Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 31 de Maio de 2006 - Nº 1534 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras Arabi

Região
Prefeito Juan ministra palestra para os alunos do UNIMÓDULO

Caraguatatuba
Homem é morto a tiros em Caraguá
Caraguatatuba realiza censo de deficientes
Caraguá dá 5 anos para quitar dívida
TCE paralisa licitação de obra viária
Caraguá traz exposição da USP na Semana do Meio Ambiente
Caraguá fará Leilões de imóveis
Definidas as dozes equipes que disputarão a final do Torneio de Truco em Caraguá
Caraguá participa da Campanha Nacional de Multivacinação no dia 10
Vereador Kazon solicita ao Prefeito Aguilar melhorias Para OS bairros Casa Branca E Olaria
Projeto “Não à Hipertensão e Diabetes” ganha UTI Móvel
Atleta de Caraguá fica em 8º nos 10km da Nike
Aurimar leva urbanização ao Juqueriquerê
Toninho Caroba toma posse na Câmara

Ilhabela
Morre a caçula da família Schurmann
Ilhabela Recebe o Primeiro Centro Itinerante de Informações Turísticas Móvel do Brasil

São Sebastião
Marcelo Mattos volta à Câmara e alega que prisão foi “armação”
Wagner Teixeira denuncia “obra irregular” em Maresias
Sucen destaca trabalho de combate à dengue da Secretaria de Saúde de São Sebastião
São Sebastião participa do Dia Mundial Sem Tabaco
Pais devem levar a carteirinha na Campanha Nacional de Multivacinação
Prefeitura promove reunião comunitária na Baleia Verde
PH passa o dia na Topolândia e constata irregularidades


Ubatuba
Ubatuba une-se ao mundo para o Dia Mundial de Oração
Ubatuba poderá ter sistema de câmeras de monitoramento
Ubatuba no Ironman Lanzarote
Justiça dá sentença favorável à Prefeitura com relação à Praça Bip
A Juíza Mônica Di Stasi julgou improcedente a ação popular que culminou na proibição de obras no local
Prefeitura de Ubatuba inaugura unidade base da Casa do Brinquedo
Ubatubenses poderão adotar árvores no Dia do Meio Ambiente
Prefeitura capacita fiscais para atuação em campo
Ubatuba terá palestra sobre Acessibilidade
Centros de Educação Infantil de Ubatuba começam a funcionar dia 1º de junho
Prefeitura atende 700 pessoas com o Projeto Ação Ubatuba
Campanha do Agasalho 2006
Apae de Ubatuba participa de campanha para receber doações


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Prefeito Juan ministra palestra para os alunos do UNIMÓDULO

Litoral Norte - Estudantes do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO refletiram sobre a ocupação do território caiçara, em palestra do prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia, na última sexta-feira, 26, no auditório Angelo Fonseca Nogueira.
Juan foi o convidado para proferir palestra no programa de aulas da disciplina Inserção Regional Caracterização do Litoral Norte, coordenado pela Profa. Ms. Rosângela Dias Ressureição. Participou ainda a arquiteta responsável pelo Programa de Congelamento de Núcleos, Cláudia Lima Pereira de Castro.
O prefeito abriu a palestra apresentando um vídeo de aproximadamente cinco minutos sobre os objetivos do programa de congelamento de núcleos e das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social).
O programa já congelou 41 áreas e 21 mil residências com assentamento precário na cidade em diversos bairros das Costa Norte e Sul, com o objetivo de impedir o crescimento desordenado nas encostas. Já as Zeis foram criadas solucionar o problema da ocupação irregular e da ausência do Estado em áreas precárias, carentes de infra-estrutura urbana e equipamentos públicos de interesse social. A Lei, segundo o prefeito Juan, permite regularizar áreas em grande parte das comunidades carentes.
O prefeito explanou questões diretamente ligadas ao programa de congelamento dos núcleos, como disk denúncias, autuações, demolições, audiências públicas, indenizações, exclusão social, meio ambiente, moradias populares, leis, entre outros.
Ao final da palestra, os estudantes puderam debater com o prefeito sobre diversas situações ligadas à ocupação irregular e suas conseqüências no Litoral Norte.
"Em nossa disciplina ao longo do semestre temos refletido sobre temas que de uma foram direta ou indireta trarão impactos em nossa cultura e em nosso modo de vida", explicou a coordenadora do curso de História, Rosângela Dias Ressurreição. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Homem é morto a tiros em Caraguá

Caraguatatuba - Ari Carlos dos Santos, 30 anos, foi morto a tiros anteontem no bairro do Poiares, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Civil, Santos morava no bairro do Tinga e estava na casa de José Carlos Pires quando foi assassinado. Em seu depoimento à polícia, Pires contou que Santos, após tomar um banho, foi ao quintal onde teria discutido com outra pessoa. Ele disse que ouviu apenas as vozes e depois os tiros. Ele afirmou ainda que quando chegou ao quintal já encontrou Santos sem vida. Até ontem, a Polícia Civil não tinha pistas sobre o autor dos disparos. O crime está sendo investigado pelo delegado Wanderley Fernandes Martins. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguatatuba realiza censo de deficientes

Caraguatatuba - A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Caraguatatuba lança amanhã um projeto para identificar na cidade a quantidade e condições de atendimento de pessoas portadoras de deficiência. O levantamento de dados deve contar com o apoio da prefeitura, da OAB e da igreja católica. Com isso, segundo a presidente da Apae, Madalena Fachini, será possível buscar junto aos órgãos públicos, especialmente de saúde e assistência social, melhor atendimento e cobertura aos portadores e suas famílias. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá dá 5 anos para quitar dívida

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba informou ontem que existem 50 mil processos de execução por atraso no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Por falta de pagamento, 300 imóveis deverão ir a leilão entre os meses de junho e julho.
A procuradora fiscal do município, Eliane Inês Santos, afirmou que a prefeitura decidiu ampliar em até 60 meses o prazo para quitação dos débitos. Antes, o prazo era de até 36 meses. Eliane disse que até mesmo os contribuintes cujos imóveis estão prestes a serem leiloados poderão quitar seus impostos em atraso e evitar o leilão de suas casas ou terrenos.
As 50 mil execuções se referem a débitos entre 93 e 2003. Os 300 imóveis que serão leiloados, possuem débitos não quitados entre 99 e 2000. O índice de inadimplência no município é de 25%. Eliane disse que os munícipes podem obter maiores informações sobre a quitação de impostos em atraso pelos telefones (12) 3897-8182 e 3897-81412. (Fonte: ValeParaibano)

TCE paralisa licitação de obra viária

Caraguatatuba - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspendeu a licitação de R$ 8,5 milhões aberta pela prefeitura local para obras de duplicação de um trecho de 4,4 quilômetros da avenida Geraldo Nogueira da Silva, entre as praias da Lagoa e Fleixeiras, na região sul.
O cancelamento da licitação ocorreu após uma das empresas interessadas em participar da obra, a Construtora e Encorporadora Tanmzg, de Cubatão, apontar supostas irregularidades no processo aberto pela prefeitura. Cerca de 20 empresas participavam da licitação. A empresa vencedora seria divulgada nesta quarta-feira.
A prefeitura informou ontem que, atendendo as determinações do TCE, suspendeu a licitação. As irregularidades serão corrigidas e um novo prazo será concedido as empresas interessadas em participar da licitação.
As obras de pavimentação, ciclovia, calçadão e drenagem, previstas para serem concluídas em dezembro, deverão atrasar de dois a três meses. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá traz exposição da USP na Semana do Meio Ambiente
A programação que vai de 5 a 9 de junho, inclui peças teatrais, filmes, trilhas, visita a ETE e a exposição dos alunos do curso de Oceanografia da USP-SP, sobre animais marinhos do projeto “Descobrindo o Mar”.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal preparou programação para a Semana do Meio Ambiente visando promover a educação ambiental e a conscientização da população do município, por meio de exposições, visita à Estação de Tratamento de Esgoto, trilhas no Parque Estadual e outras atividades.
A abertura oficial acontece na segunda, dia 5 de junho, no Teatro Municipal Mário Covas, com apresentação de duas peças teatrais para alunos da educação infantil, exibição de filme sobre preservação ambiental e abordagem final com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano. As atividades serão divididas em dois períodos, pela manhã, com início às 9 horas e à tarde, a partir das 14 horas.
Na terça, 6, a Secretaria acompanhará um grupo de estudantes na visita à ETE(Estação de Tratamento de Esgoto) do Indaiá, a partir das 9 horas.
Na quarta-feira, 7, alunos da EMEF Profa. Antônia Antunes Arouca farão uma trilha ecológica no Parque Estadual da Serra do Mar - Unidade de Caraguatatuba, às 9 horas.
Na quinta, 8, o destaque vai para a exposição dos alunos do curso de Oceanografia da USP-SP, sobre animais marinhos, do projeto “Descobrindo o Mar”, na EMEF profa. Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu, das 8 às 17 horas.
Na sexta, 9, a mesma exposição acontece na EMEI/EMEF Prof. Jorge Passos, no Jaraguazinho, das 8 às 17 horas. (Fonte: PMC)

Caraguá fará Leilões de imóveis
Ainda há tempo de acertar os débitos. Quem foi comunicado sobre o leilão e quiser negociar com a Prefeitura, deve procurar o setor de Dívida Ativa. O pagamento pode ser feito à vista ou em parcelamentos de até 60 meses.

Caraguatatuba - Os contribuintes de IPTU-Imposto Predial e Territorial Urbano, em Caraguá, com dívidas na Prefeitura, estão sendo comunicados sobre os leilões que serão realizados nos meses de junho e julho.
Na lista dos leilões estão residências e lotes com ou sem construção. Os proprietários comunicados sobre os leilões ainda podem recorrer. Os editais estão afixados no Fórum, onde a lista dos imóveis e as datas dos leilões podem ser confirmadas pelos contribuintes.
Os leilões estão programados para diversas datas dos meses de junho e julho. Segundo a procuradora fiscal, Dra. Eliane Inês Santos, ainda está em tempo de negociar. “Quem foi comunicado sobre o leilão e quiser negociar, deve procurar o setor de Dívida Ativa pois ainda há tempo de acertar os débitos”.
A Procuradora informou que o pagamento poderá ser efetuado à vista ou em parcelamentos de até 60 meses. Se for pago à vista, o leilão e o processo são extintos, se o pagamento for parcelado, o processo será suspenso temporariamente. (Fonte: PMC)

Definidas as dozes equipes que disputarão a final do Torneio de Truco em Caraguá
No dia 3 de julho a dupla vencedora será premiada com troféus e duas bicicletas. Os segundos colocados receberão troféus

Caraguatatuba - A final do 3º Torneio Municipal de Truco já tem data marcada: dia 3 de julho, às 11h, no Esporte Clube Indaiá. No sábado, dia 27, mais quatro equipes foram classificadas para disputar a grande final da competição.
O bar do Jarrão foi cenário da disputa que reuniu competidores representando a região central do município. Foram classificadas as duplas Sérgio e Otávio, George e José Carlos, Paulo e Clodoaldo e Marcelo e Mamai.
Composto por três etapas, o torneio já classificou as duplas Douglas e Enok, Antônio e José, Altamiro e Robeto e Francisco e Cícero representando a região Norte. A região Sul será representada pelas duplas Wagner e Barros, Alexsander e Marcelo, Valdir e Hélio e Wagner e Almir.
Organizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), o torneio premiará a dupla vencedora com troféus e duas bicicletas, lembrando que o segunda colocada da competição também receberá troféu.
A final acontece no dia 3 de junho, às 11h, no E. C. Indaiá. O Torneio Municipal de Truco tem o apoio da Cerveja Belco e Linorte Distribuidora.
Mais informações pelos telefones 3888-4110 ou 3887-1165 no setor de Recreação, com Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Caraguá participa da Campanha Nacional de Multivacinação no dia 10
A campanha irá atender a população no sábado, 10, das 8h às 17 horas, em unidades de saúde e algumas escolas do município, com vacinação contra Poliomielite e outras.

Caraguatatuba - Caraguá participa da primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação no dia 10 de junho. Estarão disponíveis neste dia, a vacina contra poliomielite para crianças de 0 a 5 anos, e para crianças com atraso na vacina Tetra - contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Haemophilus B, Tuberculose, e a SCR –contra Sarampo, Caxumba e Rubéola).
A coordenação da campanha é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. A população poderá ser atendida nas três regiões. As equipes atenderão das 8 às 17 horas.
No Comando Sul, a vacinação será oferecida a todos, nos bairros Perequê Mirim (UBS), Pegorelli (EMEF Massako Sone), Porto Novo (CIEFI Profa. Maria Aparecida Ujio) e no Morro do Algodão (UBS).
No Comando Centro, a vacinação ocorrerá na UBS do Centro, UBS do Jaraguazinho, EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, PSF do Tinga, e CEI do Rio do Ouro.
No Comando Norte, a campanha acontece no PSF do Massaguaçu, no PSF do Jardim Casa Branca, na USF do Olaria, no PACS do Jetuba, e UBS da Tabatinga.
É importantes levar a carteirinha de vacinação da criança. Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3897-2164. (Fonte: PMC)

Vereador Kazon solicita ao Prefeito Aguilar melhorias Para OS bairros Casa Branca E Olaria

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon(PL), em audiência com o senhor Prefeito José Pereira de Aguilar, solicitou algumas melhorias para OS bairros Casa Branca e Olaria e sugeriu que else fossem até OS bairros pessoalmente para uma visita e o Prefeito aceitou o convite do Vereador kazon.
Durante a visita aos bairros, que ocorreu na semana passada, o Prefeito Aguilar e o Vereador kazon definiram a colocação de 2 postes para extensão DA rede elétrica DA Rua Emiliano Campedelli e também a colocação de mais 5 luminárias para melhorar a segurança das pessoas que residem naquele local.
O Prefeito Aguilar determinou também, de imediato, a construção de uma Ponte estreita sobre o córrego que já foi canalizado e que divide OS dois bairros. A Ponte também será iluminada e servirá apenas para a passagem de pedestres e bicicletas, atendendo aqueles que necessitam se dirigir ao outro bairro, facilitando assim a vida dos alunos que estudam na escola do bairro, pois com a construção desta Ponte else não precisam mais ir até a rodovia para chegar até a escola, deixando assim seus familiares mais tranquilos. “Será uma tranqüilidade para todos, principalmente para OS alunos, pois terão maior proteção e segurança. Depois que a Ponte ficar pronta OS moradores não terão mais que ir até a rodovia para chegar até o outro bairro, além do que, a Ponte será iluminada garantindo maior segurança. Acho que conseguimos algumas benfeitorias justas para o bairro e quero agradecer mais uma vez a atenção do prefeito Aguilar”, comenta o Kazon. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Projeto “Não à Hipertensão e Diabetes” ganha UTI Móvel
Os resultados e benefícios podem ser confirmados nos números. De acordo com a coordenadora do Projeto “Não à Hipertensão e Diabetes”, 40% dos participantes já saiu do quadro de hipertensão.

Caraguatatuba - O CIASE-Centro Integrado de Atendimento Sócio Educativo, em Caraguá, inovou no atendimento à Terceira Idade com a parceria firmada com a Clínica de Ambulância Móvel Miller, que disponibiliza uma UTI Móvel a cada quinze dias para prestar atendimento aos alunos do projeto “Não à Hipertensão e à Diabetes”.
A UTI Móvel oferece ao grupo de 80 alunos, em sua maioria idosos, atendimento em aferição de pressão, medição de glicemia e outros, sob a coordenação do médico Dr. Aluísio Millen, que conta com o apoio do enfermeiro Alessandro Veloso.
Para a coordenadora do projeto aplicado pelos estudantes de Educação Física do Centro Universitário UNIMÓDULO, a parceria com a Miller está sendo de grande importância tanto para a comunidade quanto para os alunos. “Esses exames dão maior garantia e credibilidade para a pesquisa dos alunos, já que eles trabalham em cima de dados passados pelo médico”, explicou.
A comunidade ganha por contar com o respaldo médico de exames como o de Glicemia, nem sempre disponível nas Unidades de Saúde, e o controle da pressão arterial, oferecido com frequência aos idosos. “Os resultados dos exames são usados como referência para o trabalho, assim podemos ter a certeza de que o projeto está dando resultados aos participantes”.
Os resultados e benefícios podem ser confirmados pelos números. De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física e do Projeto “Não à Hipertensão e Diabetes”, Profa. Milene de Oliveira Bastos, 40% dos participantes já saiu do quadro de hipertensão, mas continuam fazendo as atividades físicas no CIASE visando manter os resultados obtidos e o bem estar.
O CIASE tem vagas para as aulas do projeto “Não à hipertensão e à Diabetes” , para participar basta ser hipertenso ou diabético, independente da idade. Mais informações 3887-9431.
CIASE oferece workshop a profissionais de Educação Física - Profissionais de Educação Física, estudantes e comunidade poderão participar do Workshop “Recreção para a Terceira Idade, Crianças e Adolescentes”, com o Professor Luiz Paulo, diretor de Esportes da Prefeitura de São Sebastião, ex-aluno do Centro Universitário UNIMÓDULO.
O objetivo do workshop é ensinar maneiras de utilizar materiais alternativos para a recreação com idosos, adolescentes e crianças. Para os estudantes, o workshop valerá horas acadêmicas científicas culturais.
O workshop vai acontecer no dia 17 de junho. Informações pelo telefone 3887-9431. (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá fica em 8º nos 10km da Nike
No dia 11 de junho, Roselaine participará dos “6km de Paraibuna”, sendo 4km de estrada e 2km de trilha

Caraguatatuba - Mais uma vez a atleta da equipe de atletismo da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Roselaine Souza Silva representou bem o município em uma competição que envolveu cerca de 6.600 atletas. A atleta participou do “Bowerman 10Km Nike”, prova que homenageou Bill Bowerman, co-fundador da Nike. No evento que aconteceu no domingo, dia 28, Roselaine foi a 8ª colocada entre as 1.336 competidoras de sua categoria(que premiou as 5 primeiras colocadas).
“Mantive o meu ritmo normal na competição e fiquei à frente do pelotão, tinha muita gente boa, aí ficou difícil de vencer, mas mesmo assim cheguei à frente de muitos que estavam na equipe da Elite. Desde o início eu disse que participar dessa prova e ficar entre as 10 primeiras já seria uma vitória. Me sinto vitoriosa”, disse Rose.
Na categoria geral, com a participação dos 6600 atletas, Roselaine ficou em 225º lugar, incluindo homem e mulher. De acordo com a atleta seu tempo também melhorou na competição. “Antes, o percurso de 10 km eu fazia em um tempo de 42 minutos, nesta prova consegui 39minutos e 13 segundos, isso significa que já posso sair da minha atual categoria que é 25/29 anos e competir na Elite.
Com o apoio Madeireira Getuba, Fran Games, Brinquedos e Presentes e Academia Stúdio Personal e da SEDUC (Secretaria da Educação), a atleta participará no dia 11 de julho dos 6km de Paraibuna. A competição será composta por 4km de estrada e 2km de trilha. (Fonte: PMC)

Aurimar leva urbanização ao Juqueriquerê
Prefeito Aguilar atende Requerimento do Vereador sobre o assunto

Caraguatatuba - A orla do rio Juqueriquerê, um dos mais importantes de Caraguatatuba terá urbanização e iluminação, graças a luta do Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba. O Parlamentar elaborou Requerimento e recebeu como resposta que a obra deverá iniciar ainda este mês.
O rio Juqueriquerê tem mais de 10 quilometros de comprimento e corta aproximadamente 4 bairros de Caraguatatuba, sendo uma importante via de acesso para os pescadores da zona sul, bem como para futuros projetos turísticos e de transporte. Periodicamente o rio recebe dessassoreamento, mas as constantes chuvas derrubam suas margens, trazendo alagamentos e redução de seu calado.
Com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população que vive às margens do Juqueriquerê, bem a própria imagem do rio, o Vereador Aurimar Mansano elaborou Requerimento de nº 008/2006, pedindo informações ao Executivo sobre a possibilidade de realizar, no trecho que vai do Morro do Algodão até a entrada da Ilha Morena, obras de urbanização da orla, bem como iluminação pública.
Com isso o local se transformaria, de uma simples margem fluvial, para um ponto de encontro, de lazer e até prática esportiva para jovens, crianças e idosos, através da caminhada.
O Executivo respondeu ao Vereador que é intenção da atual administração realizar obras de urbanização no local e que as mesmas já foram licitadas e deverão ter início ainda este mês de maio. Não foi informados o valor, prazo e tamanho da obra.
Aurimar mostra-se contente, visto que a zona sul é seu reduto eleitoral. "Aos poucos vamos mudando a cara da cidade. Seja na área da Saúde, seja na Educação ou Segurança Pública e até em termos de infra-estrutura, como esta obra. Estamos trabalhando para que a zona sul seja um local onde seja gostoso de se viver", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Toninho Caroba toma posse na Câmara
O suplente já tomou posse no lugar de Germino de Souza, afastado por problemas médicos

Caraguatatuba - O Vereador Antonio Estevam de Matos - Toninho Caroba (PSDC), tomou posse na tarde desta terça-feira, dia 23 de maio, no lugar do Vereador Germino de Souza (PPS), afastado devido ao atentado sofrido em 12 de maio. Caroba assume o cargo pela sexta vez desde 2001, sendo a primeira vez este ano, bem como é o 4º suplente a tomar posse nesta gestão até o momento.
Antonio Estevam de Matos é caiçara nato, nascido em Caraguatatuba, de família de pescadores estabelecida na cidade e na praia de Massaguaçu há 180 anos. Conhecido como Toninho Caroba, o mais novo Vereador de Caraguatatuba é filho do finado pescador Pedro Estevam de Matos, falecido com 88 anos em 2005, até então o mais velho em atividade no município.
Toninho Caroba é casado e tem 2 filhos e está filiado ao PSDC. O Vereador assume no lugar de Germino de Souza (PPS), afastado por 15 dias devido ao atentado sofrido por ele em 12 de maio.
Para dirimir dúvidas, o apelido do novo Vereador, Caroba, é uma árvore usada comumente para a feitura de chá. Segundo o Edil, descasca-se a Caroba e coloca-se na água fervente para tomar como chá, que tem efeito calmante.
O Vereador diz que sempre é uma tarefa difícil assumir a função de Vereador, pois a cidade e principalmente os bairros da zona norte enfrentam novos problemas todos os dias, necessitando sempre da atuação e intermediação do Legislador para solucionar as questões.
Aliado a estes problemas, conseqüentemente vem os projetos do Parlamentar e dentre eles, está o pedido de apoio à Prefeitura para a realização da Festa de São Pedro - Padroeiro dos Pescadores - que acontece há 70 anos, no bairro do Massaguaçu. "Queremos o apoio de Aguilar para transformar esta festa num evento grandioso, que pudesse entrar no calendário oficial da cidade", disse.
Ao mesmo tempo o Vereador informa que desde o mês passado, assumiu como Presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha. "Estando eu agora como Vereador, a importância da presidência aumenta e em muito. Vamos sanar os problemas e melhorar ainda mais o cultivo e a imagem do Mexilhão em Caraguatatuba e no Litoral Norte", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Morre a caçula da família Schurmann
A marinheira Kat, 13 anos, da família conhecida pelas viagens ao redor do mundo, é cremada em São Paulo

Ilhabela - Morreu anteontem em São Paulo a velejadora Kat Schurmann, 13 anos, a integrante mais nova da Família Shurmann, conhecida internacionalmente pelas aventuras marítimas realizadas ao redor do mundo. Kat vivia em Ilhabela com a família há seis anos, quando os Schurmanns deixaram Santa Catarina para viver na ilha.
Kat, que morava no bairro do Perequê, deixou a ilha no domingo com seus pais adotivos, Vilfredo e Heloísa, para receber atendimento médico na capital. Bastante debilitada, os médicos fizeram de tudo para recuperá-la, mas ela não resistiu às complicações de saúde e morreu na madrugada de segunda-feira.
Kat foi cremada ontem, em cerimônia familiar realizada na capital. Suas cinzas serão levadas para a Nova Zelândia, onde estão enterrados seus pais biológicos, Robert e Jeanne, conforme promessa feita a eles pelos Schurmann quando adotaram a menina em 1995. No sábado, à 1h30, na capela São João, em Ilhabela, a família prestará homenagens à velejadora.
A família Schurmann informou que a menina era soropositiva desde que nasceu e que ela sempre lutou bravamente contra a doença, que havia vitimado seus pais biológicos. Kat sempre debateu a questão do preconceito, pedindo que as pessoas não julgassem as crianças que tinham qualquer limitação, porque ela sempre foi discriminada pelo seu tamanho e forma de caminhar. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela Recebe o Primeiro Centro Itinerante de Informações Turísticas Móvel do Brasil

Ilhabela - Ilhabela recebe nesta quinta-feira, 01 de junho, em Cerimônia de entrega, no Paço da Prefeitura Municipal, as 15h00, o Centro Itinerante de Informações Turísticas Móvel. Trata-se de um projeto pioneiro do Ministério do Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento.
O CITI Visa orientar turistas e interessados com informações precisas sobre atrativos turísticos, eventos e serviços oferecidos pelo município. Melhor divulgando e comercializando o destino turístico local.
Em dezembro de 2005, o Ministério do Turismo lançou o projeto dos CITIs em três cidades do Brasil, Ilhabela, João Pessoa e Ubatuba. No entanto, Ilhabela foi a primeira cidade a concluir todas as etapas exigidas pelo MTUR e Caixa Econômica Federal para a liberação dos recursos, tornado-se o projeto modelo para outras cidades do país.
As principais proposta do MTUR é oferecer um serviço de qualidade com conforto e comodidade ao turista que viaja pelo Brasil; padronizar e organizar as informações turísticas em cada um dos roteiros em território nacional; contribuir para a maior visibilidade internacional do turismo no país e apoiar e fomentar iniciativas locais de melhoria dos serviços e informações relativas ao turismo.
O veículo é equipado com 02 microcomputadores; 01 notebook; 01 equipamento multifuncional, impressora, scarnner e copiadora; rede wifi; 01 projetor multimídia; tela de projeção; sistema de som; 10 tendas para workshop e 01 tenda para atendimento.
De acordo com o secretario Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias, “com esse veículo, iremos dinamizar, tanto o setor de informações turísticas, como a divulgação do município, atraindo novos turistas, não só pela existência de belos pontos turísticos, mas pela infra-estrutura oferecida aos visitantes”.
Para o prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, este projeto vai dinamizar ainda mais o trabalho da Secretaria de Turismo. “A escolha por Ilhabela para o pioneirismo na implantação do Centro Itinerante de Informações Turísticas Móvel, vem demonstrar a credibilidade do Ministério do Turismo em nossa administração, e provar o profissionalismo com que Ilhabela vem tratando os assuntos desta pasta”, afirmou o prefeito. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Marcelo Mattos volta à Câmara e alega que prisão foi “armação”

São Sebastião - “Se cometi algum delito foi o de ser ingênuo. Fui vítima da minha boa fé”. Estas foram algumas das frases usadas em sua defesa pelo vereador Marcelo Mattos, no retorno à Tribuna da Câmara Municipal, na noite de ontem.
Mattos ficou preso 21 dias, acusado de tentativa de concussão (extorsão) contra o empresário Kramer Caldeira de Moura, no último dia 25 de abril. Disse ainda, sem citar nomes, que a sua prisão “tem cheiro de armação” e que, desde que denunciou “pressão” sofrida por parte da prefeito Juan Garcia “pes-soas” ligaram para ele avisando que iriam “manchar” seu nome.
O vereador afirmou que vai provar na Justiça e na Comissão de Ética do Legislativo que é inocente. Ele sustentou o que vem afirmando desde que foi preso em flagrante, alegando que foi à casa de Kramer Caldeira “apenas para explicar o requerimento que estava apresentando na oportunidade, pedindo explicações sobre as empresas Pedreira Krafer, Latina e Concretex,” que operam numa mesma área no bairro São Francisco.
Reafirmou ainda que seu chefe de Gabinete, Gilvan José da Silva, o acompanhou porque normalmente dirige o carro do vereador e deveria estar presente para “se necessário, dar informações técnicas” sobre o requerimento.
O vereador Mattos, a-liás, reapresentou o mesmo requerimento na sessão de ontem da Câmara (leia mais em Curtas).
Ele recordou que o trabalho já estava na pauta e seria apresentado exatamente no dia em que foi preso. “Se já estava na pauta, porque iria fazer algo (exigir propina) com o requerimento?”, indagou.
Mais uma vez sem citar nomes, afirmou que “pessoas estavam sabendo que dia 25 o requerimento ia entrar (para discussão no Legislativo) e a máscara iria cair”.
Marcelo especula que, também no dia de sua prisão, “quando souberam que podia passar (o requerimento), talvez contrataram Zégué (José Antonio Ferreira Filho, ex-assessor do Legislativo) e exigiram que fosse lá explicar”. Só que, na residência de Kramer, o vereador disse que “jogaram o envelope (de dinheiro) no colo de Zégué e não pude explicar nada”, porque ato contínuo os três receberam voz de prisão.
No final, Mattos insistiu que “o flagrante foi armado” para acabar com a sua imagem. Mas garantiu que já “tem uma carreira dentro do Legislativo” e insistiu: “Não vão me calar”. imp

Wagner Teixeira denuncia “obra irregular” em Maresias

São Sebastião - O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Wagner Teixeira, apresentou ontem no Legislativo uma denúncia de irregularidade em obra executada pela Prefeitura Municipal, em Maresias, na Costa Sul da cidade. Trata-se da construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto da Escola Municipal “Dulce Cesar Tavares”. O serviço foi executado pela empresa Hubner Comercial Ltda e custou aos cofres municipais R$ 149,5 mil. Teixeira afirmou ter feito levantamentos sobre a obra e desconfia da emissão de notas frias para a execução do serviço.
O que mais intrigou o vereador foi o endereço da Hubner, que consta no registro da empresa junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Segundo levantamento que apresentou, a empresa está estabele-cida na avenida Pietro Petri, 585, em Mairiporã, cidade da Grande São Paulo.
“Fomos verificar junto ao guia telefônico o número que consta deste endereço. Para nossa surpresa, neste local, cujo telefone é (11) 4486 – 5599, existe uma Delegacia de Polícia. Telefonamos para lá e confirmamos que se trata da Delegacia e, a pessoa que atendeu desconhecia a existência da empresa Hubner”, disse o presidente do Legislativo.
Na Tribuna da Câmara, Wagner Teixeira afirmou também ter estranhado a atividade da empresa que fez a obra. No registro consta que a atividade é para comércio de materiais de construção. “Não sei se esta empresa poderia realizar a obra”, disse o vereador, ao constatar que a Hubner tem como atividade o comércio de materiais de construção e não a construção de obras.
Como o custo total dos serviços foi inferior a R$ 150 mil, o vereador disse que a empresa executou a obra a convite da Prefeitura, sem ter participado de licitação. Por causa do horário em que foi feita a denúncia na Câmara Municipal, no período noturno, o Imprensa Livre tentou mas não conseguiu localizar representante da Prefeitura Municipal para comentar a denúncia.
Denúncias contra a Câmara - O presidente do Legislativo, Wagner Teixeira e o ex-presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, rebateram denúncias apresentadas , segundo as quais o Tribunal de Contas do Estado encontrou “notas falsas” de “empresas fantasmas” para justificar gastos dos vereadores em 2003.
Tanto Teixeira quanto Leopoldino classificaram as denúncias como “levianas” Adiantaram também que irão processar a publicação, que disseram estar “a serviço da Prefeitura”.
Apontaram que até o momento a Câmara Municipal de São Sebastião não recebeu qualquer comunicado “de quem quer que seja e muito menos do Tribunal de Contas, a respeito de irregularidades na administração do Legislativo”.
Disseram que o que foi definido como denúncia “não passa de apartados (indícios de irregularidades que o TC aponta para devida investigação)”. “Isso não significa que são irregularidades”, disseram, acrescentando que desafiam a indicação “de um Poder Público que não tenha apartado em Tribunal de Contas”.
Os vereadores afirmaram também que a publicação exagerou ao apontar os apartados que teriam sido feito pelo TC. “Falaram em notas frias e o que vemos é que não encontraram a empresa prestadora de serviço no endereço indicado por ela. Isso não é nota fria: a empresa pode ter mudado de endereço, como tantas outras o fazem. Nota fria é quando alguém emite uma nota por um serviço não executado.
Ou ainda quando manda-se fazer um bloco de notas com a mesma numeração de outro existente, para não pagar o fisco”, defenderam-se.
Especificamente sobre as contas da Câmara em 2003, denunciadas como irregulares, Marcos Leopoldino, presidente da Casa na época, disse que “já foram apresentados recursos no Tribunal e nenhuma nota fria foi apontada. São todas denúncias falsas e contra a mentira só o tempo”. imp

Sucen destaca trabalho de combate à dengue da Secretaria de Saúde de São Sebastião

São Sebastião - A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria Estadual de Saúde, enviou este mês um ofício ao secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, elogiando as ações de combate à dengue em São Sebastião. O documento é assinado pela diretora técnica de serviços da Sucen/SR-3, Dra. Celeste Cristina de Azevedo. “Informo que a equipe municipal de controle de vetores e de vigilância epidemiológica em relação à dengue vem trabalhando satisfatoriamente e em acordo com as orientações técnicas da Sucen. É um trabalho minucioso e dedicado, pois se fosse de outra forma o município de São Sebastião estaria em epidemia”, destacou a diretora.
Segundo ela, os casos que vêm acontecendo na cidade, principalmente, na Costa Sul, já eram esperados. “Lá se encontra o maior número de pessoas suscetíveis e casas fechadas. Mesmo assim estão sendo acompanhados e sistematizados adequadamente por sua equipe municipal”, relatou.
O secretário de Saúde, Dr. Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, disse que o parecer da Sucen referenda o trabalho realizado pelo município. “São mutirões, mais de 80 agentes atuando diariamente e equipes até nos finais de semana. Hoje, a situação está estabilizada, reflexo do trabalho sério que vem sendo feito”, concluiu Dr. Guilherme. São Sebastião registrou este ano 130 casos de dengue. (Fonte: PMSS)

São Sebastião participa do Dia Mundial Sem Tabaco

São Sebastião - O Dia Mundial Sem Tabaco será comemorado na próxima quarta-feira, 31 de maio. E a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Saúde, promete fazer um trabalho de conscientização sobre o tema em todas as Unidades de Saúde do Município. O Dia de luta, que neste ano tem como tema 'Profissionais de saúde no controle do tabaco'.
Em São Sebastião, os profissionais vão estar em todas as Unidades dando informações sobre como evitar o cigarro e suas principais conseqüências. Além de médicos, dentistas estarão fazendo um trabalho de prevenção do câncer bucal, um dos principais malefícios do tabagismo.
O Dia Mundial sem tabaco é um dia de luta e desde 1987 a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que os profissionais de saúde promovam eventos que sensibilizem a população para as doenças do tabaco.
As sessões são entremeadas com informações e depoimentos sobre os malefícios que o tabaco traz à saúde, os primeiros dias sem fumar, como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos após parar de fumar.
No Brasil, em 2004, mais de 200 mil pessoas morreram por conseqüências do tabaco. No mundo, este número foi de 5 milhões de pessoas.
Dez dicas para permanecer sem cigarros

1- Faça uma lista de objetos que gostaria de comprar de presente para você ou alguém. Ao lado de cada item escreva o custo em termos de maços de cigarro. Faça uma conta, em separado, do dinheiro que você não gasta com o cigarro;

2- Procure um dentista depois de parar de fumar e faça limpeza, para voltar a ter dentes brancos e brilhantes;

3- Comece um novo esporte ou aprenda a dançar. Consulte seu médico antes de fazer alguma mudança maior na sua atividade física. Aumente gradualmente o tempo e a intensidade dos exercícios físicos;

4- Procure novas atividades ou desenvolva as antigas de outra maneira;

5- Faça um estoque de leituras leves, palavras-cruzadas e outras coisas do gênero para ler durante seus intervalos de trabalho;

6- Aumente o tempo que passa em lugares onde não se pode fumar, como bibliotecas, ônibus, teatros, cinemas, lojas de departamentos etc, durante as primeiras semanas sem cigarros;

7- Reveja seu manual regularmente. Faça uma lista das dicas mais importantes para você. Carregue-a sempre e releia-a freqüentemente durante o primeiro mês após parar de fumar;

8- Finalmente, ajude um amigo a parar de fumar. Trocando com ele algumas das suas experiências. Tenha certeza, no entanto, de que seu amigo quer a sua ajuda. Algumas pessoas gostam de falar sobre como pararam de fumar, outras não. Deixe que outros saibam o bem-estar e quão orgulhoso você se sente agora que se tornou um ex-fumante de sucesso;

9- Anote o número do telefone do coordenador e de um companheiro do Programa na sua agenda;

10- Planeje uma grande comemoração para festejar os seus seis primeiros meses sem fumar.
(Fonte: PMSS)

Pais devem levar a carteirinha na Campanha Nacional de Multivacinação

São Sebastião - Os pais já podem separar a caderneta de vacinação de seus filhos, de até cinco anos, para que no próximo dia 10, eles recebam a gotinha no Posto de Saúde mais próximo de casa. Para atingir a todos os locais, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Sebastião vai mobilizar mais de 300 funcionários que estarão divididos nos Postos de Saúde da Família e Postos Volantes para a realização da primeira fase da Campanha Nacional de Multivacinação. No total serão 25 postos fixos e nove volantes.
O intuito da Sesau é atingir a meta municipal: 6633 crianças, que significam 74% de 8964 totais do Município. No ano passado, durante a primeira fase, 6.433 crianças foram vacinadas, representando uma cobertura de 96,08% do número estipulado pela Secretaria da Saúde, na primeira fase. Para atender a demanda municipal foram encomendadas mais de 11,5 mil doses da gotinha contra Paralisia Infantil, o alvo principal da campanha e mais as vacinas BCG, Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), Tríplice (Tétano, Coqueluche, Difteria) e Tetravalente (DPT, hemófilos), caso a criança esteja com vacinas atrasadas, mantém a carteirinha atualizada. Segundo a Diretora do Departamento de Controle de Doenças e Programas, Márcia Saavedra de Souza Monteiro, é importante que os pais levem as crianças para vacinar para que estas produzam anticorpos no organismo contra as doenças.“É uma forma de erradicar essas doenças no país”. Caso os pais tenham perdido a carteirinha de vacinação, a diretora garante que a criança pode tomar a gotinha, quantas vezes quiser, e procurar o posto em que foi vacinado a primeira vez, já que este guarda uma cópia. “Mesmo que a criança tenha tomado a gotinha esta semana, recomendamos que ela também vá no sábado, dia da campanha. Não faz mal nenhum.” Márcia acrescenta também, que mesmo no dia, a criança estiver tendo náuseas, é recomendado levar para tomar a gotinha.
Confira os locais de vacinação:

 

Posto

Horário

PF - PSF Jaraguá

8h às 17h

PV – Limeira

8h às 17h

PF – Centro Comunitário do Jaraguá

8h às 17h

PF – PSF do Canto do Mar

8h às 17h

PF – UBS Morro do Abrigo

8h às 17h

PV – Cigarras (Capela)

13h às 16h

PF – EEPG Nair Ferreira Neves (São Francisco)

8h às 17h

PF – PSF Pontal da Cruz

8h às 17h

PF – Centro de Saúde

8h às 17h

PV - Topovaradouro

8h às 11h

PV – Praia Preta

12h às 14h30

PV – Praia Grande

15h às 17h

PF – PSF Olaria

8h às 17h

PF – UBS Topolândia

8h às 17h

PF – PSF Itatinga I

8h às 17h

PF – PSF Itatinga II

8h às 17h

PF – PSF Barequeçaba

8h às 17h

PV – Guaecá

12h às 14h30

PV – Toque-Toque Grande

15h às 17h

PV – Calhetas

PF – PSF Maresias

8h às 17h

PV - Toque-Toque Pequeno

8h às 11h

PV – Santiago

12h às 14h30

PV – Paúba

15h às 17h

PF – EM Prof. Dulce César Tavares

8h às 17h

PF – Igreja Evangélica C. C/ Deus

8h às 17h

PF – PSF Boiçucanga

8h às 17h

PV – Bar Tião Vaca

8h as 12h

PV – Rio/Cascalho

12h30 às 17h

PF – EEPG. Guiomar - Boiçucanga

8h as 12h

PF – PSF Camburi

8h às 17h

PF – Es. Sertão Camburi

8h às 17h

PV – Piavú/ Areão/ Estrada do Cacau

8h às 16h

PF – PSF – Barra do Sahy

8h às 17h

PV – Baleia

10h30 às 12h

PV – Baleia Verde

13h30 às 16h

PV – Praia Preta

13h30 às 16h

PF – PSF Juqueí

8h às 17h

PF – PSF Barra do Una

8h às 17h

PV – Escola Faz. Abras do Una

8h às 10h

PV – Bar Jurubeba

10h15

PV – V. Mineira

10h40

PV – Sítio Velho

13h

PV – Zé Mineiro

15h

PV – Esc. Juréia, Bezerra

15h30

PF – PSF Boracéia

8h às 17h

PF – Reserva Indígena

8h às 17h

 
(Fonte: PMSS)

Prefeitura promove reunião comunitária na Baleia Verde

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Governo, promove na próxima quinta-feira, 1º de junho, às 18h, uma reunião comunitária no bairro da Baleia Verde, Costa Sul da cidade.
E o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e seu secretariado, vão falar sobre diversos assuntos como o aterro de lixo, a pavimentação de ruas e o sistema de esgoto, além da questão dos núcleos congelados.
Mas os moradores poderão tirar dúvidas sobre diversos assuntos, como IPTU, coleta seletiva de lixo, fiscalização de comércio ambulante, sistema de transporte coletivo, entre outros.
As reuniões comunitárias prosseguem em 2006, com um novo rodízio por todos os bairros da cidade, nas Costas Norte e Sul, além do centro da cidade. (Fonte: PMSS)

PH passa o dia na Topolândia e constata irregularidades

São Sebastião - O vice-prefeito de São Sebastião, Paulo Henrique Santana (PDT), visitou nesta segunda-feira, o bairro da Topolândia.
A intenção, segundo PH, é de “fiscalizar o uso do dinheiro público, bem como, prestar contas à população sobre o seu trabalho frente à vice-prefeitura do município”.
Foram visitadas as escolas municipais profª. Iraydes Lobo Vianna do Rego, profª. Verena de Oliveira Dória, Centro Comunitário da Topolândia e o CIP (Centro Integrado Profissionalizante).
Santana também acompanhou o andamento das obras de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro. Estas custarão aos cofres públicos R$ 1.907.703,29, de acordo com a placa de informações situada no local.
Para PH, deveria haver na placa a previsão de entrega da obra. “Não há especificação alguma indicando quando será entregue esta UBS ao morador”, lembrou.
Apesar de não haver informações ao munícipe, o encarregado da obra, Davi Gomes da Silva, informou que o prazo de entrega seria de aproximadamente 10 meses.
Irregularidades - O vice-prefeito encontrou irregularidades no CIP da Topolândia, como por exemplo, a falta de extintores, o que causaria, segundo ele, um perigo enorme tanto para os alunos como para os funcionários.
“A colocação de extintores requer urgência, pois em um ambiente em que se manipulam computadores, pode ocorrer curto-circuitos”, analisou.
PH constatou também a ausência de saída para a coifa na cozinha industrial do CIP, além da falta de extintor. “No local há a coifa, no entanto, não funciona”, argumentou.
Galeria entupida - PH também esteve na Rua Santiago (altura do número 373), na Topolândia, acompanhando um problema que vem ocorrendo desde as últimas chuvas ocorridas na região. “A galeria de águas fluviais está totalmente entupida e o problema não foi sanado, conforme foi anunciado na imprensa local”, disse PH. Ele também encaminhará ofício ao Major Perini, solicitando a ativação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) na Costa Sul do município, bem como a possibilidade do funcionamento de uma feira livre na Rua Antonio Pereira, na Topolândia. (Fonte: Assessoria de Comunicação Vice-prefeito de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Agito

 

Ubatuba une-se ao mundo para o Dia Mundial de Oração

Ubatuba - Os cristãos de todo o mundo estarão unidas no próximo domingo, 4 de junho, para o Dia Mundial de Oração. Os organizadores estimam que aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo estarão orando e buscando ao Senhor.
A organização pretende mobilizar os mais de cinco mil municípios brasileiros a se unirem ao mundo inteiro em oração para pedir uma nuvem de glória sobre todo o globo terrestre.
Em Ubatuba, a mobilização acontecerá das 13h às 17h na praça BIP (praça da feira), com organização do Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba.
“Este evento é para todas as denominações que acreditam que a oração pode mudar o mundo. Convidamos a população de Ubatuba para estar conosco nesse movimento mundial de Unidade em Louvor e Oração”, disse Alexandre Nunes, presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba.
Histórico - O ovimento internacional de oração começou na cidade do Cabo, na África do Sul, em 2001, quando cerca de 45 mil pessoas se reuniram para orar pelo país, para buscar a Deus e pedir perdão pelos pecados. Em 2002 o movimento cresceu e se espalhou por diversas cidades africanas. A visão da transformação se tornou um incêndio em 2003 que cruzou do leste ao oeste do continente africano.
Em 2004 o movimento cruzou as fronteiras do Continente Africano – 56 países de diferentes continentes se juntaram para buscar a face de Deus e se humilharam diante dele.
Em maio de 2005, 156 países participaram deste movimento, unindo-se em arrependimento, jejum e oração pelo seu país e pelo mundo; estima-se que 220 milhões de cristãos oraram desde o amanhecer no leste até o por-do-sol no oeste.
O Brasil aderiu o movimento no ano de 2005, quando cristãos de várias igrejas e denominações evangélicas se revezaram em oração, transformando o evento em um verdadeiro “incêndio” de fé. Centenas de cristãos clamaram pela cura da nossa nação em todo país.
O movimento não tem bandeira de nenhuma igreja ou denominação, nem cor política ou partidária, racial ou de classe social. JESUS deve ser o único a brilhar. Possui o apoio nacional e internacional.
Dia Mundial de Adoração e Louvor
Na segunda-feira, 5 acontece o Dia Mundial de Adoração e Louvor. Este dia começa às 18h de segunda e termina às 18h de terça-feira, 6, em cada fuso horário mundial.
A igreja estará reunida para uma manifestação visível de unidade do corpo de Cristo global num nível que nunca antes demosntrada.
Em Ubatuba, o Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba faz a celebração no Camping Igawa, no Itaguá, das 19h30 às 2h do dia 6.
(Fonte: Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba)

Ubatuba poderá ter sistema de câmeras de monitoramento

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Segurança Pública, realizou nesta última segunda-feira, 29, no prédio da Secretaria de Educação, uma reunião com o intuito de discutir com os comerciantes a questão da segurança pública no município.
A Prefeitura convidou todos os comerciantes do centro da cidade para que participassem e pudessem discutir sobre a possibilidade da instalação de câmeras de monitoramento para aumentar a segurança no centro comercial de Ubatuba.
A principio, a reunião contou com uma explanação do diretor tecnológico da empresa ‘Directiva Tecnologia’- especializada em projetos de segurança, Edson Tadeu dos Santos, que explicou a forma de funcionamento e todos os benefícios em uma cidade ter o sistema de câmeras de monitoramento.
Segundo o diretor, a maior preocupação da população hoje, é com a questão de desemprego e com a segurança. “Essas câmeras de vigilância são usadas no mundo inteiro e de acordo com os nossos dados, o monitoramento reduziu em um total de cerca de 90% à assuntos ligados com problemas de segurança”.
Edson acredita que o monitoramento beneficiará também na questão do marketing para a cidade. “Como as imagens serão em tempo real, o sistema acabará fazendo propaganda dos estabelecimentos monitorados”.
O intuito da explanação foi sensibilizar os comerciantes para que percebessem o “quanto útil é esse sistema”. A idéia é colocar primeiro no centro da cidade por ter um fluxo maior de munícipes e turistas.
No início serão instaladas 9 câmeras em pontos estratégicos da cidade, sugeridos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública em conjunto com a sociedade civil.
As principais saídas da cidade, dois pontos na Avenida Iperoig, os trechos das esquinas da rua Hans Staden com o calçadão, da rua Hans Staden com a rua Conceição e da rua Coronel Domiciano com o calçadão e Praia Grande são pontos que deverão ser monitorados.
As câmeras transmitem as imagens em tempo real via rádio e cada uma contará com uma rotatividade de 360 graus- exceto as câmeras das entradas do município- e com um zoom de 26 vezes alcançando um raio de 200 metros, podendo visualizar até as placas dos veículos. O sistema terá acesso remoto e as imagens captadas nos locais citados seriam também disponibilizadas no site da Prefeitura de Ubatuba.
As câmeras só armazenam imagens quando há algum tipo de movimentação e o sistema contará também com um Centro de Comando Operacional. “O fato de a pessoa saber que está sendo filmada inibe as atitudes erradas. Tudo é para proporcionar maior agilidade e segurança para a cidade”, diz Edson Tadeu dos Santos.
O sistema já foi implantado pela empresa em cidades como Campinas, Araras, Americana e Joanópolis. Segundo o diretor de tecnologia, os dados apontam diminuição de 36% nos índices de homicídio e de 90% em vandalismo.
A assessora de Expediente de Gabinete, Denise Martins Silveira, disse que o serviço prestado por 12 meses tem um total de 239 mil reais e que a Prefeitura vai contratar a empresa por três meses. “Serão 75 mil reais esses três meses, o restante tentaremos fazer parcerias com os comerciantes, pois a Prefeitura não tem condições de arcar com uma despesa desse porte”, justificou.
O vereador Charles Medeiros aprovou a idéia do monitoramento, desde que “fique bem clara a forma de como será implantado”. Medeiros apenas discordou em ter uma participação financeira por parte dos empresários. “Chega de onerar o empresário. Ele já paga muitas taxas, IPTU, INSS e inúmeras outras. A Prefeitura deve negociar mais e procurar as instituições financeiras que ganham bilhões todos os anos e não ir sempre atrás dos empresários”, apontou o vereador.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba levantou uma outra questão: "Precisamos avaliar. A Prefeitura só fala em parceria quando precisa dos empresários, quando questionada em outras situações, não se importa muito com a nossa opinião. O empresário está cansado de sempre ter que meter a mão no bolso", reclamou Ahmad.
Os comerciantes presentes na reunião, se mostraram interessados no projeto, mas preferiram marcar um novo encontro para discutir mais amplamente a proposta da Prefeitura e esclarecer dúvidas.
No final do evento, o secretário de Segurança Pública, Andrade Henrique dos Santos, concordou com a realização de uma nova reunião com os comerciantes, para que possam esclarecer todas as dúvidas e para que entrem em um consenso e achem a melhor maneira de resolver o problema da segurança no município. “É de vital importância, a união da sociedade para que haja a continuidade do projeto”, ressaltou Andrade.
Participaram da ocasião cerca de 25 comerciantes, o presidente da Associação Comercial, Ahmad Khalil Barakat, o presidente do Conselho de Segurança, Célio Moraes Stefani, o comandante da Guarda Municipal, Luis Carlos de Carvalho, o capitão da Policia Militar, Ivo Lopes, o delegado titular, Fausto Moro Cardoso, o vereador Charles Medeiros, a assessora de Expediente de Gabinete, Denise Martins Silveira, além de outros representantes da sociedade civil.
Outro lado - Procurado pela reportagem, o prefeito Eduardo César, disse que a segurança é um assunto de extrema importância e que requer atenção especial por parte da Prefeitura. “A colocação das câmeras de monitoramento será um primeiro passo para a melhoria geral da segurança em nosso município”. Ainda segundo o prefeito, todos os projetos e ações da Prefeitura têm sido discutidos com a comunidade e com relação ao monitoramento não poderia ser diferente. "Precisamos das parcerias para efetivar as mudanças que precisamos em nosso município.A própria reunião com os comerciantes demonstra a forma transparente e participativa que estamos adotando em nossa administração", reforçou.
(Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)


Ubatuba no Ironman Lanzarote

Ubatuba - No último dia 20 de maio, nas Ilhas Canárias, Espanha, foi realizado o "Ironman de Lanzarote" nas distâncias 3.8 km de natação, 180km de ciclismo e 42 km de corrida.
45 nações participaram da disputa. O Brasil foi representado por três atletas: Luiz Cláudio Huka de Ubatuba, Ramiro Godinho e Carlos Paiva.
O percurso da prova é considerado o mais difícil do mundo devido ao forte calor, aos ventos que chegaram a 40km/hora e uma trajetória no ciclismo onde a somatória das inclinações chega a 2250 metros.
Participaram 1006 atletas de 18 a 78 anos de idade com o tempo limite de 17 horas para terminarem a prova.
Huka terminou a prova em 11 horas e 56 minutos, ficando em 293º na classificação geral e 76º em sua categoria. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Justiça dá sentença favorável à Prefeitura com relação à Praça Bip
A Juíza Mônica Di Stasi julgou improcedente a ação popular que culminou na proibição de obras no local

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba obteve sentença favorável da Justiça na ação popular que proibiu a continuidade das obras na Praça Bip. A juíza da 1ª Vara da Comarca de Ubatuba, Mônica Di Stasi, julgou improcedente a ação movida em 2002, que alegava que a finalidade do local era servir exclusivamente como área verde. Porém, a Prefeitura, por meio do decreto municipal 3937/02, definiu que a Praça Bip seria usada para exposições, eventos, feiras e atividades correlatas. A decisão da juíza, que entendeu que a Prefeitura pode utilizar o espaço como determina o decreto, foi publicada no Diário Oficial no último dia 22. A Prefeitura vai iniciar a pintura do local, mas para dar continuidade às demais obras de melhorias, é necessário aguardar a confirmação da sentença pelo Tribunal de Justiça.
Incentivo ao produtor local - O prefeito Eduardo Cesar pretende realizar todas as melhorias necessárias para fazer da Praça Bip um espaço ideal para a comercialização dos produtos agrícolas. Para isso, é intenção da Prefeitura que haja a manutenção completa da praça, que hoje se encontra em situação ruim, com infiltrações, estrutura abalada, problemas nos banheiros e na cobertura, além da necessidade de uma nova pintura e construção de um telhado para proteger das chuvas os locais descobertos.
Para a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, a decisão da Justiça é um fator importante e positivo para poder haver a implantação das melhorias que incentivarão o comércio dos produtos locais. “A feira deve ter uma configuração de ordenamento, com a estrutura que a feira livre merece”, disse a secretária. Quanto à cobertura ali existente, segundo a gerente de abastecimento da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Mirna Zucheratto, ela favorece o escoamento da produção local, garantindo para a população alimentos mais saudáveis e baratos.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a Justiça se fez valer, com uma decisão que vai favorecer não só a classe que trabalha diretamente com o comércio de produtos agrícolas, mas todos os munícipes e turistas que encontrarão na Praça Bip um local ideal para realizarem suas compras com segurança e conforto. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba inaugura unidade base da Casa do Brinquedo
Próximo desafio é uma unidade na Santa Casa

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba inaugurou, na última segunda-feira, 29, com muita festa, a unidade base da Casa do Brinquedo, no centro da cidade. Dezenas de convidados, entre eles, a primeira-dama de São Sebastião, Rosa Maria Mota, compareceram para prestigiar a parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Educação. No lado externo da casa, localizada na rua Salvador Correia, foram montadas tendas temáticas, com brinquedos para crianças de 4 a 12 anos. Antes da inauguração oficial, dezenas de crianças já brincavam no espaço a elas destinado, se divertindo com jogos, casinha de bonecas, bolas e centenas de outros brinquedos.
Os convidados puderam assistir a um vídeo, onde foi mostrado o dia-a-dia da Casa do Brinquedo Itinerante. A coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, emocionada, lembrou que a Casa do Brinquedo foi um sonho conquistado em etapas. “Fomos desenvolvendo a idéia passo a passo até chegar à realização desse sonho, que é a unidade base da Casa do Brinquedo, onde a criança não apenas brinca, mas sim, aprende a brincar”, disse Renata
Segundo Patrícia Pereira, secretária de Educação, uma grande equipe se mobilizou para que esse projeto chegasse até aqui. O prefeito Eduardo Cesar tem muitos sonhos e mobiliza todas as forças até concretizá-los”. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, aproveitou para anunciar o próximo passo do projeto. “Nossa meta agora é a implantação de uma unidade da Casa do Brinquedo na Santa Casa”. Para a primeira-dama de São Sebastião, Rosa Maria Mota, valeu a visita. “Temos a idéia de montar uma Casa do Brinquedo em São Sebastião e saímos daqui com ótimas referências”, comentou.
O prefeito Eduardo Cesar encerrou a série de pronunciamentos: “Podemos ver que o trabalho aqui foi feito com amor. Em cada canto da Casa do Brinquedo podemos ver o coração e a dedicação da equipe que possibilitou a conclusão de mais uma obra dessa administração”, comentou o prefeito.
Em seguida, Renata Martins acompanhou os convidados em uma visita a área interna da Casa dos Brinquedos, onde foi descerrada a placa de inauguração e servido um coquetel.
Funcionamento - A Unidade Base da Casa do Brinquedo funcionará as segundas-feiras para atendimento ao público em quatro horários, das 8 às 9:30h, das 10 às 11:30h, das 13:30 às 15h e das 15:30 às 17h; nas quartas-feiras o atendimento será direcionado para turmas de colégios municipais, estaduais e particulares, bem como entidades e ongs, mediante agendamento.
Nos demais dias o projeto segue com suas atividades itinerantes, levando a diversão aos bairros de Ubatuba.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Mais informações e agendamentos, pelo telefone 3832-1608. (Fonte: PMU)

Ubatubenses poderão adotar árvores no Dia do Meio Ambiente

Ubatuba - No Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Elektro, promoverá no calçadão da Av. Dona Maria Alves uma ação voltada à arborização urbana. Serão distribuídas mil mudas de árvores adequadas para espaços urbanos. As pessoas que quiserem adotar uma árvore nesse dia receberão orientações sobre a forma e local corretos de se plantar. Será feito também um cadastro da muda, para saber o destino que será dado àquela árvore. Essa ação faz parte de um trabalho de conscientização e sensibilização.
Nesse mesmo evento, serão distribuídos folders explicativos sobre as atividades, funções e projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dicas sobre como preservar o planeta. No estande, haverá também uma caixa para que os transeuntes dêem suas sugestões sobre como preservar e colaborar para a manutenção do meio ambiente.
Por que plantar uma árvore?
As árvores funcionam como um filtro que reduz o gás carbônico da atmosfera e, conseqüentemente, a poluição do ar. Elas ajudam a manter o clima mais fresco, amenizando a temperatura e oferecendo sombra. Além disso, as árvores diminuem o impacto das chuvas sobre o solo, evitando buracos e erosões. Para o ecossistema, elas servem de abrigo para as mais diversas espécies de insetos, répteis e aves. Por último, muitas delas produzem frutos e embelezam com suas flores o nosso meio ambiente.
Ao plantar uma muda pequenina, é preciso observar alguns aspectos para que a planta adulta não cause transtornos e precise ser retirada. Em primeiro lugar, é necessário escolher árvores de pequeno porte e raízes superficiais se desenvolvam sem causar prejuízo às calçadas, ruas, encanamentos e fiações. O plantio correto permitirá a coexistência com as redes aéreas e eficiência da iluminação pública. É preciso também observar a proximidade da árvore em relação à casa e aos muros, pois ela poderá causar rachaduras e interferências em futuras ampliações. (Fonte: PMU)

Prefeitura capacita fiscais para atuação em campo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através do Procon, proporcionou a dois funcionários um curso de fiscalização no Procon de São Paulo, com o qual a Prefeitura mantém convênio, para que comece a haver atuação em campo. Henrique Zwibelberg, coordenador do Procon de Ubatuba, explica que até então não havia atuação nas ruas por falta de fiscais devidamente qualificados e que a partir de agora começa uma vistoria em toda a cidade.
Renata Santiago e Leogilson Celino foram formados fiscais federais e percorrerão todo o comércio abrangido pelo Código de Defesa do Consumidor, realizando uma fiscalização geral nos produtos, avaliando a qualidade e os padrões exigidos. “Haverá uma melhora significativa com um comércio mais correto em Ubatuba”, disse Henrique. (Fonte: PMU)

Ubatuba terá palestra sobre Acessibilidade

Ubatuba - A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba e o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPAPPD), promovem no próximo dia 5 de junho a palestra “Acessibilidade: você também tem compromisso".
Ministrada por Célia Leão,deputada estadual e autora da lei nº 11.263, de novembro de 2002, que dispõe sobre critérios para implementação de acessibilidade no estado de São Paulo, a palestra mostrará que toda a população, e não apenas o portador de deficiência, deve atentar à questão da acessibilidade.
Yara Regina de Camargos, presidente do CMPAPPD, acredita que muitas barreiras ainda precisam ser quebradas. “Não apenas os obstáculos físicos precisam ser removidos, mas todas as barreiras que impeçam os deficientes devem ser eliminadas”, disse Yara.
A presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência lembrou que existe uma campanha onde todos podem se informar sobre o tema. “Recentemente foi lançada uma campanha para que a população se informe sobre acessibilidade, com o tema “Acessibilidade: Siga essa idéia!”. Basta acessar o site www.sigaessaideia.org.br ou acessibilidade.sigaessaideia.org.br e obter todas as informações”, finalizou Yara.
A palestra “Acessibilidade: você também tem compromisso ", acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, na próxima segunda-feira, 5 de junho às 19h. (Fonte: PMU)

Centros de Educação Infantil de Ubatuba começam a funcionar dia 1º de junho

Ubatuba - As creches Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina, Irmã Sofia, no Ipiranguinha e a do bairro da Pedreira, em Ubatuba, passaram, nesta segunda feira, 29, a treinar seus funcionários para operar em parceria com o Instituto Aryran de Desenvolvimento Humano, Cultura e Meio Ambiente. Os funcionários, que foram contratados pelo Instituto, passam por uma capacitação, que termina nesta quarta-feira, na Secretaria de Educação. A partir de agora as creches passam a ser conhecidas como CEI (Centro de Educação Infantil) e o início dos trabalhos está marcado para a próxima quinta-feira, dia 1.
O Instituto se incumbiu de selecionar os funcionários para trabalhar nessas creches, que antes contavam com funcionários eventuais. Todos os antigos funcionários preencheram currículos e foram entrevistados pela equipe do Instituto Aryran. “Alguns antigos eventuais foram contratados e já estão passando pelo treinamento. A intenção é ampliarmos a parceria com a abertura de novos CEI’s e futuramente outros antigos eventuais venham a ser contratados, já que passaram a fazer parte do banco de dados do Instituto”, disse a secretária de Educação, Patrícia Pereira.
As outras cinco unidades de creche continuam funcionando normalmente com funcionários efetivos. O Instituto Aryran implantará o Projeto Tempo de Infância, desenvolvido especificamente para Ubatuba, onde além das crianças haverá um trabalho especial com os pais e a comunidade.
Tempo de Infância - O Projeto Tempo de Infância, que atenderá aproximadamente 400 crianças, está calcado nos quatro pilares estabelecidos pela UNESCO em suas Metas do Milênio para educação infantil: a criança, o professor, os espaços e a família. Tais pilares são complementares de forma a oferecer uma abordagem integrada nas atividades previstas no projeto. Serão realizados encontros com as famílias para estudo sobre o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança entre 0 e 3 anos de idade.
O Instituto Aryran - O Instituto tem como membros nomes renomados na área da Educação, como Francisco Eduardo Pereira Filho, Lucila Martinez, Roseli Morila B. dos Santos e Vera Melis, que vêm desenvolvendo projetos e programas sociais há mais de vinte anos no cenário nacional e internacional, dentro do contexto das organizações sociais. Estes membros criaram o Instituto Aryran em 2000 para congregar energia, esforços e inteligência ao poder público, visando contribuir para o enfrentamento dos desafios da sociedade brasileira. São planejados e realizados projetos nas áreas de educação, meio ambiente e desenvolvimento humano em municípios brasileiros. (Fonte: PMU)

Prefeitura atende 700 pessoas com o Projeto Ação Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba promoveu no sábado, 27, na Escola Municipal Tancredo Neves, o Projeto Ação Ubatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba e o Poupatempo de São José dos Campos.
Durante todo o dia uma equipe de aproximadamente 60 pessoas, cuidou para que estudantes das escolas estaduais e pessoas cadastradas pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, pudessem obter carteiras de identidade, carteiras de trabalho e atestados de antecedentes criminais.
A equipe da Casa do Brinquedo montou suas tendas de atividades de lazer na quadra da escola e as crianças puderam se distrair, com diversas atividades de lazer. Na tarde de segunda-feira foi divulgado o balanço final do Projeto Ação Ubatuba: foram solicitadas 510 identidades, 200 carteiras de trabalho e 25 atestados de antecedentes. Edison Soler, coordenador do Projeto Ação Ubatuba, disse que todos ficaram satisfeitos. “A procura foi tanta que ultrapassamos a marca prevista de 500 identidades. Os usuários de Ubatuba aprovaram e o pessoal do Poupatempo ficou satisfeito com a estrutura montada pela Prefeitura de Ubatuba”, disse Edison. (Fonte: PMU)

Semana de 26/05 à 01/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs -21:30 hs.

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Cabeça nas nuvens

Certa manhã um anjinho
Veio brincar no meu quintal
E deixou um brinquedo
Corriqueiro lá no céu

Uma pipa azul celeste
Com um comprido fio de linha
Pra içar ao vento leste
E mandar notícia minha

Pra voar além das nuvens
Pra cutucar as estrelinhas
Que detrás do azul do céu
Estão todas escondidinhas

Para fazer voar pensamentos
Sonhos e sentimentos
Construídos em papel de seda
Espalhando-os aos quatro ventos.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

NOTA À IMPRENSA
A Reitoria da UNITAU é solidária às reivindicações dos estudantes de medicina no que se refere às necessidades de verbas para o Hospital Universitário.
A UNITAU já encaminhou, no presente ano letivo, até mais de 50% da verba destinada ao Hospital.
O Presidente da Fust, Prof. Paulo Raposo, e o Assistente do Secretário de Estado da Saúde vão a Brasília, no início de junho, buscar, junto ao Ministro da Saúde, verbas para o Hospital.
A Universidade está negociando com o Secretário de Estado da Saúde uma parte de verbas que serão juntamente com a Universidade repassadas para o HU, o que deverá normalizar a situação financeira até o fim do ano.
Para o próximo ano o acordo entre o HU e o HR deverá equilibrar as finanças do HU.

Reitoria da Unitau

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Pulso ©Luciano Cancelier

Praia do Pulso
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor