Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2006 - Nº 1530 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras Jornal Agito

Região
Caraguá tem 2 presos com maconha
Morte de caseira será reconstituída
UNITAU recebe prêmio internacional de Comunicação
Relações Públicas promove o Café União

Caraguatatuba
Arsenal é destruído em Caraguá
PM prende 2 suspeitos de crimes do PCC
Lei pode proibir CDP em Caraguatatuba
Água Viva Coral apresenta Concerto Evolução
Futsal nos bairros e Copa SESC teve mais uma rodada em Caraguá
Três escolas de Caraguá serão avaliadas para criação de Prêmio Educacional
II Jogos Estudantis de Caraguá começa amanhã
Caraguá prepara atrações para junho e julho
Câmara aprova toda a pauta

Ilhabela
-

São Sebastião
Juiz interdita cadeia de São Sebastião
Secretaria vai recorrer da decisão
Servidor tem reajuste de 10% em São Sebastião
Juiz manda interditar Cadeia de São Sebastião
Juan Garcia vai de surpresa à Câmara responder ataques de vereadores
Câmara aprova reajuste salarial de 5 a 10% para servidores municipais
Vereadora questiona construção de condomínios e pousadas na Costa Sul
Prefeitura concede aumento de 5% a 10% para servidores municipais
Fim de semana em Maresias é embalado por muito surf e manguebit
Tribunal de Justiça impede alvará de funcionamento para posto de gasolina e supermercado em São Sebastião
Queda de árvore provoca interdição de rodovia por uma hora


Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba promove evento com equipe do Poupatempo
AME Ubatuba (Associação Master de Esportes Aquáticos de Ubatuba)
Vem ai o Litoral Norte Off Road
I Rali Ubatuba, Pura Aventura acontece na próxima semana
Equipe de Ubatuba faz 2 campeões no GP de Caraguá
Prefeitura realiza audiência pública para apresentação do primeiro quadrimestre de 2006
Escolas vão ao "Serestas e Seresteiros"
Última semana para mulheres ubatubenses se inscreverem no mutirão de mamografia
Campeão de Jiu Jitsu recebe homenagem do vereador Gerson de Oliveira
Quadra da piscina recebe torneios noturnos de Futebol Society
Área de risco é reflorestada na Vila de Picinguaba
Equipe do Ismael assume liderança no campeonato Fraldinha de Ubatuba
Prefeito Eduardo Cesar recebe “Prêmio Êxito Administrativo”
Fundart anuncia última oportunidade para inscrição no curso de artes cênicas
I Seminário sobre Políticas Públicas, Alternativas de Desenvolvimento e Participação Social do Litoral Norte Paulista
Campanha do Agasalho 2006
Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações
Atenção Estudantes Última Semana


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Caraguá tem 2 presos com maconha

Litoral Norte - A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Sebastião apreendeu ontem 7,2 kg de maconha em uma casa localizada no bairro do Perequê-Mirim.
Segundo o delegado da DIG, Luis Antonio Cunha dos Santos, responsável pela apreensão, a droga seria distribuída nos bairros da região sul de Caraguatatuba.
Na casa onde a droga foi encontrada, foram presos pela polícia o pedreiro Sérgio Henrique da Silva Araújo, 32 anos, e o pintor Fabiano Teles dos Santos, 26 anos.
Eles foram indiciados por tráfico de drogas e levados para a Cadeia Pública de São Sebastião. Os dois afirmaram que só falarão em juízo sobre a posse da droga.
INVESTIGAÇÃO - Segundo a DIG, 10 kg de maconha teriam sido comprados em São José dos Campos, por R$ 4.000, para distribuição na região sul da cidade.
A DIG prendeu os dois suspeitos de tráfico após receber uma ligação anônima denunciando a ação deles no bairro do Perequê-Mirim. (Fonte: ValeParaibano)

Morte de caseira será reconstituída

Litoral Norte - A Polícia Civil de Caraguatatuba faz hoje a reconstituição da morte da caseira Ingrid Cardoso Esteves Nunes, 22 anos, ocorrida no dia 4 de abril no Condomínio Costa Verde Tabatinga, um dos mais luxuosos do Litoral Norte.
Segundo a Polícia Civil, Ingrid foi espancada e enforcada, após ser estuprada. A polícia ainda não conseguiu esclarecer o crime e identificar o responsável pela morte da mulher.
O crime afastou os proprietários de casa de veraneio do local e obrigou o condomínio a reforçar ainda mais a segurança no local.
Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, responsável pelas investigações do caso, a polícia espera com a reconstituição encontrar alguma pista que leve ao autor do crime. Foram interrogados, até agora, caseiros, vigilantes, eletricistas, pedreiros, jardineiros e funcionários de empresas de serviço de pronta-entrega que prestam serviço no local, mas nenhuma pista foi encontrada.
LAUDO - A delegada aguarda ainda os laudos periciais solicitados à Polícia Científica de São Paulo que examinou o colchão, a roupa e objetos da casa onde Ingrid trabalhava na busca de alguma pista.
A morte da caseira e a possibilidade do criminoso ainda permanecer no local ainda assustam moradores e funcionários do condomínio. (Fonte: ValeParaibano)

UNITAU recebe prêmio internacional de Comunicação

Litoral Norte - O ex-aluno de Jornalismo da Universidade de Taubaté, Ralph Nunes Ferreira Leite Junior, recebeu o primeiro prêmio da categoria videoclipe na terceira edição da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – EXPOCOMSUL, que reuniu faculdades públicas e privadas dos países pertencentes ao Mercosul. O evento aconteceu em Santa Cruz da Serra, na Bolívia, entre os dias 18 e 20 de maio.
O projeto premiado foi o videoclipe “3D – Dom de Deus”, produzido em 2005 pelo próprio aluno, sob a orientação do técnico de edição de vídeo do Depto. de Comunicação Social Thiago Molina. O objetivo da exposição é promover o intercâmbio de conhecimento e a integração entre profissionais da área, professores, alunos e o mercado de trabalho. Ela é dividida em cinco categorias: comunicação audiovisual, comunicação periódica, comunicação publicitária, comunicação organizacional e comunicação digital e multimídia.
Ralph, que se formou em 2005 na UNITAU, participa do grupo musical G.I.R.I.A.S. Nacionais que tem como ideal transmitir cultura e informação e valorizar a criatividade e inteligência dentro do rap. Em 2005 o aluno foi premiado, com o mesmo trabalho, com o primeiro lugar na categoria Videoclipe, durante o congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. (Fonte: UNITAU)

Relações Públicas promove o Café União

Litoral Norte - Os alunos do 3º ano do curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) promovem, nos dias 26 e 27 de maio, o “8º Café União”. O evento acontece no anfiteatro do Departamento de Comunicação Social, e tem como tema “O Relações Públicas e a Gestão de Crises”. A convidada especial é a Prof.ª Dra. Sidinéia Gomes de Freitas, da Escola de Comunicação e Artes da USP.
Tradicional na instituição, o Café União tem como principais objetivos integrar alunos e docentes do curso de Relações Públicas e tratar de assuntos pertinentes à área. Apresentando-se como uma ótima oportunidade para enriquecer o conhecimento, a cada ano discute um assunto inédito.
O “8º Café União” terá início às 19 horas da sexta-feira, 26, com a palestra “O Relações Públicas e a Gestão de Crises”. No sábado, 27, as atividades têm início às 8 horas, com o workshop “Administrando Crises”. Após o workshop, às 10h, será servido o tradicional café colonial que celebra em grande estilo o encerramento do evento. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Arsenal é destruído em Caraguá

Caraguatatuba - As 74 armas localizadas escondidas no leito de um rio no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba, serão destruídas pela polícia. Os peritos não conseguiram identificar as numerações, o que impediu as investigações para apurar a origem das armas e de onde elas teriam sido roubadas.
Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, os peritos não teriam conseguido descobrir as numerações das arma, que tinham sido raspadas antes de serem enterradas no leito do rio. As armas foram levadas para a capital, por medida de segurança, na semana passada.
"Os peritos chegaram a aplicar reagentes químicos para tentar obter a numeração original, mas mesmo assim não foi possível recuperar os números", afirmou.
Segundo ela, sem obter a numeração, a polícia não tem como investigar de onde as armas foram roubadas, para a partir daí tentar esclarecer e identificar os responsáveis pelo roubo.
 (Fonte: ValeParaibano)

PM prende 2 suspeitos de crimes do PCC

Caraguatatuba - A PM de Caraguatatuba prendeu ontem T.D.S, de 19 anos e R.P.R, de 18, em uma casa do bairro do Perequê-Mirim, região sul do município, suspeitos de envolvimento em quatro homicídios praticados na cidade na semana passada.
Três menores encontradas na casa foram indiciados e liberados. No local, foram apreendidos 100 gramas de cocaína, 40 gramas de crack, uma moto roubada, dois capuzes, um carregador de metralhadora e munições de fuzil e pistola.
Segundo o delegado Marcelo Abreu Magalhães, os dois homens presos podem ser autores dos crimes praticados na cidade e atribuídos ao PCC. "Eles teriam agido para acertar diferenças entre quadrilhas rivais, aproveitando os atentados", disse.
Magalhães disse que as investigações continuam, porque a moto, as características dos dois e a munição encontrada na casa são semelhantes aos utilizados nos homicídios praticados na semana passada.
Os dois foram transferidos para o CDP de Taubaté. (Fonte: ValeParaibano)

Lei pode proibir CDP em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) em Caraguatatuba poderá ser inviabilizada caso um projeto de lei que está em tramitação na Assembléia Legislativa, que prevê a proibição de construção de CDPs em cidades estâncias, seja aprovado e, posteriormente, sancionado pelo governador Cláudio Lembo (PFL). Caso isso ocorra, a situação carcerária no Litoral Norte deverá se agravar.
Reginaldo Pupo/Agência Facto
Está incluída na propositura, além dos CDPs, a proibição de construção de presídios ou qualquer tipo de unidade prisional nas estâncias de todo o Estado de São Paulo, como é o caso de Caraguatatuba. O projeto já passou pelas comissões de Segurança Pública e de Constituição e Justiça do Legislativo estadual e está aguardando votação.
A idéia foi encabeçada pelo deputado estadual Ubiratan Guimarães (PTB). Ele disse que propôs a proibição após ter conhecimento do projeto de instalação de um presídio na estância de Amparo/SP. “Ao longo de meus 35 anos na Polícia Militar, estive em contato com diversos presídios, e posso afirmar que a população não tem inteiro conhecimento do que significa o funcionamento de estabelecimentos penais em cidades de lazer”.
Segundo o Coronel Ubiratan, como é conhecido, os turistas que buscam uma cidade turística “serão afugentados ao simples toque de sirenes de alarmes, vôos rasantes de helicópteros, locomoção de viaturas em condição repressiva, ou transporte de tropas quando de fugas ou rebeliões de presos”.
Ele conta que diversos prefeitos teriam se “entusiasmado” com a implantação de cadeiões em seus municípios, “esperando obter verbas extras”. O deputado acredita também que a existência de cadeiões em cidades turísticas possa provocar queda na arrecadação. “A construção ou implantação de estabelecimentos prisionais ou congêneres em seus limites provocará, por razões óbvias, um declínio de turistas com graves reflexos nas economias públicas do município e do comércio. Logo, haverá prejuízos para os cofres públicos, para os comerciantes e para a população envolvida”, acredita.
O deputado declarou que reconhece que o problema da violência passa pela solução da falta de vagas no sistema penitenciário, sendo necessária a construção de novos estabelecimentos prisionais. “Mas isto não pode implicar em prejuízo aos municípios, principalmente àqueles que são considerados, por lei, estâncias hidrominerais, bal-neárias, climáticas ou turísticas”, defendeu.
“O encarceramento de condenados, nesses locais, cria a falsa idéia de que existe uma população flutuante. Mas, na realidade, os presos passam a ‘residir’ na cidade, trazendo uma série de problemas e conturbações que se constatam na proximidade de qualquer presídio”, finalizou.
O secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas sua assessoria não retornou às ligações até as 19h30 de ontem. (Fonte: Imprensa Livre)

Água Viva Coral apresenta Concerto Evolução

Caraguatatuba - Dia 27 de maio acontece o concerto “Evolução” do Água Viva Coral no Teatro Mario Covas, uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal e a Associação de Amigos do Água Viva Coral. O ingresso custa R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada).
São 26 coralistas sob a direção musical e regência de Eliana Banheza, direção cênica de León Berenstein, assistência musical e instrumentação Jefferson Amorim, maquiagem de Akito e produção de palco de Márcio e Leonardo.
“Buscando o melhor de nós mesmos, descobrimos a própria“Evolução”, e oferecemos ao público, e esta, se transforma numa “arte essencial”. Os espetáculos nascem de longo processo, são reflexões, amadurecimentos da alma e lentamente tornam-se ação quando a imagem toma o corpo e o som toma a voz. O Água Viva Coral como meta para o espetáculo “Evolução” uma temporada de apresentações. Enfim... concentramos nossos esforços para tornar o canto do ÁGUA VIVA em um movimento “vivo” da expressão de sua musicalidade. Para o Canto-Coral é preciso unir vozes e portando, unir pessoas ”- comenta Banheza, regente do Água Viva Coral
CORALISTAS
Sopranos: Dulce, Efigênia, Ercília, Inês, Ioneide, Josevane, Karen, Maria Nilza, Milena, Regina, Tatiana
Contraltos: Dayse, Luana, Maricelma, Paula, Tamires, Tereza
Tenores: Edney, Felipe, Marcelo, Márcio, Leonardo
Baixos: Antônio, José Antônio, Marcos (Kito), Raniel
ATUAÇÕES CÊNICAS:
Tamires: Fada
Antônio: Homem-rocha
Felipe: Atleta
Macelo: Trompetista negro
Raniel: Lorde
Programa:
1. SINFONIA SERTANEJA
(Medley de músicas regionais)
arranjo: Toninho Pelliciari
adaptação: Eliana Bañeza
2. CIO DA TERRA
Milton Nascimento e Chico Buarque
arranjo: Ana Yara Campos
*Esquete: Trompetista Negro
3. NOBODY KNOWS
Negro Spirituals
arranjo: Nathaniel Dett
4. TOURDION
Pierre Attagnant Séc. XVI
*Esquete: As uvas
5. SUÍTE DOS PESCADORES
Dorival Caymmi
Arranjo: Damiano Cozzella
6. LACRIMOSA
Wolfgan Amadeus Mozart (250 anos)
7. PRECISO APRENDER A SER SÓ
Sérgio e Marcos Valle
arranjo: Damiano Cozzella
8. VOCÊ VAI ME SEGUIR
Chico Buarque
arranjo: Regina Lucatto
*Esquete: Hi-kai do cemitério
9. ROMANCE DE UMA CAVEIRA
Alvarenga e Ranchinho
Arranjo: Alberto Cunha
Fragmentos do texto “Nossos dias melhores nunca virão? “
(Arnaldo Jabor)
10. RODA VIVA
Chico Buarque
arranjo: Damiano Cozzella
11. AVE MARIA
Thomas Luis de Victória Séc. XVI
12. VIRA-VIROU
Kleyton e Kledyr
arranjo:
13. GRAU DEZ
Ary Barroso e Lamartine Babo
arranjo: Samuel Keer
14. SI SE CALLA EL CANTOR
Horacio Guarany
*Esquete: Sou inocente
15. CANCIÓN COM TODOS
Cesar Isella e Armando Gomes
arranjo: Norberto Vieira
Histórico do Grupo
O Água Viva Coral iniciou suas atividades em junho de 1994. Mantido pela (FUNDACC), Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, desde sua formação, conta com a direção musical de Eliana Bañeza.
O grupo é composto por profissionais das mais diversas especialidades, estudantes e donas de casa, unidos pelo prazer de se fazer “CANTO CORAL”.
Com apenas um ano de formação, em uma de suas primeiras apresentações, ele conquistou o 3 º lugar no 1º Mapa Cultural Paulista (projeto da secretaria de estado da cultura) em 1995, fase regional realizada em S. Sebastião/SP. Em 97, 99 e 2000, ambos realizados no município de Aparecida, o Água Viva foi destaque assegurando outras colocações e uma 1ª suplência, consecutivamente.
Com apoio da comunidade e especialmente de empresários da cidade, em 98, a produção de um CD consolidou esse movimento cultural em Caraguatatuba e vem se tornando cada vez mais significativo e importante com o incentivo de empresários locais e da administração municipal.
Em 2000 participou do I Festival Internacional de Corais de S. Lourenço MG, destacando-se pela característica cênica e poética de sua apresentação. Neste mesmo ano participou de eventos do projeto “Brasil 500 Anos”.
Após a estréia de “O CONCERTO PROFANO” em maio de 2001 o “ÁGUA VIVA CORAL” definitivamente assume a sua forma livre de sentir e fazer sua arte.
2004, ano em que a campanha da fraternidade trouxe como tema a “ÁGUA”, foi também o ano em que o ÁGUA VIVA comemorou 10 anos de fluxo de suas águas. Incontáveis ensaios e apresentações, músicas e acontecimentos! Para quem cantou neste coral e para quem ouviu... A emoção e as lágrimas falaram por si.
Este coro desenvolveu, desde o início, uma proposta versátil de unir o canto, a poesia e a arte cênica. Recebendo orientações sobre expressão corporal sob a orientação de Leon Berenstein, que também, dirige a área de dramatização dos esquetes apresentados durante o concerto. Além disso, o grupo tem aulas de teoria musical, história da música, técnica vocal e assistência para novos integrantes. (Fonte: PMC)

Futsal nos bairros e Copa SESC teve mais uma rodada em Caraguá
As competições esportivas e recreativas da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) acontecem durante toda a semana, nos núcleos esportivos do município com entrada franca.

Caraguatatuba - Mais uma rodada de competições esportivas aconteceu nesta terça-feira, 23, nos núcleos esportivos em Caraguá. Nos bairros Perequê Mirim e Barranco Alto houveram mais diputas do Campeonato de Futsal e no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) as provas da Copa SESC.
Na quadra do Perequê Mirim a equipe Estrela do Sul enfrentou a Nova Aliança e venceu por 3 a 1; o Jovens da Paz perdeu para P.C. de 6 a 2 e o time Cruz de Malta perdeu para o Força Jovem de 3 a 4. No Barranco Alto a equipe Os Mulekes perdeu para Barranco Alto de 5 a 7; os Irmãos Metralhas venceram o Kisifo de goleada, 12 a 2; e o Real Promoções também venceu o Pioneira, de goleada, 12 a 2.
A rodada da Copa SESC também foi marcada com muitos gols. A equipe Imobiliárias e Advogados goleou o Linorte de 10 a zero e a equipe Seller venceu o C.C. V. T de 5 a 4.
As competições esportivas e recreativas da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) acontecem durante toda a semana, nos núcleos esportivos do município com entrada franca. (Fonte: PMC)

Três escolas de Caraguá serão avaliadas para criação de Prêmio Educacional
Um grupo de profissionais ligados a Educação está elaborando um prêmio que terá como objetivo incentivar as escolas da rede pública e privada na busca da excelência do atendimento aos professores, alunos e comunidade. Durante o processo de criação, algumas escolas serão avaliadas para servir de modelo. Caraguatatuba será a referência no ensino público.

Caraguatatuba - A partir do segundo semestre, as escolas de ensino publico e privado poderão concorrer a um prêmio nesse setor, que será desenvolvido ao longo de um ano e se propõe a apontar ações que resultem na melhora da qualidade do ensino no estado de São Paulo. Ele será promovido por uma Ong (Organização Não Governamental) formada por profissionais da educação e está em fase de planejamento.
Para ter um bom desempenho em todo o processo de realização do prêmio, a equipe responsável está fazendo “testes” sobre a funcionalidade do sistema adotado. Nesse aspecto, algumas unidades de ensino são escolhidas para passar por uma avaliação. Esse foi o caso de escolas de São Paulo, que serviram de suporte para o ensino particular e agora, três escolas de Caraguatatuba que serão referência para a análise do ensino público.
Conforme explicou José Carlos Marques, um dos integrantes da equipe organizadora, o intuito é realizar um único concurso avaliando escolas públicas e privadas, evitando qualquer tipo de preconceito entre essas duas redes de ensino. Ele conta que por esse motivo está fazendo a análise da maneira em que será adotado o prêmio, principalmente os moldes de avaliação. “Montamos critérios para avaliar a gestão da escola e precisamos saber se eles são funcionais antes de lançar o prêmio”, destacou.
Marques diz que esses critérios serão voltados especificamente para escolas e foram criados a partir de modelos utilizados nos Estados Unidos e Europa, que agora serão adaptados para o Brasil. “Antes de lançarmos o concurso, que será estadual, precisamos validar nossos métodos de avaliação e ver se ele realmente reflete a excelência na escola. Será que poderemos realizar um mesmo concurso para as escolas públicas e particulares?”, questionou.
Ele ainda comenta que Caraguá foi escolhida para ser avaliada porque foi percebida uma preocupação na Secretaria da Educação em estar sempre melhorando e houve essa abertura para que os profissionais pudessem atuar. O coordenador conta que não está fazendo isso em nenhum outro local e que a idéia do prêmio surgiu a partir de uma proposta de trabalho.
As três escolas que passarão pela avaliação são as seguintes: EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Antonia Antunes Arouca, que atende alunos do 5º ao 8º ano do Massaguaçu; EMEF Profº Geraldo de Lima, que faz o atendimento a estudantes da educação infantil e fundamental do Perequê Mirim; e EMEF Carlos Altero Ortega, que também atende alunos do 1º ao 4º ano, do Morro do Algodão. O prazo de finalização da avaliação em Caraguatatuba é dia 6 de junho.
Depois da primeira edição, pode ser que ele seja estendido para outros estados e a previsão é de que ele tenha um ciclo de dois anos. Segundo explicou José Carlos Marques, cada escola que se inscrever no concurso, receberá uma capacitação e terá um ano para se adequar e concorrer efetivamente ao prêmio. Por esse motivo, a previsão de entrega do prêmio é o segundo semestre de 2007. Enquanto isso, o grupo está concluindo o processo de criação da Ong e o contato com empresas interessadas em firmar parceria para a premiação.
Dois representantes da equipe estiveram em Caraguá para apresentar a proposta aos diretores das escolas envolvidas. Eles explicaram que ao final da avaliação, cada escola receberá um relatório apontando os pontos positivos e o que pode ser melhorado, que será elaborado em conjunto com a equipe técnica da própria unidade escolar. “Não temos juízo de valor e por isso não vamos dizer o que é bom ou ruim. Vamos medir a prática adotada hoje em dia e seus resultados”, conclui José Carlos Marques. (Fonte: PMC)

II Jogos Estudantis de Caraguá começa amanhã
A Secretaria da Educação promove amanhã a abertura dos II Jogos Estudantis de Caraguatatuba, que irá reunir cerca de 1300 alunos, de 20 escolas da cidade, em modalidades diversificadas. Apesar da abertura oficial, os jogos serão realizados ao longo do ano e cada categoria ocorrerá num dia específico, conforme programação divulgada.

Caraguatatuba - A Seduc (Secretaria da Educação) realiza amanhã, dia 25, a abertura do II Jogos Estudantis do Município de Caraguatatuba. O evento será realizado na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. Na ocasião, haverá o desfile das delegações, apresentação de dança, entre outras atrações.
Após a abertura, serão realizados encontros mensais de modalidades especificas. O objetivo dos jogos é proporcionar o desenvolvimento da pratica esportiva e a confraternização entre os alunos dos 4ºs aos 8ºs anos, do ensino fundamental. Essa abertura vai reunir os alunos que realizam diversas modalidades esportivas por meios de projetos da Seduc. Xadrez, Atletismo, Tênis de Mesa, Futsal, Handebol, Voleibol, Queimada e Dança estão entre essas atividades.
Para participar, a criança ou adolescente precisa estar devidamente matriculado na escola inscrita para a competição e ter autorização dos pais. Cada unidade escolar poderá inscrever até dez alunos por modalidade, com exceção do atletismo que terá o limite de quatro participantes por escola.
Durante esses festivais, todos irão jogar e ganhar medalhas. No final do ano, quando ocorrer o encerramento das atividades, as escolas que forem melhores pontuadas, receberão um troféu. Os Jogos da Educação deve integrar 1300 crianças e adolescentes na edição de 2006, de 20 escolas diferentes, além da participação do CIASE.
Programação dos II Jogos Estudantis:
Dia 30 de maio – Encontro de Atletismo no Centro Esportivo;
Dias 21, 23 e 28 de junho – Encontro de Futsal na EMEF Antonia Antunes Arouca;
Dia 29 de agosto – Encontro de queimada na EMEF Profº Lucio Jacinto;
Dia 30 de agosto – Encontro de tênis de mesa na EMEF Profº Lucio Jacinto;
Dia 19 de setembro – Encontro de Handebol na EMEF Antonia Antunes Arouca;
Dia 20 de setembro – Encontro de Voleibol na EMEF Antonia Antunes Arouca;
Dia 24 de outubro – Encontro de Xadrez na EMEF Maria Aparecida Ujio;
Dia 16 de novembro – Xadrez gigante na EMEF Oswaldo Ferreira;
Dia 2 de dezembro – Encontro de natação na EMEF Maria Aparecida Ujio.
(Fonte: PMC)

Caraguá prepara atrações para junho e julho
Festival do Camarão, Mês de Santo Antônio, Festa da Tainha, Trilha da Tainha, Inverno Quente e DiverCidade são algumas das atrações

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá quer promover mais uma temporada de sucesso na próxima temporada, integrando turistas e moradores e oferecendo variedade de opções para todas as idades nos meses de junho e julho. Para isso a Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba(Fundacc) preparam desde já cada detalhe dos eventos a serem realizados.
Entre as atrações estão o 9º Festival do Camarão, a Rota do Camarão, o Mês de Santo Antônio, o Caraguá DiverCidade e o Inverno Quente. De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, o objetivo é atrair turistas para a cidade neste período, considerado de baixa temporada. “Daremos um enfoque cultural às nossas atrações, visando atender turistas e moradores de todas as idades. Nossa programação irá oferecer música, recreação, gastronomia, tornando a cidade atrativa no inverno e mantendo turistas o maior tempo possível na cidade”, disse Ribeiro.
O 9º Festival do Camarão será realizado de 15 a 18 de junho na Praia do Camaroeiro, com diversas atrações culturais com destaque para a culinária local, preparada pelas famílias dos pescadores. Estão previstas apresentações musicais regionais e locais para todos os dias do evento, exposições de arte, corrida de canoa a pano e diversas outras manifestações da cultura caiçara. O camarão continuará em destaque, com a Rota do Camarão, de 22 de junho a 9 de julho em diversos restaurantes da cidade. Será um bom período para consumir o camarão a preços promocionais, tanto in natura quanto nos mais requintados pratos nos restaurantes da cidade.
Para aquecer o inverno na praia, o Mês de Santo Antônio (padroeiro da cidade), como sempre é motivo de muitas comemorações no período de 2 a 18 de junho, na Praça Cândido Motta, com festa junina, bingo, comidas típicas e apresentações musicais. No dia 11, às 8 horas, será realizado o Caminho de Santo Antônio e missa no Morro de Santo Antônio. No dia 13, haverá o tradicional Casamento Comunitário na Igreja Matriz, procissão e missa campal.
O mês de julho também promete muita animação, com o Festival da Tainha, a Trilha da Tainha, o Caraguá Divercidade e o Inverno Quente.
O Festival da Tainha é a tradicional festa dos pescadores da região Sul e deverá integrar a comunidade de 14 a 30 de julho, no entreposto de pesca do Porto Novo. Este ano a Secretaria de Turismo prepara uma inovação: a Trilha da Tainha, que acontecerá de 17 a 30 de julho, em diversos restaurantes da cidade.
O Caraguá Divercidade será a grande atração deste inverno, com atividades culturais e recreativas abertas ao público, na Praça de Eventos. E o Inverno Quente, promovido pela Fundacc, agitará a cidade com shows e apresentações musicais e culturais. (Fonte: PMC)

Câmara aprova toda a pauta
Projeto sobre Transporte Urbano também foi votado

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou e aprovou na terça-feira - 23 de maio, durante a sua 16ª Sessão Ordinária semanal, todos os projetos existentes na Ordem do Dia, além de uma proposta do Executivo em Regime de Urgência sobre Transporte Urbano. A exemplo da sessão anterior, não houve Tribuna dos Vereadores.
Foram aprovados os projetos que criam o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), com base na Lei Orgânica Municipal, no seu artigo 147, onde se acrescentou o parágrafo 5º ao artigo 5º da Lei 632/97, que criou o Conselho Municipal de Assistência Social e a autorização ao Executivo para celebrar Termo de Cooperação Técnica com o Governo Estadual, através da Secretaria do Emprego e Relação do Trabalho - SERT, por intermédio da Coordenação Estadual do SINE - São Paulo. Ambos os projetos são de autoria do Executivo.
Finalizando, de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB), a praça pública localizada no bairro do Porto Novo recebeu o nome de Praça do Remo, em homenagem aos pescadores da zona sul da cidade.
Em Regime de Urgência foi votado, discutido e aprovado, de autoria do Executivo, projeto que atualiza legislação para a licitação do Transporte Coletivo Urbano.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes, 5 projetos de lei, bem como foram votadas 4 Moções e 3 Requerimentos. Nesta sessão houve quebra do protocolo e não foi realizada a Tribuna dos Vereadores, bem como a leitura das Indicações. (Fonte: PMC)

 

Semana de 19/05 à 25/05

 

CINE CARAGUA

"Selvagem"
ás 15:10

"Missão Impossível III"
às 16:40 hs - 19:00 hs -21:20 hs.

CINE CARAGUA DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juiz interdita cadeia de São Sebastião
Estado tem até 24 de julho para transferir os 274 detentos abrigados no local para outros presídios

São Sebastião - A Justiça de São Sebastião interditou ontem a cadeia pública da cidade, com aval da Corregedoria Geral de Justiça do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo. Os 274 presos abrigados no local deverão ser transferidos para outras unidades prisionais do Estado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) até o dia 24 de julho.
Até a remoção dos detentos, a cadeia abrigará apenas pessoas presas em flagrante em São Sebastião e Ilhabela, mesmo assim, em uma cela externa, por um período de cinco dias, até que serem transferidas para outros presídios.
A SSP informou ontem que irá recorrer da decisão, por que não tem onde abrigar os presos (leia texto nesta página).
A Cadeia de São Sebastião, construída há mais de 20 anos, aloja 274 presos, embora tenha capacidade para apenas 60 detentos. Após a rebelião de domingo retrasado, quando nove presos foram mortos, a cadeia ficou com sua estrutura totalmente danificada. Ainda ontem, o estabelecimento permanecia sem energia elétrica e sem fornecimento de água.
PRECARIDADE - O pedido de interdição da cadeia foi feito à Corregedoria Geral de Justiça do TJ, na quinta-feira passada, pelo juiz corregedor Rodrigo Sbruzzi.
O juiz alegou que o prédio não tinha as mínimas condições de funcionamento e nem de ser reformado, conforme laudos emitidos por engenheiros da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, anexados ao documento encaminhado ao TJ.
O parecer favorável da Corregedoria Geral de Justiça chegou na manhã de ontem, assinado pelo corregedor desembargador Gilberto Passos de Freitas. No início da tarde Sbruzzi comunicou o diretor da cadeia, delegado Hugo Pereira de Castro, que o estabelecimento estava oficialmente interditado pela Justiça.
Sbruzzi afirmou que, durante sua visita à cadeia na semana passada, constatou que, além da superlotação, o prédio tem inadequadas condições para a habitação humana e de segurança, seja para a própria contenção dos presos, seja para os policiais e visitantes. Ele alegou ainda que o prédio corre risco de desabar e que, devido a sua localização, a cadeia também coloca em risco à população.
APOIO - A decisão da Justiça foi elogiada pelo diretor da cadeia, pelo prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), e por entidades que apoiavam a interdição do presídio.
"A decisão do juiz foi correta, pois a cadeia não oferece as mínimas condições para continuar em funcionamento", afirmou o delegado. Castro disse que comunicou ontem mesmo a decisão da Justiça à SSP e à SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).
"A única solução era fechamento da cadeia", afirmou o prefeito Juan Pons Garcia (PPS).
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Luiz Tadeu de Oliveira Prado, disse que desde 2001 a entidade vinha cobrando o fechamento da cadeia de São Sebastião.
"Esperamos que a interdição seja definitiva, pois não queremos mais saber de cadeia aqui em nosso bairro", disse o presidente da Sociedade Amigos da Vila Amélia, Waldir Lúcio dos Santos. (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria vai recorrer da decisão

São Sebastião - A SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que irá recorrer no TJ (Tribunal de Justiça) contra a interdição da cadeia de São Sebastião. A procuradoria jurídica recebeu ontem a tarde a portaria do juiz Rodrigo Sbruzzi, comunicando a interdição da cadeia. Hoje, os procuradores devem entrar com recurso no TJ.
A SSP afirmou que não tem para onde transferir os detentos da cidade. Segundo a secretaria, a cadeia deverá ser esvaziada quando ficar concluído o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba. As obras do CDP foram iniciadas com atraso e dificilmente serão concluídas no prazo previsto --dezembro deste ano.
A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que aguardará o pedido da SSP para transferir os presos de São Sebastião, desde que haja vagas em penitenciárias. Com a interdição da cadeia de São Sebastião, as pessoas detidas em Ubatuba e Caraguá serão levadas para CDPs do Vale do Paraíba. (Fonte: ValeParaibano)

Servidor tem reajuste de 10% em São Sebastião
Prefeitura também aumenta valor do vale-alimentação para R$ 90; sindicato reivindica alta de 23% e reclama de falta de diálogo com Juan

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai conceder este mês um reajuste salarial que vai variar de 5 a 10% conforme projeto de autoria do Executivo aprovado anteontem pela Câmara.
Com o reajuste, o menor salarial da prefeitura será de R$ 498,61.
Os servidores efetivos terão 10% de reajuste e os comissionados, servidores em função gratificada e estagiários, 5%.
A prefeitura decidiu ainda aumentar de R$ 80 para R$ 90 o vale-alimentação e de R$ 7,50 para R$ 9 valor do vale-refeição.
A prefeitura gasta mensalmente cerca de R$ 6 milhões com a folha de pagamento dos 3.060 servidores.
O aumento é extensivo ao proventos dos aposentados e pensionistas. "Busca-se a recomposição salarial de perdas havidas no período, assim como a valorização dos servidores", afirmou o prefeito Juan Pons Garcia (PPS).
INSATISFAÇÃO- O Sindserv (Sindicato dos Servidores de São Sebastião) reivindicava um reajuste de 23%.
O sindicato também queria que o vale-alimentação fosse elevado para R$ 176 e o vale-refeição, para R$ 12.
"Não foi um reajuste que o sindicato reivindicava", afirmou o tesoureiro do sindicato, Roberto Vicente do Nascimento.
Segundo ele, o prefeito não vem tendo diálogo com o sindicato, deixando de atender os pedidos de audiência e responder os ofícios da entidade. (Fonte: ValeParaibano)

Juiz manda interditar Cadeia de São Sebastião
SSP diz que vai recorrer para que os presos continuem na cadeia até a construção do CDP em Caraguá

São Sebastião - Uma portaria baixada pelo juiz substituto corregedor da cidade, Rodrigo Valério Sbruzzi, interditou a cadeia ontem. O juiz havia enviado à Corregedoria de Justiça relatórios sobre as condições da cadeia. O pedido já vinha sendo feito desde 2001 (leia mais nesta página).
Desde a rebelião de domingo, os presos estão sem luz e sem água e a estrutura física está comprometida. O local com capacidade para 60 detentos abrigava até a tarde de ontem 274.
Na portaria, está vedada a inclusão de novos presos e até o dia 24 de julho deste ano os detentos têm que ser removidos ou transferidos do local. A cela externa da cadeia poderá ser utilizada para a custódia de pessoas presas em flagrante ou decorrente de ordem judicial pelo prazo máximo de cinco dias.
Ainda de acordo com a portaria, fica a critério do delegado definir a utilização da cadeia a partir da interdição, desde que não seja para a custódia de presos. O descumprimento da portaria implicará na apuração de responsabilidades nas searas criminal, civil e administrativo.
O novo delegado seccional, José Francisco Rodrigues Filho, preferiu não dizer o que pretende fazer do local. “Por enquanto eu vou tomar conta da cadeia. Eu dobrei a segurança, aumentei as rondas nas proximidades. O destino do local é um fato que tem que ser discutido e sobre hipóteses eu não gosto de dizer”, declarou.
O delegado diretor da cadeia, Hugo Pereira de Castro, disse estar satisfeito com a interdição. “Estamos satisfeitos com a portaria. Os presos acabaram de saber e acharam bom. Com a interdição começa a diminuir a população carcerária. Eles fariam uma rebelião se nada fosse feito nas atuais condições do local”, disse quando acabara de avisar aos presos sobre a portaria.
Ontem a assessoria de imprensa da SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que vai entrar com recurso contra a portaria do juiz Sbruzzi para poder aguardar a construção do CDP em Caraguá e os presos da cadeia serem transferidos para o local.
Já a assessoria de imprensa da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que há pedidos de transferência feitos, mas por hora devido às ocorrências registradas nas 74 unidades do Estado, a Secretaria estuda a possibilidade de atender a transferência de presos.
O juiz Sbruzzi disse ser pouco provável que o recurso seja concedido diante das condições do local.
“A cadeia pública além da superlotação conta agora com o iminente perigo de desabamento das estruturas da área onde os presos ficam. Diante disso eu acho pouquíssimo provável que a SSP consiga reverter a interdição, que contou inclusive com o parecer favorável da juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e autorização expressa da Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado”, declarou.
O presidente da OAB subsecção Ilhabela/São Sebastião, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, disse estar muito satisfeito com a interdição e acha que a SSP recorrer à portaria é um ato político. “Pode recorrer à vontade. Não são todos os cidadãos que cumprem com seus deveres. O ato de recorrer é político e todos sabem que vai prejudicar toda a sociedade. Todos têm que fazer a sua parte com relação à cadeia. Mas é com imensa satisfação que recebemos a notícia”, disse.
O presidente da Sava (Sociedade Amigos da Vila Amélia), Waldir Lúcio, afirmou acreditar ser uma decisão final para o caso. “Eu acho importante parar a violência. Eu acredito que esta interdição será definitiva. Estamos caminhando para o fechamento do movimento que começamos. A Vila Amélia merece coisa melhor que a cadeia”, disse.
A assessoria de imprensa da Prefeitura foi procurada para comentar a interdição da cadeia, mas até o fechamento desta edição não se manifestou sobre o assunto ao Imprensa Livre.
Hoje a visita na cadeia não será permitida, segundo comunicado da direção afixado nas portas, por motivo de segurança e devido ao estado em que o local se encontra desde a última rebelião, cujo saldo foi a morte de oito presos.
Interdição - No dia 13 de dezembro de 2001, a OAB São Sebastião protocolou na Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde um pedido de vistoria na cadeia. Dezoito advogados entregaram o documento. Também na época, um outro documento foi entregue ao Corpo de Bombeiros para solicitar vistoria nos equipamentos de segurança. Na época a cadeia abrigava 170 detentos.
“Esta nossa luta iniciou-se no dia 13 de dezembro de 2001 quando mais de trinta advogados se reuniram em frente à Vigilância Sanitária do município e posteriormente no Corpo de Bombeiros, exigindo laudos a respeito da cadeia que já se mostrava um verdadeiro depósito de presos. De lá para cá a luta foi árdua, com audiências com o Governador do Estado e manifestações públicas, além de outros atos. A OAB sente-se gratificada em ver atendida esta sua reivindicação e de toda a população do Litoral Norte”, cita nota enviada ao jornal, na noite de ontem.
A Sava, com o presidente Waldir Lúcio à frente, conseguiu reunir cinco mil assinaturas no movimento “Cadeia Aqui Não”.
O movimento foi iniciado pela Sava com apoio da OAB e começou no final do ano passado. “Cadeia aqui não” tinha por objetivo sensibilizar autoridades para desativar a prisão, localizada no meio do bairro Vila Amélia, na região central, onde estão concentradas escolas, bancos e comércio em geral, além de moradias. (Fonte: Imprensa Livre)

Juan Garcia vai de surpresa à Câmara responder ataques de vereadores

São Sebastião - Um requerimento apresentado pela vereadora Solange Ramos questionando a necessidade de alvará da Cetesb para liberação de empreendimentos imobiliários na Prefeitura, desencadeou uma série de críticas à administração Municipal, na última sessão do Legislativo. Os ataques foram tão intensos que o prefeito Juan Garcia se viu obrigado a comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos aos vereadores.
No auge das discussões, o líder do prefeito, Robson Ceará, ao defender o chefe do executivo trocou farpas com o vereador Marcos Leopoldino. É que o seu colega insistiu em fazer questionamentos a Juan Garcia, apesar do avançado da hora, e o prefeito já havia adiantado, ao iniciar a fala da Tribuna, que iria expor o lado da Prefeitura nos questiona-mentos mas que não aceitaria debater os temas.
As discussões começaram quando a vereadora Solange queixou-se por ter ido à Secretaria de Obras e não ter conseguido sequer um protocolo para que “um amigo empresário” viabilizasse a construção de uma pousada em Maresias.
Foi informada que era necessário o alvará da Cetesb e, não se conformou com a exigência, já que o empreendimento está com a planta desde 2003 e “o alvará pode vir no término da obra”.
“Vou aos jornais, vou ao MP (Ministério Público), vou para cima. Lamento se algumas pessoas perderem o emprego”, disse em tom ameaçador a vereadora. Ela garantiu ter visitado obras semelhantes na costa sul e nenhuma delas tinha alvará da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental.
Solange afirmou estar muito “magoada” já que esta é a segunda vez que enfrenta o mesmo problema na Prefeitura, lembrando do caso do embargo do Posto de Gasolina, do Pontal da Cruz, quando tentou, sem sucesso, interme-diar a favor do empresário Vanderlei Nogueira. “Não tenho nem mais coragem de visitar a mãe do empresário”, lamentou ela.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, colocou em dúvida a ação de fiscais da Prefeitura e reclamou que, brecando os empreendimentos, a Prefeitura está impedindo a geração de empregos na cidade. “Parece que na Secretaria de Obras só passa projeto de quem interessa”, disse um desconfiado Wagner.
A seguir foi a vez do vereador Luiz Antonio Santana Barroso, o Coringa, que há tempos vem tentando viabilizar a vinda de um supermercado para a cidade, também reclamar.
O empreendimento deseja se instalar na avenida Guarda Mor, em frente à área da Petrobras. Ele disse que o mesmo problema é enfrentado pelos empresários que estão construindo um iate clube no Portal da Olaria. “Estamos na contra-mão. Qualquer cidade dá isenção de impostos e incentiva a chegada de empresários e isso não ocorre aqui”, disse o vereador.
Depois, as críticas partiram do vereador Marcos Leopoldino, afirmando que “o prefeito tem a caneta na mão e poderia resolver esses problemas”. Ele lembrou que um amigo é o proprietário do motel que já está pronto no bairro Praia Deserta mas não pode ser inaugurado. “É um empreendimento de R$ 2,5 milhões. Um investimento alto. Até o lençol já está na cama e não pode abrir (o motel) porque o negócio está parado na Prefeitura”, reclamou.
O vereador José Cardim de Souza também reclamou do embargo sofrido por uma obra sua “que poderia servir como receptivo no bairro São Francisco, e que está parada há cinco meses”.
Depois de ouvir todos, o líder do prefeito, Robson Ceará, disse que iria pedir a fita da sessão pois pretendia levar as denúncias ao Ministério Público. Até ele concordou que a administração “está amarrando os empresários” no caso do supermercado e do posto de gasolina e que os temas serão alvo de discussão no Plano Diretor. Afirmou que foi a Justiça que embargou a obra de Cardim e também reclamou que a ampliação do porto está parada.
Prefeito - Após esses debates, a Câmara iniciou a discussão da votação do reajuste salarial dos servidores. Foi o tempo necessário para que o prefeito surgisse de surpresa no Legislativo, acompanhado de pelo menos tres secretários municipais. O prefeito usou a Tribuna após o termino da sessão legislativa.
Juan Garcia respondeu às indagações sobre os empreendimentos e outras questões levantadas durante a sessão, como a abertura de processos administrativos contra fiscais da Prefeitura e ainda os motivos que levaram a Prefeitura a não atender reivindicações do Sindiserv que queria um índice maior de reajuste do funcionalismo. Afirmou que a administração não persegue funcionários e que o reajuste dado aos servidores foi o máximo possível.
Sobre os empreendimentos citados pelos vereadores, o prefeito disse que todos os embargos são provenientes de ações do Tribunal de Justiça. Quanto a condomínios e pousadas, disse que nada na sua administração é aprovado sem licença da Cetesb e que não vai “beneficiar A ou B”.
Quanto ao posto de gasolina, disse que tentou um acordo com o proprietário, afirmando que era só ele “abrir mão de indenizações pleiteadas na Justiça” que poderia abrir o estabelecimento. Sobre o motel disse que o proprietário ficou de realizar um substituto no projeto e que, a partir daí “ele (o projeto) sai, e é só providenciar”. Quanto ao supermercado, o prefeito insistiu que foi o “Tribunal de Justiça que reprovou o projeto”. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara aprova reajuste salarial de 5 a 10% para servidores municipais

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou por unanimidade, em regime de urgência, o projeto de lei 021/06, de autoria do Executivo, que concede reajuste salarial aos servidores públicos municipais.
O texto define o reajuste de forma escalonada de 5% a 10%, já a partir desse mês, conforme o nível do funcionário. Tal maneira fez com que a procuradoria jurídica da Casa emitisse parecer contrário a iniciativa, o que foi rejeitado pela maioria dos vereadores. Apenas José Cardim de Souza e Marcos Leopoldino, que integram a comissão de justiça, legislação e redação, foram favoráveis ao parecer. Já a vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos foi contrária, com a alegação de que o reajuste estaria sendo concedido um pouco acima da inflação.
“O aumento, conforme o artigo 37 da Constituição Federal, não pode ser de maneira escalonada por se tratar de revisão anual”, justifica Cardim. “O projeto é ilegal porque o reajuste deve ser concedido para toda categoria”, completa Leopoldino. Contudo, os dois acabaram votando a favor da proposta.
“Gostaria que o servidor tivesse um reajuste mais digno, mas como não dá mais para discutir, não vou rejeitar o projeto por mais que a migalha seja pequena. Espero que para o próximo ano a proposta seja enviada antes do final de maio para se tentar recuperar as perdas dos funcionários”, declarou Cardim.
“É uma votação apertada, mas é melhor do que nada. O servidor é quem vai julgar o que estão fazendo com ele”, acrescentou Leopoldino.
O presidente da Casa, Wagner Teixeira, disse que foi favorável ao regime de urgência em razão do argumento apresentado pelo vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, que também é servidor municipal, de que a maioria dos funcionários não estaria satisfeita com a revisão proposta pelo prefeito, mas que o reajuste seria necessário. “Também sou favorável a um índice maior, mas como não há mais tempo hábil para discussão melhor votar o projeto do jeito que foi enviado”, explica.
“O reajuste é bem abaixo da expectativa em função do que a cidade arrecada, mas não compete a esta Casa apresentar um outro projeto. O que podemos fazer é conversar com o prefeito para que ele dê um abono ao funcionário. Isso ele pode fazer”, argumenta Coringa.
De acordo com matéria, serão concedidos reajustes de 10% aos servidores efetivos de nível I a VII; 6% para nível VIII a XV; 5% aos comissionados de referência C2 a C8; e 5% para função gratificada, referência I. Para os estagiários o reajuste é de 5%. O aumento é extensivo aos aposentados e pensionistas. O projeto foi encaminhado à sanção. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadora questiona construção de condomínios e pousadas na Costa Sul

São Sebastião - A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos está questionando ao Executivo, por meio de requerimento aprovado por unanimidade em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 23, a construção de condomínios e pousadas na Costa Sul de São Sebastião.
Segundo ela, um empresário que pretende investir em um empreendimento no bairro de Maresias está sendo impedido de iniciar a obra por falta de alvará da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). “Ele tem a planta do projeto desde 2003 e vem esperando, mas não consegue a liberação da obra”, informa Solange.
Diante do fato, a vereadora disse que esteve visitando alguns empreendimentos em andamento na região, com o objetivo de saber se os mesmos têm alvará da Cetesb. “Constatei que nenhum deles tem autorização”, afirma.
No requerimento, ela indaga ainda se os condomínios e pousadas, que já concluíram suas obras, possuem o referido alvará.
A vereadora informa que pretende vistoriar ‘in loco’ todos os locais desse porte visando obter conhecimento sobre a situação de cada um deles em relação a emissão de licença. “Vou para cima e sinto muito se algumas pessoas ficarem desempregadas”, avisa.
Segundo o presidente da Câmara, Wagner Teixeira, inúmeros empresários estão deixando de investir na cidade por encontrar várias dificuldades. “Os donos de empreendimentos são achacados. Lá na Secretaria de Obras e Meio Ambiente só passa projeto de quem interessa”, acredita.
De acordo com ele, o Legislativo deverá enviar profissionais ligados a engenharia civil para averiguar a situação. “Será que está tudo em ordem, dentro da fiscalização?”, questiona Teixeira.
Para o vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, em São Sebastião se criou uma cultura em não receber o empresário de outras localidades. “Qualquer cidade oferece isenção para os empreendedores se instalarem, mas aqui eles são repelidos”, enfatiza.
Para alguns parlamentares, a administração municipal é a responsável pela inviabilidade de determinados empreendimentos como, por exemplo, a abertura do posto de gasolina, no bairro do Pontal da Cruz, e do motel, na Praia Deserta; além do início da obra do supermercado na avenida Guarda Mor Lobo Viana. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura concede aumento de 5% a 10% para servidores municipais
Governo também reajusta vale-refeição de R$ 7,50 para R$ 9,00 e vale-alimentação de R$ 80,00 para R$ 90,00

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião concede este mês aumento salarial de 5% a 10% para os servidores públicos municipais. O projeto de lei de autoria do prefeito Dr. Juan Garcia, que concede revisão geral dos vencimentos dos funcionários, foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão desta terça-feira (23/05).
O reajuste está dividido da seguinte maneira: servidores efetivos de nível I a VII (10%), nível VIII a XV (6%), comissionados (5%) e função gratificada referência F1 (5%). Aos estagiários será concedido reajuste de 5%.
De acordo com a lei municipal, o aumento é extensivo aos proventos de aposentadoria e pensões. “Busca-se a recomposição salarial de perdas havidas no período, assim como a valorização dos servidores, merecedores de toda a atenção e respeito da municipalidade. Esta é uma tentativa de atender, dentro do limite suportável pela administração, as reivindicações apresentadas por escrito pelo Sindserv. Para que não se comprometa nenhum setor, penso ter atendido acima da expectativa. Continuamos na política de valorização do servidor público municipal”, declarou o prefeito Dr. Juan Garcia.
Os níveis I a VII abrangem categorias como braçais, garis, jardineiros, merendeiras, entre outras. O menor salário da Prefeitura passa de R$ 453,28 para R$ 498,61, com o reajuste de 10%.
As referências de VIII a XV vão de assistentes, fiscais e enfermeiros até médicos e psicólogos. Já os comissionados são compostos por assessores, diretores e supervisores. A função gratificada F1 é específica para encarregados. Em 2005, os servidores tiveram reajuste de 11,5%.
Além do salário, a Prefeitura também aumentou o vale-alimentação de R$ 80,00 para R$ 90,00. No ano passado, o valor já havia sido reajustado de R$ 50,00 para R$ 80,00.
Já o vale-refeição sobe de R$ 7,50 para R$ 9,00. A administração municipal também já tinha aumentado este benefício em 2005, de R$ 6,00 para R$ 7,50.
Antes do aumento salarial, a despesa com pessoal atingia o índice de 35,47%. Com o reajuste, a Prefeitura vai dispor de 37,5% para o pagamento da folha, pouco mais de R$ 6 milhões por mês. Hoje são 3.060 servidores no quadro municipal. (Fonte: PMSS)

Fim de semana em Maresias é embalado por muito surf e manguebit

São Sebastião - Começou nesta quarta-feira (24/05) e segue até domingo (28/05) o campeonato que reúne a nata do surfe profissional brasileiro, o “SuperSurf 2006”, que está sendo realizado na praia de Maresias, em São Sebastião. E para embalar e esquentar a noite de sábado (27/05) na capital internacional do surfe, os organizadores desta segunda etapa do SuperSurf 2006 trazem o melhor do manguebit brasileiro com a apresentação do grupo Nação Zumbi. O show gratuito promete agitar o público e prepará-lo para o grande Luau que vai rolar logo em seguida, nas areias da praia mais badalada do litoral norte, Maresias.
Um pouco antes do show, está programado uma homenagem aos melhores surfistas e veículos de comunicação do SuperSurf 2005.
A enorme estrutura montada para receber o segundo desafio da temporada 2006 do Super Surf, na Praia de Maresias, está em um lugar diferente das outras vezes, mais para o canto esquerdo da praia, em frente ao antigo bar do Shaolin.
Os melhores surfistas do Brasil vão disputar mais R$ 134 mil em prêmios, que são oferecidos em cada uma das cinco etapas do Super Surf 2006 com patrocínio da Volkswagen, TIM e Nova Schin e apoio da Prefeitura de São Sebastião. Os campeões brasileiros ainda ganham um carro zero quilômetro no fim do ano. Entre os melhores surfistas brasileiros da atualidade, São Paulo tem 25 na disputa e São Sebastião também é bem representada com nomes como Wagner Pupo, Flávio Tavares (Caixa d'água) e Bruna Queiroz.
A banda chega de uma turnê pela Europa e vai direto para as areias de Maresias, onde pretende fazer uma apresentação especial para o público.
O grupo é formado por Pupillo (bateria), Dengue (baixo), Lúcio Maia (guitarra), Gilmar Bola 8 (tambor), Gira (tambor), Jorge Du Peixe (tambor), Toca Ogam (percussão) e Marquinhos (percussão).
Em “Futura”, sexto álbum da banda, o grupo comemora treze anos de carreira com reconhecimento nacional e internacional, reverenciada nos palcos de festivais de todo o Brasil, da Europa e Estados Unidos. Ao vivo, o repertório é mesclado de todas as fases da banda que se impõe pela força quase ritual da apresentação, e pelo impacto propriamente físico do som.
História - O grupo Nação Zumbi foi criado em 1990, sob a liderança de Chico Science. Com ideais e diversas influências sonoras, eles mesclaram duas bandas que já existiam em Recife. “Loustaf”, da qual Chico fazia parte, e “Lamento Negro”, bloco afro de Gilmar Bolla 8. Dessa união, surge “Chico Science e Nação Zumbi.
A primeira apresentação foi em 1991, em Olinda, em uma festa chamada "Black Planet". Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um manifesto do movimento Manguebit, o Manifesto dos Caranguejos com Cérebro, que tem como símbolo uma antena parabólica colocada na lama.
Em 1992 pela primeira vez tocaram em São Paulo, junto com o Mundo Livre S/A, no espaço Aeroanta, dentro do projeto "Movimento Manguebit". Após muitos elogios, em 1993, no Festival Abril Pro Rock, surgiu o contrato com a gravadora Sony Music. Gravaram o primeiro CD, “Da Lama ao Caos”. O segundo CD, “Afrociberdelia” contou com as participações de Gilberto Gil e Marcelo D2.
Em 1997, Chico Science sofreu um acidente de carro às vésperas do Carnaval em Recife/Olinda e faleceu.
Serviço
Show do grupo Nação Zumbi
Dia: 27 de maio dentro do SuperSurf.
Local: Praia de Maresias em São Sebastião
Horário: 18 horas
(Fonte: PMSS)

Tribunal de Justiça impede alvará de funcionamento para posto de gasolina e supermercado em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve na última terça-feira, 23, na Câmara de São Sebastião, para falar sobre a intenção de empresários locais em construir novos empreendimentos na cidade. Trata-se de um posto de gasolina no Pontal da Cruz e de um supermercado no centro de São Sebastião.
Ele comentou que os projetos foram aprovados pelo Executivo e só não receberam licença para funcionamento por conta de decisões judiciais.
“Não podemos desrespeitar a decisão do Tribunal de Justiça. Emitir licença para estabelecimentos seria ir contra a legislação”, disse o prefeito. “Nós jamais queremos impedir novos empreendimentos na cidade. Sabemos a necessidade da geração de empregos e não podemos brecar o progresso, mas eles devem estar dentro da lei”.
No caso do posto de gasolina, a sua construção só foi possível depois de uma alteração na Lei de Uso e Ocupação do Solo do Município, referente às Costas Norte e Sul.
O projeto precisou ser votado em dois turnos na Câmara e o argumento dos vereadores foi a necessidade de geração de empregos.
Mas em 25 de junho de 2005, o Tribunal de Justiça considerou a alteração na lei inconstitucional, depois de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado, contra o prefeito de São Sebastião à época, Paulo Julião, que sancionou as legislações 38 e 39/2003, aprovadas pela Câmara.
As leis eram originárias de projetos de lei complementares do vereador Marcos Leopoldino,
então presidente da Câmara. Foram aprovadas em regime de urgência especial, sem tramitação.
O Tribunal de Justiça, quando da concessão da liminar, considerou que a matéria em questão, envolvendo a ordenação da ocupação da cidade, de zonas específicas e natureza de ocupação, sempre demanda prévia planificação, típica da atividade da administração.
A Federação Pró-Costa Atlântica foi a que fez a representação ao Ministério Público do Estado, contra a vigência da lei 39/2003.
O MP, posteriormente, incluiu a lei 38/2003 no processo. A legislação autorizava a instalação de novos postos de combustíveis, mecânicas, garagens, entre outros serviços, no Centro e na Costa Norte da cidade.
Em tese, um posto de revenda de combustível, em fase de construção no bairro Pontal da Cruz, seria atingido pela decisão do Tribunal de Justiça.
Supermecado - O mesmo caso ocorreu com o supermercado. A lei complementar 065/05, que alterou a Lei de Uso do Solo Municipal e permitiu a construção de um supermercado na Avenida Guarda Mor LoboViana (nº 956), foi anulada por medida liminar concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Celso Limongi. A decisão ocorreu no último dia 19 de maio.
A decisão do presidente do Tribunal, que assinou a liminar, considerou a possibilidade de que a lei viesse a “causar dano de difícil reparação à ocupação e ordenado desenvolvimento da cidade, com prejuízo irreversível ao bem-estar de seus habitantes”.
Segundo a Justiça, também houve violação dos artigos 5º, 144 e 180 da Constituição Paulista. A decisão acusa a falta de participação popular “no estudo, encaminhamento e solução dos problemas, a falta de planejamento prévio, além da ilegalidade por serem as questões de ocupação do solo são de competência ao Executivo e não ao Legislativo”.
Um dia antes da liminar, a Prefeitura havia concedido alvará de construção do empreendimento. Logo após a decisão, o promotor de Justiça de Urbanismo, Bruno Márcio de Azevedo, entrou com uma ação civil pública solicitando a anulação do licenciamento municipal e o embargo das obras.
“Este tipo de lei é casuística, é feita para beneficiar um ou outro projeto apenas. Ao contrário, o que nós sustentamos é que matérias como esta, sobre a ordenação do solo urbano, exigem critérios técnicos e planejamento urbanístico, além de participação popular”, disse o promotor à época.
“As pessoas acham que somos contra o posto de gasolina ou contra o supermercado. Não entendem que queremos garantir a participação popular e o planejamento urbano. Isto requer muito estudo técnico, planejamento para os próximos quarenta anos e não apenas para quarenta empregos”, comentou a presidente da Facenorte, Rosely Santaella à época. (Fonte: PMSS)

Queda de árvore provoca interdição de rodovia por uma hora

São Sebastião - Funcionários da Regional de Maresias, ligados a Secretaria das Subprefeituras, e da Defesa Civil de São Sebastião, retiraram na tarde desta quarta-feira, 24, uma enorme árvore da espécie guapuruvú, que caiu na Rodovia Rio-Santos, no bairro de Toque-Toque Pequeno. A operação também contou com funcionários do DER (Departamento de Estradas e Rodagem).
Para a retirada da árvore, foram utilizadas uma máquina pá-carregadeira e dois caminhões, além de uma moto-serra, cedida por um pescador do bairro.
Segundo o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, embora tenha havido sucesso na operação, a queda da árvore danificou a rede elétrica da Bandeirante Energia. (Fonte: PMSS)
 

Semana de 19/05 à 25/05


CINE VILLA MARES

SALA1
 

"O Código da Vinci"
Às 15:30 – 18:30 – 21:30 hs.

SALA 2

"16 Quadras"
Às 16:50 – 19:00 hs.


"Instinto Selvagem 2"

ás 21:10

NÃO PERCAM O PROXIMO SUPER LANÇAMENTO MUNDIAL NO CINE VILLA MARES
“X-MEN III – O CONFRONTO FINAL “ DIA 26/05/06 CINE VILLA MARES DIVERSÃO E AQUI.

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Gaivota

 

Prefeitura de Ubatuba promove evento com equipe do Poupatempo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, promove neste sábado, 27, o Projeto Ação Ubatuba, na Escola Municipal Tancredo Neves, das 10h às 16h.
A parceria com o Poupatempo oferecerá 500 carteiras de identidade e 200 carteiras de trabalho em atendimento a alunos das escolas estaduais do município e pessoas cadastradas na Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba. O Projeto Ação Ubatuba também fornecerá atestado de antecedentes criminais. Para isso basta os interessados levarem o RG e o documento será expedido na hora. Durante todo o evento a equipe da Casa do Brinquedo promoverá atividades de lazer para crianças de 4 a 12 anos.
A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba continua cadastrando interessados em obter a documentação, fará uma triagem e atenderá aqueles que comprovem a necessidade. O cadas-tramento dos interessados deverá ser feito na Rua Paraná, 375, em horário comercial.
A Ação Ubatuba é promovida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Cidadania e Desenvolvimento Social e do Governo do Estado, por meio do Poupatempo, além de mais de 70 profissionais envolvidos no evento. A Escola Municipal Tancredo Neves fica na Av. Rio Grande do Sul, 600, no centro da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

AME Ubatuba (Associação Master de Esportes Aquáticos de Ubatuba)

Ubatuba - A Associação Master de Esportes Aquáticos de Ubatuba(AME UBATUBA), por meio de sua diretoria, gostaría de agradecer mais uma vez à Prefeitura Municipal de Ubatuba, pelo apoio dado à equipe, que competiu no último final de semana, onde ocorreu a IV Etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas.
Mais uma vez equipe de natação da Prefeitura Municipal de Ubatuba voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio da categoria curta (Troféu “Waldir de Souza”), além de outras excelentes colocações em todas as categorias na prova disputada no Clube Estoril, em São Bernardo do Campo. Apesar da água extremamente gelada, nossos atletas se destacaram e “A Capital do Surfe" provavelmente em breve, se tornará também a "Capital da Natação", em Águas Abertas.
Parabenizamos a todos os atletas e ao treinador Eduardo(Zebra-Secretaria de Esportes), que tem de dedicado intensamente à preparação da equipe.
Agradecemos aos Empresários e a Prefeitura Municipal de Ubatuba pelo corriqueiro apoio que tem nos prestado.
AME UBATUBA:
Com o objetivo de mantermos a pratica constante das atividades esportivas, principalmente entre aqueles que, por praticamente toda a vida, tiveram o esporte como algo muito importante, resgatando-se a essência maior que é preservação da saúde e qualidade de vida, bem como a participação, integração, organização e espírito de união entre seus associados, foi criada em fevereiro de 2006, a AME UBATUBA(ASSOCIAÇÃO MASTER DE ESPORTES AQUÁTICOS DE UBATUBA).
Na sua grande maioria, nossos associados são praticantes de esportes aquáticos tais como natação, surfe, triatlon entre outros.
Temos como uma das principais metas, a participação em eventos municipais e estaduais, promovendo e fortalecendo a imagem de Ubatuba também na faixa etária, que normalmente acaba sendo esquecida ao longo do tempo. Em decorrencia disto e conforme o calendário estadual de eventos competitivos, onde normalmente precisamos nos deslocar onerando-se despesas como inscrições, transporte, hospedagem e alimentação, gostaríamos de convidar a imensa massa apaixonada e praticante de esportes aquáticos master, que ainda nem está tão "velha" assim, que se juntem a nós e se associe. Aos empresários que queiram ser parceiros, também estendemos o convite.
Se você é praticante ou tem interesse por Esportes Aquáticos, venha falar conosco. Marcos Fowler (12 9786-0264) ou Delmar Correa (12 3835 1957)

AME UBATUBA (Diretoria Social e Marketing- e Marcos Fowler e Delmar Correa) administrativo@ubatuba.sp.gov.br

Vem ai o Litoral Norte Off Road
 

Ubatuba - Estamos convidando-o para ingressar num novo mundo off road: O LITORAL NORTE DE SÃO PAULO.
Embora possa ser um local que você conhece há muito tempo ou quem sabe virá pela primeira vez
de tanto seus amigos já falarem, o que lhes apresentamos é o novo Litoral Norte: o da aventura.
A combinação perfeita de tudo: Matas, Cachoeiras e Trilhas somadas ao prazer de estar na Praia
e no Mar.
Sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá?
O Litoral Norte além do sabiá, tem a maior biodiversidade de beija-flores do mundo.
Quer mais? Vamos ficar páginas e páginas descrevendo nossas riquezas e atrativos.
Para você que vive, respira, tem nas veias o prazer pelo off road somado ao romantismo de ver a poesia das belas vistas, nada se equipara ao Litoral Norte de São Paulo. Faça frio ou calor, chova ou faça sol, aqui tem tudo de bom.
Para saborear tudo isto estamos preparando um universo de ações off road para você sozinho ou em grupos, passeando ou competindo e por isso criamos a COPA CAIÇARA - Rali de Regularidade - constante de 4 provas. Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Paraibuna, sendo que esta última estamos apresentando o projeto para formalizar o feito.
Disputada aguerrida? Sim e não porque terá três categorias: Graduados (que obrigatóriamente ascendem da Turismo), Turismo (que obrigatóriamente ascendem da Aberto) Aberto ou Iniciante. Nossa Copa Caiçara dará a você muitos momentos insquecíveis. Seus circuitos estão divididos em: um médio, um intermediário entre médio e pesado, um pesado e um médio longo noturno.
O sucesso da COPA CAIÇARA depende da sua participação que já freqüenta nossas praias e nelas se delicia ou que vem para cá pela primeira vez.
Acesse nosso site www.copalinor.com.br e veja porque você tem que estar aqui para depois não se lamentar por não ter vindo. (Fonte:  itz@lnsp4x4.com.br )

I Rali Ubatuba, Pura Aventura acontece na próxima semana

Ubatuba - O adiamento do I Rali Ubatuba, Pura Aventura para os dias 2 e 3 de junho trouxe surpresas agradáveis para os organizadores do evento, a Ben Kalechh Off Road, de Caraguá e a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo. Já são cerca de 100 carros pré-inscritos, vindos dos mais variados lugares do Brasil: Campos do Jordão, Dourados, no Mato Grosso, Rio de Janeiro, Salto de Itu, Campinas, Sorocaba, Osasco, Itapecerica da Serra e diversas cidades do Vale do Paraíba. Até mesmo a frente fria, com sua chuva intermitente durante os dois últimos dias está sendo bem vinda, para deixar as estradas “atipadinhas”, ou seja, para os “off roaders” quanto piores as condições das estradas de terra, melhor.
Além do show da banda de samba-rock, Mané Sagaz, que acontecerá na abertura, dia 2, o encerramento será coroado com uma banda de São Luis do Paraitinga, no dia 3.
No dia 2, o público poderá assistir à largada promocional, que acontecerá no Itaguá, das 20 às 23 h. Todos os jipes participantes estarão na Av. Leovigildo Dias Vieira, além de alguns carros antigos do Museu do Automóvel, que ficarão expostos em frente ao Shopping. Na largada promocional, os jipes serão vistoriados pela Associação dos Fora de Estrada (Asfe). Depois, a Polícia Rodoviária fará a vistoria da documentação e os participantes passarão por um “check-up” para saber se estão em condições físicas de correr. A entrega das planilhas acontecerá durante um jantar no Restaurante Raízes.
O evento está movimentando o comércio local, numa época em que a cidade costuma ficar vazia. Uma rede de hotéis e restaurantes está participando do evento, com pacotes promocionais para os participantes. Para se ter uma idéia, são oito hotéis e pousadas fidelizados, que têm reservados 500 leitos para o evento. O prefeito Eduardo Cesar se diz orgulhoso “por ter aberto as portas da cidade” para o I Rali Ubatuba, Pura Aventura. “Nós estamos acolhendo um evento que trará ótimos frutos, não só para Ubatuba, mas para o Litoral Norte. Tenho certeza que este será o primeiro de muitos off roads na cidade”.
Para o organizador do evento, Itzac Ben Kalech, o sucesso antecipado do evento significa o coroamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos. “Nós estamos descobrindo um número inesperado de off roaders que prestigiarão os nossos eventos no Litoral Norte”.
A prova - As características naturais de Ubatuba proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo. Isso significa que o competidor tem um tempo exato para percorrer o trajeto e passar pelos pontos dentro do tempo estabelecido. Três categorias poderão competir, sendo os “graduados”, que já venceram em outras categorias e possuem veículos bem equipados, a categoria “turismo”, para participantes que já superaram a classe aberta e competem com menos equipamentos e tecnologia e finalmente, a categoria “aberta”, que é para principiantes que utilizam apenas equipamentos básicos, como o velocímetro do próprio carro. Serão 70 km de prova, para serem cumpridos entre 4 e 5 horas.
Para quem quiser participar, o ranking da prova valerá pela 3ª etapa da XIII Copa Sudeste (promovida pela Asfe), que tem suma importância no contexto nacional. Ela vale também como 1ª etapa da IXª Copa Vale Raid (Regularidade absoluta em itinerário desconhecido) e como 1ª etapa da I Copa Litoral Norte. (Fonte: PMU)

Equipe de Ubatuba faz 2 campeões no GP de Caraguá

Ubatuba - A equipe CCU/Nossa Caixa/Adenosina/Beach Energy/Milly/Arte Camiseta/SMEL marcou presença no 1° GP “Caraguá Viver Ciclismo é Aqui”, realizado no último domingo, dia 21, na cidade de Caraguatatuba (SP).
O evento reuniu mais de 100 competidores, na Praça de Eventos, vindos das cidades de Ubatuba, São Sebastião, Bertioga, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guarulhos, Taubaté e Parati (Rio de Janeiro).
A equipe de Ubatuba, sob o comando do técnico Paulo Márcio Ferreira, levou os seguintes atletas para a competição: Ana Carolina Ennes Houdjakoff, Lívio Poyares Telles, Iago Marinelli, Luis Felipe Ennes Houdjakoff, Robson Carlos Ribeiro, Jereelton de Oliveira, Alan Nascimento e Wellington Amaral.
Os atletas obtiveram excelentes resultados, com 2 campeões nesta prova. Na categoria de 13 a 17 anos, Iago Toni Marinelli sagrou-se campeão. A atleta Ana Carolina Ennes, pela categoria Feminino Único também conquistou o 1º lugar. Na categoria Elite, percorrendo 60 km, o atleta Robson Carlos Ribeiro subiu ao pódio em 3º lugar.
A equipe agradece a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer e todos os patrocinadores, que tornam possível os bons resultados obtidos, e o apoio do Bingo Ubatuba e do Presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Prefeitura realiza audiência pública para apresentação do primeiro quadrimestre de 2006

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba convida toda a população para a audiência pública a ser realizada no próximo dia 25 de maio, às 19h, na sala Washington de Oliveira da Câmara Municipal. A audiência apresentará as metas fiscais do primeiro quadrimestre do exercício de 2006. “Em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura apresenta a execução orçamentária e financeira dos primeiros meses deste ano. Todos os munícipes estão convidados a participar da audiência, que será aberta ao público”, disse o Secretário Municipal de Fazenda, Gilson da Silva. (Fonte: PMU)

Escolas vão ao "Serestas e Seresteiros"

Ubatuba - É fascinante constatar como a música une, congrega, entrelaça pessoas. Ela agrada a todas as idades e a qualquer nacionalidade, sem discriminar nem rotular.
Por isso é que o Projeto Serestas e Seresteiros criou um cantinho jovem, convidando as diversas escolas da cidade a fazer parte de seus eventos. Na edição de abril, o Projeto recebeu com muito carinho a Escola Capitão Deolindo e o público descobriu, encantado, o jovem Kauê Varela e as animadíssimas Maria dos Anjos e Zaíra Maria dos Santos, que soltaram vozes e emoções, acompanhados pela Professora Fátima, a querida Diretora Fatinha.
No próximo dia 27 será a vez de alunos, professores e funcionários da Cooperativa Educacional colocarem seus talentos no palco e confirmarem o que dissemos lá no comecinho do nosso papo: a música não tem fronteiras e dá a todos, público e artistas, a oportunidade de participar de uma bela confraternização.
Venha você também participar da festa: é no último sábado do mês, dia 27 de maio, às 20 horas, no Casarão da Fundart, com Sérgio e Regina, Cris Domingues, Dona Ophélia, Grupo Canoá e demais convidados. (Fonte: Regina Teixeira)

Última semana para mulheres ubatubenses se inscreverem no mutirão de mamografia

Ubatuba - Esta semana é a última para mulheres acima de 45 anos agendarem seus exames de mamografia. Das mil vagas previstas, 800 já foram agendadas. As 200 restantes serão agendadas para o final de semana dos dias 3 e 04 de junho. Além da idade, o pré-requisito para solicitar o exame é tê-lo feito pela última vez há mais de um ano. As mulheres interessadas devem procurar os postos de saúde próximos às suas residências e fazer o pedido médico. No dia do exame, que será realizado na Clínica Imagem, é preciso levar o pedido, juntamente com o RG.
O mutirão de mamografia está sendo realizado desde o dia 17, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio de suas secretarias de saúde. No ano passado, foram realizados 900 exames, através do mesmo programa. Este ano, se o número de mulheres acima de 45 anos não atingir a meta, o que é pouco provável, de acordo com a Secretaria de Saúde, mulheres acima de 40 também poderão se inscrever para fazer a mamografia.
A superintendente de avaliação e regulação Dra. Dilei de Brito explica que o objetivo do mutirão é, além de atender à demanda reprimida no município, promover a prevenção e o diagnóstico precoce. “Quanto antes um possível nódulo for detectado, maior a chance de cura. Por essa razão, é muito importante que todas as mulheres acima de 45 anos realizem a mamografia todos os anos”. (Fonte: PMU)

Campeão de Jiu Jitsu recebe homenagem do vereador Gerson de Oliveira

Ubatuba - O vereador Gerson de Oliveira (PMDB) homenageou o atleta Jackson de Souza Santos, campeão da Copa Brasil de Jiu Jitsu de 2006, categoria médio, faixa azul, realizada no Rio de Janeiro (RJ).
A homenagem foi concedida pelo vereador através de uma Moção de Congratulações aprovada, por unanimidade, na última terça-feira, dia 23.
Natural da Bahia, Jackson transferiu-se para Ubatuba com apenas 2 anos de idade e desde cedo vem desenvolvendo uma excelente carreira esportiva na modalidade das artes marciais de Jiu Jitsu, “Jackson demonstra especial dom, sensibilidade e determinação para subir na carreira e representa um bom exemplo para os jovens de Ubatuba. Por seu esforço e por sua conquista do título de campeão brasileiro é grande merecedor desta homenagem e um orgulho para nossa cidade”, disse Gerson.
O atleta, após essa importante conquista, pretende intensificar os treinamentos, sob o comando do técnico Leandro Thomas Issa (Brodinho), para buscar outros títulos em sua brilhante carreira no Jiu Jitsu. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Quadra da piscina recebe torneios noturnos de Futebol Society

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vem promovendo torneios noturnos de Futebol Society na quadra da Piscina Municipal de Ubatuba. Estão em andamento duas competições: a “Copa dos Mercados de Ubatuba”, com jogos às terças e quintas-feiras e a “1ª Copa Felipe Garcez” com partidas às segundas, quartas e sextas-feiras. A nova iluminação da Quadra da Piscina foi inaugurada em março e conta com 12 lâmpadas de 400 watts, que garantem perfeita visibilidade nos jogos noturnos.
“Uma das solicitações do prefeito Eduardo Cesar era para abrirmos o maior espaço possível para o lazer. Com a troca da iluminação da quadra pudemos criar torneios noturnos para os esportistas de Ubatuba”, disse o secretário de esportes Bittencurt Jr. A “Copa dos Mercados de Ubatuba”, tem rodada nesta quinta-feira, 25, com as partidas Mercado Marafunda X Uba Oba (20h30) e Semar X Porto Ribeira (21h45). Na sexta-feira é a vez da “Copa Felipe Garcez” com os jogos F.F.C X JK e Sumidouro X Ronaldo, com a bola rolando à partir das 20h.(Fonte: PMU)

Área de risco é reflorestada na Vila de Picinguaba

Ubatuba - A área de risco situada na Praia da Picinguaba, onde duas casas foram demolidas no início deste mês, já começou a ser reflorestada. Numa parceria entre a Defesa Civil e os proprietários dos terrenos, estão sendo plantadas no local, mudas de palmeiras e de bambu, vegetações que têm a propriedade de conter a erosão e evitar novos deslizamentos.
As casas, que eram de veraneio, foram demolidas porque estavam colocando em risco as vidas de outras pessoas que residem nos arredores, uma vez que poderiam desabar a qualquer momento. A demolição era um pedido da comunidade desde 2003, quando ocorreu o deslizamento que derrubou parte da casa e soterrou outra, ocasionando uma vítima fatal. O pedido foi atendido quando feito ao prefeito Eduardo Cesar em reunião realizada em janeiro deste ano, com a presença do Senador Eduardo Suplicy.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que as ações da Defesa Civil no sentido de verificar situações de risco e proteger a população é um trabalho essencial que deve ser reconhecido. São eles que percorrem áreas de escorregamento, enchentes e incêndios para socorrer as pessoas. Nossa Defesa Civil, apesar das dificuldades, é um órgão exemplar, que muito nos orgulha”.
O trabalho da Defesa Civil - A Defesa Civil é um órgão responsável por atender ocorrências que trazem riscos à população. Desde o início do Plano Preventivo de Defesa Civil, no período de dezembro do ano passado a abril deste ano, a Defesa Civil de Ubatuba atendeu um total de 193 ocorrências. A maior incidência foi de queda de árvores, devido às fortes chuvas e ventos. Foram 76 ocorrências. Em seguida, vêm os casos de retirada de colméias em residências e comércios, atingindo um número de 54. Fora isso, a Defesa Civil prestou auxílio para apagar 28 incêndios florestais, cinco residenciais, três deslizamentos de encosta, três vazamentos de gás GLP, seis vistorias em edificações, um alagamento e um vendaval.
Nos dias em que não houveram ocorrências pertinentes a Defesa Civil, foram efetuadas vistorias nas Áreas de Risco em todos os bairros do município acompanhado pelo Engº Civil Carlos Augusto Malheiros, membro da Comissão Municipal da Defesa Civil.(Fonte: PMU)

Equipe do Ismael assume liderança no campeonato Fraldinha de Ubatuba

Ubatuba - A equipe do Ismael Comida Caseira ampliou a liderança, após vitória na terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria Fraldinha. O time lidera o torneio com 9 pontos; na rodada foram marcados 22 gols e os resultados foram: Smidi Calçados 2 X 2 Varejão Santa Rita, Mercado 24 horas 4 X 2 Restaurante Baleia Branca, Rossi Calçados 2 X 4 Marconi, Auto Posto Jija 2 X 2 Irmãos Ribeiro e Rei do Camarão 0 X 4 Ismael Comida Caseira. A classificação parcial agora é: 1º - Ismael, 9 pontos; 2º - Marconi, 7 pontos; 3º Smidi e Mercado 24 Horas, 5 pontos; 5º - Rossi, 4 pontos; 6º - Irmãos Ribeiro e Jija, 4 pontos; 8º - Rei do Camarão, 3 pontos; 9º - Varejão, 1 ponto, 10º - Baleia Branca, 0 ponto. O artilheiro do torneio é Gabriel Vella, do Jija com oito gols marcados.
Neste sábado, 27, acontece a quarta rodada do torneio, com as seguintes partidas acontecendo à partir das 10h: Mercado 24 horas X Irmãos Ribeiro, Smidi Calçados X Marconi, Varejão Santa Rita X Baleia Branca, Rei do Camarão X Auto Posto Jija, Rossi Calçados X Ismael Comida Caseira. (Fonte: PMU)

Prefeito Eduardo Cesar recebe “Prêmio Êxito Administrativo”
O programa de congelamento de áreas irregulares em Ubatuba será mais uma vez premiado em evento nacional

Ubatuba - Considerado um diferencial para o mandato de qualquer prefeito, o Prêmio Êxito Administrativo será entregue ao prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, no Encontro Nacional de Prefeitos, que acontece entre os dias 26 e 28 de maio, em Balneário Camboriú (SC). Na oportunidade, o prefeito receberá o prêmio em reconhecimento aos trabalhos prestados frente à administração pública de Ubatuba, principalmente ao programa de congelamento de áreas irregulares. No encontro haverá também uma vasta programação com a presença do jornalista e comentarista político Arnaldo Jabor, o jornalista Pedro Bial e as apresentadoras de televisão Olga Bongiovanni e Claudete Troiano.
O evento conta com várias categorias de prêmios destinados a 150 prefeitos de todo o Brasil que fizeram a diferença na administração pública de sua cidade e serão reconhecidos nacionalmente. Para se obter um prospecto de cada administração municipal brasileira, os quesitos analisados foram compilados por meio eletrônico. Foram utilizadas as “home pages” dos Ministérios, Secretarias das Unidades da Federação, Associações de Municípios, Instituições de Ensino, Federações e Prefeituras Municipais.
De acordo com Luiz Obregon, diretor da Obregon Marketing Eventos, organizadora do encontro, o evento homenageará os prefeitos por suas dignidades, competências e principalmente transparência em suas administrações.
Congelamento – ação corajosa e reconhecida - O Prêmio Êxito Administrativo será o segundo reconhecimento público e nacional pelo programa de congelamento de áreas irregulares implantado pelo prefeito Eduardo Cesar. Há uma semana o prefeito de Ubatuba esteve no Rio de Janeiro, onde foi homenageado com o Diploma de Destaque em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, prêmio oferecido pela Ong Biosfera e o Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae) pelo mesmo motivo: os bons resultados advindos do programa de congelamento. “Fico muito feliz pelo reconhecimento, pois realmente é um trabalho difícil e que requer ousadia, mas que era extremamente necessário para frear o crescimento desordenado e regularizar as situações já existentes em Ubatuba. Agradeço a todos que formam a comissão de congelamento e que continuam enfrentando os desafios para garantir o futuro da nossa cidade”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Fundart anuncia última oportunidade para inscrição no curso de artes cênicas

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) anuncia aos amantes do teatro a última chance de se inscreverem no curso “As artes cênicas vivem em Ubatuba”. O professor Adriano Corrêa iniciará os ensaios de oito peças que serão apresentadas na cidade a partir de agosto. Ainda é possível fazer matrículas para os grupos de segunda e quarta, das 9h às 11h e de domingo, das 18 às 22h.
O curso inclui, além da montagem de peças, todos os exercícios preparatórios para teatro, como alongamento, aquecimento e relaxamento. O ator, diretor e dramaturgo,
Adriano Corrêa afirma que o curso de artes cênicas é útil, não só para formação do ator, mas também para a formação do caráter do indivíduo. “O teatro, em si, envolve diversos tipos de arte. Além disso, nós trabalhamos com conceitos de convivência familiar e social, estimulamos a leitura e a comunicação”.
Os estilos das peças variam entre comédias, peças infanto-juvenis e suspenses. Os cenários, figurinos e maquiagem são desenvolvidos pelos próprios componentes dos grupos. Para quem tem interesse em participar do grupo, Adriano afirma que a dedicação é a base de tudo. “A pessoa que só tem talento se acomoda, quem tem dedicação se supera a cada dia e quem tem as duas qualidades, brilha”.
As peças que estão sendo desenvolvidas pelos grupos são: Ladrão que pega ladrão não é ladrão; Cabocla Cinderela, A jumenta borralheira; Aprendendoísmos; O mistério não resolvido; O caso do beijo roubado; O príncipe desencantado e A preferência.
Quem tiver interesse em se inscrever, deve procurar a Fundart, que fica na Praça Anchieta, 38 – Centro. Para mais informações, ligue: 3833-7000. (Fonte: PMU)

I Seminário sobre Políticas Públicas, Alternativas de Desenvolvimento e Participação Social do Litoral Norte Paulista

Ubatuba - Tenho o prazer de convidar V.Sa. a participar do I Seminário sobre Políticas Públicas, Alternativas de Desenvolvimento e Participação Social do Litoral Norte que será realizado no auditório do Campus da Unitau, Av. Castro Alves, 392, Itaguá, Ubatuba, nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2006, como uma realização do Instituto Oceanográfico/USP, Universidade de Taubaté, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo, Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo e Instituto Costa Brasilis

29 de maio
Políticas Públicas Descentralizadas e Participativas e o Litoral Norte

18:00 - Abertura do evento
19:00 - Panorama do litoral norte – Características sócio-ambientais e gestão dos recursos hídricos – Socióloga Rosa Maria Mancini (Secretária Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo/CETESB/SMA)
19:45 - Intervalo
20:00 - Caracterização do gerenciamento costeiro do Litoral Norte Paulista: Zoneamento Ecológico Econômico e Planos de Ação e Gestão – Dr. Marcos Lopes Couto (Coordenador do Curso de Direito da UNIMÓDULO/Presidente do Grupo de Trabalho do Plano de Ação e Gestão do Grupo Setorial do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte de São Paulo)
20:30 - Caracterização do Projeto Orla – Arquiteto Paulo André Cunha Ribeiro (Instituto Onda Verde/Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba/UNIMÓDULO)
21:00 - Plano Diretor como fator de integração de políticas públicas – M.Sc. Maria Inez Moura Fazzini Biondi (Secretária de Meio Ambiente de Ilhabela)
21:30 - Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar – Biólogo Luis Roberto Numa de Oliveira (Instituto Florestal/Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo)
22:00 - Mesa Redonda

30 de maio
Estratégias de desenvolvimento para o Litoral Norte

19:00 - Empreendimentos para o Litoral Norte e análise de cenários - Prof. M.Sc. Ricardo Zöllner Holmo (UNIMÓDULO/Doutorando ITA)
20:00 - Alternativas de desenvolvimento para o Litoral Norte – Prof. Dra. Patrícia Ortiz Monteiro (Coordenadora do Curso de Administração com habilitação em hotelaria e turismo - UNITAU/Instituto Gondwana)
21:00 - Intervalo
21:15 - O papel do Ministério Público e do Grupo de Trabalho Ministério Público e Órgãos Ambientais do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo - Dra. Elaine Taborda de Ávila – Promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente do Litoral Norte de São Paulo/Ministério Público do Estado de São Paulo
22:15 - Mesa Redonda

31 de maio
Participação Social e Educação Ambiental

19:00 - Agenda 21: estratégia de atuação – Prof. Dr. Alexander Turra (Instituto Oceanográfico–USP/Coordenador do Projeto da Agenda 21 do Litoral Norte)
19:30 - Educação ambiental formal e informal - Roberto Bleier (Instituto Gondwana)
20:00 - O papel e a atuação do movimento sócio-ambientalista - Roberto Francine Jr. (Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta/Conselheiro do CONSEMA)
20:30 - A voz das comunidades tradicionais – Sr. Manoel da Cruz Santos (Líder comunitário – Sociedade Amigos de Picinguaba)
21:00 - Intervalo
21:15 - O papel e a atuação dos conselhos municipais – Téo Pedroso Mássimo Balieiro (Assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Sebastião)
21:45 - O papel e a atuação das sociedades amigos de bairro – Carlos Cipullo Aymar (Militante comunitário)
22:15 - Mesa Redonda
23:00 - Encerramento do evento
(Fonte: Patrícia Ortiz)

Campanha do Agasalho 2006

O inverno está aí.
Não dá para ser frio nesta hora.
O Fundo Social de Solidariedade do Estado e as Lojas Maçônicas de Ubatuba,
Convidam você a participar da campanha do agasalho de 2006.
Doe agasalhos e cobertores nos postos de coleta desta campanha:
Papelaria do Estudante - Centro
Lojas Seller - Calçadão
Associação Comercial de Ubatuba
Supermercado Paulista - Centro
Supermercado Rosado
Supermercado Modelo - Itaguá
Supermercado Dom Vital - Toninhas
Igreja internacional da Graça de Deus - Rua Paraná
Igreja Matriz do centro e nas demais comunidades das igrejas católicas de Ubatuba.

Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações

Ubatuba - A Apae de Ubatuba está participando da campanha nacional “Apae em Ação”, que recebe doações através de ligações e reverte o valor para a instituição da cidade de onde a pessoa liga. As doações podem ser feitas até o dia 29 de maio. Para doar R$ 5,00 - ligue 0500-4510005, R$ 10,00 - ligue 0500-4510010, R$ 20,00- ligue 0500-4510020 e acima de R$ 20,00 ligue - 3038-5585. No dia 21 de maio, das 11h às 16h, a TV Bandeirantes exibirá o Programa “Apae em Ação”, quando também poderão ser feitas as ligações.
A Apae de Ubatuba existe desde 1992 e atende 64 crianças. O valor que for recebido por meio das doações será usado principalmente para a construção do alicerce da nova sede. A Apae atende hoje em Ubatuba à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 228, Sumaré. (Fonte: PMU)
 

Atenção Estudantes Última Semana

Ubatuba - Vem ai o V Festival de Musica e Parodia Escola Tancredo
O tema é COPA DO MUNDO
Inscrições até dia 26 de Maio na escola .
Participem ! renilda.pereirasantos@hotmail.com

Semana de 26/05 à 01/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs -21:30 hs.

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Projeto
Quando crescer
Vou comprar um cavalo
Movido a capim
Com uma carroça de cigano
De madeira sem cupim
Pra viajar à vontade
Por esse mundo sem fim
Vou levar a namoradinha
Pra fazer cafuné em mim
E pra história ficar perfeita
Doravante sou Valentim
Um audaz aventureiro
Um intrépido espadachim.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

“QUEM TERÁ COMPETÊNCIA?”
Madeleine Albright, Secretária de Estado do Governo Clinton, admitiu não estar preparada para administrar a nova realidade apresentada por um mundo dominado por fanatismos religiosos e fundamentalismos.
Se alguém erguido na cúpula da diplomacia mundial e autora do desenvolvimento de processos relevantes, de paz e harmonia entre os povos, admite dificuldades para lidar com fundamentalismos, sectarismos e fanatismos, por considera-los semeadores do atraso e de perturbações sociais, que poderemos pensar e esperar daqueles que, sem a cultura, o espírito plural e o conhecimento da Sra. Secretária de Estado, querem administrar países, estados e municípios, com base em frases e conceitos tirados da Bíblia, do Al-Corão ou das doutrinas de Buda ou Confúcio?. Frases e conceitos escritos para outras sociedades, outros tempos e ambientes geográficos?. Um exemplo pode ser citado: “A procura da terra prometida”. Que terra será essa?. Quem a prometeu?.
Na trilha dessas idéias é preocupante a frase de Mahmoud Ahmedinejad, presidente do Irã a George W. Bush, presidente dos EUA:
“Nós acreditamos que um retorno aos ensinamentos dos divinos profetas é o único caminho que leva à salvação”.
Quais os profetas que estariam na mente dos redatores dessa carta?. Que tipo de salvação imaginaram?. A salvação que promete céus para uns poucos e infernos para os que não comungam com suas idéias?. Céus e infernos aqui, na Terra, ou na vida futura?.
Entre religião (Igreja, quaisquer que seja) e política (Estado) há uma contradição intrínseca. A religião orienta (ou deve orientar) o ser humano para o transcendente, para o relacionamento com o sobrenatural, para conquistar a felicidade após a morte. Envolvida pelo material, pela ambição do dinheiro e do poder, e pelos prazeres desvia-se de suas finalidades.
Já a política é responsável pela vida econômica, social, saúde, educação, trabalho, transporte, habitação e por suprir todas as necessidades matérias, intelectuais, físicas e psicológicas do ser humano, socialmente organizado. Quando uma domina a outra surge o conflito e o caos.
Observa-se, neste momento histórico, fanatismos religiosos, com características mafiosas, dificultando administrações públicas, com eles envolvidas, por se encontrarem, os ocupantes do poder, despreparadas, intelectual e sociologicamente, para lidar com pastores, apóstolos, profetas, aiatolás e franquias. Esses líderes estão preocupados com, dízimos, casa de luxo para eles morarem, carros importados, fazendas, apartamentos, ações em fábricas, canais de TV, emissoras de rádio, contas em paraísos fiscais, etc.... . A salvação das almas é disfarce necessário. Dominados por fanatismos, esquecem, os agentes políticos, o dispositivo constitucional que, sabiamente, exige a separação entre Igreja e Estado e que, no seu Artigo 19 determina:
“E vedado à UNIÃO, aos ESTADOS, ao DISTRITO FEDERAL e aos MUNICÍPIOS:
I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles e seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público”.
O desrespeito, aos princípios constitucionais, gera conflitos sociais, injustiças, arbitrariedades e perda de respeito para com os ocupantes do poder. Infelizmente, nossa sociedade não lhes cobra esse respeito, se comporta, ante os abusos, como alienada e aceita, seus insultos, “bovinamente mansa”. A fotografia publicada, pela Folha de São Paulo, do Presidente Lula reunido com a chamada “Bancada Evangélica” é prova cabal dessa alienação e tolerância da sociedade brasileira com os abusos dos homens no Poder.(Folha A 10 de 23 de maio de 2006).
Extraordinário observar que algumas dessas supostas igrejas, modernas ou “modernosas”, apresentam-se como evangélicas ou cristãs e não se dão ao luxo, nem aparentemente, de respeitar os princípios fundamentais do “Cristianismo” que, ditados a Moisés, no Monte Sinai, foram por Cristo simplificados: “Amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Se entrarmos no detalhamento perceberemos que: NÃO FURTARÁS, não existe para eles. Como explicar as malas de dinheiro, os helicópteros, os compromissos de campanha, os escândalos atribuídos ao Bispo Rodrigues e de tantos outros de menor peso, volume e divulgação?. Nem por isso, menos perniciosos e desmoralizadores da Religião e da Política.
NÃO LEVANTARÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA TEU PRÓXIMO. Esse preceito não faz parte do código, desses autodenominados evangélicos.
Madeleine Albright tinha razão. É difícil administrar fundamentalismos religiosos misturados com política quando, os integrantes da religião no respeitam os princípios básicos de seu suposto credo e usam, a religião, para conseguir cargos, mordomias, privilégios e, até, para perseguir aqueles que tem cargos efetivos e não comungam com suas idéias; e, os agentes políticos, não cumprem a Constituição do País e não observam a moral e a ética.
Ocorrendo semelhanças, do que acima relatamos, com o que se passa em Ubatuba, será mera coincidência. Caso fenômenos semelhantes estejam ocorrendo seria oportuno um grito de alerta: ACORDA UBATUBA!. Evidentemente ótimo seria, para todos nós, dominassem, em Ubatuba, as idéias de Madeleine Albright e todos respeitássemos o pluralismo político, religioso, de origem, de idéias da nossa sociedade local e, esta, fosse mais cidadã, na defesa de seus direitos.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

SuperSurf em Maresias  ©Celso Moraes

SuperSurf em Maresias
©©Celso Moraes

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor