Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 22 de Junho de 2006 - Nº 1548 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Cônsul da Venezuela é convidado do UNIMÓDULO para Simpósio Interdisciplinar
Alunos UNIMÓDULO organizam 'Festival Universitário de Inverno na Praia'

Caraguatatuba
Polícia apreende 40 caça-níqueis
MP aponta falta de remédios
Real Promoções sagra-se campeã do Barranco Alto
Germino congratula-se com Marcelo Bueno
Comissão recebe DVD da Rede Globo
Público degusta cultura caiçara na 9ª edição do Festival do Camarão
Copa SESC chega na fase semifinal em Caraguá
PAT de Caraguá realiza curso de capacitação para cadastrados
Pescadores do Camaroeiro ganham novas salas de limpeza de pescado
Prefeito de Caraguá recebe "Troféu Super Cap Ouro 2006" por trabalho com ex-moradores de rua

Ilhabela
-

São Sebastião
Juan pede CEI contra oposicionistas
São Sebastião pronto para embarcar rumo aos 50º Jogos Regionais
Seesp leva ‘Esportes e Lazer nos bairros’ a Maresias
Arraiá no Paço promete animar servidores públicos
Secretaria da Saúde atinge cerca de 87% das crianças do município
Projeto Atividade realiza “Arraiá”
Prefeitura prepara torneio de futsal para servidor público
Alunos UNIMÓDULO organizam 'Festival Universitário de Inverno na Praia'
Evento sócio-ambiental levará qualidade de vida à Costa Sul em julho
Regata de Canoas de Boiçucanga reunirá pescadores da cidade


Ubatuba
Guarda Municipal de Ubatuba apreende droga e produtos de roubo
Disputa acirrada por vaga nas semifinais da Copa Felipe Garcez de Futebol Society
Campanha do Agasalho movimenta alunos da rede municipal de Ubatuba
Semifinais do Campeonato de Basquete Masculino acontecem nesta sexta-feira
Ismael a uma vitória do título do Campeonato Fraldinha de Ubatuba
Ubatuba realiza III Encontro das Associações de Bairro
Plano Litoral Saúde normaliza atendimento
Moradores do Taquaral não querem que a CDHU construa mais casas populares no bairro.
Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional
Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Cônsul da Venezuela é convidado do UNIMÓDULO para Simpósio Interdisciplinar

Litoral Norte - O Cônsul Venezuelano, Jorge Luis Duran Centeno e diversas autoridades educacionais da região reúnem-se em Caraguá, em 22 e 23 de junho, durante o Simpósio Interdisciplinar promovido pelos cursos de História, Pedagogia e Normal Superior do Centro Universitário UNIMÓDULO. O tema central do evento "Cultura, Educação e Arte: estudos interdisciplinares" será debatido nestes dois dias, no auditório da Instituição.
O ponto alto está previsto para a abertura, com a participação do Cônsul Geral da república Bolivariano da Venezuela, Jorge Luis Duran Centeno, ministrando a palestra "Uma nova ordem sócio-econômica com a integração da América do Sul", dia 22, às 19 horas.
Às 21 horas, as atenções estarão voltadas para a mesa-redonda e palestras com autoridades educacionais do Litoral Norte, com a Profa. Marilene Ramachoti, secretária de Educação de São Sebastião; o Prof. Antonio Cornélio de Morais Filho, secretário de Educação de Ilhabela; a Profa. Edina Paula Roma Teixeira, Dirigente Regional de Educação do Estado de São Paulo; Profa. Patrícia Gomes Veloso Pereira, secretária municipal de Ubatuba; Profa. Silmara Selma Mattiazzo, secretária municipal de Caraguá. A mesa terá como mediadora a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Ms. Maria Antônia de Lima R. Fibeiro Furgeri.
Na sexta-feira, dia 23, o curso Normal Superior debaterá a Inserção da Educação do Litoral Norte do Estado de São Paulo, por meio de palestrantes convidados. A mesa-redonda terá a participação dos professores Elenira Sanches Garcia, Antônio Roberto Alves Felipe, Nilza Souza Soares e da mediadora Enaida Rodrigues Gomes.
Às 22h30, alunos do 1º Semestre de Pedagogia e Normal Superior apresentam o tema "Educação: interface nas reformas"!. E às 21 horas, o curso de História apresenta a mesa-redonda sobre o tema "Identidade Cultural", com os palestrantes Prof. Ms. Moacir José dos Santos e Prof. Ms. Mauricio Ribeiro da Silva. (Fonte: Módulo)

Alunos UNIMÓDULO organizam 'Festival Universitário de Inverno na Praia'
Festival, que será realizado em 7, 8 e 9 de julho, prevê atividades
acadêmicas, esportivas e sociais


Litoral Norte - Os alunos do 3º e 5º semestre do curso de Educação Física do - Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, estão organizando para os dias 7, 8 e 9 de julho, o 1º FUIP - Festival Universitário de Inverno na Praia. Além das atividades esportivas, estão previstas, também, atividades acadêmicas e sociais.
As atividades acadêmicas acontecerão no UNIMÓDULO e as atividades esportivas nas praias Martin de Sá e Indaiá. As atividades sociais ainda não têm local definido, mas já estão sendo organizadas por alguns alunos.
Poderão participar da FUIP estudantes do UNIMÓDULO, da UNITAU (Universidade de Taubaté) e da FASS de São Sebastião, e as inscrições prévias podem ser feitas com os alunos do UNIMÓDULO.
De acordo com o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa, o 1º FUIP tem o objetivo de agregar valores aos moradores e estudantes do Litoral Norte e, para isso, os alunos estão aprendendo a desenvolver o empreendedorismo. As atividades acadêmicas serão voltadas para assuntos da natureza, da praia e do desenvolvimento sustentável da região e de seus moradores.
As atividades esportivas terão o objetivo de agregar pessoas, fazer amizades, e os festivais das modalidades não estarão voltados para um vencedor, mas para a participação de todos, e o máximo possível. "Cada equipe jogará no mínimo três vezes, e nunca o perdeu está fora! Nossa intenção é fazer com que os participantes queiram voltar porque sua participação foi efetiva. O regulamento das modalidades está sendo feito com esse objetivo e as premiações também serão voltadas à participação e não somente à vitória, nas quadras", explicou o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Polícia apreende 40 caça-níqueis

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba apreendeu ontem cerca de 40 máquinas caça-níqueis instaladas em bares e lanchonetes da cidade. As máquinas foram encaminhadas à delegacia. A apreensão terá continuidade hoje. Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago, as máquinas foram apreendidas a partir de denúncias anônimas feita por moradores de que menores de idade estavam tendo acesso aos caça-níqueis. A delegada informou que os equipamentos somente serão liberados após a comprovação de que menores não têm acesso as máquinas. (Fonte: ValeParaibano)

MP aponta falta de remédios

Caraguatatuba - O Ministério Público elaborou termo de ajuste de conduta para que a Prefeitura de Caraguatatuba regularize o atendimento nas UBSs (Unidade Básicas de Saúde).
De acordo com o MP, usuários da rede municipal de saúde têm reclamado da falta de medicamentos e da demora na marcação de exames. As unidades também teriam poucos médicos.
O promotor da Cidadania de Caraguá, Moacir Whitaker, disse propôs à prefeitura a assinatura de um termo de ajustamento de conduta para que o atendimento seja regularizado. Até agora o muia municipalidade não demonstrou interesse em assinar o termo.
Segundo Whitaker, caso a situação não seja normalizada, o MP poderá mover uma ação civil pública contra a prefeitura cobrando a normalização dos serviços de saúde.
O secretário de Saúde de Caraguá, Olegário Alves dos Santos, disse ontem que a prefeitura está aos poucos regularizando a situação. Segundo ele, as unidades de saúde começaram a receber medicamentos na terça-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Real Promoções sagra-se campeã do Barranco Alto
As três primeiras equipes foram premiadas com troféus e medalhas. O time campeão e o vice estão classificados para o Campeonato Regional da modalidade

Caraguatatuba - A 2ª edição do Campeonato Municipal de Futsal nos Bairros chega a final com várias disputas. Na terça-feira, 20, os times finalistas do bairro Barranco Alto entraram em quadra para disputar o título.
O primeiro jogo aconteceu entre os times Irmãos Metralhas e Parada X que brigaram pela 3ª colocação do campeonato. No tempo normal de jogo as duas equipes empataram de 4 a 4. A disputa foi para a prorrogação e o time Parada X venceu de 8 a 4 com gols de Eduardo e Valdir. Os gols do tempo normal foram marcados por Reinaldo (1), Eduardo (2) e Valdir Soares (4). O atleta Luciano Muniz marcou os 4 gols da equipe Irmãos Metralhas.
O título do campeonato foi disputado entre os times Real Promoções e União da Esquina. As equipes, que já garantiram classificação para o Campeonato Regional da modalidade, deram um show de gols durante a partida. Na briga pela vitória o Real Promoções não deu chance para o adversário e venceu de 9 a 6, sagrando-se campeã.
Os gols do Real foram marcados pelos atletas Denis (3), Maurício (3), Deivid (2) e Robson (1) e para a equipe União da Esquina marcaram os competidores Fernando (3); Zenon (2) e Edson (1).
As três primeiras equipes foram premiadas com troféus e medalhas. O Campeonato Regional da modalidade, ainda não tem data definida, devido às reformas da quadra da CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). (Fonte: PMC)

Germino congratula-se com Marcelo Bueno
Deputado recebe Moção pelos serviços prestados

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba retornou às Sessões Ordinárias da Casa de Leis em grande estilo. Além dos Requerimentos aprovados e suas falas sobre diversos assuntos, aprovou Moção de Congratulações ao Deputado Estadual Marcelo Bueno (PTB), pelos relevantes serviços prestados à população.
De acordo com a propositura, o Deputado trouxe para Caraguatatuba 40 quilometros de rede coletora de água e 3.400 novas ligações para os bairros do Mococa, Cocanha, Massaguaçu e Capricórnio, bem como a liberação de 6 ambulâncias e 2 viaturas para o Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba e São Sebastião.
Junto ao DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias), articulou a liberação de R$ 14,4 milhões para eventos e obras de infra-estrutura turística.
O Deputado tem conquistas nas áreas da Segurança Pública e Transportes, além do Saneamento Básico e Habitação. Para o Vereador o conjunto de todo este trabalho é o bastante para obter esta honraria. "O Deputado Marcelo Bueno tem feito muito pela nossa região, por nosso povo, pelos caiçaras que aqui habitam e vivem a luta de cada dia. Uma honraria como esta é pequena pelo currículo de vitórias e melhorias trazidas para Caraguatatuba e o Litoral Norte", disse Germino. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Comissão recebe DVD da Rede Globo
Globo Repórter de 2002 falou sobre a cidade de Macaé

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que acompanha a instalação da Base de Gás da Petrobrás, que deverá estar concluída em 2008 na cidade, recebeu uma cópia, em DVD, do Globo Repórter de 2002, com o título "Ilhas de Prosperidade". O programa, da Central de Jornalismo da Rede Globo de Televisão falou sobre a cidade de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. A Comissão é presidida pelo Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
A cidade, situada no litoral do Estado do Rio de Janeiro é o melhor exemplo para Caraguatatuba que receberá em breve uma Base de Gás da Petrobrás - Petróleo Brasileiro S.A. em 2008. Macaé recebeu no início da década de 90 uma unidade de Petróleo da mesma empresa, o que desencadeou grandes mudanças naquela cidade.
Estas mudanças foram abordadas no programa, que dura cerca de 15 minutos. As mudanças sócio-econômicas, culturais, financeiras e na geração de empregos e renda foram a principal tônica abordada pelo repórter Vinícius Dônola, que visitou a cidade.
A CAR encaminhou ofício ao Cedoc - Centro de Documentação da Rede Globo de Televisão, na cidade do Rio de Janeiro, que prontamente enviou um DVD com a gravação do programa Globo Repórter que abordou o assunto.
Com o DVD em mãos a Comissão quer analisar o que poderá mudar e acontecer no município até a inauguração da Base de Gás e posteriormente a sua instalação. O objetivo é o de orientar órgãos públicos e a população em geral de quais alterações poderá ocorrer e como o município deverá se preparar para isso.
Para o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), as conquistas de Macaé deverão ser copiadas, bem como seus erros analisados para que não se repitam. "Devemos aprender com os seus acertos e erros, repetindo e adequando as vitórias e não deixando acontecer os falhas, que podem ser prejudiciais aos contribuintes e a cidade como um todo", disse O Vereador gostou do que viu e espera poder orientar na implantação das melhorias. "Vimos que a mão de obra especializada deverá ser a principal tônica. O comércio e a construção civil tiveram um grande aumento e podemos, a partir daí, tirar proveito em benefício da cidade", finalizou.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Público degusta cultura caiçara na 9ª edição do Festival do Camarão

Caraguatatuba - A cultura caiçara foi deliciosamente degustada por moradores e turistas na praia do Camaroeiro entre os dias 15 e 18 de junho na 9ª edição do Festival do Camarão, evento realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Associação dos Pescadores Artesanais do Camaroeiro e Prefeitura Municipal por meio da Setur.
A abertura, no dia 15, às 12 horas, contou com a presença do Prefeito Municipal, José Pereira de Aguilar, presidente da Fundacc, Eloíza Antunes, Ricardo Ribeiro, secretário de Turismo, Diácono Joel, Cosme Damião, da Petrobrás, Maria Aparecida de Medeiros e Josenayde S. Enéas, do Sebrae, além de vereadores municipais, pescadores, e público em geral. Ao som da Banda Municipal Carlos Gomes, foi realizada a procissão de São Pedro e a benção do mastro erguido em nome dos Santos comemorados no mês de junho – Antonio, Pedro e João.
A festa transcorreu em clima festivo durante os quatro dias com inúmeras opções de pratos típicos, como o camarão com mandioca, bolinhos caiçaras e porções comercializadas pelas famílias dos pescadores nas 26 barracas de alimentação.
Um dos locais que mais atraiu o público foi a Casa da Farinha que realizou a “feitura” da farinha de mandioca, mostrando todas as fases até o produto final. Aos visitantes foram entregues saquinhos contendo a farinha, como lembrança do festival. A cunhagem da canoa, feita pelo pescador Baguinha também atraiu muitos turistas, ávidos em conhecer esse saber: como transformar um tronco de Guapuruvu, árvore nativa da região numa embarcação, usando somente ferramentas rudimentares como enxol goiva e prumo.
A Tenda das Artes que reuniu o melhor do artesanato identitário dos quatro municípios foi visitada por centenas de pessoas, que também adquiriram peças em vários materiais típicos da região.
A corrida de canoas e a canoa a pano, programada para acontecer dia 18 pela manhã, foi suspensa devido ao mau tempo, mas está prevista para acontecer no sábado, 24, a partir das 9 horas, na praia do Camaroeiro, com a participação dos pescadores das quatro comunidades de pescadores da cidade: Porto Novo, Camaroeiro, Cocanha e Massaguaçu.
Na tenda de recreação para as crianças, com brincadeiras oferecidas por estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Biologia, Normal Superior e outros, do Centro Universitário Módulo-Unimódulo, foi outro local muito freqüentado. As crianças participaram de oficinas aprendendo antigas brincadeiras dos caiçaras.
Alunos do curso de Turismo do Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte - realizaram pesquisa com o público presente levantando dados que serão de extrema importância para a avaliação do evento.
Grupos musicais da região animaram a festa durante os quatro dias, assim como as oficinas culturais e grupos da Fundacc, assim como grupos convidados como o Guaruçá, de Ubatuba, com um belíssimo trabalho musical folclórico sobre a região.
A homenagem aos pescadores antigos aconteceu na tarde de domingo, quando as famílias de Sebastião Dário e Dona Mariinha, juntas, participaram da cerimônia de entrega dos certificados e lembranças oferecidos pela Fundacc. Eles também assistiram ao vídeo produzido anualmente sobre o pescador artesanal, importante Patrimônio Imaterial, que este ano com o título Ritmo das Marés, com direção da jornalista Adriana Coutinho e pesquisa da historiadora Luzia do Prado, trouxe cenas e detalhes da vida difícil que os caiçaras levam, com seus saberes transmitidos a cada geração de pescadores.
Segundo Moacyr Frúgoli, presidente da Associação dos Pescadores do Camaroeiro, foram comercializados durante o festival 18 toneladas de camarão sete barbas, e três mil quilos de camarão rosa e branco – esse total abrange o camarão vendido nos boxes do entreposto e também utilizado nas barracas de alimentação. “A pesca esse ano não foi tão boa como a do ano passado. Não houve defeso. Isso também muda em relação à venda e ao consumo - não foi uma atração para o público, que já estava consumindo o camarão normalmente. Nos outros anos, as pessoas ficavam esperando o festival para comer e comprar. O preço, por conta de não ter muito pescado, também aumentou. Esse ano, tivemos que vender o camarão branco a R$23 reais. Em 2005 vendemos a R$18” comenta Frugoli. (Fonte: PMC)

Copa SESC chega na fase semifinal em Caraguá
As três primeiras equipes serão premiadas com troféus e medalhas. A campeã levará o troféu transitório da competição

Caraguatatuba - A Copa SESC (Serviço Social do Comércio) mais conhecida como a Copa do Comércio, chega na sua fase semifinal com disputas acirradas. O evento aconteceu na segunda-feira, 19, na Quadra Luiz Cláudio do Prado, no bairro do Tinga.
No primeiro jogo da noite a equipe Semar enfrentou o Lion Zeladoria e perdeu de 4 a 5, em seguida a equipe Promoções enfrentou a Center Trevo e venceu de 3 a zero.
O evento, que é organizado pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação em parceria com LIFUSAC - Liga de Futebol de Salão de Caraguatatuba e SESC São José dos Campos terá a final na sexta-feira, dia 23, e o título será disputado entre as equipes Lion Zeladoria e Promoções. Os times perdedores da semifinal irão lutar pelo 3º lugar do campeonato (Semar e Center Trevo).
As equipes campeãs levarão para casa troféus e medalhas. o campeão da copa também levará para casa o troféu transitório que está com a equipe União dos Mercados, campeã de 2005. (Fonte: PMC)

PAT de Caraguá realiza curso de capacitação para cadastrados

Caraguatatuba - O PAT, posto de atendimento ao trabalhador, mantido pela Prefeitura de Caraguá, realizou juntamente com o SERT, Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, o curso "Time de Emprego" para os trabalhadores cadastrados nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20.
O curso, com 16 horas de duração, é ministrado pela Intep (Instituto Nacional de Tecnologia, Ensino e Pesquisa) e tem por objetivo orientar as pessoas para buscarem vagas no mercado de trabalho. Segundo o Secretário de Administração, Pedro Ivo de Sousa Tau, "esta é mais uma forma da Prefeitura colaborar com os trabalhadores da cidade, no sentido de garantir melhores colocações no mercado de trabalho, por meio de atualizações profissionais, como este curso", disse.
Para a orientadora técnica do PAT, Vera Lúcia Magalhães Reis Albok "Eles aprendem como se comportar nas entrevistas e como fazer o currículo, além de noções de redação e aritmética", explicou.
Durante o curso, com oito horas diárias, os participantes, que foram divididos em duas turmas com 30 alunos cada, receberam além de todo material didático, café da manhã, almoço, café da tarde e vale transporte.
"Só foi possível fazer esse trabalho porque a Prefeitura de Caraguá, através do Secretário de Administração, Pedro Ivo, deu todo o apoio necessário", ressaltou Vera Albok.
Devido a grande procura, o PAT pretende abrir vagas para uma nova turma que deverá realizar o curso no próximo mês.
As pessoas interessadas em participar devem procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá, se cadastrar e incluir seu nome na lista para a próxima chamada do curso. É necessário levar a Carteira de Trabalho. O PAT fica na rua Taubaté, nº 520, no bairro do Sumaré. O horário de atendimento é das 8 às 16h30. Participe. (Fonte: PMC)

Pescadores do Camaroeiro ganham novas salas de limpeza de pescado
Comunidade pesqueira do Camaroeiro ganha novas salas de limpeza de pescado durante a 9ª edição do Festival do Camarão, neste domingo 18

Caraguatatuba - Durante a 9ª edição do Festival do Camarão, realizado pela FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) em parceria com a SETUR (Secretaria de Turismo) e Associação dos Pescadores do Camaroeiro, a Prefeitura Municipal entregou aos pescadores um presente. No último domingo 18, foram inauguradas duas salas de limpeza de pescado, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, que ganharam os nomes de José Benedito "Dudé" e Benedito Costa "Dito", como forma de homenagear em vida esses pescadores que tanto contribuíram para a preservação da história da pesca artesanal em Caraguatatuba.
Segundo explicou o prefeito José Pereira de Aguilar, a homenagem para Dito Costa e também para o Dudé partiu dos práprios colegas/pescadores da região, que elegeram ambos para darem seus nomes aos novos boxes de limpeza.
Além do prefeito Aguilar, participaram da inauguração a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, a presidente da FUNDACC, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, Secretários Municipais de Saúde, Olegário Alves dos Santos, de Meio Ambiente - representado na ocasião por César Viera Bisetto, entre outros, e ainda o presidente da Associação dos Pescadores do Camaroeiro, Moacyr Frugolli, familiares de Dito Costa e Dudé, o vereador Francisco Carlos Marcelino, o presidente do Caraguaprev, Francisco Conceição, e representantes da comunidade.
Segundo o prefeito, as salas de limpeza de pescado foram reivindicações antigas dos pescadores do Camaroeiro. "Nós estamos atendendo um pedido e cumprindo com a responsabilidade do Executivo. Essas salas possuem um sistema de drenagem das águas de limpeza com tratamento próprio, além da pintura e revisões hidráulica e elétrica do local. Tudo isso foi feito para melhorar o trabalho dos pescadores, para que eles não precisam mais realizar a limpeza ao ar livre, por falta de espaço", disse.
O prefeito aproveitou a ocasião para entregar a réplica das placas inaugurais ao homenageados, e foi presentado com uma lembrança, entregue pelo presidente da Associação de Pescadores, como forma de agradecimento pelo pedido atendido pela Administração Municipal. A cerimônia de inauguração foi finalizada com o descerramento das placas, com a participação dos pescadores Dudé e Dito Costa, e autoridades presentes.
Conheça os homenageados - Seu Dito Costa, como é conhecido e chamado, é considerado por sua grande importância dentro da comunidade pesqueira do município. Caiçara de família tradicional no município, seu Benedito Costa , hoje com 85 anos de idade, receberá esta homenagem, por sua contribuição à pesca no município. Esta que foi seu ofício durante quase toda a sua vida, também foi o sustento de toda a família durante quase setenta anos de trabalho no mar. Começou a pescar com 12 anos e com 18 anos tirou a carteira oficial de Pescador. Seu Dito lembra-se com saudade dos tempos em que os pescadores chegavam com cerca de 40 kg de camarão todos os dias e se sentavam na mureta para limpar o pescado, mas orgulha-se das conquistas dos pescadores de Caraguá. Seu Dito Costa orgulha-se de sua profissão, ama o mar e acredita que o pescador é mais valorizado hoje em dia.
José Benedito de Andrade, o seu Dudé, como é popularmente conhecido na cidade, pescou durante toda a sua vida, tendo parado por motivos de saúde. Com 68 anos, é considerado um grande pescador, um grande amigo e personalidade importante no meio caiçara. O pescador foi um dos reivindicadores do novo boxe para limpeza do camarão e também lutou junto aos pescadores por melhores benefícios à pesca no município, assim como para suas famílias. A pesca foi o sustento de sua família e é até hoje uma de suas maiores paixões. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá recebe "Troféu Super Cap Ouro 2006" por trabalho com ex-moradores de rua

Caraguatatuba - Considerado pela crítica especializada como o "Oscar Brasileiro", o "Troféu Super Cap de Ouro 2006" é destinado aos profissionais do setor artístico, jornalístico, público e empresarial, de todas as partes do país, que se destacaram no ano de 2005.
Por meio de pesquisas realizadas junto aos colunistas e jornalistas especializados, foram escolhidos os profissionais, nos diversos setores de atividades que receberão a premiação, na próxima segunda-feira 26, na Capital paulista.
Neste ano, o Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar foi um dos indicados a receber o prêmio Super Cap de Ouro, pelo seu trabalho junto aos moradores de rua desde a implantação do lar transitório, em dezembro de 2005. Também serão agraciados o apresentador de televisão Fausto Silva, o jornalista Leão Lobo, a joalheria S. Stein, o deputado Luiz Antônio de Medeiros, o músico Ed Carlos, entre outros.
Indicado pela colunista social Selma Gallo. Aguilar recebe o prêmio, em reconhecimento ao seu trabalho social na próxima segunda -feira 26 de junho, no circulo militar em São Paulo.
O PROJETO - O investimento no Social, por uma melhor qualidade de vida dos moradores, é uma das grandes prioridades da Administração Municipal. Pensando na possibilidade de recuperação dos moradores de rua, o Executivo implantou um lar transitório para ex-moradores de rua(mendigos, como são mais conhecidos), com apenas 11 meses de mandato. Desde então trabalho vem proprocionando bons resultados, por meio do trabalho realizado pela Associação Terapêutica Vida Nova, que administra o abrigo graças a uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por intermédio da Secretaria de Assistência Social.
Na realidade, a Prefeitura mantinha uma casa transitória, administrada por uma outra instituição beneficente, mas devido à localização central deste local de recuperação, muitas vezes os moradores de rua acabavam voltando para a cidade, uma vez que a política do lar transitório é deixar que as pessoas tenham a liberdade de chegar ou mesmo ir embora conforme sua própria vontade. A necessidade de tirar essas pessoas das ruas e recuperá-las para que pudessem voltar para suas casas(já que muitas delas têm famílias), fez com que o Executivo estabelecesse uma nova parceria, com outra instituição, com a proposta de despertar nos ex-moradores de rua a vontade de se libertar de vícios como álcool, drogas, ou trabalhar as questões psicológicas. Para isso, um novo espaço foi preparado, a cerca de 22km da região central, numa área verde de 16,5 alqueires, com 4 mil bananeiras, 1.200 coqueiros, 400 pés de acerola, além de um açúde com peixes, e área para o cultivo de horta e outras atividades. Denominado Recanto Santa Mônica, a instituição ganhou credibilidade graças ao trabalho da administradora Elzimara Souza Santana Junqueira e seu esposo, Jefferson Moreira Junqueira, que já foi morador de rua e conhece a realidade sofrida das pessoas que acabam afastando-se de suas famílias por problemas diversos. Desde a inauguração do espaço, no início de dezembro, centenas de pessoas foram recuperadas. Outro ponto importante deste trabalho foi identificar os moradores de rua que não tinham familiares em Caraguatatuba, proporcionando-lhes a chance de retornar para sua cidade de origem. O diferencial do programa de recuperação dos ex-moradores de rua é que ao chegar na fazenda, grande parte dos recuperandos sentiam-se motivados a resgatar sua dignidade. O espaço foi adequado para receber 40 pessoas, em 5 dormitórios femininos e 5 masculinos. Ao chegarem no Recanto Santa Mônica, os ex-moradores de rua passam por uma avaliação com psicólogo e equipe médica, recebendo a assistência necessária para não desistir da recuperação. Durante a fase de abstinência, eles participam de diferentes atividades com trabalhos de pintura, cestaria, artesanato, entre outros.
Segundo a coordenação da entidade, quando os ex-moradores de rua sentem segurança no sentido de evitar o álcool e as drogas, eles podem procurar trabalho, e recebem o apoio da Associação Vida Nova, que tem uma outra sede na região central, em regime semi-aberto - o interno pode trabalhar durante o dia e retornar ao centro de recuperação no período da noite.
Para o prefeito de Caraguatatuba, "é importante explicar à sociedade, que o intuito da administração não foi simplesmente tirar os mendigos da região central somente para deixar a cidade bonita para a temporada, e sim, buscar soluções para recuperar estes indivíduos, que têm famílias e encontram-se neste estado de abandono por problemas pessoais que não nos cabe julgar, e sim estendermos nossas mãos, exercitando nossa cidadania", disse.
O novo espaço foi locado e adaptado pela Prefeitura de Caraguá, pelo valor de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais), sob a administrado da entidade filantrópica Vida Nova, com valor total (incluindo a locação da fazenda) de R$ 16.800 (dezesseis mil e oitocentos reais).
Para o prefeito Aguilar, a implantação do Recanto Santa Mônica foi importante para mostrar o perfil da Administração Municipal que visa humanizar o trabalho da Prefeitura e resgatar valores perdidos. "Precisamos nos mobilizar para tentar ajudar o cidadão que está nas ruas. Não se pode acertar sempre, mas temos que dar o primeiro passo neste sentido, para cumprir nosso papel social, devolvendo a dignidade e o direito ao convívio familiar aos moradores de rua".
O TROFÉU - A tradição do Troféu Super Cap de Ouro Oscar Brasileiro (como é patenteado) remota desde 1959, quando na organização Vitor Costa com a apresentação de Hebe Camargo e Manuel da Nóbrega, em programa ao vivo, o jornalista Clovis G. Côrtes, fazia acontecer a entrega do Troféu Bandeirantes, aos melhores do ano como um incentivo aqueles que mais se destacaram em vários setores, troféu este recebido por governadores como José Bonifácio Coutinho Nogueira, em destaque social como o Conde Francisco Scarpa, artistas do mais alto gabarito. Em 1977 o jornalista Ronaldo Gonçalves Côrtes atualizou seu designer e pelas suas características ficou denominado como Super Cap de Ouro, um prêmio que parte de São Paulo para todo território nacional. Desde então, ano a ano a credibilidade, o respeito ao prêmio foi crescendo pela forma de escolha que é feita, inicialmente com pesquisas a colunistas e jornalistas, e posteriormente contando com a aprovação de uma comissão, constituída para este fim, em se tratando de artistas de uma emissora de televisão, como por exemplo, a Rede Globo de Televisão, os vários nomes sugeridos são enviados a mesma que endossa alguns em sua opinião, os quais são convidados e sempre dizem-se presentes.
Desde a época do Chacrinha, que afirmava em alto e bom som, em seus programas, que era um Troféu de alta credibilidade e que fazia questão de recebe-lo, o mesmo acontecendo até hoje em programas como Domingão do Faustão, complementando a responsável forma de seleção, a festa sempre foi do mais alto nível, dando inclusive toda cobertura aos artistas que vem de outras regiões, assim como hospedagem 5 estrelas, transporte em limusine e tudo mais que os mesmos merecem culminando com a recepção que é realmente hollywoodiana, desta feita o evento acontecerá no Círculo Militar de São Paulo, com jantar e coquetel, regado de bebidas finas e shows do mais alto nível. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juan pede CEI contra oposicionistas

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), protocolou na Câmara um pedido para abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito) contra cinco vereadores oposicionistas. Garcia quer que a CEI apure a legalidade de uma sessão realizada no dia 4 de abril, na qual não compareceram os vereadores da situação. Na ocasião, os vereadores de oposição aprovaram requerimentos cobrando informações da administração e a presença de secretários na Câmara. Para Garcia, a sessão foi ilegal, pois não havia quórum. O pedido de abertura de CEI foi encaminhado às Comissões Temáticas para análise. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião pronto para embarcar rumo aos 50º Jogos Regionais

São Sebastião - A Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) prepara a comitiva sebastianense composta por cerca de 400 pessoas, entre atletas, dirigentes e funcionários, com destino a cidade de Lorena, sede dos 50º Jogos Regionais, uma das disputas mais acirradas entre as cidades do interior paulista, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. As competições começam no dia 19 de julho e seguem até o dia 29.
Apostando no ‘prata-da-casa’, a Seesp estima que São Sebastião fique entre as 10 primeiras cidades colocadas na competição.
Este ano, São Sebastião compete com oito modalidades a mais que no ano de 2005: handebol feminino, caratê feminino e masculino, natação feminino e masculino, atletismo, ciclismo masculino, biribol, vôlei de praia feminino e masculino e tênis de quadra masculino.
Além destas, disputam também: handebol masculino, basquete feminino e masculino, bocha masculino, damas misto, futebol feminino e masculino, futsal feminino e masculino, judô, malha masculino, tae kwon do, tênis de mesa feminino e masculino, vôlei feminino e masculino e xadrez.
Preocupados com a acomodação dos atletas sebastianenses, funcionários da Secretaria de Esportes visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Leda Maria Bilard de Carvalho, local onde ficarão alojados os atletas.
Eles terão a disposição fisioterapeuta, enfermeiros e como novidade, um grupo de estagiários de Mogi das Cruzes, que estarão trabalhando com atendimentos fisioterápicos. A Secretaria de Esportes leva também um fisiologista para a recuperação dos atletas.
A chefe da delegação sebastianense e Secretária de Esportes, Raquel Buzi, conta que este ano os atletas sebastianenses e seus técnicos estão mais preparados para a competição.
“Os professores tiveram cursos de atualização, os atletas ganharam o Centro de Treinamento, que possui academia, piscina aquecida, entre outras coisas”.
Segundo a secretária, a Seesp investiu nos atletas da cidade, em vez de contratar jogadores forasteiros. “É uma forma de estimular, resgatar a auto-estima dos esportistas sebastianenses”.
A Secretaria de Esportes incentivou também as equipes de competição sebastianense a disputarem campeonatos dentro do Estado de São Paulo.
Para Raquel Buzi, as chances de medalhas estão com as equipes de damas, futsal masculino, malha, caratê e judô. “Temos outras expectativas, mas estas modalidades já subiram ao pódio nos Jogos Regionais ou venceram competições importantes este ano”.
A Seesp inscreveu também duas modalidades extras, futvôlei e jiu-jitsu. Os atletas disputarão pela cidade por conta própria, ou seja, não irão com a comissão.
Os atletas terão cinco refeições diárias, sendo que o almoço e jantar serão fornecidos, dentro do alojamento, por um restaurante de Lorena. As outras refeições serão preparadas pelos funcionários da cozinha da Secretaria de Esportes.
Comida com carinho e diversão garantida - Os atletas terão cinco refeições diárias, sendo que o almoço e jantar serão fornecidos, dentro do alojamento, por um restaurante de Lorena. As outras são realizadas pelos funcionários da cozinha da Secretaria de Esportes.
A cozinheira Maria Abreu trabalha nos Jogos Regionais há 18 anos e conta o quanto se envolve com os atletas, a ponto de se emocionar junto com eles.
“Me apego muito com eles. Quando chegam no alojamento e contam que venceram, dou pulos de alegria, mas quando perdem me dá um aperto no coração e tento fazer tudo para agradá-los”.
Maria diz que não perde tempo e também se diverte com as brincadeiras realizadas com os calouros. “Eu amo trabalhar nos Jogos Regionais. Ver os jovens se divertindo, o movimento no alojamento é muito bom”.
A Seesp prepara atividades para distrair os atletas quando estiverem fora do horário dos jogos, como pebolim, videokê, filmes e gincanas, como forma de diversão e integração dos atletas.
Jogos Regionais - Participarão da competição 50 municípios do interior paulista, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Serão mais de 8 mil atletas disputando os pódios da competição, que revela grandes talentos que poderão até, um dia, representar o país.
A história dos Jogos Regionais começou em 1950, quando algumas cidades por onde passava a estrada de ferro Sorocabana se uniram em Presidente Prudente para realizar o I Campeonato Aberto da Alta Sorocabana. Aprovando a idéia, dois anos mais tarde outros 16 municípios servidos pela estrada de ferro Noroeste do Brasil, incluindo Bauru, reuniram-se também, em Guararapes, para os I Jogos Noroestinos.
Em 1953, as duas disputas foram oficializadas, sendo incluídas no calendário de eventos do Departamento de Esportes de São Paulo, hoje a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. O IV Campeonato Aberto da Alta Sorocabana foi novamente sediado em Presidente Prudente, reunindo 1.200 atletas de 22 cidades. Os II Jogos Noroestinos foram realizados em Araçatuba, com cerca de 1 mil concorrentes de 16 cidades.
Em 1954, com uma mudança promovida no Departamento de Esportes, os jogos passaram a ser organizados com maior cuidado. Em 1956, receberam o nome de Jogos Regionais e foi declarado o objetivo de atrair todas as cidades do Estado à prática esportiva, por menores e por mínimas que fossem suas participações. Neste ano, foi incluído o tiro ao alvo entre as modalidades já praticadas.
Paralelamente, surgiram os Jogos do Vale do Paraíba que seriam oficializados no ano seguinte, em 1957, promovendo a inclusão, também da competição de malha no campeonato.
Em 1970, o Departamento de Esportes de São Paulo anunciou uma alteração nas regras dos Jogos Regionais que mudaria o perfil dos atletas. A partir de então, os Regionais seriam classificatórios para os Abertos do Interior. Com isso, os organizadores obrigavam os municípios a um aprimoramento técnico cada vez maior, com mais empenho, garra e interesse.
Com esta novidade, o Estado passou a ser dividido em cinco regiões: Norte (região de São Paulo, Rio Preto e Araçatuba), Sul (cidades da Grande São Paulo e região de Sorocaba), Leste (região de Campinas e Ribeirão Preto), Oeste (região de Bauru e Presidente Prudente) e Litoral (regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral). (Fonte: PMSS)

Seesp leva ‘Esportes e Lazer nos bairros’ a Maresias

São Sebastião - No próximo sábado, 24, é a vez da ‘garotada’ de Maresias curtir uma tarde agitada de brincadeiras saudáveis. O projeto ‘Esportes e Lazer nos bairros’, promovido pela Secretaria de Esportes de São Sebastião, estará na Escola Municipal Dulce César Tavares, a partir das 14h.
Para receber a participação de cerca de 600 crianças e adolescentes, a Seesp prepara uma programação para ‘ninguém ficar parado’. São brincadeiras, clínicas de futsal, além de outras modalidades.
Já os profissionais da Secretaria de Esportes organizam as atividades e dão dicas importantes de iniciação em diversos esportes durante o dia.
O intuito do ‘Esporte e Lazer nos bairros’ é fazer com que as crianças, de todos os cantos do Município, tenham um momento de lazer e integração social. Além disso, o projeto promove uma tarde de muitos sorrisos e prática esportiva para a criançada.
A proposta da Seesp é levar o programa a diferentes regiões de São Sebastião, proporcionando lazer, esporte e diversão a todas as crianças da cidade. O projeto iniciou em abril deste ano, e já levou atividades para Jaraguá, Boiçucanga e Topolândia. (Fonte: PMSS)

Arraiá no Paço promete animar servidores públicos

São Sebastião - São João e Santo Antônio invadem o Paço Municipal de São Sebastião na próxima segunda-feira, 26 de junho, com o ‘Arraiá no Paço’. Durante a festa, que promove a integração dos servidores públicos das Secretarias de Governo, Fazenda, Administração e Gabinete, ‘rolarão’ muitos comes e bebes.
Uma mesa é montada no meio do Paço Municipal, onde são colocados uma diversidade de alimentos que cada funcionário traz. Além disso, uma bela decoração completa o figurino da festa.
Com início às 8h da manhã, a mesa continua montada ao longo do dia, para que os munícipes venham à Prefeitura e degustem as delícias da festa junina.
O primeiro ‘Arraiá no Paço’ aconteceu no ano passado, onde todos os servidores participaram.
Festa Junina - Iniciou com as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Saúde atinge cerca de 87% das crianças do município

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião (Sesau) conseguiu atingir 87,75 % das crianças do município na Campanha da Multivacinação.
Cerca de 300 funcionários trabalharam nos 19 dias de campanha, disponibilizando 25 postos fixos e nove volantes para a maior comodidade da população.
De acordo com a Secretaria da Saúde, por não ter atingido a meta inicial de 95% da população, a criança que ainda não tiver tomado a vacina poderá procurar a unidade do Posto da Saúde da Família do seu bairro para tomar a gotinha.
Para atender a demanda municipal foram encomendados mais de 11,5 mil doses da gotinha contra paralisia infantil, alvos principais da campanha.
A Secretaria da Saúde informou que muitas crianças tiveram suas carteirinhas atualizadas na Campanha da Multivacinação, com a oportunidade de tomar as doses que faltavam na carteirinha.
Além das vacina contra a paralisia infantil, a Secretaria de Saúde também proporcionou as vacinas BCG, Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), Tríplice (Tétano, Coqueluche, Difteria) e Tetravalente (DPT, hemófilos). (Fonte: PMSS)

Projeto Atividade realiza “Arraiá”

São Sebastião - Criado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, o Projeto Atividade promove na próxima segunda-feira (26/06), no Tebar Praia Clube, a partir das 15h, um “Arraiá”.
Segundo o Fundo Social, a festa contará com uma grande quadrilha com os idosos e música ao vivo. Além disso, os alunos também levarão um prato de doce ou salgado para fazer uma confraternização. Haverá também quentão e vinho quente.
“Será mais uma atração aos nossos alunos, um momento de lazer para que possam se divertir em um ambiente gostoso”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota. (Fonte: PMSS)

Prefeitura prepara torneio de futsal para servidor público

São Sebastião - A Secretaria de Esportes de São Sebastião estará realizando entre os dias 26 e 30 de junho, a partir das 19h, na quadra da Rua da Praia, o torneio de futsal para servidores.
O objetivo da competição é incentivar a prática esportiva, o espírito de equipe e principalmente preparar os servidores para as Olimpíadas deste ano. Cada Secretaria poderá inscrever 15 atletas por categoria, feminino e masculino. Podem participar das competições qualquer servidor público ou estagiário de ambos os sexos.
De acordo com o diretor de Eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva, as inscrições devem ser realizadas através das fichas que foram enviadas às secretarias até o dia 23 de junho.
As fichas devem ser entregues na sede da Secretaria de Esportes, localizada na Rua Euclides de Mattos, número 220, no Topovaradouro.
Segundo Reis, no ato da inscrição o servidor público ou representante da equipe deve levar um comprovante do setor em que trabalha. (Fonte: PMSS)

Alunos UNIMÓDULO organizam 'Festival Universitário de Inverno na Praia'

São Sebastião - Festival, que será realizado em 7, 8 e 9 de julho, prevê atividades
acadêmicas, esportivas e sociais
Os alunos do 3º e 5º semestre do curso de Educação Física do - Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, estão organizando para os dias 7, 8 e 9 de julho, o 1º FUIP - Festival Universitário de Inverno na Praia. Além das atividades esportivas, estão previstas, também, atividades acadêmicas e sociais.
As atividades acadêmicas acontecerão no UNIMÓDULO e as atividades esportivas nas praias Martin de Sá e Indaiá. As atividades sociais ainda não têm local definido, mas já estão sendo organizadas por alguns alunos.
Poderão participar da FUIP estudantes do UNIMÓDULO, da UNITAU (Universidade de Taubaté) e da FASS de São Sebastião, e as inscrições prévias podem ser feitas com os alunos do UNIMÓDULO.
De acordo com o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa, o 1º FUIP tem o objetivo de agregar valores aos moradores e estudantes do Litoral Norte e, para isso, os alunos estão aprendendo a desenvolver o empreendedorismo. As atividades acadêmicas serão voltadas para assuntos da natureza, da praia e do desenvolvimento sustentável da região e de seus moradores.
As atividades esportivas terão o objetivo de agregar pessoas, fazer amizades, e os festivais das modalidades não estarão voltados para um vencedor, mas para a participação de todos, e o máximo possível. "Cada equipe jogará no mínimo três vezes, e nunca o perdeu está fora! Nossa intenção é fazer com que os participantes queiram voltar porque sua participação foi efetiva. O regulamento das modalidades está sendo feito com esse objetivo e as premiações também serão voltadas à participação e não somente à vitória, nas quadras", explicou o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa. (Fonte: PMSS)

Evento sócio-ambiental levará qualidade de vida à Costa Sul em julho

São Sebastião - A baixa temporada vem com tudo para agitar os turistas e munícipes de São Sebastião. A Praça Pôr-do-sol, localizada no bairro de Boiçucanga, Costa Sul do município, receberá a segunda edição do “Terra Deusa – Encontro de ecologia pessoal e sócio ambiental”, que oferecerá mais uma opção de atrativo turístico fora da temporada de verão.
O evento tem a organização de Malu Moreira, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Acontecerá entre os dias 22 e 29 de julho, sempre das 10h às 22h.
Malu Moreira conta que o tema do evento é voltado para a sustentabilidade e as questões ambientais que são assuntos atuais no município.
“Esperamos um público mais consciente sobre o meio ambiente. As pessoas poderão encontrar atividades como ioga, biodança e oficinas para a fabricação de objetos de sucata”, destacou a organizadora do evento.
A 2ª Edição do “Terra Deusa” oferecerá atividades voltadas à ecologia pessoal como práticas, vivências e terapias naturais para o autoconhecimento e melhor qualidade de vida, assim como a ecologia sócio-ambiental, que oferecerá além das oficinas de fabricação de objetos de sucata, passeios ecológicos de integração e sensibilização junto às forças da natureza. A 1ª Edição aconteceu em julho de 2005.
“O Terra Deusa será um evento com o objetivo de criar referência turística no calendário da cidade, contribuindo com reflexões e ações destinadas à sustentação da vida”, explicou Malu Moreira.
O cronograma de atividades ainda está sendo elaborado, mas já incluem teatros, ritos tibetanos, mantras e saudação ao sol. Também está sendo elaborada uma programação especial para lembrar o dia 25 de julho, onde se comemora o Dia Mundial da Paz. Mais informações sobre o ‘Terra Deusa’ podem ser obtidas com a Sectur, através do telefone (12) 3892-2620. (Fonte: PMSS)

Regata de Canoas de Boiçucanga reunirá pescadores da cidade

São Sebastião - Fé, tradição, diversão e competição se unem no próximo domingo, 25, na Praia de Boiçucanga, a partir das 10h da manhã. A Secretaria de Esportes de São Sebastião, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, promove a 9ª Regata de Canoas.
Realizada em comemoração ao santo dos pescadores, São Pedro, a competição se tornou uma tradição caiçara que reúne ‘canoeiros’ de diversos bairros de São Sebastião, com participação também de Ilhabela.
Uma das integrantes da comissão organizadora, Lavínia de Matos, conta que a competição já existe há 20 anos, mas por muito tempo foi interrompida. “A corrida de canoas é sempre realizada no domingo anterior a Procissão de São Pedro. Participam da competição mais de 50 pessoas”.
Lavínia conta que este ano a comissão enviou cartas a hotéis, pousadas e restaurantes da região para que estejam cientes do evento no local. “Conseguimos também cestas básicas e brindes que foram doados pelo comércio local como premiação para a regata”.
As competições serão de caiaque, canoa tradicional, esta dividida em três categorias: um, dois e três remos.
Durante o evento, a Seesp deixará a disposição uma quadra de vôlei na areia para quem quiser se distrair enquanto ocorrem as competições.
Já estão confirmadas as participações dos pescadores da Ilha de Montão de Trigo, Paúba, Maresias, Juquehy, Juréia e Barra do Una. As inscrições devem ser feitas no dia e no local. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi


Guarda Municipal de Ubatuba apreende droga e produtos de roubo

Ubatuba -A Guarda Municipal de Ubatuba ao efetuar rondas de rotina, abordou a transeunte J.S.O., que estava em atitudes suspeitas. Ao efetuar busca pessoal foi encontrado com J., um tijolo de maconha e R$ 66,00. Segundo palavras de J.S.O. (com várias passagens por órgãos policiais) a droga seria entregue na cidade de Taubaté. Conduzida à delegacia, foi lavrado auto de prisão em flagrante por incurso no artigo 12 da Lei de entorpecentes (tráfico) e J.S.O. ficou recolhida à disposição do Ministério Público.
Mais dois detidos - A GMU foi comunicada sobre um roubo ocorrido no bairro do Perequê-Açu. Ao efetuar a ronda no bairro abordou duas pessoas com dados semelhantes aos informados pela vítima e após busca pessoal, foram apreendidos dois revólveres calibre 32, municiados, um aparelho de telefone celular e dois relógios. Conduzidos à delegacia D.L.O. e D.S.F. foram reconhecidos como autores do delito e recolhidos à cadeia publica. (Fonte: PMU)

Disputa acirrada por vaga nas semifinais da Copa Felipe Garcez de Futebol Society

Ubatuba -As emoções da “1ª Copa Felipe Garcez” de Futebol Society, promovida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vão chegando à reta final. Faltando apenas três rodadas para conhecer os semifinalistas, existem sete equipes lutando por quatro vagas.
No grupo A, Planstel, Ronaldo, Engº Ailson e Sertão do Sérgio estão empatadas com seis pontos ganhos. A situação da chave começa a ser definida na próxima sexta-feira, 23, com a partida Planstel X Sertão do Sérgio. Na segunda-feira, 26, as partidas Aeroporto X Sumidouro e Engº Aylson X Ronaldo definem os dois semifinalistas da chave.
No grupo B a rodada começa na quarta-feira, 21, com as partida FFC X Chácara, que precisa da vitória, pois ocupa a terceira colocação da chave com sete pontos; o FFC está em quarto com seis pontos e com remotíssimas chances de classificação. A equipe da SMEL, que lidera a chave com 10 pontos enfrenta o JK, que tem 9 pontos na sexta-feira, 23.
As partidas acontecem a partir das 20h, na quadra da Piscina Municipal.(Fonte: PMU)

Campanha do Agasalho movimenta alunos da rede municipal de Ubatuba

Ubatuba - Uma gincana animará os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba para colaborar com a Campanha do Agasalho 2006. A cada 500 peças arrecadadas a unidade escolar recebe um cupom para concorrer a um aparelho de TV, que será sorteado no dia 24.
Já a Secretaria de Educação do Estado promoveu um concurso de frases sobre o significado da palavra doar. No Litoral Norte os vencedores foram Felipe da Silva Girotto e Ana Nery Queiroz dos Reis da E.E. Prof. Ângelo Barros de Araújo, de Caraguatatuba com a frase "Doar é despir-se dos preconceitos e vestir-se de solidariedade”.
Carreata - A cidade já se mobiliza para a carreata do próximo dia 24. A SABESP e a Elektro colocarão toda a sua frota nas ruas para coleta de doações. Os funcionários dos Correios atuarão na região central, recolhendo as doações. A Guarda Municipal de Ubatuba também disponibilizou viaturas para coletar agasalhos e a Guarda Mirim também estará com boa parte de seus jovens dando mais uma lição de cidadania e solidariedade.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar acredita que se todos colaborarem mais pessoas serão atendidas. “As doações de agasalhos e cobertores para a campanha vem aumentando ano a ano e com isso os moradores de Ubatuba têm amenizado, cada vez mais, o frio da população mais carente”, disse Denise.
A concentração das equipes acontece a partir das 8 horas, em frente ao Centro de Informações Turísticas, na Avenida Iperoig. A equipe Norte fará coletas nas principais ruas dos bairros Perequê-Açu, Itamambuca, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha e Pedreira; a equipe Sul percorre Estufa 1, Itaguá, Praia Grande, Perequê-Mirim, Lagoinha, Maranduba , Sertão da Quina; a equipe Oeste visitará Jd. Carolina, Bela Vista, Marafunda, Samambaia, Ipiranguinha, Morro das Moças e Ressaca.
Comunidades dos bairros que não serão visitados pela carreata podem solicitar a retirada de sua arrecadação através do telefone 3834-1064. O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba tem como parceiros na Campanha do Agasalho 2006 a Sabesp, Correios, Elektro, Unitau, Guarda Municipal de Ubatuba, Supermercados Paulista, Guarda Mirim, Rotary Club, Associação dos Aposentados e Igreja Ágape. (Fonte: PMU)

Semifinais do Campeonato de Basquete Masculino acontecem nesta sexta-feira

Ubatuba -As semifinais do “3º Campeonato Municipal de Basquete Masculino” de Ubatuba acontecem nesta sexta-feira, 23, no Ginásio de Esportes Tubão. A primeira partida, Prato Cheio X Tachão, começa às 19horas e em seguida jogam Tortilhão X Hlera. Os vencedores fazem a final do torneio, no dia 30, e os perdedores, no mesmo dia, lutam pela medalha de bronze.
Retrospecto - Na fase classificatória, Prato Cheio e Tachão fizeram um jogo bem disputado e a vitória do Prato Cheio foi por apenas 3 pontos de diferença (92 a 89); Tortilhão e Hlera não se enfrentaram, devido a um duplo W.O. (Fonte: PMU)

Ismael a uma vitória do título do Campeonato Fraldinha de Ubatuba

Ubatuba -A equipe do Ismael Comida Caseira precisa apenas de uma vitória para comemorar o título de 2006 do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles. Após os resultados da sétima rodada, somente a equipe do Marconi pode alcançar o time do Ismael na tabela, ainda assim precisando do auxílio de outras equipes. Ao vencer o time do Irmãos Ribeiro por 4 a 0, o Ismael abriu quatro pontos de vantagem sobre a equipe do Marconi, que também venceu na rodada (4 a 3 sobre o Jija Auto Posto).
Para o time do Ismael, uma vitória na próxima rodada garante o título por antecipação.
O Marconi precisa vencer os dois jogos que restam (Mercado 24 horas e Varejão Santa Rita) e torcer por, pelo menos, uma derrota e um empate do Ismael (Auto Posto e Mercado). A oitava rodada acontece no sábado, 24, a partir das 10hs no Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo.
Resultados da sétima rodada:

Irmãos Ribeiro 0 x 4 Ismael, Varejão santa Rita 2 X 1 Mercado 24 horas, Rei do Camarão 1 X 1 Smidi Calçados, Marconi 4 X 3 Jija, Baleia Branca 2 X 2 Rossi Calçados.

Classificação
1º - Ismael, 19 pontos; 2º - Marconi, 15 pontos; 3º - Mercado 24 Horas, 12 pontos; 4º - Smidi, 10 pontos; 5º - Jija, 8 pontos; 6º - Rei do Camarão e Varejão, 7 pontos; 8º - Irmãos Ribeiro 6 pontos; 9º - Rossi, 5 pontos; 10º - Baleia Branca, 4 pontos.

Próxima rodada 24/06
Irmãos Ribeiro X Rossi Calçados, Ismael X Auto Posto Jija, Rei do Camarão X Varejão Santa Rita, Marconi X Mercado 24 horas, Baleia Branca X Smidi Calçados.  (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza III Encontro das Associações de Bairro

Ubatuba -A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários promove, neste sábado, 24, o III Encontro das Associações de Bairro de Ubatuba. O evento, que acontecerá na E. M. Pres. Tancredo de Almeida Neves, a partir das 8h30, contará com a presença do prefeito Eduardo César, além de seus secretários e assessores. Cerca de cem representantes de associações de bairro do município foram convidados para participar do encontro. Na ocasião, as Secretarias montarão estandes onde os representantes poderão tirar suas dúvidas e conversar diretamente com os secretários.
Segundo Eduardo Cesar, o principal objetivo do Encontro é promover maior aproximação entre presidentes de associações e o prefeito e sua equipe. “As associações de bairro são uma importante ferramenta de participação popular nas decisões da Prefeitura. Por isso, é muito importante que os líderes comunitários conheçam os projetos e ações do Executivo no município como um todo. É preciso que a comunidade se envolva nas discussões e planejamentos para o futuro de Ubatuba. Se queremos uma cidade melhor, todos precisamos assumir essa responsabilidade”, finaliza o prefeito. (Fonte: PMU)

Plano Litoral Saúde normaliza atendimento

Ubatuba -A Operadora de Saúde da Santa Casa, chamada Litoral Saúde, está passando por um processo de normalização, depois de um período de crise que resultou em falta de atendimento em diversas áreas. A partir de agora, os associados poderão contar com médicos em todas as especialidades, laboratórios, raio-X, ambulatório e internações em enfermaria ou quarto particular. Além disso, os antigos clientes poderão voltar a pagar o plano sem necessidade de carência. O Litoral Saúde é uma operadora filantrópica, que reverte seus lucros para a Santa Casa.
De acordo com documentação gerada pelo antigo administrador da Santa Casa, Marcus Prata, o Plano Litoral Saúde dava um prejuízo de R$ 130 mil ao hospital. Após assumir a administração da Santa Casa, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde pediu uma auditoria ao Ministério da Saúde para saber a real situação em que o plano se encontrava e se havia possibilidade de mantê-lo funcionando. O secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco, afirma que ficou provado que a manutenção do plano é vantajosa. “A auditoria mostrou que, ao contrário do que se pensava, além do Litoral Saúde ser um plano viável, ele é também uma parceria interessante tanto para o município quanto para os usuários”.
Ainda segundo o secretário, o Litoral Saúde representa uma maneira da população financiar a assistência hospitalar do município, uma vez que a Santa Casa, por sua formatação, deve ser mantida pela comunidade. Para os usuários, as vantagens consistem em maior agilidade no atendimento, local diferenciado e garantia de atendimento em todas as especialidades. (Fonte: PMU)

Moradores do Taquaral não querem que a CDHU construa mais casas populares no bairro.
De acordo com a Associação dos Moradores do Bairro do Taquaral, o Projeto CDHU fere o Direito da Consulta Popular, exigida pela Lei 10 257/0, e a Lei de Impacto Ambiental.


Ubatuba -Os moradores alegam que a CDHU não ouviu a comunidade para saber da necessidade de se construir mais casas populares na região. Outro impedimento considerado por eles, é que existe um lençol de água, há, mais ou menos, um metro e meio de profundidade, bem próximo ao Rio Grande, no local destinado para a prática do projeto, o que fere a Lei de Impacto Ambiental.
Os representantes da SABATA, Wilson e Sebastião Fernandes dos Santos, com o apoio do vereador Jairo dos Santos, PT, e a presença do assessor parlamentar do vereador Claudinho Gulli, PMDB, Maurício Domingues da Costa, e de vários moradores das casas já existentes da CDHU e da Vila Suré, participaram de uma reunião, no dia 08 de junho, na Escola "José Simião", no Taquaral.
Eles lamentaram a ausência do prefeito Eduardo César na reunião que foi agendada por ele mesmo. Uma assessora da Prefeitura tentou desmarcar, mas não foi possível, porque estava muito próximo do horário combinado. O prefeito, segundo ela, teve de comparecer a uma outra reunião, no bairro do Perequê-Açu.
Além do tema principal do encontro, que foi a decisão dos moradores de dizerem não ao Projeto CDHU, eles queriam também, discutir outras reivindicações, inclusive, já enviadas ao Executivo, como aproveitar, transformando em área de lazer, ou em um Parque Municipal Sustentável, o local reservado para a construção das casas da CDHU.
Agora, a Sociedade de Amigos do Bairro do Taquaral já marcou uma outra reunião, na Escola "Richard Juarez Gobbi", no Taquaral, no próximo dia 23 de junho, às 19:30 horas, estendendo convites para todos os moradores, representantes do Legislativo e para o prefeito Eduardo César. Eles vão discutir o Plano Diretor Participativo, dando ênfase às questões do Projeto CDHU. (Fonte: Assessoria de Jairo dos Santos)

Ubatuba Prepara-se Para o IV Congresso Ágape Internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape vai realizar, de 21 a 25 de junho, de 4ª feira a domingo, o IV Congresso Ágape Internacional. O novo templo da Ágape vai sediar mais este evento, que vem equipar e fortalecer o Corpo de Cristo.
Com o tema: “Face a Face”, o congresso vai reunir os membros das Igrejas Ágape em Paraty, São Paulo, Taubaté, Portugal, e das células da Ágape em Caraguatatuba, São José dos Campos, Caçapava, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Casa Branca, Itatiaia (RJ), Curitiba (PR) e de Moçambique, na África. Espera-se também a presença dos mais de 500 visitantes de outras igrejas de Ubatuba e de diversas cidades, que estiveram presentes nos anos anteriores, para cinco dias de encontro dos adoradores com o Deus vivo, Pai de Jesus Cristo.
A organização e infra-estrutura estão sendo preparadas pelos membros da igreja, como nos anos anteriores. A entrada é franca.

“FACE A FACE”
IV CONGRESSO ÁGAPE INTERNACIONAL
Ubatuba – SP - 21 a 25 de junho de 2006

“Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”
 
(Salmo 24:6)
 

Estima-se que a estrutura envolva cerca de 150 voluntários, membros da Ágape, entre organizadores e equipes de montagem, recepção, vendas nos stands de livros, CDs, DVDs, camisetas, setor de alimentação, divulgação, palco, segurança, intercessão, som, iluminação, filmagem, decoração, recepção e limpeza. Todos estão empenhados em dar o melhor de si para a realização de mais este evento.
A divulgação do evento já começou, através da Rede Ágape na TV e da distribuição de 2000 folder’s e 1000 cartazes.
As palestras terão cobertura da TV Iperoig, programa da Rede Ágape, e serão gravadas em cds e dvds, que estarão à disposição na Livraria Semente Ágape, onde você pode adquirir também a camiseta do congresso.
Consulte a programação na última página do Informágape.

PALESTRANTES

Alexandre A. Nunes - Autor de “Teu Rosto Resplandecerá”, tem como marcas de seu ministério o evangelismo e estabelecimento e fortalecimento de igrejas. É apóstolo e pastor-presidente da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba, onde foi implantada a Restauração do Tabernáculo de Davi, com adoração e intercessão ininterruptas, 24 horas por dia, desde março de 2003.

Anderson Ferreira - É missionário, enviado por Ubatuba juntamente com sua esposa e filha para Maputo (Moçambique), onde está implantando a Igreja Evangélica Ágape em continente africano.

Samuel Bandeira - É pastor da Igreja Evangélica Ágape - Ministério Ubatuba em Lisboa (Portugal) há mais de 4 anos. Tem estabelecido a comunhão entre portugueses, brasileiros e africanos, consolidando uma forte liderança local.

Guilhermo Lossio – É peruano e foi ordenado ao ministério em 1992. Fundou a Rede Internacional de Conquistadores, desenvolvendo um plano de conquista a partir do Brasil para as nações. Recebeu reconhecimento internacional como profeta em 2003 e está implantando Redes Proféticas no Brasil, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, México, Nicarágua, entre outras nações.

Michael Shea - É norte-americano, arraigado no Brasil há 23 anos.  Formado pela Asbury College (bacharel) e Asbury Seminary (mestrado) é diretor do ministério Casa de Davi que cuida do Centro Brasileiro de Adoração em Londrina, PR.  Seguindo uma direção profética, estão mobilizando adoração 24 horas/dia para o Corpo de Cristo. 
 

PROGRAMAÇÃO
 

21/06 Quarta-feira 19:30 h
Missionário Anderson Ferreira (Moçambique)

22/06 Quinta-feira 19:30 h
Pr. Samuel Bandeira (Portugal)
23/06 Sexta-feira 19:30 h
Ap. Alexandre Nunes (Brasil)

24/06 Sábado
Profeta Guillermo Lócio 14:30 h (Peru)
Ap. Mike Shea 19:30 h

25/06 Domingo
Ap. Mike Shea 9:00 h (Estados Unidos)
Ap. Mike Shea 19:00 h
Ap. Alexandre Nunes 21:00 h

 

O louvor e a adoração ficarão por conta da Casa de Davi (ap. Mike Shea) e do Ministério Vento do Espírito (Ágape).

INFORMAÇÕES
12- 3832-1974
agapeubatuba@hotmail.com

Festa da Tainha e Festival de Inverno na Praia da Maranduba


Ubatuba - A ASSOCIAÇÃO MAR VIRADO DE TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, com o apoio da Secretaria de Turismo “SETUR” e a Fundação de Arte e Cultura “FUNDART”, promoverá nos dias 23, 24,30 de junho e 1º de julho a 3ª Festa da Tainha, na Praça de Eventos da Maranduba. Praia da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego)
O evento contará com Shows com artistas regionais, apresentação de Grupos de Capoeira, Dança Country e Quadrilhas.
O convite custará para compra antecipada até 17/06 R$ 18,00 após esta data R$ 20,00 e dará direito a uma tainha assada acompanhada de arroz farofa e maionese.
15 Associações de Bairro e Grupo de Jovens estarão participando com suas barracas oferecendo quitutes típicos e caipiras, além de brincadeiras tradicionais de Festas Juninas. Nossa Feira de Artesanato também se fará presente, e continuarão em todos os finais de Semana do mês de Julho formatando o 1º FESTIVAL DE INVERNO, com apresentações de Bandas de Samba, Sertanejo, Hip-Hop, Reegae, e outros.
SERÃO 6 FINAIS DE SEMANA CONSECUTIVOS DE MUITAS BRINCADEIRAS E ALEGRIA. – VENHAM PARTICIPAR!!!
CONTATOS adrigrammont@terra.com.br 
adrigrammont@hotmail.com


 

Semana de 23/06 à 29/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs -19:20 hs -21:00 hs(No sábado,domingo também ás 14:20 hs)

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Poseidon"
Ás 15:00 hs -17:00 hs - 19:00 hs- 21:00 hs
 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Fantasia de tico-tico

Eu queria dançar
Igual ao tangará
Para encanta-la
E você me reparar
Eu queria cantar
Igual ao sabiá
Para encanta-la
E você se enamorar
Eu queria vestir as cores
Do bonito terê
Para encanta-la
E você se apaixonar
E eu, afinal, ter
Um tico-tiquinho docê.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Fogo ©Juliano Gregori

Fogo
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor