Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 13 de Junho de 2006 - Nº 1543 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Atleta de Caraguá é campeã em Paraibuna
Caraguá vacina 76% das crianças
Caminho de Santo Antônio atraiu cerca de 500 pessoas em Caraguá
Canoístas de Caraguá vencem Copa Brasil
Prefeitura de Caraguá entrega novos boxes e homenageia pescadores
9º Festival do Camarão é atração em Caraguá de 15 a 18 de junho
Vereador Omar Kazon se preocupa com o transporte dos deficientes físicos
Caraguá continua com Campanha do Agasalho até o dia 30 de junho
Vereador Omar Kazon vai tentar buscar verba federal para o Rio Juqueriquerê
O Vereador Juarez Pardim quer construção de Ponte De concreto na Ponte Seca

Ilhabela
Campanha Nacional de Multivacinação em Ilhabela

São Sebastião
Encontrado morto homem no litoral
Câmara vota projeto que concede gratificação de produtividade aos fiscais tributários
Guarani conquista título do I Campeonato Sebastianense de Veteranos
Seduc inicia projeto de alfabetização ‘in loco’
Cambury recebe universitários em Circuito Paulista de surf
Pesca noturna movimenta praia de Boiçucanga
“Veredas” proporciona cultura da melhor qualidade no Teatro Municipal
Pausa para a Copa: Seesp encerra atividades das escolinhas esportivas no primeiro semestre
Sesau prorroga Campanha de Multivacinação
Festa Junina lota sede dos projetos Garoçá e Arteiro
Prefeitura de São Sebastião tem projeto de Arquivo Público habilitado no BNDES
Seduc presente no Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação
Unidade Escolar do Canto do Mar apresenta Festa Junina diferenciada


Ubatuba
PM prende 8 após arrastão em festa junina de Ubatuba
Condomínio é invadido por ladrões
Palestra sobre Plano e Estratégias de Negócios na ACIU
Vereador Jairo dos Santos homenageia diretoria da SAPO-UBA
Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional
Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Atleta de Caraguá é campeã em Paraibuna
O destaque em diversas atletas confirmou o talento já consagrado dos caraguatatubenses para a modalidade. Desta vez o resultado foi para as mulheres que competiram com homens em diversas categorias. Roselaina venceu também a Corrida Pedestre no Olaria, em Caraguá, no sábado.

Caraguatatuba - A atleta Roselaine de Souza Silva foi campeã da Prova Pedestre Cidade de Paraibuna, no domingo, 11. Ela venceu na classificação geral, deixando para trás homens e mulheres de diversas categorias.
Outra atleta caraguatatubense que se destacou foi Roselani Alves de Jesus, terceira colocada na classificação geral. Outras atletas de Caraguá se destacaram, Natasha Bento Fortunato, foi campeã e Damiana Coimbra Reges, foi vice, ambas na categoria 16 a 19 anos; além de Alessandra Oliveira Dias, que foi campeã na categoria 13 a 15 anos.
O destaque das atletas confirmou o talento dos caraguatatubenses na modalidade, já consagrado em competições de toda a região. Desta vez o destaque foi para as mulheres que competiram com homens em diversas categorias.
Participaram da Prova Pedestre de Paraibuna, 200 atletas do Vale, Litoral e São Paulo, disputando um percurso de 6 km, considerado difícil pela atleta Roselaina Silva. “Foram 4 km de estrada e 2 km de trilhas, com inúmeros obstáculos naturais, que tornavam maior o grau de dificuldade da prova, mas gostei muitos deste tipo de corrida, principalmente da trilha, foi uma experiência diferente”, contou.
Roselaine também venceu neste fim de semana, a Corrida Pedestre, no bairro Olaria, em Caraguá, evento promovido pela Secretaria Municipal de Esportes.
Roselaina agradece ao apoio de patrocinadores como a Prefeitura de Caraguá, por meio das Secretarias de Esporte e Educação, Madeireira Getuba, Fran Game Presentes e Academia Stúdio Personal. Ela adiantou que os treinos da semana serão dedicados à Corrida da Fogueira, em Atibaia, a qual deverá disputar com atletas profissionais de todo o país, no próximo domingo. (Fonte: PMC)

Caraguá vacina 76% das crianças
Com 6.748 crianças vacinadas contra a poliomielite, o município continua oferecendo a vacinação nas Unidades de Saúde, visando atingir a meta de 8.700 crianças vacinadas.

Caraguatatuba - Caraguá atingiu a marca de 76,44% da meta de crianças vacinadas no sábado, 10, dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Foram 6.748 crianças vacinadas contra pólio e 330 contra DPT e Tríplice. Do total de crianças vacinas contra pólio, 1.377 tinham menos de um ano de idade e 5.371 tinham entre 1 e 4 anos.
A meta da Prefeitura de Caraguá, era vacinar 8.700 crianças em todo o município, por isso a vacinação continua sendo oferecida nas Unidades de Saúde. As crianças que não foram vacinadas ainda poderão receber as vacinas nesta segunda, 12 e sexta-feira, 16, e também durante toda a semana que vem, de 19 a 23 de junho.
Crianças com atraso na vacina Tetra (contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Haemophilus B, Tuberculose), e a SCR (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola).
A coordenação da campanha é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. A população poderá ser atendida nas três regiões. As equipes atenderão das 8 às 17 horas.
É importante levar a carteirinha de vacinação da criança. Mais informações na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3897-2164. (Fonte: PMC)

Caminho de Santo Antônio atraiu cerca de 500 pessoas em Caraguá
O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho, mas o evento foi realizado no domingo, 11, para não sobrecarregar a Igreja, que já tem uma programação extensa neste dia, com procissão de Santo Antônio, Casamento Comunitário e nova missa campal.

Caraguatatuba - Organizado pela Prefeitura e Paróquia de Santo Antônio de Caraguá, o Caminho de Santo Antônio contou pela segunda vez com o apoio da Prefeitura e aproximadamente 500 participantes. O evento foi beneficiado pelo bom tempo e temperatura amena, o que facilitou a subida dos peregrinos.
A missa campal foi concelebrada pelo Padre Dislau Nurczick, às 10 horas, com a participação de fiéis do município e também de alguns turistas que vieram para a cidade especialmente para fazer o Caminho. O altar foi montado de frente para o mar, próximo à rampa de vôo-livre. Após a missa, os fiéis desceram em procissão. O vôo com a imagem do santo foi impedido por questões de segurança e proteção à vida do piloto José Mário, devido aos fortes ventos.
O evento acontece em homenagem ao dia de Santo Antônio - santo padroeiro da cidade, que é comemorado no dia 13 de junho, mas realizado no domingo para não sobrecarregar a Igreja, que já tem uma programação extensa neste dia, com procissão de Santo Antônio, Casamento Comunitário e nova missa campal.
Visando atender melhor o público, a Setur-Secretaria Municipal de Turismo, ampliou a estrutura do evento, instalando um números maior de tendas e dois banheiros químicos. Foram servidas frutas e água a todos. A água foi oferecida pela Sabesp.
O sucesso do evento também se deve ao trabalho de todas as secretarias municipais, além do apoio de parceiros como o Jeep Clube Tamoios, Grupo de Escoteiros Gedeões, Gacc-Grupo de Auxílio Civil Albatroz, Sabesp e outros.
A intenção da Prefeituta é manter esta tradição pelos próximos anos. (Fonte: PMC)

Canoístas de Caraguá vencem Copa Brasil
A equipe de Caraguá garantiu as melhores posições, trazendo troféus de campeões e vice-campeões para casa, em todas as categorias disputadas.

Caraguatatuba - A equipe de canoagem de Caraguá se destacou mais uma vez na Copa Brasil de Canoagem Oceânica, realizada na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis, no domingo, 11. A prova, que foi organizada pela Associação de Canoagem local e EletroNuclear, reuniu aproximadamente 100 canoístas do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás e São Paulo.
A disputa foi grande, mas os canoístas de Caraguá não perderam a chance de garantir as primeiras posições e de trazer vários títulos para casa. Toda a equipe se destacou obtendo as primeiras e segundas colocações nas diversas categorias disputadas.
Para confirmar a competência da equipe basta conferir os excelentes resultados. Na Classe I Oceânico Individual Sênior, Fernando de Lima foi o campeão; na mesma classe, categoria master, o destaque foi para Humberto Santana, que ficou com o troféu de campeão; e para o vice Edmar F. Soarez, que é atleta do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO. Na mesma classe, categoria super master, tivemos outro campeão: Antônio Cortez.
Na Classe II, categoria Sênior, Edneder F. Soares foi o campeão e Edvaldo F. Soares foi o vice. Na Classe III, Junior, outro campeão: Taffarel da Costa; na categoria Sênior, o campeão foi Pedro Paulo, o vice-campeão, André, e o terceiro colocado, Jairo. Na Classe III, Super Master, o campeão foi Ary Antônio.
Os canoístas de Caraguá agradecem ao apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, à Fundacc e a todos que deram seu apoio à equipe. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá entrega novos boxes e homenageia pescadores

Os pescadores Benedito Costa e José Benedito de Andrade são homenageados, denominando os novos boxes do Entreposto de Pesca do Camaroeiro, que serão inaugurados no Festival do Camarão.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba homenageia dois pescadores tradicionais do município, Benedito Costa e José Benedito de Andrade, com a denominação de dois novos boxes construídos no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A entrega da obra e homenagem aos pescadores será feita durante o 9º Festival do Camarão, no domingo, dia 18 de junho às 11 horas, após a corrida de canoas.
Os pescadores foram eleitos na sexta-feira, 9. Seu Dito Costa, como é conhecido e chamado, é considerado por sua grande importância dentro da comunidade pesqueira do município. Caiçara de família tradicional no município, seu Benedito Costa , hoje com 85 anos de idade, receberá esta homenagem, por sua contribuição à pesca no município. Esta que foi seu ofício durante quase toda a sua vida, também foi o sustento de toda a família durante quase setenta anos de trabalho no mar. Começou a pescar com 12 anos e com 18 anos tirou a carteira oficial de Pescador. Seu Dito lembra-se com saudade dos tempos em que os pescadores chegavam com cerca de 40 kg de camarão todos os dias e se sentavam na mureta para limpar o pescado, mas orgulha-se das conquistas dos pescadores de Caraguá. Seu Dito Costa orgulha-se de sua profissão, ama o mar e acredita que o pescador é mais valorizado hoje em dia.
José Benedito de Andrade, o seu Dudé, como é popularmente conhecido na cidade, pescou durante toda a sua vida, tendo parado por motivos de saúde. Com 68 anos, é considerado um grande pescador, um grande amigo e personalidade importante no meio caiçara. O pescador foi um dos reivindicadores do novo boxe para limpeza do camarão e também lutou junto aos pescadores por melhores benefícios à pesca no município, assim como para suas famílias. A pesca foi o sustento de sua família e é até hoje uma de suas maiores paixões. (Fonte: PMC)

9º Festival do Camarão é atração em Caraguá de 15 a 18 de junho
Com diversas atrações culturais e venda de camarão fresco a preços promocionais, o evento deve atrair milhares de pessoas para a Praia do Camaroeiro.Tem diversão e lazer para todas as idades.

Caraguatatuba - Pescadores e comunidade estarão reunidos neste final de semana, de 15 a 18 de junho, na Praia do Camaroeiro, em Caraguá, no 9º Festival do Camarão em mais uma grande manifestação da cultura caiçara. O evento é organizado pela Fundação Cultural com o apoio da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.
Em sua 9ª edição, o evento apresenta ao público mais uma oportunidade de apreciar a culinária, a arte e outras curiosidade da cultura caiçara em um só local. São diversas atrações diárias, como shows musicais, tenda das artes, Casa da Farinha, corrida de canoas e até a cunhagem de uma canoa.
São muitas as atrações que podem ser apreciados ao som de música popular brasileira durante os cinco dias de festa, geralmente a partir das 10 horas até às zero horas. Outra delas é a tenda de recreação para as crianças, com brincadeiras oferecidas por estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Biologia, Normal Superior e outros, do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, das 11h30 às zero horas. As crianças poderão participar de oficinas de boneca de papel, balangandã, biboquê, Garoupa sai da Toca e pintura, aprendendo antigas brincadeiras dos caiçaras.
A estrutura do evento conta com 26 barracas, três tendas, mesas, cadeiras, banheiro público, suficientes para atender milhares de pessoas esperadas pelos organizadores.
A culinária, que pode ser apreciada diariamente, são inúmeras as opções oferecidas por pescadores e suas famílias, com destaque para os pratos à base de camarão, como o camarão no bafo, no espeto, o bobó, o tradicional Azul-marinho, o camarão na moranga e diversos salgadinho, como pastel, croquete, bolinho e outros tantos outros.
Camarão in natura será vendido a preços promocionais - Os preços do camarão in natura já foram definidos pelos pescadores de Caraguá. De acordo com o presidente da Associação de Pescadores do Camaroeiro, Moacir Frugoli Filho, o camarão será vendido a preços promocionais já que estão abaixo da tabela utilizada pelos pescadores.
Ficou definido pelos pescadores que o camarão Sete-barbas será vendido a R$ 4, sujo; R$ 8, sem cabeça; e R$ 10, o quilo do limpo. Já o camarão Branco custará R$ 23 o quilo; e o Camarão Rosa pequeno será comercializado a R$ 18; o Rosa médio a R$ 23; e o grande a R$ 40.
O camarão fresco pode ser comprado durante todo o Festival, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, a partir das 8 horas. (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon se preocupa com o transporte dos deficientes físicos

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), tem recebido por parte dos pescadores das margens do Rio Juqueriquerê, cobrança no sentido de que se busque soluções para o Rio, ou seja, uma possibilidade de refazer o desassoreamento DA barra, na foz do Rio. Sabe-se que foi realizado o serviço de dragagem e que não resolveu o problema em definitivo. Muitos pescadores estão sendo prejudicados por ser este o único acesso que OS pescadores DA zona sul DA cidade tem para colocar sua embarcações no mar.
O serviço completo necessário, segundo informações DA Secretaria de Obras, seria um canal de aproximadamente 2 mil metros avançando mar adentro, construído em concreto armado, só que o custo para esta obra seria de aproximadamente 7 milhões de Reais, o que para a Prefeitura é inviável.
Já existe um projeto de estudo para o Rio Juqueriquerê e o Vereador Omar kazon lembra e reafirma seu compromisso de ajudar a comunidade, ele vai tentar buscar verbas junto ao Governo Federal para que seja feita a tão sonhada obra no Rio, pois é com seus barcos no mar que OS pescadores tiram o sustento de suas famílias, motivo maior que faz o Vereador Kazon lutar por esta causa. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá continua com Campanha do Agasalho até o dia 30 de junho
O mutirão realizado no sábado,10 de junho, em todos os bairros da cidade, arrecadou 4 Caminhões Baú de agasalhos doados. A meta da cidade é conseguir 80 mil peças de roupas.

Caraguatatuba - O Fundo Social de Caraguá ainda está arrecadando roupas para a Campanha do Agasalho, que irá ajudar as famílias mais necessitadas no município. No último sábado, dia 10 de junho, quatro equipes passaram por todos os bairros da cidade, recolhendo as doações.
Mais de 500 voluntários utilizando quatro caminhões Baú trabalharam no mutirão do dia 10. De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Rose Leite Carrijo de Aguilar, a meta é arrecadar 80 mil peças. “Ainda é tempo de contribuir com a campanha e ajudar quem mais precisa, é só entregar na escola municipal mais próxima ou deixar nas caixas de papelão que estão dispostas em diversos prédios e instituições públicas”, disse.
Os voluntários da campanha são Sabesp, Prefeitura, GAC, Bombeiros, Ditran, Defesa Civil, Polícias, Módulo, ONG Caravelas, Lions, Rotary, Paróquia Santo Antônio, APAE, Pão-de-Açúcar, EPTE, Igrejas Evangélicas, Silva Indaiá, Polêmica, Tableau e outros. (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon vai tentar buscar verba federal para o Rio Juqueriquerê

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), tem recebido por parte dos pescadores das margens do Rio Juqueriquerê, cobrança no sentido de que se busque soluções para o Rio, ou seja, uma possibilidade de refazer o desassoreamento DA barra, na foz do Rio. Sabe-se que foi realizado o serviço de dragagem e que não resolveu o problema em definitivo. Muitos pescadores estão sendo prejudicados por ser este o único acesso que OS pescadores DA zona sul DA cidade tem para colocar sua embarcações no mar.
O serviço completo necessário, segundo informações DA Secretaria de Obras, seria um canal de aproximadamente 2 mil metros avançando mar adentro, construído em concreto armado, só que o custo para esta obra seria de aproximadamente 7 milhões de Reais, o que para a Prefeitura é inviável.
Já existe um projeto de estudo para o Rio Juqueriquerê e o Vereador Omar kazon lembra e reafirma seu compromisso de ajudar a comunidade, ele vai tentar buscar verbas junto ao Governo Federal para que seja feita a tão sonhada obra no Rio, pois é com seus barcos no mar que OS pescadores tiram o sustento de suas famílias, motivo maior que faz o Vereador Kazon lutar por esta causa. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

O Vereador Juarez Pardim quer construção de Ponte De concreto na Ponte Seca

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pardim (PPS), Presidente DA Câmara Municipal de Caraguatatuba, atendendo aos pedidos de muitos moradores do bairro Ponte Seca que o procuraram, solicitou ao Secretário de Serviços Públicos, Sr. Roberto Costa o conserto DA Ponte de Madeira que existe no bairro e que está em péssimo estado. Esta Ponte é antiga e é muito utilizada pelos moradores, pois liga OS bairros Ponte Seca e Caputera.
As obras DA reforma já começaram a ser feita esta semana, mas mesmo assim o Vereador Pardim elaborou um Requerimento, que será encaminhado ao Sr. Prefeito, solicitando informações sobre a possibilidade de construir uma Ponte de concreto no bairro Ponte Seca para substituir a atual.
“Precisamos estar atentos às necessidades DA comunidade, else me procuraram e eu fiz o pedido diretamente ao Secretário Roberti Costa, e ele me atendeu. Fico grato pela atenção de todos, mas o que queremos mesmo é a construção de uma Ponte de concreto para Dar mais segurança a todos aqueles que a utilizam”, comenta Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Campanha Nacional de Multivacinação em Ilhabela

Ilhabela - Neste último sábado, dia 10, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a primeira fase da Campanha Nacional de Multivacinação contra Poliomielite.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, Ilhabela teve uma cobertura vacinal de 93,52%; foram vacinadas 2.292 crianças entre 0 e 5 anos.
As mães que não levaram seus filhos para serem vacinados, poderão comparecer nos postos de saúde do município, das 08h às 16h, para as crianças receberem a vacina.
Nesta primeira fase foram disponibilizados 08 postos fixos e 02 volantes (Norte e Sul), além de um carro especial com o personagem ‘Zé Gotinha e sua Turma’ (minies, Teletubies, Pool e os Palhaços), que percorreu todos os postos fixos de vacinação, com funcionários da Secretaria de Saúde que incentivaram a participação das crianças, com distribuição de balões e doces, além de muita animação. Os funcionários da Saúde trabalharam uniformizados, em clima de Copa do Mundo, cujo slogan foi “Vacina Brasil”.
De acordo com o diretor Márcio Tenório, as crianças moradoras das Comunidades Tradicionais estarão recebendo a vacina durante a semana, cumprindo o programa de atendimento da equipe médica à estas Comunidades.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhabela agradece a todos os funcionários que trabalharam na Campanha e contribuíram para seu sucesso; ao Departamento Municipal de Transportes; ao Supermercado Ilha da Princesa; a Ilhabela Materiais de Construção; Camping Palmar; a Empresa ASSIMED e ao presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo.  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Encontrado morto homem no litoral

São Sebastião - Um homem identificado apenas como " Neguinho", pela Polícia Militar de São Sebastião, foi encontrado morto anteontem, na Vila Baiana, bairro da costa sul da cidade. O crime teria ocorrido por volta das 19h. Segundo populares, dois homens em uma motocicleta teriam feito vários disparos contra "Neguinho", cujo corpo foi encontrado em um matagal do bairro. Um dos tiros teria acertado as suas costas. A vítima chegou a ser encaminhada ainda com vida para o Pronto Socorro de Boiçucanga, mas faleceu devido a gravidade dos ferimentos. A polícia ainda não tem pistas sobre os autores dos disparos. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara vota projeto que concede gratificação de produtividade aos fiscais tributários

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota nesta terça-feira, 13, em sessão ordinária, o projeto de lei complementar 03/06, de autoria do Executivo, que institui a gratificação de produtividade fiscal, altera denominação do cargo, referência salarial e dá outras providências.
Na semana passada, as comissões de justiça e finanças emitiram parecer contrário a matéria com alegação de que a administração municipal não enviou o impacto financeiro. Entretanto, os vereadores rejeitaram a posição das comissões por maioria de votos.
Os parlamentares também votam o projeto de lei 18/06, de autoria do Executivo, que altera a lei 867/92, referente ao FAP’s (Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais); a proposta que institui a Semana Municipal da Capoeira; o projeto que dispõe sobre alteração de denominação de via pública; e o que concede título de cidadão sebastianense.
Cerca de 10 requerimentos devem ser apreciados e votados, além da leitura de, pelo menos, 40 indicações.
A pauta, contudo, pode sofrer alterações até o início da sessão, que nesta terça-feira começa a partir das 10 horas devido ao jogo da seleção brasileira de futebol.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Guarani conquista título do I Campeonato Sebastianense de Veteranos

São Sebastião - Quem compareceu neste domingo, 11 de junho, ao estádio Otoniel Santos, no bairro do Topovaradouro, em São Sebastião, não se arrependeu em acompanhar a grande final do I Campeonato Municipal de Veteranos, disputado entre as equipes do Guarani, da Enseada, e Pau Brasil, em Cambury.
Apesar do 0 a 0 no tempo normal, emoção não faltou durante o jogo. Mas o título de campeão 2006 foi decidido nos pênaltis. Quem levou a melhor foi a equipe do Guarani, vencendo por 5 a 4.
O destaque foi o goleiro Amarildo, que defendeu duas cobranças de jogadores do Pau Brasil. Por falar no jogador, Amarildo foi eleito o goleiro menos vazado da competição, levando apenas quatro gols. Já o atacante Sivoca, também da equipe do Guarani, levou o troféu de artilheiro da competição, com 16 gols marcados.
Antes da finalíssima, as equipes do Colinas, do Morro do Abrigo, e Juquehy, disputaram o 3º lugar. Após o empate de 1 a 1 no tempo normal, a decisão também foi para os pênaltis. O resultado do jogo foi 5 a 4 para Juquehy. Mas o título de 3º lugar foi decidido no tapetão.
Antes do final da partida, a equipe do Colinas entrou com um recurso na Secretaria de Esportes de São Sebastião, alegando que a equipe de Juquehy atuava com um jogador irregular. A comissão julgou e deferiu o recurso, anunciando antes da premiação que o 3º lugar ficou com o time do Colinas.
Para o diretor de Esportes, José Reis de Jesus, o ponto positivo do campeonato foi o desempenho surpreendente dos jogadores. “Mas é importante também registrarmos o belo empenho das torcidas, que se comportaram bem e torceram muito por seus times”.
Dejamil Monteiro, presidente da Liga Municipal de Futebol, destacou a organização do campeonato. “Não tivemos nenhum problema, foi tudo bem organizado e a festa da final só coroou essa organização”, explica.
Já a secretária de Esportes de São Sebastião, Raquel Buzi, informou que para 2007 uma melhor estrutura será oferecida ao Campeonato. “A Prefeitura irá iluminar o estádio. Com isso, poderemos realizar os jogos à noite”.
O Campeonato - Mais de 50 partidas foram realizadas no I Campeonato Sebastianense de Veteranos. Iniciado no mês de março, a competição contou com a participação de 24 equipes. O campeonato foi voltado unicamente para times de São Sebastião e com diretoria constituída (comprovada com documentação), com idade mínima de 35 anos.
O Campeonato Municipal arrecadou 300 kg de alimentos, através das punições feitas aos jogadores. Cada cartão amarelo recebido, o time doava dois quilos de feijão. Cartão vermelho significava cinco quilos de arroz. Todo alimento arrecadado foi entregue ao Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: PMSS)

Seduc inicia projeto de alfabetização ‘in loco’

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou nesta segunda-feira, 12 de junho, o projeto da Secretaria da Educação (SEDUC) de alfabetização “in loco”, voltado para as Cooperativas de Sucata de São Sebastião dos bairros Centro e Cambury.
No Centro, cerca de 18 trabalhadores compareceram à Cooperativa, a fim de realizar uma reunião com a professora da Seduc, Joana Darc Ferreira de Campos, onde retrataram as suas dificuldades. Em Cambury, foram cerca de 10 cooperadores que estiveram reunidos com a professora Márcia Aparecida Pacheco Ferreira.
O intuito da Secretaria Municipal da Educação é fazer com que, através desse projeto, os cooperados incorporem e façam uso da escrita em sua vida, de maneira adequada e frequente, contribuindo para a construção da cidadania.
De acordo com o cooperado do Centro, Paulo Batista Mendes, “o projeto é de extrema importância, pois é uma forma de aprendizado melhor”.
O projeto também tem o objetivo de estimular a desenvolver novas habilidades e competências para corresponder às exigências intelectuais do mercado de trabalho e da vida cotidiana.
A Secretária da Educação, Marilene Ramachoti Leite, acredita que, "o projeto alfabetização 'in loco' vem ao encontro a uma educação voltada para a cidadania, pois ser alfabetizado não deve ser considerado um privilégio de ninguém e sim direito de todo cidadão". (Fonte: PMSS)

Cambury recebe universitários em Circuito Paulista de surf
Próxima etapa será na praia de Maresias em agosto

São Sebastião - O final de semana foi marcado por jovens que dividem seu tempo na universidade com uma paixão em comum: o surf. A praia de Cambury, Costa Sul de São Sebastião, recebeu nesse fim de semana a abertura do 8° Circuito Paulista de Surf Universitário, com objetivo de integração entre os alunos e a oportunidade de reunir por dois dias as maiores universidades do estado de São Paulo.
A primeira etapa do campeonato foi marcada pela disputa dos alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). A organização e realização do evento ficou com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf (Ibrasurf), Associação Paulista de Surf Universitário (APSU), Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf de Cambury e a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
O caminho para o título não foi fácil. O último dia foi marcado por um tempo nublado e com ondas variando entre baixas e médias. A prova teve duas fases, em que cada atleta entrou no mar duas vezes.
A categoria masculina open revelou o novato René Oliveira. O estudante de Oceanografia, da Unimonte, fez dobradinha com Popó Batista (também da Unimonte) que ficou em segundo lugar. René, no sábado, também foi o dono da manobra mais radical da bateria “Expression Session”, exclusiva para as manobras mais “iradas”.
Na disputa entre os alunos da PUC x FAAP, o grande vitorioso foi o estudante da FAAP, Ariel Schwartzman. Em segundo lugar, ficou Arthur Carratu da PUC junto com seu colega Luis Zaneti, seguido por Jean Paulo da FAAP na quarta colocação. Os quatro primeiros já se classificam automaticamente para a etapa final, que será realizada na Praia das Pitangueiras, no Guarujá.
As garotas também representaram bem suas universidades. Na feminino open, Rose Santana, da Unimes, assumiu com tranqüilidade a última bateria, seguida por Jaqueline Diniz, da Unimonte, Patricia Oliveira, da Universidade Braz Cubas e Amanda dos Santos da Unitau.
Na outra categoria, a feminina paulistana, quem levou a melhor foi a estudante da PUC, Virginia Ferraz, seguida por Fernanda Gonçalves, da FAAP, Tatiana Dias da UNIP e Patrícia Keller, da Mackenzie.
A segunda etapa acontece nos dias 19 e 20 de agosto, na praia de Maresias e terá a grande disputa entre os alunos da Anhembi Morumbi e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A terceira será entre os dias 23 e 24 de setembro, em Itamambuca, e a grande final nos dias 11 e 12 de novembro, na Praia das Pitangueiras, Guarujá.
O 8º Circuito Paulista Universitário de Surf teve o patrocínio da Skol e Star Point, co-patrocínio da Flash Power, Nivana e Taca. Apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Volcom, Reef, Diamond Head e Bully's. Organização Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Associação de Surf do Guarujá.

Confira a classificação final da etapa em Cambury
Masculino Open

1 - René Oliveira - Unimonte
2 - Popó Batista - Unimonte
3 - Sergio Rocha - Unaerp
4 - Alexandre Sasaki - FABE

Masculino Paulistana

1 - Michel Cardoso - Mackenzie
2 - Bruno Kock - UNIP
3 - Pedro Oliveira - Unisantana
4 - Jonathan Paiva - Anhembi-Morumbi

PUC/FAAP

1 - Ariel Schwartzman - FAAP
2 - Arthur Carratu - PUC
3 - Luis Zaneti - PUC
4 - Jean Paulo - FAAP

Feminina Open

1 - Rose Santana - Unimes
2 - Jaqueline Diniz - Unimonte
3 - Patricia Oliveira - Brás Cubas
4 - Amanda dos Santos - Taubaté

Feminina Paulistana

1 - Virginia Ferraz - PUC
2 - Fernanda Gonçalves - FAAP
3 - Tatiana Dias - UNIP
4 - Patrícia Keller - Mackenzie

Expression Session
René Oliveira (Unimonte)
(Fonte: PMSS)

Pesca noturna movimenta praia de Boiçucanga

São Sebastião - Com a praia agora iluminada, a Prefeitura de São Sebastião promoveu no sábado, 10 de junho, o 1º Torneio de Pesca Noturna na praia de Boiçucanga. O evento foi coordenado pelas Secretarias de Esportes e Cultura e Turismo, e com o patrocínio do Clube de Pesca Atlético Aramaçã, de São Paulo.
Participaram do evento 13 equipes, com seis pescadores cada, a maioria deles das cidades de São Bernardo do Campo e Santo André, do Grande ABC.
O delegado do Sindicato dos Investigadores e Polícia do Estado de São Paulo e também um dos organizadores do evento, Dr. João Marques, mais conhecido como “João Bombeiro”, comentou sobre a competição e elogiou a iluminação do local.
“Está tudo ótimo e agradecemos a todos que colaboraram para a realização deste evento. Um pedido nosso de 20 anos, que era a iluminação da praia de Boiçucanga, foi realizado em 20 dias, e a gente agradece a atual administração”, comentou.
Na classificação final do Torneio, a equipe vencedora foi a Gaivota, com um total de 76 pontos. Em seguida classificaram-se as equipes Girassol, com 59 pontos e Serra do Mar, com 33 pontos. A equipe campeã por ter pescado o maior peixe foi a Serra do Mar, que pescou uma corvina de 3,4 kg
O total de peixes capturados durante o evento foi de 85 peixes, totalizando chegando ao peso de 14,6 kg. A intenção da Prefeitura de São Sebastião é realizar o evento novamente no ano que vem, segundo informou o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi.
“Nossa intenção é que o evento faça parte do calendário anual. Estamos estudando ainda a possibilidade de realizar outro campeonato de pesca ainda este ano”, declarou. (Fonte: PMSS)

“Veredas” proporciona cultura da melhor qualidade no Teatro Municipal

São Sebastião - Foi apresentado no Teatro Municipal de São Sebastião nesse final de semana, o espetáculo “Veredas – Os diversos cantares de Chico Buarque” que ficou marcado na memória do público que foi assistir e aplaudir as músicas mais consagradas do cantor e compositor da Música Popular Brasileira.
O espetáculo muito bem produzido pela Companhia Pés no Chão de Ilhabela, mesclou músicos de São Paulo e da Ilhabela em um repertório de sambas e músicas intimistas da carreira de Chico Buarque de Holanda.
"Veredas" exibiu obras consagradas como "A Rita", "João e Maria", "Xote da Navegação", "Sentimental", “Tatuagem” e a forte “Geni e o Zepelin”, que contou com a presença de todos os intérpretes em um coral muito bem afinado.
O espetáculo foi realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O público trocou o ingresso por uma bisnaga de tinta a óleo que será destinada às oficinas culturais da Prefeitura de São Sebastião. De acordo com a Sectur foram arrecadadas cerca de 50 bisnagas. (Fonte: PMSS)

Pausa para a Copa: Seesp encerra atividades das escolinhas esportivas no primeiro semestre

São Sebastião - As escolinhas esportivas de futsal do bairro de São Francisco, Costa Norte de São Sebastião, encerraram as atividades do primeiro semestre de 2006, no último sábado, 10, com o Torneio Interno de Futsal “Copa do Mundo”.
Participam do campeonato, realizado pela Secretaria de Esportes, cerca de 58 crianças e adolescentes com idades entre 8 a 14 anos.
Cada equipe do torneio possui o nome de uma seleção que disputa a Copa do Mundo deste ano: Croácia, Brasil, Austrália, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Argentina e Holanda.
Segundo a Secretária de Esportes, Raquel Buzi, o intuito dos festivais que encerram as atividades esportivas antes das férias é estimular os alunos com competições. “Eles aprendem valores de cidadania, como regras, a importância do trabalho em equipe, o respeito pelo adversário, aprendem a perder e ganhar, tudo isso transmitido pelos professores”.
O aluno da escolinha, Gabriel Gonçalves, 12 anos, conta que além do esporte fez muitos amigos. “Pessoas que não conhecia e que moram no mesmo bairro que eu acabei conhecendo. A gente descobre que o importante não é só ganhar competições e sim participar”.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve presente no torneio e passou uma mensagem aos atletas.
“São centenas de crianças nas escolinhas realizando disputas sadias. Isso se deve a confiança dos pais aos nossos professores, além de entenderem a responsabilidade dessa participação na formação das crianças”.
O Torneio se encerra no dia 8 de julho. Todos os jovens receberão medalhas. A Secretaria de Esportes realiza o encerramento das escolinhas esportivas em toda a cidade em junho e novembro. (Fonte: PMSS)

Sesau prorroga Campanha de Multivacinação

São Sebastião - Os responsáveis que não puderam levar as crianças para receber a ‘gotinha’ contra a poliomielite no último sábado, 10, terão a oportunidade de manter a carteira de vacinação em dia, até a próxima quarta-feira, 14.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião (Sesau) prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação para que o maior número de crianças, menores de cinco anos, recebam a vacina nos Postos Fixos de Saúde (Posto de Saúde da Família).
No último sábado (10/06), dia da primeira fase da multivacinação, os Postos de Saúde da Família (PSF) e postos volantes atenderam o total de 5.753 crianças, o equivalente a 84% das 8.964 que residem no município.
A mãe de Gustavo Schlickmann, 2 anos, Noemi Schlickmann, conta que sempre leva seu filho aos Postos de Saúde municipais. “Sempre somos muito bem recebidos pelos funcionários nas campanhas de vacinação. Sei da importância da vacina para meu filho e mantenho a carteirinha em dia”.
A Sesau colocou a disposição cerca de 300 funcionários empenhados na campanha, a fim de cumprir a meta municipal de 6.633 crianças, que significa 74%. Além de 25 postos fixos e nove volantes.
No ano passado, durante a primeira fase, 6.433 crianças foram vacinadas, representando uma cobertura de 96,08% do número estipulado pela Secretaria da Saúde, na primeira fase.
 (Fonte: PMSS)

Festa Junina lota sede dos projetos Garoçá e Arteiro

São Sebastião - Com muitos comes e bebes, jogos, campeonato de calouros, quadrilha com direto a noiva chegando de charrete, dança de rua, country, entre outras coisas, a festa junina dos projetos Garoçá e Arteiro, realizada na noite deste último sábado (10/06), na Enseada, foi um sucesso e reuniu diversas pessoas da comunidade.
Para os pais Murilo e Valéria Nascimento, que tem um filho que participa do projeto Garoçá, a iniciativa de comemorar as festividades é uma boa pedida. “É ótimo, pois é um incentivo muito bom para as crianças. Meu filho vai participar do concurso de calouros”, declarou.
Os moradores do bairro também aprovaram. “Estamos gostando bastante”, comentou Magdiel Pereira, de 19 anos.
Os Projetos Garoçá e Arteiro são desenvolvidos pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, e visa atender de diversas formas crianças e adolescentes da cidade. Para mais informações, o telefone é o (12) 3892-2844. (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião tem projeto de Arquivo Público habilitado no BNDES

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião obteve junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a habilitação do projeto de Arquivo Público Municipal. Trata-se de uma proposta apresentada pelo Departamento de Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
De acordo com a diretora de Patrimônio Histórico, Fernanda Palumbo, a criação do Arquivo Público de São Sebastião visa a salvaguarda e melhor acondicionamento dos documentos da cidade, seguindo critérios modernos. “O objetivo é a organização de toda a documentação. Hoje temos um arquivo central intermediário, onde se verifica o que é histórico e o que pode ser destruído. São prédios adaptados e pelo projeto teremos uma situação tecnicamente adequada”, explica diretora.
Segundo Fernanda, cerca de 200 projetos foram habilitados no BNDES. A partir de agora, inicia-se a fase de visitas técnicas.
O Arquivo Histórico de São Sebastião foi criado em 1994 pela lei 953/94 e atualmente funciona como seção do Departamento de Patrimônio Histórico. É responsável pela coordenação geral dos arquivos, propondo normas e procedimentos de organização.
A proposta prevê um investimento de R$ 328 mil, o que inclui a aquisição e instalação dos módulos de arquivo, gerenciamento de documentos, computadores, câmeras digitais, DVD, impressoras. Em contrapartida, a Prefeitura de São Sebastião construiria em 2007 um prédio para o Arquivo Público. O público atendido pelo Arquivo Histórico vai de estudantes até pesquisadores, turistas e moradores. Já o Arquivo Central atende moradores e funcionários públicos que necessitam ter acesso aos documentos administrativos e processos dos mais diversos assuntos para simples consulta ou para solicitação de cópias. “A implantação de políticas de gestão documental e a instalação e organização destes arquivos em espaços adequados para a guarda de documentos tornará mais eficaz o trabalho de preservação e recuperação das informações, bem como possibilitará um melhor acesso da população ao acervo arquivístico da instituição”. (Fonte: PMSS)

Seduc presente no Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião esteve presente no Pradime (Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação), evento realizado entre os dias 06 a 09 de junho, em São Paulo. O encontro contou com a participação de consultores do Ministério da Educação e visou fortalecer a atuação dos dirigentes ante a gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais, bem como o de contribuir para o avanço do País em relação às metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Alinhado ao compromisso de promover os objetivos de desenvolvimento do milênio, o Pradime enfatiza a dimensão educacional do desenvolvimento humano e sustentável e chama a atenção do dirigente para o papel da educação no processo de desenvolvimento local.
A cidade foi representada pela secretária Municipal da Educação, Marilene Ramachoti Leite. “O programa é muito relevante porque, além de nos atualizar sobre políticas educacionais, destaca o papel estratégico do dirigente municipal nesse cenário e acima de tudo sobre o valor da educação para o desenvolvimento da sociedade”.
A parceria realizada entre MEC (Ministério da Educação), UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Banco Mundial (Bird) possibilitou a realização desse programa.(Fonte: PMSS)

Unidade Escolar do Canto do Mar apresenta Festa Junina diferenciada

São Sebastião - A EMEI Mundo Encantado e a Creche Diva Bernadino apresentaram no último domingo (11/06), uma festa junina que fascinou a todos que estavam presentes.
Dividida por temas, as quadrilhas se apresentaram ao som de músicas do Sítio do Pica Pau Amarelo, música country, entre outras, e contou ainda com barracas de pescaria, robô, coelho, surpresa e do palhaço, além de diversas comidas e bebidas típicas e bingo.
As famílias e também pessoas da comunidade prestigiaram o evento. “Sempre que tem festa aqui eu venho. Agora vou esperar para assistir a quadrilha”, comentou Vinícius Francizco, de 12 anos.
A mãe Cíntia Cruz, 21, disse que gostou bastante das apresentações. “Sempre que tem festa, a escola comemora”, declarou.
As festas juninas promovidas pelas escolas continuam nesta semana na EM de Cambury e na EMEI Sementinha, a partir das 16h. Para mais informações, o telefone é o (12) 3892 2644. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi


PM prende 8 após arrastão em festa junina de Ubatuba
Grupo invade barraca de bingo e leva brindes dos sorteios; ação teve 6 menores

Ubatuba - A Polícia Militar de Ubatuba deteve na madrugada de ontem oito pessoas, entre elas seis menores, que participaram de um arrastão em uma festa junina realizada no bairro do Perequê-Açu, região central da cidade.
O arrastão aconteceu às 1h15, logo após o encerramento da festa promovida pela Associação Comunitária do Perequê-Açu na praça Renata Bergamini, a menos de duzentos metros de um posto da Guarda Municipal.
Logo após o encerramento do bingo, várias pessoas invadiram a barraca de Joana Darc, onde estavam os brindes oferecidos durante os sorteios. Logo após a invasão, o grupo saiu correndo levando vários brindes.
No momento do arrastão, estavam cerca de 200 pessoas na festa. O posto da Guarda Municipal estava fechado.
A Polícia Militar foi acionada e saiu na captura das pessoas envolvidas no arrastão, prendendo as oito pessoas acusadas de envolvimento no assalto coletivo.
PRISÃO - Os seis menores foram apresentados na delegacia de polícia e encaminhado aos seus pais. Adão Spenetti Lima, 20 anos, e Bruno Dias de Oliveira, 18 anos, foram indiciados por furto.
Lima, que possui passagem pela polícia por furto e Oliveira foram encaminhados para uma das celas da Cadeia Feminina de Ubatuba até serem transferidos para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté.
REAÇÃO - A presidente da Associação Comunitária do Perequê-Açu, Ondina Santos da Cruz, classificou como "absurdo" o arrastão ocorrido na festa junina promovida pela entidade.
"Havia mais de 200 pessoas no local das festividades, quando as pessoas invadiram a barraca onde foi realizado um bingo para furtar os brindes", disse Ondina.
RECURSOS - Ondina disse que toda a renda da festa será destinada as melhorias do bairro. Segundo ela, com os recursos, por meio de uma parceria com a prefeitura, a associação parente canalizar vários córregos e sinalizar as ruas do bairro. (Fonte: ValeParaibano)

Condomínio é invadido por ladrões

Ubatuba - Três homens encapuzados e armados assaltaram na noite de sábado uma casa de veraneio no condomínio Ubatuba Country, um dos mais valorizados da cidade. Quatro turistas de São Paulo foram feitos reféns.
Os assaltantes fugiram levando dinheiro, cartões de crédito, jóias e roupas dos turistas. Segundo a polícia civil, o assalto ocorreu às 19h30.
Os assaltantes abriram um buraco na tela de proteção do condomínio para chegar a casa de Hernane Araújo, 28 anos, de São Paulo. Ele e mais três pessoas foram rendidas e trancadas em um dos cômodos da casa.
Uma quarta pessoa teria participado do assalto, permanecendo do lado de fora da residência. Segundo ele, os assaltantes tinha entre 16 e 20 anos. A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do assalto.
O condomínio Ubatuba Country fica no bairro do Horto Florestal, possui noventa casas de alto padrão e sistema de segurança. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra sobre Plano e Estratégias de Negócios na ACIU

Ubatuba
- Demonstrar a importância do planejamento para o sucesso do negócio.
- Apresentação dos parâmetros necessários à ambientação do negócio e análise de sua viabilidade no mercado.
Dia: 20 de junho (3º feira).
Horário: 19h00. (aproximadamente duas horas de duração)
Vagas Limitadas
Gratuito
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. (Fonte: ACIU)

Vereador Jairo dos Santos homenageia diretoria da SAPO-UBA

Ubatuba - Através de uma Moção de Congratulações, o vereador Jairo dos Santos (PT), homenageou a diretoria da SAPO-UBA – Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba, pelos relevantes serviços prestados em favor da vida e do bem estar dos pacientes de câncer.
A SAPO-UBA, fundada em maio de 2005, tem por objetivo oferecer total assistência ao portador da doença. Para realizar este serviço, a entidade conta com uma sede para atender e orientar os seus 22 pacientes cadastrados, além de promover visitas domiciliares. Pessoas não cadastradas também recebem os serviços da entidade, que vão desde medicamentos até transporte para Caraguatatuba, além de cestas básicas, frascos de protetor solar, próteses mamárias, entre outros.
Para o vereador a entidade está bem organizada e merece ser reconhecida como entidade pública para conquistar mais recursos e conseqüentemente atender melhor seus pacientes, “hoje a Sapo-Uba arrecada fundos através de eventos que promove, mas futuramente, com a obtenção da condição de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público poderá fazer parcerias com o governo para uso de equipamento público, melhorando este serviço que já é tão importante para o nosso município”, disse Jairo.
A Moção, entregue a presidente da SAPO-UBA, Sônia Bergamaschi, foi extensiva a toda diretoria e voluntárias. “Agradeço o vereador Jairo por esta homenagem. O reconhecimento desta causa tão difícil nos dá ânimo para seguir em frente e buscar a ampliação do atendimento a todos os pacientes”, declarou Sônia. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape vai realizar, de 21 a 25 de junho, de 4ª feira a domingo, o IV Congresso Ágape Internacional. O novo templo da Ágape vai sediar mais este evento, que vem equipar e fortalecer o Corpo de Cristo.
Com o tema: “Face a Face”, o congresso vai reunir os membros das Igrejas Ágape em Paraty, São Paulo, Taubaté, Portugal, e das células da Ágape em Caraguatatuba, São José dos Campos, Caçapava, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Casa Branca, Itatiaia (RJ), Curitiba (PR) e de Moçambique, na África. Espera-se também a presença dos mais de 500 visitantes de outras igrejas de Ubatuba e de diversas cidades, que estiveram presentes nos anos anteriores, para cinco dias de encontro dos adoradores com o Deus vivo, Pai de Jesus Cristo.
A organização e infra-estrutura estão sendo preparadas pelos membros da igreja, como nos anos anteriores. A entrada é franca.

“FACE A FACE”
IV CONGRESSO ÁGAPE INTERNACIONAL
Ubatuba – SP - 21 a 25 de junho de 2006

“Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”
 
(Salmo 24:6)
 

Estima-se que a estrutura envolva cerca de 150 voluntários, membros da Ágape, entre organizadores e equipes de montagem, recepção, vendas nos stands de livros, CDs, DVDs, camisetas, setor de alimentação, divulgação, palco, segurança, intercessão, som, iluminação, filmagem, decoração, recepção e limpeza. Todos estão empenhados em dar o melhor de si para a realização de mais este evento.
A divulgação do evento já começou, através da Rede Ágape na TV e da distribuição de 2000 folder’s e 1000 cartazes.
As palestras terão cobertura da TV Iperoig, programa da Rede Ágape, e serão gravadas em cds e dvds, que estarão à disposição na Livraria Semente Ágape, onde você pode adquirir também a camiseta do congresso.
Consulte a programação na última página do Informágape.

PALESTRANTES

Alexandre A. Nunes - Autor de “Teu Rosto Resplandecerá”, tem como marcas de seu ministério o evangelismo e estabelecimento e fortalecimento de igrejas. É apóstolo e pastor-presidente da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba, onde foi implantada a Restauração do Tabernáculo de Davi, com adoração e intercessão ininterruptas, 24 horas por dia, desde março de 2003.

Anderson Ferreira - É missionário, enviado por Ubatuba juntamente com sua esposa e filha para Maputo (Moçambique), onde está implantando a Igreja Evangélica Ágape em continente africano.

Samuel Bandeira - É pastor da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba em Lisboa (Portugal) há mais de 4 anos. Tem estabelecido a comunhão entre portugueses, brasileiros e africanos, consolidando uma forte liderança local.

Guilhermo Lossio – É peruano e foi ordenado ao ministério em 1992. Fundou a Rede Internacional de Conquistadores, desenvolvendo um plano de conquista a partir do Brasil para as nações. Recebeu reconhecimento internacional como profeta em 2003 e está implantando Redes Proféticas no Brasil, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, México, Nicarágua, entre outras nações.

Michael Shea - É norte-americano, arraigado no Brasil há 23 anos.  Formado pela Asbury College (bacharel) e Asbury Seminary (mestrado) é diretor do ministério Casa de Davi que cuida do Centro Brasileiro de Adoração em Londrina, PR.  Seguindo uma direção profética, estão mobilizando adoração 24 horas/dia para o Corpo de Cristo. 
 

PROGRAMAÇÃO
 

21/06 Quarta-feira 19:30 h
Missionário Anderson Ferreira (Moçambique)

22/06 Quinta-feira 19:30 h
Pr. Samuel Bandeira (Portugal)
23/06 Sexta-feira 19:30 h
Ap. Alexandre Nunes (Brasil)

24/06 Sábado
Profeta Guillermo Lócio 14:30 h (Peru)
Ap. Mike Shea 19:30 h

25/06 Domingo
Ap. Mike Shea 9:00 h (Estados Unidos)
Ap. Mike Shea 19:00 h
Ap. Alexandre Nunes 21:00 h

 

O louvor e a adoração ficarão por conta da Casa de Davi (ap. Mike Shea) e do Ministério Vento do Espírito (Ágape).

INFORMAÇÕES
12- 3832-1974
agapeubatuba@hotmail.com

Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Ubatuba - A ASSOCIAÇÃO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Secretaria de Turismo “SETUR” e a Fundação de Arte e Cultura “FUNDART”, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Maranduba. Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows com artistas regionais, apresentação de Grupos de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas.
O convite custará para compra antecipada até 17/06 R$ 18,00 após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
15 Associações de Bairro e Grupo de Jovens estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas. Nossa Feira de Artesanato também se fará presente, e continuarão em todos os finais de Semana do mês de Julho formatando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações de Bandas de Samba, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros.
SERÃO 6 FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com
 

 

Semana de 09/06 à 14/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

"O Código da Vinci"
Ás 15:40 hs - 18:20 hs -21:00 hs.
 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

"X-Men - O Confronto Final"
Ás 16:20 hs - 18:40 hs -21:00 hs.

 

PREÇOS:

2ª,3ª,4ª feira - Inteira = R$ 8,00

Meia = R$ 4,00

5ª,6ª,sáb,domingo -Inteira = R$ 10,00

Meia = R$ 5,00


 

 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Madrugada serena...

Madrugada que se achega... mansa e serena,
Encontra-me aqui a divagar,
Deitada em colchão de estrelas,
Lindos sonhos a sonhar!
Minha cabeça repousa sobre poemas,
Ouço dos anjos a música em ritmo lento.
De meu criador posso sentir a presença,
Nos uivos sutis do vento.
Madrugada serena és a musa de meu adormecer,
Embalas com suavidade os acordes de meu coração,
Transpassas com magia as barreiras do real,
Trazendo para o meu infinito uma doce oração.
Como uma deusa bela e suprema,
Presenteias-me com o mais belo luar,
Dos enamorados a mais sublime inspiração,
Galgas o tempo em bravo galope,
Torneias o universo em brados de emoção.
Enfim bela madrugada serena,
Adormecida ainda estarei nos primeiros raios da alvorada,
Despertarei para de ti me despedir com suspiros de saudades,
Como um ser apaixonado se despede da sua enamorada!

Mônica Santos
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

GLAUCOMA ATINGE MAIS DE 900 MIL BRASILEIROS
91% não fazem tratamento direito
A chefe do setor de Glaucoma Congênito da UNIFESP, Dra. Regina Cele, que participa de campanhas de conscientização sobre doenças oftalmológicas em todo estado de S.Paulo esteve em UBATUBA domingo dia 11, realizando, com sua equipe, exames para a prevenção do Glaucoma.
Somente exames periódicos na população carente, nas empresas, escolas e até o exame reflexo vermelho nas maternidades poderiam evitar que milhares de pessoas ficassem cegas pelo glaucoma.
Segundo levantamento do setor de glaucoma do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mais de 900 mil pessoas sofrem de glaucoma, uma doença ocular sem cura e hereditária que leva à cegueira, mas que tem tratamento para manter qualidade de vida.
A UNIFESP detectou que muitos pacientes não fazem o tratamento corretamente, prejudicando os resultados das ações medicamentosas, especialmente por contaminar os frascos dos colírios por falta de higiene na manipulação do medicamento.
“Precisamos informar os pacientes da importância de seguir o tratamento direito, educar em higiene básica e – acima de tudo – fazer exames preventivos. Dessa forma vamos diminuir as filas no serviço público para cirurgias, vamos lutar por uma política de saúde ocular desde o nascimento e ter gerações de brasileiros mais saudáveis na visão”, enfatiza Dra. Regina Cele.
Estatísticas do Glaucoma
- Cerca de 900 mil brasileiros, com idade acima de 40 anos, são portadores de glaucoma
- 20% dos pacientes que descobrem a doença em campanhas, não retornam ao médico.
- 7% das prescrições médicas não são seguidas
- 40% dos pacientes demonstram não ter intenção de seguir o tratamento
- 91% não lavam as mãos antes de aplicar colírios
- 80% contaminam os frascos e suas pálpebras, cílios e mãos
- 27% erram o local onde devem aplicar o colírio e desses, 25% não insistem em pingar a segunda gota
fonte: setor de glaucoma do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo
Enviado por:

Vera Moreira Comunicação
Assessoria de Imprensa
veramoreira@veramoreira.com.br 

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Circuito Paulista de Surf ©Fábio Chavernac

Circuito Paulista de Surf
©Fábio Chavernac

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor