Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 12 de Maio de 2006 - Nº 1521 Edições Anteriores

Pousada Marazul Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Curso motiva gestores ambientais

Caraguatatuba
Vereador é feito refém em assalto
Peneira selecionará atletas que representarão Caraguá nos Jogos Regionais 2006
1ª Cia é a campeã da Copa Tiradentes de Futsal
Preparativos do "Caraguá A Gosto" estão na reta final

Ilhabela
Dupla invade banco e rende 15 na ilha
Ibama faz blitz em terrenos de Ilhabela

São Sebastião
Maresias continua bombando com o Isa Games até domingo
Boiçucanga recebe "Esporte e Lazer nos bairros" neste sábado (13/05)
Eleição da CIPA é prorrogada até sexta-feira (12/05)


Ubatuba
Índios guaranis de Ubatuba ganham recursos de projeto habitacional
Prefeitura nomeia Núcleo Gestor para coordenar Plano Diretor Participativo
Festa da AUS recebe prefeito e homenageia ativistas do surfe municipal
Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU
Prefeito cumpre promessa feita junto à comunidade da Picinguaba
Ultimas vagas para o Curso de Vitrine Avançada na ACIU
Uso da bicicleta como meio de transporte preserva o meio ambiente
Ironman da Espanha terá dois representantes ubatubenses
Curso do Programa ‘Alimente-se bem’ tem início em Ubatuba
Vereador quer plano de carreira e aumento salarial para servidores
PT define pré-candidaturas e lança Moromizato no LN
Charles Medeiros solicita Plano de Carreira e reajuste salarial aos Funcionários Públicos Municipais.
Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro realiza Show Gospel com apoio do Vereador Mico.
Vereador Mico agradece ao Poder Executivo pela atenção e aos trabalhos prestados à comunidade de Ubatuba.
Atenção Estudantes


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Curso motiva gestores ambientais

Litoral Norte - O Ministério do Meio Ambiente assinou convênio com 12 municípios do Vale e Litoral Norte, entre eles, São José e Caraguatatuba, para capacitar gestores ambientais.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o convênio permitirá a descentralização das decisões sobre o meio ambiente nos municípios, atualmente, a cargo de órgãos federais e estaduais. Com uma verba de R$ 650 mil, sendo R$ 500 mil repassados pela Petrobras, os municípios irão capacitar seus gestores ambientais, indicados pelas prefeituras, legislativos e sociedade civil.
Os gestores serão capacitados pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), CEPAM (Fundação Prefeito Faria Lima) e Instituto Ecoar para a Cidadania. Com os gestores, as prefeituras poderão realizar ações de fiscalização e licenciamento de obras ou instalação comercial.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, trata-se de uma espécie de municipalização das gestões ambientais. "A formação dos gestores ambientais permitirá a implementação do sistema municipal de meio ambiente, que agilizará a fiscalização e os licenciamentos nos municípios", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Vereador é feito refém em assalto

Caraguatatuba - Três homens assaltaram anteontem a noite uma casa no Jardim das Palmeiras, região sul de Caraguatatuba. Os assaltantes fizeram quatro vítimas, entre elas, o vereador Wilson Gobetti (PPS), de 36 anos. As vítimas permaneceram cerca de três horas como reféns. Os assaltantes fugiram levando três veículos, jóias, aparelhos de som e dinheiro.
Segundo informou a polícia, o assalto teve início às 21h de quarta-feira. Os três homens renderam o casal Valmir e Miriam Chacon, a filha do casal M, de 16 anos, e Gobetti. Sob ameaça de revólveres, as vítimas foram obrigadas a permanecer num dos cômodos da casa, enquanto os assaltantes vasculhavam a residência a procura do cofre, de dinheiro, de jóias e armas.
Após apanharem os pertences dos proprietários, dois assaltantes permaneceram cerca de duas horas dentro da casa, dando cobertura para que outros comparsas fugissem com um caminhão Ford, uma picape F-1000, cabine dupla e com o gol, ano 89, de Gobetti.
Os dois assaltantes que ficaram na casa teriam ameaçado as vítimas de morte caso acionassem a polícia no momento em que eles deixavam o local.
O carro do vereador foi localizado durante a madrugada de ontem, abandonado na Praia das Palmeiras. O caminhão e a picape ainda não tinham sido localizados até a noite de ontem. Um dos veículos estava carregado com auto-peças recém-adquiridas pelo proprietário em São Paulo.
A delegada Maria Amélia Giubin disse que o caso será investigado pelo delegado Marcelo Abreu Magalhães, do 1ª distrito do bairro do Porto Novo. Hoje, as vítimas tentarão reconhecer os assaltantes através de um álbum fotográfico da polícia. (Fonte: ValeParaibano)

Peneira selecionará atletas que representarão Caraguá nos Jogos Regionais 2006
As seletivas acontecem no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, pelos professores da Secretaria de Esportes e Recreação

Caraguatatuba - A 50ª edição dos Jogos Regionais acontecerá em de Lorena, no Vale do Paraíba, de 17 a 31 de julho, e Caraguá está selecionando atletas para representar a cidade nas categorias de Futsal feminino, Futebol feminino e masculino e Natação masculino e feminino.
O futsal irá selecionar atletas nascidas nos anos de 1985, 1986 e 1987. A seletiva será no dia 15, segunda-feira, às 19h30 no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
As meninas interessadas em representar a cidade na modalidade de Futebol de Campo devem ter acima de 17 anos e comparecer ao CEMUG no dia 17, quarta-feira, às 18 horas. A seleção para a equipe masculina acontecerá às 18 horas, do dia 19, sexta-feira, também no Centro Esportivo.
Para participar da peneira de natação, os candidatos masculino e feminino deverão ter idade acima de 14 anos. A seletiva acontece no dia 19, sexta-feira, às 18h30 no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
A seleção será feita por professores das respectivas modalidades, da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) da Prefeitura, - responsável pela organização da delegação caraguatatubense.
O CEMUG fica na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Para mais informações ligue 3888-4410/3887-1165. (Fonte: PMC)

1ª Cia é a campeã da Copa Tiradentes de Futsal
A Secretaria de Esportes e Recreação premiou com troféus e medalhas os três primeiros colocados de cada modalidade

Caraguatatuba - A 7ª edição da Copa Tiradentes de Futsal, que reuniu policiais militares do Litoral Norte, chegou na final na quarta-feira, dia 10, em Caraguá com disputas de Futsal, Torneio de Truco e confraternização. A equipe da 1ª Cia de São Sebastião sagrou-se campeã da competição de Futsal, com 21 pontos e saldo de 17 gols.
O segundo lugar da disputa ficou com a 2ª Cia de Caraguá com 21 pontos e 13 saldos de gols, a 3ª colocação ficou com a equipe da 3ª Cia de Ubatuba, com 19 pontos. Ainda foi premiado Adilson da 1ª Cia, goleiro menos vazado com 22 gols e o jogador Edson como artilheiro, que fez 19 gols.
O torneio de Truco teve como vencedora a dupla Cleverton e Juliano da Ambiental de São Sebastião, em 2º lugar ficou a dupla Silmar e Fragoso do Bombeiro GI e a 3ª colocação ficou com a dupla Guilherme e Lírio da 2ª Cia de Caraguá.
A copa ainda teve disputas de Natação, que aconteceram no dia 27. O vencedor, na categoria revezamento 4X25 metros, foi a Salvamar, que conquistou o 1º lugar (Santana, Ciaca, Jardim e Caetano), o 2º foi conquistado pelo Bombeiro GI (Meirelees, Rodrigo, Sérgio e Aluísio) e em 3º ficou com a Ambiental de São Sebastião (Huzian, Marco Aurélio, Robson e Jacinto). Na categoria revezamento 4X50 metros, em 1º ficou a Salvamar, o 2º com o bombeiro GI e o 3º com a Ambiental de São Sebastião. As equipes manteiveram os mesmos atletas nas duas provas.
A prova de Atletismo aconteceu no dia 4 e a dupla Meireles e Barbosa ficou em primeiro, seguida por Devanildo e Ricardo, com a segunda colocação.
A festa de confraternização aconteceu na tarde de quarta-feira e reuniu todos os policiais militares do Litoral Norte que participaram das competições desde o mês de março.
O evento foi realizado pelo sétimo ano consecutivo, pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, que premiou com troféus e medalhas todos os três primeiros colocados de cada modalidade, além do goleiro menos vazado e o artilheiro da competição de futsal. (Fonte: PMC)

Preparativos do "Caraguá A Gosto" estão na reta final
Comerciantes, Hoteleiros, Sebrae e Secretaria de Turismo, reúnem-se para definir os últimos preparativos do concurso gastronômico que deverá reunir cerca de 80 mil pessoas, no período de 3 de agosto a 3 de setembro, no município.

Caraguatatuba - O secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Ribeiro, reuniu-se com comerciantes e hoteleiros na quarta-feira, 10, para definir os últimos preparativos do "Caraguá A Gosto", um festival gastronômico que está envolvendo cerca de 20 estabelecimentos entre restaurantes, pizzarias e bares da cidade. De acordo com o secretário Ribeiro, se depender dos investimentos da Prefeitura, o evento será um sucesso. "Se todos os envolvidos se emprenharem, o "Caraguá A Gosto" não sairá mais do calendário oficial do município", disse.
Participaram da reunião, o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Paulo Gato Bijus, a representante do Sebrae em Caraguatatuba, Maria Aparecida Medeiros, alguns hoteleiros da cidade e representantes de restaurantes como Ostra e Ouriço, Akebono, Golfinho, Golfinho Azul, Guaruçá, Caiçaras, Risoteria Zanfredo, Pizzaria do Neno, Bar do Japonês e Armazem.
O secretário Ribeiro colocou a sua equipe à disposição para esclarecer as regras do Festival aos garçons participantes. Durante a reunião, o Sebrae ofereceu um curso aos garçons com direito a certificado de participação. Os comerciantes gostaram da idéia e já confirmaram a participação de seus garçons na oficina de capacitação.
Na reunião foi apresentado aos participantes do festival, o material de divulgação do evento, que inclui um livro com fotos de todos os pratos que concorrem ao prêmio, folder, cartaz, banner e outros. Os comerciantes deram sugestões de divulgação, como os locais para distribuição do material, e também receberam orientações do secretário sobre como devem proceder até a data do evento. "Foi uma reunião bastante produtiva, tivemos a participação de grande parte dos comerciantes envolvidos e isso é importante para a definição dos preparativos", disse Ribeiro.
O regulamento do concurso, a premiação, a festa de abertura e o encerramento do concurso também foram discutidos entre os participantes. Segundo o secretário, são esperadas cerca de 80 mil pessoas no período do Festival, que acontecerá de 3 de agosto a 3 de setembro. A festa de abertura ficou prevista para o dia 20 de junho, no Teatro Municipal Mário Covas. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Dupla invade banco e rende 15 na ilha

Ilhabela - Dois homens armados assaltaram ontem uma agência do Bradesco, situada na região central de Ilhabela. No momento do assalto, quinze pessoas, entre clientes e funcionários, foram feitos reféns pelos assaltantes. Os ladrões fugiram levando R$ 3.700.
Segundo o delegado José Luiz Tibiriçá, o assalto ocorreu às 11h, logo após a agência ser aberta ao público. Dois homens, armados, usando capuz e um capacete de motocicleta entraram na agência anunciando o assalto.
Tibiriçá disse que eles renderam o único vigia do banco, roubando-lhe a arma. Clientes e funcionários, permaneceram deitado, sob a mira de revólveres enquanto um dos assaltantes recolhia o dinheiro do caixa. A dupla fugiu em uma motocicleta de cor verde.
O delegado disse que a polícia tenta identificar os autores do assalto a partir da motocicileta. Segundo ele, a moto teria sido utilizada em um outro assalto ocorrido recentemente na ilha.
Segundo Tibiriçá, apesar do assalto registrado ontem, o índice de roubos na ilha caiu 45% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre de 2005 foram registrados 29 assaltos na ilha e este ano, no mesmo período, foram 16 roubos.
O ValeParaibano não conseguiu localizar ontem os responsáveis pela gerência da agência do Bradesco de Ilhabela para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Ibama faz blitz em terrenos de Ilhabela
Em parceria com a Secretaria de Patrimônio da União, fiscais vistoriam ocupações irregulares em áreas de marinha

Ilhabela - Agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e do SPU (Serviço de Patrimônio da União) realizaram ontem uma 'megablitz' no litoral de Ilhabela. Os agentes vistoriaram possíveis ocupações e construções irregulares em área de marinha.
Os agentes percorreram as praias da ilha de barco, fotografando e detalhando as ocupações e construções existentes em terrenos de marinha, faixas pertencentes a União. Algumas fiscalizações foram solicitadas pelo MPE (Ministério Público Estadual) e MPF (Ministério Público Federal).
Segundo Leonardo Teixeira, do Ibama, será feito um relatório detalhando caso a caso as ocupações ou construções constatadas em áreas de marinha. Teixeira disse ainda a partir do levantamento serão avaliadas pelo SPU as medidas que deverão ser adotadas para preservar as áreas pertencentes a União.
"Caso as ocupações ou construções tenham sido feitas sem a devida autorização ou consentimento do SPU, os proprietários serão notificados", afirmou. Segundo Teixeira, as ocupações ou construções feitas em sem autorização do SPU poderão sofrer processo demolitório ou de desocupação. Em alguns casos, os proprietários poderão regularizar suas construções e ocupações.
Teixeira explicou que os casos considerados mais graves são as ocupações ou construções feitas nas margens dos rios. Ele disse ainda que a fiscalização se estenderá a todo o Litoral Norte, com o objetivo de preservar as áreas de marinha, um patrimônio de uso comum da população e sob responsabilidade do SPU.
AVALIAÇÃO - A promotora ambiental do Litoral Norte, Elaine Taborda, disse ontem que as fiscalizações promovidas pelo SPU e Ibama são importantíssimas.
Segundo ela, nos últimos anos, tanto o SPU como o Ibama vêm intensificando a fiscalização ambiental na região.
"É importante que essa fiscalização seja contínua, de rotina, para que as áreas de preservação ambiental sejam preservadas", afirmou.
A procuradora deverá receber o relatório sobre o trabalho realizado ontem pelos agentes do Ibama e SPU em Ilhabela.
UBATUMIRIM - Representantes do Ibama, SPU e MP (Ministério Público) estiveram reunidos anteontem com moradores do bairro do Ubatumirim, onde uma blitz realizada o mês passado constatou 500 ocupações irregulares e dez desmatamentos em áreas de preservação permanente.
A reunião ocorreu na sede da Policia Ambiental de Ubatuba. Segundo a promotora ambiental será feito um levantamento para definir quem deve sair e quem deve permanecer nas áreas ocupadas irregularmente. "A situação lá está bastante caótica", disse Elaine Taborda.
(Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Maresias continua bombando com o Isa Games até domingo
As fases decisivas da chave principal foram transferidas para sexta-feira (12/05) devido aos fortes ventos que estragaram a condição do mar na quinta-feira.

São Sebastião - A praia de Maresias continua ‘bombando’ até domingo (14/05) com surfistas e países do mundo inteiro disputando o título no Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships.
Um forte vento sudoeste entrou no início da tarde de quinta-feira (11/05) no litoral norte de São Paulo e mudou a condição do mar, deixando as ondas muito mexidas. Como o cronograma do evento está adiantado, os organizadores preferiram transferir as fases decisivas da chave principal do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006 para sexta-feira (12/05).
Dos 27 países que iniciaram a competição, apenas seis ainda têm surfistas que não perderam nenhuma bateria. A França e a Austrália são maioria na chave dos vencedores, com um total de cinco atletas nas três categorias. O Brasil, os Estados Unidos, a África do Sul e o Havaí, que defende o título de campeão, completam a lista com dois surfistas cada. As disputas pelas medalhas de ouro, prata, bronze e cobre, recomeçam às 8 horas desta sexta-feira e os campeões serão definidos no domingo em São Sebastião.
“As condições do mar pioraram muito com a chegada deste vento sudoeste, então preferimos cancelar a realização das semifinais da chave principal que estavam programadas para hoje”, explicou Marcos Bukão, diretor de prova. “Nós adiantamos bastante o cronograma de domingo até aqui, então podemos dar esta parada para aguardar melhores condições para colocar no mar as fases mais decisivas. Já analisamos as previsões das ondas, nada indica que elas vão piorar e devem até aumentar um pouco mais para o final de semana, prometendo grandes emoções no sábado e domingo”.
O campeonato reúne os melhores surfistas juniores do mundo, com até 18 anos de idade, é o único no mundo disputado por países.
A equipe da França é a grande surpresa da quarta edição do Mundial Junior da ISA, que pela primeira vez é realizado no Brasil. Marc Lacomare foi quem conseguiu somar o maior número de pontos – 16,47 de 20 possíveis – na quinta-feira e Pierre Laborde também passou para as semifinais na sub-16. Os dois enfrentaram os dois últimos brasileiros que continuavam na chave dos vencedores nesta categoria. O paulista Nathan Brandi foi mandado para a repescagem pelo sul-africano Shaun Joubert, que ganhou a briga pela segunda vaga na disputa vencida por Lacomare. Já o catarinense Alejo Muniz superou o havaiano Granger Larson e o alemão Nicholas Von Rupp para passar atrás de Laborde.
“Eu ia competir ainda hoje nesse mar mexido, que está um pouco ruim, mas geralmente eu me dou bem nessa condição”, falou Alejo Muniz, que agora vai disputar duas vagas na grande final da chave principal contra o havaiano Alex Smith e o francês Marc Lacomare. “Eu até preferia competir nesse mar, estava bem à vontade nessas ondas, mas fica para amanhã então”, lamentou Muniz, que confessou estar confiante para brigar pela medalha de ouro no Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006. “Vou para cima deles com a mesma vontade que tive até agora”, prometeu.
Brasil ainda briga pelo título
O Brasil continua na briga pelo título, mas sofreu três baixas na quinta-feira de ondas mexidas de 1 metro de altura na praia de Maresias: o potiguar Johnny Max na categoria sub-16 e os paulistas Dodô Veiga e Wladimir Perez na sub-18. Entre as meninas, todas ainda estão na batalha pela medalha de ouro, mas só a paraibana Diana Cristina continua na chave das vencedoras. A indiazinha vai enfrentar as australianas Sally Fitzgibbons e Jessica Hickson na primeira semifinal. Na quinta-feira, ela derrotou a norte-americana Courtney Colongue, a havaiana Bethany Hamilton e a francesa Annabel Talouarn.
“Agora eu sou como se fosse a principal atleta da equipe, já que as outras três brasileiras caíram para a repescagem. Vou continuar concentrada e dar um gás para chegar na grande final da chave principal”, prometeu Diana Cristina.
Na categoria sub-18, a primeira semifinal será disputada por Julian Wilson (AUS), Cory Arambide (EUA) e Casey Brown (HAV) e a segunda por Kyle Lane (AFR), Jeremy Flores (FRA) e Caleb R-Boquist (AUS). Na sub-16, a primeira semi será entre Owen Wright (AUS), Shaun Joubert (AFR) e Pierre Laborde (FRA) e a segunda terá Alex Smith (HAV), Marc Lacomare (FRA) e Alejo Muniz (BRA).
Abertura - Mais de 1,5 mil pessoas lotaram a Praça Internacional do Surf, na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, no último sábado (06/05), para a abertura do "Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006" - Mundial de Surf Junior. A cerimônia contou com surfistas dos 27 países participantes, além de autoridades e representantes da organização.
Assim como nos Jogos Olímpicos, todos as delegações desfilaram suas bandeiras, da avenida Francisco Loup até a Praça Internacional do Surfe, onde participaram da "cerimônia das areias". Um representante de cada país depositou em uma urna a areia de sua praia.
Diariamente, durante toda a semana, a programação começa às 8h e termina às 16h.
O Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006 é uma realização da International Surfing Association (ISA) com patrocinio da Quiksilver e organização da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Apóiam a primeira edição no Brasil desta competição para surfistas com até 18 anos de idade e única no mundo disputada por países, o Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião, Sociedade Amigos de Maresias (SOMAR) e Revista Fluir, com a Mormaii vestindo a equipe brasileira. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga recebe "Esporte e Lazer nos bairros" neste sábado (13/05)

São Sebastião - As crianças e adolescentes de Boiçucanga têm compromisso marcado para o final de semana. A Secretaria de Esportes (Seesp) leva ao Ginásio de Esportes de Boiçucanga, neste sábado (13/05), à partir das 14 horas, o "Esporte e Lazer nos bairros".
O projeto tem na programação muita diversão para a garotada, com brincadeiras, clínicas de futsal, além de outras modalidades. Os profissionais da Secretaria de Esportes organizam as brincadeiras e dão dicas importantes de iniciação em diversas modalidades durante as clínicas.
A Secretaria espera a participação de cerca de 600 crianças e adolescentes para curtir um dia muito especial preparado pelos professores de Educação Física da Seesp.
O intuito do "Esporte e Lazer nos bairros" é fazer com que as crianças, sejam elas carentes ou não, tenham um momento de lazer e integração social.
Além disso, o projeto promove uma tarde de muitos sorrisos e prática esportiva para a criançada.
O próximo bairro a ser visitado pelo programa é a Topolândia. A proposta da Seesp é levar o “Esporte e Lazer nos Bairros” para diferentes regiões da cidade, proporcionando lazer, esporte e diversão a todas as crianças do município. (Fonte: PMSS)

Eleição da CIPA é prorrogada até sexta-feira (12/05)
Funcionários da Prefeitura que ainda não votaram tem até o final da semana para escolherem um candidato para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

São Sebastião - A Divisão Municipal de Segurança do Trabalho prorrogou até sexta-feira (12/05), o prazo para os servidores votarem na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que atuarão na Prefeitura de São Sebastião. O objetivo dessa Comissão é observar e relatar condições de risco nos locais de trabalho do servidor público municipal, prevenindo acidentes e preservando a saúde ocupacional do trabalhador.
Na tarde de quarta-feira, prazo inicial dado para o encerramento da votação, faltavam apenas 71 votos para alcançar a marca de 1,2 mil votos, necessária para validar a eleição.
De acordo com o chefe da Divisão Municipal de Segurança do Trabalho, Sebastião Passareli, poderão participar da votação todos os servidores públicos da Prefeitura, sendo eles concursados, contratados ou nomeados em cargos de comissão. "Resolvemos prorrogar, pois precisamos de apenas mais 71 votos para que a eleição seja validada", explica Passareli.
São 23 candidatos envolvendo funcionários da Costa Norte, Centro e Costa Sul. Para facilitar a votação, a Divisão de Segurança disponibiliza urnas na sede da Secretaria de Serviços Urbanos (Centro), no Paço Municipal, no Pátio de Obras de Boiçucanga e nas Regionais de Maresias, Juquehy e Costa Norte. "Além disso, temos três urnas volantes circulando a cidade", acrescentou Passareli.
Com o adiamento para o termino da votação, a apuração aberta ao público também será transferida para segunda-feira (15/05), a partir das 9 horas, na Sede da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião.
Após o conhecimento dos 10 eleitos da Cipa, haverá um curso, previsto para acontecer nos dias 16, 18 e 19 de maio, abordando temas como legislação, assuntos médicos, agentes multiplicadores e segurança do trabalho.
Sebastião Passareli alerta que o servidor eleito que não participar todos os dias do curso de capacitação não tomará posse.
Mais informações com a Divisão de Segurança do Trabalho pelo telefone 3891-2084.
Conheça os candidatos com os seus respectivos números
01- Miramar Pereira de Souza (Miramar)
02- Célio Silveira (Célio Madruga)
03-Ubiratan Candido Gomes (Bira)
04-Jaqueline R.H Santos (Jaqueline)
05-Ademar Alves dos Santos (Professor Ademar)
06-Adilson Batista da Cruz (Mosquitão)
07-José Carlos de Moura II (José II)
08-Sebastião da Costa Vilar Júnior (Júnior Vilar)
09-Tânia Regina Sarak (Dra. Tânia Dentista)
10-Devanil Joaquim da Silva
11-Carlos Marques F. da Silva (Marcão)
12-José Carlos Barsotti (Barsotti)
13-Carlos Alberto de Santana (Gilbertinho)
14-Adilson Ferreira de Moraes (Dr. Adilson Dentista)
15-Atila Oliva da Souza
16-Bráz de Moura Filho
17-Regina Helena C. Barbosa
18-Risério Lacerda Gomes
19-Manoel Aparecido da Silva Moniz (Cido Costa Sul)
20-José Alves de Moraes (Madruga)
21-Luis de Macedo Rosa (Luis Macedo)
22-Antonio Tadeu C. de Santana (Tadeu Casseano)
23-Sérgio Marcos de Oliveira (Serginho)
(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Mais Skate Gaivota

 

Índios guaranis de Ubatuba ganham recursos de projeto habitacional
Aldeia Renascer vai receber R$ 100 mil para a construção de 10 casas tipicamente indígenas

Ubatuba - A aldeia guarani Renascer, de Ubatuba, vai contar com uma verba de R$ 100 mil do Ministério das Cidades para construir dez casas. Os recursos serão liberados pela Fundação Pró-Índio, assim que o projeto for aprovado em Brasília.
O cacique da aldeia, Antonio da Silva Awa, disse ontem que o recurso vem "em boa hora", porque as moradias garantirão melhores condições de vida aos guaranis. Awa esteve ontem reunido com engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Ubatuba para auxiliar na elaboração do projeto das casas. Ele exige que as moradias sejam construídas em madeira tratada e cobertas com piaçaba.
OCAS - Segundo ele, as casas feitas em alvenaria descaracterizam as tradicionais habitações indígenas, conhecidas como ocas. Awa afirmou ainda que quer manter as características originais para evitar prejuízos com o turismo explorado pela índios guaranis.
Awa disse que a aldeia recebe mensalmente vários ônibus de excursões, que transportam estudantes do Vale e Litoral Norte para conhecer a aldeia e a cultura índigena. Segundo ele, as excursões são importantes porque os guaranis aproveitam a ocasião para comercializarem seu artesanato, principal fonte de renda da aldeia.
A aldeia Renascer foi fundada há oito anos e aguarda a titularidade, por parte do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária), das terras ocupadas por cerca de oito famílias guaranis. Um total de 40 índios vivem na aldeia.
RIO SILVEIRAS - O governo do Estado, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) já investiu R$ 1,6 milhão na construção de 59 casas na aldeia do Ribeirão do Rio Silveiras, em São Sebastião, onde vivem 352 guaranis. As casas foram construídas em formato circular, como ocas, com piso de cimento liso, paredes de eucalipto e teto de piaçaba.
Os guaranis se adaptaram bem às novas casas, que também possuem banheiros, chuveiros elétricos e saneamento básico, segundo o pastor Paulo Araújo, que presta serviços na aldeia.
Segundo o pastor, duas casas que foram incendiadas acidentalmente aguardam reforma. Araújo disse que a madeira e a piaçaba facilitam a propagação do fogo, que destruiu as duas moradias.
Na aldeia Boa Vista, em Ubatuba, onde vivem atualmente 150 guaranis, o CDHU constrói 50 casas de alvenaria. Oito casas já foram concluídas. O investimento é de cerca de R$ 1,2 milhão. Segundo o agente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcos Siqueira, a casa de alvenaria é mais segura e evita problemas como goteiras e a possibilidade de incêndios.
ENERGIA ELÉTRICA - As aldeias Renascer e Boa Vista aguardam a implantação de energia elétrica, por meio do programa Luz Para Todos, do governo federal. A aldeia Ribeirão do Rio Silveiras, em São Sebastião, já conta com energia elétrica.
Na aldeia da Boa Vista a energia elétrica já chegou até a escola e o posto de saúde. Segundo o agente da Funai, Marcos Siqueira, a empresa Elektro aguarda autorização dos órgãos ambientais para estender a energia até as casas dos guaranis.
RÁDIO E TV - Enquanto a energia não chega, os guaranis utilizam baterias de carro para alimentar rádios e televisores. Eles reclamam que a recarga da bateria fica muito cara, por isso, é importante que a energia seja logo instalada nas moradias. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura nomeia Núcleo Gestor para coordenar Plano Diretor Participativo

Ubatuba - Foi publicado nesta quinta-feira, 11, o decreto que instituiu a comissão que irá atuar como Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo. O núcleo gestor terá a função de preparar, conduzir e monitorar a elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba, a lei que irá mapear o futuro do município e que deverá ser votada pela Câmara Municipal até outubro deste ano. A composição do núcleo é paritária, ou seja, do total de 30 membros, 15 representam o Poder Público e outros 15 são representantes da sociedade civil. “A participação efetiva da comunidade é fundamental para termos um Plano Diretor que de fato atenda aos interesses de toda a sociedade e não apenas de alguns setores”, lembra o prefeito Eduardo Cesar.
A composição do Núcleo Gestor foi aprovada durante reunião do CMD – Conselho Municipal de Desenvolvimento. A primeira proposta do Executivo teve inclusive alterações sugeridas pelos componentes do CMD e agora, esse núcleo, começa a definir os subnúcleos de trabalho. Deverão ser criados subnúcleos de Turismo, Meio Ambiente, Saúde, Urbanismo, Agricultura e Pesca, entre outros. A primeira reunião do Núcleo Gestor para montar estes subnúcleos aconteceu na tarde desta quinta-feira, 11. “Com estas definições, a elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba entra em sua fase mais importante, que é o envolvimento da comunidade na discussão das propostas que irão nortear os rumos do município”, afirma o prefeito.
Confira abaixo os nomes que compõem o Núcleo Gestor do Plano Diretor:
I – Representantes do Poder Público Municipal:
Sec. Mun. de Arquitetura e Urbanismo:
Rafael Ricardi Irineu;

Sec. Mun. de Agricultura, Pesca e Abastecimento:
Valéria Cress Gelli;

Sec. Mun. de Educação:
Patrícia Gomes Veloso Pereira;

Sec. Mun. de Esportes e Lazer:
José Luiz Bittencurt Júnior;

Sec. Mun. de Meio Ambiente:
Cristiane Aparecida Gil Guimarães;

Sec. Mun. de Saúde:
Marcos da Silveira Franco;

Sec. Mun. de Turismo:
Luiz Felipe Bacellar de Azevedo;

Sec. Mun. de Assuntos Jurídicos:
Dr. Marcelo Santos Mourão;

FUNDART:
Martiniano Nelson Viana;

Assessor de Planejamento e Desenv. Municipal:
Rene Nakaya;

Assessora de Expediente do Gabinete:
Denise Martins Silveira;

Consultor – Ministério das Cidades:
José Nélio de Carvalho;

Consultor – Arquitetura e Urbanismo:
Renato Nunes;

Câmara Municipal:
Luciana Machado Resende;

Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários:
Silvana Maria Monteiro Niel;

II – Representantes da Sociedade Civil:

Comércio e Prestação de Serviços:
Marcos Velloso;

Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Ubatuba:
Luiz Celso Rocha;

Indústria e Construção:
Carlos Alberto Mendes de Carvalho;

Profissionais Liberais da Saúde:
Dra. Estela Zemel;

APEOESP:
Sandra Mara Defendi;

Representante da Hotelaria e Turismo:
Jorge Ribeiro do Valle;

Representante da Construção:
Mário Lages Duarte;

Movimento Ambientalista:
Roberto Francine Júnior;

Atividade Pesqueira e Maricultura:
Helder Jorge Gomes Marques;

Núcleo Municipal do Plano Diretor Participativo de Ubatuba:
Dr. Alexandre Lourenço de Oliveira;

Instituto dos Arquitetos do Brasil:
Daniel Corrêa da Silva;

Associação Amigos do Itamambuca:
Renato de Paulla Vela

Sociedade Amigos do Balneário Santa Cruz:
Fernando Esteves Pedreira Júnior

Agenda 21:
Maria Angélica Oliveira Gonçalves;

Conselhos:
Maurício Moromizato – Pres. do COMUS;
(Fonte: PMU)

Festa da AUS recebe prefeito e homenageia ativistas do surfe municipal

Ubatuba - O Tennis Clube de Ubatuba foi palco da primeira festa da nova diretoria da Associação Ubatuba de Surf. A festa contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar, do vereador Claudinho Gulli (autor da lei das escolinhas), de alguns atletas profissionais, como Edgar Bischof e de empresários, entre outros. O presidente da AUS, o surfista profissional Tadeu Pereira apresentou a nova diretoria e mostrou os planos para o ano de 2006. Entre eles, os destaques ficaram para a realização da etapa do WQS em Ubatuba, o museu do surf que deverá ser implantado ainda este ano, além de dois fatos históricos na entidade: a sede que está instalada e pronta para atender os sócios e a criação do site www.aus.org.br, que tem a proposta de dar informações sobre os eventos nacionais e internacionais, com enfoque total aos atletas locais.
Os campeões de 2005 foram premiados em um clima bem descontraído.Entre os homenageados estavam o empresário Jackson Adisaka, proprietário da marca Hawaiian Dreams, Alberto Jacob, chefe de equipe, Raul Alexandrino, proprietário do Quiosque Baguari, grande apoiador nos eventos realizados na Praia Grande e João Maria, pai do ex-atleta profissional Ricardo Toledo. Jackson Adisaka foi o primeiro homenageado e se mostrou muito contente pela escolha. “Gosto muito de Ubatuba, por isso sempre investi aqui. Meu sonho é ver um atleta de Ubatuba ser campeão mundial e com o logo da Hawaiian Dreams no bico da prancha”, comentou Jackson.
Alberto Jacob agradeceu pela homenagem e disse que a nova diretoria está de parabéns pelo trabalho. “Fico feliz por ter sido lembrado”, comentou Jacob. Já Raul, do Quiosque Baguari, foi o que ficou mais surpreso com a homenagem prestada: “estou muito feliz e quero dizer que estamos aqui pra apoiar os campeonatos de surf, e não queremos nada em troca” relatou Raul. João Maria recebeu as homenagens do filho, Ricardo Toledo.“Sempre gostei do surf e sempre apoiei meu filho, apesar de todo o preconceito que existia naquela época” comentou João Maria. Logo após as apresentações, os convidados foram embalados ao som de duas bandas locais que se destacam pelo som que levam. Uma foi a banda Bralma, tocando o melhor da música australiana e a banda Jamkbloko com o melhor do groove com um ritmo bem surf.
 (Fonte: PMU)

Ciclo de Palestras do Sebrae com a ACIU

Ubatuba - Continuam acontecendo o Ciclo de Palestras do Sebrae em parceria com a ACIU.
A próxima palestra será sobre “Entendendo custos, despesas e preço de venda” e será ministrada no dia 17 de maio (quarta-feira) às 19h00 na ACIU pelo consultor Roberto Lessa.
Orientar e esclarecer os conceitos básicos de custos e despesas, esclarecer suas classificações, tratamentos e alocação nos itens de venda, mostrar o impacto sobre os preços de venda na margem e nos resultados, visando oferecer melhorias na performance econômico e financeiro da empresa. permitir uma visão da repercussão das políticas de preço adotadas pela empresa nos resultados econômicos e financeiros e mostrar a agilidade que os controles financeiros, como ferramentas de gestão, dão para tomada de decisões na empresa, são os temas abordados na palestra.
Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU c/ Cristiane tel 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Prefeito cumpre promessa feita junto à comunidade da Picinguaba
Eduardo Cesar solucionou junto à Defesa Civil o problema de casas em situação de risco na Vila Picinguaba, que foi discutido em reunião com a presença do senador Eduardo Suplicy

Ubatuba - Cumprindo um compromisso firmado junto à comunidade da Picingüaba, em reunião realizada em janeiro deste ano, com a presença do Senador Eduardo Suplicy, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, solucionou a situação de duas casas de veraneio localizadas em área de risco. Com ações de técnicos da Defesa Civil, nesta semana ambas foram demolidas, acabando com o perigo que corria a população local, já que a qualquer momento as construções poderiam desabar. De acordo com informações da Defesa Civil, uma das casas, em situação de forte chuva em outubro de 2003, sofreu escorregamento de encosta em talude natural, soterrando outra residência e ocasionando uma vítima fatal e um ferido.
No início deste ano a Defesa Civil notificou o proprietário da residência para que fosse promovida a demolição da casa que ocasionou o escorregamento e estava em risco de desabar. A decisão partiu da ficha técnica realizada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e IG (Instituto Geológico) que apontou a demolição como solução para o problema, caso não fossem feitas as obras de reparo – que, no caso, teriam um custo muito alto para o proprietário.
A outra casa em situação de risco, e que já foi demolida nos últimos dias, ficava no Morro do Baú, também na Picingüaba. No mesmo dia de outubro de 2003, esta outra residência também sofreu escorregamento com soterramento de casa, desta vez sem vítimas fatais, mas com três feridos. A Defesa Civil notificou o proprietário no último dia 2, que providenciou a demolição e a recomposição do talude.
Agilidade - Donizete Cruz, secretário executivo da Defesa Civil de Ubatuba, explicou que foi um grande mérito do prefeito Eduardo Cesar conseguir agilizar a demolição, já que normalmente os proprietários se opõem a esta decisão (porque perdem as casas), mesmo sabendo que suas famílias podem correr grandes riscos. “É bem melhor perder dinheiro do que perder vidas”, alerta Donizete. “O prefeito nos pediu que as demolições ocorressem o mais rápido possível. Nesta administração, justamente devido ao empenho do prefeito, a Defesa Civil conseguiu dar solução a um processo que vem se arrastando desde 2003”, completou o secretário executivo da Defesa Civil.
Eduardo Cesar acredita que a solução do problema das casas em área de risco é prova de que a Prefeitura está empenhada em resolver as situações complicadas das comunidades ubatubenses. “Vamos continuar nos empenhando em agilizar soluções para que a população esteja cada vez mais segura em suas moradias”, disse o prefeito.(Fonte: PMU)

Ultimas vagas para o Curso de Vitrine Avançada na ACIU

Ubatuba - Dias: 22, 23, 24 e 25 de maio
Horário: das 18h00 às 22h30
Investimento: R$ 10,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática) da matrícula)
Local: Salão de eventos da ACIU (R. Dona Maria Alves 587-Centro)
Os interessados entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU. Falar com Cristiane (12) 3832 1449 (Fonte: ACIU)

Uso da bicicleta como meio de transporte preserva o meio ambiente
Economia, diminuição da emissão de gases de efeito estufa e fim do sedentarismo aumentam a lista de benefícios trazidos pelo uso adequado da bicicleta

Ubatuba - A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, em sua apresentação durante o I Seminário Ciclo Litoral Norte, realizado em Ubatuba, reforçou os argumentos sobre os benefícios trazidos pelo uso adequado da bicicleta como meio de transporte, através de dados que comprovam que a mudança de comportamento em relação aos meios de locomoção pode ajudar na preservação do meio ambiente. Usar a bicicleta como principal meio de locomoção vai além de economizar diretamente no bolso. Pedalar contribui, por exemplo, com os preceitos do Protocolo de Kyoto, em 1997, iniciativa internacional que visa conter o aquecimento global por meio de medidas que diminuam a emissão de gás carbônico, metano e óxido nitroso - os chamados “gases de efeito estufa”.
Dados como o aumento da temperatura global, dificuldade de dispersão dos poluentes e expansão da indústria automobilística foram apresentados na intenção de fortalecer o projeto de mobilidade sustentável do Programa Cicloviário de Ubatuba. O Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta-Bicicleta Brasil, criado pelo Ministério das Cidades buscando soluções para o problema do trânsito saturado e emissão de poluentes, tem como proposta básica a implantação de sistemas cicloviários que visem a segurança dos ciclistas nos deslocamentos urbanos. Estimular o desenvolvimento de políticas de circulação urbana que privilegiem a mobilidade das pessoas, e não somente de veículos e sensibilizar e conscientizar a população, por meio da educação formal e não formal, sobre a importância da emissão dos “gases de efeito estufa” e a necessidade da redução dos mesmos são as propostas de mobilidade sustentável.
Para Cristiane Gil, o Programa Cicloviário de Ubatuba, desenvolvido pelo arquiteto urbanista Sérgio Bianco, valoriza o ciclista, melhora a saúde pública, diminuindo o sedentarismo, oportuniza o lazer, aumenta a interação social e promove a proteção ao meio ambiente. “A criança que crescer pedalando vai crescer sabendo que está colaborando na preservação do meio ambiente”, disse a secretária. Outro dado interessante passado por ela foi o quanto seria economizado e o número de calorias que são gastas usando a bicicleta como meio de transporte para o estudo e/ou trabalho. Segundo a apresentação 18 mil calorias seriam gastas por mês e R$ 72 economizados. (Fonte: PMU)

Ironman da Espanha terá dois representantes ubatubenses

Ubatuba - No próximo dia 20 de maio acontecerá, nas ilhas Canárias, Espanha, o Ironman Lanzarote, considerado o mais difícil do mundo. A Ilha de Lanzarote receberá mil atletas de todo planeta, que enfrentarão o maior desafio do triatlhon: muito calor, vento e subidas alucinantes no ciclismo. O Brasil conta com três triatletas, sendo que dois deles são de Ubatuba.
Luiz Cláudio Graglia, mais conhecido como Huka, participará do seu nono Ironman e Ramiro Godinho, que fará sua segunda prova nessa distância. O terceiro competidor é Carlos Paiva, de São José dos Campos, que irá completar seu 12º Ironman. Nossos triatletas nadarão 3,8 km, percorrerão 180 km de ciclismo em uma trajetória considerada a mais difícil de todas as provas de ironman e correrão mais 42 km para completarem o desafio.
A expectativa, segundo Huka, é terminar a prova em, no máximo onze horas, se tudo ocorrer “dentro da normalidade”, mas a prova pode ser cumprida em até 24h. Em 2001, Huka já participou do “Ironman Lanzarote” terminando a prova em 10h e 40’, conquistando uma vaga para um Ironman mundial no Hawaii. Huka conta que fazer ironman é um estilo de vida que ensina muitas lições no cotidiano. “São meses de treino, subindo serra de bicicleta, percorrendo longas distâncias de corrida e nadando em piscina e no mar. No momento da prova, você é obrigado a suportar dores, câimbras, pressão baixa. Nessas situações, você respira, se recompõe e continua. Na vida é a mesma coisa. Só de completar a prova já é uma grande vitória”.
O “Ironman Lanzarote” é uma competição classificatória para o mundial que acontece em outubro no Hawaii. A prova oferece 60 vagas distribuídas por categorias de idade e mais 50 mil euros em premiação.(Fonte: PMU)

Curso do Programa ‘Alimente-se bem’ tem início em Ubatuba

Ubatuba - Começou ontem o curso do programa “Alimente-se Bem”. As aulas que acointecem na unidade móvel do Município prosseguem até o dia 3 de junho.
O curso é gratuito e as aulas ocorrem de segunda a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite. A unidade móvel está estacionada na Avenida Iperoig, em frente à Setur.
A unidade comporta 30 alunos por turma. Foram inscritas 16 turmas atendendo um total de 480 pessoas.
O programa é resultado de uma parceria entre a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, da Secretaria Municipal de Turismo e Loja Maçônica Acácia que viabilizaram junto ao SESI de Taubaté a vinda da unidade móvel do programa.
Desde 1998 o SESI (Serviço Social da Indústria), desenvolve o programa ‘Alimente-se Bem’ com objetivo de ensinar o trabalhador e sua família a preparar uma alimentação de qualidade com baixo custo.
Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, a intenção é levar informações importantes para as pessoas mais carentes:
“O intuito é mostrar que se pode comer bem gastando menos. Com partes normalmente desprezadas de alimentos, como cascas talos e folhas, podem ser feitos muitos pratos nutritivos”, apontou o presidente.
Patrícia Néri Cavalcanti, uma das três nutricionistas que ministram o curso, explica que, nas aulas os alunos aprendem “um pouco de tudo relacionado a alimentos”.
“Ensinamos como fazer o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando cascas, folhas e talos diversos. Os alunos aprendem também sobre educação nutricional, congelamento e descongelamento, e o melhor, receitas nutritivas e muito saborosas a um baixo custo”, diz a nutricionista.
A dona de casa Maria das Neves se diz “muito satisfeita” com o curso. “Estou adorando. Já no primeiro dia aprendi muitas coisas interessantes e me surpreendi como dá para fazer ótimas receitas com coisas que na maioria das vezes jogamos fora.
Descobri que dá para fazer um bolo delicioso com cascas de banana!” disse entusiasmada.
Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU, falando com Cristiane, pelo telefone (12) 3832-1449. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Vereador quer plano de carreira e aumento salarial para servidores

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros do PSB, usou a tribuna na última sessão de Câmara para reforçar a indicação nº 423/06 ao Executivo, que solicita o reajuste salarial aos servidores públicos de Ubatuba.
Medeiros reivindicou um estudo com o objetivo de atender as necessidades dos funcionários públicos sobre o reajuste salarial de 10%, e pediu ao Executivo que também agilize os trâmites para a elaboração do “tão sonhado” Plano de Carreira, que irá valorizar a categoria.
O vereador afirma que o aumento do salário mínimo a vigorar a partir de 1º de maio deste ano, irá achatar ainda mais o poder aquisitivo dos servidores municipais. “A falta do Plano de Carreira desvaloriza o servidor efetivo. Nosso estatuto, está ultrapassado, ele necessita de mudanças urgentes, pedimos então ao senhor prefeito que atenda as reivindicações da categoria e que possibilite aos funcionários públicos de Ubatuba mais dignidade na sua carreira profissional”, solicita Charles Medeiros.
Outro lado - Procurado pela reportagem, o prefeito Eduardo César disse que não pode adiantar nada ainda, pois a Prefeitura está estudando o caso para ver quais medidas podem e devem ser tomadas. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

PT define pré-candidaturas e lança Moromizato no LN

Ubatuba - Aconteceu no último domingo a prévia do PT em todo o estado de São Paulo, que definiu a pré-candidatura do senador Aloísio Mercadante a governador. O pré-candidato obteve 52,8% dos votos dos filiados aptos a votar, enquanto a ex-prefeita Marta Suplicy ficou com 47,2%.
Na prévia houve ainda a indicação dos pré-candidatos a deputado federal e estadual. O presidente do Diretório do PT de Ubatuba - Mauricio Moromizato conseguiu uma pré-candidatura a deputado estadual.
Houve votação do PT nas quatro cidades do Litoral Norte, e o político de Ubatuba liderou a soma das indicações na região . Angela Guadagnim foi a mais indicada para concorrer a uma vaga para a Câmara Federal, seguida de José Eduardo Cardoso, Telma de Souza, Luciano Zica, Ricardo Berzoini, Vicentinho e Mariângela Duarte.
Após a apuração local, houve reunião do diretório para avaliação dos resultados, que deram vitória a Moromizato em Ubatuba, com mais de 90% dos votos. Ao final, o presidente e pré-candidato Maurício Moromizato afirmou que “a indicação deixa honrado não só a pessoa do presidente, mas todos os diretórios municipais do litoral norte, que participaram ativamente da construção da pré-candidatura, e que agora a próxima tarefa é finalizar as propostas regionais a serem inseridas no plano de governo do PT para o Estado”.
Ele disse ainda que vai buscar a opinião e o conselho das lideranças, da população e de técnicos, para ter uma proposta de desenvolvimento regional para o litoral norte.
Em Ubatuba estiveram presentes na votação o vice-prefeito Domingos dos Santos e os vereadores Jairo dos Santos e Edílson Félix.
Félix, que acompanhou todo o processo de encerramento dos trabalhos, foi convidado a participar da reunião e discursou aos filiados valorizando a forma do PT escolher seus candidatos respeitando a vontade da base partidária. “Esta legítima festa da democracia é o que torna o PT um partido sólido, forte e necessário para a política brasileira”, afirmou.
“Unidos conseguiremos a construção de um país mais justo, um estado mais atuante e realizador e uma Ubatuba mais humana, mais próspera e mais agradável de viver”, concluiu o pré-candidato Moromizato. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Charles Medeiros solicita Plano de Carreira e reajuste salarial aos Funcionários Públicos Municipais.

Ubatuba - Após encaminhar indicação nº. 423/06 ao Executivo, solicitando reajuste salarial aos Servidores Públicos de Ubatuba, o Vereador Charles Medeiros PSB, usou a Tribuna na 13ª Sessão da Câmara Municipal para reforçar o solicitado. Medeiros reivindicou ao Executivo estudo ao intuito de atender as necessidades dos funcionários Públicos sobre o reajuste salarial de 10% , e que também agilize os tramites para a elaboração do tão sonhado Plano de Carreira, que ira valorizar tão importante categoria. O vereador afirma que o aumento do salário mínimo a vigorar a partir de 1º de maio do corrente, ira achatar ainda mais o poder aquisitivo dos servidores municipais, bem como a falta do Plano de Carreira, desvaloriza o servidor efetivo. "Nosso estatuto, Lei 341/71 esta ultrapassado, carece de mudanças urgentes, pedimos então ao Sr. Prefeito que atenda as reivindicações da categoria e que possibilite aos funcionários públicos de Ubatuba mais dignidade na sua carreira profissional". Afirma Charles Medeiros
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)


Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro realiza Show Gospel com apoio do Vereador Mico.

Ubatuba - No último dia 29 de abril a Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro - Congregação do Perequê-Mirim, realizou um grande evento Gospel em comemoração ao seu 1º aniversário.
O evento foi organizado pelo Pastor da comunidade, Sérgio Luís de Oliveira, que com o apoio do Vereador Mico, fizeram um grande Show Espiritual na Avenida Marginal no Bairro do Perequê-Mirim.
O evento teve a apresentação de Bandas da cidade, entre elas: S 1 C, Pagodivino e os Grupos de Louvor da Igreja Sede e da Congregação do Perequê-Mirim.
Em uma grande festa espiritual, mais de mil pessoas louvaram e cantaram o nome do Senhor Jesus Cristo, em uma noite abençoada onde 15 almas aceitaram a Jesus.
"Fico muito feliz em ser líder espiritual nesta comunidade, onde a cada dia mais pessoas aceitam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e com muita fé têm buscado os ensinamentos do Rei através do seu evangelho. Esta comemoração foi uma grande festa de glória a Deus, onde tivemos a oportunidade de pregar o Reino Espiritual em praça pública, onde pessoas de várias crenças dividiram um mesmo espaço e ouviram a palavra de Deus", comenta o Pastor Sérgio de Oliveira..
"Quero fazer um agradecimento especial ao Vereador Mico, que muito se empenhou na realização deste evento e como membro da Congregação louvou conosco esta noite espiritual, e agradecer também aos proprietários da Padaria Lokal, Padaria Estrela do Mar, Depósito de Materiais de Construção Perequê-Mirim, Supermercado Smidi e Supermercado Paulista que deram apoio para que o evento se realizasse" diz o Pastor Sérgio.
"Ter apoiado a organização desta festa foi para mim a certeza de estar contribuindo em propagar a palavra de Deus e sempre estarei disposto em ajudar o Pastor Sérgio no que for possível para a realização de outros eventos evangélicos", diz Mico. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Mico agradece ao Poder Executivo pela atenção e aos trabalhos prestados à comunidade de Ubatuba.

Ubatuba - Mico parabeniza ao Prefeito Eduardo César e ao Secretário de Obras João Paulo Rolim, pelos excelentes trabalhos realizados em bairros da cidade, sempre solícitos as suas indicações e pronto em buscar uma solução aos problemas mais emergenciais reivindicados pelos moradores, através do Vereador.
"Tenho conseguido junto a Prefeitura inúmeras benfeitorias públicas aos bairros de Ubatuba, onde em minhas andanças pelas comunidades tenho observado a situação de cada um deles e conversado com moradores, que me apontam suas prioridades e conseguimos através de mutirões realizar inúmeras benfeitorias à comunidade, isso graças ao empenho do Poder Executivo", declara Mico.
O Vereador diz que os problemas estruturais existem em todas as áreas do Poder Público, isso devido ao crescimento populacional da cidade, mas tem observado na administração do Prefeito Eduardo César, que a vontade de acertar e poder construir uma cidade mais digna quanto aos serviços públicos, tem sido uma luta contínua em sua administração.
"Hoje minha avaliação quanto a estes serviços prestados pela Prefeitura, é resultado de um trabalho realizado por mim de proximidade com o Prefeito Eduardo César, e pela minha árdua busca em realizar um trabalho voltado às prioridades das comunidades de Ubatuba. Acredito que meu trabalho junto às comunidades é uma das funções do Vereador, pois desta forma tenho condições de fiscalizar o Poder Executivo e de propor Projetos de Leis que venham de encontro não só aos problemas da cidade, mais principalmente ao seu crescimento", finaliza o Vereador Mico. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 12/05 à 18/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Selvagem"
Ás 15:50 hs -17:40 hs
 

"16 Quadras"
Ás 19:30 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Missão Impossível III"
Ás 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs (No sábado e domingo também ás 14:20 hs)

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Primeiras Leituras

Guardo na memória
Os primeiros livros
Tão caros e tão raros
Do tempo de infância
Com histórias de animais, arvores
E lugares, situados,
Em meu conhecimento rudimentar,
Entre o mundo dos sonhos
E a Ilha de Madagascar:
Macieiras
Castelos
Baobás
Leões
Pontes de pedras
Oliveiras
Rouxinóis
E vacas leiteiras.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

CDP NAS TONINHAS (com ISO 9000)!
Sem entrar no mérito da legislação preservacionista tenho como certo que o homem deve “ocupar” a natureza de forma racional. Esta minha certeza supõe que sua interferência no meio ambiente deve seguir padrões estéticos proporcionais e compatíveis com a natureza e com a paisagem do local onde será feita a interferência. Assim, quanto mais raras as marcas deixadas pelo uso e pela ocupação do homem, mais inteligente ela foi. São as construtoras responsáveis pela execução de grandes edificações. Entre elas, podem-se encontrar inúmeros bons exemplos de empresas, que além de selos de qualidade técnica construtiva (ISO 9000) ostentam e praticam suas intervenções com responsabilidade ambiental (ISO 14000). Apenas as últimas sobreviverão aos novos tempos. Lamentável é que em pleno século XXI, ainda existam empresas que executem obras extremamente agressivas a paisagem. Uma agressão aos olhos de quem vê e, vendo, enxerga. Construir com qualidade, não é só garantir que a edificação não vá ruir. A aberração arquitetônica, sendo edificada na praia das Toninhas, certificará com outros “selos” aquela construtora. Aos dirigentes da tal Associação, que aprovaram a execução da obra, cabe a máxima: “Gosto não se discute. Lamenta-se”. Haverá festa de inauguração? Ubatuba e seus habitantes nada terão a comemorar!
P.S Atenção aos construtores e construtoras: Não há gastos com projetos de Arquitetura (estética e funcional) que não se tornem um excelente investimento!

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

O PV NÃO É PAVÊ
Nesta última eleição alguns políticos mudaram de partido, passaram de uma sigla para outra, sem maiores ideologias básicas. È o caso que ocorreu no Partido Verde de Ubatuba, como não a lei para impedir a voluptuosidade dos políticos, ou seja, não há como punir ou impedir tal mudança.
Nos paises civilizados, o cidadão vota no candidato e também na legenda, com um programa bem definido e contornos políticos e ideológicos diferentes dos outros partidos. O que esta acontecendo no Brasil e aqui em Ubatuba é ao contrário, os políticos passam de um lado para o outro sem maiores crenças ou ideologias básicas. O motivo para essas trocas, em geral, é mercadológico ou conveniência política.
Existem dois momentos para se fazer esse tipo de barganha. O primeiro é logo depois da eleição, quando os políticos aderem a outros partidos vitoriosos na esperança de conseguir cargos e verbas, veja casos de coordenadores de ex-candidatos como Paulo Ramos, Pedro Tuzino, Rogério Frediani, que pularam para o "colo" da administração municipal, além dos presidentes de partidos que agarraram a oportunidade, sem pestanejar, é o toma lá e dá cá, vergonhoso, ardiloso e pior quem paga é você Eleitor e cidadão que paga os seus impostos, o que não ta fácil não. A Cidade empobrecida, abandonada, altos esquemas de corrupção, troca generosa de favores, empreguismo religioso e barato e o mais grave: a maior falta de competência no trato das coisas públicas em todas as instituições. O PT deveria chamar a tropa de Thomas Bastos para por ordem na casa, ia ter CPI do asfalto, da escola e da merenda (fora o que tem por vir, que é de arrepiar).
Mina militância data de 14 duros anos de PV, respeito o partido e por dar o meu suor nas campanhas e defender as ideologias não entregarei o PV para qualquer grupo insano e interesseiro que de forma covarde e sorrateira venha furtar os ideais desta instituição para beneficio próprio ou de outrem mais próximo. Vou reprimir com veemência todo e qualquer ato de corrupção e de desvio de numerários. Venho em nome da decência aclamar a militância deste digno e histórico partido, a fim de convocar uma consulta as base e promover um redirecionamento na política municipal Verde. Em respeito às figuras ilustres como Padre Afonso, Marcelo Ortiz, Jovino, e o ícone Fernando Gabeira promover uma reforma na executiva e que esta se alinhe com a política original do PV, e também quem sabe, e por que não, conscientizar políticos membros do partido que o melhor não é agora, e sim a garantia de um futuro melhor, numa sociedade mais justa e com desenvolvimento sustentável.
Ainda jacaré, não é hora da lagoa seca, vamos a luta legitima e coerente, abaixo o favoritismo e o poder pelo poder.

Benedito Moreira Santos
Ditinho do PV
Militante autentico do PV

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Tubo em Maresias - Daniel Smorigo

Tubo em Maresias
©Daniel Smorigo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor