Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 05 de Junho de 2006 - Nº 1537 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Arquitetura promove viagem pedagógica para Ouro Preto
UNITAU abre Semana Valeparaibana de Meio Ambiente
UNITAU abre inscrições de cursos para 3ª Idade

Caraguatatuba
Dois são baleados em bar em Caraguá
Esporte radical agita Litoral Norte
Caraguá prepara o Ecoadventur 2006
Prefeitura de Caraguá oferece vacina contra gripe a servidores públicos
Sebrae realiza curso “Jovens Empreenderes” a professores de Caraguá
A Câmara e os números de Maio

Ilhabela
Programação de Ilhabela atrai turista estrangeiro

São Sebastião
Advogado aponta risco de explosão
Prefeitura abre Semana do Meio Ambiente no Municipal
Atletas sebastianenses recebem clínica de caratê
São Sebastião recebe Taubaté na Liga do Coneleste Paulista
Atleta sebastianense disputa 12ª edição da Maratona Internacional de São Paulo
São Sebastião participa da 1ª Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica


Ubatuba
Santa Casa de Ubatuba ganha piso superior
Termina curso do Programa “Alimente-se bem” do Sesi
Eleita nova diretoria do CONSEG em Ubatuba
Vereador quer aumento no convênio para os estudantes universitários
Vereador Marcos Francisco amplia horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais
Vereador realiza abertura de evento sobre Terceiro Setor
Hélio Pinto recebe Moção pelo trabalho voluntário na Santa Casa
Vereador Jairo dos Santos homenageia Guarda Municipal
Camburi ganha Centro Comunitário totalmente ecológico
Prefeitura busca parcerias para equipar Santa Casa
Festival de Música em escola de Ubatuba reúne 14 canções sobre a Copa do Mundo
Prefeitura inicia obra que vai mudar a aparência da orla central
Ubatuba prepara eventos para Campanha do Agasalho
Dr. Ricardo Cortes fala sobre a importância da preservação do Meio Ambiente
Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Arquitetura promove viagem pedagógica para Ouro Preto

Litoral Norte - Quarenta e três alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) farão uma viagem pedagógica para a cidade mineira de Ouro Preto, neste fim-de-semana, de 2 a 4 de junho. O objetivo da excursão é integrar os alunos ao ambiente de trabalho, por meio da realização de uma análise dos patrimônios arquitetônicos da cidade histórica.
Os estudantes partirão de Taubaté na madrugada de sexta-feira e voltarão no fim da noite de domingo. O passeio é organizado pelo prof. Ms. Benedito Assagra Ribas de Mello, docente da disciplina História da Arquitetura e Urbanismo. Na viagem, os alunos analisarão as estruturas históricas da cidade e as intervenções nelas realizadas na busca pela preservação.
Para o prof. Mello, a viagem contribui significativamente para a formação dos estudantes. “Observar as técnicas arquitetônicas, empregadas hoje e no passado, é extremamente importante para o profissional de arquitetura”, explica.
A excursão faz parte de um programa pedagógico realizado há dez anos na UNITAU e idealizado pelo prof. Mello. Desde sua criação, mais de dois mil alunos participaram do projeto, que tem por objetivo facilitar aos estudantes a assimilação do conteúdo teórico das salas de aula e integrá-los ao futuro ambiente de trabalho. “O MEC (Ministério da Educação) recomenda que os cursos de Arquitetura realizem viagens com objetivos pedagógicos com os alunos. Aproveitando a nossa situação geográfica, decidimos promover estas excursões para que os alunos tenham conhecimento sobre as estruturas arquitetônicas das cidades da região, dos municípios históricos e das grandes capitais”, declarou o professor. (Fonte: UNITAU)

UNITAU abre Semana Valeparaibana de Meio Ambiente

Litoral Norte - Com uma série de palestras sobre a preservação do meio ambiente e da sua relação com o homem, a Universidade de Taubaté (UNITAU) abre oficialmente, nesta segunda-feira, 5 de junho, a Semana Valeparaibana de Meio Ambiente. O evento é realizado nas cidades de Taubaté, de São José dos Campos e de Guaratinguetá, dos dias 5 a 9 de junho.
A cerimônia oficial contará com palestra sobre o homem e o rio: comportamento pró-ambiental, ministrada pela profa. Dra. Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro, da UNITAU, a partir das 19h. O sexteto da Fundação Musical, Artística e Cultural (FMAC) da Universidade fará apresentação para encerrar as atividades do primeiro dia.
No dia 6, terça-feira, o prof. Dr. Paulo Fortes, chefe do Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU, ministra palestra sobre Gestão de Resíduos do Vale do Paraíba, às 9h. Haverá, também, palestras sobre unidades de conservação e reflorestamento no Vale do Paraíba, ministrada pelo engenheiro José Luiz de Carvalho, e sobre o papel da sociedade civil organizada na recuperação de bacias hidrográficas, pelo biólogo Marcelo Rideg Moreira.
O prof. Dr. José Felício Goussain Murade completa a programação na UNITAU com palestra sobre a responsabilidade sócio-ambiental das indústrias do Vale do Paraíba, a partir das 14h. Ao final das palestras, os participantes poderão debater os temas com os convidados.
As atividades em Guaratinguetá serão na indústria química BASF, no dia 7 de junho, quarta-feira, e em São José dos Campos, na Secretaria de Meio Ambiente, no dia 8 de junho, quinta. Também no dia 8 será realizada uma mesa-redonda sobre o papel dos meios de comunicação em relação ao meio ambiente, com participação das emissoras regionais de televisão e do jornal ValeParaibano. A mesa-redonda será no Departamento de Comunicação Social, na Rua do Colégio, 334 – Bom Conselho.
A Semana Valeparaibana do Meio Ambiente é organizada pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e pela Universidade de Taubaté. As atividades em Taubaté terão como sede o Auditório do Departamento de Engenharia Civil da UNITAU, que fica à Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99 – centro. A programação completa do evento está no site do CBH-PS (www.comiteps.sp.gov.br ) e no site da UNITAU (www.unitau.br). (Fonte: UNITAU)

UNITAU abre inscrições de cursos para 3ª Idade

Litoral Norte - Estão abertas as inscrições para o programa “Idade Madura, Idade de Ação”, oferecido pela Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX) da Universidade de Taubaté (UNITAU). O programa tem como objetivo principal desenvolver atividades junto para o idoso, auxiliando na sua formação e na sua capacitação para atuar junto à comunidade.
Neste segundo semestre são oferecidos três cursos que nasceram da união de projetos realizados pela PREX. O curso “Preparação de Agentes Comunitários (ACs) no Programa da Saúde da Família (PSF)”, visa orientar os interessados a atuar como agentes comunitários de saúde, oferecendo condições para a participação em equipe no Programa Saúde da Família. Serão realizadas atividades externas, como visitas domiciliares e escolares, e internas, no Departamento de Odontologia da Universidade.
O curso “Insetos, abelhas, mel e nutrição” será ministrado no Departamento de Ciências Agrárias. O objetivo é promover a qualidade de vida e bem estar dos idosos, por meio de atividades práticas, como visitas ao laboratório de apicultura, aulas de culinária e uma viagem para uma fazenda histórica da região.
Os exercícios físicos também estão incluídos no programa, no curso Práticas corporais na constituição da ação social voluntária. Exercícios de alongamento, dinâmicas e atividades práticas compõem o conteúdo oferecido, que tem como ponto principal o auto-conhecimento corporal. O curso será realizado no Departamento de Educação Física, no Campus do Bom Conselho.
Os cursos têm duração de três meses e as inscrições podem ser feitas na secretaria da PREX, na Avenida 9 de Julho, 199, no Centro, em Taubaté.
Mais informações no site www.unitau.br ou pelos telefones 3625-4210/4227. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Dois são baleados em bar em Caraguá

Caraguatatuba - Dois rapazes foram feridos durante uma tentativa de homícidio ocorrida anteontem à noite no bairro do Tinga, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Militar, Carlos Diego Domingos, 24 anos, e M.J.A., 17 anos, encontravam-se no interior de um bar quando um homem em uma motocicleta fez vários disparos. Domingos foi atingido por quatro tiros e o adolescente por um disparo na coxa. A polícia está investigando o caso e já tem um suspeito. (Fonte: ValeParaibano)

Esporte radical agita Litoral Norte

Caraguatatuba - As cidades do Litoral Norte decidiram investir no segmento de esportes de aventura e radicais. A idéia é promover eventos nacionais e internacionais com o objetivo de atrair turistas ligados a essas atividades, que podem ser praticadas ao longo de todo o ano.
O praticante de esportes de aventura ou radical é considerado um turista diferenciado. Segundo as prefeituras, este tipo de turista tem maior poder aquisitivo e está mais preocupado com preservação ambiental e com atrativos culturais e naturais da região.
Para potencializar as atividades ligadas ao esporte de aventura e radical, as prefeituras investem em encontros e feiras onde o rapel, a caminhada, o arvorismo, a escalada, a canoagem, o surfe, o mergulho e a corrida de aventura são apresentados como opções para incrementar o turismo na região.
Em Ubatuba, a secretaria de Turismo tenta viabilizar para o segundo semestre a Ecotur, uma feira internacional de ecoturismo e esportes de aventura. Em Caraguatatuba, AHPC (Associação de Hotéis e Pousadas) promove em junho pela terceira vez consecutiva o Ecoadventur, feira de esportes de aventura na natureza (leia texto abaixo).
O secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, disse que o litoral tem grande potencial para transformar os esportes radicais e de aventura em um grande atrativo turístico. Segundo ele, a cidade decidiu investir no surfe, mergulho, maratona aquática, triatlon, entre outros.
PRESERVAÇÃO - O diretor de Turismo de São Sebastião, Rogério Barroso, afirmou que o praticante de atividades como corridas de aventura tem grande preocupação ambiental e cultural, diferente do turista da temporada.
O presidente da ACI (Associação Comercial de Ilhabela), Marcelo Freitas, disse que os praticantes de esportes de aventura movimentam a rede hoteleira e todo o comércio por possuírem maior poder aquisitivo.
A assessora da AHPC, Mirian Patetucci, disse que a entidade tem feito um trabalho sério no sentido de incrementar eventos ligados aos esportes de natureza. "Temos uma demanda muito grande neste segmento e devemos explorá-lo com profissionalismo para transformá-lo em um produto bastante promissor para a região", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá prepara o Ecoadventur 2006

Caraguatatuba - O Ecoadventur 2006, que acontece de 12 a 16 deste mês no Teatro Mário Covas, em Caraguá, será uma oportunidade para prefeituras e iniciativa privada discutirem a importância dos esportes radicais para o incremento do turismo. O publicitário Carlos Cavalcanti, organizador da evento, afirmou que a região tem condições de explorar essas atividades como atrativo turístico. Segundo ele, países como Austrália e Nova Zelândia, transformaram as atividades esportivas ligadas à natureza em geração de renda e emprego.
 (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Caraguá oferece vacina contra gripe a servidores públicos
A parceria entre as Secretarias de Administração e Saúde irá atender a os funcionários da Prefeitura, com a vacinação em todos os setores em dias e horários diferenciados.

Caraguatatuba - Os servidores públicos municipais receberão vacina contra a gripe na semana de 5 a 9 de junho. É o segundo ano que a Prefeitura de Caraguá oferece a vacina contra a gripe aos servidores. A Campanha será realizada por uma parceria entre as Secretarias de Administração - Medicina do Trabalho e Saúde - Vigilância Epidemiológica, visando atender a todos os funcionários.
Na segunda-feira, 5, os enfermeiros da Vigilância Epidemiológica atenderão os funcionários do Paço Municipal, Administração, Meio Ambiente Urbanismo, Habitação e Trânsito, no Paço Municipal; das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas.
Na terça-feira, 6, a vacinação será dirigida aos funcionários da Secretaria de Esportes e Recreação, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, das 14 às 16 horas. No mesmo horário serão atendidos os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos da região Norte, na UBS do Massaguaçu.
Quarta-feira, dia 7, é o dia da Regional Sul de Serviços Públicos, e a vacinação acontece das 10 às 12 horas, na sede da Sub Prefeitura.
Na quinta-feira, dia 8, a campanha será dirigida aos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos do Centro, no pátio, das 10 às 12horas.
Na sexta-feira, dia 9, a campanha chega ao fim, com a vacinação dos funcionários da Educação e Assistência Social, na sede da Educação, das 8 às 11 horas. (Fonte: PMC)

Sebrae realiza curso “Jovens Empreenderes” a professores de Caraguá
Representantes do Sebrae passaram a semana em Caraguatatuba onde ministraram um curso a professores do ciclo II do Ensino Fundamental. Com aulas teóricas e oficinas práticas, os educadores receberam subsídios para desenvolver a partir de agora, o tema “empreendedorismo” com os alunos da rede.

Caraguatatuba - Com o intuito de incentivar o “espírito empreendedor” nos alunos do Ensino Fundamental, do 5º ao 8º ano, o Sebrae-SP (Serviço de apoio às micro e pequenas empresas de São Paulo) realizou essa semana um curso voltado aos professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba. Cada unidade escolar pôde inscrever um professor que participou de aulas teóricas e práticas sobre empreendedorismo para que possam posteriormente aplicar em sala de aula ou em atividades extracurriculares com os estudantes de cada série.
A capacitação foi realizada a partir de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação. Esse trabalho conjunto foi promovido em conformidade com a lei 1252, de março de 2006. Nesse documento, o prefeito José Pereira de Aguilar autoriza a celebração de tal convênio, com a aprovação da Câmara Municipal.
Conforme explicou a facilitadora do Sebrae, Ana Maria Moreira Monteiro das Neves, esse curso integra o programa “primeiros passos” do Sebrae, que atua na educação básica. Ela explica que a proposta é tornar os alunos mais criativos e empreendedores, para que possam anos mais tarde, quando ingressarem no mercado de trabalho, desenvolver uma melhor postura profissional. Ela conta que os resultados do programa são positivos e chega a ajudar na melhoria do rendimento escolar dos alunos no aproveitamento escolar. “Procuramos atuar na educação básica para formar trabalhadores diferenciados no futuro. Eles não podem trabalhar agora, mas crescendo com essa consciência poderão tornar-se profissionais diferenciados no futuro”, destacou.
Ana Maria diz que hoje em dia é comum que jovens do ensino médio ou superior encontrem dificuldades de atuar como empreendedores e foi para tentar mudar essa situação que o Sebrae vem desenvolvendo programas educativos em várias cidades.
O primeiro passo do programa é capacitar os professores sobre o empreendedorismo, que depois atuarão com o material apostilado formatado pelo Sebrae e confeccionado pela prefeitura. Para os professores, as atividades totalizaram 40 horas. Já para os alunos, irá variar de acordo com cada série. Por exemplo, os alunos do 6º e 8º anos terão dez encontros cada, com cargas horárias de 22 e 25h respectivamente. Já os estudantes do 5º e 7º anos participarão de 10 encontros, com carga horária de 20 horas cada um.
O curso destinado aos professores foi iniciado na segunda-feira, dia 29 de maio, com o conteúdo introdutório e metodológico do curso. Nos demais dias, foram abordados os assuntos pertinentes a cada série, sempre com o conteúdo da apostila no período da manhã e alguma oficina pertinente ao tema, durante a tarde. Esse mesmo curso já foi desenvolvido em cidades como Itararé, São Paulo, Orlândia, entre outras. Ana Paula diz que normalmente os professores acabam se mobilizando para a importância dessa formação e aderem totalmente ao programa.
A fase em que o conteúdo do “Primeiro Passos – Jovem Empreendedor” será desenvolvido com alunos, os professores poderão contar com o suporte do escritório regional do Sebrae, que fica em São José dos Campos. Depois dessa etapa, existe a possibilidade de Caraguatatuba estender o programa para os estudantes do nível I, que estão entre o 1º e 4º. O Sebrae também desenvolve cursos com alunos do ensino médio, técnico e universitário, caso em que o conteúdo é voltado para quem já pode ingressar no mercado de trabalho. (Fonte: PMC)

A Câmara e os números de Maio
Divulgação mensal da Produção do Legislativo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Comunicação, divulga os números da produção do Legislativo no mês de maio de 2006. Os números mostram que se mantêm a produção legislativa, com base no mesmo mês de anos anteriores.
Em Maio a Câmara protocolizou 125 proposituras, de autoria tanto dos Vereadores como do Executivo. Destas, foram 29 Requerimentos, 2 Projetos de Resolução, 14 Projetos de Lei, 70 Indicações, 2 Projetos de Decreto Legislativo e 8 Moções.
Estiveram na Câmara Municipal, com o intuito de ter uma audiência com os Vereadores, 2042 pessoas, com uma média de 88,7 pessoas/dia ou 204,2 pessoas/Vereador. Já as Presenças, foram registradas 74 pessoas, divididas em 4 Sessões Ordinárias e 1 Sessão Solene, o que perfaz uma média de 14,8 pessoas/sessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Programação de Ilhabela atrai turista estrangeiro

Ilhabela - Ilhabela, conhecida como a Capital da Vela, decidiu diversificar suas atividades ligadas à natureza. Além da vela e do kite surfe, a secretaria de Turismo decidiu investir em corridas de aventura. O Corpore e Terra, uma maratona de revezamento de 105 quilômetros, atraiu cerca de 5.000 pessoas ao município este ano. O triatlo radical Nissan X-Terra, que acontece dia 31, terá participantes de 13 países, o que garantirá lucros para a rede hoteleira e comércio. "Queremos aproveitar a nossa característica natural para sediar cada vez mais atividades esportivas ligadas à natureza", disse o secretário Ricardo Fazzini. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Advogado aponta risco de explosão

São Sebastião - Os nove caminhões tanques, carregados com combustível, retidos pela Secretaria da Fazenda em um pátio da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), em São Sebastião, oferecem risco de explosão. O alerta foi feito ontem pelo advogado Rodrigo Soares de Carvalho, que representa uma das empresas proprietárias dos caminhões.
"Os veículos não são preparados para armazenar o combustível, mas apenas para o seu transporte."
Os caminhões foram apreendidos no dia 20, com 30 mil litros de álcool cada, por suspeita de sonegação fiscal.
A Delegacia Regional da Secretaria da Fazenda, em Taubaté, informou que já solicitou uma avaliação sobre os riscos oferecidos pelo combustível. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura abre Semana do Meio Ambiente no Municipal

São Sebastião - Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e incentivar a reciclagem é que a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Semam), em parceria com diversas ONGs, Associações, Cooperativas e Instituições, iniciou as comemorações da Semana do Meio Ambiente.
Com uma programação repleta de atrativos, o evento tem o intuito de conscientizar sobre a importância da reciclagem, apresentando soluções e promovendo debates para que os expectadores compreendam como podem contribuir não somente para a cidade, mas para a humanidade.
Durante todo o dia, os alunos das escolas municipais e os jovens do Projeto Caeté Porã, mantido pela Casa da Criança e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) participaram de uma visita monitorada à Feira “Reciclando Idéias”, montada pela equipe de Educação Ambiental da Prefeitura de São Sebastião, onde os alunos aprenderam sobre os serviços executados pela Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Coopersuss), Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens PET (Abepet), Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap), o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) e a Tetrapak. Além disso, os alunos assistiram a uma palestra sobre a dengue, com uma equipe da Secretaria de Saúde (Sesau).
De acordo com a Seduc, sete escolas participaram hoje, dia 2, das atividades oferecidas na Semana do Meio Ambiente, entre elas, as EM’s da Enseada, Profª Dulce César Tavares e EMEI’s Pônei Azul, Luciana da Silveira Gonçalves "Chapeuzinho Vermelho", Pingo de Gente, Catatau e Peixinho Dourado. Ao todo, segundo a Secretaria de Educação, foram mais de 300 alunos participando somente no primeiro dia do evento.
Segundo a educadora ambiental da Semam, Christiane Cruz Silva de Moraes, a Feira “Reciclando Idéias” mostra toda a aquisição dos produtos que são encontrados nas prateleiras dos supermercados (em embalagens plásticas, de vidro ou papelão), e que, após o uso, com a ajuda da coleta seletiva, passam por um processo de reciclagem até chegar novamente aos estabelecimentos comerciais.
“Com a conscientização dos alunos, eles se tornam cidadãos eficientes passando o que aprenderam para os pais e familiares”, destacou Christiane.
Durante esta semana, o Viveiro Municipal, localizado na Reserve du Moulin, estará aberto para visitação das escolas agendadas. No Teatro Municipal acontecerão mesas redondas, debates, palestras, oficinas, entre outros.
Confira a programação dos próximos dias
03/06 Feira "Reciclando Idéias", com visita monitorada (das 14h às 21h)
05/06 Feira "Reciclando Idéias", com visita monitorada (das 9h às 12h)
Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (9h)
Apresentação da Banda de Lata (EM José Machado Rosa) (9h30)
Feira Reciclando Idéias com visita monitorada (das 10h às 11h)
Feira "Reciclando Idéias", com visita monitorada (das 14h às 16h)
Palestra: A história do papel, com a ANAP (14h30)
Palestra: Reciclagem de materiais, com o CEMPRE (15h30)
Visita aberta ao Viveiro Municipal (das 9h às 11h)
Visita aberta ao Viveiro Municipal (das 14h às 16h)
Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (19h30)
Apresentação da Banda de Lata (EM José Machado Rosa) (20h)
Apresentação do grupo de dança "Descendentes de Rua" (20h)
Mesa Redonda: Resíduos Sólidos em São Sebastião (20h30)
06/06 Feira "Reciclando Idéias", com visita monitorada (das 9h às 19h)
Palestra: A história do vidro, com a ABIVIDRO (9h30)
Palestra "Reciclando Idéias", com SEMAM (10h30)
Palestra "Reciclando Idéias", com SEMAM (14h30)
Palestra: A história do vidro, com a ABIVIDRO (15h30)
07/06 Feira "Reciclando Idéias", com visita monitorada (das 9h às 21h)
Palestra "Reciclando Idéias", com SEMAM (9h30)
Palestra: A história do vidro, com a ABIVIDRO (10h30)
Palestra "Reciclando Idéias", com SEMAM (15h30)
Visita aberta ao Viveiro Municipal (das 9h às 11h)
Visita aberta ao Viveiro Municipal (das 14h às 16h)
Apresentação de teatro da EM Enseada, com a peça Herdeiros do Futuro (19h30)
Palestra: A história do vidro, com a ABIVIDRO (20h)
08/06 Feira "Reciclando Idéias" com visita monitorada (das 9h às 19h)
Palestra "Reciclando Idéias", com SEMAM (9h30)
Palestra "Reciclando Idéias", com SEMAM (10h30)
Palestra "Reciclando Idéias", com SEMAM (14h30)
Palestra "Reciclando Idéias", com SEMAM (15h30)
(Fonte: PMSS)

Atletas sebastianenses recebem clínica de caratê


São Sebastião - Neste sábado, 03, os jovens caratecas de São Sebastião receberão uma ilustre visita. O professor de caratê, Jair Pedro, atleta do 5º Dan, 14 vezes campeão paulista e bicampeão brasileiro fará uma clínica na Escola Municipal de Educação Infantil Arco Íris, às 9h.
De acordo com o técnico das equipes dos bairros de Barequeçaba e Canto do Mar, Edasil Faria dos Santos, o intuito do evento é o ensino de novas técnicas para os jovens que representam São Sebastião em competições. “Principalmente para os que estarão disputando os Jogos Regionais em Lorena, no mês de julho”.
Para o professor, a visita de Jair Pedro é uma forma de estimular também os atletas que começam no caratê. “Para as escolinhas é muito bom, eles se inspiram e logo tem mais vontade do que já tem, de treinar!”
Santos conta que o carateca Jair Pedro viu os atletas sebastianenses em competições e se propôs a oferecer um curso. “Ele viu nossa equipe disputar contra outras que possuem academia, e a nossa, que treinamos em uma escola vencendo. Nos elogiou e se ofereceu para dar essa aula”.
Segundo o técnico Edasil Faria, Jair Pedro sempre trabalha com atletas que estão começando e ficou admirado com a equipe sebastianense. A clínica será aberta ao público das 9h às 12h. No período da tarde será fechada aos alunos do técnico.
O técnico sebastianense ministra aulas para mais de 20 alunos em Barequeçaba, todas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21 horas, e aos sábados para a equipe de competição, das 16h às 18h30. No Canto do Mar, cerca de 50 atletas participam das aulas de terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Creche Diva Bernardino. A clínica e a escolinha têm apoio da Secretaria de Esportes de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe Taubaté na Liga do Coneleste Paulista

São Sebastião - O Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, promete ferver amanhã, 03 de junho. A equipe sebastianense de basquete infanto-juvenil enfrenta Taubaté em casa pela Liga do Coneleste Paulista. A disputa acontece às 16h.
Este é o terceiro jogo de São Sebastião pela Coneleste. O último aconteceu em Taubaté na casa do adversário. As ‘caiçaras’ levaram a melhor contra a equipe do interior.
De acordo com a técnica, Helza Hartog, conhecida como Helzinha, somente seis da equipe possuem a idade de infanto-juvenil. “Temos meninas do mirim e infantil disputando com as maiores, mesmo assim elas se esforçam muito”.
Segundo a técnica, essas meninas serão provavelmente a equipe dos 50º Jogos Regionais de Lorena, a ser disputado em julho deste ano. “Esses campeonatos que elas participam é para que ganhem experiência e mantenham-se competindo para não perder o ritmo”.
As meninas que defenderão a camisa sebastianense serão: Evelin Tenório, Danise, Aline, Tatiane, Aliny, Mariana, Evelin Cristina, Ana Sabrina, Jéssica, Jeniffer, Raíssa, Mirielle e Natália. Os dois primeiros jogos foram contra Pindamonhangaba, mas São Sebastião não venceu as disputas. Vence o campeonato o time com o maior número de vitórias.
Mirim - No dia 24 deste mês a equipe mirim entra em ação e disputa o primeiro jogo da Coneleste na categoria contra Pindamonhangaba.
A técnica treina cerca de 100 atletas, sendo 60 de competição. Os atletas fazem parte das categorias, pré-mirim, mirim, Infanto-juvenil e sub-21.
As aulas de escolinha acontecem todas as quartas-feiras, às 10h, na Rua da Praia, e de terças e quintas-feiras na quadra do Porto Grande, às 15h30.
‘Centro de Atividade Física e Treinamento de Atletas’
Os atletas das equipes de competição de São Sebastião têm, desde abril deste ano, um treinamento completo e exclusivo. A Secretaria de Esportes oferece aos esportistas o ‘Centro de Atividade Física e Treinamento de Atletas’.
O intuito da Seesp é apoiar o projeto de formação dos atletas, através da musculação, power yoga, avaliação física, além do atendimento de fisioterapia para a prevenção e tratamento de lesão dos atletas.
Segundo a chefe de divisão de formação esportiva, Viviane Araújo, o objetivo do Centro é a prevenção, tratamento, qualidade de vida e saúde. “Somados ao condicionamento físico especializado para atletas são os grandes benefícios do novo espaço esportivo”.
Além disso, os atletas treinam até quatro vezes por semana na modalidade em que disputam, recebendo como benefício, vale transporte e lanche. A Prefeitura de São Sebastião está investindo na ‘prata da casa’. A cidade possui cerca de 500 atletas de competição. (Fonte: PMSS)

Atleta sebastianense disputa 12ª edição da Maratona Internacional de São Paulo

São Sebastião - No domingo, 04 de junho, a Secretaria de Esportes leva o sebastianense Jones Silva para representar a cidade na 12ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, onde participam 10 mil atletas.
O maratonista disputará a prova de cinco quilômetros. Amanhã, 03, o atleta fará o exame anti-doping, já que possui a possibilidade de disputar na equipe especial de elite.
Segundo Jones a pretensão é ficar entre os dez primeiros da prova. “Já participei da competição em 2002 e fiquei em 11º. Darei o máximo para conquistar uma das dez primeiras posições”.
Para Jones, a prova será também uma preparação para disputar os 50º Jogos Regionais de Lorena que acontecem em julho. “Nunca participei dos Jogos, e sei que há diferença entre correr em asfalto e pista, por isso a necessidade de treinos intensos como competir”.
Além de se preparar para os Regionais, Silva busca ranking para disputar o Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro. “Fiquei em segundo no ranking da Federação Paulista de 2005 na minha categoria, quero mais pontos para disputar o ‘Pan’”.
Maratona - A 12ª edição da Maratona de São Paulo reunirá, neste domingo, 10 mil atletas, recorde absoluto de participantes, distribuídos nas provas de 5 km, 10 km, 42.195 metros e na caminhada de 5 km. Em crescimento constante, a competição exige grande infra-estrutura e complexo trabalho de organização.
A grandiosidade do evento pode ser verificada com os números da estrutura operacional. Só no apoio, segurança, atendimento médico, fiscalização e orientação de trânsito, 1.630 pessoas vão trabalhar no domingo para deixar tudo em ordem para os atletas.
Das 1.630 pessoas, 600 são da Polícia Militar, polícia de trânsito e guardas metropolitanas, 180 técnicos da CET, 250 profissionais de saúde e 300 monitores de percurso. As outras 300 pessoas integram o staff de organização, trabalhando na orientação de largada e chegada.
Os 10 mil atletas desta edição – 2 mil a mais do que em 2005 e em 2004 – consumirão 15 toneladas de gelo e 312 mil copos de água. Nos 42.195 metros do percurso, haverá seis postos de controle e 15 postos de apoio, com água, banheiro e pessoal médico. Em pontos estratégicos, 17 ambulâncias (sete UTIs) ficarão alertas.
Para o controle de percurso, 2 mil grades serão utilizadas, num total de 4 mil metros. Os técnicos da CET, por sua vez, usarão aproximadamente 1.200 cones e cavaletes, 8 km de fita e 140 faixas de trânsito. (Fonte: PMSS)

São Sebastião participa da 1ª Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica

São Sebastião - O coordenador do Centro de Ensino Profissionalizante de São Sebastião (CIP), Fábio Marcelo Pereira, participou entre os dias 31 de maio e 1º de junho da 1ª Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em São Paulo. O evento reuniu educadores, professores, gestores, instituições de ensino, sindicatos e outras entidades para o debate de questões que envolvem este segmento educacional.
Fábio Pereira foi eleito delegado pelo segmento governo para participar da Conferência Nacional de Educação Profissional para o Desenvolvimento e a Inclusão Social, que será
realizada entre os dias 15 e 18 de agosto, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
A 1ª Conferência Estadual teve como objetivo traçar o perfil da educação profissional e tecnológica no Estado de São Paulo e assim buscar novas soluções e alternativas. Educação à distância, Educação Continuada, Formação e Valorização de Profissionais, Manutenção e Expansão do Financiamento Estudantil e outros temas foram discutidos em grupos que apresentaram propostas de melhorias para o setor. As propostas serão analisadas na Conferência Nacional.
Para o coordenador do evento, professor Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a educação profissional viveu 15 anos de adversidades, mas, neste momento, esta vivendo um período de recuperação e crescimento. Em São Sebastião, a Prefeitura acertou uma parceria com a Transpetro/Petrobras e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para realização de cursos profissionalizantes na área industrial já a partir do 2º semestre. Já são oferecidos atualmente cursos de auxiliar administrativo, informática, corte e costura, panificação/confeitaria e cozinha industrial. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi


Santa Casa de Ubatuba ganha piso superior

Ubatuba - Será inaugurado ao final deste mês, o piso superior da Santa Casa de Ubatuba. Para a realização das obras, o Ministério de Saúde investiu R$ 420 mil, sendo que o Estado colocou R$ 240 mil e a prefeitura ficou responsável por aplicar R$ 150 mil. As novas instalações estão contando também com uma parceria com o Banespa, que está investindo R$ 400 mil em equipamentos. O piso superior compreende uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com capacidade para dez leitos, duas salas de isolamento para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com nove quartos e 18 leitos. (Fonte: ValeParaibano)

Termina curso do Programa “Alimente-se bem” do Sesi

Ubatuba - A cerimônia de encerramento do Programa “Alimente-se bem” do SESI-Serviço Social da Industria em Ubatuba, foi realizada na noite desta última quarta-feira no salão de eventos da Associação Comercial.
O evento contou com a presença do chefe de gabinete da Prefeitura, Délcio José Sato, do vice-presidente e de um dos diretores da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Fushimi Velloso e Alfredo Luiz Filho, respectivamente, dos vereadores Charles Medeiros e Cláudio Gulli, do secretário de Turismo Luiz Felipe de Azevedo, do representante da Loja Maçônica Acácia, Antônio Barella e do diretor local do Sesi, Antônio Jorge Filho.
Cada participante levou para o evento uma receita que aprendeu durante o curso.
A vinda da Unidade Móvel para Ubatuba foi devido à uma parceria entre a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo e a Loja Maçônica Acácia.
O período de atendimento da unidade móvel no município foi durante todo o mês de maio. Os cursos- com carga horária de 10h/aula, aconteceram gratuitamente, de segunda à sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite.
A unidade que comporta 30 alunos por turma, atendeu em Ubatuba 412 alunos neste mês. Cada aluno ganhou um livro com cerca de 300 receitas.
A unidade ficou estacionada durante todo esse período em frente a Setur, na Avenida Iperoig.
Desde 1998, o SESI, desenvolve o programa “Alimente-se Bem”, com o intuito de ensinar o trabalhador e sua família a preparar uma alimentação de qualidade com baixo custo.
Segundo o Presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, a intenção em trazer a unidade para Ubatuba foi atender a bairros carentes, disponibilizando ajuda familiar.
“O intuito foi mostrar que se pode comer bem gastando menos. Com partes normalmente desprezadas de alimentos, como cascas talos e folhas podem ser feitos muitos pratos nutritivos”, apontou Ahmad.
Patrícia Cavalcanti, uma das nutricionistas que ministram o curso, explicou que “além de apresentarmos cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o planejamento de compras, reconhecimento, armazena-mento, higiene e aproveitamento integral dos alimentos”.
A dona de casa Tereza de Almeida, uma das participantes se disse “muito satisfeita” com o curso. “Amei tudo. Desde o primeiro dia aprendi muitas coisas interessantes e me surpreendi como dá para fazer ótimas receitas com coisas que na maioria das vezes jogamos fora. Descobri que dá para fazer um bolo delicioso com cascas de banana!” disse dona Tereza, entusiasmada.
“A vinda da unidade para a cidade foi um sucesso. Temos mais pessoas interessadas em participar do curso, esperamos que cada um dos formandos se torne multiplicador destes métodos podendo auxiliar quantas pessoas puder.
Estamos estudando uma possibilidade de trazer novamente a unidade para nossa cidade, por isso solicitamos mais parcerias, pois trazer a unidade do “Alimente-se bem” para Ubatuba requer um investimento de mais de R$10,000”, enfatizou o vice-presidente da ACIU, Marcos Velloso. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Eleita nova diretoria do CONSEG em Ubatuba

Ubatuba - O CONSEG- Conselho de Segurança de Ubatuba realizou na tarde de ontem, a eleição para os cargos de direção da entidade para o biênio 2006/2007.
O CONSEG é um grupo de pessoas, que se reúnem mensalmente para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comunitários de segurança da cidade e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Segundo a diretoria, toda a população pode e deve participar das reuniões. “Os diretores do CONSEG não são da polícia, mas sim pessoas da comunidade. A polícia civil e militar através de seus comandantes, participam das reuniões obrigatoriamente”, esclarece o presidente Célio Moraes Stéfani.
Célio ressalta ainda que, o CONSEG busca melhorar a qualidade de vida da população. “Estamos aqui para receber as reivindicações, sugestões e críticas da comunidade e levá-las à polícia ou autoridades competentes. A segurança não é só problema da polícia.
Trânsito, buracos, iluminação, terrenos baldios, barulho e denúncias são exemplos de questões que podem ser tratadas no CONSEG”, acrescentou.
A diretoria do CONSEG- Ubatuba ficará composta pelos seguintes membros:
Presidente: Célio Moraes Stefani
Vice Presidente: Luís Fábio Isnard Santos
1º Secretário: Fábio Pereira Lamounier
2º Secretário: Jurandiau Lovizaro
1º Tesoureiro: Luiz Celso Rocha
2º Tesoureiro: Mohamad Ramadan El Ali
Diretor Social e de Assuntos Comunitários: Dalva Maria dos Santos
As reuniões acontecem sempre nas 1ª quintas-feiras do mês, na Associação Comercial de Ubatuba, às 16h00. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Vereador quer aumento no convênio para os estudantes universitários

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros PSB, encaminhou ao chefe do executivo, um solicitação de estudos para atualização e correção de convênio com a Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba.
A Lei que foi sancionada em 1996 e trata-se de um convênio entre a Prefeitura e a AEUU, que prevê um repasse de subsídio à categoria para auxílio no transporte até as universidades. Com o crescimento do número de estudantes universitários, o valor proposto pela lei não vem suprindo a necessidade dos alunos.
O vereador propõe ao Executivo a elaboração de estudos urgentes para a atualização do repasse de verbas, a fim de corrigir a defasagem do subsídio às despesas decorrentes do transporte intermunicipal.
Segundo a assessoria de Charles Medeiros, o trabalho do vereador em defesa dos estudantes universitários de Ubatuba vem desde 2001. Na época, o vereador recebeu uma homenagem da AEUU pelo empenho na briga pela liberação da modalidade fretamento no transporte da Rodovia Oswaldo Cruz.
“Devemos apoiar e valorizar nossos estudantes universitários, pois eles são de vital importância no desenvolvimento de nosso município”, reforçou Charles Medeiros.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Vereador Marcos Francisco amplia horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais

Ubatuba - Através do Projeto de Lei 44/06, o vereador Marcos Francisco Demo (PSC), vice-presidente da Câmara, ampliou o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais, passando das 24h00 até às 03h00 da manhã seguinte, sem que os mesmos tenham que pagar taxa extra do alvará de funcionamento.
A Lei não se aplica a bares cuja atividade principal seja o comércio de bebidas alcoólicas e afins.
De acordo com o vereador, autor do projeto, a lei vem atender os anseios dos comerciantes e prestadores de serviços, tais como: restaurantes, sorveterias, padarias e farmácias, “há muito tempo esses estabelecimentos vem reivindicando a ampliação do horário para melhor atender os turistas e a população local, que muitas vezes procuram esses serviços após as 24 horas”, explicou o vereador, enfatizando que os comércios inseridos na Lei deverão observar e obedecer ao plantão obrigatório sem prejudicar o sossego, a higiene e a segurança pública das zonas urbanas onde estão instalados. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador realiza abertura de evento sobre Terceiro Setor

Ubatuba - No último dia 29, nas dependências da Câmara Municipal, o vereador Charles Medeiros representou o Presidente Ricardo Cortes na abertura do evento sobre o Terceiro Setor. Estiveram presentes os Srs. Orlando Gonzalez Rodrigues, representante do Infoc (Instituto de Fomento ao Conhecimento) e Takashi Yamagushi, representante do Siai (Sistemas de Apoio Institucional). O Siai possui atividades em todo o território nacional e em parceria com o Infoc têm como objetivo a elaboração de projetos de desenvolvimentos econômicos nos municípios, montagem de entidades de Terceiro Setor com ênfase para desenvolvimento econômico e social, bem como a promoção sustentável de uma região, através das Instituições do Terceiro Setor. Segundo Yamagushi, muitas empresas não se utilizam adequadamente dos incentivos e renúncias fiscais disponibilizados pelas legislações. Há um aumento de atividades sociais, mas sem as ferramentas disponíveis para tal finalidade.
O vereador Charles Medeiros destaca a importância do Terceiro Setor para o desenvolvimento de nosso país, principalmente nas áreas sociais, culturais, educacionais e esportivas. “O Terceiro Setor está chegando a locais que possuíam sérios problemas e eram inviáveis a qualquer projeto, sua atuação tem transformado estas realidades, seu trabalho é de extrema importância para nossas comunidades”, afirma Charles Medeiros. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Hélio Pinto recebe Moção pelo trabalho voluntário na Santa Casa

Ubatuba - O empresário Hélio Pinto recebeu uma Moção de Congratulações, do vereador Jairo dos Santos, pelo importante trabalho voluntário em benefício da Santa Casa.
Natural de São Paulo, Hélio Pinto transferiu-se para Ubatuba em 1984. No final dos anos 90, por problemas de saúde, o empresário freqüentou o Hospital das Clinicas, onde constatou que os equipamentos antigos eram doados para instituições filantrópicas. Nesse período começou a ter contato com pessoas influentes e em cargos da diretoria daquela instituição e sabendo das dificuldades da Santa Casa conseguiu diversas doações para a entidade.
Preocupado em buscar cada vez mais melhorias para a saúde no município, até hoje atua junto às entidades da Capital solicitando doações de equipamentos. “Este importante trabalho voluntário merece nosso reconhecimento, pois Hélio não mede esforços para que a Santa Casa possa prestar melhor atendimento a nossa população”, disse o vereador.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Jairo dos Santos homenageia Guarda Municipal

Ubatuba - Às vésperas de comemorar seu 11º aniversário, a Guarda Municipal recebeu uma homenagem, através de uma Moção de Congratulações, do vereador Jairo dos Santos (PT), pelos relevantes serviços de segurança prestados à população.
A Guarda Municipal, formada em 1995, tem por finalidade a proteção de bens, serviços e instalações do poder público municipal, além da incumbência de proteger o meio ambiente, fiscalizar e operar o trânsito e prestar apoio aos demais órgãos de segurança.
Toda corporação carrega em seu currículo a formação em noções de direito, defesa pessoal, armamento e tiro, instrução policial, defesa civil, trânsito, educação moral e cívica, ordem unida, educação física, primeiros socorros e diversas outras matérias. “A Guarda Municipal, nesses onze anos, conquistou a admiração e o respeito da população e agora é reconhecida como a principal amiga, protetora e aliada da comunidade, por isso merece esta homenagem”, disse Jairo.
O Comandante Carvalho, que recebeu a Moção, representando a corporação, agradeceu o reconhecimento e enfatizou que a Guarda Municipal de Ubatuba está servindo de exemplo para a formação de outras corporações no país. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Camburi ganha Centro Comunitário totalmente ecológico
Espaço será utilizado também como sala de aula para alunos da rede municipal

Ubatuba - As crianças em idade pré-escolar da rede municipal de ensino do Camburi, em Ubatuba, ganharão uma sala de aula diferente no próximo sábado, 3 de junho, quando será inaugurado o Centro Comunitário do bairro. A construção, em uma área cedida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, tem como base, aproximadamente 500 toras de bambu, (cerca de 95 por cento do material utilizado). A construção, de 216 metros quadrados, utilizou ainda, aproximadamente 1300 garrafas PET, taipa e adobe (técnica construtiva que consiste em se moldar o tijolo cru, em formas de madeira, a partir das quais o bloco de terra é seco ao sol, sem que haja a queima do mesmo).
Após a inauguração, a obra será utilizada como sala de aula para 15 alunos de pré escola, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Toda a comunidade ganha também um espaço para reuniões e cursos nos períodos da manhã, noite e fins de semana. Para o Administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, “a comunidade realizou um sonho, pois estará fazendo uso desse Centro Comunitário para diversas atividades, entre elas a comercialização do trabalho dos artesãos locais. O trabalho feito entre o pessoal da Bamboostic e do Instituto Florestal, em parceria com a atual administração, possibilitou a execução da obra”.
O Centro Comunitário do Camburi é uma obra realizada através de uma parceria entre a ONG belga, Bamboostic, a comunidade do Camburi, o Instituto Florestal e a Prefeitura de Ubatuba. Uma equipe de trabalhadores da comunidade do Camburi recebeu capacitação para todas as técnicas utilizadas para esta construção e posteriormente a equipe poderá utilizar o conhecimento adquirido como profissão.
“O bambu existe em abundância na região do Trópico de Capricórnio. Na Ásia, já é grande o uso do bambu em construções, então tínhamos a África e a América do Sul para desenvolver o projeto”, conta Sven Mouton, da ONG Bamboostic. “Optamos pela América do Sul e escolhemos a região da Mata Atlântica. Apresentamos o projeto da ONG em bairros do litoral de São Paulo ao Rio de Janeiro e a Associação de Moradores do Bairro do Camburi topou a idéia” completou Sven.
O primeiro trabalho desenvolvido no local foi a construção de uma ponte, em dezembro de 2004, depois vieram outras obras até o Centro Comunitário. “Trabalhamos sete meses na construção do Centro Comunitário. Fizemos questão de ensinar o passo a passo para a comunidade, para que ela crie um meio de desenvolvimento sustentável. Estamos apresentando esse trabalho em bambu, mostrando que é possível obter construções duradouras. As demais técnicas utilizadas na construção, também são totalmente ecológicas e de baixo custo”, concluiu Sven.
A inauguração acontece neste sábado, à partir das 11h, na Escola do Camburi, onde os convidados poderão conhecer um pouco da música e da culinária caiçara. (Fonte: PMU)

Prefeitura busca parcerias para equipar Santa Casa
Um grande investimento está sendo feito por parte dos governos municipal, estadual e federal. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde busca parcerias com a iniciativa privada para terminar de equipar as novas instalações

Ubatuba - Será inaugurado, no final deste mês, o piso superior da Santa Casa de Ubatuba, que compreende uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para dez leitos; duas salas de isolamento para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com nove quartos e aproximadamente, 18 leitos. A realização da obra foi possível graças a uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Agora, a forma encontrada para ajudar a equipar as novas instalações são as parcerias com a iniciativa privada. A Secretaria Municipal de Saúde está mantendo contatos com empresas e entidades, buscando investimentos de responsabilidade social para transformar a Santa Casa em uma referência na região.
Quando a Prefeitura interveio na administração da Santa Casa, começou-se uma busca por financiamentos que possibilitariam melhorias para o hospital. Hoje em dia, a Prefeitura aplica, mensalmente, R$ 250 mil, enquanto o Ministério libera uma verba de R$ 220 mil. Para a realização das obras, o Ministério de Saúde investiu R$ 420 mil, sendo que o Estado colocou R$ 240 mil e a Prefeitura, R$ 150 mil. As novas instalações estão contando também com uma parceria com o Banespa, que está investindo R$ 400 mil em equipamentos.
Para a diretora administrativa da Santa Casa, Quésia Kamimura, a Prefeitura tem importância vital na contribuição de recursos para a Santa Casa. “O governo municipal vem contribuindo sensivelmente com recursos e apoio. A intervenção da Prefeitura tem nos ajudado substancialmente nas ampliações do hospital e equipamento da nova ala, favorecendo todas as melhorias do hospital”, disse Quésia.
Busca de colaboração - As Santas Casas em geral, originalmente, têm como característica serem mantidas pela comunidade, por serem entidades filantrópicas. Ocorre que os altos custos de manutenção e de impostos não permitem que os investimentos sejam feitos apenas pela comunidade, apesar desses recursos serem de grande valia.
Em Ubatuba, pessoas físicas, escolas, associações de bairro, o Fundo Social de Solidariedade e o comércio local colaboram com a arrecadação, doação de alimentos, produtos de limpeza, roupas de cama e demais mantimentos necessários, além do serviço prestado por voluntários. A proposta agora vai além disso. A Secretaria quer buscar empresas e comunidades que aceitem “adotar” setores do hospital, equipando-os e mantendo-os, em troca de publicidade.
O secretário de Saúde, Dr. Marcos da Silveira, explica que a melhora na estrutura do hospital possibilita maiores investimentos da iniciativa privada e do próprio governo. “Quando temos um hospital bem estruturado, as empresas se sentem motivadas a colaborar. Nesse caso, recursos que costumam ir para outras cidades, ficam conosco. Atualmente, a Santa Casa não tem condições de fazer cirurgias eletivas, por exemplo. Num futuro próximo, com a ajuda da comunidade, nós teremos essas condições”.
Preocupação com a saúde - O prefeito Eduardo Cesar afirma que, desde antes de assumir a Prefeitura, sua principal preocupação foi com a saúde e que desde o começo de sua administração este setor foi prioridade. “Apesar de estarmos no governo municipal há apenas um ano e meio, já conseguimos mudar a cara da saúde de Ubatuba e principalmente da Santa Casa. Logo que assumimos reformamos postos de saúde, visando descentralizar o atendimento e em novembro do ano passado a Santa Casa chegou a um ponto que foi necessária a nossa intervenção. De lá para cá houve uma série de mudanças significativas”, ressalta o prefeito, lembrando que o objetivo é melhorar sempre, a cada dia e que para isto é preciso o apoio e as parcerias com a comunidade. (Fonte: PMU)

Festival de Música em escola de Ubatuba reúne 14 canções sobre a Copa do Mundo


Ubatuba - A Escola Municipal Tancredo Neves realiza seu 5º Festival de Música no sábado, 10, à partir das 19 horas. Concorrerão aos prêmios 14 composições, que se inspiraram no tema “Copa do Mundo”, sendo treze inéditas e uma paródia.
A comissão julgadora avaliará os quesitos letra da música, apresentação e arranjo e os três melhores classificados e o melhor intérprete receberão prêmios.
No dia do festival os grupos poderão ensaiar à partir das 13h, conforme agendamento.
O “5º Festival de Musica” da Escola Tancredo Neves é organizado pelas alunas do curso 2º Secretariado e tem o apoio de Rossi Calçados, Oficina do Vestibular, Com Carinho Presentes, Adventure Motos, Silop Gás, Agenor de Paula, Padaria Progresso, Auto posto Kamomê, Litoral Antenas, Mercado do Zezé, Victor Moda jovem, Bar do Bambu, Papelaria do Povão, Pescados Atlântico e Sacolão S.G. (Fonte: PMU)

Prefeitura inicia obra que vai mudar a aparência da orla central
A maior obra de intervenção na orla central de Ubatuba vai fazer da Avenida Iperoig o espaço perfeito para lazer, refeição e compras

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou na última semana uma grande obra que reflete a realização de um sonho que vislumbra uma cidade muito mais atraente e aconchegante para os moradores e turistas de Ubatuba. A reurbanização da Avenida Iperoig, entre a Rua Liberdade e o Farol da Barra dos Pescadores, é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com a verba de R$ 2.021.849,52, conseguida junto ao Governo do Estado através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias).
“A concretização desta obra vai mudar a história de Ubatuba, fazendo da Avenida Iperoig um local perfeito para passeio, alimentação e compras. A Prefeitura está investindo e trabalhando muito nesta reurbanização que, depois de pronta, deve agradar a todos, desde os turistas até os comerciantes da orla”, diz o prefeito, satisfeito por poder ter iniciado uma obra tão grande com apenas um ano e meio de administração.
A obra prevê a remodelação total da Avenida Iperoig, com conceitos que melhorarão desde a infra-estrutura turística até a condição do comércio local, que, aliás, está sendo priorizado para que a Prefeitura possa trabalhar atendendo também aos anseios da classe comerciante. A previsão para término da obra é de seis meses.
Acessibilidade - Serão aplicados todos os conceitos de acessibilidade na reurbanização da principal avenida de Ubatuba. Rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e piso táctil, feito com um material moderno (paver), cumprirão as normas da Lei de Acessibilidade, que estabelece regras básicas para o deslocamento ideal das pessoas com deficiências físicas.
Relação estreita com comerciantes - “Estamos procurando manter um relacionamento estreito com os comerciantes para minimizar os transtornos que qualquer obra deste porte traz”, explica o secretário de Obras e Serviços Públicos. Foi agendada uma reunião para o próximo dia 12 na qual será discutida a melhor forma para receber os turistas no feriado prolongado do dia 15 de junho. Ainda de acordo com João Paulo Rolim, pretende-se também, após o término da reurbanização, sugerir um estudo para as fachadas dos comércios, que daria seqüência à obra, deixando a Avenida Iperoig totalmente remodelada. “A Prefeitura quer revitalizar o comércio, como já está sendo feito no Perequê-Açu e futuramente ocorrerá no Itaguá. Com isso damos uma nova arquitetura para toda a orla entre estes dois bairros. Este é um sonho do prefeito que estamos realizando logo no segundo ano de seu mandato, devido, principalmente, ao bom relacionamento com o Estado”, disse João Paulo. A intenção em relação ao comércio é descentralizá-lo, oferecendo ao turista a oportunidade de passeios e compras distribuída por toda a orla. (Fonte: PMU)

Ubatuba prepara eventos para Campanha do Agasalho

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba está programando atividades para incrementar a Campanha do Agasalho 2006. Na próxima terça-feira, 6, acontecerá uma reunião na prefeitura para acertar os últimos detalhes de uma carreata que deverá percorrer Ubatuba de norte a sul, recolhendo contribuições da população. “Em 2005 o resultado da campanha mostrou que solidariedade é o forte do povo de Ubatuba. Esperamos contar mais uma vez com o calor humano de nossa gente”, disse Denise Cesar, presidente do Fundo Social.
“Convidamos as associações de bairro e entidades que queiram estar conosco nesta campanha a participar da reunião da próxima terça-feira”, reforçou Denise. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3834-1064.
Campanha 2005 - Em 2005 a Campanha do Agasalho em Ubatuba arrecadou 25.322 peças, quase 7 mil a mais que a meta pretendida. Com o tema “Vamos juntos enfrentar esta onda de frio”, alguns campeões do surf local emprestaram sua imagem para os cartazes da campanha.
Além do Fundo Social, a campanha contou com a participação ativa da Sabesp, Correios, Elektro, Associação Comercial, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Guarda Municipal, Moto Clube Cruz de Ferro, Guarda Mirim, Rotary Club, Associação dos Aposentados, Paróquias da Igreja Católica, Igrejas evangélicas, secretarias municipais, escolas estaduais e comerciantes que disponibilizaram postos de coleta. (Fonte: PMU)

Dr. Ricardo Cortes fala sobre a importância da preservação do Meio Ambiente

Ubatuba - Na próxima segunda-feira, dia 5, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes, também presidente do Partido Verde, fala sobre a importância da preservação para o bem estar do ser humano.

AC: Qual a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente?
Dr. Ricardo: O Dia Mundial do Meio Ambiente é a marca comemorativa do que deveria acontecer todos os dias. Tem a importância de relevar, através de
eventos e manifestações, que a maioria das pessoas está conscientizada que é necessário a sua preservação para o bem da própria espécie humana.

AC: O Senhor acha que o ser humano está mais preocupado em preservar o meio ambiente ou ainda há muito que fazer para se chegar a uma conscientização?
Dr. Ricardo: Por motivos econômicos, ainda não se chegou a um consenso de que o meio ambiente conservado dá mais lucro, visto que gera novas ações e empreendimentos que produzem mais empregos e subsídios para a evolução da espécie humana, num ambiente integrado sem degradação e perdas para a
fauna, flora, mananciais hídricos e a terra.

AC: O que os poderes públicos podem fazer para combater os problemas que
afetam o meio ambiente?

Dr. Ricardo: Leis adequadas que permitam uma simbiose ente o homem, os demais seres vivos e a natureza. Fiscalização firme, coibindo e punindo
drasticamente aqueles que não se preocupam com os demais.

AC: Como presidente do Partido Verde, quais as metas do partido em relação ao meio ambiente?
Dr. Ricardo: É um partido ambientalista que vem ao longo do tempo se firmando e que vale a pena investir no homem sem perdas para a natureza. As premissas ainda não foram totalmente atingidas, visto a mutabilidade humana em relação à lenta adaptação da natureza, mas, com certeza os próximos séculos serão do verde.

AC: O Senhor acredita que Ubatuba é uma cidade bem fiscalizada nessa área?
Dr. Ricardo: Não, apesar de uma ação pública eficiente, através do Ministério Público, ações do Executivo em cumprimento das leis existentes, a maioria das pessoas ainda não tomou consciência da poluição, da degradação do meio ambiente, das mudanças climáticas frente a um desenvolvimento desordenado.

AC: Na sua opinião quais seriam as ações necessárias para preservar nossa
Mata intacta?

Dr. Ricardo: Não vejo a preservação da mata intacta, mas vejo o desenvolvimento sustentável e ordenado, onde as ações humanas tenham limitações estratégicas e consciência.

AC: O Senhor acha que o futuro de Ubatuba, como cidade cercada pela Mata
Atlântica, poderia estar ameaçado?

Dr. Ricardo: Atualmente não, um esforço conjunto de toda a população, bem como as leis de zoneamento e gerenciamento costeiro que vem de encontro à
proteção da mata atlântica permite antever um aumento percentual das áreas de preservação, inclusive em todas as cidades limítrofes a Serra do Mar.

AC: O Senhor acredita que existam boas notícias quando se fala em meio
ambiente?

Dr. Ricardo: Sim, apesar da eterna perseguição de alguns paises aos recursos naturais, hoje, já não se vê grande dispêndio da natureza, visto a reutilização dos recursos naturais e as novas fontes de energia não poluentes, bem como, a mudança do espírito humano em relação ao próprio homem.
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Ubatuba - A ASSOCIAÇÃO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Secretaria de Turismo “SETUR” e a Fundação de Arte e Cultura “FUNDART”, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Maranduba. Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows com artistas regionais, apresentação de Grupos de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas.
O convite custará para compra antecipada até 17/06 R$ 18,00 após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
15 Associações de Bairro e Grupo de Jovens estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas. Nossa Feira de Artesanato também se fará presente, e continuarão em todos os finais de Semana do mês de Julho formatando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações de Bandas de Samba, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros.
SERÃO 6 FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com
 

 

 

Semana de 02/06 à 08/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs -21:30 hs.

 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Tia Joana

A casa de pau-a-pique
De Tia Joana Borges
Escorada pra não cair
Ao sopro do vento leste
Era cercada por um jardim
Dos jasmins mais cheirosos
De beijos de todos os feitios
De brincos de todas as princesas
De rosas de todas as cores
De campânulas aos quatro ventos
Que Tia Joana colhia
E ajeitava em ramalhetes
Para enfeitar o altar
Da igrejinha da Praia da Fortaleza
Para alegrar São João Batista
Que nunca teve tanta riqueza.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Reajuste, Palavra Insignificante para Administração Municipal!
Após a reunião do dia 16 de maio que informamos na CARTA ABERTA, o Sindicato em respeito ao prazo estipulado até o dia 24 de maio, aguardou resposta do Executivo sobre o reajuste salarial. E, somente na manhã do dia 26 de maio, o Chefe de Gabinete nos informou que o reajuste salarial seria dado, segundo o Secretario de Finanças, somente no mês de outubro com o índice de 5%.
O Sindicato solicitou ao Chefe de Gabinete que esse reajuste nos fosse dado agora, pois o servidor está sendo penalizado pela demora da reposição.
É do conhecimento de todos que a Prefeitura de São Sebastião deu um reajuste de 10%, Caraguatatuba 5% e Caçapava 6%. E O PAGAMENTO JÁ SERÁ A PARTIR DESTE MÊS!!!
Isto que a administração está fazendo com seus funcionários é pouco caso. O trabalhador vem perdendo mês a mês seu poder de compra com o salário defasado, e nos três últimos meses do ano que ele vier receber esse reajuste, já não será de grande valia, pois na virada do ano de 2006 para 2007, tudo será novamente reajustado!!! Queremos um pouco mais de respeito por parte desta Administração, que só quer agradar “amigos”, dando Portarias, contratando por vias de entidades etc.
E O NOSSO SERVIDOR EFETIVO, COMO FICA???????? Somos mais 1.300 e merecemos um pouco de consideração. A Tabela de Salário publicada na Carta Aberta deixa claro a defasagem salarial perante o Salário Mínimo. Até quando vamos ter que esperar para termos nosso salário corrigido por desmandos de outras administrações???? E que a atual vem praticando a mesma política em não querer recuperar as perdas em nossos salários!!!!
Em 2005 disseram que tínhamos que esperar, pois o orçamento não era deles. E ESTE ANO, O ORÇAMENTO É DE QUEM?????? Porque não fizeram um estudo para que o funcionalismo a partir deste ano pudesse começar a recuperar seus salários??? Sabemos e entendemos que uma administração não vai conseguir corrigir todos os erros e distorções do passado, mas o que simplesmente pedimos É AUMENTO REAL DE SALARIOS PARA TODOS !!! O FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL NÃO IRÁ SE CALAR PERANTE ESTA DECISÃO. E SE NOS PRÓXIMOS DIAS, O PEDIDO FEITO PELO SINDICATO NÃO FOR ATENDIDO, A ADMINISTRAÇÃO IRÁ TER A RESPOSTA POR MEIO DE SEUS FUNCIONÁRIOS QUE ESTAO DESCONTENTES. E VAMOS MOSTRAR A TODA SOCIEDADE O QUE VEM ACONTECENDO DENTRO DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL, E O QUE ESTÃO FAZENDO COM O DINHEIRO DE SEUS IMPOSTOS!!

Gláucia Gomes da Silva
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores
na Administração Pública de Ubatuba

Filosofia de um céptico contrariado e a de um sábio taoista.
Do “Contra” – Há um tipo de cidadão que tem um prazer muito especial em contestar. É contra as opiniões alheias e, se possível, faz disto motivo para grandes discussões. Além de discordar sempre que é contrariado, adora ser ostensivamente “do contra”. É prolixo e exagera no vocabulário debochado. Necessita de que todos ouçam os seus excitados discursos. Não importa a idade; sempre se comporta como “aborrecente” implicante. Enquanto não consegue intrigar bastante, não pára com as provocações, tentando de variadas formas infernizar quem o contraria.
Complexo de “Pavão” – Esse tipo de cidadão lança mão de qualquer recurso para aparecer e brilhar. Ornamenta-se como quem vai entrar em cena, exibindo “performances” teatrais de um profundo mau gosto e de nenhuma arte. O tipo “pavão” vive o amor próprio do avesso, embriagado por uma fantasia exibicionista e um atroz complexo de superioridade. Esforça-se para parecer mais do que é e não se satisfaz. Ostenta-se uma arrogância para os observadores mais sagazes. Quer sempre aparentar que está melhor ou é melhor do que os demais.
Complexo de “César” – A mistura se origina de sua vaidade e de seu orgulho doentio. O complexo de “César” se traduz em – “preferir ser o primeiro da aldeia do que o segundo em Roma”. Imagina-se tão extraordinário, que deve sempre estar em primeiro plano, chamando a atenção de todos ou recebendo deferências especiais, é sinal de pouco desenvolvimento espiritual, prepotente e autoritário.
Moralismo – Uma faceta bem marcada do tipo é o moralismo exacerbado que, em alguns casos, chega às fronteiras do ridículo. Esse indivíduo se arroga o direito de julgar e condenar os erros de seus oponentes. Afirma, com uma certeza assombrosa o seu mérito pelo seu autovalor. E diz a outros o que deveria ser feito, ser dito e ser pensado. Também é marca de sua personalidade uma postura paradoxal – ele cria uma lei para o mundo exterior, bem rígida e austera, e outra para si mesmo, bastante amena e incrivelmente elástica. No papel de julgador é implacável. O que é errado para os outros deve ser punido ou, pelo menos, criticado. Quando flagrado em erro, ele tem explicações para tudo, defende-se com veemência e lança mão de qualquer trunfo que argumente a seu favor.
Do sábio taoista:
“Aquele que conhece o outro é SÁBIO;
Aquele que conhece a si mesmo é ILUMINADO;
Aquele que vence o outro é FORTE;
Aquele que vence a si mesmo é PODEROSO;
Aquele que conhece a alegria é RICO;
Aquele que conserva o seu caminho tem VONTADE;
Seja humilde e permanecerás INTEGRO;
Curva-te e permanecerás ERETO;
Esvazia-te e permanecerás REPLETO;
Gasta-te e permanecerás NOVO;
O Sábio não se exibe, por isso BRILHA;
Ele não se faz notar e por isso é NOTADO;
Ele não se elogia e por isso tem MÉRITO;
E, porque não está competindo... Ninguém no mundo pode competir com ele”.
(Lao Tse – estrategista chinês que viveu entre VI e V séculos antes da era cristã).

Orlando Vicente Sales
Advogado

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Amanhecer na Maranduba ©Luciano Cancelier

Amanhecer na Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor