Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 06 de Julho de 2006 - Nº 1557 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Litoral combate tráfico e prostituição

Caraguatatuba
Futsal nos bairros teve mais de 1.300 gols
Inscrições abertas para 3º Projeto Sócio-Educativo do bairro Cidade Jardim
Caraguá tem nova Secretária de Assuntos Jurídicos
Sabesp Manutenção em Caraguatatuba
Fanfarra do CIEFI Alaor recebe novos instrumentos e vira banda marcial

Ilhabela
Programa “Adote esta Muda”
Curso de Biscuit

São Sebastião
Kombi bate em ponto e atropela 5
S. Sebastião vai treinar monitores
Último fim de semana de festas caipiras nas escolas municipais
Procon entra com ação na Promotoria do Consumidor contra seguradoras de vida
NOTAS da sessão ordinária realizada dia 4 de julho de 2006
Prefeitura e entidades realizam 1° Encontro Municipal de Dependência Química
São Sebastião vira pólo de educação profissional no Litoral Norte
Sesau promove curso de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde
Prefeitura alerta moradores para regularização de calçadas
Prefeitura recebe do Governo do Estado instrumentos para fanfarras escolares


Ubatuba
OAB pede remoção de detentos em Ubatuba
Plano Diretor aborda Projeto Orla em reunião preparatória
Prefeitura promove I Mercado Verde de Ubatuba
Defesa Civil ajuda a combater incêndio na Praia Grande
VI Festa da Mandioca agita Sertão do Ubatumirim
Grande exposição de artesanato encanta visitantes em Ubatuba
Fundart sedia palestra sobre educação e meio ambiente
Santa Casa abre processo seletivo para técnicos de enfermagem
Soccer do Brasil Cup traz novos talentos do futebol a Ubatuba
Ubatuba se prepara para o Supersurf 2006
Ismael vence na última rodada e confirma título do Campeonato Fraldinha sem derrotas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

 Litoral combate tráfico e prostituição

Litoral Norte - Uma força-tarefa formada pelas polícias Civil e Militar e a Prefeitura de São Sebastião vai combater ao tráfico de drogas, a prostituição infantil e ao consumo de bebidas alcoólicas por menores na cidade.
A operação, denominada Operação Preventiva, começa amanhã com a realização de rondas ostensivas nos bairros do centro, da costa sul e norte. Além dos policiais, as ações contarão com o apoio de fiscais do município.
Os fiscais, acompanhados da polícia, irão autuar, multar e até fechar estabelecimentos comerciais que vendem drogas ou bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS) disse que o programa tem como objetivo intensificar o combate ao crime e ao tráfico de drogas na cidade.
"Todas as nossas secretarias municipais estarão empenhadas em colaborar com a polícia para que possamos fortalecer a segurança pública no município", disse.
A presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Boiçucanga, Eder Ávila, disse que, o programa Ação Preventiva conta com o apoio da comunidade. "Uma de nossas maiores preocupações é o uso de drogas e bebidas alcoólicas por menores", disse.
MAPEAMENTO - O comandante da PM no Litoral Norte, coronel Vicente Perine, disse que, a polícia fará um mapeamento dos bairros com maior incidência de crimes. Segundo ele, as rondas ostensivas serão feitas de surpresa nesses locais.
"As polícias Civil e Militar, além de combater o crime, dará suporte para que a fiscalização da prefeitura possa autuar e até fechar os estabelecimentos utilizados como ponto de tráfico de drogas ou que vendam bebidas alcoólicas à menores", disse.
DENÚNCIAS - A ação também será feita de acordo com as denúncias feitas pela população através do disque-denuncia. Um folheto será distribuído à população orientando-a sobre como colaborar com o programa.
O delegado Fábio Luis Machado, de São Sebastião, disse que a participação da população é fundamental para que o programa tenha sucesso no município.  (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Futsal nos bairros teve mais de 1.300 gols
O evento já faz parte do calendário oficial do município. Em 2007 a expectativa é que o campeonato seja ainda melhor

Caraguatatuba - A 2ª edição do Campeonato de Futsal nos bairros foi sucesso absoluto, com 100% de aceitação da população de norte a sul de Caraguatatuba. Durante todo o evento foram mais de 1.300 gols feitos por todas as equipes participantes.
As competições aconteceram nos bairros Olaria, Massaguaçu, Tinga, Barranco Alto, Morro do Algodão, Perequê-Mirim, todos os jogos foram supervisionados pela equipe da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, organizadora do evento.
Na quadra de Esportes Jorge Burihan, no bairro do Olaria, foram 24 jogos e 178 gols; na quadra Márcio Fleury, no bairro do Massaguaçu, 40 jogos e 278 gols alegraram a população local. No bairro do Tinga, na quadra Luiz Cláudio do Prado aconteceu 32 jogos e 152 gols; no bairro do Morro do Algodão, o ginásio Alcides Crepaldi Filho, foi palco de 24 jogos e 159 gols; na quadra do bairro do Perequê-Mirim foram 44 jogos e 307 gols e no bairro do Barranco Alto 26 jogos e 262 gols animaram o bairro.
O campeonato, que reuniu 93 equipes e 873 atletas, já faz parte do calendário oficial de eventos esportivos do município.
De acordo com o diretor de Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar, a aceitação positiva tanto das equipes quanto da população foi importante para que em 2007 o evento seja ainda melhor. “Teve dias em que as arquibancadas dos núcleos lotaram. No bairro do Massaguaçu chegou a ter 400 pessoas, isso nos deixa muito feliz e com muita vontade de fazer mais”, declarou.
Todas as equipes 1ª e 2ª colocadas irão participar do Campeonato Regional que acontece no mês de agosto, no CEMUG – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, onde será definido o campeão de 2006. (Fonte: PMC)

Inscrições abertas para 3º Projeto Sócio-Educativo do bairro Cidade Jardim
Para se inscrever os interessados devem retirar as fichas nas quadras de esportes do Olaria e Cidade Jardim ou no site oficial da prefeitura

Caraguatatuba - Os moradores dos bairros Terralão, Cidade Jardim, Martim de Sá, Sumaré, Canta Galo e Ipiranga em Caraguatatuba, já podem se inscrever para o 3º Projeto Sócio-Educativo que acontecerá no dia 16 de julho, domingo, a partir das 9h30, na Praça dos Tamoios, no bairro Cidade Jardim.
O projeto levará para o bairro as atividades de Beach Soccer e Futsal e nas categorias Mirim (de 9 a 12 anos); Infantil (de 13 a 15 anos); Feminino (de 13 a 16 anos); Masculino (de 17 a 19 anos) e Adulto livre. As fichas para inscrição já estão disponíveis na quadras de esportes dos bairros Cidade Jardim e Olaria e no site da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br.
O evento é uma organização da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, coordenado pelo administrador da quadra do bairro Olaria, Adenilton Souza Barreto, mais conhecido como Deno. O principal objetivo do projeto é possibilitar a socialização das crianças e adolescentes do bairro e adjacentes e o incentivo da pratica esportiva em modalidades como Futsal, Vôlei, Beach Soccer, e Ginástica.
Segundo Deno, o projeto visa também atrair o maior número possível de participantes para que possam entender que antes do prazer da competição existe o prazer da participação. “Contamos com a colaboração dos próprios alunos para a realização do evento. Está é uma das principais intenções do projeto: a socialização e cooperatividade das crianças de adolescentes”, disse.
As equipes 1ª, 2ª e 3ª colocadas serão premiadas com troféus e medalhas. Toda a comunidade está convidada a participar do evento. As inscrições são gratuitas. Mais informações pelo telefone 3881-1083 com Deno. (Fonte: PMC)

Caraguá tem nova Secretária de Assuntos Jurídicos

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba nomeou nesta quarta-feira, dia 05 de julho, a advogada Dra. Eliane Inês Pereira Dias como nova Secretária de Assuntos Jurídicos.
Eliane Inês, que ocupava o cargo de chefe da Procuradoria Fiscal substituirá a Dra. Maria das Dôres Bezerra Pinto, que pediu exoneração do cargo por motivos de saúde.
“A união da equipe foi o que me incentivou a aceitar o novo desafio. Não sei tudo, porém a equipe da Procuradoria Jurídica é experiente e capaz, isso me deixa tranqüila”, disse Eliane Inês. O prefeito José Pereira de Aguilar agradeceu a Dra. Maria das Dôres pelos serviços prestados à administração municipal nesse um ano e meio de trabalho. (Fonte: PMC)

Sabesp Manutenção em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Sabesp informa que no dia 6/7, quinta-feira, serão realizados serviços de manutenção do sistema de reservação de água do município de Caraguatatuba.
Trata-se de operação essencial a fim de garantir a qualidade do produto entregue a todo o município, que é sinônimo de saúde e qualidade de vida.
Será realizada a interligação do Macro medidor com o Reservatório de Massaguaçu, entre as 8 e 13h, com necessidade de se interromper o abastecimento para o Massaguaçu, Cocanha, Mirante do Sol, Capricórnio e Getuba.
A recuperação do abastecimento está prevista para ocorrer de forma gradual, entre 13 e 18h, sendo que os pontos mais altos e distantes do reservatório poderão ter a normalização no fornecimento de forma mais lenta.
Recomenda-se a utilização racional da água armazenada nas caixas residenciais, evitando-se desperdícios. Casos de emergência podem ser informados pelo telefone 195, com ligação gratuita.
Esta é a Sabesp: referência mundial de qualidade em tratamento de água e em serviços de saneamento, com a responsabilidade de quem faz de seu trabalho uma forma de desenvolvimento para toda a sociedade. (Fonte: dinasantos@sabesp.com.br )

Fanfarra do CIEFI Alaor recebe novos instrumentos e vira banda marcial
O prefeito José Pereira de Aguilar e a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo entregaram ontem, dia 4 de julho, novos instrumentos para a fanfarra do CIEFI Profº Alaor Xavier Junqueira, no bairro Travessão. A partir de agora, com a utilização de instrumentos de sopro, o grupo passou a ser banda marcial, a primeira do Litoral Norte.

Caraguatatuba - O CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Profº Alaor Xavier Junqueira agora possui uma banda marcial. É que a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, fez a entrega de novos instrumentos, incluindo os de sopro, que possibilitaram a mudança de fanfarra, para a nova modalidade: banda marcial.
O prefeito José Pereira de Aguilar e a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini fizeram a entrega dos novos instrumentos num evento realizado ontem, na sede da escola. Para Aguilar, essa entrega vai ser muito útil não só ao grupo, mas como para os jovens da comunidade que podem integrá-lo. Ele conta que com essa ação, conseguiu realizar uma vontade antiga, que era ajudar no desenvolvimento da fanfarra do Alaor.
A secretária da educação acredita que a entrega desses instrumentos foi a complementação de um sonho e a abertura para que a fanfarra cresça e com isso aumente a auto-estima dos integrantes. Ela considera a nova banda marcial, como um patrimônio da população do bairro Travessão.
Os jovens músicos receberam 23 novos instrumentos, entre eles, clarins, trompetes, quadritom, caixas, marciais e cornetas. O grupo existe há cerca de 21 anos e já passou por várias formações, sempre compostas por alunos e ex-alunos da Unidade Escolar. Nela atuam jovens com idades entre 8 e 16 anos.
Para o diretor da escola, Diogo Faria Vilhena, a fanfarra é um meio de profissionalizar os alunos, já que eles aprender a tocar instrumentos, gostar de música e ainda contar com o apoio da Banda Municipal. Ele diz que o grupo pode ser o início para futuros profissionais da musica. Exemplo disso é o caso de um ex-aluno da fanfarra, que atualmente compõe a Orquestra Municipal de Jacareí.
A partir de agora, como banda marcial, o grupo do Alaor poderá participar de concursos em outras cidades, o que levará o nome da escola e do município a outras regiões. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Programa “Adote esta Muda”

Ilhabela - A Secretaria municipal do Meio Ambiente estará com o programa “Adote esta Muda”, no Race Village, durante a 33a.. Semana de Vela de Ilhabela, em um stand montado no local.
Você poderá adotar mudas de espécies da Mata Atlântica, com orientação para plantio e vídeos ambientais.
Cuidar do lugar em que vivemos é responsabilidade de todos nós.
Para viver o ser humano precisa de água, do ar e da terra. Durante o período em que o homem está no planeta, ele já destruiu rios, poluiu mares, ares. Ares e solo. Desmatou e continua desmatando, mudando o clima. Se continuar assim, destruirá a nossa casa maior: o planeta terra.
É possível respeitar os limites da natureza. É isso o que queremos para Ilhabela, um desenvolvimento com respeito à natureza.
Você tem um papel fundamental desta tarefa. É fácil, adote uma muda. (Fonte: PMI)

Curso de Biscuit

Ilhabela - No dia 30 de junho, nas dependências do Centro Comunitário da Barra Velha, aconteceu a entrega dos Certificados do Curso de Biscuit promovido pelo Programa Renda Cidadã, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela (FUSSMI).
O curso teve como objetivo, gerar renda para as mulheres inscritas no Programa, que teve duração de três meses. As participantes aprenderam desde a fabricação da massa, até a confecção de peças, que foram expostas no dia da entrega dos certificados.
Desta forma algumas alunas já estão fabricando suas próprias peças e ampliando a renda familiar.
A presidente do Fundo Social, Célia H. Reale Ferreira, ressaltou o quanto é importante as mulheres terem confiança em seu próprio potencial e, desta forma, conseguirem alcançar seus sonhos.
Na foto, a presidente Célia Reale e a assistente social, Arlete. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Kombi bate em ponto e atropela 5
São Sebastião Cinco pessoas foram atropeladas na tarde de ontem por uma kombi, que entrou em um ponto de ônibus na avenida Guarda Mor Lobo Viana, no centro de São Sebastião.

São Sebastião - As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e por uma ambulância da prefeitura e encaminhadas ao hospital da cidade. O acidente ocorreu por volta das 13h.
José Germano, de Ilhabela, e Américo Pereira da Silva, de São Sebastião, permanecem internadas, mas não correm risco de vida, segundo informou o hospital.
O motorista José Henrique Campos, 32 anos, que dirigia a kombi, disse que o carro que seguia a sua frente freou bruscamente e, para evitar a colisão, tentou desviar, ocasião em que o veículo subiu na calçada e atingiu as pessoas que estavam no ponto de ônibus.
Segundo a Polícia Militar, o motorista teria prestado socorro imediato as vítimas. Foi elaborado um Boletim de Ocorrência sobre o atropelamento, mas Santos foi liberado após prestar declarações. (Fonte: ValeParaibano)

S. Sebastião vai treinar monitores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, realiza em agosto um curso profissionalizante para monitores de Turismo Ecológico.
O curso terá duração de dois meses e 40 vagas estarão a disposição da comunidade.
Segundo a secretaria Marilene Ramachotti, o curso de Turismo Ecológico será realizado na sede da Escola Técnica de São Sebastião, que funciona no prédio da antiga escola Hernique Botelho, no bairro Vila Amélia.
Segundo ela, após a abertura das inscrições, que deve ocorrer nos próximos dias, será feito um processo seletivo para preenchimento das vagas.
O secretário de Turismo e Cultura, Júlio Buzi disse que, os alunos que concluírem o curso poderão ser contratados por hotéis, pousadas e agências de turismo como monitores, principalmente, na costa sul onde existe grande demanda para este tipo de atividade.
A prefeitura também está oferecendo vários cursos na área industrial, graças a um convênio feito com o Senai (Seviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Petrobras. (Fonte: ValeParaibano)

Último fim de semana de festas caipiras nas escolas municipais

São Sebastião - Este é o último final de semana com festas caipiras nas escolas de São Sebastião, e por isso, a programação será intensa, com atrações em horários e dias variados. Nesta sexta-feira (07/07), as festividades iniciam às 09h na EMEI Branca de Neve, em Juquehy, que terá duas festas julinas, sendo a segunda iniciada às 14h. Às17h a festa continua na Creche Meire Vasques dos Santos e na EMEI Beija-flor, ambas no Itatinga. As festas serão em diversas partes do município às 18h, sendo elas na EM do Canto do Mar, na EM Prof. Dr. José Machado Rosa e na E.M.E.I. Peteleco (Centro), na EMEI Juqueí, na E.M. Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, Juquehy, na E.M. Profª. Iraydes Lobo Vianna do Rego, Itatinga, na E.M. Profª. Verena de Oliveira Dória, Topolândia, na E.M. Profª. Maria Alice Rangel e na EMEI Elefante Colorido, no Jaraguá. No período da noite, às 19h, a festa será na E.M. Profº Walfrido Maciel Monteiro, localizada no Morro do Abrigo.
No sábado as festas continuam agitando os bairros. Às 16h, na E.M. Profª Luiza Helena de Barros, bairro Barequeçaba, e às 17h na EM Camburi e na EMEI Sementinha, também em Camburi. À noite as festas serão a partir das 18h, na E.M. Juqueí, na E.M. Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, em Juquehy, na E.M. Prof. João Gabriel de Sant'anna, em Toque-Toque Pequeno, na EMEI Bolinha de Sabão, em Paúba, na Creche Dona Laurinda e na EMEI Três Porquinhos, ambas no Morro do Abrigo.
Às 19h, as festas serão em oito escolas: E.M. Profª. Sebastiana Costa Bittencourt, na EM Profª. Maria Virgínia Silva, na EMEI Pirlim-pim-pim, sendo as três localizadas emBarra do Una, na Creche São Sebastião, no Centro, na EMEI Catatau, também na região central, na EM Barequeçaba, na Creche Barequeçaba e na EMEI Arco-Íris.
Finalizando toda programação, no domingo (09/07), às 19h, a festa será na EM Profª. Sebastiana Costa Bittencourt, na EM Profª. Maria Virgínia Silva e na EMEI Pirlim-pim-pim. Para mais informações, o telefone da Secretaria de Educação é o 3892 2644. (Fonte: PMSS)

Procon entra com ação na Promotoria do Consumidor contra seguradoras de vida

São Sebastião - A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon), órgão ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sajur), irá adentrar com uma Ação Civil no Ministério Público (Promotoria do Consumidor) contra seguradoras de vida. O Procon vem recebendo várias reclamações de contratantes de seguro de vida, inconformados com a extinção dos planos e os valores pedidos pelas novas apólices.
De acordo com o coordenador do Procon, Drº Christian Emmanuel Pinto Abendroth, o seguro de vida deixa de valer por inadimplência pela parte do contratante, mas jamais por tempo de vida. “Chamamos a atenção para essas pessoas que se sintam lesadas que nos procure, para que possamos estar juntando os casos e incluindo na Ação Civil”.
Ainda segundo Drº Christian, as pessoas também devem estar atentas ao golpe de clonagem do telefone, comparecendo ao Procon se sentirem prejudicadas.
O Procon atende ao público de segunda a quinta-feira, das 12h às 16h. As sextas-feiras são reservadas para audiências.
Em média cerca de 60 atendimentos são realizados por dia. De acordo com o Procon de São Sebastião, no ano passado, a média de atendimentos foi de 600 por mês e em janeiro de 2006 foram 701. Um aumento de quase 20% neste ano.
O Procon fica localizado na Rua Vitorino Gonçalves dos Santos nº 184, loja 14, no centro de São Sebastião. O telefone de contato para mais informações é o 3892-1639. (Fonte: PMSS)

NOTAS da sessão ordinária realizada dia 4 de julho de 2006


Combustíveis - A questão da adulteração de combustíveis nos postos de gasolina foi levantada pela Câmara Municipal durante sessão ordinária realizada na última terça-feira, 4. Trata-se de requerimento do vereador Valdeci Vicente do Amparo, que pergunta ao Executivo se a lei municipal 1.750/05, que dispõe sobre a cassação de alvará de funcionamento dos estabelecimentos onde ocorram alterações, está sendo aplicada.
“Os motoristas têm reclamado que colocam gasolina nos postos e o carro já sai tossindo. Isso acontece tanto no Centro da cidade como na Costa Sul”.
Amparo indaga, ainda, quantos postos foram fiscalizados e tiveram seu combustível adulterado até o momento, e quais providências foram tomadas pela administração.
Para ele, o questionamento se faz necessário para que a lei seja cumprida em sua íntegra, intimando assim os estabelecimentos a não adulterarem o combustível. “Os postos precisam ser fiscalizados porque os donos só visam o lucro e a comunidade é que fica prejudicada”, conclui.
A lei em questão foi originada por meio de um projeto de lei, no ano passado, de autoria do vereador Wagner Teixeira, atual presidente da Câmara.
Poupa Tempo - Saber se há possibilidade da Prefeitura firmar convênio com o governo estadual visando a implantação e operacionalização de uma Central de Atendimento ao Trabalhador, mais conhecido como ‘Poupa Tempo’, em São Sebastião, para atender os munícipes de maneira mais ágil.
O assunto foi discutido em sessão ordinária realizada na última sessão da Câmara, por meio de requerimento protocalado pelo vereador Marcelo Mattos.
Segundo o autor, o Poupa Tempo atualmente é um dos maiores prestadores de serviços dentro das capitais, que realiza atendimento rápido e eficiente, inclusive, a pessoas de outras cidades. “Em São Sebastião os munícipes levam até dois meses para ter um documento”, destaca.
O líder do governo, vereador Robson Wilson dos Santos, lembrou que já fez a mesma solicitação ao Executivo no ano passado. “Já passou do tempo. É preciso pensar na questão antes que a cidade de Caraguatatuba conquiste mais essa melhoria”, salienta.
Para ele, a instalação de um Poupa Tempo no Centro Histórico poderia proporcionar mais movimento no local.
De acordo com o vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o governo leva em consideração o número de habitantes para a implantação do órgão.
Em São Sebastião, segundo Barroso, uma das formas de atingir a quantidade necessária seria a regionalização do Litoral Norte, ou seja, a união das quatro cidades em termos populacionais para que o Poupa Tempo seja implantado.
APELL (Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais) - O programa APELL, que é realizado em torno da área de risco do TEBAR (Terminal Marítimo Almirante Barroso), cujo objetivo é o de envolver a comunidade, a Petrobrás e a Prefeitura no sentido de promover a segurança tecnológica, a saúde, a proteção ambiental e a prevenção de acidentes, também foi debatida durante a última sessão ordinária.
A questão foi abordada por meio de requerimento do vereador Robson Wilson dos Santos, líder do governo na Câmara.
Preocupado com o desenvolvimento sustentável, ele pergunta ao Executivo se o referido programa está em vigor e se há participação por parte da administração. Além disso, o parlamentar indaga se existe na Prefeitura alguma ação específica e ordenada referente à prevenção e combate a acidentes, informando quais são e quais orientações.
O vereador questiona, ainda, se é possível incluir na Costa Sul o programa APELL, uma vez que o oleoduto que liga São Sebastião a cidade de Cubatão/SP corta bairros e comunidades, passando junto as casas dos munícipes.
Em caso negativo, Robson quer saber se há possibilidade da administração criar um projeto específico para a Costa Sul.
E, por último, ele pergunta ao prefeito se existe qualquer atuação da municipalidade no sentido de acompanhar o cumprimento das normas técnicas que estão submetidas às ações da Petrobras em relação a manutenção ou implantação de novo sistema de recebimento, envio e estocagem de petróleo e derivados.
Pagamento de contas - Em função de um requerimento apresentado pelo vereador Marcelo Mattos durante a última sessão da Câmara, 4, que indagava a possibilidade da EBE (Empresa Bandeirante de Energia) instalar um posto de atendimento para pagamento de contas de energia elétrica no bairro de Boiçucanga, o parlamentar Valdeci Vicente do Amparo anunciou que já existe um local para que os moradores da região sul do município possam ser atendidos pela empresa.
Segundo ele, a EBE instalou um ponto na sub-sede do Sindicato dos Servidores Municipais, em Boiçucanga.
Segurança em rodovia - Na última sessão da Câmara, o vereador Valdeci Vicente do Amparo apresentou um requerimento em que indaga ao diretor da 5ª divisão do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), em Cubatão/SP, se existe possibilidade de providenciar lombadas, faixa de pedestres e placas sinalizadoras na rodovia Dr. Manoel Hypólito do Rego, em frente a Vila Baiana, no bairro de Barra do Sahy, com o objetivo de evitar acidentes.
Ele argumenta que a iniciativa irá beneficiar grande número de moradores, principalmente os estudantes, que ficam aguardando o ônibus escolar e precisam atravessar a pista. “O local é perigoso, onde já ocorreram vários acidentes. O Ditraf (Divisão de Tráfego) vem auxiliando, inclusive, a travessia dos escolares com a colocação de cones no trecho. Por que o DER não coloca, pelo menos, umas duas lombadas?”, pergunta.
Já o vereador José Cardim está questionando à direção da 6ª divisão do DER, em Taubaté/SP, se há possibilidade de implantar lombadas ou redutores de velocidade ao longo da avenida Vereador Antônio Borges, no bairro Varadouro.
De acordo com ele, depois que a rodovia foi ampliada e recapeada a travessia de pedestres e estudantes foi prejudicada devido a alta velocidade dos veículos. “Antes das melhorias a avenida contava com lombadas”, lembra.
Lixo e sucata - O problema causado pelo lixo e sucata também foi abordado pela Câmara durante a última sessão.
O vereador José Cardim de Souza está questionando ao Executivo por que o caminhão não faz o recolhimento de sucata que está espalhada por todo o bairro da Topolândia.
Ele também requer da administração a imediata limpeza dos bueiros localizados no Varadouro, que estariam entupidos devido ao acúmulo de lixo; e a instalação de lixeiras em uma rua do mesmo bairro em função dos moradores não terem onde depositarem o lixo, que fica jogado na rua causando riscos à saúde da comunidade.
Segundo o vereador Valdeci, o problema também acontece na Costa Sul do município.
Manutenção de via pública - A péssima condição da Estrada do Cascalho, localizada no bairro de Boiçucanga, que estaria sem manutenção, fez com que o vereador Valdeci Vicente do Amparo apresentasse um requerimento durante a última sessão da Câmara, questionando ao Executivo se há interesse em recupera-la.
Em caso positivo, ele pergunta por que o serviço ainda não foi realizado citando, ainda, a data prevista para o inicio das obras. Na hipótese de não haver interesse, Amparo indaga qual o motivo.
Segundo ele, a via pública está abandonada, cheia de buracos, o que vem atrapalhando o trânsito e oferecendo risco de acidentes. “A rua está uma vergonha. O prefeito deveria dar prioridade porque é uma das vias mais movimentadas do bairro, onde tem escolas, supermercados, depósitos de materiais, além de outros comércios”, critica.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Prefeitura e entidades realizam 1° Encontro Municipal de Dependência Química

São Sebastião - Com o objetivo de apresentar o Programa Municipal de Dependentes Químicos aos profissionais de saúde, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza no próximo dia 20, a partir das 8h30, no salão social do Tebar Praia Clube, o 1° Encontro Municipal de Dependência Química. Serão apresentados durante o evento alguns projetos desenvolvidos em São Sebastião, como o “Amor Exigente”, “Nova Vida” e “Al-Anon”, além da participação da Casa de Estudos Espíritas Novo Alvorecer, Associação Terapêutica Vida Nova e Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo – Núcleo São Sebastião.
De acordo com a Sesau, a Prefeitura conta com um programa para o dependente químico que funciona todas as terças e quintas-feiras das 8h às 10h, na sede da Faculti, no Centro, e outro em Boiçucanga, nas quartas-feiras das 8h30 às 11h30, na sala de Plantão Social (ao lado da Garagem Municipal). Ambas contam com um trabalho de uma equipe multiprofissional, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
Durante o encontro haverá uma palestra a partir das 14 horas com o tema “Prevenção como finalidade de vida” com a coordenadora do grupo “Amar é educar” da cidade de Santo Amaro, Elizabete Sgarbi. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (12) 3892-1744. (Fonte: PMSS)

São Sebastião vira pólo de educação profissional no Litoral Norte

São Sebastião - O município de São Sebastião está se transformando no pólo de educação profissional do Litoral Norte. Além dos cursos já oferecidos no CIP (Centro Integrado Profissionalizante), na Topolândia, a cidade deve iniciar a partir de agosto cursos do CETEPS (Centro de Educação Tecnológica Paula Souza).
Segundo a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachotti, o convênio já foi assinado pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. O primeiro curso de habilitação profissional (ensino médio) será de Logística. A duração será de 18 meses, com 1.640 horas /aulas. Ao todo serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por processo seletivo.
Nesta parceria, a Prefeitura também conseguiu os cursos de qualificação profissional de Recreacionista e Turismo Ecológico, ambos com 40 vagas cada e com duração de dois meses. São 160 horas/aula.
Estes cursos serão desenvolvidos na sede da Escola Técnica de São Sebastião (antigo Henrique Botelho II), na Vila Amélia. “Temos início previsto destes cursos para agosto, mas antes disso será realizado o processo seletivo. As inscrições serão abertas em breve”, frisou Marilene Ramachotti.
Conforme informou a secretária, o próximo curso de habilitação profissional do CETEPS será de Edificações, que depende do término da adaptação do espaço físico. Na manhã desta quarta-feira (05/07), o prefeito Dr. Juan Garcia recebeu em seu gabinete o vereador de Ilhabela José Roberto Campos, que manifestou apoio à vinda de uma Fatec para São Sebastião. “A gente faz parte de um movimento que busca o fortalecimento do Litoral Norte. Como em São Sebastião já existe um processo adiantado no ensino profissionalizante, temos certeza que com a Fatec também atenderá os moradores de Ilhabela”, enfatizou o vereador.
Aprendizagem Industrial - Em maio, a Prefeitura de São Sebastião oficializou uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Transpetro/Petrobras para cursos na área industrial. São eles: solda elétrica, encanador/montador, pedreiro, carpinteiro de formas, eletricidade predial, pintura industrial, montador de andaimes e maçariqueiro.
O início das aulas também deverá ocorrer a partir de agosto, logo após o término da construção do complexo de aprendizagem industrial. O galpão integra o CIP (Centro Integrado Profissionalizante), na Topolândia.
Pelo convênio, a Transpetro investirá R$ 185 mil para o pagamento do corpo docente do Senai. A Prefeitura irá ceder os locais para a realização das aulas.
A Petrobras também firmou o compromisso de fazer com que as empreiteiras prestadoras de serviços que atual na área do Tebar colaborem com materiais para os cursos. As vagas serão preenchidas por meio de processo seletivo.
CIP - O CIP já formou quase mil alunos em menos de um ano de operação. Entre os cursos oferecidos estão: auxiliar administrativo; informática; corte e costura; panificação e confeitaria; produção de licores, geléias e compotas; e cozinha industrial. O Centro Integrado Profissionalizante está aberto para parcerias com a iniciativa privada, visando novos projetos educacionais. Outras informações pelo telefone 3892-5535 ou 3892-6016. (Fonte: PMSS)

Sesau promove curso de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 11 e 13 de julho, o primeiro momento presencial do curso de ‘Facilitadores de Educação Permanente em Saúde’, no auditório do Terminal Almirante Barroso, na Petrobras. O curso, realizado a distância, é uma parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Nestas aulas, o Ministério da Saúde permitirá a formação de 40 facilitadores, tendo como tutores as servidoras municipais Rosalina Baldini Rodrigues (enfermeira) e Maria Aparecida Pinheiro Piedade (assistente social).
O curso de ‘Facilitadores de Educação Permanente em Saúde’ tem por iniciativa a aprendizagem significativa para que o trabalho em saúde seja lugar de atuações críticas, reflexivas, propositivas, compromissadas e tecnicamente competentes. O curso nasceu da necessidade de desenvolver capacidade pedagógica descentralizada para o setor da saúde e de disseminá-la por todos os pólos de Educação Permanente em Saúde. (Fonte: PMSS)

Prefeitura alerta moradores para regularização de calçadas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está realizando a padronização das calçadas, conforme as exigências da Lei Federal nº 5.296, que dispõe sobre Acessibilidade e Mobilidade Urbana. De acordo com as Secretarias de Obras e Planejamento (Seop) e da Fazenda (Sefaz) até o mês de junho de 2007, todos os órgãos públicos deverão estar adequados a Lei Federal.
Segundo a diretora de Planejamento Urbano, Kátia Gomes Severi, todos os novos projetos terão que ter um desenho universal, no qual se respeite as medidas para um portador de necessidades especiais. A Prefeitura informa que todos os moradores estão recebendo as notificações. O modelo de calçada deverá ser construído de acordo com cada interferência urbana.
O prazo para regularizar a situação das calçadas em frente as residências é de 30 dias, sob pena de multa de R$ 800,00. A notificação tem como base jurídica o artigo 1º da Lei Municipal 1644/03, que estabelece que o proprietário de imóvel situado na zona urbana tem o dever de conservá-lo murado e com calçada, bem como permanente limpo e roçado.
Os modelos se encontram à disposição na Secretaria de Obras e Planejamento. Se houver pedido, prazos maiores serão dados.
A maior meta da Prefeitura é tornar São Sebastião a 1ª cidade do Litoral Norte a ser acessível para os portadores de necessidades especiais. Para isso, a Prefeitura de São Sebastião criou um programa de acessibilidade sob tema “Construindo uma cidade para todos” e uma comissão com representantes de algumas secretarias municipais, além de engenheiros, arquitetos e profissionais da área.
A Prefeitura já tem ações e projetos quanto à acessibilidade, como a capacitação de funcionários, cartilhas explicativas, vídeos de sensibilização, levantamentos topográficos e fotográficos, realização de palestras de sensibilização com a comunidade e o setor empresarial, a viabilização de capacitação para arquitetos e engenheiros pelo Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de São Paulo (CREA - SP), proposta para curso de libras na cidade e projeto de adequação dos prédios públicos da cidade. (Fonte: PMSS)

Prefeitura recebe do Governo do Estado instrumentos para fanfarras escolares

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião obteve junto ao Governo do Estado de São Paulo dois conjuntos de instrumentos voltados a fanfarras escolares. Ao todo, são 96 peças.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da secretária municipal de Educação, Marilene Ramachotti, e da diretora regional de Ensino, Edna Paula Roma, fez a entrega dos instrumentos à direção das escolas estaduais “Maísa Theodoro da Silva” (antigo Cene), na Vila Amélia, e “Josepha de Santana Neves”, na Topolândia. Esta última é a única da região que funciona em período integral. “São estes pequenos gestos que resultam na formação do cidadão. São Sebastião está investindo muito na cultura. Reestruturamos a Banda Municipal, criamos a 1ª Banda Marcial, a Fanese recebe subsídio, e vamos ter agora o Projeto Guri, uma escola de música para 150 jovens, numa parceria com o Governo do Estado. Fazemos questão que as fanfarras escolares sejam retomadas, por isso, pedidos a doação de instrumentos para todas as escolas e ganhamos duas”.
A Prefeitura irá viabilizar monitor para auxiliar na organização. O prefeito frisou que a escola Josepha de Santana Neves será reformada pelo município. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

OAB pede remoção de detentos em Ubatuba

Ubatuba - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ubatuba quer que o Estado transfira para unidades prisionais do Vale do Paraíba cerca de 20 presos alojados na cadeia feminina da cidade.
A cadeia masculina foi desativada há anos e os presos são mantidos no local devido a proibição da transferência para a cadeia de São Sebastião e a falta de vagas em outras prisões.
Luiz Celso Rocha, presidente da OAB, encaminhará hoje um pedido à Justiça solicitando a imediata transferência dos presos. "Eles (os presos) estão alojados em um corredor que permite contato íntimo com as detentas".
Segundo ele, também será solicitada a transferência de presas da cadeia feminina que está superlotada. A cadeia tem capacidade para 24 presas, mas abriga 60 mulheres.
O diretor da cadeia Eduardo Cembranelli não foi localizado ontem para comentar o assunto. A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que as transferências de presos e presas somente serão possíveis após a recuperação das unidades depredadas em maio.
 (Fonte: ValeParaibano)

Plano Diretor aborda Projeto Orla em reunião preparatória
A intenção é incluir o Projeto Orla no Plano Diretor Participativo

Ubatuba - O Grupo Executivo do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba, secretários municipais e vários segmentos da sociedade civil organizada participaram na última terça-feira, 4, de uma reunião preparatória para a inclusão do Projeto Orla no Plano Diretor Participativo. A engenheira Maria Lúcia Sallun D’Alessandro, da Secretaria do Patrimônio da União, esteve presente para apresentar o Projeto Orla e explicar qual a abrangência da União nos patrimônios municipais.
Como o Plano Diretor deve ser votado até outubro deste ano, concluiu-se pela inclusão apenas das diretrizes principais do Projeto Orla no corpo da lei. Já o desenvolvimento completo do Projeto Orla de Ubatuba deverá ser reiniciado na segunda quinzena de agosto com a realização de uma oficina coordenada pelo S.P.U. na cidade. Os presentes participaram ativamente, questionando a palestrante sobre diversos aspectos da orla do município.
O que é? - O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - Projeto Orla - é uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de sua Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos (SQA), e o Ministério do Planejamento, no âmbito da sua Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MP). Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.
A principal intenção é estabelecer diretrizes para a regularização fundiária, baseadas nos preceitos do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima, que auxiliará a implementação do Programa Nacional de Regularização Fundiária, para evitar que toda a costa brasileira seja tomada por mais construções irregulares e garantir o ordenamento do uso e ocupação do solo urbano.
Também são discutidas a pesca e a maricultura; criação, demarcação, elaboração ou implantação de plano de manejo em unidades de conservação; projetos de urbanização, organização e padronização de quiosques, definição de acessos, construção e implantação de equipamentos nas praias; saneamento ambiental; manejo de ecossistemas costeiros (dunas, restingas, falésias, matas ciliares e manguezais); ações para ecoturismo; sinalização (turística; atividades náuticas: navegação, esporte e lazer, pesca, atracadouros) e capacitação e fortalecimento comunitário (qualificação da mão de obra local e comunicação/informação ambiental) foram alguns dos assuntos abordados. (Fonte: PMU)

Prefeitura promove I Mercado Verde de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), promoverá o I Mercado Verde de Ubatuba, durante as próximas quartas-feiras, dias 12, 19 e 26 de julho e 2 de agosto. Trata-se de uma feira que reunirá produtores agrícolas ubatubenses, oferecendo suas hortaliças de forma atacadista diretamente ao consumidor.
O público alvo do I Mercado Verde de Ubatuba são comerciantes e empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, sacolões e quitandas. A vantagem desse evento e seu principal objetivo é proporcionar preços mais justos, uma vez que o produto é passado diretamente da mão dos produtores para os consumidores. Para a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto, a promoção de um comércio atacadista de hortaliças cultivadas no município é uma ação inovadora que visa diminuir o grande número de intermediários entre a produção e o consumidor. “Além da sensível melhora nos preços finais dos produtos para ambos, a redução de atravessadores favorece o comércio de produtos mais frescos e com valores nutricionais preservados”.
A princípio, nessas quartas-feiras, serão comerciadas legumes e hortaliças, como: berinjela, pepino, abóbora, abobrinha, alface, escarola, rúcula, pimentão, cambuci, pimenta, cheiro verde, gengibre e mandioca. A idéia é buscar a implantação de um Mercado Municipal em Ubatuba. O prefeito Eduardo Cesar diz que essa é uma reivindicação antiga da comunidade e dos produtores. “Nós estamos lutando para que a implantação do Mercado Municipal aconteça. O Mercado Verde é o primeiro passo para produtores e consumidores começarem a se conhecer melhor e criarem elos comerciais”. (Fonte: PMU)

Defesa Civil ajuda a combater incêndio na Praia Grande

Ubatuba - A Defesa Civil de Ubatuba atendeu, no último sábado, 1 uma ocorrência de incêndio na Praia Grande. O foco do incêndio foi uma casa de caseiros nos fundos de uma casa antiga na Avenida Marginal da Praia Grande. O fogo foi apagado com a ajuda da Guarda Municipal e moradores locais. Ninguém ficou ferido, no entanto, não foi possível salvar os móveis e casa ficou completamente destruída, mas o fogo foi contido a tempo de não se alastra para a casa da frente. (Fonte: PMU)

VI Festa da Mandioca agita Sertão do Ubatumirim

Ubatuba - Acontece, no próximo final de semana, a VI Festa da Mandioca, com diversos quitutes derivados dessa raiz. Bolo de mandioca, nhoque, bolinho, vaca atolada serão algumas das delícias servidas durante os dias 7, 8 e 9 na Escola Municipal Mané Grande, que fica no Sertão do Ubatumirim, região norte de Ubatuba. Além da gastronomia, a Festa da Mandioca será uma grande homenagem à cultura popular e aos artistas ubatubenses. Entre shows que vão desde pop/rock, passando por MPB, até o sertanejo e o forró, acontecerão apresentações de danças típicas, como congada, quadrilha, xiba e dança da fita.
A Festa da Mandioca, promovida pela Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim (Sasu), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, é uma iniciativa que tem crescido a cada ano. O cultivo da mandioca utilizada na Festa é feito pela própria comunidade do bairro, que tem nessa atividade sua principal fonte de renda. O prefeito Eduardo Cesar afirma que apoiar esse tipo de evento significa valorizar o povo nativo e preservar sua cultura. “É muito bonito ver uma comunidade unida, mantendo seus antigos costumes. Nós temos orgulho em contribuir com essa manifestação que expressa tão bem a cultura dos caiçaras.” (Fonte: PMU)

Grande exposição de artesanato encanta visitantes em Ubatuba

Ubatuba - A Associação dos Artesãos de Ubatuba está realizando uma grande exposição no Casarão da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), em comemoração ao seu aniversário de um ano. São mais de 60 artesãos ubatubenses, reunindo uma grande quantidade de peças com preços que variam de R$1 a R$ 150 reais. Ao adentrar a exposição, o visitante inicia uma incrível viagem pelas técnicas, materiais e cores utilizadas nas peças. Cada objeto demonstra a ilimitada criatividade, a habilidade das mãos humanas, a inspiração soprada pela brisa ubatubense.
Durante a exposição, que ficará na Fundart até o próximo dia 31, todos os dias, das 9 às 22 horas, os visitantes poderão apreciar e adquirir móveis, “bio-jóias” feitas com sementes, objetos feitos a partir de materiais recicláveis, entalhes em madeira, bambu, artigos de cama, mesa e banho, peças de crochê e tricô, biscuit, cerâmica, artesanato indígena e muito mais. Difícil mesmo é saber por onde começar a olhar e impossível é querer comprar uma peça só.
Novos rumos - Além da exposição na Fundart, a Associação dos Artesãos de Ubatuba está mostrando seus trabalhos em outros espaços e cidades. Na terça-feira, 4, um caminhão com mais de mil peças partiu de Ubatuba, rumo à exposição “Revelando o Vale do Paraíba”, que acontece em São José dos Campos até o próximo domingo. Além disso, durante todos os fins-de-semana, é possível encontrar os objetos e seus criadores também na Câmara Municipal de Ubatuba. Uma exposição sem venda acontece também no Shopping Itaguá. A presidente da Associação, Lucila Maria Fava, afirma que essas exposições com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal estão servindo de “alavanca” para o crescimento do artesanato local. “Aos poucos, as pessoas estão conhecendo o nosso trabalho e reconhecendo o talento dos nossos artesãos. Isso é muito gratificante, estamos sendo convidados para participar de eventos e exposições fora de Ubatuba também”. (Fonte: PMU)

Fundart sedia palestra sobre educação e meio ambiente

Ubatuba - Acontece, na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, no próximo dia 6, a partir das 20 horas, uma palestra voltada para educadores do município, intitulada “Educação e Desenvolvimento Humano”, com o do professor Dr. Eduardo Chaves, Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Pittsburg, EUA e professor de Filosofia da Educação da Unicamp. O objetivo do evento é dar início a uma discussão sobre o investimento na qualidade de vida, que depende da educação e de um meio ambiente saudável.
A palestra, idealizada pelo grupo NHANDU-I - Assessoria Pedagógica e Ambiental - falará sobre a utilização sustentável de áreas de preservação ambiental e as temáticas ambientais relacionadas a elas, que, segundo os organizadores, é um grande desafio para professores, alunos, pesquisadores, comunidades locais e visitantes. A justificativa de trazer a discussão para o município é o fato da cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, ser um cenário privilegiado para o desenvolvimento destas propostas pelo potencial educativo das próprias características ambientais do município. (Fonte: PMU)

Santa Casa abre processo seletivo para técnicos de enfermagem

Ubatuba - A Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba, através de sua Administração e da Comissão Organizadora de Processo Seletivo simplificado abre processo seletivo para técnicos de enfermagem.
Segundo a gerente do Departamento Pessoal da Santa Casa, Maria Cleuza dos Santos, são 10 vagas a serem preenchidas. As inscrições devem ser feitas somente pelos candidatos nos dias 10, 11 e 12 de julho, das 9h00 às 17h00 na Agência Transfusional da Santa Casa. (rua Thomas Galhardo, nº110- Centro). “Podem participar todas as pessoas com o 2º grau completo e que sejam inscritos no COREN (Conselho Regional de Enfermagem)”, disse a gerente.
O processo seletivo consiste em três fases: A primeira, a ser realizada no dia 14 de julho, às 10h00, com uma prova escrita de conhecimentos específicos e redação. A segunda, será no dia 15, às 7h00 com uma prova prática e por último, dia 17, a terceira fase, onde acontecerá a entrevista, às 8h00.
O resultado do processo e a convocação dos candidatos serão divulgados na imprensa escrita local.
Os aprovados terão uma jornada básica de trabalho de 220 horas mensais com uma remuneração salarial de R$ 553,00.
Para obter mais informações os interessados devem entrar em contato com a administração pelo telefone (12) 3833 4161. Falar com Regiane ou Cleuza.
Santa Casa - A Santa Casa de Ubatuba, denominada Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos, fundada em 1854, depois de passar por muitas dificuldades financeiras, está recebendo várias obras de recuperação do prédio.
A Santa Casa é uma entidade filantrópica que mantém convênio com a Prefeitura ao longo de vários anos, mas desde novembro de 2005 está sob intervenção municipal.
Atualmente, por meio de parceria do governo municipal, estadual e federal, foram realizadas reformas no pronto-socorro, com aquisição de equipamentos para sala de emergência, reformulação da cozinha, adequação do fluxo interno de circulação, visando adequar o prédio às exigências das ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As reformas estão sendo feitas com base no padrão do Hospital Albert Einstein- considerado o mais avançado hospital privado da América Latina. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Soccer do Brasil Cup traz novos talentos do futebol a Ubatuba

Ubatuba - O Brasil continua sendo um bom lugar para se aprender as “manhas”do futebol. Cerca de 600 garotos da América Latina estarão em Ubatuba para a disputa da “Soccer do Brasil Cup 2006”. Participarão do torneio crianças e jovens nascidos entre 1989 e 1995. O México virá ao torneio com três equipes; Chile, Colômbia e Venezuela trarão dois times cada e o Equador terá um representante, além de equipes brasileiras, vindas de Rondônia e Rio de Janeiro.
Ubatuba será representada por equipes das Escolinhas de Futebol da PMU, CERE Itamambuca, Sertão da Quina e Rio Escuro. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 16, no Estádio Ciccillo Matarazzo e contará com desfile de apresentação das delegações.
Equipes da escolinha - A Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles participará da Soccer do Brasil Cup com equipes nas quatro categorias e os treinamentos para os pré selecionados estão acontecendo no Estádio Municipal nos seguintes horários: nascidos em 89 – segundas e quartas às 9h30; nascidos em 91 – segundas e quartas às 8h ; nascidos em 93 – terças e quintas às 8h ; nascidos em 95 – terças e quintas às 9h30. A convocação oficial será anunciada no dia 11. (Fonte: PMU)

Ubatuba se prepara para o Supersurf 2006
Capital do surfe recebe o evento pela sétima vez

A praia de Itamambuca em Ubatuba, a Capital do Surfe, receberá a partir do próximo dia 12 a terceira etapa do SuperSurf 2006. Serão 82 surfistas de 12 estados na luta pelos R$ 22 mil de prêmio ao campeão masculino e R$ 6.500 na categoria feminina. No total os atletas concorrem a R$ 134 mil em prêmios oferecidos com patrocínio da Volkswagen, da TIM e da Nova Schin.
A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio das secretarias de Turismo e Esporte e Lazer, está colaborando com a logística do evento, para melhor receber os atletas, organizadores e o grande público que deverá acompanhar o torneio. Nesta quarta-feira, 5, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr., esteve reunido com Evandro Abreu, da Abril Jovem e Tadeu Pereira, presidente da AUS (Associação Ubatuba de Surf), para acertar detalhes do evento na única cidade que nunca saiu do calendário do SuperSurf desde a criação da Divisão Principal do Circuito Brasileiro no ano 2000. “Estamos com quase tudo pronto para receber nossos convidados da melhor maneira. Já conversamos com o pessoal da segurança, e estamos no início da montagem da estrutura do evento”, disse o secretário.
Para a realização do evento foram criados aproximadamente 70 empregos temporários, entre montadores e seguranças. “Muita gente terá uma renda extra, além dos hotéis, restaurantes e comércio em geral”, completou o secretário.
Ubatuba contará com 12 atletas na etapa: Odirlei Coutinho, Renato Galvão, Tadeu Pereira, Edgley Santos, Hizunomê Bettero, Costinha, Suelen Naraisa, Francisca Pereira, Luana Prado, Luiza Romann . Edgard Bischof e Alice Santos entram como convidados do evento. Em 2005 a etapa foi vencida pelos ubatubenses Odirlei Coutinho e Suelen Naraisa.
Para animar o público, a banda Nação Zumbi fará um show no sábado a noite.
O supersurf 2006 que acontece de 12 a 16, na praia de Itamambuca, região norte do município, é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), tem o co-patrocínio da Nescau e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, das marcas Onbongo e Drop Dead, da surfshop Overboard, da Revista Fluir, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação Ubatuba de Surf (AUS). (Fonte: PMU)

Ismael vence na última rodada e confirma título do Campeonato Fraldinha sem derrotas

Ubatuba - A equipe do Ismael Comida Caseira encerrou sua participação no Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria fraldinha, de maneira invicta, vencendo o time do Mercado 24 Horas na última rodada do torneio por 2 a 0.
Ao final da última rodada, aconteceu a cerimônia de premiação, com entrega de medalhas a todos os participantes (aproximadamente 200 garotos), entrega de troféus aos destaques do torneio e sorteio de diversos brindes.
Reginaldo Barreto, coordenador da Escolinha Rubens Salles agradeceu o apoio recebido durante o torneio. “O campeonato termina com uma grande festa da garotada, com todos recebendo uma lembrança pela participação. Agradeço a Associação de Mães dos atletas e aos empresários que acreditaram mais uma vez nesse torneio organizado pela Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer”, disse o organizador. A escolinha interrompe suas atividades e retorna no dia 1º de agosto.
Estatísticas do torneio - Campeão com uma rodada de antecedência, a equipe do Ismael somou 25 pontos dos 27 possíveis e fez o artilheiro, Pedro Vitor Santos, com 19 gols. O vice artilheiro foi Gabriel Vella, do Jija, autor de 18 tentos. O goleiro menos vazado foi o Wagner, do Ismael que sofreu apenas 5 gols, garantindo a melhor defesa do campeonato para sua equipe.
O melhor ataque ficou para o time da Rossi Calçados com 26 gols. No total foram marcados 200 gols, uma média de 4,44 por jogo, em um campeonato onde nenhum jogo ficou empatado em 0 a 0. Confira os resultados da última rodada:
Auto Posto Jija 2 X 3 Rossi Calçados, Rei do Camarão 2 X 3 Baleia Branca, Marconi 2 X 2 Varejão Santa Rita, Irmãos Ribeiro 2 X 1 Smidi Calçados, Ismael Comida Caseira 2 X 0 Mercado 24 Horas.
Classificação Final
1º - Ismael, 25 pontos; 2º - Marconi, 17 pontos; 3º - Smidi e Mercado 24 Horas, 13 pontos; 5º - Varejão e Rossi, 11 pontos; 7º - Irmãos Ribeiro 9 pontos; 8º - Jija, 8 pontos; 9º - Rei do Camarão e Baleia Branca, 7 pontos. (Fonte: PMU)


 

 

Semana de 07/07 à 13/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs

 

"Todo Mundo em Pânico 4"
Ás 17:40 hs -19:20 hs

 

"Poseidon"
Ás 21:00 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 14:20 hs- 16:00 hs- 17:40 hs- 19:20 hs- 21:00 hs.


 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Morro do tatu

Tem um lugar na mata
Esconderijo dos bichos
De onde, de vez em quando,
Salta onça
Corre tamanduá
Pula veado
E cachorro-do-mato
É mato.
 

Félix Cabral

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agradecimento

O Grupo Escoteiro Iperoig vem, através desta, agradecer a Litoral Virtual, a participação e apoio na campanha do agasalho de 2006.
Temos o prazer de informar que foram arrecadadas o total de 1.490 peças as quais já foram entregue à pessoas carentes e ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba.
Obrigado por nos honrar com sua parceria e esperamos tê-la novamente no próximo ano.
Atenciosamente,

André Diniz
Dir. Presidente

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Tamandua no Quintal ©Dulce

Tamandua no Quintal
©Dulce

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor