Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 25 de Abril de 2006 - Nº 1509 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
O "mago" da escultura lança livro em Ubatuba - Arte&Contexto

Caraguatatuba
Comissão debate unidade de gás em Caraguá
Caraguá move ação contra à Sabesp por obras suspensas
Exposição Diálogos mostra acervo artístico e histórico do MACC
Skate, Futvôlei e Streetbol fizeram parte das comemorações dos 149 anos de Caraguá
Sérgio Reis reuniu milhares de fãs no aniversário de Caraguá
Balé Cisne Negro no Teatro Mario Covas dia 29
Baduca Filho quer ampliar atendimento a idosos
Executivo domina pauta da Câmara
Caraguá ganha 1º Centro de Referência Alimentar do Brasil
Prefeitura de Caraguá aciona Sabesp por atraso em obras de saneamento
Caraguá abre suas portas para a Dança
DER promete lombadas e maior segurança para comunidade do Rio do Ouro
Caraguá é vice-campeã na 2ª Corrida Rústica do Mineiro em Taubaté
Nova sede da Secretaria de Urbanismo homenageia família Alarcon
Crianças carentes de Caraguá recebem ovo de páscoa
Secretário de Saúde de Caraguá vai ao Ministério da Saúde

Ilhabela
PM prende rapaz com cocaína em Ilhabela
Prefeito fala aos alunos durante a reunião da LDO

São Sebastião
Cadeia pede transferência de detentos
Setradh realiza palestras para beneficiários do Bolsa Auxílio Desemprego
SEESP começa “Esporte e Lazer nos Bairros”
Ritmo, força e movimento marcam a II Mostra Livre de Dança
Comédia promete levar público do Teatro Municipal a loucura
São Sebastião inicia Campanha de Vacinação de Idosos
Candidatos a CIPA devem se inscrever até quarta-feira (26/04)


Ubatuba
200 kgs de camarão são apreendidos
Relatório de CEI livra vereador de Ubatuba
Última semana para Alistamento Militar
Escola promove exposição de fotos antigas de Ubatuba
Padang vence primeira etapa do municipal de Beach Soccer feminino 2006 em Ubatuba
Natação de Ubatuba vence prova em Ourinhos
Confirmados dois casos de dengue em Ubatuba
Fundart ensina como ser mais criativo com as máquinas digitais
Atenção Estudantes - Penúltimo Dia Para se Inscrever


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

O "mago" da escultura lança livro em Ubatuba - Arte&Contexto

Litoral Norte - Arte e natureza. A vida do artista polonês Frans Krajcberg pode ser representada por essas duas palavras que,de mãos dadas, percorrem todos os momentos de um homem sofrido porem, otimista que acredita no crescimento de uma consciência mundial em favor do meio ambiente. Seu trabalho está profundamente ligado a arte expressionista, conhecida como arte de protesto. Buscando novos materiais e diferentes maneiras de representar o mundo. Em 1948, sonhando com outra vida, chega ao Brasil. Poucos anos depois, em contato com a natureza, recolhe materiais de trabalho como raízes, folhas, minerais, numa nova forma de fazer arte. Na década de 50, Frans Krajcberg é premiado na IV Bienal de Arte de São Paulo como melhor pintor e volta para a Europa. Em 1964, também premiado no exterior, Krajcberg retorna ao país e se instala no sopé do Pico do Itabirito, MG. Lá criou suas primeiras esculturas e recolheu os pigmentos naturais que usa até hoje para colorir seus trabalhos. Alternando o ateliê em Paris e o Brasil, o artista estreita cada vez mais os laços da sua arte com o meio ambiente. Raízes, troncos queimados, submersos e diversos materiais são recolhidos e reinventados. Sua forma de denunciar a devastação ambiental é através da sua arte que transforma natureza morta em vida. Pinturas, esculturas, relevos fazem parte do acervo de vários museus, no Brasil e exterior. Este livro traz informações fundamentais sobre a arte contemporânea e o meio ambiente de uma forma simples e abrangente, oferecendo situações que despertem, no leitor, a sensibilidade, a criatividade, o pensamento e o senso crítico.
Frans Krajcberg, estará junto as autoras de seu livro, as sociólogas Roseli Ventrella e Silvia Bortolozzo, na próxima quarta feira dia 26/04 á partir das 19:00 horas na livraria Nobel, Rua Tamoios, 63 Itaguá Ubatuba, São Paulo.
Haverá também exposição de Esculturas e Fotografias do artista. (Fonte: Jornal Agito)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Comissão debate unidade de gás em Caraguá

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB) vai criar uma comissão para discutir a infra-estrutura necessária que o município deve ter para receber a unidade de tratamento de gás da Petrobras. "Queremos elaborar com a comunidade um plano diretor para que o município se prepare para receber a base de gás", disse Aguilar. Segundo ele, a comissão será formada por representantes do Ministério Público, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e das SABs (Sociedades Amigos de Bairros). (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá move ação contra à Sabesp por obras suspensas

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba impetrou ontem ação civil pública contra à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) pedindo a suspensão da cobrança da taxa de esgoto e a conclusão das obras de saneamento no município.
A ação requer ainda que a Sabesp recupere os rios, córregos e as praias poluídas pelo lançamento clandestino de esgoto. A Sabesp detém há 34 a concessão dos serviços de água e esgoto no município. Hoje, o município tem 30% das moradias atendidas por rede de coleta e tratamento de esgoto.
Segundo o prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) o atraso na conclusão das obras tem prejudicado o turismo e a comunidade local. Aguilar disse que o município já deveria contar com 85% de moradias atendidas com coleta e tratamento do esgoto.
OUTRO LADO - O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Ricardo Amadei, disse que a empresa cobra tarifa de esgoto apenas nos locais onde efetivamente o serviço é feito. Segundo ele, a Sabesp não é a responsável pela poluição de córregos, rios e praias, pois trata 100% do esgoto coletado.
"Algumas obras estão atrasadas por questões judiciais. Assim que as obras forem liberadas, a cidade contará com 85% de moradias beneficiadas com saneamento básico", disse.
Segundo Amadei faltam 93 quilômetros de rede na região sul e a conclusão da ETA (Estação de Tratamento de Esgoto) do Porto Novo. (Fonte: ValeParaibano)

Exposição Diálogos mostra acervo artístico e histórico do MACC

Caraguatatuba - Fica em cartaz no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba até o dia 25 de junho, a exposição Diálogos - Encontro de arte e História - Acervo Artístico do MACC, que pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca.
Inaugurada no dia 20 de abril, durante as comemorações dos 149 anos de Caraguá, a exposição encantou o público presente, composto por autoridades e pelos prefeitos do Litoral Norte, assim como secretários municipais e comunidade em geral.
Contando a história de Caraguatatuba e apresentando o acervo artístico naïf, recém adquirido, a Fundacc mostra como o povo vem traçando sua história, seja por meio de atos perpetuados na memória dos antigos, ou pela cena transferida para a tela, retratando cenas do cotidiano do povo da região. Um diálogo entre a história e a arte.
A História de um lugar é composta de intrincados detalhes.Retalhos de uma colcha, que unidos, contam como vive o povo de um lugar.Por meio de objetos, fotografias, documentos e também das artes plásticas é possível mergulhar num outro tempo que não é o nosso, e vivenciar a história.
Nesse "Diálogo" entre a História e a Arte, é possível conhecer mais sobre si mesmo e também do outro: Saber do homem que com sua vida fez história e construiu o passado; e do homem que por meio dos pincéis, abre seu modo particular de ver a vida do outro - colorida e festiva, como a arte primitiva ou naïf.
Nesse encontro de História, traços da vida caiçara, que a própria comunidade ajudou a escrever, doando suas memórias, objetos importantes e fotografias carregadas de lembranças.
Nesse encontro de Arte, momentos eternizados pelos pincéis de artistas que com sua espontaneidade, inocência e poesia, retratam a tradição popular de uma sociedade com sua visão repleta de cor.
Com a intenção de trazer ao público a história que tem sido pesquisada e preservada pela Fundacc por meio do trabalho do APMC - Arquivo Público do Município de Caraguatatuba "Arino Sant'Ana de Barros", a exposição contou com objetos, móveis, fotografias, jornais e documentos doados por moradores antigos. A exposição está dividida por módulos históricos oportunizando ao público conhecer mais sobre a Fazenda dos Ingleses, a construção da estrada Caraguá-Paraibuna, a Catástrofe de 1967, a Congada de Caraguatatuba, os desfiles do Carnaval tradicional da década de 80, os móveis doados pelo Dr. Diógenes Ribeiro de Lima à prefeitura, a primeira cadeira de barbeiro da cidade, entre outros aspectos que fazem parte da história da cidade.
Na parte artística, com o acervo naïf, a Fundacc mostra pela primeira vez as obras adquiridas de artistas que retratam costumes e tradições do povo caiçara do Litoral Norte e da região do Vale do Paraíba. São artistas consagrados pela mídia com o reconhecimento nacional e internacional pela qualidade e autenticidade de suas obras. E são eles: Bruno Pizzutto(Ubatuba), Giba Pinna(Ilhabela), José Carlos Monteiro(São Luis do Paraitinga), João Teixeira Leite (Ubatuba), Toninho Mendes(Taubaté), Ferreira(Peruíbe), Darcy Cruz(Mogi das Cruzes), Mônica Santana( Piracicaba), Ignácio da Nega e Odhila Renófio (São Paulo)
O que é Arte primitiva ou naïf? Um artista primitivo é aquele que se expressa com espontaneidade e com inocência. Seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guinado-se por uma clara intenção poética. Oferece uma visão interior e repleta de cor.
No Brasil, o movimento cresceu a partir de 1937. A arte naïf brasileira reflete uma realidade nacional; extremamente rica e variada, é autêntica e, na maioria das vezes, otimista e alegre. Ela reflete o país tropical, generoso em sua vegetação, aberto em sua gente. Não existe país melhor que sirva a este estilo. Hoje pela diversidade entre as regiões e os povos que a compõem, a arte brasileira tem seu lugar de destaque no cenário mundial. (Fonte: PMC)

Skate, Futvôlei e Streetbol fizeram parte das comemorações dos 149 anos de Caraguá
Todos os atletas que ficaram entre os primeiros colocados levaram para casa troféus e medalhas

Caraguatatuba - Os amantes de esportes tiveram muito o que festejar com as festividades do aniversário dos 149 anos de Caraguatatuba, comemorado no dia 20 de abril. Os campeonatos esportivos fizeram parte da programação de eventos realizados pela prefeitura e organizados pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) para os munícipes.
No domingo 23, aconteceram os campeonatos de Streetbal, Futvôlei e Skate. A praça Tom Ferreira foi palco das manobras radicais, das melhores cestas e sacadas dos atletas participantes.
A competição de Skate atraiu atletas que disputaram as categorias Mirim, Feminino, Iniciantes e Amador. Na Mirim, David Medeiros conquistou o 1º lugar; Matheus Prado o 2º e Márcio Vinícius o 3º, ambos de Caraguá. Na feminino, a atleta Thayane Vieira ficou com o 1º, Luciana Braga o 2º e Julie Rosa o 3º. Todas as atletas também são da cidade. Na Iniciantes, os atletas caraguatatubenses se deram bem. Felipe Ruan conquistou o 1º lugar; Lucas Oliveira o 2º e Walfrido Tizone (Bobe) o 3º e na categoria Amador, Hélio Ribeiro (Fill) de Caraguá ficou com o 1º lugar; Rafael Borkanski de Ubatuba ficou em 2º e Heltinho em 3º.
O Campeonato Futvôlei também atraiu amantes da modalidade. O 1º lugar foi conquistado pela dupla Edno e Coxinha; o segundo por Evandro e Carioca e o 3º por Lê e Manão.
Na competição de Streetbal os atletas disputaram as categorias Infantil Masculino, Feminino Único e Livre Masculino. Na infantil, Nelson e Nenê ficaram com o 1º lugar; Geodake e Marcelo com o 2º e Magno e Luan com o 3º; na feminino, Milene e Carol conquistaram o 1º lugar, Bruna e Carla o 2º e Mariele e Jaqueline o 3º e na Livre, Neto Mala e China Jordan ficaram com o 1º lugar, Nelson e Luan com o 2º e Danilo e Nenê com o 3º.
Todos os atletas que fiaram entre os três primeiros colocados levaram para casa troféus e medalhas. (Fonte: PMC)

Sérgio Reis reuniu milhares de fãs no aniversário de Caraguá
O cantor sertanejo Sérgio Reis foi a grande atração do aniversário de 149 anos de Caraguá. Milhares de fãs compareceram à Praça de Eventos para prestigiar ele, que já foi ganhador do Grammy Latino

Caraguatatuba - O cantor Sérgio Reis foi uma das atrações musicais do aniversário de 149 anos de Caraguá. Ganhador do Grammy Latino e um dos principais precursores da música sertaneja no país, o cantor se apresentou na cidade junto com seus dois filhos, também músicos, Marco Sérgio e Paulo Augusto, onde foi recepcionado com muito carinho, por um público de quase 10 mil pessoas, que marcaram presença na Praça de Eventos, na noite do dia 20 de abril.
Sérgio Reis é um dos cantores mais populares no meio artístico. Ao longo de seus 42 anos de carreira emplacou grandes sucessos nas décadas de 60, 70 e 80, entre eles Coração de Papel, O menino da Porteira, Chalana, Saudade de minha Terra, Disparada, Panela Velha, entre outros. Além disso, gravou 42 discos e vendeu até hoje mais de 15 milhões de cópias. Na área artística, o cantor participou também de três novelas (Paraíso, Pantanal e O Rei do Gado) e três filmes: O menino da porteira, Mágoa de Boiadeiro e O Filho adotivo.
Atualmente, além de fazer shows por todo Brasil, Sérgio Reis apresenta um programa semanal chamado "Rádio Caminhoneiro", que é retransmitido por 170 emissoras em todo país e é destinado àqueles que fazem da estrada o meio de vida. Outra curiosidade sobre o cantor, é que seu reconhecimento foi muito além das fronteiras brasileiras. Prova disso é que Sérgio Reis ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, no ano de 2000, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Já no Brasil, o intérprete sertanejo pôde constatar seu carisma com a estátua do "Menino da Porteira", inaugurada em março de 2001 em sua homenagem.
Sérgio Reis tornou-se uma das personalidades mais respeitadas no meio artístico não só pelo talento, mas por ter sido o primeiro cantor sertanejo a pisar no palco do Teatro Municipal de São Paulo. Seu show agradou o público presente e marcou os 149 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, em grande estilo. (Fonte: PMC)

Balé Cisne Negro no Teatro Mario Covas dia 29
Uma das mais conceituadas companhias de dança do país, a Cisne Negro em seu vigésimo nono ano de atividades vem à Caraguatatuba, em única apresentação no Teatro Mario Covas, no dias 29 de abril, dentro das comemorações de Aniversário de Caraguá. A entrada é uma embalagem de leite em pó, destinado ao Fundo Social de Solidariedade.

Caraguatatuba - A Cia Cisne Negro Cia. de Dança apresenta-se no Teatro Mario Covas no dia 29 de Abril de 2006, às 21 horas. O programa traz as coreografias Talvez Sonhar...coreografada por Denise Namura e Michael Bughan, e Além da Pele, de Patrick Delcroix. O patrocínio do grupo é da BR Petrobrás Distribuidora, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio cultural da Bandeirante Energias do Brasil e da TV Cultura.
O ingresso é 400 g de leite em pó + R$ 5,00, destinado ao Fundo Social de Solidariedade. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187 no Indaiá. Mais informações pelo telefone: (12) 3881 2623.
A Cisne Negro Cia. de Dança tem direção artística de sua fundadora, Hulda Bittencourt. O grupo tem patrocínio da Petrobrás, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Cultural da Bandeirante Energia.
O elenco da Cisne Negro Cia. de Dança é formado Alessandra Herszkowicz, Andressa Miyazato, Carlos Charles, Carolina Turri, Denise Siqueira, Fabiana Fornes, Fábio Pinheiro, Felix Valentim, Jaime Bernardes, Joel de Oliveira, Lorena Merlino, Patrícia Alquezar, Rossana Boccia e Vladimir Condereche, Hamilton Félix, Nelson Luiz, Renata Bardazzi e Marcelo Germano.
Considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, a Cisne Negro congrega a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas platéias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza.
A companhia nasceu de uma circunstância especial: sua diretora artística, Hulda Bittencourt, agregou as alunas do já famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da USP. A aproximação desses dois universos deu ao grupo sua principal característica: uma dança espontânea, energética, viril e de grande qualidade técnica e artística. Uma dança laureada por diversos prêmios.
Os trabalhos da companhia inserem-se dentro do panorama contemporâneo da dança ocidental, e conseqüentemente, desde o início, a companhia trabalha com coreógrafos jovens e inovadores. Dentre eles, Vasco Wellencamp (Portugal), Gigi Caciuleanu, Michael Bugdahn e Patrick Delcroix (França), Janet Smith e Mark Baldwin (Inglaterra), Ana Maria Mondini, Dany Bittencourt, Denise Namura, Tíndaro Silvano, Mário Nascimento e Rui Moreira (Brasil), Júlio Lopes e Luis Arrieta (Argentina), Victor Navarro (Espanha) e Itzik Galili (Israel).
Os trabalhos da Cisne Negro foram apresentados nas principais cidades do Brasil e, na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Argentina, Alemanha, África do Sul e Chile, o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, um trabalho construído com profissionalismo e paixão.
Sucesso de crítica e de público, em 2006 o grupo comemora 29 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronto para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta.
Talvez Sonhar...
"Quando a realidade e o desejo se entrechocam, a imaginação produz curtos-circuitos geradores de faíscas. Chamamos estas faíscas de sonhos. O universo dos sonhos é um mundo mágico onde não existem fronteiras entre o cotidiano e o insólito, onde o desejo se confunde com a sua realização. Um mundo efêmero, mas cheio de imagens de uma riqueza vital. Vivemos numa época de desabamentos de sonhos e utopias, presos na engrenagem de uma realidade limitada e absurda. Não se trata de dar soluções já prontas, mas de imaginar um cotidiano longe do dia-a-dia e mais rico, a ser inventado dia após dia, noite após noite." - Michael Bughan
Denise Namura e Michael Bugdahn sobre Talvez Sonhar...
"Encontramos, como na dança, o rigor e a precisão de um trabalho coreográfico, porém cada movimento é preenchido pela intensidade do jogo teatral. Como no teatro, uma história é contada, o corpo sendo o meio indispensável para se transportar o texto."
Os Coreógrafos
Denise Namura e Michael Bugdahn -
Michael Bugdahn, alemão, e Denise Namura, brasileira, vivem desde 1981 em Paris. Em 1986 fundam a Compagnie à Fleur de Peau, com a qual já criaram vinte espetáculos e coreografias, com apresentações na Europa e no Brasil. Participam de festivais e manifestações de renome, como o Holland Dance Festival e a Bienal Internacional de Dança de Lyon. Criam também peças para outras companhias, como Balé da Cidade de São Paulo, BernBallet, Rotterdamse Dansacademie, Cirka Teater e Théâtre de l'Enfumeraie.
Ficha Técnica:
Concepção e coreografia: Denise Namura e Michael Bugdahn
Música: Heitor Villa-Lobos
Desenho de Luz e trilha sonora: Michael Bugdahn
Figurinos: Fábio Namatame
Textos: Michael Bugdahn
Tradução dos textos: Denise Namura, Michael Bugdahn, Lucia Abreu Machado
Voz off: Luca Baldovino, Fabiana Fornes, Andressa Miyazato, Henrique Lima e Rossana Boccia
Gravação de Voz off: stúdio Toda Onda Comunicação (Luis Henrique Romagnoli e Daniel Alves)
Agradecimentos: Aires Fonseca Dias, Aldo Baldovino, Antony Gutowski, Arnaldo Vuolo, Daniel Alves, Genny Patah Namura, Jacques Peginé, Lúcia Abreu Machado, Luis Henrique Romagnoli, Silvia Namura Dias, Telma Baliello, Annette Jeannot (Association Danse-Dense), Benoit Gaudelette.
Além da Pele - Além da Pele, do coreógrafo francês Patrick Delcroix, foi criada especialmente para a Cisne Negro Cia. de Dança. Segundo o próprio Patrick a essência da coreografia pode ser traduzida pelas seguintes palavras: "Além da aparência, nós podemos ser qualquer outra coisa, ter uma outra personalidade, ter outros desejos, ou sermos nós mesmos. Cada um é a sua própria imaginação."
Ficha Técnica - Coreografia e Figurinos: Patrick Delcroix / Música: Eddie Fowlkes, Doctor L, Liam Farrel, Suba, Arnaldo Antunes, Muki / Projeto de Luz: Joyce Drummond / Trilha Sonora: Eduardo Ferreira Paes Júnior
Patrick Delcroix - Aos 41 anos, Patrick Delcroix participou durante 15 anos do Nederlands Dans Theatre, de Jiri Kylian, uma das mais importantes companhias do mundo, primeiro como bailarino e depois como coreógrafo-residente. Delcroix participou dos trabalhos de grandes coreógrafos: Billy Forsythe, Mats Ek, Edouard Lock, Ohad Naharin, Nacho Duato, Hans van Manen, além de Kylian. A partir de 90, desenvolveu uma série de coreografias para diversos grupos europeus e desde 92 ensina o repertório do NDT no Conservatório Real de Hague. Em 2001, Patrick Delcroix foi nomeado pelo governo francês Cavalheiro das Artes e Letras por seu trabalho no mundo da dança. Cherché, Trouvé, Perdu e Reflexo no Espelho são outras coreografias que Delcroix já criou para a Cisne Negro Cia. de Dança. (Fonte: PMC)

Baduca Filho quer ampliar atendimento a idosos
Projeto de Lei do Vereador dá preferência nos processos

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou Projeto de Lei que amplia o atendimento aos idosos na Prefeitura. O objetivo do projeto é o de facilitar a tramitação dos processos aos que tenham idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
O atendimento prioritário aos idosos é uma verdade graças a Lei Federal que rege o assunto. Este atendimento visa liberar de filas e priorizar todo e qualquer caso que envolva idosos, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, nas filas de banco, nas agências federais, estaduais e municipais, autarquias e concessionárias de serviço público, dentre outros.
Observando a lei e o atendimento que é feito na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Vereador percebeu que a prioridade não atinge o trâmite dos processos internos ou ações administrativas. Foi a partir daí que o Parlamentar elaborou o projeto de lei.
Na propositura Baduca Filho garante a preferência ao atendimento dos idosos, sejam eles partes do processo ou intervientes, desde que pessoas físicas, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Este tratamento diferenciado vale para atos processuais ou diligências, atendimento no balcão e/ou protocolo, distribuição de processos, despachos, oitivas, notificações, intimações, decisão, publicação, recurso administrativo, dentre outros, seja no Executivo como no Legislativo, com a colocação de uma tarjeta colorida que identifique o processo como sendo de pessoa idosa.
O Vereador relata que o Poder Judiciário e os governos Federal e Estadual já têm legislação sobre o assunto, faltando apenas o governo Municipal criar uma legislação específica e pertinente ao assunto, visto que o contribuinte, mesmo em idade avançada mantém seus direitos civis e merece benefícios. "O idoso já tem vantagens em vários locais e diversas ações, faltava apenas no Executivo e no Legislativo que isto fosse criado. Não há porque, com tantas vantagens, o idoso não ter prioridade nos processos da Prefeitura de nossa cidade", esclarece.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Executivo domina pauta da Câmara
Dos 3 Projetos, 2 são de autoria do Executivo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira - 25 de abril, a sua 12ª Sessão Ordinária semanal, com apenas 3 Projetos de Lei na pauta, sendo 2 de autoria do Executivo - sendo um deles Veto Parcial - e apenas um do Legislativo. A sessão é transmitida tradicionalmente pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz.
O primeiro projeto tem a autoria do Executivo e versa sobre um Veto Parcial, baseado na Lei Complementar 04/05, que introduziu alterações no Código Tributário do Município. Segundo a mensagem o Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) reduz taxas que considera onerosas aos contribuintes e amplia o número de parcelas para dívidas a serem pagas ao fisco municipal.
O segundo projeto também é de autoria do Executivo e celebra Termo de Autorização e Compromisso com o DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens), sobre a utilização de áreas de terceiros em obras nas rodovias SP-55 - Rodovia Prestes Maia e SP-99 - Rodovia dos Tamoios.
O terceiro e último projeto da noite tem a autoria do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), atual Presidente do Legislativo local e introduz alteração na Lei de Uso do Solo - Lei 200/92. Segundo o projeto o quadrilátero compreendido entre a avenida José Herculano, a rua Ismael Iglesias, a rua B e a divisa com a cidade de São Sebastião, passam de Z3 - Zona Residencial Turística, para Z2 - Zona de Núcleo de Apoio. Esta propositura teve Audiências Públicas realizadas nos dias 29 e 31 de março deste ano.
A sessão da semana passada - 11ª, de 18 de abril, teve aprovado os projetos da pauta: Denominações de rua, de autoria dos Vereadores Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), que denominou rua Lindolfo Batista de Souza a atual rua 3 no Jardim Primavera; do Vereador Omar Kazon (PL), que denominou de rua Antonio Ferreira de Souza - Antonio de Juca - a atual rua Lázaro, no bairro do Travessão e do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que denominou de rua Antonio Martinez a atual rua 4, localizada no Loteamento Nossa Senhora da Aparecida, no bairro do Rio do Ouro.
Durante o Expediente houve apenas a votação e aprovação de 22 Requerimentos e no intervalo a leitura de 11 Indicações.
A sessão terá início às 19h30, com os projeto sendo discutidos apenas na Ordem do Dia, a partir das 22h15, após o intervalo e a leitura das Indicações. Até o momento a sessão não voltou a ser transmitida via NET - TV a Cabo, mas continua sendo transmitida pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz ou pela Internet, através do site da emissora, www.caraguafm.com.br. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá ganha 1º Centro de Referência Alimentar do Brasil
Durante as comemorações do aniversário de 149 anos da cidade, a população teve mais motivos para comemorar. Além da instalação da Base de Gás, Caraguá foi o primeiro município do Brasil a ganhar um Centro de Referência Alimentar, inaugurado no dia 20, no Massaguaçu

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou com chave-de-ouro as inaugurações comemorativas ao aniversário de 149 anos de emancipação político-administrativa, com a inauguração do CRESANS - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável "Maria do Rosário Oliveira Carlota". Este, segundo informaram representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, é o primeiro CRESANS inaugurado em todo Brasil - o que torna Caraguatatuba uma referência nesse setor.
Centenas de pessoas estiveram presentes no espaço, localizado na avenida Maria Carlota - rua principal do bairro Massaguaçu, entre elas autoridades do Estado e demais cidades da região, como o prefeito José Pereira de Aguilar, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, da Secretária de Assistência Social, Antonia Decanini Marcelino, dos representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Marcos Jacinto Gonçalves e Daniel de Sousa Costa, da Secretária da Comissão Executiva de Segurança Alimentar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Dra. Sandra Gianini, do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, do assessor do deputado estadual Padre Afonso, Otavio Lobato, do presidente da Câmara de Taubaté, Henrique Nunes, do vereador de São Sebastião, Marcos Leopoldino, da delegada titular de Caraguá, dra. Elizabeth Maluf Zago, além de representantes do legislativo de Caraguá e de instituições importantes como o SENAC, Conseg, SAB, Ascaff, ACC, Sindicato dos Bancários de Taubaté, Secretários Municipais, e outras autoridades.
Na ocasião, os filhos da homenageada "Maria do Rosário Oliveira Carlota", que dá nome ao 1º CRESANS do Brasil, receberam das mãos do prefeito José Pereira de Aguilar uma réplica da placa inaugural do espaço.
Segundo Marcos Jacinto Gonçalves, suplente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, o projeto foi idealizado por Dom Mauro Morelli, e tem como objetivo não apenas auxiliar famílias de baixa renda, fornecendo uma cesta, ou gêneros, mas sim, cursos, para que essas pessoas aprendam a se alimentar de maneira sustentável. "Nosso ideal não é matar a fome do povo brasileiro, mas auxiliar para que tantos pais de família não percam a dignidade. Queremos não apenas dar o peixe, mas oferecer a vara e ensina-los a pescar aonde se tem peixe. Agradecemos ao prefeito pela vontade política em abraçar este projeto, que é o primeiro de 30, a serem implantados no Brasil", disse Marcos Jacinto.
O prefeito José Pereira de Aguilar destacou que, além de auxiliar as famílias com relação à capacitação alimentar, o CRESANS funcionará também como um núcleo integrado de assistência social, igual ao existente na Zona Sul do município no Travessão, com cursos de geração de renda em outras áreas, além do setor alimentar. "Queremos ajudar as pessoas a viverem de seu próprio trabalho. Com esta parceria do Estado, com certeza teremos uma melhor qualidade de vida para a comunidade do Massaguaçu. Na verdade trata-se de uma obra simples que estamos inaugurando hoje, mas depositamos nela todo nosso amor e vontade de mudar a situação das famílias de Caraguá. Creio que este é o primeiro passo, mas já estamos preparando um novo núcleo social, no bairro Rio do Ouro, na região central, atendendo assim, grande parte das famílias em toda extensão do município", finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá aciona Sabesp por atraso em obras de saneamento
Em razão do atraso e da paralisação na entrega das obras de saneamento básico, a Prefeitura de Caraguá protocolou nesta segunda-feira 24, uma ação contra a SABESP

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba está movendo uma ação judicial contra a SABESP (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em razão do atraso e paralisação na entrega das obras de saneamento básico, iniciadas em 1998, as quais já deveriam estar prontas há dois anos, conforme acordo estabelecido com o município.
A ação está sendo protocolada no Fórum de Caraguatatuba nesta segunda-feira 24, após inúmeras reclamações dos munícipes, além de questões referentes à saúde pública, como a poluição das praias da região central, e aumento no registro de doenças nos bairros onde não há saneamento básico.
Uma das grandes questões, que está no relatório entregue junto à ação movida contra a empresa, é a classificação da CETESB, com relação às praias da região central, que constantemente estão impróprias para o banho em razão de esgoto nas águas.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar, medidas precisam ser tomadas. "Nós não gostaríamos de tomar uma atitude como esta, no entanto, a população está sendo prejudicada e é dever da Prefeitura defender os direitos do munícipe". Para Aguilar, o prejuízo não é somente do cidadão mas também da cidade, que vive do turismo, e os comerciantes que atuam na praia (quiosques), acabam prejudicados. A comunidade em geral também vem sendo prejudicada com a falta de tratamento de esgoto, já que no relatório da prefeitura, a SABESP deixou obras inacabadas, como por exemplo a estação de tratamento de esgoto do bairro Porto Novo, que deveria beneficiar toda a população dos bairros Travessão, Perequê-Mirim e Pegorelli. (Fonte: PMC)

Caraguá abre suas portas para a Dança
Inscrições para o Litoral em Dança terminam dia 27

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza nos dias 18 a 21 de maio o Litoral em Dança, no Teatro Mario Covas.
As inscrições podem ser feitas até dia 27 de abril. As modalidades são: Clássico Livre, Clássico de repertório, Estilo Livre, Jazz, Contemporâneo, Sapateado, Street Dance, Street Jazz, Dança de Salão e Carácter. Este ano, a abertura do Litoral em Dança conta com uma apresentação do Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba "Queen - O show deve continuar" , no dia 18, às 20 horas.
Pelo 9º ano consecutivo, Caraguatatuba abre suas portas para a dança, sediando apresentações de belíssimos espetáculos e desta forma, como em todo país, dando sua colaboração no desenvolvimento desta arte.
A dança, por meio de expressões corporais, aliada à música, envolve pessoas de todas as idades, classes sociais, sem distinção de sexo, proporcionando bem-estar, resgatando o lado sonhador, em que a realidade se confunde com o etéreo.
Para 2006 a comissão organizadora amplia as ações em dança com o intuito de envolver toda a cidade, pois o festival avança para as ruas, com palcos móveis, distribuídos em praças públicas, em apresentações que se revezam durante todo o dia. Durante o período do festival, acontecerá para os participantes e interessados, workshops e palestras nas mais diversas modalidades.
A comissão julgadora é composta de Luiz Arrieta, Roseli Rodrigues e Caju que estarão analizando qualidade técnica, utilização da linguagem, pesquisa temática, musicalidade e ritmo.
Realizado pela instituição com o objetivo de incentivar e apoiar bailarinos, maitres e coreógrafos, favorecendo o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento da dança, o festival oferece possibilidades de crescimento a novos talentos.
Os grupos participantes poderão inscrever-se com até três coreografias e devem ter no mínimo cinco elementos. A ficha de inscrição deve conter nome do grupo ou escola; endereço; nome da coreografia, nome do coreógrafo; elenco; categoria; tempo de duração e modalidade.
Mais informações no Web site: www.fundacc.com.br e pelo e-mail: danca@fundacc.com.br
A premiação, conta de certificado de participação a todos os inscritos; Troféu "Litoral em Dança" aos três primeiros colocados de cada categoria; Troféu melhor bailarino e melhor bailarina; Menção Honrosa "Destaque do Festival" e Prêmio "Revelação" (Troféu do Festival).
Haverá também a premiação especial: R$1.000,00 para "Melhor Coreografia" R$1.000,00 para "Melhor Bailarino" e R$1.000,00 para "Melhor Bailarina".
A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba fica na Rua Santa Cruz, 396 - Centro - Caraguatatuba-SP-CEP: 11.660-150. Mais informações pelo telefone: (12) 3883-7555 ou (12) 3883-3737.
Comissão Julgadora
Luis Arrieta
Coreógrafo, bailarino, professor e pesquisador, iniciou seus estudos de dança em 1972 na Argentina, sua pátria, onde estreou como bailarino.
Sua primeira coreografia, Camila, data de 1977 e desde então, em mais de uma centena de obras, tem trabalhado com os mais variados temas e gêneros musicais junto a diversas companhias internacionais da Europa e das Américas, bem como companhias oficiais brasileiras e os mais importantes grupos de dança do Brasil.
Ocupou por duas vezes o cargo de diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo e foi co-fundador e diretor artístico do El Ballet de Câmara Contemporânea de Belo Horizonte. Paralelamente a suas atividades como coreógrafo, professor e bailarino, tem integrado júris dos mais importantes festivais e encontros de dança do Brasil e exterior.
Cleiton Alves Mariano
Tem conhecimento em diversas disciplinas da dança assim como: Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Modern Jazz, Sapateado, Dança de Salão e Street Dance (B-Boy, Popping, Locking, House, Freestyle)
Atualmente seu trabalho é focado em Street Dance (Freestyle), desenvolvido em escolas de dança, academias e grupos especializados na área.
Principais Cursos e Workshops
Ballet Clássico: Adriana Soares (BRA) / Valeria Mattos (BRA)
Dança Contemporânea: Henrique Talma (BRA) / Luis Cury (BRA)
Jazz: Fernanda Chamma (BRA) / Francisco Ribeiro (BRA)
Modern Jazz: Francisco Ribeiro (BRA) / Cineia Pereira (BRA)
Sapateado: Alexandre Montaovão (BRA)
Dança de Salão: Ricardo Liendo (BRA) / Ronaldo Gutierrez (BRA) / Carlinhos de Jesus (BRA)
Street Dance: Edson "Guiú" (BRA) / Frank Ejara (BRA) / Gus Bambery (USA) / Dante Harper (USA) / Laure Coutllament (FRA) / Budda Stresh (USA) / Suga Pop (USA) / Daniele Baldi (ITA)
Cursos Extras Curriculares
Teatro Musical: Fernanda Chamma (BRA) / Marcos Tumura (BRA) / Hudson Glauber (BRA) / Wolf Maya (BRA) / Jorge Tacla (BRA) / Gabriela Diamant (BRA)
Preparação Vocal e Canto: Debora Nagão (BRA) / Gava (BRA) / Regina Tatti (BRA) / Frederico Silveira (BRA) /Marcos Tumura (BRA)
Roseli Rodrigues
Formada em educação física com especialização em ginástica rítmica desportiva.
Professora e coreógrafa de jazz e dança contemporânea.
Diretora e coreógrafa residente da Raça Cia. de Dança de São Paulo.
Coreógrafa dos shows de diversos cantores da mpb; dos musicais "Vitor ou Vitória" estrelado por Marília Pera e "Godspell" dirigido por Miguel Falabella; e também de inúmeros comerciais de TV.
Professora convidada para cursos, workshop's, oficinas, palestras e jurada nos principais eventos de dança no Brasil, América Latina e Europa.
Nos anos de 2003 e 2004 foi membro do Conselho Consultivo do Festival de Dança de Joinville e do Conselho Municipal de Cultura de São Paulo. (Fonte: PMC)

DER promete lombadas e maior segurança para comunidade do Rio do Ouro
Após inúmeras reivindicações da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Rio do Ouro, finalmente a "Rua Projetada" será aberta e o DER se comprometeu a atender a comunidade, com lombadas, faixa de pedestre e acostamento com calçada

Caraguatatuba - A comunidade do bairro do Rio do Ouro está comemorando o atendimento às antigas reivindicações que beneficiarão os moradores da região.
Segundo o presidente da SAB - Sociedade Amigos de Bairro do Rio do Ouro, sr. Edmilson Faria (pena), já está em posse da SAB o documento do DER - Departamento de Estradas de Rodagem - responsável por qualquer construção na rodovia dos Tamoios (SP-55), no qual o órgão se compromete a dar início até o dia 30, à construção de duas lombadas, próximo ao antigo posto de guarda, além de faixa de pedestre e acostamento com calçada, para maior segurança dos moradores da Rua Projetada e demais vias públicas, que apesar de pertencerem ao Rio do Ouro não têm saída para o bairro, obrigando os moradores a transitar pela rodovia, inclusive as crianças, que estudam nas duas escolas municipais do bairro.
Outra reivindicação que será atendida é a abertura da Rua Projetada (até então sem saída), que dará acesso à Rua Dois, no trecho quase em frente à EMEF Aída de Castro Almeida Grazioli, no Rio do Ouro.
Segundo o presidente da SAB, o pedido da população foi aprovado pela prefeitura e beneficiará toda a comunidade, que utiliza o posto de saúde do Jaraguazinho e para chegar até o local tem de percorrer um longo caminho.
Para a moradora da Rua Projetada, Sueli Mioni, "isso facilitará muito a nossa vida. Primeiro porque nossas crianças não precisarão mais andar na beira da rodovia para chegar à escola, e também porque os moradores que necessitam de atendimento médico terão acesso mais rápido ao postinho. Tanto nossa rua, como a Pedro Nolasco e Nossa Senhora da Paz possuem o mesmo problema, de serem do Rio do Ouro, mas com acesso apenas pela rodovia. Temos a esperança de que futuramente elas também sejam abertas, para que haja melhor segurança nesta região", finalizou a moradora. (Fonte: PMC)

Caraguá é vice-campeã na 2ª Corrida Rústica do Mineiro em Taubaté
A atleta Roselaine de Souza Silva mais uma vez foi destaque no atletismo e garantiu o 2ª lugar na classificação geral, na maratona realizada pela Runner Brasil, em Taubaté, neste domingo 23

Caraguatatuba - A atleta Roselaine de Souza Silva, de 24 anos, que vem conquistando vários troféus e medalhas de competições em que participa, mais uma vez foi destaque, trazendo para Caraguatatuba o troféu de 2º lugar (classificação geral), da 2ª Corrida Rústica do Mineiro "Prova Antonio Manoel Dias", realizada pela Runner Brasil, neste domingo, na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo.
Cerca de 300 atletas participaram do evento, que contou com um percurso de cerca de 10km, com início na empresa Alston(na avenida Charles Schneider - (rua do Shopping Taubaté).
Para Roselaine, que pratica atletismo há 1 ano, a disputa foi bastante acirrada, "foi uma prova difícil porque todas as atletas tinham uma boa resistência, mas fiquei bastante feliz com o resultado", comemorou a competidora, que representou a Secretaria Municipal de Esportes e Secreação(SECER), com o apoio da Madeireira Getuba, Toninho, da Fran Presentes, e Studio Academia. (Fonte: PMC)

Nova sede da Secretaria de Urbanismo homenageia família Alarcon

"Emoção" foi o sentimento que marcou a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Urbanismo, nesta quinta-feira 20, durante as comemorações do aniversário de Caraguá. A família Alarcon, pioneira no ramo da construção civil na cidade, deu nome ao novo prédio público

Caraguatatuba - Caraguatatuba completou 149 anos de emancipação político-administrativa, com várias inaugurações, entre ampliações, reformas, praça, novos prédios públicos, entre outros.
A Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Trânsito, teve sua nova sede inaugurada nesta quinta-feira 20, no período da manhã, com a presença de centenas de pessoas, entre elas o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, o presidente da Câmara Municipal, Juarez Pereira Pardim, o Secretário de Urbanismo, Leandro Barbosa, o diretor da Ditran(Divisão de Trânsito), cel. Celso Rapacci, o engenheiro João Alarcon Muñoz Filho, além de secretários municipais, representantes de instituições públicas e privadas de Caraguá e demais cidades da região, além da Banda Municipal Carlos Gomes, que completa nesta data 42 anos de existência.
Segundo o vereador e presidente da Câmara, Juarez Pereira Pardim, dar ao prédio da Secretaria de Urbanismo o nome de "Juan Alarcon Muñoz é uma homenagem mais que merecida. "Nós percebemos aqui a emoção de João Alarcon, pela homenagem muito justa, uma vez que seu pai construiu quase todos os prédios públicos da cidade e agora, aquela que foi a antiga sede da construtora Alarcon passa a ser também um imóvel do município. Creio que deve passar pela cabeça de João um filme, que conta a história de sua vida, que agora é parte de nossa história, na administração pública", disse o vereador.
O Diretor da Ditran - Divisão de Trânsito de Caraguá, cel. Celso Rapacci, aproveitou a ocasião para falar do investimento que a prefeitura tem feito neste setor, com a entrega duas novas motos e um automóvel, o que facilitará a fiscalização de trânsito na temporada. "Nós ficamos felizes com esse novo prédio, onde também estaremos instalados em breve, e mais felizes ainda, porque em quase oito anos de existência, a Divisão de Trânsito tornou-se uma referência na região e na cidade tem o respeito da população, inclusive pelo projeto de educação no trânsito desenvolvido nas escolas, e que até o ano passado já tinha formado mais de 7 mil alunos e deve chegar a 10 mil em 2006", enfatizou Rapacci.
O Secretário de Urbanismo, agracedeu ao prefeito Aguilar pela entrega do prédio à população. "Estou muito feliz coma a inauguração de nossa nova sede. É um momento muito especial para mim, porque estou na Secretaria Urbanismo há três anos e meio, e por vir de uma administração anterior, tenho acompanhado o trabalho fantástico que a prefeitura vem fazendo desde o início da nova gestão. Todos saem ganhando com isso, principalmente a população. Temos atualmente um galpão na Zona Norte, onde soa confeccionadas placas e outros materiais de sinalização da Ditran, que não foi inaugurado mas está em pleno funcionamento, e temos agora mais três novos veículos, além dessa nova sede, que procurávamos há um ano, na expectativa de poder finalmente trazer a Ditran para dentro da Secretaria. Em poucos meses, esse sonho se tornará realidade, já que nossa vontade é integrar a todos, para que possamos realizar um trabalho ainda melhor no município", explicou Leandro Barbosa.
Antes de inaugurar o prédio, o prefeito Aguilar entregou ao engenheiro João Alarcon Filho(Joãozinho), a réplica da placa que nomeia João Alarcon Muñoz a nova sede da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito. O filho do homenageado recebeu o presente bastante emocionado, o que contagiou a todos que compareceram à festividade.
Em seguida, Aguilar falou a João Alarcon Filho, que na verdade, seu pai teria sido homenageado em vida, como tem sido feito nos demais prédios da prefeitura, após a aprovação de uma lei na Câmara, que permite a nomeação de patronos em vida com idade acima de 65 anos.
"Quantas placas como esta seu pai, você e toda sua família já entregaram à população? Muitas. Hoje é a sua vez de receber em nome de seu pai esta mais que merecida homenagem a Juan Alarcon, que tanto fez por Caraguatatuba, no ramo da construção civil. Além disso, sabemos que além de sede da Construtura Alarcon, aqui também foi a casa desta família, que hoje homenageamos. Após construir tantas repartições públicas, agora aquela que foi a sede da Alarcon passa a ser também uma repartição pública, na área de Urbanismo. Estamos felizes em fazer essa homenagem, e gostaria de aproveitar para dizer que como prefeito, estamos trabalhando bem, pela população. Claro que podemos errar, mas se não fizermos, também não saberemos no que acertamos e nos erros a serem corrigidos. Eu posso errar, e muito, porque eu não sei tudo, mas acredito que o governo sério é aquele que realiza. Isso não é nenhum favor à população. É um dever. Neste ano, redistribuímos o orçamento de forma a contemplar de Norte a Sul do município, mas queremos fazer mais, por meio de um governo participativo, deixando desde já a cidade preparada para o futuro, com melhor qualidade de vida para todos", finalizou o prefeito, que em seguida descerrou a placa inaugural junto ao filho do homenageado, vereadores e o Secretário de Urbanismo, Leandro Barbosa.
A nova sede da Secretaria de Urbanismo fica na avenida Brasil nº769, no Sumaré, próximo ao Fórum de Caraguá. (Fonte: PMC)

Crianças carentes de Caraguá recebem ovo de páscoa
Outras crianças do município também receberão ovos durante esta semana. O capitão do Corpo de Bombeiros, Eduardo Stanelis de Aquino, se encarregará de fazer a distribuição

Caraguatatuba - Cerca de 144 crianças carentes do Convento Sagrado Coração de Jesus, de Caraguatatuba, receberam no dia 21, sexta-feira, ovos de páscoa.
A iniciativa foi do Capitão do Corpo de Bombeiros, Eduardo Stanelis de Aquino e do radialista José Antônio Bravo, da Rádio Integração FM, que contaram como o apoio do prefeito, José Pereira de Aguilar, do dr. Marcelo Ugati, do Secretário de Sáude, Olegário Alves dos Santos, Genival Marques da Silva Filho do Corpo do Bombeiros, entre outros.
De acordo com Stanelis, foram arrecadados 500 ovos de páscoa. O restante dos ovos será distribuído no durante a semana em outras instituições do município. "As crianças não têm culpa da situação econômica do país. Fazer com que todas recebam pelo menos um ovinho nesta Páscoa é uma questão de justiça social", finalizou. (Fonte: PMC)

Secretário de Saúde de Caraguá vai ao Ministério da Saúde
Caraguá é representada em audiência do Ministério da Saúde pelo secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, e representantes da UNIFESP, que administra o PSF, e pleitearam recursos para o município.

Caraguatatuba - O secretário de Saúde de Caraguá, Olegário Alves dos Santos, a diretora de planejamento, Priscila Meyer e representantes da UNIFEST, que administra PSF-Programa de Saúde da Família, participaram da Caravana junto com outros municípios com gestão da UNIFESP, para a audiência com o diretor no Departamento de Atenção Básica e Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.
A audiência com o diretor Dr. Luis Fernando Rolim Sampaio visou consolidar a parceria entre os municípios e a autarquia da UNIFESP, junto ao Ministério da Saúde. Entre os assuntos debatidos, repasses atuais e possíveis captações de recursos para municípios com mais de 70% do Programa de Saúde da Família (PSF) e Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) implantados e população de 100 mil habitantes, de acordo com o IBGE.
Após a audiência, que ocorreu no início de abril, os participantes visitaram o Fundo Municipal de Saúde para tomar conhecimento sobre os convênios em andamento, junto ao Ministério da Saúde e outros departamentos como Assistência à Saúde, Idoso, Criança e Adolescente. Segundo o secretário de Caraguá, Olegário Alves dos Santos, o contato com o coordenador Nacional de Saúde, Dr. Gilberto Pucca, foi importante por ter apurado informações sobre a implantação do laboratório de prótese dentária no município.
No balanço da Secretaria de Saúde, a visita ao Ministério da Saúde foi muito proveitosa com possibilidades de ampliação da captação de recursos junto a referida esfera do Governo. "No que se refere ao legislativo, conseguimos manter alguns contatos e pleitear emendas parlamentares na bancada para o exercício 2006, contando com o apoio do Deputado Celso Russomano e outros, uma das nossas solicitações foi quanto a recursos para a aquisição de equipamentos", contou o secretário. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

PM prende rapaz com cocaína em Ilhabela

Ilhabela - A Polícia Militar de Ilhabela prendeu anteontem o mestre de obras Aderaldo Freitas Bastos, 29 anos, conhecido como "Neto", por tráfico de drogas. Ele foi preso após denúncias anônimas feitas por moradores do bairro do Reino, região central da ilha. Na casa de Neto, a PM localizou em uma bolsa porções de crack, cocaína e maconha. Neto, segundo a PM, teria ligações com o PCC (Primeiro Comando da Capital), Ele foi conduzido à Cadeia Pública de São Sebastião. Na noite de sexta-feira, a PM deteve oito pessoas, três delas menores, por tráfico de drogas no bairro da Água Branca. Foram apreendidos 68 papelotes de crack.
(Fonte: ValeParaibano)


Prefeito fala aos alunos durante a reunião da LDO

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Administração, dando continuidade as reuniões da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), realizou nesta segunda-feira, no Paço Municipal, uma reunião com os alunos do 3o. ano do Colégio São João.
A reunião contou com a presença do prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, do secretário municipal de Administração, Norberto Batista e a equipe da Secretaria, funcionários responsáveis pela orientação ao público.
Na oportunidade o prefeito Manoel Marcos falou aos alunos da importância da participação da comunidade nestas reuniões, pois são os responsáveis pela definição das prioridades na aplicação do dinheiro público nos investimentos em benefício para a cidade.
A próxima reunião com a comunidade está marcada para dia 28, às 19 horas, na Escola Municipal Professora Mercia Dias do Nascimento, Bairro Saco da Capela.
Para este ano, a Prefeitura introduziu um novo formato de consulta, o meio eletrônico. Participe indicando sua sugestão, acessando a página www.ilhabela.sp.gov.br . (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Cadeia pede transferência de detentos

São Sebastião - A direção da Cadeia Pública de São Sebastião pediu a transferência de 30 presos, 23 deles condenados pela Justiça, para presídios do Vale do Paraíba ou do interior do Estado.
A remoção dos presos reduziria a superlotação e a possibilidade de novas fugas no local, que abriga atualmente 281 detentos.
Hugo Pereira de Castro, diretor da cadeia, disse que há 20 dias solicitou a remoção dos detentos para a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária), mas que até ontem não teria recebido respostas.
A SAP informou ontem que recebeu o pedido de transferência de presos. Segundo a SAP, a remoção dos presos, principalmente os condenados, deverá ser definida nos próximos 15 dias.
A polícia ainda não recapturou os três presos que continuam foragidos da cadeia. A fuga ocorreu na noite da última sexta-feira. Dos oito foragidos, cinco foram recapturados.
Os detentos usaram uma corda feita com lençóis para fugir. A polícia apura possível facilitação por parte de carcereiros que trabalhavam no dia da fuga. (Fonte: ValeParaibano)

Setradh realiza palestras para beneficiários do Bolsa Auxílio Desemprego

São Sebastião - A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) realizou hoje, 24, a primeira palestra com os atendidos pelo Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) na Videoteca Municipal.
Os bolsistas receberam uma palestra com a Coordenadora do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Elizeth Nossabein, que faz parte do programa oferecido pela Prefeitura, onde além de trabalharem, recebem capacitações.
A assistente social e coordenadora do programa, Maria Eliana de Lima, explica que o PEAD não oferece apenas uma bolsa mensal. “Eles aprendem a ter noções de cidadania, recebem qualificações e melhoram a auto-estima”.
Para o beneficiário, Gilson de Oliveira, 38 anos, o Programa resgatou sua auto-estima e melhorou a relação familiar. “Tenho três filhos e antes apenas a minha esposa sustentava a casa, estava ficando mal e depressivo com essa condição”.
O Programa Auxílio Desemprego da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), já beneficia mais de 100 famílias este ano. Com a renda mensal de R$ 300, o grupo iniciou os trabalhos internos na Prefeitura Municipal.
O projeto de lei número1745/2005, criado pelo prefeito Dr. Juan Garcia, tem o objetivo de assegurar aos menos favorecidos a condição de suprirem suas necessidades básicas mais urgentes.
Trata-se de uma medida emergencial, tendo em vista que os contratos são firmados por um ano, podendo ser prorrogados por igual período. Além do salário de R$ 300,00, recebem mais R$ 50,00 equivalente a cesta básica e auxílio-transporte, se necessário.
Para concorrer a essas vagas em serviços gerais, os interessados tiveram que se inscrever no programa em 2005, passar por uma pré-avaliação e visita de uma assistente social.
Também era necessário estar desempregado por mais de seis meses, sem receber seguro desemprego ou qualquer outro benefício oferecido pelo governo, além de ser morador no município há pelo menos dois anos.
De acordo com a Setradh, novas pessoas são visitadas pelas assistentes sociais, para que de acordo com a necessidade, sejam chamadas. (Fonte: PMSS)

SEESP começa “Esporte e Lazer nos Bairros”

São Sebastião - A Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) realiza no próximo sábado, 29, o programa “Esporte e Lazer nos Bairros” que visa levar recreação às crianças em diversos bairros do município. Neste sábado o programa estará das 14 às 17 horas, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá, mas será levado também para outros bairros da cidade.
A estimativa da Seesp é reunir mais de 500 crianças em um dia de lazer, brincadeiras e diversão. Os professores da Secretaria de Esportes também montarão uma clínica de futebol.
Além disso, o programa tem por objetivo fazer com que o menor tenha uma vivência com o esporte e se integre socialmente com as pessoas.
O próximo bairro a ser visitado pelo programa é o de Boiçucanga, no Ginásio de Esportes do bairro. A proposta, segundo a SEESP é levar o programa em bairros alternados entre a Costa Sul e Costa Norte do município. (Fonte: PMSS)

Ritmo, força e movimento marcam a II Mostra Livre de Dança

São Sebastião - Muito ritmo, força e movimento marcaram o final de semana com a II Mostra Livre de Dança, em São Sebastião. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Na abertura, o público lotou a arena montada na Rua da Praia. Grupos de dança de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Bertioga, Santos, São Paulo, Taquaritinga e São José dos Campos passaram pelo palco da Mostra Livre de Dança. Um show de criatividade e ritmo em dez coreografias, do clássico ao stret dance.
No sábado (22/04), devido ao mau tempo, as apresentações foram transferidas para o Teatro Municipal. Cerca de 400 pessoas assistiram ao evento.
Segundo a chefe de Eventos Culturais, Indiara Gomes, o objetivo é incentivar a diversidade e a criatividade na dança, além de promover a integração entre os dançarinos e tornar a arte mais acessível à comunidade. A mostra que se tornou o maior evento de dança do Litoral Paulista reuniu cerca de 200 dançarinos numa mistura de cultura com coreografias de Ballet, Axé, Jazz, Sapateado, Maculelê e Dança de Rua. A Prefeitura estuda a idéia da atração entrar para o calendário cultural da cidade. (Fonte: PMSS)

Comédia promete levar público do Teatro Municipal a loucura

São Sebastião - Uma comédia ousada que abusa dos improvisos, põe a platéia no palco e arranca gargalhadas de todas as idades. Assim é o irreverente espetáculo “Como enlouquecer você mesmo?” que se apresenta para o público sebastianense no dia 12 de maio, às 21 horas, no Teatro Municipal.
O ‘Quarteto D Produções Artísticas’ formado por artistas de São Sebastião, utiliza todo o espaço do Teatro para apresentar a comédia que trata da negatividade e baixo-estima humano. Na peça, até ‘Deus’ deixa de canto a sua ‘seriedade’ para pedir que os atores mostrem os erros do seres humanos.
O espetáculo é um retrato da vida real da forma mais engraçada. Sob a direção de Didi Moreira, acrescentam a baixa-estima, novas formas de tornar a vida a pior possível, com ingredientes infalíveis.
Durante a apresentação, os atores mantêm seus nomes e ‘encarnam’ diferentes personagens no decorrer do espetáculo para mostrar as situações corriqueiras, pequenos problemas que se tornam gigantescos com a mania de pessimismo dos seres humanos.
O objetivo da peça, além de fazer o público rir, é mostrar que não se deve sofrer antecipadamente e sim vencer os medos de frente. O espetáculo tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Serviço - Dia 12, às 21 horas, no Teatro Municipal, na Avenida Doutor Altino Arantes, 174, Centro. Ingressos serão vendidos a R$ 10,00. (Fonte: PMSS)

São Sebastião inicia Campanha de Vacinação de Idosos
No período da campanha, os idosos também poderão vacinar-se contra o tétano no posto mais próximo da sua casa.

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou hoje (24/04), em todos os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a Campanha de Vacinação de Idosos, voltada para atender homens e mulheres com mais de 60 anos.
A Campanha de Vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, pois com a chegada dessa estação, aumenta o risco de se contrair doenças respiratórias e cresce o número de internações hospitalares.
A gripe é uma doença contagiosa, causada pelo vírus influenza e transmitida de pessoa a pessoa pelo ar. A pessoa vacinada corre menos risco de desenvolver quadros graves de gripe, que podem chegar a internação hospitalar e evoluir para uma pneumonia ou mesmo a morte.
A Secretaria da Saúde informa que os postos de vacinação, todos os PSF´s e UBS´s do município, funcionarão de segunda à sexta, das 8h às 17 horas, até dia 05 de maio. No sábado, dia 29, apenas alguns postos estarão funcionando, no mesmo horário. Neste caso, a vacinação acontece apenas no Centro de Saúde, UBS´s da Topolândia e Boiçucanga, e PSF's da Enseada, Maresias, Juquehy e Barra do Una. O atendimento será no mesmo horário das 8 às 17 horas.
O casal Ignês Mendes Metta e José Metta procurou pelo posto de vacinação já no primeiro dia da campanha para se prevenir contra a gripe. "Temos sempre essa preocupação
para que possamos levar uma vida mais tranqüila", afirmou Ignês. "Todos os idosos devem se prevenir contra a doença, a vacinação é muito importante", concluiu José.
Dados da Secretaria de Saúde de São Sebastião mostram que em 2005, foram vacinados 3561 idosos, o que significa uma cobertura total de 78,76%. A cidade possui um número estimado de 4521 pessoas acima de 60 anos e a meta total é atingir 70% deste total.
Mais informações podem ser obtidas na Sesau, através do telefone 3892-1744.
Serviço
*De 24 a 28 os postos de vacinação contra a gripe será nos seguintes locais:
PSF's da Enseada, Jaraguá, Canto do Mar, Centro, Pontal da Cruz, Topovaradouro, Olaria,
Itatinga I e II, Barequeçaba, Boiçucanga, Camburi, Maresias, Barra do Sahy, Juquehy e Barra do Una, Boracéia.
UBS's do Morro do Abrigo, Topolândia, Boiçucanga e na Reserva Indígena de Boracéia.
*No dia 29 de abril, sábado, a vacinação acontece apenas nos seguintes postos:
Centro de Saúde
UBS´s da Topolândia e Boiçucanga
PSF's da Enseada, Maresias, Juquehy e Barra do Una.
(Fonte: PMSS)

Candidatos a CIPA devem se inscrever até quarta-feira (26/04)
As inscrições para a formação da Comissão Interna de Prevenção dos Acidentes de Trabalho (Cipa) podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 26 de abril, das 9 às 16 horas nas Regionais da Prefeitura.

São Sebastião - O objetivo dessa Comissão é observar e relatar condições de risco nos locais de
trabalho do servidor público municipal, prevenindo acidentes e preservando a saúde ocupacional do trabalhador.
De acordo com o chefe de divisão de Segurança, Sebastião Passareli, pode se inscrever qualquer funcionário do quadro permanente ou temporário da Prefeitura de São Sebastião.
Serão eleitos os mais votados por região: Costa Norte, Costa Sul e Centro. A relação dos inscritos será divulgado dia 02 de maio.
A Cipa foi criada pela lei municipal número 1375/99 e tem entre suas várias atribuições promover eventos de conscientização dos trabalhadores como, por exemplo, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) e participar anualmente de campanhas de prevenção a AIDS.
Mais informações na Divisão de Segurança do Trabalho, localizada na Rua Sebastião Silvestre Neves, 185 ou pelo telefone 3891-2084.
Serviço
As inscrições vão até o dia 26 de abril das 09h00 às 16h00 nos seguintes
locais:
Regional Costa Norte, localizada na Rua Boulevard, 200, no Canto do Mar.
Regional de Boiçucanga, na rua Hilarião Crosólogo de Mattos, 266 em
Boiçucanga.
Regional de Maresias, que fica na Rua Sebastião Romão César, 750, Maresias.
Regional de Juquehy, Av. Mauricio Benedito Faustino, 101, Juquehy.
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

200 kgs de camarão são apreendidos

Ubatuba - Uma embarcação de pesca de Ubatuba foi autuada anteontem a noite pela Polícia Ambiental nas proximidades da Ilha Anchieta. Foram apreendidos os apetrechos de pesca da embarcação e 200 quilos de camarão sete barbas.
Segundo informou a Polícia Ambiental, a apreensão ocorreu porque o proprietário da embarcação não tinha a licença para captura de camarão, mas apenas para peixes.
O pescador foi advertido e terá 30 dias para regularizar sua documentação. Caso o prazo não seja respeitado, o pescador será autuado em R$ 2.000. O pescado foi distribuído para entidades assistências do município.
A Polícia Ambiental intensificou a fiscalização na região devido ao do defeso do camarão rosa. Em alguns dias, a fiscalização tem ocorrido no período noturno.
A captura deste tipo de camarão está proibida em todo o litoral até o dia 31 de maio. O período do defeso do camarão sete barbas será realizado entre os meses de outubro e dezembro. (Fonte: ValeParaibano)

Relatório de CEI livra vereador de Ubatuba

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba vota hoje, às 19h, o relatório da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apurou possíveis irregularidades administrativas cometidas pelo vereador Jairo dos Santos (PT), ex-presidente da Casa. O petista é acusado de suposto superfaturamento em um contrato para serviços de dedetização, no valor de R$ 18 mil, no prédio da Câmara. Santos afirmou que o contrato foi aprovado pelo departamento jurídico. Segundo o relator da CEI, Edilson Félix (sem partido), o relatório isenta Santos. "Juridicamente, não apurarmos nenhuma irregularidade no contrato e nos serviços", disse Félix. (Fonte: ValeParaibano)

Última semana para Alistamento Militar

Ubatuba - Termina na próxima sexta-feira, 28, o prazo para Alistamento Militar para os nascidos em 1988. Os jovens do sexo masculino devem comparecer à junta de Serviço Militar levando a certidão de nascimento (original), 1 foto 3x4, atestado de escolaridade e xerox de comprovante de residência (luz, água ou telefone). A Junta de Serviço Militar fica na Avenida Dona Maria Alves, 865, térreo (ao lado da agência bancária do Paço Municipal). O atendimento acontece das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. (Fonte: PMU)

Escola promove exposição de fotos antigas de Ubatuba

Ubatuba - A EMEI Judith Cabral dos Santos promoverá na próxima quarta-feira, 26, uma exposição de fotos antigas de Ubatuba. O objetivo da exposição é permitir que os alunos e a comunidade possam observar as mudanças ocorridas com o crescimento da cidade e fazer relações entre o passado e o presente. As fotos fazem parte do acervo de Edson da Silva e mostram pessoas locais e acontecimentos de Ubatuba, no período de 1885 a 1960. “As pessoas poderão conhecer um pouco da nossa história, ver como o tempo agiu sobre Ubatuba, seu povo, sua cultura e seu ambiente. Convidamos a comunidade do Perequê- Mirim e proximidades a visitar a exposição, que contará com mais de 150 fotos que mostram como era nossa cidade”, disse Débora Helena de Souza Nardi, diretora da Escola.
A exposição acontece das 10h às 17h, na EMEI Judith Cabral dos Santos, que fica na Rua Benedito Henrique, s/n, Perequê Mirim. (Fonte: PMU)

Padang vence primeira etapa do municipal de Beach Soccer feminino 2006 em Ubatuba

Ubatuba - A equipe do Padang, de Ubatuba, venceu a primeira etapa do Circuito Ubatuba “Esquina das Modas” de Beach Soccer feminino 2006, realizado no domingo, 23, na praia da Lagoinha. Na final, com um gol de Nice, cobrando falta no terceiro tempo, o Padang venceu a equipe de São Sebastião por um a zero e garantiu a liderança parcial do ranking 2006. A equipe do Padang conquistou o título jogando com Carla, Meire, Nice, Maria, Anita, Kilza, Tati, Andressa, Valdirene e Gracilene. O torneio teve três artilheiras, com três gols: Meire (Padang), Daniele (São Sebastião) e Taimê (Ilhabela). A goleira Ayulle, do Estrelinha não sofreu nenhum gol e ficou com o troféu de melhor da etapa. Quatorze, das dezesseis equipes inscritas participaram do torneio e a classificação do ranking ficou a seguinte:
1º - Padang, 14 pts; 2º - São Sebastião, 11 pts; 3º - Rosa Dourada, 9 pts; 4º - Estrelinha, 8 pts; 5º - Perequê Açu, 6 pts; 6º - Rio Escuro, 5 pts; 7º - Poiares, 4 pts; 8º - Ilhabela, 3 pts;
9º - Projeto Integração, Lorena, Colinas A, Colinas B, 2 pts; 13º - Garotas Kempes, Cere Itamambuca, 1 pt.
A próxima etapa acontece em 11 de junho no Ubatumirim e a realização do Circuito Ubatuba é da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com patrocínio de Esquina das Modas, Imagem Estética, Drª Daniela Fuchs, Quiosque do Japa (Perequê Açu), Quiosque Kebra’s Mar (Lagoinha), Vereador Mico, Restaurante Tortilhão e Varejão Santa Rita (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba vence prova em Ourinhos
Equipe está a um ponto da liderança

Ubatuba - A Natação de Ubatuba conquistou o título da prova de curta distância da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, que foi realizada em Ourinhos, no último final de semana. Disputada no trecho do Rio Paranapanema que passa pelo Clube Atlético Diacuí, mais de 800 atletas participaram das provas de média (3,6km) e longa distância (10km) que foram realizadas no sábado, 22, e a curta (1,5km) no domingo, dia 23.
Ubatuba subiu ao pódio 21 vezes e 6 atletas conquistaram ouro - Patrick B. Graglia (Papelaria Marques), Caio Cesar P. dos Santos (EMI Embalagens), Stefany I. C. Luz (Varejão Santa Rita), Abner M. França (Litoral Tintas), Felipe A Costilhas (J.Bike) e Delmar S.Correa; 12 ficaram com a prata - Rômulo A. Cabral dos Santos (Rossi Calçados), Priscila Rebouças Santos (Manu’s Móveis), Igor Barros (Dominique), Camila M. Faria (Eletronorte), Vinicius B. de Mauro (Minoro Auto Peças), Jorge Eduardo S. Oliveira (Tachão), Pedro H. O. Bueno (Litoral Tintas), Aline dos Reis Sartorato -(Pousada Cavalo Marinho), Nelson Batista, João Marco S. Matta, Elisa S. Frisanco e Beatriz Frisanco e 3 bronze - Rafael Vaz dos Santos (Restaurante Tio Sam), Sara dos Reis Sartorato (Clínica Itaguá) e Ricardo Passos Rocha.
O técnico José Eduardo de Andrade recebeu o troféu da conquista por equipes. Na classificação geral Ubatuba terminou a etapa com 586 pontos, 59 à frente do Tênis Clube Paulista. No ranking, Ubatuba ocupa a segunda posição, com 23 pontos, apenas um ponto atrás do Tênis Clube, que lidera a competição. (Fonte: PMU)

Confirmados dois casos de dengue em Ubatuba
Diante do risco de epidemia iminente, a Prefeitura está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, numa ação conjunta entre diversas secretarias

Ubatuba - Foram confirmados os dois primeiros casos de dengue autóctones em Ubatuba, sendo um homem do bairro Itaguá e uma mulher da região central da cidade. Por se tratar de dois casos contraídos na cidade, a Prefeitura de Ubatuba está implementando ações com medidas mais enérgicas no sentido de eliminar os focos do mosquito, por ser essa a única forma de afastar o risco de epidemia.
Numa ação conjunta entre diversas secretarias municipais, o Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde coordenará uma série de procedimentos emergenciais. Entre eles, está previsto o deslocamento da frente de trabalho que está cuidando da limpeza de terrenos para um mutirão que buscará possíveis focos nas regiões onde aconteceram os casos. Além disso, serão contratados mais dez agentes de vetores, que trabalharão em conjunto com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), visando dar uma atenção especial a este assunto.
A Prefeitura está estudando também a criação de um mecanismo jurídico, ou seja, uma lei municipal que dê respaldo aos agentes para entrarem em casas fechadas e/ou abandonadas que possuem possíveis focos do mosquito. A Secretaria de Educação também aderiu à parceria com a Secretaria de Saúde para incluir no dia-a-dia das crianças o hábito de eliminar os criadouros em suas casas e orientar os pais a fazê-lo também.
O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, diz que o envolvimento da comunidade, inclusive dos turistas, com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. Ele orienta aos turistas, pessoas que possuem ou alugam casas a tomarem algumas precauções antes de irem embora. “É muito importante eliminar todos os criadouros de mosquitos, recolhendo copinhos de plástico, garrafas, tampinhas, enfim, qualquer recipiente que possa acumular águas das chuvas. Nós contamos com a colaboração de todos para acabar com os criadouros de mosquito e afastar o risco de epidemia.”
Prevenir é a solução - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.
Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:
- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.
- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.
- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados
- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.
- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. (Fonte: PMU)

Fundart ensina como ser mais criativo com as máquinas digitais
Criar histórias, procurar coisas interessantes para representar ou reinterpretar a realidade a seu modo e recriar momentos importantes que tenham um sentido universal. Tudo isso pode ser uma nova atividade para o amador de vídeo

Ubatuba - Os usuários de máquinas digitais fotográficas e de vídeo agora terão oportunidade de ampliar sua criatividade e fazer coisas que nunca imaginaram. É isso o que promete um curso de Iniciação ao Cinema e Vídeo, que acontecerá na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), a partir de maio. Os interessados poderão participar de uma mesa redonda aberta ao público que tem como tema “O impacto da imagem digital”, que acontecerá no dia 27 de abril, às 20h, no auditório da Fundart.
A cargo do prof. Dario Eduardo Chiaverini, o curso enfocará conceitos elementares do processo de produção de um filme, dará dicas de como criar uma história, documentar acontecimentos ou mesmo fazer uma nova interpretação da realidade. Dario explica que a função de uma câmera digital vai além das festinhas, reuniões familiares e pequenas viagens. “Muita coisa pode ser feita com essa máquina, principalmente se ela for vista como uma câmara de cinema. É possível tentar ingressar no mundo cinematográfico e nele projetar seus conceitos culturais, morais e até ideológicos participando da fascinante mentira que é o cinema”, finaliza o “videófilo”, termo como se auto-intitula.
O curso trará informações que permitem o usuário a conhecer seu equipamento, aprender conceitos elementares do processo de fabricação de um filme, estudar os tipos de estruturas da linguagem cinematográfica, entre outras. (Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba - Penúltimo Dia Para se Inscrever

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

 


Semana de 21/04 A 27/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Plano Perfeito"
Às 14:40 hs - 16:50 hs - 19:10 hs -21:30 hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)

 


 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Quaresmeira

De fevereiro a abril
Por causa da quaresma
E dos acidentes rodoviários
Tinticuias e manacás
Vestem-se de luto
Ao longo da rodovia
SP-55.

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

ILHA ANCHIETA - Difícil manifestar sentimentos pelas palavras, creio não ter sido expressivo, mas não vejo motivo para exprobação, não descartando entretanto interpretação deficiente de texto. Não houve intenção de informar, nem poderia, visto que minha formação acadêmica não é em ciências biológicas, foi a manifestação de uma preocupação que é um direito que tenho.
Sensibilizado com a pronta manifestação e interesse da bióloga Larissa Mayall que com muita clareza mostrou que minhas preocupações são infundadas, recupero minha tranqüilidade. Agradeço e coloco-me a disposição não sem tentar esclarecer alguns pontos.
O mérito é a degradação que a ilha esta passando devido a superpopulação de mamíferos lá introduzidos. Se esses animais estão adaptados ou não, se estão se reproduzindo ou não foge da questão, o foco é a preservação da ilha . Capivaras se adaptam a condições extremas, viviam até no rio Tiete às margens da avenida marginal da cidade de São Paulo.As conclusões erradas que cheguei estão alicerçadas no trabalho do biólogo Mauro Galetti publicado no jornal a Folha de São Paulo em 18/07/04.Como a bióloga afirma que... “não se tem uma conclusão 100% certa...” da interferência desses animais na vegetação e fauna local fico com o biólogo que foi enfático: existe desequilíbrio ecológico, animais tem que ser removidos para que esse desequilíbrio não aumente. Quando a Doutora tiver 100% de certeza conceitos serão revistos.
A relação 3.000/1.100 foi lida em matéria publicada em 17 do corrente no Litoral Virtual que tem tanta credibilidade quanto o jornal A Folha de São Paulo e o biólogo Galetti, a limitação de 1.020 pessoas esta atrelada a 2.600 visitantes dia, mas os números não importam, o que importa é o excedente que irá para as outras ilhas que certamente entrarão em colapso já que não dispõe de estrutura para visitação.
Não compartilho com o conceito de infra-estrutura da Doutora ...”tem uma boa infra-estrutura para receber visitantes, tendo bares e até uma pousada, além de ser uma praia com extensão considerada” se compartilha-se defenderia a instalação de vários bares e pousadas nas ilhas em questão, um bom local seria a praia Grande da enseada das Palmas possuidora também de extensão considerável.
Oportuno lembrar que a visitação da ilha é um dos passeios preferidos dos turistas que visitam Ubatuba. Declarar que o último objetivo da ilha é a visitação é pelo menos inquietante já que interfere com a economia do municipio.
Fica a pergunta, qual a contribuição ecológica e econômica que a...”preservação e conservação através de pesquisas” esta trazendo para o município?
Cordialmente

Ezio Pastore Junior
Ubatuba, SP

Não gostaria que minha solicitação fosse entendida como critica, mas sim como um alerta a administração de Ubatuba , ocorre que até o presente momento nenhum vereador indicou a prefeitura que faça o reparo das luminarias existentes no trevo de acesso ao centro de Ubatuba , que vai desde a estatua de homenagem ao caiçara até a frente do DENIT , ficando a entrada principal da cidade um verdadeiro breu , sei que nossos vereadores tem coisas mais importantes como monções etc, mais não custa nada indicar ao nosso Supeman que determine o imediato reparo, na própria prefeitura tem ótimos eletrecistas que acredito que em um dia colocam as luminárias para funcionar, fazendo assim o dinheiro publico ser gasto com responsabilidade.

Carlos Alberto G. Leite
Ubatuba, SP

Rio - Quem entrou nesta sexta-feira no Orkut já deve ter percebido algumas mudanças na rede de relacionamentos de maior sucesso entre os internautas brasileiros. A partir de agora, o usuário pode saber quais foram as últimas pessoas que visualizaram o seu perfil. Assim fica mais fácil descobrir se por acaso tem alguém vasculhando sua vida pelo Orkut.
Quem quiser, pode desabilitar o novo recurso "Visualizações de Perfil", modificando as Confirações da página. Mas é claro que a como "a curiosidade matou o gato", a maioria dos internautas deve continuar com o recurso ativado para monitorar quem anda circulando pelo seu Orkut.
Além disso, a página informa o número de visualizações do seu perfil desde fevereiro, na semana passada e ontem.
Essa parece ser a primeira da série de medidas de segurança prometidas pelo Google para garantir a segurança dos usuários, como foi informado no início do mês ao caderno Internet pelo diretor de engenharia da empresa, David Jeske.
A Google quer mostrar no Brasil como pode ajudar a organizar a sua vida e a da sua empresa
A formação eclética do jornalista e publicitário Alexandre Hohagen foi determinante para que, aos 37 anos, assumisse o cargo de diretor geral da Google no Brasil. Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA pela USP e especializações em gestão pelo IMD (International Institute for Management Development), da Suíça, este ex-diretor geral da HBO Brasil, executivos da ABN Amro, Boehringer Ingelheim, Dow Chemical e diretor de Recursos Humanos do Universo Online, diz estar vivendo o melhor momento de sua vida profissional. Esta entrevista foi realizada por telefone, com Hohagen a caminho do aeroporto de Cumbica, rumo a mais uma das muitas viagens, a trabalho, para o exterior.
Qual é a estrutura e qual a missão da Google no Brasil?
A estrutura atual inclui 30 pessoas em São Paulo e 15 pessoas da equipe de engenharia, em Belo Horizonte. O nosso grande desafio aqui é educar o mercado brasileiro, que tem um potencial enorme, e é um heavy user das ferramentas da Google, principalmente as de busca. Hoje 94% dos internautas brasileiros utilizam o Google como primeira ferramenta de busca. Eles deixam o portal, o site que estão acostumados a usar, para irem até o Google fazer a sua busca.
Em que vocês baseiam este número? Em dados do Ibope?
Não. Este índice é baseado em uma pesquisa independente que a Google contratou, ouvindo 620 pessoas no Brasil, um pouco antes de começar a operação no aqui, perguntando qual o buscador de preferência do internauta. A resposta era de múltipla escolha. E 94% colocaram o Google como primeira opção.
De qualquer forma, o Ibope Net Ratings, que só mede uso residencial de Internet, dá para gente um alcance de 86% entre todas as ferramentas de busca. O que é um índice fantástico para uma ferramenta que é divulgada no boca-a-boca e em mídia espontânea (reportagens), sem publicidade formal.
Google deixou de ser sinônimo de ferramenta de busca, não é? É certo afirmar que muito do teu trabalho é mostrar isso aos brasileiros?
Isso. Eu diria que nosso trabalho é dividido em duas partes. A primeira é fazer com que esses 94%, essa proporção de usuários, conheça também os produtos que a gente tem e que, de certa forma, agregam valor para a vida das pessoas e os neg[ocios das empresas. Esses produtos são divididos entre os de consumo, como o Google Earth, o Orkut, o Google Toolbar, e os de negócio, foco de atuação da Google no mundo todo, que são os links patrocinados, ainda pouco usados pelos brasileiros.
O negócio de links patrocinados também é dividido em duas partes: o AdSense, que é a colocação de anúncios nas páginas de conteúdo, e o AdWords, que é a página que você encontra quando faz uma busca.
A boa notícia, para nós, é a de que o uso de links patrocinados está crescendo a uma velocidade espantosa no Brasil, mas ainda tímida em relação ao mercado potencial. Se você considerar que o Brasil tem um universo de 5 milhões de empresas e que entre 30 a 35% delas já estão na Internet e podem fazer transações online, vamos encontrar um universo entre 1,5 milhão a 2 milhões de empresas, muitas delas de pequeno porte, que poderiam estar usando links patrocinados. E que estão em um país onde a população adota novas tecnologias com muita rapidez.
Qual dos dois tem mais a cara do mercado formado por pequenas e micro empresas, o AdSense ou o AdWord?
Os dois. Do ponto de vista de incremento do negócio eles se equivalem. É só o canal que muda.
Quanto o Google já tem deste mercado e qual é a meta para aumentar essa participação em um ano?
Tenho estes números, mas não posso te falar. Posso dizer que já temos uma fatia bastante significativa.
Você mencionou duas tarefas. Qual é a segunda?
Entender o que faz mais sentido para o Brasil, para priorizar o trabalho dos engenheiros envolvidos com o compromisso internacional da Google de nacionalizar todos os seus produtos nos países onde a empresa está estabelecida.
Significa que o Google News faz um grande sentido, já que foi o primeiro a ser "nacionalizado"?
É um produto que tem uma aceitação enorme. Ele é totalmente randômico e automatizado. Não existe nenhuma interferência humana. Nossos algoritmos varrem todos os sites de notícia que têm o conteúdo aberto, em um processo chamado metacrawling. Verificam quais foram os sites mais acessados que têm conteúdo diretamente relacionado à notícia que a gente tem no título e assim por diante. Muitas vezes, não necessariamente um jornal de grande circulação tem mais importância que um jornal de outro estado.
Existem alguns fatores tecnológicos que fazem com que o indexadores da Google entendam que a sua página é menos interessante para os usuários que as páginas de outro jornal. Por exemplo, se ela tem muito Flash, muito pop up, muita publicidade, o crawling entende que esta página é menos interessante que uma mais limpa, mais direta, com mais informação para o usuário. É mais ou menos assim que funciona.
Mas existem formas de você otimizar a página. Já há empresas especializadas em ajudar o editor a transformar a sua página em uma página mais fácil de ser buscada pelo metacrawling.
Logo assim que você assumiu a Google aqui disse que existiam alguns produtos que são a cara do Brasil. Que produtos são esses? O Google Earth e o Google Maps, por exemplo, ainda estão incompletos...
Já temos o Brasil todo mapeado no Google Earth. O que você não consegue ver são as indicações de localização no mapa. Mas isto é um bom exemplo do que já está sendo feito pela equipe de engenharia aqui. Os usuários brasileiros podem esperar ter no Brasil, em português, serviços exatamente iguais aos que estão disponíveis mundo afora. Como, por exemplo, localização de estabelecimentos comerciais no Google Maps.
Para matar a curiosidade do pequeno empresário, como é hoje o negócio de links patrocinados? A Google tem uma tabela de preços? Como o pequeno empresário contrata o serviço?
Não existe uma tabela de preços. E acho que isto é o bonito na Google. O pequeno empresário vai na página do serviço, abre uma conta ali, online e, a partir deste momento desenvolve sua campanha publicitária, em 15 minutos, através da ferramenta do AdWords.
Primeiro define as palavras-chave de acordo com o produto que quer vender. Uma floricultura, por exemplo, compra várias palavras (flores, casamento, namorada, orquídeas, rosas) que de alguma forma podem levar a uma intenção subliminar de compra do produto. Então, quando você digita na busca uma dessas palavras e é impactada por um link patrocinado, a possibilidade de você clicar nele para comprar ou pesquisar preço é muito grande. Se você clicar, o dono da floricultura paga o anúncio. Se não clicar, não paga.
O Adwords tem tmbém alguns recursos interessantes. Por exemplo: é o anunciante que define quanto quer pagar por mês, e até por dia. Quando chega no valor estipulado, o Google tira a publicidade do ar, automaticamente.
O valor é definido através de um leilão dinâmico. Se tiver um concorrente querendo estar em uma posição melhor, ele vai pagar um pouco a mais por aquele clique e vai concorrer pela posição.
A campanha é totalmente auto gerenciada. O cliente põe e tira do ar na hora que quer. Vamos supor que o florista tenha rosas amarelas encalhadas, que é o que ele precisa vender. Ele pode mudar toda a campanha para dar maior exposição para as rosas amarelas. Assim que o estoque for vendido, ele entra e troca a campanha de novo.
Então o valor da exposição é definido pela maior oferta?
Não é por exposição. É por clique. Se o florista tiver uma exposição de cinco milhões de páginas, mas ninguém clicar no link dele, ele não paga nada. Ele só paga se tiver resultado. A exposição é definida por uma ferramenta do Google que, com base no valor definido (R$ 100 ao dia) e da lista de palavras, determina quantos links você vai precisar ter para uma campamja de sucesso.
E a concorrência? O AdCenter, da Microsoft, assusta? É uma corrida para ver quem finca a bandeira primeiro?
Eu tenho dito que todos esses concorrentes são muito bem vindos, principalmente se nos ajudarem a educar esse mercado, tão grande e tão pouco explorado, para tirar proveito das ferramentas. Qualquer um que chegue aqui e nos ajude a crescer este mercado, e divulgar os produtos, é bem vindo.
Mudando de assunto, qual o papel da Akwan, além de nacionalizar os produtos? Vai desenvolver algo novo? Vocês pretendem comprar outras empresas no Brasil? Adquirir tecnologia?
Não. Agora o objetivo da Akwan é contratar as melhores cabeças do mercado para poder crescer o time aqui. A aquisição da Akwan aconteceu por ela ser, reconhecidamente, uma das melhores empresas de engenharia do mundo. O que nós vimos lá foi o capital humano. Ela é comandada pelo engenheiro professor Berthier Ribeiro-Neto, e ele tem um trabalho bastante importante para gente, daqui para frente.
Qual seria hoje o perfil dessas "melhores cabeças" que a Google está buscando no mercado brasileiro?
Pessoas com uma excelente formação acadêmica. A gente tem um ranking das universidades e escolas do Brasil e a gente determina o potencial da pessoa como um candidato ou não a partir da formação acadêmica. Esta é a primeira coisa.
Então freqüentar uma boa universidade conta?
Não só isso. É a formação como um todo. Uma experiência internacional, ter estuda lá fora, por exemplo, ajuda bastante. Mas a capacidade desta pessoa de trabalhar em equipe, ser colaborativa, já que na Google todos os processos são colaborativos, com decisões colegiadas, conta muito também. Se a pessoa tem necessidade de poder, de manter hierarquia, não tem algumas características que a gente busca.
Então eu diria que é esta combinação entre formação acadêmica e disposição para trabalhar em equipe e colocar a mão na massa.
E o Orkut? Afinal de contas, o escritório da Google no Brasil responde pelo Google e pelo Orkut no Brasil, ou não?
Não. Pelo Orkut não responde. O Orkut é um produto tecnológico, de engenharia, não comercializável. É o mesmo que você perguntar se eu respondo pela ferramenta de busca da Google. Não respondo. Ou pelo Google Earth. Também não. Cada produto tem um grupo de engenheiros designado para isto. A partir do momento que passam a ter uma viabilidade comercial nós começamos a trabalhar com eles aqui no Brasil.
O Orkut é um produto que está hospedado nos Estados Unidos. Toda a equipe que trabalha com ele está nos Estados Unidos. Não tem qualquer relação com o Brasil a não ser o fato de a maioria de seus usuários ser formada por brasileiros.
Mas você chegou a ser intimado pelo Ministério Público, compareceu, e disse que repassaria as demandas de controle de conteúdo ilegal para os Estados Unidos. Sabe dizer se o Ministério Público já foi atendido?
O Orkut é um produto que está hospedado nos Estados Unidos. Toda a equipe que trabalha com ele está nos Estados Unidos. Não tem qualquer relação com o Brasil, a não ser o fato de a maioria de seus usuários ser formada por brasileiros.
Todos os pedidos feitos pelo Ministério Público já foram passados para a equipe do Orkut nos Estados Unidos e eles estão trabalhando nisto. Posso dizer que estamos colaborando muito e será feito muito mais do que o Ministério Público esperava. Mas não posso dar detalhes. Nem sou a pessoa mais indicada para falar a respeito. (Conversei com David Jeske, Diretor de Engenharia do Google sobre as mudanças. Confira no Circuito).
Já existe um termo de adesão que fala o que é ou não é permitido, não existe?
Exatamente. È a mesma coisa que processar a prefeitura por uma pichação feita na praça. A responsabilidade é de quem pichou. A pessoa é responsabilizada diretamente. A responsabilidade pelo conteúdo é dos usuários.
Já tem gente dizendo que o Joga.com é um bom exemplo do esforço da Google para rentabilizar o Orkut? É fato?
Mais ou menos. Na verdade, é a mesma coisa que desenvolver um produto para outra empresa, usando a tecnologia do Orkut. Foi um licenciamento da plataforma. A Nike tinha uma necessidade: criar uma comunidade entre os apixonados por futebol A Google, a melhor ferramente de comunidades: o Orkut. O Joga não é o Orkut da Nike. É só o licenciamento da tecnologia para um cliente, otimizada udo da basea de todos os cadastrados Google..
Licenciamento de tecnologias pode ser um novo negócio para Google? Há outros casos como este?
Não. Não me lembro. Com o Google Earth o que a gente tem são algumas empresas que utilizam o software para criar os seus próprios produtos. A Coca-Cola utilizou o Google Earth para fazer uma promoção na Alemanha. Mas é diferente.

Esta mensagem foi enviada por Ozeias Amaro. Para ver o perfil de Ozeias, clique em: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5710716006572478233

Aqui, em Ubatuba, não cantam Sabiás?
Os “pios” de uma Sabiá Baiana
Turismo, desenvolvimento econômico & social
Praia do Forte 03 de julho de 2005 .
Desenvolvimento e Preservação – O desafio do agora ou nunca
Estamos diante de uma problemática atual no litoral norte : desenvolver a qualquer custo e preservar a natureza a qualquer custo . O problema ainda é que vem gerando facções: os que desenvolvem precisam dos ambientalistas para aprovarem os licenciamentos e os ambientalistas precisam trabalhar para sobreviver. Do ponto de vista biológico nada mais que sobrevivência da espécie nos grupos mencionados. O espaço é grande e as oportunidades nem tanto. Por isso que o pensar científico deve ser a mola mestra de todos estes projetos . Pensar em como sobreviver sem transformar os recursos naturais em mero refugo cultural.
Do ponto de vista econômico precisamos fazer as máquinas privadas e públicas funcionarem, com isto a engrenagem dá subsídios suficientes, além da conta, para multinacionais que nem sempre trazem o benefício completo às camadas populares . Há ainda uma mescla na cultura do capitalismo selvagem a qualquer custo onde vem mudando drasticamente as paisagens litorâneas que também são protegidas por lei. Se a lei atualmente é crescer emergencialmente, faz-se necessário uma recapitulação nos planejamentos para priorizar a criação de parques estaduais e municipais nos intervalos, se sobrar, entre os grandes empreendimentos que serão gerados. Podem ser projetados inúmeras áreas para o lazer natural onde convida quem vai se hospedar em hotéis de luxo e pousadas ou veranear nos incontáveis condomínios que serão construídos
Estas áreas se fossem chamadas como devem, “ áreas protegidas” , poderiam contrariar o contato econômico e natural . Por isso parques podem ser desenhados para atender todos os públicos nacionais e estrangeiros. Não falo os mini mundos criados nos resorts que tampam a vista de todos , criando um espaço privativo de quem se hospeda , eu falo também das comunidades que no entorno , ficam com corredores que dão acesso a praia e perdem suas áreas de contato com os recursos naturais.
Outra demanda necessária é a criação de uma reserva extrativista dentro da permissão da APA , onde pode incentivar a cultura popular da piaçava , onde é o maior , e já identificado, potencial e original fonte de renda para muitas comunidades . O que eles enfrentam é que ao extrair as palhas, muitas áreas de domínio público ou privado tem as proibido de extrair , fazendo que possa no futuro diminuir a demanda de artesanato que já virou renda garantida a vários moradores que se organizaram em associação .
O desafio do crescer tem seu preço e precisamos projetar agora em cenários georeferenciados o que será o litoral norte . Adotar políticas públicas de transformar definitivamente a Linha verde em estrada ecológica , com a recuperação de seus barrancos . Criar contra partidas que ajude mais as áreas de entorno e não a desertificação de barrancas de estradas, retirada de área e terra para terraplanagem. A geografia deste litoral é bem generosa com as pessoas , não precisa alisar tudo para construir , aproveite a paisagem e respeite o gradiente de impermeabilização do solo .
Outro ponto a discutir é o incentivo do Turismo de massa. Sabemos que é um interesse nacional, local, regional e estadual e terá um alto preço pois com variações no mercado dólar, petróleo e outros indicadores , fazem que flutuem sazonalmente . Nunca vimos em lugares turísticos um média de ocupação anual. Não tem turistas na baixa temporada! Mas a atividade precisa se desenvolver. Precisa-se planejar para desenvolver criando parques, direitos as comunidades, lucro, e outras necessidades de infra-estrutura necessárias. Sabemos que as prioridades entre fechar um bom negócio de milhões de dólares fala mais alto que preservar as restingas e dunas e florestas. Sem estes ecossistemas assegurados teremos uma mudança climática regional que aquecerá a temperatura não garantindo um fluxo contínuo de chuvas na região e prejudicando a demanda de água , as estações do ano e o turismo .
Podemos também observar processos de favelização em áreas de entorno porque esquecemos de priorizar o contato econômico com as comunidades , já vimos os esgotamentos sanitários abastecendo apenas as estruturas de resorts e cidades ondes eles foram construídos , já vimos a falta de capacitação em meio ambiente para todas as regiões , já vimos os empresários gastarem mais dinheiro com multas do que recuperar o ambiente ou alavancar projetos sociais, já vimos muitos passivos ambientais e poucos ativos propriamente ditos . Sem falar que muitos lugares não tem uma política pública de controle da construção, ou ao longo dos anos , a lei de uso e ocupação não passará de um papel obsoleto.
O acerto econômico do gerar emprego é realmente plausível, mas não adianta criar o trabalho semi escravo de 60 a 70 horas semanais e as controladorias dos empreendimentos terem suas horas extras extrapolando orçamentos . Gerar empregos é ensinar a ter qualidade de vida também e este é outra condição a não ser valorizada.
Os treinamentos e capacitações na região não funcionam mais, muitas dão oportunidade apenas em empresas que a desenvolvem faltando para o resto da população. Os moradores estão disponíveis a compartilhar os benefícios do turismo e não querem mais saber de pagar os custos culturais e ambientais e logicamente sociais.
Penso que não só Centros de Convivência Social ou Parques Naturais resolvam , mas resolveria também que a política de fazer parcerias com multinacionais que não escravizem nosso sistema do jeito que eles querem , começando com o adensamento de construções que destoam da realidade paisagística da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte . Está na hora de pautar mais as ações práticas do Ecoturismo ao invés do turismo de massa.
O que importa conhecer > As estradas parques são áreas onde a natureza é especialmente protegida, tendo em vista assegurar a apreciação da paisagem pelas pessoas que por ali trafegam em veículos ou passam a pé. Contudo, uma estrada parque pode ser considerada como uma iniciativa de forte caráter ambientalista. Pode ser considerada como uma valiosa espinha dorsal que percorre unidades de conservação previstas em lei, inserindo a presença humana numa área natural de maneira compatível com a proteção à natureza e com a finalidade educativa.

Carla Sabiá
Praia do Forte, Bahia-Brasil
pratical@terra.com.br

O cerne da questão - Estou ficando famoso. A região deve estar pensando que sou “caseiro” e que possuo todos os segredos da casa dos prazeres. A Prefeitura, usando da estrutura que deveria servir aos interesses da comunidade e produzir serviços de qualidade, mandou para toda a imprensa regional (virtual, falada e escrita), rol de inverdades, difamações e calúnias sobre minha pessoa. Até agora não consegui entender qual o interesse de um morador de S. J. dos Campos, Taubaté, Jacareí, São Sebastião etc. etc., com a minha pessoa. Ilustre desconhecido fora do âmbito do município de Ubatuba. Na avaliação de dois órgãos regionais de imprensa, essa publicação da Prefeitura, desmoraliza o município e qualifica negativamente os ocupantes da Prefeitura. Adjetivos pesados foram usados, por repórteres, para qualificar a ação da Prefeitura e de seus representantes de imprensa.
O professor e diretor de escola aposentado, Ex-Secretário de Educação do Município de Ubatuba, nas administrações, Andrade Henrique dos Santos (janeiro a maio de 2000) e Paulo Ramos de Oliveira (1° de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004), Corsino Aliste Mezquita, não tem consciência de ter praticado, por ação e ou omissão, quaisquer ilícito administrativo, pelo qual possa ser processado.Conseqüentemente espera com tranqüilidade o veredicto, da Justiça, caso a Prefeitura entre com alguma ação, como já o fez, leviana e maldosamente, em duas oportunidades. Nas duas fomos bem sucedidos e inocentados de culpa e ou delitos.Curiosamente, a petição, de um deles, foi assinada pelo atual Secretário de Assuntos Jurídicos. Oportunamente os comentaremos com detalhes.
O cerne de todo esse frisson, nervosismo e suposto descontrole, de alguns dos ocupantes do poder, não está no fato do signatário, deste esclarecimento, ter praticado ou não algum delito. Tivesse praticado algum delito teriam nos processado em janeiro de 2005. Aliás seria obrigação de fazê-lo. Porque só agora encontraram falhas como “Casanga”, (comunicada, verbalmente, à sucessora) e “Acerola em pó” (contrato assinado pelo Sr. Prefeito). Supostamente, o que se pretende, é desviar a atenção, dos números e assuntos, a seguir, novamente, comentados.
MERENDA ESCOLAR - Como é do conhecimento de toda a comunidade de Ubatuba, a “MERENDA ESCOLAR”, no período 2001 – 2004 era farta, variada, diversificada, gostosa e, como tal, foi premiada como uma das melhores do Brasil. O prato servido não ultrapassou os 0,35 (trinta e cinco centavos). Nos quatro anos (inclusa a Acerola em Pó) foram investidos em merenda, aproximadamente, R$ 4.700.000,00 (Quatro milhões e setecentos mil reais). Repito que foram quatro anos de fartura.
Este ano a merenda terceirizada, para a empresa VERDURAMA, tem um custo de:
Alunos de Pré-Escola, Ensino Fundamental e Médio R$ 1,27 (um real e vinte e sete centavos aluno dia).
Alunos de Creche R$ 4,88 (quatro reais e oitenta e oito centavos aluno dia).
Os gastos com merenda, para este ano, foram orçados em R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) e com possibilidades de suplementação. Importância superior aos quatro anos da administração anterior. São números para simples comparação. Não estou atribuindo delitos. Respeito à Constituição Federal que disse: “Ninguém será considerado culpado até trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.(Art. 5° LVII). Os ocupantes do poder local poderiam refletir sobre esse princípio.
CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS - Na administração anterior foram construídas nove escolas totalmente novas e duas foram entregues, para a atual administração, em fase final de acabamento e contrato em andamento. Em nenhuma delas o m² de área coberta superou R$ 500,00 (quinhentos reais).
Olhando o contratado para a EM Horto Figueira R$ 1.282.174,93 (um milhão e duzentos oitenta e dois mil reais e noventa e três centavos) constatei que o m² de área coberta supera os R$ 1.100,00 (mil e cem reais).
Prestando atenção à placa da EM do Bairro do Ipiranguinha o valor contratado é R$ 2.539.880,19 (dois milhões e quinhentos e trinta e nove mil e oitocentos e oitenta reais e dezenove centavos). O custo do m² é equivalente ao da escola anterior.
Já a reforma da EMEI CENTRO, prédio acanhado que não possui 600 m² de área construída, está contratada por R$ 692.408,42 (seiscentos e noventa e dois mil e quatrocentos e oito reais e quarenta e dois centavos). É reforma.
Não cabe a este cidadão atribuir delitos a ninguém. Entretanto é dever de cidadania colocar os conhecimentos a serviço da comunidade e sugerir, aos órgãos competentes, comparar e fiscalizar.
Oportunamente esclareceremos, uma por uma, todas as calúnias e inverdades que nos foram atribuídas pelos ocupantes da Prefeitura Municipal de Ubatuba. A sociedade precisa saber da verdade. Só a verdade nos livrará dos efeitos da suposta maldição de Cunhambebe.

Corsino Aliste Mezquita
ex-secretário de Educação de Ubatuba

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Fome - Fuçada

Praia da Fome
©Fuçada

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor