Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 03 de Maio de 2006 - Nº 1514 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Abertas Inscrições Para o ENEM
Circo Navegador faz turnê pelo Litoral Norte

Caraguatatuba
Vereador de Caraguá é indiciado
Caraguá impede retirada de 600 famílias
Atleta de Caraguá sobe ao pódium em Jacareí na Corrida Pedestre de Aniversário
Caraguá vence 3ª etapa do Valeparaibano de Xadrez em Tremembé
Setor de Zoonoses realiza pulverização contra a Dengue no Travessão
1º de maio foi comemorado com mais de 5 mil atendimentos no Dia da Multiação
Vereador Juarez Pardim consegue melhorias para o bairro Jaraguazinho
Vereador Omar Kazon solicita ao DER aumento de velocidade Na Rodovia Tamoios e recebe um NÂO como resposta
Tenistas são premiados em Caraguá
Campeonato Hipermaster disputa final no próximo sábado, 6
Futsal: evento quer repetir sucesso de 2006
CIASE recebe festival de futebol
Prefeitura de Caraguá garante benefícios aos servidores

Ilhabela
Moradores vão parar a balsa
Bazar Beneficente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela
Torneio dos Trabalhadores
Ilhabela prorroga a data de vacinação para idosos
Festa do Trabalhador

São Sebastião
Preso, vereador pede licença em S. Sebastião
Prefeitura apresentará novo projeto da Praça do Arrastão
FAPS resgata mais R$ 185 mil do Banco Santos
Maresias dá show de ondas na final do Circuito Brasileiro de Surf
São Sebastião recebe campeonato "Element Novos Talentos" de skate neste sábado (06/05)
Banco do Povo de São Sebastião oferece auxílio a empreendedores
Nota à Imprensa Cobre Prisão do Vereador Marcelo dos Santos Mattos
Prefeitura realiza torneio de xadrez e basquete para servidores


Ubatuba
Edital de Convocação
Melhor da Cidade
Ciclofaixas são inauguradas com festa
Secretaria de Educação consegue transporte para alunos do Sertão do Ingá
Rede de Descontos da Associação Comercial de Ubatuba
Quer ganhar uma renda extra?
Atenção Estudantes de Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Abertas Inscrições Para o ENEM

Litoral Norte - Gostaríamos de lembrá-lo que estão abertas as inscrições para o ENEM 2006; iniciadas hoje (02/05), as inscrições irão até 02/06. Vale lembrar, ainda, que todos os interessados no Programa 'Universidade para Todos' (PROUNI) devem prestar o ENEM.
O interessados devem dirigir-se à Agência dos Correios mais próxima, ou acessar o site www.inep.gov.br.
Para maiores informações entre em contato com nossa Central de Atendimento através do telefone (12) 3897-2000 / 3897-2044 ou acesse o site www.modulo.br. (Fonte: Módulo)

Circo Navegador faz turnê pelo Litoral Norte
“Em tempos de “Falcão Meninos do Tráfico” o Circo Navegador traz a tona o encantamento pelos palhaços

Litoral Norte - O Circo Navegador, em sua turnê pelo Litoral Norte, chega a São Sebastião no dia 4 de maio, com espetáculos gratuitos e abertos a população. O projeto que circulou três regiões paulistanas chegou ao Litoral após receber o Prêmio de Estímulo ao Circo, da Funarte–Ministério da Cultura, em 2006, mais uma vez confirmando a importância da produção e a qualificação artística do trabalho.
O Circo Navegador também apresenta o resultado de uma pesquisa de mais de 9 anos que resultou no projeto Palhaços de Todos os Tempos - um circo-exposição que traz a memória dos principais palhaços do século 20 e um repertório de espetáculos. O projeto já circulou pela capital paulista, São José do Rio Preto, Bertioga, Bauru e São Carlos, realizando mais de 100 apresentações no 2º semestre de 2006.
O Circo percorrerá as quatro cidades do Litoral durante todo o mês de maio, em quatro pontos de cada cidade, diariamente, entre 13 e 16 horas, ficando a disposição para a visitação gratuita. As escolas ou grupos devem agendar a visita pelo telefone 12-3893-1049.
O projeto é do estudante de Letras do Centro Universitário UNIMÓDULO, Luciano Draetta, morador de São Sebastião, que desde 2004 pesquisa a historia bibliográfica e iconográfica dos palhaços brasileiros. “Comecei a pesquisar e me interessei cada vez mais pela profissão. Levei 18 meses para captar o material, não foi fácil porque tive que lidar com famílias que não estavam preparadas para falar do assunto, muitas vezes palhaços que já não estavam mais atuando ou que já morreram”.
Draetta fez Circo Escola Picadeiro em São Paulo e trabalha com perna-de-pau, malabarismo, mas a sua grande paixão é o palhaço. Para ele, o circo tem sua função social e artística. “Em tempos de “Falcão Meninos do Tráfico” o Circo Navegador traz a tona o encantamento pelos palhaços. Recentemente o encantamento pelo palhaço veio à tona na exibição do documentário “Falcão, Meninos do Tráfico” do “rapper” MV Bil. Menino de origem humilde, morador de favela, vítima da vida dura da pobreza e da violência, declara seu interesse de se tornar palhaço. Parece uma brincadeira, não? Não. Isso só confirma o desejo, ou melhor, a necessidade humana de contato com a fantasia, com a poesia, enfim, com os mistérios da vida``, declara Draetta.
O Circo Navegador atua profissionalmente desde 1997. Já se apresentou nos mais importantes festivais de teatro brasileiro, fez diversas temporadas em teatros da capital paulista e reúne seis espetáculos em seu repertório. Na sede do grupo, situada no bairro do Ipiranga, São Paulo, funciona o Núcleo de Investigação Teatral, que oferece oficinas gratuitas nas áreas de teatro, música, mímica, dança e circo.
Entre junho de 2005 e junho de 2006 realiza o projeto Palhaços de Todos os Tempos, contemplado pelo Programa de Fomento a Teatro para a Cidade de São Paulo, com a montagem do circo-exposição e a realização de espetáculo nas periferias da capital paulista. Em janeiro de 2006 o projeto também esteve no Sesc São Carlos, Sesc Bauru, Sesc Bertioga e Festival Janeiro Brasileiro da Comédia.
São parceiros desta iniciativa: UNIMÓDULO, Sabesp, Fundacc-Caraguatatuba, Fragatas Turismo, Dé e Dé Sings do Brasil, Rádio Morada FM, Almanaque Café, Restaurante Parati, Restaurante São Sebastião, Restaurante Tip-Top, Pousada Ana Doce, Sectur-São Sebastião, Casa dos Cartuchos, Fundarte-Ubatuba, Ubatuba Palace Hotel, Associação Comercial de Ubatuba, Espaço Pés no Chão, Cooperativa Paulista de Teatro, Supermercado Ilha da Princesa, Padaria Elite, Restaurante Caiçara’s, Brisa Flat Hotel, Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela, Porto Vitória Veículos, Colégio São João e Pousada do Capitão.
Espetáculos
Em São Sebastião, 4 de maio será a vez do Morro do Abrigo, no Campo de futebol, com apresentação do espetáculo ``Cadê Todo Mundo?`as 14 horas. Dia 5 de maio, se repete no Topolândia, na Rua das Mangueiras, no mesmo horário. No dia 06 de maio, na Rua da Praia, Centro, o Circo Navegador traz ``Hoje Tem Marmelada``, as 18 horas. E no dia 07 de maio no Bairro São Francisco, em frente ao Convento, e a vez do espetáculo ``Lavou, Tá Novo``, as 14 horas.
Em Caraguá - O Circo Navegador passa por Caraguatatuba de 11 a 14 de maio, dia 11 no Complexo Esportivo do Casa Branca, as 14 horas, com o espetáculo Cadê Todo Mundo, dia 12, na Praça do Pereque, com o mesmo espetáculo, as 14 horas. No dia 13, o evento vai para a Praça do Massaguacu, com o espetáculo Lavou, Ta Novo, às 14 horas. Dia 14, a atração se repete na Praça de Eventos, as 14 horas.
Em Ubatuba - o Circo Navegador começa no dia 18, no Sertão da Quina, no Campo de futebol, às 14 horas com a apresentação do espetáculo ``Cadê Todo Mundo?. No dia 19, [e no Ipiranguinha, atrás da Igreja, as 14 horas com o espetáculo ``Cadê Todo Mundo?``. Dia 20, na Praça do Skate, as 18 horas haverá apresentação ``Quixotes``, e no dia 21 de maio, na Praça Benedito Inácio Pereira, 14 horas será a vez de ``No Olho da Rua``. Já em Ilhabela, o Circo Navegador devera acontecer de 25 a 28 de maio.
A Exposição:
O projeto Palhaços de Todos os Tempos, do Circo Navegador, refaz a trajetória dos circos conhecidos como ‘Tomara que não chova’ – circos sem lona de cobertura. O pano de roda – lona lateral – compõe o circo-exposição com 22 banners de 2 x 2 metros, na qual figuram os principais palhaços do século XX. Dentro do circo, de 15 m de diâmetro serão apresentados todos os espetáculos do grupo e de grupos e artistas locais convidados, promovendo a integração das manifestações artístico–culturais, em uma troca entre a produção do Circo Navegador e da comunidade. Essa programação homenageia todos os artistas de circo que se dedicam à manutenção dessa deliciosa sensação que a memória e a vivência prática do circo possibilitam.
Espetáculos:
Cadê Todo Mundo? - Em um divertido espetáculo de variedades, o palhaço Tozinho é obrigado a demonstrar todas as suas habilidades, convidado a apresentar um fabuloso show de circo, onde nenhum dos artistas aparece. Diante dessa situação e sem querer perder o cachê nosso “herói” decide fazer tudo sozinho, do leão e domador ao trapezista.
+ Roteiro, Direção e Atuação: Victor de Seixas
Hoje Tem Marmelada – Relembrando os antigos palhaços, que executavam seus esquetes brilhantemente, a dupla ‘Dum Dum e Surubin’ se encontra a cada apresentação para regar o público de muito riso, acrobacia, malabarismo, mágicas, sapateado, perna de pau e música ao vivo. Trata-se de uma oportunidade de mostrar um pouco do circo, àqueles que não o conhecem, ou reviver as emoções desse mesmo circo para os assíduos freqüentadores das lonas, que atualmente tem seu acesso mais restrito.
+ Roteiro e Direção: Lucciano Draetta + Direção Musical: Celso Nascimento + Figurino e Cenário: Circo Navegador + Elenco: Fernando Mastrocolla, Lucciano Draetta e Gabriel Ferreira
No Olho da Rua – Os palhaços ‘Dum Dum’ e ‘Jereba’ vivenciam as experiências de 2 andarilhos que chegam tocando charanga – música tradicional do circo -, montam um ‘cirquinho de trapo’ e apresentam diversos ‘quipróquos’ na incansável busca por comida. Os personagens dessa trama buscam a liberdade, mas descobrem uma terrível conseqüência de determinarem seu próprio destino: “Liberdade é bom, mas dá uma fome”, nem por isso se submetem à disciplina e com pequenos golpes vão trapaceando um ao outro e descobrem que “no passa-passa da trapaça, quem ri por último é tolo, pois perdeu a chance de rir o tempo todo”. Neste contexto da luta pela sobrevivência, os andarilhos concluem: “A gente se diverte, mas pelo menos agente passa fome!.”
+ Roteiro: Lucciano Draetta + Direção: Renata Kamla + Coreografia: Eloi Rodrigues + Trilha Sonora: Fernando Mastrocolla + Figurino e Cenário: Cia Stromboli + Elenco: Fernando Mastrocolla e Lucciano Draetta
Lavou, Tá Novo! – Traz 2 varredores de rua e as dificuldades criadas por eles para realizar as tarefas diárias. Em uma proposta de reflexão da invisibilidade social, da automatização e da mecanização das relações humanas. De uma maneira bem divertida a ação se passa em um dia de trabalho em que a dupla sonha com um mundo ideal, mas a todo o momento é chamada a dura realidade.
+ Roteiro: Lucciano Draetta + Direção: Renata Kamla + Coreografia e Sapateado: Rhena de Faria + Trilha Sonora: Fernando Mastrocolla + Figurino e Cenário: Cia Renata Pinoti + Iluminação: Alexandre Pestana + Elenco: Fernando Mastrocolla e Lucciano Draetta
‘Quixotes’ – Passados 400 anos das aventuras do cavaleiro andante ‘Dom Quixote’, o Circo Navegador adapta o clássico da literatura e traz ao espetáculo o mundo dos pícaros, dos malandros que nada têm de seu, exceto a astúcia, a graça, a habilidade, traduzida pelo ator, pelo circense, pelo gira mundo. Os personagens representam estes tantos cavaleiros, quixotes anônimos, que encontram no dia-a-dia, e provocam o espectador em relação à loucura e aos valores humanitários de justiça, verdade, fidelidade e, acima de tudo, de amizade.
+ Dramaturgia: Andreia de Almeida e Carlos Lotto + Direção: Máio Bolognesi + Preparação Corporal: Beto Teixeira + Preparação Vocal: Juçara Marçal + Trilha Sonora: Mauricio Mass + Figurino: Renata Pinoti + Iluminação: Eduardo Reis + Elenco: Andréia de Almeida e Lucciano Draetta
Mais informações pelo fone (12) 3893-1049 ou (11) 9979-9063
draetta@circonavegador.com.br
www.circonavegador.com.br 
 

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Vereador de Caraguá é indiciado

Caraguatatuba - O vereador Wilson Gobetti (PPS), de Caraguatatuba, será oficialmente indiciado por crime de receptação de carro roubado. Gobetti foi detido em 30 de dezembro de 2004 dirigindo um Golf, 2002, roubado e com placas clonadas.
O indiciamento de Gobetti pela delegada Elizabeth Maluf Zago ao presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS).
O inquérito será encaminhado à Justiça. Caberá ao Ministério Público fazer a denúncia contra o vereador. Caso Gobetti seja condenado, estará sujeito a uma pena de 1 a 4 anos de reclusão e perda do mandato.
O delegado Wanderley Martins, que presidiu o inquérito, disse que as provas coletadas pela polícia comprovam o indício de crime de receptação e suspeita de falsificação de documentação.
Gobetti, líder governista, não foi localizado ontem para comentar o assunto. Seu aparelho celular encontrava-se na caixa postal. Assessores afirmaram que ele não esteve ontem à tarde em seu gabinete. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá impede retirada de 600 famílias
Decreto municipal mantém moradores em área invadida no Perequê-Mirim

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba declarou de utilidade pública social uma área de 116 mil metros quadrados, no bairro do Perequê-Mirim. A medida impediu o despejo de cerca de 600 famílias que vivem no local.
Com o decreto elaborado na sexta-feira passada pelo prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), a Justiça decidiu cancelar a retirada das famílias.
A reintegração da posse da área havia sido autorizada pela juíza da 2ª Vara da Comarca de Caraguatatuba, Tamara Hochgreg Brandão. Segundo a prefeitura, a própria juíza suspendeu o despejo dos moradores após receber o decreto assinado pelo prefeito.
A retirada das primeiras 68 famílias deveria ocorrer dentro de 15 dias. A ação de reintegração foi iniciada em 1978 pela família dos herdeiros de Sylvia Pessoa, de São José dos Campos.
O prefeito disse que a retirada das famílias iria causar um caos social no município. Segundo ele, a prefeitura pretende conversar com os proprietários da área para tentar um acordo.
LOTEAMENTO - O advogado Vanderlan Carvalho, que representa a família Pessoa, disse ontem que aguarda um contato do prefeito para saber quais eventuais medidas poderão ser adotadas. Segundo Carvalho, o loteamento é aprovado e registrado na prefeitura desde 1978.
O advogado disse que ao longo dos anos os herdeiros mostraram interesse em parcelar os lotes, mas que os moradores deixaram de levar à frente a negociação. Ele disse que terá que consultar os clientes para saber se existe interesse deles em vender os lotes ocupados. (Fonte: ValeParaibano)

Atleta de Caraguá sobe ao pódium em Jacareí na Corrida Pedestre de Aniversário
A atleta de Caraguá Roselaine Sousa e Silva, tem se superado a cada semana. Desta vez, a esportista saiu com o troféu de 1º lugar na XXI Corrida Pedestre Aniversário de Jacareí

Caraguatatuba - A equipe de atletismo da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba participou da “XXI Corrida Pedestre Aniversário de Jacareí” com 15 atletas em diferentes categorias.
Participaram da prova cerca de 300 competidores, de várias cidades, com percusos de 4km para a categoria infantil, e 10km nas demais disputas.
A atleta Roselaine Souza e Silva, que compete por Caraguá novamente foi destaque na categoria Geral Feminino, garantindo o troféu de 1º lugar, além de uma bicicleta. Roselaine, que pratica atletismo há pouco mais de 1 ano, já possui 17 troféus em sua modalidade, conquistados nas diversas provas onde representou Caraguá.
Segundo explicou a esportista, esta foi a melhor prova que já participou. “Foi difícil mas fui acompanhada do início ao fim da prova pelas duas atletas que estavam competindo pela Mizuno. Isso foi uma grande satisfação para mim, por ter conquistado o primeiro lugar em meio a tantas compatidoras de qualidade”, disse Roselaine, que representa a Secretaria de Esportes, e tem o apoio da Secretaria de Educação, Madeireira Getuba e Fran Games e Brinquedos.
Outros competidores de Caraguá também garantiram ótimas colocações, entre eles Alessandra Oliveira Dias, que ficou em 2º lugar na categoria Feminino Infantil, e Rosevani Alves de Jesus – terceira colocada na prova Feminino Juvenil (17 a 19 anos).
Na categoria Masculino (30 a 39 anos), o competidor Antonio Carlos de Jesus ficou em 2º lugar, e apesar de ser apoiado pela Prefeitura de Ubatuba, competiu por Caraguá para contar pontos para a equipe liderada pelo técnico Adão Dias Durval, da Secretaria de Esportes e Recreação. Roselaine novamente representará Caraguatatuba, nos dois próximos finais de semana, em Ilhabela, e Ubatuba, respectivamente. (Fonte: PMC)

Caraguá vence 3ª etapa do Valeparaibano de Xadrez em Tremembé
O atleta caraguatatubense de 13 anos, Fábio Alves Lins Junior novamente foi destaque Circuito Valeparaibano de Xadrez, realizado neste domingo 30, em Tremembé

Caraguatatuba - O atleta Fábio Alves Lins Junior, de 13 anos, garantiu o 1º lugar na 3ª etapa do VII Circuito Valeparaibano de Xadrez. A prova foi realizada na cidade de Tremembé, reunindo quase 100 atletas da região em várias categorias.
O enxadrista, que disputa a categoria Sub-15, além garantir o campeonato nesta etapa, ficou em 8º lugar na classificação geral. Fábio, que tem como técnico Francisco Medeiros Jr, joga Xadrez há 3 anos e já possui 14 troféus em sua categoria. A próxima etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez será realizada em São Sebastião, onde novamente Caraguatatuba será representada pelo enxadrista de 13 anos, que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, e busca o apoio dos comerciantes da cidade para continuar representando o município no Vale do Paraíba e região. Invista nos atletas de nossa cidade. Para patrocinar Fábio Alves, entre em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (12) 3882-5441. (Fonte: PMC)

Setor de Zoonoses realiza pulverização contra a Dengue no Travessão
Após a confirmação de sete casos de Dengue na Zona Sul de Caraguá, nos bairros Travessão e Perequê-Mirim, o setor de Zoonoses da Prefeitura de Caraguá realizará o bloqueio, com pulverização de inseticida e orientação aos moradores

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira 2, um controle contra a Dengue na Zona Sul de Caraguá, entre os bairros Travessão e Perequê-Mirim, onde foram confirmados sete casos anteriormente notificados de Dengue.
Segundo o diretor do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, Guilherme Garrido, “durante toda esta semana realizaremos o bloqueio químico no Travessão e Perequê, onde os casos notificados foram confirmados, principalmente na rua Francisco Antonio de Castro. Além disso, a população é orientada a eliminar os criadouros para que não haja mais casos de Dengue na região”, disse.
Até sexta-feira, dia 5, a equipe da divisão de Zoonoses estará atuando na Zona Sul, não somente na rua Francisco Antonio de Castro, mas também nas demais ruas próximas a esta, onde concentram-se a maioria dos casos positivados, de acordo com as informações fornecidas pelo CCZ.
Nesses quatro dias serão realizadas as nebulizações, ou seja, o bloqueio químico com inseticidas, para a eliminação de focos do mosquito transmissor da Dengue. Além do bloqueio local, funcionários da Zoonoses também farão uma orientação à comunidade sobre as principais medidas a serem tomadas no sentido de evitar criadouros, e conseqüentemente, o aumento de casos de Dengue na região, que até agora foi a única afetada. Mais informações podem ser obtidas no CCZ, pelo telefone (12)3887-6888. (Fonte: PMC)

1º de maio foi comemorado com mais de 5 mil atendimentos no Dia da Multiação
Durante a comemoração do Dia Internacional do Trabalho, toda a população pôde usufruir os serviços gratuitos oferecidos no “Dia da Multiação”, realizado na Praça de Eventos nesta segunda, quando foram registrados mais de 5 mil atendimentos

Caraguatatuba - Após o grande sucesso do Dia da Multiação realizado no bairro Travessão, no último mês, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social presenteou a população com um mutirão de solidariedade, nesta segunda-feira, 1º de maio – Dia Internacional do Trabalho, com a realização do Dia da Multiação na Praça de Eventos, na Avenida da Praia.
De acordo com a coordenadora do evento, Cilce Fabrette, mais uma vez a Prefeitura contou com grandes parceiros para a realização deste evento, entre eles as Secretarias Municipais, Banco do Brasil, cabeleireiros voluntários, Sabesp, PAT/Sine – Posto de Atendimento ao Trabalhador, Banco do Povo, Cartório de Registro Civil, Ditran, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Defesa Civil, Associação Comercial, Conselho Tutelar, GAC – Grupo de Apoio Civil Albatroz, Associação Matinata, Corpo de Bombeiros, Colégio Tableau, UniMódulo, CETEP, além de participações especiais da FUNDACC e EMEF Alaor Xavier Junqueira(Travessão), com apresentações e atividades culturais. Na área de Recreação, a Secretaria de Esportes atendeu 150 crianças em diversas brincadeiras. Entre atendimentos de aferição de pressão arterial e glicemia, a área da saúde registrou 461 atendimentos. Outros números de grande relevância nesse mutirão social foram de cortes de cabelos gratuitos(166), obtenção de RG – Registro Geral (65), entre outros.
Segundo Cilce Fabrette, o evento foi um grande sucesso. “Novamente tivemos a participação do prefeito José Pereira de Aguilar e seus secretários no projeto Governo Itinerante, e a diferença é que desta vez o Multiação foi realizado até às 13h, sendo que normalmente a população é beneficiada sempre até por volta das 17h”.
Mesmo com tempo de duração menor que os eventos anteriores, o Dia da Multiação comemorou o “Dia Internacional do Trabalho” com muito sucesso, totalizando 5.174 atendimentos. (Fonte: PMC)

Vereador Juarez Pardim consegue melhorias para o bairro Jaraguazinho

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Juarez Pardim (PPS), esteve reunido no início de Abril com o Secretário de Serviços Municipais, Roberti Costa para solicitar algumas melhorias para o bairro Jaraguazinho.
O Vereador explica que são reivindicações feitas pelos moradores do bairro, e que as melhorias solicitadas são nivelamento mecânico, limpeza de valas e roçadas em vários pontos do bairro.
Na reunião o Vereador Pardim pediu ao Secretário uma atenção especial e pediu também ao Prefeito Aguilar que atendesse mais estas reivindicações por parte dele, o que prontamente foi atendido.
Os serviços solicitados foras realizados durante o mês de Abril e foi registrado pela assessoria do Vereador Juarez Pardim, que em nome do Vereador agradece ao Prefeito Aguilar e ao Secretário Roberti Costa por mais estes pedidos atendidos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Omar Kazon solicita ao DER aumento de velocidade Na Rodovia Tamoios e recebe um NÂO como resposta

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, enviou Requerimento n° 194/05 solicitando ao DER informações sobre a possibilidade de aumentar o limite de velocidade na Rodovia dos Tamoios, de 80Km/h para 100Km/h e de determinar locais fixos para a instalação de radares de velocidade.
O Vereador Kazon recebeu respostas negativas por parte das autoridades da Superintendência do Departamento de Estradas e Rodagem de São Paulo e não aceita suas justificativas.
De acordo com o Ofício COM-SUP/ST – 0249, datado de 08/03/06 o Eng° Mario Rodrigues Junior informa que não tem como autorizar o aumento do limite de velocidade de 80 para 100Km/h, como deseja os Vereadores de Caraguatatuba, por força do Requerimento de autoria do Vereador Kazon. Foram consultados os órgãos competentes e informam que após a transformação do acostamento em faixa adicional, a Coordenadoria de Operações deliberou a redução das velocidades para o bem da segurança do tráfego e dos usuários. Foi realizada uma Audiência de Tentativa de Conciliação requerida pelo Ministério Público em Ação Cível Pública foi proposta e aceita a manutenção dos 60Km/h na faixa adicional, o que inviabilizou o aumento de velocidade na pista normal para 100Km/h.
Com relação aos radares na rodovia, eles vão continuar operando com 3 unidades alocados em 32 pontos diferentes, e quanto às multas elas vão continuar para quem ultrapassa o limite de velocidade de 80Km/h.
Segundo as autoridades do governo estão sendo desenvolvidos estudos para duplicar a Rodovia dos Tamoios, do Km 14,1 ao Km 64,4 e que somente após esta duplicação será possível proceder o aumento de velocidade requerido, sem prejudicar a segurança dos usuários.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Tenistas são premiados em Caraguá
A prefeitura, por meio da SECER, oferece aos munícipes aulas gratuitas de tênis. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h com o monitor

Caraguatatuba - O primeiro Torneio de Tênis de Caraguatatuba, teve as disputas finais no último sábado, dia 29, nas quadras 1 e 2 do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). O 1º Campeonato Municipal de Tênis foi uma realização da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) e teve início no dia 28 de março com a participação de mais de 130 competidores em partidas eliminatórias e contou com a participação de tenistas também de São Sebastião, em disputas acirradas.
Na categoria Infantil, o atleta Richard de São Sebastião conquistou o primeiro lugar e Pedro de Caraguá ficou com o segundo. Na Feminino, a tenista Camila conquistou o primeiro lugar e Ana Doce de São Sebastião ficou com o segundo. Na Iniciante, Vitor Gaucho ficou em primeiro e Dado em segundo; na C, Marcos conquistou o título e Cleiton ficou com o segundo; na B, Nilton foi o vencedor e Lelau ficou com o segundo lugar e na categoria A, Décio Salu de São Sebastião conquistou o primeiro lugar e Izaias ficou com o segundo.
Para os organizadores, o evento teve boa aceitação pelo público e competidores, já que o esporte tem um conceito de elitizado. A prefeitura, por meio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) está proporcionado a todos os munícipes a oportunidades de conhecer melhor o tênis e até praticar a modalidade, com aulas gratuitas. Também são oferecidos aos amantes do esportes, monitor, bola e raquete para as aulas. Caraguá conta atualmente com duas quadras de tênis no CEMUG, ainda serão construídas mais duas quadras na avenida da praia
O torneio que agitou Caraguá foi uma das atrações do aniversário dos 149 anos da cidade, comemorado no dia 20 de abril, e contou com o apoio da Top Spin, Nautimar, Memura Lava Lento, Israel Veículos, Fran Presentes, Supermercado Formigão, Esquina do Pão III, Auto Primo Prêmio e Neuplac.
Os interessados em participar das aulas de tênis devem ir até o CEMUG de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18, fazer a inscrição e exame médico gratuitamente e procurar o monitor Anderson José de Souza Dominiciano, mais conhecido como Dede para agendar o horário. Mais informações pelos telefones 3888-4110 ou 3887-1165. (Fonte: PMC)

Campeonato Hipermaster disputa final no próximo sábado, 6
As disputas acontecem no CEMUG, a partir das 9h30 com entrada franca

Caraguatatuba - Mais um evento esportivo organizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) e pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) chega à final. O Campeonato Municipal de Futebol Hipermaster troféu “Nersi Amaral” terá as disputas finais no próximo sábado, 6, a partir das 9h30, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
No fim-de-semana, (sábado) no campo do Indaiá as equipes finalistas se enfrentaram em busca de uma vaga para disputar o troféu de primeiro colocado. O time E. C. Indaiá enfrentou o Gauchinho e venceu de 1 a zero; o C A. Guarani enfrentou o Pré-Engenharia e venceu de 4 a zero.
No próximo sábado as equipes E. C. Indaiá e C.A. Guarani brigam pela vitória e os times Gauchinho e Pré-Engenharia disputam o 3º lugar da competição. Os jogos acontecem no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), com entrada franca. (Fonte: PMC)

Futsal: evento quer repetir sucesso de 2006

Caraguatatuba - Sucesso absoluto , disciplina e respeito por parte dos atletas foram alguns dos motivos que levou a SECER- Secretaria de Esportes e Recreação a realizar pelo segundo ano consecutivo o Campeonato de Futsal nos bairros. De acordo com os organizadores, em todos os bairros a população participou ativamente das competições, torcendo para seu time preferido. Por isso o evento entrou para o calendário oficial do município.
Os congressos técnicos acontecerão até o dia 4 de de maio nos bairros Perequê Mirim, Massaguaçu, Barranco Alto, Tinga, Morro do Algodão e Olaria, onde serão definidas as chaves de cada evento.
No final do ano, todas as equipes primeiras e segundas colocadas participarão do Campeonato Municipal, que irá premiar o melhor do ano.
Em 2005 os bairros receberam o evento com a participação de cerca de 112 equipes por bairro e mais de mil atletas participantes. “A expectativa da SECER é que este ano possamos ter a mesma quantidade de equipes participantes para garantirmos o sucesso do ano passado”, comentou o diretor de Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar. (Fonte: PMC)

CIASE recebe festival de futebol
Além de autoridades e atletas, o festival contou com a participação de cerca de 100 pessoas da comunidade que prestigiaram o evento

Caraguatatuba - O CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas), no bairro do Travessão em Caraguá recebeu no sábado, dia 29, o Festival de Futebol de inauguração do vestiário do campo e do gramado do complexo esportivo, entregues aos moradores no dia 19 de abril, dentro das comemorações dos 149 anos do município.
O evento, que teve a participação de autoridades como o prefeito, José Pereira de Aguilar, do secretrário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, do presidente da LICAF, Oswaldo Pimenta de Melo Neto, do diretor de Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar, entre outros, contou com a participação de 70 atletas de 6 equipes e cerca de 100 pessoas do bairro e adjacentes.
A equipe E.C Cruz de Malta enfrentou a equipe E. C. Águia Dourada e perdeu de zero a 4; em seguida o Tabajara F. C. enfrentou o E.C Pegorelli venceu de 4 a 3. No último confronto time C.A. Fortaleza perdeu para o União do Litoral F. C de zero a 1. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá garante benefícios aos servidores
No Dia do Trabalhador, a Prefeitura divulgou que beneficiará os motoristas, os agentes de trânsito e funcionários público municipais que tinham horas-extras pendentes de anos anteriores a esta administração.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba enviou projeto de Lei à Câmara Municipal visando regulamentar a situação de 60 motoristas da rede pública. De acordo com o secretário de Administração, Pedro Ivo de Souza Tau, estes motoristas não tinham sido beneficiados pela Lei 9921 de 2002, que dividiu os cargos de motoristas em duas categorias, I e II, de acordo com a classificação da Carteira de Habilitação - C ou D. Na época, um concurso público contratou novos motoristas de ambas as categorias, oferecendo benefícios que não foram concedidos aos motoristas já efetivos da Prefeitura.
“Foi uma falha na classificação dos cargos dos motoristas. Pela Lei estes motoristas deveriam ser beneficiados, como os novos contratados. O prefeito Aguilar quer beneficiá-los com a correção do salário e demais vantagens, como adicional por tempo de serviço e outros direitos”, explicou o secretário.
O benefício deverá ser concedido a estes funcionário a partir de julho, se a Lei for aprovada pelos vereadores. “A vontade do prefeito é de garantir este benefício à classe dos motoristas”, disse Pedro Ivo.
Agentes de Trânsito também serão beneficiados - Outra classe beneficiada por projeto de Lei da Prefeitura de Caraguá é a dos Agentes de Trânsito, com o adicional de risco de vida. “Este foi um pedido da ASCAFF-Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba, que vem pleiteando o benefício junto ao prefeito há algum tempo. O prefeito pensa em 30% tendo em vista o cenário atual de trânsito e também as ocorrências de acidentes envolvendo os Marronzinhos, já registradas na cidade”, esclareceu o secretário lembrando que com isso o prefeito está valorizando o agente de trânsito. A medida deverá ser efetivada em julho.
Horas extras - Outra novidade divulgada no Dia do Trabalhador pela Prefeitura é o acerto das horas extras para janeiro de 2007. Segundo o secretário de Pedro Ivo, a Secretaria de Administração também apurou erros nos acertos de horas extras anteriores a esta gestão. A medida também foi solicitada pela ASCAFF ao prefeito, que por sua vez concordou em acertar os débitos a partir de janeiro de 2007. Segundo Pedro Ivo, o valor chega a quase R$ 600 mil. “Quando assumimos a Administração, a situação foi regularizada mas ficaram pendências de anos anteriores, agora o prefeito decidiu acertar todos os débitos com os funcionários públicos municipais”.
Cursos para motoristas - A Prefeitura de Caraguá também está preocupada com a profissionalização e capacitação dos funcionários. A Secretaria de Administração promoverá uma série de cursos de capacitação para motoristas da rede municipal. Os cursos terão início nos dias 6, 22 e 27 de maio e serão ministrados pelo Condetran-Curso de Condutores Especializados no Trânsito Ltda.
O curso Transporte Emergencial começa no próximo sábado, dia 6, e será voltado para voltado à Secretaria de Saúde. No dia 27 terá início o curso Transporte Coletivo, que será ministrado a 12 motoristas, também da área da Saúde.
Quatro motoristas da Secretaria de Serviços Públicos receberão o curso Trasnporte de Cargas Pesadas/Perigosas, que terá início no dia 22 de maio. “A Prefeitura pretende proporcionar um melhor serviço à população com a capacitação dos motoristas, além de atender às leis Municipais do Estatuto do Servidor Público e Federais do Código de Trânsito Brasileiro, declarou o secretário Pedro Ivo. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Moradores vão parar a balsa

Ilhabela - Moradores de Ilhabela ameaçam bloquear hoje, das 10h às 14h, o embarque e desembarque de veículos na travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela. Com o protesto os moradores pretendem cobrar melhorias no serviço prestado pela Op Mariner, responsável pela operação.
A manifestação conta com apoio da Câmara. Segundo o presidente da Câmara, vereador Luiz Lobo (sem partido), os moradores reclamam que a Op Mariner reduziu o número de balsas para travessia de pedestres e da falta de limpeza dos banheiros.
A Secretaria dos Transportes de Ilhabela fez ontem um boletim de ocorrência preventivo garantindo que o bloqueio das balsas será um atentado contra a segurança e o serviço de utilidade pública, podendo resultar na prisão e indiciamento dos manifestantes.
A secretaria informou que, por norma, os pedestres são transportados de hora em hora porque nesses períodos existem ônibus para transporte dos usuários na ilha e que a limpeza dos banheiros já foi exigida da Op Mariner. (Fonte: ValeParaibano)

Bazar Beneficente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela

Ilhabela - A presidente do FUSSMI (Fundo Social de Solidariedade do Município de Ilhabela), Célia H. Reale Ferreira, convida a população para visitar o Bazar Beneficente, com a venda de diversos produtos, vestuário e acessórios, com preços bastante acessíveis.
O Bazar será realizado na próxima quarta-feira, dia 03 de maio, das 10 às 17 horas, no Centro Comunitário da Barra Velha, Rua Antonio Carlos Ayres da Fé, n. 55. Vale a pena conferir. (Fonte: PMI)

Torneio dos Trabalhadores

Ilhabela - Em comemoração ao Dia do Trabalhador, aconteceu neste sábado,29, o Torneio dos Trabalhadores disputado entre os times das Secretarias da Prefeitura de Ilhabela com a participação do time da Câmara Municipal.
Os jogos eliminatórios (“mata-mata”) foram disputados com muita garra, saindo vencedor o time da Secretaria de Saúde e o vice ficou com o time do Cadastro.
Os organizadores do Torneio, Rogério “Negão” e Eduardinho, da Secretaria da Juventude, Esporte e Jazer, agradecem em nome de todos os participantes, ao secretário municipal, Norberto Batista, pelo empréstimo do Campo de Futebol de sua residência, onde aconteceram os jogos.
Após o Torneio houve churrasco de confraternização. (Fonte: PMI)

Ilhabela prorroga a data de vacinação para idosos

Ilhabela - A população de idosos em Ilhabela é de 1.600 pessoas, só foram vacinados cerca de 30%, não atingindo portanto a meta esperada.
Para aumentar o número de idosos vacinados a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a vacinação para até a próxima sexta-feira, 05, nas Unidades Básicas de Saúde, no horário de expediente. (Fonte: PMI)

Festa do Trabalhador

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais promoveram na última sexta-feira, dia 28, a Festa do Trabalhador, em comemoração ao Dia do Trabalho.
O evento foi realizado no Esporte Clube Ilhabela com a presença do prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira; do vice-prefeito, Antonio Carlos Cajado Simões; do presidente do Sindicato, Edivaldo Anísio; vereadores; secretários municipais; funcionários e familiares.
A festa de confraternização contou com churrasco, cerveja, refrigerante, música ao vivo, recreação infantil e também sorteio de brindes e prêmios para os funcionários.
Na ocasião, o prefeito Manoel Marcos, que fez questão de se dirigir aos funcionários para agradecer o trabalho prestado, ressaltando a responsabilidade do servidor perante a população e também da sua máxima consideração ao funcionário público. “Falou mal do funcionário público, falou mal de mim”, enfatizou o prefeito. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Preso, vereador pede licença em S. Sebastião

São Sebastião - A Comissão de Ética e Decoro da Câmara de São Sebastião recebeu ontem cópia do inquérito que detalha a prisão em flagrante do vereador Marcelo Mattos (PMDB), acusado de extorsão. Mattos foi preso na semana passada quando recebia R$ 10 mil de um empresário local como propina. Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira (PV), a comissão irá apurar se cabe ou não abertura de uma CEI para cassar o mandato de Mattos, que solicitou ontem licença de 30 dias. Ele permanece preso na Cadeia Pública de Ilhabela. A advogada de Mattos, Petula Emmerich impetrou pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça para que o vereador responda ao crime em liberdade. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura apresentará novo projeto da Praça do Arrastão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião apresentará oficialmente à comunidade o projeto da nova Praça do Arrastão, na reunião comunitária marcada para a próxima quinta-feira, 4, destinada aos moradores do Portal da Olaria e Arrastão, no Clube Portal da Olaria, a partir das 18h.
Na oportunidade, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e seu secretariado vão debater também temas como pavimentação de ruas, incentivo ao turismo, melhoria na qualidade do mar, entre outros.
Essa será a terceira reunião comunitária realizada em 2006, que já passou pelos bairros da Enseada e do Morro do Abrigo. Em 2005, a Prefeitura promoveu reuniões em 13 bairros das Costas Norte e Sul (Boiçucanga, Barra do Sahy, Maresias, Canto do Mar, São Francisco, Pontal da Cruz, Juquehy, Vila Amélia, Jaraguá, Boracéia, Toque-Toque Pequeno, Enseada e Barra do Una).
São nestes encontros que o prefeito e os secretários municipais conseguem identificar os problemas com maior facilidade, como a necessidade de pavimentação de ruas, melhorias nas áreas da Saúde e Educação, criação de espaços de lazer, melhoria nas áreas de segurança, infra-estrutura urbana e iluminação pública. Foram nas reuniões, por exemplo, que a comunidade cobrou a solução para a questão fundiária, originando o projeto que propôs a criação das Zonas de Especial Interesse Social. (Fonte: PMSS)

FAPS resgata mais R$ 185 mil do Banco Santos

São Sebastião - O FAPS (Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores) da Prefeitura de São Sebastião divulgou na última semana a recuperação de mais R$ 185 mil, referente ao investimento feito no Banco Santos, sob intervenção do Banco Central desde o início do ano passado.
Em menos de seis meses, este foi o quarto resgate da instituição. Até o momento, cerca de R$ 2,3 milhões já retornaram aos cofres do fundo de pensão.
Cerca de 20,4 milhões foram retidos na época da intervenção do Banco Santos, que se encontra em processo de falência, segundo determinação do Banco Central.
Atualmente, o Banco Espírito Santo e a Mellon Serviços Financeiros são as responsáveis pela cobrança junto aos devedores do Banco Santos. Todo o dinheiro arrecadado pelas duas instituições será utilizado para o ressarcimento dos investidores, como é o caso do FAPS.
Segundo o diretor do FAPS, Rogester Aleixo Alves, o atual patrimônio da instituição é de R$ 185,1 milhões, sendo R$ 150,9 milhões em títulos públicos e R$ 34,2 milhões em fundos de pensão. Esses valores foram atualizados em 30 de abril e não computam a quantia retida no Banco Santos.
Com esse dinheiro, o fundo de pensão pode pagar as aposentadorias dos servidores até 2100. O FAPS conta atualmente com 345 servidores, sendo 222 aposentados e 123 pensionistas. (Fonte: PMSS)

Maresias dá show de ondas na final do Circuito Brasileiro de Surf

São Sebastião - No último domingo (30/04), São Sebastião recebeu a emocionante final do Circuito Maresia Brasileiro de Surf. A praia de Maresias, conhecida internacionalmente, ofereceu aos competidores ondas de dois metros e meio, em média, proporcionando um belíssimo espetáculo de manobras radicais dos jovens talentos do surf de todo o Brasil.
Na categoria Open, o atleta de Ubatuba, Wiggolly Dantas venceu a disputa com os atletas Vinicius Fornari, Riomar Rodrigues e Jadson André, conseguindo pontuar para a equipe paulista.
Já na categoria Júnior, os atletas Franklin Serpa, Peterson Crisanto, Dodô Veiga e Wladimir Perez fizeram a final da categoria e ofereceram ao público presente, uma verdadeira aula de surf, com manobras variadas e muita coragem para enfrentar as maiores ondas das séries.
O paulista Dodô Veiga se saiu melhor que seus oponentes e conseguiu obter a nota 12.50 dos juízes, o que lhe garantiu a vitória na categoria Júnior. Wladimir Perez ficou em segundo lugar com 11.50 pontos.
Na categoria Mirim, o atleta Alejo Muniz garantiu o lugar no pódio, ganhando na final contra os atletas André Pastori, Nathan Brandi e Johny Max.
O nome de Nathan Brandi aparece outra vez, agora com grande destaque, abrindo cerca de 10 pontos de vantagem contra os seus adversários, na bateria final da categoria Iniciante, onde os atletas sebastianenses, Matheus Lee e Gabriel Medina disputavam o 1º lugar.
Com a boa performance de Nathan Brandi, Matheus Lee ficou em segundo lugar e Medina não conseguiu apresentar um bom desempenho na água e acabou na 4ª colocação da categoria.
O atleta Miguel Pupo, que tinha a esperança de integrar a equipe que irá disputar o Mundial sub-18, não conseguiu uma boa colocação no campeonato. Pupo não passou da 2ª fase da categoria Junior e da 3ª fase na Mirim.
As meninas que disputam o Circuito, nas categorias Open e Júnior, mostraram muita garra e coragem para enfrentar as pesadas ondas que fechavam o campeonato no domingo.
Na Open, a maior disputa foi entre as atletas Diana Cristina e Bruna Schimitz, na qual, Cristina se saiu melhor, ganhando a etapa na sua categoria com a nota 5.75. Na categoria Júnior, a atleta Suzã Leal garantiu lugar no pódio com 12.50 pontos.
O Estado de São Paulo lidera agora o ranking do campeonato, com 151 pontos. A próxima etapa será disputada em Salvador, Bahia.
A segunda etapa contou com o apoio da Tent Beach Boardshop, pranchas Wave Star, VI Fiberglass, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Federação Paulista de Surf (FPS) e Prefeitura Municipal de São Sebastião. A realização foi da Confederação Brasileira de Surf (CBS), com supervisão do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
ISA Games - A equipe que irá defender o Brasil no Mundial Sub-18, também em Maresias, já ficou definida após o término da etapa do Circuito Maresia.
Na Júnior, estão escalados o baiano Franklin Serpa e os paulistas Wiggolly Dantas, de Dodô Veiga e Wladimir Peres.
Na Mirim, o Brasil conta com o potiguar Johnny Max, o catarinense Alejo Muniz, o carioca André Pastori e o paulista Nathan Brandi. Entre as meninas, vestem a camisa verde-amarela a paraibana Diana Cristina, a pernambucana Monik Santos e as catarinenses Chantalla Furlaneto e Susã Leal. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe campeonato "Element Novos Talentos" de skate neste sábado (06/05)
O “Element Novos Talentos” marcará também a abertura do campeonato de surf ISA Games, em Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião em parceria com a Billabong, oferece uma oportunidade de ouro para a nova geração do skate, com a realização da primeira etapa do “Element Novos Talentos”, no próximo sábado (06/05), às 10 horas, na Praça Internacional do Surfe, em Maresias.
Segundo o responsável pelo marketing da Element, Régis Honda, serão 80 vagas para crianças e adolescentes de até 14 anos, de qualquer região ou cidade.
“Os cinco primeiros automaticamente disputarão a etapa final na pista da Imigrantes, em São Paulo. O vencedor da final será patrocinado pela marca”.
Honda acrescenta que os melhores colocados receberão kits como premiação.
Do norte ao sul do país, a Element tem desenvolvido uma parceria com grandes empreendimentos locais visando fazer um evento, não só de sucesso, mas que cumpra o propósito para o qual foi criado: fazer destes garotos verdadeiros atletas.
O “Novos Talentos” é um campeonato que reúne meninos e meninas de até 14 anos de idade em várias cidades brasileiras. A próxima etapa acontece no Alphaville, na Pista Residencial 12, em 17 de junho. A terceira etapa será em Aricanduva, na Pista Central Surfe, em 27 de agosto e a grande final acontece na pista Imigrantes, nos dias 08 e 09 de outubro, junto com o campeonato Open de Banks.
Os interessados em participar devem fazer sua inscrição na Praça Internacional do Surf, em Maresias. Serão aceitas inscrições no dia do evento. A taxa é um quilo de alimento não perecível. Informações
Bom na escola, bom no Skate - Na Praça Internacional do Surf, no bairro de Maresias, a Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Billabong, também oferece a escolinha esportiva “Bom na escola, bom no skate”, com aulas todas as terças e quintas-feiras.
A intenção do projeto é a formação de atletas de competição para representar o município. As aulas acontecem em dois horários, pela manhã e à tarde. De acordo com a Seesp, o interessado pode realizar as inscrições durante o ano todo. O projeto tem mais de trinta crianças inscritas que tem o dever de ‘mandar bem’ tanto na escola, quanto no esporte. Além de instrutor capacitado, a escolinha de skate oferece aulas gratuitas com todo o material necessário: capacetes, joelheiras, luvas, entre outros. (Fonte: PMSS)

Banco do Povo de São Sebastião oferece auxílio a empreendedores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião recebeu na última sexta-feira (28/04) a presença do supervisor regional do Banco do Povo, Rafael Cyríaco Teixeira da Costa, que veio a cidade com o objetivo de divulgar o serviço aos empreendedores e realizar contatos.
Segundo o supervisor regional, o Banco do Povo é um programa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras Municipais. “Nós viemos aqui divulgar um auxílio que qualquer empreendedor pode ter acesso para alavancar sua fonte de renda”.
De acordo com o supervisor, o programa realiza empréstimos para empreendedores formais ou informais. “Desde que este trabalhe por conta própria, poderá ter acesso ao empréstimo pelo Banco do Povo”.
Costa acrescenta que a grande vantagem do Banco do Povo é a porcentagem de juros. “Apenas 1% de juros, o que permite que o empreendedor consiga se erguer. Os empréstimos vão de R$ 200 a R$ 5 mil”.
O supervisor explica que o empreendedor só precisa de um avalista com renda comprovada, não ter restrição no SPC ou Serasa e produzir há seis meses e residir há mais de dois anos na cidade ou ter um empreendimento no município há dois anos. Além disso, não deve ter um faturamento maior que R$ 150 mil ao ano. O empreendedor é avaliado por um Comitê de Crédito Municipal.
Para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, o banco do povo gera empregos e dá oportunidade de crescimento a novos empreendedores. “É muito bom ver pessoas que utilizaram o crédito e melhoraram seu empreendimento”.
A coordenadora do Posto de Atendimento do Trabalhador, Elizeth Nossabein, conta que diferentes categorias de empreendedores buscam o Banco do Povo. “São artesãos, cabeleireiros, comerciantes de roupas e de produtos alimentícios que nos procuram mais”.
A documentação necessária são duas cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência e para o avalista os mesmos itens mais o comprovante de renda.
O Banco do Povo fica na Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 245, no Centro, ao lado da Prefeitura. O telefone para contato é o 3892-5815. (Fonte: PMSS)

Nota à Imprensa Cobre Prisão do Vereador Marcelo dos Santos Mattos

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião informa que no dia 26 de abril solicitou, por meio de ofício, a cópia do B.O. (Boletim de Ocorrência) em relação a prisão em flagrante do vereador Marcelo dos Santos Mattos (PMDB), ocorrida dia 25 de abril de 2006, por tentativa de concussão (extorsão ou peculato cometido por empregado público no exercício de suas funções).
O Poder Legislativo comunica, ainda, que na mesma data, obteve o histórico do B.O. – pelo qual será requisitada a abertura de processo administrativo a ser encaminhado à Comissão de Ética e Decoro – e que está aguardando o envio dos depoimentos efetuados pelos envolvidos na Delegacia da cidade para instruir o referido processo, o que deve acontecer até o fim da semana.
Após o recebimento do relatório, o Legislativo tomará todas as medidas cabíveis e legais relacionamento ao caso.
A Câmara faz saber também que o vereador Marcelo Mattos protocolou um ofício, no último dia 28 de abril, requerendo licença pelo prazo de 30 dias, sem remuneração, para tratar de assunto particular, conforme prevê a Lei Orgânica do município.
Assume a cadeira do parlamentar o suplente Félix João dos Santos (PP).
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza torneio de xadrez e basquete para servidores

São Sebastião - Depois de realizar torneios nas modalidades de malha, dama e vôlei, agora a Prefeitura de São Sebastião, com intuito de incentivar a prática esportiva e o espírito de equipe, realiza entre os dias 22 e 26 de maio, os torneios de xadrez e basquete para os servidores públicos municipais.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Esportes que visa, principalmente, servir como um pré-aquecimento para as Olimpíadas dos Servidores, que acontece em outubro.
O Torneio de Xadrez será disputado no prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, localizado na Rua da Praia, às 19 horas.
Para os aficionados em esportes de quadra, a Prefeitura realiza o Torneio de Basquete, na quadra da Rua da Praia, a partir das 10 horas.
Inscrições - Os torneios são abertos para qualquer servidor público ou estagiário da Prefeitura e Câmara. As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de maio, na sede da Secretaria de Esportes, localizada na Rua Euclides de Mattos, número 220, no Topovaradouro.
No ato da inscrição o servidor público deve levar um comprovante do setor em que trabalha. Fichas de inscrição serão enviadas pela Seesp para as secretarias, facilitando a inscrição dos funcionários. Informações pelo telefone 3892-2062. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Edital de Convocação

Ubatuba - O Grupo Setorial de História e Geografia da FUNDART - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, através do seu coordenador, convoca os senhores integrantes do Grupo e as pessoas interessadas para a Reunião Ordinária a ser realizada no dia 04 de maio de 2006, das 18:30 às 20 horas, na sede administrativa da Fundart, à rua Felix Guisard Filho, 06 – Centro com a seguinte pauta- Tomada de posição do Grupo Setorial em relação à Diretoria Executiva. (Fonte: Carlos Augusto Rizzo)

Melhor da Cidade

Ubatuba - Ocorreu no ultimo dia 27/04 o coquetel de premiação do "Melhor da Cidade". Premio este concedido pela Revista Veja aos melhores restaurantes das cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Mais uma vez Ubatuba se fez representar de forma brilhante, conquistando prêmios em duas categorias.
Na categoria "Melhor Salada do Litoral" o vencedor foi o Restaurante Senzala e na categoria de "Melhor Pizza do Litoral" o vencedor foi a Pizzaria São Paulo.
O resultado de toda a pesquisa feita pela Revista Veja, faz parte de uma edição especial lançada esta semana com o titulo "O Melhor da Cidade - Vale, Litoral e Montanha"
Nas fotos Fabio Gonçalves Chiappetta da Pizzaria S.Paulo e Alfredo Luiz C. Corrêa Fº do Restaurante Senzala;
e a entrega de prêmios aos demais escolhidos. (Fonte: Divulgação)



Ciclofaixas são inauguradas com festa


Ubatuba - As ciclofaixas das ruas Conceição e Thomaz Galhardo, no centro da cidade, foram inauguradas ontem, 1º de maio, com uma manhã de recreação e música. O prefeito Eduardo Cesar, acompanhado de integrantes do Clube de Ciclismo da cidade e de vários secretários municipais e membros da comunidade, pedalou pelas ciclofaixas perfazendo todo o trajeto já implantado até agora. “As ciclofaixas garantem uma segurança muito grande para o ciclista”, comemorou o prefeito.
Presente à inauguração, o diretor executivo da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, motonetas, bicicletas e similares, Moacyr Alberto Paes, parabenizou Ubatuba pela iniciativa. “Achei fantástico o projeto da Prefeitura, principalmente porque sabemos que a cidade tem um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país”, disse Moacyr. “Estive em Ubatuba há um ano, quando se iniciou as discussões e pude observar que o trânsito era caótico, principalmente nestas duas ruas centrais. E agora percebo que os ciclistas já utilizam a ciclofaixa com naturalidade e o trânsito está completamente diferente”, afirmou. O diretor da Abraciclo também considerou extremamente importante o pioneirismo de Ubatuba ao se referir ao Programa Cicloviário, que agora poderá levar sua experiência para as outras cidades do Litoral Norte.
Segurança e Disciplina - Para o prefeito Eduardo Cesar, a implantação das ciclofaixas, apesar de ser apenas uma parte do Programa Cicloviário de Ubatuba, é também uma das mais significativas. “Em primeiro lugar conseguimos levar segurança para o trânsito das duas ruas mais movimentadas da cidade e em segundo lugar, conseguimos eliminar o caos que reinava nestas duas vias”, enfatizou. “Temos um altíssimo número de bicicletas em Ubatuba e a maioria da nossa população as utiliza como meio de transporte. Então, não poderíamos agir de outra forma, senão dar condições seguras de trafegabilidade aos nossos ciclistas. As ciclofaixas, nas duas principais ruas do centro da cidade, é um marco deste programa que prevê muitas outras benfeitorias para o trânsito das bicicletas”, concluiu o prefeito. (Fonte: PMU)

Secretaria de Educação consegue transporte para alunos do Sertão do Ingá

Ubatuba - Cerca de 50 alunos da rede municipal de ensino que moram no Sertão do Ingá, na região sul de Ubatuba, passarão a ter o transporte de ônibus, a partir desta quarta feira, dia 3. Até então, eles eram obrigados a andar, aproximadamente, 12 km por dia para poderem estudar. A nova linha tornou-se possível através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa de ônibus.
O percurso do ônibus será pela Rua 23, passando pelo Sertão do Ingá, com destino às escolas municipais Nativa Fernandes e Pereira dos Santos, passando também pela escola Virgínia Lefrevre, na Maranduba. O primeiro horário, saindo do bairro é às 6:20, voltando às 12:30. O segundo horário sai às 12:30, retornando ao bairro às 17 h. Alunos de escolas estaduais e demais moradores do bairro também poderão beneficiar-se do novo meio de transporte.
(Fonte: PMU)


Rede de Descontos da Associação Comercial de Ubatuba

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba continua fazendo contatos para a formação de uma ampla “Rede de Descontos” no comércio do município, privilegiando seus associados, com o objetivo de incentivar as vendas e proporcionar vantagens especiais.
Informamos que o QUIOSQUE NATIVO (Av. Governador Abreu Sodré, 1098- Perequê-Açu) também aderiu a rede de descontos e se compromete a conceder 5% em toda a linha de produtos vendidos pela sua empresa aos filiados da ACIU.
A “Rede” já conta com vários credenciados e muitos outros estão em vias de serem incluídos.
Sua empresa está disposta a conceder descontos em seus produtos aos demais associados? Então faça contato conosco pelo telefone 3832 1449, com Cristiane ou Célio ou no balcão de atendimento da ACIU.
Estamos esperando por você também!
Associado: Para você obter descontos na “Rede” é necessário apresentar a carteirinha de associado, Se você ainda não tem, procure-nos para obter a sua!
(Fonte: ACIU)

Quer ganhar uma renda extra?
Aprenda a fazer velas artesanais na ACIU

Ubatuba - A oficina é disponibilizada pelo Sebrae e tem por objetivo desenvolver a capacitação do aprendiz, de forma a prepará-lo para confeccionar velas, aprendendo a prestar serviços que lhe permitam obter uma futura geração de renda ou mesmo para apenas enfeitar um ambiente.
Serão ensinadas a produção de velas originais decorativas, temáticas e promocionais.
Data: 08 à 11 de maio
Horário: 8h00 às 12h00 OU das 18h00 às 22h00
Local: Salão de eventos da ACIU
Investimento: R$ 10,00 (deverá ser pago na hora para poder ser efetuada a inscrição)
Os interessados entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU, falando com Cristiane (tel 3832 1449 ou e-mail: cristianegz@yahoo.com.br)
(Fonte: ACIU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

 


Semana de 28/04 A 04/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Irma Vap - O Retorno"
Ás 15:40 hs - 19:50 hs.

"O Plano Perfeito"
Ás 17:20 hs - 21:30 hs.


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"A Era do Gelo 2" 
Ás 16:00 hs - 17:50 hs - 19:40 hs.

"Espíritos - A Morte Está ao seu Lado"
Ás 21:30 hs.

 

 

 


 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Casa de caiçara

Houve um tempo
Em que minha casa
Era de pau-a-pique
Sobre o oceano
E eu era muito rico
Porque maravilhas aconteciam
Sob a minha janela:
Os botos brincavam
De pega-pega
Na Baía da Fortaleza,
As fragatas planavam
Ao sopro do vento leste,
A Ilha Vitória aparecia
E desaparecia
Conforme as condições do tempo,
Os barcos faziam
Complicadas manobras
Para atracar ou para zarpar,
Muralhas de nuvens erguiam-se
Sobre a Ilha Bela
Anunciando a frente fria
E nenhum dia
Era igual ao outro.
As janelas da minha casa,
Naquela época não sabia,
Abriam-se para a poesia.

Félix Cabral
Ubatuba, SP
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ainda o fim de Ilhabela
Vivo em Ilhabela há quase 10 anos e venho para este lugar desde que nasci. Nada me impressionou tanto nestes últimos anos quanto o boletim
mais recente sobre a qualidade das praias. Das onze praias que a Cetesb avalia semanalmente, nove foram consideradas impróprias para banho. Em março de 2004 foi obtido o pior resultado desde que as avaliações começaram a ser feitas -- dez praias impróprias; naquela ocasião,
somente a praia do Saco da Capela estava própria para banho --, mas tratou-se de uma ocorrência isolada num mês que apresentou águas limpas
a maior parte do tempo. O que torna o fato tão alarmante desta vez é que ele repete o resultado anterior (nove praias impróprias e no caso de algumas praias, como Pinto, Perequê e Siriúba, uma sucessão de dois meses de bandeiras vermelhas) e nos faz perceber que a poluição passou a fazer parte do cotidiano das praias ilhabelenses.
Tão surpreendentes quanto os resultados das avaliações feitas pela Cetesb são a reações a eles. Em grupos de discussão em que repassei
essas informações houve algumas reações apaixonadas. Algumas pessoas ainda acham que falar dos problemas da cidade significa falar contra a
cidade, como se esconder tais informações pudesse eliminar os problemas a que elas se referem. Tentam, desta forma, repudiar a pessoa que porta a informação e a entidade que a divulga, sem, é claro, sequer tocar no problema em si (a poluição das praias), muito menos em suas causas.
Aparentemente não há nada de estranho com os boletins -- que seguem legislação e procedimentos que não são fixados pela Cetesb -- tampouco
com a divulgação, feita discretamente no saite da instituição, com freqüência regular e previsível. Estranha é a reação das pessoas que
acham que o portador da má notícia é também responsável por ela.
Estranha mas compreensível. Quando nos deparamos com a informação de que a poluição das praias ilhabelenses não é exceção, mas a regra, somos obrigados a admitir que Ilhabela acabou, que finalmente nos igualamos a qualquer outro lugar decadente no quesito "qualidade das praias". E isso, para quem vem para Ilhabela embalado por slogans como "Ilhabela, meu paraíso" ou "Ilhabela, campeã de preservação", deve ser um balde de água fria.
A psicologia identifica esse comportamento como um dos mecanismos de defesa utilizados quando o indivíduo se vê diante de uma ameaça à
realização ou preservação de seu objeto de desejo. É muito mais fácil negar a realidade, inclusive eliminando o mensageiro, do que considerar a possibilidade da mensagem ser verdadeira e pensar que o sonho acabou.
A má notícia, no caso de Ilhabela, abala diversos dogmas que sustentaram e moveram a sociedade e a economia locais. Admiti-la significa mexer nas mentes e nos bolsos.
Se existe um paraíso, ele nunca esteve em Ilhabela, mas em tudo aquilo que pode ser considerado externo à cidade. Talvez esse critério sirva ao Parque Estadual, por exemplo, cuja existência é hoje miseravelmente dependente da legislação e da coragem de um punhado de fiscais. Eu acreditava que esse critério pudesse ser aplicado também às praias, mas elas nunca estiveram desligadas da cidade. O emporcalhamento crescente das águas do Canal de São Sebastião demonstra que as praias sempre estiveram mortalmente atreladas ao crescimento de Ilhabela.
As obras de saneamento básico realizadas pela Sabesp são consideradas uma evolução pela maioria das pessoas, sobretudo as autoridades. O
esgoto é tirado das fossas, das casas, dos lotes, o que diminui o risco de contaminação dos córregos e de lençóis freáticos. Contudo, tiram do indivíduo a responsabilidade por seus dejetos e os lança no Canal de São Sebastião. Ainda que isso inclua tratamento adequado, surgem duas perguntas: 1) até que ponto o tratamento que o esgoto recebe é capaz de preservar a balneabilidade das praias de Ilhabela?; 2) o Canal de São Sebastião tem condições de receber esses dejetos?
Para desgosto de meus conterrâneos, já declarei algumas vezes em outros artigos que Ilhabela acabou. A beleza de Ilhabela -- que seu próprio nome insiste em afirmar -- é cenográfica. Estas afirmações, é claro, exigem longas e cansativas discussões técnicas, filosóficas e políticas.
Embora incipientes, elas são uma tentativa de trazer à luz uma questão simples: se a economia e o turismo ilhabelenses se desenvolveram por
causa de suas belas praias e hoje essas praias estão poluídas, o que mais falta para reconhecermos o fim de Ilhabela?

Christian Rocha
Blog Insular
Ilhabela, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Saco do Morcego - Ezequiel dos Santos

Saco do Morcego
©Ezequiel dos Santos

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor