Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 11 de Abril de 2006 - Nº 1501 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Litoral tem centro de estudos
Homem morre queimado em queda de caminhão
USP e UNIMÓDULO Juntos na Pesquisa da Cultura Caiçara

Caraguatatuba
Aposentado é morto a golpes de facão
Motorista é morto a tiros em Caraguá
Alunos da rede municipal recebem mochilas em Caraguá
Competições esportivas são atrações do fim-de-semana em Caraguá
Prova Pedestre Aniversário de Caraguá acontece neste sábado
Ciclistas de Caraguá trouxeram medalhas de Caçapava
Constance Kamii ministra palestra a professores de Caraguá na próxima quarta-feira
Títulos de Gratidão devem entrar em Urgência

Ilhabela
Homem morre na enxurrada em Ilhabela
Dia Mundial da Saúde foto
Balcão de Empregos de Ilhabela está prestes a completar 1 ano de funcionamento

São Sebastião
Governador e prefeitos da Aprecesp se reúnem para falar de turismo
Atletas da Terceira Idade são homenageados no Municipal
Moradores da Tropicanga querem que administração volte com projetos das ZEIS
São Sebastião celebra a Páscoa com comemorações religiosas
Câmara vota dois projetos de lei na sessão desta terça-feira
Teatro Municipal se prepara para receber muito humor no Feriado de Páscoa
Prefeitura adota plano emergencial em razão da chuva do fim de semana
Prefeitura promove atrações esportivas na semana da páscoa
Secretário de Habitação desmente reportagem e reafirma proposta de construção de unidades habitacionais


Ubatuba
Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU
Justiça concede liminar de reintegração de posse à Prefeitura
Prefeitura informa horário de funcionamento durante o feriado
Vigilância Sanitária inicia atualização dos cadastros de estabelecimentos em maio
Semana de Prevenção a Acidentes do Trabalho é encerrada com sucesso
Começa o Circuito Ubatuba de Águas Abertas
Vigilância Sanitária inicia atualização dos cadastros de estabelecimentos em maio
Prefeitura informa horário de funcionamento durante o feriado

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral tem centro de estudos

Litoral Norte - O Unimódulo (Centro Universitário Módulo), faculdade particular de Caraguatatuba, assinou termo de cooperação com a USP (Universidade de São Paulo) para criar no Litoral Norte um centro de estudos e preservação da cultura caiçara.
Ligado ao Nupaub (Núcleo de Apoio a Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras), da USP, o projeto prevê ações conjuntas nas áreas social, científica, artística e cultural. A cooperação foi formalizada no início da semana passada, em Caraguá.
Segundo Fernando Hanaoka, coordenador do projeto, os objetivos do centro são disponibilizar acervo de trabalhos e imagens relativos à cultura caiçara e incentivar pesquisadores a estudá-la, trazendo, assim, benefícios para as comunidades do Litoral Norte.
ACERVO - Em 15 dias, o Unimódulo deve receber acervo de 220 teses e dissertações de mestrado e doutorado da USP sobre a cultura caiçara.
O acervo será copiado e disponibilizado gratuitamente para pesquisa em um espaço anexo à unidade Laudelina do Unimódulo, no bairro Jardim Casa Branca.
Além dos trabalhos, o centro também promoverá eventos e projetos de capacitação das comunidades caiçaras. (Fonte: ValeParaibano)

Homem morre queimado em queda de caminhão

Litoral Norte - Uma pessoa morreu carbonizada e outra ficou ferida em acidente envolvendo um caminhão-tanque que transportava 15 mil litros de álcool etílico na noite de domingo na rodovia dos Tamoios. A colisão interrompeu o tráfego por três hora no trecho de subida da serra. O acidente ocorreu às 20h, no km 76, quando o motorista do caminhão, Elizeu Marques Abílio, 42 anos, colidiu com a defensa metálica e caiu numa ribanceira. Após a queda, o tanque arrebentou e álcool pegou fogo. Paulo dos Santos, 70 anos, que acompanhava o motorista, pulou da cabine, mas morreu carbonizado. (Fonte: ValeParaibano)

USP e UNIMÓDULO Juntos na Pesquisa da Cultura Caiçara

Litoral Norte - No dia 03 de Abril de 2006, foi assinado o termo de cooperação entre o NUPAUB-USP (Núcleo de Apoio a Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras da Universidade de São Paulo) e o UNIMÓDULO (Centro Universitário Módulo) com o intuito de implementar ações conjuntas nas áreas: Social Técnica, Científica, Artística e Cultural.
A realização deste termo de cooperação objetiva criar na região do Litoral Norte, um Centro de Estudos e Preservação da Cultura Caiçara vinculada ao NUPAUB – USP, o que torna o UNIMÓDULO a primeira Instituição de Ensino Superior privada a ter um acervo sobre a Cultura Caiçara no Brasil, semelhante ao Núcleo da USP.
Implementado, o Centro de Estudos e Preservação da Cultura Caiçara terá um acervo de trabalhos e imagens sobre esta cultura disponibilizando consultas, de acordo com o modelo já estabelecido pelo NUPAUB – USP. As principais funções do Centro serão: divulgar a cultura caiçara para escolas e comunidades interessadas, por meio de vídeos e exposições; incentivar e dar apoio ao conhecimento interdisciplinar da cultura caiçara através de estudos e pesquisas; promover congressos, fóruns e encontros sobre aspectos da cultura caiçara; oferecer cursos e treinamento sobre assuntos de interesse caiçara; apoiar as comunidades caiçaras através de projetos de uso sustentável de recursos naturais e preservação de suas tradições culturais.
Com tais atividades o Centro de Estudos e Preservação da Cultura Caiçara do UNIMÓDULO poderá interagir mais de perto com a população, pois toda comunidade acadêmica terá a oportunidade de participar. A criação deste Centro é fruto da iniciativa de um projeto dos professores Dilene Zaparoli e Fernando Hanaoka, que acreditam na missão UNIMÓDULO de consolidar a pesquisa da cultura caiçara na região. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Aposentado é morto a golpes de facão

Caraguatatuba - O aposentado Fabiano Mendes Matoso, 59 anos, foi morto a golpes de facão no último sábado, no bairro do Jaraguá, região sul de Caraguatatuba. Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, Matoso teve o rosto desfigurado pelos golpes dados pelo agressor que levou R$ 400 da vítima. Matoso estava desaparecido desde às 10h de sexta-feira. Um dos filhos da vítima, Adenilton Matoso, juntamente com policiais militares, localizaram o aposentado já sem vida em uma trilha do bairro. A delegada acredita que o autor dos golpes seguiu a vítima após perceber que ela estava com o dinheiro da aposentadoria. A polícia ainda não tem pistas do autor do latrocínio. (Fonte: ValeParaibano)

Motorista é morto a tiros em Caraguá

Caraguatatuba - O motorista Délio Alves, 36 anos, foi encontrado morto, no último sábado, no bairro do Jaraguazinho, em Caraguatatuba. Alves foi baleado com quatro tiros, por alguns homens que passaram de carro e fugiram após os disparos. A vítima foi encontrada ao lado de um veículo Chevy, que seria de sua propriedade. A polícia tenta identificar o veículo que foi visto pelos moradores transitando em alta velocidade pelas ruas do bairro após o crime. A polícia suspeita que Alves tenha sido vítima de alguma vingança. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos da rede municipal recebem mochilas em Caraguá
Todos os estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Caraguatatuba estão recebendo uma mochila da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. A ação beneficiará cerca de 14 mil alunos, complementando o programa de melhorias na educação, que este ano também já entregou 17 mil pares de uniformes.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, começou na semana passada a fazer a entrega de mochilas aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Ao todo serão entregues 14 mil mochilas, abrangendo alunos de todas as regiões da cidade. O prefeito José Pereira de Aguilar e a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, fizeram na última sexta-feira, a entrega das mochilas em duas escolas da rede: EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, na Costa Norte e EMEF Prof. Geraldo de Lima, na Costa Sul.
De acordo com o prefeito, tanto o uniforme, quanto as mochilas, têm como intuito dar uma ajuda aos pais e os estudantes. “Muitos pais não têm condições de comprar uniforme e mochila para as crianças. Por isso essa ação propicia que todos tenham o direito de ter seu uniforme e agora sua mochila, fazendo com que as crianças não se sintam menores diante de outras com melhores condições financeiras, além de ser uma identificação fora da unidade escolar”, destacou.
Aguilar disse que em algumas escolas viu crianças levando o material em sacolas plásticas e isso o mobilizou a não medir esforços para entregar as mochilas a todos os estudantes. O prefeito disse que a prefeitura está buscando fazer de tudo para melhorar a educação na cidade, mas ressaltou a importância da participação efetiva dos pais nesse processo.
Para a secretária da educação, a entrega das mochilas é a realização de mais um sonho. “A cada ação como essa, estamos caminhando para tornar a escola do jeito que os educadores sempre sonharam, uma escola inclusiva, onde todos são iguais”, completou. Silmara conta que as mochilas eram uma necessidade que agora foi suprida, pois era grande o número de alunos que não tinham onde levar os materiais. Ela afirmou que essa idéia surgiu de Aguilar, que ficou sensibilizado ao ver a dificuldade encontrada por muitas crianças da rede municipal de ensino, ao carregar o material escolar sem uma mochila adequada.
As mochilas que foram confeccionadas para os estudantes do ensino fundamental levam as cores da cidade e, seguindo o mesmo padrão utilizado nos uniformes doados no início do ano, não possuem nenhuma propaganda da administração. Elas têm apenas um símbolo oficial da cidade: o brasão de Caraguatatuba.
Na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, localizada no bairro Casa Branca, foram distribuídas 870 mochilas, que foram recebidas com muita alegria pelos estudantes. O mesmo aconteceu na EMEF Geraldo de Lima, do Perequê Mirim, onde o diretor Dimas Germano de Oliveira comentou que foi a primeira vez que as crianças recebem esse tipo de benefício. Ele acredita que as mochilas, assim como os uniformes, ajudam as crianças a se sentirem iguais, auxiliando na inclusão.
O estudante do 3º ano, Winderson Cardoso Caporal, de 10 anos, disse que gostou bastante da mochila e foi uma surpresa recebe-la. A mãe do aluno, Alice Cardoso Caporal, considera essa entrega uma evolução do ensino em Caraguá. “Achei uma idéia maravilhosa. Moramos num bairro carente e a entrega das mochilas é um benefício muito importante, pois nem todos os pais podem comprar isso”, apontou. A moradora do Perequê Mirim, ainda diz que esse benefício é bom não só para as crianças, mas também para os pais. Segundo comentou, às vezes os responsáveis por alunos tem outras prioridades para o orçamento familiar e esse tipo de doação ajuda a todos, oferecendo melhores condições às crianças.
Erica Mauricio Correa, mora em Caraguatatuba há três meses e tem dois filhos matriculados na rede municipal de ensino. Para ela, é um privilégio ver os filhos recebendo as mochilas, pois acredita que esse trabalho seja um exemplo não só no Litoral Norte, mas no Vale do Paraíba e até mesmo para o Estado. “Vim de uma cidade pequena e não via lá esse respeito que é dedicado aos estudantes aqui em Caraguá. É muito diferente e acho quê a situação aqui ajuda bastante a todos”, finalizou. (Fonte: PMC)

Competições esportivas são atrações do fim-de-semana em Caraguá
Apenas as competições do Torneio Municipal de Futebol Feminino foram suspensas por causa da chuva de sábado

Caraguatatuba - Mesmo com a forte chuva do fim-de-semana, as competições esportivas promovidas pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá foram atrações para os amantes do esporte na cidade.
No sábado, dia 8, na quadra Luiz Cláudio do Prado, no bairro do Tinga, aconteceu mais um rodada do Campeonato Municipal de Futsal categoria Sub-18 e Sub-21. No feminino Sub-18, a equipe CIASE enfrentou a equipe Olaria Futsal e venceu de 3 a 2; na Sub-21, o time C.A. Poiares venceu o Sel. Ubatuba de goleada, 7 a 1. No domingo, dia 9, também houve disputa do campeonato. Na Sub-21 masculino, a equipe da Paróquia São João Batista enfrentou a equipe Barcelona e venceu de 5 a 2; o C.A. Fortaleza venceu o Vereador Benedito Paes Sobrinho de WO e na Sub-18 também masculino, a equipe Olimpiakus Futsal venceu a A.E. Estrela da Amizade de 4 a 2.
No Campo Esporte Clube Brasília aconteceu, no sábado, um amistoso entre as equipes Sub-15 e Sub-18 de Caraguá, contra os times de Caçapava. Na Sub-15, Caraguá venceu de 2 a zero e na Sub-18 a equipe caraguatatubense também venceu de 3 a 1.
O 1º Torneio Municipal de Tênis está mudando a rotina dos amantes do esporte. Todos os dias acontecem partidas entre os competidores. Na sexta-feira, dia 7 e no sábado dia 8,foram mais 13 disputas acirradas.
As competições do Torneio Municipal de Futebol Feminino foram suspensas por causa da chuva. A nova data das partidas será divulgada posteriormente pela SECER.
Confira o resultado dos jogos de Tênis:

Categoria A masculino:
Edson São Sebá 1 X 2 Paulo Scavoni parciais 4/6, 6/1 e 7/6

Categoria B masculino:

Cleitom Zero X 2 Niltom parciais 6/1 e 6/0
Mário Brito 2 X zero Aldo Costa
Carlos Costa 2 X Zero João Incosta parciais 6/2 e 6/0
Denis 1 X 2 Ariel parciais 4/6, 6/3 e 7/6

Categoria Iniciante masculino:
Júlio César zero X 2 Vitor Gaucho parciais 6/0 e 6/0
Elton zero X 2 Gustavo Aimar – Aimar venceu de WO

Categoria Infantil:
Juliana Costa 2 X zero Pedro Gabriel parciais 6/0 e 6/1
Lucas zero X 2 Marcos Felipe parciais 6/0 e 6/0

Categoria C Masculino:
Carlos 2 X zero Cleiton parciais 6/4 e 6/1
Danilo zero X Waguinho parciais 6/3 e 6/1

Categoria única feminino:
Silvana Bacci 1 X 2 Ana Doce parciais 4/6, 6/1 e 7/6
(Fonte: PMC)

Prova Pedestre Aniversário de Caraguá acontece neste sábado
A Prova Pedestre é realizada pela Secretaria Municipal de Esporte em comemoração ao aniversário de Caraguá. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de abril. A competição acontece no dia 15, sábado, com saída da Praça de Eventos

Caraguatatuba - Antecipando as festividades do aniversário dos 149 anos de Caraguatatuba, que é comemorado no dia 20 de abril, quinta-feira, a prefeitura, por meio da SECER-Secretaria de Esportes e Recreação está organizando a Prova Pedestre. O evento acontece no próximo sábado, dia 15 e as inscrições ainda podem ser feitas até o dia 13, quinta-feira.
Os competidores irão disputar as categorias Ligeirinho, Papa-Léguas, Pernalonga, Juvenil, Adulto, Pré-Veterano, Veteranos, Veteraníssimos Deficientes e Cadeirantes, com saída da Praça de Eventos.
O percurso terá distância diferenciada. Os atletas da categoria Ligeirinho correrão 500 metros; para a Papa-Léguas o trajeto será de 1 quilômetro; para a Pernalonga a distância será de 2 quilômetros e as demais categorias correrão 8 quilômetros.
Os 300 primeiros atletas que concluirem a prova receberão medalhas de participação e os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.
A SECER fica na avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia, e os telefones 3888-4110/3887-1165. O site oficial da prefeitura é www.caraguatatuba.sp.gov.br. (Fonte: PMC)

Ciclistas de Caraguá trouxeram medalhas de Caçapava
O calor que fazia no dia da prova e a forte subida existente no percurso foram os principais obstáculos enfrentrados pelos atletas

Caraguatatuba - Seis atletas da Associação de Ciclistas de Caraguá conquistaram medalhas para a cidade, durante a quarta etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, válida pela primeira etapa do Campeonato de Metas Volantes. A competição aconteceu no último domingo, dia 9, em Caçapava e a equipe Caraguatatubense representou o município com 21 competidores.
Os atletas de Caraguá enfrentaram cerca de 400 participantes de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte em um percurso de aproximadamente 2.500 metros.
Na categoria Juvenil Feminino, Thamires Porazza conquitou o 2° lugar, em seguida a companheira de equipe, Caroline, chegou na 3° colocação. Na categoria Sub-23, Jefferson Bonifácio também ficou em 3° lugar. Na categoria Feminina Elite, Sandra Domiciano foi a 4ª colocada e Alexandra ficou com a 6ª posição, em seguida Claudete de Vita chegou em 7° lugar. Na Sênior A, João Carlos foi 5° colocado. Na categoria Juvenil Masculino, Ulisses Melo também chegou em 5° e Heron Domiciano foi o 9º colocado. Na categoria Sub-30, Tadeu Claro foi o 6° colocado. Na Máster B, Francisco Alves também ficou com a 6ª colocação. No campeonato são premiados do 1º ao 5º lugar.
A equipe caraguatatubense, que tem o apoio da J-Bike, Madeireira Botorussu, Studio Personal Academia, Linha Verde Informática, Radio Caraguá FM e da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) considerou um ótimo resultado, devido as dificuldade encontradas durante o trajeto. “o percurso tinha uma longa subida, onde muitos atletas abandonaram a prova. Alguns bikers da nossa equipe sofreram acidentes, e não conseguiram terminar o campeonato. O forte calor que fazia no dia da competição castigou os competidores e os mais preparados se destacaram”, ressaltou Sérgio Minato, atleta da equipe de Caraguá. (Fonte: PMC)

Constance Kamii ministra palestra a professores de Caraguá na próxima quarta-feira
A pós-doutorada suíça, Constance Kamii, que foi aluna e colaboradora de Jean Piaget, estará na quarta-feira, dia 12, em Caraguatatuba onde ministrará a palestra “Construtivismo e Aprendizagem”. O encontro que é voltado para os professores da rede municipal de ensino também receberá educadores convidados de outras cidades.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Seduc (Secretaria Municipal da Educação) promoverá na próxima quarta-feira, dia 12 de abril, uma palestra sobre construtivismo com a pós-doutorada suiça Constance Kamii. A expectativa da Seduc é a participação de mais de 600 educadores, pois apesar do encontro ser voltado aos professores da rede municipal de ensino, outras cidades e centros de educação poderão conferir de perto o trabalho de Constance, que foi aluna e colaboradora de Jean Piaget.
Essa palestra integra o Programa de Educação Continuada da Seduc, que foi iniciado em fevereiro e seguirá durante todo o ano, com o intuito de sanar alguns problemas do ensino no município. Segundo a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, esse programa foi idealizado a partir do resultado da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), realizado pelos alunos no ano passado. “Optamos por receber essa avaliação do sistema estadual e o resultado nos mostrou alguns problemas que precisam de intervenção”, completou.
A secretária conta que a área que apresentou mais dificuldades foi a matemática e por esse motivo os esforços da Seduc estão concentrados nesse setor do ensino. A primeira palestra realizada em 2006, trouxe à Caraguá o professor doutor Nilson José Machado, licenciado em matemática e doutor em filosofia da educação. Agora é a vez de Constance Kamii, referência no ensino da matemática e uma das ‘discípulas’ de Jean Piaget, integrar o Programa de Educação Continuada.
“A Secretaria está com diversas ações para resolver esses problemas. A palestra da Constance integra o sistema de formação dos professores no ensino das crianças do 1º ao 4º ano. Além disso, adotamos outras medidas, como a colaboração do mestrando da USP Marcelo Moreno, que vai apontar os problemas reais na área a matemática e apresentar propostas para soluciona-las. O objetivo é sempre equalizar os problemas da educação com as soluções reais”, completou.
Constance Kamii chegou ao Brasil na semana passada, onde passará poucos dias e participará de cinco palestras. Ela veio exclusivamente para esses compromissos, entre eles, o 2º Seminário Internacional de Educação, que acontece amanhã, dia 11, no Guarujá. Ela já se apresentou em São Bernardo do Campo, Osasco, Ubatuba e vai encerrar a agenda de palestras no Brasil em Caraguatatuba, no Teatro Mário Covas.
Atualmente, Constance é professora titular na Universidade do Alabama Birmingham, nos Estados Unidos. Ela é doutora em Comunicação e Psicóloga pela Universidade de Michigan. Sua atuação ao lado de Piaget durou cerca de 15 anos. Ela também fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan, ligados à epistemologia genética e a outras áreas educacionais relacionadas à teoria de Piaget.
A palestra que ela traz ao país “Aprendizagem e Construtivismo”, fala sobre a construção da autonomia pela criança. Na discussão, o foco que ela trabalha trata sobre o significado da autonomia na teoria de Piaget, a autonomia como grande objetivo da educação e o que o adulto pode fazer para incentivar a construção da autonomia pela criança.
Ela destaca que a autonomia, segundo Jean Piaget, não significa o direito de tomar decisões, mas sim, a habilidade de tomar decisões por si próprio levando em conta fatores relevantes, independente de recompensas ou punições.
Serviço:
Palestrante: Constance Kamii
Data: 12/04/2006
Horário: das 8 às 11h
Local: Teatro Mário Covas
 (Fonte: PMC)

Títulos de Gratidão devem entrar em Urgência
Medida deve ser adotada para que possam ser entregues na Sessão Solene do dia 17

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba deverá votar em Regime de Urgência Títulos de Gratidão Caiçara durante a 10ª Sessão Ordinária semanal de 11 de abril - terça-feira, a partir das 19h30. Esta medida deverá ser tomada para que as proposituras sejam aprovadas e entregues na Sessão Solene de 17 de abril.
Esta honraria é entregue aos caiçaras de nascimento que prestaram relevantes serviços a comunidade ao longo de sua vida. Comumente a sessão solene que faz esta entrega é marcada para o dia 19 de abril, mas este ano será adiantada para o dia 17, devido a um pedido do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), para que os Parlamentares possam acompanhar a série de inaugurações marcadas para este dia.
Na Ordem do Dia da 10ª Sessão Ordinária semanal constam os Vetos que ainda não foram discutidos ao longo das últimas 4 sessões.
Vetos como o projeto do Vereador Omar Kazon (PL), que institui no calendário oficial a Semana do Jipeiro - Veto Total - e do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), que dispõe sobre o pronto atendimento nas agências prestadoras de serviços públicos de energia elétrica, telefonia e água - Veto Parcial.
Outro Veto incluído a ser discutido é o do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PSDB), que estabelece normas para evitar a propagação de doenças transmitidas por vetores febre amarela e dengue e a propositura que disciplina normas para a declaração de utilidade pública de sociedades civis, associações e fundações - Vetos Parciais.
Do Vereador Germino de Souza (PPS), há o projeto que cria o Centro Odontológico Municipal - Veto Parcial. A Sessão Ordinária semanal tem início às 19h30 e pode ser acompanhada ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pela Internet, através do site da rádio, www.caraguafm.com.br . (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Homem morre na enxurrada em Ilhabela
Aposentado é arrastado pela correnteza e se afoga ao atravessar cachoeira; temporal também alagou bairros

Ilhabela - Um homem morreu afogado ao ser arrastado pela água em uma cachoeira de Ilhabela, após o temporal que atingiu o Litoral Norte entre a noite de sábado e a madrugada de anteontem.
A forte chuva registrada na região durante o final de semana também alagou bairros em Caraguatatuba e em São Sebastião, onde a Defesa Civil está em estado de alerta.
O aposentado Adenor dos Santos Oliveira, 51 anos, morreu afogado no último sábado quando tentava atravessar uma cachoeira, no bairro de Furnas, na região sul de Ilhabela.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Oliveira foi arrastado pelas águas para o interior da cachoeira, de onde não conseguiu sair. Seu corpo, que ficou presos nas pedras, foi resgatado pelos bombeiros na manhã de ontem.
Em Ilhabela, a Defesa Civil informou que somente entre sábado e domingo choveu 85,5 milímetros. Para entrar em estado de alerta é necessário chover 120 milímetros em 3 dias.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Klaus Brander, a força das águas da chuva também destruiu um trecho de 300 metros de bloquetes na rua coronel José Vicente, no bairro da Água Branca.
ALERTA - Em São Sebastião, a Defesa Civil decretou estado de alerta devido ao índice de chuva registrados no fim-de-semana: 123,5 milímetros. Na cidade, ocorreu alagamentos nos bairros da Enseada, Canto do Mar, centro, Itatinga e Topolândia.
No bairro do Topovaradouro, uma queda de barreira atingiu uma casa. Na Enseada, a queda de talude atingiu dois cômodos de uma moradia na rua professor José Leandro. Os moradores foram abrigados na casa de parentes.
O prédio do Fórum de São Sebastião também ficou alagado. Com um deslizamento do barranco, a sala do júri foi invadida por barro. Ontem, era feita a limpeza no local.
A prefeitura acionou o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) pedindo reparos urgentes em uma trinca que apareceu no acostamento da rodovia Rio-Santos, no quilômetro 115.
Ainda na Rio-Santos, o temporal provocou uma queda de barreira no trecho da praia da Enseada, interrompendo o tráfego entre a meia-noite de sábado e às 3h de domingo. A via já foi liberada.
CARAGUÁ - Em Caraguatatuba, onde o índice de chuva foi menor, de 78,9 milímetros, o temporal causou alagamentos nos bairros Perequê-Mirim, Jaraguá, Travessão, Pegorelli, Morro do Algodão e Praia das Palmeiras.
Na região central da cidade e no bairro do Indaiá, ruas e avenidas ficaram inundadas, impedindo o tráfego de veículos.
A chuva que atingiu a cidade durante cerca de quatro horas corresponde a 30% do que choveu (236 milímetros) no município durante todo o mês passado, segundo a Defesa Civil.
Vários bairros permaneciam alagados ainda na manhã de ontem, mas, segundo a prefeitura, não houve registro de desabrigados.
DRAMA - Sebastião Francisco Ouvidio, 40 anos, que mora no bairro do Travessão, disse que devido ao alagamento das casas os moradores perderam colchões, roupas e alimentos.
 (Fonte: ValeParaibano)

Dia Mundial da Saúde

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, realizou um arrastão em busca de criadouros do mosquito da dengue, e também conscientização à população no combate a doença em Ilhabela.
Fizeram parte as equipes: de controle da Dengue (PIACD); dos Agentes Comunitários da Saúde (ACS) e da Limpeza Pública Municipal, que coletaram diversos tipos de criadouros como, garrafas; vasilhames plásticos e mais de 500 pneus, que foram transportados em caçambas, por 03 caminhões.
Na ocasião também foram vistoriadas inúmeras residências assim como vários terrenos vazios. (Fonte: PMI)

Balcão de Empregos de Ilhabela está prestes a completar 1 ano de funcionamento
O que, no início, era considerado uma experiência, hoje tornou-se utilidade pública para o município. Empregados e empregadores beneficiam-se diariamente, desse serviço vinculado à Secretaria de Assistência Social.

Ilhabela - No dia 15 de abril o Balcão de Empregos completará 1 ano de funcionamento. Neste tempo faz-se um balanço favorável, no que tange a colocação dos candidatos cadastrados, no mercado de trabalho local.
Vagas para empregos de domésticas, caseiros, recepcionistas, camareiras, vendedores, vigias, entre outras, têm sido preenchidas com candidatos devidamente cadastrados no BALCÃO, os quais, no ato do cadastro apresentam seus documentos pessoais, incluindo a CARTEIRINHA DO CITI (Carteira de Identificação do Trabalhador de Ilhabela), documento emitido pela Associação Comercial (fruto de parceria com a Prefeitura Municipal) que tem prestado eficiente trabalho no sentido da busca de informações, quanto a idoneidade do candidato em sua vida pregressa, incluindo antecedentes criminais.
Quando de posse da carteira do CITI, o candidato se dirige até a Secretaria de Assistência Social, onde é preenchida sua ficha cadastral, seguida de entrevista relacionada à área em que pretende atuar e que, por sua vez, possua aptidão.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira, o Balcão de Empregos tem se empenhado no tocante ao preenchimento das vagas existentes, no entanto, depara-se com o principal empecilho, que é o baixo índice de qualificação de alguns candidatos. “Para sanar tal problema, objetiva-se, para o novo ano de funcionamento, palestras e cursos de capacitação de seus candidatos, de forma a otimizar o atendimento ao perfil do comércio local”, anunciou a secretária municipal. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Governador e prefeitos da Aprecesp se reúnem para falar de turismo

São Sebastião - O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, participou no último sábado, 08, em Ilhabela, de mais uma reunião ordinária da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo).
Ele participou das discussões do fomento do turismo entre os 67 municípios das estâncias hidrominerais, climáticas, balneárias e turísticas do Estado de São Paulo, filiadas a Aprecesp.
Só paras as cidades, o governo do Estado prevê para 2006 cerca de R$ 160 milhões, verba destinada ao fomento do turismo, dinheiro este proveniente do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), responsável pelos repasses de recursos para o desenvolvimento da infra-estrutura turística.
São Sebastião, por exemplo, recebeu este ano R$ 6,8 milhões, verba destinada à construção da Praça da Cultura, projeto de acessibilidade, Centro de Esportes Radicais e 2ª fase do Centro de Convenções da Praia Grande.
A Praça da Cultura inclui a criação do Museu da Política no prédio onde hoje funciona o Batalhão da Polícia Militar, escola de música na Casa das Janelas e ainda videoteca e biblioteca no antigo prédio do Fórum. Além da unificação de duas praças, o que inclui urbanização e paisagismo, o local contará com uma brinquedoteca.
Já o antigo Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, será transformado em um parque temático. Trata-se da obra do Centro de Esportes Radicais, que contará com uma série de atrações: pistas de skate e bicicross para competições; área de arvorismo com nove metros de altura; mega tirolesa (a maior do Brasil, com 400 metros de comprimento entre a montanha e o mar); arvorismo mirim; parede de escalada; quadras de futebol, vôlei e tênis; playground; sala de enfermaria; refeitório; sala de treinamento; sala para Corpo de Bombeiros; quiosques para famílias; píer para atracação de barcos de passeio; quatro quiosques para restaurantes e praça de alimentação. A obra prevê ainda reforma dos sanitários, revitalização do museu do mar e adequação de todo o Balneário dos Trabalhadores à Lei de Acessibilidade, o que inclui calçadas e um deck até próximo ao mar. Também serão reformuladas os espaços para lojas e eventos.
O Centro de Convenções de São Sebastião terá um auditório com 418 lugares, além de bares, restaurante, hall de exposições, quatro salas de reuniões e estacionamento. As salas terão divisórias removíveis para o caso de grandes exposições. A área chega a 1,2 mil metros². A 1ª fase (já em andamento) consiste na construção do prédio.
Já a 2ª fase terá instalação elétrica, hidráulica, colocação de pisos, sistema de iluminação, revestimento acústico, cabine de tradução, cabine de som, sala vip, mobiliário e paisagismo. Esta parte da obra terá verba do Dade e da Prefeitura de São Sebastião. A conclusão está prevista para outubro de 2006.
O projeto de acessibilidade 'Uma cidade para todos' tem por objetivo adaptar as ruas, calçadas e acessos no Centro Histórico do Município, de forma a dar condições de tráfego e locomoção a todas as pessoas, entre elas, os portadores de necessidades especiais. (Fonte: PMSS)

Atletas da Terceira Idade são homenageados no Municipal

São Sebastião - Os atletas da Terceira Idade de São Sebastião que participaram dos Jogos Regionais do Idoso, realizado entre os dias 22 e 26 de março em São José dos Campos, e dos Jogos Estaduais do Idoso, realizado entre os dias 30 de março e 2 de abril, em Taquaritinga, foram homenageados na noite do último sábado, 08, no Teatro Municipal. A cerimônia foi promovida pela Prefeitura de São Sebastião.
Os cerca de 50 atletas receberam diplomas de participação e homenagens do Fundo Social de Solidariedade.
Além disso, duas placas foram entregues: uma para as atletas do grupo Polvo, que foram campeãs dos Jogos Regionais, na categoria dança de grupo com coreografia, e terceiro lugar nos Jogos Estaduais.
Já a atleta Benedicta Christina, conhecida popularmente como Doquinha, também recebeu uma placa por conta da brilhante participação na categoria natação.
O evento contou com a participação do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, do secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e da secretária de Esportes, Raquel Buzi.
“Eu tenho muito orgulho de vocês (idosos) e estarei sempre lutando para lhes dar uma qualidade de vida de melhor”, avaliou Rosa Mota, que é responsável pelo Projeto Atividade, destinado a Terceira Idade e que atende mais de 300 idosos, entre homens e mulheres da cidade com mais de 60 anos.
“Queremos dar um incentivo ao ser humano. Vocês são exemplos para nós e para as futuras gerações”, comentou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, que deu uma boa notícia aos participantes do Atividade. “Além de toda segunda-feira no Tebar, as aulas do Atividade serão feitas todas as sextas na Academia do Alemão, inclusive com piscina aquecida”.
 (Fonte: PMSS)

Moradores da Tropicanga querem que administração volte com projetos das ZEIS

São Sebastião - Reapresentar o projeto para criação das ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social). Esse foi o pedido dos cerca de 200 moradores da Vila Tropicanga, em Boiçucanga, que compareceram na Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição, para mais uma audiência pública com representantes da administração, realizada na última sexta-feira, 7. Essa foi a terceira audiência pública para debater o assunto, que já havia passado pelo bairro de Barra do Sahy.
Na oportunidade, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, explicou os motivos pelos quais o projeto foi rejeitado na Câmara.
“O projeto resolveria o problema de aproximadamente 15 mil pessoas, que é a regularização fundiária. Este é o anseio social de muitas pessoas”, avaliou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
“Queríamos poder ter a garantia que não seremos tirados daqui. O projeto é muito bom”, disse a faxineira Maria Olinda dos Ramos.
Já o pedreiro Luiz Antônio Soares criticou os vereadores que votaram contra a proposta. “Gostaria que esses vereadores viessem aqui no nosso bairro e vissem em que situação nós vivemos. Não podemos deixar que política esteja à cima de seres humanos”.
As audiências públicas com a comunidade continuam. Nesta segunda-feira, 10 de abril , às 18h, a reunião acontece na Escola Dulce César Tavares, em Maresias. Na quarta-feira, 12, será a vez do bairro do Juquehy receber a audiência pública. O encontro será na EM Juquhehy.
 (Fonte: PMSS)

São Sebastião celebra a Páscoa com comemorações religiosas

São Sebastião - Além de ovos e guloseimas de chocolate, a Páscoa é também o início de reflexões em nome da fé de muitas pessoas de diversas crenças. Os cristãos comemoram a passagem da morte para a vida, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Para os judeus, o Pessach (que significa a passagem) marca a fuga do povo hebreu do Egito, comandada por Moisés, pelo Mar Vermelho.
Em São Sebastião não será diferente. Diversas manifestações católicas marcam a semana santa como, por exemplo, procissões e encenações da paixão de Cristo, na Região Central e no bairro de São Francisco, ambas com a realização da Paróquia e o apoio da Prefeitura de São Sebastião.
No cristianismo, a Semana Santa relembra os últimos momentos de Jesus na Terra, sua prisão após a última Ceia (quinta-feira santa), sua morte (sexta-feira da Paixão) e sua ressurreição (domingo) que se tornou a Páscoa cristã.
Durante a quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas, há muitos cristãos que fazem o sacrifício de se privar de algo que goste muito de fazer ou de comer, durante quarenta dias, para se redimir dos pecados. Na sexta-feira santa é o dia em que nenhum cristão come carne.
Programação Religiosa - A Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, localizada no bairro do São Francisco, organiza na quinta-feira Santa (13/04), dia da celebração da Ceia do Senhor, a missa de Lava-pés, a partir das 20 horas. Na sexta-feira (14/04), às 15 horas, haverá a Liturgia da Paixão, oração universal e a veneração da Cruz. Já às 18 horas, haverá o Auto da Paixão e Morte de Cristo e está agendada para as 19 horas, a procissão luminosa do encontro. No sábado santo, dia 15, a igreja realiza a vigília pascal e ao anoitecer, a partir das 20 horas, haverá a anunciação da páscoa com a bênção do fogo. No domingo, em todas as capelas acontece a missa festiva de Páscoa, a partir das 19 horas.
Já na Paróquia de São Sebastião, localizada no Centro da cidade, a programação inicia também na quinta-feira, com a missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés, a partir das 20 horas e em seguida adoração ao Santíssimo até à meia-noite. Na sexta-feira santa, terá a Celebração da Paixão e morte de Jesus, com adoração à Santa Cruz, às 15 horas. Em seguida, a partir das 17h30, acontece a procissão do “Cristo Morto”. A partir das 18 horas, na Praça do Coreto começa a encenação ao vivo da Paixão e Morte de Jesus.
No sábado, às 20 horas, acontece a Vigília Pascal e no dia 16, domingo de Páscoa, a partir das 6 horas a Igreja promove a procissão do ressuscitado, seguida pela Santa Missa. À noite haverá também outra missa festiva, a partir das 19h30. (Fonte: PMSS)

Câmara vota dois projetos de lei na sessão desta terça-feira

São Sebastião - Os projetos de lei, que cria a comissão de ética no Conselho Tutelar e o que inclui no contra-cheque do servidor público informações sobre o Faps (Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público), serão votados durante a sessão desta terça-feira, 11.
Ambos estavam previstos na pauta da última sessão, mas não puderam ser votados devido à falta de quórum.
O primeiro, de autoria do Executivo, estabelece que a comissão de ética tem por objetivo instaurar sindicância para apurar eventual falta grave, cometida por algum membro do Conselho Tutelar, no exercício de sua função.
No outro projeto, do vereador Wagner Teixeira, diz respeito à obrigatoriedade de constar a cada trimestre, no contra-cheque do servidor público, informações sobre saldo e rendimentos do Faps.
A pauta da sessão ainda prevê a leitura do parecer da Comissão de Justiça ao projeto que autoriza a Prefeitura celebrar convênio com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Serão também lidas moções à Academia de Polícia e à professora Maria Helena Peres.
Cerca de 13 requerimentos devem ser apresentados abordando comportamento dos agentes de trânsito; instalação de pronto-socorro infantil; motoristas da Prefeitura; concessão do transporte coletivo municipal; entre outros assuntos.
A pauta está sujeita a alterações. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Teatro Municipal se prepara para receber muito humor no Feriado de Páscoa
Peças com personagens consagrados estarão em cartaz no Teatro Municipal durante o feriado.

São Sebastião - Acostumado a receber peças teatrais de renome nacional, o Teatro Municipal de São Sebastião se prepara mais uma vez para proporcionar ao público sebastianense muita cultura e diversão nessa semana de páscoa.
As atrações começam na quinta-feira, 13, às 21 horas, com a peça “Donana” que tem a direção e interpretação de Ronaldo Ciambroni. A comédia fala da situação do idoso na contemporaneidade, dos valores, idéias e tendências do homem, que se alternam de forma rápida. Com uma linguagem cômica e simples, atinge todos os gostos e faixas etárias, contando a história de uma anciã de 70 anos, que tem um grave problema nas pernas e sonhou em ser bailarina.
Na quinta-feira, 14, às 21 horas, é a vez do elenco de “As filhas da mãe” entrar em cena com muita diversão e interação com o público, fator esse, que vem marcando a boa atuação da peça nos oito anos que já está em cartaz nos mais renomados teatros do país. Vista por mais de 800 mil pessoas, a peça inicia-se com o produtor da peça animando e interagindo com a platéia, sendo que o enredo traz diferentes quadros e situações engraçadas. A brincadeira, na interação com a platéia, sempre é bem aceita e o retorno é imediato.
No sábado, 15, um dos humoristas mais consagrados e conhecidos do Brasil, José Vasconcelos, o "Sá Silva" do programa humorístico da Rede Globo de Televisão “Escolinha do Professor Raymundo” faz uma apresentação especial no Teatro, às 21horas. Trabalhando na arte de fazer rir desde seus 18 anos, o 'gaguinho', como ficou conhecido por seu personagem no quadro humorista da Globo, promete divertir o público sebastianense.
Para as crianças, o sábado reserva ainda a peça “Gasparzinho”, que conta a história de um fantasma muito atrapalhado. A apresentação começa às 16 horas.
Ingressos - Para as peças: “Donana”, “As filhas da mãe” e “Sá Silva”, o valor dos ingressos será de R$20 na hora e R$10 antecipado (na Livraria Satélite e nas lojas Nilce Calçados).
Já para a peça “Gasparzinho”, o ingresso custará R$12,00 para adulto e R$ 6,00 para crianças. Estudantes, professores, aposentados e funcionários públicos, poderão adquirir o ingressos pela metade do preço, mediante comprovação com documentos. (Fonte: PMSS)

Prefeitura adota plano emergencial em razão da chuva do fim de semana
Defesa Civil entra em estado de alerta. Secretaria das Subprefeituras mobiliza funcionários para limpeza. Setradh e Fundo Social promovem doações para desabrigados

São Sebastião - Em razão da forte chuva ocorrida desde a noite de sábado (08/04) até a madrugada de domingo (09/04), a Prefeitura de São Sebastião adotou um plano emergencial para minimizar os transtornos ocasionados pelo grande volume de água. Agentes da Defesa Civil, funcionários da Secretaria das Subprefeituras e assistentes sociais percorreram toda a região central e a Costa Norte, as mais afetadas pela chuva, no fim de semana.
Devido ao volume de 123,5 milímetros (superior ao limite - 120 mm), a Defesa Civil entrou em estado de Alerta. No Centro, o pluviômetro instalado na Garagem Municipal chegou ao índice de 147,3 milímetros.
De acordo com o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, as principais ocorrências foram registradas no Topovaradouro, onde uma queda de barreira sobre muro atingiu uma casa na Escadaria 1, e no bairro Enseada, que teve a queda de talude sobre dois cômodos de uma residência na rua Professor José Leandro. Os moradores foram para casa de parentes.
Vários pontos de alagamento foram detectados nos bairros Enseada e Canto do Mar, na Costa Norte, e Centro, Itatinga e Topolândia, na área central. As quedas de barreira na Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), no trecho entre São Francisco e Enseada provocaram a interdição da estrada entre 0h e 3h de domingo. “Foi identificada uma trinca no acostamento da rodovia, no km 115, com indício de movimentação. A Defesa Civil vê a necessidade de uma avaliação urgente da concessionária”, enfatizou Galeano, que já alertou o DER (Departamento de Estradas e Rodagem).
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, destacou a ação dos funcionários da Prefeitura. “Houve uma mobilização rápida dos setores da Prefeitura em um plano emergencial para o atendimento das pessoas que tiveram problemas com a chuva. Não houve vítima”, ressaltou o prefeito.
Manutenção e solidariedade - O secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, enfatizou que o trabalho de desobstrução da rodovia começou ainda na madrugada de sábado para domingo, com apoio do DER, Ditraf (Departamento de Tráfego) e Polícia Rodoviária. Em seguida, os funcionários da Prefeitura partiram para a limpeza de córregos, valas e ruas. Ainda durante a madrugada, as pistas da SP-55, entre Cigarras e Enseada, já estavam liberadas. “A ação foi imediata e vale ressaltar o trabalho dos funcionários, que não mediram esforços nesta operação de emergência”.
Moreno frisa que, embora o volume de chuva tenha sido atípico, a população pode colaborar para evitar, principalmente, os alagamentos. “O que mais agravou em alguns bairros foi a obstrução de valas e canais, onde encontramos materiais como colchões, móveis usados, podas de árvore e até geladeira”, citou o secretário. O serviço de manutenção é feito diariamente pela Prefeitura de São Sebastião, porém, ainda falta a colaboração da comunidade.
No caso da Enseada e Canto do Mar, onde vários pontos de alagamentos foram registrados, José Carlos Moreno criticou a obra de duplicação da SP-55 feita pelo Governo do Estado de São Paulo. “A tubulação ficou mal dimensionada. O problema será solucionado com a obra de drenagem que será feita pela Prefeitura”. Os bairros passarão por uma obra que prevê 100 mil m² de pavimentação e drenagem a partir do 2º semestre.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), e com apoio do Fundo Social de Solidariedade, também fez doações de cestas básicas e roupas para quatro famílias desabrigadas em razão de alagamento e deslizamento de terra. (Fonte: PMSS)

Prefeitura promove atrações esportivas na semana da páscoa

São Sebastião - Com o intuito de rechear de atrações a semana de páscoa, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) promove uma semana especial das Escolinhas Esportivas nesse feriado.
De acordo com a Seesp, serão realizados mini-festivais para integrar os alunos e a comunidade, além de proporcionar a oportunidade da prática esportiva com atividades lúdicas. Entre as modalidades que participarão das atrações estão Futebol, Futsal, Basquete, Voleibol e Karatê (veja quadro) em diversos horários e bairros.
As Escolinhas Esportivas, mantidas pela Secretaria Municipal de Esportes, são distribuídas em vários bairros e tem a iniciativa de proporcionar o incentivo ao esporte e proporcionar saúde e espírito de equipe aos atletas.
Os interessados em participar das Escolinhas Esportivas da Prefeitura, podem se inscrever durante todo o ano, gratuitamente, no local mais próximo de sua residência, na modalidade desejada com o professor. Os horários devem ser diferentes do período escolar.
A secretária de Esportes da Seesp, Raquel Buzi, afirma que as Escolinhas Esportivas Municipais acabam integrando toda a comunidade do bairro onde são realizadas, além de proporcionar o incentivo ao esporte. "Os pais assistem as aulas onde seus filhos estão e torcem por eles", conta a secretária. “Nossa idéia é distribuir alguns brindes e um lanche para a garotada durante os jogos da semana de Páscoa”, declara Raquel.
De acordo com a Secretaria de Esportes o número de alunos que freqüentam as Escolinhas Esportivas é de aproximadamente 2500 alunos. Esse ano, a Seesp registrou um aumento de mais de 400 alunos que se inscreveram nas mais diferentes modalidades das escolinhas.
Os horários, locais e modalidades das Escolinhas Esportivas podem consultados com a Seesp, através do telefone (12) 3892-6257, ou no site oficial da Prefeitura pelo endereço www.saosebastiao.sp.gov.br . (Fonte: PMSS)

Secretário de Habitação desmente reportagem e reafirma proposta de construção de unidades habitacionais
“Em nenhum momento o secretário de Estado da Habitação, Márcio Antônio Bueno, referiu-se ao uso da CDHU, pelo prefeito de São Sebastião, para fins de construção de prédios verticais na cidade”, diz a nota oficial

São Sebastião - Em nota de esclarecimento encaminhada no final da tarde desta segunda-feira (10/04) ao prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o secretário estadual de Habitação, Márcio Antônio Bueno, desmentiu a reportagem publicada pelo jornal Imprensa Livre no último dia 6 de abril, sob o título “Secretário diz que Juan estava usando CDHU para verticalizar”. A matéria foi baseada em uma reunião ocorrida na sexta-feira (07/04) entre o secretário Márcio Bueno e os vereadores Wagner Teixeira (PV), José Cardim de Souza (PP), Marcelo dos Santos Mattos (PMDB), Arthur Ballut (PFL) e Marcos Leopoldino (PSDB), todos contrários ao projeto que cria às ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social), que visa promover a regularização de áreas de baixa renda no município. Além deles, também participaram do encontro na capital os deputados estaduais Turco Loko e Ricardo Trípoli.
Na nota oficial enviada nesta segunda-feira, a Superintendência de Comunicação Social relata que a Secretaria de Estado de Habitação e a CDHU têm a esclarecer o seguinte: “Em nenhum momento o secretário de Estado da Habitação, Márcio Antônio Bueno, referiu-se ao uso da CDHU, pelo prefeito de São Sebastião, para fins de construção de prédios verticais na cidade”.
Além disso, “o secretário reafirma que qualquer projeto que a CDHU venha a realizar em São Sebastião somente será levado a cabo dentro da Lei de Uso e Ocupação do Solo do município – regra aliás seguida em todo o Estado de São Paulo”. Ainda conforme a nota oficial, “o secretário lembra que a CDHU não tem nenhum projeto em andamento em São Sebastião. O que existe são três protocolos de intenções (PIs) assinados com a prefeitura da cidade para a construção de unidades habitacionais”.
Ele frisou que “quando estes protocolos forem concretizados, por meio de convênios da Prefeitura com a CDHU, eles serão executados de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo do município”. Por fim, o secretário estadual de Habitação, Márcio Bueno, por meio de sua assessoria, enfatizou que “dentro deste conceito, a questão da verticalização das construções em São Sebastião é um tema que depende exclusivamente da referida legislação municipal, não cabendo intervenções da CDHU nem de qualquer outro órgão estadual”.
Após receber a nota de esclarecimento enviada pelo secretário da Habitação, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, comentou a reportagem publicada no último sábado. “É praxe da imprensa local, que causa um desserviço à população, desvirtuar informações. É frustrante ver que alguns veículos não são sérios. Cabe que se retratem de publicar inverdades. Infelizmente, ao terem que se retratar, o fazem em espaços ínfimos”, concluiu o prefeito. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU

Ubatuba - “Como evitar reclamações trabalhistas e contratos de trabalhos alternativos” será ministrada no dia 11 de abril (terça-feira) às 14h00 na ACIU pelo consultor Norberto Barbosa.
Quais os principais fatores que ocasionam o processo trabalhista, os riscos jurídicos e prejuízos do processo trabalhista, aprofundar os conceitos sobre legislação trabalhista, forma de contratação, contratos de trabalho, sazonalidade da atividade como forma de planejar as contratações, Sindicato, banco de horas, como se forma o vínculo de emprego; contratação de serviços x mão-de-obra, redução dos custos com empregados, organização administrativa (empresa e pessoal), registro de empregados, segurança e medicina do trabalho, são os temas abordados na palestra.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane tel 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Justiça concede liminar de reintegração de posse à Prefeitura

Ubatuba - O Juiz da 2ª Vara da Comarca de Ubatuba, Alexandre Torres Aguiar, concedeu à Prefeitura, na última quinta-feira, 6, a liminar para imediata reintegração de posse do imóvel e o respectivo prédio da escola municipal, que hoje se encontra desativada, no bairro da Casanga. Foi expedido mandado, e a reintegração, segundo a Assessoria Jurídica da Prefeitura, deve ocorrer em cerca de duas semanas, dependendo do Oficial de Justiça. A liminar refere-se a uma ação, protocolizada pela Prefeitura no último dia 4, contra uma servidora municipal e outros, em face de que em março de 2004 o então secretário municipal de Educação concedeu autorização para a servidora utilizar o local. Desde então a referida munícipe e seus filhos residem no local e não atenderam às solicitações para desocupar o imóvel, mesmo após diversas notificações remetidas pela Prefeitura. A ação possessória foi baseada no Art. 57, Inciso IX, da Lei Orgânica Municipal, que diz que somente o prefeito pode permitir e autorizar o uso de bens públicos municipais por terceiros. Por esta razão, durante esta semana a Prefeitura vai entrar com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-secretário de Educação. (Fonte: PMU)

Prefeitura informa horário de funcionamento durante o feriado

Ubatuba - Durante o feriado da Semana Santa, apenas os serviços essenciais da Prefeitura de Ubatuba estarão em funcionamento. Na quinta-feira, dia 13, foi decretado ponto facultativo e tanto neste dia como na sexta-feira, sábado e domingo o Mercado de Peixe funcionará normalmente, das 7h às 18h; a coleta de lixo também ocorre nos horários usuais, porém com mais caminhões e quanto ao setor de Saúde, a Santa Casa e a Unidade Mista da Maranduba atendem 24h, sendo que a Santa Casa atende apenas urgências e emergências. Os pronto-atendimentos do Centro e do Ipiranguinha funcionam das 8h às 20h, todos os dias do feriadão. A recomendação é para que as pessoas com casos menos graves procurem os pronto-atendimentos e deixem para se dirigir à Santa Casa em último caso. (Fonte: PMU)

Vigilância Sanitária inicia atualização dos cadastros de estabelecimentos em maio
Os objetivos da atualização são, além de prevenir riscos sanitários, atualizar cadastros antigos e coibir a existência de estabelecimentos clandestinos na cidade

Ubatuba - A Secretaria de Saúde de Ubatuba, através da Superintendência de Proteção à Saúde/ Vigilância Sanitária iniciará, no mês de maio, o cadastramento e recadastramento de todos os estabelecimentos sujeitos à ação da Vigilância Sanitária. Dentre eles estão os hotéis, motéis, pousadas, bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques e carrinhos de lanche, além de consultórios, clínicas, laboratórios, salões de beleza, academias de ginástica, cabines de estética e outros. Os objetivos da atualização são prevenir os riscos sanitários e atualizar cadastros, além de coibir a existência de estabelecimentos clandestinos.
Os comerciantes que estiverem com a licença de funcionamento vencida podem se adiantar procurando a Vigilância Sanitária para obter informações inerentes à atividade que desenvolvem e os requisitos necessários à sua regularização. Os estabelecimentos que receberem a visita das autoridades sanitárias e estiverem em desacordo com legislação sanitária terão, dependendo da irregularidade, o prazo necessário para sua adequação. Em casos de risco iminente à saúde pública serão adotadas as medidas cabíveis.
O Superintendente de Proteção à Saúde, Antonio Jorge Araújo, explica que durante o ano de 2005, realizou um diagnóstico e um planejamento que começa a ser implementado. “Em 2006, nós iremos atuar diretamente nos pontos críticos da cidade. Um dos grandes problemas no município é o funcionamento de estabelecimentos em situação irregular. Considerando que Ubatuba é uma cidade turística nossa atenção deve ser redobrada no controle sanitário dos estabelecimentos que, em condições sazonais, atendem um grande número de pessoas”.
 (Fonte: PMU)

Semana de Prevenção a Acidentes do Trabalho é encerrada com sucesso

Ubatuba - Com palestras sobre “Stress no ambiente de trabalho” e “A importância da Cipa”, terminou na última sexta-feira, 6, a “1ª SIPAT” (Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho) dos funcionários da Prefeitura Municipal de Ubatuba e a “8ª SIPAT” dos funcionários da Santa Casa. Durante toda a semana aconteceram aproximadamente 20 palestras com diversos profissionais, como psicólogos, dermatologistas e policiais que abordaram temas ligados à saúde e a segurança do trabalhador.
Para Welson Nunes Clarindo, o “Paraíba”, presidente da Cipa da Prefeitura, “muitos não acreditavam que fosse possível realizar este evento, mas pudemos ver que no transcorrer da semana o interesse dos funcionários pela SIPAT foi aumentando e chegamos ao final com mais de mil presenças registradas nos livros. Espero que no próximo ano os funcionários entendam a importância das palestras e participem mais”, declarou Welson.
Para a presidente da Cipa da Santa Casa, Eliana Almeida Santos, o final da SIPAT não significa o fim do trabalho. “Vamos continuar nossa luta no dia a dia, para proporcionar ao trabalhador um ambiente seguro e saudável” disse. O secretário municipal de Administração, Sílvio Bonfliglioli Neto, garantiu que irá cobrar empenho dos demais secretários no apoio à CIPA. “Pedirei pessoalmente a cada secretário municipal que assuma o compromisso de colaborar com a CIPA no que for possível. A realização desta semana pôde mostrar que estamos no caminho certo na questão da prevenção dos acidentes de trabalho”, afirmou Sílvio. A SIPAT da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Santa Casa contou com o apoio da Sabesp, Elektro, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Hotel São Charbel, Mavaro, Secretarias Municipais e Sindicato dos Trabalhadores na Administração Publica de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Começa o Circuito Ubatuba de Águas Abertas
SEL/Ubatuba sai na frente da competição por equipes

Ubatuba - A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba venceu a primeira etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, disputada no domingo, 9, na praia da Almada. Aproximadamente 200 nadadores de 14 equipes participaram da prova, que teve percursos de 250, 500, 1000 e 3000 metros. A equipe da SEL/Ubatuba totalizou 354 pontos e conquistou o primeiro lugar da etapa; em segundo, com 183 pontos ficou a Academia Winner e a equipe Taubaté/Lorena terminou em terceiro, com 160 pontos. Os principais destaques da prova foram Jorge Eduardo e Camila Cássia, de Ubatuba, primeiros a completar a prova de 3000 metros.
A próxima etapa deve acontecer na Praia do Lázaro, em data a ser agendada, pois o calendário sofrerá alterações para evitar coincidência de datas com outras competições.
A primeira etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas” foi realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba e contou com o apoio da Sociedade Amigos do Bairro da Almada. (Fonte: PMU)

Vigilância Sanitária inicia atualização dos cadastros de estabelecimentos em maio
Os objetivos da atualização são, além de prevenir riscos sanitários, atualizar cadastros antigos e coibir a existência de estabelecimentos clandestinos na cidade

Ubatuba - A Secretaria de Saúde de Ubatuba, através da Superintendência de Proteção à Saúde/ Vigilância Sanitária iniciará, no mês de maio, o cadastramento e recadastramento de todos os estabelecimentos sujeitos à ação da Vigilância Sanitária. Dentre eles estão os hotéis, motéis, pousadas, bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques e carrinhos de lanche, além de consultórios, clínicas, laboratórios, salões de beleza, academias de ginástica, cabines de estética e outros. Os objetivos da atualização são prevenir os riscos sanitários e atualizar cadastros, além de coibir a existência de estabelecimentos clandestinos.
Os comerciantes que estiverem com a licença de funcionamento vencida podem se adiantar procurando a Vigilância Sanitária para obter informações inerentes à atividade que desenvolvem e os requisitos necessários à sua regularização. Os estabelecimentos que receberem a visita das autoridades sanitárias e estiverem em desacordo com legislação sanitária terão, dependendo da irregularidade, o prazo necessário para sua adequação. Em casos de risco iminente à saúde pública serão adotadas as medidas cabíveis.
O Superintendente de Proteção à Saúde, Antonio Jorge Araújo, explica que durante o ano de 2005, realizou um diagnóstico e um planejamento que começa a ser implementado. “Em 2006, nós iremos atuar diretamente nos pontos críticos da cidade. Um dos grandes problemas no município é o funcionamento de estabelecimentos em situação irregular. Considerando que Ubatuba é uma cidade turística nossa atenção deve ser redobrada no controle sanitário dos estabelecimentos que, em condições sazonais, atendem um grande número de pessoas”.
 (Fonte: PMU)

Prefeitura informa horário de funcionamento durante o feriado

Ubatuba - Durante o feriado da Semana Santa, apenas os serviços essenciais da Prefeitura de Ubatuba estarão em funcionamento. Na quinta-feira, dia 13, foi decretado ponto facultativo e tanto neste dia como na sexta-feira, sábado e domingo o Mercado de Peixe funcionará normalmente, das 7h às 18h; a coleta de lixo também ocorre nos horários usuais, porém com mais caminhões e quanto ao setor de Saúde, a Santa Casa e a Unidade Mista da Maranduba atendem 24h, sendo que a Santa Casa atende apenas urgências e emergências. Os pronto-atendimentos do Centro e do Ipiranguinha funcionam das 8h às 20h, todos os dias do feriadão. A recomendação é para que as pessoas com casos menos graves procurem os pronto-atendimentos e deixem para se dirigir à Santa Casa em último caso. (Fonte: PMU)
 


Semana de 06/04 à 13/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Os Seus os meus e os nossos"
16:00 - 17:50 - 19:40 - 21:30Hs 

 



 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Os quatro músicos

O roceiro
O pescador
O diarista
E o fedelho
Nas noites de sábado
Encantavam-se,
Respectivamente, em
Maneco da rabeca
Elias do cavaquinho
João do pandeiro
Jorginho do violão
Para a alegria
Do convidado e do intrujão
Do recatado e do folião
Sob as bênçãos
Do Padroeiro São João.

 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Prezado Emílio Campi,

Venho através desta dizer que a informação sobre o avistamento do Calyptura cristata por Ronald Orenstein não é verdadeira. O pássaro foi supostamente avistado sem comprovação por Martin Schaefer nas Folhas Secas, não temos ainda comprovação pois as informações foram superficiais. Não há qualquer informação que tenha sido avistado no Taquaral. Ronald Orenstein esteve por três dias em Ubatuba, acompanhado por minha pessoa e não vimos o pássaro. Estivemos na residência do Carlos Rizzo e pedimos pessoalmente que corrigisse a informação errônea dada no Jornal O Guaruçá. Gostaríamos muito de ter avistado o Tiê-Coroa, mas infelizmente não o observamos.
Peço que corrija a informação.
Obrigada,

Silvia P. Zaterka.

Caro amigo Emilio Campi,eu morador de Caraguatatuba e leitor assíduo do Litoral Virtual,também desejo parabeniza-lo pelos gloriosos 6 anos de informativo do Litoral Norte.

João José
Caraguatatuba, SP

...a aba do seu próprio chapéu !
Muitas vezes nos esquecemos até mesmo do óbvio.Agenda cheia de compromissos, correria, problemas de última, ou de primeira hora, não encontramos explicação convincente. O certo é que esquecemos. Esquecemos do recado, do número do telefone, do nome do tal, do endereço, do horário do dentista, de pagar a escola, da data da audiência, de pegar a mãe na cabeleireira e, por incrível que pareça, até mesmo de onde conhecemos aquele traseiro, que temos como inesquecível! De toda forma, o esquecimento, não nos exime de nossas responsabilidades por ele ou em detrimento dele. O esquecimento é de toda forma perdoável. Afinal, quem não se esquece? O imperdoável são alguns esquecimentos, digamos "propositais" ou, por L.E.R ( não é falta leitura e sim, aquela doença de movimentos repetitivos). De tanto fazer ou lidar com determinada coisa, somos acometidos de "esquecimentos". Os homens públicos andam muito esquecidos. Mesmo os mais esclarecidos. De tanto exercerem cargos públicos, ficam acometidos de "esquecimentos". Os casos mais graves são aqueles que acometem ocupantes temporários de cargos eletivos, porque se esquecem fazem e dificilmente responsabilizam-se depois pelos seus "esquecimentos". Estes "acometidos" pelo mal dos esquecimentos, esquecem-se ( alguns fingem esquecer) de que o que é público, é do público e, como tal, pertence ao público e não a ele, simples homem público ( que tem obrigação e, recebe para tal, de prestar serviço e zelar pelo que é público). Não sei se estou complicando, ou me fazendo entender? Se eu me esquecer, começo tudo de novo! Bom, assim, todo homem público que promete ou se compromete dar para algum ou, para alguns de seus "escolhidos" recebedores do que é público (pertencente a todo o público) está prometendo dar ou se comprometendo dar o que não é seu. Minha vó em cima dos seus 99 anos de experiência não perderia a sentença: " Ele esta fazendo "cortesias" com o chapéu dos outros". Estas vovós (velhinha) lembram-se de cada coisa... Bom, a vovó além da frase secular, também tem como certo que esta atitude, além de inconseqüente, estaria sendo tomada ao arrepio da lei. Estas duas "máximas" ( a da vovó e, a da lei que é de dar arrepios) os homens públicos não deveriam esquecer. Aos bacharéis e candidatos (esquecidos) cabe a simples (re) leitura da carta maior. Uma pequena, mas verdadeira "bíblia" a ser respeitada e, seguida. Recordar, além de viver é (re) aprender. Reler, sempre (para não esquecer) (pelo menos) que o limite do comprometimento com terceiros, não deve ultrapassar a aba do seu próprio chapéu. Pastore, acho que deve ser a idade! Não me lembro de como pretendia finalizar esta crônica!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer no Perequê Açú - Juliano Gregori

Amanhecer no Perequê Açú
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor