Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 26 de Abril de 2006 - Nº 1510 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
UNITAU exibe obras artísticas de funcionários

Caraguatatuba
Atletas UNIMÓDULO mostram habilidade na Prova Pedestre Aniversário de Caraguá
Sucesso na 1ª Figh Kyoei Karatê de Contato em Caraguá
Módulo comemora 31 anos e presenteia alunos com área de convivência
Vereador Juarez Pardim homenageia Gerente do Tebar
Campeonato de Vela também fez parte do aniversário de Caraguá
Caraguá sedia a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
Moradores do Massaguaçu recebem iluminação e Praça de eventos

Ilhabela
-

São Sebastião
Vereador de S. Sebastião é preso ao tentar extorquir empresário
Advogada faz pedido para revogar prisão
Peneira de futebol de campo definirá equipe para os Jogos Regionais
Secretarias de Saúde do LN realizam palestras sobre dengue hemorrágica
Aluno sebastianense representa o LN em Conferência Nacional em Brasília


Ubatuba
Frans Krajcberg lança livro em Ubatuba
Parceria traz o Programa 'Alimente-se bem com R$ 1,00' para Ubatuba
Audiência pública elabora propostas para definir orçamento de 2007
Errata
Dia do Índio inspira exposição de alunos da FUNDAC
Ubatuba está em terceiro na Livovali
AME UBATUBA(ASSOCIAÇÃO MASTER DE ESPORTES AQUÁTICOS DE UBATUBA)- AGRADECIMENTOS
Gaúcho que percorre o país pedalando passa por Ubatuba
Museu do Surfe aceita doações para o acervo
Atenção Estudantes


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU exibe obras artísticas de funcionários

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, nesta semana, uma mostra de artes para divulgar o potencial artístico de seus funcionários. A exposição será de 26 a 29 de abril, das 9h às 21h, na sede da Fundação Musical Artística e Cultural da UNITAU. Na mostra, diversos trabalhos ligados às artes plásticas, dentre quadros, esculturas e entalhes em madeira e pedra e artigos de crochê serão expostos ao público. "O objetivo é mostrar os artistas que temos dentro da UNITAU", afirma o idealizador e coordenador da mostra prof. Antônio Ebram Júnior.
Além das obras dos professores e funcionários, o evento inclui uma série de apresentações culturais. No primeiro dia haverá a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da UNITAU. No dia 27, o Coral da Fundação, formado por 50 componentes, entre alunos, funcionários e amigos da Universidade, será a grande atração. No dia 28, 18 alunos bolsistas do grupo de dança da Fundação Musical, se apresentarão para o público. O Grupo de Teatro, formado por alunos bolsistas e voluntários, se apresentará no dia 29 para encerrar a mostra. Todos os dias haverá declamações de poesias de textos escritos pelos próprios funcionários e apresentações musicais.
No segundo semestre, será realizada uma exposição com os trabalhos dos alunos da Universidade com o mesmo objetivo desta primeira mostra.
A sede da Fundação Musical fica na rua Expedicionário Ernesto Pereira, 140, Centro de Taubaté
Os grupos que compõem a Fundação Musical
Fundação Musical - A Fundação Musical Artística e Cultural da Universidade de Taubaté foi criada há 28 anos para oferecer suporte à arte e a cultura. Atualmente, ela é mantida com recursos da UNITAU e possui o apoio da Administração Superior.
Orquestra Sinfônica - A Orquestra sinfônica de cordas da UNITAU é composta por 18 pessoas e foi criada em 1978 para levar a expressão artística de nossa terra a diversos pontos do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo sempre reconhecida como grande contribuição da Universidade de Taubaté à divulgação da música erudita. É importante ressaltar que a Orquestra Sinfônica da Universidade é a única em atividade no Vale do Paraíba.
Orquestra Cameramúsica - A Orquestra Cameramúsica, conjunto camerístico derivado da Orquestra Sinfônica, foi criada para dar maior versatilidade à divulgação da arte musical, uma vez que se adapta a ambientes menores. A Cameramúsica acumula mais de quinhentas apresentações em diversas cidades do Estado de São Paulo. Dada a sua versatilidade, a Orquestra tem conseguido atingir os mais diversos públicos, e assim podemos levar a arte a igrejas, escolas e até shopping centers.
O repertório da Orquestra Cameramúsica atende ao mais variado público, visto que vai do clássico ao moderno e popular. O conjunto Cameramúsica já gravou um CD, em 1997, e para comemorar os vinte anos de Orquestra, fez editar um álbum, em 1998, no qual divulgou a história da Orquestra desde a sua criação, inclusive com o parecer de todos os Reitores até aquela data. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Atletas UNIMÓDULO mostram habilidade na Prova Pedestre Aniversário de Caraguá

Caraguatatuba - Os atletas Ilhabelenses João Alves de Araújo e Deissomar Ferreira Santos foram destaques na Prova Pedestre Aniversário de Caraguá, promovida pela Secretaria de Esportes e Recreação, na semana das comemorações. A Prova teve a participação de aproximadamente 200 atletas de municípios da Região, entre eles São José dos Campos, Cruzeiro, Aparecida, Caçapava, Taubaté, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguá.
João Alves foi o campeão na categoria Veteranos e 11º colocado na classificação geral. Já Deissomar Ferreira Santos foi o 9º colocado na categoria Adulto e 18º na geral, ambos no percurso de 8 km.
Os atletas, que contam com o apoio do Programa Bolsa Esporte UNIMÓDULO, iniciaram um trabalho voluntário na Escola Barra Velha, em Ilhabela, incentivando e treinando garotos com potencial para o atletismo.
Alguns deles participaram da prova de Aniversário de Caraguatatuba, em percursos de 2km e 8km. "Observamos que havia na escola uma garotada com habilidade para o atletismo, por isso estamos treinando um grupo de 6 garotos na faixa etária de 14 a 16 anos. Eles começaram a treinar ha três semanas e já estão bem motivados, principalmente porque receberam apoio do presidente da Câmara e do vereador de Ilhabela Joadir Capucho. Talento não falta para esses garotos, só precisam de um patrocinador para que possam competir", declara João Alves.
Segundo João Alves, a maioria dos participantes estava bem preparada para a prova, mas a maior dificuldade mesmo foi o forte calor. "Desde o início da prova, por volta das 10 horas, o sol já anunciava as dificuldades que teríamos de enfrentar, mas não faltou garra para os atletas".
As três primeiras colocações ficaram com Jesus, de Ubatuba, em primeiro; Gilmar, de São Sebastião, em segundo; e Evaldo, de Ilhabela, em terceiro. (Fonte: Módulo)

Sucesso na 1ª Figh Kyoei Karatê de Contato em Caraguá

Caraguatatuba - Atletas de karatê de Caraguá foram destaque na 1ª Figh Kyoei Karatê de Contato, organizado pelo sensei Jose Ribeiro, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Esportes e Recreação do município. A prova foi supervisionada pela Federação Paulista de Karatê Kyoei e aconteceu no CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), durante as comemorações de aniversário.
No ginásio lotado, o público vibrou com a excelente performance dos atletas caraguatatubenses e convidados. Nesta etapa participaram cerce de 140 atletas, vindos das cidades de Guararema, Cosmópolis, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, São Paulo, Atibaia, Embu-Guaçu e os de Caraguá.
As meninas caraguatatubenses deram show. A atleta do Programa Bolsa Esporte UNIMÓDULO, Thais de Oliveira, foi um dos destaques, conquistando o título de campeã do Kata Absoluto. Na mesma categoria as atletas caraguatatubenses Amanda Domingues foi a vice-campeã e Luciene Rocha, a terceira colocada.
No Absoluto Kumitê, a atleta Ana Claudia Andrade foi a campeã e Thais de Oliveira (UNIMÓDULO) ficou com a terceira colocação. Na Mirim Feminino I, Priscila Ribeiro foi a campeã, Samantha foi a vice, e Nayara, terceira colocada. Já na categoria Mirim Feminino, os destaques foram para Larissa, segundo lugar e Bianca, em terceiro. Na categoria Infanto 12 e 13, mais uma campeã, Thais Carolina Alves. E na Infanto 14 e 15, mais uma campeã, desta vez Luidimara Dias e a vice Pamela.
Caraguá também teve campeões nas categorias masculinas. Na Infanto 14 e 15, Klinger Leite venceu e Everton Douglas ficou em terceiro lugar. Na Marrom e Preta 75Kg, Rodrigo Barros foi o vice, e na 80kg, Roberval Dias foi também vice. Na Iniciante Leve Adulto, Paulo Sergio foi o terceiro colocado. Na Luta Desafio, Caraguá se destacou com Flavio Nishiama Filho, campeão após ter nocauteado José Valmir.
Segundo o técnico, José Ribeiro Ossu, os atletas de Caraguá não mediram esforços para tornar tudo isso possível. "Cada passo, cada suor, cada batalha foi absolutamente deles. Gostaria que todos sentissem o que estou sentindo, a satisfação pela vitória em realizar este evento com tanto sucesso no final", disse.
A atleta Thais de Oliveira atribui o sucesso ao técnico. "Agradeço a ele por sua dedicação e por acreditar em cada um de nós, sempre incentivando toda a equipe. Agradeço, também, à forca dos patrocinadores e daqueles que torceram por nós". (Fonte: Módulo)

Módulo comemora 31 anos e presenteia alunos com área de convivência

Caraguatatuba - No dia 14 de abril o Módulo (Colégio e Centro Universitário) completou 31 anos e, em comemoração à data, um novo espaço da Instituição foi inaugurado.
Em um clima de confraternização e contentamento, uma grande festa, no próprio Módulo, foi oferecida aos alunos, funcionários e professores, que inauguraram a Área de Convivência.
Criada para oferecer maior conforto aos alunos, em uma área de 1.700 m2, o espaço recebeu obras de revitalização e implantação de praças, paisagismo e nova iluminação.
A aluna Clara D. Macedo, do Ensino Fundamental, elogiou a iniciativa. “O Colégio ficou mais fresco e mais calmo com este novo espaço. Podemos estudar no jardim, que fica ao lado da biblioteca; o local é ideal para ficar lendo, conversando, descansando ou, até mesmo, fazendo uma caminhada”, comentou a aluna.
Páscoa Solidária - No dia do evento em comemoração ao aniversário de 31 anos, os estudantes do Colégio Anglo Módulo também festejaram a Páscoa, e, como sempre, com muita solidariedade.
Este ano, novamente, alunos do Ensino Fundamental e Médio visitaram o Asilo Santo Antonio, levando carinho e atenção aos idosos. Alunos e professores ofereceram um café da manhã especial aos idosos e também presentearam os velhinhos com a entrega dos ovos de chocolate no período da tarde.
Para a aluna Vitória Isis, do quinto ano do Ensino Fundamental, foi importante ter levado alegria para os idosos na Páscoa. “Gostei muito porque os idosos ficaram muito felizes. Esta foi a terceira vez que participei da Páscoa Solidária com o Módulo e, este ano, foi ainda mais especial pois ajudamos a preparar o café da manhã que servimos aos velhinhos. Foi muito legal”, disse. (Fonte: Módulo)

Vereador Juarez Pardim homenageia Gerente do Tebar

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente da Câmara Municipal de Caraguá, preparou uma Moção de Congratulações para o Sr. Geraldo Marfute, Gerente do TEBAR - Terminal Marítimo Almirante Barroso, da Petrobras, com sede em São Sebastião.
Nascido na cidade de Castro, no Paraná o Sr. Geraldo se formou em Engenharia Elétrica em 1977 e fez Pós Graduação em Direção de Empresas em 1998, este profissional exemplar tem uma carreira de sucesso entrou na Petrobras em 1979 como “Engenheiro de Equipamentos I”, e hoje ocupa o cargo de “Engenheiro Sênior”. Pela competência e por toda experiência adquirida dentro da Petrobras – A Empresa Orgulho do País – em 2004 o Sr. Geraldo Marfute foi nomeado Gerente Geral do TEBAR – Terminal Marítimo Almirante Barroso, em São Sebastião.
Juarez Pardim fala do Sr. Geraldo Marfute “Esta Moção de Congratulações tem por objetivo homenagear o excelente trabalho prestado pelo Sr. Geral Marfute no TEBAR. Não poderíamos deixar de reconhecer o trabalho desse, que é o maior representante da TRANSPETRO em nossa região. Um homem digno, profissional exemplar, com uma carreira de sucesso, ele é querido pelos funcionários, políticos e pela população dos locais por onde passou e muito querido por nós aqui de Caraguá também. Parabéns ao Geraldo e que ele continue trilhando este caminho de sucesso na vida, na Petrobras e na Transpetro”. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato de Vela também fez parte do aniversário de Caraguá
A etapa realizada em Caraguá foi válida para a 2ª etapa do 6º Circuito de Vela de Monotipos do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Caraguatatuba - A praia da Tabatinga foi palco da 5ª Regata de Monotipos “Cidade de Caraguatatuba”, uma das atrações em comemoração ao aniversário de 149 anos do município, realizada nos dias 22 e 23, sábado e domingo respectivamente, válida pela segunda etapa do 6º Circuito de Vela Monotipos do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Com a realização do Grêmio Caravela e apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) foram disputadas quatro regatas, “todas as competições foram em circuito barla-sota, sendo que o vento variou muito, o que fez com que as regatas fossem muitas técnicas, exigindo bastante dos atletas com as mudanças e incidência de vento”, disse Cláudio Ramires, presidente do Grêmio Caravela .
Estiveram presentes nesta etapa atletas das cidades de São Sebastião, Paraibuna, São José dos Campos, São Paulo, Campinas, Ubatuba e Caraguá. “Sentimos falta dos atletas de Ilhabela”, completou Ramires.
Os destaques foram na categoria Laser Standard. O velejador Arthur Chaves, de S.Jose dos Campos, foi o campeão em uma disputa acirrada; o 2º lugar ficou com o atleta Marlon Cândido de Ubatuba e o 3º com o também joseense Gerhard Hans Peter Meyer. Na classe Holder A, da 1ª a terceira posição foram conquistadas por velejadores da cidade. Alexandre Martinho foi o 1º; Felipe Johns Ramirez foi o 2º e Paulo César de Oliveira ficou com o 3º lugar. “Esse resultado mostra como que nossos velejadores estão se preparando muito bem para o Campeonato Brasileiro, que será realizado no mês de junho em São Sebastião” enfatizou o presidente do Grêmio Caravela.
Na Classe Optimist, Patrick Fernandes de Caraguatatuba, com apenas 12 anos, sagrou-se campeão, resultado já obtido em Paraibuna. Na Laser 4.7, Lucas Carranca de São Sebastião foi o vencedor; na Dingue, Emerson Scuro de Paraibuna sagrou-se campeoão; na Holder B, a vitória foi de Pedro Paulo Silva de São Sebastião; Daniel de Mello de Caraguá foi o 2º e Marcus Vinícius S. Silva de também sebastianense ficou em 3º e na Holder Iniciante, Roberto Paes Júnior também de São Sebastião venceu a categoria; José Andrade Pires, de Caraguá conquistou o 2º e o sebastianense Pedro Luis Leopoldini, ficou com o 3º lugar.
Todos os vencedores foram premiados com troféus e medalhas.
Mais infomações no site www.gremiocaravela.com.br  (Fonte: PMC)

Caraguá sedia a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
Os atletas de Caraguá iniciam treinamentos visando a 2ª etapa da Seletiva do Campeonato Mundial, que acontece na cidade de Brusque, em Santa Catarina, nos dias 20 e 21 de Maio em busca de uma vaga no Mundial, que será em São Paulo entre os dias 22 e 30 de julho

Caraguatatuba - A Pista Ton Ferreira, localizada no bairro Indaiá em Caraguatatuba, foi o palco da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross 2006 no dia 23, domingo. O evento também fez parte das comemorações do aniversário da cidade. Realizado pelo Caraguá BMX Clube, Federação Paulista de Bicicross e Confederação Brasileira de Ciclismo a competição teve o apoio da Prefeitura por meio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação).
O campeonato contou com a participação de cerca 420 pilotos e pilotas vindos de 25 cidades do todo o estado de São Paulo, além de bikers dos estados de Santa Catarina e Minas Gerais.
O Caraguá BMX Clube conquistou um importante resultado, que fez com que o Clube se mantivesse na 6ª colocação no ranking geral do campeonato. No total foram 24 clubes que brigam pelo título. “Com os resultados obtidos em casa, o clube diminuiu a vantagem perante aos clubes de Jacareí e Cosmópolis, 5º e 4º colocados respectivamente, para apenas 12 pontos”, disse Wellington Dalprat, presidente do Caraguá BMX Clube.
Os destaques individuais de Caraguá ficaram com os pilotos Neylor Felipe, campeão da categoria 15/16 novatos; Lucas Prezeres, patrocinado pela J.Bike, Big Box e Caraguatá, conquistou o 2º lugar na expert 6 anos; Juliana Cruz, que tem o apoio da loja Rei das Calhas ficou com o 3º lugar na 9/10 Girls e Celso Bulgarelli com apoio do América Garage conquistou o 3º lugar na 17/24 cruizer. Bulgarelli também compete na categoria Júnior Man, aspirante a profissional e obteve a 4ª colocação.
Outros pilotos da cidade também disputaram a final em suas categorias. Fábio Almeida foi o 5º na categoria 8 expert; Matheus Prazeres (J Bike, Big Box, Unimódulo) foi o 6º também na 8 expert; Renye Oliveira (Mônaco, Proshock, Circuit) ficou em 5º na 10 expert; Rodolfo Corrêa foi o 8º na 12 expert; Evandro Castilho ficou em 7º na 15 expert; Paulo Carvalho foi o 8º na 17/24 cruizer; Beatriz Almeida ficou em 4º na 11/12 Girls e Tacianne Alves (Pit Stop, Big Rodas) foi a 4ª na 13/14 Girls.
De acordo com Dalprat, os pilotos de Caraguá iniciam os treinamentos visando a 2ª etapa da Seletiva do Campeonato Mundial, que acontece na cidade de Brusque, Estado de Santa Catarina, nos dias 20 e 21 de Maio. “A nossa equipe levará 7 pilotos, onde, 4 bikers estão com vagas garantidas, os outros 3 ainda mantém grandes chances de serem classificados para o Mundial, que será disputado no Brasil entre os dias 22 e 30 de Julho, em São Paulo. Para este evento, estão sendo aguardados 3.500 pilotos de 42 países”, concluiu.
Dalprat acrescentou que, “o Caraguá BMX Clube tem orgulho de representar Caraguá em um evento desta importância. São poucas as modalidades esportivas que classificam 1 atleta para o mundial aqui no município e, nós vamos levar 7 competidores. Isso é muito gratificante, pois os frutos de um trabalho bem direcionado na escolinha de Bicicross estão sendo colhidos.”
Ele completou “estamos fazendo a nossa parte onde, além de formar grandes atletas, estamos formando grandes cidadãos, e o apoio que é nos dado pela Secretaria de Esportes e Recreação é de total importância para que todo o trabalho dê certo, e esse evento mostrou a todos da seriedade desse trabalho”. Finalizou Dalprat. (Fonte: PMC)

Moradores do Massaguaçu recebem iluminação e Praça de eventos
A inaugiração aconteceu dentro das comemorações do aniversário de 149 anos de emancipação política-adminsitrativa do município

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Massaguaçu em Caraguatatuba têm muito o que comemorar. Eles receberam a Praça de Eventos “José Marcos de Melo” e a iluminação da rua Herman Pereira Faria garantindo mais segurança e lazer para a comunidade.
A entrega foi feita pelo prefeito José Pereira de Aguilar no último dia 20, quinta-feira, dentro das comemorações do aniversário de 149 anos do município e contou com a presença de autoridades como a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar; dos vereadores municipais, do vereador de São Sebastião, Marcos Leopoldino, do Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá, dos secretários municipais, da família do homenageado, autoridades locais e a comunidade.
Antes de entregar a praça aos moradores, a viuva do Herman, nome da rua que recebeu iluminação, acionou a chave que iluminou todo o local. Em seguida o prefeito entregou uma réplica da placa inaugural para a família de José Marcos dando continuidade. A cerimônia seguiu com a leitura do decreto que tem como parte a biografia do homenageado.
Na ocasião Aguilar falou da satisfação em ver pessoas aproveitando o espaço como por exemplo crianças andando de skate. “Vamos melhorar este espaço, vou pedir autorização para o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) para que seja construida uma pista de skate e proporcionar mais lazer principalmente às crianças”, disse.
O prefeito acrescentou que até o mês de junho será inaugurada no bairro uma quadra coberta com vestiário e arquibancada.
A cerimônia de inauguração foi encerrada com o descerramento da placa inaugural. (Fonte: PMC)

Caraguá é bem representada e Pindamonhangaba
O forte calor que fazia no dia da prova foi um dos fatores que prejudicou o bom desempenho dos atletas caraguatatubenses. Os bikes lutam para garantir uma boa posição no ranking final

Caraguatatuba - Dezesseis Bikers de Caraguatatuba estiveram presentes na 5ª etapa do Campeonato Valeparaibano de ciclismo, que aconteceu no último domingo, 23, em Pidamonhangada e obtiveram ótimos resultados.
Com o apoio da loja J-Bike, Madeireira Botorussu, Studio Personal Academia, Linha verde Informática, Radio Caraguá FM e Secretaria de Esportes e Recreação, os atletas caraguatatubenses enfrentaram cerca de 300 competidores do Litoral Norte e Vale do Paraíba em uma disputa acirrada.
Na categoria Sênior A João Carlos ficou com o 4° lugar. Na Feminino Elite, Sandra Domiciano ficou em 4° seguida por Claudete de Vita, em 5°. Na Juvenil Feminina, Tamires Porazza conquistou o 1° lugar e Caroline Rodrigues o 2°. Na categoria Sub-23, Jefferson Bonifácio ficou com a 5ª colocação e na Sub-30, José Joaquim ficou em 5° e Sérgio Minato em 8° lugar.
O circuito tinha cerca de 2.000 metros com uma longa subida. De acordo com os atletas muitos competidores abandonaram a prova. “O forte calor que fazia no dia da competição foi outro fator que prejudicou o desempenho dos bikes e os atletas mais preparados se destacaram na corrida. Nas próximas etapas todos os atletas do município irão lutar para consquistar uma boa posição no ranking final”, disse Sério Minato, atleta de Caraguá. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vereador de S. Sebastião é preso ao tentar extorquir empresário
Polícia flagra político acusado de pedir propina de R$ 10 mil para dono de pedreira

São Sebastião - O vereador de São Sebastião Marcelo Mattos (PMDB), 34 anos, foi preso ontem a tarde em flagrante por crime de concussão (exigir vantagem no exercício de cargo público). Além da perda do cargo, Mattos poderá pegar de 2 a 8 anos de reclusão, caso venha a ser condenado pelo crime.
Mattos, que é 1º secretário da Câmara, foi preso juntamente dois assessores: Gilvan José da Silva e José Antônio Ferreira Filho, após receber R$ 10 mil do empresário Kramer Caldeira, 49 anos, um dos proprietários da Pedreira Krafter, do bairro São Francisco.
Os dois assessores também foram indiciados pela extorsão.
Mattos cumpre o primeiro mandato. Ele foi eleito com 608 votos e tem base no meio evangélico. Como vereador recebe R$ 3.800 mensais.
O CRIME- Segundo o empresário, os assessores de Mattos o procuraram anteontem alegando que o vereador pretendia protocolar um requerimento na Câmara cobrando informações da prefeitura sobre a situação fiscal e documental da pedreira.
Para 'evitar' o requerimento, Caldeira teria que pagar R$ 15 mil ao vereador.
O empresário disse que a sua firma existe há 38 anos e está totalmente regularizada. Ele disse que o episódio é 'uma grande vergonha para o município' e levou o caso ao conhecimento da Polícia Civil.
"Moro há muitos anos na cidade. Aqui pretendo criar meus filhos e meus netos. Vejo como um absurdo um vereador eleito pelo povo achacar empresários ou comerciantes", disse.
Ontem, os assessores entraram em contato com o empresário e ele disse que não tinha os R$ 15 mil de propina. Ficou combinado então que Caldeira pagaria R$ 10 mil para evitar que Mattos apresentasse o requerimento à Câmara.
Segundo ele, teria ficado acertado que o dinheiro seria entregue somente ao vereador. Caldeira disse que os assessores se recusaram a receber o dinheiro no escritório da pedreira, temendo que houvesse gravação em vídeo do pagamento.
O dinheiro foi entregue ao vereador na casa do empresário.
PRISÃO- Orientado pela polícia, Caldeira fez cópias de todas as notas. Às 15h15 de ontem, quando Mattos e os dois assessores recebiam o dinheiro na casa do empresário, eles foram presos em flagrante pelo delegado Hugo Pereira de Castro.
Algemados, os três foram encaminhados a sede da Delegacia Seccional de São Sebastião, onde o delegado Odair Bruzos elaborou o flagrante. Os advogados de Mattos tentavam durante a tarde de ontem o relaxamento de sua prisão com o pagamento de fiança.
Na sessão de ontem da Câmara, o clima foi de constrangimento total. A vereadora Solange Ramos (PV) substituiu Mattos na mesa diretora. (Fonte: ValeParaibano)

Advogada faz pedido para revogar prisão

São Sebastião - O vereador Marcelo Mattos não foi localizado para comentar o assunto. Ele permaneceu durante a tarde e noite detido na Delegacia Seccional, sem atender seu telefone celular.
A advogada Petula Kinape Emmerich, chamada pelo vereador para assessorá-lo durante os depoimentos, afirmou que Mattos nega qualquer prática de extorsão. Petula afirmou ainda que tentaria revogar a prisão de Mattos. Ela não soube adiantar qual medida jurídica seria tomada para que Mattos pudesse responder ao crime em liberdade.
A delegada seccional de São Sebastião, Elaine Biasolli, disse ontem à noite que 'dificilmente' a prisão de Mattos seria relaxada diante das provas obtidas pela polícia. "É uma decisão que cabe ao juiz da comarca", disse.
Segundo Elaine, Mattos seria removido para a cadeia de Ilhabela, pelo fato de exercer cargo de vereador e ter direito a prisão especial. O chefe de gabinete Gilvan José da Silva e o assessor José Antônio Ferreira Filho, permanecerão presos na cadeia da cidade até o julgamento.
 (Fonte: ValeParaibano)

Peneira de futebol de campo definirá equipe para os Jogos Regionais

São Sebastião - Mais de 70 adolescentes disputaram durante este final de semana uma vaga na seletiva que formará a equipe de futebol de campo que competirá nos 50º Jogos Regionais.
A Secretaria de Esportes realizou três peneiras, uma em cada região da cidade: Costa Sul, Centro e Costa Norte em horários e locais diferentes.
Segundo o técnico Aurinho, a seletiva é uma forma de dar oportunidade a todos os atletas da cidade. “Selecionamos 10 jovens por região durante um amistoso, para saber realmente quem joga melhor”.
O técnico conta que se surpreendeu com os atletas da Costa Sul. “Eles têm muita força de vontade e jogam bem”, concluiu.
Para um dos atletas escolhidos, Erick Alex Martins de Souza, 18, a seletiva abriu muitas oportunidades. “Já representei a cidade em três Regionais, mas com a seletiva se torna mais competitivo e a gente se esforça mais”.
Os jovens escolhidos terão total respaldo da Seesp para participarem dos treinos no “Centro de Atividade Física e Treinamento de Atletas”, além de apoio técnico, vale transporte e lanche.
Os atletas selecionados na peneira, ainda passarão por testes físicos e apenas na próxima semana serão definidos os 25 que formarão a equipe. (Fonte: PMSS)

Secretarias de Saúde do LN realizam palestras sobre dengue hemorrágica

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião (Sesau) promoveu nessa terça-feira, dia 25, na Videoteca Municipal, uma palestra sobre a Dengue Hemorrágica com profissionais da saúde de Prontos Socorros, Hospitais e PSF’s de São Sebastião e Ilhabela.
De acordo com a Sesau, a idéia de reunir médicos da rede pública das duas cidades do Litoral Norte, surgiu durante uma reunião com a Comissão Regional da Dengue, que envolve os quatro municípios do LN.
As quatro cidades deverão ministrar palestras semelhantes para seus profissionais da saúde. Amanhã (26/04) a palestra será realizada em Caraguatatuba e na quinta-feira, dia 27, em Ubatuba.
O encontro foi ministrado pelo médico do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Pedro José Vilaça que abordou os perigos da dengue hemorrágica. “As pessoas precisam se conscientizar dos perigos da dengue clássica para que a cidade também não tenha casos de dengue hemorrágica. No Estado de São Paulo temos 18 casos confirmados”, disse Vilaça.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde de São Sebastião, a cidade continua com 126 casos confirmados de dengue clássica, ainda nenhum caso confirmado de dengue hemorrágica.
De acordo com a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica da Sesau, Laís Helena Ferreira Santos a dengue é caracterizada, como clássica ou hemorrágica, de acordo com a manifestação clínica que o paciente apresenta e o tipo de vírus que está no município. (Fonte: PMSS)

Aluno sebastianense representa o LN em Conferência Nacional em Brasília

São Sebastião - O aluno Rafael Rodrigues dos Santos, aluno da E.M Enseada (Maria José da Penha Frúgoli) partiu no último dia 23, para a 2º Conferência Nacional Infanto/Juvenil pelo Meio Ambiente que acontece em Brasília.
A Conferência Nacional Infanto/Juvenil é um evento que visa fortalecer pessoas, organizações e movimentos de juventude do País com foco nas perspectivas da educação sócio-ambiental e da educação para a sustentabilidade. De todo o Brasil, 12 mil escolas participaram do programa, sendo que no Estado de São Paulo, 800 escolas enviaram seus projetos a Comissão Julgadora do programa que selecionou apenas 20 alunos de São Paulo para apresentarem seus projetos em Brasília, sendo que Rafael Rodrigues é o único representante do Litoral Norte.
Dentre os temas que foram disponibilizados pela Conferência, Rodrigues optou pela “Segurança Alimentar” e o assunto de seu projeto foi sobre a Fazenda Marinha, que trata da reprodução dos mariscos na fazenda, localizada no bairro Itapucanha, em Caraguatatuba.
De acordo com o estudante, a elaboração do projeto foi realizada com a ajuda da professora Zenira Salim da Silva, que leciona Ciências e Biologia na EM Enseada. “Foi um trabalho constante e intenso com toda a escola, que no final, resultou no projeto selecionado”, declarou Rodrigues.
O projeto apresentado por Rafael Rodrigues trata da reprodução de mariscos juntamente com o apoio da sociedade. Em seguida, através de cooperativas, é levantada uma renda que beneficiaria todos os cooperativistas e a comunidade.
A iniciativa da Conferência faz parte do programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, do Ministério da Educação, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. Cerca de 16 mil escolas participam da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que é realizada nas escolas de todo o país.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o principal objetivo é construir a Agenda 21 nas escolas, envolvendo toda a comunidade escolar, como estudantes, pais, funcionários e professores. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Frans Krajcberg lança livro em Ubatuba

Ubatuba - Frans Krajcberg, escultor de origem polonesa, estará em Ubatuba lançando seu livro amanhã, 26, a partir das 19h00 na livraria Nobel, localizada na rua Tamoios, 63 - Itaguá.
Segundo Frans, o livro traz informações fundamentais sobre a arte contemporânea e o meio ambiente de uma forma simples e abrangente, oferecendo situações que despertem no leitor a sensibilidade, a criatividade, o pensamento e o senso crítico. O evento contará também com a exposição de esculturas e fotografias do artista.
Frans se exilou no Brasil em 1948, fugindo dos traumas causados pela Segunda guerra mundial.
Aos 84 anos, naturalizado brasileiro, ele continua vivendo entre o Brasil e a França.
No Brasil, vive em Nova Viçosa, no sul da Bahia. Sua casa foi construída em cima de uma árvore. E em Paris, no seu ateliê, localizado no bairro de Montparnasse, ao lado de seu pequeno museu chamado "Espaço Krajcberg".
Arte e natureza. A vida do artista polonês pode ser representada por essas duas palavras que, de mãos dadas, percorrem todos os momentos de um homem sofrido porém, otimista que acredita no crescimento de uma consciência mundial em favor do meio ambiente. Seu trabalho está profundamente ligado a arte expressionista, conhecida como arte de protesto. Frans está sempre buscando novos materiais e diferentes maneiras de representar o mundo.
Na década de 50, Frans Krajcberg foi premiado na IV Bienal de Arte de São Paulo como melhor pintor.
Em 1964, também premiado no exterior, Krajcberg retorna ao país e se instala no sopé do Pico do Itabirito, MG. Lá criou suas primeiras esculturas e recolheu os pigmentos naturais que usa até hoje para colorir seus trabalhos. Alternando o ateliê em Paris e o Brasil, o artista estreita cada vez mais os laços da sua arte com o meio ambiente.
Raízes, troncos queimados, submersos e diversos materiais são recolhidos e reinventados. Sua forma de denunciar a devastação ambiental é através de sua arte que transforma natureza morta em vida. Sua pinturas, esculturas, relevos fazem parte do acervo de vários museus, no Brasil e no exterior. (Fonte: Imprensa Livre)

Parceria traz o Programa 'Alimente-se bem com R$ 1,00' para Ubatuba

Ubatuba - Uma parceria entre Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo e a Loja Maçônica viabilizou junto ao SESI-Taubaté a vinda da Unidade Móvel do programa 'Alimente-se bem com R$ 1,00' em Ubatuba.
O período de atendimento da unidade móvel no município será do dia 9 de maio ao dia 3 de junho.
Os cursos acontecem gratuitamente, de segunda a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite. A unidade comporta 30 alunos por turma, atendendo até 420 em um mês.
A unidade ficará estacionada na Avenida Iperoig, em frente à Setur.
Desde 1998 o SESI (Serviço Social da Indústria), desenvolve o programa 'Alimente-se bem com R$ 1,00', com o intuito de ensinar o trabalhador e sua família a preparar uma alimentação de qualidade com baixo custo.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, a idéia de trazer a unidade para Ubatuba é atender a bairros carentes: "O intuito é mostrar que se pode comer bem gastando menos. Com partes normalmente desprezadas de alimentos, como cascas talos e folhas, podem ser feitos muitos pratos nutritivos", apontou o presidente.
Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU, falando com Cristiane, pelo telefone (12) 3832-1449. (Fonte: ACIU)

Audiência pública elabora propostas para definir orçamento de 2007

Ubatuba - A fim de definir as propostas para o planejamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2007, a Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Fazenda, realizou na última segunda-feira, 24, uma audiência pública na Escola Anchieta. O objetivo da audiência foi conhecer os anseios da população em relação a seus bairros, para assim ser possível adequar o orçamento a estas necessidades. O secretário municipal de Fazenda, Gilson Ferreira da Silva, explicou aos cerca de cinqüenta presentes que a audiência segue a uma imposição da Lei de Responsabilidade Fiscal, que depois de sancionada em 2000 passou a reger a execução orçamentária dos municípios. Gilson lembrou a importância da comunidade para estabelecer as prioridades para o uso do orçamento: “é muito importante a participação da comunidade para a execução do orçamento porque é a própria população que sabe de suas necessidades”.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim, fez uma apresentação das obras realizadas com base nas propostas feitas pela comunidade numa audiência semelhante realizada em 2005. Conjunto poliesportivo, escolas, creches, pavimentação, aquisição de máquinas, construção do novo prédio do Fórum, limpeza de valas e uma infinidade de obras foram apresentadas em slides para que a população saiba que as propostas ali feitas são executadas pela Prefeitura, de acordo com as possibilidades orçamentárias. Entre os presentes estavam os vereadores Claudinho Gulli, Luciana Machado e Jairo dos Santos. A assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel também participou da audiência. Ao final da reunião os representantes das associações de bairro preencheram um questionário que será utilizado para nortear o planejamento orçamentário do próximo ano. (Fonte: PMU)

Errata

Ubatuba - A diretoria eleita para conduzir a Associação dos Moradores do Bairro Vale do Sol (AMBAVAS), no biênio 2006-2008 ficou assim constituída:
Presidente: Luciano Gomes Lima
Vice : Ana Paula Cavaglieri
Secretária: Janaína Luzinete S. Pedro
Tesoureiro: Washington Francisco Santos
Diretora Cultural: Telma Cristina Ferreira
Diretor de Esportes: Cláudio Marques dos Santos
Diretor Social: Adalberto Abílio dos Santos
Diretor de Comunicação: Luiz Antonio do Prado
Conselho Fiscal: Justino R.de Almeida, Almiro G. Santos e Elias Silva
Conselho de Ética: Ilda Costa Silva, Eviane O. Souza, Ignez de Souza
O presidente Luciano Gomes de Lima, agradece mais uma vez o apoio dado pela Prefeitura de Ubatuba nos trabalhos desenvolvidos pela AMBAVAS. (Fonte: PMU)

Dia do Índio inspira exposição de alunos da FUNDAC

Ubatuba - Os alunos da oficina de artesanato do abrigo da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (FUNDAC) apresentam nesta quinta-feira, 27, uma exposição dos trabalhos desenvolvidos com o tema “Dia do Índio”. “Esse trabalho vinha sendo desenvolvido há algum tempo. No dia 23 eles visitaram a ‘Festa Nacional do Índio’, em Bertioga e voltaram ainda mais animados para concluir seus trabalhos, que agora serão mostrados ao público nesta quinta-feira”, conta Josiane Grunvald, presidente da FUNDAC. A exposição, que contará com trabalhos de aproximadamente 25 alunos que são acompanhados pelo monitor Regis Muniz, acontecerá das 8h às 21h, na sede do abrigo, que fica na Rua Cap. Felipe, 289 no Itaguá .
 (Fonte: PMU)

Ubatuba está em terceiro na Livovali

Ubatuba - A equipe de vôlei infanto juvenil masculino de Ubatuba não resistiu ao forte ritmo de jogo da equipe do Atleta Cidadão de São José dos Campos, na rodada da Livovali, disputada no ultimo final de semana. Em partida disputada no Ginásio de Esportes José Vanei Ferraz Pacheco, em São José, o time de Ubatuba foi derrotado por três sets a um, parciais de 25/22, 25/20,13/25 e 25/19. Na categoria Ubatuba ocupa a terceira posição da chave, com 3 pontos ganhos (a equipe de Taubaté lidera, com cinco pontos ganhos). A próxima partida do infanto masculino acontece dia 6 de maio em Jacareí contra a equipe da casa. Os times da categoria infantil entram em quadra no próximo dia 30. O masculino joga em Caraguatatuba às 11h no CEMUG, contra a equipe da casa, enquanto o feminino joga as 14h30 contra Taubaté no Ginásio de Esporte da Escola Ametra II, em Taubaté.
Futvôlei - A dupla formada pelo Secretário de Esportes de Ubatuba, Bittencurt Jr. e seu irmão, Caio Bittencurt, ficou na quarta posição do torneio de Futvôlei que fez parte das festividades do aniversário dos 149 anos de Caraguatatuba. O Campeonato Futvôlei, disputado domingo, 23, na praça Tom Ferreira atraiu duplas de toda a região e o 1º lugar foi conquistado pela dupla Edno e Coxinha; o segundo por Evandro e Carioca e o 3º por Lê e Manão.
“Vínhamos treinando juntos há um bom tempo e acho que chegamos longe nessa competição, devido à qualidade dos adversários”, disse Bittencurt. Na primeira fase a dupla de Ubatuba ficou em segundo lugar na chave e na disputa pelo terceiro lugar a dupla Bittencurt / Caio perdeu por 19 a 17. (Fonte: PMU)

Ame Ubatuba (Associação Master de Esportes Aquáticos de Ubatuba) - Agradecimentos

Ubatuba - A Associação Master de Esportes Aquáticos de Ubatuba(AME UBATUBA), por meio de sua diretoria, gostaría de agradecer à Prefeitura Municipal de Ubatuba, em especial ao Sr. Mauro Gilberto de Freitas (Assessor de Governo), pelo apoio dado à equipe, que competiu no último final de semana no município de Ourinhos, onde ocorreu a III Etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas.
A equipe voltou mais feliz do que nunca, pois além de termos sido consagrados "Campeões" desta etapa, pudemos observar a força que a marca "Ubatuba, A Capital do Surfe" tem surtido pelo interior do Estado.
"Provavelmente logo vocês se tornarão a "Capital da Natação" também", indagou um competidor adversário na entrega da premiação.
Parabenizamos aos atletas e ao treinador Eduardo(Zebra-Secretaria de Esportes) pelo resultado alcançado e agradecemos aos Empresários e Prefeitura pelo apoio!
Se você é praticante ou tem interesse por Esportes Aquáticos, venha falar conosco. Delmar Correa-Fone: 12 3835 1957
AME UBATUBA (Fonte: Diretoria de Marketing- Delmar Correa e Marcos Fowler)

Gaúcho que percorre o país pedalando passa por Ubatuba

Ubatuba - O ciclista gaúcho Luis Carlos Rodrigues, de 49 anos, passou por Ubatuba durante esta semana. Luis percorre o Brasil montado em sua bicicleta desde 2001 e já conheceu mais de 2300 cidades em sua jornada. A visita do viajante coincidiu com a notícia da inauguração das ciclofaixas nas ruas Thomaz Galhardo e Conceição e Luis, que já viu o sistema implantado em diversas cidades por todo o país elogiou o esquema: “achei muito interessante o fato de as ciclofaixas funcionarem em mão única. Fica claro que foi tudo muito bem planejado para oferecer mais segurança aos ciclistas, principalmente nos horários de maior movimento e para quem carrega crianças nas bicicletas”, disse Luis Carlos.
A idéia de viajar o Brasil sobre duas rodas era um sonho antigo do gaúcho nascido em Canoas. Quando seus filhos se tornaram adultos e casaram, Luis viu chegar o momento de realizar seu sonho e no dia 28 de outubro de 2001 colocou a mochila nas costas e a bicicleta na estrada. “Vou pedalando e registrando tudo porque estou produzindo um documentário sobre minhas viagens. Sonhos são feitos de desafios e planejamentos”, conta o aventureiro, que tendo conhecido tantos lugares, considerou Ubatuba uma das cidades com maior número de bicicletas nas ruas. (Fonte: PMU)

Museu do Surfe aceita doações para o acervo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está realizando uma campanha de arrecadação de materiais relacionados ao surfe, que possam ajudar a remontar a história do surfe em Ubatuba. Se você tem uma prancha antiga, fotos, troféus, cartazes, acessórios e jornais relacionados à prática desse esporte fascinante, traga seu material para fazer parte desse santuário em homenagem ao surfe!
O material pode ser doado ou emprestado, através de uma cessão de uso. No caso de fotos e materiais impressos, existe também a possibilidade de digitalizar e devolver os originais. O surfista veterano, Dhú Neumann, fez uma das primeiras doações ao museu, uma prancha Glasspack MK1. “Essa prancha foi feita no final de 1966. O diferencial é que ela era fabricada em série, através de molde, como as carrocerias de carros de antigamente”, disse.
O Museu será montado em frente à Praia do Cruzeiro, na Avenida Iperoig, nº 331, Centro de Ubatuba, onde as doações já estão sendo recebidas. Participe e faça parte da história.
 (Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

 


Semana de 21/04 A 27/04/2006

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Plano Perfeito"
Às 14:40 hs - 16:50 hs - 19:10 hs -21:30 hs

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs -21:30 hs( No sábado e domingo também ás 14:20 hs)

 


 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Santa Bárbara

Santa Bárbara nos proteja
Das tempestades
Da frente fria exagerada
Dos cúmulos-nimbos
Das ondas ressacadas
Dos raios enfurecidos
Mas não proteja muito
Para não ficarmos
Mal acostumados.

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ubatuba não é só turismo. Atrai também o interesse de Instituições e de jovens pesquisadores, estudantes, preocupados com as questões ambientais. Os impactos causados pelo homem na natureza, que alteram substancialmente a vida em todos os sistemas, são causa sempre alertada, em todos os níveis de debates e previsões sobre as conseqüências danosas da interferência especulativa do homem, desalienado a princípios morais e éticos com a sustentabilidade da vida no planeta. As “transformações” já sentidas dispararam um processo de conscientização social e política, sem retorno. O exemplo, desta vez, parece que vem dos jovens e nos obrigarão a rever conceitos e princípios.
Notícia:
Estão em Ubatuba um grupo de estudantes secundaristas, monitorados por pesquisadores da USP - Universidade de São Paulo do curso de Oceanografia – no Projeto batizado de “ESCOLAS AO MAR”, que tem o apoio da FUNDESPA -Fundação de Estudos de Pesquisas Aquáticas.
O grupo de 105 alunos, mais 4 professores da ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS no bairro do Itaim em São Paulo; mais um coordenador e 15 monitores da USP, estão divididos em 15 grupos pelas praias de Ubatuba e por três dias estiveram dedicados ao seu Projeto denominado “ECOSISTEMAS COSTEIROS”. Nós os encontramos dia 19 pp na praia do Itaguá coletando dados da areia e da água da praia como o PH da água, a temperatura, a salinidade, o índice de poluição por coliformes fecais; a direção e intensidade dos ventos, insolação, a cobertura do céu. Anotaram algumas informações sobre as condições de saneamento da cidade que possam interferir na qualidade ambiental da praia, assim como souberam que o Itaguá é, ou era na verdade uma grande área de mangue sustentada pelas micro bacias dos rios que deságuam na baía de Ubatuba. Esses alunos retornando à sua escola levaram daqui certamente uma base de novos conceitos e informações que apresentarão em um trabalho único aos demais alunos da escola. Os alunos ainda disseram que aplicam os conhecimentos complementarmente das outras matérias com da grade escolar: como matemática, física e química.
A Escola Nossa Senhora das Graças que já vem desenvolvendo esse projeto de campo com os alunos há 7 anos, vem se aprimorando em parcerias nessa área.
É sem dúvida um modo de promover o conhecimento prático da ciência, motivando os jovens estudantes a se dedicarem mais às questões ambientais, não só para a sua formação profissional, mas, também para a vida!
Por outro lado é o objetivo da USP expandir os projetos do curso de Oceanografia, tornar essa atividade profissional mais conhecida, ao mesmo tempo em que prestam um primordial auxílio acadêmico e na formação intelectual dos alunos.
Participantes deste grupo:
Luiz Fernando (monitor/USP) e os estudantes, Sula Teurner, Flávia Santos, Rafael Barella, Renato Costa, Renata Sereno, Jaqueline Pacheco e Rodrigo De Luca.
Ubatuba deverá sentir a importância que representa para o desenvolvimento das pesquisas em todos os campos da ciência e, quem sabe, com esses exemplos, pensar melhor o seu destino!

Georg Mascarenhas
wgeorg@uol.com.br
Ubatuba, SP

Gostaria de deixar a todos os companheiros da guarda municipal minha solidariedade , tendo em vista a justa reivindicação que fizeram , ao meu entender o poder publico tem a obrigação de zelar pela segurança do municipio oferecendo á aqueles que põe sua vida em risco em defesa da população condições para trabalharem , tem mais acho que deveria ser feito concurso o mais breve possivel para que o efetivo venha a se completar , no meu entender essa luta dos companheiros da guarda deveria ser estendida a todo o quadro de funcionários , pois todos tem deveres a cumprir mais tambem tem direitos a ser respeitados , gostaria ainda de dizer aos nossos companheiros da guarda municipal que muintas vezes o padastro não substitui o pai que colocou o filho no mundo.

Carlos Alberto G. Leite
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Fome - Fuçada

Praia da Fome
©Fuçada

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor