Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 27 de Abril de 2006 - Nº 1511 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Bolsistas da UNITAU ganham ouro em campeonato de handebol
UNITAU inaugura projeto Rádio na Escola

Caraguatatuba
Mulher acha 1 kg de maconha em escola
Sabesp devolve dinheiro a usuários
Atrações esportivas do aniversário de Caraguá terminam neste domingo 30
Cisne Negro Cia. de Dança - dia 29 de abril - sábado
Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal acontece no dia 29 em Caraguá
Saúde de Caraguá prepara dentistas para a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal
Prefeito de Caraguá recebe assessores da Secretaria da Justiça do estado
Câmara concede Título para Delegado Geral
1º de maio será comemorado com Dia da Multiação na Praça de Eventos
Muro de contenção do bairro Massaguaçu começa a ser construído na próxima terça-feira, 2 de maio
CEI do Ipiranga comemora "Dia do Índio" com festa e exposição
Atleta UNIMÓDULO é destaque na Prova Pedestre de Caraguatatuba

Ilhabela
-

São Sebastião
Conselho avalia prisão de vereador
Câmara analisa denúncia contra Juan
São Sebastião vistoria terrenos baldios
Prefeito vistoria obras da Unidade de Saúde da Topolândia e Centro de Lazer da Vila Amélia
São Sebastião é a capital internacional do surfe até o fim de maio
Prefeitura realiza demolição de barraco em núcleo congelado da Praia Brava
Câmara analisa denúncia de empresário contra prefeito de São Sebastião
Fiscais vão autuar donos de terrenos baldios
Circuito Maresia Amador revela novos talentos do surf brasileiro nesse fim de semana
Comédia irreverente se apresenta no Teatro Municipal neste domingo (30/04)
Gringão recebe mais uma rodada da Copa Vanguarda de Futsal
São Sebastião é considerado exemplo no estado para a Defesa Civil


Ubatuba
Oswaldo Cruz recebe obras de melhorias
Ubatuba arquiva CEI e inocenta petista
Conselhos da Cooperativa Educacional de Ubatuba são renovados em assembléia
Cooperativa contrata nova diretora
Prefeitura inaugura ciclofaixas em Ubatuba
Santa Casa de Ubatuba se prepara para tornar-se referência na região
Ubatuba recebe “peneira” de futebol em maio
Atletas de Ubatuba disputam o Oakley Junior Challenge
Conferência Municipal de Saúde começa nesta quinta-feira
Santa Casa de Ubatuba se prepara para tornar-se referência na região
Atenção Estudantes


Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Bolsistas da UNITAU ganham ouro em campeonato de handebol

Litoral Norte - O time de atletas patrocinados pela Universidade de Taubaté conquistou a medalha de ouro na terceira edição do “São Caetano do Sul Cup”, ocorrido entre os dias 21 e 23 de abril na cidade paulista. Com o ouro conquistado no último final de semana, o time que se formou em 2003 e composto por 16 atletas, recebeu o título de bi-campeão invicto. Em 2005, a equipe TCC-DELR-Prolim-Unitau/Taubaté também foi campeã em torneios como a Liga Paulista de Handebol, os Jogos Abertos do Interior de Botucatu e o Troféu Uirapuru, somando 31 vitóu Uirapuru, somando 31 vitos do Interior de Botucatu e trofrias em 32 jogos.
O título conquistado foi o primeiro do técnico Daniel Pereira dos Santos, que assumiu a preparação do time no início desse ano quando passou de jogador para treinador da equipe. Atualmente, os jogadores treinam quatro vezes por semana para competir no Campeonato Paulista de Handebol, do qual participam as melhores equipes de caráter profissional do estado. (Fonte: UNITAU)

UNITAU inaugura projeto Rádio na Escola

Litoral Norte - Nesta quinta-feira, 27/04, acontece a solenidade de inauguração do projeto “Rádio na Escola” na EMEF Prof. Cláudio César Guilherme de Toledo. O projeto, coordenado pela professora de Radiojornalismo da Universidade de Taubaté Adriana Rabelo Rodrigues Marcelo, visa uma aproximação entre a escola e a comunidade, incentivando e capacitando os alunos a criar e manter programas radiofônicos veiculados nos intervalos das aulas, levando informação e música para os estudantes.
O evento é uma parceria entre a Universidade de Taubaté, a Prefeitura de Taubaté e a escola Prof. Cláudio César Guilherme de Toledo. Acontece às 16h e contará com a presença de representantes do Departamento de Comunicação Social, da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, da primeira-dama do município Lu Peixoto e de outras autoridades.
A EMEF Prof. Cláudio César Guilherme de Toledo fica na Av. dos Bombeiros, 561, no Jardim Garcez. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Mulher acha 1 kg de maconha em escola

Caraguatatuba - Uma faxineira da escola estadual vereador Benedito Paes Sobrinho, no Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, encontrou na manhã de ontem um quilo de maconha dentro de um dos banheiros do colégio.
A Polícia Civil ainda não tem pistas sobre como a droga foi parar dentro da escola. A maconha estava dentro de um saco plástico escondido dentro do banheiro masculino e teria sido deixada no local durante a madrugada.
"Achei que poderia se tratar de esterco e decidi perguntar a um professor se ele sabia o que tinha dentro do saco plástico. Ele achou melhor entregar o saco para os policias militares que fazem a ronda escolar", disse a diretora Aldenita Pegado Confessor Sodré.
A droga foi encaminhada pela PM ao delegado titular do 1ª Distrito Policial do Porto Novo, Marcelo Abreu Guimarães, que enviou o material para análise do IC (Instituto de Criminalística) de São José.
A Polícia Civil tenta encontrar pistas que levem aos responsáveis pela droga. Segundo a polícia, a maconha estava pronta para ser comercializada.
A diretora da escola disse que existe uma grande preocupação com os adolescentes que estudam no estabelecimento, principalmente, devido ao uso de drogas.
"Muitos pais de alunos visitam a escola quase que diariamente para saber se seus filhos estão realmente nas salas de aulas", disse. A escola tem cerca de 900 alunos. (Fonte: ValeParaibano)

Sabesp devolve dinheiro a usuários

Caraguatatuba - Moradores da Caraguatatuba estão requerendo da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a devolução da taxa de esgoto cobrada indevidamente. Os moradores afirmam que recolheram a taxa, mas que o esgoto não teria sido coletado e tratado pela empresa.
Elizabeth Macedo, moradora do bairro do Indaiá, disse que vinha pagando desde 2003 a taxa de esgoto, mas apenas recentemente percebeu que sua caixa de inspeção não estava interligada a rede coletora da Sabesp.
Elizabeth disse que constatou a cobrança indevida da taxa quando resolveu apurar as causas dos constantes entupimentos ocorridos em sua residência. "Os técnicos da empresa constataram que meu esgoto não estava ligado a rede coletora", disse.
Ela decidiu então requerer da empresa a devolução da taxa cobrada indevidamente desde 2003. Elizabeth disse que a empresa fez a ligação de seu esgoto a rede e devolveu o dinheiro pago no período em que a taxa foi cobrada indevidamente.
Outra moradora do Indaiá, Eliane Santos, disse que também constatou recentemente que vem pagando a taxa de coleta de esgoto sem ter seu sistema interligado a rede da empresa. Segundo ela, para devolver o dinheiro da taxa cobrada indevidamente a empresa exige a apresentação de todas as contas pagas.
O superintendente da empresa no Litoral Norte, José Ricardo Amadei, disse ontem que alguns casos de cobrança indevida tem ocorrido devido a erro no cadastramento dos usuários. "São pouquíssimos casos", afirmou. Segundo ele, a empresa tem 12 mil usuários cadastrados no município. Para devolução do dinheiro, segundo ele, é preciso constatação dos técnicos e apresentação das contas pagas pelo usuário.
AÇÃO - Esta semana a prefeitura moveu uma ação civil pública contra a Sabesp exigindo o fim da cobrança da taxa de esgoto pelos moradores até a conclusão final das obras de saneamento básico no município. A cidade conta com apenas 30% das moradias beneficiadas com coleta e tratamento de esgoto.
Segundo Amadei as obras necessárias para a conclusão do saneamento no município estão paralisadas por questões judiciais. Segundo ele, com a conclusão da estação de tratamento de esgoto do Porto Novo e a implantação de 93 quilômetros de rede na região sul, o município terá 85% das moradias atendidas com saneamento básico. (Fonte: ValeParaibano)

Atrações esportivas do aniversário de Caraguá terminam neste domingo 30
A programação encerra nos dia 29 e 30, sábado e domingo respectivamente, com competições finais de Tênis, Futebol Hipermaster e 1º Festival de Natação

Caraguatatuba - Durante os meses que antecederam as comemorações do aniversário de 149 anos de Caraguatatuba, a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), organizou uma série de atividades esportivas como parte das atrações. Até o final do mês de abril várias atividades estarão sendo finalizadas e modalidades serão disputadas para encerrar o mês de aniversário com chave-de-ouro e com mais qualidade de vida para os munícipes.
A disputa final do 1º Torneio Municipal de Tênis acontece no próximo sábado nas quadras 1 e 2 do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). A partir das 8h, as competições acontecem nas categorias Infantil, Iniciantes, e feminino, e às 14h começam as disputas das categorias C, B e A.
A premiação acontece após o fim da última partida.
O 1º Festival Aberto de Natação é outra atração e acontece também no sábado, no CEMUG, a partir das 8h. O SESI de São José dos Campos é parceiro na realização do evento. Já no domingo, os amantes da modalidade de Canoagem troféu “Olegário dos Santos, podem apreciar o evento que será na Prainha a partir das 8h. No Centro Esportivo acontece ainda a final do Campeonato Hipermaster de Futebol troféu Nersi Amaral para fechar a prgramação de abril e em comemoração aos 149 anos da cidade, sob a organização da SECER.
Na semana de aniversário da cidade algumas competições foram encerradas. O Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo troféu “JR.Forlin” teve suas competições finais no dia 20, e contou com a presença de autoridades como o prefeito, José Pereira de Aguilar, vereadores, do Secretário de Esportes, Nivaldo Alves, do radialista Ricardo Mazzei, de autoridades locais e do homenageado, que na ocasião recebeu do prefeito uma placa de homenagem.
Dois jogos encerraram as disputas do campeonato. Disputando a 3ª colocação, a equipe A.A. Caputera enfrentou o time C. A. Fortaleza e perdeu de zero a 5. Na luta pela vitória, a equipe Pedrinho Futebol Clube enfrentou a equipe E.C Brasilia e venceu de 2 a 1, garantindo o título. A equipe feminina também disputou o título. A equipe C.A. Poiares enfrentou a equipe Geração Independente e empatou de 2 a 2, a disputa foi para os pênaltis e o time Geração venceu de 4 a 2. O 3º lugar ficou com a equipe Projeto Integração.
A Seleção Master do S.C Corinthians com atletas como Biro Biro, Zenom, Paulo Egídio, Adãozinho, Ismael, João Paulo (Papinha) entre outros estiveram em Caraguá para um amistoso contra a equipe de Caraguá formada por atletas indicados pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) composto pelo prefeito, José Pereira de Aguilar, os secretários Nivaldo Alves, o prefeito de Ubatuba, Eduardo César entre outras autoridades.
No primeiro jogo a equipe Corinthiana venceu de 3 a zero e no segundo jogo a equipe caraguatatubense perdeu de goleada, 7 a 2. (Fonte: PMC)

Cisne Negro Cia. de Dança - dia 29 de abril - sábado
Espetáculo: Talvez Sonhar e Além da Pele

Caraguatatuba - Considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, a Cisne Negro em seu vigésimo nono ano de atividades congrega a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas platéias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza. Direção Artística: Hulda Bittencourt - “Quando a realidade e o desejo se entrechocam, a imaginação produz curtos-circuitos geradores de faíscas. Chamamos estas faíscas de sonhos.
O universo dos sonhos é um mundo mágico onde não existem fronteiras entre o cotidiano e o insólito, onde o desejo se confunde com a sua realização. Um mundo efêmero, mas cheio de imagens de uma riqueza vital. Vivemos numa época de desabamentos de sonhos e utopias, presos na engrenagem de uma realidade limitada e absurda. “Não se trata de dar soluções já prontas, mas de imaginar um cotidiano longe do dia-a-dia e mais rico, a ser inventado dia após dia, noite após noite”.
Ingresso:R$ 10,00 - doando leite em pó(400g) o ingresso custa R$ 5,00. (Fonte: PMC)

Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal acontece no dia 29 em Caraguá
Mais uma vez a Secretaria de Saúde saiu na frente em Caraguá, com a realização da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal – com uma parceria entre as seções de Saúde Bucal e Vigilância Epidemiológica

Caraguatatuba - As Divisões de Saúde Bucal e de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, realizam neste sábado, dia 29 de abril, a “Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal”, junto com a campanha de vacinação contra a gripe em idosos, que já vem acontecendo desde o dia 24 de abril.
De acordo com a dra. Maria Aparecida Assis Siqueira, responsável técnica pela Divisão de Saúde Bucal, a campanha contra o câncer bucal é destinada a munícipes a partir dos 45 anos. “Quando diagnosticado no início, o câncer bucal tem cura. É importante lembrar que os principais motivos que podem levar à doença estão ligados aos hábitos de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso”, disse, completando que, este trabalho vem sendo realizado nos postos há cerca de três anos, ocasião em que são orientados principalmente os pacientes com idade em torno dos 55 anos, que possuem dentes quebrados, utilizam próteses dentárias, lesões constantes na boca, entre outros. Outro tipo de câncer bucal comum ocorre no lábio e pode piorar com a exposição ao sol e o fumo.
Neste sábado 29, as UBS – Unidades Básicas de Saúde do Porto Novo, Centro, Tinga e Massaguaçu estarão realizando o exame/diagnóstico em pacientes, principalmente acima dos 45 anos, além dos idosos participantes da Campanha de Vacinação Contra a Gripe.
Os postos funcionam das 8h às 17h e o diagnóstico pode ser feito por meio de auto-exame na boca. De acordo com a Secretaria de Saúde, qualquer ferida na boca, avermelhada ou não(mesmo que não provoque dor), pode ser o início do câncer bucal. É importante procurar um dentista, que poderá avaliar a necessidade de biópsia para a confirmação do diagnóstico.
Para prevenir o Câncer Bucal é necessário adotar hábitos como: deixar de fumar, não beber em excesso, proteger os lábios e a pele contra os raios de sol, alimentar-se de maneira saudável com frutas, legumes e verduras e realizar o auto-exame mensalmente, procurando um profissional da odontologia em casos de alteração no tecido interior da boca.
Mais informações na Secretaria de Saúde, na seção de Saúde Bucal, pelo telefone (12) 3897-2100. (Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá prepara dentistas para a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal
Além dos 31 cirurgiões dentistas, estiveram presentes também convidados dos municípios de Monteiro Lobato, Igaratá, Caçapava, Jambeiro, Paraibuna, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba

Caraguatatuba - Com o objetivo de preparar os cirurgiões dentistas da rede pública para a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá, por meio da Divisão de Saúde Bucal, promoveu no dia 12 de abril uma capacitação para 31 Cirurgões-Dentistas da rede municipal.
O tema utilizado para o trabalho foi "Diagnóstico Bucal", que foi abordado pela Profª. Drª. Janete Dias Almeida - docente da Disciplina de Semiologia Departamento de Biociências e Diagnóstico Bucal da UNESP - Faculdade de Odontologia de São José dos Campos.
Além dos 31 cirurgiões dentistas, estiveram presentes também as profissionais da DIR XXI – São José dos Campos Drª. Regina Teresinha Giglio - Diretor Técnico Divisão de Planejamento; Drª. Vera Lúcia, Marilza do DPAD e os cirurgiões-dentistas convidados dos municípios de Monteiro Lobato, Igaratá, Caçapava, Jambeiro, Paraibuna, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba .
A capacitação visou preparar os profissionais para as ações voltadas à Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, que ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde do Porto Novo, Tinga, Centro e Massaguaçu, neste sábado, das 8h às 17h. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá recebe assessores da Secretaria da Justiça do estado
Além dos funcionários municpais serão convidados para participar da capacitação dos projetos membros de todos os conselhos da cidade

Caraguatatuba - Assessores da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, estiveram com o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, para apresentar os programas da secretaria com a objetivo de implantá-los no município para atender todo o Litoral Norte.
O encontro, que aconteceu na Secretaria de Educação, na segunda-feira, dia 24, e contou com a participação das secretárias de Assistência Social, Antônia Aparecida Decanini Marcelino, de Educação Silmara Selma Mattiazzo, de Assuntos Jurídicos, Maria Dasdôres Bezerra Pinto; com a presidente da Ong Zambô e Conselheira Estadual da Comunidade Negra do Estado, Teresinha de Oliveira Marciano Costa; assistentes sociais, pedagogas entre outros, tratou de alguns temas relacionados aos direitos humanos em todas as áreas, como a promoção da cidadania e o aprimoramento de acesso à justiça.
Os assessores apresentaram aos presentes o projeto Câmara de Mediação, serviço que auxilia na realização de acordo. Funciona como uma forma alternativa de mediar situações de pessoas em conflitos e resolvê-los por meio de um acordo amigável para ambas as partes, como por exemplo discussões entre vizinhos, descriminação racial ou até mesmo brigas entre familiares. Com isso a Câmara também reduzirá a quantidade de casos que chegam à justiça.
Outro projeto apresentando foi o CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vitima). É um espaço público de orientação e atendimento psicológico, jurídico e de assistência social a familiares de vítimas de morte violenta e sobreviventes, auxiliando na construção de uma noção de cidadania e na efetivação dos Direitos Humanos, entre outros atendimentos.
De acordo com o assessor Roberto de Almeida de Oliveira, outro serviço que também poderá ser implantando na cidade é o de Redução de Tráfico de Pessoas, com fins de exploração sexual. Segundo Oliveira este é o 3º crime mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. “As pessoas não têm conhecimento de que isso é um crime, e o nosso maior objetivo é formar multiplicadores nas comunidades e movimentos sociais, fazendo palestras e sensibilizando as pessoas, para mostrar que o problema existe. Pretendemos fornecer dados para que as pessoas possam identificar o crime, que possam fazer a prevenção e denuciar os casos. Este é um problema que está sendo abordado até na novela das oito”, disse.
O SIDEC (Serviço Integrado de Defesa da Cidadania) foi outro projeto apresentado ao prefeito e presentes. Tem como objetivo orientar pessoas em situação de discriminação, com serviço de abertura de processo administrativo, encaminhamento aos órgãos responsáveis e monitora o andamento dos processos.
O projeto visa atender os segmentos mais vulneráveis como: idosos, mulheres, negros, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, crianças, adolescentes, grupos religiosos, portadores de necessidades especiais, entre outros.
Para que os trabalhos sejam desenvolvidos no Litoral Norte, com sede em Caraguá, o município precisa disponibilizar pessoas que possam estar trabalhando nesta área, com todos os atendimentos. Para a capacitação dos monitores, o estado dará toda a orientação necessária.
“Para desenvolvermos este trabalho temos de fazer uma parceria com a prefeitura, além de juízes, promotores, polícias Civil e Militar. Hoje temos capacidade para treinar cerca de 100 pessoas”, disse Oliveira.
Oliveira afirmou ainda que, “na capacitação que deverá acontecer na segunda quinzena do mês de maio, em local a ser definido, vou ver a possibilidade da Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, visitar a cidade e fazer uma palestra para os participantes.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Antônia Marcelino, além dos funcionários municipais, serão convidados membros dos conselhos de Assistência Social, Condição Feminina entre outros, para que também sejam capacitados, e para que o trabalho seja realizado em parceria com todos os conselhos da cidade. (Fonte: PMC)

Câmara concede Título para Delegado Geral
Projeto de Decreto de Aurimar homenageia Marco Antonio Desgualdo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou apenas um único projeto - dos 3 constantes - da Ordem do Dia, durante a sua 12ª Sessão Ordinária semanal, realizada nesta terça-feira - 25 de abril. Foi votado em Regime de Urgência Projeto de Decreto Legislativo do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Delegado Geral de Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo.
O único projeto discutido e votado da Ordem do Dia, diz respeito ao Veto Parcial do Executivo sobre alterações no Código Tributário Municipal. De acordo com a mensagem do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), constavam taxas e alíquotas por demais onerosas aos contribuintes, bem como foi feita uma ampliação no número de parcelas das dívidas com o Executivo.
As discussões sobre o projeto em pauta tornaram-se acaloradas, com os Parlamentares discutindo sobre a Taxa de Lixo - tributo que faz parte do Código Tributário Municipal -, e lá estava incluído graças a uma emenda do Vereador Aurimar Mansano, que pedia o seu cancelamento para este ano. Segundo alguns Vereadores, foram várias as reclamações de alguns segmentos da sociedade local quanto a esta nova taxa. Ao final, mesmo com a discussão o Veto Parcial foi mantido.
Deixaram de ser votados o projeto do Executivo que autoriza o próprio a realizar Termo de Autorização e Compromisso com o DER e do Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), que altera a Lei de Uso do Solo.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 3 Projetos de Lei, bem como foram discutidos e votados 4 Moções e 1 Requerimento. Durante o intervalo foram lidas 44 Indicações.
Esta Sessão Ordinária semanal foi transmitida ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz e pela Internet pelo site da própria emissora. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

1º de maio será comemorado com Dia da Multiação na Praça de Eventos
Mais do que oferecer serviços sociais e informação à população, o Dia da Multiação visa facilitar a vida dos munícipes. Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Multiação será realizada em 1º de maio (segunda-feira) na Praça de Eventos, na Avenida da Praia

Caraguatatuba - Caraguatatuba terá novamente o dia da Multiação. Após o grande sucesso desse mutirão social, na EMEF Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, o evento acontece agora na Praça de Eventos, na Av. dr. Arthur Costa Filho(rua da praia), em comemoração ao dia do Trabalhador.
De acordo com a coordenadora do Dia da Multiação, Cilce Fabrette, só no Travessão foram realizados 11.829 atendimentos à população.
O evento é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade, com o apoio de voluntários e a participação da Fundacc-Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul, Bazar do Fundo Social, PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador, Sine e Banco do Povo, Defesa Civil, Conselho Tutelar e GAC-Grupo de Apoio Civil, OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial, secretarias municipais, e outros voluntários.
Participarão do Dia da Multiação também a Sabesp, com informações sobre as taxas reduzidas, as Polícias Civil e Militar, além do prefeito José Pereira de Aguilar, que junto aos seus secretários dará continuidade ao projeto Governo Itinerante, ouvindo de perto as reivindicações dos moradores da cidade.
Entre os principais serviços oferecidos estão a emissão de 2ª via de certidões, RG para jovens a partir dos 16 anos, fotos 3x4, entre outros, além de recreação para as crianças e cortes de cabelo gratuitamente. Não deixe de participar. O Dia da Multiação acontece nesta segunda-feira, 1º de maio, na Praça de Eventos, das 8h às 13h. (Fonte: PMC)

Muro de contenção do bairro Massaguaçu começa a ser construído na próxima terça-feira, 2 de maio
O prefeito José Perereira de Aguilar entregou um ofício ao governador no dia 8 de abril na reunião da APRECESP relatando o fato e solicitado ajuda

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 26, um telefonema do Governador do Estado, Cláudio Lembo (PFL), informando que o muro de contenção da erosão do bairro Massaguaçu, região norte do município, terá início na próxima terça-feira, dia 2 de maio.
De acordo com o Governador, a empresa que venceu a licitação para a realização da obra foi a Concremat.
Visando uma solução para o problema da erosão, que já incide há bastante tempo na Praia Massaguaçu, beirando a Rodovia Rio Santos, Aguilar entregou um ofício ao governador Cláudio Lembo na reunião da APRECESP (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo) realizada no dia 8 de abril, em Ilhabela relatando o fato e solicitando ajuda.
 (Fonte: PMC)

CEI do Ipiranga comemora "Dia do Índio" com festa e exposição
As crianças do CEI Ipiranga tiveram contato com o artesanato indígena, comida típica e apresentações, que trouxeram na prática um pouco dessa cultura. O objetivo foi integrar as crianças em momentos de lazer e entretenimento na comemoração do "Dia do Índio".

Caraguatatuba - O Dia do Índio foi bem comemorado pelas crianças do CEI Messias Mendes de Souza, do bairro Ipiranga, parceria entre a Secretaria da Educação e o Instituto Mamulengo. Uma grande festa foi realizada, além de uma exposição de artesanato e a apresentação teatral, que contou com a participação de todas as crianças.
Conforme explicou Leila de Souza Dominiciano Oliveira, diretora do CEI, o evento foi realizado para comemorar o dia do índio, explorando a importância da data e valorizando a cultura indígena, principalmente como os primeiros habitantes da cidade.
Ela conta que o intuito foi levar as crianças a identificarem os hábitos do povo indígena, seus vestuários e comidas típicas. Para isso, com o auxilio da coordenadora pedagógica Edilene Maia Galvão, o Centro de Ensino também promoveu uma exposição que possibilitou a interação entre a comunidade e escola, tornando o momento prazeroso para crianças e pais.
Todas as crianças aproveitaram a festa, que foi aberta ao público em geral a partir das 15h. Para deixar o contato com a cultura indígena ainda mais real, até a merenda servida às crianças foi diferenciada: ela foi baseada em alimentos típicos dos índios, não podendo faltar diversas frutas, verduras e legumes.
Além disso, as atividades das 340 crianças que utilizam os serviços do CEI, foram voltadas a essa temática. Durante a exposição, elas tiveram contato direto com a cestaria, barco a remo, entre outros utensílios tradicionalmente indígenas. (Fonte: PMC)

Atleta UNIMÓDULO é destaque na Prova Pedestre de Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Prova Pedestre Aniversário de Caraguatatuba contou com a participação de cerca de 200 atletas, mas apenas um da categoria Cadeirante, Antônio Bruno da Silva, de Ubatuba. O atleta que é estudante de Direito e integrante do programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, disputou a prova entre tantos outros atletas de diversas categorias divididas por faixa etária. Segundo ele foi inédita a inclusão desta modalidade em uma prova pedestre na cidade.
“Após oito quilômetros de percurso, sob forte calor, pois a prova principal começou às 10h30, consegui concluir o percurso em 41min35seg. É importante destacar que o equipamento utilizado para a corrida não foi o adequado para este tipo de competição, já que eu dispunha somente de uma cadeira de basquete e não uma cadeira de atletismo, que é a apropriada para provas de velocidade”, explicou o atleta.
Segundo ele, a cadeira de basquete é muito mais pesada e lenta além de não dispor de propulsão adequada para longas distâncias, sendo indicada somente para pisos lisos e manobras rápidas. “Mesmo assim, felizmente, consegui melhorar a marca nas mesmas condições em mais de 2 minutos”`, disse.
Apesar de já ser atleta ranqueado nacionalmente, há mais de dez anos, em provas de pista de atletismo (100 e 400 mts), tendo inclusive participado nos últimos quatro anos de todos os Jogos Regionais e Abertos do Interior, pelas cidades de Santos e Piracicaba, além de paradesportivos regionais e Brasileiros, o atleta achou muito importante participar da prova para incentivar os deficientes físicos do Litoral Norte a participarem de provas e competições, até mesmo oficiais. (Fonte: Módulo)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Conselho avalia prisão de vereador

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, Wagner Teixeira (PV), afirmou ontem que solicitou uma cópia do inquérito policial para que a Comissão de Ética possa analisar o procedimento que será adotado contra o vereador Marcelo Mattos (PMDB), preso anteontem em flagrante quando tentava extorquir R$ 10 mil de um empresário da cidade.
Teixeira disse que a comissão deverá analisar o inquérito e adotar as medidas cabíveis, entre eles, a perda do cargo.
Ele lamentou o ocorrido. "Prejudica a imagem dos políticos, principalmente, neste momento de crise nacional", afirmou.
Mattos permanece preso em Ilhabela. Ele recebeu ontem a visita da família. A advogada Petula Emmerich entrou ontem com um pedido de liberdade provisória, alegando que Mattos é primário e tem endereço fixo no município.
Segundo Petula, o vereador continua alegando inocência. Segundo ela, existem indícios de que a prisão de Mattos tenha sido uma "armação política". "Ainda não temos provas, mas existem indícios de que pode ter sido uma cílada", disse.
O delegado Odair Bruzos, responsável pelo inquérito, disse que as provas são 'bastante contundentes' contra o vereador. Ele disse que já encaminhou uma cópia do inquérito policial à Justiça.
O inquérito será concluído em 30 dias, após análises das gravações telefônicas e da fita durante a negociação feitas entre Mattos e seus assessores com o empresário Kramer Caldeira, que denunciou o caso à Polícia Civil.
Em Flagrante - Acima, o vereador Marcelo Mattos (PMDB) deixa a delegacia seccional de São Sebastião em direção à Cadeia Pública de Ilhabela, onde está detido; à esquerda, as notas apreendidas pela polícia durante o flagrante de tentativa de extorsão contra o empresário Kramer Caldeira. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara analisa denúncia contra Juan


São Sebastião - A Câmara de São Sebastião analisa uma denúncia feita pelo empresário Estevão Flávio Ciappina, que reivindica a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para averiguar a venda ou transferência da empresa Autoviass (Auto Viação São Sebastião), detentora dos serviços de transportes públicos no município. Ciappina também fez a denúncia ao Tribunal de Contas e a Procuradoria Geral da Justiça. O secretário de Administração, Alberto Carlini, disse que o empresário está equivocado. Segundo ele, a empresa Autoviass continua sendo a detentora do transporte público. Segundo ele, somente mudaram os proprietários da empresa. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião vistoria terrenos baldios

São Sebastião - Um grupo de fiscais vai vistoriar terrenos baldios em São Sebastião na tentativa de encontrar focos do mosquito transmissor da dengue e impedir o avanço da doença no município.
A cidade já registra este ano 126 casos confirmados, sendo 124 autóctones. O número de casos suspeitos subiu para 423. No ano passado, foram registrados 9 casos da doença na cidade.
Segundo a prefeitura, seis fiscais vão percorrer os bairros para autuar os proprietários cujos terrenos estiverem abandonados e sem limpeza.
De acordo com a prefeitura, estes locais podem ser transformados em criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Os fiscais vão notificar os proprietários para que façam a limpeza dos lotes em um prazo de 30 dias. Caso a notificação seja desrespeitada, o proprietário será autuado em R$ 750.
A medida, segundo a prefeitura, tem respaldo legal, por meio da lei municipal 1640/2003.
A prefeitura intensificou o combate à dengue no município ampliando a visita dos agentes de saúde às moradias para orientar a população sobre os riscos da doença.
Outra medida adotada está sendo a aplicação do 'fumacê' nos bairros, com objetivo de eliminar os focos do mosquito. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito vistoria obras da Unidade de Saúde da Topolândia e Centro de Lazer da Vila Amélia

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado do secretário de Governo, Thirso Júnior, vistoriou nesta terça-feira (25/04), as obras da Unidade Básica da Topolândia e Centro de Lazer da Vila Amélia. Ele conferiu os serviços que já foram executados e ressaltou a importância das duas construções para a comunidade.
De acordo com o prefeito, os serviços estarão concentrados, o que resultará em melhor atendimento à comunidade. A nova unidade funcionará na esquina da rua Antônio Pereira da Silva com a avenida Itatinga, em frente ao Centro Comunitário da Topolândia.
Numa área de 1.650 m², o posto de saúde contará com sala de atendimento de pronto-socorrismo, serviço de odontologia, salas para pequenas cirurgias e unidades de PSF (Programa de Saúde da Família). O investimento é de R$ 1,9 milhões, com prazo de 360 dias para conclusão. A obra foi iniciada no aniversário da cidade, no último dia 16 de março.
A Construtora Latina é a responsável pelos serviços. Cerca de 12 mil pessoas devem ser beneficiadas com o novo posto de saúde.
No segundo semestre de 2003 a obra chegou a ser iniciada, mas foi paralisada por decisão da Justiça em setembro de 2004, após encontrar problemas no processo licitatório realizado pela gestão anterior. Na época, a empresa vencedora só construiu os pilares e a laje, por um preço orçado em R$ 2,3 milhões. Com isso, o juiz Fernando Henrique Pinto expediu mandado de intimação e notificação ao ex-prefeito da cidade e obrigou a Prefeitura de São Sebastião a abrir uma nova licitação.
Vila Amélia - Na Vila Amélia, o prefeito Dr. Juan Garcia esteve na obra do Centro de Apoio Educacional, que ganhará um prédio de três pavimentos, mais de 800 metros quadrados de área construída ao lado da quadra poliesportiva.
A empresa CEP - Construções, Engenharias e Projetos Ltda é a responsável pela construção na Vila Amélia. No térreo, uma área livre com lanchonete, banheiros adaptados para deficientes físicos e playground. Já no 1º piso, um salão de festas com 236 m². Por último, o solário de 236 m² para yoga e atividades físicas.
A obra deve ser concluída em três meses, segundo a empresa. O investimento é de R$ 333,6 mil.
A quadra também será reformada. Conforme ressaltou o prefeito, a obra atende uma antiga reivindicação da comunidade, um espaço para festas e reuniões. “Além disso, também representa economia com aluguel, já que não precisaremos mais alugar um imóvel para oferecer as atividades esportivas e culturais”.
Atualmente, a Prefeitura arca com o aluguel do salão “Sol de Verão”, ao lado da quadra de esportes. Tanto a Unidade de Saúde da Topolândia quanto o Centro de Apoio Educacional da Vila Amélia contarão com elevadores, rampas e banheiros adaptados, atendendo à Lei de Acessibilidade. (Fonte: PMSS)

São Sebastião é a capital internacional do surfe até o fim de maio
Três grandes eventos movimentam a praia de Maresias, na Costa Sul da cidade, a partir do próximo final de semana: Circuito Brasileiro de Surf Amador, ISA Games e Super Surf

São Sebastião - A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, já é conhecida por sua potencialidade no mundo do surfe. Sua vocação ganha força com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes.
Até o fim de maio, a cidade se transforma na capital internacional do surfe. Já na próxima sexta-feira (28/04) será realizada a 2ª Etapa do Maresia Brasileiro de Surf (Circuito Nacional de Surfe Amador), prova que reúne a nata da nova geração do surf. Das seis categorias em disputa, cinco são lideradas por surfistas do Nordeste.
O paranaense Peterson Crisanto, campeão da primeira etapa na categoria Iniciante, é o único líder nascido fora da região nordestina. Também defendem a liderança do ranking em Maresias a pernambucana Monik Santos (Feminino Júnior), os paraibanos Alan Saulo (Open) e Diana Cristina (Feminino Open), e os potiguares Jadson André (Júnior) e Luiz André (Mirim). Recordista de títulos (sete) na história do circuito, São Paulo luta para recuperar a hegemonia no cenário nacional.
O Maresia Brasileiro de Surf 2006 tem o patrocínio da Maresia Boardtech e conta com apoio da Tent Beach Boardshop, Wave Star, VI Fiberglass, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Federação Paulista de Surf (FPS) e Prefeitura de São Sebastião. A organização é da Confederação Brasileira de Surf (CBS), com supervisão do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
ISA Games, a Olimpíada do Surfe - A festa do surfe continua entre os dias 6 e 14 de maio, quando será realizado o conhecido “ISA Quiksilver World Junior Surfing Championg Ship” ou ISA Games. Trata-se da Olimpíada Júnior do Surfe. Representantes de mais de 30 países estarão no município, ou seja, mais de 500 pessoas envolvidas diretamente no evento.
“São eventos que alavancam o turismo na cidade fora da temporada de verão, além de ser um incentivo ao esporte. No ISA Games, por exemplo, teremos os melhores do mundo na categoria júnior”, ressaltou a secretária Raquel Buzi.
Uma vila olímpica será montada na areia da praia, com dois palcos, área vip, cabine de jurados, entre outras dependências. Também haverá desfile das delegações pelas ruas de Maresias na abertura do campeonato.
A ISA é americana, mas conta com patrocínio da empresa australiana Quiksilver. No Brasil, a etapa tem a organização da Confederação Brasileira de Surfe, com apoio da Associação Paulista de Surfe, Associação de Surfe de São Sebastião (ASSS) e Prefeitura de São Sebastião.
Super Surf - Entre os dias 24 e 28 de maio será realizado o Super Surfe, com todas as feras do esporte nacional. Este é a Divisão Principal do Circuito Brasileiro Profissional.
O cearense Claudemir Lima e a carioca Andréa Lopes venceram o primeiro desafio do ano em Garopaba (SC) e vão defender a liderança do ranking na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).
Na praia de Maresias serão distribuídos neste Super Surf mais R$ 134 mil em prêmios, com R$ 108,5 mil divididos pelos 64 competidores da categoria masculina e R$ 25,5 mil pelas 24 participantes da feminina. Além do espetáculo garantido dos melhores surfistas do país, também está confirmada mais uma apresentação especial da banda Nação Zumbi.
A Volkswagen, a TIM e a Nova Schin patrocinam o Super Surf 2006, que desde sua criação é organizado pela Editora Abril e Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional). A 7ª edição da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional ainda tem o apoio da Onbongo, Drop Dead, Overboard, Revista Fluir e Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza demolição de barraco em núcleo congelado da Praia Brava

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, realizou na última quinta-feira (20/04) a demolição de um barraco construído irregularmente na Praia Brava, Costa Sul do Município.
De acordo com o Departamento de Fiscalização da Prefeitura, a construção estava dentro de uma área congelada pela Prefeitura, que além de ser área de preservação, estava próximo ao curso d’água.
O proprietário foi autuado e quando a fiscalização chegou ao local, parte da construção já havia sido demolida pelo infrator.
Ainda segundo a fiscalização, não são apenas os núcleos congelados que estão passíveis de demolição, mas construções que estejam em desacordo com a legislação municipal, sem projeto aprovado pela Prefeitura ou em área de preservação permanente.
A Prefeitura também está intensificando a fiscalização junto aos núcleos para evitar novas construções. Algumas demolições estão sendo necessárias para coibir o desrespeito ao programa, que é respaldado por legislação.
Hoje em São Sebastião existem 41 núcleos congelados. Essas áreas podem ser identificadas por placas instaladas ao longo do município, que indicam que é proibido construir. (Fonte: PMSS)

Câmara analisa denúncia de empresário contra prefeito de São Sebastião

São Sebastião - A Câmara Municipal está analisando uma denúncia por suposta ação e omissão praticadas pelo prefeito Juan Garcia em relação a concessão do transporte coletivo urbano de São Sebastião.
O documento foi protocolado pelo morador e empresário Estevão Flávio Ciappina, no último dia 24, e pede a instauração de uma CEI (Comissão Especial de Investigação), nos termos do Decreto Lei 201/67, para apurar como ocorreu a venda e/ou transferência da empresa Autoviass (Auto Viação São Sebastião), detentora dos serviços no município até o início de 2006, para Viação Leme, da cidade de Jundiaí/SP, que está atuando com o nome fantasia de ‘Ecobus’.
Segundo Ciappina, a Junta Comercial do Estado de São Paulo, em sua ficha cadastral, mostra que a firma se mantém inscrita com uma única alteração na sociedade, tendo saído a esposa do maior cotista e ingressado a sua filha. “De modo oficial não houve, pelo menos decorridos quatro meses da transferência, nenhuma venda da Autoviass a Viação Leme”, acredita o empresário.
Para ele, somente a criação de uma CEI tem condições de saber o motivo e as condições para uma empresa assumir o lugar de outra, uma vez que o último contrato celebrado com a Prefeitura vigorou pelo período de 10 anos.
Flávio faz uma série de indagações em relação ao caso.
O denunciante pergunta como se processou a venda da concessionária do transporte urbano sob os aspectos legal e administrativo; qual das empresas responde diretamente pelo cumprimento do contrato em vigor junto a Prefeitura; por que a administração não dá explicações à Câmara, Tribunal de Contas e aos munícipes em geral sobre a ‘transferência de concessionárias’; quais foram os documentos apresentados pela nova firma sob o ponto de vista de certidões dos órgãos referentes a vida anterior da empresa que recebeu a concessão; e se houve pareceres técnicos e jurídicos. “Ninguém nada sabe sobre tão inusitada transferência”, escreve o empresário.
Ciappina informa, ainda, que a denúncia também foi encaminhada ao Tribunal de Contas e ao Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, com a mesma solicitação de apuração dos crimes tipificados em leis federais e municipais. (Fonte: PMSS)

Fiscais vão autuar donos de terrenos baldios

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai encarar de frente o problema da dengue e dos caramujos, tomando decisões que vão além do combate feito pela equipe da Secretaria da Saúde.
Através da Secretaria de Obras e Planejamento, dos 32 fiscais da Prefeitura, seis foram designados para vistoriar terrenos que se encontram abandonados, ou seja, os chamados baldios.
A fiscalização é permitida baseada na lei 1640/03, que dispõe sobre infração decorrentes da inadequada conservação de imóveis.
Em resumo, não serão mais permitidos terrenos cobertos por matos ou servindo de depósito de lixo. Assim ficam os proprietários, inquilinos ou outros ocupantes de imóveis, a conservar em perfeito estado os seus quintais, terrenos e edificações.
Os fiscais que já estão atuando na cidade há duas semanas, identificam os terrenos através do setor de Cadastro da Prefeitura e notificam os proprietários.
Após notificação, os proprietários dos terrenos terão prazo de 30 dias para realizar a limpeza, capina e quando necessário à remoção do lixo, se existir. Caso a notificação não seja atendida no prazo, será aplicada multa no valor de R$ 750.
Segundo informações da fiscalização da Prefeitura, a idéia é fazer uma parceria com a Secretaria da Saúde para evitar casos de dengue e proliferação do caramujo.
Neste ano, para se ter uma idéia foram confirmados 126 casos de dengue, sendo 124 autóctones e dois importados. O número de casos suspeitos chega a 423.
Hoje a grande preocupação da equipe da Saúde é a falta de conscientização das pessoas. Ao todo, são 80 agentes da dengue monitorando a cidade. (Fonte: PMSS)

Circuito Maresia Amador revela novos talentos do surf brasileiro nesse fim de semana

São Sebastião - Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, nesse fim de semana (de 28 a 30 de abril), será realizado na praia de Maresias, a 2ª etapa do Circuito Maresia Brasileiro de Surf 2006, que será disputado nas categorias open, júnior, mirim, iniciante, feminino open e feminino júnior.
Das seis categorias em disputa, cinco são lideradas por surfistas do Nordeste. O paranaense Peterson Crisanto, campeão da primeira etapa na categoria Iniciante, é o único líder nascido fora da região nordestina. Também defendem a liderança do ranking em Maresias a pernambucana Monik Santos (Feminino Júnior), os paraibanos Alan Saulo (Open) e Diana Cristina (Feminino Open), e os potiguares Jadson André (Júnior) e Luiz André (Mirim). Recordista de títulos (sete) na história do circuito, São Paulo luta para recuperar a hegemonia no cenário nacional.
As duas primeiras etapas desse circuito nacional de surf amador, também valem pontos para os atletas juniores, que estarão buscando vagas no time brasileiro que disputará o ISA Games, de 06 a 14 de maio, considerada a Copa do Mundo do Surf, também em Maresias.
No ano passado, mais de 10 equipes representaram os estados de norte a sul da costa brasileira, no circuito Maresia Brasileiro.
A 1ª etapa foi realizada em Pernambuco e teve pontuação normal, já, esta 2ª etapa que será realizada em Maresias, será especial, com pontuação dobrada somente para as categorias do mundial, valendo somente para efeito de equipe e não de ranking.
Nesse Circuito Nacional de Surfe Amador), prova que reúne a nata da nova geração do surf
O Maresia Brasileiro de Surf 2006 tem o patrocínio da Maresia Boardtech e conta com apoio da Tent Beach Boardshop, Wave Star, VI Fiberglass, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Federação Paulista de Surf (FPS) e Prefeitura de São Sebastião. A organização é da Confederação Brasileira de Surf (CBS), com supervisão do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Doping - Seguindo a linha do ano passado, o circuito este ano contará com o Controle de Dopagem, que atuará sorteando dois atletas para análise por etapa.
Doping é toda substância, agente ou método capaz de alterar o desempenho do atleta, a sua saúde ou espírito do jogo, por ocasião de competição desportiva ou fora dela. Por dopagem se entende a administração ao atleta, ou o uso por parte deste, de substância, agente ou método capaz de alterar o seu desempenho, prejudicar a sua saúde ou comprometer o espírito do jogo.
Caso o atleta apresente em seus fluidos, substância ou método proibido no controle de dopagem sofrerá as penalidades previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) sem prejuízo das penalidades aplicáveis à Entidade de Prática ou Entidade de Administração a que pertença e às demais pessoas envolvidas no processo de dopagem.
Mais competições - A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, já é conhecida por sua potencialidade no mundo do surfe. Sua vocação ganha força com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes.
Até o fim de maio, a cidade comprova que é capital internacional do surfe recebendo três importantes competições na modalidade.
Além desta 2ª Etapa do Maresia Brasileiro de Surf, que acontece neste fim de semana, a praia de Maresias também receberá de 06 a 14 de maio e no final do mês, de 24 e 28, São Sebastião recebe os melhores surfistas do Brasil na segunda etapa do SUPERSURF 2006. (Fonte: PMSS)

Comédia irreverente se apresenta no Teatro Municipal neste domingo (30/04)

São Sebastião - Nesse domingo (30/04), o Teatro Municipal recebe a comédia “Uma empregada quase perfeita”, às 21 horas. A peça de Ronaldo Ciambroni tem apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
A peça está em cartaz durante sete anos nos melhores teatros do Brasil. Com um texto irreverente e cheio de humor picante do ator e dramaturgo, Ronaldo Ciambroni, a comédia é uma sátira da relação a dois, incluindo principalmente o contexto do dia-a-dia familiar.
Ela mostra o conflito de um casal em lua-de-mel, que contrata uma empregada. O casal tenta evitar que as rotinas domésticas não afetem a relação conjugal. O ápice da peça é quando Magali – a empregada contratada - é descoberta. Ela é uma travesti e ao chegar na residência reconhece o dono da casa como um antigo namoradinho do passado.
O espetáculo promete uma divertida situação de revelações, enganos e desenganos. Os
atores, o texto de excelente qualidade e o humor como ingrediente principal, fazem com que a peça seja muito bem aceita pelo público.
A apresentação tem duas horas de duração e seis atos, o texto é de Ronaldo Ciambroni, autor de diversos sucessos, como ‘Um Espírito Baixou Em Mim’ e ‘De Artista e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco’. A direção é de Miriam Lins, que atuou em novelas da Rede Globo e do SBT.
Serviço - O Teatro Municipal fica na avenida Dr. Altino Arantes, 02, Centro. Os ingressos estão a venda na Livraria Satélite e na Bilheteria do Teatro por R$ 20,00. Estudantes, funcionários públicos e aposentados pagam meia entrada. (Fonte: PMSS)

Gringão recebe mais uma rodada da Copa Vanguarda de Futsal

São Sebastião - Nessa quinta-feira (27/04), o Ginásio Municipal de Esportes de São Sebastião Otoniel Santos (Gringão) irá receber mais uma noite de confrontos da 8ª Copa Vanguarda de Futsal. A partir das 20 horas, a torcida das duas equipes São Sebastião e Ilhabela se preparam para mais uma vez lotar as arquibancadas do Gringão. A disputa começa com Ilhabela enfrentando a equipe de São Pedro de Sapucaí, na seqüência São Sebastião e São Francisco Xavier partem para a disputa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes de São Sebastião (Seesp), essa rodada da Copa Vanguarda faz parte da 2ª fase do campeonato em que as 24 equipes da região se enfrentam no chamado “mata-mata” em que todos os jogos devem ter um vencedor. Concluída a segunda fase, os 12 times que restarem passam para a terceira fase do campeonato onde formarão quatro grupos com três equipes cada um.
A seleção de futsal de São Sebastião garantiu sua classificação para a 2ª fase da Copa Vanguarda, na noite de segunda-feira (17/04), com uma goleada de 4 a 1 sobre Caraguatatuba, jogando no ginásio do Travessão, em Caraguá.
O time é formado pelos jogadores: Diogo e Roger (goleiros), Pimenta, Criveland, Dioguinho, Rafael, Baianinho, Bimbinha, Pomada, Douglas, Carlota, Marquinhos e Michel. Também integram a delegação sebastianense o auxiliar técnico Luiz Carlos Cavinatti e o massagista Juliano Ramirez. Todos os atletas são da cidade.
Segundo o técnico Rogério Botelho, a equipe sebastianense está bem estruturada e tem boas chances de vitória, já que estão com treinamentos intensificados.
A 8ª Copa Vanguarda de Futsal reúne 46 equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Região de Bragança, envolvendo mais de 600 esportistas.
Os ingressos estarão à venda no dia do evento com o custo de R$ 1,00, que será destinado às entidades assistenciais do município, à TV Vanguarda e ao pagamento dos árbitros. (Fonte: PMSS)

São Sebastião é considerado exemplo no estado para a Defesa Civil

São Sebastião - A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) e a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Vale do Paraíba e Litoral Norte realizaram hoje (26/04) um balanço das ações desempenhadas de dezembro a abril deste ano em todo o Estado de São Paulo. Nas avaliações, São Sebastião esteve bem estruturado nesse período de chuvas.
Segundo o diretor do departamento de Defesa Civil do Estado de São Paulo, Major Luiz Dias, a cidade possui uma equipe de Defesa Civil experiente, o que garante a tranqüilidade da CEDEC em relação à região. “Aqui existem pessoas envolvidas, comprometidas pela causa, o que reflete nas ações que promovem”.
Dias destacou também que em toda a região do Litoral Norte não houve mortes no período de chuvas desse ano. “Isso mostra o bom trabalho das equipes. Aqui, quando foram alarmados sobre o tempo, já retiraram as famílias das áreas de risco”.
Segundo o chefe de divisão da Defesa Civil, Paulo Galeano, a cidade é bem conceituada no Estado por se prevenir antes de possíveis deslizamentos.
Durante o evento foi feita uma análise dos aspectos meteorológicos do período. O ponto foi a avaliação do plano preventivo da Defesa Civil específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no verão 2005/2006. Estiveram presentes representantes da Cedec, da Defesa Civil de São José dos Campos e dos órgãos do Litoral Norte. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Oswaldo Cruz recebe obras de melhorias

Ubatuba - O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) deu início as obras de melhorias na rodovia Oswaldo Cruz, no trecho entre São Luís do Paraitinga e Ubatuba.
As obras, orçadas em R$ 26 milhões, serão financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os serviços são executados pela empreiteira Serveng Civilsan e devem ser concluídos em 18 meses.
Segundo o engenheiro do DER Jorge Jobram, o trecho, entre os kms 77 e 94 terá serviços de alargamento da pista, implantação de terceiras faixas, acostamento e ciclovias.
Os serviços contemplam ainda obras de contenção de taludes e a recuperação de uma ponte e alargamento de outras quatro, no trecho de Ubatuba. No trecho de serra, o traçado será mantido.
"Na serra, iremos aumentar o raio de duas curvas, bastante acentuadas e com rampas íngremes, facilitando o tráfego de ônibus pelo local." Segundo ele, hoje, os ônibus fazem manobras para passar pelas duas curvas.
Jobram disse que o trecho de serra, entre os kms 79 e 86, receberá sinalização reforçada, guard rail e taxões refletivos para aumentar a segurança dos motoristas, principalmente, no período noturno.
O DER também programou a implantação de rotatórias em três pontos da rodovia, um deles em São Luís do Paraitinga e outros dois no trecho de Ubatuba.
Durante o feriado prolongado as obras terão continuidade nos trechos as margens da rodovia, sem qualquer prejuízo ao tráfego. As obras serão sinalizadas. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba arquiva CEI e inocenta petista

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba arquivou anteontem a CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apurou possíveis irregularidades cometidas pelo ex-presidente da Casa Jairo dos Santos (PT) na contratação de uma empresa para serviços de dedetização no prédio do Legislativo. A denúncia tinha sido feito por um morador da cidade. O relatório elaborado pelo vereador Edilson Félix (sem partido) apontou que juridicamente não teria havido irregularidades na contratação da empresa. O relatório foi aprovado por nove dos dez vereadores da casa. O vereador Charles Medeiros (PSB) foi o único a votar contra o relatório elaborado por Félix. (Fonte: ValeParaibano)

Conselhos da Cooperativa Educacional de Ubatuba são renovados em assembléia
Cooperados eleitos são pais de alunos, com profissões diversas, que atuam como voluntários na construção da melhor escola para os seus filhos

Ubatuba - Única escola cooperativista do município, a Cooperativa Educacional de Ubatuba diferencia-se de outras instituições de ensino por seguir uma linha pedagógica moderna, fundamentada nos estudos de Piaget, e, também, por adotar um modelo de gestão inovador, que facilita a interação da família com a escola.
A Cooperativa é gerida pelos cooperados, isto é, pelos próprios pais, que são os maiores interessados em manter a qualidade superior da escola. Eles estão organizados em dois Conselhos, o Administrativo e o Fiscal, que foram renovados no último dia 29 de março, em Assembléia Geral Ordinária. Profissionais de diversas áreas, os conselheiros trabalham como voluntários para que a Cooperativa continue formando pessoas críticas e criativas, capazes de compreender e transformar a sociedade.
Conheça os Conselheiros:
Administrativo
Presidente: Maria Lúcia Costa Mello, pedagoga, cursando especialização em psicopedagogia. Vice-presidente: Adelaide Maria Gomes Coelho Godoy, pedagoga, arte-educadora e diretora de escola estadual. Diretores: Ricardo Viggiani, arquiteto; José Carlos Peixoto Jr., engenheiro civil; Berenice Maria Gomes Gallo, oceanógrafa e coordenadora do Projeto Tamar no Estado de S.Paulo; Robinson Ricciardi Sandin, arquiteto; Eliane Simões, educadora ambiental; Vera Lúcia de Siqueira Tango, bancária; Regina Laura Monteiro Teixeira, jornalista, com especialização em ambiental.
Fiscal
Presidente: José Lanzoni, comerciante. Diretores: Mariana Solt Sorroche, bancária; Luiza Helena Romann, analista de sistemas; Paulo Roberto Pires, engenheiro agrônomo; Lucila Ishihata, comerciante. (Fonte: Cooperativa Educacional de Ubatuba)

Cooperativa contrata nova diretora
Há mais de 30 anos na educação, Sônia Bergamaschi elogia a qualidade pedagógica e a organização da escola

Ubatuba - Pedagoga e especialista em gestão escolar, com mais de 30 anos de experiência na área da educação, Sônia Maria da Paz Botteon Bergamaschi é a nova diretora da Cooperativa Educacional de Ubatuba. Sônia, que já foi coordenadora da Rede Estadual de Ensino, em São Paulo, e diretora do Colégio Taba, em Ubatuba, diz que, mesmo já tendo trabalhado em escolas tradicionais, acredita muito no construtivismo, linha pedagógica adotada pela Cooperativa, a partir dos estudos de Jean Piaget, filósofo, biológo e psicólogo suíço, para quem o conhecimento não se transmite, mas se constrói. “Os projetos desenvolvidos pela Cooperativa são muito pertinentes e importantes”, observa Sônia.
A diretora também elogia a organização da escola e a qualidade dos relacionamentos. “Estou encantada com a postura humanista da Cooperativa, onde os relacionamentos são importantes e fundamentados no respeito”, enfatiza.
Sobre a escola - A Cooperativa Educacional de Ubatuba foi fundada em 1999, com o objetivo maior da educação, que é formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade. É uma escola de educação infantil, ensino fundamental e médio, que fundamenta seu projeto político-pedagógico no sócio-construtivismo e cooperativismo. Com base nos estudos de Piaget, Frenet, Vigotsky, Ferreiro, entre outros teóricos da educação, a Cooperativa segue uma proposta curricular que acompanha os avanços educacionais, através de constante investimento na capacitação dos professores, e proporciona um ambiente de aprendizado diferenciado e significativo. (Fonte: Cooperativa Educacional de Ubatuba)

Prefeitura inaugura ciclofaixas em Ubatuba
A inauguração acontece na Praça Cícero Gomes, na segunda-feira, a partir das 8 horas da manhã

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai inaugurar oficialmente as ciclofaixas das ruas Thomaz Galhardo e Conceição na próxima segunda-feira, 1, em uma festa que vai comemorar a iniciativa que vem transformando o trânsito local, tornando-o mais seguro e mais confortável, tanto para os ciclistas como para motoristas e pedestres. A partir das 8 horas a Praça Cícero Gomes (antiga praça da Emdurb) recebe uma equipe de recreação que vai divertir as crianças, enquanto o Clube de Ciclismo irá orientar sobre as regras que devem ser seguidas para o melhor aproveitamento dos benefícios trazidos pela implantação das ciclofaixas. A banda local Pracaniz anima a manhã de feriado, em um palanque montado na Praça, que fica próxima ao trevo de entrada da cidade. O prefeito Eduardo Cesar vai prestigiar a festa e percorrer a ciclofaixa montado em uma bicicleta de seis lugares, acompanhado dos monitores do Clube de Ciclismo Ubatuba.
Seminário - Na programação de inauguração das ciclofaixas consta também o “Seminário Ciclo Litoral Norte”, que acontece na terça-feira, 2, das 8h às 17h no auditório da EM Presidente Tancredo Neves. O seminário tem o objetivo de divulgar o programa cicloviário de Ubatuba para as quatro cidades do Litoral Norte, já que todas elas enfrentam algum tipo de problema relacionado ao trânsito de bicicletas. “A intenção é buscar uma solução integrada para a região”, explica o chefe da Coordenadoria de Trânsito de Ubatuba, Ronaldo Lopes.
O seminário possui caráter técnico e tem como público alvo técnicos da região, órgãos gestores das rodovias estaduais e federais e órgãos regionais de segurança e fiscalização.
O Programa Cicloviário - O Programa Cicloviário de Ubatuba é um grande investimento da atual administração para disciplinar o trânsito de bicicletas. Composto por um sistema cicloviário desenvolvido a partir da infra-estrutura já existente para a circulação de bicicletas e de levantamentos realizados pela Coordenadoria de Trânsito, o Programa Cicloviário consiste não só em rede de ciclovias e ciclofaixas, mas também em sinalização viária e de identificação, além do sistema de bicicletários e paraciclos, bike-lanes e calçadas, que vão totalizar 35 km de infra-estrutura para circulação de bicicletas em Ubatuba. Somente as ciclofaixas das ruas Thomaz Galhardo e Conceição já somam 3km de estrutura para o ciclista. O restante abrange desde o trevo da Praia Grande até o trevo do Perequê-Açú.
Assessoria técnica - O Programa é resultado de um projeto desenvolvido pelo arquiteto urbanista Sérgio Bianco, usuário da bicicleta como meio de transporte, especialista em projetos cicloviários, coordenador do Grupo de Trabalho de Bicicletas da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e consultor do Ministério das Cidades. O projeto do arquiteto conta também com uma campanha de comunicação institucional que permite agregar valores aos ciclistas através de sua contribuição à mobilidade urbana e qualidade ambiental em relação à sociedade como um todo, para que a mesma enxergue positivamente os ganhos que significam para a cidade o uso da bicicleta como meio de transporte. Uma das premissas do projeto é a educação. Acredita-se que é necessário primeiro ensinar as leis de trânsito, respeitando a linguagem local, havendo assim uma mudança gradual, com paciência e persistência.
Um dos maiores índices de bicicleta por habitante - Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas da Coordenadoria Municipal de Trânsito, sendo que a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. “Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país”, afirma Ronaldo Lopes, chefe da Coordenadoria de Trânsito. As duas ruas onde foram implantadas as ciclofaixas figuram entre as de maior circulação de bicicletas em toda a cidade.
Programação do Seminário Ciclo Litoral Norte:
8h – café da manhã
8h45 – abertura
9h15 – apresentação do Programa Cicloviário
9h45 – Secretaria de Saúde
10h05 – Secretaria de Educação
10h20 – Secretaria de Meio Ambiente
10h35 – Secretaria de Turismo
11h – Comunicação, publicidade e sinergias para agregar valor e cidadania
11h30 – Marcos Bicalho - superintendente da ANPT
12h – Pausa para almoço
14h – Augusto Valeri – Ministério das Cidades
14h30 – Mesa Redonda: a visão dos Governos Estadual e Federal em relação à mobilidade de bicicletas no Litoral Norte, a adequação da BR -101 ao uso da bicicleta, formas de financiamento e suporte técnico. Participação de Augusto Valeri, do Ministério das Cidades
16h – café
16h30 – Marcos Mazzaron – presidente da Federação Paulista de Ciclismo
16h45 – Sonia Maria B. Molina – Liga do Vale do Paraíba
17h – encerramento.
(Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba se prepara para tornar-se referência na região
O único hospital de Ubatuba irá ganhar, no próximo mês, uma nova ala com 30 leitos, área de isolamento e uma Unidade de Tratamento Intensivo

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba está passando por uma ampliação que fará com que ela se torne referência na região. No piso superior do edifício, está sendo construída uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para dez leitos. Haverá também uma área de isolamento, para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com, aproximadamente, 30 leitos.
A obra, que é resultado de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, está sendo finalizada e tem previsão de inauguração para o final de maio. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está estudando a possibilidade de fazer também uma parceria com a iniciativa privada para equipar as novas instalações.
A diretora administrativa da Santa Casa, Quésia Kamimura afirma que essa ampliação é muito significativa para o município. “Atualmente, quando um paciente necessita de uma Unidade de Tratamento Intensivo, ele precisa se deslocar para outras cidades, como São José dos Campos ou Jacareí. As novas instalações da Santa Casa permitirão que tratamentos de média e alta complexidade sejam realizados aqui mesmo. Esse fator fará com que o hospital de Ubatuba se torne uma referência na região”.
Mudanças e reformas - Desde que assumiu a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, no início de novembro de 2005, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital.
Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação.
Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, foram instalados cinco novos conjuntos de equipamentos. O Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e reformada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização. A cozinha foi completamente reformada e os funcionários possuem agora um novo refeitório. (Fonte: PMU)

Ubatuba recebe “peneira” de futebol em maio

Ubatuba - O Pão de Açúcar Esporte Clube promoverá uma “peneira” para descobrir novos talentos do futebol em Ubatuba, no próximo dia 9 de maio. A peneira será realizada no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo e os jogadores devem ser nascidos entre os anos de 1990 e 1993. É necessário comparecer com calção, meia e chuteira e portar documento de identidade. O Pão de Açúcar trabalha com categorias de base e apóia o futebol profissional do Juventus. (Fonte: PMU)

Atletas de Ubatuba disputam o Oakley Junior Challenge

Ubatuba - Os surfistas Hizunomê Bettero, Diego Santos, Wigolly Dantas e Matheus Toledo participam da terceira edição Oakley Junior Challenge, evento especial para atletas da nova geração, que será disputado em Ubatuba entre os dias 15 e 21 de maio. Os atletas foram escolhidos pela Oakley e Abrasp, levando em consideração os rankings brasileiro, Pro Júnior, bem como algum destaque individual. A competição será disputada em baterias com uma hora de duração, formada por quatro competidores e cada um podendo surfar até 15 ondas. Os atletas não são eliminados e têm o direito de entrar no mar quatro vezes; os campeões são os que somarem o maior número de pontos das três notas computadas em cada apresentação, sendo uma delas dobrada.
A diferença em relação ao evento do ano passado é a ausência da categoria feminina, porém, o espaço será preenchido pelos amadores com até 16 anos. Hizunomê Bettero, Diego Santos e Wigolly Dantas estão na categoria Sub 20, enquanto Matheus Toledo participa da Sub-16. Os finalistas da categoria principal dividem R$ 20 mil, enquanto os competidores da Sub-16 recebem R$ 10 mil.
O Oakley Junior Challenge será um torneio móvel, isso quer dizer que ele poderá ser feito em mais de uma praia, e entre as opções estão Félix, Itamambuca, Vermelha do Centro e Vermelha do Norte. O campeonato vai acontecer na praia que oferecer melhores condições. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da AUS (Associação Ubatuba de Surf)
 (Fonte: PMU)

Conferência Municipal de Saúde começa nesta quinta-feira

Ubatuba - Começa, nesta sexta-feira, dia 27, a IV Conferência Municipal de Saúde que, neste ano, tem como tema “Vida, Saúde e Responsabilidade”. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá no Salão da Igreja São Francisco e na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, durante os dias 27, 28, 29 e 30 de abril. Estarão presentes diversas autoridades da área, palestrando sobre assuntos de grande relevância para o sistema de saúde. Além disso, os profissionais da Secretaria de Saúde apresentarão teses e metas para o ano de 2006, tendo como base os dados epidemiológicos, as necessidades da população e a experiência da administração vivida durante o ano de 2005.
Foram convidados especialistas, como o ex-ministro de Saúde, Dr. José Carlos Seixas, que falará sobre participação e responsabilidade social em relação à saúde e o Dr. Paulo Capel Narvai, professor da Universidade de São Paulo, que abordará o assunto da Saúde Bucal.
Toda a população está convidada a participar do evento. Os 188 delegados natos e eleitos durante as 12 pré-conferências realizadas nos bairros do município estarão presentes e terão direito a votar nas diretrizes que comporão o Plano Diretor do Município na área da Saúde. Entre os delegados, estão representantes da sociedade civil e profissionais da Saúde. O documento consolidado, que é a somatória dos problemas eleitos como prioridades nas pré-conferências, norteará a plenária final da Conferência. O prefeito Eduardo César ressalta a relevância da participação popular neste evento. “A Conferência de Saúde é a instância deliberativa mais importante nesse setor. Ela determina os rumos a serem tomados para a construção de um sistema de saúde eficiente. A participação da população e dos delegados é vital para que as decisões sejam democráticas e justas”.
Dia 27
Local: Salão da Igreja São Francisco
19 hs – Abertura oficial da IV Conferência Municipal de Saúde
20 hs – Reunião para aprovação do Regimento Interno da Conferência
Dia 28
Local: Salão da Igreja São Francisco
8h Credenciamento
8:30h Cofee Break
9h Palestra com Dr. José Carlos de Moraes
Assunto: Novo SUS
10:30h Palestra 2: Dr. Gonçalo Vecina Neto
Assunto: Assistência Hospitalar
12h Almoço
14h Palestra 3: Prof. Dr.José Carlos Seixas (Ex-Ministro da Saúde)
Assunto: Participação Social
15:30h Intervalo
15:45h Palestra 4: Dr. Paulo Capel Narvai
Assunto: Saúde Bucal, Vida e Responsabilidade
20h Abertura Oficial da IV Conferência Municipal de Saúde
Palestra: Exmº Sr Ministro da Saúde Dr. José Agenor Alvares da Silva
Assunto: Responsabilidade Sanitária
Dia 29
Local: Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves
8h Coffe Break
8:30h Prof. Dr. Gilson de Carvalho
Assunto: Integralidade
10h Intervalo
10:15h Gupos Temáticos (início)
12h Almoço
14h Grupos Temáticos (finalização)
Dia 30
Local: Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves
8h Cofee Break
8:30h Plenária
12h Almoço
14h Plenária
(Fonte: PMU)

Santa Casa de Ubatuba se prepara para tornar-se referência na região
O único hospital de Ubatuba irá ganhar, no próximo mês, uma nova ala com 30 leitos, área de isolamento e uma Unidade de Tratamento Intensivo

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba está passando por uma ampliação que fará com que ela se torne referência na região. No piso superior do edifício, está sendo construída uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para dez leitos. Haverá também uma área de isolamento, para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com, aproximadamente, 30 leitos.
A obra, que é resultado de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, está sendo finalizada e tem previsão de inauguração para o final de maio. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está estudando a possibilidade de fazer também uma parceria com a iniciativa privada para equipar as novas instalações.
A diretora administrativa da Santa Casa, Quésia Kamimura afirma que essa ampliação é muito significativa para o município. “Atualmente, quando um paciente necessita de uma Unidade de Tratamento Intensivo, ele precisa se deslocar para outras cidades, como São José dos Campos ou Jacareí. As novas instalações da Santa Casa permitirão que tratamentos de média e alta complexidade sejam realizados aqui mesmo. Esse fator fará com que o hospital de Ubatuba se torne uma referência na região”.
Mudanças e reformas - Desde que assumiu a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, no início de novembro de 2005, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital.
Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação.
Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, foram instalados cinco novos conjuntos de equipamentos. O Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e reformada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização. A cozinha foi completamente reformada e os funcionários possuem agora um novo refeitório. (Fonte: PMU)

 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

 


Semana de 28/04 A 04/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Irma Vap - O Retorno"
Ás 15:40 hs - 19:50 hs.

"O Plano Perfeito"
Ás 17:20 hs - 21:30 hs.


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs.

"Espíritos - A Morte Está ao seu Lado"
Ás 21:30 hs.

 

 


 

Ação Litoral
 
Artigo Topo

TURISMO COM DENGUE?
Irineu Nalin


Recebo em casa (Praia do Guaecá - São Sebastião) agentes contratados pela
PMSS que desejam fazer uma vistoria, com o objetivo de encontrar possíveis
focos de criação do famigerado mosquito Aedes aegypti, responsável pela
epidemia da dengue que se alastrou em nosso país. São jovens e parecem bem
treinados. O Sr. possui bromélias? Não. Examinam tudo e nada encontram. Há
muito que sigo todas as recomendações das autoridades sanitárias: as
caixas d'água estão tampadas e lacradas, os vasos sanitários estão sempre
tampados, os vasos de plantas estão sempre com areia nos pratos, etc.
Interessado em saber a origem dos criatórios acompanho esse trabalho e
verifico que coletam muitas larvas em alguns jardins vizinhos repletos de
bromélias. Indago-os e recebo a informação de que 80% do focos encontrados
no Guaecá foram nessas plantas. Mas, será que as larvas que retiram do
poço delas com uma espécie de conta gotas e colocam nos vidrinhos são
mesmo desse inseto ou podem ser de outros?
Os tão conhecidos pernilongos "culex pipens", que freqüentam a localidade
em quantidades insuportáveis ao lado dos borrachudos "simulium",
constituem-se numa atração interessante da região para promover o turismo.
"Venham sejam picados aqui e voltem para seus locais de origem para tratar
a enfermidade".
Se nas estatísticas médicas isso pudesse ser computado, provavelmente os
números seriam ainda maiores do que vejo no noticiário: "Litoral - Em São
Sebastião - SP, os casos de dengue saltaram, em uma semana, de 55 para
126. Há outras 303 pessoas com suspeita da doença e os exames estão sendo
analisados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A prefeitura tem 80
agentes, mas as pessoas tem de ajudar a combater os criadouros do mosquito
Aedes Aegypti, apela o secretário municipal de Saúde, Antonio Guilherme de
Carvalho". Acrescento: segundo, esses agentes, seis casos no Guaecá.
Interessante: apesar da grande população de insetos, só vi agentes
tentando identificar focos e ninguém combatendo-os. Até mesmo o
famigerado fumacê que no passado era espalhado com certa freqüência (óleo
diesel queimado, juntamente com organofosforado importado de alto custo e
cancerígeno), muito embora já se dispusesse de larvicida biodegradável
desenvolvida no Campus de Jaboticabal da UNESP, de baixíssimo custo,
específica para os pernilongos, a partir do bacillus thuringiensis
isrealensis, utilizado desde 1986, pelo Laboratório de Simulídios de
Caraguatatuba da Sucen, no controle aos borrachudos. Com a municipalização
desse combate no litoral, parece que a população de insetos ficou fora de
controle.
Embora a Sociedade Brasileira de Bromélias defenda não ser a planta um
criadouro preferencial do Aedes aegypti, recomenda inúmeros cuidados com
pulverizações semanais com inseticida ecológico rural, inseticida aerosol
piretróide com propelente, ou ainda solução de água com cloro ou fumo,
etc.
Mas, já está na hora do meio científico e as autoridades sanitárias
esclarecerem melhor a população que tem sido responsabilizada pela
propagação do inseto.
Entendo que houve um exagero de paisagistas ao retirarem da floresta essas
plantas, aonde exercem importante função no ecossistema e de onde nunca
deveriam ser retiradas para compor jardins urbanos, pois o cuidado com
elas dificilmente será seguido por caseiros e jardineiros. Temos uma flora
muita rica e variada que oferece opções menos contraditórias para compor o
paisagismo.
Ou será que os interesses comerciais que giram em torno da venda de
inúmeros produtos, como repelentes, inseticidas, aparelhos, etc. são o
verdadeiro obstáculo a colocar a população desses insetos sob o controle
da natureza?

Ir.19/04/06
Consulte Aqui Artigos Anteriores
 

Poesia Topo

Luiz Carlos Prestes

Em 1986
Em São José dos Campos
Um personagem saltou
Dos livros de história
Para falar sobre uma marcha
Que começou nos pampas
Muitas décadas atrás
E que ainda continua
Em busca da utopia
Pois enquanto houver
Crianças com fome
E sem vestes
Vive a coluna Prestes.

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

PAIXÃO DE CRISTO - Neste ano de 2006 o Espetáculo de Rua “A Paixão de Cristo”, foi encenado em um local inédito, A Barra dos Pescadores. Pela primeira vez montamos tudo naquele espaço em poucos dias, mas o resultado foi um sucesso e tudo pode ser encenado a contento.
O espetáculo começou as 21:25 horas com a primeira cena: o nascimento de Jesus dentro de um Barco que chegou trazendo José, Maria, Jesus, os Reis Magos e o anjo. A trajetória da vida de Jesus foi transcorrendo até o momento culminante, a Ressurreição, que encerrou o espetáculo as 23:40 horas.
Para o próximo ano teremos mais tempo para planejar a organização do espetáculo no novo espaço, corrigir as falhas técnicas e incluir mais paisagens dos evangelhos, sempre primando pelo respeito ao público que vai prestigiar e se emocionar nesse evento que realizamos há quase duas décadas com empenho e muito carinho.

Organização do Evento

Prezado (a) Senhor (a),
O Instituto de Geografia e Estatística – IBGE - e a Universidade de Taubaté – UNITAU/Campus Ubatuba estão realizando, em parceria, um Workshop sobre ESTATCART (Sistema de Recuperação de Informações Georeferenciadas). Este evento ocorrerá no dia 02 de maio de 2006, na UNITAU/Campus de Ubatuba, que se localiza à R. Castro Alves, No. 392, no bairro do Itaguá, no município de Ubatuba, das 8:30 ás 12:00 horas e das 13:30 ás 16:30 horas.
O Workshop sobre ESTATCART tem como objetivo atender a crescente procura por informações estatísticas e geográficas em escala municipal e (ou) em escala dos setores censitários, simplificando a consulta ao extenso acervo de dados municipais e agilizando a análise exploratória dessas informações, pois permite o cruzamento e o mapeamento de estatísticas, registros administrativos e informações geográficas em um ambiente de dados sistematizado quanto a estrutura de códigos, nomenclatura e base cartográfica. Ao facilitar o acesso e o manuseio de informações municipais e/ou por setores censitários, o ESTATCART pode vir a ser uma ferramenta para um suporte eficaz na gestão de políticas publicas e na tomada de decisão empresarial.
Diante do exposto, convidamos V.Sa. a nos indicar um representante de sua equipe, visando à capacitação para o uso desta moderna ferramenta.
Certo de contarmos com a presença dessa valiosa instituição, agradecemos antecipadamente a participação, e aguardamos a confirmação do representante que fará parte do evento, por oficio via fax (12-38322460) ou via e-mail (patyortizmonteiro@terra.com.br) .

Profª Dra. Patrícia Ortiz Monteiro
Coordenadora do Curso de Administração:
Habilitação em Hotelaria e Turismo

MEU AMIGO FABIAN - Nesta minha terra ubatubana, e tua também por adoção, onde te vi com tanto orgulho levantar a tua identidade brasileira, processa-se uma pessoa pelo grave motivo de ser um trabalhador estrangeiro. Tu que tão bem conheces meio ambiente, talhado para seres até secretário desta pasta, onde em gestão passada organizaste esta secretaria que nem sequer tínhamos. Tão somente bravo. Cometeste o “grave” crime de denunciar, como membro da entidade mais conhecida de Ubatuba, MDU, por sua luta em favor deste município. Neste país, onde tantos estrangeiros foram e são acolhidos e fazem desta a sua pátria, a sua terra, a ela se mesclam, e por ela lutam, e a engrandecem! Nesta terra ubatubana, onde fizestes teus filhos e os educa no respeito a ela, onde pagas teus impostos e a faz crescer, cortam tuas pernas. Tenho certeza, você não cairá. Senta e descansa companheiro. Não há vitória sem luta. Não és o único, nesta Ubatuba amordaçada e que Cunhambebe amaldiçoou. O povo clama pela justiça que lhe cabe. Ela há que aparecer majestosa e bela como Ubatuba merece.
Meu carinho Fabian, a você e sua família.
Ubatuba, 26 de abril de 2006.

Maria Cruz
Ubatuba, SP

Parabéns, Kramer, pela coragem de denunciar o vereador.
O pais está afundando na corrupção, do nivel federal ao municipal, e é legal de ver gente com culhão para encarar essas quadrilhas.
Como ficam as igrejas evangélicas?
Foi para isso que votaram nesse vereador?

Mike Buser
São Sebastião

Caro Emilio,
Você que tanto se preocupa com a nossa Ubatuba, pode ainda ajudar a deter uma invasão de Dengue aqui no Lázaro, onde moro.
É dificil explicar por carta. O problema tem que ser aqui vivido para que se possa avaliar a extensão da invasão de mosquitos e pernilongos nesta area. Após as 17 Hs ajuda um pouco acender umas espirais e em contrapartida aguentar a defumação. Também para poder dormir, e acordar no meio da noite com o nariz todo entupido. Alguma autoridade precisa se deslocar e verificar quanta agua parada existe nestas ruas.
Em Parati já ha centenas de casos de Dengue confirmados neste ano. E Parati está aqui na porta!
Será que temos que esperar uma epidemia para iniciar algo? Somente procurar latinhas, vasinhos de plantas e pneus não resolve, principalmente se esta " campanha" acontece apenas no centro de Ubatuba. E onde não há esta invasão alada e barulhenta.

Norberto Ralf Theil
morador do Lázaro

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Fome - Fuçada

Praia da Fome
©Fuçada

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor