Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 19 de Abril de 2006 - Nº 1506 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
VI Festival Gastronômico do Pinhão em Cunha
Olimpíada Colegional do Estado de S. Paulo
Projeto Escola de Tempo Integral
Escola Família-Aluna de 11 anos Promove Evento que Atrai Mais de 2.000 Pessoas

Caraguatatuba
Ceprolin passa a ser administrado pelo governo federal
Idosos de Caraguá ganham passeio no Thermas do Vale em São José
Caraguá inicia Campanha Nacional de Vacinação em Idosos no dia 24
COLETIVA DE IMPRENSA
Prefeito recebe nesta quarta-feira 19 documento oficial de instalação da Base de Gás

Ilhabela
Câmara homenageia Geraldo Marfute com Moção de Louvor
Câmara rejeita projeto que autoriza a concessão de empréstimos bancários a Servidores Públicos
Prefeito de Ilhabela ganha o Prêmio SEBRAE- Prefeito Empreendedor Mario Covas Edição Paulista 2005
Prefeitura de Ilhabela inicia o orçamento participativo para a elaboração da LDO 2007

São Sebastião
Alunos da educação infantil comemoram Dia do Índio com Joguinhos Curumins
Ciama abre inscrições para 2ª turma do “Encontro de Pais”
Comunidade planeja o futuro dos bairros de Toque-Toque Grande e São Francisco


Ubatuba
Avenida Capitão Felipe não será rua de mão única
Guardas municipais param por melhorias nas condições de trabalho
Ipiranguinha prepara festa para o trabalhador de Ubatuba
Fundart tem programação especial para o Dia do Índio
Campeonato Municipal de Basquete masculino começa em maio
Alunos da FUNDAC conquistam medalhas no Judô

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

VI Festival Gastronômico do Pinhão em Cunha

Litoral Norte - Pratos deliciosos à base de pinhão acrescentam um novo prazer ao outono em Cunha. Rodeada de Mata Atlântica, a região vive neste momento um período esplendoroso: além das araucárias carregadas de pinhões, há as milhares de flores das quaresmeiras roxas e dos manacás lilases e brancos, sem contar o amarelo das flores de dezenas de tipos árvores e arbustos. É imperdível.
Dez estabelecimentos entre restaurantes e pousadas estarão preparando, de 21 de abril a 28 de maio, receitas especialmente criadas à base de pinhão que serão servidas no café da manhã, no almoço e no jantar. O Restaurante Terra Viva, está participando de tal festival e a Vovó Nadyr, preparou um cardápio especial: Souflê de pinhão com Truta. Consumindo tal cardápio, daremos de cortesia, um livreto, com as receitas de pinhão.
A Festa do Pinhão, ( 21/04 a 07/05) que está acontecendo na cidade por iniciativa da prefeitura local, é um instrumento de valorização da cultura do pinhão para fixar o homem no campo, aumentar a renda das pequenas propriedades e contribuir com a preservação da natureza -- já que a Araucária, derrubada para a produção de madeira e papel ou para dar lugar à lavoura, está na lista das espécies em extinção. Nativo da Mata Atlântica, o pinhão já era conhecido dos índios que habitavam o planalto sul-brasileiro 6.000 anos atrás. Eles costumavam assá-lo em fogueiras e sabiam conservá-lo por grandes períodos, enterrados em argila.
Convidamos a todos para prestigiarem o evento e se hospedarem em nossa Pousada.
Para o Feriado de Tiradentes, já estamos lotados, porém para o Feriado do Dia 1º de Maio, ainda dispomos de vagas, e elaboramos um pacote especial de 3 diárias - de sexta a segunda - no valor de R$ 540,00 o casal c/ café da manhã.
Nos finais de semana "normais" de Maio elaboramos "pacotinhos" de 2 diárias no valor de R$ 240,00 o casal c/ café da manhã e jantar de sábado, inclusos.
Reservas: contato@pousadaterraviva.com.br  (12) 3111 8000 / (12) 9787 6496
Aguardamos a sua visita!!! (Fonte: Pousada Terra Viva)

Olimpíada Colegional do Estado de S. Paulo

Litoral Norte - Estão abertas as inscrições para a Rede Particular e Municipal de Ensino para participação na "Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo, na Categoria Infantil (até l7 anos). As inscrições irão até o dia 28/04. Para participar é só procurar a professa Vera, Na Diretoria de Ensino em Caraguatatuba à rua Alagoas- 539. Maiores informações no site:http://www.sejel.sp.gov.br. (Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)

Projeto Escola de Tempo Integral

Litoral Norte - Continuam as orientações técnicas para os assistentes técnicos pedagógicos no "Projeto Escola de tempo integral" nas oficinas de Participação social- Empreendedorismo Social, Filosofia e Qualidade de Vida. No Litoral Norte a única escola de tempo integral , por enquanto, é a E.E. Profa.Josepha de Sant'Anna Neves em São Sebastião. No próximo ano muitas outras escolas estaduais estarão participando deste projeto.
(Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)


Escola Família-Aluna de 11 anos Promove Evento que Atrai Mais de 2.000 Pessoas

Litoral Norte - A Escola Profa. Maria José Frúgolli de S.Sebastião, teve um dia diferente no último dia 8 de abril, quando a aluna Fernanda Espanhol Faria de apenas 11 anos promoveu um avento que levou para a escola toda a comunidade.
Filha da universitária bolsista da Escola Família Adriana Espanhol , Fernanda programou um curso de modelo para os jovens e adolescentes da comunidade o dia todo. No encerramento, com a parceria de várias lojas da cidade, aconteceu o desfile dos modelos, em tapete vermelho e ambiente finamente decorado o que acabou levando mais de 2.000 pessoas da comunidade para a escola no final da semana. Assim, o Programa Escola Família da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, revela talentos e já atrai multidões... (Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Ceprolin passa a ser administrado pelo governo federal

Caraguatatuba - O CEPROLIN - Centro de Educação Profissional no Litoral Norte, uma instituição destinada à educação profissional, criada para formar e qualificar profissionais é mantido pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Foi inaugurado dia 21 de outubro de 2002 e prevê atendimento em 5 áreas: construção civil, turismo, meio ambiente, gestão e hotelaria.Desde a sua inauguração, promove cursos básicos atendendo à demanda das empresas locais e regionais.
Em 2003, o CEFET-SP - Centro Federal de Tecnologia de São Paulo - formou uma parceria experimental com o Ceprolin, visando implantar cursos técnicos, que aconteceram nas áreas de gestão, turismo e informática ao longo de 2003 e 2004.
O Governo Federal vem entendendo que as unidades de ensino profissional, vinculadas à ong's, fundações e associações de segmento comunitário deveriam ser federalizadas, facilitando o aporte dos recursos para manutenção e desenvolvimento dessas unidades.
Dessa maneira, no dia 13 de abril, a Presidente da Fundacc, Eloiza Antunes, o prefeito José Pereira de Aguilar, o vereador Omar Kazoan e a Dra. Tânia Trunkl, do Departamento Jurídico da Fundacc, estiveram em Salto, SP, para a cerimônia que visava ao acordo entre os municípios e o governo federal por meio do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O acordo de transferência, denominado Termo de Compromisso de Cessão, foi assinado em cerimônia na cidade de Salto-SP, uma das cidades participantes do convênio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Dessa maneira, o Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte passará a ser uma das Unidades de Ensino Descentralizado (Uneds), vinculadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Estado de São Paulo. A escola já estava incluída no Programa de Expansão Profissional (Proep) e será transferida integralmente para o governo federal.
Segundo a presidente da Fundacc, Eloiza Antunes, essa ação é de grande importância e benefício para Caraguatatuba, pois desonera o orçamento público, tendo em vista que a manutenção física e de recursos humanos passam a ser realizadas pelo governo federal. Dessa maneiras, esses recursos podem ser utilizados em outras políticas públicas - "A escola contará com professores de alto nível técnico provenientes de concursos públicos federais e a experiência do CEFET que já está há cerca de 100 anos na área de ensino profissional no estado de São Paulo. Outro fator é que vamos contar com o olhar do governo federal sobre o município, promovendo outras tantas possibilidades. A região só tem a ganhar com esse acordo" comenta.
As demais escolas que passam a fazer parte da rede do Cefet são das cidades de São Roque, São João da Boa Vista, Campos do Jordão, Guarulhos. A cidade de Vinhedo também deverá ser incorporada ao Cefet posteriormente. (Fonte: PMC)

Idosos de Caraguá ganham passeio no Thermas do Vale em São José
Além de praticar atividades esportivas, os idosos ainda visitaram um mini-zoológico existente no parque

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, proporcionou aos idosos da cidade, que participaram do 10º Jori (Jogos Regionais do Idoso) e do JEI (Jogos Estaduais do Idoso), um passeio no Clube Thermas do Vale, em São José dos Campos.
A visita ao clube aconteceu nesta terça-feira, dia 18, e os idosos foram acompanhados pelo prefeito, pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, pela Assessora de Comunicação Social, Malu Baracat, além do técnico das equipes, Dagoberto de Oliveira Azevedo.
Os atletas tomaram banho em piscina aquecida, fizeram caminhada e praticaram esportes como vôlei adaptado, além da visita ao mini-zoológico existente no clube. (Fonte: PMC)

Caraguá inicia Campanha Nacional de Vacinação em Idosos no dia 24
Caraguá inicia neste mês a "Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe no Idoso". Pessoas acima de 60 anos devem comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa para receber a dose da vacina, de 25 de abril a 5 de maio

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima semana, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no Idoso.
O trabalho será realizado durante duas semanas seguidas, de 24 a 28 de abril e de 2 a 5 de maio, em todas as UBS - Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba.
Para participar é muito simples: basta que o morador tenha idade a partir de 60 anos e compareça ao posto de Saúde mais próximo de sua casa levando a carteira de vacinação ou documento de identidade. As pessoas que não tiverem a carteira de vacinação poderão receber a dose da vacina contra a gripe e o posto se encarregará de fornecer um documento que registre o recebimento da vacina. Para o Secretário de Saúde, dr. Olegário Alves dos Santos, participar da Campanha Nacional é importante para a cidade. "Queremos nossos idosos imunes contra doenças como a gripe. Com ações como essa podemos melhorar a qualidade de vida de nossa Melhor Idade", disse.
Os postos de Saúde ficam abertos das 8h às 17h em todos os bairros. Mais informações podem ser obtidas no setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone (12) 3897-2164. Não deixe de participar. Vacinar é um ato de amor! (Fonte: PMC)

COLETIVA DE IMPRENSA
OFICIALIZAÇÃO DA INSTALAÇÃO DA UTGCA - Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Convidamos aos jornalistas e veículos de imprensa de Caraguatatuba, Litoral Norte e todo o Estado de São Paulo, para a coletiva de imprensa que será realizada nesta quarta-feira, 19 de abril, das 12h às 12h30 no Ceprolin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), em Caraguatatuba, ocasião em que a Petrobras entregará ao prefeito José Pereira de Aguilar, a carta que oficializa a instalação da UTGCA - Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba no município. Solicitamos aos interessados em participar da entrevista, que enviem o nome do jornalista, local de trabalho e telefone de contato para o cadastramento da imprensa, à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba, hoje, dia 18, até as 18h.
Mais informações pelos telefones (12) 3882-5441 / 3882-3157 - falar com Beth Dalcin, Rosana Castro(9136-8707) ou Vera Teixeira(9729-9917). Aguardamos a presença de todos no Ceprolin, a partir das 11h30.
Endereço: O Ceprolin fica na avenida Rio Grande do Norte nº 450, no Indaiá
(Fonte: PMC)

Prefeito recebe nesta quarta-feira 19 documento oficial de instalação da Base de Gás
Durante a comemoração do aniversário de 149 anos de Caraguatatuba, um dos grandes presentes para a cidade é a entrega do documento que oficializa a instalação da Unidade de Tratamento de Gás

Caraguatatuba - A UTGCA - Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba já é uma realidade no município. A notícia será anunciada oficialmente nesta quarta-feira 19, durante reunião e coletiva de imprensa que acontecerá no CEPROLIN - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, em meio as comemorações do aniversário da cidade.
A equipe da Petrobras vem ao município para reunir-se com os prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte, Secretários Municipais, vereadores, além de representantes de vários órgãos como a Cetesb, BNDES, OAB, Ibama, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e outras instituições a ela ligadas.
Durante o evento, haverá uma apresentação técnica, além da entrega da carta de confirmação da instalação da UTGCA ao prefeito José Pereira de Aguilar.
A partir das 12h, após o término da apresentação dos técnicos da Petrobras, haverá uma coletiva de imprensa, aberta a jornalistas não só da região, mas de todo o estado, de rádios, jornais e emissoras de TV.
Cadastramento de imprensa - Os veículos de imprensa interessados em participar da coletiva sobre a instalação da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba podem confirmar presença na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguá, pelos telefones (12) 3882-5441 / 3882-3157 / (12)9136-8707 (Rosana Castro) / (12)9729-9917 (Vera Teixeira). A coletiva acontecerá nesta quarta-feira, dia 19, entre 12h e 12h30.
O Ceprolin fica na avenida Rio Grande do Norte nº 450, no Indaiá. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara homenageia Geraldo Marfute com Moção de Louvor

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses aprovaram, por unanimidade, na Sessão desta segunda-feira, 17, Moção de Louvor ao gerente da Transpetro, Geraldo Marfute, pelos relevantes serviços prestados à frente do maior terminal marítimo da América Latina. A competência e profissionalismo do engenheiro foram ressaltadas pelo presidente Luiz Lobo(PL), autor da matéria e aclamada por todos os vereadores.
“No dia 11, o Tebar(Terminal Almirante Barroso) completou 37 anos e na festa de comemoração, pude notar como o senhor Geraldo é querido pelos funcionários. Ele sempre nos atendeu de maneira digna e respeitosa, além de não medir esforços junto com sua equipe, para evitar acidentes e dar assistência a projetos sociais, por isso, faz jus à Moção”, justificou o presidente Luiz Lobo(PL).
O vereador Jadiel Vieira, Keko(PV), também fez uso da palavra, para parabenizar o presidente por sua iniciativa e ressaltar qualidades de Marfute. “Nestes 25 anos de trabalho na Petrobras, tive a oportunidade de trabalhar com vários gerentes e posso afirmar que nenhum é tão atencioso como o senhor Geraldo Marfute. Ele abre os cofres da empresa para ajudar diversos projetos sociais entre São Sebastião e Ilhabela. Sua competência é tão grande, que ele foi apontado para ser gerente dos terminais do estado de São Paulo”. A vereadora Nanci Zanato(PTB) também destacou o lado humanitário do gerente, classificando-o como pessoa sábia e humilde. Nanci lembrou também do convênio assinado entre a empresa e o Fundo Social, no qual destina verbas para a aquisição de computadores com o intuito de disponibilizar cursos de computação para crianças carentes.
Joadir Capucho(PPS), Guilherme H. M. Vieira(PMDB) e Márcio Garcia(PL), falaram sobre o baixo índice de acidentes ocorridos no canal, na gestão de Geraldo Marfute. “Nós tínhamos inúmeros problemas com derramamento de óleo, que afetava diretamente nossas praias, a galinha dos ovos de ouro de nossa cidade. Hoje, graças a Deus, ao trabalho desenvolvido pelo senhor Geraldo e, sobretudo por políticos e outros segmentos da sociedade, que se engajaram numa mobilização social, há muito tempo não temos acidentes”, disse o vereador Joadir.
“Não podemos esquecer do Rabelo XV, que trabalha 24 horas neste canal, para nossa segurança”, completou Márcio Garcia.
Luiz Lobo(PL) anunciou que a homenagem deve ser entregue ao gerente da Transpetro, na próxima sessão de Câmara, dia 24, se houver compatibilidade na agenda de Marfute. (Fonte: PMI)

Câmara rejeita projeto que autoriza a concessão de empréstimos bancários a Servidores Públicos

Ilhabela - Os parlamentares do arquipélago aprovaram um parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação da Casa, rejeitando assim, o projeto de Lei 23/2006, de autoria do Executivo, que dispõe sobre autorização para a assinatura de convênios com instituições bancárias para a concessão de empréstimos aos servidores municipais mediante desconto na folha de pagamento. A votação aconteceu na Sessão de Câmara desta segunda-feira, 17.
O presidente do sindicato dos servidores, Edivaldo A. Silva, enviou manifesto assinado por ele, contendo análise jurídica do procurador da entidade, no qual posicionam-se contrários à proposta. Sob a alegação de estar votando junto com os servidores, a Comissão exarou parecer contrário, que foi aceito pelos pares e o projeto foi rejeitado.
O presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(PL), chegou a sugerir a retirada do projeto para ampliar as discussões sobre o assunto. Lobo temia que a proibição poderia acarretar prejuízos aos funcionários, pois é sabido que a prática do empréstimo é comum nas administrações públicas. O vereador afirmou ainda, que não fora procurado pelo Sindicato e nem por representantes do Executivo, por isso, preferia retirar e discutir melhor a matéria. Jadiel Vieira, Keko(PV), foi solidário ao presidente, ressaltando que às vezes, a posição da diretoria do Sindicato não representa a vontade da maioria dos servidores, sugerindo uma reunião com toda a categoria.
A sugestão caiu por terra com o argumento do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), ao afirmar que foi procurado pelo presidente do sindicato, Edivaldo Silva,solicitando que votassem contra a proposta, pois esta era a vontade dos servidores. Com isso, o parecer foi à votação e aprovado, culminou na rejeição e arquivamento da matéria.
 (Fonte: PMI)

Prefeito de Ilhabela ganha o Prêmio SEBRAE- Prefeito Empreendedor Mario Covas Edição Paulista 2005

Ilhabela - A solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 17, no auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo, com a presença do governador Cláudio Lembo.
O Prêmio que reconhece ações de destaque no estímulo ao empreendedorismo, tem duas categorias: municípios com mais de 200 mil habitantes e cidades com menos de 200 mil habitantes, além dos destaques temáticos. São elas: tratamento diferenciado às micros e pequenas empresas pelas leis municipais, planejamento municipal para o desenvolvimento e promoção do turismo de excelência.
Ilhabela foi o segundo colocado entre os 612 municípios paulista com menos de 200 mil habitantes, justificado pelo investimento do prefeito Manoel Marcos em saneamento básico, incremento ao Turismo e na qualidade de vida da população, através dos seguintes Projetos: Plano Gestor de Turismo; Ilhabela Porto de Muitas Emoções; Receptivo Turístico; participação em Feiras de Turismo, Nacional e Internacional; Banco do Povo; Bela Ilha; Bonete; Transbordo do Lixo; Lixo Reciclável e Centro Profissionalizante Técnico (CENPTEC).
A Comissão julgadora do Prêmio SEBRAE – Prefeito Empreendedor, ao premiar o prefeito de Ilhabela, vem endossar a credibilidade da administração na busca de recursos dos governos Estadual e Federal, assim como as parcerias com a iniciativa privada, comprovando a idoneidade do administrador público.
Para o prefeito Manoel Marcos, este prêmio vem como forma de reconhecimento à administração, quanto a preocupação constante com a qualidade de vida da população de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela inicia o orçamento participativo para a elaboração da LDO 2007

Ilhabela - Iniciou nesta segunda-feira, dia 17, as reuniões para o processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que estará definindo as prioridades de investimento para o ano de 2007.
“O orçamento participativo é uma metodologia aplicada com muita ênfase nesta Administração, que prima para que toda a população possa realmente ser consultada, colaborando neste momento tão importante de planejamento, apontando as prioridades para a aplicação dos recursos públicos no município”, afirma o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira.
A Secretaria de Administração, responsável pela elaboração da peça orçamentária LDO está realizando as audiências nas escolas de Ensino Médio, incluindo, nesse ano, as escolas particulares, fomentando ainda mais a participação da classe estudantil de Ilhabela. A primeira audiência com este público foi realizada na escola ACEI, no Perequê, contando com a colaboração de 35 alunos que puderam participar assistindo a uma palestra explicativa das leis orçamentárias que regem o município, o conhecimento de como funciona um orçamento municipal e finalizando com um vídeo contendo um histórico das ações, projetos e obras realizadas, no intuito de prestar contas a população do direcionamento dos recursos públicos.
“Esta reunião confirmou que os jovens demonstram cada vez mais o real interesse em participar destas consultas, questionando fatos e indicando sugestões de grande importância para a elaboração do planejamento da LDO, fortalecendo as decisões e iniciando um aprendizado de participação junto à administração pública com estes que são o futuro de nossa cidade“, declarou o secretário de Administração, Norberto A .O. Batista.
Após a apresentação, os alunos se uniram em grupos e definiram as prioridades de ações, descrevendo em um formulário as sugestões e, com isto, efetivando sua participação na consulta popular.
Outras seis reuniões em escolas e junto às Associações Amigos de Bairro estão previstas, finalizando no dia 09 de maio, com uma audiência na Câmara Municipal. Confira o cronograma de reuniões nos jornais locais.
Para este ano, um novo formato de consulta foi introduzido, o meio eletrônico. Acessando a página www.ilhabela.sp.gov.br, você poderá indicar a sua sugestão. “Devemos acompanhar os meios de comunicação da era atual, a NET, proporcionando uma participação dos internautas e também disponibilizando meios para que nossos veranistas participem deste importante momento de planejamento para o ano de 2007”, afirmou o secretário de Administração, Norberto Batista. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Alunos da educação infantil comemoram Dia do Índio com Joguinhos Curumins

São Sebastião - Para lembrar o Dia Nacional do Índio, comemorado amanhã (19/04), a escola municipal de Educação Infantil Branca de Neve, de Juquehy, realizou hoje (18/04), uma divertida homenagem com os “II Joguinhos Curumins”.
Com jogos de peteca, danças, gritos de guerras, entre outros, as crianças da escola montaram tribos por sala de aula.
Segundo a diretora da escola, Sandra Pereira da Silva, que também entrou no clima da comemoração, se pintando de índia, o intuito dos Joguinhos é, além de comemorar a data, realizar uma confraternização entre as crianças e professores. “Foi desenvolvido em sala de aula, um trabalho com as crianças sobre a história do índio, uma comparação de como era no tempo da colonização e de como está atualmente”.
Sandra acrescenta que foi realizado também um trabalho em cima das apostilas que foram desenvolvidas pela Secretaria da Educação e com a disciplina de Educação Física.
O Professor de educação física da escola, Nivaldo Gutierres, conta que São Sebastião é uma das poucas cidades a terem a matéria no ensino infantil. “Eles aprendem noção de espaço, coordenação motora, e principalmente, ajuda a eles na formação como cidadãos”.
Outro evento que irá abordar as comemorações do Dia do Índio, será o II Seminário Étino Cultural, que acontece amanhã (19/04), a partir das 8 horas, no Teatro Municipal, com a parceria das quatro prefeituras do Litoral Norte e organização da Secretaria de Educação de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Ciama abre inscrições para 2ª turma do “Encontro de Pais”

São Sebastião - O Centro de Aleitamento Materno (Ciama), órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau) de São Sebastião, inicia em maio a segunda turma do “Encontro de Pais”. Todas as quintas- feiras, em sua sede, a partir das 19 horas, o Ciama realiza um encontro com os pais de crianças recém nascidas e mulheres gestantes para passar informações sobre amamentação, banco de leite, entre outros.
Uma equipe de multiprofissionais orientam pais e mães para que possam lidar melhor com seus filhos. Ao final os participantes recebem um certificado.
“É muito importante essa capacitação para que eles possam lidar melhor com as formas de amamentação logo no começo da vida da criança”, declarou a coordenadora do Ciama, Carla Bruço.
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no primeiro dia do encontro. “É muito bom quando o casal se inscreve e participa junto”, acrescenta a coordenadora.
O Ciama fica localizado na rua Armando Sales de Oliveira, número 261, no Centro de São Sebastião. O telefone para mais informações é o 3892-5381.
Programação:

04/05
Inscrições
Apresentação da equipe e projeto Ciama
Aspectos psicológicos da gravidez
Nutrição da gestante

11/05
Vídeo Tranqüilidade e prazer na amamentação/Banco de Leite
Vantagens da amamentação, fisiologia, anatomia e manejo da lactação, cuidados com a mama na gravidez, Banco de Leite Humano

18/05
Cuidados com Recém-nascido, banho e Shantala
Malefícios dos bicos artificiais e desenvolvimento de linguagem

25/05
Visita à maternidade e Banco de Leite

01/06
Trabalho de parto
Massagem relaxante no trabalho de parto
Ioga
Entrega dos certificados
Vídeo-Doula / Amamentação – Alimentando a paz no mundo
(Fonte: PMSS)

Comunidade planeja o futuro dos bairros de Toque-Toque Grande e São Francisco

São Sebastião - A primeira reunião comunitária de revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo, realizada nesta segunda-feira, 17, no Teatro Municipal, teve a participação de aproximadamente 200 pessoas.
O primeiro diagnóstico com os anseios da comunidade foi levantado para a UEP (Unidade Espacial de Planejamento) 2, que engloba os bairros de Toque-Toque Grande e São Francisco.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, do presidente da Câmara, Wagner Teixeira, do coordenador da comissão técnica, Flávio Malta, e do representante do Núcleo Gestor, Luis Filipe Rodrigues, da Ong Al Norte.
Na leitura comunitária, os participantes se dividiram em dois grandes grupos e debateram temas como Saúde, Educação, Porto, Saneamento Ambiental, Transporte, entre outros.
Construção de um novo cemitério, uma nova rodoviária, espaço para praças, saneamento básico, criação de zoneamento marinho e a proposição para solução da superlotação da Cadeia Pública da Vila Amélia.
Mas o principal tema debatido foi a questão da ampliação do Porto de São Sebastião e a criação do corredor de exportação. Por ser um tema tão complexo, uma palestra será ministrada por representantes do governo do Estado à comunidade.
Todas as propostas levantadas e identificadas nessa primeira reunião comunitária serão levadas à comissão técnica e ao Núcleo Gestor para análise e apreciação.
A próxima reunião comunitária sobre a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo acontece na próxima segunda-feira, 24, na Escola Municipal do Canto do Mar, a partir das 18h30.
Ao todo, serão realizadas cinco reuniões comunitárias, cinco consultas públicas e cinco audiências públicas. As revisões do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do
Solo serão concluídas até a primeira quinzena de setembro, quando então os projetos serão encaminhados para a Câmara, que terá até o final de outubro para aprovar as leis.
As informações sobre o Plano Diretor estarão contidas no site www.saosebastiao.sp.gov.br. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br. O telefone da equipe técnica do Plano Diretor é o (12) 3891-2033. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Avenida Capitão Felipe não será rua de mão única

Ubatuba - Na manhã de ontem o prefeito de Ubatuba se reuniu na Secretaria de Educação com os comerciantes da Avenida Capitão Felipe e demais ruas paralelas, com o intuito de esclarecer um mal entendido. Participaram da reunião mais de 50 comerciantes.
O mal entendido se deve ao fato de os comerciantes locais terem ouvido boatos e até lido na mídia local que a Avenida Capitão Felipe - um dos principais acessos à cidade - se tornaria uma rua de mão única e que até já existia um projeto que estaria tramitando na Câmara Municipal.
Os comerciantes, então indignados, pensaram em fazer um abaixo assinado contra a ‘decisão’ e até realizar uma manifestação.
Ao conversar com um comerciante que possui estabelecimento na avenida e tomar conhecimento sobre o “tal boato”, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim, foi buscar informações e certificou-se de que o projeto não existia.
Ao saber dessa possibilidade e da dimensão que o boa-to estava tomando, o prefeito imediatamente propôs realizar uma reunião para esclarecer definitivamente o assunto.
“Foi simplesmente um boato espalhado que fez com que os comerciantes erroneamente pensassem que o projeto da Prefeitura incluísse a mudança de mão na Capitão Felipe. Acredito que foi a oposição que divulgou essas notícias infundadas, com o objetivo de tumultuar a opinião dos comerciantes, para que assim ficassem contra mim”, disse.
“É muito triste quando você quer trabalhar, quer melhorar a cidade e vêm pessoas maldosas e espalham mentiras. É muito mais difícil ainda administrar uma cidade onde todo mundo torce contra. Vamos nos unir, fazer com que Ubatuba cresça”, apelou o prefeito.
Eduardo ressaltou que antes de dar inicio às obras -cerca de um mês atrás - ele esteve reunido com todos os comerciantes em que a rua Capitão Felipe reflete diretamente em seus pontos comerciais, para apresentar o projeto de reurbanização e assim ouvir todas as sugestões e críticas. “Fui totalmente injustiçado. Em nenhum momento sobre a reurbanização foi citada a questão do trânsito. Não tivemos sequer a intenção de mudar o trânsito da rua, quanto mais dizer por aí que o mudaríamos. Atribuíram a mim um assunto que sequer foi cogitado. Não tenho a menor intenção de prejudicar os comerciantes, muito pelo contrário, quero ajudá-los e os respeito muito, afinal o comércio gera empregos e renda para o município”, enfatizou o prefeito.
Segundo Eduardo César, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, começou as obras de urbanização da marginal da Avenida Capitão Felipe com a intenção única e exclusiva de melhorar a cidade. “Queremos mostrar a todos que temos uma cidade organizada. E o momento agora é de arrumarmos Ubatuba”, enfatizou o prefeito.
As obras já estão em andamento, mas grande parte do projeto ainda depende de aprovação de três órgãos: da Cetesb, do Departamento de Águas e Energia Elétrica e do Departamento de Proteção de Recursos Naturais para a liberação da usina de asfalto. “A posição da Secretaria de Obras foi iniciar as obras para agilizar o processo quando vierem os pareceres favoráveis dos referidos órgãos”, enfatizou o prefeito.
O projeto de reurbanização inclui a pavimentação da marginal da Avenida Capitão Felipe, no trecho entre a Rua Irene e o trevo da Praia Grande, com a implantação de calçadas, ciclofaixas. Até a colocação de uma estátua de um surfista no trevo que liga a praia Grande ao Itaguá também faz parte do projeto.
Eduardo afirma que sua intenção é proporcionar um visual diferente e muito mais receptivo ao local, por ser uma das principais entradas da cidade. “Esse projeto tem um enfoque totalmente turístico.
Pretendemos fazer do Itaguá mais um cartão de visita de Ubatuba, enfim o turista deve entrar em nossa cidade e ver limpeza, beleza e segurança”, concluiu o prefeito na reunião. Os comerciantes se disseram satisfeitos com o esclarecimento do prefeito e mais tranquilos por tudo não passar de um boato. (Fonte: Imprensa Livre)

Guardas municipais param por melhorias nas condições de trabalho

Ubatuba - Os 55 guardas-municipais de Ubatuba se aquartelaram na manhã de ontem reivindicando melhorias nas condições de trabalho.
Segundo o tenente da guarda municipal, Luiz Carlos de Carvalho, a decisão dos guardas de não sair para trabalhar foi para chamar a atenção do prefeito para que ele fosse até a sede da Guarda e assim ouvisse suas reclamações.
“O que houve não foi uma paralisação e nem uma greve, mas sim uma reunião para que o prefeito os ouvisse”, disse o tenente.
Revisão do plano de carreira, aprimoramento, possibilidade de remanejamento, melhorias na Sede, investimento em armamentos, coletes, uniformes e a atuação do setor de trânsito, a respeito da “quebra” constante de multas, foram os pontos abordados na reunião. Os guardas se mostraram insatisfeitos devido à morosidade da Prefeitura na solução desses problemas.
Por volta das 12h00 o prefeito Eduardo César compareceu à sede da Guarda Municipal, vindo de uma outra reunião, com os comerciantes da Avenida Capitão Felipe, e ouviu todas as reivindicações, se mostrando interessado e disposto em resolver os problemas.
Eduardo ressaltou que toda a estrutura que a guarda precisar, a Prefeitura tentará viabilizar, dentro de suas condições.
“Eu não tenho uma atitude morna com a Guarda, eu sou Guarda. Vocês sabem disso. Em vez de fazerem operação tartaruga, greve, paralisação ou aquartelamento, me procurem, façam solicitações, vamos conversar, eu sou extremamente acessível e estou disposto a cumprir o que prometi”, disse o prefeito.
O prefeito pediu à Guarda um prazo de 15 dias para que sejam negociadas na Prefeitura as solicitações da guarda, para ter condições de levantar como está a situação e retornar com as medidas e as ações que estão em andamento.
A reunião terminou cor-dialmente. O tenente Carvalho disse que todos voltarão a trabalhar normalmente e inclusive mais motivados, pois terão um respaldo do prefeito, que retornará a sede no dia 8 de maio para entrar em acordo com a Guarda Municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

Ipiranguinha prepara festa para o trabalhador de Ubatuba

Ubatuba - A Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI) realiza a partir do dia 5 de maio a “6ª Festa do Trabalhador”. A SABI programou três dias com muita animação e prestação de serviços para essa festa tradicional, como conta Adilson Lopes, presidente da entidade. “Preparamos, mais uma vez a festa para o trabalhador de toda a cidade e sua família, pois teremos atividades para todas as idades”, lembra Adilson. A “6ª Festa do Trabalhador” será realizada na área ao lado da ponte André Franco Montoro, na Rua da Cascata.
Programação:

5 de maio - sexta-feira
20h – Show Musical - Banda Quinto Elemento e Banda Aurora

6 de Maio - sábado
9h - Prestação de Serviço: corte de cabelo gratuito, medição da pressão arterial, preenchimento de currículo, retirada da carteira de trabalho, posto de atendimento do INSS, Assessoria Jurídica, Conselho Tutelar, Stand de Exposição da SABI, Bazar da Solidariedade e etc.
20h - Abertura Oficial da Festa
20h30 - Show Musical com Marcos Fernandes “O Mineirinho do Forró”
22h - Show Musical com a Banda “Califórnia”.

7 de Maio – domingo
09h – “Recreando em Seu Bairro”, Festival de Futebol de Campo, Apresentação de Capoeira, Desfile Representando as Profissões, Torneio de Xadrez, Apresentação de Aeróbica
14:00 - Show de Moto-Acrobacia – Grupo Domínio e Ousadia.
16h - Bingão da SABI.
20h- Show Musical - Banda Xapados de Forró
22h - Show Musical - Ibrahim e Daniel
Encerramento da Festa – Queima de Fogos.
(Fonte: PMU)

Fundart tem programação especial para o Dia do Índio

Ubatuba - Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) apresenta uma série de atrações relacionadas ao tema. Neste dia, a partir das 16h, inicia-se uma exposição de fotos dos índios guarani, além de textos e obras de artistas plásticos, que fica no Sobradão do Porto até o fim do mês. Das 16 às 20h, será apresentado um dos programas de uma série baseada na obra do antropólogo Darcy Ribeiro, intitulada “O Povo Brasileiro”. No mesmo dia, a partir das 20h, O filme Hans Staden, do diretor Luis Alberto Pereira, rodado em Ubatuba, também será apresentado no auditório numa única sessão. O Sobradão do Porto fica na Praça Anchieta, nº 38, no Centro de Ubatuba e a entrada para os eventos é franca.
“O povo brasileiro”, um documentário elogiado - Matriz Índia é um dos dez episódios em que Darcy Ribeiro responde à questão “Quem são os brasileiros?”, explicando sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. A série traz depoimentos do próprio Darcy Ribeiro, além de Aziz Ab´Saber, dos jornalistas Hermano Vianna e Washington Novaes, entre outras personalidades. Com imagens captadas em todo o Brasil, a obra compõe um raro material de arquivo e depoimentos. Essa série é considerada um programa indispensável para educadores, estudantes e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o nosso país. Foi co-produzida pela TV Cultura, GNT e Fundar e conta ainda com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Gilberto Gil, Luis Melodia e outros.
Hans Staden, uma aventura - O filme conta a história do navegador alemão que fora aprisionado pelos tupinambás no litoral fluminense, em 1554. Ele ficou vivendo durante oito meses com os índios e depois de ter voltado para casa escreveu um livro que é considerado um dos primeiro best-sellers do novo mundo. É este livro que serve como roteiro para um filme que está sendo assistido no Brasil inteiro. O “Hans Staden” foi vencedor dos prêmios de Júri e Melhor Trilha Sonora do Festival de Brasília de 2000, além de ter recebido seis indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil. Os cenógrafos reconstruíram uma legítima aldeia tupinambá do séc XVI, um trabalho que durou 15 meses e ainda hoje é ocupada por índios. (Fonte: PMU)

Campeonato Municipal de Basquete masculino começa em maio

Ubatuba - Tem início no dia 12 de maio, no Ginásio de Esportes Tubão, o 3º Campeonato Municipal de Basquete Adulto Masculino. A cerimônia de abertura começa às 18h30, com show da banda Brauma. Na seqüência haverá desfile das equipes, com pronunciamento das autoridades, execução dos hinos e hasteamento de bandeiras e juramento do atleta. Para encerrar a noite, acontece o torneio início, com jogos de todas as equipes. As partidas do torneio início terão dez minutos de duração. No torneio deste ano participam as equipes Restaurante Tortilhão, Tachão Doces Artesanais, Hlera Vídeo Bar, Clínica Itaguá e Prato Cheio Restaurante e a primeira rodada acontece no dia 19 com os jogos Tortilhão X Tachão e Hlera X Clínica.
Retrospectiva - Em 2005 a equipe do Tortilhão foi a campeã, ao derrotar o Docelar na final por 65 a 58; o terceiro lugar ficou para Hlera, que derrotou a Clínica por 85 a 78. O cestinha do campeonato foi o atleta Márcio, que assinalou 146 pontos; o melhor arremessador da linha de 3 pontos foi Renato, do Tachão, que converteu 14 arremessos. Em 2004 o título foi conquistado pela equipe Hlera, que venceu o Taba na final; em terceiro lugar ficou o Objetivo e a Clínica terminou em quarto. (Fonte: PMU)

Alunos da FUNDAC conquistam medalhas no Judô

Ubatuba - O judô de Ubatuba obteve bons resultados na primeira etapa do circuito Shihan de judô de 2006 e no festival de judô realizado paralelamente ao torneio.
Os alunos da equipe FUNDAC/Associação Esportiva de Ubatuba, Arthur D.Moreira Nunes, Yuri D.M.Nunes, Matheus Rosário, Maruan Marques, Claber de O Santos, Walace F. dos Santos e Naian Souza, treinados pelo professor Tutinha, participaram do festival de judô e conquistaram medalhas. Os sete atletas de Ubatuba, da Academia Dojo Kano, também voltaram da etapa com medalhas: Tyie Fushimi (infantil-pesado); Yumi Fushimi (inf. juvenil-leve); Thomaz Benhur (inf.juv.-Medio); Natan Felipe (juv.meio-médio); Luiz Henrique (juvenil-médio) e Luiz Carlos Castilho Jr (master-médio). Na abertura do evento os atletas campeões do circuito Shihan de judô de 2005 receberam seus prêmios durante a primeira etapa do circuito 2006, realizada no início de abril no ginásio da EMBRAER, em São José dos Campos.
(Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições de 15 a 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

 


Semana de 21/04 A 27/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Plano Perfeito"
Às 14:40 hs - 16:50 hs - 19:10 hs -21:30 hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)

 

 

Anchieta Café



 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Manuel Bandeira, nascido em 19/04/1886, hoje completa 120 anos porque se tornou imortal. Fiz uns versinhos para homenagea-lo.

19/04 - aniversário de Bandeira

Antes da reforma ortográfica
Manuel foi condenado
A morrer ainda rapaz
De pthísica, coitado,
Igual a muitos poetas
Manuel ficou abalado
Manuel ficou arretado
E depois radicalizou
E morreu parnasiano
E ressuscitou moderno
Com todos seus incisivos
Salientes
Com novos versos
Calientes
E depois queimou
A má-sina em praça íntima
E construiu de verso em verso
A Estrela da Vida Inteira
Inspirado Manuel Bandeira!

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Paixão - Estive em Ubatuba e na sexta - feira guarda municipal havia me dito que a encenação da paixão de Cristo começaria as 21:00h e lá cheguei às 22:00h porque igual aos outros anos sei da enrolação que é isso.
Pois bem a encenação teve inicio às 23:40h e muitas das pessoas com crianças e muitos velhinhos deixaram de assistir pela falta de respeito com o povo, quem estava lá às 21:00h já estavam cansados com sono e fome de esperar.
Na minha opinião acho uma falta de respeito.
E desculpa-me mas lá não havia 15.000 pessoas como está no jornal, talvez quem sabe esse número de pessoa estava às 21:00h porque quando cheguei já estavam se dispensando muita da gente que lá estavam.
Gostaria de ler meu desagrado no próximo artigo.
Obrigada

Magaly
Ubatuba, SP

Sr. Domingos Santos, talves os banqueiros com toda certeza concordam e aplaudem o governo Lula,que com o aumento das taxas de juros tiverem o maior faturamento nestes ultimos anos, mas não consigo entender esta historia de indices de crescimentos de empregos,diminuição de probreza,eu entendo , sim e é visivel aos olhos do povão,é currupção ,mensalão,e outras coisas mais que nosso governos simplesmente diz eu não sabia de nada.,me desculpe o eu gostaria muito que fosse da forma que o sr.,coloca e elogia este governo,mais o pior cego é aquele que se recusa abrir os olhos para não ver o que se passa a sua frente.não me leve a mal pois é um simples comentario ,pois eu tambem respeito o seu comentario.

Mauricio de Souza
Maranduba, Ubatuba

Eu fico feliz de poder endossar as palavras e comentarios da BEL ARAUJO DERGHAM,de elogios ao sr Prefeito pelos eventos da Semana Santa,na Maranduba,mais em contra partida sou obrigado a concordar com ela com relação ao absurdo que é o Parque Radical da Maranduba,pelo fato de ter ido juntamente com a vereadora Luciana Machado,e mais autoridadesno SPU em São Paulo,voltamos de lá ,cheios de esperanças que em breve com o apoio da Prefeitura,finalmente teriamos de volta esta area em beneficio,da comunidade mais sr.Prefeito que decepção os responsaveis pelo Parque tão risadas dos moradores e das autoridades,até estacionamento na Praia eles cobram,impedindo o transito das pessoas,tirando o direito constitucional de todo o cidadão brasileiro de ir e vir,e ai fica uma pergunta no ar prezado sr.Prefeito com todo o respeito que lhe édevido como representante de nosso Municipio e cidadão de bem que eu tenho certeza que é,DE ONDE VEM TANTO PODER desde pessoal que domina este espaço do Parque Radical da Maranduba.

Mauricio de Souza
Maranduba, Ubatuba

Excelentíssimo Sr. Prefeito Eduardo Cezar
A cidade de Ubatuba, na gestão anterior, tinha a característica de fazer obras de baixa qualidade com recapeamento de ruas e avenidas e feitas por empresas que não adotavam nenhum padrão de qualidade. A ciclovia Perequê-mirim – Saco da Ribeira é um exemplo de uma obra de causar indignação em qualquer engenheiro civil, o mato que cresce entre o acostamento da pista e a sarjeta, exige constante manutenção por parte da prefeitura, a ciclovia tem partes inacabadas e ainda não chegou ao seu destino final.
Aproveitando a oportunidade de reurbanização da Avenida Capitão Felipe mostre aos munícipes de Ubatuba que isso mudou, exija do departamento de obras que se faça uma obra com qualidade troquem as guias e sarjeta faça um asfalto dentro das normas, modernize a avenida com novas placas, iluminação, resolva o problema das águas fluviais, etc. Desta maneira não vamos ficar angustiados quando passamos por Caraguatatuba e deparamos com que o ex-prefeito Antonio Carlos fez transformando a cidade com obras de alto nível e de encher os olhos dos turistas. Esperamos que essa obra nos mostre que Ubatuba esta mudando e nos de esperança que todas as outras obras na cidade serão executadas seguindo os padrões e normas de qualidade. Espero no final dessa obra voltar a escrever para elogiar a prefeitura e seu departamento de obras.

Pascoal Spinelli
Ubatuba, SP

Ao Mestre com Carinho - Conhecedor que sou da honestidade, capacidade, moral e outros mais atributos que o nosso querido mestre professor Corsino tem , jamais poderia me calar diante das acusações a ele imputadas , professor não recue , não deixe de denunciar as falcatruas , as mazelas pois tenha plena certeza que as pessoas de bem , os honestos que o conhecem sabem de sua conduta ética e moral, aqueles que foram seus alunos , que estudaram em escola sobre sua direção , que tiveram a honra de trabalhar na mesma esfera de governo que o senhor estão indignados , eu me pergunto sera que aqueles que o acusam tem moral para isso , não professor já esta comprovado isso , basta que o judiciario emita sua sentença e a cidade de Ubatuba ficara sabendo quem são o podres.

Carlos Alberto Gonçalves Leite
Ubatuba, SP

"FRISSON NO PODER"
Lendo a matéria publicada, pela Prefeitura Municipal, nas revistas virtuais UBATUBA VÍBORA, GUARUÇÁ, LITORAL VIRTUAL e ouvindo a entrevista que às 13:40 H. deste dia 18 de abril de 2006, deu, à Rádio Bandeirantes, de São José dos Campos, o Sr. Secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo dos Santos Mourão, sob os títulos: "Ex-secretário será processado". "Prefeitura irá processar ex-secretário de educação", cheguei a pensar que devo ter pisado algum calo muito dolorido e que algo deve estar fervendo nas entranhas do poder municipal. Não tenho consciência de ter praticado algum delito, nem no exercício do cargo de Secretário de Educação nem como escriba. Examinando as publicações não encontrei "calúnias a quaisquer que seja" ou "falsas acusações" que possam incriminar-me ou temer por algum processo judicial. A Prefeitura faz quinze dias que está ameaçando com ação civil pública, intimidando, caluniando, falando absurdos que revelam a verdade da frase de Millör Fernandes: "QEM MAIS INTIMIDA É QUEM TAMBEM TEM MAIS MEDO".
Lembro aos nossos homens, no poder, que: "São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação".(CF Artigo 5° X).
"Ninguém será considerado culpado até o transito em julgado de sentença penal condenatória".(CF 5° LVII)
Quem ameaça e atribui delitos caluniosos está delinqüindo. Quando quem calunia, difama, ameaça... o faz usando dos recursos públicos e de cargos em comissão o delito é mais grave. É um grave atentado contra os direitos constitucionais e mostram o lado ditatorial dos homens que ocupam o poder. Pode ser caracterizado como abuso de poder para criar Francenildos da Costa. Como afirmou o Prof. Dr. André Ramos Tavares referindo-se às garantias constitucionais: "Essas garantias são um comando dirigido ao ESTADO, dizendo que ele não pode intervir na vida privada do individuo. Toda a evolução do ESTADO DE DIREITO, foi no sentido de garantir o particular contra esse "Estado Levita"(Folha de São Paulo A7 de l5-04-06). Estaremos regredindo, em Ubatuba, para tempos que ninguém gostaria viver novamente?.
Lembro, aos Senhores no Poder, que quem assina os contratos de compras (acerola) e os de obras (escolas) é o Sr. Prefeito Municipal. Caso alguma irregularidade houve (não houve) é ele que deverá ser processado. Secretário só assina como testemunha e não pode ser responsabilizado desvinculado do Sr. Prefeito.
Os contratos das duas escolas (Bela Vista - Marafunda e Perequê Açu) citadas pelo Sr. Marcelo Santos Mourão, na Rádio Bandeirantes, foram encerrados na atual administração e, as obras por ela recebidas, ocupadas e usadas para atender os alunos. Existindo falhas ou irregularidades cabe à Prefeitura processar as empresas executoras. Não é verdade que a escola do Perequê Açu esteja abaixo do nível da rua. Alguém ouviu isso e não foi conferir.
As declarações feitas pela Sra. Patrícia Gomes V. Pereira, atual Secretária de Educação, não merecem resposta. Estão em "descompasso" com a realidade e com o bom senso. Revelam falta de conhecimento, de prudência e respeito.
A Justiça será sempre a instituição e o fórum adequado para dirimir quem está com a
verdade. Reprovável que os recursos públicos, sempre escassos, sejam gastos para resolver questiúnculas políticas, comunicadas aos sucessores no momento adequado e trazidas a tona, quinze meses e meio após o início da administração, supostamente, por que este escriba convidou os cidadãos a pensar e a serem cidadãos conscientes comparando realidades. Será ótimo resolver na Justiça com a presença de todos os envolvidos. Quem tem medo da verdade?. Certamente não é o cidadão que escreve.
Uma das ações ameaçadas, não poderão propor à Justiça, sem expor-se ao ridículo. É a de "falsas acusações" ou "calúnia de superfaturamento". Conhecendo, os agentes políticos que temos, procuramos nos prevenir. Os títulos que parece incomodaram são: "Para comparar" e "Convidando a pensar". No texto registramos: "Não qualificamos. Apenas manifestamos nosso susto, nosso espanto e convidamos os cidadãos a pensar, raciocinar, comparar". .Nenhuma "falsa acusação", nenhuma "calúnia". A Prefeitura poderá, em juízo, afirmar o mesmo?. Seus agentes não ultrapassaram os limites de suas competências, da racionalidade e dos princípios pétreos constitucionais?. Aguardaremos pacientemente o próximo capítulo.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Ilha Anchieta - Juliano Gregori

Ilha Anchieta
©Juliano Gregori
Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor