E AUTÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO DO SISTEMA UNIFICADO DO COMÉRCIO E INDUSTRIA DO ESTADO SP
(Fonte: ACIU)

Prefeitura move ação para restituir prédio de escola desativada na Casanga

Ubatuba - Visando restituir o imóvel e o respectivo prédio da escola municipal, que hoje se encontra desativada, no bairro da Casanga, a Prefeitura de Ubatuba, através de sua Assessoria de Assuntos Jurídicos, protocolizou na 2ª Vara da Comarca de Ubatuba uma ação de reintegração de posse contra uma servidora municipal e outros, na última terça-feira, dia 4. Em março de 2004 o então secretário municipal de Educação concedeu autorização para a servidora utilizar o local. Desde então a referida munícipe e seus filhos residem no local e, mesmo após diversas notificações remetidas pela Prefeitura, não atendeu às solicitações para desocupar o imóvel. A ação possessória foi baseada no Art. 57, Inciso IX, da Lei Orgânica Municipal, que diz que somente o prefeito pode permitir e autorizar o uso de bens públicos municipais por terceiros. Uma liminar para imediata reintegração na posse do imóvel ao município está sendo analisada pelo Juiz Alexandre Torres Aguiar. Na próxima semana será proposta uma ação civil pública contra o ex-secretário de Educação que, de modo indevido autorizou a utilização de um bem público.(Fonte: PMU)

Iatismo de Ubatuba consegue bons resultados

Ubatuba - A equipe de Iatismo do Clube de Regata Saco da Ribeira se destacou na 8ª Regata de Paraibuna, conquistando o título de campeão da classe Lazer nas categorias Máster, com Milton Franol e Amador com Afonso “Gambá” Blac. Willan Guedes ficou na sexta posição na classe Optimist. Ubatuba terminou em segundo lugar na geral, no evento que contou com a participação de 47 barcos de São Sebastião, São Vicente, Santos, Caraguá, São Paulo e Paraibuna. A prova valeu também como primeira etapa do Circuito de Vela Monotipos Litoral Norte e Vale do Paraíba. Durante o evento os iatistas de Ubatuba entregaram documentos ao Sr. Secretário de Gabinete da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer, Carlos Cardoso.
A segunda etapa do Circuito de Vela Monotipos Litoral Norte e Vale do Paraíba acontece em Caraguatatuba, na Praia da Tabatinga, nos dias 22 e 23 de Abril.
A 8ª Regata de Paraibuna foi realizada pela Marina e Escola de Náutica Paraibuna e a equipe de Iatismo do Clube de Regata Saco da Ribeira agradece à Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, Marina Tamoios, Auto posto Frediani, Lavanderia Soma, Restaurante Rei do Camarão, Padaria Esquina Pão, Quitanda do Renato, Mercado Porto Ribeira, Marlon.
(Fonte: PMU)


Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba luta pela inclusão de alunos nos Jogos Escolares de Ubatuba

Ubatuba - O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMAPPD) de Ubatuba trabalha para obter a inclusão dos alunos portadores de deficiência nos Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP). Para tanto promoveu uma reunião com o Secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. e a representante da Secretaria Municipal de Educação ,Isabel Roseli de Souza Leite na ultima quarta-feira, 5, para discutir a questão.
A representante da Secretaria de Educação disse que a partir de agora os alunos serão consultados, quanto às modalidades que participarão. “A partir de agora vamos fazer um levantamento para sabermos quantos alunos estão interessados em participar, para acertarmos as modalidades que poderão ser incluídas”, disse Isabel.
A secretaria de Esportes acredita que duas modalidades têm atletas suficientes para os jogos. “Nos mobilizaremos para incluir no JESP uma prova de natação (25 metros) e uma de atletismo (100 metros). As outras dependem do interesse dos alunos. A Secretaria de Esportes e Lazer já vem procurando incluir os portadores de deficiência em seus eventos, como, por exemplo, no Circuito de Águas Abertas, onde foi criada uma categoria especial neste ano”, disse Bittencurt.
Iara Regina de Camargo, presidente do CMAPPD ficou feliz com o compromisso das secretarias. “Esse era um sonho antigo, que agora começa a ser realizado. As crianças e jovens viam seus amigos competindo e ficavam de fora, agora eles passarão a integrar a competição”, disse Iara. (Fonte: PMU)

Doação 200.000 Ovos
Cacau Show doa ovos para APAE, COMUNIDADE EMAÚS, CRECHE FRANCISQUINHO, FUNDAC, GAIATO E SANTA CASA (PEDIATRIA)

Ubatuba - A Cacau Show, maior fabricante de chocolates finos do Brasil, fará em 2006, a 3ª edição da sua campanha denominada “Faça a Sua Parte”, que consiste na doação de ovos de Páscoa à instituições que trabalham com crianças e adolescentes carentes. Em 2005 a campanha atendeu 100.000 crianças, neste ano a Cacau Show irá dobrar este número: Serão 200.000 crianças beneficiadas com a doação de ovos !!! A campanha alcançará 1190 instituições, cadastradas através da rede de franqueados.
Devido a essa pulverização das lojas, a campanha propicia a distribuição de ovos às crianças que em alguns casos nunca tiveram uma Páscoa de verdade. Alexandre Costa, diretor da empresa, cita que: "Muitas vezes são esquecidas as instituições menores, de lugares mais afastados. O nosso objetivo é chegar também naquela instituição distante dos grandes centros, por exemplo, um orfanato com 10 ou 15 crianças, que até então não sabem o que é ganhar um ovo de chocolate”.
Com esta ação, além de dar uma Páscoa um pouco mais doce para as crianças, a Cacau Show proporciona também aos seus franqueados a oportunidade de realizar a ação social junto com a divulgação da loja. São momentos de grande emoção, para quem faz e para quem recebe a doação. Algo que vai além do marketing ou do fortalecimento da identidade da marca. Segundo Alexandre: "Por exemplo, um dos nossos maiores orgulhos nessa campanha é a qualidade dos 200.000 ovos doados. Queremos dar o que temos de melhor. Porque essa ação é algo que vai além, é algo que entra em um campo muito pessoal".
A Cacau Show destaca-se através da produção de chocolates finos, ovos na Páscoa, que seguem um padrão diferenciado de qualidade, porém, com um preço competitivo. Existem todos os tamanhos e tipos de ovos, e todos com um preço médio melhor do que nos supermercados. Foi essa a fórmula de sucesso que fez com que a empresa atingisse o atual número de 266 lojas. Na cidade de Ubatuba no Centro a loja fica na Av D. Maria Alves, 383-A. As proprietárias são Lissandra Meinerz e Talita Waisman. O telefone da loja é 3832-3215.
Na nossa Região as instituições atendidas serão: Apae, Comunidade Emaús, Creche Francisquinho, Fundac, Gaiato e Santa Casa (pediatria).
Existe nesse tipo de operação uma junção, dos aspectos mercadológicos e racionais, com o lado mais humano que um negócio pode oferecer. Quando foi realizada a proposta de dobrar o número de ovos doados na campanha, durante a convenção dos franqueados no início do ano, a adesão foi imediata e houve grande empolgação. É a prova de que sempre vai existir espaço para um pouco mais de carinho entre pessoas que fazem um negócio. (Fonte: Carlos Rizzo)



 


Semana de 06/04 à 13/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Os Seus os meus e os nossos"
16:00 - 17:50 - 19:40 - 21:30Hs 



 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

O velho e o mar

Durante toda a semana
O velho caiçara tentou
Varar a barreira das ondas
Na boca da barra
Do Rio Poruba
Para ir pescar
E o mar o fez recuar
No sétimo dia
Do descanso do senhor
O mar se aquietou
E, enfim, o pescador
Pode sair pro trabalho
Armou o tresmalho
E, em seguida,
Tratou de retornar
Mas não conseguir atracar
Porque o mar reergueu-se
Em vagalhões de mau humor
E canoa e pescador
Na areia o mar pinchou
Pelo castigo do pecado
Do domingo violado.
Mas a história continua
E, em compensação,
No dia seguinte
Quando a rede visitou
O nosso pescador
Encontrou peixes pra muitos dias
Oferta de um Deus gozador.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Céu Azul

Quando Olho O Horizonte
Vejo Obstáculos Em Fronte
Vejo Montanhas, Vejo Montes
Vejo Matas Verdejantes
Vejo O Céu Azul
Vejo O Sol Brilhar
Mas, No Meu Olhar,
Sinto Lágrimas Brotar
Ofusca Minha Visão,
Quero Chorar
Quero Gritar
Sinto Dor No Coração
Não Consigo Ver O Que Eu Quero,
Talvez Uma Ilusão
O Pensamento É Sincero
Não Vai Além Da Verdade
Eu Queria Enxergar.......... Felicidade!!!!

J. Bueno
(direitos autorais reservado)
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Oi, Meu Caro Emílio Campi
Na sua pessoa, quero cumprimentar e parabenizar a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram e colaboram para que o Litoral Virtual seja o que foi e é.
Ele tornou-se ímpar na comunicação do nosso Litoral Norte e é indiscutivelmente o melhor meio de por-nos em dia com os acontecimentos, à nós que temos o privilégio de morarmos aqui, bem como aos de fora.
PARABÉNS E FELICIDADE!
HOJE E SEMPRE!
VOCÊS MERECEM!
Do amigo e diariamente leitor,

Angelo Nogueira
Caraguatatuba - SP

Parabéns.
Que também possamos comemorar mais 6 e mais 6......
Um abraço.

Eugenio

Caro Emílio, só saio para meus afazeres depois de acessar o Litoral Virtual e saber das notícias de nossa região. Como jornalista, sei muito bem sobre a importância do seu trabalho. Como jornalista, ainda, sei o quanto é difícil sobreviver nesse nosso amado Litoral Norte, vivendo do que se tece, trabalhando com palavras, com comunicação, para tornar o nosso querido caiçara informado do que se passa em nossas quatro cidades.
Por isso, é com muita alegria que envio a você e à sua equipe os meus sinceros parabéns pelo sexto ano de vida do Litoral Virtual. Seja em paz e benfazejo e oremos uns aos outros. Inté,

Ivan Quadros

Prezado Sr. Emilio Campi,

Sou um entusiasta e apaixonado por Ubatuba, onde a conheci aos 9 anos e, sempre que posso, passo alguns dias por aí.
Estou até tentando uma transferência de serviço para aí (sou funcionário do Fórum de Salto), para mudar de vez!
Além das belezas naturais, observo pelo seu diário, a luta desse povo especial que aí vive e tenta aliar desenvolvimento com lazer e cultura.
Tenha certeza que seu esforço é gerador de grandes e positivas transformações para a região, e eu, aqui de longe (cerca de 300km), aproveito para vivenciar
o seu dia-a-dia, sorvendo as notícias, humor, poesias e fotos, como se daí fosse nativo.
Grato pelo seu trabalho e parabéns novamente, desejando mais 6, mais 6, mais 6...
Abraços,

Rubem Rocha
Salto/SP

Parabéns ao belíssimo trabalho desenvolvido pela equipe do Litoral Virtual, sempre acompanhando os fatos e retratando a veracidade nas informações.
Ler o Litoral Virtual diariamente tornou-se fundamental para o acompanhamento das informações não só de Ubatuba mas de todo o Litoral Norte.
Torcemos para que outros projetos desse nível continuem surgindo em nossa cidade.

Prof. Msc. André Luiz Freitas Guimarães
Administração UNITAU - campus Ubatuba

Parabéns Emílio!
À você e à toda sua equipe pelo trabalho que vem fazendo!

Dania

Caro amigo Emilio, este para é parabenizar você e sua equipe por mais um aniversário da seção "Ultimas Noticias" do Litoral Virtual.
Mesmo em outras plagas, temos o privilégio de acompanhar as noticias do nosso Litoral Norte através da competente e democrática cobertura que este veículo realiza.
Comprometido com a verdade, o Litoral Virtual ultrapassa fronteiras e nos possibilita formar opinião sobre os fatos que ocorrem neste paraiso litorâneo, por vezes mal governado, por vezes esquecidos pelos governantes de plantão.
Parabéns a equipe, parabéns aos colaboradores e também aos seus leitores por prestigiarem um veículo de tamanha qualidade.
abraços,

Joaquim Diniz ( Joca Diniz )
Jornalista

Grande Emilio !

Parabéns pelo teu projeto. Tenho acompanhado diariamente o teu informativo desde que nos conhecemos e tive o privilégio de ser incluído na tua lista de assinantes.
SUCESSO amigo ! Você merece !
Forte abraço,

Constantino Messinis

Parabéns!!
E que vocês façam muitos 6 anos mais e contiuem informando sempre mais!
abraços,

Luiz C. Biazeto

PDTR - Estamos encaminhando os dois últimos relatórios do grupo de trabalho do PDTR, nele vocês poderão encontrar todas as ações que estamos realizando bem como a data da próxima reunião É imperativo que participem pois necessitamos de ajuda e "SEM PARTICIPAÇÃO NÃO CABE RECLAMAÇÃO". Além do que este é um programa a ser realizado pelas comunidades que é a única possibilidade de existir o Turismo. Aqueles que quiserem receber a cópia dos projetos em andamento é só solicitar. Convém lembrar que ainda faltam três importantes projetos a serem formatados: Receptivo Turístico, Gestão e Qualidade e COMERCIALIZAÇÃO $$$$$. Acesse: PDTR Março 2006 - PDTR Abril 2006

Fernando Pedreira
Coordenador PDTR
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Golfinho Mar Virado - Fuçada

Golfinho Mar Virado
©
Fuçada
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor