Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 26 de Junho de 2006 - Nº 1550 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Jovens são mortos a tiros em Caraguá
Grupo defende uso comercial de sementes nativas
Inscrições para a Copa de Jiu Jitsu termina nesta segunda-feira, 26
Representante de Caraguá no concurso Visual Class será definido na próxima semana

Ilhabela
Peça teatral mostra a importância da preservação para o meio ambiente

São Sebastião
Menor atira contra homem após discussão
São Sebastião ganha Divisão de Esportes Náuticos
Paulo Julião é condenado por contratação irregular de empresa de consultoria
Secretaria de Esportes realiza o I Festival Caiçarinha de Futebol
Projeto Atividade realiza “Arraiá”
Termina neste sábado a XVII Jornada de Saúde
EMEI Algodão Doce realiza “Tarde da Macarronada”
Juquehy recebe torneio de vôlei de praia


Ubatuba
Professores da rede municipal de ensino participam de programa de saúde bucal
Vôlei de Ubatuba começa luta pelo ouro na LIVOVALI
Prefeito discute Agenda 21 com representantes de todo o Litoral Norte
Expediente será encerrado às onze horas na próxima terça-feira
Litoral saúde realiza manhã de prevenção de diabetes na Prefeitura
Santa Casa agradece Fundo Social de Solidariedade
Miltinho Edilberto é grande atração da 83ª Festa de São Pedro
Professores da rede municipal de Ubatuba discutem escolha de livros didáticos para 2007

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Jovens são mortos a tiros em Caraguá

Caraguatatuba - Duas pessoas foram mortas na madrugada de ontem em frente a um bar no bairro Caputera, em Caraguatatuba. O duplo homicídio ocorreu por volta da 1h, na rua Princiliana de Castilho.
Segundo a Polícia Militar, Clovis Tinioli Galdino da Silva, 23 anos, foi morto com vários tiros e Tau Amin Peres do Nascimento, 22 anos, com um tiro na cabeça.
De acordo com a polícia, Silva e Nascimento estariam no bar, quando dois homens em uma moto passaram pelo local e efetuaram os disparos, fugindo em seguida.
INVESTIGAÇÃO - A polícia foi acionada, mas quando chegou ao local, os dois já estavam mortos. Os suspeitos não foram identificados e estão sendo procurados pela polícia.
Segundo o IML (Instituto Médico Legal) de Caraguatatuba, até a tarde de ontem os corpos das vítimas ainda não haviam sido liberados. A polícia suspeita que o crime foi motivado por vingança.
Até a noite de ontem, nenhum suspeito do duplo homicídio havia sido preso. O caso foi registrado no plantão e deve ser investigado pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais).
VIOLÊNCIA - De janeiro a maio deste ano, em Caraguatatuba, 38 pessoas foram mortas a tiros. Desse total, 21 homicídios ocorreram em maio, mês em que a façção criminosa PCC (Primeiro Partido da Capital) deflagrou a onda de ataques em todo o Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo defende uso comercial de sementes nativas
Material coletado no Litoral Norte seria utilizado na recomposição de áreas degradadas; Consema analisa proposta

Caraguatatuba - Um grupo de estudos formado por pesquisadores do Instituto Florestal, Instituto Botânico e Fundação Florestal quer coletar sementes nativas da Mata Atlântica, no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, para fins comerciais e de recomposição de áreas degradadas.
A coleta de sementes em unidades de conservação integral só é permitida para estudos científicos, de acordo com a lei federal que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
A proposta foi apresentada na última quinta-feira à Comissão de Biodiversidade, Florestas e Parques, do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), responsável pelo Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar. No litoral, existem 1.300 espécies florestais.
Segundo o engenheiro florestal, Renato Lorza, que coordena o grupo, a produção anual de sementes nativas no Estado --9 toneladas-- não seria suficiente para atender, no futuro, os projetos de reflorestamento.
"A idéia é utilizar de maneira segura e responsável as sementes nativas existentes na áreas de conservação integral para garantir a recuperação das áreas degradadas", disse.
REAÇÃO - O ambientalista Roberto Francine, de Ubatuba, membro da comissão, disse que ainda não existe um parecer oficial sobre a solicitação dos pesquisadores. "A proposta é interessante", disse.
Fausto Pires de Campos, presidente da Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro, afirmou que é favorável a proposta desde que sejam feitos estudos sobre possíveis impactos.
 (Fonte: ValeParaibano)

Inscrições para a Copa de Jiu Jitsu termina nesta segunda-feira, 26
Até o dia 26, domingo os praticantes da modalidade podem fazer suas inscrições gratuitamente. O evento acontece no dia 02 de julho no UNIMÓDULO

Caraguatatuba - A 1ª Copa Caraguá de Jiu Jitsu irá movimentar Caraguá. O evento acontece no dia 02 de julho, domingo, às 9h, no UNIMÓDULO. As inscrições se encerram nesta segunda-feira, 26. Os interessados devem ligar nos telefones 3884-1688/9162-2922 ou no CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental) – Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu.
De acordo com o professor da modalidade, André Medeiros, o principal objetivo do evento é divulgar o esporte da região. “Será uma competição aberta a todas as pessoas que praticam a modalidade, das cidades do Litoral Norte e de outros municípios. Serão disputadas todas as categorias no masculino e feminino, vale lembrar que não aceitaremos inscrições após o dia 26 de junho”, disse Medeiros.
O campeão da categoria absoluto será premiado com troféu, os 1º, 2º e 3º colocados das demais categorias receberão medalhas.
O professor completou que a prefeitura, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, idealizadora do evento, mantém no CIEFI do Massaguaçu uma escolinha com 50 alunos com idades a partir de 6 anos que praticam a modalidade
Para mais informações e inscrições ligue 3884-1688 ou 9162-2922 e falar com André. O CIEFI fica na Rua Regina Margareth Passos, nº 400, Massaguaçu das 13h30 às 17 horas.
 (Fonte: PMC)

Representante de Caraguá no concurso Visual Class será definido na próxima semana
Depois da etapa semi-final, realizada hoje, na qual foram indicados os cinco trabalhos finalistas do Concurso “Caraguá – Educação Digital”, um júri escolherá na próxima semana a equipe que representará a cidade no concurso nacional Visual Class.

Caraguatatuba - A Secretaria da Educação realizou hoje, dia 23 de junho, a etapa semi-final do concurso “Caraguá – Educação Digital”. O evento foi promovido no auditório da Fundacc, que ficou completamente lotado por alunos e professores da rede municipal de ensino, para a apresentação dos trabalhos realizados nas escolas com a utilização do programa Visual Class. O objetivo do encontro foi eleger cinco projetos para a seleção final, que ocorrerá no próximo dia 30 de junho, no mesmo local.
Os trabalhos que irão para a próxima fase são: Avanços tecnológicos (EMEF Prof. Geraldo de Lima – Perequê Mirim); Trabalho não é coisa de criança (EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira); Educar o cidadão do futuro (EMEF Prof. João Baptista Gardelin – Poiares); Sei o que é sexo sim senhor! (EMEF Lucio Jacinto dos Santos); e Casa Branca, nós fazemos a diferença (EMEF Prof. Oswaldo Ferreira – Casa Branca).
A principal meta desse concurso é incentivar utilização pelos professores em sala de aula, dos recursos de informática e que os alunos dos 4ºs anos das EMEFs (Escolas de Ensino Fundamental) também tenha acesso a essas ferramentas, desenvolvendo aulas multimídias. O programa Visual Class tem como finalidade auxiliar nessas questões e oferecer meios simples para a elaboração de aulas multimídias, com atividades diversificadas.
Ao todo participaram 11 escolas da cidade, representadas por apenas um projeto. Os semi-finalistas foram apontados após a primeira etapa de seleção, que ocorreu em cada unidade escolar, envolvendo vários trabalhos. Apenas a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues participou com dois trabalhos. É que o regulamento da edição de 2006 incluiu uma “repescagem” e possibilitou que após a escolha dos participantes, fosse oferecida mais uma vaga, por um trabalho indicado pelo júri.
Os programas apresentados foram realizados por três estudantes sob a orientação de um professor e um monitor de informática. O professor coordena a parte pedagógica do projeto, enquanto o monitor auxilia na elaboração técnica do programa.
A secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini parabenizou a participação dos alunos. “Foi uma mostra de competência, eles mostraram que o que são capazes de fazer em conjunto”, destacou. Ela ainda comentou que o mais importante do concurso não foi o resultado, mas a mobilização e participação de todos.
Na seleção final, serão escolhidos os três melhores trabalhos, que serão premiados. O primeiro colocado representará Caraguatatuba no concurso Visual Class, que envolverá 12 cidades do Brasil, num Congresso Nacional que será sediado pela primeira vez em Caraguatatuba, no mês de agosto.
A cidade já conquistou o primeiro lugar na etapa nacional, no ano de 2004. Esse é o segundo ano que a Secretaria desenvolve um concurso municipal para escolher o trabalho para a seleção entre as demais cidades.
Segundo a supervisora de ensino responsável pela informática educativa, Claudia Burihan, esse concurso é uma forma de inclusão digital, pois permite esse contato dos alunos com a informática. Ela considera que as etapas eliminatórias possibilitam à comunidade e os pais verem o que está sendo desenvolvido pelos alunos na escola. Em relação a semi-final, a supervisora considerou o evento com uma grande mostra cultural de aulas digitais. “Esses professores e alunos mostraram que fazem a diferença na educação pública”, finalizou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Peça teatral mostra a importância da preservação para o meio ambiente

Ilhabela - Na tarde de sexta-feira, 23, os funcionários do Paço Municipal assistiram a apresentação da peça teatral “A Consciência Limpa”, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela. A apresentação, que faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, enfocou a importância da preservação do meio ambiente.
Durante toda a semana o Paço Municipal foi ocupado por uma tenda com a mostra de material reciclável e informações sobre a produção de lixo. Os funcionários públicos municipais participaram da programação, que contou com oficina de capacitação e palestras ministradas por Lucila Spiritus (ONG Aquário de Ilhabela), além da distribuição para todos os setores, de lixeiras apropriadas para o armazenamento de papéis. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi, o objetivo do evento foi atrair a atenção dos funcionários para os problemas relacionados à má separação do lixo. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Menor atira contra homem após discussão

São Sebastião - E.J.P., 31 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo no abdômen após discutir com um adolescente na madrugada de anteontem no bairro Camburi, costa sul de São Sebastião. A vítima estava em um estabelecimento comercial quando teria iniciado uma discussão com o acusado. O adolescente teria então saído do local em uma moto, mas retornou dez minutos depois acompanhado de um outro rapaz e armado. A dupla disparou um tiro que atingiu o abdômen de E.J.P. e em seguida fugiu em direção ao bairro Barra do Sahy. E.J.P. foi levado ao Pronto-Socorro de Boiçucanga e transferido para o hospital do centro.
 (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião ganha Divisão de Esportes Náuticos

São Sebastião - Procurando valorizar um elemento da natureza que banha São Sebastião, o mar, a Secretaria de Esportes (Seesp) ganhou a Divisão de Esportes Náuticos, que terá um espaço próprio na Praia Deserta, região central da cidade. É a primeira vez que São Sebastião possui um local próprio responsável pelas modalidades no mar.
Segundo a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a divisão fará o planejamento de condução da Casa da Vela, que ainda não recebeu nome, com o objetivo de alavancar as modalidades que utilizam o mar.
“São Sebastião está voltando os olhos para o mar. Com a nova divisão estaremos atrás de parcerias para trazermos eventos esportivos náuticos e novas escolinhas de treinamento, para formar novas equipes”.
Raquel ressalta que, com a sede própria, a Secretaria de Esportes poderá buscar projetos dos governos Estadual e Federal para trazer a São Sebastião.
“Queremos movimentar a cidade tanto esportivamente quanto turisticamente. Para isso queremos sim, trazer competições de jet-ski, kitesurf, mergulho, vela, enfim tudo relacionado ao mar”.
Todos os esportes relacionados ao mar terão atenção especial com a nova divisão. Além de escolinhas e equipes que irão se formar, os atletas receberão palestras, noções técnicas, aulas de inglês e espanhol, dentre outros. “Queremos que seja um ponto de referência”.
De acordo com a secretária, o local terá toda a estrutura, não somente para as escolinhas, mas para a parte administrativa também. “Precisávamos somente da sede para ‘arregaçar as mangas’ e correr atrás dos projetos para a cidade. Agora que já temos, vamos começar a trabalhar”.
O responsável - Professor de Educação Física atuando 12 anos na vela, sete vezes campeão brasileiro na categoria Holder e já atuou como instrutor de equipe, Rafael Mendes será o responsável pela Divisão de Esportes Náuticos.
O chefe de divisão destaca que o seu intuito é trazer também cursos profissionalizantes na área, para que os jovens mais tarde consigam se desenvolver e trabalhar na área.
“Com isso podem conseguir vagas para trabalhar na balsa, em rebocadores, enfim um ‘leque’ de oportunidades”.
Mendes conta que a divisão servirá como suporte para as equipes de treinamento e buscará parceria também com a Associação de Vela, para que esta auxilie com palestras realizadas por especialistas para cada área náutica. “Palestras de marinharia, segurança no mar, regras de regata e táticas de regata, são assuntos que devem ser mostrados aos atletas”.
Para o chefe de divisão, a meta para o semestre é colocar os materiais da secretaria em ordem, a busca de parceria com a Marinha, Meio Ambiente, entre outros. “Também realizaremos contatos para trazermos eventos na cidade”.
Uma das prioridades também é a realização de um curso de formação de monitores e instrutores para as modalidades.
Secretaria de Esportes - A Seesp trouxe, somente este ano, importantes competições de surfe níveis Mundial, Nacional e Estadual, incentivou os internos, ou seja, da cidade.
Na vela, o Brasileiro de Holder reuniu 35 barcos no canal sebastianense. No próximo semestre, a 3ª Semana de Vela de São Sebastião reunirá diversas categorias. A Seesp apóia também mergulhadores que disputam campeonatos.
Para melhorar o condicionamento de seus atletas de mar, os professores da Seesp passam um treinamento específico no Centro de Treinamento, localizado no Pontal da Cruz. (Fonte: PMSS)

Paulo Julião é condenado por contratação irregular de empresa de consultoria
TCE julgou irregular um contrato entre a empresa Toloi e a Prefeitura de São Sebastião, na gestão do ex-prefeito

São Sebastião - O Tribunal de Contas do Estado decidiu julgar irregular a licitação feita na gestão do ex-prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), que contratou a empresa Toloi Consultoria Técnica S/C Ltda com a finalidade de prestar serviços de assessoria, implantação de sistema e treinamento de pessoal visando ao aumento do percentual da compensação financeira (royalties) do município, em decorrência das instalações de unidade da Petrobras no Município.
O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 21 de junho de 2006, assinado pelo desembargador relator, conselheiro Fúlvio Julião Biazzi
O valor do contrato assinado entre a municipalidade e a empresa foi de R$ 180 mil, mas a empresa recebeu a quantia de R$ 500.242,00, pago em duas vezes: uma em 27 de setembro de 2001 no valor de R$ 250.121,00 e a outra do mesmo valor em 26 de outubro de 2001.
A denúncia que originou a ação foi feita em 2004 pelo então vereador Edvaldo Amarante Reimberg, após realizar uma fiscalização no contrato. O pedido de Reimberg à época era que todos os recursos pagos fossem ressarcidos aos cofres públicos da Prefeitura e os responsáveis pela contratação fossem punidos na forma da lei.
O atual prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse que a denúncia feita pelo vereador e pelo grupo de oposição ao ex-prefeito Paulo Julião, tinha fundamento.
“As questões de Justiça tardam, mas não se furtam de aparecer. Denunciamos os equívocos e as verdades apareceram”.
A contratação - Através do processo administrativo nº 80.315/98, iniciado em 13 de julho de 1998, foi solicitada a contratação da empresa Toloi Consultoria Técnica S/C Ltda, conforme manifestação e solicitação do Secretario da Fazenda à época, Luiz Leite Santana, o Zangado, que foi titular da pasta naquela oportunidade (governo João Siqueira) e a administração Paulo Julião.
O contrato administrativo nº 054/99 foi firmado em 04 de maio de 1999, assinado pelo prefeito João Augusto Siqueira e José Roberto Ferreira Toloi, sócio gerente da empresa contratada, e que a municipalidade pagaria a importância de R$ 600 fixos e mensais, e 8% que iria incidir sobre o valor correspondente ao aumento de porcentual da compensação financeira dos royalties recebida pelo município.
Ocorre que em 22 de outubro de 2001, o prefeito Paulo Julião assinou o mesmo contrato com a empresa, desta vez no valor de R$ 5 mil mensais, pelo prazo de 36 meses.
“Devemos ressaltar que o contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa, em maio de 1.999, quanto a pagamentos à contratada, dispunha que o valor da parcela fixa seria de R$ 600 por mês, independentemente de algum resultado alcançado pelos trabalhos realizados pela empresa. Já o contrato firmado em outubro de 2.001 fixou um valor, nesta mesma hipótese, de R$ 5 mil por mês e por um período de 36 meses. Entendemos que a administração não esclareceu a enorme discrepância de valores entre um contrato e outro”, analisou o agente financeiro do Tribunal de Contas do Estado, Ricardo Grião, em 28 de novembro de 2002. “Não haveria necessidade da contratação da mencionada empresa para, conforme consta do contrato e da proposta apresentada pela empresa Toloi, “interpretar” as normas reguladoras dos repasses dos royalties. A administração do ex-prefeito não apresentou relatório contendo o trabalho realizado pela contratada”. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Esportes realiza o I Festival Caiçarinha de Futebol

São Sebastião - Neste sábado, 24 de junho, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes, promove o “I Festival Caiçarinha de Futebol”.
O intuito do evento, além de promover a integração entre os atletas, a idéia é realizar uma avaliação física e técnica dos esportistas, como forma de buscar novos talentos para a modalidade. A idéia é que eles possam fazer parte do time de futebol de campo da Seesp.
Os jogos serão realizados no campo do Guaecá, a partir das 9h, e contarão com a participação dos atletas da Secretaria de Esportes e o time do bairro do Guaecá.
Acontecerão três jogos divididos em três categorias, nascidos em 92/93, 90/91 e 88/89. Ao final das partidas, todos os times serão premiados com troféus, medalhas. Um lanche será servido aos jogadores no final das partidas.
De acordo com o diretor de Eventos da Seesp, José Reis de Jesus Silva, a idéia é que o time da Secretaria visite todos os bairros para que novos talentos sejam encontrados. “A maioria dos jogadores são do Centro da cidade e queremos buscar atletas em toda Costa Norte e Sul”.
Para isso, a Seesp convida toda a comunidade, incluindo pais e familiares a prestigiarem a competição. (Fonte: PMSS)

Projeto Atividade realiza “Arraiá”

São Sebastião - Criado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, o Projeto Atividade promove na próxima segunda-feira (26/06), no Tebar Praia Clube, a partir das 15h, um “Arraiá”.
Segundo o Fundo Social, a festa contará com uma grande quadrilha com os idosos e música ao vivo. Além disso, os alunos também levarão um prato de doce ou salgado para fazer uma confraternização. Haverá também quentão e vinho quente.
“Será mais uma atração aos nossos alunos, um momento de lazer para que possam se divertir em um ambiente gostoso”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota. (Fonte: PMSS)

Termina neste sábado a XVII Jornada de Saúde
Palestras gratuitas na Videoteca Municipal marcam o último dia do evento

São Sebastião - Realizada pela Associação dos Profissionais de Saúde (APS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião (Sesau), termina neste sábado, 24 de junho, a XVII Jornada de Saúde de São Sebastião, que tem por objetivo a reciclagem e o aprimoramento dos associados e profissionais da área de saúde.
Nesta sexta-feira, 23, quem foi ao Teatro Municipal e a Videoteca pôde conferir palestras como "O ronco como doença: causas e tratamentos", "Alteração sobre o peso corporal: doença ou conseqüência?", "Tratamento cirúrgico da obesidade", "A importância da fonoaudiologia", "Os transtornos alimentares sob a ótica da acupuntura", entre outras.
Amanhã, a partir das 8h, a Videoteca Municipal será aberta ao público gratuitamente para a que a chefe da Divisão do Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria de Saúde de São Sebastião, Carolina Kakimoto de Capitani, ministre palestra sobre “Participação social no controle de Zoonoses”.
De acordo com a Sesau, o tema da palestra de Carolina aborda sobre a posse irregular de animais, a importância do veterinário, vacinas, animais silvestres e o trabalho de zoonoses.
Outra palestra gratuita na Videoteca será “Controle da qualidade da água para consumo humano” com o chefe de Divisão de Controle de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, José Roberto de Souza.
Segundo a psicóloga e presidente da APS, Maria Emília dos Santos, as palestras estão sendo muito positivas para os associados e profissionais de saúde participantes.
De acordo com a presidente, mais de 80 pessoas compareceram para as palestras no Teatro Municipal e cerca de 40 na Videoteca.
O Teatro segue também amanhã com palestras sobre “Perícia Médica” e “Insuficiência Cardíaca Congestiva e Miocardiopatia Alcoólica”. A XVII Jornada de Saúde recebe o apoio da Transpetro, Banco do Brasil e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. (Fonte: PMSS)

EMEI Algodão Doce realiza “Tarde da Macarronada”

São Sebastião - A Escola Municipal de Educação Infantil, Prof ª Iraydes Lobo Vianna do Rego “Algodão Doce”, no Pontal da Cruz, estará promovendo no próximo domingo, 25 de junho, a tarde da macarronada em prol das crianças da escola e da creche Semirames Tavolaro Passos, também do mesmo bairro.
O evento acontecerá na própria EMEI, a partir das 12h. Será servida uma macarronada self-service com cinco tipos diferentes de molho, além de sorteio de prêmios, vendas de doces, brincadeiras para as crianças e música ao vivo com o cantor Jader Jomenes.
De acordo com a diretora da escola, Maria Teresa Machado, com a realização do evento, serão levantados fundos para a compra de material para as crianças.
“No ano passado, com o resultado dos nossos eventos, além de realizarmos várias melhorias, conseguimos comprar um televisor e um DVD para a nossa escola”.
Para as pessoas interessadas os convites custam R$ 7 e podem ser adquiridos na secretaria da escola pelos telefones (12) 3862-0591 ou (12) 3862-4279. (Fonte: PMSS)

Juquehy recebe torneio de vôlei de praia

São Sebastião - A praia de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião, recebe neste domingo, 25 de junho, o 1º Torneio de Vôlei de Praia. O intuito do campeonato é a integração da comunidade por meio do esporte.
Segundo João Vilar, um dos organizadores do evento, são esperadas as participações de cerca de 40 pessoas. “Não somente pessoas da Costa Sul que participarão, mas também da região central de São Sebastião”.
De acordo com Vilar, a idéia do vereador Carlos Augusto Senatore, em parceria com a Secretaria de Esportes de São Sebastião, é também movimentar o local.
“As pessoas que gostam de praticar a modalidade podem vir competir, já que as inscrições serão realizadas no local”.
A Secretaria de Esportes estará cedendo todo o material necessário para a realização do campeonato na praia de Juquehy. O evento acontece a partir das 10h da manhã. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Professores da rede municipal de ensino participam de programa de saúde bucal

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, deu continuidade nos dias 20 e 21, ao programa de Saúde Bucal desenvolvido junto à rede municipal de ensino. Todos os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental se reuniram no auditório da E.M. Padre José de Anchieta para discutir diversos aspectos da saúde bucal dos alunos de Ubatuba.
A reunião faz parte de um plano que visa levar hábitos saudáveis a professores e alunos. No mês de abril, aproximadamente 70 pessoas, entre professores, diretores e funcionários das escolas, participaram de um curso de formação em Saúde Bucal. (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba começa luta pelo ouro na LIVOVALI
As categorias infantil e infanto juvenil jogam em São José neste final de semana

Ubatuba - O vôlei de Ubatuba entra em quadra neste final de semana para decisão em duas categorias da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI). O time infanto juvenil masculino vai à São José dos Campos enfrentar o Atleta Cidadão no sábado; já na categoria infantil o adversário é o mesmo, só que a partida acontece no domingo.
Na fase classificatória, o infanto juvenil de Ubatuba perdeu por 3 sets a 1 (25/22, 25/20, 13/25, 25/19), jogando na casa do adversário. O time infantil também perdeu para o Atleta Cidadão, só que jogando no Tubão, em uma partida disputadíssima, que precisou de cinco sets para conhecer o vencedor. Ao final 3 a 2 para a equipe de São José (25/17, 25/15, 21/25, 16/25,15/17).
Feminino joga pelo bronze - A equipe infantil feminino de Ubatuba entra em quadra no próximo dia 2 de julho, para enfrentar o Tênis Clube SJC na luta pela medalha de bronze. Por ter realizado a melhor campanha na primeira fase, a partida será realizada no Ginásio de Esportes Tubão, às 16 h. (Fonte: PMU)

Prefeito discute Agenda 21 com representantes de todo o Litoral Norte
A reunião contou a presença de representantes das quatro cidades

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participou na manhã da última sexta-feira, 23, da reunião de acompanhamento do Projeto Agenda 21 Litoral Norte – SP. O objetivo da reunião foi integrar os ideais de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião para que a Agenda 21 do Litoral Norte atenda às necessidades da região como um todo.
O encontro contou com a presença do coordenador do Projeto Agenda 21 do Litoral Norte, Alexander Turra; do coordenador do Programa Agenda 21 pelo Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Bueno da Fonseca; do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Luis Antonio Valois; da secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil e da secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Maria Inez Moura Fazzini Biondi, entre outros interessados em acompanhar o andamento do projeto.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o Litoral Norte de São Paulo precisa de muita integração e deve ser tratado na Agenda 21 como se fosse um único município, já que as quatro cidades possuem características parecidas. “Somos um pedaço do paraíso e como a região mais bonita do país devemos unir forças para promover o desenvolvimento sustentável. Estou muito feliz em poder participar desta reunião”, disse o prefeito.
O coordenador do Programa Agenda 21 pelo Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Bueno da Fonseca falou sobre o papel fundamental do poder público como indutor do processo da implantação da Agenda 21 e da oportunidade de se pensar territorialmente, integrando ações. “Nada melhor do que o desenvolvimento sustentável para minimizar as ações antrópicas e o impacto sócio-econômico e ambiental. Este projeto conjunto é muito mais efetivo para promover a inclusão social e a qualidade de vida para as futuras gerações. A Agenda 21 é um novo pensar sobre o relacionamento dos seres humanos com o meio ambiente”, disse Sérgio.
Agenda 21 - Agenda 21 é um programa de ação para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional em todos os países. Nesse sentido, o documento da Agenda constitui, fundamentalmente, um roteiro para a implementação de um novo modelo de desenvolvimento quanto ao manejo dos recursos naturais e preservação da biodiversidade.
A Agenda 21 do Estado de São Paulo compreende os seguintes temas: biodiversidade; consumidor e meio-ambiente; resíduos sólidos; controle ambiental; educação ambiental; gestão ambiental descentralizada; apoio às ONG's; recursos hídricos; mudanças climáticas; e redução da camada de ozônio. (Fonte: PMU)

Expediente será encerrado às onze horas na próxima terça-feira

Ubatuba - Considerando a classificação da Seleção Brasileira de Futebol na primeira fase da Copa do Mundo, a Prefeitura de Ubatuba encerrará suas atividades às 11horas na próxima terça-feira, 27. O início do expediente será às 7h. Este horário não se aplica às unidades e sub-unidades que prestam serviços públicos essenciais que, a critério das chefias imediatas, poderão adotar o sistema de plantão.
Feriado - Na mesma semana do quarto jogo do Brasil na Copa do Mundo haverá o feriado municipal do dia 29, comemorando o dia de São Pedro Pescador. Tanto na quinta-feira, como na sexta-feira, 30, a Prefeitura não funcionará, retornando ao horário normal na segunda-feira, 3 de julho. Os serviços essenciais, como coleta de lixo e atendimento à saúde funcionam normalmente. (Fonte: PMU)

Litoral saúde realiza manhã de prevenção de diabetes na Prefeitura

Ubatuba - O Plano Litoral Saúde realizou, na manhã desta sexta-feira, 23, um evento de promoção de saúde no Paço da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Foram realizados mais de 600 exames capilares, com o objetivo de quantificar o nível de açúcar no sangue e detectar possíveis pacientes diabéticos. Os testes foram feitos pelo Laboratório Inefro (Instituto de Nefrologia) de São José dos Campos, que é parceiro do Litoral Saúde e, atualmente, realiza os exames do Plano. Das 600 pessoas que passaram pelo teste, seis delas apresentaram taxas de açúcar muito acima do normal e foram instruídas a procurar um médico. (Fonte: PMU)

Santa Casa agradece Fundo Social de Solidariedade

Ubatuba - A Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, agradece ao Fundo Social de Solidariedade, na pessoa da Sra. Denise Maria Montemor César, sua boa vontade com relação a esta Instituição de Saúde e, a disposição que manifestou ao doar 154 lençóis de algodão; 100 fronhas de algodão; 60 lençóis para berço e 1 fardo para campo cirúrgico. (Fonte: PMU)

Miltinho Edilberto é grande atração da 83ª Festa de São Pedro

Ubatuba - A Festa de São Pedro, uma das mais tradicionais e populares festas de Ubatuba, começa no próximo dia 28 e terá atrações diversas até o dia 2 de julho. Entre procissões, concursos, danças folclóricas e tainhas assadas, a principal atração da Festa será o show do violeiro Miltinho Edilberto, que acontecerá no dia 1º. A festa, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundart, acontecerá na Praça de Eventos, ao lado do aeroporto. Além de Miltinho Edilberto, apresentam-se também a Banda Praieira, a dupla Sertaneja Ibrahim e Daniel, o cantor de reggae, João Terra e a Banda D’Jahga.
Um grande talento - Miltinho Edilberto é um violeiro respeitado por personalidades da música regional como Xangai, Elomar e Renato Teixeira. Ele toca viola de 10 cordas e mistura forró com uma entonação caipira autoral. Além de músico, desenvolve um trabalho de pesquisa do folclore brasileiro. No palco, mostra uma mistura de xaxado, baião e embolada. Em 15 anos de carreira conquistou admiradores do porte como Elba Ramalho, Lenine e Alceu Valença. Seu segundo disco, "Viola que Fala", ganhou o Prêmio Sharp de Revelação Regional de 1998. Em 1999 lançou pela Universal o disco ao vivo "Como Alcançar uma Estrela", mais tarde relançado pela Abril Music como "O Forró de Miltinho Edilberto Ao Vivo".
Programe-se e traga sua família para participar dessa festa!

28 DE JUNHO - QUARTA
19h - Procissão do Mastro
Saída no Morro da Prainha e chegada no Aeroporto
19h30 - Levantamento do Mastro, abertura da Capela de São Pedro
20h - Concurso para escolha da Rainha dos Pescadores
21h30 - Show Nhô Minino com “Os Caipiras” (Humor musical)
22h30 - Show: "Banda Pracaniz" (Rock)

29 DE JUNHO - QUINTA
14h30 - Procissão Terrestre
Saída da Igreja da Matriz - Barra dos Pescadores
15h30 - Procissão Marítima e Benção dos Anzóis
17h - Missa Campal no pátio do Mercado de Peixe
20h - Entrega dos Prêmios
20h30 - Apresentações Folclóricas:
Dança da Fita, Dança do Chapéu,
Chiba, Ciranda e Congada de Bastões
22h30 - Show: "Ibrahim e Daniel"
(Sertanejo pop)

30 DE JUNHO - SEXTA
20h - Apresentação Grupo Guaruçá (Folclore)
21h - Show: "Banda Anti-Danos (Rock)
22h30 - Show: "Banda D'Jahga” (Reggae)

01 DE JULHO - SÁBADO
20h - Apresentação Grupo Tupinambrás (MPB)
21h - Show: "João Terra" (Reggae)
22h30 - Show: "Miltinho Edilberto"
(Música Regional - Forró Universitário)

02 DE JULHO - DOMINGO
14h - Corrida de Canoas na Praia do Cruzeiro
20h30 - Apresentação "Lira Padre Anchieta"
21h30 - Show: "Banda Surforeggae"
22h30 - Show: "Banda Praieira” (Forró Universitário)
(Fonte: PMU)

Professores da rede municipal de Ubatuba discutem escolha de livros didáticos para 2007

Ubatuba - Os professores e diretores da rede municipal de ensino de Ubatuba participaram, no último dia 19, do “I Encontro dos Profissionais da Educação Municipal de Ubatuba: Diretrizes, Análise para Escolha do Livro Didático”. O objetivo da reunião foi refletir sobre as diretrizes contidas nos Guias do MEC e as mudanças nos critérios de escolha do Livro Didático nas escolas municipais.
A professora mestre Juliana Bussolotti e os supervisores municipais de educação esclareceram as determinações do MEC para a escolha do Livro Didático, e depois, em grupos de trabalho, os professores analisaram as coleções por disciplinas, aprovadas pelo MEC e os livros de Alfabetização, História regional e Geografia regional.
Os principais aspectos analisados foram a adequação das coleções e livros à Proposta Pedagógica da escola aos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como aos Parâmetros Curriculares Municipais construídos em 2005.
Em 2007 os alunos da rede municipal de ensino irão receber um livro didático de cada disciplina; os alunos do 1º ano do ciclo I receberão o livro de alfabetização e os de 3ª e 4ª séries terão a oportunidade de escolha de um título de Geografia Regional e um título de História Regional. (Fonte: PMU)
 

 

Semana de 23/06 à 29/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs -19:20 hs -21:00 hs(No sábado,domingo também ás 14:20 hs)

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Poseidon"
Ás 15:00 hs -17:00 hs - 19:00 hs- 21:00 hs
 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Recado das ondas

Em uma lasca de madeira
Da proa de um barco
Encontrada na areia da praia
Pode ser lido um drama
De tempestade e naufrágio
Que uma criança achou
Acertou os lados com um canivete
Por mastro fincou um graveto
Esticou um velame de brinquedo
E devolveu às ondas
Muito agradecido
pelo recado recebido.

Seu Juquinha das ervas

Houve um tempo
Em que a morte
Escondia-se no acidente
Na tosse da criança
Na peçonha da serpente
Em que a ceifadeira
Destruía vilas inteiras
Era o tempo
Em que não havia medicina
E o mais sábio curandeiro
Tinha a farmácia no terreiro.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

QUANDO MUITO NÃO É SUFICIENTE
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos, porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos ...”( II Timóteo 3:1 e 2).

Como podemos ver, o texto profético fala do tempo em que estamos vivendo – dias difíceis que trata da última etapa da história da Terra. Vivemos nos últimos dias da história deste mundo – dias que antecedem o retorno de Jesus.
Nem sempre estamos satisfeitos com o que temos. Muitos lutam por mais dinheiro, mais poder, mais influência... Estão sempre buscando mais e mais. Mas quando é que esse “mais" é suficiente ? Certo homem gastou 93 milhões de dólares para construir uma casa; outro comprou 2 aviões – um Jumbo 104 para viajar com a família e outro para os seus acessores; Um empresário construiu uma casa numa ilha, onde o acesso só é possível através de helicóptero ou barco; Outro homem mais ousado construiu uma casa com mais de 114 quartos e 132 banheiros; e outro deu uma festa e fretou um avião para que os amigos fossem jantar com ele.
É claro que esses casos são exceções, mas se perguntássemos a essa pessoas: “Você já tem o suficiente?” A resposta seria “NÃO” , pois quem quer muito nunca tem o suficiente; e quem quer o suficiente, não precisa de muito.
Em Lucas 12: 15 a 21 lemos o relato da parábola de um homem rico que queria sempre mais. E a resposta de Deus a este homem pode ser lida no verso 20 “Louco, esta noite te pedirão a tua alma...” Em outras palavras, se hoje for o teu último dia de vida, quanto você necessita?
Quando será o nosso último dia nesta Terra? Em que circunstâncias estaremos? Por que acumular tantas coisas neste mundo, se o que temos é suficiente? Em Filipenses 4:11 lemos: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”. Quando aprendemos a lição do apóstolo Paulo, viver fica muito mais fácil. E, se não temos riquezas, Deus sabe o motivo pelo qual não nos permitiu ter; e aqueles que tem, não sabemos como adquiriram suas riquezas. Seja lá como for, todos, um dia, terão que prestar contas a Deus do uso que fizeram dos bens que tiveram em mãos. Sendo assim, podemos orar como fez Agur em Provérbios 30: 8 e 9 “... Não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto Te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.”

Margareth Bravo

Noticias da Conseg - No último dia 19, em reunião realizada no Polo Cultural, uma nova diretoria assumiu os trabalhos do Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba.
O Conseg é uma entidade composta por lideres comunitários, que se reunem voluntariamente, com o apoio das unidades policiais, para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança.
A nova diretoria propõe maior participação da comunidade para que sejam estudadas ações com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida no Municipio.
A comunidade não deve desperdiçar a oportunidade de se engajar, pois nas questões de segurança pública "Prevenir é o melhor remédio" e o Conselho Comunitário de Segurança representa o mais eficiente e democratico escudo de defesa contra atos de violencia.
Obtenha mais informações sobre os Conselhos Comunitários de Segurança através do site: www.conseg.sp.gov.br

Eloisa Helena Catanio
consegcaragua@hotmail.com

NOITE FELIZ
Foi uma noite memorável. Como que nós não nos damos conta das coisas que acontecem em nosso dia a dia. Vamos conhecendo pessoas, acrescentando-as em nossas relações de amizade, admirando-as.
Mas ontem foi que pude realmente dimensionar.
Recebi um amigo e fui apresentá-lo a nossas lideranças comunitárias. Estava na FESTA DA TAINHA, NA MARANDUBA, de barraca em barraca apresentava este amigo, descrevendo o perfil de ambos para que de cara se conhecessem melhor.
Ao final, pude Eu mesmo avaliar cada uma das pessoas que ali estavam, pude realmente dimensionar a importância e o valor que eles representam.
Todos com seus projetos pessoais, e com seus projetos comunitários, todos guerreiros incansáveis, representantes de suas comunidades, que Unidos faziam a grande recepção da festa. Todos apesar de percebermos o cansaço, pois acabavam de montar aquela estrutura toda tinham um sorriso aberto e feliz, predizendo que tudo ali será um Grande Sucesso. Até mesmo, e aí me penitencio, pois agi preconceituosamente quando nossos “andarilhos” adentraram a festa, e fui avisar rapidamente o André da Policia Militar para que ficassem atentos, todos de banho tomado e bem comportados, mostraram claramente que merecem um trabalho da Sra. Kátia do Bem Estar Social, pois podem perfeitamente ser re-socializados.
Os quitutes? Nem me falem, só quem for vai poder aproveitar.
Parabéns as Comunidades do Extremo Sul de Ubatuba, como fico orgulhoso de fazer parte deste grupo. Apesar de Eu nada ter feito diretamente pela festa.
Parabéns Vereadora Luciana Machado, sabemos que sem sua presença nada disso teria ocorrido.
Foi uma NOITE MUITO FELIZ.

Fernando Pedreira
Maranduba, Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Fogo ©Juliano Gregori

Fogo
©Juliano Gregori

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor