Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 17 de Maio de 2006 - Nº 1524 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Litoral tem quatro mortes violentas
Circuito do Afeto para as mães no Anglo Módulo

Caraguatatuba
Caraguá vai congelar bairro ilegal
Vereador de Caraguá sofre atentado em sítio
Câmara recebe ameaças por telefone
Caraguá terá convênio com Ministério para formação de gestores ambientais
Palhaços de Caraguá foram a grande atração nas apresentações do Circo Navegador
Prefeito de Caraguá decreta congelamento no bairro Canta Galo
PAT de Caraguá tem mais de 70 vagas de emprego
Atletas de Caraguá trazem medalhas de Ubatuba
Seduc e Unimódulo firmam convênio para a realização do projeto "Quero Aprender"
Esportes foram atrações em Caraguá

Ilhabela
Louvor para Enfermeiros
Prefeito Recebe Promotora do MEio Ambiente
Prefeitura de Ilhabela na Luta Antimanicomial

São Sebastião
São Sebastião perde de São José e agora disputa 3º lugar da Copa Vanguarda
Canto do Mar e Enseada têm 2km da SP-55 totalmente iluminado
São Sebastião se prepara para receber o 16º Brasileiro de Holder
Dívida da Prefeitura com SPU diminui de R$ 5,5 milhões para R$ 400 mil
Escola de Boiçucanga promove homenagem a caiçaras e lança projeto de geração de renda
MP vai articular retomada das discussões em prol da ZEIS
São Sebastião disputa 3º e 4º lugar na Copa de Futsal do Estado
Luta Antimanicomial


Ubatuba
Oakley Junior Challenge tem início nesta semana
Eduardo Cesar prestigia campeonato municipal de basquete
ACIU sorteia 10 kits da promoção “Feliz Dia das Mães em Ubatuba"
1º Rally Pura Aventura acontecerá nos dias 2 e 3 de Junho
Regional Norte realiza atividades bairro a bairro
Eduardo Cesar acompanha vereador a comunidade Emaús
Atenção!!! Ultimas vagas para o Curso de Vitrine Avançada
Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações
Atenção Estudantes de Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral tem quatro mortes violentas

Litoral Norte - Quatro homicídios foram registrados anteontem no Litoral Norte. As mortes, segundo suspeita a Polícia Civil, seriam resultado de acertos de contas entre quadrilhas. Em Caraguatatuba, Edson de Souza França, de 23 anos, foi encontrado morto no bairro do Rio do Ouro, atingido por vários disparos de arma de fogo.
Em Ubatuba foram registradas três mortes. Na segunda-feira, às 17h30, no bairro do Bela Vista, foi encontrado morto Anderson Souza Jesus, mais conhecido como Uerê, de 22 anos. Ele teria sido atingido por três disparos feitos por passageiros de um carro.
Uerê tinha passagens por homicídio e era foragido da Cadeia Pública de São Sebastião. No bairro do Ipiranguinha, também na segunda, a polícia encontrou Anselmo Correia Alves, o Toquinho, 26 anos, ferido a bala. Ele foi socorrido, mas morreu antes de chegar à Santa Casa. Toquinho também teria passagens pela polícia.
No bairro da Praia Grande, às 23h20 de segunda-feira, foi localizado o corpo de Maria Juliene Pereira de Souza, de 22 anos. Ela teria sido morta por tiros na cabeça e no tórax. Maria Jiliene estava com uma mochila, mas nenhum objeto foi roubado.  (Fonte: ValeParaibano)

Circuito do Afeto para as mães no Anglo Módulo

Litoral Norte - Estudantes do Colégio Anglo Módulo, em Caraguá, promoveram o “Circuito do Afeto” na sexta-feira, dia 12, em comemoração ao Dia das Mães. No Circuito que teve o tema “Mãe vem brincar comigo”, as mamães foram convidadas para participar de atividades recreativas na Ginásio Poliesportivo “Jane Urbano Focesi, como bambolê, cambalhotas e além de massagem e muito carinho, junto de seus filhos. O evento integrou mães, alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e professores. Após as atividades, todas foram convidadas para um café da tarde no Almanaque Café. Para a mãe do aluno Luis Eduardo, Viviane Perez Meirelles, a idéia de promover um evento integrando mães e filhos foi ótima. “Adorei participar com as crianças, foi uma deliciosa homenagem, diferente das festas tradicionais em que os filhos ficam nas apresentações e nós ficamos só assitindo, desta vez nós participamos e fomos as atrações dos filhos, brinquei muito com meu filho, jogamos basquete, argolas, ganhei massagem. Acho que tem que ser assim, a gente tem que participar, me diverti muito com o Dudú e também com as outras mães”. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Caraguá vai congelar bairro ilegal

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba efetivou esta semana o congelamento do bairro do Canta Galo. A secretaria de Urbanismo impedirá novas ocupações e construções no local.
Segundo o secretário de Urbanismo, Leandro Borella, o congelamento foi decretado para impedir o crescimento das ocupações desordenadas, principalmente, em áreas de risco e de proteção ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, disse que existem várias ações civil públicas contra moradores que ocupam áreas de proteção ambiental no bairro. Mansano afirmou que existem moradias ocupando as margens do rio Guaxinduba, responsável por parte do abastecimento de água no município.
Borella disse que estão congelados os núcleos habitacionais clandestinos nas regiões conhecidas como Vila Machado, Colibri e Sítio do Toco Preto. Segundo ele, esses núcleos estariam localizados em áreas de preservação permanente, áreas públicas invadidas e áreas no interior do parque municipal.
Um levantamento feito pela secretaria constatou que existem 299 casas nos locais congelados pela prefeitura. Segundo Borella, 30 moradias se encontram em área de risco e outras 30, em área de proteção permanente. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador de Caraguá sofre atentado em sítio
Germinio de Souza (PPS) é alvejado por vários disparos durante churrasco; tiros atingiram seu rosto

Caraguatatuba - O vereador Germinio de Souza (PPS), de 39 anos, de Caraguatatuba, sofreu um atentado anteontem à noite durante um churrasco realizado em seu sítio, no bairro do Rio Claro, região sul da cidade.
Souza está internado na Santa Casa da cidade e aguarda transferência para um hospital particular do Vale ou capital. Ele foi atingido com um tiro na boca, que destruiu o maxilar e parte da arcada dentária, segundo o médico Olegário Alves dos Santos, responsável pela cirurgia de emergência realizada na madrugada de ontem no hospital.
Segundo o médico, Souza passa bem, mas terá que passar por outras cirurgias para reconstituir o maxilar e arcada dentária atingida pelo tiro. Parte do projetil permanece na boca do vereador.
No hospital, Souza permanece internado sob a proteção de policiais civis e militares. O presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS) decidiu suspender a sessão de ontem em razão do atentado. A Câmara tem recebido ameaças nos últimos dias (leia texto nesta página).
O sítio do vereador fica em uma região rural, distante do perímetro urbano e de iluminação reduzida. Souza, que ocupa o cargo de primeiro secretário da atual mesa diretora da Câmara, participava de um churrasco com a mulher Lúcia e amigos, quando ocorreu o atentado.
TIROS - Por volta das 21h, de um matagal, foram feitos vários disparos em direção ao vereador, segundo teria relatado à polícia o caseiro do sítio, identificado apenas como Mineirinho.
Souza teria sido atingido quando corria em direção à casa junto com as outras pessoas que participavam do churrasco. Os tiros continuaram e durante os disparos as mulheres procuraram proteção na cozinha, enquanto os homens permaneceram em um dos quartos do sítio.
Segundo Mineirinho, assustados, todos permaneceram cerca de 40 minutos dentro da casa antes de deixarem o sítio para socorrer o vereador por medo que os atiradores estivessem esperando o grupo do lado de fora. Souza, ferido na boca, sangrava muito. Nenhuma das outras pessoas ficaram feridas no atentado.
Portas e janelas da casa ficaram com as marcas das balas. Um gol vermelho, que pertenceria a um amigo de Germinio, foi atingido por pelo menos cinco tiros de pistolas 765 e 470. O carro, recolhido pela perícia técnica, ainda apresentava marcas de sangue no banco do passageiro ontem.
INVESTIGAÇÃO - A delegada Elizabeth Maluf Zago, responsável pelas investigações, disse que o atentado praticado contra o vereador não teria nenhuma ligação com os ataques promovidos no Estado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) desde a última sexta-feira.
Segundo ela, investigadores estiveram ontem no sítio para tentar encontrar pistas sobre os autores do atentado. Há suspeitas de que pelos menos quatro pessoas teriam feito os disparos.
A delegada também tenta identificar os autores das ligações anônimas feitas à Câmara anteontem e ontem, com ameaças de morte a vereadores. A polícia tem os números dos telefones de onde partiram as ameaças e trabalha no cruzamento de dados. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara recebe ameaças por telefone

Caraguatatuba - A delegada Elizabeth Maluf Zago, responsável pela investigação sobre o atentado sofrido pelo vereador Germinio de Souza, disse que a Câmara de Caraguá teria recebido ameaças de morte contra vereadores anteontem e ontem.
Segundo a delegada, como uma das ameaças teria sido concretizada, resultando no atentado contra Souza, a Câmara decidiu suspender o expediente e cancelar a sessão prevista para ontem.
Elizabeth não revelou detalhes sobre as ameaças, que teriam sido feitas por meio de telefonemas anônimos. A polícia já teria inclusive indentificado números de algumas das chamadas.
Vereadores e funcionários da Câmara de Caraguatatuba evitaram ontem qualquer comentário sobre o atentado sofrido no dia anterior pelo vereador Germinio de Souza, primeiro secretário da atual mesa diretora.
Souza foi alvejado por disparos de arma de fogo, provavelmente pistola, em seu sítio durante um churrasco. Os tiros atingiram o rosto do vereador, que passou por cirurgia e está hospitalizado.
O expediente na Câmara foi suspenso no início da tarde de ontem e a sessão foi cancelada. A decisão partiu do presidente da Câmara, Juarez Pardim (PPS). Segundo ele, a medida visava preservar a integridade dos vereadores, assessores e funcionários.
Pardim foi procurado pelo ValeParaibano mas não quis se pronunciar sobre o atentado sofrido por Souza.
SUSTO - O vereador Omar Kazon (PL) considerou acertada a medida tomada por Pardim de cancelar os trabalhos da Câmara. Ele também evitou comentar o atentado praticado contra seu colega.
"Isso assustou a todos nós", afirmou o vereador Cristian Baduca Filho (PL), que também se recusou a fazer comentários. Os demais vereadores, também procurados, permaneceram com seus aparelhos celulares desligados durante todo o dia de ontem.
O medo também tomou conta de funcionários da Casa, que se recusaram a falar sobre o assunto ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá terá convênio com Ministério para formação de gestores ambientais
Com o convênio para a formação de gestores ambientais, o município terá maior facilidade para solucionar questões e processos locais, como por exemplo ações de fiscalização e licenciamento de obras ou instalação comercial.

Caraguatatuba - Caraguatatuba foi uma das 12 cidades contempladas pelo convênio com o Ministério do Meio Ambiente para capacitar gestores ambientais, na região do Vale e Litoral. A adesão ao Programa Nacional de Formação de Gestores Ambientais foi oficializada na semana passado, em uma reunião na Assembléia Legislativa, com a presença do secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, o presidente do ANAMA-Associação Nacional dos Órgãos e secretário de Meio Ambiente de Botucatú, Genivaldo Silva, o presidente da CETESB, Claudio Oceno, secretários de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e outras autoridades.
O secretário de Caraguá explicou que o Programa Nacional de Formação de Gestores Ambientais irá municipalizar algumas gestões ambientais, e que com a formação de gestores ambientais no município facilitará a implementação do sistema municipal de meio ambiente, agilizando a fiscalização e os licenciamentos nos municípios.
“A vantagem é que os municípios irão receber treinamentos para algumas situações de impacto ambiental local, e com isso passará a resolver questões que necessitem de licenciamentos, facilitando o andamentos de muitos processos locais, como por exemplo ações de fiscalização e licenciamento de obras ou instalação comercial”, explicou o secretário Mansano.
Os gestores serão capacitados pela UNESP (Universidade Estadual paulista), CEPAM (Fundação Prefeito Faria Lima) e Instituto Ecoar para a Cidadania. (Fonte: PMC)

Palhaços de Caraguá foram a grande atração nas apresentações do Circo Navegador

A Cia Genérico, composta por dois monitores de teatro da FUNDACC, além de um ator premiado no 3º FET, foi o grande destaque do Circo Navegador, que esteve em Caraguá até domingo 21. Com números bastante irreverentes, os atores conquistaram as crianças e jovens que foram conferir o espetáculo

Caraguatatuba - O Circo Navegador esteve em Caragutatuba de 11 a 14 de maio, apresentando-se em bairros como Casa Branca, Perequê-Mirim, Massaguaçu e na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, com um espetáculo bastante diversificado, com enfoque principal na homenagem aos palhaços que fizeram a história do circo no Brasil.
O grande sucesso das apresentações ficou por conta dos monitores de teatro da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), que compõem a Cia. Genérico, convidada pelos idealizadores do Circo Navegador a participar das apresentações como atração local.
Durante os quatro dias de apresentação dos palhaços do Circo Navegador em Caraguá – (um projeto premiado que tem viajado para as cidades graças a incentivo do Governo à Cultura), os atores da Cia. Genérico Jonathan Rocha, Rafael Andrade e Ricardo Magalhães ganharam destaque, animando o público de todas as idades, com encenações com base no estilo “Clown”(no qual o palhaço é expressado basicamente pela maquiagem branca e o nariz vermelho), que podemos chamar de versão modernizada do palhaço, usando mímica e pantomima no lugar da fala – justamente o contrário do trabalho realizado pelos palhaços do Navegador.
Segundo o monitor de teatro e diretor da Cia. Genérico, Rafael Andrade, o convite para participar do projeto surgiu no início deste ano, quando o idealizador do projeto Circo Navegador, Luciano Draetta, aluno Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, soube do trabalho dos atores de Caraguá. “Foram quatro dias bastante produtivos junto ao Circo Navegador, porque tivemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho dentro de um projeto grande, no qual nos destacamos justamente por seguir uma linha diferente dos palhaços do Circo Navegador. Basicamente, utilizamos a mímica e a pantomima, e neste contato que tivemos com esse trabalho, sentimos a necessidade de ampliar e modificar nossos números, e utilizar mais elementos como perna-de-pau, malabares, entre outros. É uma pena que poucos bairros tiveram acesso ao trabalho”, comentou Rafael Andrade.
Para o monitor das Oficinas da Fundacc e ator, Ricardo Magalhães, que já tinha participado de um trabalho na área, durante um curso no Circo Escola Picadeiro, que tem uma tradição de quase 20 anos na Capital, participar do projeto e se apresentar nos bairros foi uma experiência única. “Eu fiz aulas de trapézio, monociclo, acrobacias, mas com relação à figura do palhaço, sempre atuei na área de pantomima, que foi o elemento principal de nossas apresentações junto ao Navegador. Foi minha primeira experiência num picadeiro de verdade e acima de tudo uma oportunidade de mostrar à comunidade o trabalho de teatro desenvolvido na cidade, principalmente para nós, que somos monitores e damos aulas de teatro nas escolas. Creio que isso incentive mais alunos a participarem dos cursos. Outro ponto importante é que, neste contato com o Circo Navegador, pretendemos mudar nossa linha de trabalho, inserindo novas situações, com falas, e ainda, o apito, que eu uso bastante, sem deixar de lado nossas pantomimas”, explicou o ator, completando que, “a satisfação maior foi perceber o olhar encantado das crianças, principalmente nos bairros mais afastados. Isso não teve preço”, disse.
O ator Jonathan Rocha, que completou o trio de palhaços da Cia. Genérico foi premiado em 2005 como melhor ator durante o 3º FET(Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba), e concordou com a opinião dos colegas do grupo no sentido de ampliar o trabalho e tipos de cenas a serem apresentadas ao público. “Eu gostei muito desta experiência, que foi nova para mim. Fomos aos bairros e tivemos uma oportunidade de divulgar nosso trabalho de maneira diferente. Fazendo as pessoas perceberem que este trabalho na linha circense também existe na cidade”, finalizou. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá decreta congelamento no bairro Canta Galo
De acordo com o decreto municipal, ficam proibidas novas edificações ou ampliações nas áreas congeladas do Canta Galo, sob o risco de demolição das obras pela Secretaria de Urbanismo com apoio de autoridades policias competentes.

Caraguatatuba - Visando conter o aumento de construções em áreas de risco e de preservação ambiental, o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, instituindo por Decreto o Plano de Congelamento no bairro Canta Galo, que deverá paralisar o crescimento das ocupações desordenadas e em desacordo com a legislação vigente.
Os locais a serem congelados estão localizados em área de preservação permanente, áreas públicas invadidas, áreas do interior do Parque Municipal e área tombada pela resolução nº 40/85 do Condephaat, e de parcelamento irregular do solo.
No bairro Canta Galo existem núcleos habitacionais clandestinos nas regiões conhecidas como Vila Machado com acesso pela Rua Um; Estrada Antônio F. P. Peliciari e Estrada da Serraria; Colibri com acesso pela Estrada do Colibri, e Sítio do Toco Preto com acesso pelo caminho da faixa de alta tensão CETEEP, e Estrada do Colibri.
A Secretaria de Urbanismo e Habitação está elaborando croquis das edificações com as suas metragens, fotografando e qualificando os ocupantes, com o auxílio das demais secretarias municipais.
As edificações existentes nas áreas congeladas não poderão ser alteradas, salvo por medidas de segurança. Os pedidos de alteração das edificações deverão ser protocoladas na Prefeitura, no setor de protocolo, que emitirá um parecer em até 30 dias.
De acordo com o Decreto nº 02, de 3 de janeiro de 2006, ficam proibidas novas edificações ou ampliações nas áreas congeladas. Caso sejam constatadas a execução de novas edificações ou ampliações sem autorização da municipalidade, a Secretaria de Urbanismo e Habitação deverá providenciar de imediatada a demolição das obras, ação que deverá contar com o apoio de autoridades policiais competentes e do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Urbanismo, outras áreas no município também serão congeladas futuramente, por isso é importante consultar a Prefeitura antes de comprar ou construir um imóvel no município. (Fonte: PMC)

PAT de Caraguá tem mais de 70 vagas de emprego
O PAT de Caraguá tem vagas para diversas áreas entre estagiários e profissinais liberais

Caraguatatuba - A Comissão Municipal de Emprego de Caraguá e o PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador divulgam esta semana mais de 70 vagas de emprego disponíveis para trabalhadores da região.
Entre as vagas existentes há para atendente com informática para trabalhar à noite, auxiliar de escritório com um ano de experiência, auxiliar administrativo com informática e experiência com controle de veículos; auxiliar de estoque com um ano de experiência; operador de caixa para portador de deficiência, professor para pré-escola, representante comercial, gerente de vendas com experiência, técnico instalador de programas bancários.
Na área de vendas há diversas oportunidades: vendedor externo, vendedor interno portador de deficiência, vendedor externo de cosméticos com carro, vendedor de móveis, colchões e eletrodomésticos com experiência e casado.
Há ainda vagas para ajudante geral com experiência em instalações elétricas e manutenção em geral; assistente de medição com experiência; almoxarife com experiência em construção civil; barman com experiência; balconista com experiência em depósito de construção, garçom.
Também há vagas disponíveis para eletricista enrolador com experiência, eletricista de automóvel, funileiro com experiência de um ano, garçom, instalador de linhas telefônicas, técnico de refrigeração com experiência; motorista de ônibus e motorista de caminhão, pintor de automóveis, rebobinador, servente de pedreiro, guardete com curso e experiência, técnico de edificações.
Os profissionais com experiência especializada também têm oportunidades no PAT, entre elas gerente de hotel com dois anos de experiência, instrutor de auto-escola com curso e experiência, professor para pré-escol.
Profissionais liberais que estejam precisando de trabalho devem procurar o PAT, pois há oportunidades oferecidas para cabeleireiro, cozinheiro, costureira, manicure, salgadeiro, tapeceiro, entre outros.
Diversas vagas de estágio também são oferecidas pelo PAT, especialmente nas áreas de informática, engenharia e arquitetura.
Mais informações no PAT, à Rua Taubaté, 520, Cidade Jardim, ou pelos telefones 3882-3237/3882-5211. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá trazem medalhas de Ubatuba
No total foram cinco medalhas conquistadas por atletas da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá. Os competidores lutarão para trazer medalhas dos 10km da Nike em São Paulo, no dia 28 de maio

Caraguatatuba - Dezesseis atletas da equipe de atletismo da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguatatuba participaram no sábado, dia 13, da 9ª Prova Pedestre Soldado Paulino, que aconteceu em Ubatuba e trouxeram cinco medalhas para casa, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Na categoria Mirim, Diego Magno F. de Morais conquistou o primeiro lugar; na categoria Adulto feminino geral, Roselaine de Souza e Silva também conquistou o primeiro lugar, a atleta vem se destacando nas competições em que participa em todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.
As medalhas de prata foram conquistadas pelos atletas Bruno J. dos Santos, na categoria Juvenil e Natasha B. Fortunato, na categoria Infanto Juvenil. Rosevania A. de Jesus trouxe a medalha de bronze.
De acordo com Roselaine, que no ano passado também foi a campeã da mesma prova em sua categoria, a equipe caraguatatubense, comandada pelo técnico Adão Dias Durval, viaja para São Paulo, no dia 28, domingo, para disputar os 10km Nike de Atletismo. “Esta prova será muito difícil, pois vamos competir com a elite do atletismo”, disse.
Roselaine participou ainda, no dia 14, domingo, em Ilhabela, da 1ª etapa do 1º Biatlhon de Outono, conquistando o primeiro lugar. “No dia 4 de junho vou disputar a 2ª etapa da competição. E no dia 20, sábado, competirei por Ilhabela da Corpore 105 km de revezamento. Todas essas participações só é possível graças ao apoio também da Madeireira Getuba, Fran Games, Presentes e Brinquedos e a Academia Stúdio Personal”, finalizou a atleta. (Fonte: PMC)

Seduc e Unimódulo firmam convênio para a realização do projeto "Quero Aprender"
A prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria da Educação, firmou um convênio no último dia 11 com o Centro Universitário Unimódulo, que realizará o projeto "Quero Aprender". Com essa iniciativa, a Seduc oferecerá espaço para que os universitários da instituição apliquem práticas pedagógicas, que beneficiarão os estudantes do Ensino Fundamental com o reforço escolar.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar, a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, e o reitor do Centro Universitário Unimódulo, Alexandre Gonçalves Nogueira, assinaram no último dia 11 maio, um convênio entre a administração municipal e a instituição de ensino superior, para a criação do projeto "Quero Aprender".
Com essa parceria, os universitários dos cursos de pedagogia e normal superior realizarão o estágio supervisionado de maneira diferenciada, aplicando as práticas pedagógicas no reforço escolar dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Caraguatatuba.
Para o prefeito, esse compromisso com o Centro Universitário vai ajudar bastante o município. Ele comenta que a instituição é uma referência para o Litoral Norte e com o projeto trará um diferencial para a educação em Caraguá. "Na educação sempre precisamos investir mais, mas os nossos recursos são limitados. Por isso, estabelecer parcerias pode contribuir bastante com o crescimento da educação na cidade. Esse projeto, por exemplo, é muito importante porque vai ajudar o município com a questão de investimentos, mas principalmente aos estudantes e educadores", ressaltou Aguilar.
A secretária da educação também considerou muito importante o compromisso firmado. Ela acredita que isso irá contribuir para o crescimento dos universitários, que estarão praticando a futura profissão e também para os alunos da rede, que desenvolverão várias atividades para melhorar o desempenho em sala de aula. Para Silmara, os resultados desse projeto dependerão do envolvimento de todos voltados para o foco principal, que é o aluno. "A educação está muito ligada a dedicação e amor com que se transmite o conhecimento e é assim que esses jovens precisarão trabalhar com os alunos da rede municipal", comentou. A secretária se colocou a disposição para que os universitários possam contar com seu apoio durante toda a execução do "Quero Aprender".
O reitor do Centro Universitário disse para firmar esse convenio foi fundamental que o prefeito e a secretária percebessem a importância desse trabalho e os resultados que ele pode trazer. Ele lembrou que a educação do país tinha um desafio anterior, que era a questão de trazer todos para a escola, ou seja, o foco era a quantidade. Segundo conta, essa meta foi atingida e agora existe outro desafio, que é a busca da qualidade.
Nogueira lembra que algumas avaliações mostram problemas no sistema educacional do país, o que precisa ser revisto. Nesse contexto, ele acredita que o "Quero Aprender" é um desafio em Caraguá, na busca dessa qualidade do ensino. "Os universitários terão como ver de perto a realidade dos alunos, para então aplicar o que aprendem em sala da aula", completou.
Para a professora mestra Marlene Ferreira Fontana, também apontou como essencial para o projeto, a sensibilidade da Seduc que abriu a porta das escolas para os universitários atuarem. Ela é responsável pelo projeto e vai supervisionar o trabalho dos alunos, sempre em conjunto com os coordenadores pedagógicos das unidades escolares. Marlene diz que a proposta vai beneficiar os alunos que mais precisam, que são os que apresentam dificuldades no aprendizado.
Segundo explicou, o diferencial desse projeto é que o reforço escolar será realizado em período oposto ao horário em que o aluno estuda e ocorrerá, principalmente, de forma lúdica. A forma de atuação vai abranger o processo professor, professor x aluno e equipe técnica. A professora adianta que o reforço precisa ocorrer pelo menos durante duas horas por dia, com aulas bem planejadas que motivem a participação. "Precisamos trabalhar a auto-estima desses estudantes e estabelecer limites. Também é preciso encontrar o que prejudicou seu processo de aprendizagem e resgatar", concluiu. (Fonte: PMC)

Esportes foram atrações em Caraguá
O fim-de-semana terá competições de Futsal, no bairro do Tinga; Truco, no Jardim Gaivotas e o 1º GP “Ciclismo Viver Ciclismo é Aqui” na Praça de Eventos. Todos os eventos têm entrada gratuita

Caraguatatuba - As praças esportivas de Caraguá foram palco de diversas atividades no fim-de-semana, sexta-feira, sábado e domingo, 13, 14 e 15 respectivamente. Foram realizadas competições nas modalidades de Truco, Futsal, além de partidas dos Jogos Abertos da Juventude, uma realização da Secretaria da Juventude Esportes e Lazer do Estado em parceria com as Prefeituras Municipais. Todas as competições foram organizadas pela SECER – Secretaria de Esportes e Lazer.
Na sexta-feira, 12, as regiões Sul e Norte receberam o Campeonato Municipal nos bairros. No Perequê-Mirim, a equipe Naja enfrentou a Unidos do Perequê e empatou de 3 a 3; o time Patos também empatou com o Reissol de 1 a 1 e a equipe Gales venceu o América de goleada, 6 a 1. No bairro Massaguaçu o Barcelona enfrentou o Vira-Latas e enpatou de 3 a 3; o time Estrela da Amizade II venceu o Guaibim de goleada, 8 a 2 e a equipe Thutha perdeu para a União Chocolate de 6 a 3.
O Torneio Muncipal de Truco teve a segunda etapa no sábado, dia 13, e mais quatro equipes já estão classificadas para a grande final. A dupla Wagner e Barros foi a vencedora da etapa, o segundo lugar ficou com Alexandre e Marcelo e a terceira colocação foi conquistada por Valdir e Hildo a Quarta colocação ficou com os atletas Frnacisco e Ciro. A dupla campeã recebeu troféu e os quatro primeiros colocados estão classificados para a grande final, que acontece no dia 27 de maio no esporte clube Indaiá.
Nos Jogos Abertos da Juventude, Caraguá disputou no futsal feminino e masculino e perdeu para as cidades de Lorena e Pindamonhanga respectivamente.
O ginásio do Tinga recebeu os jogos da fase semifinal do Campeonato Municipal de Futsal. Na Sub-18 masculino, a equipe Estrela da Amizade venceu o Corinthinhas de 7 a 6; a Olimpiakus perdeu para a equipe Módulo de 2 a 5; na Sub-21 masculino, O C.A. Fortaleza venceu o Força Jovem de 4 a 2; a Paróquia São João Batista perdeu de 2 a 5 para a São José. Na Sub-21 feminino, o Geração Independente venceu o Poiares de 5 a 3 e Sub-18 feminino a Cel. Aparecida venceu o CIASE de 4 a 1.
O próximo fim-de-semana também será de muitas competições para os amantes do esporte. No sábado, dia 20, no bairro Jardim Gaivotas, às 11h, acontece a terceira etapa do Torneio de Truco. No bairro do Tinga, a partir das 17h, as equipes de Futsal masculino Sub-18 e Sub-21 disputam a final e 3º lugar do campeonato. No domingo, dia 21, acontece o 1º GP “Caraguá Viver Ciclismo é Aqui” , na Praça de Eventos, a partir das 8h30, e no Ginásio do Tinga as equipes femininas de Futsal Sub-18 e Sub-21 disputarão a final, e ainda o terceiro lugar do campeonato.
Todos os eventos têm entrada gratuita. Prestigie o esporte de sua cidade!!! (Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Louvor para Enfermeiros

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou Moção de Louvor para todos os enfermeiros do município, na pessoa da enfermeira Célia Regina Santana Bruço da Silva. A homenagem foi proposta pelo parlamentar Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB), em razão do dia dedicado à classe, 12 de maio e pelos relevantes serviços prestados pelos profissionais à Saúde da cidade. A enfermeira Marli Fornaziero compareceu à Sessão para receber a homenagem no lugar da colega, que reside em São Sebastião e precisou ir embora mais cedo por ‘motivos de segurança’. O diretor de saúde, Márcio Tenório, estava presente e recebeu a homenagem junto com a enfermeira. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeito Recebe Promotora do MEio Ambiente

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu nesta terça-feira, 16, em seu Gabinete, a promotora de Meio Ambiente Elaine Taborda, a fim de tratar de assuntos referentes aos quiosques de praia, a ocupação de mesas e cadeiras dos mesmos, Código de Posturas do Município e obras em faixa de marinha. Para o encontro, foram convidados todos vereadores, e estiveram presentes na reunião os edis José Jorge Pereira (o Zeca do São Pedro), Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos), José Roberto de Campos (Beto) e o presidente da Câmara, vereador Luiz Antônio dos Santos (Luiz Lobo). (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela na Luta Antimanicomial

Ilhabela - O movimento e o Dia Nacional de Luta Antimanicomial foram criados em 1987, por profissionais, familiares e usuários de atendimento a pessoas com transtornos mentais, indignados com o tratamento praticado em manicômios. Esses hospitais psiquiátricos geralmente eram particulares e pagos pelo Ministério da Saúde, os pacientes eram submetidos a choques, lobotomias, sofriam maus tratos, medicados erradamente e excluídos do convívio social. Passavam a maior parte da vida sem nenhum direito, anulados na sociedade.
No primeiro mandato da atual administração, o prefeito Manoel Marcos, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde de Ilhabela, buscou parcerias e conseguiu por meio de convênio com o Ministério da Saúde, a implantação do serviço CAPS (Centro de Atenção Pisco-Social), para atender os moradores de Ilhabela.
Desde sua implantação em novembro de 2002, o CAPS vem atuando junto à população nas áreas de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem.
Atualmente, a unidade atende aproximadamente 800 pessoas, sendo 200 usuários do serviço CAPS e 600 pacientes ambulatoriais.
O objetivo do programa é diminuir ao máximo o número de internações em hospitais psiquiátricos. Em Ilhabela, esse número diminuiu cerca 92% desde 2002.
O CAPS oferece aos usuários serviços como: terapia ocupacional; serviço de assistência social; enfermagem; grupo de dependência química; planejamento familiar; grupo de psicoterapia; grupo de medicação; orientação familiar; grupo de relaxamento; grupo de promoção a saúde; visita domiciliar; oficina de culinária; oficina de desenho e pintura; grupos de ‘tai chi chuan’; além de um grupo de 27 usuários de medicamentos de alto custo.
No próximo dia 18 de maio, a equipe do CAPS, juntamente com os usuários do serviço, seus familiares e funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, irão se reunir no Esporte Clube Ilhabela, para a “Luta Antimanicomial”. A equipe preparou brincadeiras, gincanas, dinâmicas em grupo, além do tradicional almoço de confraternização e reintegração social.
Para o prefeito Manoel Marcos, o CAPS foi uma das maiores conquistas de sua administração, pois houve uma considerável diminuição nos casos de internações, melhorando a qualidade de vida destas pessoas, muito queridas por seus familiares, e que muitas vezes não tinham outra opção além da internação. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião perde de São José e agora disputa 3º lugar da Copa Vanguarda
Mesmo com a derrota por 2 a 0 para o time do Vale, equipe do litoral já tem a melhor participação da competição regional de futsal

São Sebastião - A seleção de futsal de São Sebastião perdeu por 2 a 0 para São José dos Campos, na noite desta segunda-feira (15/05), no ginásio do SESI, pela semifinal da 8ª Copa Vanguarda. Jogando em casa, a equipe do Vale do Paraíba mostrou porque é bicampeã da competição e garantiu a classificação para a final. Agora, os sebastianenses partem para a disputa do 3º lugar contra Pindamonhangaba, que perdeu por 5 a 3 para a atual campeã Joanópolis, outra finalista do campeonato.
Segundo o técnico de São Sebastião, Rogério Botelho, a equipe do Litoral Norte jogou de igual para igual com os joseenses. “O time de São José, bicampeão da Copa Vanguarda, era tecnicamente superior, pois contam com jogadores profissionais. Mesmo assim, nós fizemos um bom jogo. Tomamos os gols em duas falhas de marcação. Os meninos estão de parabéns, pois já é um ótimo resultado estar entre os quatro melhores. Vamos agora brigar pela 3ª colocação”, declarou Botelho.
O jogo contra Pinda será na próxima quinta-feira, às 20h, novamente no ginásio do SESI, em São José dos Campos. A retrospectiva de São Sebastião nesta Copa Vanguarda é uma série de vitórias contra as seguintes equipes: Ilhabela (2 a 1), Caraguá (4 a 1), São Francisco Xavier (6 a 1), Cachoeira Paulista (2 a 1) e Bom Jesus dos Perdões (3 a 2). Desde 2000, quando terminou em 4º lugar, a cidade não chegava entre os quatro semifinalistas da competição.
O elenco é formado pelos seguintes jogadores: Diogo e Roger (goleiros), Pimenta, Criveland, Dioguinho, Rafael, Baianinho, Bimbinha, Pomada, Douglas, Carlota, Marquinhos e Michel. Também integram a delegação sebastianense o técnico Rogério Botelho, o auxiliar Luiz Carlos Cavinatti e o massagista Juliano Ramirez.
A 8ª Copa Vanguarda de Futsal reuniu 46 equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Região de Bragança, das quais restaram apenas quatro. Mais de 600 esportistas envolvidos no campeonato. (Fonte: PMSS)

Canto do Mar e Enseada têm 2km da SP-55 totalmente iluminado
Apesar do cancelamento da cerimônia de inauguração, luzes foram acesas na noite desta segunda-feira

São Sebastião - Os bairros Canto do Mar e Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, já estão com os 2km da Rodovia Manoel Hyppólito do Rego (SP-55) totalmente iluminado. Apesar do cancelamento da cerimônia de inauguração em razão da onda de violência, as luzes foram acesas nesta segunda-feira (15/05).
Trata-se de uma obra da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento. Ao todo, 58 postes foram instalados no canteiro central do trecho duplicado da estrada, sendo 44 deles com luminárias duplas e 14 triplas. São 130 lâmpadas de 400w.
De acordo com o prefeito Dr. Juan Garcia, a obra reflete em mais segurança para a população que reside na Costa Norte. Ele destaca o fato do local contar com escolas, campos de futebol, postos de saúde, ciclovia e estabelecimentos comerciais. Desta forma, o trânsito de ciclistas e pedestres também é intenso.
A obra foi realizada pela empresa Eletromar, com investimento de R$ 148,6 mil. Toda a fiação elétrica é subterrânea.
“A Costa Norte se sente valorizada. Esta obra refletirá na segurança dos moradores”, destacou a presidente da Sociedade Amigos da Enseada, Débora Trindade, em entrevista recente. Além da nova iluminação, outras melhorias estão previstas para a região norte do município: 100 mil m² de pavimentação e drenagem de ruas e avenidas, obra que deve ser iniciada no 2º semestre; construção da sede própria da Subprefeitura Costa Norte; e terminal de integração de ônibus. Até o fim do ano, a Prefeitura também lançará a urbanização da Orla da Enseada.
No mês de março, nas comemorações do aniversário da cidade, a Prefeitura de São Sebastião inaugurou a USF (Unidade de Saúde da Família), no Canto do Mar. Atualmente, encontra-se em andamento a obra do Centro de Controle de Zoonoses do Jaraguá. Além disso, já existe a proposta de construção de um complexo que compreenderá educação, esporte e saúde.
 (Fonte: PMSS)

São Sebastião se prepara para receber o 16º Brasileiro de Holder
Prefeitura de São Sebastião e Fevesp prometem belíssimo espetáculo de maestria e técnica nas águas do canal sebastianense

São Sebastião - A cidade de São Sebastião, localizada no Litoral Norte de São Paulo, já se prepara para receber o 16º Campeonato Brasileiro de Holder 12, que será realizado entre os dias 14 e 18 de junho nas águas do canal sebastianense. A cidade é um paraíso que atrai milhares de turistas de várias partes do Brasil e do mundo e que a cada evento realizado, firma-se como uma potência do esporte. Conhecida mundialmente por sediar diversos campeonatos nacionais e mundiais de esportes radicais, náuticos e de aventura, a cidade também é um dos mais importantes pólos da vela no país.
Para esse campeonato brasileiro de Holder os organizadores do evento, Prefeitura de São Sebastião e a Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), prometem um espetáculo de maestria e técnica entre os competidores.
A sede do evento será a Sub-sede da FEVESP, no bairro Porto Grande. A abertura oficial acontece no dia 15 de junho, às 13 horas. O campeonato envolverá competidores de todo o país, com destaque para a participação dos alunos dos projetos "Navegar" e "Navega São Paulo", de várias cidades do Estado de São Paulo.
A competição será para as categorias Geral, Holder A, Holder B, Pré-Master, Máster, Feminino e Iniciantes. Estão previstas 10 regatas para todo o campeonato, que serão realizadas ao norte do Terminal Almirante Barroso. Palestras e comemorações serão realizadas durante os cinco dias de competição.
Como premiação, o primeiro lugar geral receberá uma vela de holder nova. Também serão premiados os três primeiros colocados por equipe e as categorias holder geral, A, B, feminino, pré-máster e máster. Só poderão disputar por equipes, as cidades que apresentarem no mínimo três velejadores.
A expectativa da organização é receber mais de 50 atletas para a disputa. Para a árbitra geral, Sibylle Buckup, o principal objetivo da competição será descobrir novos talentos da vela. “Quando achamos talentos, temos logo que investir em técnica e preparo a fim de formar novos atletas”. Buckup ressalta o desenvolvimento que os atletas de São Sebastião vêm obtendo na Vela. “Acredito que os velejadores sebastianenses têm boas chances no campeonato”.
O atleta Pedro Paulo, da equipe de São Sebastião, espera conseguir um bom resultado no campeonato e acredita muito na vitória da sua equipe. “Estamos bem entrosados e tenho certeza que vamos fazer bonito no Brasileiro”.
Já o seu companheiro de equipe, Pedro Luis, teme que Ilhabela seja a principal adversária de São Sebastião na competição pelo bom conhecimento que ambas têm das condições do mar. “Assim como nós, a equipe de Ilhabela também conhece bem o canal e isso torna as duas equipes grandes indicadas ao título”, declara o atleta.
O holderista máster, Alonso Rodrigues, conta que a classe Holder está forte e unida. “Eventos como o Brasileiro só fazem fortalecê-la e deixá-la ainda mais unida, motivando todos os integrantes a permanecerem nela, e se possível trazer de volta aqueles que dela se divorciaram”.
A Prefeitura da cidade também garante que evento terá toda infra-estrutura necessária. “Disponibilizaremos alojamento e lanches para até 60 competidores”, garante a secretária de Esportes, Raquel Buzi.
O coordenador brasileiro da classe Holder 12, Silvio Belo, ressaltou que São Sebastião foi escolhida para sediar o evento em razão do alto investimento que a cidade tem feito em prol do esporte naútico, principalmente na vela. "Além do apoio recebido no esporte, tem ainda os bons ventos que circulam pelo canal sebastianense".
O barco Holder 12 é ideal para quem quer aprender a velejar e também tem fundamental importância na formação de jovens iatistas, por ser um barco simples de velejar. O 16º Campeonato Brasileiro de Holder é uma realização da Prefeitura de São Sebastião com o apoio da FEVESP, Marinha do Brasil e Sorveteria Rocha.
Inscrições - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, até às 23h00 do dia 12 de junho, no site www.saosebastiao.sp.gov.br/holder12 , desenvolvido pela Prefeitura especialmente para divulgar informações, o aviso de regatas e realizar inscrições para o evento.
Os interessados em reservar uma das 60 vagas no alojamento cedido pela Prefeitura, deverão fazer a inscrição pela Internet. Nos dias 14 e 15 de junho as inscrições também serão aceitas no local do evento (Sub-sede da FEVESP, localizada na avenida Guarda Mor Lobo Vianna, 1440, Porto Grande), mas não serão garantidas vagas no alojamento para estes casos. Mais informações pelo site ou pelos telefones (12) 3892- 6257 ou 3892-2116. (Fonte: PMSS)

Dívida da Prefeitura com SPU diminui de R$ 5,5 milhões para R$ 400 mil

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, na atual gestão do prefeito Dr. Juan Garcia, conseguiu diminuir em 92,7% a dívida que o Executivo tinha perante a SPU (Secretaria de Patrimônio da União).
O acumulado total da dívida em janeiro de 2006 chegava a R$ 5,5 milhões referente a 16 áreas em todo o Município, localizadas em áreas pertencentes a União.
Em menos de um ano e seis meses, o valor diminuiu para R$ 400,8 mil, dívida essa referente aos terrenos onde se localiza a Enob, no centro da cidade, o Buraco do Bicho, no Guaecá, e os quiosques de Barequeçaba.
Segundo o assessor de divisão da Secretaria de Obras e Planejamento, Willians Alves Santana, a dívida foi acumulada desde o início da década de 90.
“Nenhum administrador se preocupou em buscar a isenção da dívida. Só para se ter uma idéia, a dívida da área onde se encontra o aterro da Rua da Praia era superior a R$ 2 milhões e hoje está zerada, graças a apresentação do projeto de urbanização e revitalização do aterro”, avalia.
Para a isenção da dívida, a Prefeitura teve de apresentar projetos apontando que as áreas receberam ou irão receber obras de interesse público.
Santana acredita que em menos de 30 dias a dívida da Prefeitura com a SPU deva estar zerada, já que os recursos de todas as áreas foram protocolados na Secretaria.
Os valores se referem as taxas de ocupação da União, calculada sobre o valor de avaliação do terreno, cujos percentuais variam entre 2% e 5%.
Sem a dívida, a Secretaria de Patrimônio da União emite certidões negativas das áreas em favor do Município. (Fonte: PMSS)

Escola de Boiçucanga promove homenagem a caiçaras e lança projeto de geração de renda

São Sebastião - A Escola Municipal “Guiomar Aparecida da Conceição Souza”, que fica em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, promove nesta quarta-feira, às 17h, uma homenagem a caiçaras do bairro e o lançamento do projeto “Geração de Renda na Educação para uma Vida Cidadã”. As atividades integram o projeto “Reflexos da Migração”, que une os 1,3 mil alunos da escola municipal.
O programa de geração de renda consiste em cursos de capacitação (artesanato, padaria e horta comunitária) para todas as participantes da AMAB (Associação de Mães de Boiçucanga). Além do lançamento deste projeto, o evento terá a apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos de 1ª a 4ª série do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os estudantes pesquisaram, por exemplo, a integração entre a culinária mineira, nordestina e caiçara.
A mostra terá ainda exposição fotográfica e a biografia da Professora Guiomar Aparecida da Conceição Silva, que dá nome à instituição. Segundo a vice-diretora da escola, Ana Kiss Dias, as salas de aula ganharão nome de caiçaras de Boiçucanga.
Conforme explicou, a idéia é integrar a comunidade e a escola. O tema do evento é “Alma Caiçara, no respeito ao passado, a grandeza do futuro”.
A escola fica na rua Tropicanga, 99, ao lado do ginásio municipal de Boiçucanga, e tem como diretora Amélia Franca de Avelar. (Fonte: PMSS)

MP vai articular retomada das discussões em prol da ZEIS

São Sebastião - O promotor de Meio Ambiente e Urbanismo, Bruno Márcio de Azevedo, se reuniu na manhã desta terça-feira, 16, com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e o presidente da Câmara, Wagner Teixeira de Oliveira, para articular a retomada das discussões em torno do projeto de lei do Executivo para criação das Zonas de Especial Interesse Social.
Azevedo disse que a ZEIS é um projeto que precisa sair do papel. “Nosso empenho agora é oferecer ajuda a Prefeitura para tentar aprovar o projeto. A população está sofrendo e o prefeito está de mãos atadas”, avaliou
Ele esclareceu que o papel do Ministério Público é o de cobrar do poder público a garantia de dar ao cidadão o direito a habitação e infra-estrutura. “Isso está previsto no projeto das ZEIS. A minha preocupação é a infra-estrutura. O método que isso será feito pela Prefeitura não me importa. Temos de deixar as questões políticas de lado”.
Ainda segundo o promotor, a cidade não pode esquecer todo o trabalho que foi feito em torno do congelamento de áreas. “É um programa muito bonito, bem organizado e que não pode ser jogado na lata do lixo”.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, apoiou a iniciativa do promotor e disse que a grande obra que o atual governo almeja é a regularização fundiária.
“Se não for aprovado o projeto, vamos condenar todo o Município. Existe uma tensão social na comunidade. São 41 núcleos identificados na cidade. É um projeto importante para a sociedade, que resolveria 80% das questões”, finalizou o prefeito.
Legislativo - Na reunião, o presidente da Câmara, Wagner Teixeira de Oliveira, insistiu em retirar do projeto de lei o artigo que se refere as habitações populares, mas foi alertado pelo promotor esse assunto deve ser discutido em plenário e na esfera política.
“Isso não pode ser impeditivo para que o projeto entre em pauta para votação. O cunho da proposta é resolver o problema, senão quem vai sofrer é a população”, esclarece o promotor.
Para tentar convencer os vereadores da importância do projeto de lei de autoria do Executivo, o promotor Bruno Márcio de Azevedo, acompanhado da promotora de Meio Ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborda de Ávila, vai agendar uma reunião na Câmara de São Sebastião.
Para que entre novamente para votação, o projeto necessita da assinatura de sete dos 10 vereadores. O líder do governo na Câmara, vereador Robson Wilson dos Santos, o Robson Ceará, além da sua, conseguiu as assinaturas dos vereadores Modesto koji Ono, Carlos Augusto Senatore, Dalton Silva e Solange Araújo. Ou seja, restam ainda duas assinaturas para que o projeto entre na pauta de votação do Legislativo. (Fonte: PMSS)

São Sebastião disputa 3º e 4º lugar na Copa de Futsal do Estado

São Sebastião - Nesta quinta-feira, 18, a equipe sebastianense de Futsal disputa contra Pindamonhangaba, a 3º e 4º colocação na Copa Estado, no ginásio do Sesi em São José dos Campos, às 20 horas.
É a segunda vez que São Sebastião chega nesta disputa. A primeira vez aconteceu em 2000, quando São Sebastião ficou com a 4ª posição.
Segundo o assistente técnico, Luis Carlos Cavinati, é um orgulho para a cidade a equipe ter conseguido chegar até essa fase. “As outras equipes possuem contratados, pessoas que vivem do futebol, no nosso caso é diferente. São garotos da cidade que possuem amor a camisa”.
De acordo com Cavinati, os jogadores têm entre 17 e 24 anos. “Estão bem entrosados, jogam juntos há algum tempo!”
Sobre o jogo de quinta-feira, o assistente técnico garante que será uma disputa acirrada. “Pindamonhangaba possui uma equipe muito forte, mas os ‘nossos meninos’ tem muita garra e força de vontade”.
Pela Copa, no último final de semana, São Sebastião venceu Jacareí por 5 a 1, mas perdeu ontem, 15, para São José dos Campos por 3 a 0. São Sebastião compete pela Copa Estado desde sua criação, há oito anos.
Campeonato Sebastianense de Futebol Veterano
O último domingo, 14, marcou o início da 2ª fase do Campeonato de Futebol Veterano, com disputas acirradas.
Jogando em casa, o Juquehy venceu o Cambury com uma goleada de 6 a 1. Logo em seguida, no campo do Juquehy, o Pau Brasil derrotou o Boiçucanga por 2 a 1.
No Estádio Otoniel dos Santos, o Estrela do Mar perdeu para o Guarani por 2 a 0. Em seguida, numa vitória apertada, o Sete de Setembro marcou 1 a 0 sobre o Sebastianense. (Fonte: PMSS)

Luta Antimanicomial

São Sebastião - Como parte da programação da Semana Nacional de Luta Antimanicomial, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Sebastião, participaram na tarde de hoje (16/05) de uma competição de dominó promovida pela Secretaria de Saúde. O evento continua amanhã, às 13h30, no Teatro Municipal, com uma apresentação do CAPS e às 14h00 com a palestra "Quando uma ajuda psiquiátrica se faz necessária", com o Dr. Aidecivaldo Fernandes de Jesus, para entidades da cidade, familiares e interessados. Na quinta-feira (18/05), às 14h00, acontecerá a gincana entre familiares e pacientes do CAPS na sede da entidade. Para finalizar o evento, na sexta-feira (19/05), às 9h00, ainda na sede do CAPS acontece uma apresentação de "Dança e Ginástica entre pacientes do CAPS". Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, trata-se de um movimento que luta para que os manicômios sejam substituídos por outras abordagens assistenciais, capazes de garantir a dignidade e a liberdade dos usuários, com base nos seus direitos de cidadania. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Gaivota

 

Oakley Junior Challenge tem início nesta semana
O alto nível da competição coloca Ubatuba de volta ao cenário dos maiores campeonatos do mundo

Ubatuba - Desde segunda-feira, 15, o Oakley Junior Challenge reúne os melhores surfistas do país, além de convidados estrangeiros de até 20 anos, num formato de disputa especial. Após o sucesso no Rio de Janeiro (2004) e Santa Catarina (2005), chegou a vez de Ubatuba conferir de perto as manobras radicais da nova geração do surfe. São previstos quatro dias de competições e como o evento é móvel, as baterias ocorrem na praia que tiver a melhor condição para a disputa. Os atletas foram escolhidos pela Oakley e Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional), levando em consideração os rankings brasileiro, Pro Júnior, bem como algum destaque individual. A competição será disputada em baterias com uma hora de duração, formada por quatro competidores que poderão surfar até 20 ondas. Os atletas não são eliminados e têm o direito de entrar no mar quatro vezes; os campeões são os que somarem o maior número de pontos das três notas computadas em cada apresentação, sendo uma delas dobrada.
Ubatubenses - Os surfistas ubatubenses Hizunomê Bettero, Diego Santos, Wigolly Dantas e Matheus Toledo participam da terceira edição Oakley Junior Challenge. Hizunomê foi campeão do evento no ano passado e vice em 2004. A diferença em relação ao evento do ano passado é a ausência da categoria feminina, porém, o espaço será preenchido pelos amadores com até 16 anos. Hizunomê Bettero, Diego Santos e Wigolly Dantas estão na categoria Sub 20, enquanto Matheus Toledo participa da Sub-16. Os finalistas da categoria principal dividem R$ 20 mil, enquanto os competidores da Sub-16 recebem R$ 10 mil.
Novidade - Uma novidade nesta edição do Oakley Junior Challenge será a presença de estrangeiros na competição. Na categoria Pro Junior (até 20 anos), Brenno Dorington e Julian Wilson, da Austrália, e Melvin Lipke, alemão radicado em Portugal, disputarão com os brasileiros as melhores ondas. Na categoria Mirin (até 16 anos) o peruano Cristobal de Col representará seu país.
Ubatuba no cenário mundial - Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Junior, o Oakley Junior Challenge “é um campeonato de altíssimo nível que prova que Ubatuba está de volta entre as cidades que recebem os maiores eventos do surfe mundial”. O Oakley Junior Challenge é um evento da Associação Brasileira de Surf Profissional, homologado pela Confederação Brasileira de Surfe e com suporte da Federação Paulista de Surf e Associação Ubatuba de Surf, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Eduardo Cesar prestigia campeonato municipal de basquete

Ubatuba - Na última sexta-feira, 12, teve início o terceiro Campeonato Municipal de Basquete adulto, com desfile das equipes, hasteamento das bandeiras e execução do hino municipal de Ubatuba. O prefeito Eduardo Cesar compareceu ao evento, junto ao secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Junior e até arriscou alguns arremessos após seu discurso de abertura. Após a cerimônia que abriu o campeonato, houve duas apresentações de dança da Academia Biodance e a banda Bralma que animou o evento com seu repertório de surf music, colaborando com a animação do público e dos jogadores. Depois das apresentações foi dado início ao torneio de apresentação das equipes, com partidas de cinco minutos. A equipe que ganhasse permanecia em quadra e a perdedora voltava ao fim da fila. Todas as equipes jogaram entre si com equilíbrio, o que deixou claro que o campeonato não tem favoritos e que as partidas serão ganhas nos detalhes dos jogos.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Júnior, “o campeonato serve como integração entre os jogadores de basquete de várias gerações. O que menos importa são os resultados, a participação dos atletas é fundamental”. O professor Sidnei Rocha, coordenador do evento, concorda: “o campeonato é elaborado com ex e atuais atletas de Ubatuba e tem a intenção de unir essas pessoas, buscando a integração dos amantes do esporte e tentando também servir de espelho para as crianças e adolescentes”. A 1a rodada do campeonato acontece na próxima sexta-feira, 19, a partir das 19h, no Ginásio do Tubão. Jogam Tortilhão x Tachão e Hlera X Clínica Itaguá. (Fonte: PMU)

ACIU sorteia 10 kits da promoção “Feliz Dia das Mães em Ubatuba"

Ubatuba - Todos aqueles que compraram em Ubatuba durante a primeira quinzena do mês de maio nos comércios participantes da Promoção “Feliz Dia das Mães em Ubatuba” da Associação Comercial, puderam concorrer ao sorteio de 10 kits.
O sorteio foi realizado no último dia 15 de maio, às 17h00, na sede da Associação Comercial de Ubatuba.
A campanha foi uma ação promocional da entidade, que contou com o sorteio de 10 kits. Cada kit contém 1 secador de cabelo, um liquidificador e uma cafeteira.
O presidente da Associação dos Ambulantes de Ubatuba, Ciro Alberto de Carvalho e a proprietária da loja Mayde Modas, Mayde Félix também participaram do evento sorteando os cupons. “Fizemos isto para mostrar que o sorteio foi totalmente imparcial”, disse o vice- presidente da ACIU Marcos Fushimi Veloso.
Os sorteados foram:
SILVANE DA SILVA BARBOSA, que fez suas compras na Altimar Magazine;
JULIANA RABELLO, que almoçou no Restaurante Ismael;
CÉLIA M. SANTOS, que alugou dvd’s na Summer Vídeo;
JEAN CARLO DA SILVA, que comprou na Casa de Carnes Ribeiro;
MARIA BEATRIZ F. BASTOS, que fez seus óculos na Ótica Alvorada;
SIMONE SUZANE DE NOVAES, que comprou na Shalom;
MARCIO GUIMARÃES, que comprou na JP Bikes;
NICE ALVES AROUCA, que comprou no Paizão Auto Peças
CLAUDINEI RODRIGUES FOCAS, que comprou no Smid Calçados;
e TEREZA SILVA, que comprou na Relojoaria Watanabe.
“O foco de nossa campanha foi incentivar ao máximo o consumidor. O intuito foi gerar um fomento no comércio local nesta data, pois ao fazer suas compras em nossa cidade, o consumidor além de ajudar na geração de renda e empregos, também esteve motivado a comprar, pois estava concorrendo à 1 kit, podendo assim, presentear sua mãe, nesta data tão especial”, explicou o presidente da ACIU, Ahmad Barakat.
“A ACIU agradece as parcerias dos comércios participantes de nossa promoção. É muito gratificante saber que podemos contar com nossos comerciantes filiados, que sempre nos apóiam na realização de eventos e campanhas proporcionando o melhor para a cidade”, acrescentou Ahmad.
A entidade entrará em contato com os vencedores para poderem retirar seu prêmio. A entrega dos kits será na sede da ACIU, localizada à Rua Dona Maria Alves 587-Centro. (Fonte: ACIU)

1º Rally Pura Aventura acontecerá nos dias 2 e 3 de Junho

Ubatuba - Devido aos recentes e lamentáveis acontecimentos no estado e visando manter a integridade de seus participantes,
o 1º Rally Ubatuba Pura Aventura será transferido para os dias 2 e 3 de junho próximo.
Assim sendo, esta cancelado o evento previsto para esse final de semana 19 e 20 de maio.
Aproveitamos para convidar a todos a comparecer em Ubatuba para prestigiar este emocionante evento nos dias 2 e 3 de junho de 2006. (Fonte: PMU)

Regional Norte realiza atividades bairro a bairro
Vários serviços de melhorias foram realizados em diversos bairros da região norte que passa a contar a partir de agora com atendimento na área da assistência social

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, vem realizando uma série de melhorias em toda a região. A existência da sede no Puruba facilitou a proximidade da Prefeitura com os moradores de bairros mais distantes, viabilizando o maior atendimento às necessidades daquela região. Parte da Operação “Cidade Limpa”, cerca de vinte trabalhadores braçais estiveram desempenhando serviços de limpeza, como capina e roçada em vários bairros da região norte, entre eles, Ubatumirim, Estaleiro, Cambucá, Puruba, Félix, Fazenda da Caixa, Camburi, Prumirim, Morro do Tiagão e Recanto Itamambuca.
A Administração Regional Norte também realizou outras melhorias: no Sertão do Ubatumirim foram instaladas linhas de tubos; no Sertão do Puruba, linhas de tubos também foram colocadas e caixas de drenagem de águas pluviais foram construídas; no Prumirim foram realizados trabalhos de melhorias na entrada da igreja, além de doação de brita para efetuar parceria com a comunidade para manutenção de acessos, o que também foi realizado no Félix. No Estaleiro foi realizada limpeza do acesso que liga a praia ao antigo cemitério e do próprio cemitério, além de da limpeza geral do antigo caminho que liga o cemitério à estrada da Almada. Também foi reaberta a vala de drenagem, importantíssima para a manutenção do cemitério.
No Prumirim, com total apoio da Administração Regional Norte, aconteceu a confraternização das Associações da Região Norte, nos dias 12 e 13 de maio. As reformas e construções de abrigos para passageiros de ônibus ao longo do trecho de rodovia nos bairros é outro investimento da Administração Regional Norte em prol dos moradores de bairros distantes, que dependem do transporte público e até então não tinham onde esperar com comodidade e segurança. Para o prefeito Eduardo Cesar “a atenção à Região Norte é uma importante premissa da atual administração. A descentralização dos atendimentos e das melhorias é essencial para o desenvolvimento do município como um todo”.
Assistência Social - Outra ação de extrema importância foi o início do atendimento de assistente social, no último dia 12. Todas as sextas-feiras haverá atendimento pré-agendado para analisar a situação das famílias e viabilizar o cadastro em programas como Bolsa Escola e Viva Leite, além da doação de cestas básicas. De acordo com a secretária de Assistência Social, Kátia Nunes, a assistência social descentralizada é uma proposta do governo Eduardo Cesar que está se tornando realidade com o atendimento na região norte e em breve também na região sul. (Fonte: PMU)

Eduardo Cesar acompanha vereador a comunidade Emaús

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na semana passada, junto ao vereador Claudinho Gulli, visitando a Comunidade Emaús, na Vila Pierra, para conversas sobre a reforma do local onde será construída a padaria artesanal, cujo kit foi entregue em março pela então primeira-dama Lu Alckmin. A visita foi um compromisso assumido pelo prefeito, que recebeu do Sr. Jorge da Cruz, presidente da comunidade um projeto relativo a um centro esportivo dentro do Emaús. O presidente da comunidade ficou extremamente satisfeito com a presença do prefeito: “tudo tem o seu tempo e a visita do prefeito foi no momento certo. Uma folha só cai da árvore se for sua hora, o seu tempo certo. Para mim o tempo certo é agora”, disse Sr. Jorge.
O vereador Claudinho Gulli também ficou muito contente com a visita: “eu tinha me comprometido com o Sr. Jorge em levar pessoalmente o prefeito até a comunidade e tudo aconteceu ainda melhor do que ele esperava”, contou o vereador. Eduardo Cesar disse que a Comunidade Emaús pode contar com o apoio da Prefeitura e elogiou a organização e as atividades que são desenvolvidas pelos moradores, como a marcenaria, a horta e o alternativo sistema de tratamento de esgoto, que é feito com aguapés.
Comunidade Emaús - O Emaús é um movimento de pessoas livres no mundo inteiro, que, inconformadas com a miséria, lutam contra suas causas e a conseqüente marginalização. Essas pessoas se organizam em comunidades autônomas e livres, cujas portas têm sempre que estar abertas e não podem dizer não. A Comunidade de Serviço Emaús Ubatuba nasceu em abril de 1990, fundada pelo padre João Benevides Rosário, de Cachoeira Paulista. O projeto, no início, visava oferecer a algumas famílias carentes a possibilidade de viver com dignidade. Foram construídas 20 casas que passaram a abrigar essas famílias, que foram alvo de um trabalho de conscientização para a luta contra a miséria e suas causas.
Hoje, o trabalho de valorização do ser humano continua com várias famílias e pessoas do bairro do Ipiranguinha. Em 1994, foi construída uma estação de tratamento de esgotos alternativo, em que para depurar a água vinda das fossas das casas da comunidade, é usado o sistema Aguapé, plantas que se alimentam das bactérias que poluem as águas, eliminando assim toda a poluição. Doenças como hepatite e outras causadas por esgoto a céu aberto foram erradicadas. (Fonte: PMU)
 

Atenção!!! Ultimas vagas para o Curso de Vitrine Avançada

Ubatuba - Dias: 22, 23, 24 e 25 de maio
Horário: das 18h00 às 22h30
Investimento: R$ 10,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática) da matrícula)
Os interessados entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU. Falar com Cristiane 12 3832 1449 (Fonte: ACIU)

Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações

Ubatuba - A Apae de Ubatuba está participando da campanha nacional “Apae em Ação”, que recebe doações através de ligações e reverte o valor para a instituição da cidade de onde a pessoa liga. As doações podem ser feitas até o dia 29 de maio. Para doar R$ 5,00 - ligue 0500-4510005, R$ 10,00 - ligue 0500-4510010, R$ 20,00- ligue 0500-4510020 e acima de R$ 20,00 ligue - 3038-5585. No dia 21 de maio, das 11h às 16h, a TV Bandeirantes exibirá o Programa “Apae em Ação”, quando também poderão ser feitas as ligações.
A Apae de Ubatuba existe desde 1992 e atende 64 crianças. O valor que for recebido por meio das doações será usado principalmente para a construção do alicerce da nova sede. A Apae atende hoje em Ubatuba à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 228, Sumaré. (Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes de Ubatuba

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 12/05 à 18/05

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"Selvagem"
Ás 15:50 hs -17:40 hs
 

"16 Quadras"
Ás 19:30 hs - 21:30 hs.

CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"Missão Impossível III"
Ás 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs (No sábado e domingo também ás 14:20 hs)

 

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Na capela de São João

Frei Pio Populin
O bom franciscano
Faz o sermão
Mezzo português
Mezzo italiano
E eu criança ainda
Prestava atenção
Nas idas e nas vindas
Da lagartixa na parede
Um bote, um pernilongo
Que discurso longo!

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Estou me afastando da militância do PV – Partido Verde – em Ubatuba. Não irei participar nas hostes do partido no processo eleitoral, nem apoiando os candidatos para os cargos proporcionais em âmbito estadual e, muito menos, federal.
É óbvia, fática e absolutamente previsível a falta de capacidade de aglutinação do Partido. Devido a este estado de coisas, prefiro empenhar os meus esforços em outros atividades políticas.

Ditinho do PV
Ubatuba, SP
ditinhopv@bol.com.br

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Arco - Iris na Massaguaçú - Alexandre Antonakis

Arco - Iris na Massaguaçú
©Alexandre Antonakis

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor