Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 04 de Julho de 2006 - Nº 1555 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Detido rapaz com cocaína no litoral
MACC abre exposição de Antonio Carelli

Caraguatatuba
Laudo prova que menino foi afogado
Caragua BMX Clube Vence em 4 Categorias, na Ultima Prova Antes do Mundial de Bicicross
Vereador Omar Kazon participa DA elaboração do Plano Diretor na busca de soluções para OS problemas DA população
Caraguá arrecada mais de 30 mil peças na campanha do agasalho
Fanfarra de Caraguá recebe instrumentos musicais do Governo do Estado
Equipe de Caraguá é 3ª na LIVOVALI

Ilhabela
Alunos da escola Dercy de Castro visitam centro histórico da ilha
33ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela
Missa em comemoração ao 4o. ano do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior
Deputado Campos Machado em visita ao prefeito Manoel Marcos
Mês do Meio Ambiente de Ilhabela é comemorado com caminhada
Ilhabela dá início às inscrições para os Campeonatos Municipais

São Sebastião
Vereador de S. Sebastião é suspenso
Obras nas escolas de Barra do Una e Maresias serão entregues na próxima semana
Alfabetização ‘in loco’ aborda questão alimentar
1° Pechinshop é sucesso na Topolândia
Escolinhas esportivas realizam final do Torneio Interno de Futsal “Copa do Mundo”
Campanha do Agasalho 2006 continua batendo recorde
Dr. Juan detalha obra de pavimentação e drenagem para SAB do Canto do Mar
Fundo Social realiza “Arraiá” do Projeto Atividade
Comissão de Ética propõe criação de CEI e 90 dias de suspensão para o vereador Marcelo Mattos


Ubatuba
Palestra : Educação e Desenvolvimento Humano
Ubatuba se prepara para os 50º Jogos Regionais
Crianças de Ubatuba recebem certificados do Proerd
Cultura afro é tema de exposição em escola de Ubatuba
Alunos da rede municipal de ensino de Ubatuba entram em férias a partir de sexta
Vôlei infantil de Ubatuba é ouro na Livovali
Vice Presidente Nacional do PTB,e Lider Estadual do PTB Deputado Estadual CAMPOS MACHADO, inaugura o Diretório Municipal do PTB em Ubatuba

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Detido rapaz com cocaína no litoral

Litoral Norte - A Polícia Militar de São Sebastião prendeu anteontem a noite A.A.B., 18 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O jovem foi preso no bairro do Itatinga, na região central, após denuncia anônima feita à PM por moradores do bairro. Numa das gavetas do quarto de A.A.B., a Polícia Militar apreendeu porções de cocaína, crack e maconha. A polícia também apreendeu um revólver e uma espingarda. O jovem foi encaminhado à delegacia, onde foi indiciado por tráfico e porte de armas. Em seguida, foi removido para a Cadeia Pública de São Sebastião, onde onde permanecerá até o julgamento. (Fonte: ValeParaibano)

MACC abre exposição de Antonio Carelli

Litoral Norte - As obras do artista plástico Antonio Carelli poderão ser apreciadas no MACC-Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a partir de 7 de julho, às 20 horas, quando será dada a abertura oficial da exposição "Diálogos/Pinturas".
A exposição vai até o dia 10 de setembro, das 10 às 18 horas, de terça a domingo.
Ao aniversariar 80 anos, a FUNDACC e o MACC recebem com carinho e orgulho, uma fina estampa dessa identidade construída para o futuro, que marca, com fenda indelével, a arte em Caraguatatuba, diz Eloísa Antunes de Oliveira.
"Mais que legado, arte é construção de identidade. Assim Antonio Carelli faz ao dedicar 60 anos a criar, valorizar e dar sentido àquilo que integra a essência da técnica e da sensibilidade artística".
O MACC fica na Praça Cândido Motta, 72, Centro, Caraguatatuba-SP. O UNIMÓDULO apóia este evento.  (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Laudo prova que menino foi afogado

Caraguatatuba - Laudo do IML (Instituto Médico Legal) de Caraguatatuba divulgado ontem comprovou que Alex de Oliveira Silva, 3 anos, foi atirado pela irmã Andréia de Oliveira Silva, 18 anos, no rio ainda com vida.
O crime ocorreu anteontem e chocou moradores do bairro Barranco Alto, onde a vítima e a acusada moravam com a família. A jovem, que confessou o homicídio, está detida na Cadeia Feminina de Ubatuba.
Em depoimento à polícia, Andréia disse que jogou Alex no rio Juqueriquerê porque não aguentava mais ficar tomando conta da criança. Ela amarrou os pés da criança com um cadarço.
O laudo, que comprovou a existência de água nos pulmões da vítima, elimina a suspeita da polícia de o garoto ter sido morto por espancamento antes de lançado no rio.
Ontem, a Polícia Civil pediu à Justiça exame de sanidade mental de Andréia. A delegada Elizabeth Maluf Zago, de Caraguá, disse que existem suspeitas de que a jovem tenha problemas mentais. (Fonte: ValeParaibano)

Caragua BMX Clube Vence em 4 Categorias, na Ultima Prova Antes do Mundial de Bicicross

Caraguatatuba - Faltando menos de 1 mês para o Mundial, os bikers do Caraguá Bmx Clube / SECER – Secretaria de Esportes e Recreação foi até a cidade de Jacareí, no ultimo domingo dia 2 de julho para participar da 2º etapa do 18º Campeonato Jacareiense / Refactor de Bicicross, o mais antigo e tradicional campeonato do Bicicross do Brasil.
A prova foi marcada pelo frio e pela fina garoa que caiu antes do inicio da prova e que exigiu mais forças dos pilotos presentes. Esta prova foi a ultima antes do Campeonato Mundial que acontece entre os dias 28, 29 e 30 de julho, na pista do Centro Olímpico Mario Covas, na cidade de São Paulo e que terá transmissão ao vivo pelo canal de televisão ESPN Brasil,
Dos 5 pilotos do Caraguá Bmx Clube / SECER que obtiveram a vaga para o Mundial, os resultados foram:
Celso Bugarelli (América Garage), que foi campeão em duas categorias, na Junior Man e na 16 a 18 anos Cruiser;
Matheus Prazeres (big box / Unimódulo / J.Bike ), venceu na categoria boys 7 a 8 anos e ficou em 3º lugar na categoria Mini-Elite, categoria esta que reúne os 4 melhores da categoria boys 7 a 8 anos e a boys 9 a 10 anos;
Lucas Prazeres (big box / C.E. Caraguatá / J.Bike ), ficou em 2º lugar na categoria 5 a 6 anos.
Porem os pilotos Evandro Castilho e Tacianne Alves (Pit Stop), não participaram da prova devido a problemas de contusão, mas isso não impedira de ambos participarem do mundial.
Os outros bikers que participaram porem não iram ao mundial foram:
Beatriz Almeida, 1º colocada na girls até 11 anos;
Paulo Adriano (América Garage), 2º colocado na categoria 17 a 29 anos Cruizer e 9º colocado na Elite Man (Profissional);
Mateus Kardek, 8º colocado na categoria boys 13 a 14 anos;
Rodolfo Correa, 2º colocado na categoria boys 11 a 12 anos;
Rodrigo Sampaio, 4º colocado na categoria Junior Man;
Danilo Oliveira, 6º colocado na categoria Junior Man e
Ronay Ricardo, 9º colocado na categoria boys15 a 16 anos;

Para o Presidente do Caraguá BMX Clube, Wellington Dalprat, estas 3 semanas que faltam para o mundial, servirão de treinamento intensivo e a expectativa é de colocar pelo menos 2 pilotos entre os 8 melhores pilotos do mundo. Quem quiser acompanhar os pilotos basta ir até a pista Ton Ferreira de 3º a sábado a partir das 19 horas e conferir.
Atenciosamente

Marcus Prazeres
12 9772-4112
Vice-Presidente Caraguá BMX Clube
 (Fonte: PMC)

Vereador Omar Kazon participa DA elaboração do Plano Diretor na busca de soluções para OS problemas DA população

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), presidente DA Comissão de Assuntos Relevantes, DA Câmara Municipal de Caraguatatuba, tem participado das audiências públicas realizadas no município para a elaboração do Plano Diretor Municipal. Kazon se diz muito satisfeito porque tem visto a participação das pessoas que de certa forma representam segmentos DA sociedade organizada.
Conforme solicitações do Vereador Omar Kazon foram realizadas audiências públicas no bairro Massaguaçu, zona norte, no bairro Travessão, zona sul e no bairro Indaiá, centro DA cidade. Estas audiências aconteceram para que a população pudesse participar e opinar sobre OS itens a serem incluídos no Plano Diretor que entrará em vigor, possivelmente no ano que vem.
A diretor do corpo técnico responsável pela elaboração do plano diretor, Eng. Leandro Borella, Secretário de Urbanismo DA Prefeitura, ouviu as solicitações e sugestões DA população nas três audiências já realizadas e muitas delas serão incluídas no Plano Diretor. Foram abordados vários assuntos e muitas sugestões e reivindicações nas áreas DA habitação, saúde, segurança, transporte, turismo, geração de emprego e renda, malha viária, ciclovias, enfim, uma variedade Grande de sugestões e problemas foram apresentadas pelos que compareceram nas audiências. Todas estas propostas serão analisadas pela equipe de técnicos e as que forem possíveis farão parte do Plano Diretor Municipal.
O Vereador Omar kazon pensa ainda que, uma vez pronto o Plano Diretor e antes que ele vá para Câmara Municipal para ser votado pelos vereadores, seria bom que acontecesse mais uma audiência pública para que a população tenha conhecimento do conteúdo do Plano Diretor e que se algo importante ainda não esteja no Plano, que se possa ter tempo hábil para incluir e depois sim, segue para votação na Câmara. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá arrecada mais de 30 mil peças na campanha do agasalho
A EMEF Antônia Antunes Arouca, do bairro Massaguaçu, foi premiada com um televisor de 29 polegadas tela plana. A escola arrecadou o maior número de agasalhos, 504 unidades

Caraguatatuba - A campanha do agasalho 2006 sob o tema “Quanto mais gente, mais quente” promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo chegou ao fim e Caraguá arrecadou mais de 30 mil peças.
A campanha foi coordenada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico) e contou com o apoio de órgãos públicos, prefeituras municipais, instituições privadas. Em Caraguá foram mais de 300 voluntários de 25 entidades entre associações, secretarias e demais entidades públicas e privadas. O principal objetivo da campanha foi o de arrecadar agasalhos para repassar a entidades que prestam serviço à comunidade.
O encerramento da campanha aconteceu no dia 30 de junho, sexta-feira, com um café da manhã, que aconteceu no Teatro Mário Covas e contou com a presença do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leite Carrijo de Aguilar, o superintendente da Sabesp do Litoral Norte, Engenheiro José Ricardo Amadei, a primeira dama e presidente do Fundo Social de São Sebastião, Rosa Maria Mota, dos gerentes das unidades da Sabesp do Litoral Norte, dos secretários municipais e autoridades locais.
Na ocasião foi exibido um vídeo onde foi apresentado o trabalho durante a campanha desenvolvido pelo Fundo Social de Caraguá, em seguida foi premiada a escola EMEF Profª. Antônia Antunes Arouca, do bairro Massaguaçu, que arrecadou o maior número de agasalhos, no total de 504 unidades e foi premiada, pela SABESP, com um televisor 29 polegada tela plana.  (Fonte: PMC)

Fanfarra de Caraguá recebe instrumentos musicais do Governo do Estado
Os instrumentos entregues ao Grêmio serão utilizados pela Fanfarra da escola, que é um projeto da secretaria da Educação do Estado

Caraguatatuba - A Grêmio Estudantil “Game” da Escola Estadual Prof. Ângelo Barros de Araújo, no bairro Travessão, em Caraguatatuba, foi contemplado na manhã desta terça-feira, 04 de julho, com 48 instrumentos musicais oferecidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação do Estado de SP, através do programa “Fanfarra na Escola ”.
Participaram da entrega dos instrumentos, o prefeito de Caraguá José Pereira de Aguilar, a Dirigente Regional de Ensino, Edna Roma Teixeira, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leite Carrijo de Aguilar, a secretária municipal de Educação de Caraguá, Silmara Selma Mattiazzo, a diretora da escola beneficiada, Marta Regina de Oliveira Braz, a presidente do Grêmio Estudantil “Game” Natália de Souza Lima, os vereadores, Aurimar Mansano e Germínio de Souza, secretários municipais, alunos da escola e comunidade.
Na ocasião, a aluna Jaine dos Santos, leu uma carta de agradecimento ao Prefeito Municipal e em seguida, Aguilar e as autoridades fizeram a entrega simbólica dos instrumentos para os alunos Matheus Rodrigues, Simone Gomes e para a presidente do Grêmio Estudantil “Game”, que irá a partir de agora, formar uma Fanfarra Escolar. A cerimônia encerrou -se com a entrega de flores, feita pelos alunos da escola, para a Dirigente de Ensino Edna e para a secretária de Educação Silmara.  (Fonte: PMC)

Equipe de Caraguá é 3ª na LIVOVALI
A equipe caiçara garantiu o título de 3ª colocada da competição ao conquistar duas vitórias consecutivas contra o time de Pindamonhangada

Caraguatatuba - A equipe de Voleibol Infantil masculino da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá ficou com o 3º lugar no campeonato de Voleibol organizado pela LIVOVALI - Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A final da competição aconteceu no domingo, 2 de julho, no ginásio de esportes Benedito Lippi, no bairro Poiares em Caraguá e a equipe da casa, comandada pelo professor Ernesto Nardi, conquistou o título ao vencer a equipe de Pindamonhangada de 3 sets a 2. A equipe adversário iniciou a competição e venceu o set de 25/23, no segundo set, a equipe caraguatatubense virou o jogo e venceu de 25 a 23. As disputas foram acirradas. No quarto set o time de Pinda não deu trégua para a equipe caiçara e venceu de 25 a 20, no último tempo de jogo a equipe caiçara não deu chance para o adversário e venceu de 21 a 19 e conquistou o 3º lugar no pódio.
A equipe caraguatatubense disputou no domingo, 25 de junho em Pindamonhangaba a primeira partida final e venceu o time da casa de 3 sets a zero com parciais de 22/25, 25/17 e 25/13.
 (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Alunos da escola Dercy de Castro visitam centro histórico da ilha

Ilhabela - Os alunos da 4ª série da escola municipal profª Dercy Andrade de Castro assistiram uma aula diferente na manhã desta terça-feira,04. Acompanhados pela professora Joelmiramis realizaram a 1ª etapa do projeto "Escrevendo o futuro", que tem como objetivo incentivar a leitura e escrita das crianças através de poesias.
Os alunos visitaram patrimônios históricos localizados no centro de Ilhabela, como a escultura do artista plástico Gilmar Pinna, a Igreja Matriz, a secretaria de Cultura, Biblioteca e a Câmara Municipal. Na Câmara foram recepcionados pela chefe de gabinete do presidente Luiz Lobo, Rose Campos, que mostrou o espaço físico do prédio e explicou o trabalho exercido dentro de uma casa de leis.
"Gostaria de agradecer ao vereador Luiz Lobo pelo lanche oferecido para as crianças e pela recepção da Rose", concluiu Catarina Marinete, assistente de secretaria da escola.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

33ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela

Ilhabela - A festa de encerramento e premiação da 33ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela aconteceu neste domingo, 2, na sede da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.
A competição contou com a participação das classes Dingue, Optimist, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Byte, Holder, Laser Radial, Laser 4.7, Laser Standart, Lighthing, 470, Star, Snipe e Formula, com atletas das cidades de Piracicaba, Ilhabela, São Paulo, São Sebastião, Santos, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, entre outras.

Os atletas classificados no primeiro lugar foram:
Star - Robert Schidet e Bruno Prada (YCSA)
470 - Izabel Barzaghi e Laura Zanni (YCSA)
Byte - Daniela Faggiani (Navega São Paulo/Praia Grande)
Dingue
(Veterano) - Rafael Silva e Igor Carvalho (Navega São Paulo/Praia Grande)
(Iniciante) - Silvio Bello e José de Jesus (Navega São Paulo/Praia Grande)
Hobie Cat 14 - Felipe Frey (YCSA)
Hobie Cat 16
(Class B) - Marcelo Lopes de Oliveira e Pedro Wenceslau (BL3- Grêmio de Vela de Ilhabela)
(Class Geral) - José Roberto de Jesus e Maria Silvia Von Schimidt (Grêmio de Vela de Ilhabela)
(Class Máster) - Remo Zucchi Jr. e Pedro Gimenez Ferraz (YCSP)
Holder
(Class A) - José Vicente Mello Monteiro (Grêmio de Vela de Ilhabela)
(Class B) - Michael Bruno Louzada (Clube Municipal)
(Classe Iniciante) - João Paulo da Silva e Silva (Municipal)
(Máster) - Jose Eugênio Pereira (Guarujá)
(Geral) - Eduardo Couto (YCRJ)
Laser 4.7 - Alan de Oliveira Godoy (YC Itaipu)
Laser Radial - Jorge de Lima Rosa Jr. (YC Lago de Itaipu)
Nacra - Beto Pandiani e Fernando Decciarelli (BL3)
Lightining - Cláudio Beikarck/Marcelo da Silva e Gunnar Fiicker (YCSA)
Optimist - Veterano Infantil – Carlo Mazzaferro (Clube de Campo Castelo)

Presentes na ocasião, para a entrega dos troféus, juntamente com o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus; o vereador Jadiel Vieira; os secretários municipais de Turismo, Ricardo Fazzini, e da Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho e o presidente da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), Odoardo Lantieri.
 (Fonte: PMI)

Missa em comemoração ao 4o. ano do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior


Ilhabela - O prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira na Missa rezada pelo padre Vicente, da Paróquia Nossa Senhora D`Ajuda, em uma tenda armada para abrigar o altar, no estacionamento do Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior, em comemoração 4o. ano de inauguração das instalações do Hospital.
Em um discurso emocionado, o prefeito Manoel Marcos agradeceu os presentes e falou da importância da existência do Hospital para Ilhabela, que representa o regate da identidade do povo caiçara, reforçando que “hoje, com muito orgulho estou participando das comemorações do 4o. ano de existência deste maravilhoso Hospital, não só pelas suas instalações como pela competente equipe de profissionais que aqui atuam”.
Presentes na ocasião os vereadores: Luiz Lobo, presidente da Câmara Municipal; José Jorge Pereira, Nanci Peres de Araújo Zanato; Jadiel Vieira; José Roberto Campos; o chefe de Gabinete José Donizette; os secretários municipais Arquimedes Hypolitto (Saúde); Antonio Cornélio de Morais Filho, (Educação); Maria Inez F. Biondi ( Meio Ambiente) e Ricardo Fazzini Dias, (Turismo e Fomento); o diretor de Saúde, Marcio Tenório; o diretor de Planejamento e Orçamento da Saúde, Osvaldo Julião; a dirigente Regional de Ensino, Edna Paula Roma Teixeira; médicos e enfermeiros do Hospital; funcionário públicos e pessoas da sociedade. (Fonte: PMI)

Deputado Campos Machado em visita ao prefeito Manoel Marcos

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), recebeu em seu gabinete a visita do deputado Estadual Campos Machado (PTB), na manhã desta segunda-feira, 03.
Segundo declaração do deputado, ele está viajando o País inteiro em caráter partidário, levando a nova “cara” do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, porém em Ilhabela sua visita foi em nome da amizade e apreço pelo prefeito Manoel Marcos.
Na ocasião, Campos Machado divulgou que o partido hoje conta com 1 milhão de filiados, 10 prefeitos e 1008 vereadores e falou também das novas criações do PTB, entre elas a Associação trabalhista das Mulheres, a Associação trabalhista dos Afro-descedentes; Associação trabalhista dos professores; Associação trabalhista dos nordestinos e a Associação trabalhista dos deficientes físicos, ressaltando ainda “nosso partido tem cara de povo, alma de povo e cheiro de povo”.
Para o prefeito Manoel Marcos, o deputado Campos Machado,que está em seu quarto mandato, é merecedor da atenção de Ilhabela, enaltecendo ainda que, “ desde a época que meu pai, Eurípedes da Silva Ferreira, era prefeito em Ilhabela, este deputado vem trabalhando incansavelmente pelo nosso município”.
Presentes na ocasião, o vice-prefeito, Antonio Carlos Cajado Simões; os vereadores, Luis Lobo, presidente da Câmara Municipal; José Jorge Pereira; Carlos Alberto de Oliveira Pinto; Joadir Capuccho; Nanci Peres de Araújo Zanato e José Roberto de Campos; os secretários Municipais: de Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias; de Obras, João Marques; Administração, Norberto Batista; Meio Ambiente, Maria Inez F. Biondi; de Governo, Roberto Fazzini; de Finanças, Elcio Roefero; de Educação, Antonio Cornélio; de Saúde, Arquimedes Hyppolitto e de Turismo e Fomento, Ricardo Fazzini Dias;diretores e membros da sociedade civil organizada. (Fonte: PMI)

Mês do Meio Ambiente de Ilhabela é comemorado com caminhada

Ilhabela - Dando continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira, 30, uma Caminhada pela preservação das praias, matas e cachoeiras, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Lobo e da secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Inês F. Biondi.
Os participantes saíram da Praça Rotatória da Barra Velha rumo ao bairro da Praia Grande, percorrendo cerca de 6,5 Km pela orla da costa sul do município.
A inscrição para o evento deu direito aos participantes de concorrerem ao sorteio de duas bicicletas Mountain Bike 18 marchas, na chegada.
Os ganhadores foram: Mirele Souza dos Santos (Praia Grande) e Mário Sérgio Santos Serra (do bairro do Itaguassú).
O evento contou com o apoio da JRM Terraplanagem, Pousada Ilha Sol, Restaurante Papagaio e Auto Viação e Turismo Ilhabela, que disponibilizou um ônibus para os participantes retornarem ao ponto de partida e, com o auxílio da Divisão Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal de Saúde.
Outros eventos - Outros eventos estão acontecendo na cidade para comemorar o Mês do Meio Ambiente, que se estende até dia 08 de julho. Neste 3º ano de comemorações ao Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove eventos para sensibilizar a população para as questões ligadas à Água e ao lixo e a preservação da mata e da qualidade ambiental do município, uma vez que Ilhabela é considerada a cidade campeã em preservação da mata atlântica, com mais de trezentas cachoeiras.
Programação:
Parque Municipal das Cachoeiras – até 08 de julho, nos dias úteis aberto das 09h às 17h, finais de semana e feriados, o Parque ficará aberto das 10h às16h.
Visita monitorada das Escolas do Ensino Fundamental ao Parque Municipal das Cachoeiras – até 07 de julho – local: Parque Municipal das Cachoeiras – local: rua José Bonifácio s/nº, bairro Água Branca. Das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Cuide de Ilhabela Brincando (Projeto de Educação Ambiental)
Dia 08/07 – local: Escola Estadual Maria Gema, Bairro Barra Velha. Das 09h às 13h.
Oficinas para formação de Multiplicadores da Agenda 21 Municipal
Dia 07/07 - local: Escola Estadual Maria Gema, Bairro Barra Velha. Das 13h às 17h.
Dia 14/07 – local: Escola Estadual Waldemar Belisário
Adote uma Muda – de 03/07 a 07/07 – local: será utilizado o Stand da Semana de Vela, na Vila. Das 09h às 16h.
Apóiam a programação: o Parque Estadual de Ilhabela, a Associação Aquário de Ilhabela, O Espaço Pés no Chão e a SAPESP (Fonte: PMI)

Ilhabela dá início às inscrições para os Campeonatos Municipais

Ilhabela - A Secretaria Municipal da Juventude Esportes e Lazer de Ilhabela, a partir do dia 06 de julho, estará realizando as inscrições para os Campeonatos Municipais de Futebol de Campo da Primeira Divisão e Veterano, e para o Campeonato Municipal de Futebol de Salão nas Categoria Masculino e Feminino Livre.
Campeonato de Futebol: Encerramento de Inscrição no dia 31 de julho.
Abertura - dia 12 de agosto.
Campeonato de Futsal: Encerramento de Inscrição no dia 24 de julho.
Abertura - dia 01 de agosto.
Endereço da Secretaria: Rua Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá – Tel.: 3896-6737 e 3896-1765 (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Vereador de S. Sebastião é suspenso

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou ontem à noite, por sete votos favoráveis e uma abstenção, a suspensão do vereador Marcelo Mattos (PMDB) por 90 dias e a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar a denúncia de extorsão contra o parlamentar.
Os pedidos haviam sido feitos pela Comissão de Ética. O presidente da comissão, Marcos Leopoldino (PSDB), disse que a abertura da CEI é importante porque deverá apurar o caso com transparência, uma vez que o relator José Cardim de Souza (PP) não teria tido acesso a dados relevantes para concluir seu trabalho.
Souza não teve acesso à filmagem feita pela polícia no dia do flagrante e não conseguiu ouvir os policiais responsáveis pela prisão de Mattos e dois assessores --acusados de exigir R$ 10 mil de um empresário.
"São 45 mil eleitores cobrando uma postura do Legislativo", disse a vereadora Solange Ramos (PPS), integrante da comissão.
Mattos foi procurado pelo ValeParaibano, mas não quis comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Obras nas escolas de Barra do Una e Maresias serão entregues na próxima semana


São Sebastião - Em fase final de construção, as escolas municipais de Barra do Una e Maresias já poderão contar, a partir da próxima semana, com a nova estação de tratamento de esgoto instalada nas escolas, visando melhorar a qualidade de vida dos alunos.
A obra da Escola Municipal de Barra do Una, orçada em R$ 147,5 mil, teve inicio no mês de maio e está sendo realizada pela empresa AMP Hubner Comercial Ltda. A construção da Estação de Tratamento irá beneficiar cerca de 860 alunos do núcleo escolar da Barra do Una.
Para a diretora da escola, Sílvia Rodrigues Gesser, a obra era muito esperada pelos alunos e pela diretoria da escola. “A situação já melhorou muito desde que as obras foram iniciadas. O cheiro era insuportável, agora com certeza, ficou muito melhor”.
Outra obra da mesma empresa foi a construção da Estação de Tratamento de Esgoto no prédio da Escola Municipal de Maresias, localizada no sertão de Maresias.
A Unidade Escolar tem aproximadamente mil alunos. A obra está orçada em R$ 147 mil, também com previsão de entrega para a próxima semana.
De acordo com a diretora da escola, Suely Aparecida Tavolaro de Oliveira, “a obra representa uma grande melhoria para a escola”.
Em ambas as escolas a voltagem também está sendo trocada de 110 volts para 220 volts, já que a obra feita pela administração passada não se levou em conta a voltagem utilizada em São Sebastião. O empreendimento foi feito pela empresa Lix Engenharia, que será acionada na Justiça pelos prejuízos. (Fonte: PMSS)

Alfabetização ‘in loco’ aborda questão alimentar

São Sebastião - O programa de alfabetização ‘in loco’, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), nas Cooperativas de Sucata da cidade (Copersuss), estará nesta semana realizando palestras sobre alimentação.
Na sede de Cambury, a palestra foi realizada na manhã da última segunda-feira, 3 de Julho. No centro, a palestra acontecerá nesta quarta-feira, 5 de Julho, e é dividida em duas partes: diagnóstico do conhecimento e da vivência da alimentação e a conceitualização e contextualização da alimentação, considerando as informações levantadas pelos próprios alunos.
As palestras são proferidas pela nutricionista da Seduc, Claúdia Félix. Segundo ela, é de grande importância os esclarecimentos e os assuntos abordados.
“A alimentação é a base para nossa saúde e na palestra mostramos que é possível se alimentar bem dentro de nossa realidade”, declarou a nutricionista, que trabalha também com a questão da higiene e do cuidado no preparo com a alimentação.
O projeto de alfabetização ‘in loco’ visa que os cooperados incorporem e façam uso da escrita em sua vida, de maneira adequada e freqüente, contribuindo para a construção da cidadania, desenvolvendo novas habilidades e competências para corresponder às exigências intelectuais do mercado de trabalho e da vida cotidiana. (Fonte: PMSS)

1° Pechinshop é sucesso na Topolândia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou nos dias 1º e 2 de julho, no Centro Comunitário da Topolândia, o 1º Brechó Social "Pechin Shop".
O objetivo do evento era unir entidades beneficentes com o intuito de arrecadar fundos com a venda de roupas usadas, como ternos masculinos e femininos, vestidos, calças, saias, entre outros.
De acordo com o Fundo Social de Solidariedade, foram vendidas cerca de 60 peças, sendo arrecadados aproximadamente R$ 500.
A entidade filantrópica a ser beneficiada é o Projeto "Criança Feliz" do bairro da Topolândia, que atualmente atende 166 crianças de 0 a 10 anos, que ficará com 60% da renda e o Fundo Social com 40%.
Para a coordenadora do projeto, Regina Célia da Silva, a parceria é muito importante, uma vez que a entidade tem poucos recursos e depende da solidariedade das outras pessoas. "As crianças ficarão muito felizes, pois com esse dinheiro já iremos planejar o natal delas".
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, a idéia é não parar e o próximo "Pechin Shop" já está sendo organizado e será realizado em parceria com a Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AMES) e o Projeto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), "Valorizando a Pessoa Idosa". Esse brechó será todo feito com a venda de calçados. (Fonte: PMSS)

Escolinhas esportivas realizam final do Torneio Interno de Futsal “Copa do Mundo”

São Sebastião - As escolinhas esportivas de futsal do bairro de São Francisco, Costa Norte de São Sebastião, realizam neste sábado, 8 de julho, a partir das 8h30, a final do Torneio Interno de Futsal "Copa do Mundo".
Serão disputadas as finais nas três categorias. Pela sub-10 disputam o título Croácia x Austrália, na categoria sub-12, o primeiro lugar saíra do jogo Alemanha x Itália, enquanto Argentina x Holanda jogam pelo título da categoria sub 14.
Além de todos os atletas receberem medalhas, ainda haverá premiação para o goleiro menos vazado, o artilheiro da partida e o melhor atleta da competição.
Segundo a secretária de Esportes, Raquel Buzi, o intuito das atividades esportivas é estimular os alunos com competições. "Eles aprendem valores de cidadania, como regras, a importância do trabalho em equipe, o respeito pelo adversário, aprendem a perder e ganhar, tudo isso transmitido pelos professores".
Participam do campeonato, realizado pela Secretaria de Esportes, cerca de 60 crianças e adolescentes com idades entre 8 a 14 anos.
Cada equipe do torneio possui o nome de uma seleção que disputa a Copa do Mundo deste ano: Croácia, Brasil, Austrália, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Argentina e Holanda. (Fonte: PMSS)

Campanha do Agasalho 2006 continua batendo recorde

São Sebastião - Na manhã dessa terça-feira, dia 04 de julho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, esteve presente na sede da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), junto com o representante da rádio Morada do Sol FM, Armando Morandei, para a entrega das peças arrecadadas na Campanha do Agasalho 2006.
De acordo com o gerente da Sabesp, José Paulo de Oliveira, foram arrecadadas cerca de 20 mil peças. O Fundo Social já está destinando os donativos a alguns plantões sociais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).
Além disso, de acordo com a presidente do Fundo Social, Rosa Maria Mota, a pessoa que ainda não doou alguma peça para a Campanha do Agasalho pode procurar as caixas de coleta que estão espalhadas na cidade em estabelecimentos como bancos, Paço Municipal e na sede do Fundo Social de Solidariedade.
“Independentemente da Campanha do Agasalho, o Fundo Social recebe durante todo o ano doações de roupas, alimentos, calçados e fraldas que são destinadas às entidades assistenciais do município”, destacou a presidente.
Para mais informações sobre a Campanha do Agasalho, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, através do telefone (12) 3892-5560. (Fonte: PMSS)

Dr. Juan detalha obra de pavimentação e drenagem para SAB do Canto do Mar

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu na manhã desta terça-feira (04/07), no gabinete, representantes da Sociedade Amigos do Canto do Mar. Ele detalhou o projeto de drenagem e pavimentação que será realizado em toda a Costa Norte.
Segundo o prefeito, a obra será iniciada pelo Canto do Mar, dividido em dois blocos. Dr. Juan salientou que, inicialmente, a Prefeitura fez o projeto hidrológico, seguido pelo projeto executivo, entregue no mês passado. Este contém todo o estudo de geometria, terraplanagem e drenagem.
Conforme informou o prefeito, a obra deve ser iniciada entre agosto e setembro. Dois canais terão de ser construídos no Canto do Mar, um na avenida Netuno e outro na avenida das torres de alta tensão.
Os membros da sociedade amigos afirmaram que a obra atende o anseio de toda a comunidade do bairro. A SAB do Canto do Mar, por sua vez, informou que possui um “conselho construtivo”, o qual irá orientar a comunidade na melhoria de fachada e construção de calçadas assim que a obra de pavimentação seja iniciada. O trabalho contará com mão-de-obra local. (Fonte: PMSS)

Fundo Social realiza “Arraiá” do Projeto Atividade

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião realizou na última segunda-feira, 3 de julho, no Tebar Praia Clube, o Arraiá do Projeto Atividade.
O intuito do evento foi realizar uma grande festa de confraternização para os alunos do projeto em um ambiente de muita alegria e descontração.
Além de dançarem muito forró ao som do músico Lourival, os presentes também puderam participar da grande quadrilha com os idosos que animaram a festa e degustarem diversos pratos típicos, além do tradicional vinho quente e quentão.
“O que nós proporcionamos aos nossos alunos foi mais um momento de lazer, para que pudessem se divertir em um ambiente gostoso. Valeu a pena, eles estavam bem animados. A festa foi ótima”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota.
Com cerca de 180 alunos, o Projeto Atividade é mantido e realizado pela Prefeitura, que aluga o Tebar Praia Clube todas as segundas-feiras para oferecer aos idosos atividades físicas.
Caminhada, vôlei adaptado, ioga, dançaterapia, atletismo, alongamento, ginástica adaptada, dança de salão, hidroginástica, jogos de salão (xadrez, damas, baralho) e basquete são algumas das atividades oferecidas no projeto.
A diretora de Esportes da Seesp, Raquel Buzi, explica que a prática de esportes na Terceira Idade é muito importante para a manutenção da saúde do corpo e da mente. “Com esse projeto, nós integramos os grupos de terceira idade do município com a finalidade de fazer atividades físicas e novas amizades”, disse.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na Secretaria de Esportes, através do telefone (12) 3892-2062 ou com o Fundo Social no (12) 3892-5560. (Fonte: PMSS)

Comissão de Ética propõe criação de CEI e 90 dias de suspensão para o vereador Marcelo Mattos
Câmara deve eleger novo primeiro secretário para compor a Mesa Diretora, caso a decisão seja acatada pelo Plenário

São Sebastião - A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de São Sebastião (CEDP) decidiu na manhã de hoje, 4, durante apresentação do relatório final sobre a prisão em flagrante do vereador Marcelo Mattos, ocorrida em 25 de abril de 2006 por suposta tentativa de extorsão contra o empresário Kramer Caldeira de Moura, pela criação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) e suspensão do parlamentar pelo período de 90 dias.
A decisão foi encaminhada ao presidente interino do Legislativo, Modesto koji Ono, o ‘Kotian’, que, após análise da procuradoria jurídica, deve submeter o pedido ao Plenário para ser apreciado e votado.
O relator da comissão, vereador José Cardim de Souza, sugeriu apenas a instauração da CEI e a aplicação de medidas disciplinares como advertência verbal ou escrita ao parlamentar, além de censura escrita, com comunicação ao partido político que ele representa na Câmara.
“Não tenho elementos suficientes para inocentá-lo nem culpá-lo. Posso estar cometendo um erro irreparável”, alega Cardim afirmando ser importante, entre outros, a análise da gravação de fita em que mostra o vereador e seu ex-chefe de gabinete, Gilvan José da Silva, além do ex-assessor do Legislativo, José Antônio Ferreira Filho, o ‘Zé Gué’, sendo presos por pedirem a quantia de R$15mil para não apresentar à Câmara um requerimento que questionava a situação das empresas Latina e Concretex, e da Pedreira Kraffer no município.
Ele também salienta a necessidade de ouvir os policiais que efetuaram o flagrante. “Só temos os boletins de ocorrência, e são divergentes. Então fico preocupado”, acrescenta. Entretanto, os demais integrantes da CEDP, Marcos Leopoldino (presidente) e Solange Rodrigues de Araújo Ramos (membro), discordaram do parecer entregue pelo relator e pedem a suspensão temporária do exercício do mandato por 90 dias, conforme estabelece a Resolução 06/02, em seu inciso III.
“A comissão agiu com toda coerência procurando fazer justiça. Estamos dando tempo ao vereador. Ele pode recorrer na justiça. O seu mandato não está sendo cassado”, declara Leopoldino. “A CEI é importantíssima nesse caso. São 45mil eleitores cobrando uma postura. Temos que dar uma posição”, completa Solange.
O relatório – O relatório final, segundo Cardim, foi elaborado com base nos boletins de ocorrência, matérias jornalísticas e oitivas realizadas no plenário da Câmara.
O trabalho, de acordo com ele, acabou sendo prejudicado em função, entre outras questões, do curto tempo (40 dias) que o Código de Ética e Decoro Parlamentar proporciona para apurar o caso.
Além disso, o relator informou o surgimento de novos fatos que poderiam estar associados ao episódio. Um deles seria o recebimento, de maneira anônima, há dois dias do prazo final para entrega do relatório, de documentos pela vereadora Solange em relação a um contrato firmado entre o ex-assessor, Gilvan José da Silva, e Carla Caldeira para prestação de serviço no gabinete do vereador Marcelo Mattos.
O relatório contém, pelo menos, 12 questionamentos que necessitam, segundo Cardim, de melhor esclarecimento, ouvindo novamente os envolvidos.
Para ele, há fortes indícios de esquema envolvendo empresários com lobistas e de empresas, com contrato com a municipalidade, terem atuado no gabinete do vereador Marcelo.
O relator ressalta, contudo, que não há uma ‘certeza da participação absoluta’ do parlamentar nos indícios. “Mesmo parecendo uma armação pessoal ou política contra o vereador Marcelo Mattos não há uma certeza de sua inocência nos fatos”, relata Cardim.
Ele alega que para ter uma posição justa decidiu não aceitar o pedido de nulidade e arquivamento do processo sugerido na defesa do acusado; ouvir as testemunhas que efetuaram a prisão do vereador; a cidadã que assinou contrato com o ex-chefe de gabinete; e o assessor do vereador, e o assessor do prefeito, que disse saber onde foi feita toda armação. Além disso, Cardim declarou que há necessidade de analisar a fita entregue pelo empresário na delegacia e que haja quebra de sigilo telefônico dos envolvidos.
Para que isso aconteça, segundo o relator, o andamento das investigações precisa ser realizado por uma CEI, que teria os mesmos poderes do Judiciário como, por exemplo, a convocação de testemunhas e acareação, entre outros.
A CEI seria composta por três vereadores, com um prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual período, se necessário.
Na hipótese da decisão da Comissão de Ética e Decoro ser acatada, a Câmara deve realizar uma nova eleição para o cargo de primeiro secretário para compor a Mesa Diretora, já que o vereador Marcelo Mattos é o atual. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Aquário de Ubatuba recebe novo pinguim

Ubatuba - Um pinguim encontrado no domingo por um turista na praia de Camburi, na divisa entre Ubatuba e Paraty (RJ), foi encaminhado pela Polícia Rodoviária Federal ao Aquário de Ubatuba. O pinguim, originário da Patagônia, no sul da Argentina, está recebendo tratamento dos técnicos do aquário. Segundo a veterinária Paula Baldassin, o pinguim está recebendo antibióticos e suprimentos alimentares. Dos cinco pinguins encaminhados ao aquário, apenas dois conseguiram sobreviver. Segundo Paula, os animais encontrados nas praias da região devem ser colocados em caixa de papelão e encaminhados rapidamente ao aquário.

 (Fonte: ValeParaibano)

Curso do Sebrae em parceria com a ACIU

Ubatuba - Qualidade máxima no atendimento ao cliente
Tópicos abordados no curso:
-ANALISAR SITUAÇÕES CRITICAS DE ATENDIMENTO;
-ATENDER E ENTENDER SEU CLIENTE;
-DEFINIR O PERFIL PROFISSIONAL DO ATENDENTE;
-AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO AOS CLIENTES;
Dias: 07 à 11 de agosto
Horário: das 18h00 às 22h00
Investimento: R$ 55,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática da matrícula)
30 vagas.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Os interessados podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU e falar com Cristiane, tel 3832 1449.
As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira-(07 de julho). (Fonte: ACIU)

Oficina de Velas de nível avançado na ACIU

Ubatuba
- Será ensinado aos participantes como desenvolver velas nos tipos:
· Técnicas de mosaico;
· Luminárias vasadas;
· Placas luminosas;
· Placas com aplicações de parafinas coloridas;
· Confecção de objetos em parafina;
Velas gel

Período: 10, 11 e 12 de julho (2a à 4a feira)
Horário: das 18h00 às 22h00 (ou das 8h00 às 12h00, se neste horário tiver pelo menos 15 pessoas inscritas)
Carga Horária: 12h/aulas
Vagas: 30
Inscrições: R$10,00. (Deve ser pago no ato da inscrição para efetivação automática da matrícula)
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Inscrições na ACIU até dia 05 de julho ou até todas as vagas serem preenchidas.
ACIU: Rua Dona Maria Alves 587- Centro tel: 3832 1449 (Fonte: ACIU)

Ubatuba realiza evento na II Semana Nacional de Alimento Orgânico
O evento busca uma conscientização entre produtores e consumidores, chamando a atenção para aspecto ambientais, sociais e econômicos

Ubatuba - Aconteceu, na última quarta quarta-feira, 28, em Ubatuba, um evento que marca a participação do município no cenário nacional da Semana do Alimento Orgânico. Nesse dia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), realizou, no auditório da E. M. Tancredo de Almeida Neves, um ciclo de palestras e uma mesa redonda, envolvendo autoridades no assunto, consumidores e produtores rurais ubatubenses. No início da semana, um grupo de produtores e consumidores participou da abertura nacional da II Semana de Alimento Orgânico que aconteceu no Parque Água Branca, em São Paulo.
O objetivo global da Semana Nacional do Alimento Orgânico é esclarecer a sociedade sobre o que é realmente o alimento orgânico. A discussão consiste em demonstrar os vários aspectos que envolvem a Agricultura Orgânica. O gerente de Agricultura da Smapa, Christian Bacci afirma que, quando o assunto é alimento orgânico, o consumidor ainda pensa apenas no produto sem agrotóxicos. “Na verdade, a produção orgânica envolve muito mais do que isso. É um novo conceito de vida, uma mudança nos costumes, nos hábitos, não só do produtor, mas também do consumidor. Para se ter uma idéia, o produto só pode ser considerado orgânico depois de uma certificação que comprove a execução correta de diversos fatores sócio-econômicos e ambientais.”
Certificação - A certificação é uma prática que tem como objetivo identificar a procedência e as formas de cultivo de um alimento orgânico, dando credibilidade ao agricultor e confiança ao consumidor. Esse procedimento inspeciona e orienta a produção e o processamento de alimentos segundo as normas da produção orgânica, garantindo ao consumidor que a procedência do alimento, além de ser isenta de contaminação química, ainda respeita o meio ambiente e o trabalhador. Para o produtor, o certificado proporciona um diferencial de mercado para os seus produtos.
A certificação para produtores de alimentos orgânicos é feita por meio de instituições internacionais e órgãos fiscalizadores. Para uma cidade como Ubatuba, a proposta é unir os produtores numa cooperativa ou associação. O prefeito Eduardo Cesar explica que a união do setor facilita o processo de fiscalização e possibilita uma certificação que agregará valores aos produtos do município. “Esse é um grande sonho da nossa administração. Nós moramos numa cidade em que a natureza é nosso maior patrimônio, por isso, adequar nossas atividades aos padrões ecológicos é uma meta a ser alcançada em todos os níveis”.
Terra, um organismo vivo - Nesse sentido, um dos palestrantes, o coordenador da Comissão de Produção Orgânica de São Paulo, Marcelo Laurino explica que a produção orgânica é quase uma filosofia de vida, uma tendência que envolve conceitos como: não agredir o Meio Ambiente, promover o desenvolvimento social e proporcionar uma alimentação mais saudável com um preço justo e acessível a todos. “O produtor precisa considerar sua chácara ou sítio como um organismo. Ele precisa ter a intenção de alimentar as pessoas e manter o solo vivo, aprender a otimizar os recursos naturais, realizando um desenvolvimento sustentável de suas atividades.”
A gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto explica que se a mudança de conceitos em relação ao alimento orgânico exige transformações significativas no modo de produção, o consumidor também deve desempenhar um papel importante. “Com eventos como a Semana do Alimento Orgânico, nós buscamos despertar na população a necessidade do consumo responsável. Nossa intenção é fazer com que o consumidor passe a valorizar aspectos relacionados à saúde humana, ao meio ambiente e à justiça social na hora de decidir pelos produtos que vai comprar”.
Estiveram presentes, realizando palestras o coordenador da Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo, Marcelo Laurino, que é também Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o chefe da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ubatuba da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio; Christian Bacci, gerente de Agricultura Smapa; Mirna Zucheratto, nutricionista, gerente de Abastecimento da Smapa; Laura Prada, engenheira agrônoma, ex-membro do Fórum de Articulação do Comércio Ético e Solidário. (Fonte: PMU)

Ubatuba segue líder absoluta no ranking por cidades

Ubatuba - Ubatuba segue líder absoluta no ranking por cidades da Federação Paulista de Surf, após a nova vitória na 2ª etapa do Hang Loose Surf Attack, em Mongaguá, no último domingo (dia 25). A competição paralela soma os resultados dos melhores atletas de cada município tanto no Hang Loose quanto no Okdok Paulista e foi criada para estimular o trabalho em equipe e oferecer uma “ferramenta” para que os técnicos possam conseguir subsídios para suas equipes.
Com uma diferença de menos de 200 pontos para os grandes rivais, os surfistas de Guarujá, os ubatubenses venceram a disputa somando 4.598 pontos. A equipe, comandada pelo experiente Alberto Jacob, foi a única a ter atletas nas cinco finais e Filipe Toledo, bicampeão paulista petit, foi o responsável por quase metade da pontuação, garantindo uma vitória na estreantes, onde é o líder isolado, e um 4º lugar na categoria acima, a iniciantes.
Guarujá ficou com a vice liderança, seguida por Peruíbe e São Sebastião, que desta vez ficou na 4ª posição.
Aparece “na cola”, com 2.439, seguida de Praia Grande, com 2.114. Peruíbe subiu uma posição e ocupa o 5º lugar, com 1.853, à frente de São Vicente, que amargou a 8ª colocação em Mongaguá, e tem 1.612. A disputa por Cidades tem nova rodada nos dias 12 e 13 de agosto, com a 2ª etapa do Okdok Paulista
em Peruíbe.
RESULTADOS POR CIDADES DA 2ª ETAPA DO HANG LOOSE SURF ATTACK

1 Ubatuba 4.598 pontos
2 Guarujá 4.434
3 Peruíbe 3.206
4 São Sebastião 3.101
5 Praia Grande 2.714
6 Itanhaém 1.453
7 Mongaguá 889
8 São Vicente 761
9 Santos 667
10 São Paulo 531
11 Caraguatatuba 185
12 Bertioga 114

RANKING POR CIDADES APÓS 3 ETAPAS

1 Ubatuba 3.000 pontos
2 Guarujá 2.610
3 São Sebastião 2.439
4 Praia Grande 2.114
5 Peruíbe 1.853
6 São Vicente 1.612
7 Itanhaém 1.610
8 Santos 1.498
9 Mongaguá 1.411
10 Grande SP 1.204
11 Bertioga 1.194
12 Caraguatatuba 663
(Fonte: Federação Paulista de Surf)

Festa de São Pedro atrai grande público em Ubatuba

Ubatuba - A 83ª Festa de São Pedro superou as expectativas dos organizadores, apesar do tempinho chuvoso e frio. Segundo estimativa dos organizadores, durante os cinco dias de festa, de 28 de junho a 2 de julho, estiveram presentes cerca de 10 mil pessoas, prestigiando as atrações e comidas da Festa. O ponto alto do evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundart e a Secretaria de Obras, foi a organização, dando maior conforto e segurança aos visitantes.
Segundo o folclorista Nei Martins, um dos organizadores da Festa, o evento foi um dos melhores da história. “Eu trabalho na Festa de São Pedro há quase 30 anos e raras vezes eu vi um evento tão bonito. Apesar do grande número de pessoas, não houve tumulto nem violência. Vimos centenas de famílias, moradores da cidade e turistas, se divertindo e aproveitando a nossa festa.”
O prefeito Eduardo Cesar esteve na Festa no sexta, 30, e falou sobre a importância histórica e cultural de um evento como esse. Ele disse que, além da tradição, a Festa de São Pedro traz benefícios para as entidades municipais e movimenta o turismo na cidade. “É uma honra para nós fazer com que a Festa seja mais bonita a cada ano. Esse evento que já se tornou tradição entre os moradores da cidade, agora tem potencial para se tornar um forte atrativo turístico. Esperamos aprimorar a cada ano essa bela homenagem ao Santo protetor dos pescadores”, finaliza o prefeito.
Concursos - No primeiro dia da Festa, foi escolhida a Rainha dos Pescadores. Entre 12 candidatas, ganhou a jovem Fernanda dos Santos Uta. Além de Fernanda, Natália da Silva foi escolhida como 1ª Princesa e Cristiane Aparecida Passos, como 2ª Princesa.
O mar agitado não permitiu que a Procissão de Barcos acontecesse de forma tradicional, mas a benção de anzóis foi feita nas proximidades da Barra dos Pescadores e os barcos mais bonitos também foram escolhidos. Pela terceira vez consecutiva, o barco “Mirinha” conquistou o 1º lugar, esbanjando criatividade e beleza. O “Aruanã” ficou em 2º, “D. João III em 3º, “Ilha Vence” em 4º e “Santiago” em 5º. Os donos dessas embarcações ganharam equipamentos como prêmios.
A Corrida de Canoas deu trabalho aos competidores, devido ao tamanho das ondas. A modalidade feminina foi cancelada por esse motivo. Nei Martins afirma que o diferencial deste ano foi a participação de pescadores de praias mais distantes, como Itamambuca e Bonete. Em sua opinião, o mar serviu para deixar a competição mais divertida. “Os competidores se embolavam nas ondas e tinham que fazer esforço para sair da rebentação. Se soubesse disso antes, teria feito um campeonato de “Garramar”, um tipo de surf de canoa em que a pessoa usa o remo como leme.” (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Confira os ganhadores da Corrida de Canoas 2006:
Modalidade: Um remo Comum

1º - Nélio da Praia Barra Seca
2º - Mário da Praia Barra Seca
3º - Nelson da Praia Barra Seca
4º - Rodrigo da Praia Sete Fontes
5º - Manoel da Prai Itamambuca

Modalidade: Dois remos Comum

1º - Nélio e Nelson da Praia Barra Seca
2º - Mário e Lucas da Praia Barra Seca
3º - Zezinho e Valdir da Praia do Bonete
4º - Domingos e Rodrigo da Praia Sete Fontes
5º - Peralta e Nelson da Praia da Ribeira e Sete Fontes
(Fonte: PMU)
 

 

Semana de 30/06 à 06/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs -17:40 hs.

 

"Todo Mundo em Pânico 4"
Ás 19:20 hs -21:00 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Poseidon"
Ás 15:00 hs -17:00 hs - 19:00 hs- 21:00 hs


 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Sede

Rogé Mesquita
Vendia sardinha
Bebia cachaça
Comia farinha
Fazia graça
Cantava modinha
Tinha pavor
Só de doutor
Não tinha morada
Nem namorada
Foi atacado
Pela grande sede
E bebeu-se todo
Até dar um bode.

Félix Cabral

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia da Maranduba ©Luciano Cancelier

Praia da Maranduba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor