Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 12 de Abril de 2006 - Nº 1502 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Litoral faz faz mutirão após chuvas
Agenda 21 se reúne amanhã (12/04) em Caraguatatuba

Caraguatatuba
Padre Fábio de Melo em Caraguá
Presidente da Câmara Juarez Pardim entrega mochilas escolares aos estudantes da escola do Perequê Mirim
Câmara fará relatório sobre Audiência Pública
Constance Kamii ministra palestra a professores de Caraguá hoje
Jornalistas visitam Caraguá durante um Press Tour
Número de participantes da Copa SESC surpreende organizador
Equipes de Caraguá se classificaram para a fase regional dos Jogos da Juventude
Caraguá é bem representada em São Roque no Paulista de Down Hill
Prefeito decreta ponto facultativo nas repartições públicas nesta quinta-feira
Sérgio Reis comemora o aniversário de Caraguá com show no dia 21

Ilhabela
Vereadores ameaçam bloquear a balsa se não forem atendidos por Dario Lopes

São Sebastião
Definidos os membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo
Audiência Pública em Maresias confirma apoio da comunidade ao projeto das ZEIS
São Sebastião bate Ilhabela e estréia com vitória na 8ª Copa Vanguarda de Futsal
Parceria entre Seduc e Supereco apresenta seminário sobre desenvolvimento ambiental no Litoral Norte
Nova queda de barreira mobiliza Prefeitura de São Sebastião em operação na SP-55
São Sebastião conquista troféu na 14ª Copa Chevrolet de Damas
Passeio Ciclístico na Enseada reúne mais de mil crianças
Sesau se prepara para Campanha de Vacinação do Idoso


Ubatuba
Falta concluir serviços na Rio-Santos
Ciclistas continuam desrespeitando ciclofaixas
Prefeitura move ação contra ex-funcionário
Eduardo Cesar participa de reunião com governador em Ilhabela
Frente de trabalho inicia limpeza em todo o município
Passe escolar
Charles Medeiros parabeniza Caraguatatuba pelo seu 149º aniversário
Presidente da Câmara homenageia astronauta brasileiro
Procon de Ubatuba inaugura rampa de acesso para portadores de necessidades especiais
Fundart divulga programação da semana
Chuva não impede sucesso da 2ª Festa da Banana
Novo Secretário da Casa Civil é homenageado por Charles Medeiros
Vôlei infantil de Ubatuba conquista vitórias na LIVOVALI
Professores recebem educadora suíça para palestra no Tubão
Deputado ministra palestra na Associação Comercial
650 beneficiados recebem cartões do Bolsa Família em Ubatuba
Prefeito ouve comunidade do Pé da Serra e propõe ajuda para minimizar problemas
Vereador Charles Medeiros presta homenagem ao Corpo de Bombeiros do Litoral Norte
Vereador Mico e Charles Medeiros visitam o DER de Taubaté
Vereador Mico acompanha Secretário de Obras do Município ao Bairro do Ubatumirim
Vereador Mico presente no Bairro da Cachoeira dos Macacos

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral faz faz mutirão após chuvas

Litoral Norte - As prefeituras de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba se mobilizaram ontem para reparar os estragos provocados pelas chuvas que atingiram a região no fim de semana. A chuva parou, mas houve nova queda de barreira na Rio-Santos e dois bairros permaneciam alagados em Caraguatatuba.
Uma nova queda de barreira ocorrida anteontem à noite nas proximidades do quilômetro 115, no bairro das Cigarras, em São Sebastião, obstruiu parte da pista e o acostamento da rodovia. O tráfego de veículos foi feito em meia pista até o início da tarde de ontem.
A Prefeitura de São Sebastião utilizou máquinas e homens para desobstruir a pista. Segundo o diretor da Defesa Civil, Paulo Galeano, o solo permanece instável e se a chuva retornar com intensidade podem ocorrer novos deslizamentos de encosta no trecho entre as praias da Enseada e Cigarras.
Em Ilhabela, a prefeitura iniciou ontem os reparos na rua Coronel José Vicente, no bairro da Água Branca. Cerca de 300 metros de bloquetes foram removidos pela chuva forte que atingiu a ilha. Em Caraguá, segundo a Defesa Civil, nos bairros do Pegorelli e Perequê-Mirim, algumas casas permaneciam ontem alagadas devido a cheia do rio Perequê. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda 21 se reúne amanhã (12/04) em Caraguatatuba

Litoral Norte - Com o objetivo de integrar e mobilizar a comunidade para alcançar o desenvolvimento sustentável na região é que o grupo da Agenda 21 do Litoral Norte, vai se reunir na próxima quarta-feira, dia 12, na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.
É a terceira reunião da Agenda 21 regional e contará com a presença de representantes das quatro cidades do Litoral Norte. Em São Sebastião, a Prefeitura realiza uma parceria entre as Secretarias de Educação (Seduc), Cultura e Turismo (Sectur) e Meio Ambiente (Seman) para a promoção da Agenda 21 local.
A ocasião terá a presença da coordenadora da Agenda 21 regional, Zuleika Beiruth. A Seduc de Caraguatatuba fica localizada na Avenida Rio de Janeiro, número 860 no bairro do Indaiá.
Saiba mais sobre a Agenda 21 - A Agenda 21 é a primeira ação organizada globalmente para melhorar a qualidade de vida no planeta. O compromisso de construir a Agenda 21 foi assinado por 179 países na Eco-92, inclusive o Brasil. Para fazer a Agenda 21 a população, sociedade civil e governo trabalham juntos, para levantar os problemas e as soluções e para executar os planos de ação com fins de resolver os problemas. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode participar da Agenda 21. A inscrição pode ser feita enviando um e-mail para agenda21litoralnorte@grupos.com.br, participando de reuniões ou entrando em contato com a Sectur pelo telefone 3892-2620, no ramal 24. (Fonte: PMSS)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Padre Fábio de Melo em Caraguá
Moradores e turistas estão convidados para a missa campal e show com o Padre Fábio de Melo, dia 20 de abril, às 18 horas, na Praça de Eventos.

Caraguatatuba - O Padre Fábio de Melo virá a Caraguá no próximo dia 20, quando celebrará uma missa campal e show musical em comemoração ao aniversário de 149 anos de emancipação político-administrativa do município. Após um dia de solenidades e inaugurações, o público está convidado para o evento que irá acontecer às 18 horas na Praça de Eventos.
No dia 20, o público também está convidado para o Hasteamento dos Pavilhões, às 8 horas no MACC-Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Em seguida, a abertura da exposição “Diálogos-Encontro de Arte e História”, e lançamento das obras, também no MACC. Às 10 horas, o prefeito Aguilar inaugura o prédio “João Alarcon Munõz”, nova sede da Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito. Às 17 horas haverá o final doTorneio de Futebol “Aniversário da Cidade”. Às 17h45, inaugura a Nova Iluminação da Avenida Miguel Varlez e Av. Altino Arantes. E às 19h30, o Centro de Referência Alimentar “Maria do Rosário de Oliveira Carlota” (Rua Maria Carlota, Massaguaçu).
O padre e cantor Fabio de Melo, é um dos mais populares e carismáticos no meio artístico católico. Já gravou 6 CDs na carreira solo, entre eles Marcas do Eterno e Estações da Vida com músicas que marcam sua trajetória como Pegadas de tua ausência, Eu que ver e a própria Marcas do eterno.
Pe. Fabio é jovem e com isso conquista um público bem variado. Alegre e comunicativo também é escritor e apresentador na TV Canção Nova do programa Orientação Espiritual, transmitido ao vivo todas as quintas-feiras às 22h30. “Eu sou um contador de histórias... Gosto de me aventurar no universo das palavras, gosto de vê-las clamando por minhas mãos, desejosas de sairem da condição de silêncio. Escrever e cantar é uma forma de desvendar o mundo”.
Sacerdote ordenado há 4 anos, encontrou nesta vocação a missão de poder ser e representar algo de importante para as pessoas influenciando positivamente em suas vidas. Seu último CD lançado em 2005 é Humano demais. Segundo o artista, assumir-se humano demais é uma forma de reivindicar o direito de ser homem e padre ao mesmo tempo: “gosto de ser honesto comigo quanto à minha condição. Sou homem que quer acreditar, mas que nem sempre consegue. Só posso conhecer a Deus à medida que mergulho no mistério de ser o que sou. Assumir-me humano demais é reconhecer que nem sempre consigo entender a lógica do coração de Deus. Conversão é justamente isso: mudar o jeito de pensar e de interpretar o mundo”, afirma.
Padre, membro da congregação do Sagrado Coração de Jesus, Fábio de Melo faz questão de ressaltar que tudo que escreve e faz é naturalmente evangélico. A mensagem de Jesus Cristo é o viés de suas composições. Suas palavras e expressões ainda que estejam tocadas pelo específico de sua sensibilidade e criatividade, obviamente estão sinergizadas nas palavras do mestre de Nazaré. (Fonte: PMC)

Presidente da Câmara Juarez Pardim entrega mochilas escolares aos estudantes da escola do Perequê Mirim

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pardim (PPS), participou na última sexta-feira, 7 de Abril, da entrega de mochilas escolares aos estudantes do ensino fundamental da EMEF Geraldo de Lima, do bairro Perequê Mirim, junto com o Prefeito José Pereira de Aguilar, a Primeira Dama D. Rose e também a Secretária da Educação, Silmara Mattiazzo Bolognini.
A Prefeitura Municipal entregará ao todo 14 mil mochilas aos alunos da rede municipal de ensino, que agora se torna um sonho realizado tanto para o Prefeito Aguilar como para os alunos e seus pais.
O Vereador Pardim comenta “Participar com o Prefeito Aguilar da entrega destas mochilas é uma satisfação muito grande, estou vendo a alegria estampada nos rostos destas crianças e também na alegria dos seus pais. A dificuldade porque passam as famílias mais carentes da cidade é grande e estas mochilas vão suprir mais esta necessidade. Muitos pais não têm condições de comprar uniformes, material escolar e muito menos mochilas, este realmente é um grande feito. Estou feliz também porque hoje faço a entrega da mochila para o meu filho Junior que estuda nesta escola e está muito feliz com sua nova mochila. Parabéns ao Prefeito Aguilar e à Secretária Silmara por esta iniciativa”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara fará relatório sobre Audiência Pública
Convidados explanaram seus pontos de vista sobre a praça Dr. Cândido Mota

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de quinta-feira - 6 de abril, às 19 horas, Audiência Pública para discutir a unificação da praça Dr. Cândido Mota, no centro da cidade e conseqüentemente o fechamento de um trecho da rua Paul Harris. O quase nulo comparecimento da população não impediu que os convidados mostrassem seus pontos de vista.
Apenas 12 (doze) contribuintes compareceram as galerias da Câmara Municipal de Caraguatatuba para a 4ª Audiência Pública do ano, que desta vez versou sobre o projeto de unificação da praça Dr. Cândido Mota e fechamento de um trecho da rua Paul Harris, no centro da cidade. Uma maciça campanha em rádio e jornal foi feita convidando a população a comparecer ao evento.
Foram convidados e atenderam ao convite o Secretário Municipal de Urbanismo, Leandro Borella; o Diretor da Ditran - Divisão Municipal de Trânsito, Celso Antonio Rapaci; o Presidente da Associação dos Engenheiros (AEAA-C), Ricardo Analha; o Presidente da Associação dos Taxistas, Luis Camilo e o Presidente da Associação Comercial (ACE-C), Paulo Gato Bijos, além dos Vereadores Omar Kazon (PL), Juarez Pardim (PPS) e Germino de Souza (PPS), os dois primeiros autores do evento.
Dos presentes apenas 3 se manifestaram, além das colocações dos convidados. O Secretário Borella disse que a unificação vem do pedido dos contribuintes. Já o Coronel Rapaci orientou que sua divisão apenas adequou o trânsito ante a unificação proposta. O Presidente da ACE - C falou em modernidade com a unificação. Já o Presidente da AEAA-C mostrou os pontos pró e contra a unificação. O Presidente da Associação dos Taxistas alegou que o trecho da Paul Harris é fechado sempre que há um evento e relatou a não necessidade de unificar as metades da praça.
Encerrando o evento o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Juarez Pereira Pardim disse que fará um relatório e o enviará ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB). Pardim salientou ser favorável a unificação.
Os Vereadores gostaram do evento e do seu resultado. "Ouvimos as autoridades e pessoas ligadas a proposta. O evento foi bom para orientação e resolver dúvidas e questões relativas ao fato. Acreditamos que a unificação não trará problemas à cidade", disseram os Vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Constance Kamii ministra palestra a professores de Caraguá hoje
A pós-doutorada suíça, Constance Kamii, que foi aluna e colaboradora de Jean Piaget, estará hoje, dia 12, em Caraguatatuba onde ministrará a palestra “Construtivismo e Aprendizagem”. O encontro que é voltado para os professores da rede municipal de ensino também receberá educadores convidados de outras cidades.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Seduc (Secretaria Municipal da Educação) promoverá hoje, dia 12 de abril, uma palestra sobre construtivismo com a pós-doutorada suiça Constance Kamii. A expectativa da Seduc é a participação de mais de 600 educadores, pois apesar do encontro ser voltado aos professores da rede municipal de ensino, outras cidades e centros de educação poderão conferir de perto o trabalho de Constance, que foi aluna e colaboradora de Jean Piaget.
Essa palestra integra o Programa de Educação Continuada da Seduc, que foi iniciado em fevereiro e seguirá durante todo o ano, com o intuito de sanar alguns problemas do ensino no município. Segundo a secretária da educação, Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, esse programa foi idealizado a partir do resultado da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), realizado pelos alunos no ano passado. “Optamos por receber essa avaliação do sistema estadual e o resultado nos mostrou alguns problemas que precisam de intervenção”, completou.
A secretária conta que a área que apresentou mais dificuldades foi a matemática e por esse motivo os esforços da Seduc estão concentrados nesse setor do ensino. A primeira palestra realizada em 2006, trouxe à Caraguá o professor doutor Nilson José Machado, licenciado em matemática e doutor em filosofia da educação. Agora é a vez de Constance Kamii, referência no ensino da matemática e uma das ‘discípulas’ de Jean Piaget, integrar o Programa de Educação Continuada.
“A Secretaria está com diversas ações para resolver esses problemas. A palestra da Constance integra o sistema de formação dos professores no ensino das crianças do 1º ao 4º ano. Além disso, adotamos outras medidas, como a colaboração do mestrando da USP Marcelo Moreno, que vai apontar os problemas reais na área a matemática e apresentar propostas para soluciona-las. O objetivo é sempre equalizar os problemas da educação com as soluções reais”, completou.
Constance Kamii chegou ao Brasil na semana passada, onde passará poucos dias e participará de cinco palestras. Ela veio exclusivamente para esses compromissos, entre eles, o 2º Seminário Internacional de Educação, que acontece amanhã, dia 11, no Guarujá. Ela já se apresentou em São Bernardo do Campo, Osasco, Ubatuba e vai encerrar a agenda de palestras no Brasil em Caraguatatuba, no Teatro Mário Covas.
Atualmente, Constance é professora titular na Universidade do Alabama Birmingham, nos Estados Unidos. Ela é doutora em Comunicação e Psicóloga pela Universidade de Michigan. Sua atuação ao lado de Piaget durou cerca de 15 anos. Ela também fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan, ligados à epistemologia genética e a outras áreas educacionais relacionadas à teoria de Piaget.
A palestra que ela traz ao país “Aprendizagem e Construtivismo”, fala sobre a construção da autonomia pela criança. Na discussão, o foco que ela trabalha trata sobre o significado da autonomia na teoria de Piaget, a autonomia como grande objetivo da educação e o que o adulto pode fazer para incentivar a construção da autonomia pela criança.
Ela destaca que a autonomia, segundo Jean Piaget, não significa o direito de tomar decisões, mas sim, a habilidade de tomar decisões por si próprio levando em conta fatores relevantes, independente de recompensas ou punições.
Serviço:
Palestrante: Constance Kamii
Data: 12/04/2006
Horário: das 8 às 11h
Local: Teatro Mário Covas
(Fonte: PMC)

Jornalistas visitam Caraguá durante um Press Tour
Vinte e cinco profissionais de comunicação conhecerão os principais pontos turísticos da cidade. O objetivo é divulgar a Caraguá em outros munícipios do estado

Caraguatatuba - Uma equipe com 25 jornalistas de diversas cidades do estado virão a Caraguatatuba para fazer um “Press Tour”. O objetivo é que os profissionais de comunicação conheça os principais pontos turísticos da cidades para divulgá-los em seus municípios.
O convite aos diretores, proprietários e redatores de jornais de cidades como Santo André, Ipiró, Jarinu, Guaratinguetá, Itapira, Santos, Indaiatuba, Cruzeiro, Aguarí, Arujá, Campos do Jordão, Pirassununga, Registro e da capital entre outros, foi feito pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e pela prefeitura, por meio da SETUR (Secretaria Municipal de Turismo).
A visita acontecerá nos dias 27 e 28 de maio e terão como roteiro turístico o Parque Estadual da Serra do Mar, o Morro Santo Antônio, o Terminal Turístico, o Polo Cultural Adaly Coelho Passos (Museu), o Teatro Mário Covas, a Feira de Artesanato, as Praias da Cocanha (Pedra do Jacaré e da Freira), a Lagoa Azul e a Cocanha, para que os visitantes conheçam também a fazenda de Mexilhões. Os profissionais serão recepcionados pelos turismólogos da SETUR, que encarregarão de orientar-los durante o passeio e explicá-los os locais visitados.
De acordo com representantes da SETUR essa visita será de extrema importância para que o município sejá divulgado em outras regiões.
O Press Tour conta com o apoio da Associação de Hoteis e Pousadas e da Associação Comercial e Empresarial de Caraguá. (Fonte: PMC)

Número de participantes da Copa SESC surpreende organizador

Caraguatatuba - A 6ª Copa SESC de Futsal, mais conhecida como a Copa do Comércio, terá início no dia no dia 18 de abril, terça-feira, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e teve um número recorde de inscrições. Foram 18 equipes inscritas de várias empresas da cidade.
Organizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) em parceria com o SESC de São José dos Campos, o torneio é composto por quatro chaves. No grupo A estão as equipes da Center Trevo, Pedreira Massaguaçu, Serralheria Nova Aurora, Laticínios 21 de Abril, Lion’s; no grupo B tem os times do Supermercado Semar, Disa Ferro e Aço, Cândido Tintas, Jardim América. O grupo C conta com as equipes do Adil Car, Silva Indaiá, Lava Rápido, Remo e o grupo D é composto pelas equipes Linorte, Promoções, Imobiliária e Advogados, Loja Seller e CCVT – Condomínio Costa Verde.
“Nas cinco edições já realizadas, o número de participantes variou entre 8 e 12 equipes. Neste ano fomos surpreendidos com 18 inscrições. Pretendemos, no próximo ano, fazer com que mais comércios e empresas possam aderir ao esporte e proporcionar lazer e saúde para seus funcionários. Isso é muito gratificante”, disse Renato Aguilar, Diretor de Recreação da SECER.
Todos os jogos são eliminatórios, e a equipe que perder fica fora da disputa. O evento tem final prevista para o dia 26 abril. Os três primeiros colocados serão premiados com trofeús e medalhas. (Fonte: PMC)

Equipes de Caraguá se classificaram para a fase regional dos Jogos da Juventude
As equipes de Futsal e Futebol de Campos também podem ser classificadas para representar a cidade no Vale do Paraíba

Caraguatatuba - As equipes de Basquete masculino e feminino de Caraguá se classificaram para a fase Regional dos Jogos Abertos da Juventude. A próxima etapa será no mês de maio em Pindamonhangada. Esta primeira fase da competição está sendo disputada nas praças esportivas do município.
No masculino a equipe da casa disputou duas partidas contra a equipe sebastianense e venceu, a primeira de 55 a 50 e a segunda de 63 a 51; já no feminino, a equipe caraguatatubense venceu a equipe de Ubatuba de WO, outra adversária foi a equipe de São Sebastião. As meninas da casa venceram de 56 a 48.
Caraguá também competiu nas modalidades de Handebol e Voleibol, nas categorias masculino e feminino, porém não conseguiu classificação.
As partidas de Futebol de Campo acontecem hoje, dia 11, às 16h, no Campo do Indaiá, contra a equipe de São Sebastião, e na próxima quinta-feira, dia 13, contra a equipe de Ubatuba. No Futsal, Caraguá enfrenta os sebastianenses na quadra do Tinga, hoje, às 19h; e na quinta-feira no mesmo horário e local, acontece outro confronto entre as duas equipes.
Equipes esportivas das escolas das quatro cidades do Litoral Norte estão participando da etapa litoral dos Jogos Abertos da Juventude, realizados pelas Secretarias da Juventude Esporte e Lazer e Educação do Estado, com o apoio das respectivas Secretarias Municipais; Caraguatatuba foi a cidade escolhida para sediar o evento. (Fonte: PMC)

Caraguá é bem representada em São Roque no Paulista de Down Hill
Os atletas continuam em busca da vitória

Caraguatatuba - Os atletas Felipe Cambuzano de Caria e Rafael de Caria Neto, representaram Caraguatatuba na primeira etapa do Campeonato Paulista de Down Hill, que aconteceu nos dia 8 e 9, sábado e domingo repectivamente, em São Roque e conquistaram medalhas de 4º e 5º lugar respectivamente.
Com o apoio da loja J. Bike, os atletas enfrentaram 190 competidores da grande São Paulo, interior do estado, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Com essa colocação, Felipe conquistou o 14º lugar no ranking geral da competição.
Mais dois atletas representaram o município, Lucas Otávio Mendes e Felipe Ricardo Mendes - os competidores não conseguiram classificação na prova. (Fonte: PMC)

Prefeito decreta ponto facultativo nas repartições públicas nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira 13, que antecede a sexta-feira da Paixão, a Prefeitura de Caraguá não realizará atendimento ao público. O expediente retorna normalmente na segunda-feira 17, após a Páscoa

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nesta quinta-feira, dia 13 de abril, data que antecede a sexta-feira da Paixão. Não haverá expediente no paço e nos demais prédios públicos. Os serviços essenciais continuarão acontecendo neste período, como de costume.
O expediente voltará ao normal na segunda-feira, dia 17, a partir das 8h da manhã, após o domingo de Páscoa. (Fonte: PMC)

Sérgio Reis comemora o aniversário de Caraguá com show no dia 21
Durante as comemorações do aniversário da cidade, uma das atrações será o cantor sertanejo Sérgio Reis, que se apresentará na Praça de Eventos no dia 21

Caraguatatuba - Ganhador do Grammy Latino e um dos principais precursores da música sertaneja no país, Sérgio Reis comemorará junto com a população o aniversário de 149 anos de Caraguatatuba. O cantor, que já vendeu milhões de discos, promete atrair grande público para a Praça de Eventos da Avenida da Praia, na noite de sexta-feira, dia 21 de abril, a partir das 22h, com entrada franca.
Sérgio Reis é um dos cantores mais populares no meio artístico. Ao longo de seus 42 anos de carreira emplacou grandes sucessos nas décadas de 60, 70 e 80, entre eles Coração de Papel, O menino da Porteira, Chalana, Saudade de minha Terra, Disparada, Panela Velha, entre outros. Além disso, gravou 42 discos e vendeu até hoje mais de 15 milhões de cópias. Na área artística, o cantor participou também de três novelas (Paraíso, Pantanal e O Rei do Gado) e três filmes: O menino da porteira, Mágoa de Boiadeiro e O Filho adotivo.
Atualmente, além de fazer shows por todo Brasil, Sérgio Reis apresenta um programa semanal chamado “Rádio Caminhoneiro”, que é retransmitido por 170 emissoras em todo país e é destinado àqueles que fazem da estrada o meio de vida.
Outra curiosidade sobre o cantor, é que seu reconhecimento foi muito além das fronteiras brasileiras. Prova disso é que Sérgio Reis ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, no ano de 2000, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Já no Brasil, o intérprete sertanejo pôde constatar seu carisma com a estátua do “Menino da Porteira”, inaugurada em março de 2001 em sua homenagem.
Sérgio Reis tornou-se uma das personalidades mais respeitadas no meio artístico não só pelo talento, mas por ter sido o primeiro cantor sertanejo a pisar no palco do Teatro Municipal de São Paulo, além de marcar presença em grandes casas de espetáculos como o Olímpia e Tom Brasil. Sua trajetória ficou marcada na história da música brasileira por ter sido o primeiro a ter suas canções executadas em emissoras de FM em São Paulo.
Sérgio Reis se apresenta no dia 21, às 22h, na Praça de Eventos em Caraguá. Prestigie! No aniversário da cidade, o presente quem ganha é a população! (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereadores ameaçam bloquear a balsa se não forem atendidos por Dario Lopes

Ilhabela - A Dersa foi alvo de críticas durante a sessão de segunda-feira, 10. Os vereadores ilhabelenses repudiaram outra resposta de requerimento enviado pelo órgão estadual, no qual explica que a passagem de pedestres de forma intercalada e em balsas específicas facilita a operacionalização do sistema.
O documento afirma também que a medida é segura e proporciona conforto aos usuários, já que disponibilizam assentos cobertos para os mesmos, além de funcionar em horário compatível com os ônibus locais. No caso da temporada, quando os pedestres são liberados para atravessar o canal em qualquer balsa, a explicação é que o alto fluxo de veículos não permite que se cumpram horários, para diminuir o tempo de espera na fila.
O vereador Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB) fez uso da Tribuna e criticou o documento. Para ele, a Dersa não respeita o direito de ir e vir do cidadão. “Essa resposta mostra que eles pensam somente no lucro”. José Roberto de Campos, Beto(PMN) pediu uma postura mais incisiva da Câmara quanto à questão. “Temos que mandar requerimentos iguais todas as sessões, até que eles tomem providência. Alguém já viu o banheiro destinado aos usuários? Uma vergonha, pelo preço alto que pagamos de pedágio”.
José Jorge Pereira, Zeca do São Pedro(PTB) chegou a sugerir uma audiência pública, mas o presidente Luiz Lobo foi categórico em sua sugestão e conquistou o apoio dos pares: “Há dois meses tento, sem sucesso, agendar uma audiência com o secretário estadual de Transportes e presidente da Dersa, Dario Lopes. Já solicitei inclusive via deputados, num contato que fiz com o deputado Pe. Afonso(PV), mas não obtive resposta. Amanhã estarei enviando novamente um e-mail diretamente ao gabinete do secretário e se em quinze dias não obtivermos resposta com a data da audiência marcada, proponho fecharmos a balsa como forma de protesto”.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Definidos os membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo

São Sebastião - Em eleição realizada na noite da última segunda-feira, 10, no Teatro Municipal, foram definidos os membros que vão compor o Núcleo Gestor para revisão do Plano Diretor Participativo e das Leis de Uso e Ocupação do Solo de São Sebastião.
Pelo Poder Executivo estarão como titulares Teo Balieiro e Sueli Stropp e como suplentes
Acácio Gomes e Oscar Silveira Júnior. Representando a instituição do governo do Estado de São Paulo estará Edson Lobato, do Instituo Florestal. Pelo Governo Federal, o representante será Osmar Corrêa, do Ibama.
Já na eleição da organização não governamental o titular será Alexandre do Rego Vieira, do Instituto Educa Brasil, e o suplente Luis Filipe Pereira Lima, da Ambiental Litoral Norte.
Como Associações de Bairro foram eleitos como titulares Sérgio Pereira de Souza, da Federação Pró Costa Atlântica e Célia Pinto, da Federação FaceNorte. Já os suplentes serão Leila Prado Benevides, da Sociedade Amigos de Boiçucanga, e Francisco Antônio Castellões, da Associação dos Amigos da Praia das Cigarras
Representando as Associações de Classe ou Profissionais estarão como titulares, Luiz Savério Felipelli, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião, e Décio Moreira Galvão, do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis. Os suplentes serão Evandro de Jesus Chagas, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião, e Luiz Tadeu de Oliveira Prado, da Ordem dos Advogados do Brasil.
A lista do Núcleo Gestor continua com a Faculdades São Sebastião como instituição de ensino, pesquisa e extensão. A titular será Patrícia Castilho Rodrigues e o suplente Fábio Merlin. O Órgão Gestor de Mão-de-Obra Portuária será representado por Maximiliano Souza, como entidade ligada ao setor de comércio, indústria e serviço. Nenhuma entidade se registrou na categoria sindicato.
O representante do Ministério Público, promotor Bruno Márcio de Azevedo foi convidado a participar do Núcleo Gestor, mas vai acompanhar as discussões sobre a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. Os representantes do Legislativo serão conhecidos através de ofício encaminhado pelo presidente Wagner Teixeira.
Comissão técnica - Desde o final do ano passado, a Prefeitura de São Sebastião iniciou os trabalhos de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo.
Para isso, o prefeito municipal, Dr. Juan Garcia, seguindo os preceitos da legislação vigente, designou uma comissão técnica para coordenar os trabalhos.
Através da portaria 1932/05 foram escolhidos como membros: Flávio Malta (SEOP), Thales Carlini (SEOP), Ana Paula de Paiva (SEOP), Márcio Eduardo Figueiredo (SEOP), Kátia Gomes Severi (SEOP), Oscar da Silveira Júnior (SEOP), Márcia Saavedra (SESAU), Sueli Stropp (SAJUR), Mercedes Pons Garcia (SEDUC), Teo Balieiro (SEMAM), Fernanda Palumbo (SECTUR), Acácio Gomes (SEGOV), além de Fernando Parodi (SEMAM), pela portaria 420/06.
Tanto a comissão técnica, como os titulares eleitos para compor o Núcleo Gestor participarão de uma capacitação durante esta terça, 11, e quarta-feira, 12, custeado pela administração. (Fonte: PMSS)

Audiência Pública em Maresias confirma apoio da comunidade ao projeto das ZEIS

São Sebastião - As cerca de 200 pessoas que participaram da audiência pública realizada na segunda-feira (10/04), na EM Dulce César Tavares, em Maresias, confirmaram o apoio ao projeto de criação das ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social) que, segundo o executivo, beneficiaria aproximadamente 15 mil pessoas se não tivesse sido rejeitado na Câmara.
O prefeito também lembrou que o projeto, se aprovado, traria paz para aproximadamente 20% da população do município. “O projeto resolveria o problema da regularização fundiária. Este é o anseio social de muitas pessoas”, avaliou o prefeito. Com ele, a Prefeitura pretende criar núcleos sociais, possibilitando a chegada de melhorias de infra-estrutura.
Na oportunidade, o prefeito explicou os motivos pelos quais o projeto foi rejeitado na Câmara. Ele salientou que a recente rejeição do projeto não teve relação com o artigo que autorizava a construção de conjuntos habitacionais em até cinco pavimentos nas ZEIS, os quais seriam destinados às pessoas que não têm condições de ter sua terra regularizada, como moradores de áreas de risco ou preservação ambiental.
Há mais de um ano, todas as áreas irregulares do município foram congeladas, ou seja, qualquer construção está proibida.
Soares dos Santos, que reside em área de preservação permanente no sertão de Maresias e seria um dos possíveis beneficiados pelo projeto, pede que ele seja reapresentado. “Temos urgência, moro próximo a cachoeira e sei que terei que sair. Sou a favor desse projeto e gostaria que fosse aprovado”, pediu o morador.
O prefeito também apresentou e leu aos presentes, cópia dos três protocolos de intenções assinados entre a Prefeitura e o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Hurbano) para a construção de unidades habitacionais no município. O prefeito também enfatizou nunca ter afirmado que as unidades seriam de graça. “Nunca falei que as casas populares seriam de graça, todos sabem que casa popular é financiada em 25, 30 anos”, concluiu.
A próxima audiência pública sobre as ZEIS acontece na quarta-feira (12/04), às 18 horas, na Escola Municipal de Juquehy. (Fonte: PMSS)

São Sebastião bate Ilhabela e estréia com vitória na 8ª Copa Vanguarda de Futsal

São Sebastião - A seleção de futsal de São Sebastião estreou com vitória na 8ª Copa Vanguarda, na noite desta segunda-feira (10/04). Jogando em casa, o time bateu Ilhabela por 2 a 1, no ginásio municipal “José de Souza – Gringo”, no Topovaradouro.
A partida foi marcada pela força de vontade das duas equipes. O time de casa começou perdendo. Aos 11 minutos, Thiago Sampaio fez 1 a 0 para Ilhabela.
O camisa 10 da equipe sebastianense, Carlos Eduardo Silas, empatou aos 18 minutos. No 2º tempo, um jogo de muita marcação. Apesar do nervosismo da estréia, a equipe sebastianense fez prevalecer o toque de bola e, restando um minuto para o término da partida, conseguiu a virada. De novo, Carlos Eduardo Silas anotou para São Sebastião.
O prefeito Dr. Juan Garcia assistiu à partida da arquibancada do ginásio e, ao lado da secretária de Esportes, Raquel Buzi, comemorou muito o gol da virada. O time de São Sebastião está confiante numa boa participação no campeonato. “Estamos bem preparados e vamos brigar de igual para igual com qualquer equipe. É uma equipe nova, mas mescla a experiência de alguns jogadores com a juventude de outros”, disse Felipe Marcel, o Pimenta, 21 anos, atacante da equipe sebastianense.
O ala Douglas Luiz de Paiva, 25 anos, é um dos mais experientes. Ele participou das oito edições da Copa Vanguarda. “Nosso time está bem unido e está vai ser a diferença. São jovens que vão adquirir conjunto ao longo da competição, pois capacidade individual todos têm”, declarou Douglas.
O técnico Rogério Botelho informou que a equipe treinou para o torneio durante dois meses. “Nossa pretensão é chegar pelo menos entre os quatro”, frisou. A melhor colocação da cidade na Copa Vanguarda foi no ano 2000, quando a equipe terminou em 4º lugar.
O elenco é formado pelos seguintes jogadores: Diogo e Roger (goleiros), Pimenta, Criveland, Dioguinho, Rafael, Baianinho, Bimbinha, Pomada, Douglas, Carlota, Marquinhos e Michel. Também integram a delegação sebastianense o auxiliar técnico Luiz Carlos Cavinatti e o massagista Juliano Ramirez. Todos os atletas são da cidade. “Nós estamos promovendo a renovação das equipes em todas as modalidades, valorizando sempre os atletas da casa”, finalizou a secretária de Esportes.
A 8ª Copa Vanguarda de Futsal reúne 46 equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Região de Bragança, envolvendo mais de 600 esportistas. O próximo desafio de São Sebastião será contra Caraguatatuba, ainda pela 1ª fase da competição. A partida será disputada em Caraguá, na segunda-feira (17/04), às 20h15, no ginásio do Travessão. (Fonte: PMSS)

Parceria entre Seduc e Supereco apresenta seminário sobre desenvolvimento ambiental no Litoral Norte

São Sebastião - O Instituto Supereco em parceria com a Secretaria de Educação de São Sebastião (Seduc) apresenta amanhã (12/04), das 8h às 17 horas, no Tebar Praia Clube, o seminário “Água e Floresta”, voltado para os agentes multiplicadores de ensino e professores selecionados pelas unidades escolares.
O intuito do seminário é promover programas de educação ambiental para o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, no Litoral Norte de São Paulo, junto às escolas do município.
Os programas têm por finalidade, ampliar o entendimento e a participação da comunidade escolar na conservação dos recursos naturais do Litoral Norte e fortalecer sua integração com as Unidades de Conservação da região, através de ações de educação ambiental.
De acordo com a presidente do Instituto Supereco e bióloga, Andree Ridder Vieira, o tema abordado no seminário discutirá sobre a biodiversidade existente na Serra do Mar. A idéia principal do seminário é reunir todas as pessoas ligadas ao desenvolvimento ambiental e explanar sobre o desenvolvimento ambiental existente na região. “Estamos trabalhando atualmente com 35 instituições de ensino e nosso objetivo é contextualizar o projeto e fortalecer o trabalho de desenvolvimento ambiental que está sendo feito na região”, diz a bióloga.
Para a presidente do instituto, a oportunidade de participar do seminário é única, já que através desse encontro, a chance de trocas de experiência fica muito mais fácil. “Todos os professores e profissionais da área poderão relacionar-se com outras pessoas ligadas aos mesmos ideais e discutirem opiniões”.
A Prefeitura de São Sebastião aderiu ao projeto do Instituto Supereco, a fim de complementar outros dois projetos já desenvolvidos na rede municipal de ensino, a Agenda 21 e o Projeto Aquarela.
O Supereco - O Instituto Supereco é uma entidade que atua há onze anos na criação, desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental. Em especial, o projeto para o Litoral Norte, conta com o financiamento do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (Critical Ecosystem Partnership Fund – CEPF) e recebe o apoio da FORD Motors do Brasil, instituto Florestal, BandVale, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, Secretarias Municipais de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, Car Promotion, entre outros, que tem como sua Coordenadora Geral a Senhora Andrée de Ridder Vieira.
O Instituto, que é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, tem por objetivo utilizar a educação ambiental como ferramenta estratégica nos processos de conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano.
Fundada em 1994, a instituição utiliza o eixo arte-cultura-comunicação-educação-meio ambiente para criar e desenvolver, junto com parceiros, programas de intervenção na sociedade.
O Instituto atua na criação, planejamento estratégico e desenvolvimento de projetos e programas de comunicação e educação ambiental, além de produzir materiais de apoio de comunicação e educação ambiental.
São realizadas pelo Instituto, oficinas de arte e educação, a formação permanente, que é a capacitação nas multi-áreas ambientais, cursos, oficinas e palestras.
Outras atividades realizadas pelo Instituto também se destacam, como é o caso da produção de eventos, workshops, feiras, seminários, e a sua atuação em programas de responsabilidade sócio-ambiental, como programa Janelas da Terra, pesquisa e desenvolvimento de eco produtos e ecobrindes, programas de conservação da biodiversidade e geração de renda e programas de voluntariado empresarial na área ambiental. (Fonte: PMSS)

Nova queda de barreira mobiliza Prefeitura de São Sebastião em operação na SP-55
Funcionários da Secretaria das Subprefeituras, Defesa Civil e Ditraf participaram da desobstrução da pista na praia das Cigarras

São Sebastião - Uma nova queda de barreira na Rodovia Manoel Hyppólito do Rego, no trecho da subida da praia das Cigarras, mobilizou vários setores da Prefeitura de São Sebastião desde a noite de segunda-feira (10/04) até o início da tarde desta terça-feira (11/04). O local já havia sido prejudicado por um deslizamento de terra na madrugada de domingo (09/04), durante a forte chuva iniciada na noite de sábado (08/04).
Na segunda-feira, mesmo sem chuva, a barreira voltou a cair, interrompendo o trânsito em parte da pista. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Ditraf (Divisão de Tráfego), sinalizou a área e desviou a passagem dos veículos em meia pista.
Por volta das 5h desta terça-feira, o trabalho de remoção da terra foi reiniciado pelos funcionários da Secretaria das Subprefeituras. “Vários pontos ainda têm risco de queda caso volte a chover. Por isso, já estamos fazendo várias intervenções”, adiantou o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno. A Defesa Civil também esteve no local para avaliar as condições da encosta. “O solo está úmido, por isso, fica muito instável. Em alguns pontos estamos fazendo a retirada para que não venha a cair na próxima chuva”, frisou o chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano.(Fonte: PMSS)

São Sebastião conquista troféu na 14ª Copa Chevrolet de Damas

São Sebastião - A equipe de damas sebastianense foi premiada no último domingo (09/04) com a vitória da jovem Milena Silva, que integra a equipe, na 14ª Copa Chevrolet em São José dos Campos.
Segundo o técnico da equipe, Orlando Batista Costa, participaram do campeonato, 49 equipes na categoria individual e misto, ou seja, mulheres disputaram contra homens. “Até mestres competiram no torneio. Foi mesmo de alto nível”.
Para Costa, a conquista da atleta no campeonato é um estímulo a mais para disputar as próximas competições que considera mais importante. “Ela vencer próximo a disputas dos Joguinhos Abertos da Juventude e dos Jogos Regionais, é um incentivo para que não desista e se desempenhe cada vez melhor sua função”.
Além de Milena, o jovem Jonathan de Oliveira, conquistou a 8ª colocação no quadro geral. O técnico, otimista, conta que já esperava um bom resultado. “A equipe treina bastante e gosta do que faz”.
Na classificação geral, Milena conquistou a 29ª posição. A equipe foi composta pelos irmãos Cristiano e Milena, Gilberto, Jonathan, Alessandro, Wellington, André e Vanessa Priscila.
 (Fonte: PMSS)

Passeio Ciclístico na Enseada reúne mais de mil crianças

Evento contou ainda com a entrega de um bicicletário para a E. M Frúgoli

São Sebastião - Muita alegria e diversão marcaram o Passeio Ciclístico com caminhada, realizado na Escola Municipal Profª Maria José da Penha Frúgoli, no último sábado (08/04), que contou a presença de aproximadamente 1 mil crianças.
Praticiparam do evento o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, as secretárias da Educação, Marilene Ramachotti e de Esportes, Raquel Buzi e o delegado do Ciretran, José Lamartine Fagundes.
Aproveitando a ocasião do Passeio Ciclístico, o projeto Aquarela fez a entrega do bicicletário para a unidade escolar da Enseada, que alegrou muito os alunos da escola. “Agora a gente pode vir de bicicleta para a escola sem problemas, porque temos aonde deixá-la com segurança”, declarou o estudante Rafael Almeida, que foi premiado pela sua contribuição ao colégio em atividades extras, recebendo das mãos do prefeito Dr. Juan Pons Garcia, uma medalha pelo seu esforço. Além de Almeida, o aluno Jean de Arcanjo também recebeu medalha pelo mesmo mérito.
O bicicletário é uma realização do projeto Aquarela e tem a parceria da Prefeitura de São Sebastião e Secretaria de Educação.
Na solenidade o delegado do Ciretran, José Lamartine Fagundes fez uma breve palestra sobre “Educação no Trânsito”, ensinando as crianças como o ciclista deve se comportar nas ruas. Após a solenidade de entrega do bicicletário, o Projeto Aquarela entregou ‘kits’ contendo frutas, chocolates e camisetas para as crianças.
Em discurso proferido na solenidade de entrega, o prefeito destacou o trabalho que o Projeto Aquarela vem fazendo na cidade. “A principal função do Aquarela é integrar a comunidade com a escola, com uma visão mais ampla, que é educar e orientar”.
O prefeito ainda ressaltou às crianças, a importância de se preservar a escola. “Se vocês(alunos) zelarem pela escola, a Prefeitura economiza com reformas e investe esse dinheiro nas reivindicações da escola”.
O estudante Rafael Almeida, também concordou com prefeito. “Nós alunos devemos ter mais consideração pela escola e preservá-la, afinal, tudo o que tem aqui é nosso”. (Fonte: PMSS)

Sesau se prepara para Campanha de Vacinação do Idoso

São Sebastião - Com a proximidade do inverno, a Secretaria de Saúde de São Sebastião se prepara para realizar entre os dias 24 de abril e 05 de maio, a Campanha de Vacinação do Idoso, visando atingir o maior número de pessoas possíveis.
Segundo a Sesau, em 2005, foram vacinados 3561 idosos, uma cobertura total de 78,76%. São Sebastião possui um número estimado de 4521 pessoas acima de 60 anos e a meta é atingir 70% do número total.
No período da campanha, pessoas com mais de 60 anos poderão vacinar-se contra gripe e tétano no posto mais próximo da sua casa. Todos os locais para a vacinação serão divulgados no próximo dia 21 deste mês. No dia 29 de abril, sábado, a vacinação acontece apenas no Centro de Saúde, UBS da Topolândia e PSF’s da Enseada, Maresias, Boiçucanga e Barra do Uma, a partir das 8 horas.
A Campanha de Vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, pois, com a chegada dessa estação, cresce o risco de se contrair doenças respiratórias e há um aumento no número de internações hospitalares causadas por essas doenças.
A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza e transmitida de pessoa a pessoa pelo ar. A pessoa vacinada corre menos risco de desenvolver quadros graves de gripe, que requerem internação hospitalar e podem evoluir para pneumonia ou mesmo a morte.
Os maiores de 60 anos são mais vulneráveis a esses quadros graves e é por isso que o Ministério da Saúde realiza campanhas anuais de vacinação dirigidas aos idosos. O Brasil é um dos poucos países do mundo que oferecem a vacina contra a gripe gratuitamente. Mais do que uma proteção à saúde, a vacina contra a gripe é um direito social da população idosa do País.
Curiosidades - A vacina nunca provoca a gripe. Quando alguém fica gripado dias após ter sido vacinado é porque já estava contaminado e não houve tempo suficiente para a ação da vacina. Ainda assim, quando isso acontece, os sintomas são mais fracos.
Algumas pessoas podem apresentar dor leve e pequena vermelhidão no local da aplicação. Em raras ocasiões, podem ocorrer febre baixa, mal-estar e dor no corpo, mas esses sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas.
As pessoas portadoras de doenças pulmonares, doenças do coração e dos vasos sangüíneos são ainda mais beneficiadas com a vacina, pois esta diminui as complicações e o número de mortes provocadas por essas doenças.
Todos com 60 anos ou mais devem tomar a vacina, principalmente aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou com outro estado associado a baixa imunidade devem tomar a vacina contra a gripe.
O vírus influenza, que provoca a gripe, se modifica com freqüência e a vacina também muda para proteger contra as novas espécies de vírus. Por isso, é importante vacinar-se contra a gripe todos os anos.
A proteção oferecida pela vacina tem efeito após duas semanas da aplicação. É importante que todas as pessoas acima de 60 anos procurem os Postos de Saúde para que recebam logo a sua dose, mesmo que já tenham tomado a vacina em anos anteriores.
Não devem tomar a vacina pessoas que já tenham apresentado reação alérgica grave à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo. Também não devem receber a vacina os portadores de doenças neurológicas em fase aguda comprovada como: meningite, encefalite, surto de esclerose múltipla, derrame cerebral, traumatismo craniano e pós-operatório de tumores. Mais informações pelo telefone 3891-1744. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Falta concluir serviços na Rio-Santos

Ubatuba - O serviço de tapa-buraco no trecho federal da rodovia Rio-Santos, em Ubatuba, entre a Praia Grande e o bairro de Camburi, na divisa com o Rio de Janeiro, ainda não foi concluído.
Ontem, a empresa Delta Construtora, contratada pelo governo federal, realizava a limpeza do acostamento no bairro do Puruba e operação tapa-buracos no trecho da praia Vermelha do Norte.
Entretanto, em trechos já contemplados com os trabalhos, o mato toma conta do acostamento e encobre as placas de sinalização.
Entre a Praia Grande e o trevo de acesso à Taubaté, os buracos no acostamento obrigam pedestres e ciclistas a trafegarem pela pista, correndo risco de vida.
O matagal também impede as pessoas que ficam nos pontos de ônibus de avistarem os coletivos. "É preciso limpar o mato, caso contrário de nada adianta ter ponto de ônibus", disse a bióloga Daniela Wey, de São Paulo.
Ao longo dos 53,6 quilômetros que receberão o serviço, avaliado em R$ 1,1 milhão, também há lombadas que necessitam de pintura. No km 42, uma enorme pedra caída no acostamento oferece risco aos motoristas.
O motorista Marcelo Vieira, de Paraty, disse que nos dias de chuva é comum encontrar água parada na pista, principalmente no trecho entre Camburi e Itamambuca. (Fonte: ValeParaibano)

Ciclistas continuam desrespeitando ciclofaixas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba implantou as ciclofaixas nas ruas Thomas Galhardo e Conceição no dia 7 de março e, desde então, tem realizado inúmeros trabalhos para a conscientização dos ciclistas, com o objetivo de que respeitem as ciclofaixas e assim não andem na contramão ou fora da faixa.
Segundo Luiz Felipe Ennes, presidente do clube de ciclismo de Ubatuba, que no momento da entrevista estava no centro de informações do programa cicloviário, o centro de informações já está funcionado há três semanas e seus cálculos indicam que desde o começo da implantação houve uma queda de 15% de ciclistas andando na contra-mão. “É um número considerável, mas a fiscalização tem que pegar pesado, porque muitos ainda não respeitam”.
“Nosso objetivo - enfatiza Luiz - é fazer com que todos os ciclistas se conscientizem e respeitem, e que não precisem de fiscalização para andarem corretamente, afinal tudo isso foi feito para a segurança deles”, acrescenta.
Em menos de dois minutos na rua Thomas Galhardo, a reportagem flagrou mais de dez ciclistas na contra-mão. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura move ação contra ex-funcionário

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos, entrou com uma ação civil pública contra o então funcionário de cargo de comissão na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fabian Alberto Peres, por improbidade administrativa.
Fabian é argentino e hoje trabalha como assessor do vereador Jairo dos Santos na Câmara Municipal.
A ação civil pública prevê o ressarcimento de R$ 58.000,00 aos cofres públicos, além da perda dos direitos políticos por até oito anos do então funcionário e demais envolvidos. A ação é baseada no inciso I, do artigo 37 da Constituição Federal, que versa sobre contratação de estrangeiros para cargo público.
Em setembro do ano passado, foi protocolado na Secretaria de Administração um pedido de informação por parte da Associação de Quiosques, questionando a legalidade da contratação de Fabian pela administração anterior, do então prefeito Paulo Ramos.
O secretário de Administração, Silvio Bonfiglioli, encaminhou o pedido à Secretaria de Assuntos Jurídicos, que pediu para que fosse formada uma comissão sindicante.
A comissão teria constatado que a contratação foi “carregada de vícios e que não há possibilidade de ser alegado desconhecimento, pois todos sabiam que não podiam contratar um estrangeiro para ocupar um cargo de comissão, o que geraria uma grande lesão aos cofres públicos”.
Outro lado - Fabian Alberto Peres diz que não recebeu nenhuma intimação judicial e que por isso não sabe de nada. “Não recebi nenhum documento oficial ainda. Só posso me pronunciar depois que ele estiver em minhas mãos e saber do que estou sendo acusado” enfatizou.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Eduardo Cesar participa de reunião com governador em Ilhabela

Ubatuba - No último sábado, 8, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em Ilhabela na reunião da APRECESP (Associação das Prefeituras de Cidade Estâncias do Estado de São Paulo), ocasião em que o governador do estado de São Paulo, Cláudio Lembo foi recebido pelos prefeitos das Estâncias Hidrominerais, Balneárias, Turísticas e Climáticas da região. Esta foi a primeira visita oficial de Lembo à região como governador do Estado.
O secretário estadual de Turismo, Fernando Longo, também esteve presente e anunciou que nesta quinta-feira, 12, diversos convênios serão assinados no Palácio dos Bandeirantes e na medida do possível, a Secretaria pretende levá-los a cada uma das cidades.
O prefeito Eduardo Cesar, ao cumprimentar o governador, aproveitou a oportunidade para convidá-lo a visitar Ubatuba, o que foi prontamente aceito por Lembo, que também fará uma reunião de trabalho na cidade. Eduardo Cesar manteve contato cordial com os demais prefeitos, que passaram de trinta presentes. Acompanhando o prefeito de Ubatuba, o presidente do PFL local, Roberto de Carvalho Rezende, aproveitou para manter contato com o PFL de Ilhabela e de todo Litoral Norte. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Frente de trabalho inicia limpeza em todo o município
O objetivo é realizar uma verdadeira faxina na cidade, tornando-a mais limpa e agradável tanto para os turistas quanto para os moradores

Ubatuba - Teve início na última segunda-feira, 10, os serviços de limpeza da frente de trabalho contratada pela Prefeitura de Ubatuba para durante 90 dias percorrer o município de norte a sul realizando capinação, limpeza de valas, praias, canais, margens de rios, ruas e estradas municipais, corte de grama e poda de árvores, pintura de pontes e guias e manutenção de parques e jardins. São cem trabalhadores braçais que foram contratados por meio de processo seletivo e que trabalharão oito horas diárias, com uma folga semanal e remuneração de um salário mínimo e uma cesta básica. O objetivo é deixar a cidade limpa e apta ao recebimento de turistas, além de ficar ainda mais agradável para os moradores. Haverá também o envolvimento e participação das associações representantes dos moradores dos bairros.
Na primeira semana os trabalhadores estão concentrados principalmente na região central. Na segunda e terça-feira os serviços foram realizados na Avenida Rio Grande do Sul, e nas ruas Taubaté, Mato Grosso, Minas Gerais, Dom João III e Gastão Madeira. Oito pessoas trabalharam na Maranduba e 16 na Região Norte. Durante o feriado da Semana Santa os trabalhadores braçais continuam com a limpeza na quinta-feira e no sábado e domingo os servidores municipais realizam os serviços de varrição de ruas e praças. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Passe escolar

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros encaminhou por fax na manhã do dia 05, a Srª Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos, Secretaria Estadual de Educação, o Requerimento 46/06, referente a solicitação de parceria com a Secretaria Municipal de Educação para que os alunos do ensino médio do EJA, que estudam em escolas estaduais, possam receber passe escolar. Uma comissão de alunos solicitou ao vereador Charles Medeiros que intercedesse junto a Secretaria Estadual para buscar uma solução definitiva.
Na Região Sul, a maioria dos alunos do EJA não tem condições de pagar transporte até a escola de destino, alguns se unem em grupos para irem de bicicletas e outros estão se deslocando a pé. Segundo a comissão, muitos alunos deixaram os estudos por conta da falta de passe escolar.
“Sabemos que a escola é uma ferramenta de transformação, o Poder Público tem que manter o mínimo possível de estrutura, inclusive o de oferecer transporte gratuito aos que desejam estudar”. Afirma Charles Medeiros (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Charles Medeiros parabeniza Caraguatatuba pelo seu 149º aniversário

Ubatuba - Através de uma Moção de Congratulações, aprovada na Câmara na última terça-feira, o vereador Charles Medeiros (PSB) parabenizou a cidade de Caraguatatuba, que no próximo dia 20, estará comemorando 149 anos de emancipação político-administrativa.
A cidade foi fundada em 1857 e tornou-se estância balneária em 1947, “nossa vizinha Caraguatatuba é uma cidade caiçara, portanto uma cidade irmã de Ubatuba que, neste seu 149º aniversário, não poderia deixar de receber os cumprimentos do nosso povo, através de seus representantes na Câmara Municipal”, disse Medeiros, estendendo a homenagem a todos os cidadãos caraguatatubenses. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Presidente da Câmara homenageia astronauta brasileiro


Ubatuba - O Presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), homenageou, através de uma Moção de Congratulações, o Tenente Coronel Marcos César Pontes, primeiro astronauta brasileiro.
No dia 30 de março Marcos Pontes partiu a bordo da nave Soyuz-TMA 8, em companhia do russo Pavel Vinigradov e do americano Jeffrey Wilians, rumo a Estação Espacial Internacional, onde, durante uma semana, realizou experimentos científicos em ambiente de microgravidade, originários de diversas instituições e escolas brasileiras.
A missão do Coronel Pontes recebeu o nome de “Centenário”, em homenagem ao aviador Alberto Santos Dumont, que em 1906, realizou o primeiro vôo brasileiro, a bordo do 14 Bis. “Tenho muito orgulho em prestar esta homenagem, pois assim como Santos Dumont, o astronauta Marcos Pontes, mostrou ao mundo que brasileiro é aquele que sonha, que transforma o sonho em ideal de vida, e com muita persistência em realidade”, enfatizou Dr. Ricardo.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Procon de Ubatuba inaugura rampa de acesso para portadores de necessidades especiais

Ubatuba - Em respeito ao artigo 227 da Constituição Federal, o Procon de Ubatuba implantou na última semana, uma rampa de acesso para os portadores de necessidades especiais, construída principalmente para os cadeirantes. “Sempre temos muita procura por parte dos deficientes físicos, que reclamam da falta de acessibilidade nos prédios da cidade. Então decidimos que a primeira providência a ser tomada seria adequar nosso setor às necessidades dessas pessoas, que representam uma parcela significante da sociedade em Ubatuba”, explicou o coordenador do Procon de Ubatuba, Henrique Zwibelberg. O Procon em Ubatuba existe há aproximadamente 15 anos e funciona por meio de convênio entre a Prefeitura e o Procon do Governo do Estado de São Paulo. O Órgão de Defesa do Consumidor em Ubatuba está localizado à avenida Dona Maria Alves, 890. Os telefones são 3833-3022 e 3833-5446. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Fundart divulga programação da semana

Ubatuba - Neste final de semana prolongado, a Fundart promove a exibição do filme “Paixão de Cristo”, em dois bairros da região sul. A produção de US$ 25 milhões, dirigida por Mel Gibson e assistida por cerca de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, será exibida na Praia da Maranduba e no Sertão da Quina, no Campo de Futebol. O primeiro bairro receberá o cinema itinerante no dia 13, quinta-feira, às 21 h. No Sertão da Quina, a exibição do filme acontecerá no dia 14, sexta-feira, também às 21 horas, ambos com entrada franca.
No domingo, dia 16, às 21h, a Banda Lira Padre Anchieta se apresenta na Praça Exaltação à Santa Cruz, trazendo toda a magia da linguagem sinfônica em uma apresentação de conteúdo diversificado, destacando a música do cinema e a música moderna, incluindo clássicos da MPB, rock, blues e jazz. No próximo dia 22, sábado, a Banda se apresenta novamente, na mesma praça, a partir das 20h30.
Na quarta-feira, dia 19, às 20h, acontece no Casarão do Porto a abertura da Exposição Comemorativa ao Dia do Índio, com fotos, objetos e artesanatos indígenas, além de trabalhos de artistas plásticos referentes ao tema. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Chuva não impede sucesso da 2ª Festa da Banana

Ubatuba - A chuva do último sábado, 8, não tirou o ânimo dos alunos e professores da E.M Profª Maria Josefina Giglio Silva, do bairro Estufa 2, em Ubatuba, que promoveram a “2ª Festa da Banana”. Um forte temporal que caiu por volta das 19horas atrasou o início da festa, pois as apresentações dos alunos aconteceriam no pátio central da escola, uma área descoberta. Por volta das 20h30 a chuva deu uma trégua e as classes de primeira à quarta séries apresentaram suas músicas e coreografias, porém ao término da última apresentação a chuva voltou a cair com força, impossibilitando a continuidade da festa. Mesmo com a chuva, a diretora da escola, Telma Raizer, considerou o resultado muito bom.
Comunidade prestigiou - “A comunidade da Estufa compareceu em peso e nos prestigiou de tal maneira, que as barracas venderam todas as delícias preparadas”, disse Telma. O bingo, que encerraria a festa não pôde ser realizado devido ao mau tempo, por isso a direção da escola marcou para esta quarta-feira, 12, à partir das 19h, a realização dos sorteios. “As cartelas continuam valendo e quem não pôde vir no sábado tem mais uma chance para ajudar a escola a comprar a copiadora e quem sabe ganhar um prêmio”, disse a diretora. A direção da escola agradece aos colaboradores que fizeram da “2ª Festa da Banana” um sucesso: Tachão de Ubatuba, Restaurante Baleia Branca, Cacau Show, Restaurante Arrastão, Pizzaria Bucaneiros, Papelaria Marques, Artista da Pizza, Supermercado Paulista, Pizzaria Tio Sam, funcionários da escola e membros da APM. Informações podem ser obtidas através do telefone 3833-6261. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Novo Secretário da Casa Civil é homenageado por Charles Medeiros

Ubatuba - O novo Secretário da Casa Civil, Dr. Rubens Lara, recebeu uma Moção de Congratulações do vereador Charles Medeiros, por sua brilhante carreira política e recente nomeação ao cargo.
O advogado Rubens Lara iniciou sua carreira política como vereador no município de Santos (SP). Foi deputado estadual e federal por São Paulo e até março deste ano presidiu a CETESB, sendo em seguida nomeado para a Casa Civil pelo governador Cláudio Lembo.
Medeiros parabenizou o novo Secretário, enfatizando sua importância na administração pública estadual, “esta secretaria é fundamental para o governo do Estado, uma vez que reúne a articulação e coordenação das políticas do governo e auxilia no relacionamento entre as diversas esferas do poder, incluindo as demais secretarias, as prefeituras, assembléia legislativa e câmara federal, e para tudo isto o governo não poderia ter escolhido melhor, porque Dr. Rubens Lara é um homem público honrado e trabalhador”, declarou o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vôlei infantil de Ubatuba conquista vitórias na LIVOVALI

Ubatuba - As equipes de vôlei infantil de Ubatuba entraram em quadra no último domingo, pela segunda rodada da LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte), no Ginásio de Esportes Tubão. Pela manhã o time masculino de Ubatuba venceu Mogi das Cruzes por 3 a 2, em uma partida emocionante. Ubatuba ganhou o primeiro set por 25/14, mas permitiu reação da equipe de Mogi que venceu os sets seguintes: 25/23 e 25/21. Precisando vencer para levar o jogo ao Tie Break, Ubatuba marcou 25/19. No set decisivo Ubatuba pontuou 15/8 e conseguiu sua primeira vitória na Liga. O time feminino entrou em quadra para enfrentar Jacareí em busca da segunda vitória na Liga e conseguiu. Com parciais de 25/12, 25/6 e 25/19, Ubatuba encontrou dificuldades apenas no terceiro set, quando chegou a estar seis pontos em desvantagem, mas voltou a encontrar o caminho e marcou 3 sets a 0 em pouco mais de uma hora de jogo. O vôlei infantil de Ubatuba volta a jogar no dia 30: o masculino vai a Caraguá enfrentar o time da casa às 11h; o feminino joga às 14h30, enfrentando Taubaté, no Vale. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Professores recebem educadora suíça para palestra no Tubão

Ubatuba - A educadora Constance Kamii esteve em Ubatuba na segunda-feira, 10, para ministrar a palestra “Construtivismo e Aprendizagem”, que levou ao Ginásio de Esportes Tubão cerca de 700 professores da rede municipal de Ubatuba e alguns convidados das escolas particulares e da rede estadual. Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Eduardo Cesar, a secretária municipal de Educação, Patrícia Pereira e representantes da Secretaria de Educação de São Sebastião e da Delegacia de Ensino. Patrícia Pereira lembrou que o Saresp 2005 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) apontou a necessidade de aprimoramento na área de matemática e que esse evento seria o início da busca por um aprendizado melhor: “vamos buscar toda a capacitação necessária para aprimorarmos o ensino em Ubatuba, não apenas em uma área, mas no todo, no tempo certo”, disse a secretária.
Ao usar a palavra, na abertura do evento, o prefeito Eduardo Cesar destacou o valor de palestras com pessoas qualificadas como Constance: “com eventos desse tipo mostramos a nossa intenção em nivelar o ensino por cima, visando criar em nossas escolas cidadãos preparados para a vida, preparados para conduzir nossa cidade”, disse o prefeito. Após a palestra, onde falou sobre a construção da autonomia pela criança, a educadora suíça Constance Kamii recebeu da secretária Patrícia um belo exemplar de uma espécie nativa da Mata Atlântica. Após a homenagem, Constance autografou livros e posou para fotos com professores de Ubatuba.
Jean-Piaget - Constance Kamii é suíça, viveu no Japão até os 18 anos, transferindo-se depois para os Estados Unidos, onde em 1955 bacharelou-se em Sociologia no Pomona College.
Na Universidade de Michigan terminou o mestrado de Educação em 1957 e doutorou-se em Educação e Psicologia na mesma universidade em 1965. Aluna e colaboradora de Jean Piaget durante 15 anos, fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan. Kamii é autora de diversos trabalhos publicados nos Estados Unidos, Japão, Europa e Brasil, que tratam das questões da natureza do número, objetivos para "ensinar" números, princípios de ensino, situações na escola que podem ser usadas pelos professores para "ensinar" números e a prática pedagógica de professores. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Deputado ministra palestra na Associação Comercial

Ubatuba - O deputado estadual pelo PTB, Marcelo Bueno, visita Ubatuba neste fim de semana, quando ministra palestra no dia 15, às 15h na Associação Comercial de Ubatuba. O tema da palestra será a disponibilidade de recursos públicos do Estado para o crescimento e desenvolvimento dos municípios paulistas. A palestra é direcionada aos setores representativos da cidade que procuram apoio ao crescimento da cidade para que a administração pública tenha acesso aos recursos, principalmente para urbanização e saúde.
Marcelo Bueno foi o segundo deputado eleito mais votado em Ubatuba, com 1600 votos, tem estado sempre presente no município, apoiando a administração pública junto à Assembléia e ao Governo Estadual. Recentemente Bueno esteve com o prefeito Eduardo Cesar, com a boa notícia da liberação de recursos para viabilizar uma Unidade Básica de Saúde, Casa de Passagem e ambulância. A Associação Comercial fica na Avenida Dona Maria Alves, 588, no Centro de Ubatuba. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

650 beneficiados recebem cartões do Bolsa Família em Ubatuba

Ubatuba - A coordenação do Cadastro Único de Ubatuba (integração das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Cidadania e Desenvolvimento Social) e funcionários da Caixa Econômica Federal entregaram no último sábado, dia 8, 650 dos 800 cartões do programa Bolsa Família para beneficiados pelo programa em Ubatuba. As pessoas das regiões Norte e Sul do município começaram a chegar em frente ao Ginásio de Esportes Tubão por volta das 7h, e se organizaram em fila, para aguardar a abertura do portão, uma hora depois. A entrada aconteceu sem nenhum tumulto e os beneficiados aguardavam na arquibancada a chamada dos grupos para checagem dos documentos e entrega dos cartões. No período da tarde foram entregues cartões para as famílias das regiões Centro e Oeste. A equipe do cadastramento forneceu lanches e água para os beneficiados que aguardavam atendimento.
As pessoas que não puderam comparecer no sábado ao Tubão serão contatadas pelo Correio, pelas equipes do PSF ou nas escolas onde seus filhos estudam, para que possam receber o cartão e ter acesso ao benefício. Joyce de Oliveira, coordenadora do Cadastro Único de Ubatuba faz questão de lembrar a função do município no processo: “ao município cabe o cadastramento das famílias. A aprovação é feita pelo Governo Federal, que avalia a situação de cada família”, disse a coordenadora. Quanto a entrega dos cartões, a coordenadora afirmou não ter tido problemas. “Tudo transcorreu na mais perfeita ordem. Apenas algumas pessoas não levaram a documentação, mas foram atendidas e orientadas sobre o procedimento a ser tomado. Quero agradecer aos funcionários da Caixa Econômica Federal, que foram grandes parceiros”, disse Joyce.
Atendimento - As famílias que precisam ser recadastradas, as já beneficiadas (para entrega e complementação de documentos e cadastramento de novos benificiários), que precisam informar o número do NIS (para desconto de tarifa de energia), que estão com multiplicidade cadastral, bloqueio de beneficio, denúncia e atendimento a benificiário de outro município, devem comparecer à secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (Rua Paraná, 375). O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14 às 17h. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Prefeito ouve comunidade do Pé da Serra e propõe ajuda para minimizar problemas
Eduardo Cesar propôs viabilizar espaço para transferência dos moradores que venham a ter suas casas demolidas

Ubatuba - Alguns moradores do Pé da Serra estiveram reunidos na última terça-feira, 11, com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, para discutir a situação que a comunidade enfrenta por residir em área de preservação permanente, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. No bairro oito casas já foram demolidas por decisão judicial e mais cinqüenta ações civis estão em andamento. Os moradores realizaram um protesto na sede do Horto Florestal, na semana passada, quando se manifestaram contra as demolições.
O prefeito explicou aos presentes que esta é uma situação que ele herdou em sua administração e que, pouco se pode fazer diante de uma determinação judicial. “O que resta para a Prefeitura é tentar minimizar o impacto social que as demolições podem causar”, disse Eduardo Cesar, propondo a viabilização de uma área, a ser analisada pela Secretaria Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, para parcelamento de solo e posterior encaminhamento dos citados pela Justiça. “Como prefeito vou tentar encontrar um local para vocês, de preferência próximo ao Pé da Serra, para não mudar seus costumes. Para isso precisamos da colaboração de todos os setores na procura deste espaço”, explicou Eduardo Cesar, referindo-se à sua vontade de transferir as pessoas que venham a ficar desabrigadas para lotes a serem designados pela Prefeitura, que deve ajudar com a infra-estrutura de água, luz e saneamento.
União e tranqüilidade - O prefeito fez questão de deixar claro seu limite perante a Justiça, explicando aos moradores que pouco poderia ser feito. Foi proposta pelo advogado Alexandre Lourenço de Oliveira a interferência do prefeito junto ao Poder Judiciário, pedindo adiamento por noventa dias para cumprimento das liminares de demolição, para que assim dê tempo para a Prefeitura estudar qual o melhor local para transferir as pessoas. “Precisamos agir com união e calma. Devemos fazer uma força tarefa, com envolvimento de todos os órgãos para definir o espaço, seu tamanho, tudo dentro da lei. Acho que se tivermos pé no chão e encararmos a realidade, sem querer apontar culpados, mas procurando as soluções poderemos minimizar o problema”, disse Eduardo Cesar.
Estiveram presentes na reunião os secretários municipais de Meio Ambiente e Arquitetura, Cristiane Gil e Rafael Ricardi Irineu, respectivamente. O tenente Alexandre, da Polícia Ambiental, a diretora do Parque Estadual da Serra do Mar, Eliane Simões, o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, René Nakaya, o Adjunto de Gabinete e responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado e Viviane Buchianeri, entre outros, também fizeram parte da reunião.
“Estamos na mesma canoa e a Prefeitura está disposta a trabalhar dia e noite para tentar resolver o problema”, finalizou o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Vereador Charles Medeiros presta homenagem ao Corpo de Bombeiros do Litoral Norte

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros concedeu uma Moção de Congratulações aos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, através de seus comandantes, Tenente Coronel Daniel Onias Nossa, Capitão Carlos Eduardo Smicelato, Tenente Alexandre Rodrigues dos Passos, Tenente Danilo de Oliveira Godoy e Sub-Tenente Waldir Correcher Santolaia.
Medeiros prestou esta homenagem pelo excelente trabalho realizado na Operação Verão, diminuindo os índices de ocorrências fatais e demonstrando agilidade no pronto atendimento às vítimas de acidentes nas quatro cidades do Litoral Norte.
Para o vereador o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo é uma instituição que detém os maiores índices de credibilidade e confiança, “dedico esta homenagem a estes homens que arriscam a própria vida em defesa da vida de outros, demonstrando coragem e principalmente o sentimento de humanidade”, declarou Medeiros. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Mico e Charles Medeiros visitam o DER de Taubaté

Ubatuba - No último dia 10 de abril, os Vereadores estiveram na cidade de Taubaté, onde foram recebidos pelo Diretor Responsável do Departamento de Estradas de Rodagem, Engenheiro Eduardo Vieira Dias e pelo Diretor de Operações, Engenheiro Fernando José Pires de Oliveira.
Mico e Charles Medeiros marcaram este encontro com a intenção de estreitar os laços de amizade entre o departamento e o poder legislativo de Ubatuba, bem como, se há projetos em andamento para Ubatuba e região.
Dentre os assuntos tratados, os Vereadores discutiram sobre a faixa de domínio do DER na cidade de Ubatuba, onde mostraram sua preocupação com a ocupação da faixa, que na maioria das vezes, ocorre por pequenos comerciantes locais que se esforçam para ganharem seu sustento.
“Minha preocupação quanto à faixa de domínio é exatamente ter conhecimento legal destas áreas, pois como legislador, devo acompanhar a legislação estadual que nos últimos anos passou por diversas mudanças em suas portarias que determinam sua utilização”, comenta Mico.
Para Mico, esses pequenos comércios não têm um caráter problemático para a cidade, mas salienta que sua disciplina deve ser o caminho para uma melhor utilização da rodovia por parte de todos.
Outra preocupação apontada por Mico e Charles Medeiros foi a limpeza dos acostamentos e a manutenção da SP 55, que liga Ubatuba à Caraguatatuba, que segundo eles, o Departamento tem mostrado atenção a estes serviços, mas precisa adotar uma manutenção mais constante, afirmando que devem ser realizadas em um espaço menor de tempo.(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Mico acompanha Secretário de Obras do Município ao Bairro do Ubatumirim

Ubatuba - No último sábado, o Vereador Mico junto com o Secretário de Obras, João Paulo Rolim, estiveram no Bairro do Ubatumirim, onde foram verificar uma antiga solicitação da comunidade, que é a realização de uma reforma da ponte sobre o Rio Ubatumirim do lado da praia.
Segundo João Paulo, a Secretaria de Obras irá realizar um estudo para analisar a possibilidade de atender a solicitação da comunidade nos próximos dias.
“Sabemos que esta reforma requer um maior detalhamento técnico, pois a área está inserida em APP – Área de Preservação Permanente. Mas vamos tentar viabilizar a reforma junto aos órgãos competentes, pois a necessidade de atender a este pedido é uma prioridade à comunidade, além de ser um fator de segurança”, finaliza o Vereador Mico.
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)


Vereador Mico presente no Bairro da Cachoeira dos Macacos

Ubatuba - Durante as duas últimas semanas, o Vereador manteve contato com a Líder Voluntária da Cachoeira dos Macacos, Geni Xavier da Silva (Vera), onde tem solicitado ao Vereador a possibilidade da construção de um espaço comunitário para o bairro.
Na 4ª feira passada, Mico esteve pessoalmente no bairro junto com Geni Xavier, ocasião em que a líder detalhou um pouco do projeto das oficinas profissionalizantes que segundo ela, será o ingresso de muitos jovens no mercado de trabalho e conseqüentemente melhorará a alta-estima da comunidade.
“Saí desta conversa muito satisfeito com o trabalho voluntário desta guerreira que é a Vera e irei procurar uma forma de agilizar a possível construção de um galpão, onde possa atender a comunidade dentro deste projeto de oficinas proposto pela líder comunitária”, diz Mico.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

 


 


Semana de 14/04 à 20/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Os Seus os meus e os nossos"
Ás 16:00 hs - 17:40 hs

 

"Anjos da Noite - A Evolução"
Ás 19:30 hs- 21:30Hs 

 

 



 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Farinha de mandioca

Filhos e netos
Transportavam
Descascavam
Lavavam
Ralavam
Prensavam
Para tirar o veneno
Da mandioca brava
Enquanto Vovô forneava
Controlando o calor
E o ponto certo
Pra fazer a gostosa
Farinha da terra
Farinha do céu.

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Sr. Corsino Aliste Mezquita, receba todo o meu respeito e a minha modesta porém sincera solidariedade.
Não permita que calem sua voz, obrigado.

Sérgio Noronha Alcantara

Sr.Prefeito Eduardo Cesar, Sr.Secretario de Obras e demais Autoridades,quem lhes fala é Mauricio da Silva de Souza,Presidente da Associação dos Pescadores da Barra da Maranduba,fiquei feliz da vida e até elogiei quando voces resolveram o problema da Barra dos Pescadores em Ubatuba ,pois finalmente um velho problema com entrada e saida de barcos esta finalmente resolvido,e pensei a minha admiração pelo trabalho do nosso Prefeito a quem eu tenho o previlegio de conhecer aumentou muito mesmo,bem como pelo Secretario de Obras,mais como tudo não é um mar de rosas,em Novembro do ano passado a vereadora Luciana Machado ,alias sempre presente entrou com um pedido de desassoriamento da boca da Barra da Maranduba,já se passaram cinco meses,meu Deus quanto tempo ,os nossos barcos já não conseguem praticamente entrar no rio da Maranduba,já tivemos barcos jogados contra pedra quebrados só não afundaram por Deus,deixamos de trabalhar no Natal,Ano Novo,Carnaval,agora na semana Santa,quando prejuizo por conta de uma obra da Prefeitura que eu acredito que com boa vontade e interesse já poderia ter sido concluida,temos contas para pagar,financiamentos de barcos para pagar,nossos filhos precisam comer,Sr.Prefeito ,quem eu conheço pessoalmente,sr Secretario de Obras,Sra.Silvana,dos Assuntos Comunitarios,quem eu tive o prazer de conhecer em uma Reunião dos Presidentes da Região Sul, tenham dó dos pescadores e de suas familias e resolvam este nosso problemas.Dada a urgencia do problema antecipo nossos agradecimentos.

Mauricio S.de Souza
morador da Maranduba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Ilhabela - Adriano Pallegrine

Ilhabela
©Adriano Pallegrino

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor