Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 03 de Julho de 2006 - Nº 1554 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Litoral pode ganhar centro para recuperação de animais
UNIMÓDULO participa de debates no Ecoadventur LN-SP

Caraguatatuba
Mulher é assassinada a tiros em Caraguá
Caraguá sedia a 3ª Ecoadventur em julho
Atletas de Caraguá se classificam para o Campeonato Brasileiro de Kung Fu
Caraguá Bmx Clube, participa de Prova em Jacareí, como treinamento para o Mundial.
Caraguá é elogiada pelos organizadores dos Regionais 2006
Saúde de Caraguá entrega seis cadeiras-de-rodas
Programação Cultural Fundacc – Julho

Ilhabela
Chega ao final o Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela
Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove palestra na Câmara com o tema “Plano Diretor de Ilhabela como Instrumento de Preservação e Desenvolvimento”
Prefeitura dá continuidade às atividades do mês do Meio Ambiente
Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo e Fomento Trazem Para Ilhabela o Progama de Turismo Rural para Comunidade Tradicional
Prefeito Manoel Marcos adianta o pagamento do 13o. salário dos funcionários públicos
Mês do Meio Ambiente de Ilhabela é comemorado com caminhada
Ilhabela comemora São Pedro Santo Protetor dos Pescadores
Ilhabela comemora o quarto ano de existência do Hospital Municipal ‘Governador Mário Covas Junior’
Câmara aprova LDO com 39 emendas em Sessão Extraordinária

São Sebastião
Costa sul de S. Sebastião sofre com onda de assaltos
Escolas de São Sebastião continuam com programação das festas juninas
Prefeitura anuncia investimentos para Barra do Una
Secretário Estadual de Cultura lança programação de São Sebastião para baixa temporada
São Sebastião recebe V Estação USP nas férias
São Sebastião realiza a 3ª seletiva do Circuito Maresia SP Contest
Projetos realizam Arraiá de aniversários
Prefeitura realiza palestra aos beneficiários do PEAD
Setradh recadastra famílias na Ilha Montão de Trigo
Áreas verdes e contrato
Pescador
São Sebastião disputa 3º lugar pela Livovali
EM Enseada realiza final de torneio de futebol
Festival de Judô reunirá 150 crianças no sábado
APAE realiza tradicional festa junina
Alunos do Frúgoli aprendem sobre preconceitos
Fiscalização realiza ação demolitória em bairros de São Sebastião
Fundo Social e Sabesp destacam parceria na Campanha do Agasalho 2006
Prefeitura apresenta balanço financeiro da Saúde


Ubatuba
Aquário de Ubatuba trata cinco pinguins
Tamar atendeu 300 animais desde 2001
Curso do Sebrae em parceria com a ACIU
Oficina de Velas de nível avançado na ACIU
Inauguração do PTB em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral pode ganhar centro para recuperação de animais
ONG propõe criação de unidade para tratamento de mamíferos e aves marinhas na região

Litoral Norte - A ONG (Organização Não-Governamental) Instituto Argonauta para a Conservação Marinha, de Ubatuba, busca parceria com a iniciativa privada para implantar no Litoral Norte um Cretaa (Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos). O centro destinado à reabilitação de aves e mamíferos marinhos seria o primeiro instalado no sudeste brasileiro.
O único Cretaa existente para atender os estados do Sul e Sudeste funciona na cidade de Rio Grande (RS). A unidade deverá ser implantada em Ubatuba para atender cidades do litoral paulista e fluminense.
Atualmente, todas as aves ou mamíferos resgatados nas praias da região são encaminhados para o Aquário de Ubatuba ou para o Projeto Tamar, que não possuem estrutura adequada para a reabilitação desses animais.
O oceanógrafo Hugo Gallo, do Aquário de Ubatuba, disse que o centro contribuiria para a conservação da biodiversiade aquática no Sudeste do país. Segundo ele, o aquário tem registrado inúmeros atendimentos a baleias, golfinhos, lobos-marinho, lontras e aves, como albatroz, atobás, fragatas, gaivotas, garças e pinguins, mas sua estrutura não permite uma ação efetiva na recuperação e soltura dos animais.
"Nos casos dos pinguins, por exemplo, após reabilitá-los, temos que encaminhá-los para os zoológicos do Estado."
O biólogo José Henrique Becker, do Tamar (Tartarugas Marinhas) de Ubatuba, também defende a criação do Cetraa. "Existe uma grande demanda na região para a implantação do centro, um local apropriado para o tratamento e a reabilitação de aves e animais marinhos", disse.
Segundo Becker, o Tamar presta atendimento em alguns casos, mas sua prioridade é a preservação das tartarugas marinhas (leia texto abaixo).
AUTORIZAÇÃO - A implantação do centro para atender animais aquáticos marinhos depende de aval do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). O chefe do escritório do Ibama em Caraguatatuba, Leonardo Teixeira, disse que o órgão vê com bons olhos a iniciativa da ONG Argonauta.
Segundo Teixeira, a região tem registrado um grande número de animais marinhos capturados acidentalmente por pescadores e de aves marinhas que aparecem debilitadas nas praias, mas não existe um centro apropriado para tratamento e reabilitação dos animais na região Sudeste.
"Dependemos sempre da ajuda do aquário e do Tamar em Ubatuba. A idéia é fortalecer a parceria entre as instituições e o Ibama, através da criação do Cetraa", afirmou.
Segundo ele, o centro seria de responsabilidade do Ibama, mas administrado pelas ONGs.
A proposta da implantação do Cetraa está sendo analisado pela Petrobras. A empresa, que tem investido em educação ambiental na região, poderá firmar parceria com as ONGs para viabilizar a criação do centro no Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

UNIMÓDULO participa de debates no Ecoadventur LN-SP

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, confirmaram participação no 3º Ecoadvnetur LN – SP, que vai acontecer de 13 a 15 de junho, no Espaço Cultural e Educacional Mário Covas.
O coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Marcos Couto será o mediador do painel "O futuro político do Litoral Norte", que vai acontecer na abertura do evento, dia 13, das 19 às 22h30.
Entre os assuntos a serem debatidos estão: "A Visão política para o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte", com a participação de candidatos a cargos eletivos em outubro de 2006. A organização é o do arquiteto Paulo André, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba e presidente da rede de Ongs ambientalistas Real Norte.
O 3º Ecoadventur-LN-SP será mais uma jornada em prol do turismo sustentável, do ecoturismo e do esporte de aventura, destacando e evidenciando esse grande parque temático natural brasileiro: o Litoral Norte Paulista.
O evento é uma iniciativa do Instituto Onda Verde, Adventure Factory, CBC MKT-Cavalcanti Marketing, tendo como patrocinador geral a Nestlé. Também são parceiros a Prefeitura de Caraguá, a Fundacc, a Associação Comercial e Empresarial, a Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguá e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caraguá.
Há três anos, o Ecoadventur incentiva e apóia ONGs e outras instituições de ensino e pesquisa, já existentes no Litoral Norte para uma atuação sistemática em educação ambiental, principalmente junto ao público estudantil. E também vem desde 2004, demonstrando resultados de projetos culturais, de artesanato e de cooperativismo na região, servindo de exemplo para novos projetos.
Um dos objetivos do Ecoadventur é estimular o intercâmbio de idéias, tecnologias, produtos e técnicas para a preservação ambiental e a exploração do turismo de aventura, ecoturismo e esportes outdoor.

Programação:
Dia 13
16h – Abertura oficial para convidados.
16h30 – Abertura da EXPO 2006 para o público.
19h – Abertura do Enpro-Eco – Encontro Pró-Ecoturismo, Preservação Ambiental e Responsabilidade Social do Litoral Norte. Painel: "O futuro político do Litoral Norte – a visão política para o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte", com a participação candidatos a cargos eletivos em outubro de 2006, de vários partidos.

Dia 14
15h – Painel: Políticas para o desenvolvimento do turismo sustentável, por representantes das Secretarias de Turismo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Secretário Municipal de Caraguá e IEB-Instituto de Ecoturismo do Brasil.
- Políticas Municipais e Federais para o Turismo de Aventura. O papel do poder público e da iniciativa privada.
- O projeto de ecoturismo e visitação nas Unidades de conservação do MMA. Estudo de caso sobre o Processo de Normatização realizado em Brotas-SP.
21h – O Projeto Petrobrás – Campo de Mexilhão: as implicações dos impactos ambientais e sócio-econômicos no LN-SP, por representantes da Petrobrás.

Dia 15
15 horas – Painel: A Mata Atlântica e a responsabilidade de sua preservação – Os impactos das obras sobre as Unidades de Conservação/O ecoturismo como indutor de desenvolvimento sutentável e o potencial turístico e econômico dos Parques Estaduais no LN – SP. Apresentações e debates coordenados pelas Ongs da Mata Atlântica.
19h15 – Painel: Certificação e Segurança, sem isto não haverá turismo de aventura.
-Procedimentos de segurança e resgate no turismo de aventura - grupos de voluntariado. Pela ABETA-Associação Brasileira de Turismo de Aventura.
-Certificação do turismo de aventura. As normas da ABNT, pelo IH-Instituto da Hospitalidade.
Mais informações no site: www.ecoadventur.com.br (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Mulher é assassinada a tiros em Caraguá

Caraguatatuba - Uma mulher, identificada apenas como Roberta, foi baleada e morreu por volta da meia-noite de anteontem, no bairro Golfinho, em Caraguatatuba. Até as 17h de onte, a polícia ainda investigava a identidade da vítima e o motivo do homicídio. Nenhum suspeito foi preso. Namadrugada de ontem, Luís Henrique de Oliveira, 38 anos, levou cinco tiros no bairro do Indaiá, também em Caraguá. Os disparos foram efetuados na avenida Alagoas, perto do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Oliveira foi socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro. Ele permanecia internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na tarde de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá sedia a 3ª Ecoadventur em julho

Caraguatatuba - Caraguatatuba sediará, entre os dias 13 e 16 de julho, o 3º Ecoadventur-LN-SP. O evento é voltado para a prática de esportes radicais e discussões sobre o assunto. Este ano, as atividades irão se concentrar no Espaço Cultural e Educacional Mário Covas e às margens do Rio Santo Antônio, no Indaiá. O objetivo do Ecoadventur é estimular a troca de informações, tecnologias, produtos e técnicas para a preservação ambiental e a exploração do turismo de aventura e do ecoturismo. A abertura oficial será marcada por trabalhos de limpeza do Rio Santo Antônio, realizada por entidades ambientalistas. (Fonte: ValeParaibano)

Atletas de Caraguá se classificam para o Campeonato Brasileiro de Kung Fu
Dos 15 atletas que participaram da final do Campeonato Paulista sete estão classificados para o Brasileiro, que acontece no mês de setembro na capital mineira. A equipe ainda treina para participar dos Jogos Regionais 2006

Caraguatatuba - Sete atletas da Associação de Long-Teh de Kung Fu e Tai-Chi-Chuan de Caraguá se classificaram para o Campeonato Brasileiro da modalidade. Os competidores conquistaram medalhas de ouro e prata no 17º Campeonato Paulista, que aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, sábado e domingo, respectivamente em Taubaté, com o resultado os lutadores de artes marciais buscam o título de melhores do país.
Participaram do Campeonato Paulista 15 atletas de Caraguá comandados pelo professor Benedito Fernandes, mais conhecido como Ditinho, e trouxeram para o município 17 medalhas, sendo 3 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze em várias categorias disputadas. "Cerca de 600 atletas de todo estado participaram da competição. Este é um evento que reúne os melhores competidores de nível internacional", disse Ditinho.
Em 2005 dois atletas caraguatatubenses estiveram representando o município no Brasileiro realizado na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Diego Garcia conquistou medalha de ouro e Vilomar Novis ficou com o bronze na categoria Tai-Chi-Chuan. "As medalhas foram as primeiras conquistadas em toda a história da modalidade na cidade. Estas conquistas só foram possíveis graças a força e determinação dos competidores e o apoio dos seus familiares. Este ano as possibilidades conquistarem mais medalhas são maiores, pois teremos mais atletas competindo e todos eles têm chances de conquistar o título. Ditinho completou "a nossa equipe conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, NutriSports, Distribuidora de Bebidas Gaivotas, Quiosque do Flávio e Ótica Cristal."
O Campeonato Brasileiro acontece no mês de setembro, em Belo Horizonte em Minas Gerais. Os atletas ainda se preparam a 50ª edição dos Jogos Regionais, que será de 17 a 30 de julho em Lorena. O Kung Fu fará parte das modalidades extras, não conta ponto para a cidade, a equipe luta para tornar a modalidade oficial nos jogos.
Confira o resultado dos atletas de Caraguá:
Hemerson C. Oliveira - 1 Ouro
Camila de Oliveira - 1 Ouro, 1 Prata
Valdirene B. dos Santos - 1 Ouro, 3 Prata
Renan F. dos Santos - 1 Prata, 3 Bronze
Bianca Kawata - 1 Prata, 1 Bronze
Milton Granner - 1 Prata
Vilomar Novis - 1 Prata, 1 Bronze
Robson Guimarães - 1 Prata
Marcelo Fernando - 1 Bronze
Márcia Reiko - 1 Prata
(Fonte: PMC)

Caraguá Bmx Clube, participa de Prova em Jacareí, como treinamento para o Mundial.

Caraguatatuba - A Equipe do Caraguá Bmx Clube, participa no próximo domingo dia 02 de julho a partir das 11:30hs, na pista Luciano Bruni na cidade de Jacareí, da 2º etapa da 18º edição do Campeonato Jacareiense / Refactor de Bicicross. São esperados para esta prova aproximadamente 300 pilotos do Estado de São Paulo, pois esta é a ultima competição antes do mundial da modalidade que acontece no final do mês de julho, e com certeza grandes disputas ocorreram nas disputas.
Serão disputadas 20 categorias e a equipe de Caraguá participará com 15 pilotos, sendo que dentre estes, Lucas Prazeres (big box/J.Bike/C.E. Caragutá), Matheus Prazeres (big box/J.Bike/Unimódulo), Eavandro Castilho, Celso Bugarelli ( America Garage) e Tacianne Alves (Pit Stop/Big Rodas) estão classificados para o mundial e estão treinando forte visando chegar pelo menos entre os oitos melhores pilotos do mundo. A equipe do Cargua Bmx clube tem o apoio da SECER e de patrocinadores individuais para os pilotos.
(Fonte: mvprazeres@hotmail.com)

Caraguá é elogiada pelos organizadores dos Regionais 2006
Os organizadores do evento declararam que Caraguá se tornou um “divisor de águas” dos Regionais. Neste ano serão votadas as cidades-sedes da 51ª e 52ª edição do evento (2007 e 2008). Caraguá será candidata a sediar os jogos em 2008

Caraguatatuba - Faltando apenas 17 dias para o início da 50ª edição dos Jogos Regionais 2006, a cidade de Lorena, sede dos jogos, está quase pronta para receber cerca de 10 mil pessoas, entre atletas, comissão técnica e familiares, que visitarão o município de 17 a 30 de julho. Em entrevista coletiva na quinta-feira, 29, os organizadores do evento elogiaram a cidade de Caraguatatuba e disseram que o evento neste ano tem que se igualar aos realizados na cidade litorânea (2004 e 2005) que foram elogiados pelo comitê do Estado e também pelo então Secretário da Juventude Esporte e Lazer do Estado, Lars Grael.
Na coletiva o prefeito de Lorena, Paulo César Neme, disse que as reformas estão a todo vapor e que são obras que vão aparecer e é um benefício permanente para a cidade, para ele o município será uma referência em todo o Vale do Paraíba.
De acordo com o Secretário de Esportes e Lazer, Rogério Augusto Brandão de Aquino, os Jogos Regionais Lorena terão possibilidade de desenvolver a parte social na cidade por meio do esporte em todos os sentidos como educação e social. “As obras têm um cronograma e planejamento e estamos seguindo à risca as exigências da Secretaria da Juventude com relação à infra-estrutura; Lorena estará pronta para receber as 35 cidades participantes dos jogos”, disse e completou “seguimos a estrutura de Caraguá, a cidade do litoral foi um divisor de águas. Hoje, existe os Regionais antes e depois de Caraguá, e por isso não podemos ter uma estrutura inferior à da cidade”, declarou Aquino.
Segundo o chefe do Comitê Organizador, Álvaro Marton Barbosa Júnior, várias parcerias foram firmadas para proporcionar conforto a todos os participantes. “Este ano os jogos vêm com novidades, haverá eleição para os municípios sedes de 2007 e 2008. São candidatas a sediar o evento em 2007 as cidades de Ubatuba e Guarulhos, em 2008 Suzano se candidatou e Caraguatatuba novamente sonha em sediar o evento, além disso o voto será secreto, ”e acrescentou “A cidade de Lorena vem com uma inovação, a município irá premiar a cidade mais disciplinada com o troféu “Fair-Play” que significa “Jogo Limpo”. Uma parceria entre a prefeitura e o Panathlon Clube de Taubaté. Para a cidade receber o troféu terá que ter disciplina absoluta em todos os sentidos”, finalizou Júnior.
(Fonte: PMC)

Saúde de Caraguá entrega seis cadeiras-de-rodas
Os pacientes beneficiados foram cadastrados e avaliados pela equipe de fisioterapia do município

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na quinta-feira, dia 29, quatro cadeiras-de-rodas e duas de banho para pacientes do município.
De acordo com o secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, os pacientes contemplados com as cadeiras foram cadastrados e avaliados pelos profissionais do setor de fisioterapia do município, que fica abrigado na sede da secretaria.
“O município tem um convênio com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) que faz os testes, por meio dos seus técnicos, e analisa a necessidade de cada paciente para que os equipamentos sejam adaptados”, disse o secretário.
Além das cadeiras-de-rodas, os pacientes de Caraguatatuba já foram beneficiados com aparelhos auditivos, pernas mecânicas, muletas entre outros sem nenhum custo. Para mais informações sobre equipamentos especiais a Secretaria de Saúde fica na Avenida Rio Branco, 900, indaiá, antigo supermercado Silva.
(Fonte: PMC)

Programação Cultural Fundacc – Julho

Dia 7 – sexta-feira
Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta espetáculo Quenn – O espetáculo deve continuar – Um tributo à Freddie Mercury
O CBMC – Corpo Municipal de Baile de Caraguatatuba mantido pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, tendo à frente a coreógrafa Cristina Neves apresenta mais uma vez a montagem de Queen – O Show deve Continuar, contando a história do lendário Freddie Mercury. Esse espetáculo abriu o Litoral em Dança que aconteceu entre os dias 18 a 21 de maio deste ano, no Teatro Mario Covas.
Visando oferecer a população mais uma oportunidade de assistir ao show, a Fundacc realiza mais uma apresentação, que acontece dia 7 de julho, no Teatro Mario Covas, às 21 horas. Os ingressos custam R$ 10 reais e R$ 5 reais a meia-entrada. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Teatro Mario Covas.
O grupo - Com uma trajetória de sucessos, o Corpo de Baile de Caraguatatuba vem ao longo de sua criação, em 2002, crescendo tecnicamente com montagens em clássicos de repertório e coreografias de contemporâneo.
A primeira grande montagem do CBMC foi em 2005, com a adaptação de Coppélia, abrindo o Litoral em Dança, uma mega produção. Já em dezembro do mesmo ano, montaram “O Quebra Nozes” com 140 bailarinos, entre 7 e 36 anos.
Em 2006, visando traçar novos rumos no repertório do grupo, uma grande montagem baseada na vida de Freddie Mercury – “Queen – O Show deve Continuar”, vem sendo produzida desde o final de 2005.
Os cenários, como em todas as outras montagens vem sendo construído na própria Fundacc pela equipe de produção, sob a direção artística de Jac Costa, artista plástico da instituição.
“Nessa grande apresentação de dança, a vida de Freddie Mercury será encenada pelos bailarinos ao som de suas músicas que embalaram a década de 80 e acompanharam gerações até os dias de hoje” comenta Cristina Neves. As apresentações

Dia 8 – sabado
MACC apresenta exposição
Diálogos/Pinturas de Antonio Carelli

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta a exposição Diálogos/ Pinturas do artista plástico Antonio Carelli, de 8 de julho a 10 de setembro. A mostra contará com 25 obras, que vão do desenho à pintura, da cerâmica à escultura, com apresentação de vídeo, revelando o processo criativo do artista. Ao completar 80 anos de vida e 60 de atividades artísticas, Carelli vai mostrar obras realizadas nos últimos 20 anos, produzidas em seu atelier em Caraguá.
Desde a década de 80, Carelli vem desenvolvendo junto com a artista Sandra Mendes, um movimento artístico conhecido como Projeto Arte Litoral Norte, com inúmeras exposições realizadas na região.
Na visão do historiador e crítico de arte João Spinelli, - “na atualidade, a sua meta principal é representar poeticamente, via arte, a sua realidade circundante – que o envolve e o emociona: Caraguatatuba, com quem mantêm cumplicidade com sua ecologia: Diálogos/Pinturas do artista com a paisagem. Isenta de dominações ou aprisionamento estéticos, a natureza manifesta-se em suas obras. Distantes de meros registros ou documentação do Litoral Norte representam, a identificação efetiva deste artista com a cidade intensificada progressivamente após a sua mudança definitiva nos anos 80 para Caraguatatuba”.
Ainda segundo Spinelli, “depois de ter renovado, nos anos 50, a técnica do mosaico, incorporando-a definitivamente à modernidade, nos anos 90, suas transformações criativas unem os processos pictóricos à luminosidade cromática da cerâmica. Suas vitrificações matéricas renovam a composição e a fatura dos painéis cerâmicos, transportando-os para a pós-modernidade” comenta.
Para Eloiza Antunes, presidente da Fundacc - “usufruir das cores, movimentos, traços e da mensagem da arte transposta para o real, é o presente que recebemos de Antonio Carelli.
A visitação é de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é franca.
O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguá.

V Revelando São Paulo – Vale do Paraíba 2006
Caraguatatuba participa do V Revelando São Paulo – Vale do Paraíba 2006 em São José dos Campos de 5 a 9 de julho, no Parque da Cidade.

O evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e a Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura integram os municípios que integram a região cultural Vale do Paraíba. A abertura acontece dia 5, quarta-feira, a partir das 9 horas.
O objetivo do evento é revelar as expressões de cultura identitária e de tradição existentes na região. A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - leva para o evento o artesanato em fibras, os bonecões, os grupos de Folia de Reis e o Moçambique, a culinária caiçara tradicional, com o Azul Marinho e o Peixe seco com batata doce

Programação Videoteca Lúcio Braun

Sempre às 20 horas, ingressos a R$1,00. A Videoteca fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72 no centro de Caraguá.

Dia 01- Sábado - Homem da Lei / James Stewart - 1955 - Faroeste - 14 anos
Dia 02 - Domingo - A Raposa do Mar / Dick Powell - 1957 - Aventura - 12 anos
Festival “Charles Chaplin”
Dia 06 - Quinta-feira - Tempos Modernos / 1936 - Comédia - Livre
Dia 07 - Sexta-feira - O Circo / 1928 - Comédia - Livre
Dia 08 - Sábado - O Grande Ditador / 1940 - Comédia - 12 anos
Dia 09 - Domingo - Luzes da Cidade / 1930 - Romance - Livre
Dia 13 - Quinta-feira - 007 Contra Goldfinger / SeanConnery - 1964 - Aventura - 14anos
Dia 14 - Sexta-feira - EI Dorado / James Caan - 1965 - Faroeste - 14 anos
Dia 15 - Sábado - Como Conquistar um Milionário / Lauren BacalI - 1952 - Comédia - 12 anos
Dia 16 - Domingo - Encontro em Paris / Audrey Hepburn - 1957 - Romance - 12 anos
Dia 20 - Quinta-feira - A Missão / Robert De Niro - 1987 - Aventura - 14 anos
Dia 21 - Sexta-feira - O Jovem Jesse James / Colin Farrell - 2003 - Faroeste - 12 anos
Dia 22 - Sábado - As Confissões de Schmidt / Jack Nicholson - 2002 - Comédia - 14 anos
Dia 23 - Domingo - Mar Adentro / Javier Bardem - 2004 - Drama - 14 anos
Dia 25 - Terça - feira - Os Incríveis / 2004 - Aventura - Livre
Dia 26 - Quarta-feira - George, o Rei da Floresta 2 / 2003 - Comédia - Livre
Dia 27 - Quinta-feira - Pequenos Espiões 3 / 2003 - Aventura - Livre
Dia 28 - Sexta-feira - Shrek 2 / 2004 - Desenho - Livre
Dia 29 - Sábado - Mulan 2 / 2004 - Desenho - Livre
Dia 30 - Domingo - Garfield - O Filme / 2004 - Comédia - Livre
(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Chega ao final o Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer, deu início ao Campeonato Municipal de Futsal 2006 no último mês de maio. Foram inscritas 35 equipes, divididas nas categorias Pré Mirim (95-96), Mirim (93-94), Infantil (91-92) e Infanto (89-90), sendo elas: Juventude, Unidos do Pequeá, Praia Grande F.C., Itaquanduba e Armação (Pré-Mirim); The Masters, E.C. Juventude da Ilha, Barra Real, Bold F. C., E.C. Itaquanduba B, Geração Pavilhão, Praia Grande F.C., E.C. Itaquanduba A, Mônaco e Gaviões Fiel (Infantil); Praia Grande F.C., Força Jovem, Os Guerreiros, Prainha, AA. Ponte Preta, Comando Caiçara, Estrada do Camarão, Novo Itaquanduba, Juventude, Águia Dourada, Ájax e Tipo Colômbia (Infanto); Juventude, Prainha, Água Branca, Os Guerreiros Praia Grande F.C., Meninos da Ilha, E.C. Juventude da Ilha, Pavilhãozinho 8 (Mirim).
As partidas foram realizadas aos sábados na quadra de esportes do bairro Perequê, que recebeu nova pintura e remarcação com medidas oficiais.
A final do campeonato foi realizada no último sábado, 24, também na quadra do Perequê, e os resultados foram definidos conforme as partidas entre as equipes a seguir:

Pré Mirim: Itaquanduba 5 X 2 Armação
Mirim: Meninos da Ilha 2 X 7 Juventude da Ilha
Infantil: The Máster 5 x 0 Juventude da Ilha
Infanto: Comando Caiçara 2 x 5 Prainha

Após os jogos foi realizada a cerimônia de premiação, onde estavam presentes o secretário da pasta, José Roberto de Jesus, a secretária de Meio Ambiente, Maria Inêz Fazzini Biondi, os vereadores Joadir Capucho e Carlos Alberto de Oliveira Pinto, além do diretor financeiro da Câmara Municipal de Ilhabela, Marcos Anchieta.
Para o prefeito Manoel Marcos, “a prática esportiva e a competitividade ajudam na criação e formação do caráter dos jovens, tirando-os da rua e plantando uma semente na consciência da comunidade para um futuro melhor”.  (Fonte: PMI)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove palestra na Câmara com o tema “Plano Diretor de Ilhabela como Instrumento de Preservação e Desenvolvimento”

Ilhabela - Nesta terça-feira, 27, seguindo a programação do Mês do Meio Ambiente, a secretária Municipal do Meio Ambiente, Maria Inêz Fazzini Biondi, ministrou uma palestra na Câmara Municipal cujo tema foi “Plano Diretor de Ilhabela como Instrumento de Preservação e Desenvolvimento”.
Durante a palestra, Maria Inez explicou que o Plano Diretor é um instrumento que reúne as diretrizes para o desenvolvimento do município e as estratégias de ocupação do território municipal, com base na compreensão das funções econômicas, das características ambientais, sociais e territoriais da cidade, assim como de sua região de influência. O projeto foi feito através de um convênio firmado com a Universidade de São Paulo (USP), e teve como coordenadora da equipe técnica a atual secretária.
Com a palestra, um dos objetivos de Maria Inêz foi mostrar à comunidade como foi a elaboração do plano e os benefícios que, a partir de sua aprovação, o projeto trará à cidade e aos munícipes. Ela também destacou, que o projeto já está na Câmara desde dezembro de 2005 para ser aprovado, e incentivou a população a participar das discussões e decisões do Legislativo.
Houve também uma grande participação dos alunos do período noturno da E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, que se interessaram sobre o assunto a ponto de pedirem uma cópia do Plano Diretor à secretaria municipal de Meio Ambiente.  (Fonte: PMI)

Prefeitura dá continuidade às atividades do mês do Meio Ambiente

Ilhabela - No último sábado, 24, em continuidade às comemorações ao Mês do Meio Ambiente, alguns funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ilhabela visitaram a E.E. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, onde aconteceu mais um “Cuide de Ilhabela Brincando”.
Na ocasião, foram realizadas atividades recreativas, e um “papo” com os monitores sobre a importância da separação dos resíduos nas escolas e domicílios. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi, o projeto visa a conscientização das crianças em relação à preservação ambiental no município.
No domingo, 25, foi a vez da “Oficina de Empapelamento”, outro evento do Mês do Meio Ambiente, realizado desta vez na Pastoral da Criança, no bairro do Itaquanduba. O evento foi feito em parceria com a artesã Ivana Tomie Davidoff.
A oficina teve grande participação da comunidade, e seu objetivo foi incentivar as crianças a reutilizarem o papel e seus derivados, para a confecção de brinquedos, antes que estes sejam jogados fora. Depois dos brinquedos prontos, as crianças realizaram um teatro de bonecos, cujo tema abordado foi a preservação do meio ambiente.
“É muito importante cuidarmos do meio ambiente de nossa cidade, considerada a campeã em preservação da mata atlântica”, ressalta o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, incentivando as crianças a atuarem como “guardiões do meio ambiente”, aprendendo e ensinando ao próximo, posturas ecologicamente corretas.  (Fonte: PMI)

Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo e Fomento Trazem Para Ilhabela o Progama de Turismo Rural para Comunidade Tradicional

Ilhabela - Através da parceria entre Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está sendo realizado na praia de Castelhanos o Programa de Turismo Rural.
O programa é constituído por 10 módulos, que são relacionados entre si, permitindo que a comunidade desenvolva com segurança, atividades econômicas do segmento.
Já foram concluídas três etapas, com participação assídua dos moradores do local. A primeira, “Oportunidade de Empreendimento”, foi realizada entre os dias 15 a 17 de maio, com 24 horas de duração. Este módulo teve como objetivo principal, apresentar e fazer com que a comunidade compreenda em que consiste o turismo no meio rural, identificando as potencialidades e oportunidades nas propriedades. Na ocasião, ministrada pela instrutora Camila Bassi, a Baía de Castelhanos foi usada como exemplo para tratar do conceito de turismo onde foram apresentados os pontos fortes e pontos fracos, chegando a conclusão da grande potencialidade que existe em Castelhanos.
O módulo II, “Identidade e Cultura”, foi realizado nos dias 08 e 09 de junho, pela instrutora Maria Helena Caldas, com 16h de duração. Este módulo teve como objetivo principal o resgate cultural da comunidade, onde foram identificados seus costumes, como a fabricação de artesanato local.
Entre os dias 12 a 14 de junho, foi concluído o módulo III, “Gestão de Empreendimentos”, com o objetivo de apresentar os princípios básicos de administração para inserir o turismo em uma propriedade rural de forma lucrativa e sustentável.
“A vinda do Programa de Turismo Rural é de extrema importância para Ilhabela, e suas comunidades tradicionais, sendo que é a primeira vez que o SENAR aplica este projeto em uma comunidade de pescadores. Isso possibilita aos moradores a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, contribuindo para mudanças de comportamento dos mesmos”, declarou o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias.
Para o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, esta parceria com o SENAR, vem de encontro com os anseios da administração, de promover o desenvolvimento integrado e sustentável nas áreas do turismo, cultura e meio ambiente, proporcionando aos moradores das Comunidades Tradicionais de Ilhabela, mais uma opção de geração de emprego e renda.
O módulo IV, “Pontos de Vendas de Produtos”, será realizado entre os dias 19 a 21 de julho.  (Fonte: PMI)

Prefeito Manoel Marcos adianta o pagamento do 13o. salário dos funcionários públicos

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, autorizou efetuar o adiantamento da 1a. parcela do 13o. salário (2006), juntamente com o pagamento do salário dos funcionários públicos municipais, referente ao mês de junho, para esta sexta-feira, dia 30.
Os valores despendidos foram:

- Folha de pagamento de salário dos funcionários da Prefeitura Municipal: R$1.429.416,51;
- Folha de pagamento da 1a. parcela do 13o. salário dos funcionários da Prefeitura Municipal: R$ 660.686,34;
- Folha de pagamento de salários dos funcionários da FUNDACI: R$43.644,17:
- Foram repassados ainda, através de subvenção, os seguintes valores:
- R$ 60.545,88: referente ao pagamento mensal dos funcionários da Frente de Trabalho, através do convênio com a APAE;
- R$ 312.859,64: referente ao pagamento mensal aos funcionários da Qualis/PSF-Saúde, através do convênio com a Santa Casa e, R$ 118.171,38 referente a 1a. parcela do 13o. salário;
- R$ 421.601,22: referente ao pagamento dos funcionários do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior, através do convênio com a Santa Casa e, R$ 119.114,22 referente ao pagamento da 1a. parcela do 13o. salário.  (Fonte: PMI)

Mês do Meio Ambiente de Ilhabela é comemorado com caminhada


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove amanhã a Caminhada pela preservação das praias, matas e cachoeiras, a partir das 19h. A atividade marca a programação do Mês do Meio Ambiente em Ilhabela.
Os participantes sairão da Praça Rotatória da Barra Velha rumo ao bairro da Praia Grande, percorrendo cerca de 6,5 Km pela orla da costa sul do município. A inscrição será feita no local da partida, a partir das 18h, e dará direito ao participante de concorrer ao sorteio de duas bicicletas Mountain Bike 18 marchas, na chegada.
O evento conta com o apoio da JRM Terraplanagem, Pousada Ilha Sol, Restaurante Papagaio e Auto Viação e Turismo Ilhabela, que estará disponibilizando ônibus para os participantes retornarem ao ponto de partida; além do auxílio da Divisão Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal de Saúde, que estará disponibilizando uma ambulância para o caso de ser preciso atendimento médico.
Programação – Outros eventos estão acontecendo na cidade para comemorar o mês de junho, que se estende até dia 08 de julho. No 3º ano do Mês do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove eventos para a sensibilização da população para as questões ligadas à Água, mas também voltadas ao lixo, a preservação da mata e da qualidade ambiental do município, uma vez que Ilhabela é considerada a cidade campeã em preservação da mata atlântica, com mais de trezentas cachoeiras. Entre as atividades estão:
Parque Municipal das Cachoeiras – até 08 de julho, nos dias úteis aberto das 09h às 17h, finais de semana e feriados, o Parque ficará aberto das 10h às16h.
Visita monitorada das Escolas do Ensino Fundamental ao Parque Municipal das Cachoeiras – até 07 de julho – local: Parque Municipal das Cachoeiras – local: rua José Bonifácio s/nº, bairro Água Branca. Das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Cuide de Ilhabela Brincando (Projeto de Educação Ambiental)
Dia 01/07 – local: Escola Estadual Eva Esperança Silva, Bairro:Água Branca. Das 09h às 13h.
Dia 02/07 – local: Rua do Camarão, Bairro: Barra Velha. Das 09h às 13h.
Dia 08/07 – local: Escola Estadual Maria Gema, Bairro Barra Velha. Das 09h às 13h.

Oficinas para formação de Multiplicadores da Agenda 21 Municipal
Dia 30/06 - local: Escola Estadual Eva Esperança Silva, Bairro: Água Branca. Das 13h às 17h.
Dia 07/07 - local: Escola Estadual Maria Gema, Bairro Barra Velha. Das 13h às 17h.
Dia 14/07 – local: Escola Estadual Waldemar Belisário

Adote uma Muda – de 26/06 a 30/06 - local: Sede da Agenda 21, av.: Pedro Paula de Moraes nº1181, Bairro: Engenho D água. Das 09h às 16h.
de 03/07 a 07/07 – local: será utilizado o Stand da Semana de Vela, na Vila. Das 09h às 16h.
Feira de troca - 02/07 – local: Praça do Antigo Casarão bairro: Perequê. Das 09h às 13h.
Apóiam a programação: o Parque Estadual de Ilhabela, a Associação Aquário de Ilhabela, O Espaço Pés no Chão e a SAPESP  (Fonte: PMI)

Ilhabela comemora São Pedro Santo Protetor dos Pescadores

Ilhabela - A Tradicional festa de São Pedro se realizará este ano em Ilhabela a partir de 29 de Junho obedecendo ao calendário Litúrgico, não esquecendo que a procissão Marítima acontecerá no Domingo dia 02 de Julho as 11:00h da manhã com saída do Píer da Vila, com bênção dos anzóis dos pescadores e tripulantes.
São Pedro é considerado pela Igreja Católica como o primeiro representante de Cristo na terra, é comemorado internacionalmente como o detentor das chaves do Reino dos céus. Porém, para os pescadores, ele é o Santo Protetor, pois como companheiro de labuta no mar, enfrentou com seu barco tempestades, correu risco e muitos perigos, por conta de sua profissão (pescador). Nas comunidades costeiras, onde há núcleo de pescadores, o dia de São Pedro tem um significado especial, São Pedro é venerado com muita fé e devoção por seus devotos.
A tradição da procissão marítima em homenagem ao Santo é antiga na Europa, sendo que a tradição em Ilhabela foi trazida pelos colonizadores portugueses, todas as embarcações são ornamentadas com bandeirinhas colorindo o canal de São Sebastião, segundo os devotos o barco que vai à frente da procissão conduzindo as imagens de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida para, acalmarem os ventos para a passagem de São Pedro.
Antigamente todo homem no dia 29, dia do santo, que tinha o nome de Pedro, sentia-se na obrigação de ascender uma fogueira em frente à porta de sua casa, ritual conservado por alguns caiçaras até os dias de hoje.
Programação:

29/06 – Quinta-feira
19:30h – Missa e 1o. dia do Tríduo
local: Igreja Matriz
30/06 – Sexta-feira
19:30h – Missa e 2o. dia do Tríduo.
Local: Igreja Matriz.
20:30h – Quermesse
21:00h – Apresentação do Grupo de Violão da FUNDACI.
22:00h – Apresentação do Grupo Jovem Paroquial.
01/07 – Sábado
19:30h – Missa e 3o. dia do Tríduo
local: Igreja Matriz.
20:30h – Quermesse.
21:00h – Show Musical Banda Herus
02/07 – Domingo
09:30h – Procissão de São Pedro saindo da Igreja Matriz
10:00h – Santa Missa Campal na Rua Dr. Carvalho – Vila
11:00 h – Procissão Marítima com a imagem de São Pedro (saída: Píer da Vila), com bênção dos anzóis dos pescadores e tripulantes.
19:30h – Repicar de Sinos com Missa Festiva em honra a São Pedro na Matriz.
20:30h – Quermesse
21:00h – Show Musical – Banda Forró Saracote.
Quermesses e Shows na Rua Dr. Carvalho - Vila
 (Fonte: PMI)

Ilhabela comemora o quarto ano de existência do Hospital Municipal ‘Governador Mário Covas Junior’

Ilhabela - Neste 1º de julho, o Hospital Municipal de Ilhabela “Gov. Mário Covas Jr.” completa quatro anos de funcionamento. Em comemoração ao aniversário do hospital, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, programou para este sábado a realização de uma Missa em Ação de Graças, às 14h, no estacionamento do local.
Na ocasião, a Secretaria de Saúde também estará realizando uma campanha para verificação da pressão intra-ocular e de diagnóstico de catarata, cujo público alvo são os pacientes com idade acima dos 65 anos. Além destes exames, também estarão sendo verificadas as pressões arteriais sistêmica e, nos diabéticos, verificação da glicemia, além do mapeamento de retina. Os pacientes poderão comparecer ao hospital neste sábado 01, das 08h às 14h para realizarem os seus exames.
A equipe de enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde de Ilhabela estará sendo orientada pelos profissionais Dr. Glauco Reis e Dr. Elcio Roque.
A Campanha é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira comemora a data e esclarece que o Hospital Municipal conta com uma equipe de profissionais de primeira linha e uma estrutura física excelente para seu funcionamento, no atendimento à população.  (Fonte: PMI)

Câmara aprova LDO com 39 emendas em Sessão Extraordinária

Ilhabela - Os vereadores ilhéus aprovaram em sessão Extraordinária nesta sexta-feira, 30, o projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para a elaboração do orçamento-programa do exercício de 2007(LDO). Foram acrescidas ao texto da matéria, trinta e oito Emendas aditivas e uma modificativa.
A Emenda modificativa altera o artigo 6º do referido projeto, que permite a abertura de créditos adicionais suplementares à LDO, desde que haja autorização Legislativa. Na justificativa, os parlamentares argumentam que a “Casa de Leis tem por obrigação tomar conhecimento e participar ativamente das decisões que dizem respeito aos gastos públicos”. A matéria foi assinada por Nanci Zanato(PTB), José Jorge, Zeca do São Pedro(PTB), Jadiel Vieira, Keko(PV), Carlos Alberto, Carlinhos(PMDB), Joadir Capucho(PPS) e pelo presidente Luiz Lobo(PL).
Já as emendas aditivas estabelecem prioridades nas diversas áreas de atuação no município, que vão desde a Implementação da Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte(proposta a pedido do prefeito Manoel Marcos), à desapropriação de áreas para construção de teatro, universidade e centro profissionalizante, ou ainda, a criação de programas como o “Caça Esgoto”, com o objetivo de proteger as cachoeiras afetadas pela poluição e consequentemente melhorar a balneabilidade das praias.
Luiz Lobo(PL) foi o ‘campeão’ de proposituras, apresentando 13 emendas com prioridades distribuídas nas secretarias de Educação, Cultura, Meio Ambiente, Esportes, Ação Social e Gabinete do prefeito. Zeca do São Pedro(PTB) propôs um total de 12 emendas divididas entre as secretarias de Obras e Juventude, Esportes e Lazer. Keko(PV) apresentou seis prioridades também para Esportes e Obras, assim como Carlinhos, que dividiu suas cinco proposituras entre as duas referidas secretarias. A vice-presidente Nanci Zanato(PTB), apresentou uma única emenda, relacionada à secretaria de Ação Social, sugerindo a criação e implantação da “Casa do Adolescente”. “Nosso intuito é intensificar os programas e projetos já existentes para manter nossos jovens fora da rua e longe das drogas”, justificou.
Em pauta, foram aprovados outros quatro projetos de denominação de via pública, um que dispõe sobre o exercício da profissão de Segurança Particular de estabelecimentos comerciais, de autoria do vereador José Roberto, Beto(PMN), autor também do decreto Legislativo aprovado por unanimidade, que concede o título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao ex-vereador e atual chefe de Gabinete, José Donizette da Silva. Beto(PMN) propôs ainda, o projeto de Resolução 10/2006, mas este foi reprovado pelos pares.
A Câmara de Ilhabela estará em recesso entre 1º e 31 de julho, com expediente ao público de segunda à sexta-feiras, das 8h às 14h. A próxima sessão ordinária acontece em 07 de agosto, às 17h. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Costa sul de S. Sebastião sofre com onda de assaltos

São Sebastião - Uma onda de assaltos a residências, principalmente casas de veraneio, têm assustado os moradores e proprietários de residência do bairro Camburi, que fica na Costa Sul de São Sebastião.
Segundo a assistente de contas Mariana Carpuscas Araújo, de 26 anos, que possui uma casa de veraneio no bairro, em pouco mais de 1 ano, ela e seus familiares foram vítimas de três assaltos.
"Na primeira vez, quebraram o vidro do meu carro que estava estacionado na rua da Praia, depois roubaram minha casa e no último fim de semana, minha irmã foi assaltada novamente em nossa residência", afirmou Mariana.
Segundo o caseiro P.J.S., 34 anos, que pediu para não ser identificado temendo represálias, a casa de seus patrões sofreu una tentativa de assalto na última semana. "Os assaltantes tentaram arrombar a porta, porém não tiveram êxito", afirmou.
Entre os objetos roubados nas casas estão relógios, rádios, CDS's, tênis, telefones celulares.
Segundo o delegado do 2ª DP (Distrito Policial) de São Sebastião, Múcio Mattos, nos últimos três meses foram registrados 10 assaltos a residências do bairro.
Ele disse que a delegacia levantou o perfil dos assaltantes e, por meio de um banco de dados, disponibiliza fotografias para que as vítimas façam o reconhecimento dos assaltantes.
"É fundamental que as vítimas compareçam à delegacia para registrar a ocorrência, pois sem esta ação não existe o crime", afirmou Mattos. Para a presidente do Conseg, Eder Ávila Castanha Monteiro, 57 anos, o trabalho desenvolvido pela polícia tem colaborado para combater os assaltos na região, mas acredita que a comunidade também poderia ajudar na prevenção.
"É preciso que as pessoas que têm casas de veraneio participem mais das reuniões do conselho, pois somente assim, elas terão como se prevenir dos assaltos." (Fonte: ValeParaibano)

Escolas de São Sebastião continuam com programação das festas juninas

São Sebastião - A programação das festas juninas nas escolas municipais continua neste final de semana. Neste sábado, dia 1º de julho, às 18h, a festa será na EM Profª Maria José da Penha Frúgoli e na EM Profª Verena de Oliveira Dória e, finalizando a programação, às 19h, na EMEI Alegria das Crianças.
A Prefeitura de São Sebastião lembra ainda que na próxima sexta-feira, 7 de julho, a festa mais esperada começará, o Arraiá Caiçara, com uma programação diversificada, unindo a cultura caiçara à festa caipira e trazendo muita animação para a cidade na baixa temporada.  (Fonte: PMSS)

Prefeitura anuncia investimentos para Barra do Una

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Governo, realizou na última quinta-feira, 29 de junho, mais uma reunião comunitária, dando seqüência à metodologia de governo participativo adotado pela atual administração.
E o encontro foi realizado em Barra do Una, Costa Sul do Município, quando o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, anunciou uma série de investimentos para o bairro, como a iluminação de ruas, bem como do trevo de acesso, as obras de ampliação e cobertura da quadra do Centro de Apoio Educacional, além da construção de uma ponte metálica em arco sobre o Rio Una, em parceria com o governo do Estado.
A Prefeitura anunciou também que inicia no segundo semestre a pavimentação das principais ruas do bairro (incluindo a rua da escola), por onde deve trafegar os
ônibus da empresa de transporte coletivo.
Por falar em escola, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Obras e Planejamento, inicia as obras da fossa da escola, bem como a troca de voltagem, problemas esses detectados no empreendimento construído na gestão passada pela empresa Lix
Engenharia, por sinal a mesma empreiteira que realizou o empreendimento na escola de Maresias. A Prefeitura informa que as obras devem custar R$ 159 mil e estará
pronta em até 15 dias.
Desde o ano passado, a Prefeitura promoveu mais de 30 encontros comunitários. A próxima reunião será realizada no bairro de Boiçucanga, no dia 13 de julho, a partir das 18h.  (Fonte: PMSS)

Secretário Estadual de Cultura lança programação de São Sebastião para baixa temporada

São Sebastião - A baixa temporada vem com tudo em São Sebastião. Com atrações que prometem esquentar o mês de julho, a Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, lançaram na tarde dessa quinta-feira, 29 de junho, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), uma programação de inverno que beneficiará a região do Cone Leste Paulista.
A cidade terá apresentação de grupos de coral e chorinho em locais como a Rua da Praia, Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto) e no bairro de São Francisco. Além dos shows musicais, outras atrações gratuitas estão previstas, como um cinema ao ar livre no final de julho.
O secretário estadual de Cultura, João Batista de Andrade, que parabenizou a cidade pela iniciativa em promover a cultura. “É muito bom ver que as autoridades dos municípios que integram a programação de inverno têm um forte interesse pelas questões culturais”, disse Andrade.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, afirmou que a programação de inverno valoriza principalmente as cidades do Litoral Norte, porque no mês de julho, a região vive o período de sazonalidade. “Com eventos na baixa temporada conseguimos movimentar a cidade, colaborando muito para o comércio de São Sebastião”, declarou Garcia.
Segundo a Sectur, além de São Sebastião, outras cidades serão beneficiadas com o programa do Governo Estadual, como Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Areias, Canas, Piquete, Queluz, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro e São Francisco Xavier.
Entre as autoridades de São Sebastião, estavam presentes o prefeito Dr. Juan Garcia, os secretários municipais de Governo, Thirso Silveira de Almeida Júnior, de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, de Fazenda, Amin Nossabein, o presidente em exercício da Câmara Municipal, Modesto Koji Ono e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota.
Programação
01/07 – Grupo musical “Pau D’Arco”, na Festa de São Pedro, no bairro de São Francisco, a partir das 20 horas.
08/07 – “Jovens Cantores Líricos” (local não definido).
21/07 – “Serestas Seresteiros”, na Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto) às 21 horas.
23/07 – Grupo de Choro “Quebrando Galho”, na Praça do Coreto, às 21 horas.
29/07 – Cinema ao ar livre com os filmes “A ilha do terrível Rapaterra” (infanto-juvenil) a partir das 19 horas e “Houve uma vez dois verões” (adulto) às 20h30 na Rua da Praia.  (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe V Estação USP nas férias

São Sebastião - Quem não sabia o que fazer durante as férias pode se programar.São Sebastião recebe, a partir do dia 10 de julho, o V Estação USP, que traz no ‘pacote’ uma série de atividades diferenciadas e recheadas de cultura e muita arte. A cidade é a única do Litoral Norte a receber o projeto.
Além de tratar temas sobre a conscientização da preservação da natureza, este ano o projeto inova e para cada cidade em que estiver presente leva um assunto diferente. Em São Sebastião será “Toda a riqueza da cultura negra”, onde acontecerão exposições fotográficas, muita capoeira e danças brasileiras.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, conta que o intuito desta parceria com a USP (Universidade de São Paulo) é realizar uma programação cultural para as férias. “Trata-se de um evento de nível e de grande credibilidade. Além de trazer turistas na baixa temporada, também será um atrativo aos moradores”.
De acordo com Buzi, trazer a Estação USP só foi possível com o bom relacionamento entre Prefeitura e o Cebimar (Centro de Biologia Marinha). “Antes só aconteciam as visitas monitoradas dentro do Cebimar, mas em 2004 começamos a conversar para estender a programação. No ano passado a Estação permaneceu aqui durante uma semana. Devido ao sucesso, este ano ficará 20 dias”.
Segundo Buzi, este ano a capoeira será levada para dentro de algumas creches da Costa Norte e região Central.
Programação - Num estande de 300 metros quadrados na Rua da Praia será feita uma exposição fotográfica com o nome de “Em torno do Zumbi”, que leva o visitante ao passado de um Brasil escravocrata e ressalta a importância do segmento africano na formação da identidade nacional.
A mostra está dividida em duas partes: o “navio negreiro”, que revela o cotidiano, o castigo e a rebelião escrava; e “batuque no Quilombo”, que apresenta a face denotativa dos quilombos contemporâneos. Os painéis e os textos retratam o dia-a-dia da população escrava, as formas de insurreição, a luta pela identidade e as relações raciais até hoje. O evento acontece 10 a 30 de julho, das 10h às 22h.
De 22 a 28 de julho, das 19h às 21h, para complementar a mostra “Em torno do Zumbi”, a Estação USP vai oferecer as oficinas “Danças Brasileiras”, que integram os visitantes por meio de movimentos corporais de inspiração afro e seu universo lúdico.
Nas salas da Sectur, dos dias 10 a 30 de julho, uma mostra fotográfica “Os caminhos da natureza” traz informações sobre a Mata Atlântica e o cerrado no Estado de São Paulo. O público conhecerá os ecossistemas a partir do mar, como se seguisse do litoral para o interior do Estado.
Textos, mapas e imagens de satélites revelam a situação atual e a distribuição espacial dos ambientes aquáticos, dos centros urbanos e da vegetação nativa remanescente nessas áreas.
De 17 a 23 de julho, acontecerão também rodas de capoeira, curso de capacitação dos professores de capoeira e trabalhos lúdicos com crianças de creches.
A programação da Estação USP conta também com trilha subaquática, visita monitorada, passeio pelas praias e contato direto com espécies que vivem no mar, no Centro de Biologia Marinha. Mais informações pelos telefones (12) 3892-4806 ou (12) 3862-7149.  (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza a 3ª seletiva do Circuito Maresia SP Contest

São Sebastião - Neste final de semana, dias 1º e 2 de julho, São Sebastião será palco de mais um campeonato na praia de Maresias, Costa Sul do Município. A praia será palco da terceira seletiva do Circuito Maresia SP Contest.
A competição tem início no sábado, às 8h, com a primeira fase da categoria SP Trials Open. Na seqüência, os surfistas da Open ZO entram no mar, seguidos pelos atletas da Open Local.
Os residentes da Zona Oeste da capital formarão a equipe da região que disputará os títulos do Circuito. O time ZO será composto pelos oito melhores da categoria Open, mais os quatro das categorias Junior e Longboard.
Outra atração será o SP Trials Open e Longboard. O evento é a divisão de acesso do campeonato, ou seja, o atleta que não conseguir a vaga pela sua seletiva tem a chance de se garantir através do SP Trials.
Na categoria Open, os 16 primeiros surfistas do ranking, que não estejam classificados pela sua região, participarão da etapa final. Já no Longboard, somente os oito melhores.
Vale ressaltar que a seletiva é exclusiva para os surfistas residentes da Zona Oeste. Já o SP Trials Open e Longboard é válido para todos os surfistas da Grande São Paulo, exceto os da ZO. Os surfistas de São Sebastião correm na Open Local.
Inscrições - Quem estiver interessado em participar da seletiva Zona Oeste e no SP Trials já pode garantir a sua participação e deve se apressar para não ficar de fora. O valor da inscrição é de R$ 60, com direito a camiseta oficial do circuito e um pôster da etapa.
Para os atletas de São Sebastião o valor das inscrições é de R$ 30 e podem ser feitas no dia da competição. Informações pelos sites www.asgsp.com.br, www.fpsurf.com.br e www.famaassessoria.com.br.
O 5º Circuito Maresia SP Contest 2006 tem o patrocínio principal da Maresia Boardtech. A realização da Federação Paulista de Surf e Associação de Surf da Grande São Paulo. A seletiva ZO conta com o apoio da ASSS - Associação de Surf de São Sebastião, ASM - Associação de Surf de Maresias e da Prefeitura de São Sebastião.  (Fonte: PMSS)

Projetos realizam Arraiá de aniversários

São Sebastião - Na última quarta-feira, 28 de junho, as mulheres dos projetos sociais da oficina de costura e de produção de fraldas, fizeram uma festa para as aniversariantes do primeiro semestre. As integrantes realizaram um Arraiá no Centro Comunitário de Jaraguá para comemorar.
A psicóloga dos projetos, Mair Souza, explica que começou a trabalhar com as integrantes, o planejamento de eventos e sua importância. “Para realizar uma atividade prática, as alunas sugeriram a comemoração dos aniversários do semestre”.
A divertida comemoração contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota. Cerca de 20 pessoas participaram da festa.  (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza palestra aos beneficiários do PEAD

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realiza nesta sexta-feira, 30 de junho, na Videoteca Municipal, a partir das 14h, mais uma reunião com os beneficiários do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) de São Sebastião.
Os bolsistas poderão conferir a palestra da advogada Maura Cristina da Silva, onde ela discursará sobre “Relacionamento no trabalho”.
A assistente social e coordenadora do programa, Maria Eliana de Lima, explica que o PEAD não oferece apenas uma bolsa mensal. “Com as atividades sócio-educativas, eles aprendem a ter noções de cidadania, recebem cursos de capacitação e palestras com o objetivo de melhorar a auto-estima”, destacou Lima.
O PEAD existe há seis meses e de acordo com a Setradh, 129 pessoas são beneficiadas com o Programa. Com a renda mensal de R$ 300, mais R$ 50 equivalente a cesta básica, o grupo iniciou os trabalhos internos na Prefeitura.
O projeto de lei número 1745/2005, criado pelo prefeito Dr. Juan Garcia, tem o objetivo de assegurar as pessoas carentes a condição de suprirem suas necessidades básicas mais urgentes. Trata-se de uma medida emergencial, tendo em vista que os contratos são firmados por um ano, podendo ser prorrogados por igual período.  (Fonte: PMSS)

Setradh recadastra famílias na Ilha Montão de Trigo

São Sebastião - A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, esteve presente no último dia 21 de junho para o recadastramento das famílias moradoras da Ilha Montão de Trigo, no Programa Bolsa Família.
Duas das 10 famílias moradoras do local já recebem o programa do Governo Federal. Com a renovação dos cadastros será possível a inclusão das outras famílias.
A Setradh entrevistou todas as famílias da Ilha e com os dados atualizados foi possível além da inclusão no Programa Bolsa Família, encaminhá-las para o recebimento de benefícios junto ao INSS e a confecção de segunda via de documentos. Também foram distribuídas cartilhas dos programas sociais.
Segundo a Setradh, a Prefeitura realiza o atendimento às famílias da Ilha Montão de Trigo principalmente nas épocas do ano em que a pesca é mais difícil, já que os pescadores têm suas rendas comprometidas. Durante a visita, os assistentes sociais repassaram à comunidade roupas, sapatos e alimentos, doados pelo Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião.  (Fonte: PMSS)

Áreas verdes e contrato

São Sebastião - Durante a última sessão ordinária da Câmara de São Sebastião, no dia 28, o suplente Valdeci Vicente do Amparo apresentou dois requerimentos.
Um deles questiona a quantidade de áreas verdes e institucionais na Costa Sul do município, enviando a relação por praias. “A idéia é saber quantas têm até para fazer sugestões ao prefeito. Em Camburi, sei que há duas áreas, mas uma delas foi invadida e a Prefeitura não tomou providências”, informa.
Já o outro pergunta à administração se existe contrato com a Ecobus – empresa responsável pelo transporte coletivo – para a realização de publicidade nos ônibus, encaminhando, ainda, o valor firmado e cópia do contrato. “Andando pelas ruas do Centro e da Costa Sul tenho visto propagandas da Prefeitura em relação, por exemplo, a pavimentação das ruas em Juquehy”, cita. “Acho meio estranho porque a empresa é particular. Então imagino que o prefeito deve ter feito algum contrato. Quero saber se está sendo pago alguma coisa”.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Pescador

São Sebastião - A dificuldade dos pescadores em apresentar um fiador, no Banco do Brasil, para obter o financiamento do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para a pesca, fez com que o presidente interino da Câmara, Modesto Koji Ono, apresentasse um requerimento durante a sessão ordinária da última quarta-feira, 28, questionando a gerente da agência, em São Sebastião, se há possibilidade jurídica da criação de um fundo de aval para liberar o crédito. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

São Sebastião disputa 3º lugar pela Livovali

São Sebastião - Neste domingo, 02, no Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, região central de São Sebastião, a equipe infantil de vôlei masculino da cidade disputa o 3º lugar da Taça Prata da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e do Litoral Norte (Livovali) contra Taubaté.
Participam da competição, cerca de10 equipes. Quatro disputarão a Taça Ouro, que são os primeiros colocados, quatro lutam pela Taça Prata, e mais quatro pela Taça Bronze.
Contra Taubaté, São Sebastião tem grandes chances de levar a vitória. As equipes se confrontaram no início da competição, onde jogaram todos contra todos e a cidade caiçara levou a melhor com o resultado de 3 sets a 1. Esta será a segunda vez que os times se confrontam.
A copa tem por finalidade estimular a prática desportiva da modalidade e proporcionar às entidades participantes um melhor aproveitamento no campo desportivo, desenvolvendo a técnica, tática e a preparação física como forma de preservação da saúde.  (Fonte: PMSS)

EM Enseada realiza final de torneio de futebol

São Sebastião - Uma festa de final para comemorar a Copa do Mundo de uma forma divertida. Neste sábado, 1º de julho, a Escola Municipal da Enseada realiza a final do Torneio de Futebol da Educação Fundamental.
Segundo a diretora da escola, Maria Aparecida Mendes Martins Folter, as professoras desenvolveram um projeto em sala de aula abordando a Copa do Mundo, e junto com os professores de educação física concluíram o programa na quadra. “Eles formaram vários times de 1ª a 4ª séries, nas categorias misto, feminino e masculino”.
Os alunos receberão balas pela participação e medalhas que foram cedidas pela Secretaria de Esportes de São Sebastião. “Os que não estão competindo, provavelmente torcerão!”.
O intuito do torneio também foi a integração entre as salas aproveitando o tema da Copa. A competição começa às 8h da manhã, na quadra da Escola Municipal da Enseada.  (Fonte: PMSS)

Festival de Judô reunirá 150 crianças no sábado

São Sebastião - Amanhã, 1º de julho, a Secretaria de Esportes de São Sebastião realiza o encerramento das escolinhas com o Festival de Judô, na quadra da escola Sol de Verão, na Vila Amélia, a partir das 9h.
Participarão do evento cerca de 150 atletas de todas as escolinhas da modalidade. O intuito do evento é também incentivar os pequenos atletas que estão iniciando no esporte.
O professor de judô, Uátila Ferreira dos Santos, conta que servirá também como intercâmbio. “O pessoal da Costa Sul e os da Costa Norte também participarão e se reunirão com os atletas da região central”.
Santos acrescenta que os alunos do Projeto Garoçá também estarão presentes. “Sempre realizamos este festival que gera a integração entre eles”.
De acordo com o professor, são realizados três festivais ao longo do ano, um na Costa Sul, outro na Costa Norte e também na região Central. “Vamos ter o campeonato também em setembro e depois em novembro”.
Os campeões receberão troféus e medalhas.  (Fonte: PMSS)

APAE realiza tradicional festa junina

São Sebastião - Os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Sebastião realizaram nesta sexta-feira, 30 de junho, a tradicional festa junina.
O evento foi realizado na própria instituição para alunos e professores e como rege a tradição, não faltou muita música, brincadeiras e comidas típicas.
Segundo a psicopedagoga Deyse Moreira Lima, o intuito da confraternização é promover a sociabilidade dos alunos, além de fazer com que eles mantenham a tradição das festas juninas.
Além disso, houve também a apresentação de quadrilha, coordenada pela fisioterapeuta Roberta Beghini, que faz um trabalho de dançaterapia com os alunos. “Com a dança trabalhamos a percepção e o estímulo, e eles respondem muito bem. Estavam ansiosos pela apresentação e superaram as nossas expectativas”, afirma Roberta.
Copa do Mundo - A APAE deu início no dia 29 de março ao projeto pedagógico “Uma Viagem a Copa do Mundo”, com uma palestra ministrada pelo ex-jogador de futebol Luís Carlos Cardim, que contou um pouco a história do futebol.
O projeto ainda conta com programas de alfabetização e oficinas, momento em que os alunos desenvolvem diversos trabalhos com o tema Copa do Mundo.
Para o encerramento que acontecerá no dia 6 de julho, os alunos farão uma viagem a Santos, para uma visita ao Santos Futebol Clube, além de conhecerem o Memorial da Conquista e passear pela Vila Belmiro, estádio do clube.
Os trabalhos realizados poderão ser conferidos nos dias 9 e 10 de agosto, a partir das 8h30 na sede da APAE.  (Fonte: PMSS)

Alunos do Frúgoli aprendem sobre preconceitos

São Sebastião - Na manhã dessa sexta-feira, dia 30 de junho, foi apresentado aos alunos da Escola Municipal Professora Maria José da Penha Frúgoli uma peça teatral que faz parte do projeto intitulado “Teatro nas escolas”, da professora de língua portuguesa e inglesa do Ensino Médio, Luciana de Souza Carvalho.
A professora da rede estadual de ensino conta que o objetivo da peça teatral apresentada é trabalhar sobre o preconceito que atinge a sociedade e o ambiente escolar na atualidade. Além disso, a idéia é apresentar o teatro para todas as Unidades Escolares do município, ensinando aos alunos sobre o assunto.
“Nós professores temos o convívio diário com os alunos na sala de aula e vemos o preconceito com freqüência, o objetivo principal é acabar com isso e formar cidadãos conscientes”, explicou Luciana de Souza Carvalho.
O trabalho ainda vai além, tratando com os alunos sobre valores morais, éticos e da sociedade atual. A professora conta com o apoio do artista de teatro Carlos Palmer.  (Fonte: PMSS)

Fiscalização realiza ação demolitória em bairros de São Sebastião

São Sebastião - Como parte da ação de controle dos núcleos congelados, duas equipes - formadas por fiscais e trabalhadores braçais da Secretaria de Obras e Planejamento e das Polícias Civil e Militar - realizaram a ação demolitória de quatro construções irregulares localizadas nos bairros de Juquehy, Boracéia e Enseada. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 30 de junho, e visa interromper o intenso processo de ocupação desordenada no Município.
No bairro de Juquehy, a ação demoliu barracos nas ruas Pantanal e Paraná. Em Boracéia, o barraco que já estava sendo destruído pelo proprietário foi totalmente demolido pela equipe. A equipe que estava na Costa Sul era formada por quatro fiscais, cinco trabalhadores braçais e dois policiais militares.
Na Costa Norte, no bairro da Enseada, com a participação de três fiscais, dois policiais militares e dois policiais Civis, além de cinco braçais, foi demolido um baldrame construído em área de congelamento. Na operação, foi utilizada uma máquina retro-escavadeira da Regional Costa Norte. A cidade conta com 41 núcleos congelados entre os bairros das Costas Norte e Sul.  (Fonte: PMSS)

Fundo Social e Sabesp destacam parceria na Campanha do Agasalho 2006

São Sebastião - A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Rosa Maria Mota, destacou, na manhã desta sexta-feira (30/06), no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, a parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na realização da Campanha do Agasalho 2006. Na ocasião, a empresa apresentou um balanço da arrecadação de roupas e cobertores. O evento também teve a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Rosângela Leite Carrijo Aguilar, e o superintendente da Sabesp, José Ricardo Amador.
Segundo a presidente do Fundo Social, Rosa Mota, após o término da fase de coleta, começa agora a distribuição dos materiais arrecadados às famílias carentes, moradores de núcleos congelados e entidades assistenciais do município. A carreata realizada no último dia 25 em parceria com a Sabesp arrecadou cerca de 11 mil peças em São Sebastião.
José Ricardo Amador comemorou os resultados. “Em 2002 conseguimos cerca de 500 peças e hoje em toda região foram mais de 80 mil peças. Trata-se de responsabilidade social”.
 (Fonte: PMSS)

Prefeitura apresenta balanço financeiro da Saúde

São Sebastião - O secretário de Saúde de São Sebastião, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, esteve na noite desta quinta-feira, 29 de junho, realizando a apresentação de um balanço financeiro trimestral da Saúde, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2006.
A despesa total liquidada no período foi de R$ 9.439.682,95. Deste montante, R$ 7.375.629,02 foram custeados com recursos próprios do Tesouro Municipal de Saúde, o que representou 17,66% da receita de impostos. Esse percentual está acima dos 15% determinados pela Constituição Federal.
O valor total liquidado incluiu também recursos oriundos do Ministério da Saúde, num total de R$ 1.924.439,64, além de R$ 139.614,29 da Secretaria de Estado da Saúde.
Da despesa total (R$ 9.439.682,95), 49,2% foram com pessoal e encargos sociais, 8,5% com subvenções sociais, 41,1% com outras despesas correntes e 1,2 % com investimentos.
O secretário destacou que a realização dessas audiências trimestrais é mais uma oportunidade para que a Secretaria da Saúde estreite sua relação com os usuários dos serviços de Saúde e a Câmara.
“Não tem caráter de prestação de contas, uma vez que a instância para tal é o Comusss (Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião)”, esclarece.
Segundo ele, a execução orçamentária do período já foi apresentada em reuniões da Comissão de Finanças do Comusss, que emite seu parecer em reunião plenária. Nessas reuniões são apresentados em detalhes, todos os dados da movimentação orçamentária e a situação financeira da pasta. Somente após a aprovação da prestação de contas pelo Comusss que a audiência pública trimestral é realizada na Câmara.
Outros assuntos - O secretário aproveitou a oportunidade para debater outros assuntos questionados pela comunidade em geral e pelos vereadores presentes, Modesto Koji Ono (presidente em exercício), Solange Rodrigues Araújo e Valdeci Amparo.
Ele informou que houve mudança nos planos de construção de uma nova unidade hospitalar. Considerou que o prédio atual tem espaço físico que comporta ampliação. “Aproveitando a estrutura atual, será possível sua conclusão em tempo menor e com custos menores. É uma forma de manter a estrutura e valorização dos trabalhos prestados pela Irmandade Santa Casa Coração de Jesus, sobretudo pela parceria que a municipalidade mantém com a entidade”, explica Dr. Guilherme. “A otimização da ampliação do hospital existente na cidade pode certamente viabilizar dentro desta economia, o saneamento financeiro completo do Hospital de Clínicas, que atualmente tem uma dívida de aproximadamente R$ 15 milhões”.
Em relação ao questionamento sobre a suposta falta de medicamentos, o secretário disse que recentemente houve problemas de abastecimento, devido a greve da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“O município vem tendo um custo extremamente alto em relação a distribuição de medicamentos, uma vez que pacientes de outros municípios também vinham se beneficiando”, avalia. “Adotamos algumas medidas legais para que o município de São Sebastião priorize seus munícipes. Estatisticamente, encontramos subsídios para afirmar que uma grande parte dos moradores de outras cidades recorrem ao atendimento em nosso Pronto Socorro Central”.
Outro exemplo relevante se refere aos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo, que alguns dias atrás, estavam ocupados por pessoas de outras cidades, o que obrigou um munícipe de São Sebastião a ser removido para a cidade de Ubatuba.
Com relação às ambulâncias, o secretário de Saúde ponderou que o número atual atende a demanda. “Pode ocorrer alguma eventualidade, de ordem técnica, que acarrete algum contratempo. Nesses casos, sempre se busca uma solução rápida, de maneira a atenuar o desconforto ao usuário”.
Dr. Guilherme apontou ainda algumas dificuldades em relação à contratação de médicos. “Nos últimos dias, aproximadamente dez médicos tiveram seus contratos finalizados e optaram por não fazer a renovação. Citou que alguns buscam grandes centros com maiores possibilidades de aprimoramento profissional”.
Para finalizar o encontro na Câmara, o secretário solicitou que as sugestões e reclamações sejam feitas por escrito ou através da Ouvidoria da Saúde, através do telefone 08007700029.  (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Aquário de Ubatuba trata cinco pinguins

Ubatuba - Os animais e aves marinhas encontrados nas praias do Litoral Norte vêm sendo encaminhados ao Aquário de Ubatuba para tratamento e reabilitação desde 1999. Os biólogos, oceanógrafos e veterinários do aquário se empenham ao máximo para salvar os animais e encaminhá-los para zoológicos ou soltá-los na natureza. Atualmente, cinco pinguins recebem a atenção dos técnicos do aquário. São pinguins de Magalhães, da região sul da Patagônia. Após serem reabilitados, eles serão encaminhados ao zoológico. (Fonte: ValeParaibano)

Tamar atendeu 300 animais desde 2001

Ubatuba - O Tamar implantou um centro de reabilitação de tartarugas em Ubatuba em 2001 devido à grande incidência de animais debilitados encontrados no mar ou nas praias do Litoral Norte. São tratadas no centro tartarugas debilitadas por captura acidental, envolvidas em acidentes com embarcações ou por ingestão de corpos estranhos. Segundo o biólogo José Henrique Becker cerca de 300 tartarugas foram tratadas no Tamar, nos últimos cinco anos. Hoje, dez estão em tratamento. Becker disse que tem sido grande o número de tartarugas debilitadas devido à ingestão de plástico, pois os animais confundem o lixo com alimento.
 (Fonte: ValeParaibano)

Curso do Sebrae em parceria com a ACIU
Qualidade máxima no atendimento ao cliente

Ubatuba - Tópicos abordados no curso:
-ANALISAR SITUAÇÕES CRITICAS DE ATENDIMENTO;
-ATENDER E ENTENDER SEU CLIENTE;
-DEFINIR O PERFIL PROFISSIONAL DO ATENDENTE;
-AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO AOS CLIENTES;

Dias: Agosto (a sistemática do Sebrae é assim que completarem pelo menos 18 pessoas inscritas será marcada a data)
Horário: das 18h00 às 22h00
Investimento: R$ 55,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática da matrícula)
30 vagas.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU e falar com Cristiane, tel 3832 1449.
As inscrições já estão abertas. (Fonte: ACIU)

Oficina de Velas de nível avançado na ACIU

Ubatuba
· Será ensinado aos participantes como desenvolver velas nos tipos:
· Técnicas de mosaico;
· Luminárias vasadas;
· Placas luminosas;
· Placas com aplicações de parafinas coloridas;
· Confecção de objetos em parafina;
Velas gel
Período: 10, 11 e 12 de julho (2a à 4a feira)
Horário: das 18h00 às 22h00 (ou das 8h00 às 12h00, se neste horário tiver pelo menos 15 pessoas inscritas)
Carga Horária: 12h/aulas
Vagas: 30
Inscrições: R$10,00. (Deve ser pago no ato da inscrição para efetivação automática da matrícula)
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Inscrições na ACIU até dia 05 de julho ou até todas as vagas serem preenchidas.
ACIU: Rua Dona Maria Alves 587- Centro tel: 3832 1449 (Fonte: ACIU)
 

Inauguração do PTB em Ubatuba

Ubatuba - Hoje, segunda feira, dia 03 de julho às 14:30, será oficialmente inaugurado o DIRETÓRIO DO PTB DE UBATUBA, situado à rua Conceição, 949, Centro (próximo ao Colégio Deolindo). O Presidente Municipal do Partido, Anderson José Rodrigues "TATO", convida os filiados e simpatizantes do PTB à participarem de mais esta conquista que será abrilhantada pelo Vice Presidente Nacional e Líder Estadual do PTB, o Deputado Estadual CAMPOS MACHADO. (Fonte: marcio_ptb@yahoo.com.br)

 

 

Semana de 30/06 à 06/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"Todo Mundo em Pânico 4"
Ás 19:20 hs -21:00 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Poseidon"
Ás 15:00 hs -17:00 hs - 19:00 hs- 21:00 hs


 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Sede

Rogé Mesquita
Vendia sardinha
Bebia cachaça
Comia farinha
Fazia graça
Cantava modinha
Tinha pavor
Só de doutor
Não tinha morada
Nem namorada
Foi atacado
Pela grande sede
E bebeu-se todo
Até dar um bode.

Félix Cabral

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"A CADA UM O QUE É DELE"
"Daí, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"(Mat. 22-21).

No ócio intelectual que, freqüentemente, tenho oportunidade de desfrutar deparei com página inteira do semanário "A CIDADE", n° 1.067, de 10 de junho de 2006, pg. 11, sob o título: "RESGATANDO 20 ANOS EM 4". Analisei fotos, imagens e textos. A fotografia do Sr. Prefeito, Eduardo de Souza César, está presente em todas as fotos dos canteiros de obras, lá retratados.
Curioso observar que o dispositivo constitucional determina: "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos". (CF Art. 37 $ 1°). A publicidade, acima citada, está em total desacordo com o dispositivo constitucional.
Como considerar resgate um claro e patente desrespeito ao texto constitucional?. Terão esquecido, os homens no poder, o juramento que fizeram no dia da investidura em seus cargos?. Como cidadão só nos cabe registrar que: "triste do povo em que seus governantes não respeitam a Constituição que juraram cumprir". Certamente estará chamado ao caos, à desordem e à injustiça.
Observa-se em nível local e nacional um certo desrespeito com a lei, as pessoas e as instituições. Esse desrespeito, por parte das autoridades, está levando nossa sociedade ao medo, à insegurança, o silêncio, a revolta e a que grupos extremados e violentos, às vezes patrocinados por governantes, semeiem os horrores do seqüestro, a invasão, a depredação, o roubo, o assalto, a difamação, a calúnia e a morte.
Deixando de lado os aspectos legais e éticos da publicidade convidamos, o eventual leitor, a fazer uma sucinta análise do título e do conteúdo: "Resgatar 20 anos em 4".
O TÍTULO
"Resgatar 20 anos em 4" é uma afirmativa categórica. Indica que Pedro Paulo Teixeira Pinto, José Nélio de Carvalho, Paulo Ramos de Oliveira, Euclides Luis Vigneiron e Paulo Ramos de Oliveira, prefeitos nos últimos 20 anos, nada fizeram pelo município, nada construíram, o município não evoluiu, esteve parado no tempo e que, agora, chegou um prefeito "milagreiro" que vai fazer desta terra um "SANGRILÁ" ou um reino de "JAUJA".
A história não concede guarida para essa tese. Nesse período o município teve a sua população quase triplicada, construiu dezenas de escolas para atender as crianças, asfaltou ruas e estradas, construiu a Prefeitura Municipal, desapropriou dezenas de imóveis e, os Senhores Prefeitos, administraram o município e resolveram seus problemas de acordo com as circunstâncias e os recursos disponíveis em cada momento. Resolveram os problemas sem criar outros.
Publicar que "está se resgatando 20 anos em 4" nos parece uma inverdade, desrespeito ao passado e a todos que contribuíram com seu trabalho, seus investimentos, sua inteligência para que Ubatuba seja como é hoje. Nada do que hoje está sendo feito, poderia ser feito, sem o alicerce do passado e as ações que foram praticadas pelos antecessores.
O CONTEÚDO
Observando a página pode-se notar que o resgate estaria sendo feito com canteiros de obras que se encontram, na sua maior parte, em início de construção e que, algumas delas, ( Sede da Liga de Futebol, Praça Cícero Gomes, Muro do Cemitério, Praça Paris, Praça Teresa de Souza César, etc) pouco contribuirão para o resgate de que Ubatuba necessita. Contrariamente está se dando importância a ações que nada de transcendente significam. Nas praças, ocupadas por quadras esportivas ou campinhos de futebol, o que se está fazendo é desviar a sua função e criar sérios problemas para os moradores do entorno.
Examinando as obras de maior porte constata-se que são financiadas pelo Governo do Estado e que algumas já foram conveniadas e realizados seus projetos na administração anterior. Onde estaria o resgate?. Dar continuidade às ações, já programadas, não significa resgatar nada. Deve ser um ato rotineiro de toda administração séria.
No caso particular das escolas do HORTO-FIGUEIRA e do IPIRANGUINHA já deveriam ter sido construídas em 2005 e estarem prestando serviços à comunidade. A administração atual recebeu convênio com o Estado, projetos aprovados, área e previsão orçamentária para realizar essas obras em 2005. A lição de casa não foi feita, naquele ano. Onde está o tal do resgate?. Apenas está se dando continuidade, tardia e cara, a ações anteriormente projetadas por outros administradores.
As obras da SP 125, Rodovia Oswaldo Cruz, não pode ser apropriada pela administração municipal. São obras do Governo do Estado e a ELE devem ser creditados os dividendos.
Estamos em ano eleitoral. O Sr. Ex-Governador, que concedeu todas essas obras, é candidato à Presidência da República. Não atribuir a cada um aquilo que lhe pertence pode ser um erro político grave e gerar conseqüências nefastas para o município.
Todos desejamos que Ubatuba progrida, que sejam realizadas grandes obras e resolvidos seus problemas sem criar outros mas, descontando as obras insignificantes, as herdadas e as financiadas pelo Governo do Estado, não encontramos explicação para a frase: "Resgatando 20 anos em 4". Até o momento nem a lição do dia a dia está sendo bem feita. Resgate é apenas uma palavra desgastada. Parafraseando a frase inicial : "O César não pode usurpar o que é de Deus".

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 03-07-06

...NA FESTA DE SÃO PEDRO!
Apesar da previsão de chuva e de mau tempo minha mãe insistiu que fossemos a abertura da Festa de São Pedro. Com o clima muito desfavorável, o público não chegou a duas centenas de pessoas, o que facilitou o acesso, a circulação, e ainda, proporcionou um atendimento rápido nos pedidos da limpa e asseada barraca da Colônia. Como sempre, a casquinha, o bobó e a tainha assada estavam deliciosos. O garçom Juscelino (o “JK”) nos atendia com a maior presteza e atenção. As crianças se divertiam nas barracas de prêmios. Mesmo com o som do microfone muito acima dos decibéis suportáveis (e permitidos) e as insistentes e repetitivas seções de agradecimentos aos organizadores, a noite esta muito agradável! Entre boas conversas e acenos aos conhecidos, lá pelas tantas, mamãe (que tem 80 anos e problemas sérios de locomoção) pediu para ir ao toalete, logo ali no Restaurante Perequim. Pela posição da Barraca da Tainha (este ano) bastaria apenas atravessar a rua. Fácil e confortável para a velha senhora. Segurei-a pelo braço e me dirigi ao portão que não sei porque, diferente de quando entrei, estava fechado. Dois senhores em trajes civis conversavam a sua frente. Pedi licença e que fizessem a gentileza de abrir o portão para que eu pudesse sair, pois iria levar a minha mãe até o toalete do Perequim, do outro lado da rua. Fiquei surpreso quando um deles, o mais baixinho, muito parecido com o Clodovil, disse-me: - “Este portão está fechado e é utilizado apenas para uso de entrada de “serviços” e como “saída de emergência”... Pensei: “Serviços? Quais? Saída de Emergência? Uma senhora de 80 anos, necessitando ir a um toalete não é uma emergência? Se permanecesse trancada, seria saída de emergência para quem? Com aquela chuva? Com aquele minguado movimento?”... Num primeiro instante pensei que poderia tratar-se de alguma brincadeira ou mal entendido. Assim, retruquei, que eles não estavam entendendo. Expliquei, novamente, insistindo que aquela senhora que ali estava, minha mãe, não teria condição físicas para utilizar o sanitário químico (disponível ao público) muito menos poderia atender a proposta daquele insensível senhor (porteiro) de que déssemos “a volta” (que saíssemos pela entrada do estacionamento, lá do outro lado, localizado entre o Tachão e o posto de gasolina) em vez de simplesmente atravessar a rua até o Perequim. Inconformado com tamanha insensatez e paquidérmica sensibilidade, insisti, agora com maior “vigor” nas palavras para que saíssem imediatamente da frente daquele portão. Desta forma, mais convincente, fui prontamente atendido! Não entendendo o que aqueles dois senhores estavam fazendo ali, como porteiros (em função específica, se fosse o caso, de um Guarda Municipal (que tem comprovado preparo, educação, discernimento e técnica para lidar e atender o público, principalmente no trato com idosos) pedi, para o tal, parecido com o Clodovil, que se identificasse: - Sr. qual é o seu nome?...Disse ele: -“Eu sou o Martiniano, presidente da Fundart” respondeu com “ares” próprios de “otoridades”. Na volta do Toalete (do Perequim) encontrei, novamente, o tal portão fechado. Agora firmemente amarrado com uma corda branca e “guardado” pelos mesmos dois determinados porteiros. Perguntei ao tal Sr., que se dizia Martiniano, se ele realmente não iria permitir que eu e a senhora minha mãe, voltássemos a festa por aquele tal portão. Ele repetiu que aquela era uma saída de emergência e não uma entrada e, insistiu na sugestão, imaginem, de que se pretendêssemos voltar a festa (como se a festa fosse dele "Festa de São Martiniano das Bicas do Meio", quiçá Itajubá), que déssemos a volta pelo outro lado e utilizássemos o portão de entrada do estacionamento. Apesar do “nervoso” de mamãe, não me contive em requalificá-lo adequadamente, agora, levando em conta a fama que este "ser" constrói em nossa cidade. Fui para casa pensativo. Como uma pessoa tão despreparada, pode ser presidente de alguma coisa, além de seus próprios devaneios? Só mesmo os desavisados, permitem que alguém engane tantos, por tanto tempo. Já não é a hora?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Maranduba ©Luciano Cancelier

Praia da Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor