Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 24 de Abril de 2006 - Nº 1508 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Falta dinheiro para recuperar áreas

Caraguatatuba
Caraguá adia projeto de santo casamenteiro
Prefeito inaugura três novas obras na Zona Sul em comemoração ao aniversário de Caraguá
Nova sede da Secretaria de Urbanismo homenageia família Alarcon
Prefeitos do Litoral presentes no aniversário de 149 anos de Caraguá

Ilhabela
Ilhabela quer investir em casamentos
Prefeitura alerta população nas ações do combate à Dengue

São Sebastião
Esculturas viram alvo de vândalos no litoral
Obra divide opinião de moradores
Canto do Mar recebe reunião comunitária sobre Plano Diretor
Último fim de semana da 1ª Feimob na Rua da Praia
Torneio dos Servidores Públicos começa na segunda-feira (24/04)
Professora da rede municipal lança livro em noite de autógrafos na Sectur
São Sebastião terá Torneio de Futsal no dia do trabalhador
Seesp realiza peneira para formar equipe municipal de Futebol de Campo
Coordenadoria Estadual da Defesa Civil realiza encontro em São Sebastião
Prefeitura acompanha investigação da Cetesb sobre contaminação de solo no Itatinga
São Sebastião ganha ‘Centro de Atividades Físicas e Treinamento de Atletas’
Esportistas defendem a camisa sebastianense no feriadão
Prefeitura realiza “Fumacê” nos bairros da região central


Ubatuba
Grupo é assaltado em praia de Ubatuba
Acidente deixa três feridos em Ubatuba
Diretoria da AMBAVAS reeleita por mais dois anos
Começa em Ubatuba o encontro de presidentes de bairros Brasil/Chile
Cartões do programa Ação Jovem são entregues em Ubatuba
Assembléia de Deus do Bom Retiro, Realiza o 2º Acampamento Espiritual
Vereador discute Programa de eletrificação “Luz para Todos”
Ex-secretário de Educação adquiriu acerola em pó 600% acima do valor de mercado
Conselhos passam por capacitação
Frente de trabalho prossegue limpando a cidade
Ultimas Noticias comemora 6º aniversário e é homenageado pela Câmara
Clube de Pesca recebe Moção do vereador Charles Medeiros
Charles Medeiros concede Moção de Apoio à Ana Maria Bordezan
Antônio Perez é homenageado na Câmara
Vereador Marcos Francisco homenageia Polícia Rodoviária Federal
Reunião de Posse da Nova Diretoria e Conselho
Grande festa marca posse da nova Diretoria
Prefeitura convida população para audiência pública
Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino 2006 começa neste domingo
Ubatuba recebe Deputado Estadual do PTB
Em Clima de Festa PTB de Ubatuba se Fortalece
Chilenos se encantam com criatividade dos cursos de geração de renda
Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino 2006 começa neste domingo
Ubatuba realiza IV Conferência Municipal de Saúde
Campanha de vacinação contra a gripe inicia-se no dia 24
Atenção Estudantes: Últimos Dias para Inscrições

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Falta dinheiro para recuperar áreas

Litoral Norte - Ilhabela e São Sebastião buscam recursos para recuperar aterros sanitários desativados por decisões judiciais. Os mesmos investimentos terão que ser feitos por Caraguá e Ubatuba, que devem desativar seus aterros em 2007. A recuperação da área é obrigatória.
O aterro da Baleia, em São Sebastião, foi usado pela prefeitura durante 18 anos e desativado em 2005 por ação civil pública impetrada pela Sociedade Amigos da Praia da Baleia. O lixo foi depositado em área de 60 mil metros quadrados, mas a prefeitura terá que recuperar 300 mil metros quadrados.
"Apenas para estudos técnicos e análise da área seria necessário R$ 1 milhão", disse o assessor da secretaria de Meio Ambiente Téo Balieiro.
Em Ilhabela, a prefeitura utilizou o aterro da Água Branca durante 20 anos. Para recuperar os 65 mil metros quadrados onde o lixo foi depositado a prefeitura tem apenas R$ 360 mil. A idéia é transformar o local em um parque municipal.
Caraguá pretende desativar o aterro da Fazenda Serramar em 2007, após 30 anos de uso. A prefeitura utilizou cinco áreas da fazenda para depositar e armazenar o lixo. Terá que recuperar cerca de 50 mil metros quadrados de área. Em Ubatuba, a prefeitura também pretende desativar o aterro do Ipiranguinha em 2007 e terá que recuperar 30 mil metros quadrados de área. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá adia projeto de santo casamenteiro

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba há alguns desenvolveu um projeto com o objetivo de atrair os noivos para casarem na cidade, que tem como padroeiro, Santo Antonio. O projeto previa a construção de uma capela no alto do morro do Santo Antonio, a oficialização de uma trilha até o alto do morro e até mesmo prêmios e brindes para quem casasse na cidade. O projeto, denominado de " Caminhos de Santo Antônio" , envolveu a prefeitura, o Sebrae e a associação de hotéis, mas acabou sendo engavetado. Para o secretário de turismo, Ricardo Ribeiro, o turismo religioso não é o forte da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito inaugura três novas obras na Zona Sul em comemoração ao aniversário de Caraguá
Foram mais três obras entregues, na região sul, pelo prefeito José Pereira de Aguilar, em comemoração ao aniversário de Caraguá

Caraguatatuba - No aniversário de 149 anos de Caraguatatuba, os presentes foram não para a cidade, mas para os moradores. Prova disso, é que o prefeito José Pereira de Aguilar inaugurou na tarde de quarta-feira, 19, inaugurou três novas salas-de-aula no CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Prof. Carlos Altero Ortega, no bairro Morro do Algodão, dois vestiários no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), além de uma quadra esportiva no CIEFI Alaor Xavier Junqueira.
As cerimônias de inaugurações contaram com as presenças da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, dos secretários municipais, vereadores, diretores de escola, presidentes de Sociedades Amigos de Bairro, autoridades locais e a comunidade.
As inaugurações começaram no bairro Morro do Algodão com a entrega das 3 novas salas-de-aula de Educação infantil. Na ocasião, os alunos dos níveis I(3 a 4 anos) e II(5 anos) aproveitaram para apresentar coreografias de dança com o tema pescador e aquarela, respectivamente.
A secretrária de Educação Silmara Selma Mattiazzo, disse ter atendido uma reivindicação dos professores da escola e da própria diretora que a procuraram para solicitar a ampliação do local. “Para realizar a obra contamos com o apoio do Raul Persci, secretário de Obras, que nos deu uma atenção especial. Tivemos de acabar com a horta que tinhamos aqui, mas valeu a pena. Estamos atuando onde há necessidade”, disse a secretrária.
O prefeito Aguilar falou da satisfação em inaugurar um espaço que atende a necessidade da população.” Vamos também trazer para esta escola uma sala de informática e também foi solicitada uma área para que as crianças possam praticar uma atividade esportiva. Estarei consultando os pais na possibilidade de fechar a rua ao lado para que seja construída uma área de atividade física” disse o prefeito.
Em seguida foi inaugurada a ampliação do CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), no bairro Travessão. O local recebeu duas salas de vestiários. A Cerimônia iniciou com a leitura do decreto e da biografia do homenageado, sr. Antônio Ferreira de Souza, mais conhecido como Antônio de Juca.
O vereador Germino de Souza falou emocionado, da satisfação em ver o nome do seu pai em uma obra importante para a população e agradeceu ao prefeito Aguilar pela iniciativa.
Para o vereador Aurimar Manzano investir no esporte é dar oportunidades para que crianças possam sair da rua e praticar uma atividade esportiva.
Aguilar disse ter orgulho em dizer que o CIASE foi o melhor insvestimento do bairro, e acrescentou que mais investimentos serão feitos no local como salas de artesanato e balé, instalação de som na piscina, outro campo de futebol, pista de atletismo e futebol society de areia. “Homenagear um homem como o senhor Antônio de Juca é uma atitude nobre, pois ele foi uma das pessoas que contribuiu para o desenvolvimento do bairro, abrindo ruas com suas próprias mãos, pois na época não tinha máquina, como por exemplo a rua Lázaro”, disse.
O dia de inaugurações foi encerrado com a entrega da quadra esportiva do CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Prof. Alaor Xavier Junqueira, também uma outra reivindicação dos moradores que o prefeito Aguilar atendeu.
O cerimônia também iniciou com a leitura do decreto e biografia do homenageado, sr. Alziro D’Oliveira. O grupo Timbalata fez uma apresentação para os presentes e o grupo de dança GR Magia apresentou a coreografia Flores.
Geisa, filha do homenageado falou, emocionada, da satisfação da família em receber uma homenagem a seu pai, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade. “Tenho certeza de que, onde ele estiver, está vendo o carinho que todos têm por ele”.
O diretor do CEIFI, professor Diogo Faria Vilhena, agradeceu ao prefeito pela dedicação e o presenteou com um troféu. Já a secretária Silmara disse que o importante não é o tamanho da obra e sim e a importância que ela tem para a comunidade.
Aguilar ressaltou que o investimento no esporte é muito barato pela sua importância, pois tira as crianças das ruas e as levam a praticar uma atividade esportiva.
Todas as inaugurações foram encerradas com o descerramento das placas inaugurais. (Fonte: PMC)

Nova sede da Secretaria de Urbanismo homenageia família Alarcon
“Emoção” foi o sentimento que marcou a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Urbanismo, nesta quinta-feira 20, durante as comemorações do aniversário de Caraguá. A família Alarcon, pioneira no ramo da construção civil na cidade, deu nome ao novo prédio público

Caraguatatuba - Caraguatatuba completou 149 anos de emancipação político-administrativa, com várias inaugurações, entre ampliações, reformas, praça, novos prédios públicos, entre outros.
A Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito, teve sua nova sede inaugurada nesta quinta-feira 20, no período da manhã, com a presença de centenas de pessoas, entre elas o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o presidente da Câmara Municipal, Juarez Pereira Pardim, o Secretário de Urbanismo, Leandro Barbosa, o diretor da Ditran(Divisão de Trânsito), cel. Celso Rapacci, o engenheiro João Alarcon Muñoz Filho, além de secretários municipais, representantes de instituições públicas e privadas de Caraguá e demais cidades da região, além da Banda Municipal Carlos Gomes, que completa nesta data 42 anos de existência.
Segundo o vereador e presidente da Câmara, Juarez Pereira Pardim, dar ao prédio da Secretaria de Urbanismo o nome de “Juan Alarcon Muñoz é uma homenagem mais que merecida. “Nós percebemos aqui a emoção de João Alarcon, pela homenagem muito justa, uma vez que seu pai construiu quase todos os prédios públicos da cidade e agora, aquela que foi a antiga sede da construtora Alarcon passa a ser também um imóvel do município. Creio que deve passar pela cabeça de João um filme, que conta a história de sua vida, que agora é parte de nossa história, na administração pública”, disse o vereador.
O Diretor da Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguá, cel. Celso Rapacci, aproveitou a ocasião para falar do investimento que a prefeitura tem feito neste setor, com a entrega duas novas motos e um automóvel, o que facilitará a fiscalização de trânsito na temporada. “Nós ficamos felizes com esse novo prédio, onde também estaremos instalados em breve, e mais felizes ainda, porque em quase oito anos de existência, a Divisão de Trânsito tornou-se uma referência na região e na cidade tem o respeito da população, inclusive pelo projeto de educação no trânsito desenvolvido nas escolas, e que até o ano passado já tinha formado mais de 7 mil alunos e deve chegar a 10 mil em 2006”, enfatizou Rapacci.
O Secretário de Urbanismo, agracedeu ao prefeito Aguilar pela entrega do prédio à população. “Estou muito feliz coma a inauguração de nossa nova sede. É um momento muito especial para mim, porque estou na Secretaria Urbanismo há três anos e meio, e por vir de uma administração anterior, tenho acompanhado o trabalho fantástico que a prefeitura vem fazendo desde o início da nova gestão. Todos saem ganhando com isso, principalmente a população. Temos atualmente um galpão na Zona Norte, onde soa confeccionadas placas e outros materiais de sinalização da Ditran, que não foi inaugurado mas está em pleno funcionamento, e temos agora mais três novos veículos, além dessa nova sede, que procurávamos há um ano, na expectativa de poder finalmente trazer a Ditran para dentro da Secretaria. Em poucos meses, esse sonho se tornará realidade, já que nossa vontade é integrar a todos, para que possamos realizar um trabalho ainda melhor no município”, explicou Leandro Barbosa.
Antes de inaugurar o prédio, o prefeito Aguilar entregou ao engenheiro João Alarcon Filho(Joãozinho), a réplica da placa que nomeia João Alarcon Muñoz a nova sede da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito. O filho do homenageado recebeu o presente bastante emocionado, o que contagiou a todos que compareceram à festividade.
Em seguida, Aguilar falou a João Alarcon Filho, que na verdade, seu pai teria sido homenageado em vida, como tem sido feito nos demais prédios da prefeitura, após a aprovação de uma lei na Câmara, que permite a nomeação de patronos em vida com idade acima de 65 anos.
“Quantas placas como esta seu pai, você e toda sua família já entregaram à população? Muitas. Hoje é a sua vez de receber em nome de seu pai esta mais que merecida homenagem a Juan Alarcon, que tanto fez por Caraguatatuba, no ramo da construção civil. Além disso, sabemos que além de sede da Construtura Alarcon, aqui também foi a casa desta família, que hoje homenageamos. Após construir tantas repartições públicas, agora aquela que foi a sede da Alarcon passa a ser também uma repartição pública, na área de Urbanismo. Estamos felizes em fazer essa homenagem, e gostaria de aproveitar para dizer que como prefeito, estamos trabalhando bem, pela população. Claro que podemos errar, mas se não fizermos, também não saberemos no que acertamos e nos erros a serem corrigidos. Eu posso errar, e muito, porque eu não sei tudo, mas acredito que o governo sério é aquele que realiza. Isso não é nenhum favor à população. É um dever. Neste ano, redistribuímos o orçamento de forma a contemplar de Norte a Sul do município, mas queremos fazer mais, por meio de um governo participativo, deixando desde já a cidade preparada para o futuro, com melhor qualidade de vida para todos”, finalizou o prefeito, que em seguida descerrou a placa inaugural junto ao filho do homenageado, vereadores e o Secretário de Urbanismo, Leandro Barbosa.
A nova sede da Secretaria de Urbanismo fica na avenida Brasil nº769, no Sumaré, próximo ao Fórum de Caraguá. (Fonte: PMC)

Prefeitos do Litoral presentes no aniversário de 149 anos de Caraguá
Bandeira hasteada, obras inauguradas e lançadas, foi assim o dia 20 de abril em Caraguá, que completou 149 anos, com muitas surpresas à população.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou as comemorações ao aniversário de 149 anos com muitas surpresas à população, algumas delas reveladas durante a solenidade de Hasteamento da Bandeira, na manhã de 21 de abril, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, que contou com a presença de autoridades municipais de todo o Litoral Norte, inclusive dos prefeitos, Manoel Marcos, de Ilhabela, Juan Pons Garcia, de São Sebastião, e Eduardo César, de Ubatuba.
Também prestigiaram a solenidade, o vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique; os presidentes da Câmara Municipal de Caraguá e Ilhabela, Juarez Pardim e Luiz Lobo, respectivamente; vereadores, secretários e assessores municipais, e ainda o Comandante do 10º BPMI, Major PM Evandro Goes; o gerente do TEBAR, Geraldo Marfutti, entre outros.
Após a apresentação do Hino de Caraguá e Hino Nacional, pelo Água Viva Coral e Banda Municipal Carlos Gomes, o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, foi bastante elogiado e apoiado pelos presentes. Juan Pons Garcia lembrou que Aguilar é o maior responsável pela integração entre os prefeitos do Litoral Norte e que isso é muito importante para o desenvolvimento regional.
Aguilar por sua vez saudou a todos, especialmente a Polícia Militar, destacando o trabalho realizado em parceria na busca de maior segurança à população, e com resultados tão positivos já alcançados.
Em seguida ao desfile da frota da Polícia Militar e Bombeiros, o prefeito oficializou entregou seis novos veículos entre eles uma Saveiro ao Corpo de Bombeiros. Segundo o Capitão José Eduardo Stanellis, comandante do 4º Sub Grupamento de Bombeiros, o veículo vai ajudar os Bombeiros a atender ainda melhor a população, e com melhores condições de trabalho. “O novo veículo irá substituir uma antiga caminhonete que usávamos para serviços de captura de animais e insetos, atendimentos em edificações, ocorrências e muitos outros. Além de ajudar muito o nosso trabalho, o veículo trará grande economia em combustível e manutenção aos cofres públicos”, disse.
Aguilar também descerrou uma placa de 9m afixada ao lado do Museu de Arte e Cultura, com o objetivo de informar sobre as obras de 2006; ressaltando a importância de mais de 200 obras, que serão entregues no decorrer deste ano, destaque para o CREMI(Centro de Referência da Melhor Idade, o Mercado Municipal, a duplicação da Avenida Geraldo Nogueira, reviltalização da orla do Rio Juqueriquerê, as pavimentações e iluminações e outras.
O prefeito entregou tambem à população um novo equipamento que será utilizado na limpeza da areia das praias. De acordo com Aguilar, Caraguá á primeira cidade do Brasil a receber o equipamento. “Trata-se de um excelente investimento, pois a máquina pulveriza a areia com cloro, desinfectando e deixando nossas praias limpas e mais agradáveis, além de possibilitar a coleta e análise da qualidade da areia”, disse.
Em seguida o prefeito e a presidente da Fundação Cultural, Eloísa A. A. Antunes de Oliveira, fizeram a abertura da bela exposição “Diálogos-Encontro de Arte e História”, no Museu de Arte e Cultura, que apresenta pela primeira vez o Acervo Artístico e Histórico MACC, com objetos, documentos, móveis e fotografias doadas pelos moradores; e o recente acervo artístico composto por obras naïf (populares) adquiridas de artistas da região. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela quer investir em casamentos

Ilhabela - Quem nunca sonhou em casar à beira-mar, trajando branco, transportado por uma canoa caiçara até o local da cerimônia, onde uma tenda com muitas flores e velas acessas na areia reúne os convidados, tendo como cenário coqueiros, a praia e o mar azul?
Casar na praia virou moda, pelo menos, em Ilhabela, que quer disputar a preferência dos noivos com o Taiti, Hawai e as ilhas do Caribe. De cada dez casamentos realizados na ilha, cinco são de estrangeiros, que são atraídos pela beleza do local.
Ilhabela conta hoje com uma infra-estrutura que permite a realização de cerimônias tão belas e fascinantes quantos as realizadas em ilhas do exterior. Fazendas, marinas, pousadas e hotéis da ilha estão locando seus espaços para casamentos e noivados.
Até mesmo, a prefeitura local, decidiu investir neste tipo de segmento para incrementar ainda mais o turismo de eventos na ilha, para ampliar o movimento no comércio e gerar empregos.
Uma das primeiras iniciativas para transformar a ilha num cenário ideal para os futuros casais será a participação na feira "Casar" que acontecerá de 25 a 28 de maio, nos terraços da badalada Daslu, em São Paulo. A prefeitura locou um estande para divulgar a infra-estrutura local destinada a realização de casamentos simples ou sofisticados a beira mar.
Uma pesquisa feita pela secretaria de Turismo de Ilhabela apurou que cresce a cada dia os casamentos programados na ilha. E mais, que os turistas que frequentam as cerimônias gastam muito mais que os turistas que passam o fim-de-semana no local.
Segundo o secretário de turismo Ricardo Fazzini, a pesquisa apontou que os turistas comuns gastam em média R$ 257 por dia de permanência na ilha, enquanto que, os turistas convidados para as cerimônias gastam cerca de R$ 1 mil por dia.
Fazzini disse que cerimônias católicas ou judaicas vem atraído dezenas de noivos de São Paulo, interior do estado, de outras capitais e principalmente do exterior à Ilhabela. "Casar em uma ilha é mágico".
O secretário também que os estrangeiros também tem escolhido Ilhabela para suas cerimônias matrimoniais. " Algumas festas chegam a custar R$ 500 mil", disse. Os locais mais procurados pelos noivos tem sido as fazendas Siriúba e Feiticeira, o Píer 151 e a Marina Porto Ilhabela.
Flores e flores são cenário das cerimônias - A coordenadora de eventos do Píer 151, Karina Rodrigo, disse que, a maioria dos estrangeiros preferem casar tendo a praia e o mar como cenário. O Píer 151 fica na praia do Saco do Indaiá. Um deck de 200 metros quadrados que avança sobre o mar, é o local preferido dos noivos para a cerimônia. Alguns estrangeiros optam em casar na capela antiga da ilha e chegar de canoa ao local. A Fazenda Siriúba, na praia da Siriúba, é outro dos locais preferidos pelos noivos estrangeiros e brasileiros. A fazenda, uma das mais antigas da ilha, possuí 55 mil metros quadrados de jardins e alojamento para 50 pessoas.
Casamento na Ilha
Fazenda Siriúba- (012) 3896-1050
Locação- R$ 8 mil/dia.
Coordenação- preço a combinar.
Píer 151 - (012) 3896-1288
Locação- R$ 5 mil/dia
Coordenação- preço a combinar
Marina Porto Ilhabela- (012) 3896-1243
Locação- não divulgou.
(Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura alerta população nas ações do combate à Dengue
Atenção máxima para o período de chuvas

A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Saúde, faz um alerta à população no que diz respeito ao mosquito Aedes Aegypts, transmissor da Dengue, e quanto aos seus possíveis criadouros. O alerta se faz necessário principalmente neste período, onde a incidência de chuva aumenta, propiciando assim a proliferação do mosquito.
A Prefeitura conta com um setor da Secretaria Municipal da Saúde, o PIACD (Plano de Intensificação das Ações de Controle da Dengue) cuja equipe vem intensificando as ações no combate da doença, com várias atividades de controle como: fiscalização das denúncias de possíveis criadouros; aplicação de inseticida e nebulização nas áreas com maiores incidências de focos; arrastão educativo nos bairros com coleta de recipientes; monitoramento de armadilhas para detectar a presença do mosquito; vistoria permanente nas escolas, residências e comércios para eliminação dos prováveis criadouros, entre outras atividades que são exercidas durante o ano todo.
A participação dos moradores é fundamental para o controle da dengue, e todos precisam assumir a sua parcela de responsabilidade
O supervisor de equipe Mário Otávio de Carvalho orienta a população para que vasculhem suas casas a procura de possíveis criadouros, com atenção especial às bromélias ou outras plantas que acumulem água; caixas d´água sem tampa; piscinas sem tratamento adequado; pratinhos e vasos de plantas; cercas de bambu; pneus; garrafas, enfim, todos os lugares que possam conter água acumulada, seja ela limpa ou não. “Faça você mesmo uma busca na sua residência depois das chuvas, para eliminar possíveis criadouros”, alerta o coordenador.
É a sua vez de dar mais atenção à sua saúde!
Maiores informações ligar para: (12) 3896. 5822. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Esculturas viram alvo de vândalos no litoral
Obras de arte instaladas na orla de São Sebastião estão pichadas e com partes arrancadas; uma peça já sumiu

São Sebastião - O Parque Escultórico de São Sebastião, criado há cerca de três anos com o objetivo de aproximar a arte contemporânea da comunidade e transformar a cidade em um museu a céu aberto, está ameaçado pelo vandalismo.
O acervo reúne obras de artistas renomados, como Rubens Gerchman, Mestre Didi, Caíto, Megume Yuassa, Caciporé Torres, Emanoel Araújo, Marcelo Nietsche, Mário Cravo, Gilberto Salvador e Sérvulo Esmeraldo.
O custo total do parque, aprovado pelo Ministério da Cultura, foi de R$ 1,4 milhão, com o patrocínio da Eletrobrás, Petrobrás e Tim e o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo a Cultura, sem nenhum investimento do município.
A idéia original, que previa a instalação de 60 esculturas na orla da cidade, não chegou a ser concluída e o número total de obras de arte não passou de dez. O projeto também previa uma interação com alunos da rede municipal sobre a importância da arte na formação da identidade do município, o que não ocorreu.
Incompleto e mal compreendido por alguns moradores, o resultado tem sido a má conservação das esculturas.
Um exemplo é a escultura de quase 4 metros, do Mestre Didi, que faz alusão à cultura africana, localizada em frente ao antigo prédio da Câmara e Cadeia, no lugar onde já foi o pelourinho. A escultura teve partes arrancadas.
SUMIÇO - Além disso, a peça denominada "Acoplamento", de Mário Cravo, feita em alumínio e localizada próximo ao Píer do Pontal da Cruz, há pouco tempo amanheceu no mar. Após ser retirada da água, a escultura não voltou a aparecer.
Outro exemplo é a escultura da ceramista Megume Yuassa que, de acordo com o autor do projeto e artista plástico Gilberto Salvador, deveria ser instalada no bairro São Francisco, por sua tradição na confecção de panelas de barro, mas até hoje está guardada em um depósito da Prefeitura.
"Pouquíssimas cidades têm um acervo de obras de arte tão importante quanto São Sebastião. O nosso objetivo era dar nova definição para a cidade, mas não houve o menor interesse no projeto", disse Salvador.
Apesar da má conservação das esculturas, Salvador acredita que a arte tem que ir até o povo e que a pichação faz parte da identidade da coletividade. "Não tenho uma visão protecionista da obra, mas se fosse me envolver novamente nesse projeto faria diferente."
Para Salvador, não há como impedir atos de vandalismo. "Essa questão independe de nós. Demos um presente, mas cabe a cidade cuidar", afirmou.
CONCENTRAÇÃO - A Prefeitura analisa instalar as esculturas que hoje estão espalhadas por diversos pontos turísticos da cidade em um único local, na entrada do bairro Reserva Du Moulin, na região central.
O bairro, com casas de alto padrão, não tem perfil comercial e hoje não é um lugar frequentado por turistas.
"O projeto está sendo revisto e estudado para ser nessa região, mas não existe prazo para isso ocorrer", afirmou a diretora do departamento de planejamento da prefeitura, Kátia Saveri.
No espaço onde se pretende instalar o Parque Escultórico já existe uma escultura feita por Caíto, em formato de semente. "Reunir as esculturas em um único lugar será uma forma de valorizar as obras de arte", disse o secretário de Turismo, Júlio Buzi. (Fonte: ValeParaibano)

Obra divide opinião de moradores

São Sebastião - Após três anos, o parque divide opiniões e ainda não é compreendido por muitos moradores, que classificam as esculturas como desperdício de dinheiro.
"Precisavam explicar o significam as esculturas e o motivo de terem sido instaladas em determinados lugares, até sem iluminação. Talvez as pessoas dessem mais importância para as obras. Acho que foi dinheiro jogado no lixo", disse Luciano Araújo, de 20 anos.
Rafael Macre, de 19 anos, turista de São Paulo disse que "as peças são legais, mas estão fora de contexto e inadequadamente posicionadas".
Para a moradora da costa sul Vânia Paiva, de 23 anos, o motivo de as esculturas estarem sendo alvo de vandalismo é a falta de educação. "A prefeitura deveria investir na conscientização dos moradores", disse.
A gari Fátima dos Santos, de 43 anos, que trabalha na praça em frente a escultura de Mestre Didi, acha que as obras deveriam ser restauradas. "As esculturas são bonitas."
"Elas deveriam passar por manutenção porque são uma atração para os turistas", disse Cristiane dos Santos, 20 anos. (Fonte: ValeParaibano)

Canto do Mar recebe reunião comunitária sobre Plano Diretor

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promove na próxima segunda-feira, 24, a segunda reunião comunitária sobre a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. O encontro será na Escola Municipal do Canto do Mar, a partir das 18h30.
A idéia é levantar os principais problemas da Unidade Espacial de Planejamento 1, que engloba os bairros entre Canto do Mar e Cigarras. Serão levantados diagnósticos com os anseios da comunidade.
Na leitura comunitária, os participantes se dividirão em grupos e debaterão temas como Saúde, Educação, Porto, Saneamento Ambiental, Transporte, entre outros.
Todas as propostas levantadas e identificadas na reunião comunitária serão levadas à comissão técnica e ao Núcleo Gestor para análise e apreciação.
As informações sobre o Plano Diretor estão contidas no site www.saosebastiao.sp.gov.br. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br. O telefone da equipe técnica do Plano Diretor é o (12) 3891-2033. (Fonte: PMSS)

Último fim de semana da 1ª Feimob na Rua da Praia

São Sebastião - As pessoas interessadas em adquirir, vender ou alugar um imóvel em São Sebastião têm até o final de semana para aproveitar a 1ª Feira Imobiliária (Feimob), uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial (Aciss) e Prefeitura. O evento termina no próximo dia 23 de abril, no aterro da Rua da Praia, no Centro.
O pavilhão de exposição está aberto das 15h às 22 horas e conta com 32 estandes num espaço de 600 m². Também inclui praça de alimentação e shows musicais ao vivo nos finais de semana.
O presidente da Aciss, Fábio Aranha, salienta que o objetivo do evento é movimentar a economia local. “Estamos realizando propagandas em diversos veículos de comunicação, com o objetivo de trazer, principalmente, pessoas de fora para o nosso município”. Cerca de 800 imóveis estão à venda. Ao todo, 14 imobiliárias participam da feira, que ainda tem estandes do CREA, CRECI, paisagistas, seguradoras, seguranças, bancos, Prefeitura e Aciss.
O ambiente é ideal para fechar grandes negócios. “Os visitantes têm toda a estrutura necessária para a efetivação da compra dos imóveis”, frisou Aranha.
A feira tem ainda o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Nossa Caixa e Caixa Econômica Federal. (Fonte: PMSS)

Torneio dos Servidores Públicos começa na segunda-feira (24/04)

São Sebastião - Os servidores públicos municipais já estão se preparando para o torneio que começa na próxima segunda-feira, dia 24. O torneio que acontece em três modalidades: vôlei, dama e malha servirá como um treino para as Olimpíadas dos Servidores que está prevista para o mês de outubro desse ano.
O torneio é aberto para servidores públicos da Prefeitura e da Câmara Municipal de São Sebastião. Os interessados em montar sua equipe têm até o próximo dia 24 para realizar as suas inscrições na sede da Secretaria de Esportes (Seesp) e participar das competições que acontecem em locais diferentes.
O Torneio de Vôlei masculino e feminino será disputado na quadra da Rua da Praia. Já as competições de damas serão realizadas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), também na Rua da Praia. No Clube Amigos da Malha, localizado no bairro do Porto Grande, será disputado o torneio de Malha. Todos terão início a partir das 19 horas.
A Seesp fica localizada na Rua Euclides de Mattos, número 220, no Topovaradouro. Segundo o diretor de eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva, no ato da inscrição o servidor público deve levar um documento da Secretaria em que trabalha para comprovação. Mais informações na Secretaria de Esportes através do telefone 3892-2062 ou 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Professora da rede municipal lança livro em noite de autógrafos na Sectur

São Sebastião - Na noite dessa sexta-feira (21/04) a professora da rede municipal de ensino sebastianense, Maria Cecília Mariano de Oliveira, realiza uma noite de autógrafos para lançar a sua nova obra “Atletismo Escolar”. Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião a professora recepcionará convidados e população na sede da Sectur, na Rua da Praia, a partir das 23 horas.
Além de prestigiar o lançamento, os visitantes poderão adquirir exemplares do livro autografado. De acordo com a autora, esse livro foi fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na faculdade. “Meu objetivo é atingir os professores que queiram trabalhar sobre o atletismo nas escolas, que é um esporte que pode ser praticado por qualquer criança”, disse Maria Cecília.
A proposta segundo Oliveira é mostrar que o atletismo escolar pode ser um meio de ampliar o conhecimento, ajudando os alunos a usarem essa aprendizagem como opção em diversas situações problemas que a vida e o ambiente proporcionam, além de despertarem para uma modalidade que pode trazer benefícios em sua vida futura tanto atlética como pessoal. “O atletismo mexe com a mente e é a base de qualquer esporte”, finalizou a diretora Maria Cecília.
Maria Cecília Mariano de Oliveira é graduada em Educação Física, com Licenciatura Plena pelas Faculdades Integradas Módulo Caraguatatuba/SP. Pós-graduada em Gestão, Orientação, Supervisão Escolar, pelo Instituto Superior da América Latina (ISAL) e em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pelo ISAL. Maria Cecília é diretora da Escola Municipal de Educação Infantil “Bolinha de Sabão” e da Escola Municipal Professor João Gabriel de Sant'ana. O livro está sendo vendido na internet pela editora Sprint e pode ser adquirido pelço site www.sprint.com.br. (Fonte: PMSS)

São Sebastião terá Torneio de Futsal no dia do trabalhador
Empresas e comércios podem indicar equipes para participar da disputa que tem como objetivo integrar funcionários e difundir a prática da modalidade

São Sebastião - Promover uma atividade diferente no Dia do Trabalho para os funcionários das empresas e comércios de São Sebastião. Esse é o objetivo da Prefeitura de São Sebastião, que por meio da Secretaria de Esportes está organizando o Torneio de Futsal do Trabalhador que será realizado dia 01 de maio, às 10 horas, simultaneamente no Ginásio José Pereira de Souza Gringo (Gringão) e no Ginásio de Boiçucanga.
De acordo com a Secretaria de Esportes (Seesp), o objetivo da Prefeitura em realizar esse evento é integrar os funcionários das empresas da cidade e incentivá-los a participarem de atividades esportivas. A competição é voltada para homens com idade a partir de 18 anos.
Segundo o diretor de Eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva, as inscrições podem ser feitas até dia 29 de abril na sede da Seesp (localizada na Rua Euclides de Mattos, 220, Topovaradouro) ou no Ginásio de Esportes de Boiçucanga (localizado na Estrada do Cascalho).
No ato da inscrição é necessário apresentar a carteira de identidade, a carteira de trabalho ou um documento que ateste em qual empresa trabalha. A taxa de inscrição será um enlatado (molho de tomate, milho verde, sardinha, etc) que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. Um integrante do time pode inscrever toda a equipe que deve ter no máximo 12 componentes. (Fonte: PMSS)

Seesp realiza peneira para formar equipe municipal de Futebol de Campo

São Sebastião - Nesta sexta-feira (21/04) a Secretaria de Esportes (Seesp) realiza uma peneira de Futebol de Campo que selecionará os atletas que representarão São Sebastião nos 50º Jogos Regionais em Lorena. A seletiva acontece às 14 horas, no Estádio Otoniel dos Santos, no Topovaradouro. Poderão disputar as vagas apenas os jovens nascidos entre os anos 1985 e 1987.
De acordo com o chefe de divisão de Esportes de Competição, Adriano Ruiz, poderão participar atletas de toda a cidade.
Os jovens escolhidos terão total respaldo da Seesp, que disponibiliza treinamento, apoio técnico, vale transporte e lanche para seus atletas.
Agora os atletas municipais também podem contar com o recém lançado “Centro de Atividades Físicas e Treinamento de Atletas” da Prefeitura de São Sebastião. Aulas de musculação, power yoga, avaliação física e fisioterapia são apenas alguns dos benefícios que o Centro disponibilizará aos atletas.
Segundo Ruiz, os jovens selecionados na peneira ainda passarão por testes físicos na próxima semana, para só então definir os 25 que formarão a equipe.
Mais informações com a Seesp pelo telefone 3892-2116 ou 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Coordenadoria Estadual da Defesa Civil realiza encontro em São Sebastião

São Sebastião - No próximo dia 26, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) e a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizarão um balanço das ações desempenhadas de dezembro a abril deste ano em todo o Estado de São Paulo. O evento acontece à partir das 9 horas, no Teatro Municipal, na Avenida Doutor Altino Arantes, 174, Centro.
O chefe de divisão da Defesa Civil em São Sebastião, Paulo Galeano, explica que além da avaliação farão uma análise dos aspectos meteorológicos do período. “Os principais assuntos abordados serão as dificuldades que cada Defesa Civil enfrentou neste período em suas respectivas cidades”.
Galeano destaca que de março a abril o clima foi atípico em relação aos anos anteriores. “Choveu mais que o previsto para esse período e esse fator também será abordado”.
O ponto principal será a avaliação do Plano Preventivo da Defesa Civil específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no verão 2005/2006. Estarão presentes no evento representantes da Cedec, da Defesa Civil de São José dos Campos e dos órgãos do Litoral Norte. (Fonte: PMSS)

Prefeitura acompanha investigação da Cetesb sobre contaminação de solo no Itatinga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está acompanhando toda a investigação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) sobre o caso da contaminação de solo no bairro Itatinga, na região central. O órgão estadual é o responsável pelo controle da poluição.
Recentemente, a Prefeitura apoiou a coleta de amostras de solo e água para análise da Cetesb. Segundo a assessor de Meio Ambiente, Téo Balieiro, a medida que for definido os níveis de contaminação e o tipo do material, a Cetesb fará o levantamento dos eventuais infratores, que deverão ser penalizados em razão da poluição do solo. Acredita-se que, no passado, o Itatinga tenha sido utilizado como área de “bota-fora” de empresas da cidade.
No início da semana, em nota oficial, a Petrobras divulgou que a análise feita em amostras do produto identificou como sendo “óleo degradado”, de um passivo com aproximadamente 30 anos. O óleo foi encontrado por um morador do bairro durante escavações em sua residência. (Fonte: PMSS)

São Sebastião ganha ‘Centro de Atividades Físicas e Treinamento de Atletas’

São Sebastião - Os atletas das equipes sebastianenses de competição têm agora um treinamento completo e exclusivo com o lançamento do ‘Centro de Atividades Físicas e Treinamento de Atletas’ que já está funcionando no bairro do Pontal da Cruz.
O objetivo da Prefeitura de São Sebastião é apoiar e incentivar o Projeto de Formação de Atletas, desenvolvido pela Secretaria de Esportes. Além disso, o centro também atenderá outros projetos sociais.
A unidade funcionará em um prédio, alugado pela Prefeitura, totalmente equipado com piscina coberta e aquecida, onde antes funcionava uma academia de ginástica, na localiza na Alameda Bela Vista, no Pontal da Cruz.
Os atletas de competição contarão agora com treinamentos intensificados, através de aulas de musculação, power yoga, avaliação física, além do atendimento de fisioterapia para a prevenção e tratamento de lesões.
Segundo a chefe de divisão de Formação Esportiva da Seesp, Viviane Araújo, o objetivo do Centro é a qualidade de vida e melhoria da saúde por meio da prevenção e tratamento. “O condicionamento físico especializado para atletas será um dos grandes benefícios do novo espaço esportivo que também atenderá a outros projetos”.
Os atletas também recebem vale transporte e lanche para incentivar e estimular a continuidade na prática esportiva da modalidade.
De acordo com a Seesp o objetivo é investir na ‘prata da casa’, dando subsídios para que os atletas consigam um bom rendimento na hora de defender a cidade em competições esportivas. Dados da Seesp apontam que São Sebastião possui hoje cerca de 500 atletas de competição que serão beneficiados com o Centro de Treinamento.
Comunidade também ganha - O Centro também contará com aulas das Escolinhas Esportivas da Seesp, nas modalidades de natação, ginástica, alongamento, judô e dançaterapia. Os interessados podem efetuar a inscrição no local.
“Os alunos que faziam natação no Recanto dos Pássaros e aguardavam vagas, agora poderão fazer no Centro de Atividade. A piscina é aberta e aquecida”, explica Viviane.
A melhor idade também terá atendimento especial com um dia da semana dedicado inteiramente a eles. Todas as sextas-feiras o local será utilizado exclusivamente pelo Projeto Atividade.
Mais informações com a Secretaria de Esportes pelo telefone 3892-2116 ou 3892-6257.
 (Fonte: PMSS)

Esportistas defendem a camisa sebastianense no feriadão

São Sebastião - Os atletas de São Sebastião estarão na ativa durante o feriado de Tiradentes. Sábado e domingo, 22 e 23, a equipe sebastianense de vela disputa a V Regata de Monotipos de Caraguatatuba.
No domingo, 23, São Sebastião terá representatividade no Desafio de Mountain Bike de Jacareí.
Nos campos da cidade seguem as competições do I Campeonato Sebastianense de Futebol Veterano que está na sua sexta rodada, que será definida em cinco jogos.
No Gringão, às 9 horas o Juventude enfrenta o Só Alegria. Em seguida, a equipe da Polícia Militar enfrenta o time do Canto do Mar.
O Boiçucanga enfrenta em casa a equipe de Cambury, às 9 horas. O Boa Esperança e o Vila Baiana se enfrentam também no campo de Boiçucanga.
No Canto do Mar a disputa será entre o Estrela do Mar e o Colinas, às 9 horas. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza “Fumacê” nos bairros da região central

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a aplicação de inseticida com o carro da fumaça, o conhecido “Fumacê”, nos bairros da região central. A operação entra em seu segundo ciclo, num total de quatro (quatro semanas).
Paralelamente, todos os bairros recebem a visita dos 80 agentes de combate a Dengue, casa à casa. Nesse processo é feito a telagem de caixa d’água e eliminação de criadouros.
Hoje, segundo a Secretaria de Saúde, a cidade tem 126 casos confirmados, e 303 suspeitos, Após a aplicação do “fumacê”, no bairro Topovaradouro, houve redução do número de casos. Ainda de acordo com a secretaria, em alguns locais os agentes ainda encontram dificuldade com moradores e, às vezes, há necessidade de mandato judicial para que a equipe possa realizar o trabalho no interior dos imóveis.
A Sesau alerta para as medidas que devem ser adotadas pelos moradores durante a passagem do carro da fumaça: recolher animais de estimação, principalmente as aves em geral; cobrir alimentos; e abrir portas e janelas das casas. As pessoas alérgicas devem permanecer em um local fechado.
Confira a programação do fumacê:
21/04 – Olaria – Itatinga- 16h
22/04 – Topovaradouro – Topolândia- 16h
23,30/04 e 07/05 – Pontal da Cruz- 16h
24/04 e 01,08/05 – Arrastão – Praia Deserta – Porto Grande- 16h (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Grupo é assaltado em praia de Ubatuba

Ubatuba - Um grupo formado por seis amigos foi assaltado na noite de anteontem na Avenida das Toninhas, na praia das Toninhas, em Ubatuba. Três bandidos, um deles armado, abordaram as vítimas por volta das 20h30. O trio roubou diversos pertences e documentos. Pouco antes, às 20h10, um crime com as mesmas características aconteceu em uma casa na Rua Monte Santo, também na praia das Toninhas. Três homens, um deles armado, roubaram um grupo de amigos e levaram cerca de R$ 2.000, quatro celulares, notebook e documentos, entre outros objetos. Os casos serão investigados pela Polícia Civil da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Acidente deixa três feridos em Ubatuba

Ubatuba - Uma pessoa ficou gravemente ferida e outras duas tiveram ferimentos leves em um acidente no km 66 da SP-55, em Ubatuba, na madrugada de ontem. Segundo a Polícia Rodoviária de Ubatuba, o acidente ocorreu às 3h40, com a colisão frontal entre dois veículos de passeio. A polícia informou que a suspeita é que o Ford Courier com placas de São Paulo, que seguia sentido Ubatuba-Caraguá, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com um Classe A com placas de Taubaté. O motorista da Courier, César Manoel Lopes, ficou preso entre as ferragens. Todas as vítimas foram levadas para o Pronto-Socorro de Ubatuba.
(Fonte: ValeParaibano)

Diretoria da AMBAVAS reeleita por mais dois anos
Moradores do Bairro Vale do Sol ratificam diretoria por maioria de votos

Ubatuba - A Associação dos Moradores do Bairro Vale do Sol (AMBAVAS), em Ubatuba, realizou eleições para a diretoria que conduzirá a entidade no biênio 2006-2008. Apenas uma chapa participou do pleito, a “1ª Estação Força Maior”, que concorria à reeleição e obteve ampla maioria de votos favoráveis a sua permanência: 157 disseram sim, contra 25 não, 2 votos em branco e um nulo. O presidente Luciano Gomes Lima agradeceu o voto de confiança da comunidade. “Os Moradores do Vale do Sol nos confiaram mais dois anos para lutar pelos direitos da comunidade e eu agradeço em nome de toda nossa diretoria”, declarou Luciano, emocionado.
A diretoria da AMBAVAS para o biênio 2006-2008 ficou assim constituída:
Presidente: Lucina Gomes Lima
Vice : Ana Paula Cavaglirei
Secretária: Janaína Luzinete S. Pedro
Tesoureiro: Washington Francisco Santos
Diretora Cultural: Telma Cristina Ferreira
Diretor de Esportes: Cláudio Marques dos Santos
Diretor Social: Adalberto Abílio dos Santos
Diretor de Comunicação: Luiz Antonio do Prado
Conselho: Justino R.de Almeida, Almiro G. Santos e Elias Silva
Conselho Fiscal: Ilda Costa Silva, Eviane O. Souza, Ignez de Souza
(Fonte: PMU)

Começa em Ubatuba o encontro de presidentes de bairros Brasil/Chile

Ubatuba - O intercâmbio de boas idéias foi o tema principal na cerimônia de abertura do II Encontro de Presidentes de Bairros Brasil/Chile realizada na manhã da última quarta-feira, 19, no auditório da E.M. Padre José de Anchieta em Ubatuba. Representantes da cidade chilena de Melipilla e de Ubatuba estarão reunidos até o dia 24, trocando informações sobre formas de administração em parceria com as comunidades. Compondo a mesa que presidiu a abertura estavam o prefeito de Ubatuba Eduardo Cesar e seu vice, Domingos dos Santos, a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários de Ubatuba, Silvana Niel e os vereadores Luciana Machado e Claudinho Gulli. Representando a cidade de Melipilla, fizeram uso da palavra Vicente Sanchez, assessor de Assuntos Sociais e Comunitários, José Santander, Presidente da Junta Comunal e Wanderley Souza, Secretário Encarregado de Assuntos Internacionais de Melipilla.
Silvana Niel, que cuidou dos preparativos para a estada dos chilenos em Ubatuba, fez questão da saudá-los em espanhol, garantindo que os visitantes terão várias atividades durante suas estadas: “preparamos um programa turístico-cultural-esportivo, que ocorrerá em paralelo com o encontro, que com certeza vai agradar nossos visitantes”. Os chilenos farão passeios à Ilha Anchieta, praias da Região Norte, city tour, jogarão futebol contra uma equipe de Ubatuba e farão visitas específicas nos horários livres.
O Encarregado de Assuntos Internacionais de Mellipilla ,Wanderley Souza fez questão de reforçar o convite para uma visita à cidade chilena. “Queremos retribuir tudo o que Ubatuba nos proporciona a cada visita. Agora não é mais um pedido, é uma convocação para que a delegação de Ubatuba nos honre com sua presença”, disse Wanderley.
O prefeito Eduardo Cesar salientou a importância das associações de bairros no encontro e agradeceu a visita chilena. “Vamos juntos, nesses dias, compartilhar idéias que deram certo no Chile e aqui para aprimorarmos o trabalho de nossas administrações, e ninguém melhor que as associações de bairro, para indicar onde a ação se faz necessária. Fico feliz em receber a delegação de Melipilla, uma cidade, assim como Ubatuba, interessada em buscar soluções para seus problemas”, disse o prefeito. Quanto ao convite para retribuir a visita Eduardo tranqüilizou os chilenos. “Estamos nos esforçando para visitá-los em outubro, para vermos de perto o trabalho desenvolvido na cidade chilena”, concluiu. Ao final, os visitantes receberam uma cópia do decreto que os tornou hóspedes oficiais do município.
Melipilla - Melipilla, cidade irmã de Ubatuba, fica a 67 quilômetros da capital chilena, Santiago. A cidade chilena é muito conhecida pela realização de rodeios e provas eqüestres. Outra atração é a “rota do queijo”, que envolve distritos como San Manuel, Pahulimo, Esmeralda, entre outros, que produzem os queijos, tanto em escala artesanal, quanto industrial. (Fonte: PMU)

Cartões do programa Ação Jovem são entregues em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ubatuba realizou na tarde de terça-feira, 18, a entrega simbólica dos cartões do programa Ação Jovem. Em Ubatuba 100 jovens entre 15 e 24 anos, que foram cadastrados em 2005 receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$60,00, que estará disponível a partir desta quinta-feira, 20. A secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Kátia Nunes lembrou que para receber o Ação Jovem, existe a necessidade da continuidade do estudo. “Hoje 100 jovens de Ubatuba passam a receber esse auxílio, com a garantia que continuarão seus estudos. Acompanharemos a freqüência escolar de todos para garantir que esse benefício chegue a quem realmente precise”, disse Kátia. Apesar da festa pela entrega dos cartões, Kátia avisa que mais jovens esperam pelo benefício.“Temos hoje 200 jovens na fila de espera do Ação Jovem e vamos continuar batalhando junto ao Governo Estadual para ampliarmos o atendimento em Ubatuba”, concluiu.
Para o chefe de Gabinete, Délcio José Sato “é muito bom receber um incentivo para continuar a estudar. Que vocês saibam aproveitar bem, aplicando com sabedoria, esse benefício”, disse. Luzia Souza Batista, mãe de uma jovem beneficiada lembrou que sua filha estava querendo fazer um curso e que esse auxílio vai custear essa despesa. Danilo Benitez, jovem que receberá o beneficio, e é da Aldeia Indígena Boa Vista garantiu que agora terá mais tempo para estudar. “Antes tínhamos que trabalhar para conseguirmos dinheiro para material escolar, roupas, essas coisas. Quase não sobrava tempo para o estudo. O Ação Jovem vai nos permitir estudar nesse tempo em que estaríamos trabalhando”, declarou Danilo.
A Secretaria entregará aos beneficiários uma camiseta alusiva ao início do projeto em Ubatuba. Para recebê-la o jovem deve se dirigir, munido do cartão magnético à sede da Secretaria, Rua Paraná 375 a partir do dia 2 de maio. O projeto Ação Jovem é desenvolvido pela SEADS (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social.
O projeto - O Projeto Ação Jovem promove o retorno à escola de jovens de 15 a 24 anos para completar a escolaridade básica. É um auxílio para criar estímulos para aqueles que não puderam freqüentar a escola na idade apropriada para completarem seus estudos. O objetivo é proporcionar meios para que adolescentes e jovens que moram em áreas de alta concentração de pobreza e abandonaram a escola possam retomar os estudos e concluir o ensino básico (até a 8ª série), e/ou o ensino médio (até a 3ª série), na modalidade de ensino regular, ou de educação de jovens e adultos (antigo supletivo). A ação inclui uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 60,00, paga por meio de cartão magnético, e a garantia de vaga nas escolas da rede estadual de ensino público, ou em escolas municipais. (Fonte: PMU)

Assembléia de Deus do Bom Retiro, Realiza o 2º Acampamento Espiritual

Ubatuba - Nos dias 13, 14,15 e 16 de abril, a Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro – Congregação do Perequê-Mirim, realizou na Praia do Estaleiro o 2º Acampamento Espiritual com os membros de sua Congregação.
O evento foi organizado pelo Pastor da Congregação do Perequê-Mirim, Sérgio Luís de Oliveira e pela sua esposa Lucimara Custódio de Oliveira.
Estiveram no evento 37 membros da Igreja que nos 04 dias de acampamento estavam compartilhando o propósito de um convívio e integração entre filhos de Deus.”O objetivo maior deste acampamento foi dar a oportunidade a cada irmão de ter um encontro individual, e que a paz crescesse em seus corações, onde momentos como este são importantes na vida de cada cristão”, comenta o Pastor Sérgio de Oliveira.
O acampamento foi marcado por uma grande gincana, onde todos participaram de momentos descontraídos sempre abordando temas bíblicos.Os participantes, na maioria jovens, praticaram várias modalidades esportivas como: tênis de mesa, vôlei e futebol de praia, que contou com a organização do Pastor Sérgio e do Vereador Mico, que também é membro da Igreja Bom Retiro do Bairro do Perequê-Mirim.
“Mais uma vez fiquei muito feliz em participar deste acampamento, que graças a Deus tem me fortalecido em minha vida espiritual e renovado minhas forças para os trabalhos terrenos. Ter participado com tantos outros jovens em modalidades esportivas, foi sem dúvida dividir momentos de alegria, felicidade e levar a mensagem do esporte que é saúde física e mental”, salienta o Vereador Mico.
Outra programação da Congregação Bom Retiro do Perequê-Mirim, será nos próximos dias 27,28 e 29 de abril, onde a Congregação do bairro irá completar 01 ano de existência.
O evento irá acontecer nas dependências da Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, localizada na Rua Pedro Cabral Barbosa no próprio bairro, a partir das 19:00 horas.
“No dia 29 de abril (sábado), convido todos a participarem de um Louvorsão com Bandas Evangélicas, que se Deus permitir um bom tempo, será realizado à Avenida Marginal em frente do Supermercado Smidi, no Bairro do Perequê-Mirim e caso chova, o evento será transferido para a Escola Maria da Cruz Barreto”, finaliza o Pastor Sérgio de Oliveira.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador discute Programa de eletrificação “Luz para Todos”

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros esteve em audiência, neste último dia 19, com o Coordenador Responsável do Programa Luz Para Todos de Ubatuba João Maurício Muller, na pauta, a brevidade na continuidade do Programa no município. Medeiros é Presidente da Comissão que acompanha os processos de extensão de rede do programa federal e se colocou a disposição para colaborar com a efetivação em Ubatuba.
Maurício esteve visitando os locais de maior complexidade para a instalação da benfeitoria, como na Praia do Perez ao Sul e do Camburí ao Norte. Segundo ele, alguns locais dependem de documentos autorizativos e que vê com bons olhos a real possibilidade de instalações da maioria dos locais.
Charles Medeiros colocou seu gabinete a disposição do cadastrador oficial do programa desde 2004, onde foi realizado o cadastro de uma centena de moradores de norte a sul de Ubatuba. “Existem comunidades que aguardam há anos a implantação da benfeitoria, não podemos deixar que seja perdida mais uma oportunidade”, afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ex-secretário de Educação adquiriu acerola em pó 600% acima do valor de mercado
Caberá ao Poder Judiciário apurar a responsabilidade do ex-secretário Corsino Aliste Mezquita no fornecimento do suplemento alimentar aos alunos da rede pública de ensino

Ubatuba - A comissão da sindicância administrativa instaurada no ano passado para apurar eventuais irregularidades na aquisição do produto “Suplemento Alimentar Acerola em Pó”, nos exercícios de 2002 e 2003, durante gestão do ex-secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita concluiu nesta semana seu relatório. A sindicância, que possui caráter informativo, sem intenção de aplicar penalidades administrativas, apurou que o suplemento teria sido adquirido a um preço exorbitante – cerca de R$ 700,00 o quilo, contra R$ 114,00 cotado por empresa de Ubatuba -, além do produto ter sido considerado insatisfatório em análise realizada pelo Instituto Adolfo Lutz. Além disso, a comissão apurou também que nos dois anos em que o produto foi adquirido, a empresa vencedora da licitação teria sido a mesma e que as merendeiras não teriam recebido instruções necessárias de utilização do suplemento. A comissão sugere que o Ministério Público analise os fatos e tome as providências cabíveis.
Na sindicância, instaurada em 21 de junho de 2005 por solicitação do atual Secretário Municipal de Administração, e que foi baseada em inúmeras declarações e diligências, constam informações sobre a aquisição do produto, fornecido pela empresa vencedora da licitação, Arnaud do Brasil ltda – ME, além de depoimentos de vários ex-servidores públicos envolvidos com a Comissão de Licitações, Seção de Compras e Secretaria Municipal de Educação (Seção de Merenda Escolar).
Valor exorbitante - Em 26 de março de 2002 foi efetuado o pedido de compras objetivando a aquisição de 130 kg do suplemento alimentar. De acordo com o relatório da Comissão Sindicante, no referido pedido de compras não consta cotação de preços em empresas habilitadas a fim de aferir se o valor da mercadoria estava em compatibilidade com os preços do mercado. Em 2003 houve processo licitatório semelhante, com pedido de compras para aquisição de 110 kg do mesmo produto. Os requisitantes, entre eles, o ex-secretário Corsino, e a empresa vencedora da licitação foram os mesmos do ano anterior. O preço ficou em R$ 600,00 o quilo em 2002 totalizando R$ 78.000,00 e R$ 712,00 em 2003 dando um total de R$78.320,00. Vários depoentes afirmaram terem ficado surpresos ao saberem do valor, como foi o caso do Dr. Casemiro Galvão, que foi presidente da Comissão de Licitações da PMU em 2002 e alegou ter lhe causado estranheza o valor proposto pelas proponentes. Outro ex-funcionário que ficou surpreso com o preço foi Rubens Costilhas Junior, que na época era Chefe da Seção de Compras.
Compra inútil e produto insatisfatório - A maioria das pessoas que prestaram esclarecimentos à Comissão Sindicante, relacionadas principalmente à Seção de Merenda Escolar, alegou que não havia casos de desnutrição entre os alunos da rede pública de ensino de Ubatuba, que a merenda servida era de boa qualidade e supria as necessidades vitamínicas das crianças e que o dinheiro usado na compra do suplemento de acerola poderia ter sido aplicado na compra de produtos hortifrutigranjeiros. Além disso, houve depoentes que disseram que mesmo se houvesse casos de desnutrição o produto não os teria resolvido, pois o mesmo foi entregue poucas vezes, sendo que em algumas escolas foi entregue apenas uma vez e utilizado em curto período de tempo.
Análise laboratorial - Em análise solicitada ao Instituto Adolfo Lutz concluiu-se que o suplemento alimentar de acerola em pó comprado pela então Secretaria Municipal de Educação é insatisfatório: “trata-se de produto em desacordo com a legislação em vigor por não constar registro no Ministério da Saúde, não declarar no rótulo a razão social, endereço e CNPJ do fabricante, prazo de validade e composição. O modo de usar consta de maneira insuficiente para correta interpretação e compreensão do conteúdo das vitaminas e minerais. Em relação à Vitamina C, em comparação com o teor analítico encontrado para vitaminas, o produto satisfaz as necessidades mínimas para faixa etária de 6 meses a 10 anos somente se for consumido pelo menos 4 refeições por dia, o que não foi feito. Quanto à Vitamina B1, foi constatado que o suplemento contém elevado teor, mesmo se consumido em apenas uma refeição, ou seja, teor acima do limite máximo estabelecido.
Por outro lado, o ex-secretário Corsino Aliste Mezquita disse à Comissão Sindicante que teve contato com o produto por várias vezes, estando o mesmo em perfeitas condições para ser ministrado aos alunos. Afirmou também que o produto obteve 100% de aprovação, pois as crianças ficaram mais saudáveis, mais vigorosas e até mudaram de cor, em razão do produto conter muito ferro. Corsino disse que tal aquisição se deveu ao fato de o produto possuir qualidades alimentares específicas que suplementam a merenda e que não podiam ser substituídas por outros alimentos, além de ter dito que o valor não lhe causou estranheza.
Imprudência - Outra reclamação dos depoentes foi a imprudência com que foi conduzido o processo de utilização do produto. A maioria das merendeiras consultadas afirmou que a nutricionista responsável na época não orientou quanto ao uso correto do suplemento e que faltou acompanhamento. Foi apurado também que não existiu o cuidado de encaminhar o produto para análise laboratorial, tampouco avaliação das necessidades alimentares de cada aluno da rede municipal e estadual.
Conclusão - A Comissão Sindicante sugere, no fim de seu relatório conclusivo que, com base no valor do produto cotado por empresa deste município – cerca de R$ 114,00 o quilo - e o valor efetivamente pago pelo mesmo nos processos licitatórios, extraiam-se cópias integrais dos autos, encaminhando-as ao Ministério Público. Caso necessário, o MP ajuizará ação própria para apurar a responsabilidade dos envolvidos, levando-se em consideração o laudo do instituto Adolfo Lutz que concluiu como insatisfatório o produto em questão. De acordo com o relatório, a atual administração também poderá propor ação judicial para que sejam adotadas as devidas providências. (Fonte: PMU)

Conselhos passam por capacitação
Durante dois dias, membros do CMD e do CMT discutiram os papéis de cada um dos conselhos e formas de atuação

Ubatuba - Componentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento e do Conselho de Turismo de Ubatuba participaram durante dois dias – 18 e 19, de uma capacitação promovida pela Prefeitura com o objetivo de nivelar conhecimentos e prepará-los para o grande trabalho que têm pela frente. Qual o papel do conselho, qual a função do conselheiro, o que é preciso fazer para se ter um conselho atuante, participativo e representativo, quais os desafios e o que é preciso para se trabalhar em grupo, foram alguns dos temas debatidos entre os participantes da capacitação. O moderador Gabriel Pesce Júnior, que já esteve em Ubatuba em outras duas ocasiões atuando na formação de monitores de turismo, comandou as oficinas e na sua fala de encerramento ressaltou que os objetivos foram atingidos. “Os conselheiros participaram ativamente dos trabalhos e demonstraram bastante maturidade para colaboraram no processo de desenvolvimento do município.
Conselho de Turismo - Além do mergulho nas questões relativos aos conselhos, seus papéis e formas de atuação, o grupo também discutiu sobre a vocação de Ubatuba elegendo o turismo como principal vetor de desenvolvimento do município. “Além disso, o grupo conseguiu enxergar e definir claramente qual o papel do órgão oficial de turismo (Secretaria Municipal de Turismo) e do Conselho Municipal de Turismo. Enquanto o órgão oficial de turismo do Poder Público precisa se encarregar da Pesquisa, do Planejamento e da Promoção do Turismo do Município, ao Conselho cabe elaborar, em conjunto com todos os envolvidos, o plano municipal de desenvolvimento turístico; buscar recursos públicos (federais, estaduais, municipais e internacionais) e privados; identificar vocações turísticas, contribuir na elaboração da política municipal de turismo, entre outras ações.
Desenvolvimento sustentável - Gabriel Pesce, que já ministrou mais de 400 oficinas, em praticamente todos os estados brasileiros sendo que a maioria delas voltadas para a área do turismo, lembrou que o desenvolvimento sustentável do turismo está baseado no tripé Poder Público (que tem o papel de fomentar), a Iniciativa Privada (que deve investir) e a Comunidade (que deve ser beneficiária e participante do processo). “Sem este entendimento, é muito difícil estabelecer metas para se chegar ao desenvolvimento turístico de qualquer localidade. Além da participação da comunidade, que é fundamental para se iniciar o processo de desenvolvimento sustentável do turismo, é preciso ações do poder público e da iniciativa privada, na busca de melhorar e garantir atrativos, equipamentos, infra-estrutura, investimentos, recursos humanos, parcerias, marketing, comercialização de produtos, planejamento e organização”, explicou o moderador. (Fonte: PMU)

Frente de trabalho prossegue limpando a cidade

Ubatuba - Os cem trabalhadores braçais contratados por meio de processo seletivo continuam com a “Operação Cidade Limpa” em todo o município de Ubatuba. Durante esta semana os trabalhos estiveram focalizados principalmente na Região Oeste da cidade, nos bairros do Ipiranguinha e Parque dos Ministérios. Áreas do Centro e a Praia Grande também foram capinadas pelos homens da frente de trabalho e na próxima semana a maioria dos cem trabalhadores continua na Região Oeste. Após o feriado do dia 1 de maio, provavelmente iniciam-se os serviços de limpeza de estradas.
As cem pessoas contratadas trabalham oito horas diárias, com uma folga semanal e remuneração de um salário mínimo e uma cesta básica, durante noventa dias, conforme Decreto Municipal n° 4524/06. O objetivo é deixar a cidade limpa e ainda mais agradável para os moradores e o recebimento de turistas. Estão sendo realizados serviços gerais de manutenção de vias públicas e logradouros, com o envolvimento e participação das associações representantes dos moradores dos bairros. (Fonte: PMU)

Últimas Notícias comemora 6º aniversário e é homenageado pela Câmara

Ubatuba - Na última terça-feira, dia 18, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, uma Moção de Congratulações, do vereador Charles Medeiros (PSB), em homenagem ao 6º aniversário do informativo Litoral Virtual, na pessoa de seu proprietário Emílio Campi e toda equipe de profissionais.
O Litoral Virtual foi o primeiro informativo virtual do Litoral Norte, destacando as notícias e belezas naturais da região, “é com muito orgulho que concedo esta moção ao Litoral Virtual porque desenvolve um importante trabalho em prol do desenvolvimento de nossa cidade e da região, através de informações que, graças a tecnologia da internet, percorrem o mundo inteiro”, destacou Charles.
FOTO: O vereador Charles Medeiros entrega a Moção ao proprietário do Litoral Virtual, Emílio Campi
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Clube de Pesca recebe Moção do vereador Charles Medeiros

Ubatuba - O Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) recebeu uma Moção de Congratulações do vereador Charles Medeiros (PSB), pelo importante trabalho que desenvolve em benefício do turismo no município.
O Clube de Pesca Ubatuba, desde a sua fundação em 2000, vem realizando diversos campeonatos e colaborando com o fomento turístico de Ubatuba. Além do UBAPESC, campeonato anual que reúne diversos participantes e amantes da pesca, o Clube promoveu, neste ano, a 1ª Etapa do Campeonato Paulista, com a presença de 151 atletas, “associações como o Clube de Pesca merecem o nosso reconhecimento e incentivo para dar continuidade a este importante trabalho que impulsiona o turismo local, além disso, este clube é um exemplo de solidariedade, porque colabora com entidades carentes doando todo produto pescado nas competições e por tudo isso é grande merecedor desta homenagem”, disse Charles.
O presidente do Clube, Juscelino Soares Barbosa agradeceu a Moção em nome de todos os membros da associação, “para nós é uma grande alegria receber esta homenagem, principalmente do Poder Legislativo, que reconheceu nosso trabalho dedicado à Ubatuba”, declarou Juscelino.
FOTO: A diretoria do Clube de Pesca e o vereador Charles Medeiros, no momento da homenagem
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Charles Medeiros concede Moção de Apoio à Ana Maria Bordezan

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros (PSB) concedeu uma Moção de Apoio a Presidente da Associação do Bairro Massaguaçu, Ana Maria Bordezan, pela cobrança ao DER a fim de apresentar uma solução definitiva para evitar a erosão entre o Km 89,5 e o Km 92,5 da Rodovia SP 55.
De acordo com o vereador o DER já possui inúmeros pedidos de melhorias para o referido trecho, inclusive do Legislativo, que até o momento não foram respondidos, “esta rodovia é de extrema importância para o Litoral Norte e seus problemas refletem negativamente no desenvolvimento de Ubatuba, por isso apoio a iniciativa de Ana Maria, que tem a sensibilidade e o espírito de luta na busca de benefícios para a coletividade”, enfatizou Medeiros.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Antônio Perez é homenageado na Câmara

Ubatuba - O caiçara Antônio Perez, 96 anos, foi homenageado, com uma Moção de Congratulações, pelo vereador Jairo dos Santos (PT), na última terça-feira, dia 18.
Antônio Perez, filho de Manoel Perez e Maria Tomé, nasceu na Praia do Lázaro, onde vive até hoje. Casou-se com Maria Francisca Perez e teve sete filhos: Antônio, Ademir, Josué, Rute, Edson, Carlos Alberto e Osmar.
Durante os anos de 1928 a 1943 trabalhou no sítio das bananas na cidade de Santos. Quando retornou a Ubatuba lançou-se no comércio de “secos e molhados”, fornecendo produtos diversos aos caiçaras da região, além de pescados que retirava do cerco que manteve por 30 anos na praia do Leste, na Ilha Anchieta.
Atualmente a família Perez é proprietária do Hotel, Bar e Restaurante Canoeiro Peres, no Lázaro.
Para o vereador esta homenagem foi concedida com muita honra, “Antônio Perez dedicou toda sua vida a sua família e também ao desenvolvimento de Ubatuba, por isso merece este reconhecimento que muito nos honra”, declarou Jairo dos Santos. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Marcos Francisco homenageia Polícia Rodoviária Federal

Ubatuba - Através de uma Moção de Congratulações aprovada por unanimidade na sessão da última terça-feira, dia 18, o vereador Marcos Francisco Demo (PSC) homenageou os componentes da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, representada pelo Inspetor Artur Rodrigues D´Ângelo, pelos relevantes serviços prestados no Município.
Segundo Marcos Francisco a Moção é uma singela homenagem ao grande mérito desses policiais, “parabenizo toda equipe que trabalha intensamente para, em suas ações, preservar a vida humana”, disse o vereador, enfatizando que, devido a estratégia adotada pelos policiais rodoviários na operação carnaval 2006, houve a redução de 75% de acidentes em relação a 2005.
Representando toda equipe o Inspetor D´Ângelo agradeceu a homenagem que, para ele, demonstra o reconhecimento do poder legislativo e de toda população de um trabalho realizado com empenho e seriedade.
A 7ª Delegacia é responsável pela fiscalização na Rodovia Governador Mário Covas, entre o trecho da divisa com o Rio de Janeiro até a Praia Grande.
FOTO: Inspetor D´Ângelo recebe a Moção das mãos do vereador Marcos Francisco
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Reunião de Posse da Nova Diretoria e Conselho

Ubatuba - No último dia 07 de abril, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, realizou-se a 11° reunião ordinária do Conselho e Diretoria da AEAU.
Contando com a presença do Eng. Civil e presidente da AEAU, Carlos Alberto Mendes de Carvalho, Eng. Civil e secretário José Carlos Vital, Arquiteto e Urbanista Gilmar Rodrigues da Rocha, Eng. Civil Eduardo Barbosa Macedo, Eng. Civil José Carlos Pereira Peixoto Júnior, Eng. Civil Luiz Cláudio Haddad, Eng. Agrônomo Moacir Carpinetti Júnior, Eng. Civil Mauro Sérgio Bezerra, Eng. Florestal Luciano Pradella, Eng. Civil Michelly da Silva Fileto, Eng. Civil Carlos Eduardo Cassab Newmann, Eng. Civil Vagner Antonio da Silva.
Dentre os assuntos discutidos nesta reunião, foi lida e aprovada uma solicitação, feita pelo Rotary Club de Ubatuba, para que a AEAU supervisione a montagem da Feira das Nações à partir deste ano.
Foi aprovada também a isenção do pagamento da taxa de associado, àquele que for filiado à AEAU há 20 anos ou mais e por sugestão do Eng. Civil Eduardo Barbosa Macedo, foi registrado um voto de louvor à Diretoria e aos conselheiros que estão deixando seus cargos na AEAU nesta data.
O presidente da Associação toma a palavra agradecendo o voto de louvor e fala do orgulho que sente quando vê o brasão da Associação exposta em outros lugares e cidades, que é esse sentimento que o faz ter cada vez mais vontade de trabalhar pela AEAU.
Encerrada esta reunião, passou-se à 7ª reunião extraordinária da Diretoria e Conselho, onde o Eng. Carlos Alberto dá posse ao novo presidente eleito da AEAU, Eng. Civil Mauro Sérgio Bezerra, a agradece ao quadro de associados pelo apoio e corcordância nesses dois anos de gestão.
O Eng. Mauro agradece então os votos recebido e lembra da boa expresssão na urna, em uma eleição onde 51 associados estavam habilitados a votar, a chapa AÇÃO E PARTICIPAÇÃO havia recebido 35 votos. Agradece e parabeniza a Diretoria que está deixando a administração da AEAU e ao apoio recebido pelos que compõe essa nova Diretoria.
Dá posse então aos novos diretores, sendo eles:
1° vice-presidente e Diretor Político: Eng. Civil Carlos Eduardo Cassab Newmann
2° vice-presidente: Arquiteto e Urbanista Gilmar Rodrigues da Rocha
Secretário: Eng. Civil José Carlos Vital
Tesoureiro: Eng. Civil Carlos Alberto Mendes de Carvalho
Diretor de Protocolo e Comunicação: Eng. Civil Eduardo Barbosa Macedo
Diretor de Eventos: Eng. Agrônomo Moacir Carpinetti Júnior
Diretor de Esportes: Eng. Florestal Luciano Pradella
E aos novos conselheiros, sendo eles:
Eng. Civil Maria Lúcia Nery Querido
Eng. Civil Cláudio Luiz Haddad
Eng. Civil Carlos Alberto Castanho Costa
Eng. Civil Michelly da Silva Fileto
Eng. Florestal Luciano Pradella
Eng. Civil José Carlos Pereira Peixoto Júnior (suplente)
O novo presidente encerra então a reunião, lembrando a todos que a festa de posse acontecerá dia 13 de abril no restaurante Oásis.  (Fonte: Divulgação)

Grande festa marca posse da nova Diretoria


Ubatuba - No último dia 13 de abril, quinta-feira, o restaurante Oásis tornou-se palco da festa de posse da nova diretoria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba. Contando com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo e da Federação das Associaçãoes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, CREA – SP e FAEASP, Eng. Civil José Tadeu da Silva, do Diretor Técnico do CREA Gustavo Mello, Gerente Seccional CREA – regional São José dos Campos, Arquiteto Rolando Rodrigues da Costa, Vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo Eng. João Paulo Dutra, Coordenador Técnico da União das Associações do Litoral Paulista – UALP, Arquiteto Aldo Gaspar, presidente e vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Barakat e Marcos Veloso,Vereador Charles Medeiros, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, Marcelo Guedes, Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – SP, Eng. Elisabete A. Oliveira Rodrigues, ex-prefeito de Taubaté, Antonio Mario Ortiz, ex-presidentes da AEAU: Eng. Civil Luiz Roberto de Moura, Eng. Civil Eduardo Barbosa Macedo, Eng. Civil José Carlos Vital, Arquiteto e Urbanista Gilmar Rodrigues da Rocha, associados e convidados em geral, foi empossada a nova diretoria e parte do conselho compostos pelos seguintes nomes:
Presidente: Eng. Civil Mauro Sérgio Bezerra
1° vice-presidente e Diretor de Assuntos Externos: Eng. Civil Carlos Eduardo Cassab Neumann
2° vice-presidente: Arquiteto e Urbanista Gilmar Rodrigues da Rocha
Tesoureiro: Eng. Civil Carlos Alberto Mendes de Carvalho
Secretário: Eng. Civil José Carlos Vital
A partir desta gestão, a diretoria da AEAU passa a ser composta também pelos seguintes cargos:
Diretor de Eventos: Eng. Agrônomo Moacir Carpinetti Júnior
Diretor de Protocolo e Comunicação: Eng. Civil Eduardo Barbosa Macedo
Diretor de Esportes: Eng. Florestal Luciano Pradella
Conselho:
Eng. Civil Maria Lúcia Nery Querido
Eng. Civil Cláudio Luiz Haddad
Eng. Civil Carlos Alberto Castanho Costa
Eng. Civil Michelly da Silva Fileto
Eng. Florestal Luciano Pradella
Suplente: Eng. Civil José Carlos Pereira Peixoto Júnior
A cerimônia de posse foi conduzida pelo ex-presidente Eng. Civil e Diretor de Protocolo e Comunicação Eduardo Barbosa Macedo que iniciou agradecendo a presença de todos e lembrando que esses 30 anos de existência da AEAU “sua atuação, certamente, faz gerar uma classe de profissionais mais coesa e voltada para os anseios de nossa comunidade”.
Dando continuidade, foi feita uma homenagem à jovem Camila Santos, filha do Eng. Civil Ailson Luiz, que desde muito cedo tem demonstrado sua determinação para seguir a carreira do pai.
É dada a palavra então ao Eng. Civil Carlos Alberto Mendes de Carvalho, presidente da AEAU gestão 2004/2006, que inicia seu discurso falando da satisfação e do quanto foi gratificante, pessoal e profissionalmente, estar à frente da AEAU nestes dois anos. Fala ainda da grande representatividade que a Associação vem adquirindo nesses últimos anos e faz um amplo agradecimento aos parceiros da Associação, como empresas, Associação Comercial, Câmara de Vereadores e Prefeitura, por estarem sempre prontas a escutar a AEAU.
É realizada a entrega do certificado de posse às mãos do Eng. Civil Mauro que convida os membros da sua diretoria e lhes dá posse. O Eng. Civil Mauro convoca então, os membros eleitos do Conselho e também lhes dá posse.
Ainda em seu discurso de posse, o Eng. Mauro chama os representantes das empresas presentes para uma homenagem, sendo elas: Getuba, A Cabana, Nadai Ferro e Aço, Concrepav, Delbon, Amanco, Quartzolit e Gilberto Lajes.
O Sr. Adalberto, representante da Quartzolit passa a falar e parabeniza o Eng. Carlos Alberto pelos seus dois anos de mandato e deseja sorte ao novo presidente, e em nome de todos os patrocinadores, faz uma homenagem entregando, a toda a Diretoria e aos conselheiros recém-empossados e ao ex-presidente Eng. Carlos Alberto, um diploma.
Dando prosseguimento à solenidade, passou-se a palavra ao vereador Charles Medeiros que destacou o papel fundamental que a AEAU possui no desenvolvimento da cidade.
O ex-presidente Eng. Carlos Alberto faz a entrega de um CD comemorativo, com imagens que marcaram os 30 anos de história da AEAU às mãos do presidente do CREA-SP, Eng. José Tadeu, que faz um pequeno discurso destacando o papel importante que a AEAU representou todos esses anos em Ubatuba, do qual foi testemunha, ressaltando o belo trabalho realizado e desejando muito sucesso à nova Diretoria.
O recém-empossado presidente, Eng. Civil Mauro Bezerra tomou então a palavra, cumprimentando a todos os presentes e agradecendo o apoio recebido nesta eleição e relembra toda sua trajetória na Associação, iniciada como conselheiro, passando pela Diretoria de Eventos, Presidência, Tesouraria e novamente Presidência.
Agradece à cada membro de sua Diretoria pela confiança depositada e destaca a importância do apoio de ex-presidentes, como do Arquiteto e Urbanista Gilmar Rocha, do Eng. Civil José Carlos Vital , e Eng. Civil Eduardo Barbosa Macedo. Agradece ainda ao Eng. Civil Carlos Eduardo Cassab Neumann, ao Eng. Agrônomo Moacir Carpinetti Jr., e Eng. Florestal Luciano Pradella, pelo apoio e pela confiança em sua pessoa depositados, e lembra de uma frase que ouviu do Eng. Civil José Tadeu: “Abrir as portas para quem quer trabalhar”
Ainda neste clima de agradecimentos, Eng. Mauro fala do apoio incondicional recebido de sua família e aproveita o momento em que fala de sua esposa para fazer uma homenagem à todas as mulheres presentes, entregando um botão de rosa a cada uma delas e destacando a força que a mulher representa na vida de um profissional, encerrando assim o seu discurso, não sem antes desejar uma ótima noite à todos.
Após encerrado o protocolo, foi servido um farto jantar composto por saladas, carnes e Paella, e todos puderam desfrutar da festa ao som de uma agradável música ao vivo. (Fonte: Divulgação)

Prefeitura convida população para audiência pública

Ubatuba - Será realizada na próxima segunda-feira, 24, a audiência pública para elaboração de propostas para o planejamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2007.

A audiência pública para elaboração de propostas para o planejamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2007, marcada para hoje, 24 às 19h30, acontecerá no auditório da Escola Municipal Padre Anchieta e não na Câmara Municipal, como foi divulgado anteriormente.



Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino 2006 começa neste domingo
Praia da Lagoinha recebe primeira etapa

Ubatuba - Dezesseis equipes iniciam neste domingo, 23, a disputa do Circuito Ubatuba “Esquina das Modas” de Beach Soccer feminino 2006, na praia da Lagoinha. Dos pré-inscritos, o time do Estaleiro não disputará o torneio; em seu lugar entra a equipe do Rosa Dourada, de Caraguatatuba. Com essa alteração as partidas, que começam às 9 da manhã são as seguintes: Quadra A - Colinas A X Perequê Açu, Nice X Projeto Integração, Garotas Kempes X Poiares, Colinas B X Rosa Dourada. Quadra B - São Sebastião I X Lorena, Rio Escuro X Perequê Mirim, Ilhabela X Cere Itamambuca, Estrelinha X São Sebastião II.
As equipes jogarão em sistema de eliminatórias simples até a definição das duas finalistas. O Circuito Ubatuba “Esquina das Modas” de Beach Soccer Feminino 2006 terá a realização de mais três etapas: 11/6 no Ubatumirim, 17/9, na Enseada e 12/11 no Perequê Açu.
A realização do Circuito Ubatuba é da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com patrocínio de Esquina das Modas, Imagem Estética, Drª Daniela Fuchs, Quiosque do Japa (Perequê Açu) , Quiosque Kebra’s Mar (Lagoinha), Vereador Mico, Restaurante Tortilhão e Varejão Santa Rita (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe Deputado Estadual do PTB

Ubatuba - No ultimo sábado dia 15 de abril, o Deputado. Estadual Marcelo Bueno – (PTB) esteve no salão da Associação Comercial de Ubatuba para realizar uma palestra sobre “disponibilização de recursos do Estado, para o crescimento dos Municípios.”A palestra foi marcada pela presença de diversas lideranças políticas, representante de associações e simpatizantes do Deputado Marcelo Bueno, que estão interessados no desenvolvimento de nossa cidade.O Deputado Marcelo Bueno desde sua posse, tem tido por Ubatuba o maior carinho colocando sempre Ubatuba em seu roteiro de trabalho junto ao governo Estadual.
O PTB, um partido de historia e de luta, luta esta que continua viva e presente de pessoas como o Deputado Marcelo Bueno, entre outros nomes que hoje compõem as bancadas estaduais e federais do PTB, pessoas realmente interessadas no desenvolvimento de nosso país, de nosso Estado e principalmente de nossa Cidade.
Esteve presente na Palestra do Deputado Marcelo Bueno, o TATO presidente do Diretório Municipal, o Sr. Otoniel, Vice-Presidente e o Secretário Geral do Partido Marcio Barbosa, demonstrando a total sintonia que o Diretório do PTB tem hoje com os representantes estaduais.
O diretório do PTB por seu presidente o TATO, está trabalhando tanto no âmbito Estadual quanto no âmbito Municipal, buscando sempre com muito dialogo recursos e projetos para o desenvolvimento da nossa Cidade. (Fonte: Assessoria do Diretório Municipal do PTB de Ubatuba)

Em Clima de Festa PTB de Ubatuba se Fortalece

Ubatuba - Aconteceu quarta-feira dia 19 de abril, a festa de aniversario da proprietária do restaurante Prato Cheio “Damila Ribeiro Rodrigues,” esposa do Vice Presidente do PTB Marcio da Eletronorte). Em clima de festa, a convidada Nélia Cristina de Carvalho, (a nélinha como é conhecida pelos amigos) uma das proprietárias da radio Costa Azul AM aproveitou a presença do TATO Presidente Municipal do PTB, e diversos membros do Diretório de Ubatuba, e formalizou sua filiação ao Partido, fez da festa de sua amiga um motivo a mais para comemorar.
Na ocasião, Nélia em entrevista ao repórter J. Mauricio, enfatizou que sua vinda ao PTB, se fez por conhecer a muito a índole do Presidente do Partido e suas idéias, pesou também o grupo que hoje forma o diretório do PTB, disse ainda que um Partido não pode somente pensar em voto, tem que ter um trabalho social, e os membros do PTB, estão trabalhando neste sentido, visando em primeiro lugar o povo carente da cidade.
Com sangue político nas veias Nélia poderá ser um dos nomes a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Ubatuba, no ano de 2008 pelo PTB.
(Fonte: Assessoria do Diretório Municipal do PTB de Ubatuba)

Chilenos se encantam com criatividade dos cursos de geração de renda
Trabalhos são executados nos cursos de artesanato e culinária da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba

Ubatuba - Os trabalhos desenvolvidos nos cursos de geração de renda da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba encantaram a delegação chilena que participa do II Encontro de Presidentes de Bairros Brasil/Chile, que acontece em Ubatuba até o dia 24. A secretária Kátia Nunes apresentou durante sua palestra o trabalho que é desenvolvido em parceria com as comunidades dos bairros do Perequê-Açu, Fazenda da Caixa, Sertão da Quina, Almada, Maranduba, Perequê Mirim, Marafunda, Picinguaba, Corcovado, Camburi e Folha Seca.
Os chilenos puderam acompanhar de perto as monitoras realizando trabalhos de crochê com reaproveitamento de sacolas de supermercado e fitas de vídeo, bolsas feitas com retalhos, pintura em tecido e azulejos e, no coffee-break, puderam saborear biscoitos cujas receitas são ensinadas nos cursos ministrados pela Secretaria. “No começo as pessoas vinham até a Secretaria para aprender, agora essas pessoas atuam como capacitadoras em seus bairros. Continuamos formando agentes capacitadores e cada um acrescenta um toque pessoal, portanto, não existe o risco de muita gente fazer a mesma coisa”, disse a secretária. O II Encontro de Presidentes de Bairros Brasil/Chile acontece no auditório da E.M. Pe. José de Anchieta, neste final de semana a programação inclui visita à Ilha Anchieta, praias da Região Norte e futebol. (Fonte: PMU)

Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino 2006 começa neste domingo
Praia da Lagoinha recebe primeira etapa

Ubatuba - Dezesseis equipes iniciam neste domingo, 23, a disputa do Circuito Ubatuba “Esquina das Modas” de Beach Soccer feminino 2006, na praia da Lagoinha. Dos pré-inscritos, o time do Estaleiro não disputará o torneio; em seu lugar entra a equipe do Rosa Dourada, de Caraguatatuba. Com essa alteração as partidas, que começam às 9 da manhã são as seguintes: Quadra A - Colinas A X Perequê Açu, Nice X Projeto Integração, Garotas Kempes X Poiares, Colinas B X Rosa Dourada. Quadra B - São Sebastião I X Lorena, Rio Escuro X Perequê Mirim, Ilhabela X Cere Itamambuca, Estrelinha X São Sebastião II.
As equipes jogarão em sistema de eliminatórias simples até a definição das duas finalistas. O Circuito Ubatuba “Esquina das Modas” de Beach Soccer Feminino 2006 terá a realização de mais três etapas: 11/6 no Ubatumirim, 17/9, na Enseada e 12/11 no Perequê Açu.
A realização do Circuito Ubatuba é da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com patrocínio de Esquina das Modas, Imagem Estética, Drª Daniela Fuchs, Quiosque do Japa (Perequê Açu) , Quiosque Kebra’s Mar (Lagoinha), Vereador Mico, Restaurante Tortilhão e Varejão Santa Rita (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza IV Conferência Municipal de Saúde


Ubatuba - A Secretaria Municipal de Saúde realizará, nos próximos dias 28, 29 e 30 de abril, a IV Conferência Municipal de Saúde que, neste ano, tem como tema “Vida, Saúde e Responsabilidade. O evento, que acontecerá no Salão da Igreja São Francisco e na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, contará com a presença de diversas autoridades da área, em nível nacional, discutindo com a população, assuntos de grande relevância para o sistema de saúde. Além disso, os profissionais da Secretaria de Saúde apresentarão teses e metas para o ano de 2006, tendo como base os dados epidemiológicos, as necessidades da população e a experiência da administração vivida durante o ano de 2005.
Foram convidados especialistas, como o ex-ministro de Saúde, Dr. José Carlos Seixas, que falará sobre participação e responsabilidade social em relação à saúde; o Dr. Paulo Capel Narvai, professor da Universidade de São Paulo, que abordará o assunto da Saúde Bucal e o Ministro da Saúde, Dr. José Agenor Álvares da Silva, que ainda não confirmou sua presença, mas se vier, palestrará sobre a Responsabilidade Sanitária.
Toda a população está convidada a participar do evento. Os 188 delegados natos e eleitos durante as 12 pré-conferências realizadas nos bairros do município estarão presentes e terão direito a votar nas diretrizes que comporão o Plano Diretor do Município na área da Saúde. Entre os delegados, estão representantes da sociedade civil e profissionais da Saúde. O documento consolidado, que representa os problemas eleitos como prioridades nas pré-conferências, norteará a plenária final da Conferência. O prefeito Eduardo César ressalta a relevância da participação popular neste evento. “A Conferência de Saúde é a instância deliberativa mais importante nesse setor. Ela determina os rumos a serem tomados para a construção de um sistema de saúde eficiente. A participação da população e dos delegados é vital para que as decisões sejam democráticas e justas”.
Dia 28
Local: Salão da Igreja São Francisco
8h Credenciamento
8:30h Cofee Break
9h Palestra com Dr. José Carlos de Moraes
Assunto: Novo SUS
10:30h Palestra 2: Dr. Gonçalo Vecina Neto
Assunto: Assistência Hospitalar
12h Almoço
14h Palestra 3: Prof. Dr.José Carlos Seixas (Ex-Ministro da Saúde)
Assunto: Participação Social
15:30h Intervalo
15:45h Palestra 4: Dr. Paulo Capel Narvai
Assunto: Saúde Bucal, Vida e Responsabilidade
20h Abertura Oficial da IV Conferência Municipal de Saúde
Palestra: Exmº Sr Ministro da Saúde Dr. José Agenor Alvares da Silva
Assunto: Responsabilidade Sanitária
Dia 29
Local: Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves
8h Coffe Break
8:30h Prof. Dr. Gilson de Carvalho
Assunto: Integralidade
10h Intervalo
10:15h Gupos Temáticos (início)
12h Almoço
14h Grupos Temáticos (finalização)
Dia 30
Local: Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves
8h Cofee Break
8:30h Plenária
12h Almoço
14h Plenária
(Fonte: PMU)

Campanha de vacinação contra a gripe inicia-se no dia 24
Todos os adultos acima de 60 anos devem atentar para a programação e comparecer ao posto mais próximo de sua casa, afim de receber a vacina

Ubatuba - Com o slogan "Viva melhor. Vacine-se contra a gripe", inicia-se, no próximo dia 24, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso e Ubatuba está participando desta ação, disponibilizando a vacina em todas as unidades de saúde do município. Ubatuba possui hoje cerca de 4.990 idosos. O dia D da campanha, de maior mobilização, será 29 de abril, quando os três postos de pronto-atendimento da cidade, no Ipiranguinha, Maranduba e Centro funcionarão durante todo o dia.
A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Eliana Arantes, lembra que a vacina não causa gripe e não provoca reações. Além disso, estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.
Programação especial no Perequê-Açu - A Unidade de Saúde da Família do Bairro Perequê-Açu realizará uma programação para iniciar a campanha. O evento acontecerá no Posto do Jija e iniciará com um café da manhã comunitário às 8h. Às 9h, acontecerá a apresentação de um filme. Na parte da tarde, a partir das 14h, haverá uma apresentação de ilusionismo, um desfile de modas outono/inverno para a 3º idade, com o patrocínio das Casas Pernambucanas e uma apresentação do Grupo Musical Canoá.
Abaixo o cronograma da vacinação:

CRONOGRAMA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO IDOSO –  2006

1ª SEMANA

 

 

24/04

Segunda-feira

25/04

Terça feira

26/04

Quarta-feira

27/04

Quinta-feira-feira

28/04

Sexta-feira

29/04

Sábado-feira

30/04

Domingo

 

 

 

 

 

M

A

N

H

Ã

 

 

 

 

 

Centro de Saúde

PAS Ipiranguinha

PAS Taquaral

PAS Itaguá

PAS Perequê Açu

PAS Araribá

Unid. Mista Marnduba

PAS Rio Escuro

PAS Pereque Mirim

PAS Saco da Ribeira

Enseada Capela

PAS Picinguaba

PAS Figueira

PAS Camburi

PAS Puruba

PAS Sertão da Quina

PAS Itamambuca

Centro de Saúde

PAS Ipiranguinha

PAS Taquaral

PAS Itaguá

PAS Perequê Açu

PAS Araribá

Unid. Mista Marnduba

PAS Rio Escuro

PAS Pereque Mirim

PAS Saco da Ribeira

Enseada Capela

PAS Picinguaba

Assoc. Aposentados

Estufa II SABE

PAS Marafunda

PAS Sertão da Quina

PAS Puruba

PAS Itamambuca

Centro de Saúde

PAS Ipiranguinha

PAS Taquaral

PAS Itaguá

PAS Perequê Açu

PAS Arariba

Unid. Mista Marnduba

PAS Rio Escuro

PAS Corcovado

PAS Pereque Mirim

PAS Saco da  Ribeira

PAS Picinguaba

Assoc. Aposentados

PAS Sertão da Quina Sesmaria – Capela

PAS Puruba

PAS Itamambuca

Centro de Saúde

PAS Ipiranguinha

PAS Taquaral

PAS Itaguá

PAS Perequê Açu

PAS Araribá

Unid. Mista Marnduba

PAS  Rio Escuro

PAS Corcovado

PAS Praia Dura

PAS Pereque Mirim

PAS Saco da Ribeira

PAS Picinguaba

Maranduba Ig. Santa Cruz

Assoc. Aposentados

PAS Estufa II

PAS Sertão do Ubatumirim

PAS Sertão da Quina

PAS Puruba

PAS Itamambuca

 

 

 

 

POSTOS DE SAÚDE FECHADOS

 

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro de Saúde

PA Ipiranguinha

PA Maranduba

 

 

 

 

 

POSTOS DE SAÚDE FECHADOS

 

 

 

 

 

 

T

A

R

D

E

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro de Saúde

PAS Ipiranguinha

PAS Taquaral

PAS Itaguá

PAS Perequê Açu

PAS Araribá

Unid. Mista Marnduba

PAS Rio Escuro

PAS Pereque Mirim

PAS Saco da Ribeira

PAS Picinguaba

PAS Figueira

PAS Camburi

PAS Sertão da Quina

PAS Puruba

PAS Itamambuca

Centro de Saúde

PAS Ipiranguinha

PAS Taquaral

PAS Itaguá

PAS Perequê Açu

PAS Araribá

Unid. Mista Marnduba

PAS Rio Escuro

PAS Perequê  Mirim

PAS Marafunda

PAS Saco da Ribeira

PAS Picinguaba

PAS Figueira

Assoc. Aposentados

Estufa II SABE

PAS Sertão da Quina

Monte Valério - casa da Carmosa

PAS Puruba

PAS Itamambuca

Centro de Saúde

PAS Ipiranguinha

PAS Taquaral

PAS Itaguá

PAS Perequê Açu

Unid. Mista Marnduba

PAS Rio Escuro

PAS Corcovado

PAS Perequê Mirim

PAS Saco da Ribeira

PAS Picinguaba

PAS Figueira

Assoc. Aposentados

Sesmaria - Capela

PAS Sertão da Quina

PAS Puruba

PAS Itamambuca

Centro de Saúde

PAS Ipiranguinha

PAS Taquaral

PAS Itaguá

PAS Perequê Açu

PAS Araribá

Unid. Mista Marnduba

PAS Rio Escuro

PAS Corcovado

 PAS Praia Dura

PAS Pereque Mirim

PAS Saco da Ribeira

PAS Picinguaba

PAS Figueira

Maranduba Ig. Santa Cruz

Assoc. Aposentados

PAS Sertão da Quina ntados

PAS Estufa II

PAS Sertão do Ubatumirim

PAS Puruba

PAS Itamambuca

 

 

 

 

 

POSTOS DE SAÚDE FECHADOS

 

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Centro de Saúde

PA Ipiranguinha

PA Maranduba

 

 

 

 

 

 

POSTOS DE SAÚDE FECHADOS

 

 

(Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições de 15 a 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

 


Semana de 21/04 A 27/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Plano Perfeito"
Às 14:40 hs - 16:50 hs - 19:10 hs -21:30 hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)



 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Liberdade, ainda que à tardinha.

Que será dos descendentes
Do finado Tiradentes?
Sobreviveram à Maria Louca?
Vivem de fartura ou de coisa pouca?
Ainda lutam por liberdades?
Riem desbragamente,
Ou sorriem entredentes?
Cursaram faculdade de odontologia
Ou enveredaram na política?
Quem boas notícias souber,
Favor divulgar,
Pra reacender a esperança
Aos inconfidentes daqui.
 

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

ILHA ANCHIETA - O site Litoral Virtual publicou uma matéria a respeito da Ilha Anchieta com opinião de Ezio Pastore Junior, o qual está muito enganado e chega a passar informações erradas. Primeiro a capacidade de carga do Parque Estadual da Ilha Anchieta é de 1.020 pessoas/dia, segundo que a Ilha não chega a receber 3.000 pessoas/dia, sendo assim ela não deixou de receber 1.900 visitantes e jogou para outras ilhas e/ou praias como ele afirma, e dentre algumas praias que ele cita, está a almada, que por sinal tem uma boa infra-estrutura para receber visitantes, tendo bares e até uma pousada, além de ser uma praia com uma extensão considerada! Mas dentre todas essas informações, duas são bastante graves, uma é se basear em um estudo apenas e afirmar que ele tem toda razão! Por mais que a maioria dos animais presentes na Ilha sejam introduzidos, não é só chegar e retirá-los,afinal de contas eles estão adaptados, caso contrário eles não se reproduziriam; outra informação equivocada é afirmar que não se vê mais saracuras na Ilha, muito pelo contrário, se vê bastante. A Ilha tem sim uma grande extensão, mas ela tem também um plano de manejo que determina qual área pode ter a presença de turistas, e essa área é bem pequena, sendo apenas a praia das palmas, presídio, sapateiro e engenho, além da área do pátio do presídio.
Uma outra informação que gostaria de ressaltar é o fato de que realmente as cutias se alimentam de sementes, mas por outro lado elas são grandes dispersoras de sementes.
Gostaria de informar também que a interferência desses animais na vegetação e fauna local da Ilha ainda está em estudo, não se tem uma conclusão 100% certa, além de que a visitação é o último objetivo da Ilha, o primeiro é preservação e conservação através de Pesquisas.
Seria muito interessante que o site fosse atrás de informações mais confiáveis, para que assim não perca sua credibilidade.
Sem mais para o momento,

Larissa Mayall,
Bióloga

Caro Celson Jr,
em resposta quero lhe dizer que não uso relógio, mas continuo afirmando que a encenação começou por volta das 23:40h pois todas as pessoas que estavam ao meu redor estavam comentando sobre o horário e por várias vezes cheguei a érguntar as horas e afirmo que a encenação começou por volta das 23:40h. Obrigada

Magaly
Ubatuba, SP

Base de gás em Caraguá II - O Presidente Lula quando assumiu, tinha na Petrobras perspectivas sombrias, visto que no governo anterior havia-se implantado um processo de retalhar a companhia, dando a entender que aos pedaços seria mais fácil executar sua privatização. Imediatamente Lula, em 2003, reverteu esta tendência e voltou a estruturar a Petrobras como um sistema integrado e corporativamente unificado. A partir destas ações comandadas pelo governo Lula, o crescimento da empresa foi surpreendente. Em 2003 a Petrobras apresentou crescimento em todos os setores e se consolidou no mercado de capitais, comprovado pelo aumento do seu valor de mercado, de R$ 60 bilhões em 2002 para R$ 204 bilhões em janeiro de 2006. Segundo o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, quando assume em 2003 a nova administração, encontra as áreas de produção e exploração em declínio. Com a indicação de Guilherme Estrela, um geólogo respeitável nacional e internacionalmente no setor, para a Diretoria de Exploração e Produção, os rumos mudaram e a trajetória que era declinante passou a crescer. Com isso, houve ampliação na participação nos leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo – ANP, e foi construído um portfólio de exportações que garantem a auto-suficiência do país na produção de petróleo. Quando Lula começou a governar, existiam apenas 58 blocos exploratórios, enquanto que em janeiro de 2006 totalizavam 131 blocos, numa nítida e deliberada vontade política de se tornar auto-suficiente na produção petrolífera. A administração do governo Lula optou por fazer com que a Petrobras investisse em exploração própria, ao contrário de FHC que escolheu construir o gasoduto Brasil – Bolívia, deixando-nos dependente do gás boliviano. A Petrobras também se destacou com a construção da nova refinaria do Nordeste, o que não acontecia desde 1980, e ainda pela construção de 42 navios petroleiros e das plataformas P-43, P-48 e P-50, gerando muitos empregos na indústria naval. Assim, naturalmente que a decisão da exploração do Campo de Mexilhões foi do Governo Federal em harmonia com a presidência da empresa, com o objetivo de diminuir a dependência do gás que vem da Bolívia, e a instalação da base de gás em Caraguatatuba-SP se deve a uma decisão eminentemente técnica. Não houve influência de prefeitos e nem de deputados nesta questão, a verdade tem que ser dita.

Paulo Afonso Mendonça de Siqueira
Assessor do Deputado Estadual Carlinhos de Almeida
Membro da Macro do PT (Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira)

Agradecimento - Em nome de toda a comunidade do Parque Guarani, venho agradecer ao Djalma Auto Peças, Tachão de Ubatuba, Madeireiro, Supermercado Rosado, Parada Doce, EMI Embalagens, Vereadores Edílson Félix, Dr. Ricardo Cortes, Marquinhos Tio Sam, Ary Jardim, Claudiney Salgado, Jair Bala, Denise Montemor (Secretaria de Serviço Social), Rogério Frediani, Professor Benjamin, Deputado Caruso, Jornal A Cidade, Litoral Virtual, Ubatuba Víbora, Ubaweb “O Guaruçá) e outros... que, de alguma maneira, contribuíram para o grande sucesso da 1ª FESTA TEEN PÁSCOA, realizada no último sábado, dia 15, proporcionando alegria às crianças do nosso bairro.
Que as bênçãos de Deus estejam sobre todos.

Gidalva Bispo – Presidente
Sociedade em Defesa do Parque Guarani

Carta Aberta - Nos tempos de hoje as pessoas estão tão preocupadas em criticar que se esquecem de agradecer...
Excelentíssimo Senhor Prefeito
Escrevo esta carta aberta a Vossa Senhoria para parabenizar o Setor de Transportes na pessoa da Sra. Julia e do Sr. Neneu e os motoristas Richarles, Disney, Ernane, Mauricio e o Sr. Antonio, que neste período se mostraram mais que funcionários públicos e cumpridores de seus deveres, por tamanha atenção a mim dispensada.
Os Funcionários públicos tem suas obrigações mas as pessoas citadas nesta carta foram além de suas funções me atendendo de forma amiga e atenciosa.
Estive acometido de problemas de saúde e de locomoção durante este período, e sei da dificuldade que é lidar com pessoa portadora de deficiência mas não foi empecilho para me ajudar a resolver os problemas.
Aproveito para citar a Srta. Jaqueline Dutra que se mostrou apta a ocupar o cargo que está, também me atendendo de forma atenciosa e competente.
Hoje sua maneira de governar está sendo modelo para os funcionários que estão ligados ao senhor.
O meu muito obrigado e de minha família e parabéns pela sua administração e que Deus os ilumine.

Caique Camargos Sales
Rg 43522 359 - 8
Yara Regina de Camargos
Rg 14 599 979 8

Pode parecer bairrismo, mas não parece não! É bairrismo mesmo! Gosto muito de Itamambuca e de todo o litoral norte do município de Ubatuba, sem menosprezar a região sul. Pena que os dois CDs que adquiri, editados por Emílio Campi, com fotos aéreas e terrestres de Ubatuba, privilegiaram quase que inteiramente a região sul, esquecendo-se do nosso pedaço. Possivelmente ele é bairrista, com eu. Por sinal, Maranduba é o seu bairro? Dá para sentir isso na quantidade de fotos daquele bairro, nos referidos CDs. De qualquer forma, as fotos são lindas e merecem ser apreciadas. Bem, aqui vai uma foto que tirei recentemente, por ocasião da lua cheia, obviamente na praia de Itamambuca. Espero vê-la divulgada, como já o foram outras de minha autoria. Por sinal, se merecerem, autorizo que sejam incluídas num próximo CD, para mostrar um pouco mais da beleza de nosso lado.
Abraço

Márcio de Oliveira Naves
Itamambuca, Ubatuba

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Itamambuca - Márcio de Oliveira Naves

Itamambuca
©Márcio de Oliveira Naves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor