Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 28 de Junho de 2006 - Nº 1552 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Vento forte pára por 1h travessia
Núcleo Artístico e Orquestra Sinfônica da Fundação Musical apresentam-se no Teatro Metrópole
Educação e cultura em debate no UNIMÓDULO
Alunos UNIMÓDULO organizam ‘Festival Universitário de Inverno na Praia’

Caraguatatuba
Detido padeiro ao tentar roubar casa
Vereador Omar Kazon quer instituir a Política Municipal do Idoso em Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguá está com inscrições abertas para a eleição da CIPA

Ilhabela
Convenção em São Paulo

São Sebastião
Sesau realiza prestação de contas na Câmara
Prefeitura promove reunião comunitária nesta quinta-feira em Barra do Una
Carreata da solidariedade arrecada mais de 10,5 mil peças
São Sebastião inicia segunda fase de reuniões para revisão do Plano Diretor
Secretaria de cultura lança novos projetos e ações culturais para o segundo semestre
São Sebastião inicia discussão para criar Plano Municipal de Educação


Ubatuba
PM prende família com droga
Ubatuba abre festa do padroeiro
Festa de São Pedro Pescador começa amanhã
Ibrahim e Daniel na Festa de São Pedro Pescador

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Vento forte pára por 1h travessia

Litoral Norte - As fortes rajadas de vento que atingem o Litoral Norte obrigaram o Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) a interromper por uma hora ontem a travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela. O vento atingiu até 65 km/h, suspendendo a travessia das 12h às 13h. Anteontem, também devido as rajadas de vento, a Dersa suspendeu o serviço por quatro horas por medida de segurança. Os ventos impedem a atracação e a navegação das balsas. O vendaval também atrasou a viagem do navio Ataufo Alves, da Transpetro. (Fonte: ValeParaibano)

Núcleo Artístico e Orquestra Sinfônica da Fundação Musical apresentam-se no Teatro Metrópole

Litoral Norte - A Fundação Musical, Artística e Cultural da Universidade de Taubaté (FMAC) realiza, no dia 28 de junho, quarta-feira, às 20 horas, no Teatro Metrópole, “A Grande Noite”, uma apresentação especial do Núcleo Artístico e da Orquestra Sinfônica da FMAC. A entrada para o evento é franca.
O Núcleo Artístico, formado por 80 pessoas, sendo 50 do Coral, 15 de Dança e 15 de Teatro, preparou um número especial com o tema folclórico “Bumba-meu-boi”. Na seqüência, a Orquestra Sinfônica, composta por 60 músicos, se apresenta com o seguinte programa: Abertura da Ópera “A Flauta Mágica” de Mozart; “Overture de Poeta e Camponês”, de Suppé; “A Valsa das Flores”, de Tchaikowsky; “Orphée aux Enfers”, de Offenbach e,. encerrando a programação, “As Criaturas de Prometeu” (Abertura do Balé), de Bethoven.
O Teatro Metrópole fica na Rua Duque de Caxias, próximo à Praça do Epaminondas, em Taubaté. Mais informações com a FMAC pelos telefones (12) 3631.5196 ou (12) 3625.4299. (Fonte: UNITAU)

Educação e cultura em debate no UNIMÓDULO

Litoral Norte - A educação e a cultura foram temas de profunda discussão no Simpósio Interdisciplinar, dias 22 e 23 passados, que teve como âncoras autoridades educacionais do Litoral Norte e o Cônsul Geral da República Bolivaria da Venezuela, Sr. Jorge Luis Duran Centeno, evento promovido pelos cursos de História, Pedagogia e Normal Superior do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO.
Após ser recepcionado pela pró-reitoria da Instituição, o Cônsul bolivariano abriu o evento com a palestra "Uma nova ordem sócio-econômica com a integração da América do Sul". De acordo com a coordenadora do curso de História, profa. Ms. Rosângela Dias da Ressureição, a idéia de trazer o Cônsul para a Instituição possibilitou uma imperdível troca de experiência e informação sobre a realidade da região e de localidades mais distantes.
O Cônsul destacou em sua palestra que a Venezuela tem como prioridade fortalecer a Educação e reduzir o desemprego no país, criando mais escolas e faculdades e incentivando a formação de cooperativas de trabalhadores. Segundo ele, estes setores sofreram grande abandono no país com início da exploração do petróleo. "A Venezuela é hoje um dos maiores produtores de petróleo do mundo, mas não tem indústrias de derivados de petróleo, importando 80% dos produtos que consome. Outra prioridade é o fortalecimento da economia com a criação de parques industriais, e para isso uma proposta de integração entre os países na América Latina já começa a ser vista. O Brasil vem ajudando a Venezuela a crescer, com seus conhecimentos tecnológicos na indústria de alimentos e agora caminhamos para uma proposta de gás natural", disse.
Os secretários de Educação, Marilene Ramachoti, de São Sebastião; Antonio Cornélio de Morais Filho, de Ilhabela; Patrícia Gomes Veloso Pereira, de Ubatuba, Silmara Selma Mattiazzo, de Caraguá e a Profa. Edina Paula Roma Teixeira, Dirigente Regional de Educação do Estado de São Paulo, deram sua contribuição, apresentando o atual modelo educacional em suas cidades, mediados pela coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Ms. Maria Antônia de Lima R. Fibeiro Furgeri.
O curso Normal Superior promoveu a mesa-redonda com os professores Elenira Sanches Garcia, Antônio Roberto Alves Felipe, Nilza Souza Soares e como mediadora Enaida Rodrigues Gomes. Alunos de Pedagogia e Normal Superior apresentaram o tema "Educação: interface nas reformas"!.
O curso de História debateu "Identidade Cultural", enfocando como se constitui a Identidade do povo brasileiro; o prof. Ms. Moacir José dos Santos esclareceu que a Identidade Cultural no Brasil foi forjada em diferentes momentos  históricos, e ainda o é, pela elite política, pelos meios de comunicação e pela interpretação da população. O prof. Ms. Maurício Ribeiro da Silva destacou a circulação das culturas, visto que a identidade aflora em relação ao diferente e como ser diferente inserido que estamos nos “modos de vida global”? Onde se localiza a cultura local?  foi um ponto de reflexão apresentado pelo professor Mauricio. O prof. Edílson reforçou a idéia central e os  questionamentos  apresentados pela mesa e com imagens contou a história das Copas e nos fez pensar qual o entendimento que temos cada um de nós como brasileiro.
"Este debate teve especial importância para mim, pois discutir a teoria da cultura é estar disposto a aceitá-la como processo social que modela-“modos de vida global” e não apenas uma teoria das artes e da vida intelectual em suas relações com a sociedade, o conceito de cultura deve ser entendido como  produção e criação da linguagem, da religião, dos instrumentos de trabalho, lazer, música e dança, dos sistemas e relações sociais e de poder, e nesse caso, a cultura passa a ser também o campo no qual a sociedade inteira participa elaborando seus símbolos e signos, suas práticas e seus valores", declarou a profa. Rosângela. (Fonte: UNITAU)

Alunos UNIMÓDULO organizam ‘Festival Universitário de Inverno na Praia’
Festival, que será realizado em 7, 8 e 9 de julho, prevê atividades acadêmicas, esportivas e sociais

Litoral Norte - Os alunos do 3º e 5º semestre do curso de Educação Física do – Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, estão organizando para os dias 7, 8 e 9 de julho, o 1º FUIP - Festival Universitário de Inverno na Praia. Além das atividades esportivas, estão previstas, também, atividades acadêmicas e sociais.
As atividades acadêmicas acontecerão no UNIMÓDULO e as atividades esportivas nas praias Martin de Sá e Indaiá. As atividades sociais ainda não têm local definido, mas já estão sendo organizadas por alguns alunos.
Poderão participar da FUIP estudantes do UNIMÓDULO, da UNITAU (Universidade de Taubaté) e da FASS de São Sebastião, e as inscrições prévias podem ser feitas com os alunos do UNIMÓDULO.
De acordo com o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa, o 1º FUIP tem o objetivo de agregar valores aos moradores e estudantes do Litoral Norte e, para isso, os alunos estão aprendendo a desenvolver o empreendedorismo. As atividades acadêmicas serão voltadas para assuntos da natureza, da praia e do desenvolvimento sustentável da região e de seus moradores.
As atividades esportivas terão o objetivo de agregar pessoas, fazer amizades, e os festivais das modalidades não estarão voltados para um vencedor, mas para a participação de todos, e o máximo possível. “Cada equipe jogará no mínimo três vezes, e nunca o perdeu está fora! Nossa intenção é fazer com que os participantes queiram voltar porque sua participação foi efetiva. O regulamento das modalidades está sendo feito com esse objetivo e as premiações também serão voltadas à participação e não somente à vitória, nas quadras", explicou o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Detido padeiro ao tentar roubar casa

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba deteve ontem à noite o padeiro Pedro Martins Conceição, 19 anos, suspeito de ter tentado matar um soldado da Polícia Militar, que estava de folga em casa. A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 16h, no bairro do Travessão, em Caraguá. O suspeito teria furtado uma residência e, para fugir, pulou no quintal da casa do PM. Conceição teria disparado duas vezes contra o soldado, que reagiu. Ninguém foi ferido. Em buscas, a Força Tática da PM prendeu Conceição na rua das Rosas, no Travessão. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador Omar Kazon quer instituir a Política Municipal do Idoso em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), preocupado com a população de Idosos de nosso município, está apresentando um Projeto constituindo por Lei a Política do Idoso.
De acordo com o Projeto de Lei considera-se Idoso as pessoas com mais de 60 anos de idade e o objetivo DA Lei é gerar condições para a proteção e a promoção DA autonomia, DA integração e DA participação efetiva do Idoso na sociedade.
Os princípios vão desde a cooperação DA sociedade, DA família e do município, assim como o direito à vida, à cidadania, à dignidade e ao bem estar social; proteção contra a discriminação; prevenção e educação para um envelhecimento saudável; e universalização dos direitos sociais com igualdade no acesso e no atendimento das políticas sociais.
Como diretrizes o Projeto de Lei prevê uma política descentralizada para programas, projetos sociais, serviços e benefícios de atenção aos Idosos, e planejamento com ações de curto, médio e longo prazos em busca e garantia de resultados.
Caberá à Secretaria de Assistência Social Municipal executar e avaliar a Política Municipal do Idoso, organizar e gerir as ações governamentais para diversas áreas sociais, do comércio, habitação, urbanismo, cultura, esporte e lazer e também promover e articular, entre OS órgãos municipais e entidades beneficentes e de assistência social, a implementação desta Política do Idoso. A realização de Fóruns de Discussões Regionais e DA Conferência Municipal do Idoso terá como objetivo discutir e propor soluções para OS problemas que afetam o Idoso.
Para o vereador Kazon OS desafios trazidos pelo envelhecimento DA população têm diversas dimensões e dificuldades, mas nada é mais justo do que garantir aos idosos a sua integração na sociedade. “O Poder Público tem a sua parcela de obrigação em benefício daqueles que dedicaram cada dia de suas vidas para o desenvolvimento e o Progresso DA Nação. Através deste meu Projeto, Caraguatatuba oficializará a sua participação em defesa dos direitos do Idoso em nosso município”, justifica Kazon (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura de Caraguá está com inscrições abertas para a eleição da CIPA
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, da Prefeitura de Caraguá, está com as inscrições abertas para a eleição de novos membros que farão parte da gestão 2006/2007

Caraguatatuba - A Secretaria da Administração, por meio da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, está com as inscrições abertas para a eleição de novos mebros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção a Acidentes, da Prefeitura de Caraguá.
As inscrições foram iniciadas no dia 19 de junho (segunda-feira) e serão encerradas na próxima segunda-feira, dia 3 de julho. Segundo explicou o diretor da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, Marcus Gomes, “qualquer servidor público da Prefeitura pode ser candidato a membro da CIPA. Assim que tivermos todos os inscritos, será feita a votação, da qual participam todos os servidores municipais, em suas próprias secretarias. Esta nova gestão atuará a partir deste ano, até o final de 2007”, explicou.
Para inscrever-se basta comparecer ao setor de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração, e para os funcionários das Secretarias de Serviços Públicos, Educação e Saúde, a inscrição poderá ser feita no próprio local de trabalho. Haverão cinco urnas fixas nos dias de votação, que estão previstos para 11 e 12 de julho. Participe! (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Convenção em São Paulo

Ilhabela - Na convenção do Partido da Frente Liberal (PFL), realizada no último dia 10, na Assembléia Legislativa em São Paulo, o prefeito da capital Gilberto Kassab (PFL), a presidente do partido em Ilhabela, Priscilla Ferreira Dias, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB) e o governador Claudio Lembo (PFL).
O chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela, José Donizette da Silva, não disfarça seu contentamento após ter recebido um convite da presidente do PFL ilhabelense, Priscilla Ferreira, para voltar ao partido. No sábado, 24, na convenção estadual do PTB na Assembléia Legislativa, Donizette posa para foto com o governador Cláudio Lembo.  (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Sesau realiza prestação de contas na Câmara

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião (Sesau) realiza na próxima quinta-feira, 29 de junho, a partir das 17h, mais uma prestação de contas na Câmara Municipal. O balanço financeiro será referente ao primeiro trimestre de 2006 e estará aberta para a participação de toda a comunidade, além dos vereadores. A apresentação será feita pelo secretário da Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho. Mais informações pelo telefone (12) 3892- 1744. (Fonte: PMSS)

Prefeitura promove reunião comunitária nesta quinta-feira em Barra do Una

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Governo, promove nesta quinta-feira (29/06) reunião comunitária no bairro Barra do Una, na Costa Sul. O encontro entre o prefeito Dr. Juan Garcia, secretários e moradores acontece na Escola Municipal de Barra do Una, às 18h.
A idéia é abrir espaço para reivindicações, questionamentos e sugestões da comunidade. Na semana passada, a reunião foi realizada no ginásio de esportes José de Souza Gringo para moradores do Varadouro, Praia Preta, Praia Grande e Pitangueiras.
Desde o ano passado, a Prefeitura promoveu mais de 30 encontros comunitários. Na Barra do Una, os moradores poderão conhecer diversas melhorias previstas para o bairro, como reforma de quadra e calçamento de ruas.
No início do ano, a Prefeitura de São Sebastião, em parcerias com marinas do bairro, reformou a ponte de madeira sobre o rio Una. Futuramente, o bairro deverá ganhar uma ponte metálica em arco, possibilitando a passagem de embarcações. (Fonte: PMSS)

Carreata da solidariedade arrecada mais de 10,5 mil peças

São Sebastião - A carreata da solidariedade realizada no último domingo, 25 de junho, pelos bairros de São Sebastião arrecadou mais de 10,5 mil peças de roupas. O evento fez parte da programação da Campanha do Agasalho 2006.
A carreata, que percorreu os bairros da Topolândia, Centro, Vila Amélia, Porto Grande, Pontal da Cruz, Reserv Du Moulin, Arrastão, Portal da Olaria e São Frâncico, foi uma iniciativa da Sabesp, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião.
Todo o material arrecadado será repassado posteriormente para entidades assistenciais, famílias carentes do Município e moradores de núcleos congelados. (Fonte: PMSS)

São Sebastião inicia segunda fase de reuniões para revisão do Plano Diretor

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião deu início na última segunda-feira, 26 de junho, a segunda fase de reuniões sobre a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. São as chamadas consultas públicas e o primeiro encontro foi realizado na Escola Municipal Henrique Botelho, no Porto Grande.
Cerca de 300 pessoas participaram da reunião, destinada aos moradores que fazem parte da UEP-2 (Unidade Espacial de Planejamento 2), ou seja, dos bairros entre São Francisco e Toque-Toque Pequeno.
Na oportunidade, os representantes da comissão técnica ministraram palestras e apresentaram propostas em diversas áreas, como saneamento ambiental (melhoria nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos), educação (necessidade de construção de complexos educacionais da Topolândia, Itatinga e Morro do Abrigo; ampliar o Centro Integrado Profissionalizante da Topolândia e a criação de novos; aumentar o acervo e o número de salas de leitura nas escolas até 2007; e a elaboração de um Plano Municipal de Educação), segurança (promoção de ações entre as polícias; criação de guarda civil municipal; implantação da Secretaria Municipal de Segurança; desativação da Cadeia Pública; e apoio a implantação do Centro de Detenção Provisória), habitação (recuperar o estoque de edifícios para utilização como uso habitacional e misto; criação das Zonas de Especial Interesse Social e alterações na Lei de Uso e Ocupação do Solo, para maximizar a utilização em áreas providas de infra-estrutura; e a elaboração de programas habitacionais) e saúde (desenvolvimento de campanhas e programas específicos para problemas do Município; capacitação e atualização dos profissionais da área da saúde; manutenção e conservação da rede física existente com previsão de aumento conforme demanda demográfica).
Outras palestras apresentadas foram para as áreas patrimônio cultural e turismo, acessibilidade e mobilidade urbana e lei de uso e ocupação do solo.
Todas as propostas levadas para essa primeira consulta pública foram diagnosticadas na leitura comunitária realizada no centro da cidade em 17 de abril deste ano.
Mais informações sobre o Plano Diretor estão contidas no site www.saosebastiao.sp.gov.br . Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3891-2048.
A próxima consulta pública será realizada no dia 03 de julho, às 18h30, na Escola Municipal do Canto do Mar, e abrangerá a Unidade Espacial de Planejamento 1, ou seja, moradores dos bairros Canto do Mar, Enseada, Jaraguá e Cigarras. (Fonte: PMSS)

Secretaria de cultura lança novos projetos e ações culturais para o segundo semestre

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo, estará lançando na próxima sexta-feira, 30 de junho, a partir das 19h, na Videoteca Municipal, um novo projeto para promoção de ações culturais no Município.
O intuito do programa é criar uma nova política cultural na cidade para o segundo semestre, intensificando os temas e fomentando a cultura, através de fóruns, palestras, intercâmbios, exposições e participações em festivais que se estendam a escolas, praças, creches, entre outros espaços.
A Secretaria de Cultura e Turismo também estará disponibilizando a reabertura de novas turmas para as oficinas culturais, com novos cursos de teclado e artesanato.
De acordo com o diretor de cultura, Gleivison Gaspar, todos os monitores culturais e artesãos estão engajados nessa nova proposta, que também se estende ao cidadão que quiser contribuir com esse novo projeto.
“Queremos que a comunidade comente a cultura na cidade e apresente idéias e novos projetos culturais”, avalia o diretor de Cultura.
Ainda segundo Gleivison, a Sectrur já programou uma agenda bem extensa para o segundo semestre, dividida em temas que serão explorados ao longo de todo o mês.
Em agosto será o mês da capoeira e do hip-hop, setembro é a vez da dança e das artes. Já em outubro, o teatro será abordado com peças e outros atrativos, enquanto em novembro, a música e a literatura tomam conta da cidade.
Com a conclusão de um ano das novas oficinas culturais, a proposta da Sectur é descentralizar os conceitos culturais e criar uma nova forma de fazer arte e cultura. (Fonte: PMSS)

São Sebastião inicia discussão para criar Plano Municipal de Educação

São Sebastião - Foi realizada na manhã dessa terça-feira, dia 27 de junho, no Teatro Municipal de São Sebastião, uma reunião com os diretores e representantes das Unidades Escolares Municipais, Particulares, Conselhos e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), onde foram discutidas e informadas as diretrizes e normas para elaboração de mini-conferências que ajudarão a elaborar o Plano Municipal de Educação de São Sebastião.
De acordo com a Seduc, para a elaboração do Plano de Educação de São Sebastião, serão realizadas 13 mini-conferências ao longo da cidade, quando serão discutidos assuntos pertinentes ao ensino público municipal, como Educação Infantil, Fundamental, Superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Infra-estrutura e a integração dos serviços sociais. As escolas estaduais e particulares vão elaborar cronogramas diferenciados de suas mini-conferências, discutindo sobre esses e outros assuntos necessários.
Segundo a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachoti Leite, a elaboração do Plano Municipal servirá para decidir as prioridades e o planejamento da Educação de São Sebastião.
Já a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Genoveva Pons Garcia, destacou a participação de todas as escolas de São Sebastião, sejam elas municipais, particulares ou estaduais. "As escolas particulares, estaduais e municipais devem se unir para preparar o Plano Municipal, que não é da Prefeitura e sim de São Sebastião", disse a secretária.
As escolas municipais foram divididas em núcleos e cada um tem até o dia 11 de julho para entregarem a Seduc uma programação de reuniões. Em agosto acontecerão as mini-conferências.
Após as mini-conferências, está prevista para o dia 21 de outubro a realização da Conferência Municipal de Educação, que vai reunir as idéias levantadas pela comunidade e educadores. Após isso, será finalizado o Plano de Educação de São Sebastião, com duração de 10 anos. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

PM prende família com droga

Ubatuba - A Polícia Militar de Ubatuba prendeu ontem três pessoas de uma mesma família acusadas de vender droga nas proximidades da escola estadual Dionizia Bueno Veloso, no bairro do Perequê-Açú.
A polícia chegou aos traficantes a partir de denúncias anônimas feitas por moradores do bairro nos últimos dias. A prisão do grupo ocorreu por volta das 6h.
Foram presos Jeferson Costa, 21 anos, Luciane Cabral da Silva, 34 anos, e Cleuza Costa, 50 anos. O menor G.C, 17 anos, que também estava na casa, foi liberado.
Segundo a polícia, foram apreendidas em poder dos acusados, 92 pedras de crack e 36 gramas de maconha já embaladas para venda. Parte da droga foi encontrada enterrada no quintal da casa, onde os três viviam.
A Polícia Militar apreendeu ainda na ação R$ 310 com os suspeitos. O dinheiro teria sido obtido com a venda das drogas.
INVESTIGAÇÃO - Costa, Luciene e Cleuza foram indiciados por tráfico de drogas em inquérito instaurado pela delegada Darlene Passos Gomes da Silva, de Ubatuba.
As duas mulheres foram encaminhadas para a Cadeia Feminina de Ubatuba. Costa permanece detido em Ubatuba até ser transferido para uma unidade prisional do Vale do Paraíba.
 (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba abre festa do padroeiro

Ubatuba - Começa hoje em Ubatuba a 83ª Festa de São Pedro, um dos eventos mais tradicionais e populares do município. A festa, realizada desde 1923 em homenagem ao padroeiro dos pescadores.
A festa promovida pela prefeitura, através da secretaria de Turismo e da Fundação Cultural, se estenderá até o próximo dia 2 de julho, na Praça de Eventos, ao lado do aeroporto Gastão Madeira, no bairro do Itaguá, com barracas típicas, shows musicais e danças folclóricas. Uma das principais atrações da festa é a tainha assada na brasa.
A abertura da festa acontece hoje às 19 horas, com a tradicional procissão do Mastro, entre a Prainha e a Praça de Eventos. Em seguida, haverá a escolha da Rainha dos Pescadores e shows musicais. (Fonte: ValeParaibano)

Festa de São Pedro Pescador começa amanhã

Ubatuba - A 83ª Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba acontecerá dos dias 28 de junho a 2 de julho na praça de eventos, ao lado do aeroporto. O evento se deve a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ubatuba e a Fundart.
Serão cinco dias de atrações, como shows, danças folclóricas e a tradicional tainha assada, prato típico que acompanha arroz, farofa e maionese.
Entre as principais atrações, estão as apresentações da dupla sertaneja Ibrahim e Daniel, o cantor de forró universitário, Miltinho Edilberto, a Banda Praieira, o cantor de reggae, João Terra e a Banda D’Jahga, que contará com a participação de Gabriel Chagas, semifinalista ubatubense do concurso “Ídolos do SBT”.
A Festa de São Pedro sempre ocorre no momento em que a pesca da tainha está no auge. Durante os meses de maio a julho, a tainha, proveniente do Rio Grande do Sul, faz uma migração na costa brasileira, passando por Ubatuba e possibilitando ao caiçara uma fartura nas Festas de São Pedro.
Daí a tradição de fazer a “sobrepau” (tainha assada sobre brasas, colocada em cima de galhos de goiabeira verde).
A comemoração em homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores tem ainda, a procissão de barcos coloridos e enfeitados como marca registrada. Essa tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos, celebrou uma missa no mar. Para tanto, os pescadores reuniram seis canoas grandes e amarraram uma à outra. Depois estivaram com grandes pranchões de madeira formando uma balsa, que foi fundeada utilizando-se pedras como âncoras.
Essas pedras foram amarradas com cordas trançadas de cipó imbé, planta comum na região litorânea, e desde então, a festa vem sendo realizada e cresce a cada ano, atraindo turistas e cativando a comunidade. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Ibrahim e Daniel na Festa de São Pedro Pescador

Ubatuba - Depois de abrirem o show da Banda Calipso na Festa do Peão de Boiadeiro na cidade de Americana/SP, no último dia 15, onde tocaram para cerca de 40 mil pessoas, a dupla de Ubatuba, Ibrahim e Daniel se apresentarão no próximo dia 29 na tradicional Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba.
O show será na praça de eventos - ao lado do aeroporto, a partir das 22h00 e a dupla promete “animar muito o público”.
Com sete anos de estrada, a dupla ubatubense vem ganhando espaço e destaque na música sertaneja.
Acabaram de lançar o 1o cd e suas músicas já tocam nas principais rádios do Brasil.
Segundo o assessor da dupla, Netinho Mattos, Ibrahim e Daniel já estão praticamente com a agenda lotada até o final do ano. “O próximo show deles será no dia 30 de junho em Ribeirão Preto, no Rodeio Festival”. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

 

 

Semana de 23/06 à 29/06

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs -19:20 hs -21:00 hs(No sábado,domingo também ás 14:20 hs)

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Poseidon"
Ás 15:00 hs -17:00 hs - 19:00 hs- 21:00 hs
 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Parece Mentira

No ano de 1956
Um marinheiro
Escreveu uma declaração de amor
Pôs em uma garrafa
Lançou-a no Mar Mediterrâneo
E a carta vogou
Por quase dois anos
Entre calmarias e tempestades
Até chegar às mãos
Da filha de um pescador
E foi assim que Ake da Suécia
Conheceu Paolina da Sicília
Casaram e foram felizes para sempre.

Caso clínico

Da praia, da mata,
Da Serra do Mar
Mudei para São Paulo
Estudei em São Paulo
Adoeci em São Paulo
E fui procurar o doutor
Seu doutor me examinou
E na receita aviou
Que diariamente
Bebesse café
Feito no fogão a lenha
Acompanhado de inhame
Cará ou mandioca-doce
Que às refeições
Tivesse escaldado
De peixe ou de galinha
E de sobremesa
Jabuticaba
Cambucá
Fruta-do-conde
Brejaúva
Pindoba
E que após os repastos
Enxaguasse a garganta
Com cachaça e cambuci
Bom moço, obedeci
E desde aquela época
Jamais adoeci.

Felix Cabral

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Maranduba ©Luciano Cancelier

Praia da Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor