Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 07 de Junho de 2006 - Nº 1539 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Polícia flagra 1,3 kg de maconha no litoral
Arraiá Anglo Módulo reúne mais de mil pessoas
Curso de Massagem
UNITAU realiza 27º Congresso Odontológico

Caraguatatuba
PM foi autor de atentado, diz vereador
Ressaca interrompe obras na Rio-Santos, em Caraguatatuba
Campeonato de Futsal Sub-18 e Sub-21 chaga a final
Motociclistas de Caraguá participam de curso de Direção Defensiva
Saúde de Caraguá entrega próteses auditivas
Vereador Omar Kazon se preocupa com o transporte dos deficientes físicos
Mais de mil crianças participam da abertura da Semana do Meio Ambiente
Caraguá se prepara para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo
Bikes de Caraguá são destaques em Americana
Caraguá movimenta o comércio com campanha para o Dia dos Namorados
Caraguá participa da Campanha Nacional de Multivacinação no dia 10
Campanha do Agasalho 2006 terá mutirão no próximo sábado 10
Repertório Beckett é a atração de sábado,10, no Teatro Mario Covas

Ilhabela
Vereadores aprovam abertura de ‘CEI do assédio moral’ em Ilhabela
Câmara do Arquipélago realiza Eleição e aprova Comissão Especial de Inquérito
Ilhabela no Clima da Copa do Mundo 2006
Ilhabela sedia Encontro de Dirigentes da Saúde

São Sebastião
S. Sebastião quer instalar guaritas nos bairros
Vala aberta transtorna Canto do Mar
Novo gerente do Tebar visita prefeito de São Sebastião
Prefeitura reduz valor do ISS de construção para pessoas de baixa renda
Equipes de Beach Soccer feminino disputam semifinais do Circuito de Ilhabela
Prefeitura se prepara para implantar o ISS eletrônico
Prefeitura lança Programa de Recuperação Fiscal II
Guarani e Pau-Brasil disputam final do I Campeonato Sebastianense de Futebol Veteranos
Diretores da Seduc recebem orientação sobre recuperação paralela


Ubatuba
Educadores participam de palestra sobre turismo ambiental
Ubatuba aprova projeto que proíbe animal feroz em locais públicos
Câmara institui a “Semana da Aviação” em Ubatuba
Festa da Tainha na Maranduba começa em 23 de junho
Divulgada a ordem de apresentação das bandas de festival escolar em Ubatuba
I Rali Ubatuba, Pura Aventura trouxe off roaders de várias partes do país
Prefeitura recebe capacitação em regularização urbanística e fundiária
Crianças começam a ser vacinadas contra poliomielite em Ubatuba
Fundo Social de Ubatuba inicia Campanha do Agasalho 2006
Prefeito de Ubatuba inaugura Centro Comunitário na Região Norte
Prefeito discute congelamento com comunidade do Perequê-Mirim
Festa Junina na Associação dos Aposentados
Vôlei masculino de Ubatuba começa com vitórias nas semifinais da LIVOVALI
Prefeito de Ubatuba inaugura Centro Comunitário na Região Norte
Prefeitura recebe capacitação em regularização urbanística e fundiária
Convênio entre Prefeitura e Senar oferece cursos a agricultores
Okdok Paulista
Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Polícia flagra 1,3 kg de maconha no litoral

Litoral Norte - A Polícia Militar de São Sebastião apreendeu anteontem em um sítio no bairro do Olaria, 1,3 quilo de maconha, além de porções de crack e cocaína. A droga estava em poder de A.C.S., 28 anos, E.C.S., 21, e J.D.S., 44. A.C.S. e E.C.S. foram detidos quando tentavam se esconder nas matas próximas ao sítio. Os três foram indiciados por tráfico de drogas. A PM também apreendeu no local um revólver calibre 38 e munições de pistola calibre 765. A.C.S. e E.C.S. foram removidos para a cadeia de São Sebastião, enquanto J.D.S foi transferido para a cadeia de Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Arraiá Anglo Módulo reúne mais de mil pessoas

Litoral Norte - A Festa Junina do Anglo Módulo reuniu mais de mil pessoas no Campus do UNIMÓDULO, em Caraguá, no último fim de semana. Foi um verdadeiro Arraiá, com direito a quadrilhas, comidas típicas, fogueira, pescaria, arremesso na boca do palhaço e até Correio Elegante com os formandos do ano.
Segundo o diretor do Colégio, Prof. Carlos Focesi, a festa cumpriu seus objetivos pedagógicos e sociais, incentivando a pesquisa sobre culturas folclóricas do país e também promovendo a integração de pais, alunos, professores e amigos. "O Anglo Módulo agradece a todos os alunos e professores que contribuíram para o sucesso da festa, foi um momento importante para a integração e união da nossa comunidade escolar", disse Carlinhos.
O tema "Convivendo com as Diferenças" foi explorado pelos alunos especialmente na decoração do evento, valorizando e apresentando ao público as diferenças de todos os povos. O evento também colaborou com as entidades beneficentes do município, como a APAMI, a APAE e o Amor e Caridade, que ganharam espaço para expor e vender seus produtos artesanais e com as barracas das brincadeiras. (Fonte: Módulo)

Curso de Massagem

Litoral Norte - Início de novas turmas á partir de 20 de Junho de 2006.
Duração de 3 mêses - 1 aula semanal
Inteiramente apostilado e certificado
Ministrado pela Terapêuta Cidinha Casal
Mais informações:
(12) 3832-6660 e 9141-4116
(Fonte: Divulgação)

UNITAU realiza 27º Congresso Odontológico

Litoral Norte - O Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, nesta semana (de 5 a 9 de junho), o 27º Congresso Odontológico (COUT), que tem por objetivo integrar alunos, professores, profissionais da área e a comunidade, debater temas relacionados à saúde bucal e discutir novas técnicas de Odontologia.
Com o intuito de conscientizar a população dos riscos do câncer de boca, 45 alunos dos segundos, terceiros e quartos anos de Odontologia promoveram, no primeiro dia de Congresso, o programa “Odontocomunidade”, que atendeu a 185 pessoas de Taubaté e região, na Praça Dom Epaminondas. Os alunos, também, distribuíram fôlderes com informações sobre a doença, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e orientações para fazer o auto-exame.
Além disso, os estudantes realizaram diagnósticos dentro de um furgão equipado, transformado em “consultório móvel”, sob a orientação dos professores doutores Maria Rozeli de Souza, coordenadora do programa, Carlos Eduardo Dias Colombo e Ana Lia Anbinder, assistentes do projeto. Após a consulta, os pacientes tiveram a pressão arterial aferida e receberam orientações para o início do tratamento.
A partir de terça-feira, 6 de junho, o Congresso passou a ser realizado no Baobá Hotel, onde foram realizados os cursos: “Implantodontia: onde estamos e para onde vamos”, ministrado pelo prof. Dr. Leandro Gonçalves Velasco, cirurgião dentista; e “Hipnose Clínica: dessensibilizando seus pacientes”, ministrado pelo prof. Dr. Marcelo Martins Moreira, especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial. Também foram apresentados trabalhos científicos dos alunos de graduação e de pós-graduação do curso de Odontologia.
Na quarta-feira, dia 7, a prof. Dra. Poliana Mendes Duarte, da Universidade de Guarulhos, ministrará o curso “O papel da Periodontia na estética do sorriso”. A partir das 14h, serão expostos os trabalhos científicos dos alunos.
Na quinta-feira, o prof. Dr. José Roberto Santana de Moura Junior, especialista em Dentística Restauradora pela PUC-CAMP, ministrará o curso “Estética em Odontologia: Tecnologia, ciência e bom senso em restaurações anteriores”, das 8h às 12h. No período da tarde, das 14h às 18h, o prof. Dr. Fernando Vagner Raldi, chefe do Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da Faculdade de Odontologia UNESP em São José dos Campos, promoverá o curso “Cirurgias bucais avançadas realizadas em nível ambulatorial”.
Na sexta-feira, dia 9, um curso com o tema “Instrução rotatória: otimização e simplificação” será ministrado pelo Prof. Danilo Minor Shimabuko, doutor em Endodontia pela FOUSP. Na parte da tarde, a partir das 14h, os participantes do curso poderão colocar em prática tudo o que aprenderam na palestra em um encontro denominado “Hands On”.
Todos os cursos estão abertos ao público. A taxa de inscrição para o evento custa R$ 50,00. Para os filiados à Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Taubaté, a inscrição é gratuita. O Congresso é realizado no Baobá Hotel (Av. Independência, 3.249 – Taubaté/SP). Mais informações pelo telefone: (12) 3625-4142. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

PM foi autor de atentado, diz vereador

Caraguatatuba - O vereador de Caraguatatuba Gerínio de Souza (PPS) afirmou anteontem em depoimento à Polícia Civil que o atentado que sofreu no último dia 15 teria sido praticado por um policial militar.
Após depoimento prestado ao delegado do 1º Distrito Policial Marcelo Abreu Magalhães, o parlamentar pediu proteção policial para sua família, temendo possíveis represálias. O delegado disse que deve ouvir o PM.
Durante o atentado, Souza levou um tiro de pistola no rosto, quando jantava com amigos em seu sítio no bairro do Rio Claro. O disparo acertou a mandíbula do vereador.
Apesar dos tiros terem sido efetuados de um matagal, Souza disse à polícia que o possível autor dos disparos teria sido um policial militar, juntamente com outras quatro ou cinco pessoas.
Ele afirmou que, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, havia acatado uma denúncia contra o PM por abuso de autoridade.
OUTRO LADO - O comandante da PM no Litoral Norte, coronel Vicente Perine Júnior, não quis comentar o caso ontem. O PM citado por Souza disse que somente prestará informações em juízo. (Fonte: ValeParaibano)

Ressaca interrompe obras na Rio-Santos, em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A forte ressaca que atinge as praias do Litoral Norte obrigou o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a suspender ontem as obras que estão sendo executadas pela empreiteira Concremat, no quilômetro 98 da rodovia Rio-Santos, na costa norte de Caraguatatuba.
A empreiteira iniciou as obras no último dia 17 de maio. No local está sendo construído um muro de contenção de 500 metros de extensão e quatro metros de altura para impedir que o avanço da maré continue provocando erosões no acostamento e na pista da Rio-Santos. As obras estão orçadas em R$ 1 milhão. Parte da rodovia já está ficando prejudicado pelo avanço das ondas.
AVANÇO DO MAR - O avanço do mar sobre a pista provocou abalos no muro de arrimo que está sendo construído no trecho. Um técnico da empresa Temag, responsável pelo projeto que está sendo executado no local, deverá chegar nos próximos dias a Caraguatatuba, para avaliar os danos provocados pela maré.
Segundo o engenheiro Flávio Carneiro, do DER do Litoral Norte, as fortes ondas impediram ontem que os operários dessem continuidade aos trabalhos de recuperação da estrada.
PREJUÍZOS - Carneiro afirmou ainda, que após vistoriar o trecho no início da tarde, constatou que o avanço da maré acabou comprometendo parte da estrutura da obra.
Segundo Carneiro, a ação da maré provocou um afundamento da estrutura. "O concreto está praticamente se desfazendo devido à violenta ação da maré", disse. Carneiro afirmou que os trabalhos de construção do muro de contenção só serão retomados após orientação de um projetista.
Carneiro disse ainda que o técnico deverá encontrar uma solução para evitar que a maré continue provocando danos às obras que estão sendo realizadas no local.
ATRASO - Carneiro disse ainda que a conclusão do muro de arrimo, que inicialmente estava prevista para o mês de novembro, poderá sofrer um atraso, devido ao constante avanço do mar naquele trecho da rodovia. (Fonte: ValeParaibano)

Campeonato de Futsal Sub-18 e Sub-21 chaga a final
As três primeiras equipes de cada categoria, foram premiadas com troféus e medalhas. Também receberam premiação a artilheira e a goleira menos vazada

Caraguatatuba - As equipes femininas que disputavam o Campeonato de Futsal Sub-18 e Sub-21 tiveram os jogos finais na sexta-feira, dia 2, na Quadra Luiz Cláudio Prado, no bairro do Tinga. As equipes que lutavam pelo título fizeram disputas acirradas.
Na categoria Sub-21 feminino, se enfrentaram as equipes Sel. Ubatuba e C.A. Poiares. A partida terminou em 1 a 1, o desempate foi para os pênaltis e a equipe Sel. Ubatuba venceu de 2 a 1, ficando com a 3ª colocação da competição. Já a final da categoria, foi disputada entre as equipes Sel. Aparecida e Geração Independente e empatou de 2 a 2; a partida foi para os pênaltis e a equipe Sel Aparecida venceu de 4 a 3, sagrando-se a campeã.
As equipes Sub-18 também lutaram pela vitória. As meninas do C.A. Poiares enfrentaram o time Sel Aparecida, as equipes também empataram de 1 a 1. Nos pênaltis, o C.A. Poiares não deu chance para os adversários e venceu de 3 a 2.
As três primeiras colocadas foram premiadas com troféus e medalhas. Também foram premiados os artilheiros e goleiros menos vazados. (Fonte: PMC)

Motociclistas de Caraguá participam de curso de Direção Defensiva
Nos dias 24 e 25 de junho outros servidores irão participar da capacitação. O objetivo é garantir a segurança dos motocilcistas e melhorar os serviços prestados à população pelos condutores

Caraguatatuba - Quarenta motociclistas da prefeitura de Caraguá e 12 da Polícia Militar participaram do curso de Direção Defensiva, neste último final de semana, dias 03 e 04, sábado e domingo respectivamente, promovido por meio das Secretarias Municipais de Administração e Turismo com apoio da Honda e da Federação dos Motoclubes do Estado de São Paulo.
Outra turma de servidores também participará da capacitação nos dias 24 e 25 deste mês. O curso de Direção Defensiva conta com aulas teóricas no período da manhã na Videoteca Lúcio Braum, que fica abirgada no Polo Cultural Adaly Coelho Passos. As aulas práticas são realizadas no períoda da tarde na Praça de Eventos.
Segundo o secretário de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, o curso visa em primeiro lugar a segurança pessoal dos servidores que conduzem motocicletas e também a melhoria dos serviços prestados à população por estes condutores. (Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá entrega próteses auditivas
Ao receber as próteses, os pacientes foram orientados sobre a utilização do equipamento, garantia, tempo de adaptação e outras informações necessárias.

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Caraguatatuba, entregou nesta terça, 6, uma nova remessa de próteses auditivas para pacientes que vêm sendo atendidos pela rede pública nas UBS - Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com o Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, há uma grande demanda de pessoas que necessitam desse tipo de aparelho e por isso a intenção da SESAU é adquirir uma nova remessa sempre que necessário, num prazo equivalente a 90 dias após a última entrega.
Ao receber as próteses, os pacientes de Caraguá foram orientados sobre a utilização do equipamento, garantia, tempo de adaptação e outras informações necessárias.
É importante destacar que só recebem aparelhos auditivos os pacientes que já passaram por quatro etapas de atendimento: avaliação médica, consulta com a fonoaudióloga, consulta com a Assistente Social e pré-moldagem - feita pela própria empresa revendedora. (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon se preocupa com o transporte dos deficientes físicos

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), sensibilizado com o problema de transporte público enfrentado pelos deficientes físicos de nosso município, apresentou Requerimento ao senhor Prefeito cobrando informações sobre a empresa prestadora do serviço de transporte coletivo urbano, para que se adapte, com veículos especiais para usuários de cadeiras de rodas, permitindo assim o acesso do portador desta deficiência.
Na Lei Estadual - Artigo 55 diz: “A lei disporá sobre a adaptação dos logradouros públicos, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo, a fim de garantir o acesso adequado aos portadores de deficiência”.
No requerimento o Vereador Omar Kazon solicita que a Prefeitura informe se a atual empresa concessionária dos serviços de transporte coletivo urbano em nosso município mantém veículos adaptados para o portador de deficiência física em número suficiente, especialmente para os usuários de cadeiras de rodas. Quer saber também, se caso a empresa não estiver com os veículos adaptados, quais as providências estão sendo tomadas por parte da Prefeitura e se existe uma programação sobre a exigência de ônibus especiais para deficientes físicos na futura licitação da Prefeitura para a concessão de transporte público urbano, que ocorrerá ainda este ano.
Para o Vereador Kazon a Lei de Acessibilidade deve ser cumprida integralmente, “Nós verificamos que aos poucos todos os prédios públicos e os de uso público estão se adaptando conforme a lei e o transporte público precisa também se adaptar. Todos temos o direito ao acesso e os deficientes físicos, principalmente os usuários de cadeiras de rodas, else também tem? Precisamos estar atentos, cada município tem que providenciar leis e regulamentos nos termos da Constituição do Estado de São Paulo. Nós devemos isto à população, é nosso dever garantir ao munícipe o direito de ir e vir”, afirma Kazon. (Fonte: PMC)

Mais de mil crianças participam da abertura da Semana do Meio Ambiente

Caraguatatuba - A programação da Semana do Meio Ambiente continua nesta quarta com trilha no Parque Estadual da Serra do Mar e na quinta e sexta-feiras, com apresentação dos alunos do curso de Oceanografica da USP em escolas.
A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba, em sua terceira edição, reuniu mais de mil crianças no auditório do Teatro Mário Covas na última segunda-feira.
Durante a abertura oficial compareceram a Dra. Márcia Botelho da CETESB que representou o presidente Dr. Otávio Okano; a Dra. Marta Regina de Moraes Oliveira da SABESP; o Engenheiro Cosme Damião, Administrador do terminal do porto de São Sebastião - Petrobras/ Transpetro; Dr. Marcos Lopes Couto, coordenador do curso de Direito do Centro Universitário UNIMÓDULO; o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro; e o Arquiteto Paulo André, da ong Onda Verde.
Segundo o Secretário Auracy Mansano Filho. as comemorações da semana do meio ambiente vêm crescendo a cada ano e só foi possível atingir este recorde devido ao apoio recebido do Prefeito Aguilar e de parceiros como a Secretaria de Educação, Fundacc, Petrobras, Praiamar e Sabesp. "Nosso objetivo é o de despertar na criança de hoje a consciência para com o meio ambiente", disse. Para atingir este objetivo, a Prefeitura Municipal contratou artistas profissionais que apresentaram duas peças teatrais "A Nave Mãe" e o João Ecológico.
A Nave Mãe é uma peça de marionetes em que um astronauta fica sem água no espaço devido ao desperdício e o João Ecológico um personagem supostamente vindo do Amazonas que encontra inúmeras irregularidades em nossas praias. As duas apresentações levaram a platéia ao delírio.
O Secretário Auracy também fez uma breve apresentação com o tema "Carta ao Inquilino" onde a Terra cobra uma renegociação de contrato devido ao mau uso de seus recursos naturais. Após o espetáculo as crianças foram agraciadas com um kit que continha material didático sobre o meio ambiente.
A programação da Semana do Meio Ambiente nesta terça-feira contou com visita a ETE - Estação de Tratamento de Esgotos no Bairro Indaiá. Na quarta-feira haverá trilha no Parque Estadual da Serra do Mar.
Para a quinta e sexta-feiras, esta programada uma apresentação dos alunos do curso de Oceanografica da USP na Escola Prof. Antonia Antunes Arouca do bairro Massaguaçú e na EMEI Prof. Jorge Passos no bairro Jaraguazinho. (Fonte: PMC)

Caraguá se prepara para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo
A Praça Cândido Motta, mais conhecida como a Praça do Coreto será o ponto de encontro dos amantes do futebol, em todos os jogos do Brasil. Toda a população está convidada

Caraguatatuba - Caraguá está pronta para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. Na manhã desta terça-feira, dia 6, o prefeito José Pereira de Aguilar esteve na Praça Cândido Motta, em frente ao Museu, preparando o local para que a população possa prestigiar os jogos.
Na ocasião estiveram presentes a presidente da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Eloíza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira; os Secretários de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves e Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella Barbosa; a Assessora de Comunicação Social, Malu Baracat, diretores e autoridades locais.
Aguilar deu o início ao projeto de decoração(que conta com bandeirinhas verdes e amarelas e desenhos em grafite dos jogadores da seleção e comissão técnica), fixando a caricatura do jogador Robinho, Nivaldo Alves fixou Ronaldinho (fenômeno) em seguida o prefeito junto com as autoridades fixaram todos os outros desenhos dos jogadores.
De acordo com a presidente da FUNDACC a iniciativa da decoração foi da Fundação Cultural, que pensou em como decorar a praça e ao mesmo tempo alegrar as pessoas. "As caricaturas foram feitas pelos alunos das oficinas culturais de grafite dos bairros Perequê-Mirim, Travessão e Pegorelli, sob orientação do professor Paulo Vinícius Forlin. Ao todo foram confeccionadas 26 peças especialmente para decorar a praça", disse Eloíza.
A Secretaria de Esportes conseguiu 5 televisores tela plana que irão ser colocadas no local em todos os jogos do Brasil. "Em cima da fonte teremos uma tenda de 10 metros onde serão colocados os televisores, que foram gentilmente oferecidos pelas Lojas Pernambucanas em uma altura de 1m80cm; também haverá quatro caixas de som nos quatro cantos da praça. A Linorte Bebidas também participará desta torcida. A empresa fornecerá mil litros de refrigerantes para serem disditruídos durante as partidas. De qualquer lugar da praça a população poderá assistir as competições", disse Alves.
Toda a população está convidada para assistir os jogos do Brasil na Copa, na Praça Candido Motta, mais conhecida como a Praça do Coreto, em frente ao Museu. (Fonte: PMC)

Bikes de Caraguá são destaques em Americana
Os atletas do Caraguá BMX Clube se preparam para a Copa Brasil e a 14 Bis Santos Dumont, a serem realizadas em São Paulo nos dias 24 e 25 de junho, na pista do Centro Olímpico Mario Covas

Caraguatatuba - Mais uma vez os atletas da equipe Caraguá BMX Clube se destacaram. Faltando menos de 2 meses para o Campeonato Mundial, os competidores estiveram na cidade de Americana no domingo dia 04, para disputar a 4º etapa do Campeonato Paulista de Bicicross que contou com 344 pilotos em 79 categorias.
A equipe de Caraguá, que conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, foi representada por 14 pilotos em 16 categorias. Os destaques foram: Evandro "Oreia" Castilho, vice-campeão na categoria boys 15 anos experts e 9º colocado na 17 a 24 anos Cruizer; Lucas Prazeres (Caraguatá, Big Box, J.Bike), vice-campeão na categoria boys 5 a 6 anos experts; Neylor Felipe, 3º colocado na categoria boys 15 a 16 anos novatos; Taciane Alves, 4ª colocada na categoria girls 13 a 14 anos; Matheus Prazeres (Unimódulo, Big Box, J.Bike), 4º colocado na categoria boys 8 anos experts; Celso Bulgarelli (América Garage), 5º colocado na categoria 17 a 24 anos Cruizer; Paulo Adriano (América Garage), 6º colocado na categoria 17 a 24 anos Cruizer e 16º colocado na boys 17 a 24 anos experts; Fábio Almeida, 6º colocado na categoria boys 8 anos experts; Beatriz Almeida, 6ª colocada na girls 11 a 12 anos; Rodrigo Sampaio, 10º colocado na categoria 17 a 18 anos novatos, Jonatham Sagrico 11º colocado na categoria 19 anos mais novatos;
Também participaram da etapa os pilotos Renye Oliveira (Mônaco / Pro Shock) na categoria 10 anos experts, Danilo Oliveira na categoria Júnior Man (semi profissional) e Eduardo Cruz na categoria 12 anos expert, os atletas não passaram para a fase classificatória.
Para o Presidente do Caraguá BMX Clube, Wellington Dalprat, "O importante foi conseguirmos manter a 6ª colocação na etapa e no ranking geral por equipes dentre as 15 participantes do campeonato, como falta ainda 5 etapas para o encerramento da competição, a expectativa é de brigar pela 4ª posição; nossa equipe tem pilotos para isso, sendo que 11 deles estão entre os 8 melhores do estado, porém o que nos falta é apenas treinar largadas.
O Clube de Caraguá agora se prepara para a Copa Brasil e a 14 Bis Santos Dumont a serem realizadas em São Paulo nos dias 24 e 25 de junho, na pista do Centro Olímpico Mario Covas, onde acontece, no final de julho, o Campeonato Mundial da modalidade. "Esta será uma ótima oportunidade para que nossos 5 pilotos (Matheus, Lucas, Evandro, Celso e Tacianne) classificados para o mundial conheçam a pista", completa Marcus Prazeres, vice-presidente da entidade.
Para mais informações (12) 9772-4112 / 3883-4351 com Marcus Prazeres (Fonte: PMC)

Caraguá participa da Campanha Nacional de Multivacinação no dia 10
A campanha irá atender a população no sábado, 10, das 8h às 17 horas, em unidades de saúde e algumas escolas do município, com vacinação contra Poliomielite e outras.

Caraguatatuba - Caraguá participa da primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação no dia 10 de junho. Estarão disponíveis neste dia, a vacina contra poliomielite para crianças de 0 a 5 anos, e para crianças com atraso na vacina Tetra - contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Haemophilus B, Tuberculose, e a SCR -contra Sarampo, Caxumba e Rubéola).
A coordenação da campanha é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. A população poderá ser atendida nas três regiões. As equipes atenderão das 8 às 17 horas.
No Comando Sul, a vacinação será oferecida a todos, nos bairros Perequê Mirim (UBS), Pegorelli (EMEF Massako Sone), Porto Novo (CIEFI Profa. Maria Aparecida Ujio) e no Morro do Algodão (UBS).
No Comando Centro, a vacinação ocorrerá na UBS do Centro, UBS do Jaraguazinho, EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, PSF do Tinga, e CEI do Rio do Ouro.
No Comando Norte, a campanha acontece no PSF do Massaguaçu, no PSF do Jardim Casa Branca, na USF do Olaria, no PACS do Jetuba, e UBS da Tabatinga.
É importantes levar a carteirinha de vacinação da criança. Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3897-2164. (Fonte: PMC)

Caraguá movimenta o comércio com campanha para o Dia dos Namorados
Para realizar a campanha "A música que encanta o coração", a ACE e a Setur contrataram bandas musicais que se revezarão em três praças da cidade, durante o sábado, dia 10 de junho.

Caraguatatuba - Os comerciantes de Caraguatatuba estão se mobilizando para a Campanha que vai agitar o próximo sábado, dia 10, em comemoração ao Dia dos Namorados (dia 12 de junho). "A música que encanta o coração" é o nome da campanha que promoverá rodízios musicais em três pontos comerciais da cidade: Praça Cândido Motta, Praça da Bíblia e Calçadão, com shows musicais ao vivo, brincadeiras e distribuição de brindes aos participantes.
A Campanha foi organizada pela ACE-Associação Comercial e Empresarial e Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo, visando movimentar a cidade neste período. De acordo com o gerente da ACE, Idésio Kashiura, esta data é equivalente ao Dia das Mês em termos de retorno comercial. "A idéia é manter o consumidor na cidade e agitar o comércio local. Estamos arrecadando muitas prendas com os comerciantes locais, que estão apostando na Campanha", disse.
Para realizar a campanha "A música que encanta o coração", a ACE e a Setur contrataram bandas musicais que se revezarão a cada duas horas nas três praças da cidade, durante o sábado, dia 10 de junho. No Calçadão e na Praça do Corêto, os shows acontecem das 12 às 22 horas; e na Praça da Bíblia, das 12 às 16 horas.
Foram contratadas as bandas Mara Amaral, Israel Martinez, Patchelli, Cristinano Fragoso, Romeu e Rogério, Marcos e Mingo, Quarteto, Zirinho, Garoeira e outras.
Durante este período "A música que encanta o coração" animará as regiões centrais, movimentando o comércio e promovendo muitas brincadeiras com direito a brindes e muitos presentes aos namorados. (Fonte: PMC)

Campanha do Agasalho 2006 terá mutirão no próximo sábado 10
O mutirão acontecerá no próximo sábado, 10 de junho, em todos os bairros de Caraguá. Doando 5 peças, você ganha um cupom para concorrer ao sorteio de 1 aparelho de TV, nas rádios Caraguá FM, Integração FM e Oceânica AM

Caraguatatuba - O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com o apoio de órgãos públicos, instituições privadas e da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, sob a coordenação da Sabesp, está iniciando a Campanha do Agasalho 2006 "Quanto mais gente, mais quente".
Durante esta semana, quatro equipes passarão por todos os bairros da cidade, do Massaguaçú ao Perequê-Mirim, distribuindo sacolas plásticas, que serão recolhidas no próximo sábado, 10 de junho, em um grande mutirão que passará novamente nas residências para recolher as doações.
De acordo com a Sabesp, instituição responsável pela coordenação da Campanha do Agasalho em Caraguá, o diferencial é que neste ano, a cada cinco peças de roupa doadas a pessoa ganha um cupom com um número de série, para concorrer ao sorteio de três aparelhos de TV, que serão sorteados no dia 30 de junho, nas rádios Caraguá FM, Integração FM e Oceânica AM.
O principal objetivo da Campanha é arrecadar agasalhos para repassar às entidades que prestam auxílio no município. Em 2005, o Fundo Social do Governo do Estado arrecadou um total de 18 milhões de agasalhos e cobertores, que auxiliaram as famílias mais carentes durante o inverno.
Entre os principais voluntários da campanha (incluindo a Sabesp e a Prefeitura de Caraguá), estão o GAC (Grupo de Apoio Civil Albatroz), Bombeiros, Ditran, Defesa Civil, Secretarias de Assistência Social, Serviços Públicos e Educação, além das Polícias Ambiental, Militar e Rodoviária, Faculdades Módulo, ONG Caravelas, Lions Club, Rotary, Paróquia Santo Antônio, APAE, Pão-de-Açúcar, EPTE(Transmissão Paulista), Conselho dos Pastores das Igrejas Evangélicas de Caraguatatuba, Supermercado Silva Indaiá, Empreiteira Polêmica, Colégio Tableau, entre outros.
Participar é fácil, basta colocar sua doação na sacolinha que será distribuída nesta semana e aguardar o mutirão, ou levar sua doação na escola ou prédio público mais próximo de sua casa. Vale lembrar que neste ano, sua doação pode valer uma TV. Exerça sua cidadania e colabore para um inverno mais quente para todos. A Arrecadação será feita pelos voluntários no dia 10 de junho. Participe! (Fonte: PMC)

Repertório Beckett é a atração de sábado,10, no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - A Companhia Nova de Teatro Moderno da Cooperativa Paulista de Teatro apresenta Repertório Beckett 3 com os espetáculos Esperando Godot e Respiração no dia 10 de junho, às 21 horas, no Teatro Mario Covas. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada).
PROJETO
"Repertório Beckett 3" é um programa de 2 peças: "Esperando Godot" e "Respiração" como parte de um projeto apaixonado da Cia. Nova de Teatro Moderno que prevê a encenação de dezenove peças de Samuel Beckett. Assim, o projeto pretende divulgar a obra de um dos maiores autores do século XX, dando ênfase para as peças curtas, estas, menos conhecidas pelo público brasileiro.
O "Repertório Beckett 3", traz um clássico da dramaturgia mundial: "Esperando Godot". Como contraponto junto ao programa, "Respiração", à peça mais curta escrita por Beckett com duração de apenas 30 segundos.
TRAJETÓRIA
Em 2002, com o apoio do DFC - Departamento de Formação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, a Cia. estreou "Repertório Beckett", no Teatro Cultura Inglesa Higienópolis, onde ficou em cartaz de setembro a outubro. Participou do Fórum Beckett no Sesc Consolação, no evento "Ares e Pensares" e de 18 a 22 de dezembro realizou apresentações especiais no Teatro Plínio Marcos, onde celebrou o aniversário de morte de Beckett no dia 22.
Em 2003 a Cia. recebeu o patrocínio do SESI para excursionar pelo interior de São Paulo no projeto Viagem Teatral SESI, onde cumpriu um total de vinte apresentações, obtendo um ótimo resultado de público. Com este patrocínio, a Cia. Nova reformulou as quatro peças que receberam nova iluminação assinada pelo próprio diretor, trilha-sonora de Danilo Tomic e participação especial de Paulo César Pereio na peça "Aquela Vez", figura histórica do cinema e do teatro brasileiro.
No segundo semestre de 2003, novamente com o apoio do DFC- Departamento de Formação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, a Cia. Nova de Teatro Moderno estreou o "Repertório Beckett 2", que reúne as peças "Eu Não", "Improviso de Ohio" e "Catástrofe", com participação especial de um ator surdo integrando o elenco da Cia.. A estréia aconteceu no dia 13 de novembro no Sesc Consolação - sala Ômega, onde cumpriu temporada até dezembro.Repertório Beckett 2, se apresentou em unidades do SESC São Paulo, na capital e no interior.
SOBRE A COMPANHIA NOVA DE TEATRO MODERNO - Fundada em 2001 pelo jovem diretor Lenerson Polonini com a proposta de desenvolver um trabalho de pesquisa contínua a partir do corpo e do teatro visual, a Cia. começou a dar origem a seus trabalhos a partir da dramaturgia de Samuel Beckett, e de outros encenadores contemporâneos como Bob Wilson, Edward Gordon Craig e Meyerhold.
A Cia. tem como proposta a experiência não só com a dramaturgia do autor, mas também com as mais diversas escolas vanguardistas do século XX, acredita-se que dessas experiências possam resultar a longo prazo em uma dramaturgia própria.
Assim, a Cia se apropria dos sistemas e métodos criados que são usados não só na interpretação dos atores, mas em toda estrutura de comunicação cênica como cenário, figurinos, luz, maquiagem, música, etc.
Propomos a reafirmação da contemporâneidade de grandes autores do séc.XX como Beckett , Heiner Müller, Joyce, Pirandello, entre outros .
SOBRE O AUTOR - Samuel Beckett (1906- 1989), é hoje um dos autores mais notáveis e montados no mundo. O autor começou como romancista e suas principais obras na literatura foram "Molloy", "Malone Morre" e "O Inominável". Escreveu também peças para rádio e televisão, transmitidas pela BBC de Londres.
A fama chegou com a peça "Esperando Godot", montagem dirigida por Roger Blin, em 1953 em Paris, que dividiu opinião de público e crítica. A partir de então escreveu toda sua obra rapidamente, ganhando o prêmio Nobel de Literatura em 1969.
Suas obras falam da condição do ser humano. Seus temas principais são a solidão, a morte, o fracasso e a esperança, transformando o ser mundano em metáforas totalmente discerníveis.
SINOPSES
Esperando Godot
Esperando Godot foi escrita com muito rigor. Beckett criou nesta peça uma mistura de comédia, humor fino, e uma pungente imagem do destino humano. Na
peça os personagens de Vladimir e Estragon discutem de forma metafórica a condição humana, enquanto esperam por um certo "Godot" .
Respiração - Escrita em inglês, por volta de 1966. O texto foi escrito (e posto de lado) e apenas sendo enviada para New York (diz-se que nas costas de um cartão postal ilustrado) em resposta ao pedido de Kenneth Tynan para a revista "Oh! Calcutá". A primeira apresentação ocorreu em 16 de junho de 1969, no Eden Theather, em New York. Esta é a obra mais comprimida de Beckett, durando aproximadamente meio minuto do inicio ao fim. A vida é sintetizada em um intervalo de uma luz turva entre dois gritos e duas escuridões.
Ficha Técnica
REPERTÓRIO BECKETT 3
AUTOR: SAMUEL BECKETT
DIREÇÃO, ILUMINAÇÃO E OBJETOS CÊNICOS: LENERSON POLONINI
PEÇAS:
RESPIRAÇÃO
CONCEPÇÃO E OBJETOS CÊNICOS: LENERSON POLONINI
TRILHA SONORA: WILSON SUKORSKI
ESPERANDO GODOT
ELENCO: ANDRÉ ARRUDA
FABIA PIERANGELI
EDUARDO BRISA
ANA PAULA BUENO
SUELI DE SOUZA
FIGURINOS E MAQUIAGEM: CARINA CASUSCELLI
TRILHA SONORA: WILSON SUKORSKI
TRADUÇÃO: FLÁVIO RANGEL

TRABALHOS DOS INTEGRANTES DO PROJETO
Lenerson Polonini - Estudou na Escola "O Tablado" no Rio de Janeiro entre 98/ 99.Participou como assistente de direção na primeira fase da montagem, "Os Sertões" de Euclides da Cunha com a direção de Zé Celso Martinez Corrêa e como ator em "As Bacantes".Fundador da Cia. Nova de Teatro Moderno, vem desenvolvendo pesquisas na obra do autor e na cena visual do Século XX. Dirigiu "Ato sem Palavras I e II" em 2001, "Repetório Beckett" com a participação do ator Paulo César Pereio, "Berceuse", versão em francês de "A Cadeira de Balanço", com Renée Gumiel em 2002 e "Repertório Beckett 2" em 2003. Atualmente trabalha nos projetos "Bloom & Molly", com fragmentos de Ulisses de James Joyce e "Repertório Beckett 3".

Ana Paula Bueno, 24 anos, atriz em formação no Teatro Escola Macunaíma, iniciou seus estudos teatrais no Centro Cultural Isaura Neves, de Caieiras. Alguns anos depois foi convidada a integrar a Trupe Amálgama de Teatro, de Franco da Rocha. Dentre os espetáculos de que participou, destacam-se: Sonho de Uma Noite de Verão; Hamlet; A Paixão de Cristo; O Capeta de Caruaru; Viúva Porém Honesta; Ópera do Malandro; A Cruzada das Crianças; A Guerra Mais ou Menos Santa e Esperando Godot.

André Luiz de Arruda Lima, 39 anos, graduando em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP, formado pelo Teatro Escola Macunaíma no ano de 1997, desde o ano 2000 exerce a função de Coordenador de Divisão de Cultura, no Município de Franco da Rocha, criou e coordena a Oficina de Estudos Teatrais, de onde surgiu a Trupe Amálgama de Teatro, na qual também atua e dirige. Dentre os trabalhos em que atuou, destacam-se: As Emoções se Igualam; Homens de Papel; Vereda da Salvação; Mente Mentiras; A Cruzada das Crianças; Esperando Godot.

Eduardo Brito de Souza, ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma no ano de 2000. Desde então atuou em diversos espetáculos na cidade de São Paulo. É aluno de Dramaturgia de Samyr Iasbek. É integrante também da Trupe Amálgama de Teatro, de Franco da Rocha. Dentre os espetáculos em que atuou, destacam-se: Imoral: Contos de A Vida Como Ela É; O Processo; O Corsário do Rei; Divinas Palavras; Faz de Contos; Humanos Instintos; O Casamento do Mancebo e da Noiva Geniosa; Lisístrata; Esperando Godot.

Fabia Pierangeli de Lima, 26 anos, Graduando em Educação Artística pela UNESP, formada pelo Teatro Escola Macunaíma no ano de 2000, trabalha como Arte Educadora na Estação Especial da Lapa, presta estágio na Divisão de Cultura do Município de Franco da Rocha, onde exerce a função de Monitora na Oficina de Estudos Teatrais, integrante da Trupe Amálgama de Teatro. Dentre os espetáculos em que atuou, destacam-se: Perdoa-me Por Me Traíres; Lês Demoiseles; Valsa Nº 6; Imoral; O Processo; O Corsário do Rei; Divinas Palavras; Humanos Instintos; O Casamento do Mancebo e da Noiva Geniosa; Esperando Godot.

Sueli Francisca de Souza, 29 anos, iniciou seus estudos em teatro no ano de 2001, quando foi convidada a integrar a Trupe Amálgama de Teatro. Dentre os espetáculos em que atuou, destacam-se: A Cruzada das Crianças; Amores e Dissabores (coletânea de contos de Nelson Rodrigues); A Guerra Mais ou Menos Santa; Esperando Godot.
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereadores aprovam abertura de ‘CEI do assédio moral’ em Ilhabela

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses aprovaram na sessão de Câmara de segunda-feira o projeto Decreto Legislativo que institui a Comissão Especial de Inquérito, para apurar denúncias de assédio moral e perseguição política por parte da administração municipal contra funcionários públicos.
A propositura recebeu apenas o voto contrário do vereador José Roberto de Campos
A Comissão Especial de Inquérito será formada pelo vereador Carlinhos (PMDB) como presidente e os vereadores Nanci Zanato (PTB), Márcio Garcia (PL), Jadiel Vieira, Keko (PV) e Joadir Capucho (PPS) como membros.
A propositura, de autoria do vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, havia sido retirada da pauta na sessão ante-rior para que os parlamentares verificassem denúncia de assédio moral e perseguição política junto à administração. “Na sessão passada foi proposta a retirada do projeto para analisarmos junto à Secretaria de Assuntos Jurídicos o caso, porém como não houve acordo e a decisão da Justiça não foi cumprida pela administração reapresentei a propositura”, explicou o vereador.
A denúncia de assédio moral e perseguição política que resultou no requerimento refere-se a caso do irmão do vereador Guilherme Maia, André Maia, que move processo alegando assédio moral e acusando a Prefeitura de perseguição política.
O vereador Guilherme Henrique Maia reafirmou que seu irmão continua sofrendo assédio moral e perseguição política. “Mesmo com o pronunciamento do Ministério Público para o pagamento dos salários suspensos por meio de mandado de segurança, a Administração Municipal não efetuou o pagamento, caracterizando a prática de perseguição”, disse.
Ele ainda disse que estaria verificando cerca de 100 processos de ações populares de assédio moral e perseguição política contra funcionários públicos.
O vereador Dr. Guilherme (PMDB), distribuiu có-pias de termo aditivo ao mandado de segurança, impetra-do pelo advogado de seu irmão, pedindo o pagamento dos dias trabalhados do funcionário, com multa diária pelo não cumprimento da liminar, e caso não seja cumprida a determinação judi-cial, a decretação da prisão do secretário de Assuntos Jurídicos: “Volto a repetir: há assédio moral e não só com esse funcionário. O Executivo está fazendo chacota com esta Câmara Municipal. A gente cita a Constituição, Lei Orgânica, Direitos Trabalhistas e nada se cumpre. Temos que aprovar a CEI e mostrar que ela não servirá só para o fiscal, mas também para outros funcionários”, enfatizou.
Já o vereador José Roberto de Campos (PMN), o Beto, único a votar contrário a propositura, acredita que a CEI é um instrumento muito importante e não pode ser usado em defesa de um único funcionário, como no caso do fiscal ambiental André Vieira, autor da denúncia de assédio moral por parte da Prefeitura.
O vereador afirmou ainda que tem receio do relatório final da Comissão ter cunho político, prejudicando o funcionário, ao invés de ajudá-lo. A previsão é de que os trabalhos da CEI sejam finalizados em 60 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por até mais dois meses.
 (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara do Arquipélago realiza Eleição e aprova Comissão Especial de Inquérito

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses realizaram uma eleição para ocupar a vacância dos cargos de vice-presidente e segundo secretário da mesa diretora na sessão ordinária desta segunda-feira, 05. A vereadora Nanci Zanato(PTB) será a vice-presidente da Casa e Jadiel Vieira, Keko(PV) o segundo secretário até dezembro deste ano, quando o biênio da presidência de Luiz Lobo(PL) termina.
Os respectivos cargos eram ocupados por José Roberto de Campos, Beto(PMN) e Guilherme Henrique Maia Vieira, Dr. Guilherme(PMDB), que renunciaram na sessão do último dia 22, sob alegação de divergências políticas com o presidente. No uso da Tribuna, a vereadora Nanci Zanato(PTB) agradeceu a indicação e aceitação do seu nome para o cargo de vice-presidente da Câmara e prometeu lealdade ao presidente Lobo(PL). “Agradeço ao presidente e me comprometo a fazer o possível e o impossível para fazer jus a este cargo, mantendo minha postura firme e digna como sempre fiz nesta Casa de Leis, pois sou cristã, serva de Deus e tenho que dar testemunho do que acredito”.
Comissão Especial de Inquérito - Pela segunda vez na pauta, o decreto que instaura a CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar denúncias de assédio moral e perseguição política por parte da Administração Municipal contra funcionários públicos foi aprovado, através de votação nominal, com o voto contrário do vereador José Roberto, Beto(PMN).
O parlamentar justificou seu voto contrário com o mesmo argumento da semana anterior: Beto acredita que a CEI é um instrumento muito importante e não pode ser usado em defesa de um único funcionário, como no caso do fiscal ambiental André Vieira, autor da denúncia de assédio moral por parte da prefeitura. O vereador afirmou ainda, que tem receio do relatório final da Comissão ter cunho político, prejudicando o funcionário, ao invés de ajudá-lo.
A CEI será formada por cinco vereadores, sendo o autor da propositura, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Carlinhos(PMDB), nomeado presidente e Nanci Zanato(PTB), Jadiel Vieira, Keko(PV), Joadir Capucho(PPS) e Márcio Garcia(PL) como membros. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em 60 dias, podendo este prazo ser prorrogado por mais 60 dias.
Na sessão passada, Carlinhos(PMDB) pediu a retirada do decreto em função da tentativa de um acordo com a secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura. “Existe uma determinação judicial solicitando o pagamento dos dias trabalhados do fiscal André, mas até o momento não aconteceu, por isso vou reapresentar o decreto e cada vereador que vote de acordo com sua consciência”, declarou.
O vereador Dr. Guilherme(PMDB), distribuiu cópias do termo aditivo ao Mandado de Segurança, impetrado pelo advogado do fiscal em questão, solicitando o pagamento dos dias trabalhados do funcionário. “Volto a repetir: há assédio moral e não só com esse funcionário. O Executivo está fazendo chacota com essa Câmara Municipal. A gente cita a Constituição, Lei Orgânica, Direitos Trabalhistas e nada se cumpre. Temos que aprovar a CEI e mostrar que ela não servirá só para o fiscal, mas também para outros funcionários”.
Moções e Requerimentos - Os edis aprovaram ainda 15 Requerimentos e seis Moções: uma de Louvor, autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Lobo(PL) dedicada aos organizadores da sexta edição do Ilhabela Corpore Terra e Mar, realizada no último dia 20 de maio. Lobo também apresentou Moção de Pesar pelo falecimento de Katherine Schurman, ocorrido em 29 de maio e Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 5.476/01, de autoria do Deputado Federal Marcelo Teixeira, em trâmite na Câmara dos Deputados, que modifica a Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, determinando que a estrutura tarifária dos serviços de telefonia fixa comutada, prestados em regime público, seja formada apenas pela remuneração das ligações efetuadas.
Joadir Capucho apresentou Moção de Apelo às lideranças partidárias no Congresso Nacional para que envidem esforços para instalação de um posto de atendimento do INSS no município de Ilhabela. Já Nanci Zanato(PTB) apresentou duas Moções de Pesar, uma pelo falecimento da munícipe Eunice Borges do Rego, ocorrido em 21 de maio e a outra, em parceria com o vereador José Roberto, Beto(PMN) pelo falecimento de Delcides Carlos de Oliveira, em 23 de maio. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela no Clima da Copa do Mundo 2006

Ilhabela - A Secretaria Municipal da Cultura convida a população de Ilhabela para entrar no clima da Copa decorando sua rua, sua empresa, sua casa. Afinal o Brasil é o único pentacampeão do mundo.
As cores verde e amarela são notáveis , mesmo vistas de longe, por meio de faixas, bandeirolas, bolas e outros objetos ligado ao maior evento futebolístico do mundo.
O clima da Copa está estampado nos rostos dos brasileiros, é um momento de descontração.
Entre neste clima, e tenha pensamento positivo para que sejamos “HEXA”.
Feliz Copa!
Você sabia....
A Copa do Mundo é um torneio de futebol masculino realizado a cada 04 anos pela FIFA. Começou em 1930, com a vitória da seleção do Uruguai em Montevidéu, no Estádio Centenário.
Entre 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido a Segunda Guerra Mundial e em 1950, o mundial foi realizado no Brasil.
O Brasil é o país que possui mais títulos mundiais, o único pentacampeão, o único a ter vencido o torneio fora do seu continente e também o único a participar de todas a copas.
A Copa do Mundo é o segundo maior evento do mundo, tendo sido sediada pela última vez em 2002 no Japão e na Coréia do Sul, este ano será na Alemanha.
A primeira Copa do Mundo a ser televisionada foi a edição de 54. Hoje o evento é a competição esportiva mais assistida em todo o mundo.
Cada Copa do Mundo têm como símbolo um mascote. Willie foi o primeiro, em 1966. Os mascotes da próxima Copa são: Goleo, um leão, e Pille, uma bola de futebol.
A fase final tem 32 seleções competindo por um mês no país anfitrião, sendo dividida em duas fases: a fase de grupos e a fase do mata-mata.
Desde a 2ª edição do torneio, em 1934, eliminatórias têm sido feitas para diminuir o tamanho da fase final.
De 1930 a 1970 a Taça Jules Rimet era dada as campeãs de cada edição. Inicialmente conhecida como Taça do Mundo. Em 1970 com a 3ª vitória do Brasil, ganhou o direito de ter a posse permanente da taça, contudo, ela foi roubada da CBF em dezembro de 1983, e nunca mais foi encontrada.
Depois de 1970 uma nova taça, chamada Copa do Mundo FIFA foi criada. Diferente da Taça Jules Rimet ela não mais foi para nenhuma seleção. Ela só será trocada até que a placa em seu pé seja totalmente preenchida com os nomes dos campeões de cada edição, o que só irá acontecer em 2038.
O primeiro amistoso internacional de futebol foi jogado em 1872, entre a Inglaterra e Escócia. (Fonte: PMI)

Ilhabela sedia Encontro de Dirigentes da Saúde

Ilhabela - Nesta terça-feira, 6, a Secretaria Municipal da Saúde de Ilhabela, juntamente com a DIR 21 (Direção Regional de Saúde) de São José dos Campos, promoveu um encontro de dirigentes da Saúde, na Câmara Municipal.
A reunião teve como tema a “Integração da Atenção Básica nos índices de Mortalidade Materno – Infantil”. Foram abordados assuntos como acompanhamento pré-natal; aleitamento materno; vacinação infantil; desnutrição infantil; internações por pneumonia, desidratação e psiquiátricas; acompanhamento de diabéticos, hipertensos e tuberculosos, entre outros. Na ocasião, também foram apresentados gráficos com números de cobertura das equipes do PSF em toda região, no qual foi confirmado que Ilhabela tem 100% de cobertura das equipes.
O evento contou com as presenças do secretário municipal da Saúde de Ilhabela, Dr. Arquimedes Hipolytto; do diretor de Saúde Márcio Tenório; da coordenadora das equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) de Ilhabela, Arlene Balague; da diretora do Núcleo Regional de Saúde de Caraguatatuba, Dercy de Fátima Andolfo; representando a DIR 21, os interlocutores do PSF Augusto Celso Brandão, Denise Bambace e Denise Guelfi; além de representantes de Saúde de várias cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, como São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Jambeiro, Caçapava, Santo André, Santa Branca e funcionários e equipe médica do PSF de Ilhabela.
Na ocasião, o secretário municipal de Saúde de Ilhabela, dr. Arquimedes, agradeceu a presença de todos e a colaboração recebida de toda a equipe do PSF, e falou da importância da integração das equipes para o bom funcionamento do programa.
A próxima reunião dos profissionais ficou marcada para o dia 08 de agosto, na cidade de São Sebastião. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

S. Sebastião quer instalar guaritas nos bairros
Projeto da prefeitura prevê instalação dos equipamentos para ampliar segurança; proposta é analisada pela Câmara

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião quer liberar a instalação de portais e guaritas nos bairros numa tentativa de ampliar a segurança dos moradores da cidade.
O projeto de lei é analisado pela Câmara e deve ser votado nos próximos dias, dependendo de parecer das comissões de Obras e Meio Ambiente.
A instalação dos portais e guaritas de segurança terão como único fim o controle da segurança e a prestação de serviços de informação turística.
Os equipamentos não poderão impedir ou restringir o acesso de pessoas ou veículos aos bairros.
"A maioria dos bairros, sejam da costa sul ou norte, há muito tempo vem cobrando da prefeitura a liberação das guaritas", afirmou o prefeito Juan Pons Garcia (PPS).
Garcia negou que o projeto pretende transformar bairros em condomínios fechados já que as guaritas não poderão impedir a entrada e saída de pessoas ou veículos.
Segundo ele, as guaritas podem se transformar em importante equipamento de segurança. "Através das guaritas, os moradores poderão ter um melhor controle do movimento de pessoas em seus bairros", disse.
Jorge Monteiro, do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) de Boiçucanga, afirmou que as guaritas poderão inibir a ação dos marginais que atuam na costa sul. "Trata-se de um equipamento importante, que poderá agilizar o trabalho da polícia na prevenção dos crimes", disse.
Aldo Amadei, da Somar (Sociedade Amigos de Maresias), disse ser favorável ao projeto. Segundo ele, a Somar pretende instalar portais na entrada e saída do bairro, para controlar as pessoas e veículos que circulam por Maresias. (Fonte: ValeParaibano)

Vala aberta transtorna Canto do Mar

São Sebastião - A falta de saneamento básico no bairro Canto do Mar, em São Sebastião, está causando transtornos aos moradores do local. O medo de leptospirose, dengue e até esquitosomose, preocupam os moradores.
O problema é que na avenida Odisseu há uma grande vala aberta. De acordo com os moradores, a situação da vala já dura 10 anos.
CHUVA FORTE - A dona-de-casa Cristina Reis informou que quando há chuva forte, a água parada na vala transborda e invade as casas. "Isso pode trazer doenças pra dentro de casa. Meu filho já está com esquistossomose", disse a dona-de-casa. Por conta do tratamento do filho, a família teve até que se filiar a um convênio de saúde.
OUTRO LADO - A Secretaria de Obras informou que tem conhecimento sobre o caso e que realiza vistorias no bairro. A Secretaria afirmou que serão tomadas providências e que continuará realizando vistorias.
Por meio da Regional Costa Norte, a Secretaria realiza periodicamente limpezas nas valas da região. (Fonte: ValeParaibano)

Novo gerente do Tebar visita prefeito de São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recepcionou na tarde desta terça-feira, 06 de junho, em seu gabinete o novo gerente do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), engenheiro Geovanni Cavalcante Paiva. Ele veio oferecer todo apoio do Terminal à Prefeitura, através de parcerias. (Fonte: PMSS)

Prefeitura reduz valor do ISS de construção para pessoas de baixa renda

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está reduzindo o valor do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) das construções para pessoas de baixa renda. Trata-se de uma medida social estabelecida por meio do decreto 3454/2006, assinado no dia 1º de junho pelo prefeito Dr. Juan Garcia, o qual dispõe sobre a apuração do valor mínimo da mão-de-obra aplicada na construção civil para efeito de cálculo do imposto.
Conforme explicou o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, o valor do ISS é calculado de acordo com o tamanho da obra. “Fizemos uma mudança para que as pessoas de baixa renda paguem menos”, enfatizou.
Para isso, o decreto incluiu novas categorias e modificou as existentes. “A intenção é fazer com que a população mais carente seja beneficiada”, completou Nossabein.
A apuração do valor da mão-de-obra aplicada na construção civil (edificações, reformas e demolições) para cálculo e recolhimento do ISS será feita com base nos valores por metro quadrado, conforme o uso e o porte da edificação, descritos nas tabelas I, II, III, e IV.
Na categoria I, que são as construções unifamiliares voltadas à população de baixa renda (com até 70m²), o valor de cálculo cai de R$ 103,57 para R$ 1,00 o metro quadrado, desde que o proprietário do imóvel possua renda familiar de até dois salários mínimos. Ou seja, uma residência de 70m² que antes pagaria pouco mais de R$ 700,00 de ISS na construção, hoje passa a pagar R$ 70,00.
Os valores de cálculo das categorias II (até 100m²) e III (acima de 100m² até 150m²) também foram reduzidos de R$ 128,29 para R$ 103,57 e de R$ 152,42 para R$ 128,29, respectivamente. O decreto ainda estabelece outras três categorias: IV (construções acima de 150m² até 250m²), V (acima de 250m² até 400m²) e VI (acima de 400m²).
O enquadramento de conjuntos residenciais será baseado na metragem quadrada total construída. Em se tratando de construções de uso misto será aplicado o valor correspondente à área predominante, e no caso de impossibilidade da distinção aplica-se o valor médio dos vários tipos de construção.
O valor da mão-de-obra para reforma sem aumento de área corresponderá a 25% do valor referente ao tipo de imóvel reformado. O decreto também estipula tabelas para construções como prédio comercial, edificação industrial, galpão, piscinas, áreas de lazer, pergolados, deck, entre outros. (Fonte: PMSS)

Equipes de Beach Soccer feminino disputam semifinais do Circuito de Ilhabela

São Sebastião - Nesta quarta-feira, 07 de junho, a partir das 19h, as equipes sebastianenses de Beach Soccer feminino disputam a semifinal do Circuito de Ilhabela, realizado na Prainha, Norte do arquipélago.
O time de São Sebastião A joga contra Barra Velha B, enquanto São Sebastião B enfrenta o IlhaSat. “Queremos muito levar nossas equipes a final do campeonato”, avaliou o técnico das equipes, Getúlio dos Santos.
A final acontece na próxima quarta-feira, 14 de junho. Logo após esse campeonato, a equipe sebastianense treina forte visando os Jogos Regionais. (Fonte: PMSS)

Prefeitura se prepara para implantar o ISS eletrônico

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Fazenda, colocará em funcionamento a partir do mês de julho deste ano o ISS (Imposto Sobre Serviços) eletrônico.
O sistema pretende modernizar o setor de fiscalização do imposto, de forma a reduzir a sonegação do montante lançado regularmente pela administração.
Nesta terça-feira, 06 de junho, os fiscais tributários da Secretaria da Fazenda participaram de um curso de aperfeiçoamento para trabalhar com o novo sistema. O curso foi realizado na Secretaria de Segurança Urbana. Ainda este mês, a Prefeitura vai ministrar o curso para dois contadores da cidade.
Para utilizar o sistema, por exemplo, os escritórios de contabilidade e demais contribuintes devem acessar a página da Prefeitura de São Sebastião, através do www.saosebastiao.sp.gov.br.
Com a implantação do sistema eletrônico de ISS, os contribuintes deverão preencher as respectivas declarações de uma forma muito simples, e enviá-las imediatamente à Prefeitura via internet, ou, se preferirem, gravar as informações num disquete e entregá-lo no Setor de Fiscalização de Tributos.
Desta maneira, a administração poderá ter maior agilidade no conhecimento da arrecadação dos contribuintes prestadores de serviços em São Sebastião.
A projeção para 2006, segundo o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, é de atingir uma arrecadação de até R$ 20 milhões.
“O ISS é o principal imposto gerado na cidade e foi esquecido por conta do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e dos royalties de petróleo recebidos pela Prefeitura e que são embutidos no Orçamento da cidade como uma das principais arrecadações da administração. Queremos mudar esse conceito e não ficarmos dependentes da Petrobras”, avalia o secretário.
O novo sistema eletrônico permitirá a declaração dos serviços prestados e dos serviços tomados, fazendo automaticamente o cruzamento das informações detectando as divergências e possíveis sonegações. (Fonte: PMSS)

Prefeitura lança Programa de Recuperação Fiscal II

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, sancionou na última segunda-feira, 05 de junho, a lei complementar 77/06, que institui o Programa de Recuperação Fiscal Municipal II, mais conhecido como Refim.
O programa foi elaborado pela Secretaria da Fazenda, visando a regularização dos créditos tributários ou não tributários do município, a consolidação dos débitos existentes em nome da pessoa jurídica ou física, constituídos ou não em dívida ativa e inclusive os decorrentes de falta de recolhimento de valores retidos. Ou seja, resumidamente, o Refim é uma forma de o contribuinte parcelar suas dívidas com a administração, podendo ser efetuado em até 100 vezes.
Os pagamentos à vista sofrerão uma redução de 80% do valor de juros e multas. O Refim II também permite que se juntem todos os débitos como taxas e multas em um só financiamento.
Segundo a diretora do Departamento de Receitas da Sefaz, Márcia Avramides, o Refim II alcança débitos com vencimento até 31 de dezembro de 2005, beneficiando também os requerentes do Refim I. “No primeiro Refim houve uma adesão de aproximadamente 800 contribuintes”.
Os interessados poderão requerer o benefício até o último dia útil do mês de setembro.
(Fonte: PMSS)


Guarani e Pau-Brasil disputam final do I Campeonato Sebastianense de Futebol Veteranos

São Sebastião - O Estádio Otoniel dos Santos vai ‘tremer’ no próximo domingo, 11, com a grande final do I Campeonato Sebastianense de Futebol Veteranos, entre Guarani, da Enseada, e Pau-Brasil, de Cambury.
O último finalista, Guarani, venceu no domingo, 4, o Colinas, time do bairro Morro do Abrigo com um placar de 2 a 1. Já o Pau Brasil garantiu a final derrotando o Juquehy.
Antes da finalíssima, acontece a disputa do 3º e 4º do campeonato entre Colinas e Juquehy, às 9h. Em seguida, o confronto que marca o término do campeonato. A premiação para os times serão troféus e medalhas.
Para o diretor de Esportes, José Reis de Jesus, o ponto positivo do campeonato foi o desempenho surpreendente dos participantes. “Apesar de terem todos acima de 35 anos se esforçaram demais. Muitos times os jogadores não paravam um minuto se quer, um condicionamento físico impressionante”.
Outro ponto destacado pelo diretor é o intercâmbio social gerado pelo campeonato. “Conhecem pessoas de outros bairros da cidade, fazem amizade e podem marcar um ‘bate-bola’ num final de semana”. (Fonte: PMSS)

Diretores da Seduc recebem orientação sobre recuperação paralela


São Sebastião - Como parte do convênio com a Associação Módulo de Educação e Cultura (AMEC), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), recebeu na tarde da última segunda-feira, (05/06), representantes do projeto de recuperação paralela que será implantado na rede municipal.
No encontro, os representantes da Associação fizeram uma orientação aos diretores das 23 escolas municipais que receberão o projeto, que atenderá alunos do primeiro ciclo (1ª a 4ª séries) e segundo ciclo (5ª a 8ª séries) do ensino fundamental.
"A presença dos pró-reitores, Maurício Ribeiro da Silva e Léo Reis Leite Júnior, na primeira reunião da coordenação do projeto de recuperação paralela nos mostra que o Unimódulo firma um compromisso de agregar esforços. A escolha da instituição, fundamenta-se por ter uma visão de formação de cidadãos competentes, éticos, autônomos e capazes de transformar a comunidade”, comentou a Secretária de Educação, Marilene Ramachoti, sobre a presença dos representantes da AMEC na secretaria. Para mais informações, o telefone da Seduc é o (12) 3892-2644. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi


Educadores participam de palestra sobre turismo ambiental

Ubatuba - O Grupo de Trabalho do PDTR (Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo) realizou na última sexta-feira, na Associação Comercial de Ubatuba, a primeira oficina participativa com os diretores, vice-diretores e coordenadores da rede Municipal de Ensino de Ubatuba.
O objetivo da oficina foi sensibilizar e conscientizar os presentes sobre a importância do turismo sustentável-ambiental, social e econômico para o município de Ubatuba e apresentar o projeto pedagógico "Turismo na Escola" objetivando o envolvimento e aintegração dos alunos e professores da rede pública no desenvolvimento ordenado deste segmento.
O projeto "Turismo na Escola" tem como público alvo alunos, pais, mestres e funcionários da rede Municipal, Estadual e Privada desde a 1º série do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.
O projeto visa elaborar produções de peças teatrais e gincanas educativas, além de promover a visitação dos alunos aos pontos turísticos do município. A realização de palestras, oficinas, eventos culturais sensibilizadores e a elaboração de uma cartilha educativa motivacional também fazem parte do projeto.
Preservação do meio ambiente, a não exploração do turista, a qualidade no atendimento, entender o turismo como gerador de trabalho e renda foram alguns dos pontos abordados pelos diretores sobre a necessidade do turismo local.
O projeto "Turismo na Escola" tem como público alvo alunos, pais, mestres e funcionários da rede Municipal, Estadual e particular de ensino.
Para Fábio Crespin, consultor do PDTR, Ubatuba já é um destino turístico consolidado, com grande fluxo anual de visitantes e o entendimento dos diretores e da comunidade de que o turismo possa gerar ainda maiores benefícios a todos, surge como necessidade iminente à implementação de ações que visam sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de se desenvolver o turismo de forma ordenada e sustentável.
"É imprescindível a implementação de ações que objetivam a sensibilização e o desenvolvimento da comunidade escolar no sentido de conscientizá-los de seu papel no turismo no município", salientou Fábio. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Ubatuba aprova projeto que proíbe animal feroz em locais públicos
Fica proibida a permanência e a movimentação de animais ferozes em praças, jardins, parques, vias, logradouros públicos e nas proximidades de unidades de ensino públicas ou particulares

Ubatuba - A Câmara aprovou na sessão de ontem, o projeto de lei do vereador Charles Medeiros, que proíbe a permanência e a movimentação de animais ferozes em praças, jardins, parques, vias, logradouros públicos e nas proximidades de unidades de ensino públicas ou particulares
A lei prevê que a permanência e a movimentação de animais ferozes nos demais locais públicos ou de uso comum, inclusive nas vias de circulação interna e condomínios, somente poderá ocorrer no horário das 22h00 às 05h00, desde que conduzidos por um responsável maior de 18 anos, com utilização de focinheira, coleira, enforcador e guia curta de condução - o tipo padrão existente desta guia no mercado é de 0,60 a 0,70 centímetros de comprimento.
Já o enforcador e a focinheira deverão ser apropriados para a tipologia racial de cada animal, de forma a permitir a abertura da boca e ventilação suficientes para garantir a necessária regulação da temperatura interna do animal.
Para efeito da lei, foi considerado pelo legislativo ser animal feroz, todos aqueles que possuem “índole de fera” e que “possam colocar em risco a integridade e a segurança de um cidadão”. Raças como Pit-bull, Dobermann, Rottweiller, Fila, Mastim Napolitano, tanto de pequeno, médio ou grande porte são alguns exemplos de raças citadas na lei.
Os proprietários ou condutores dos animais deverão mantê-los em condições adequadas de segurança e impossibilitarem uma possível evasão, caso contrário serão responsáveis pelos danos que venham a ser causados sob sua guarda e vigilância, ficando sujeitos às sanções penais e legais existentes.
O não cumprimento do disposto nesta lei acarretará ao infrator proprietário ou condutor do animal a apreensão do animal, multa e obrigatoriedade de reparação ou compensação dos danos causados. O mesmo terá um prazo de cinco dias- a contar da data do auto da infração- para interpor um recurso dirigido à autoridade responsável pelos procedimentos adotados.
Conforme a lei, os recursos arrecadados provenientes das multas serão destinados proporcionalmente entre os órgãos, entidades, instituições ou profissionais liberais que efetivamente aplicarem o recurso em esterilização ou no Programa Educacional sobre Posse Responsável.
Segundo o vereador Charles Medeiros, “por existir a real necessidade de se preservar a vida e oferecer segurança aos nossos cidadãos, há que se trabalhar de forma dedicada à prevenção de acidentes e ou fatalidades. É sabido por todos que a mídia tem exibido de forma explícita os acontecimentos envolvendo ataques de cães ferozes a vítimas inocentes e indefesas. E muitos desses casos comoveram a opinião pública e fizeram com que a sociedade se mobilizasse na criação de normas de segurança em relação a estes acontecimentos” justificou o vereador Charles Medeiros.
O vereador ressalta que o ataque por um animal deste porte pode deixar seqüelas definitivas ou até causar a morte de um indivíduo. “Sabemos que casos de ataques desse jeito são fatos que não podem acontecer, por isto, dentro desta linha este projeto visa regulamentar a situação e diminuir os incidentes do tipo nesta municipalidade. Muitos cidadãos não se sentem seguros em caminhar pela rua sabendo que em determinado trecho existe um animal perigoso, com isto, aumenta a insegurança por parte de moradores e visitantes”, apontou.
Charles diz que está ciente que existirão opiniões contrárias ao projeto de lei, mas afirma que “é da nossa natureza cuidar, preservar e zelar pela vida de nossas crianças, jovens e adultos”.
“Antes que algum acontecimento mais grave ocorra, temos que agir”, enfatizou.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Câmara institui a “Semana da Aviação” em Ubatuba

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou na sessão de ontem, o projeto de lei do vereador Jairo do Santos que institui a “Semana da Aviação” no município.
A “Semana” ficará instituída na última semana do mês de outubro e o poder público poderá fazer parce-rias ou convênios com entidades públicas e privadas para a promoção de eventos relativos à data.
Segundo o vereador Jairo dos Santos, “a participação do poder público é facultativa. Se não houver parcerias e convênios para promover algum evento relativo à ‘Semana’ o Executivo poderá simplesmente autorizar a comemoração a quem interessar promovê-la”, explicou o vereador. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Festa da Tainha na Maranduba começa em 23 de junho

Ubatuba - A Associação Mar Virado de Turismo da Região Sul de Ubatuba, com o apoio da Secretaria de Turismo- Setur e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba- Fundart, promoverá nos dias 23, 24, 30 de junho e 1º de julho a "3ª Festa da Tainha".O evento acontecerá na Praça da Maranduba, localizada no km 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba.
A festa contará com shows de artistas regionais, apresentação de grupos de capoeira, dança country e quadrilhas.
Os visitantes terão a disposição barracas de quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas e feira de artesanato.
A aquisição do convite até o dia 17/06 terá o valor de R$ 18,00, após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
Segundo os organiza-dores, serão seis finais de semana consecutivos de muitas brincadeiras e alegria.
Para mais informações entrar em contato pelos e-mails adrigrammont@terra.com.br ou adrigrammont@hotmail.com (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Divulgada a ordem de apresentação das bandas de festival escolar em Ubatuba
Copa do Mundo é o tema de 14 composições

Ubatuba - A organização do 5º Festival de Música da Escola Municipal Tancredo Neves, divulgou a ordem de apresentação das 14 bandas participantes. De acordo com a diretora da escola, Rose Marangoni, as bandas se apresentarão conforme realização de sorteio como previa o regulamento. "Vale lembrar que todas poderão ensaiar no sábado, à partir das 13h, mediante agendamento prévio", disse Rose.
O "5º Festival de Música do Tancredo" acontece neste sábado, 10, à partir das 19h, no pátio da escola, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 600.
O "5º Festival de Musica" da Escola Tancredo Neves é organizado pelas alunas do curso 2º Secretariado e tem o apoio de Rossi Calçados, Oficina do Vestibular, Com Carinho Presentes, Adventure Motos, Silop Gás, Agenor de Paula, Padaria Progresso, Auto posto Kamomê, Litoral Antenas, Mercado do Zezé, Victor Moda jovem, Bar do Bambu, Papelaria do Povão, Pescados Atlântico e Sacolão S.G.
De acordo com o sorteio as bandas se apresentarão nesta ordem: Dr. Gori, Desortodox, Bando Dominique, Banda Jah, Burning Angels, Paranóicos, Quinteto Oblöquio, Q I abaixo de zero, Carlinha e Binho, Os Cernes, Testfy, Blues S.A., Mary Jone, Século News (Fonte: PMU)

I Rali Ubatuba, Pura Aventura trouxe off roaders de várias partes do país

Ubatuba - O I Rali Ubatuba, Pura Aventura, que aconteceu no último final de semana, dias 2 e 3, trouxe para a cidade, centenas de veículos 4X4, admiradores das atividades "fora de estrada" e 79 competidores de diversos estados brasileiros, disputando pela Copa Sudeste e pela Vale Raid. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a empresa Ben Kalechh Off Road, de Caraguatatuba. Quem levou a melhor pontuação foi o Jeep Clube de Mogi, com premiações nas três categorias.
Estiveram presentes off roaders de Dourados, no Mato Grosso do Sul; Curitiba, no Paraná; Itajubá, Minas Gerais; Brusque, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Do estado de São Paulo, representantes da Alta Paulista e capital, Vale do Paraíba e de todo o litoral, de Iguape a Ubatuba. O itinerário de média dificuldade e, até então, desconhecido, levou os competidores pelas estradas da Casanga, Cambucá e Ubatumirim, num circuito de 70 Km que levou quatro horas para ser cumprido. Trollers, Toyotas, Suzukis e outras preciosidades que valem entre 20 e 100 mil reais desfilaram pelas estradas de terra e ruas da cidade.
O prefeito Eduardo César, que participou de parte da prova afirmou que atividades como essa são interessantes para movimentar e trazer um público diferenciado para a cidade. "Nós ficamos muito satisfeitos de poder colaborar para que atividades como essa sejam realizadas em Ubatuba. Estamos unindo o esporte de aventura, com ecologia e turismo. Essa mistura é a cara do município e nos abre um grande leque de possibilidades".
Ubatuba, Pura Aventura - Para julho, dentro do projeto Ubatuba, Pura Aventura estão programados três dias de atividades "off road". Durante os dias 28, 29 e 30 julho, acontecerão gincanas, caças ao tesouro com e sem GPS, passeios por trilhas, ações sociais e premiações oferecidas pelo comércio local ao público participante. (Fonte: PMU)

Prefeitura recebe capacitação em regularização urbanística e fundiária

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba recebeu, por meio da Comissão Municipal de Congelamento, um treinamento sobre regularização urbanística e fundiária, entre os dias 22 e 26 de maio, no Rio de Janeiro. O responsável pela Comissão de Congelamento da Prefeitura, Claudinei Salgado, esteve presente no curso, que foi ministrado pelo Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e contou com a participação de pessoas de diversos Estados do Brasil. "Com o curso conheci ferramentas jurídicas para agilizar os trabalhos de regularização, que também fazem parte do processo de congelamento de áreas irregulares em Ubatuba. Descobri que já estávamos no caminho certo, mas que ainda há ferramentas importantíssimas a serem utilizadas para acelerar o processo", conta Claudinei.
Um exemplo de ferramenta jurídica a ser seguido são as "ZEIS" (Zonas Especiais de Interesse Social): "nós já conhecíamos muito sobre ZEIS, mas no Rio de Janeiro pude trocar informações e enriquecer o conhecimento para poder aplicar da melhor forma em Ubatuba", alegou o responsável pela Comissão de Congelamento.
Regularização em Ubatuba - Já está em andamento a primeira proposta de regularização fundiária em Ubatuba. Claudinei Salgado explicou que há uma equipe percorrendo o bairro da Pedreira, entrevistando família por família e também realizando o levantamento urbanístico e fundiário do local. "Para regularizar é necessária a implantação de algumas melhorias que o bairro não possui, como sistema de tratamento de esgoto, por exemplo. A regularização traz o benefício de oferecer, ao menos, a estrutura básica necessária para garantir a qualidade de vida dos moradores", explica Claudinei Salgado.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a participação no curso foi de grande importância, já que o congelamento é uma ação importantíssima que a Prefeitura vem implementando em Ubatuba. "Estamos investindo em treinamento para agilizar os procedimentos de regularização e poder oferecer dignidade aos moradores de Ubatuba". (Fonte: PMU)

Crianças começam a ser vacinadas contra poliomielite em Ubatuba

Ubatuba - Está acontecendo, desde o último dia 5, a vacinação antecipada contra a Poliomielite em Ubatuba. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite está marcada para o próximo sábado, dia 10. Crianças de 0 a 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde mais próximos de suas casas, munidas de documentação e carteirinha de vacinação. A Poliomielite está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas.
A Poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovírus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, "embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente." (Fonte: PMU)

Fundo Social de Ubatuba inicia Campanha do Agasalho 2006

Ubatuba - Uma reunião promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, nesta terça-feira, 6, na Prefeitura, marcou o início oficial da campanha do agasalho na cidade. Contando com representantes da Sabesp, Correios, Elektro, Unitau, Guarda Municipal, Guarda Mirim, Rotary Club, Associação dos Aposentados e Igreja Ágape a reunião traçou estratégias para a realização de uma carreata, que acontecerá no próximo dia 24, e percorrerá as principais vias da cidade, de norte a sul.
"Funcionários da Sabesp e dos Correios entregarão sacolinhas nas residências à partir da próxima semana e no dia 24 faremos a coleta", explicou Denise Cesar, presidente do Fundo Social. Na próxima sexta-feira deve ser divulgado o itinerário da carreata. "Tentaremos arrecadar mais que em 2005 e contamos mais uma vez com o apoio de nossa gente", lembrou a primeira-dama de Ubatuba. Em 2005 a Campanha do Agasalho em Ubatuba arrecadou 25.322 peças. Comunidades dos bairros mais distantes podem solicitar a retirada de sua arrecadação através do telefone 3834-1064. (Fonte: PMU)

Prefeito de Ubatuba inaugura Centro Comunitário na Região Norte

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar participou da inauguração do Centro Comunitário “Aprendendo com a Comunidade”, no bairro do Camburi, região Norte de Ubatuba, no último sábado, 3. Em uma manhã de festa, Ubatuba ganhou de presente uma construção totalmente ecológica.
A construção, em uma área cedida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba ao lado da escola do bairro, tem 216 metros quadrados e utilizou aproximadamente 500 toras de bambu, 1.300 garrafas PET, taipa e adobe e foi toda erguida com mão-de-obra composta por trabalhadores da comunidade.
Orientados pela ONG belga Bamboostic e alunos da PUC-RJ, os caiçaras levaram cerca de sete meses para concluir a obra que será utilizada como sala de aula para crianças da pré escola, sede da Associação de Moradores do Bairro do Camburi (AMBACA) e Centro de Informações Turísticas.
A festa começou animada pelo Sexteto Caiçara e em seguida crianças da escola apresentaram algumas atividades. Os anfitriões Moisés Firmino dos Santos (presidente da AMBACA) e Genésio dos Santos, um dos moradores mais antigos da comunidade, deram as boas vindas aos convidados. Entre os pronunciamentos, uma surpresa: Sven Mouton, da ONG Bamboostic, após explicar a importância do projeto e agradecer a participação ativa da comunidade, pediu a mão de sua companheira, Hilde Duerink em casamento, uma cena inusitada que acabou emocionando os presentes.
A secretária de Educação, Patrícia Pereira, lembrou as conquistas da comunidade. “Essa escola quase foi fechada no passado e a atual administração a recuperou. Agora as crianças da pré escola ganham um espaço maior para atividades, aqui no Centro Comunitário”, disse a secretária. Para o administrador da Regional Norte, José Roberto Jr., a comunidade só tem a ganhar. “Além do espaço físico, os moradores receberam capacitação para uma nova profissão e os turistas ganham um local onde poderão receber orientação sobre essa área tão cheia de histórias e estórias”, comentou.
O prefeito Eduardo Cesar salientou que a experiência está atraindo interessados em conhecer o processo de construção ecológica. “Soube que já tem gente de outros locais vindo a Ubatuba conhecer esse projeto. Fico feliz, pois estamos conseguindo, aos poucos, fazer de Ubatuba um local de referência em diversas áreas” disse. O prefeito lembrou também que a união de todos foi fundamental. “Temos que reforçar a importância da participação da comunidade, que unida à Bamboostic, ao Instituto Florestal e à Prefeitura lutaram para obtenção de um bem comum. O caminho é esse: parcerias. Torço pelo sucesso da Bamburi (cooperativa formada pela comunidade, para execução de trabalhos em bambu),” finalizou Cesar.
A fita inaugural foi cortada por Hilde Duerink, que conduziu o prefeito e os demais convidados ao interior da obra. Em seguida todos puderam apreciar um prato típico da região, o Azul Marinho que tem como base o peixe com banana verde.(Fonte: PMU)

Prefeito discute congelamento com comunidade do Perequê-Mirim
Cerca de sessenta pessoas acompanharam a reunião onde foi esclarecido o projeto de congelamento

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba esteve na noite da última segunda-feira, 5, no bairro do Perequê-Mirim esclarecendo dúvidas daquela comunidade quanto à implantação do projeto de congelamento de áreas irregulares no município. Apesar de o Perequê-Mirim ainda não ser um bairro congelado, as pessoas queriam obter informações sobre o processo de congelamento para que quando for o momento de paralisar o crescimento desenfreado naquela região, todos saibam como devem proceder.
O prefeito Eduardo Cesar se dispôs a responder cada dúvida, mesmo que fosse relacionada a outro assunto que não o congelamento. “O congelamento é um projeto que muitas vezes é mal entendido pela população. Não queremos tirar a casa de ninguém e sim melhorar a qualidade de vida das pessoas de Ubatuba”, disse o prefeito.
O vereador Romerson de Oliveira (Mico) também esteve presente na reunião e foi elogiado pelo prefeito por sua incansável busca por melhorias em seu bairro. “O vereador Mico é um lutador, que reivindica pelo Perequê-Mirim e todos os dias realiza pequenas ações pela qualidade do seu bairro”, avaliou Eduardo Cesar, que aproveitou para considerar o trabalho de toda a Câmara Municipal.
Além do prefeito e do vereador, estiveram respondendo as questões levantadas na reunião a Assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, o coordenador da Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, o ex-prefeito e representante do Ministério das Cidades na elaboração do Plano Diretor Participativo, Nélio de Carvalho e a Dra Dilei de Brito, que é superintendente de avaliação e regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
Congelamento - O Perequê-Mirim é considerado um bairro preocupante e que deve ser congelado ainda neste ano. Populoso, o bairro possui casas localizadas em loteamentos clandestinos, em área de risco e em área de preservação permanente, situações que o projeto do congelamento propõe sanar com a regularização fundiária.
O coordenador da Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, realizou uma apresentação detalhada do projeto, esclarecendo várias questões dos moradores daquela região. Muitos queriam saber se poderão continuar suas construções após o congelamento e quanto tempo dura todo o processo de regularização. Ao fim da reunião os presentes receberam uma cartilha explicativa que elucida ainda mais a questão do congelamento de áreas irregulares.
A proposta do prefeito é levar a informação de que o congelamento visa melhoria da qualidade de vida, e que, ao contrário do que muitos pensam, a intenção não é a demolição das moradias e sim encontrar a solução para quem mora em locais que não são regularizados e que por muitas vezes correm risco de desabamento e enchentes.
Saúde - A superintendente de avaliação e regulação da Secretaria de Saúde, Dra Dilei de Brito, esteve respondendo questões relacionadas à saúde no bairro. A principal dúvida dos presentes era quanto à ampliação do posto de saúde do Perequê-Mirim: “estamos apenas aguardando a liberação de recursos. O projeto está todo pronto e aprovado. A Prefeitura sabe da necessidade do bairro e um pronto-atendimento também pode ser estudado para o ano que vem”, disse.
Dengue, falta de água encanada e sistema de tratamento de esgoto foram alguns dos assuntos levantados. Esclarecendo as dúvidas, Dra Dilei aproveitou para lembrar sobre a inauguração do piso superior da Santa Casa, “um benefício para toda a população que utiliza o hospital. A saúde andou a passos largos na administração do Eduardo César”, completou. O prefeito propôs voltar ao bairro para outra conversa, desta vez sobre os demais assuntos que interessam à comunidade. (Fonte: PMU)

Festa Junina na Associação dos Aposentados

Ubatuba - A Diretoria da A.A.U., convida a todos.
Dia 10 de Junho de 2006, (sábado) á partir das 17:00 hs., Festa Junina, com bebidas e pratos típicos. Quadrilha e Baile.
Qualquer prato ou bebida = R$ 1,00 (exceto cerveja e refrigerante).
Baile = R$ 1,00.
Participe e divirta-se com economia .
(Fonte: Cidinha Casal - diret. Relações Públicas)

Vôlei masculino de Ubatuba começa com vitórias nas semifinais da LIVOVALI

Ubatuba - No sábado, 3, a equipe de vôlei infantil masculino foi a Mogi das Cruzes e venceu a equipe da casa por 3 sets a 0 (07x25/ 22x25 e 24x26). Com o resultado, Ubatuba precisa de mais uma vitória para chegar à final. A próxima partida acontece no próximo sábado, 10, no Tubão às 14h.
No domingo, 4, o time infanto juvenil masculino também venceu Mogi por 3 sets a 0 (25x14, 25x14, 25x16), no Ginásio de Esportes Tubão. Agora a equipe decide a vaga precisando vencer um jogo na casa do adversário. A partida acontece no dia 15, no Ginásio Municipal de Mogi.
Feminino - O time infantil feminino de Ubatuba não conseguiu aproveitar a vantagem de jogar em casa e apesar de vencer o primeiro set, foi derrotado pela equipe do Atleta Cidadão, de São José dos Campos por 3 sets a 1 (17x25, 25x21, 23x25, 22x25). Para chegar à final, a equipe terá a difícil tarefa de vencer o adversário em duas partidas. O primeiro desafio das meninas de Ubatuba acontece no domingo, dia 11, em São José. (Fonte: PMU)

Prefeito de Ubatuba inaugura Centro Comunitário na Região Norte

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar participou da inauguração do Centro Comunitário “Aprendendo com a Comunidade”, no bairro do Camburi, região Norte de Ubatuba, no último sábado, 3. Em uma manhã de festa, Ubatuba ganhou de presente uma construção totalmente ecológica.
A construção, em uma área cedida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba ao lado da escola do bairro, tem 216 metros quadrados e utilizou aproximadamente 500 toras de bambu, 1.300 garrafas PET, taipa e adobe e foi toda erguida com mão-de-obra composta por trabalhadores da comunidade.
Orientados pela ONG belga Bamboostic e alunos da PUC-RJ, os caiçaras levaram cerca de sete meses para concluir a obra que será utilizada como sala de aula para crianças da pré escola, sede da Associação de Moradores do Bairro do Camburi (AMBACA) e Centro de Informações Turísticas.
A festa começou animada pelo Sexteto Caiçara e em seguida crianças da escola apresentaram algumas atividades. Os anfitriões Moisés Firmino dos Santos (presidente da AMBACA) e Genésio dos Santos, um dos moradores mais antigos da comunidade, deram as boas vindas aos convidados. Entre os pronunciamentos, uma surpresa: Sven Mouton, da ONG Bamboostic, após explicar a importância do projeto e agradecer a participação ativa da comunidade, pediu a mão de sua companheira, Hilde Duerink em casamento, uma cena inusitada que acabou emocionando os presentes.
A secretária de Educação, Patrícia Pereira, lembrou as conquistas da comunidade. “Essa escola quase foi fechada no passado e a atual administração a recuperou. Agora as crianças da pré escola ganham um espaço maior para atividades, aqui no Centro Comunitário”, disse a secretária. Para o administrador da Regional Norte, José Roberto Jr., a comunidade só tem a ganhar. “Além do espaço físico, os moradores receberam capacitação para uma nova profissão e os turistas ganham um local onde poderão receber orientação sobre essa área tão cheia de histórias e estórias”, comentou.
O prefeito Eduardo Cesar salientou que a experiência está atraindo interessados em conhecer o processo de construção ecológica. “Soube que já tem gente de outros locais vindo a Ubatuba conhecer esse projeto. Fico feliz, pois estamos conseguindo, aos poucos, fazer de Ubatuba um local de referência em diversas áreas” disse. O prefeito lembrou também que a união de todos foi fundamental. “Temos que reforçar a importância da participação da comunidade, que unida à Bamboostic, ao Instituto Florestal e à Prefeitura lutaram para obtenção de um bem comum. O caminho é esse: parcerias. Torço pelo sucesso da Bamburi (cooperativa formada pela comunidade, para execução de trabalhos em bambu),” finalizou Cesar.
A fita inaugural foi cortada por Hilde Duerink, que conduziu o prefeito e os demais convidados ao interior da obra. Em seguida todos puderam apreciar um prato típico da região, o Azul Marinho que tem como base o peixe com banana verde.(Fonte: PMU)

Prefeitura recebe capacitação em regularização urbanística e fundiária

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba recebeu, por meio da Comissão Municipal de Congelamento, um treinamento sobre regularização urbanística e fundiária, entre os dias 22 e 26 de maio, no Rio de Janeiro. O responsável pela Comissão de Congelamento da Prefeitura, Claudinei Salgado, esteve presente no curso, que foi ministrado pelo Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e contou com a participação de pessoas de diversos Estados do Brasil. “Com o curso conheci ferramentas jurídicas para agilizar os trabalhos de regularização, que também fazem parte do processo de congelamento de áreas irregulares em Ubatuba. Descobri que já estávamos no caminho certo, mas que ainda há ferramentas importantíssimas a serem utilizadas para acelerar o processo”, conta Claudinei.
Um exemplo de ferramenta jurídica a ser seguido são as “ZEIS” (Zonas Especiais de Interesse Social): “nós já conhecíamos muito sobre ZEIS, mas no Rio de Janeiro pude trocar informações e enriquecer o conhecimento para poder aplicar da melhor forma em Ubatuba”, alegou o responsável pela Comissão de Congelamento.
Regularização em Ubatuba - Já está em andamento a primeira proposta de regularização fundiária em Ubatuba. Claudinei Salgado explicou que há uma equipe percorrendo o bairro da Pedreira, entrevistando família por família e também realizando o levantamento urbanístico e fundiário do local. “Para regularizar é necessária a implantação de algumas melhorias que o bairro não possui, como sistema de tratamento de esgoto, por exemplo. A regularização traz o benefício de oferecer, ao menos, a estrutura básica necessária para garantir a qualidade de vida dos moradores”, explica Claudinei Salgado.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a participação no curso foi de grande importância, já que o congelamento é uma ação importantíssima que a Prefeitura vem implementando em Ubatuba. “Estamos investindo em treinamento para agilizar os procedimentos de regularização e poder oferecer dignidade aos moradores de Ubatuba”. (Fonte: PMU)

Convênio entre Prefeitura e Senar oferece cursos a agricultores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), firmou um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que possibilitará a realização de cursos de capacitação e aperfeiçoamento gratuitos a agricultores e pescadores do município. Os cursos terão início em agosto e serão ministrados ao longo do ano.
A princípio, estão previstas capacitações para olericultura, ou seja, cultivo de hortas; produção de cogumelos comestíveis; apicultura, que permite cultivar abelhas, produzir e comercializar mel; processamento artesanal de leite, frutas e outros produtos; artesanato de fibras vegetais, com ênfase na fibra da banana, entre outras possibilidades. Os interessados em participar das capacitações devem, obrigatoriamente, ser agricultores ou pessoas ligadas ao ramo. Para mais informações e inscrições, ligar para a Smapa e falar com Mayr: 3833-3500. (Fonte: PMU)

Okdok Paulista

Ubatuba - Com um tubo nota 10, o ubatubense Ricardo Toledo faturou a etapa de abertura do Okdok Paulista de Surf, encerrado neste domingo (dia 4), na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte do Estado. A competição reuniu mais de 140 surfistas, entre eles, vários destaques nacionais, alguns até que fazem parte da história da modalidade no País. Além de Ricardinho, quem comemorou muito foi à vencedora da categoria feminino Luana Coutinho.
A etapa, que começou com ondas de mais de 1,5 metro, foi encerrada com um mar um pouco menor, mas proporcionando grandes atuações em todas as baterias para o público que acompanhou a competição da areia ou diretamente pela internet. Na disputa open, Ricardinho foi o dono da festa desde a sua estréia. Em todas as baterias que enfrentou, garantiu tubos e notas altas.
Na final, não poderia ser diferente. Abriu a decisão com um tubo e uma batida muito forte, que lhe garantiu a nota 10 dos juizes. O experiente surfista de 38 anos, que disputou também a máster e a longboard (parando em ambas na semifinal, na 5ª colocação) deu um susto em todos, ao ficar mais de 15 minutos sem pegar onda.
Para Ricardinho, bastava apenas uma onda 1,5 para assegurar a vitória, mas os minutos foram passando e a salvadora atuação veio nos minutos finais, quando tirou 4,5. O rival ainda tentou reverter o resultado na contagem regressiva. Teria de garantir uma nota 7,51, mas tirou 6, para o alívio do campeão paulista open de 2004 e máster de 2005.
Diego Charleaux e Wellington Carane, atletas de Ubatuba, terminaram em 3º e 4º lugares. "Sempre gostei de tubos, tenho prática e aproveitei", vibrou Ricardinho, que terminou a etapa também com a melhor somatória, 18,65 pontos de 20 possíveis conquistada no sábado, como não poderia deixar de ser, com dois tubos.
Na categoria máster as melhores atuações ficaram por conta de Ricardo Toledo e Alexandre Miranda chegando à semifinal e ocupando 5º e 7º lugares respectivamente.
Na feminina, Luana Coutinho abriu caminho para o tricampeonato estadual. A vicentina Jéssica Marques, de 14 anos, começou dando trabalho, mas no decorrer da bateria, a vencedora foi superior. "Vou fazer tudo para chegar ao tri. Fiquei parada por uma contusão no joelho de dezembro a março e estou voltando ainda", comemorou Luana, que está com 17 anos.
Destaque também para as semifinalistas Nathalie Paola e Susan Cristina que ficaram na 5ª colocação e Camila Cássia e Lívia Lopes na 7ª colocação.
Já no pranchão destaque para Ricardo Toledo que avançou até a semi e para Tremembé, Ronaldo Aranha, 9º na competição e Mike Finesse 17º.
A próxima etapa será em Peruíbe, no litoral sul, nos dias 14 e 15 de outubro, e a grande final está marcada para o Guarujá, nos dias 18 e 19 de novembro.
RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA
OPEN
1 Ricardo Toledo
3 Diego Charleaux
4 Wellington Carane
7 David Silva
9 Maicol Santos
17 Clayton Felix
25 Eduardo Silva
25 Alex Cunha
49 Emerson Santos
MASTER
5 Ricardo Toledo
7 Alexandre Miranda
22 Freddy Jacob
LONGBOARD
5 Ricardo Toledo
9 Tremembé
9 Ronaldo Aranha
17 Mike Finesse

FEMININA
1 Luana Coutinho
4 Veridiana Saldanha
5 Nathalie Paola
5 Susan Cristina
7 Camila Cássia
7 Lívia Lopes São José dos Campos (Ubatuba)
9 Beatriz Cunha
9 Amanda Simões
27 Leila Eustaquio
(Fonte: AUS)

Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Ubatuba - A ASSOCIAÇÃO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Secretaria de Turismo “SETUR” e a Fundação de Arte e Cultura “FUNDART”, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Maranduba. Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows com artistas regionais, apresentação de Grupos de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas.
O convite custará para compra antecipada até 17/06 R$ 18,00 após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
15 Associações de Bairro e Grupo de Jovens estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas. Nossa Feira de Artesanato também se fará presente, e continuarão em todos os finais de Semana do mês de Julho formatando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações de Bandas de Samba, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros.
SERÃO 6 FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com
 

 

Semana de 02/06 à 08/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Às 15:00 hs - 18:00 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 15:00 hs -17:10 hs -19:20 hs -21:30 hs.

 


 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Busca

Eu,
Parte pescador
Pedaço roceiro
Porção professor
Procuro
Rede de pescar
Casa de farinha
Rancho de canoa
Roça em coivara
Para voltar a ser
Cem por cento caiçara.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Passeata ©Emilio Campi

Passeata
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor