Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 12 de Junho de 2006 - Nº 1542 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Igreja ganha novas paróquias no litoral
Comunidade espera por novo bispo
UNITAU inaugura Fábrica Escola de Alimentos
UNITAU participa da 4ª Feira das Nações
Curso de Massagem

Caraguatatuba
Caraguá faz festa para o padroeiro Santo Antônio
Futsal nos bairros de Caraguá supera sucesso de 2005
Catatudo procura mais cooperados
Bairro Olaria em Caraguá recebe projeto Recreação nos Bairros

Ilhabela
Projeto Guri será implantado em Ilhabela

São Sebastião
-


Ubatuba
Motoqueiro morre em acidente em Ubatuba
PSDB de Ubatuba recebe Antonio Carlos, pré-candidato a deputado
Começa hoje o Municipal de Surfe na Praia Grande
Gincana da Cidadania- Grande vencedora: EE.Dr. Esteves da Silva
Índios pedem apoio à Prefeitura para construção da Casa de Cultura
Vereador Claudinho Gulli agradece Prefeito pelos serviços executados na Marafunda
Rua do Poço Fundo no Perequê-Mirim também è atendida pelo Vereador Mico.
Vereador Mico Leva ponte aos bairros do Rio Escuro e Sertão do Perequê-Mirim.
Vereadores Mico e Gerson de Oliveira levam benfeitorias à Rua João Lucas Messias
Vereador Mico consegue construção de ponte para Rua Beira Rio
Ubatuba aprova projeto que proíbe animal feroz em locais públicos
Charles Medeiros parabeniza comunidade do Camburi pela construção do Centro Comunitário
Núcleo Gestor convida população para próximas reuniões do Plano Diretor Participativo
Apoio jurídico ao povo caiçara
Crianças da Região Sul de Ubatuba já têm transporte para Escola da Tabatinga.
Bairro do Camburi já tem um Centro Comunitário.
Setor pesqueiro e da maricultura ubatubense participam do II Simpósio de Controle de Pescados
Charles Medeiros entrega material a escolinha de futebol
Professora da rede municipal de Ubatuba expõe quadro na Itália
Aslan & Kyrillos apresentam show de motocross em Ubatuba
Copa do Mundo é o tema de 14 composições que disputam Festival de Música
Iniciados os estudos para realização de um plano de ocupação e uso da orla
AEAU marca presença em reunião em Ibirá
Ouvidoria Municipal atende reclamações da população ubatubense
Taxistas pedem ajuda da Prefeitura para fiscalizar táxis e vans
Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional
Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Igreja ganha novas paróquias no litoral
Comunidade católica investe no desenvolvimento físico e pastoral para atender ao crescimento populacional

Litoral Norte - A Igreja Católica praticamente dobrou o número de paróquias no Litoral Norte nos últimos sete anos. O crescimento é resultado da implantação da Diocese de Caraguatatuba, que completou sete anos em maio.
Antes da implantação, a igreja da região era comandada pela Diocese de Santos. A distância entre Santos e o Litoral Norte e a presença nem sempre constante na região do então bispo diocesano Dom David Picão dificultavam o desenvolvimento da igreja.
Com a criação da diocese em maio de 99 e, principalmente, com a nomeação do bispo Dom Fernando Mason para administrá-la, a igreja local passou a investir no seu desenvolvimento físico, pastoral e financeiro parar atender ao crescimento populacional da região.
Nos últimos sete anos, o número de paróquias passou de 7 para 16. Em 99, eram 19 pastorais, hoje são 43. A igreja contava com 10 padres, hoje são 28 sacerdotes.
Com apoio da comunidade católica local e de doações vindas do exterior, a diocese investiu na construção, ampliação e reforma de igrejas e capelas. Atualmente, existem 100 pequenas capelas espalhadas pela região.
LIDERANÇA - Segundo o administrador diocesano padre Vilson Dias de Oliveira, o crescimento na região foi causado pela implantação da diocese e pelo trabalho desenvolvido pelas pastorais e movimentos sociais.
"Antes da região ter sua diocese, os líderes dos movimentos vinham de Santos. Com a diocese, a região passou a contar com seus próprios líderes", afirmou.
Segundo ele, a região deverá ganhar seis novas paróquias. Caraguá que possui sete e terá mais uma no bairro do Perequê-Mirim. Ubatuba, com cinco, prepara a implantação da paróquia do Itaguá. São Sebastião terá mais três, nos bairros da Topolândia, Barra do Una e Jaraguá. Atualmente a cidade conta com três. Ilhabela passará a ter duas paróquias com a criação em Barra Velha.
PADRES - A estrutura física e pastoral da igreja na região não avança ainda mais devido à falta de padres. No início do ano, o padre Jacob Pupthemkandan, da paróquia São Benendito, no bairro da Estufa, em Ubatuba, ficou doente e se licenciou para tratamento médico na Índia. Os padres da região estão sendo obrigados a se revezarem no atendimento à paróquia, devido à carência de padres na região.
A falta de padres obrigou a diocese a adquirir um imóvel em Taubaté e transformá-lo na Casa do Seminário Beato Anchieta, onde estudam atualmente 10 seminaristas da região. Assim que se formarem prestarão serviços nas paróquias do Litoral Norte.
O padre Alessandro Henrique Coelho, reitor do seminário, disse que para prestar um bom atendimento a diocese do Litoral Norte necessitaria de mais 10 padres. Ele disse que será iniciado um trabalho junto às escolas do litoral para despertar o interesse dos jovens pelo sacerdócio.
Segundo ele, o grande desafio da igreja diocesana é formar padres em sua própria região de atuação. "Eles (os padres) possuem maior identidade com suas cidades e regiões, o que garante uma presença maior junto a comunidade católica", disse.
Agora, a região aguarda a nomeação de seu novo bispo. (Fonte: ValeParaibano)

Comunidade espera por novo bispo

Litoral Norte - Os padres e seminaristas do Litoral Norte cumprem a mesma rotina nas manhãs das quartas-feiras --acessar o site do Vaticano para saber se o papa Bento 16 nomeou o novo bispo para a região.
Às quartas-feiras, o site do Vaticano (www.vatican.it) publica as nomeações e transferências dos bispos. A expectativa na região tem sido muito grande nos últimos dias. É que a nomeação do novo bispo pode ocorrer a qualquer momento.
A diocese tornou-se, por determinação do Vaticano, no dia 25 de maio último, Sé Vacante. É que naquela data completou-se um ano que o então bispo Dom Fernando Mason deixou a região para assumir a Diocese de Piracicaba (SP).
INTERINO - A diocese vem sendo administrada desde maio do ano passado pelo padre Vilson Dias de Oliveira, pároco da Igreja de Ilhabela, que acumula a função de administrador diocesano até que o novo bispo seja nomeado.
O próprio padre Vilson pode vir a ser indicado pelo Vaticano bispo da Diocese de Caraguatatuba. Em São José dos Campos, o administrador diocesano acabou sendo indicado bispo pelo Vaticano, decisão que a comunidade católica do Litoral Norte espera ver adotada também na região. (Fonte: ValeParaibano)

UNITAU inaugura Fábrica Escola de Alimentos

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) inaugura a primeira Fábrica Escola de Alimentos do Vale do Paraíba, na próxima quarta-feira, dia 14 de junho, às 19h, no Departamento de Ciências Agrárias.
A unidade piloto tem como objetivos permitir aos alunos o acompanhamento, em pequena escala, de alguns processos realizados na fabricação de alimentos, estimular a prática e a pesquisa dos futuros engenheiros de alimentos e possibilitar a extensão dos trabalhos desenvolvidos por eles, a serviço da melhoria na qualidade de vida da comunidade local.
A fábrica possui uma área total de 220m², composta por dois almoxarifados (um de produtos alimentícios e outro de produtos não-alimentícios), uma área de processamento de alimentos, um laboratório de controle de processos, uma caldeira, um compressor, salas de aula e de reuniões e uma câmara frigorífica e outra de congelamento um setor de panificação.
Suas instalações são planejadas de modo a atender às exigências da atividade produtiva. Nessa empresa, de pequeno porte, batizada como “planta-piloto”, serão processados e desenvolvidos óleos, gorduras, laticínios, bebidas, frutas, hortaliças, carnes e pães. “A iniciativa proporciona aos alunos a vivência prática e, ao mesmo tempo, mostra como é o funcionamento de alguns processos realizados nas linhas de produção”, explica a profª Dra. Gisele Letícia Alves.
O Departamento de Ciências Agrárias fica na Estrada Municipal Dr. José Luis Cembranelli, 5000, Bairro do Itaim - Taubaté - SP . Mais informações pelo telefone (12) 3625-4116.
(Fonte: UNITAU)


UNITAU participa da 4ª Feira das Nações

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) participa, neste ano, da 4ª Feira das Nações – evento organizado pelo Rotary Club Jacques Félix, que tem por objetivo arrecadar recursos para as entidades filantrópicas da cidade de Taubaté. O evento teve início no dia 8 e vai até o dia 11 de junho, próximo domingo.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade utiliza esse espaço de eventos para transmitir conhecimentos. Em seu estande, a UNITAU está divulgando as atividades realizadas no Departamento de Ciências Agrárias, para aproximar a instituição da comunidade.
O estande foi desenvolvido e montado pela Comissão Executiva de Seleção Acadêmica (Copesa), com a participação efetiva dos alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Nutrição. No espaço, são oferecidos ao público sorvete, biscoito e mel, alimentos produzidos pelos acadêmicos. Os alunos também informam aos visitantes as atividades realizadas no curso de Engenharia de Alimentos.
Os alunos do curso de Nutrição atendem de forma personalizada os visitantes, que, de acordo com o peso e a altura aferidos, são orientados, de uma forma geral, para uma dieta alimentar saudável. O público também recebe orientações quanto à compra correta e a conservação adequada dos alimentos. “É importante orientar as pessoas sobre a importância dos alimentos, pois isso significa qualidade de vida”, conta a aluna do 1º ano de Nutrição Camila Coppio.
A Feira das Nações está sendo realizada até domingo na Avenida do Povo Taubateano, centro de Taubaté. A entrada é franca. (Fonte: UNITAU)

Curso de Massagem

Litoral Norte - Novas turmas á partir do dia 20/06/2006
3 meses de duração - 1 aula por semana.
Inteiramente apostilado e com certificado
Taxa de inscrição = R$ 50,00
3 parcelas de R$100,00
Mais informações com Cidinha Casal
(12) 3832-6660 e 9141-4116

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá faz festa para o padroeiro Santo Antônio

Caraguatatuba - Caraguatatuba inicia hoje as comemorações em homenagem ao seu padroeiro, Santo Antônio. Às 8h, em frente à Igreja Matriz, sairá uma caminhada em direção ao Morro de Santo Antônio, onde às 10h será celebrada uma missa campal pelo pároco Dislau Nurczyk.
As homenagens prosseguem no dia 13, às 8h, com a bênção e doação dos pãezinhos de Santo Antonio, também na matriz. Às 11h, será realizado um casamento comunitário.
Às 18h30, será realizada uma procissão. Logo após haverá uma missa campal na praça Cândido Mota.
Apesar de Santo Antônio ser considerado um santo casamenteiro, o número de casamentos sofreu uma queda de 10% entre 2004 e 2005, segundo a diocese. Em 2004, foram 418 casamentos nas igrejas da região e, em 2005, 381 casamentos. (Fonte: ValeParaibano)

Futsal nos bairros de Caraguá supera sucesso de 2005
As competições finais acontecem de 19 a 24 de junho, de onde sairão o campeão e o vice, que irão participar do Campeonato Municipal que premiará o vencedor do ano

Caraguatatuba - O Campeonato de Futsal nos bairros em Caraguatatuba, idealizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, nem chegou na fase final e já superou o sucesso do ano passado. Com a participação de cerca 870 competidores e mais de 80 equipes, o evento tem movimentado os bairros do Perequê-Mirim, Morro do Algodão, Barranco Alto, Tinga, Olaria e Massaguaçu.
“O mais interessante é que o campeonato está atraindo as famílias dos bairros. Prova disso é que todos os dias pais, esposas e filhos vão aos locais de jogos para torcer pelos seus jogadores. Em 2005 fizemos uma campeonato-teste, e neste ano tivemos a certeza do sucesso do evento que entrará para o calendário oficial do município”, disse o diretor de Recreação Renato Leite Carrijo de Aguilar, mais conhecido como Tato.
De acordo com o diretor, a SECER acompanha todas as partidas. “Eu, o Leandro Domingues (Lê) e o Dílson Antônio dos Santos (Tatau) visitamos todos os dias os núcleos esportivos para garantir o bom andamento do campeonato. A cada jogo é uma nova emoção”, declarou Tato.
Segundo o técnico do time Adil Car, Adilson Aparecido Figueiredo, neste ano houve um progresso em relação à organização do evento. “No ano passado, o campeonato não teve a mesma organização deste ano, além disso, as datas dos jogos estão sendo cumpridas, e pudemos reparar todas as falhas de 2005”, disse.
Para o atleta Felipe André Ribeiro (18 anos), da equipe Europeus que representa o Núcleo do Tinga, é uma responsabilidades muito grande participar de um evento que cresceu em apenas um ano. “Minha equipe está classificada para a semifinal e vamos lutar para vencer essa competição. Para mim que participo pela primeira vez do campeonato dá um frio na barriga pela grande responsabilidade que tenho em contribuir para que o ano que vem seja ainda melhor”, declarou.
Ele acrescentou que a equipe organizadora do evento está de parabéns pela dedicação em levar lazer à população.
Para o Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Rodrigues Alves, o mais importante deste campeonato é a descentralização das atividades esportivas, que aconteciam sempre no CEMUG. “Hoje temos seis núcleos funcionado simultaneamente de Norte a Sul da cidade. Além do futsal temos outros campeonatos em andamento e alguns que estão para começar. O nosso maior objetivo é fazer isso com outras modalidades a cada ano. Com outras atividades esportivas em andamento, não será possível que o mesmo atleta participe de vários campeonatos, dando assim oportunidades a outros competidores.
Entre os dias 11 e 17, as equipes disputarão a fase semifinal do campeonato. As finais serão disputadas de 19 a 24 de junho. Os times campeões e vice participarão do Campeonato Municipal de Futsal ainda sem data prevista, que acontecerá no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), local onde será decidido o campeão de 2006. (Fonte: PMC)

Catatudo procura mais cooperados
A cooperativa está com dificuldades de coletar as matérias recicláveis por contar falta de catadores cooperados. Mesmo assim moradores que separam o seu lixo podem continuar ajudando a cooperativa, levando os recicláveis até a escola municipal mais próxima de sua casa.

Caraguatatuba - A Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis – Catatudo, de Caraguá está a procura de mais cooperados. Segundo o técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Wilson Cardoso, as pessoas interessadas em fazer parte de instituição devem procurar o presidente, sr. Oliveira ou sr. João Rocha, que também é responsável pela instituição.
De acordo com Cardoso a cooperativa está com dificuldades de coletar as matérias nas casas por contar com poucos cooperados. “Mesmo assim os moradores que separam o seu lixo podem continuar ajudando a cooperativa levando os recicláveis até a escola municipal mais próxima de sua casa”, disse.
A cooperativa conta com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade, e também da Agenda 21 do município. O local conta com espaço físico adequado, balança, prensa e EPIs (equipamento de proteção individual), que foram doados recentemente pela Nestlé. Os cooperadores são uniformizados e ainda recebem cursos ambientais.
Cardoso afirmou que a Agenda 21 de Caraguá está envolvida com a cooperativa através de ações que buscam melhorias como qualidade de vida e alta sustentabilidade para os cooperados. “Na secretaria de Meio Ambiente existe uma sala da Agenda 21 com duas estagiárias cedidas pelo Centro universitário Módulo-UNIMÓDULO, para centralizar os trabalhos nos bairros, onde a comunidade deve procurar e expor suas necessidades. O papel da Agenda 21 é buscar a solução”, finalizou.
A Catatudo fica na Rua Três, nº 121, bairro Caputera, telefone 3883-4310. (Fonte: PMC)

Bairro Olaria em Caraguá recebe projeto Recreação nos Bairros
O projeto já atendeu bairros como Perequê-Mirim, Tinga, Pegorelli e Olaria pelo segundo ano. O evento será no dia 10, sábado, às 9h, no ginásio Jorge Burihan

Caraguatatuba - O Projeto de Recreação nos Bairros idealizado pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá chega ao bairro Olaria pelo segundo ano consecutivo, no sábado, dia 10, com muitas atrações para os moradores.
As atividades, que terão início às 9h, no núcleo esportivo Jorge Burihan, terão como principal atração a 1ª Maratona Pedestre “Meus Pais Vieram nos Ver” Troféu “Luiz Cláudio Passos (Dado)”. Serão disputadas 10 categorias como Ligeirinho, Pernalonga, Papaleguas, Adulto, entre outras, no masculino e feminino. Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer no ginásio de esportes com antecedência no dia do evento. Para se inscrever atencipadamente o atleta deve procurar o sr. Deno, administrador da quadra. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e medalhas.
O evento contará com a distribuição de bexigas esculturais para as crianças e atividades recreativas para todas as idades.
A recreação nos bairros, como é mais conhecida, teve início no ano de 2005 e as atividades foram retomadas em 2006. O projeto já aconteceu neste ano nos bairros Perequê-Mirim, Pegorelli, Tinga e o bairro Olaria, que será o próximo a receber pela segunda vez o evento. O projeto sócio-educativo já atendeu várias crianças com o apoio principalmente da população. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Projeto Guri será implantado em Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira juntamente com a secretária municipal de Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias, a diretora de Cultura, Simoni de Lucca di Fonzo e a Coordenadora de Projetos da Secretaria de Cultura, Gisele Lucena, estiveram nesta quinta-feira, 08 no Palácio do Governo do Estado para assinatura do Projeto Guri, Pólo Ilhabela.
O Projeto Guri é um projeto sócio-cultural de realização do governo do Estado de São Paulo, com contrapartida da Prefeitura Municipal, que fornecerá o local para ser desenvolvido o Projeto em Ilhabela e, tem como objetivo, desenvolver a sociabilidade e a auto-estima das crianças e dos jovens, transmitindo noções de cidadania por meio do ensino coletivo da música, que resulta na criação de pequenas orquestras e corais.
O aprendizado musical é acelerado e se dá sob supervisão de professores especializados em percussão, violão e canto coral.
Segundo a secretária Maria Sonia, o Projeto Guri será implantado em Ilhabela assim que acontecer a liberação do governo do Estado, que ela acredita será breve.
O prefeito Manoel Marcos comemora mais esta conquista para os jovens de Ilhabela . “O Projeto Guri é muito importante para o desenvolvimento cultural dos nossos jovens, pois, além de proporcionar um estreito contato com este rico universo da música, também gera oportunidades para a escolha de uma futura profissão”, declara o prefeito.  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião -
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi


Motoqueiro morre em acidente em Ubatuba

Ubatuba - O motoqueiro Benedito Carlos dos Santos, 43 anos, morreu ontem de madrugada vítima de uma colisão frontal com um caminhão, na rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba). O acidente ocorreu por volta da 1h30, na altura do km 92,5, em Ubatuba. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, Santos teria perdido o controle da moto e se chocado de frente com o caminhão, morrendo no local. Não se sabe ainda o que teria feito o motoqueiro perder o controle da moto. O motorista do caminhão feriu-se levemente, e foi atendido no local do acidente. Segundo a polícia, não houve transtornos no trânsito por causa da colisão.
 (Fonte: ValeParaibano)

PSDB de Ubatuba recebe Antonio Carlos, pré-candidato a deputado
Na tarde de ontem o ex-prefeito de Caraguatatuba e pré-candidato a deputado estadual Antônio Carlos da Silva (foto) esteve na sede do Diretório Municipal do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira.

Ubatuba - Segundo o presidente do PSDB, Marco Antonio Machado de Alcântara, o ex-prefeito visitou a sede para se apresentar a Comissão Executiva como pré-candidato a deputado estadual da região. “Nossa sede foi inaugurada no dia 26 de maio. Temos 525 filiados e estamos em uma campanha para agregar novosfiliados. Estamos nos organizando para as próximas eleições e uma das prioridades foi receber e apresentar nosso pré-candidato”, afirmou Marco.
Antônio Carlos da Silva foi prefeito de Caraguatatuba por dois mandatos e agora é pré-candidato a deputado estadual pela região.
Ele se denomina “cidadão ubatubense” e diz que com a experiência que acumulou ao longo da carreira, como deputado estadual poderá desenvolver um trabalho para a região que resulte em seu fortalecimento político.
“Nossa região tem um grande potencial turístico, mas não quero prometer nada e nem prever ações, pois meu enfoque estará também voltado a interagir sempre com a comunidade e ouvir suas solicitações”, enfatizou o pré-candidato.
O vice-presidente do PSDB, Hugo Gallo, ressaltou a importância do voto regional.
“Temos que fazer com que nosso voto valha a pena. Temos que votar em quem sabemos que tem chances de ganhar e o Antonio Carlos é totalmente reconhecido pelos seus trabalhos realizados. Ninguém melhor que ele para representar nossa região”, disse.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Começa hoje o Municipal de Surfe na Praia Grande

Ubatuba - A primeira etapa do Ubatuba Surf Challenge 2006, denominado “Circuito Municipal de Surfe de Ubatuba”, inicia hoje, no canto esquerdo da Praia Grande, na região central de Ubatuba.
A etapa havia sido cancelada por conflitar com alguns eventos importantes do calendário nacional e foi remarcada para que o maior número de atletas pudessem participar.
O circuito é realizado em três dias, tem 16 categorias e conta com uma média de 200 inscritos, sendo considerado o maior do gênero e a maior festa de confraternização do surfe local.
Destaque para a categoria profissional, onde os atletas sempre apresentam um espetáculo à parte e um surfe de alto nível com diversos atletas que compõe a elite do surfe nacional.
Nesta competição há um encontro único de gerações, pois há inscritos desde o “Petit”, que contém integrantes de 6 anos, até os veteranos acima de 45 no Longboard.
Petit, Infantil, Iniciante, Iniciante-feminino, Mirim, Júnior, Sênior, Gran-Master, Longboard, Longboard-Master, Longboard-Veteranos, Universitários, Open-Masculino, Open-feminino, Pro-masculino, Pro-feminino são as categorias que compõe o circuito.
As disputas começam hoje e só terminam no próximo domingo, com exceção da categoria universitário - que será finalizada ainda hoje - devido à etapa do Circuito Paulista Universitário na praia do Cambury, em São Sebastião. Dessa forma, os atletas que forem competir terão tempo para viajar.
Edgar Bichof e Suelen Naraisa são os atuais campeões profissionais municipais e começam a defender o título a partir de hoje. Outro destaque do circuito é o jovem Emerson Santos, que no ano passado conquistou os títulos de duas categorias - Mirim e Júnior.
O bi-campeão brasileiro de surfe profissional, Ricardo Toledo, também é destaque. No ano passado conquistou os títulos das categorias Universitário, Longboard Master, além de ficar com o vice-campeonato da categoria Master, o quarto lugar na categoria Sênior e a primeira colocação na Longboard. O evento conta com três etapas no total, mas as duas próximas ainda não têm data definida. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Gincana da Cidadania- Grande vencedora: EE.Dr. Esteves da Silva

Ubatuba - A “Gincana da Cidadania-2006,” teve como grande vencedora em Ubatuba a EE. Dr. Esteves da Silva. Até o dia 20/06, sairá a escola vencedora a nível de Diretoria , concorrendo em seguida com outras escolas de todas as Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo.
O município de Caraguatatuba teve como vencedora a EE.Benedita Pinto Ferreira, em São Sebastião a EE.Maísa Theodoro da Silva, e na Ilhabela a vencedora foi a EE.Eva Esperança da Silva.
A gincana foi aberta a todas as escolas da Rede Estadual e teve a finalidade de integrar todos os participantes a propiciar a prática da cidadania, o resgate de valores, o exercício de solidariedade e o enriquecimento sócio-cultural.
Três ações fundamentais marcaram o desenvolvimento da Gincana da Cidadania: ação solidária, com a arrecadação de agasalhos, confecção de peças de lã e concurso de frases; ação comunitária- revelação de talentos artísticos e a ação cidadã com o resgate patrimonial.
A arrecadação de agasalhos proporcionou à cada escola a oportunidade de doar às entidades de sua comunidade as peças arrecadadas. Em UBATUBA a EE.Maria Alice obteve o maio número de pontos pelo total de peças arrecadadas.
Com relação a ação cidadã, as escolas promoveram o resgate patrimonial pela transformação, revitalização ou recuperação de um espaço.Finalmente, a ação comunitária –Revelando Talentos- através de um concurso cujo ponto forte foi a apresentação de bandas de todas as escolas no último dia 8/06, quinta-feira. Em UBATUBA a grande apresentação final dos grupos aconteceu nas dependências da EE. Cap. Deolindo, onde um corpo de jurados composto por grandes nomes de nossa sociedade, julgaram os trabalhos de nossos alunos-artistas que conquistaram também o carinho e atenção de toda a comunidade escolar.
 (Fonte: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba)

Índios pedem apoio à Prefeitura para construção da Casa de Cultura

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu na última quinta-feira, o cacique Altino, da aldeia guarani Boa Vista, localizada no Promirim. O cacique, acompanhado por Selma Gomes, da Comissão Pró-Índio e pelo engenheiro Fernando Machado, solicitou à Prefeitura apoio para a construção da Casa de Cultura da aldeia, um local que será destinado à exposição do artesanato e da dança guarani, onde os índios poderão receber turistas, crianças e demais interessados.
A aldeia já conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, que ofereceu R$ 50 mil para a construção da Casa de Cultura. A ONG austríaca DKA-Áustria contribui com R$ 28 mil e a Prefeitura está estudando a viabilização de recursos para a construção dos banheiros e acabamento.
A Casa de Cultura será construída pela própria comunidade, em mutirão. Na próxima semana já se iniciam os trabalhos de limpeza de terreno para começar a construção do local que, segundo o Cacique Altino, “vai ser muito importante para divulgar nossa cultura. Teremos mais espaço e não precisaremos mais sair de lá para vender nosso artesanato”.
O vice-prefeito, Domingos dos Santos, acompanhou o cacique na visita ao prefeito Eduardo Cesar. “A Casa de Cultura será um espaço para geração de renda e valorização da cultura guarani”, disse Domingos.
O prefeito disse que vai estudar a possibilidade de contribuir financeiramente com a construção, mas adiantou que acredita ser um projeto que favorecerá a todos como mais um atrativo turístico para Ubatuba. (Fonte: PMU)

Vereador Claudinho Gulli agradece Prefeito pelos serviços executados na Marafunda

Ubatuba - O vereador Claudinho Gulli muito satisfeito com o serviço de recapeamento asfáltico que está sendo realizado na Rua Laurentina Braga de Almeida, a via principal do bairro, e também pelo serviço de tubulação que recebe o escoamento das águas pluviais, que sempre ficou aberto na Rua Sebastião Camargo. Também vem a público agradecer ao Prefeito Eduardo César e a toda sua equipe, tanto as do recapeamento, quando os da tubulação, que se empenharam na execução das obras, e também a todos os funcionários da Prefeitura que sempre recebem muito bem este vereador.
Aproveita e ressalta ainda que, sempre em seus discursos pregou a união entre a Prefeitura, Câmara Municipal e Comunidade, a aproveita para agradecer ao M.D.M. – Movimento em Defesa da Marafunda na pessoa do Sr. Fredi atual presidente, e diretoria que muito tem se empenhado em prol do bairro.
Quem passar pelo bairro irá perceber a diferença que existe hoje; aos poucos vamos resolvendo os problemas de nossa tão amada Ubatuba.
Este vereador junto com meus assessores Maurício, Ailton e Jeferson não medem esforços quando se trata de estarmos presente nas comunidades, somos uma equipe bem formada e sempre dividimos os nossos trabalhos, procurando assim atender da melhor forma possível os cidadãos de nossa cidade.
Mais uma vez agradeço ao Prefeito Eduardo César e toda sua equipe por atender as reivindicações deste vereador, pois o maior beneficiado de tudo isso é o povo de nossa cidade, que aos poucos vai melhorando até um dia chegar na forma que almejamos.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Rua do Poço Fundo no Perequê-Mirim também è atendida pelo Vereador Mico.

Ubatuba - Outra antiga solicitação quanto à construção de ponte, é dos moradores da rua Poço Fundo no sertão do Perequê-Mirim. A localidade tem sofrido os mesmos problemas que o bairro do Rio Escuro, onde uma ponte de madeira encontra-se bastante deteriorada pela ação do tempo.
Por várias vezes o Vereador Mico foi procurado pela comunidade para que pudesse atender esta solicitação, ocasião que esteve várias vezes no local onde apurou que há uma necessidade emergencial de ser realizada a troca da ponte.
“Nas ultimas semanas, estive conversando com o Secretario de Obras João Paulo Rolim e mostrei que a obra é uma prioridade do bairro, o secretario foi muito solicito ao meu pedido e já está buscando uma solução ao problema”, declara o Vereador.
Segundo Mico, já está em andamento na Secretaria de Obras, o projeto e os procedimentos legais para que seja destinado o recurso necessário para a realização desta obra no bairro nos próximos dias, onde a ponte de madeira será substituída por uma de concreto.
“Essa é mais uma conquista da comunidade, pois souberam priorizar uma grande necessidade do seu bairro, onde meu trabalho foi de servir de porta voz de suas solicitações e de buscar junto ao Poder Público recursos para que a mesma seja atendida, neste caso cabendo aos moradores a parceria em realizar o trabalho através de mutirão”, finaliza Mico.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Mico Leva ponte aos bairros do Rio Escuro e Sertão do Perequê-Mirim.

Ubatuba - Os moradores da rua Beira Rio no bairro do Rio Escuro, há tempo reivindicavam a manutenção de uma ponte de madeira existente no local, onde a precariedade das madeiras colocavam em risco o trafego de automóveis e o uso de pedestres.
Na semana passada, o vereador Mico conseguiu junto à Prefeitura Municipal que realizasse a troca da ponte atual por uma de concreto, tornando-a mais resistente a veículos pesados, bem como a durabilidade ao tempo.
A obra da construção da ponte foi realizada em sistema de mutirão pelos moradores da rua e proximidades, que juntamente com funcionários da Secretaria de Obras Municipal, concretizaram uma antiga necessidade pública do bairro.
Para o Vereador Mico, ter conseguido levar esta obra para a comunidade do Rio Escuro, è muito mais que a construção de uma ponte e sim a possibilidade em atender as prioridades do bairro, salientando que por inúmeras vezes os moradores fizeram a ele esta solicitação.
“Tenho um contato bastante grande com a comunidade do Rio Escuro, e vejo que tal solicitação era uma questão de urgência, pois a rua devido à má conservação da ponte não era atendida pela coleta de lixo e tantos outros serviços eram limitados devido a sua situação. Aproveito esse momento para parabenizar todos os moradores do Rio Escuro que tornaram possível a finalização da obra com o seu trabalho e ao Prefeito Eduardo César em destinar os recursos públicos, atendendo assim os anseios da comunidade”, diz Mico. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereadores Mico e Gerson de Oliveira levam benfeitorias à Rua João Lucas Messias

Ubatuba - Na última semana, a prefeitura municipal realizou a troca de tubulação na entrada da Rua João Lucas Messias, no bairro do Perequê-Mirim.
Esse trabalho é uma antiga solicitação dos moradores, pois o que ocorria é que os tubos que lá estavam não comportavam o volume das águas, principalmente na época das fortes chuvas.
O vereador Gerson de Oliveira há tempo tem procurado atender os moradores quanto a este serviço e grande foi seu empenho junto à prefeitura para que a obra fosse realizada, “mais uma obra foi entregue ao bairro do Perequê-Mirim, onde o sucesso de sua realização foi a soma de esforços do vereador Gerson e minha, prevalecendo nosso bom entendimento com o poder executivo”, comenta o vereador Mico. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Mico consegue construção de ponte para Rua Beira Rio

Ubatuba - Na semana passada a Secretaria de Obras terminou a construção de uma ponte de concreto na Rua Beira Rio, no bairro do Rio Escuro.
Esta benfeitoria pública era uma antiga reivindicação dos moradores e teve um total empenho do vereador Mico para que fosse realizada.
Mico várias vezes esteve reunido com os moradores do bairro analisando a precária situação da ponte que era de madeira, onde o risco de desabar era grande, impossibilitando o tráfego de automóveis pesados. “Uma obra que não poderia esperar por muito tempo, e foi de grande importância para a comunidade. Fico satisfeito em ver o comprometimento do prefeito nestas questões, pois além de ser uma obra de infra-estrutura, diz respeito à segurança dos usuários”, reforça Mico. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ubatuba aprova projeto que proíbe animal feroz em locais públicos

Ubatuba - A Câmara aprovou na sessão de ontem, o projeto de lei do vereador Charles Medeiros, que proíbe a permanência e a movimentação de animais ferozes em praças, jardins, parques, vias, logradouros públicos e nas proximidades de unidades de ensino públicas ou particulares
A lei prevê que a permanência e a movimentação de animais ferozes nos demais locais públicos ou de uso comum, inclusive nas vias de circulação interna e condomínios, somente poderá ocorrer no horário das 22h00 às 05h00, desde que conduzidos por um responsável maior de 18 anos, com utilização de focinheira, coleira, enforcador e guia curta de condução - o tipo padrão existente desta guia no mercado é de 0,60 a 0,70 centímetros de comprimento.
Já o enforcador e a focinheira deverão ser apropriados para a tipologia racial de cada animal, de forma a permitir a abertura da boca e ventilação suficientes para garantir a necessária regulação da temperatura interna do animal.
Para efeito da lei, foi considerado pelo legislativo ser animal feroz, todos aqueles que possuem “índole de fera” e que “possam colocar em risco a integridade e a segurança de um cidadão”. Raças como Pit-bull, Dobermann, Rottweiller, Fila, Mastim Napolitano, tanto de pequeno, médio ou grande porte são alguns exemplos de raças citadas na lei.
Os proprietários ou condutores dos animais deverão mantê-los em condições adequadas de segurança e impossibilitarem uma possível evasão, caso contrário serão responsáveis pelos danos que venham a ser causados sob sua guarda e vigilância, ficando sujeitos às sanções penais e legais existentes.
O não cumprimento do disposto nesta lei acarretará ao infrator proprietário ou condutor do animal a apreensão do animal, multa e obrigatoriedade de reparação ou compensação dos danos causados. O mesmo terá um prazo de cinco dias- a contar da data do auto da infração- para interpor um recurso dirigido à autoridade responsável pelos procedimentos adotados.
Conforme a lei, os recursos arrecadados provenientes das multas serão destinados proporcionalmente entre os órgãos, entidades, instituições ou profissionais liberais que efetivamente aplicarem o recurso em esterilização ou no Programa Educacional sobre Posse Responsável.
Segundo o vereador Charles Medeiros, “por existir a real necessidade de se preservar a vida e oferecer segurança aos nossos cidadãos, há que se trabalhar de forma dedicada à prevenção de acidentes e ou fatalidades. É sabido por todos que a mídia tem exibido de forma explícita os acontecimentos envolvendo ataques de cães ferozes a vítimas inocentes e indefesas. E muitos desses casos comoveram a opinião pública e fizeram com que a sociedade se mobilizasse na criação de normas de segurança em relação a estes acontecimentos” justificou o vereador Charles Medeiros.
O vereador ressalta que o ataque por um animal deste porte pode deixar seqüelas definitivas ou até causar a morte de um indivíduo. “Sabemos que casos de ataques desse jeito são fatos que não podem acontecer, por isto, dentro desta linha este projeto visa regulamentar a situação e diminuir os incidentes do tipo nesta municipalidade. Muitos cidadãos não se sentem seguros em caminhar pela rua sabendo que em determinado trecho existe um animal perigoso, com isto, aumenta a insegurança por parte de moradores e visitantes”, apontou.
Charles diz que está ciente que existirão opiniões contrárias ao projeto de lei, mas afirma que “é da nossa natureza cuidar, preservar e zelar pela vida de nossas crianças, jovens e adultos”. “Antes que algum acontecimento mais grave ocorra, temos que agir”, enfatizou.
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)


Charles Medeiros parabeniza comunidade do Camburi pela construção do Centro Comunitário

Ubatuba - Na semana passada o vereador Charles Medeiros (PSB) esteve no bairro do Camburi entregando uma Moção de Congratulações para a comunidade local pela construção do Centro Comunitário, realizada através do processo de Eco Construção, utilizando bambu da região.
Para o vereador a comunidade do Camburi, apesar de simples e humilde, não mede esforços para melhorar a qualidade de vida de seu povo, “mesmo sem alternativas que emplaquem na melhoria da qualidade de vida, a comunidade do camburi é um exemplo de perseverança e por isso merece esta singela homenagem como reconhecimento de um importante trabalho que visa o bem da coletividade”, disse o vereador.
Medeiros acredita que o Centro Comunitário será um instrumento de muitas conquistas, “onde há união na busca do bem comum os resultados aparecem e com certeza esta comunidade se beneficiará com tudo aquilo que tem de direito”, declarou, se colocando a disposição para colaborar com o crescimento do Camburi. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Núcleo Gestor convida população para próximas reuniões do Plano Diretor Participativo
A participação popular é a base para a elaboração do Plano Diretor. Todos os bairros devem participar, comparecendo às reuniões

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vem realizando reuniões com as comunidades dos diversos bairros do município a fim de reunir os principais anseios da população em relação à sua região e Ubatuba como um todo, para que, posteriormente estes dados sirvam de base para a elaboração do Plano Diretor Participativo. O Núcleo Gestor do Plano Diretor já realizou três reuniões comunitárias durante esta semana, convidando os seguintes bairros: Tabatinga, Araribá, Vila Santana, Sertão da Quina, Sertão do Meio, Sertão do Ingá, Maranduba, Lagoinha, Sapê, Caçandoca, Bonete, Corcovado, Praia Dura, Fortaleza, Vermelha do Sul, Rio Escuro, Folha Seca, Domingas Dias, Lázaro, Saco da Ribeira, Perequê-Mirim, Enseada e Toninhas.
Próximas reuniões - Na próxima semana será a vez da Região Oeste receber as reuniões e dizer quais são seus desejos para esta que é uma região bastante populosa e que necessita de diretrizes importantes para um futuro melhor. Os moradores do Ipiranguinha e do Parque dos Ministérios recebem o Núcleo Gestor no dia 12 de junho, às 19h, na EM Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios. As comunidades do Horto, Pé da Serra, Morro das Moças e Cachoeira dos Macacos devem comparecer no dia 14, também às 19h, na EM José Celestino Aranha Horto Florestal.
Os bairros que não compareceram às reuniões poderão indicar representantes para acompanhar o Plano Diretor, principalmente os bairros mais afastados do Centro. Desta forma fica facilitada a comunicação entre o Núcleo Gestor e as comunidades, que podem e devem estar a par de tudo o que está sendo feito neste sentido.
O que é? - O Plano Diretor Participativo é uma lei municipal que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município. No Plano Diretor está o projeto de cidade que a população quer, com o planejamento do futuro do município decidido por todos. Participar do Plano Diretor é construir coletivamente uma regra que vai definir os limites e responsabilidades de cada um na futura construção pública. Todos devemos participar. Faz parte da construção da cidadania. As decisões tomadas no Plano afetam diretamente o cotidiano de toda a população.
Na Internet - A Prefeitura colocou à disposição um site que traz todas as informações sobre o Plano Diretor Participativo de Ubatuba. Os relatórios construídos a partir das discussões realizadas nas reuniões também estarão à disposição no site www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor, a partir do próximo dia 13 de junho. Quem acessar encontra dados sobre o que é o Plano Diretor, como é possível participar, datas das reuniões comunitárias, etc. Quem quiser contribuir com material que tenha relação com o Plano Diretor, poderá enviar para o e-mail planodiretor@ubatuba.sp.gov.br. Sugestões, críticas e opiniões também são bem-vindas. (Fonte: PMU)

Apoio jurídico ao povo caiçara
Foi o pedido do vereador Jairo dos Santos ao presidente Lula, em São José dos Campos.

Ubatuba - O vereador Jairo dos Santos, PT, o vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, o presidente da Fundart, Martiniano Nelson Viana e o presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ubatuba, Maurício Moromizato, participaram do encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, em São José dos Campos, no dia 02 de junho. Durante o discurso, Lula anunciou investimentos de cerca de dois bilhões de reais para o projeto de ampliação e modernização da REVAP, a quarta maior unidade de refino da Petrobrás. A previsão é que as obras tenham início até o final do mês, gerando, aproximadamente, 25 mil empregos diretos e indiretos. O presidente anunciou também, a implantação do Plano Diretor de Dutos, projeto avaliado em 700 milhões de reais além de investimentos de 90 bilhões de reais para o projeto Gemini, que prevê a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL).
O vereador Jairo dos Santos aproveitou o encontro com o presidente Lula para entregar um documento solicitando apoio jurídico para as questões do povo caiçara.
 (Fonte: Assessoria de Jairo dos Santos)

Crianças da Região Sul de Ubatuba já têm transporte para Escola da Tabatinga.

Ubatuba - Uma linha de transporte coletivo foi inaugurada na última quinta-feira para beneficiar centenas de crianças que moram na região sul de Ubatuba e estudam na EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, em Caraguatatuba. O vereador Jairo dos Santos, PT, a presidente da Associação dos Moradores do Rio da Prata, Maria do Carmo da Cruz Comende, o chefe do Departamento de Transporte Escolar da Prefeitura de Ubatuba, Donizete João de Oliveira, o encarregado de Tráfego da Empresa “Cidade de Ubatuba”, Cláudio Nunes de Campos, e a diretora da Escola da Tabatinga, Ercília Pereira Ribeiro, estiveram presentes no ato de inauguração. O vereador Jairo dos Santos elogiou muito o trabalho de Maria do Carmo, ressaltando que o esforço dela serve de referência para outros bairros, “como exemplo de dedicação e luta em favor da comunidade”.
Agora, para completar, segundo Jairo, é necessário que a Prefeitura Municipal realize melhorias nas vias de acesso ao bairro e instale luminárias para dar maior segurança aos moradores locais, além de incluir o bairro na rota municipal do artesanato. (Fonte: Assessoria de Jairo dos Santos)

Bairro do Camburi já tem um Centro Comunitário.
Totalmente ecológico, o espaço será utilizado como sala de aula para crianças da pré-escola, sede da Associação de Moradores do Bairro do Camburi e Centro de Informações Turísticas.

Ubatuba - Recepcionados pelo líder quilombola e mais antigo morador do Camburi, Genésio dos Santos e pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro, Moisés Firmino Soares, o vereador Jairo dos Santos, PT, e o vice-prefeito Domingos dos Santos acompanharam a festa de inauguração do Centro Comunitário, totalmente ecológico, no dia 03 de junho.
Com 216 metros, a obra foi construída com bambus, taipa de pilão, garrafas PET e planejada pelo arquiteto belga Sven Mouton e Hilde Duerink, da ONG Bamboostick. Depois de cortada a fita inaugural por Hilde Duerink, os convidados apreciaram o prato típico da região, o Azul Marinho, peixe com banana verde. (Fonte: Assessoria de Jairo dos Santos)

Setor pesqueiro e da maricultura ubatubense participam do II Simpósio de Controle de Pescados

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento (Smapa) levou uma comitiva de onze pessoas, representando os setores pesqueiro e da maricultura ubatubense, para participar do II Sincope – “Simpósio de Controle de Pescado – Segurança alimentar”, que aconteceu durante os dias 6, 7 e 8 em São Vicente, SP. O objetivo do evento foi capacitar o setor técnico e produtivo, por meio de oficinas, ensinando todas as técnicas de manejo higiênico-sanitário necessárias, desde a pesca até o produto final. Para a Smapa, a missão nesse evento, foi proporcionar subsídios aos produtores, para fazer com que o produto pesqueiro de Ubatuba tenha cada vez mais qualidade.
Durante as oficinas, os profissionais aprenderam a importância de conservar o pescado em gelo, desde a sua captura, bem como critérios de higiene pessoal e de armazenamento, para que não haja risco de contaminação. Além disso, foram abordados conceitos de cooperativismo, ressaltando a necessidade de unir e organizar a classe para atingir objetivos com maior facilidade.
Valéria afirma que promover a capacitação do setor pesqueiro ubatubense já faz parte de uma transformação que tem em vista a reforma do Mercado de Peixes, um importante projeto apresentado ao Ministério de Pesca pelo prefeito Eduardo Cesar. “O que vemos hoje é que ainda há uma grande deficiência higiênico-sanitária na forma como são tratados os pescados. Nós estamos trabalhando para que o Mercado fique adequado e para que a reforma esteja ligada à prática de boas maneiras no manejo dos peixes e frutos do mar.”
Representando os setor pesqueiro de Ubatuba, estiveram presentes o pescador Roberto Galdino Barbosa, mais conhecido como Batata, o “Seo” Eusébio Igino de Oliveira, pescador da Barra Seca, o presidente da Colônia Z-10, Cláudio dos Santos, mais conhecido como Cacá, o presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), Alexandre Novaes, a manipuladora de camarão, Nestina Ribeiro Ferretti; a pescadora Janaína Dark; o administrador do mercado, Antônio César Ângelo da Silva; a gerente de abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto; a bióloga da Smapa, Izabel Pires; o chefe do setor pesqueiro da Smapa, Élvio Damásio e a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gress Velli.
Contatos com o Ministro e Secretário do Estado - Na ocasião, o grupo, liderado pela secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, teve oportunidade de conversar com o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin e reiterar os pedidos feitos pelo prefeito Eduardo Cesar num encontro acontecido em dezembro do ano passado. Valéria falou sobre três importantes projetos apresentados na ocasião. Além da reforma do Mercado de Peixe, o incentivo à maricultura e a construção de um estaleiro na Barra dos Pescadores, um projeto da Colônia Z-10 com a Smapa. O ministro disse que se lembra da solicitação e que os projetos para Ubatuba estão sendo agilizados.
Na mesma ocasião, Valéria Gelli conversou também com o novo Secretário Estadual de Agricultura, Alberto José Macedo Filho e fez a ele um convite para vir conhecer Ubatuba, se inteirar dos trabalhos e projetos desenvolvidos pela Smapa, afim de estabelecer novos convênios e parcerias. (Fonte: PMU)

Charles Medeiros entrega material a escolinha de futebol

Ubatuba - O vereador Charles Medeiros entregou na manhã da última sexta-feira, 44 pares de shorts a Escolinha de Futebol Estrelinha da Região Sul de Ubatuba. O vereador já havia encaminhado três pares de chuteiras aos alunos que não possuíam condições de adquirir o calçado. A escolinha já possui uma década de existência e atualmente conta com cerca de 200 alunos entre meninas e meninos das mais variadas faixas etárias. Segundo Valter Pereira, auxiliar técnico, o foco principal da escolinha é formar através do esporte futuros atletas e cidadãos, com noções de ética, moral e cidadania. A escolinha ainda realiza várias ações extracampo. Para o idealizador e pai do projeto, Professor Pérsio Jordano Monteiro, nas regiões mais distantes do município o futebol é a ferramenta de trabalho de maior aceitação e facilidade ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.“Devido seus conteúdos simbólicos e sua pratica facilitada por regras simples, ela serve como um facilitador de um processo educacional que viza a formação de cada indivíduo em uma prática esportiva socializadora”, termina. A escolinha realizará após a copa do mundo um campeonato entre as crianças e está a disposição para receber colaborações.
Pérsio recebeu das mãos do vereador Charles Medeiros em 2005 uma Moção de Congratulações pelas ações que tem realizado através da escolinha de futebol. “É um trabalho extremamente importante para a região e para o município, são duzentas crianças que poderiam ter tomado um rumo diferente e graças ao esforço de Valter e do professor Pérsio, toda a família foi beneficiada”. Afirma Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Professora da rede municipal de Ubatuba expõe quadro na Itália

Ubatuba - A professora Jaqueline Soares do Carmo, da E. M. Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios, embarca nesta terça-feira, 13, com destino a Roma, onde o quadro “Água Nova”, de sua autoria, está exposto. Jaqueline participou de um concurso promovido pela ANAP (Academia Nacional de Artes Plásticas) que selecionou obras brasileiras.
“Enviei o quadro por intermédio do grupo setorial de artes plásticas da FUNDART, e na verdade, não esperava receber esse prêmio”, conta Jaqueline. “É uma honra para mim poder representar Ubatuba em uma exposição como essa, onde apenas 70 trabalhos brasileiros serão apresentados”, completou a professora e artista. O diploma será entregue no Auditório Matisse, da Universidade Católica de Roma.
Trabalho na rede escolar - Desenhista desde criança, Jaqueline matriculou-se no curso de pintura de Benjamin Gonzáles em 2001, onde permaneceu por sete meses. “Decidi sair para desenvolver um estilo próprio”, conta. Jaqueline iniciou seu trabalho com alunos da rede municipal em 2003, na EM Maria Josefina Giglio Silva. Atualmente desenvolve ações com cerca de 155 alunos da E. M. Madre Glória.
“É uma beleza ver o despertar da arte em uma criança. Agradeço à Prefeitura e à Secretaria de Educação, que têm possibilitado desenvolver esse trabalho, não me esquecendo da Terezinha Aliende, diretora da escola, que tem acreditado no projeto”, disse Jaqueline.
Os alunos da E. M. Madre Maria da Glória preparam uma exposição sobre as obras do artista plástico Caribé (Hector Julio Paride Bernabó - pintor argentino naturalizado brasileiro, um ícone de “baianidade”). (Fonte: PMU)

Aslan & Kyrillos apresentam show de motocross em Ubatuba

Ubatuba - A equipe de motocross Freestyle Aslan & Kyrillos estará em Ubatuba, fazendo apresentações neste domingo e segunda, dias 11 e 12, na Praia Grande. As apresentações finalizarão o Campeonato Municipal de Surf, realizado pela Prefeitura. No domingo, o show acontece a partir das 16h e na segunda, a partir das 15h.
O show tem em torno de uma hora de duração, contando com pelo menos dois pilotos que executarão um número bem variado de manobras. Durante a apresentação, os pilotos realizam saltos e acrobacias alucinantes sobre rampas e estruturas chamadas recepção móvel. A equipe costuma se apresentar em todo o Brasil e um elevado nível técnico e experiência em diversas competições e apresentações, inclusive no exterior.
A apresentação em Ubatuba tem o patrocínio da grife Air Show.(Fonte: PMU)

Copa do Mundo é o tema de 14 composições que disputam Festival de Música em Ubatuba
Festival escolar anima noite de sábado

Ubatuba - A Escola Municipal Tancredo Neves realiza neste sábado, 10, a partir das 19h o “5º Festival de Música do Tancredo”. São 14 composições que utilizam o tema “Copa do Mundo”, sendo treze inéditas e uma paródia. A comissão julgadora avaliará os quesitos letra da música, apresentação e arranjo; os três melhores classificados e o melhor intérprete receberão prêmios.
A organização do Festival precisou alterar a ordem de apresentação das bandas, que agora ficou assim definida: Dr. Gori, Desortodox, Banda Dominique, Banda Jah, Burning Angels, Paranóicos, Quinteto Oblöquio, QI abaixo de zero, Carlinha e Binho, Os Cernes, Blues S.A., Mary Jone, Século News e Testfy
O “5º Festival de Música” da Escola Tancredo Neves é organizado pelas alunas do curso 2º Secretariado e tem a coordenação da professora Lucia Muniz. A Escola Tancredo Neves fica na Av. Rio Grande do Sul, 600 e o ingresso é um quilo de alimento não perecível.
O Festival tem apoio da Rossi Calçados, Pizza Um, Oficina do Vestibular, Com Carinho Presentes, Adventure Motos, Silop Gás, Padaria Progresso, Auto Posto Kamomê, Litoral Antenas, Mercadinho do Zezé, Bar do Bambu, Victor Moda Jovem, Papelaria do Povão, Pescados Atlântico, Sacolão SG - Sob Nova Direção, Acquatec Informática, Opinião Calçados, Relojoaria Watanabe, Limpa fossa Bola Branca, Toninho Terraplenagem, Coambiental, Máxima Transportes, Academia Toca da Maromba, Mercadinho Luamar, Bar do Wilson, Zezinho e Ubatuba Mercearia, Tornearia Litorânea, Mercado Maná, Farmácia Flores, Isaías Imóveis, Motel Sereia, Madele Modas, Tosdechini Ubatuba, Varejão Santa Rita, Padaria San Marco, Quiosque Saara, Casa de Carne Boi & Cia, Agenor Francisco de Paula, Luciana Valério Cunha, Joelsivan Silva Bispo, Ronaldo Salgado Santos, Clingel Frota, Clenilda dos Santos, Daniela Fernandes, Marinêz Patrício Lídia Bredariol e Lúcia Muniz. (Fonte: PMU)

Iniciados os estudos para realização de um plano de ocupação e uso da orla

Ubatuba - A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil, estará realizando nos próximos dois meses, um levantamento das praias do nosso município, para a realização de um plano de ocupação e uso.
Será feito o levantamento do perfil de cada praia para então, serem designados grupos de trabalho que traçarão as diretrizes para o uso da orla de nossa cidade, baseado em instruções constantes do Projeto Orla, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com as Prefeituras.
Uma primeira reunião foi realizada no último dia 06 de junho na sede da AEAU. Sendo que haverá uma palestra de capacitação promovida pelo SPU (Serviço de Patrimônio da União) na última semana do corrente mês, em data que está definida pela Prefeitura. Não deixem de participar da palestra e do grupo de trabalho. (Fonte: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba)

AEAU marca presença em reunião em Ibirá

Ubatuba - No último final de semana, dias 02 e 03 de junho, aconteceu em Ibirá a reunião da UNO – União das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Novo Oeste do Estado de São Paulo, que contou com a presença de vários coordenadores convidados de outras uniões regionais do Estado.
O Eng. Civil Carlos Alberto Mendes de Carvalho, coordenador da UALP – União das Associações de Engenheiros e Arquitetos do Litoral Paulista, esteve presente ao evento que contou ainda com a presença do Eng. Civil José Tadeu da Silva, presidente do CREA-SP.
Na ocasião, o eng. José Tadeu da Silva, orientou os profissionais presentes acerca da Resolução 456, que trata do repasse de 10% das verbas de ART para as associações conveniadas e da necessidade da prestação de contas do exercício de 2005.
Coincidindo com a data do encontro, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José do Rio Preto promoveu, em sua sede, uma grande festa junina que primou pela organização e bela sede. (Fonte: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba)

Ouvidoria Municipal atende reclamações da população ubatubense
A participação popular através da Ouvidoria permite ao Poder Público buscar novas soluções e aprimorar os serviços

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba passou a contar com mais um canal de comunicação entre a população e a administração pública. Criada com a reestruturação administrativa implementada pelo prefeito Eduardo Cesar, a Ouvidoria Geral está em funcionamento desde março. À Ouvidoria cabe analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados.
A Ouvidoria analisa também as reclamações e sugestões recebidas dos órgãos internos da administração, registrando e discutindo com o Gabinete do Prefeito as possíveis soluções e formas de implementação.
Como Ouvidor Geral está o técnico em contabilidade Walter dos Santos Júnior, formado bacharel em Ciências Contábeis e Direito e sócio de um escritório de contabilidade em Ubatuba há 21 anos. “A Ouvidoria representa a população junto ao governo municipal, é a intermediadora da comunidade com as demais unidades da administração que são responsáveis por atendimentos e serviços prestados à população. A participação popular através da Ouvidoria permite ao Poder Público buscar novas soluções e aprimorar os serviços, valorizando a cidadania e procurando atender o compromisso de transparência do governo municipal junto a população”, explicou Walter dos Santos Júnior.
Para o prefeito Eduardo Cesar a implantação da Ouvidoria Municipal é a concretização de um sonho pessoal e uma bandeira defendida durante sua campanha à prefeitura. “A Ouvidoria é a voz da comunidade de Ubatuba junto à administração municipal. E é também um mecanismo para agilizar as reivindicações da população junto à prefeitura”, garante o prefeito.
Funcionamento - Segundo o Assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra Palhares, responsável pelo suporte técnico da Ouvidoria, um dos canais de comunicação já está em funcionamento há quase seis meses. O “Fala-Cidadão” é um espaço no site da Prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br) onde o munícipe escreve suas sugestões, pedidos de serviços, reclamações, críticas, elogios e denúncias, que são devidamente encaminhadas aos responsáveis e devolvidas em forma de resposta. Outro canal é o e-mail ouvidoria@ubatuba.sp.gov.br , que agiliza o contato com os contribuintes e cidadãos.
Urnas serão colocadas nos principais pontos e bairros da cidade para receber por escrito os anseios da população quanto à administração pública. A Ouvidoria atende também pelo telefone 3834-1022.
De acordo com o Ouvidor Geral, mesmo estando em processo de implantação, a Ouvidoria vem atendendo todos os interessados que comparecem pessoalmente, por telefone ou e-mail. “A Ouvidoria já completou várias ocorrências com êxito, recebeu elogios e muitos agradecimentos dos interessados que estiveram conosco para trazer suas reclamações e denúncias”, disse Walter. (Fonte: PMU)

Taxistas pedem ajuda da Prefeitura para fiscalizar táxis e vans

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba atendeu seis taxistas na manhã da última sexta-feira, 9, com o objetivo de conhecer as principais reivindicações da categoria. Os taxistas, representados por Walter José Vieira, presidente da Associação dos Taxistas de Ubatuba, foram atendidos pelo chefe de gabinete, Délcio José Sato.
Entre os principais anseios da associação está a fiscalização dos táxis vindos de outros municípios e que agem clandestinamente em Ubatuba. Fiscalização de vans que possuem alvará para cargas e transportam passageiros, reforma dos pontos de táxi, remanejamento das vagas dos taxistas que não trabalham na área central e construção de uma sede para a associação também foram pedidos feitos pelos taxistas durante a reunião.
O presidente da Associação dos Taxistas de Ubatuba elogiou a Prefeitura por tê-los atendido prontamente e com boa vontade. “Sempre que precisei fui ouvido e bem atendido”, disse Walter. A Prefeitura já marcou uma nova reunião para dar andamento às reivindicações dos taxistas, que serão analisadas para avaliar a possibilidade de atendimento. (Fonte: PMU)

Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape vai realizar, de 21 a 25 de junho, de 4ª feira a domingo, o IV Congresso Ágape Internacional. O novo templo da Ágape vai sediar mais este evento, que vem equipar e fortalecer o Corpo de Cristo.
Com o tema: “Face a Face”, o congresso vai reunir os membros das Igrejas Ágape em Paraty, São Paulo, Taubaté, Portugal, e das células da Ágape em Caraguatatuba, São José dos Campos, Caçapava, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Casa Branca, Itatiaia (RJ), Curitiba (PR) e de Moçambique, na África. Espera-se também a presença dos mais de 500 visitantes de outras igrejas de Ubatuba e de diversas cidades, que estiveram presentes nos anos anteriores, para cinco dias de encontro dos adoradores com o Deus vivo, Pai de Jesus Cristo.
A organização e infra-estrutura estão sendo preparadas pelos membros da igreja, como nos anos anteriores. A entrada é franca.

“FACE A FACE”
IV CONGRESSO ÁGAPE INTERNACIONAL
Ubatuba – SP - 21 a 25 de junho de 2006

“Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”
 
(Salmo 24:6)
 

Estima-se que a estrutura envolva cerca de 150 voluntários, membros da Ágape, entre organizadores e equipes de montagem, recepção, vendas nos stands de livros, CDs, DVDs, camisetas, setor de alimentação, divulgação, palco, segurança, intercessão, som, iluminação, filmagem, decoração, recepção e limpeza. Todos estão empenhados em dar o melhor de si para a realização de mais este evento.
A divulgação do evento já começou, através da Rede Ágape na TV e da distribuição de 2000 folder’s e 1000 cartazes.
As palestras terão cobertura da TV Iperoig, programa da Rede Ágape, e serão gravadas em cds e dvds, que estarão à disposição na Livraria Semente Ágape, onde você pode adquirir também a camiseta do congresso.
Consulte a programação na última página do Informágape.

PALESTRANTES

Alexandre A. Nunes - Autor de “Teu Rosto Resplandecerá”, tem como marcas de seu ministério o evangelismo e estabelecimento e fortalecimento de igrejas. É apóstolo e pastor-presidente da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba, onde foi implantada a Restauração do Tabernáculo de Davi, com adoração e intercessão ininterruptas, 24 horas por dia, desde março de 2003.

Anderson Ferreira - É missionário, enviado por Ubatuba juntamente com sua esposa e filha para Maputo (Moçambique), onde está implantando a Igreja Evangélica Ágape em continente africano.

Samuel Bandeira - É pastor da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba em Lisboa (Portugal) há mais de 4 anos. Tem estabelecido a comunhão entre portugueses, brasileiros e africanos, consolidando uma forte liderança local.

Guilhermo Lossio – É peruano e foi ordenado ao ministério em 1992. Fundou a Rede Internacional de Conquistadores, desenvolvendo um plano de conquista a partir do Brasil para as nações. Recebeu reconhecimento internacional como profeta em 2003 e está implantando Redes Proféticas no Brasil, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, México, Nicarágua, entre outras nações.

Michael Shea - É norte-americano, arraigado no Brasil há 23 anos.  Formado pela Asbury College (bacharel) e Asbury Seminary (mestrado) é diretor do ministério Casa de Davi que cuida do Centro Brasileiro de Adoração em Londrina, PR.  Seguindo uma direção profética, estão mobilizando adoração 24 horas/dia para o Corpo de Cristo. 
 

PROGRAMAÇÃO
 

21/06 Quarta-feira 19:30 h
Missionário Anderson Ferreira (Moçambique)

22/06 Quinta-feira 19:30 h
Pr. Samuel Bandeira (Portugal)
23/06 Sexta-feira 19:30 h
Ap. Alexandre Nunes (Brasil)

24/06 Sábado
Profeta Guillermo Lócio 14:30 h (Peru)
Ap. Mike Shea 19:30 h

25/06 Domingo
Ap. Mike Shea 9:00 h (Estados Unidos)
Ap. Mike Shea 19:00 h
Ap. Alexandre Nunes 21:00 h

 

O louvor e a adoração ficarão por conta da Casa de Davi (ap. Mike Shea) e do Ministério Vento do Espírito (Ágape).

INFORMAÇÕES
12- 3832-1974
agapeubatuba@hotmail.com

Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Ubatuba - A ASSOCIAÇÃO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Secretaria de Turismo “SETUR” e a Fundação de Arte e Cultura “FUNDART”, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Maranduba. Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows com artistas regionais, apresentação de Grupos de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas.
O convite custará para compra antecipada até 17/06 R$ 18,00 após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
15 Associações de Bairro e Grupo de Jovens estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas. Nossa Feira de Artesanato também se fará presente, e continuarão em todos os finais de Semana do mês de Julho formatando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações de Bandas de Samba, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros.
SERÃO 6 FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com
 

 

Semana de 09/06 à 14/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Ás 15:40 hs - 18:20 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 16:20 hs - 18:40 hs -21:00 hs.

 

PREÇOS:

2ª,3ª,4ª feira - Inteira = R$ 8,00

Meia = R$ 4,00

5ª,6ª,sáb,domingo -Inteira = R$ 10,00

Meia = R$ 5,00


 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Dia dos namorados

Tantas voltas a Terra dá
Tantos giros de carrossel
Tantas revoluções telúricas
Tantas translações e rotações
Tantos rodeios só pra dizer
Que quero tanto um beijo teu.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Caro Prefeito,
parece que a cidade está mais limpa e arrumada, não é o ideal ainda, mas está melhorando, continua assim.
Obrigado,

Dino Mottinelli Filho
Ubatuba, SP

Informações Privilegiadas
Quem estiver (realmente) interessado em saber como fazer muito (por Ubatuba), com poucos recursos, vá visitar Ilha Bela. Vá a noitinha. Lá chegando, demore-se nas observações. Comece pelos quiosques do centro. Lindos!, Restaurantes charmosos (e não há um só rei). As pizzarias, as lojas, a arquitetura dos imóveis, as decorações, as cores, os detalhes. Detalhes! Eles fazem a diferença! Tudo muito simples e, ao mesmo tempo de extremo bom gosto (que é caro, mas não custa). Aquele Café boutique “chique” do centro foi surpreendente. O blend é Illy , a educação e a gentileza das atendentes, combinavam com seus uniformes. Impecáveis. A circulação pelo centrinho, pelo calçadão e, pelo portinho foi de uma tranqüilidade suíça. Me impressionaram os vizinhos Ilhéus. Na verdade, este texto não trás informações privilegiadas. Porém, seu conteúdo pode despertar a curiosidade dos (mais sabidos) donos das nossas verdades. Quem sabe, com esta visita, eles (poderosos narcisos) vençam a inércia que está ancorada em seus respectivos egos? Quem sabe não damos esta sorte? Eu, particularmente, estaria disposto, se for o caso, de custear o transporte e, porque não, aos mais afetados, uma vestimenta camuflada. Quem não sabe, tendo a obrigação de fazer, deveria ter a humildade de (ao menos) querer aprender. Quando houver limitações técnicas de aprendizado, e a obrigação de fazer permanecer, copie. Se ainda assim não avançar, melhor desocupar a cadeira.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Passeata ©Emilio Campi

Praia da Maranduba
©Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor