Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 01 de Junho de 2006 - Nº 1535 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras Arabi

Região
Curso de Massagem Ayurvédica no Espaço Baguá – Inscrições até 12 de junho.
Desmatamento cai 71% no país em cinco anos, revela pesquisa
Curso de atendimento ao cliente no UNIMÓDULO agrada participantes
UNIMÓDULO convida para Manhã Filosófica
Curso de Letras do UNIMÓDULO promove 5ª Mostra Cultural

Caraguatatuba
Crise do gás acelera obra em Caraguá
Entidades querem estudo ambiental
ONG contesta obra em Caraguá
Câmara vota apenas equiparação salarial de motoristas
Caraguatatuba apresenta 9ª edição do Litoral Dance Festival
Edição 2006 do Programa "Escola de pais cidadãos" é lançada em Caraguá
Atleta de Caraguá fica em 8º nos 10km da Nike

Ilhabela
Ilhabela ganha "van do turismo"
Circuito Litoral Norte Paulista Participa da 12ª Edição da BNT Mercosul

São Sebastião
Anuncios irregulares levam Ministério Público a propor ação e pedir afastamento de Juan
Empresa que fez obra para Prefeitura não está no endereço do seu CNPJ
Saúde pública volta a ser questionada na Câmara
Câmara aprova requerimento relativo a empresas que atuam na cidade
Vereadores analisam reajuste de 7% aos servidores da Câmara


Ubatuba
Prefeito Eduardo Cesar consegue 800 mil para orla do Itaguá
Eduardo Cesar recebe prêmio em Balneário Camboriú
Vereador Jairo dos Santos apresentou vinte emendas para o Orçamento do Estado - 2007
Artigo Quinto toca no Calçadão nesta sexta-feira
Guarda Municipal de Ubatuba completa doze anos
Vice-presidente da Facesp dará palestra na Associação Comercial
Ubatuba pode ganhar posto do Sebrae
Comissão vai questionar paralisação de obras da Sabesp
ACIU informa: “Últimas vagas para o seminário Empretec”
Prefeito se reúne com comunidade da Vila Mariana Teixeira


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Curso de Massagem Ayurvédica no Espaço Baguá – Inscrições até 12 de junho.

Litoral Norte - O Espaço Baguá promoverá o curso de formação em Yoga-Massagem Ayurvédica nos dias 24, 25, 26, 30 de junho e 01 e 02 de julho (sábado a segunda e sexta a domingo), em horário integral das 8h30 às 18h30. O curso será ministrado por Veena Mukti e Puja Punita, pelo método da reconhecida mestra indiana Kussum Modak. Uma oportunidade para quem vive no litoral!
Desde os tempos mais remotos a massagem é conhecida como uma das principais formas de tratamento natural.
Originária da Índia, a Massagem Ayurvédica tem sido cada vez mais procurada por quem busca saúde, qualidade de vida e autoconhecimento.
É uma técnica poderosa que ativa a circulação, a respiração e a energia vital associando massagem com alongamentos e trações do Yoga. O resultado é um profundo bem-estar e a integração corpo-mente-alma.
O curso se destina a pessoas que querem trabalhar como massoterapeuta, aos que já atuam na área e desejam se aprofundar em terapia corporal, pessoas que desejam aprender uma seqüência de massagem para praticar com a família e/ou parceiro(a), pessoas que desejam desenvolver maior sensibilidade e amorosidade, aos que buscam autoconhecimento.
Para maiores informações e inscrições entre em contato com Jayo pelos telefones (12) 3835-1275 ou 9144-5744 ou via email jayo@terra.com.br . Caso tenha interesse entre em contato até dia 12 de junho para viabilizar a realização deste trabalho. (Fonte: Divulgação)

Desmatamento cai 71% no país em cinco anos, revela pesquisa

Litoral Norte - Boa notícia: levantamento feito em parceria entre o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a ONG (Organização Não-Governamental) SOS Mata Atlântica, constatou que nos últimos 5 anos o desmatamento da mata atlântica caiu 71% em todo o país.
Entre 95 e 2000, 3.250 km2 foram desvastados. Já entre 2000 e 2005, foram desmatados 941 km2 de mata nativa, embora persista a destruição de áreas verdes.
Para o pesquisador do Impe, Flávio Jorge Ponzoni, a diminuição do desmatamento ocorre porque não há mais o que desmatar. "É uma opinião, mas nos lugares que não há mais quase nada o que devastar, houve uma diminuição. Já em locais que ainda possuem reservas, o desmatamento continuou acentuado" disse Ponzoni.
Ele informou que até o final do ano, o Inpe divulgará os números regionalizados do estudo.
Cinco Estados brasileiros registraram redução acumulada de desmatamento no período pesquisado: Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Dois Estados registraram aumento na área devastada: Goiás e Santa Catarina.
Os números de Minas Gerais e Bahia ainda não foram concluídos.
DADOS REGIONAIS- A ONG SOS Mata Atlântica também informou que ainda não possui números específicos sobre o desmatamento no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, os cientistas estão fazendo o levantamento que deverá ser divulgado até nos próximos meses.
A mata atlântica já cobriu 15% do território brasileiro.
Hoje, ela está reduzida a 1% (ou 7% de sua cobertura original).
Área 941 quilômetros quadrados foi devastada entre 2000 e 2005 (Fonte: ValeParaibano)

Curso de atendimento ao cliente no UNIMÓDULO agrada participantes

Litoral Norte - O Curso "Atendendo o Cliente com Maestria" com Douglas Peternela no Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, contou com a participação de mais de cem pessoas, entre funcionários e empresas de Caraguá, como Nice Calçados, Bit Company, DN Contábil, VTN Viagens, Imagem Copiadora, Almanaque Café, Samesp, e das outras cidades do Litoral Norte.
De acordo com uma das organizadoras do curso, o palestrante agradou a todos pela habilidade em transmitir o conteúdo proposto. "É fundamental que as pessoas percebam que todos nós vendemos algo, sejam produtos ou serviços, e que a qualidade no atendimento é o diferencial para alcançar o sucesso", disse Tânia Cristina.
O programa de treinamento "Atendendo o Cliente com Maestria" foi desenvolvido para aperfeiçoar habilidades, conhecimentos e atitudes das pessoas que trabalham com atendimento ao público, em qualquer área. O objetivo do curso é fortalecer a crença no atendimento ao cliente como diferencial competitivo, estimular o auto desenvolvimento e o crescimento profissional dos participantes.
O palestrante utilizou filmes, simulações, dinâmicas e jogos, usando situações práticas do dia-a-dia e ensinou técnicas de abordagem ao cliente; vendas; postura pessoal e profissional desejada pelas empresas no mercado atual, percepção, comunicação e empatia e outras.
"Com ótimo público, o evento foi bem sucedido, em minha avaliação. As pessoas mostraram-se interessadas e participaram das discussões. Procurei selecionar conteúdos que pudessem ser aplicáveis no dia-a-dia de todos, colaborando para que se tornem não só melhores profissionais, mas pessoas mais realizadas, também. Fico satisfeito quando percebo haver contribuído um pouco para avivar a centelha do autodesenvolvimento nas pessoas da região, ajudando a mostrar que palestras, cursos e seminários não precisam ser chatos. Podem ser até divertidos, como costumo dizer.", disse Douglas Peternela. (Fonte: Módulo)

UNIMÓDULO convida para Manhã Filosófica

Litoral Norte - O projeto Manhãs Filosóficas, inaugurado em abril, pelo curso de Educação Física do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, tem como convidado da próxima edição, o Prof. Ms. Wellington de Oliveira, coordenador do Curso de Letras, que abordará o tema "Hannah Arendt e Paulo Freire: diálogos para uma epistemologia humanizadora".
O tema será filosofado no dia 9 de junho às 11 horas, no auditório Angelo Fonseca Nogueira. Estudantes do UNIMÓDULO, professores e toda a comunidade estão convidados para participar deste momento de reflexão.
"Pensar é mais do que conhecer, antes é buscar sentido; e o sentido se faz nos espaços de discussão. Sinto-me honrado com o convite do Prof. Dr. Alcides Scaglia para participar da Manhã Filosófica e parabenizo esta iniciativa, pois se pensamos em transformar o mundo em que vivemos só podemos fazê-lo se o espaço de educação formal, representado aqui pela Universidade, puder cumprir sua missão de socialização dos saberes que compõe o mundo, a fim de que se leia o próprio mundo. O século XXI requer novas competências para que os indivíduos possam se desenvolver plenamente e uma delas é sem dúvida a capacidade de humanização. Hannah Arendt e Paulo Freire, embora não tenham se conhecido pessoalmente, têm uma linha de pensamento muito próxima naquilo que se refere ao entendimento das capacidades humanas e, certamente, vejo a educação como um espaço privilegiado para fomentarmos esta discussão", adianta o professor Weelington.
O programa "Manhãs Filosóficas" é uma atividade acadêmica mensal destinada a reflexões. Acontece sempre às sextas-feiras, das 11 às 12 horas. (Fonte: Módulo)

Curso de Letras do UNIMÓDULO promove 5ª Mostra Cultural

Litoral Norte - Alunos do curso de Letras do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, realizaram a 5ª Mostra Cultural Edson Sansil, no dia 25 de maio, no auditório Angelo Fonseca Nogueira, com apresentações de poesia, crônica, música, esquetes teatrais, paródias, contos e outras interpretações, em homenagem o professor Edson Santos Silva, o idealizador do projeto.
Este ano a Mostra foi organizada pela aluna do 5º semestre de letras, Kaylla Ariane Prado Barros, junto aos colegas Gabriela Pancheri, Elilaine Leal, Edvania Tomazoni e apresentada pelo ex-aluno Eduardo Reis.
No final os prêmios foram concedidos à aluna Tatiana Borges, do 1º semestre pelo texto "O grito da pátria amada". O destaque feminino foi para Lilian, do 3º semestre, pela narração em "Sonhos de uma noite de verão"; e o destaque masculino foi para o aluno do 3º semestre, Maurício do Carmo Oliveira, com as poesias "O estranho do espelho" "Vertigem" "O dia em que te conheci", "Por que se foi mamãe" e "O estranho do espelho II".
O prêmio especial para linguagem musical foi para Jonas Ramos da Silva, do 3º semestre de Letras, com a música "O ó do borogodó", paródia de Jonas Ramos da Silva; já o prêmio especial para linguagem cênica foi para a esquete "Pique-Nique e Lavadeiros", de Rafael Andrade, do 3º semestre e Jonatas, aluno da UNIVAP. Outro prêmio especial foi para a esquete "O enterro do bode", em uma adaptação do trecho do livro "O auto da compadecida" de Ariano Suassuna, com as alunas Sibele, Juliana, Emanuelle, Laila e Kellerman, do 3º semestre de Letras.
Ao final o Professor Edson homenageou o ex-aluno Adalberto, com o troféu "A marmota de sempre" e a aluna Kaylla A. P. Barros com o troféu "A marmota do ano".
A comissão organizadora da 5ª Mostra Cultural agradeceu aos participantes por serem os principais artistas do projeto, ao professor Edson Santos Silva, o grande idealizador do trabalho; ao coordenador Wellington de Oliveira e, por último, aos eternos "Marmotas". "A arte é o que faz do ser humano um ser crítico e pensante".
"A Mostra Cultural é um espaço privilegiado em que os alunos divulgam suas produções culturais e interagem com a comunidade acadêmica. Vejo com entusiasmo este projeto, pois um dos pontos de nossa missão institucional é justamente atuar no desenvolvimento cultural de nossa região. O apoio do UNIMÓDULO consolida o que eu acredito ser a missão de uma universidade: formar alunos que utilizem os conhecimentos construídos no espaço intra-escolar para 'ler e viver no mundo'", disse o coordenador Wellington de Oliveira.
Para o Professor Edson "A V mostra Cultural ocorreu com bastante sucesso, houve uma participação grande dos alunos do curso de letras, e também de pedagogia, este ano o destaque foi as apresentações teatrais que superaram as musicais, que em anos anteriores era a grande vedete, destaque também para o 3º semestre de letras, que participou ativamente, e o que mais interessantes com produtos realizados em aulas, o que reforça a idéia que o curso de letras está trabalhando com metodologias diversificadas, o 1º semestre também se destacou com duas apresentações, o que é o início de um processo. Um agradecimento especial ao grupo Tertulia, por todo apoio na organização, principalmente a aluna Kailla Prado, Marmota hemérita do ano de 2006". (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba


Crise do gás acelera obra em Caraguá
Petrobras inicia em outubro construção de unidade de tratamento do Litoral Norte

Caraguatatuba - A Petrobras agendou para outubro o início das obras da UTGC (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba). A construção da plataforma e do gasoduto está prevista para janeiro de 2007.
A empresa decidiu acelerar a exploração do Campo de Mexilhões devido ao impasse com o governo boliviano, responsável por 40% do gás consumido no país.
"Devido aos impasses com o governo boliviano, a diretoria da empresa decidiu priorizar ainda mais a exploração de Mexilhões", afirmou ontem o gerente de Projeto de Unidades de Tratamento de Gás, Jurandir do Amaral Silva.
Na segunda-feira, em São Paulo, a Petrobras apresentou o projeto aos técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, responsáveis pela aprovação das licenças ambientais e a representantes do Ministério Público Federal e Estadual.
Os estudos ambientais foram protocolados na secretaria e no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) em abril.
Na reunião, a Petrobras divulgou a área onde será implantada a UNTGC. A empresa avaliava três áreas no interior da fazenda Serramar.
A área escolhida contendo 751 mil metros quadrados fica nos fundos da fazenda, distante 7 quilômetros da rodovia Rio-Santos.
A empresa assegurou também que não haverá qualquer tipo de dano ambiental na área do Parque Estadual da Serra do Mar na instalação de 5,5 quilômetros de gasodutos entre o litoral e o planalto. O gasoduto cortará a serra por meio de um túnel.
Silva afirmou que em junho serão promovidas reuniões técnicas específicas com os órgãos ambientais e também um encontro com o Ministério Público, com o objetivo de agilizar os licenciamentos.
A Petrobras acredita que em setembro obterá a licença prévia para as obras.
Segundo Silva, a licença de instalação de todas as obras- base, gasoduto e plataforma- deverá ser expedida em setembro.
Em janeiro de 2007, a empresa pretende dar início as obras da plataforma e do gasoduto. A Petrobras avalia proposta feita pela Estaleiro Mauá Jurong, do Rio de Janeiro, em licitação realizada este mês, no valor de R$ 1,1 bilhão, para construção da plataforma do Campo de Mexilhões.
A empresa deverá investir cerca de US$ 11 bilhões no projeto. A jazida do Campo de Mexilhões foi descoberta em 2004. O potencial da reserva é de 420 bilhões de metros cúbicos, a maior jazida de gás natural já encontrada no país. (Fonte: ValeParaibano)

Entidades querem estudo ambiental

Caraguatatuba - As entidades de defesa do Meio Ambiente do Litoral Norte protocolaram na semana passada na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e no Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) um documento exigindo a realização de uma Avaliação Ambiental Estratégica das obras previstas para a região, entre elas a base de gás e do gasoduto. O grupo quer saber qual será o impacto ambiental dos empreendimentos.
Segundo o ambientalista Roberto Francine, representante do Litoral Norte no Consema, a avaliação ambiental estratégica pode auxiliar no dimensionamento dos impactos cumulativos gerados pelo empreendimento e auxiliar a busca de consenso para medidas preventiva sobre as intervenções cujos efeitos ambientais e sociais sejam adversos.
Na segunda-feira, em reunião realizada em São Sebastião, os prefeitos do Litoral Norte, decidiram cobrar contrapartida para os investimentos previstos para a região. "Queremos que o cronograma das obras, seja acompanhado de um cronograma de melhoria de nossa infra-estrutura", disse na ocasião o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS).
(Fonte: ValeParaibano)


ONG contesta obra em Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 300 entidades ambientalistas presentes ao 10º Encontro Nacional de ONGs da Mata Atlântica, encerrado esta semana em Ilhéus (BA), protestaram contra as obras de desassoreamento feitas pela Prefeitura de Caraguatatuba no rio Juqueriquerê, o maior do Litoral Norte.
Segundo Pedro Raimundo dos Santos, da ONG Caraguatá, foi assinada uma moção de repúdio contra a prefeitura, porque as obras teriam provocado danos aos meio ambiente e prejuízos aos pescadores.
Os ambientalistas questionam a retirada de 250 mil metros cúbicos de areia da calha do rio, cujo material foi utilizado em aterros particulares. "A calha do rio não foi aprofundada e a areia foi depositada em área de mangue", disse Santos.
O presidente da Colônia de Pesca, Ezequiel Santos, disse que os barcos de pesca não conseguem passar pela foz do rio. "Do jeito que está, muitos pescadores terão que abandonar suas atividades."
A prefeitura informou que foi feito o desassoreamento, mas que as correntes marinhas continuam depositando areia na foz do rio. Segundo a prefeitura, não existem recursos para fazer o um desassoreamento constante da foz do rio. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara vota apenas equiparação salarial de motoristas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal votou na sessão desta semana apenas um projeto de lei, de autoria do Executivo, que equipara os salários dos motoristas da Prefeitura do tipo 1 (hum) e 2 (dois). Nenhum projeto da Ordem do Dia foi discutido ou sequer votado.
Os motoristas da Prefeitura de Caraguatatuba, de classes 1 e 2 foram contratados em períodos e concursos públicos distintos, criando-se então diferença salarial. O projeto do prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) iguala os salários, visto que as funções exercidas são idênticas.
Durante o expediente foram lidos e encaminhados às comissões permanentes 5 projetos de lei, e discutidas e votadas 5 moções e 8 requerimentos. Durante o intervalo foram lidas 49 indicações.
Os projetos constantes na Ordem do Dia não foram discutidos e sequer votados, devendo entrar na pauta da próxima sessão ordinária semanal, na terça-feira. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguatatuba apresenta 9ª edição do Litoral Dance Festival
O festival acontece no Clube Ilha Morena, apresenta 182 coreografias e reúne centenas de bailarinos

Caraguatatuba - “Em 1998, realizamos este festival pela primeira vez, contando apenas com o apoio da Faculdade Módulo, mas a 1ª edição do Litoral Dance Festival conquistou imediatamente a credibilidade de academias, grupos de dança e bailarinos independentes vindos de várias cidades do Brasil, pela seriedade com que foi proposto”, recorda a bailarina Matilde Mathias, criadora do evento.
“Festival de caráter competitivo, o número de participantes cresceu fazendo com que o Litoral Dance Festival se tornasse um evento esperado por bailarinos espalhados pelos Estados mais distantes, que não mediam esforços para estarem presentes na competição”, conta Matilde Mathias.
O Litoral Dance Festival não se limita à região do Vale do Paraíba. Em todas as suas edições recebeu companhias de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.
O festival conta com uma banca de jurados composta por grandes profissionais, como Ismael Guizer (presidente da banca), Eleuza Lorenzoni e Arilton Assunção. As apresentações somam 182 coreografias que competem nas modalidades: Clássico Livre, Clássico de Repertório, Jazz, Contemporâneo, Dança de Rua, Sapateado, Dança do Ventre, Caráter, Estilo Livre e Dança de Salão; nas categorias: Infantil, Juvenil, Amador e Profissional.
“Hoje as competições acontecem num espaço reservado, onde bailarinos de todo Brasil tem a oportunidade de se reunirem durante quatro dias de festival, para competir, reciclar e aprimorar seus conhecimentos através dos cursos, workshops e palestras que acontecem paralelamente”, diz Matilde.
Entre os destaques do festival estão os espetáculos diários da Cia Faces Ocultas, do coreógrafo Arilton Assunção, ganhador da medalha de ouro em Brasília: “Lago dos Cisnes”, “Quatro Paredes” e “Bon Voyage”; a presença do Balé da Cidade de Taubaté, apresentando “Um Lá Para Tom”; e os bailarinos clássicos da Cia Jolles Sales, vencedores do Festival dos Estados Unidos.
Todas as noites serão premiados os vencedores e a média mais alta receberá um valor em dinheiro, mais uma jóia que sempre é doada por um apoiador. Durante todo evento os participantes poderão participar dos cursos e da sala de bate-papo com a comissão julgadora, esclarecendo dúvidas, recebendo orientações e dicas importantes.
Programação dos Cursos

Street Dance 1 - Prof: Felipe - Salão 1
Hoje - 15h00 às 17h00
sexta, sábado e domingo - 14h00 às 15h30
Street Dance 2- Prof: Ricardo Dias - Salão 2
Quinta-feira - 15h00 às 17h00
6ª Feira / Sábado / Domingo - 15:30 às 17:00
Ballet Clássico Infanto Juvenil - Prof: Valderez Zani - Salão 1
sexta, sábado e domingo - 11h00 às 12h30
Ballet Clássico Adulto Intermediário e Avançado - Prof: Jolles Sales (Ex Bailarino do Municipal do Rio de Janeiro) - Salão 2
Sábado e domingo - 11h00 às 12h30
Curso de Contemporâneo - Prof: Arilton Assunção - Salão 1
sexta, sábado e domingo - 15h30 às 17h30
Worshop de Ballet Clássico - Ismael Guizer - Salão 2
Sábado e domingo - 14h00 às 15h30

Programação geral

Dia 1º de Junho (quinta-feira)
15h00 às 17h00 - Atividades paralelas para crianças e adolescentes
20h00 – Espetáculo de Abertura “Um Lá para Tom” - Músicas de Tom Jobim – Coreógrafo Arilton Assunção (ganhador da medalha de ouro em Brasília), com o Balé da Cidade de Taubaté

Dia 2 de Junho (Sexta-feira)
11h00 às 12h30 - Curso de Ballet Clássico Especial Infanto- Juvenil / Montagem Coreográfica - Salão 1
11h00 às 12h30 - Curso de Ballet Clássico Adulto Intermediário e Avançado / Montagem Coreográfica - Salão 2
13h00 às 13h30 - Mostra Paralela no Pátio do Refeitório
14h00 às 15h30 - Curso de Street Dance 1 / Montagem Coreográfica - Salão 1
15h30 às 17h30 - Curso de Contemporâneo / Montagem Coreográfica - Salão 1
15:30 às 17:30 - Curso de Street Dance 2 / Montagem coreográfica - Salão 2
A partir das 18:30:
- Apresentação dos Convidados Especiais: Espetáculo “Suíte de Variações”, com os bailarinos: Guilherme Maciel (medalha de bronze no Youth Gran Prix de Nova York) e Érika Brasil (medalha de ouro no Seminário de Brasília) e Sayuri Hayasaka (medalha de ouro no Seminário de Brasília e 1º lugar no Festival Internacional de Joinville)
- Apresentação dos Espetáculos “Lago dos Cisnes” e “Poemas Brasileiros”

Dia 3 de Junho (Sábado)
11h00 às 12h30 - Curso de Ballet Clássico Especial Infanto Juvenil / Montagem Coreográfica - Salão 1
11h00 às 12h30 - Curso de Ballet Clássico Adulto Intermediário e Avançado / Montagem Coreográfica) - Salão 2
13:00 às 13:30 - Mostra Paralela no Refeitório
14:00 às 15:30 - Workshop de Ballet Clássico - Ismael Guizer
14:00 às 15:30 - Curso de Street Dance 1 / Montagem Coreográfica - Salão 2
15:30 às 17:30 - Curso de Contemporâneo / Montagem - Salão 1
15:30 às 17:30 - Curso de Street Dance 2 / Montagem Coreográfica - Salão 2
A partir das 18:30:
- Apresentação dos convidados especiais
- Encerramento com o espetáculo “Quatro Paredes”

Dia 4 de Junho (Domingo)
11:00 às 12:30 - Curso de Ballet Clássico Especial Infanto Juvenil / Montagem Coreográfica - Salão 1
11:00 às 12:30 - Curso de Ballet Clássico Adulto Intermediário e Avançado / Montagem Coreográfica - Salão 2
13:00 às 13:30 - Mostra Paralela / Aula Aberta de Dança do Ventre - no pátio do refeitório
14:00 às 15:30 - Workshop de Ballet Clássico - Ismael Guizer
14:00 às 15:30 - Curso de Street Dance 2 / Montagem Coreográfica - Salão 2
14:00 às 16:00 - Curso de Contemporâneo / Montagem Coreográfica - Salão 1
14:00 às 16:00 - Curso de Street Dance 2 / Montagem Coreográfica - Salão 2
A partir das 17:00:
- Abertura com o espetáculo “Bon Voyage”
- Apresentações dos grupos concorrentes
- Apresentações das coreografias montadas durante os cursos / solenidade de premiação das baterias / entrega dos certificados/ destaque da noite / Premiação e Destaques no balanço geral da 9ª Edição do Litoral Dance Festival.
- Encerramento com os Espetáculos “Quatro Tempos”, da Viv’Art Cia de Dança Contemporânea

SERVIÇO
9º Litoral Dance Festival
Clube Ilha Morena
Av. Guilherme de Almeida, 885 – Morro do Algodão, Caraguatatuba
Ingressos: um quilo de alimento não perecível

Informações: (012) 3931-9181 / 9712-6210 / 3921-6073 / 9724-0763
Email – allegrostudio@terra.com.br / www.multiclube.com.br
(Fonte: Imprensa Livre)

Edição 2006 do Programa "Escola de pais cidadãos" é lançada em Caraguá
Desde a semana passada, pais de alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues integram o programa "Escola de pais cidadãos". Com encontros semanais, eles recebem orientações diversas, trocam experiências e podem tornar-se mais participativos na vida escolar de seus filhos.

Caraguatatuba - Com o intuito de trazer os pais para dentro da escola, promover a integração entre eles e debater assuntos pertinentes à educação das crianças, foi lançado em Caraguá, a edição 2006 do Programa "Escola de pais cidadãos". Realizado na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, a proposta vem reunindo dezenas de pais em encontros semanais.
O curso terá duração até o dia 10 de julho, totalizando oito encontros. Em cada um deles, serão ministradas palestras temáticas, que ocorrem sempre às segundas-feiras, das 18 às 21h. A abertura do programa, realizada no último dia 22 de maio, tratou sobre drogas e contou com o apoio de uma equipe da Secretaria da Saúde.
A assistente social Luiza Rangel, responsável pelo programa, diz que o principal objetivo é auxiliar os pais na educação de seus filhos. Já para a diretora da escola, Olímpia Aparecida de Souza Arruda, esse projeto é apenas o primeiro passo para a criação de um grupo de discussões e auxilio para os pais.
Para abordar o tema "Fazendo as drogas um assunto novo", os organizadores convidaram a equipe do PSF (Programa de Saúde da Família) do Massaguaçu. A enfermeira Sheila da Silveira Barbosa foi a palestrante, que além de apontar várias questões sobre as drogas, utilizou dinâmicas e apresentações cênicas para reforçar esse assunto. Alguns pais contribuíram com a discussão, dando depoimentos sobre situações vividas nesse contexto.
O "Escola de pais cidadãos" deve ser desenvolvido em outras unidades escolares. Nessa primeira fase, a expectativa é a participação de cerca de 70 pais, de estudantes do 1º ao 4º ano. Conforme avalia a diretora, os encontros não são para ensinar os participantes, mas sim para propiciar a integração entre os pais, que podem compartilhar experiências e até angustias.
Diferente do primeiro encontro, cujo foco foi mostrar aos pais como abordar o tema das drogas, a segunda reunião abordou como cuidar da postura infantil. Dessa vez, o palestrante foi Francisco Antonio Pinto, que usou vários recursos para conversar com os participantes sobre essa temática. O próximo encontro acontece na segunda-feira, dia 5 de junho, e trará a palestra "Alimentação saudável", com a nutricionista Andréa Mosiejko. (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá fica em 8º nos 10km da Nike
No dia 11 de junho, Roselaine participará dos "6km de Paraibuna", sendo 4km de estrada e 2km de trilha

Caraguatatuba - Mais uma vez a atleta da equipe de atletismo da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Roselaine Souza Silva representou bem o município em uma competição que envolveu cerca de 6.600 atletas. A atleta participou do "Bowerman 10Km Nike", prova que homenageou Bill Bowerman, co-fundador da Nike. No evento que aconteceu no domingo, dia 28, Roselaine foi a 8ª colocada entre as 1.336 competidoras de sua categoria(que premiou as 5 primeiras colocadas).
"Mantive o meu ritmo normal na competição e fiquei à frente do pelotão, tinha muita gente boa, aí ficou difícil de vencer, mas mesmo assim cheguei à frente de muitos que estavam na equipe da Elite. Desde o início eu disse que participar dessa prova e ficar entre as 10 primeiras já seria uma vitória. Me sinto vitoriosa", disse Rose.
Na categoria geral, com a participação dos 6600 atletas, Roselaine ficou em 225º lugar, incluindo homem e mulher. De acordo com a atleta seu tempo também melhorou na competição. "Antes, o percurso de 10 km eu fazia em um tempo de 42 minutos, nesta prova consegui 39minutos e 13 segundos, isso significa que já posso sair da minha atual categoria que é 25/29 anos e competir na Elite.
Com o apoio Madeireira Getuba, Fran Games, Brinquedos e Presentes e Academia Stúdio Personal e da SEDUC (Secretaria da Educação), a atleta participará no dia 11 de julho dos 6km de Paraibuna. A competição será composta por 4km de estrada e 2km de trilha. (Fonte: PMC)
 
Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela ganha "van do turismo"

Ilhabela - Ilhabela será a primeira cidade do Brasil a contar com uma unidade móvel de informações turísticas, resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a prefeitura. A unidade será apresentada oficialmente às 15h de hoje no prédio da prefeitura.
O Centro Itinerante de Informações Turísticas, um veículo equipado com dois microcomputadores, um notebook, projetor multimídia, telão, sistema de som e dez tendas, será utilizado para divulgar os atrativos locais na ilha ou em eventos realizados em outras cidades.
Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, a unidade móvel dinamizará ainda mais a divulgação turística do município. Ele afirmou que Ilhabela agilizou a documentação exigida pelo Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal para ser a primeira cidade brasileira a contar com a unidade móvel.
Ubatuba conclui as negociações com o governo federal para também receberá uma unidade móvel. (Fonte: ValeParaibano)

Circuito Litoral Norte Paulista Participa da 12ª Edição da BNT Mercosul

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretária Municipal de Turismo e Fomento, participou juntamente com o Circuito Litoral Norte Paulista (junção das quatro cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba), e apoio do SEBRAE-SP, da 12ª Edição da BNT – MERCOSUL (Bolsa de Negócios Turísticos), que se realizou nos dias 26 e 27 de maio, no Castelo das Nações, no Parque Beto Carrero Word, em Santa Catarina.
A qualidade do público visitante e da organização do evento continua sendo o foco principal da BNT MERCOSUL, que nesta edição contou com presença de 450 empresas que ocuparam 134 estandes, aproximadamente 80 operadores e 4100 profissionais de turismo, nos dois dias marcados por Feira, rodada de negócios, visitas técnicas e atividades sociais, vindos da Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Peru e Brasil e que buscaram novos contatos com as empresas expositoras.
A BNT-Mercosul destaca-se entre os eventos destinados à profissionais de turismo por atrair público diversificado vindo de diversas regiões do Brasil e que tem como prioridade a venda de destinos turísticos nacionais, garantindo a participação de profissionais de diversos estados e mais 7 países. O segredo do sucesso está nas parcerias realizadas com o setor público, iniciativa privada e operadoras, o que atrai agentes de viagens interessados na realização de negócios e, conseqüentemente, hotéis, órgãos públicos e prestadores de serviços que buscam o potencial de vendas destes participantes.
“Estar sempre presente em feiras como a BNT – Mercosul, em Santa Catarina; FIT, na Argentina e ACHMART, Chile, coloca em evidência o nome do Circuito Litoral Norte Paulista”, declarou o secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela e presidente do Circuito Litoral Norte Paulista, Ricardo Fazzini Dias.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, “o trabalho que o Circuito Litoral Norte Paulista vem desenvolvendo para a nossa região, fortalece o turismo nas 04 cidades, e profissionaliza a participação em Feiras do segmento”. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Anuncios irregulares levam Ministério Público a propor ação e pedir afastamento de Juan

São Sebastião - O promotor de Justiça Luiz Fernando Marques Guedes propôs ontem a abertura de uma ação civil para apurar eventual ato de improbidade administrativa cometida pelo prefeito Juan Garcia na veiculação de anúncios sobre audiência públicas das Zeis (Zonas de Especial Interesse Social).
O promotor decidiu apurar o caso após receber uma representação da Câmara, que afirma que o objetivo dos anúncios seria a promoção do prefeito, já que o projeto das Zeis foi arquivado.
“O Ministério Público propôs a ação contra o prefeito por prática de improbidade administrativa devido a veiculação na imprensa escrita e falada de anúncios convocando para audiência das Zeis como pretexto para atacar os vereadores e os deputados que votaram contra o projeto”, explica Guedes.
O promotor também aponta que houve uso do dinheiro público para promoção pessoal do prefeito Juan Garcia já que os anúncios foram veiculados enquanto o projeto das Zeis estava arquivado na Câmara.
“Caso a ação seja julgada procedente, pode redundar em pedido de afastamento do prefeito por perda dos direitos políticos e aplicação de multas. As audiências públicas tinham o pretexto de mobilizar a população contra os que rejeitaram o projeto das Zeis e isso configura promoção pessoal”, afirma o promotor.
Os meios de comunicação que veicularam o anúncio da Prefeitura sobre as Zeis não foram citados como réus na ação, somente o prefeito Juan Garcia. “Os veículos não foram colocados no fórum pacífico da ação porque apenas veicularam a propaganda que já estava pronta”, disse.
O prefeito Juan Garcia, por meio de sua assessoria de imprensa, negou-se a comentar o caso e informou que “toda e qualquer manifestação será feita junto ao Judiciário, se intimados formos”.
Advogado acusa Prefeitura de usar dinheiro público para promover imagem de Juan Garcia
O advogado Luiz Fernando Fernandes Figueira protocolou ontem a ação popular nº 669/06, onde acusa a Prefeitura de usar dinheiro público para promover a imagem e nome do prefeito Juan Garcia, em suposto desrespeito à Lei da Improbidade Administrativa e à Lei Orgânica Municipal.
O advogado afirma que decidiu ingressar com a ação porque no dia 19 de abril de 2006 requereu o fornecimento de certidão, com cópias autenticadas, de todos processos de licitação e dos pagamentos feitos aos veículos de comunicação que prestaram serviços de divulgação de atos e propagandas da Prefeitura Municipal, e até o momento não obteve resposta.
Reprodução
Entre os meios de comunicação citados na ação do advogado estão Costa & Koslowski, Editora Ltda.; M.G. das S. Frantz Ramos Editora-ME; Jornal Costa Norte Ltda.; O Ancoradouro Jornalismo e Eventos Ltda.; Três Editorial Ltda.; Revista Beach & Co.
“O pedido estava sendo feito com finalidade de ingresso de ação judicial e alertando sobre o prazo de resposta. Todavia, até a presente data, os requeridos permaneceram silentes, não atendendo o prazo constitucional e a Lei Orgânica Municipal estabelecido em 15 dias para a resposta e entrega do material”, afirma.
O advogado pede que a justiça determine que o prefeito Juan Garcia apresente aos autos toda a documentação requerida, sob pena de desobediência, e que sejam encaminhadas cópias da ação para o Ministério Público.
Caso a ação seja julgada procedente, Figueira pede que a Justiça determine que os réus devolvam todos os valores pagos que eventualmente forem apurados como irregulares, com atualizações, juros, custas e honorários. (Fonte: Imprensa Livre)

Empresa que fez obra para Prefeitura não está no endereço do seu CNPJ

São Sebastião - A AMP Hubner Comercial Ltda – ME empresa escolhida pela Prefeitura de São Sebastião, através da modalidade “carta-convite”, para a construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, na escola “Dulce Cesar Tavares”, em Maresias, na Costa Sul da cidade, não está e nunca esteve localizada na avenida Pietro Petri, 585, bairro Terra Preta, em Mairiporã.
Este é o endereço que a empresa forneceu nas fichas cadastrais do CNPJ-Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, conforme se verifica na reprodução do site dos órgãos públicos responsáveis pelo cadastramento empresarial.
O presidente do Legislativo sebastianense, vereador Wagner Teixeira, desconfia da emissão de notas frias por parte da Hubner quando da execução do serviço. A obra custou aos cofres públicos R$ 149,5 mil. Teixeira passou a desconfiar da empresa quando descobriu que o endereço apontado nos documentos da Hubner não é o mesmo da sua localização.
A localização da Hubner, por enquanto ainda é ignorada. A Prefeitura de São Sebastião, segundo sua assessoria de Imprensa, se nega a fornecer qualquer informação ao Imprensa Livre sobre o assunto.
Através do endereço e do telefone divulgados por Wagner Teixeira na última sessão, o jornal confirmou que a empresa não está estabele-cida no endereço que aponta em seus documentos. No local funciona a Delegacia de Polícia de Mairiporã. O escrivão Sérgio informou que nunca ouviu falar da Hubner.
Através dele conseguimos localizar o proprietário do imóvel, Vilson Antonio Mafessoni, também morador na área central de Mairiporã. Ele informou que aluga prédio citado como endereço da Hubner para a Delegacia há cerca de 10 anos e disse ainda que não conhece a empresa e, portanto, nunca fez qualquer contrato de locação com seus proprietários.
O presidente da Câmara promete continuar com as investigações porque desconfia de outras irregularidades na obra. “O primeiro passo será a apresentação de um requerimento, o que farei já na próxima sessão, solicitando toda a documentação da obra, como notas fiscais emitidas, a planilha de custos e quais as outras empresas que participaram da carta-convite e perderam a obra para a Hubner”, disse Teixeira.
Wagner Teixeira acha que a empresa talvez sequer esteja habilitada para a realização deste tipo de trabalho. Nos documentos a que teve acesso, segundo ele, a Hubner é apontada como uma fornecedora de materiais para construção e não uma empresa de construção civil capacitada para construir qualquer obra. O vereador espera também que o Ministério Público esteja acompanhando o caso e tome as medidas judiciais cabíveis para descobrir se há ou não irregularidades nesta obra municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

Saúde pública volta a ser questionada na Câmara

São Sebastião - Os serviços prestados pela rede municipal de saúde foram alvos de quatro requerimentos aprovados durante a sessão desta terça-feira, 30.
A falta de médicos no PSF de Boracéia foi um dos motivos apontados pelo presidente da Câmara, Wagner Teixeira.
Em outro requerimento, Teixeira relata que uma gestante teria marcado consulta no PSF de Boiçucanga, mas não pôde se submeter ao exame devido à ausência de material básico.
“Fui procurado por esta pessoa que reclamou com razão. A consulta estava marcada às 7hs30 e somente às 9hs a atenderam. Ela foi orientada para que retornasse outro dia, pois não haviam as etiquetas necessárias no exame”, conta.
O vereador acrescenta que quem utiliza a rede pública de saúde é porque não tem condições de procurar uma clínica particular. “Por isso peço uma atenção especial ao secretário de Saúde, que tem demonstrado boa vontade para solucionar os problemas”, entende Teixeira.
Já o vereador Coringa indaga se a Prefeitura dispõe de médico urologista contratado ou concursado. Segundo ele, alguns munícipes que necessitam desse tipo de atendimento estão com dificuldade para agendar consultas.
“Não é possível numa cidade como a nossa, com grande arrecadação, sendo uma boa parte destinada à Saúde, não exista um médico urologista que é uma especialidade necessária nos dias de hoje”, alega Coringa, e completa: “Caso não tenha que contrate em caráter de urgência”.
Por fim, a vereadora Solange Ramos também apontou falta de alguns itens, que ela classifica como indispensáveis para o bom funcionamento das unidades de saúde municipais. Ela cita, por exemplo, copo descartável, pó de café e papel higiênico.
De acordo com Solange, muitas vezes os próprios funcionários acabam comprando esses materiais. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova requerimento relativo a empresas que atuam na cidade
Documento teria sido a causa da prisão do vereador Marcelo Mattos por tentativa de concussão

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou, por maioria de votos (7 a 2), requerimento do vereador Marcelo Mattos, que pede informações ao Executivo sobre três empresas que atuam no município: a Construtora e Pavimentadora Latina, a pedreira Kraffer e a firma Concretex.
Segundo o autor, as firmas em questão possuem atividades e proprietários diferentes.
O documento, segundo Mattos, estava na pauta do dia 25 de abril de 2006 e deixou de ser apreciado pela Câmara em função da sua prisão, ocorrida na mesma data, por suposta tentativa de concussão (extorsão cometida por funcionário público) contra o empresário Kramer Caldeira de Moura.
“Se o proprietário diz que está tudo regular e certinho, não custa nada aprovar o requerimento para ter essa informação e tirar essa dúvida. Isso foi o que gerou toda essa confusão”, frisa.
Mattos quer saber se as empresas possuem alvará de funcionamento; se existem laudos de liberação da Cetesb, do DPRN, do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; se as mesmas recolhem ISS ou ISSQN para o município; e em que área da cidade elas estão instaladas. Além disso, ele pergunta se há estudo e relatório de impacto ambiental e análise de impacto de vizinhança.
Foram contrários ao pedido de informações os parlamentares Robson Wilson dos Santos, o ‘Robson Ceará’, e Solange Rodrigues de Araújo Ramos.
“Nesse requerimento vou votar contra porque eu acho que o certo, depois da bagunça que deu, era leva-lo ao Ministério Público”, justificou Ramos.
O mesmo posicionamento teve Robson Ceará.
“Acho que quem não deve não teme. Não importa que o caso esteja sendo analisado pela Justiça. Somos um poder independente e, por isso, a Câmara precisa fiscalizar”, declarou o vereador Marcos Leopoldino, que preside a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo.
“Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não vejo qualquer problema em aprovarmos um requerimento nesta Casa e envia-lo ao Ministério Público”, ressalta o vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’.
“É um requerimento de extrema importância. Foi por causa dele que o vereador passou 21 dias na cadeia. O vereador apenas está pedindo à Prefeitura informações sobre a legalidade das empresas, se elas estão devendo ou não. Se estiver algo errado leva-se ao Ministério Público”, avalia o presidente da Câmara, Wagner Teixeira.
“A Promotoria está investigando, mas é papel do Legislativo fiscalizar”, conclui o parlamentar Dalton José da Silva. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores analisam reajuste de 7% aos servidores da Câmara

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião estão analisando projeto de resolução 004/06, de autoria da Mesa Diretora, que concede aos servidores concursados e comissionados da Câmara o reajuste de 7%, incidindo sobre os valores básicos de cada referência, acrescido das incorporações já efetivadas.
De acordo com a proposta, que está de acordo com as exigências e critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal, o reajuste será extensivo a bolsa auxílio dos estagiários e proventos de aposentadorias e pensões.
O projeto está nas comissões. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Agito


Prefeito Eduardo Cesar consegue 800 mil para orla do Itaguá

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar assinou na tarde da última quinta-feira, 25, em Franca, convênio com a Secretaria Estadual de Turismo no valor de R$ 800 mil para serem aplicados em obras de infra-estrutura turística no bairro do Itaguá. O convênio assinado junto ao Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias) durante o 1º Salão Regional de Turismo, realizado em Franca, contou com a presença do secretário Estadual de Turismo, Fernando Longo, de Márcio Santiago, presidente da Federação dos Visitors and Convencion Bureau do Estado de São Paulo e também do novo chefe de gabinete do secretário estadual, Sérgio Luis Alves de Carvalho. Sérgio Carvalho, que já foi secretário de Turismo de Ubatuba foi nomeado no último dia 20 de maio para assumir o lugar de Maurício Stainoff e agora é o braço direito do secretário estadual Fernando Longo. “Já temos uma ótima relação com o secretário estadual, mas o fato de Sérgio ser agora o seu chefe de gabinete facilita muito para Ubatuba, pois ele já conhece o nosso município e tem disposição para nos auxiliar”, lembrou Eduardo Cesar. Sérgio Carvalho é também Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo e coordenador geral dos Conselhos Regionais de Turismo.
“Nunca antes o município teve tantos recursos estaduais voltados para o turismo, como agora”, afirma o prefeito Eduardo Cesar lembrando das suas constantes viagens a São Paulo em busca de verbas para Ubatuba. “Dentro do nosso planejamento turístico este novo recurso é uma importante alavanca. Com a participação agora dos Conselho Municipal de Desenvolvimento e também do Conselho de Turismo, na definição das prioridades, vamos conseguir avançar ainda mais com o nosso planejamento turístico, levando sempre em conta a seriedade, a transparência e a participação popular”, reforçou o prefeito.

Obras de infra-estrutura turística

Ubatuba - Segundo o prefeito, já na próxima semana serão iniciadas as obras de reurbanização da Avenida Iperoig, importante corredor turístico do município. Só nesta obra serão empregados mais de R$ 2 milhões. Também como obra que terá impacto na vida turística do município, já está em andamento a reurbanização da Avenida Abreu Sodré, no Perequê-Açu, com cerca de R$1,3 milhão empregados. “Em breve iniciaremos também as obras de reurbanização da Praça 13 de Maio, de infra-estrutura na Maranduba, de recapeamento asfáltico no centro da cidade, enfim, uma série de obras, também na área da educação, que somam hoje cerca de R$ 14 milhões. Além disso, não podemos esquecer da grande obra de recuperação da Rodovia Osvaldo Cruz, onde estão sendo empregados cerca de R$ 27 milhões e que irá trazer grandes benefícios para o desenvolvimento do nosso turismo”, afirmou Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)
 

Prefeito Eduardo Cesar recebe prêmio em Balneário Camboriú
O programa de congelamento de áreas irregulares foi novamente premiado em evento de porte nacional

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve no último final de semana (26 a 28 de maio) em Balneário Camboriú (SC), onde recebeu o Prêmio Êxito Administrativo, considerado um diferencial para o mandato de qualquer prefeito. O prêmio foi entregue em reconhecimento aos trabalhos prestados frente à administração pública, no Encontro Nacional de Prefeitos. Eduardo Cesar foi homenageado na categoria “Chico Mendes” (Ecologia e Desenvolvimento Sustentado), devido, especialmente à implantação do programa de congelamento de áreas irregulares.
O evento contou com cerca de duzentas pessoas, com 150 prefeitos de todo o Brasil, que de alguma forma se destacaram e fizeram a diferença na administração pública de sua cidade. O Prêmio Êxito Administrativo foi o segundo reconhecimento público e nacional pelo programa de congelamento de áreas irregulares implantado pelo prefeito Eduardo Cesar. No mês anterior o prefeito de Ubatuba esteve no Rio de Janeiro, onde foi homenageado com o Diploma de Destaque em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, prêmio oferecido pela Ong Biosfera e o Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae) pelo mesmo motivo: os bons resultados advindos do programa de congelamento. “Fui muito bem recebido e fiquei extremamente feliz por poder ter participado de um evento grandioso com a presença de administradores de todo o Brasil. Este prêmio reflete o esforço da nossa administração em fazer de Ubatuba um lugar ainda melhor para se viver”, disse o prefeito Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)

Vereador Jairo dos Santos apresentou vinte emendas para o Orçamento do Estado - 2007
A Audiência Pública do Orçamento do Estado para o ano de 2007 atendeu a região litorânea de São Paulo, na Câmara Municipal de Santos, no dia 26 de maio.

Ubatuba - As propostas de Ubatuba foram levadas à Audiência Pública, que trata do aprimoramento da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO - e do Orçamento do Estado - 2007, pelos vereadores Luciana Machado, PDT, Jairo dos Santos, PT, e por representantes de comunidades da região Sul da cidade.
Presente no encontro, o vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, cobrou do Estado, investimentos para a construção de casas populares para os moradores de áreas de Parque e APP - Área de Preservação Permanente, além de investimento para a conclusão das obras de saneamento básico no Município.
O vereador Jairo dos Santos usou a tribuna e reforçou a cobrança para a agilização das conclusões das obras da SABESP, principalmente, na região de habitações populares e pediu a construção de uma Unidade Escolar Estadual, no bairro do Poruba. Além disso, o vereador apresentou outras vinte emendas: saneamento básico para as regiões sul, Picinguaba e Rio Escuro; habitação popular para moradores de áreas de Parques e Área de Preservação Permanente; pavimentação das estradas vicinais do bairro do Araribá, Folha Seca, Caçandoca, Camburi e Sertão da Quina; urbanização do Parque Guarani, Botafogo, Jardim Ipiranga, Vale do Sol, Parque das Rosas, Rio Escuro e Ilha dos Pescadores; conclusão das estações elevatórias de esgoto dos bairros do Lázaro, Estufa, Perequê-Mirim e Perequê-Açu; urbanização das marginais da Rodovia Manoel Hipólito do Rego, entre os bairros da Maranduba e Lagoinha; construção de um Centro de Eventos; construção de Teatro Municipal, de Museu Regional e construção da ponte da Maranduba; casas populares para moradores do Camburi; reforma do Cais do Porto; reforma das Escolas Municipais; criação de FATEC; construção de Centro Esportivo; construção de Portal Turístico na rodovia Osvaldo Cruz e conclusão do Portal da Rodovia, no bairro da Tabatinga; ampliação e reforma da Santa Casa; reforma do Casarão do Porto - FUNDART.
Jairo dos Santos acredita na aprovação das emendas, que são de grande importância para a cidade e, principalmente, para seus moradores. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Artigo Quinto toca no Calçadão nesta sexta-feira

Ubatuba - O Grupo Artigo Quinto, formado por integrantes da Banda Lira Padre Anchieta, fará uma apresentação acústica no calçadão, em frente ao Fórum e ao Museu Washington Oliveira, nesta sexta, dia 2, a partir das 16 horas. No repertório, estão cantigas de roda, ciranda e MPB, arranjados para três clarinetas, sax, flauta e baixo. A apresentação faz parte do projeto “Som da Tarde”, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), em que diversos grupos se apresentarão às tardes de sexta-feira, sempre que houver tempo bom, em frente ao Museu, na praça Nóbrega.
A idéia é levar a boa música a um público mais amplo e atrair novos alunos para os cursos de música da Fundação. Outra oportunidade de conhecer o Artigo Quinto será no sábado, dia 3, na Praça Exaltação à Santa Cruz, às 20h30. O grupo ainda fará um recital pedagógico na escola municipal Ernesmar de Oliveira, na Praia Dura, somente para alunos. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal de Ubatuba completa doze anos
O prefeito Eduardo Cesar e vários secretários municipais estiveram na cerimônia para parabenizar a corporação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, juntamente com a Guarda Municipal, realizou uma cerimônia, nesta quarta-feira, 31, para comemorar os doze anos da corporação. Esteve presente todo o efetivo da Guarda Municipal, além de representantes de todas as outras instituições que zelam pela segurança dos munícipes de Ubatuba e que foram ao salão da Igreja São Francisco parabenizar e compartilhar da festa da corporação.
Além da presença do prefeito Eduardo Cesar, que com satisfação congratulou os colegas da Guarda Municipal de Ubatuba, a mesa de autoridades foi formada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique, os vereadores Claudinho Gulli e Jairo dos Santos e por membros do Corpo de Bombeiros, e das polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária. O presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Mohamad Ramadan El Ali também compôs a mesa, além do Frei Aldo Pietrobom, pároco da cidade.
Cumprimentos e elogios - Todos os que fizeram uso da palavra elogiaram a atuação da Guarda Municipal de Ubatuba nesses doze anos de história. A integração com os demais órgãos de segurança foi um dos aspectos mais exaltados, considerada como principal ingrediente na fórmula que faz de Ubatuba uma das cidades com menor índice de criminalidade na região.
O prefeito Eduardo Cesar, que acompanhou de perto a evolução da Guarda Municipal, desde sua criação, falou sobre o amadurecimento da mesma e das melhorias que pretende viabilizar ainda este ano para a corporação: viaturas, motos, fardas, coletes e rádios, além do Plano de Carreira e Estatuto. “A Guarda nunca teve o espaço devido, mas acredito que agora, por vontade da equipe de governo e por reivindicação da própria corporação, conseguiremos a construção de um novo quartel para estas pessoas tão solícitas, sérias e dispostas a ajudar. É um orgulho para o nosso governo termos esta Guarda Municipal que é tão útil para a sociedade”, acrescentou o prefeito.
O delegado titular de Ubatuba, Dr. Fausto Moro Cardoso parabenizou a Guarda pelo ótimo serviço e pela dignidade e competência no auxílio à segurança pública. “Continuem com este ânimo, o maior beneficiário é a população de Ubatuba”, disse o delegado. Os outros quatro representantes das polícias (Sargento Gama – Corpo de Bombeiros; PM Ivo – 3º Batalhão da Polícia Militar de Ubatuba; Tenente Alexandre – Polícia Ambiental e Inspetor D’ângelo – Polícia Rodoviária) falaram do entrosamento entre as corporações, frisando o desempenho dos homens e mulheres que compõem a Guarda Municipal de Ubatuba. O comandante da Guarda, Tenente Carvalho, falou emocionado sobre a dedicação dos integrantes da instituição que aniversariou nesta quarta-feira. “A Guarda Municipal é uma defensora fiel do patrimônio de Ubatuba e trabalha salvando vidas mesmo sabendo que a própria vida está em perigo”, disse o comandante.
Amiga, protetora e aliada - A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) foi criada em 31 de maio de 1994, pela Lei Municipal 1369, com a missão de proteger os próprios municipais, seus bens e serviços. Em Ubatuba, a GMU faz parte do complexo de Segurança Pública Municipal, prestando diuturnamente apoio aos órgãos públicos encarregados da segurança em todo o território de Ubatuba. Atualmente a corporação conta com 44 guardas municipais masculinos e 15 femininos, além de dois integrantes da Polícia Militar inativos e que exercem a função de comando.
A GMU, atualmente instalada no bairro do Perequê Açu, é uniformizada e aparelhada com armamento tipo pistola 380, revólveres calibre 38, coletes balísticos e rádios comunicadores. Atuam com uma frota de três viaturas de pequeno porte e dez motocicletas. Nesses doze anos de existência acompanhando a evolução dos anseios da comunidade e tendo por lema “amiga, protetora e aliada”, a Guarda Municipal de Ubatuba vem a cada dia integrando-se mais à malha de segurança da sociedade. (Fonte: PMU)

Vice-presidente da Facesp dará palestra na Associação Comercial

Ubatuba - Marco Aurélio Bertaiolli ministrará amanhã uma palestra voltada aos empresários da cidade, às 19h30, na Associação Comercial de Ubatuba.
Bertaiolli é vice-presidente da Facesp - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes e vice-prefeito de Mogi das Cruzes.
Ele trabalha ao lado de empreendedores e representantes de entidades com o objetivo de desenvolver projetos, dinamizar a economia e gerar empregos.
“Defesa das micro e pequenas empresas”. Esta é a principal bandeira de trabalho de Bertaiolli, que defende o associativismo, a atração de novos empreendimentos, fomento dos negócios já implantados, criação de nichos de mercado e mudanças na legislação.
O presidente da ACIU Ahmad Khalil Barakat (foto) ressalta que “através do associativismo, da formação de núcleos, da participação integrada, os empreendedores conseguem melhores resultados, tanto na solução de problemas conjuntos, como na viabilização de novos negócios”, salienta.
O empresário Marco Aurélio Bertaiolli tem 38 anos e uma ligação com o setor comercial há mais de 20 anos. Tornou-se comerciante aos 16 anos. A experiência precoce proporcionou uma visão mais ampla do mercado, além das tendências e transformações ao longo dos anos. (Fonte: ACIU)

Ubatuba pode ganhar posto do Sebrae

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou na sessão de ontem o projeto de lei nº 68/06 do Executivo, que o autoriza firmar convênio com a Associação Comercial de Ubatuba e com o Sebrae.
O convênio objetiva a implantação e manutenção de um Posto de Atendimento ao Empreendedor no município, mais conhecido como Posto do Sebrae ou PAE.
A implantação e manutenção do PAE conta com uma parceria entre a Associação Comercial, Prefeitura Municipal, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba e o próprio Sebrae.
Segundo a Prefeitura, o Sebrae vem aumentando e priorizando ações que estimulam o empreendedorismo e incentivam a criação de empresas em Ubatuba, fortalecendo cada vez mais as que já existem. Vem também promovendo programas e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do município e a qualificação profissional de seus habitantes, proporcionando a criação de postos de trabalho e geração de renda.
“Apresentamos esse projeto de lei visando a instalação do Posto de Atendimento em nossa cidade por ser um importante instrumento no desenvolvimento econômico e social dos empreendedores locais, contribuindo na evolução do nosso comércio, proporcionando assim geração de renda e empregos”, aponta Kátia Nunes, secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, diz que a parceria é muito importante para a cidade. “O Sebrae é um importante parceiro para o desenvolvimento. Esta aproximação vai proporcionar uma ajuda muito grande aos nossos empreendedores” reforçou Ahmad.
Segundo o gerente regional do Sebrae de São José dos Campos, Mauro Medeiros, o Sebrae oferece apoio a partir da necessidade dos empresários, desde que haja uma contrapartida. “Para projetos, os empresários precisam se organizar para buscar o apoio do Sebrae, que verá a possibilidade de viabilizá-lo ou não”.
Medeiros ressalta que o Posto do Sebrae é voltado ao atendimento individual. Já para o apoio em projetos o ideal é ser em grupos. “Informamos aos empresários que têm um mesmo objetivo sempre nos procurarem de forma coletiva, resultando assim em um trabalho mais rápido”, esclarece Medeiros. (Fonte: ACIU)

Comissão vai questionar paralisação de obras da Sabesp

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira, o projeto de lei do vereador Charles Medeiros, que dispõe sobre a criação de “Comissão Especial de Estudos” objetivando analisar os motivos da paralisação das obras de saneamento básico de responsabilidade da SABESP no Município de Ubatuba.
Segundo o vereador, esta “Comissão Especial Temporária” tem a finalidade de fazer o levantamento de paralisação de obras e o descaso da Sabesp em fornecer os serviços essenciais aos munícipes. “Existe enorme quantidade de reclamações contra a Sabesp que se arrasta há tempos, não só a paralisação de obras, como também da inércia na implantação de elevatórias de tratamento de água e na falta de ligação de rede de esgotos nos bairros, que estão sendo prejudicados pelo esgoto a céu aberto, contribuindo com o alto índice de poluição em nossos lençóis de água, córregos, rios que se deságuam nas praias do município. Portanto, torna-se necessário apurar a responsabilidade social da Sabesp”, disse.
A lei prevê que a Comissão será composta por três vereadores, designados pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cortes e que as despesas decorrentes serão consignadas no orçamento próprio do Legislativo Municipal. (Fonte: ACIU)

ACIU informa: “Últimas vagas para o seminário Empretec”
O Programa Empretec acontecerá no inicio do mês de agosto.

Ubatuba - Os interessados em fazer o Empretec neste ano, precisam entrar em contato o mais rápido possível com a Assessoria de Comunicação da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU) para preencher a ficha que deverá ser encaminhada para uma análise do Sebrae.
O Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do Sebrae-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas. O objetivo é que se possa fazer uma auto-avaliação das principais características que todo empreendedor deve ter, tais como, iniciativa na busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar e monitorar, capacidade para buscar e valorizar a informação, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.
Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU pelo tel 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Prefeito se reúne com comunidade da Vila Mariana Teixeira

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido com a comunidade da Vila Mariana Teixeira, no bairro Lagoinha, na última segunda feira, dia 29. O encontro foi pedido por um grupo de cerca de 30 moradores que está se organizando para formar uma associação. Além do prefeito, estiveram presentes, representando a Prefeitura, o Secretário de Obras, João Paulo Rolim e a Assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel.
Os moradores fizeram diversas reivindicações, entre elas, a pavimentação e manutenção das vias públicas, a construção de uma área de lazer com quadra de esportes e pista de malha, o desassoreamento do Rio Lagoinha, que transborda em época de chuvas intensas, alagando o bairro.
A princípio, a Prefeitura comprometeu-se a pavimentar a rua principal com bloquetes. Uma nova reunião será marcada ainda para este mês para estudar a possibilidade de estender pavimentação para todas as ruas da Vila, com a ajuda da comunidade. Nessa oportunidade, será apresentado também um projeto para a construção da quadra. Em relação ao desassoreamento do rio, a Prefeitura se comprometeu a entrar com um processo de licenciamento junto aos órgãos competentes, nas esferas estadual e federal.
O prefeito Eduardo Cesar afirmou ter ficado feliz com a receptividade das pessoas e com a intenção que eles têm de se organizar como associação. “É uma honra para mim poder ir pessoalmente a reuniões com as comunidades, que estão se fortalecendo a cada dia e percebendo o ideal da política participativa. Somente assim, unindo forças, que nós conseguiremos transformar Ubatuba na cidade que sonhamos”. (Fonte: PMU)
 

Semana de 02/06 à 08/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs -21:30 hs.

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Novos rumos

Estou cansado de perseguir
A nau de Vasco da Gama
Pra achar o caminho
Ou a mínima lembrança
De como dobrar
O cabo da Boa Esperança
E agora vou procurar
Pindoba em Pindorama.
Ouro lá no Rio do Ouro
Caraguatá em Caraguatatuba
E Ubá em Ubatuba.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Gasoduto prejudicará o Litoral?
Com referência a proposta feita na edição do último dia 30 no Litoral Virtual, pelo Dr. Ricardo Henri Rodrigues Destéfano - Doutor em Agronomia (ESALQ/USP) UNICAMP/UNIANCHIETA Campinas - SP, como ele próprio se identifica, gostaria de sugerir que realmente se fizesse uma ampla discussão sobre o assunto, mas em Campinas ou na Unicamp, pois me parece que o mesmo ignora por completo o assunto.
O Dr. Ricardo demonstra total desconhecimento a respeito das reais necessidades energéticas do País e até mesmo a grave crise por que
passamos com a Bolívia.
Desconhece e sugiro faça uma visita, a qualquer unidade da Petrobrás, para que aquilate a dimensão da responsabilidade e da preocupação da empresa para com a segurança do meio ambiente, pois entende que meio ambiente é qualidade de vida.
Desconhece que uma obra desta envergadura exige a elaboração de EIA/RIMA (Estudo e Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) com
consulta pública, sem o qual o IBAMA não libera o licenciamento para o empreendimento.
Desconhece que no Litoral Norte, existem pessoas capazes e preocupadas com o meio ambiente que participam de inúmeras ONG´S ambientalistas, e que nenhuma até o momento, se posicionou contra. Em que pese façam um acompanhamento rigoroso de todo o processo.
Desconhece a realidade de vida do cidadão morador no Litoral Norte, que pela falta de emprego perde seus filhos e netos para outras cidades e que vive das migalhas deixadas pelos veranistas a cada temporada.
Ao que me parece e sem querer ofender ao Dr. Ricardo, ele olha apenas como olhos de veranista que busca a região para seu lazer sem se preocupar com as reais necessidades do Litoral Norte e de seu povo.

Cesar Vieira Bisetto
Morador do Litoral Norte
UNIVIDA - Universidade da Vida / Laboratório Prático Experimental
Caraguatatuba - SP

Sou funcionária pública municipal há mais de 15 anos. Esta é a quinta administração em que estou trabalhando. Sou sindicalizada, pois acredito que unidos podemos conseguir nossos ideais. Muito me decepcionou o panfleto distribuído pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba e tendo o mesmo texto sido também divulgado aqui neste mesmo site. Cada vez mais me convenço de que o "papel aceita tudo". Discordo da Gláucia, minha colega de trabalho, quando ela quer ser a "mãe da criança"! Faço parte, com muito orgulho, da comissão instituída para elaboração do nosso tão sonhado novo Estatuto dos Funcionários Públicos, que desde 1988, com a Constituição Federal todos os servidores esperam por esse momento.
No panfleto, a Gláucia escreve que "após muita solicitação, a administração está sentando com o Sindicato para essa elaboração". Isso não é verdade! Se alguém tem que levar os "louros", esse alguém é o Prefeito Eduardo César que está cumprindo o que prometeu, dignificando e valorizando o servidor público, fazendo o que os outros quatro prefeitos que o antecederam não fizeram. Não é a administração quem está sentando com o Sindicato. É o Sindicato, numa demonstração amistosa e de caminhar em conjunto, que está participando das reuniões da Comissão para elaboração do Estatuto, a convite do Sr. Silvio Bonfiglioli Neto, Secretário de Administração. Portanto Gláucia, parabéns pelo seu trabalho e contamos com sua presença nas reuniões de elaboração do nosso Estatuto.

Siliane de Brito Nascimento
Funcionária Pública Municipal

"INJUSTIÇADOS E SOLIDARIEDADE"
São de todos conhecidos os alertas que, BERTOLT BRECHT (1898-1956), faz, na sua obra, convidando o povo a pensar, agir, participar da vida em sociedade, ser solidário e defender seus direitos e os de seus vizinhos, quando injustamente atacados por governos com vocação de ditadores mesmo que, não sejam tão violentos como o nazismo que ele enfrentou.
Neste sentido é significativa a triste confissão do pastor presbiteriano alemão, Martin Niemoeller, sacrificado pelos nazistas e por ele transcrita:
"Primeiro eles vieram buscar os comunistas.
Não falei nada porque não era comunista.

Então vieram buscar os judeus.
Não falei nada porque não era judeu.

Depois vieram buscar os operários, membros dos sindicatos.
Nada falei porque não era operário sindicalizado.

Então eles vieram buscar os católicos.
Não falei nada porque sou protestante.

Finalmente vieram me buscar.
Quando isto aconteceu, não havia ninguém para falar."

Esses comportamentos violentos de governantes, com nuanças, matizes e características diferenciadas repetem-se sempre que um "ditadorzinho" de plantão quer implantar seus objetivos pessoais e para que não apareçam as fontes da corrupção tenta silenciar seus opositores com perseguições, calúnias, difamações, injúrias, processos e, dependendo das circunstâncias, até com a morte.
Observando a vida nacional, de um ou outro estado e de alguns municípios, podemos encontrar dezenas de histórias parecidas à contada por Bertolt Brecht. Prestando bem atenção, algumas semelhanças, podem ser observadas, neste quadrante histórico de nossa Ubatuba. Não é necessário citar personagens e situações.
Felizmente para a JUSTIÇA, para os INJUSTIÇADOS e, principalmente, para a DEMOCRACIA e a MANUTENÇÃO DA PAZ NA SOCIEDADE, nem todos se calam, como fez o pastor Martin Niemoeller, pensando que a injustiça praticada para os outros não é com ele. Mesmo numa sociedade "mansa" e pouco solidária como a de Ubatuba, existem os que não se calam ante a injustiça praticada por nossos políticos com a certeza de impunidade.
Da primeira parte da frase acima, sou testemunha agradecida, nestes dias de perseguições, calúnias, difamações e processos por delitos que não cometi.
Enquanto à segunda parte, "certeza de impunidade para nossos políticos", podemos afirmar que quando se aciona a JUSTIÇA, com seriedade e pelos cominhos legais, também não existe certeza de impunidade. Terça feira, "UBATUBA VÍBORA", publicou a súmula do acórdão, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que confirma a condena, por unanimidade, de um cidadão de Ubatuba, a três meses de cadeia, por ter injuriado, caluniado e insultado, na Rádio Costa Azul, em 1999, quando era prefeito de Ubatuba, o conhecido casal, Helena Leal Costa Leite e Roberto Mamede Costa Leite, assim como a obra de caridade e sensibilidade humana por eles desenvolvida.
Alguns dos que ouvimos o programa, além de prestar-lhes solidariedade, conforto e apoio, na época, estimulamos o processo que agora teve desfecho e condenação, sem direito a apelação.
A lição que devemos tirar, desse exemplo, nós cidadãos comuns, é que não devemos nos intimidar ante a injustiça praticada pelos poderosos de plantão. Temos o dever de reagir dentro dos parâmetros de legalidade. Reagir, na imprensa, publicando as injustiças e perseguições de que somos vítimas e gerando aquele "murmúrio" e opinião silenciosa que pune nossos políticos, primeiro na "boca do povo" e, posteriormente, nas urnas.
A todos os poderosos de plantão cabe pensar que, o poder é efêmero e que a injustiça clamará por justiça.
Existe também a possibilidade do tiro sair pela culatra e, o vendaval de injustiças, despertar iras e avivar fogos amortecidos.
Concluímos com a frase de Cláudio Andrés Telles: "A corrupção, por sinal, é inseparável de qualquer projeto totalitário, e, a maior tristeza que pode atingir uma sociedade é tornar-se tolerante à prática da corrupção". ("O Preço que se paga". Guaruçá, 26-05-06)

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba SP

DESAFIOS DO LITORAL NORTE:
"Educação de Qualidade - Vamos construir essa idéia na sua cidade?"
Dia 03/06/2006 às 15:00 h
Na Câmara Municipal de Ubatuba
EXPOSITOR
DR. CÉSAR PIMENTEL
Advogado da APEOESP
DEBATEDORA
Profª. Nilcéa Fleury Victorino
Secretária de Formação da APEOESP
MEDIADOR
Dr. MAURÍCIO MOROMIZATO
(Presidente do DM Ubatuba)
PARTIDO DOS TRABALHADORES MICRO REGIÃO DO LITORAL NORTE

Partido dos Trabalhadores
DM de Ubatuba

"Desafios do Litoral Norte - Plano Diretor Participativo"

"A partir da ética é possível formular os cinco princípios concretos da democracia: igualdade, liberdade, diversidade, participação e solidariedade." (Herbert de Sousa - Betinho)

"Não nasci marcado para ser um professor assim (como sou). Vim me tornando desta forma no corpo das tramas, na reflexão sobre a ação, na observação atenta a outras práticas, na leitura persistente e crítica. Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social de que tomamos parte". (Paulo Freire)

O Diretório Municipal do PT de Ubatuba está organizando uma palestra com debate a ser realizado em Ubatuba-SP, sobre o tema "Educação de Qualidade - Vamos construir essa idéia na sua cidade?", onde se tratará desta questão tão urgente e significativa para os nossos municípios. A participação popular, exigida por lei, em muitas ocasiões não tem sido respeitada pelas prefeituras do Litoral Norte, e este debate vem, na medida de sua importância e necessidade, contribuir para que em outubro de 2006, os municípios que ainda não têm o Plano Diretor, possam apresentá-lo sem máculas legais, ou seja, com a participação efetiva da população. A educação como mecanismo de promoção social e base de um povo e não pode ficar excluída dessa discussão.
O evento será realizado no dia 03 de junho ás 15:00 horas, no auditório da Câmara Municipal de Ubatuba. O debate será conduzido pelo Dr. César Pimentel, advogado da APEOESP e pré-candidato a Deputado Federal.
Ficaríamos honrados com o interesse de Vossa Senhoria em participar neste evento.

Cordialmente,
DM do PT de Ubatuba

DE PASSAGEM......
Como dissemos estivemos na Audiência Pública do Orçamento Participativo da Assembléia Legislativa em Santos.
Alguns fatos políticos curiosos aconteceram na ocasião.
Quando menos esperávamos, após o pronunciamento do Deputado Enio Tato (PT) onde inflamado observava que de nada adiantariam tais audiências uma vez que as verbas ali aprovadas no ano anterior não foram até então encaminhadas aos seus destinos e que faltavam alguns dias para que isso ocorresse sobre pena de não mais poderem ser viabilizadas.
Partindo de um Partido que naquele momento era Oposição, uma vez que o Governo Estadual é hoje o PFL, tudo normal.
Mais eis que de repente, surge na tribuna o Deputado Edmir Chedid (PFL) relator da Comissão do Orçamento e nada mais nada menos, detona a candidatura Alckmin, entre alguns argumentos, diz que este governo (Alckmin) passou todo o tempo negociando com bandidos e que sabia que os atentados aconteceriam, deixando na mão do atual Governador Cláudio Lembo uma bomba relógio.
Não obstante salientou também que o Governador Alckmin não teve projetos para o Estado e jamais teria para a Nação.
Complementou que o Governo Lula teve uma herança maldita de Fernando Henrique e que ao ser reeleito poderia então poder Governar da forma proposta em sua primeira Gestão.
Tais pronunciamentos foram avalizados pelo Deputado José Caldini Crespo também (PFL) Presidente da mesa que humorado comentou que tais pronunciamentos deixavam corados até os próprios Deputados do PT Enio Tato, Maria Lucia Prandi (PT), e outros que me falham a memória.
Se não quiserem acreditar temos várias testemunhas....

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

O MDM vem a público agradecer ao Prefeito pela recuperação que está executando na entrada da MARAFUNDA e principal via do bairro, que se estende até o bairro BELA VISTA. Atendendo as expectativas dos moradores! Agradecemos, também ao Governo do Estado, que vem recapeando a estrada TAUBATÉ/UBATUBA, que beneficia os bairros da região oeste e a cidade como um todo, facilitando o acesso dos turistas ao municipio. Isso é fruto da sintonia e sincronismo entre os Governos ESTADUAL e MUNICIPAL!
PARABÉNS!

MDM

EXTERMINADORES DO FUTURO
Se não cuidarmos não irá sobrar nada! A degradação ambiental está célere e, se não houver uma reversão, pouco sobrará para os nossos netos. É preciso preservar. Para preservar é preciso conscientizar. Para conscientizar é preciso, muito antes, educar. São muitas as organizações, são severas as legislações, são inúmeras as propostas. O clamor pela defesa da natureza é uma boa bandeira para qualquer outro objetivo, até mesmo os mais escusos. A fundamentação científica dos argumentos torna-se imprescindível. As paixões “a primeira vista” precisam ser abandonadas em nome da razão. A negação do crescimento vegetativo e migratório das populações tem causado “baixas” irrecuperáveis, tanto quanto a falta de uma política realistica e corajosa, que produza e coloque a disposição dos atores as ferramentas necessárias para o enfrentamento do problema. A negação da existência deste fator (crescimento das populações) transfere e adia soluções tornando-os cada vez mais insolúveis em qualquer meio, muito mais nos quais se pretende “preservar”. Na prática, o modelo existente atesta sua incompatibilidade. Funciona como uma foto e, não como um filme. Como uma represa, contém um demanda (reprimida), sem propor alternativas, tapa os olhos para a realidade latente. Vide Manifestações pela regularização fundiária. Serão os manifestantes impedidos de procriar? Onde, dentro no município, nos oferecem espaços físicos disponíveis ( suficientes) para a ocupação humana ( a garantir os direitos constitucionais de4 ir e vir, moradia, sustento etc) com alguma infra-estrutura? Qual as alternativas econômicas ( sustentáveis) que nos propõe, para o “ganha pão” ? Irão nos oferecer alguma ( como tantas outras) “bolsa preservação”? Toda preservação precisa priorizar o homem. Ele é o foco e a sua razão de existir. Imposições legais e as pressões de toda ordem das não governamentais do segmento que não levarem em conta a simples existência do homem local, suas necessidades matérias, espaciais e aspirações, estão fadadas ao fracasso. O resultado prático das restrições de ocupação existente é tapar o sol com a peneira. A punição radical tem sido tanto maior, quanto maior for o “IBOP” alcançado com a ação. É circense. É preciso democratizar as decisões tomadas nos gabinetes refrigerados e traze-las a tona da realidade. Aos locais( moradores) além das restrições é preciso oferecer alternativas exeqüíveis de sobrevivência e, um mínimo de qualidade de vida. Vamos parar de escrever, de ler e ouvir “poesias”. A nossa realidade é outra. Compatibilizar o uso com a preservação e a proteção ambiental, de forma realística e racional é sensato. Vamos priorizar o homem, principalmente aquele que vive no, e do local que se pretenda preservar. O que queremos (afinal) preservar para o futuro? A arquitetura de quatro andares dos prédinhos malajambrados da Praia Grande? Os quiosques embargados? O novo Prédio (nas Toninhas) da Colônia de Férias da Associação. Dos Funcionários do Estado de São Paulo (um verdadeiro CPD, um monumento ao mau gosto)? As disposições urbanas dos (já incontáveis) carrinhos de lanche? As esquinas tomadas por Churrasquinhos de Gato? A “nova” Feirinha Hippie? As incontáveis lojinhas de maiôs? Este é o modelo ( que recebemos pronto e frio) de desenvolvimento “sustentável” que nos é oferecido pelo estado? O que se pretende? A o pouco que resta da economia do município está combalida. Os meses de inverno são “congelantes”. Falta dinheiro para tudo. E como preservar o palmito com filhos pedindo pão? É preciso termos certeza de que estamos construindo um futuro melhor para os filhos desta terra. É preciso refletir sobre discursos inflamados de “haoles” oficiais ( ou não), que tem empregos e salários garantidos (pagos pelo estado) que acenam, impingem e propõe ações inexeqüíveis e inconseqüentes. Vamos olhar para o mundo ou para outros estados da União e, baseado em suas experiências de sucesso escolher e planejar nosso o melhor caminho. O caminho da preservação responsável. O nosso caminho. Somos menores? Incapazes? Precisamos de tanta tutela? Afinal, ainda não sabemos caminhar? O Plano Diretor poderá ser um marco de novos e melhores tempos.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

A reportagem abaixo, na Revista Náutica deste mês, merece muita reflexão!

Onde vamos parar?
Já estão faltando vagas nas marinas, e não há outras sendo construídas.

Jets,veleirinhos,infláveis e lanchas pequenas podem ser rebocados e guardados em casa,sem maiores problemas.Mas,onde guardar os barcos maiores? Para quem não sabe, as vagas nas marinas e iates clubes do Brasil estão quase esgotadas, ao mesmo tempo em que a legislação ambiental praticamente proíbe a construção de novas marinas.Resultado: a indústria nacional cresce em ritmo acelerado, mas completamente fora de compasso do surgimento de vagas para seus produtos. Com isso, o mercado incha, e a indústria, inevitavelmente, se retrai.O motivo para tanto rigor na legislação deve-se à intransigência de parte das autoridades ambientais, que julgam as marinas como degradadoras do meio ambiente.Mas, será verdade? Ao que tudo indica, não... Pelo contrário, uma marina bem nascida até enriquece a vida aquática à sua volta. Além disso, aquelas ambientalmente corretas tratam todo o seu esgoto e têm estações de coleta de combustível e óleo, para evitar que,no caso de vazamento,eles acabem indo para na água.E isto não é difícil de fazer.Complicado mesmo é entender as obscuras regras da legislação. Tenho visto muitos exageros, principalmente no estado de São Paulo. Em Ubatuba, uma marina – que trata de toda água drenada de seu pátio e é equipada para permitir o fluxo normal das águas do mangue – foi condenada a ser implodida! O curioso é que essas autoridades que mostram os dentes quando os assuntos são novas marinas, mostram-se impotente à devastação nas encostas e á pesca predatória. Ou seja, alguém está condenando o réu errado.Um setor que emprega e fax expandir o mercado, não pode ser foco de perseguições preconceituosas. Mario Dottori é consultor de náutica.

Enviado por:
Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia do Pulso ©Luciano Cancelier

Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor