Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 07 de Julho de 2006 - Nº 1558 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Alunos UNIMÓDULO organizam ‘Festival Universitário de Inverno na Praia’
3º Ecoadventur Litoral Norte 2006
Campeã brasileira de canoagem oceânica estará em Caraguá, no 3º Ecoadventur LN-SP
Ambientalistas farão mutirão de limpeza no Rio Santo Antonio

Caraguatatuba
Aposentado morre em incêndio em Caraguá
Fundação cultural oferece curso de grafite em Caraguá
Famílias de Caraguá são contempladas com o projeto “Sentinela”
Caraguá tem inscrições abertas para o projeto “Férias é Aqui”
Copa da Criança disputa final neste sábado, 8
EMEF do bairro Casa Branca representará Caraguatatuba no Concurso Visual Class

Ilhabela
III Mostra de Dança FUNDACI no Race Village
Reivindicações na Educação

São Sebastião
Arraiá Caiçara agita São Sebastião neste fim de semana
Shows musicais marcam a festa: Caju e Castanha na noite de sábado
Secretária destaca melhorias na Educação em São Sebastião
Vereador pede alteração de tarifa telefônica entre municípios da região
Secretaria da Saúde intensifica combate a mosquitos e pernilongos
Secretaria da Fazenda promove capacitação de contadores para uso do ISS Eletrônico


Ubatuba
Caminhão-baú vira cadeia em Ubatuba
Transferência de detentos fica sem data
Promotoria pede remoção dos presos
Para a OAB, situação é 'absurda'
Tradicional festa do Divino Espírito Santo começa amanhã
Campanha de vacinação anti-rábica começa no próximo dia 22 em Ubatuba
Prefeitura realiza conferências de Meio Ambiente
Renovação de licenças para ambulantes será de 1 a 30 de agosto
Começa nesta segunda-feira a Oficina de Velas Artesanais de nível avançado na ACIU
Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba abre inscrições para eleição de conselheiros
PDTR define ações para o segundo semestre

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Alunos UNIMÓDULO organizam ‘Festival Universitário de Inverno na Praia’

Litoral Norte - Festival, que será realizado em 7, 8 e 9 de julho, prevê atividades
acadêmicas, esportivas e sociais
Os alunos do 3º e 5º semestre do curso de Educação Física do – Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, estão organizando para os dias 7, 8 e 9 de julho, o 1º FUIP - Festival Universitário de Inverno na Praia. Além das atividades esportivas, estão previstas, também, atividades acadêmicas e sociais.
As atividades acadêmicas acontecerão no UNIMÓDULO e as atividades esportivas nas praias Martin de Sá e Indaiá. As atividades sociais ainda não têm local definido, mas já estão sendo organizadas por alguns alunos.
Poderão participar da FUIP estudantes do UNIMÓDULO, da UNITAU (Universidade de Taubaté) e da FASS de São Sebastião, e as inscrições prévias podem ser feitas com os alunos do UNIMÓDULO.
De acordo com o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa, o 1º FUIP tem o objetivo de agregar valores aos moradores e estudantes do Litoral Norte e, para isso, os alunos estão aprendendo a desenvolver o empreendedorismo. As atividades acadêmicas serão voltadas para assuntos da natureza, da praia e do desenvolvimento sustentável da região e de seus moradores.
As atividades esportivas terão o objetivo de agregar pessoas, fazer amizades, e os festivais das modalidades não estarão voltados para um vencedor, mas para a participação de todos, e o máximo possível. “Cada equipe jogará no mínimo três vezes, e nunca o perdeu está fora! Nossa intenção é fazer com que os participantes queiram voltar porque sua participação foi efetiva. O regulamento das modalidades está sendo feito com esse objetivo e as premiações também serão voltadas à participação e não somente à vitória, nas quadras", explicou o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa. (Fonte: Módulo)

3º Ecoadventur Litoral Norte 2006
Nestlé patrocina em Caraguá um verdadeiro palco de ecoturismo, esportes de aventura e debates sobre o desenvolvimento sustentável da região.

Litoral Norte - De 13 a 16 de julho - O 3º Ecoadventur-LN-SP vai transformar Caraguá no grande centro dos esportes radicais e turismo de aventura no período de 13 a 16 de julho. O evento é um convite para mais uma jornada emocionante em prol do turismo sustentável, do ecoturismo e do esporte de aventura, destacando e evidenciando esse grande parque temático natural brasileiro: o Litoral Norte Paulista.
O evento que é uma iniciativa do Instituto Onda Verde, é realizado pela Adventure Factory e promovido pela CBC MKT-Cavalcanti Marketing, tendo como patrocinador geral a Nestlé. Também são parceiros a Prefeitura de Caraguá, a Fundacc, a Associação Comercial e Empresarial, a Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguá e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caraguá.
A inovação este ano é a localização. Tudo vai se concentrar no Espaço Cultural e Educacional Mário Covas - Teatro Municipal e às margens do Rio Santo Antônio. O 3º Ecoadventur será um dos atrativos deste inverno na praia, com programas para todas as idades e interesses - do simples lazer até a discussão de temas ligados à preservação dos ecossistemas do Litoral, o aproveitamento do potencial ecoturístico da região e o desenvolvimento sustentável.
Há três anos, o Ecoadventur incentiva e apóia ONGs e outras instituições de ensino e pesquisa, já existentes no Litoral Norte para uma atuação sistemática em educação ambiental, principalmente junto ao público estudantil. E também vem desde 2004, demonstrando resultados de projetos culturais, de artesanato e de cooperativismo na região, servindo de exemplo para novos projetos.
Um dos objetivos do Ecoadventur é estimular o intercâmbio de idéias, tecnologias, produtos e técnicas para a preservação ambiental e a exploração do turismo de aventura, ecoturismo e esportes outdoor.
EXPO 2006, ENPRO-ECO e FERA promovem troca de informações e experiências radicais - O 3º Ecoadventur irá fomentar a discussão, a troca de idéias e de informações, além de proporcionar fortes emoções com os esportes radicais e de aventura. Será composto por três conjuntos de atividades.
O EXPO 2006 – Feira de Serviços, Produtos e Equipamentos, que exibirá para os mercados do Vale do Paraíba, importantes centros do interior e do Litoral Norte, soluções em ecoturismo, esportes e atividades de aventura. Já está confirmada a participação de dezenas de empresas industriais e comerciais, além de entidades que atuam em praticamente todos os segmentos relacionados a turismo e atividades de aventura.
O ENPRO-ECO – Encontro Pró Ecoturismo, Preservação Ambiental e Responsabilidade Social no Litoral Norte. Com uma vasta programação de palestras, debaterá e apontará soluções para o momento atual vivido pelas cidades do Litoral Norte de São Paulo, com previsão de um ciclo de forte desenvolvimento econômico que se defrontará com a indispensável obrigação de preservação ambiental e de inclusão social.
Importantes temas serão discutidos na forma de painel e mesa-redondas, compostos por nomes de projeção nacional e internacional. O objetivo é criar condições favoráveis à ampla divulgação e análise de fatores que possam levar a região, suas comunidades e a população em geral a usufruírem melhor qualidade de vida. Entidades culturais/educacionais demonstrarão os métodos que criaram ou utilizam para melhorar o desenvolvimento intelectual e profissional da população do Litoral Norte - SP.
O FERA-Festival de Esportes Radicais e de Aventura – é espaço garantido para apresentações e debates sobre as mais importantes questões de ecoturismo e esportes de aventura no Litoral.
As Ongs com atuação no Brasil e no exterior, em preservação ambiental, educação e cultura, apresentarão Projetos em seus estandes as propostas e defesas que fazer em prol da melhor qualidade de vida para apopulação. A REALNORTE - Rede de ONGs Ambientalistas do Litoral Norte, demonstrará de modo integrado e didático os benefícios que trazem à região.
Um dos atrativos será a Tenda dos “Feras”, com operadoras demonstrando suas especialidades (ciclismo, montanhismo, escalada, mergulho, surf e outros.
A “Área Adrenalina” colocará à disposição do público a prática e o conhecimento de atividades esportivas radicais em um mini-parque criado pela operadora “Brasil Radical”, de André Trujillo. Pela primeira vez, o Rio Santo Antônio será palco de provas de canoagem com mais de 50 competidores em todas as categorias, incluindo-se alguns remadores de caiaques oceânicos reconhecidos nacionalmente.
Visitantes poderão praticar esportes de aventura na Área Adrenalina - Circuito de arvorismo, escalada, tirolesa, mergulho e canoagem oceânica são algumas das modalidades que poderão ser vivenciadas
O Ecoadventur promete muita diversão aos visitantes. O público poderá praticar diversos esportes de aventura durante os quatro dias do evento sem pagar nada e será orientado por profissionais de cada modalidade para que possa entender e saber mais sobre as atividades de aventura, também sentindo suas emoções.
A “Área Adrenalina” colocará à disposição do público atividades esportivas radicais gratuitas como uma parede de escalada com 12 metros, uma tirolesa que partindo dessa parede atravessará o rio Santo Antônio, um circuito de arvorismo com cinco bases, tanque para prática de mergulho e um local para inscrições e informações.
Estão confirmados para a “Tenda dos Feras”, empresas e associações do Litoral Norte ligadas ao Aerodesporto, Vôo Livre, Surfe, Montain Bike, Trilhas, Mergulho e Off Road (tenda do Jeep Club), e aulas práticas de canoagem. O público não paga nada e será orientado pelos profissionais de cada modalidade para que possa entender e saber mais sobre o esporte de aventura, também sentindo suas emoções.
Evento traz informação e diversão - O evento irá surpreender com os novos espaços e atrações para todas as idades, como área de alimentação, oficinas de reciclagem e muitas atividades para o público. Na área externa, haverá três tendas onde funcionarão o Restaurante Zanfredo a Pizzaria do Neno, além do café e sorveteria Nestlé..
Cianças de 2 a 10 anos poderão aproveitar as atividades de aventura no Playground Radicalzinho acompanhadas por monitores especializados. Entre as atrações infantis está uma parede de escalada de 3 metros.
3ª edição do Ecoadventure será inaugurada com limpeza do Rio Santo Antonio - Durante a abertura oficial do Ecoadventur LN-SP, a REALNORTE Rede de Entidades Ambientalistas do Litoral Norte e a Ong Acaju realizarão um mutirão de despoluição do rio Santo Antônio, no Indaiá.
Os ambientalistas limparão as margens e o leito do Rio para conscientizar a população a evitar o lançamento de lixo e esgoto doméstico no mesmo. O objetivo é demonstrar que, como muitos outros, o rio Santo Antônio poderia ser um local adequado à prática de atividades aquáticas como a canoagem.
Após a operação de limpeza do Rio Santo Antonio haverá, durante todos os dias do evento, demonstrações e competições de canoagem, inclusive com a presença de Simone Duarte, campeã brasileira de canoagem oceânica, que tornou-se a primeira mulher no país a realizar a travessia Santos-Rio de Janeiro num caiaque. Ela é autora do livro "Uma mulher, um caiaque e o oceano: Desafios e Travessias", que será autografado por ela no transcorrer do ECOADVENTUR LN-SP/2006.
Nos dias 14 e 15 de julho, organizada pelos profissionais da “Aroeira-operadora de corridas de aventura e cursos de capacitação, realizará a 1ª Gincana Ecoadventur de Aventura, com inscrições abertas para profissionais e visitantes.
Evento reunirá jipeiros e indicará trilhas off-road no litoral norte - Atraindo jipeiros de diversas regiões, o ECOADVENTUR LITORAL NORTE – SP/2006 inclui em sua programação uma área reservada para os veículos off-road e uma tenda de confraternização, comandada pelo Jeep Clube Tamoios, onde serão exibidos vídeos de suas aventuras, inclusive o espetacular “raid” Caraguá – Machu-pichu – Caraguá.
O Litoral, que já é destino turístico para muitos paulistanos que encaram a Rodovia dos Tamoios e a Dutra nos finais de semana e feriados, vai oferecer, durante a 3ª Edição do ECOADVENTUR, atrações e dicas para jipeiros e trilheiros. Quem quiser saber mais sobre as opções de trilhas incrustadas na Mata Atlântica deve procurar a Tenda Off-road.
Mais informações no site: www.ecoadventur.com.br  (Fonte: Módulo)

Campeã brasileira de canoagem oceânica estará em Caraguá, no 3º Ecoadventur LN-SP
Entre campeonatos, gincancas e demonstrações de canoagem, Simone Duarte, a primeira mulher no país a realizar a travessia Santos-Rio de Janeiro num caiaque, será uma das atrações.

Litoral Norte - A campeã brasileira, Simone Miranda Duarte, estará em Caraguá durante a realização do 3º Ecoadventur LN – SP, de 13 a 16 de julho, e receberá o público autografando o seu livro "Uma mulher, um caiaque e o oceano: Desafios e Travessias".
Simone Miranda Duarte também fará demonstrações de canoagem durante as competições promovidas no rio Santo Antônio, após a operação de limpeza promovida pela REALNORTE-Rede de Entidades Ambientalistas do Litoral Norte, Ong Acaju e ACALINO-Associação de Canoagem do Litoral Norte e canoístas de Caraguá, no dia 13 de julho.
Ela foi a primeira mulher no país a realizar a travessia Santos-Rio de Janeiro num caiaque, primeira atleta brasileira a representar o país num mundial de canoagem. Conquistou medalhas de bronze nos campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano de 1989. Dedica-se a Canoagem Oceânica desde 1990, ano em que realizou sua travessia solo mais famosa: os 451 km entre as cidades litorâneas do Rio de Santos, aventura que a tornou autora do livro "Uma mulher, um caiaque e o oceano: Desafios e Travessias". Foi três vezes campeã brasileira de canoagem oceânica, em 1996 passou a dedicar-se mais a percursos longos, e desenvolveu travessias entre Caravelas e Abrolhos (55km), 250km no Rio São Francisco e no litoral no Estado do Rio de Janeiro.
A canoísta é convidada dos organizadores do 3º Ecoadventur LN-SP 2006 que visa, entre outros objetivos, conscientizar a população a evitar o lançamento de lixo e esgoto doméstico no mesmo. Outro objetivo é demonstrar que, como muitos outros, o rio Santo Antônio poderia ser um local adequado à prática de atividades aquáticas como a canoagem.
O mutirão faz parte da programação do Ecoadventur LN-SP 2006 e dará abertura ao evento, que acontece no período de 13 a 16 de julho, no Espaço Cultural e Educacional Mário Covas - Teatro Municipal e às margens do Rio Santo Antônio.
O 3º Ecoadventur será um dos atrativos deste inverno na praia, com programas para todas as idades e interesses - do simples lazer até a discussão de temas ligados à preservação dos ecossistemas do Litoral, o aproveitamento do potencial ecoturístico da região e o desenvolvimento sustentável. (Fonte: Módulo)

Ambientalistas farão mutirão de limpeza no Rio Santo Antonio
O mutirão abre o 3º Ecoadventur LN-SP e conta com a presença de Simone Duarte, campeã brasileira de canoagem oceânica, que tornou-se a primeira mulher no país a realizar a travessia Santos-Rio de Janeiro num caiaque

Litoral Norte - Durante a abertura oficial do Ecoadventur LN-SP, a REALNORTE Rede de Entidades Ambientalistas do Litoral Norte e a Ong Acaju realizarão um mutirão de despoluição do rio Santo Antônio, no Indaiá.
Os ambientalistas limparão as margens e o leito do Rio para conscientizar a população a evitar o lançamento de lixo e esgoto doméstico no mesmo. O objetivo é demonstrar que, como muitos outros, o rio Santo Antônio poderia ser um local adequado à prática de atividades aquáticas como a canoagem.
O mutirão faz parte da programação do Ecoadventur LN-SP 2006 e dará abertura ao evento, que acontece no período de 13 a 16 de julho, no Espaço Cultural e Educacional Mário Covas - Teatro Municipal e às margens do Rio Santo Antônio.
O 3º Ecoadventur será um dos atrativos deste inverno na praia, com programas para todas as idades e interesses - do simples lazer até a discussão de temas ligados à preservação dos ecossistemas do Litoral, o aproveitamento do potencial ecoturístico da região e o desenvolvimento sustentável.
Após a operação de limpeza do Rio Santo Antonio haverá, durante todos os dias do evento, demonstrações e competições de canoagem, inclusive com a presença de Simone Duarte, campeã brasileira de canoagem oceânica, que tornou-se a primeira mulher no país a realizar a travessia Santos-Rio de Janeiro num caiaque. Ela é autora do livro "Uma mulher, um caiaque e o oceano: Desafios e Travessias", que será autografado por ela no transcorrer do ECOADVENTUR LN-SP/2006.Gincana Ecoadventur
Nos dias 14 e 15 de julho, organizada pelos profissionais da “Aroeira-operadora de corridas de aventura e cursos de capacitação, realizará a 1ª Gincana Ecoadventur de Aventura, com inscrições abertas para profissionais e visitantes. Mais informações no site: www.ecoadventur.com.br  (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Aposentado morre em incêndio em Caraguá

Caraguatatuba - Benedito Correia da Silva, 88 anos, morreu anteontem em Caraguatatuba, após um incêndio ocorrido em sua residência, localizada no bairro do Getuba, região norte da cidade. Segundo a Polícia Militar, o incêndio teria sido provocado por uma vela. A casa ficou parcialmente destruída pelo fogo. Silva estava dormindo quando o quarto em que ele estava foi consumido pelo fogo. O filho dele, Pedro Silva, também ferido pelo fogo, foi socorrido e liberado. A delegada de Caraguá Elizabeth Maluf Zago instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio. (Fonte: ValeParaibano)

Fundação cultural oferece curso de grafite em Caraguá
Crianças e adolescentes aprendem a praticar técnicas de expressão artística

Caraguatatuba - Crianças e adolescentes de Caraguatatuba aprendem técnicas de arte moderna nas oficinas de grafite da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
O grafite é uma forma de expressão artística, em que artes futurista são criadas com o bico do spray. Diferente da pichação que é considerado um ato de contravenção, em que são rabiscados nomes e mensagens em patrimônios públicos ou privados.
A oficina de grafite começou após o professor Paulo Vinícius Forlim, com experiência de 9 anos em grafite e aerografia, apresentar um projeto para a Fundacc em 2004.
Segundo Forlim, as oficinas são muito importantes para as comunidades dos bairros de Caraguatatuba. Os pais que trabalham não precisam se preocupar com os filhos, que antes ficavam nas ruas. "Para as crianças é uma oportunidade de adquirir conhecimento, cultura e despertar o dom para uma profissão", disse.
PARTICIPAÇÃO - O trabalho começou a ser feito nos bairros Pereque-Mirim, Pegorelli e Travessão atraindo muitas crianças e adolescentes com idade de 8 a 18 anos para o projeto, que já teve a participação de 80 alunos.
Para o aluno Emerson Antônio Martins, 12 anos, que brincava na rua antes de fazer o curso, é a realização de um sonho. "Eu quero ser desenhista quando crescer e estou tendo uma oportunidade."
O curso existe há aproximadamente 2 anos. Os alunos estudam durante 6 meses as técnicas de desenho --sombra, luz, cor, medidas e pespectivas no papel. Após 2 meses começam a criar muitas artes em paredes.
Forlim disse que é uma satisfação realizar o trabalho. "Hoje os inscritos ficam na lista de espera para participar das aulas de grafite."
TRABALHOS - Os alunos fazem arte nas paredes das três oficinas de grafite, desenharam réplicas dos 26 integrantes da seleção brasileira na copa do mundo entre outras criações.
São feitas exposições na Praça Dr. Cândido Mota e em evento anual para mostrar os trabalhos dos alunos de todos os cursos.
A FUNDAÇÃO - A Fundacc é uma instituição destinada à pesquisa, difusão artística, literária e de educação profissional, com ações culturais em todos os bairros do município. Ela resgata a história da cidade e preserva a memória dos caiçaras por meio da coleta de documentos.
As oficinas culturais oferecem a crianças e adolecentes a conquista de novos conhecimentos e de uma profissão. As aulas acompanham o calendário escolar e as inscrições serão abertas a partir do dia 31 de julho.
A Fundação possui um pólo cultural com museu, biblioteca, produção literária e teatro.
 (Fonte: ValeParaibano)

Famílias de Caraguá são contempladas com o projeto “Sentinela”

Caraguatatuba - Cento e oito famílias de Caraguá foram contempladas com o projeto Sentinela, que atende famílias com crianças e adolescente com idade entre 7 e 15 anos que trabalham. Os cheques estão sendo entregues nesta semana e na próxima pelo prefeito José Pereira de Aguilar. De acordo com a coordenadora do projeto, Rejane Galvão de Carvalho, as pessoas contempladas receberam o pagamento retroativo de janeiro a abril. As famílias terão direito a receber o valor de R$ 25, 00 (Vinte e cinco reais) para cada criança e são cadastradas no programa Bolsa Família. (Fonte: PMC)

Caraguá tem inscrições abertas para o projeto “Férias é Aqui”
Mais de duas mil crianças e adolescentes foram atendidas no mês de janeiro e metade de fevereiro. Este mês o projeto acontece de 15 a 30 de julho

Caraguatatuba - A SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o projeto “Férias é Aqui”. As atividades acontecerão de 15 a 30 de julho em todos os núcleos esportivos do município.
Para se inscrever os interessados devem comparecer aos núcleos esportivos dos bairros Perequê-Mirim, Barranco Alto, Morro do Algodão, Poiares, Tinga, Olaria e Massaguaçu.
Durante as férias escolares os núcleos esportivos desenvolverão atividades esportivas e recreativas para todas as idades. O objetivo é manter as crianças e adolescentes fora das ruas no período de recesso escolar e incentivá-las a praticar uma modalidade esportiva. “Existem crianças em nosso município que durante as férias não têm condições de viajar, ir à praia, por causa do frio, ou fazer outra atividade qualquer, por isso desenvolvemos esse projeto para dar oportunidade a essas pessoas de se divertir. No período de janeiro e metade de fevereiro criamos o projeto que deu certo, que também será desenvolvido no mês de julho”, disse Luiz Cláudio Passos, diretor técnico da SECER.
Ele acrescentou que “este é um projeto social que a SECER está realizando, e ao total foram atendidas mais de duas mil crianças e adolescentes. Os diretores e estagiário da Secretaria de Esportes e Recreação estarão em todos os núcleos esportivos, basta o pai fazer inscrição do seu filho.”
As atividades acontecem das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira. (Fonte: PMC)

Copa da Criança disputa final neste sábado, 8
As competições iniciarão às 9h com disputas de 3º lugar, a solenidade de encerramento está prevista para às 12h com a premiação. A comunidade está convidada a prestigiar o evento

Caraguatatuba - Seis equipes entram em campo na manhã de sábado, dia 8, quando será disputada as partidas final da Copa da Criança troféu “João Paulo dos Santos”. As disputas acontecem no campo do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) a partir das 9h. A premiação está prevista para as 12 horas.
As equipes Infantis Força Jovem e Projeto Integração buscam a 3ª colocação do campeonato, sem seguida a equipe Mirim A.A Corinthinhas luta pelo título. A equipe conhecerá o adversário nesta quinta-feira, dia 6, quando as equipes Beira Mar Coloniano e Força Jovem brigam para garantir uma vaga na final. A equipe perdedora fica com a 3ª colocação da disputa. As equipes Infantis Projeto Futuro e A.A. Corinthinhas irão em busca do lugar mais alto do pódio.
A solenidade de premiação acontece às 12h com entrega de troféus e medalhas para as equipes vencedoras. A cerimônia contará com a presença de autoridades locais.
A SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) e a LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) organizadores do evento convidam toda a população para prestigiar o evento. A entrada é gratuita. (Fonte: PMC)

EMEF do bairro Casa Branca representará Caraguatatuba no Concurso Visual Class
Depois de vencer a etapa final do concurso “Caraguá – Educação Digital”, um grupo de estudantes da EMEF Oswaldo Ferreira, do bairro Casa Branca, irá representar Caraguatatuba no concurso Visual Class. Essa competição de aulas multimídias vai reunir participantes de vários lugares do Brasil, num evento que acontece em agosto no Teatro Mário Covas.

Caraguatatuba - Depois de promover três etapas de seleção para classificar um representante para o concurso nacional Visual Class, a Secretaria da Educação já tem o indicado. Trata-se do grupo de estudantes da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Oswaldo Ferreira, do bairro Casa Branca, que foi o primeiro colocado na etapa final do concurso “Caraguá – Educação Digital”.
Os três alunos vencedores apresentaram, com a utilização do programa Visual Class, o projeto “Casa Branca, nós fazemos a diferença”. Com esse tema, eles mostraram de forma diferenciada um pouco da origem e da realidade do bairro. Mapas animados, entrevistas com moradores, fotos, vídeos e até um rap criado especialmente para falar do bairro, foram alguns dos recursos utilizados na apresentação.
O prefeito José Pereira de Aguilar disse ter ficado satisfeito ao ver o trabalho realizado pelas crianças. Ele disse que a administração se preocupou para que ninguém saísse chateado do concurso. Exemplo disso é que todos os 30 alunos que participaram desde a etapa semi-final, foram premiados com um aparelho celular.
A secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini ficou satisfeita com a participação dos estudantes. “Todos fizeram o melhor, tiveram muita garra para chegar até aqui e por isso são merecedores dos prêmios”, destacou. Ela ainda comentou que o mais importante do concurso não foi o resultado, mas a mobilização e participação de todos.
Para a escola vencedora, além dos celulares, também foi entregue como reconhecimento, um micro computador. O professor responsável pelo projeto ganhou uma câmera digital e o monitor que auxiliou na criação levou um MP3 Player.
Na etapa final participaram os seguintes trabalhos: Avanços tecnológicos (EMEF Prof. Geraldo de Lima – Perequê Mirim); Trabalho não é coisa de criança (EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira); Educar o cidadão do futuro (EMEF Prof. João Baptista Gardelin – Poiares); Sei o que é sexo sim senhor! (EMEF Lucio Jacinto dos Santos); e Casa Branca, nós fazemos a diferença (EMEF Prof. Oswaldo Ferreira – Casa Branca).
A principal meta desse concurso foi incentivar que os professores utilizassem em sala de aula os recursos de informática e que os alunos dos 4ºs anos das EMEFs (Escolas de Ensino Fundamental) também tivessem acesso a essas ferramentas, desenvolvendo aulas multimídias. O programa Visual Class tem como finalidade auxiliar nessas questões e oferecer meios simples para a elaboração de aulas multimídias, com atividades diversificadas.
Os programas apresentados foram realizados por três estudantes sob a orientação de um professor e um monitor de informática. O professor coordena a parte pedagógica do projeto, enquanto o monitor auxilia na elaboração técnica do programa.
A escola do bairro Casa Branca agora irá se apresentar em agosto no concurso Visual Class que acontecerá durante um Congresso Nacional em Caraguatatuba, que envolverá 12 cidades do Brasil. A cidade já conquistou o primeiro lugar na etapa nacional, no ano de 2004. Esse é o segundo ano que a Secretaria desenvolve um concurso municipal para escolher o trabalho para a seleção entre as demais cidades.
Na seqüência do “Caraguá – Educação Digital”, houve a entrega do prêmio da Campanha do Agasalho 2006, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Sabesp. A EMEF Antonia Antunes Arouca, do bairro Massaguaçu foi a unidade escolar que mais arrecadou agasalhos e recebeu como prêmio uma televisão. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

III Mostra de Dança FUNDACI no Race Village

Ilhabela - Acontece sábado, dia 08 de julho, a partir das 19h30, no Race Village, a III Mostra de Dança que a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela preparou para abrilhantar a 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI).
Estarão presentes 13 Cias de Dança com bailarinos de nível internacional das cidades de São Paulo, São José dos Campos, Santos, Caraguatatuba, Osasco e Ilhabela, totalizando aproximadamente 150 bailarinos, apresentando 23 coreografias.
Neste terceiro ano, a Mostra estará bem diversificada pelo fato da apresentação de várias modalidades, desde o ballet clássico, ballet de repertório e contemporâneo, somado com jazz, country, dança de rua, dança do ventre e estilo livre.
Entre eles, várias companhias e bailarinos de nível internacional com premiação em festivais na América Latina.
Dentre as várias coreografias, a Cia de Dança de Rua do Brasil é um dos destaques da Mostra este ano, assim como: Cia de Dança Cristina Cará; Fundação Cassiano Ricardo, com a Cia de Dança de Ricardo Scheir; Cia de Dança Zest; Espaço Cultural Eldorado; Cia de Dança Panteras; Corpo de Baile da FUNDACC; Bailarinos: Jurandir Rodrigues e Thamires Prata, Gilbert Assis e Amanda Rosete ; Bailarina Milena Rossi; Espaço Cultural Pés no Chão; Corpo de Baile da FUNDACI; Grupo de Dança de Rua da FUNDACI.
Para a secretária municipal da Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias, é uma oportunidade para estarmos explorando este segmento cultural que é a dança, integrando e incentivando os alunos da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela.
As diversas expressões da arte que serão apresentadas, tem o objetivo principal de abrilhantar a 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, enfatizando a questão do Turismo Cultural, que é uma das metas das Secretarias de Cultura e Turismo.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, há de se mostrar ao turista e ao munícipe, que Ilhabela, apesar de suas belas praias, está trabalhando muito a questão cultural, para que o município apresente outras opções de lazer.
Nesta semana ainda, a Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Secretaria de Turismo e Fomento, estará apresentando a Orquestra Popular de Ilhabela, Oficina de Violão da FUNDACI e a Exposição “Mar e Desafio”, do artista plástico Odir Grecco, no prédio da Cultura, até o dia 16 de julho.
A Secretaria Municipal da Cultura, sempre pensando em proporcionar eventos que agradam a moradores e visitantes, espera contar com a presença de todos. (Fonte: PMI)

Reivindicações na Educação

Ilhabela - O vereador José Roberto, Beto (PMN) reuniu-se com o secretário de Educação Antônio Cornélio de Morais Filho, semana passada para apresentar algumas reivindicações ao secretário. Participaram do encontro o diretor de Programas Orçamentários e Financeiros, Fernando Crésio e o coordenador dos professores de Educação Física João Paulo de Souza.
Entre as reivindicações o parlamentar citou a construção de um parque infantil na parte alta da Barra Velha, na região do Santa Terezinha e a implantação de faculdade ou cursos técnicos com formação em áreas que atendam as peculiaridades da região. Beto solicitou ainda, o apoio para a realização de cursinhos pré-vestibulares e uma atenção especial à UMEI (União Municipal dos Estudantes de Ilhabela), no sentido de auxiliar a regularização da diretoria da entidade para evitar a interrupção do transporte intermunicipal dos estudantes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Arraiá Caiçara agita São Sebastião neste fim de semana

São Sebastião - Chegou a hora. A partir desta sexta-feira, dia 7 de julho, a Rua da Praia em São Sebastião contará com uma estrutura completa para receber turistas e comunidade para o maior evento caipira caiçara da região. Trata-se do 2° Arraiá Caiçara.
Com a baixa temporada chegando, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) quer movimentar o turismo e a economia na cidade, além de proporcionar a integração cultural das festas caipiras e caiçaras. Certeza de muita diversão para os munícipes e visitantes.
Continua também a parceria com o Sesc de São José dos Campos. Na festa, a gastronomia estará em alta, com as barracas que oferecerão comidas típicas. Vale lembrar que a barraca mais enfeitada ganhará um aparelho de som.
Como diversão será realizado concurso de quadrilhas, no qual serão avaliadas duas categorias: adulto e infantil. Para as vencedoras, o prêmio será um aparelho de DVD.
O animado Festival Sertanejo de Calouros volta novamente este ano e a disputa será interessante nas categorias individual e duplas, na busca pelos prêmios de R$ 400, R$ 300 e R$ 200 para o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, afirma que a proposta do evento é manter a festa no calendário cultural da cidade. “Pretendemos proporcionar a comunidade uma opção de lazer e divertimento no mês de julho, nas férias escolares".
Buzi ainda esclarece que a realização do Arraiá serve como forma de alavancar a economia na cidade, oferecendo atrações no centro da cidade. "Por ser baixa temporada, o comércio fica um pouco parado. Com o Arraiá, as pessoas além de se divertirem acabam ajudando na economia local".
Exposição - A Sectur, aproveitando a ocasião do Arraiá Caiçara, organizou a exposição "Arraiá - Viva esta emoção", na própria sede. A mostra conta um pouco sobre a história das grandes festas juninas da "época de ouro".
O expositor, o renomado fotógrafo Edvaldo Nascimento, conta que além de suas fotos, os interessados poderão conferir na exposição registros do senhor Agnelo Ribeiro e Álvaro Dória (Seu Alvinho). “Os registros datam desde os anos 40, onde São Sebastião tinha população média de cerca de 10 mil pessoas e se estendem até meados dos anos 90, mostrando as festas mais antigas do município com as quadrilhas tradicionais dos caiçaras”, explicou o fotógrafo. A exposição vai somente até sábado, dia 8 de julho, com entrada franca. (Fonte: PMSS)

Shows musicais marcam a festa: Caju e Castanha na noite de sábado

São Sebastião - Pensando em atrair um grande público, a Prefeitura preparou um palco ao ar livre para a apresentação de shows musicais em todos os dias do evento. Nesse fim de semana, a abertura será com a apresentação do grupo “Trem da Viração” a partir das 22 horas desta sexta-feira (07/07). As composições das músicas são do próprio grupo e trazem, além de influências da música regional brasileira (catira, maxixe, moda de viola, batuque, baião, xote e arrasta pé), temáticas típicas da realidade da vida interiorana, principalmente do caboclo do interior paulista.
No sábado, dia 8, haverá a apresentação da dupla João Marcos e Juliano a partir das 21h30 e em seguida, após o sucesso na Feira do Migrante, na Vila Baiana, localizada na Barra do Sahy haverá o show do grupo Caju e Castanha a partir das 23 horas. No domingo, dia 09, a banda “Classe A” se apresenta durante a festa.
Oficinas Culturais - Além de todas as atrações oferecidas pela Prefeitura, as oficinas culturais, que têm a parceria com a ALNorte, realizam dentro do Arraiá Caiçara diversas apresentações especiais como forma de divulgar os trabalhos e ser mais um atrativo para a população. No sábado, dia 8, haverá uma encenação de casamento, quadrilha e exposição de desenho artístico. Para o domingo haverá uma apresentação de dança focando a cultura caiçara e uma exposição de grafite. (Fonte: PMSS)

Secretária destaca melhorias na Educação em São Sebastião

São Sebastião - Na manhã desta quinta-feira (06/07), a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachoti Leite, esteve no bairro de Boiçucanga, onde participou de uma entrevista na Rádio comunitária da Costa Sul, respondendo a questionamentos dos ouvintes e falando sobre a educação no município. A secretária destacou as parcerias que a Prefeitura tem firmado para o avanço do ensino técnico na cidade. “Já assinamos um convênio com o Centro Paula Souza, onde os cursos serão gratuitos para todos os interessados”, declarou a secretária.
O Centro Paula Souza e a Prefeitura de São Sebastião irão proporcionar a partir de agosto, primeiramente na região central, o primeiro curso técnico de “Habilitação em Logística”, que terá duração média de 18 meses e 40 vagas. Para a Costa Sul, a secretária disse que a Prefeitura levará cursos de qualificação básica (que não exige Ensino Médio) de Turismo Ecológico e Recreacionista, ambos com duração de dois meses e 40 vagas cada um. Outro curso que estará disponível, porém, a partir do ano que vem, em local ainda não definido, é de Técnico em Edificações.
O Centro Integrado Profissionalizante (CIP) está sendo ampliado e conta com cursos como informática, corte e costura, cozinha industrial, entre outros. No ano passado formaram-se no CIP, cerca de mil pessoas.
Com a construção de um galpão para ampliação do CIP, a Prefeitura em parceria com a Petrobrás e o Senai trará cursos profissionalizantes como Solda Elétrica, Encanador, Pedreiro, Eletricidade Predial e Montador de Andaimes. “Além disso, com o espaço que vamos possuir, o Senai poderá trazer as chamadas Oficinas de Aprendizagem”, disse.
Além disso, a Prefeitura está com um convênio com as Faculdades São Sebastião (FASS) onde busca a formação dos últimos professores da Rede Municipal que não tinham curso superior. Um ouvinte perguntou durante o programa sobre o EJA (Educação para Jovens e Adultos). A secretária respondeu que qualquer pessoa pode se inscrever no programa, basta haver vagas e procurar a secretaria da escola mais próxima da residência. “No ano passado, aproximadamente cinco mil pessoas do município se formaram com o EJA”, disse Marilene. (Fonte: PMSS)

Vereador pede alteração de tarifa telefônica entre municípios da região

São Sebastião - O vereador Valdeci Amparo está reivindicando junto à Telefônica que as ligações efetuadas entre os quatro municípios do Litoral Norte sejam consideradas locais, assim como ocorre em outras regiões do estado, entre elas a Baixada Santista e Grande São Paulo.
“Não acho justo uma chamada de São Sebastião para Ilhabela ser cobrado interurbano enquanto que quem liga de Santos para o Guarujá paga local”, argumenta Amparo.
A Anatel, órgão do governo federal que regulamenta o sistema de telecomunicação no país, define as modalidades de prestação do STFC – Serviço Telefônico Fixo Comutado.
De acordo com a Resolução nº 85, expedido pela Anatel, a modalidade local é quando a comunicação acontece entre os pontos fixos determinados, situados em uma mesma área local.
Já na modalidade longa distância nacional, a comunicação ocorre entre pontos fixos determinados, situados em áreas locais distintas no território nacional.
Com isso, o vereador entende que cada cidade integrante do Litoral Norte é uma Área Local por definição legal e regulamentar, não podendo estar sujeita a tarifação interurbana.
“Se hoje existe a preocupação de solucionar os problemas da região de maneira unificada, como a instalação de um aterro regional e um CDP (Centro de Detenção Provisória), é importante também que a prestação de serviços seja visto da mesma forma”, conclui. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Saúde intensifica combate a mosquitos e pernilongos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está intensificando um trabalho junto à Divisão de Vigilância Epidemiológica a fim de combater pernilongos e mosquitos ao longo do município. De acordo com a Sesau, a medida tem o objetivo principal de combater insetos vetores como os culicídeos (pernilongos), presentes em valas e locais orgânicos, e simulídeos (borrachudos) encontrados facilmente em matas, florestas e próximos de cachoeiras.
Para o combate, segundo o biólogo Sérgio Kugler, é utilizado como material um larvicida biológico à base de água. “Mais importante do que passar o caminhão do fumacê é aplicar o produto diretamente no local de incidência dos focos para o controle adequado”, declarou Kugler.
Existem 13 equipes para combater os simulídeos e uma equipe combatendo os culicídeos. Segundo a chefe de Divisão de Zoonoses, Carolina Capitani, as pessoas que estão atuantes foram contratadas através do processo seletivo. “Intensificamos nesse ano, além da dengue, o combate aos pernilongos e borrachudos do município”, destacou Carolina.
Conforme a Sesau, os maiores focos dos culicídeos estão na Costa Norte de São Sebastião, que abrange os bairros do Jaraguá, Canto do Mar e Enseada. Os simulídeos estão distribuídos ao longo do município. Para mais informações, a Secretaria de Saúde está à disposição da população através do telefone (12) 3892-1744. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Fazenda promove capacitação de contadores para uso do ISS Eletrônico

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda, realizará a capacitação de contadores para a operação do ISS (Imposto Sobre Serviços) eletrônico entre os dias 18 e 21 de Julho, no Centro Integrado Profissionalizante, localizado na Topolândia. As aulas serão destinadas aos contadores da cidade e a empresas que possuam contabilidade própria para treinamento do novo sistema.
O ISS eletrônico tem o intuito de modernizar o setor de fiscalização do imposto, de forma a reduzir a sonegação do montante lançado regularmente pela administração. A Secretaria da Fazenda informa que convites serão levados aos contadores da cidade e as empresas. A expectativa é de que cerca de 45 pessoas participem do treinamento, que será dividido em quatro turmas.
O novo sistema eletrônico permitirá a declaração dos serviços prestados e dos serviços tomados, fazendo automaticamente o cruzamento das informações detectando as divergências e possíveis sonegações. Os fiscais tributários da Secretaria da Fazenda já participaram de um curso de aperfeiçoamento para trabalhar com o novo sistema, no dia 06 de junho.
Agilidade - Para utilizar o sistema, por exemplo, os escritórios de contabilidade e demais contribuintes devem acessar a página da Prefeitura de São Sebastião, através do (www.saosebastiao.sp.gov.br). Com a implantação do sistema eletrônico de ISS, os contribuintes deverão preencher as respectivas declarações de uma forma muito simples, e enviá-las imediatamente à Prefeitura via internet, ou, se preferirem, gravar as informações num disquete e entregá-lo no Setor de Fiscalização de Tributos.
De acordo com o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, “desta maneira, a administração poderá ter maior agilidade no conhecimento da arrecadação dos contribuintes prestadores de serviços em São Sebastião”. A projeção para 2006, segundo informações da Secretaria da Fazenda, é de atingir uma arrecadação de até R$ 20 milhões. “O ISS é o principal imposto gerado na cidade e foi esquecido por conta do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e dos royalties de petróleo recebidos pela Prefeitura e que são embutidos no Orçamento da cidade como uma das principais arrecadações da administração. Queremos mudar esse conceito e não ficarmos dependentes da Petrobras”, avalia o secretário. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Caminhão-baú vira cadeia em Ubatuba
Alojados no corredor da unidade feminina, 16 presos são transferidos para o veículo por tempo indeterminado

Ubatuba - Desde ontem, um caminhão-baú estacionado no pátio do 1º Distrito Policial de Ubatuba, foi transformado em cela para 16 presos que estavam detidos na cadeia feminina da cidade.
A transferência foi determinada pela direção da unidade para impedir que os detentos, alojados havia 15 dias em um corredor entre as celas, mantivessem relações íntimas com as detentas através das grades.
Segundo o delegado Fausto Cardoso, diretor da cadeia, a decisão também foi adotada porque o corredor não ofereceria segurança e condições para abrigar os presos, além da unidade estar superlotada.
A Cadeia Feminina de Ubatuba tem capacidade para abrigar 24 presas distribuídas em quatro celas, mas aloja atualmente 60 detentas. Dois menores também estão custodiados em uma cela na unidade.
A medida revoltou os detentos transferidos para o caminhão-baú e seus familiares, já que no veículo não haveria como usar o banheiro, tomar banho, se alimentar ou dormir.
Os 16 presos permanecerão no caminhão 24 horas por dia até que sejam transferidos para unidades prisionais da região. Dois policiais armados fazem a escolta dos presos no veículo para evitar uma possível fuga.
A cadeia feminina começou a receber presos porque a delegacia de Ubatuba está proibida de transferir pessoas detidas na cidade para a Cadeia Pública de São Sebastião por determinação da Justiça.
Em Ubatuba, a cadeia destinada para receber homens foi desativada em 97 e o prédio foi transformado em unidade feminina. Desde então, quem era preso no município era levado para São Sebastião, cuja cadeia encontra-se interditada por decisão judicial.
SEM SOLUÇÃO - "Não tive outra alternativa, pois a cadeia feminina está superlotada", disse o diretor da cadeia. Ele afirmou que algumas presas estavam inconformadas com a situação e ameaçavam se rebelar.
"Caso não haja a transferência dos presos, eles permanecerão no interior do caminhão-baú", disse o delegado.
Segundo ele, os presos deveriam ser transferidos pela SAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) para estabelecimentos prisionais do Vale do Paraíba, mas isso não foi possível.
Segundo a SAP, as transferências estão prejudicadas desde as rebeliões ocorridas nos presídios em maio em ação liderada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) em todo o Estado (leia texto nesta página).
INDIGNAÇÃO - "Eles não são animais para serem tratados desta maneira. Trata-se de um verdadeiro absurdo. São ladrões e traficantes, mas seres humanos que merecem mais respeito", disse Maria São Pedro, 32 anos, mulher de um dos presos transferidos ontem para o caminhão-baú.
"As celas estão superlotadas e não tem cabimento alojarem os homens no espaço que utilizamos para receber nossas visitas", disse I.F, 26 anos, de Taubaté, detida desde maio na unidade por latrocínio --roubo seguido de morte.
Segundo ela, a delegacia tentou liberar uma das quatro celas ocupadas pelas detentas para alojar os homens, mas as presas não concordaram e ameaçaram se rebelar caso a medida fosse adotada.
I.F. negou ontem que estivessem ocorrendo contatos sexuais entre os presos e as detentas na unidade.
JUSTIÇA - O juiz corregedor Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale e o promotor Carlos Brechani estiveram ontem pela manhã na cadeia. Eles afirmaram que vão tomar medidas para resolver a situação (leia texto nesta página). (Fonte: ValeParaibano)

Transferência de detentos fica sem data

Ubatuba - A SAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) informou ontem que as transferências de presos e presas de Ubatuba somente poderão ser realizadas após a recuperação dos estabelecimentos prisionais depredados durante as rebeliões promovidas em todo o Estado no mês de maio.
A SAP informou ainda que desde maio as transferências de presos está prejudicada. As remoções somente serão normalizadas após a conclusão das obras emergenciais em execução nos estabelecimentos penitenciários.
A secretaria informou que a situação das cadeias no Litoral Norte somente será normalizada com a conclusão das obras do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba, que quando concluído irá alojar 768 presos da região.
As obras do CDP foram embargadas no mês passado pela Justiça de Caraguatatuba. O Ministério Público considerou irregulares as licenças ambientais concedidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para execução das obras, avaliadas em R$ 15 milhões.
(Fonte: ValeParaibano)


Promotoria pede remoção dos presos

Ubatuba - O juiz corregedor Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale e o promotor Carlos Brechani prometeram tomar medidas judiciais para que o Estado transfira imediatamente os presos do caminhão-baú para estabelecimentos prisionais do Vale do Paraíba.
Brechani considerou a situação muito grave. "Não pode colocar presos em um caminhão-baú. Eles (os presos) tem que serem alojados em estabelecimento adequado. Temos que resolver isso imediatamente", afirmou.
O promotor disse ainda que tentará a transferência imediata dos presos pela SAP. Segundo ele, a cadeia feminina não tem as mínimas condições para alojar presos.
"Nós interditamos a cadeia feminina no início do ano, devido a superlotação e aos problemas estruturais, mas o Estado recorreu e suspendeu os efeitos da liminar no Tribunal de Justiça", disse.
Brechani e Ribeiro do Vale visitaram ontem pela manhã a cadeia, onde conversaram com o delegado, presas e presos. Ribeiro do Vale não comentou ontem o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Para a OAB, situação é 'absurda'

Ubatuba - O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ubatuba, Luiz Celso Rocha, classificou a transferência dos presos para o interior do caminhão-baú como 'absurdo'.
A OAB cobrou ontem a imediata transferência dos presos alojados no caminhão-baú. Segundo Rocha, a permanência dos detentos no veículo fere os direitos dos presos.
Rocha afirmou que a transferência trata-se de uma medida 'triste' e que desrespeita os direitos humanos, mas que infelizmente, o delegado não tinha outra alternativa, pois a permanência dos presos no espaço destinado a visitação das detentas poderia provocar uma rebelião.
Rocha afirmou que protocolou ontem na Justiça de Ubatuba ofício cobrando soluções urgentes para reduzir a superlotação na cadeia feminina e a remoção dos homens para outros estabelecimentos.
RISCO DE FUGA - O diretor do Conselho Comunitário de Segurança, Mohamad El Ali, disse que a permanência de presos no caminhão é insegura, pois pode facilitar a fuga dos detentos. (Fonte: ValeParaibano)

Tradicional festa do Divino Espírito Santo começa amanhã

Ubatuba - A 140ª Festa do Divino Espírito Santo em Ubatuba acontecerá de amanhã ao dia 16 de julho na Paróquia Exaltação da Santa Cruz- Centro.
Serão dez dias de atrações, com missas, shows, barracas típicas e o tradicional ‘bingão’, onde é premiado, entre outros, um carro zero km.
Entre as principais atrações, estão as apresentações do diácono Nelsinho Correia e Fabinho, da Canção Nova, das duplas Roberto & Amaury e Ibrahim e Daniel e das bandas Deck 4, Pracaniz, D‘Jahga, Ramam, Stylo New e Anti-Danos.
O evento também contará com a apresentação dos padres Evaldo Trevisan e Fábio de Mello.
A partir de amanhã e se estendendo até o dia 15, sempre às 19h00, os religiosos se encontrarão na Igreja São Francisco para a novena preparatória e para a procissão que segue até a paróquia Exaltação da Santa Cruz onde, às 19h30 é realizada uma missa.
No último dia do evento, 16 de julho, a procissão com andor do Divino Espírito Santo sairá da Igreja São Francisco às 16h00. No mesmo dia, às 19h00, será realizado o tradicional ‘bingão’, que terá como prêmios, um DVD com karaoquê, uma câmara digital, uma TV de 20 polegadas, uma geladeira e um carro zero km, modelo Gol.
Considerada uma das mais tradicionais festas da cidade, esse ano comemora-se a 140ª edição. A festa acontece em Ubatuba desde 1866.
Segundo o pároco de Ubatuba, frei Aldo Pietrobom, a importância da festa é celebrar o Divino Espírito Santo e unir três elementos: fé, tradição e cultura. “A intenção é reunir as pessoas para o lado religioso, fraterno e da convivência. E tem também o lado material que nos ajuda a manter nossa igreja”, diz o frei.
Festa do Divino - Popularmente chamada como “A Festa do Divino”, o evento acontece em virtude da homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade: O Espírito Santo. A comemoração se deve à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.
Realizada quase sempre no dia de Pentecostes - que em grego Pentekoste significa cinqüenta -, o evento acontece 50 dias após a Páscoa, pois de acordo com a tradição da Igreja Católica, o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos após 50 dias da Ressurreição de Cristo.
O Divino Espírito Santo é representado por uma pomba - sinônimo de mensageira, e possuidora de sete dons: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.
É por este motivo que a pomba que o representa possui sete raias ou sete fitas.
A cor vermelha predominante tanto nas flores como nos andores e nos arranjos da igreja, representa para uns a chama, ou luz da qual o Divino é portador e para outros o amor, pois para a igreja o amor é representado pela cor vermelha. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Campanha de vacinação anti-rábica começa no próximo dia 22 em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, inicia no próximo dia 22, a Campanha de Vacinação contra a raiva em Ubatuba. A imunização acontecerá em toda a extensão do município, até o próximo dia 17 de agosto, em postos fixos e volantes. As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.
“A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, da mordida de um animal infectado. Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias, irritação e delírios.
No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A Dra. Cláudia ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. “Vaciná-los significa proteger a família como um todo”, finaliza.
Observe o roteiro programado pela Secretaria de Saúde e agende-se para levar seu animal de estimação para ser vacinado. As comunidades da Praia do Flamengo, Flamenguinho, Praia Sete Fontes e Bonete, por terem acesso de barco e dependerem das condições do tempo, serão comunicadas com antecedência pela equipe de saúde da família responsável pela área com relação à data de vacinação. (Fonte: PMU)

Prefeitura realiza conferências de Meio Ambiente
Objetivo das conferências que serão realizadas em todas as regiões do município é levantar subsídios para a elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba

Ubatuba - Dentro das discussões que visam a elaboração do Plano Diretor Participativo do município, a Prefeitura de Ubatuba realizará um ciclo de conferências complementares da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre os dias 10 e 14 deste mês. A abertura do evento acontecerá na E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves, das 9 às 13horas, tendo como público alvo, presidentes ou representantes de associações de bairro. Além da abertura, serão realizadas conferências voltadas para toda a comunidade em todas as regiões: Norte, Sul, Centro e Oeste. A abertura contará com a presença de diversas autoridades na área, discutindo com os presentes, assuntos de grande relevância para a preservação do meio ambiente no município.
A diretora do Parque Estadual da Ilha Anchieta ,Viviane Buchianeri, fará uma “Avaliação Ambiental Estratégica para as Obras do Litoral Norte”. O assessor técnico da Divisão de Reservas e Parques Estaduais do Instituto Florestal, Luiz Roberto Camargo Numa de Oliveira, falará sobre “Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar”; a Secretária Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Rosa Maria Mancini fará uma palestra intitulada “A Integração das Políticas e Recursos Hídricos”.
Representando a prefeitura, o secretário de Obras, João Paulo Rolim falará sobre a “Situação dos Resíduos Sólidos do Município” e a Secretária de Meio Ambiente, Cristiane Aparecida Gil Guimarães, falará sobre o Plano Diretor Participativo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O que é o Plano Diretor Participativo?
O Plano Diretor é uma lei municipal que deve ser elaborada até outubro com a participação de toda a sociedade. Ele estabelece as diretrizes e pautas para a ação pública e privada, com o objetivo de garantir as funções sociais da cidade; organiza o crescimento e o funcionamento, planejando o futuro do município.
Participar do Plano Diretor significa construir coletivamente uma regra que vai definir os limites e responsabilidades de cada um. Por isso fazer um Plano Diretor deve ser fruto de uma decisão coletiva. Todos devem participar; faz parte da construção da cidadania. (Fonte: PMU)

Renovação de licenças para ambulantes será de 1 a 30 de agosto

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da gerência de Tributos Mobiliários informa que os pedidos de renovação de licença para venda ambulante e para feiras de artesanatos será de 1 a 30 de agosto. Não serão aceitos pedidos de renovação fora do prazo ou com documentação incompleta. O requerimento com a lista de documentos necessários já estão à disposição na gerência de tributos mobiliários, no paço municipal. (Fonte: PMU)

Começa nesta segunda-feira a Oficina de Velas Artesanais de nível avançado na ACIU

Ubatuba - Na próxima segunda-feira, dia 10, terá inicio na Associação Comercial de Ubatuba, a Oficina de Velas de nível avançado.
A Oficina se deve à uma parceria entre Sebrae, ACIU e Senac. Durante a última semana do mês de maio foi realizada a Oficina de Velas Artesanais e devido ao sucesso da primeira, a ACIU realizará uma continuação, de nível mais avançado. A oficina será nos dias 10, 11 e 12 de julho, das 18h00 às 22h00.
Será ensinado aos participantes como desenvolver velas nos tipos: Técnicas de mosaico; Luminárias vasadas; Placas luminosas; Placas com aplicações de parafinas coloridas; Confecção de objetos em parafina e Velas gel.
São 30 vagas e o valor da oficina é R$ 10,00.
“A nossa intenção é de cada vez mais trazer capacitação de mão de obra para a cidade, para que assim possam obter mais uma opção de emprego e uma maior geração de renda no município”, enfatizou o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat.
A ACIU ressalta que continuam acontecendo o Ciclo de Palestras e a próxima será dia 19 de julho às 19h00 no salão de eventos da ACIU, com o tema “Lidando com a inadimplência”.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e a palestra é gratuita.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação c/ Cristiane tel: 3832.1449.  (Fonte: ACIU)

Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba abre inscrições para eleição de conselheiros

Ubatuba - O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) abrirá inscrições para os candidatos a membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba. Os interessados, servidores públicos ativos ou inativos, devem comparecer à Sede do IPMU no período de 10 a 14 de julho, das 9 às 11 horas e das 15 às 17h. A votação será realizada no dia 4 de agosto, no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho (Tubão).
O IPMU destina-se ao atendimento dos servidores civis da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais de Ubatuba. Seu Conselho Administrativo é composto por dez pessoas, sendo que cinco delas são eleitas, quatro são indicadas pelo Executivo e uma pelo Legislativo. Esse conselho tem caráter deliberativo, traçando diretrizes, fixando objetivos e criando políticas previdenciárias.
O conselho Fiscal, como o próprio nome já diz, tem a função de fiscalizar as atividades relativas ao IPMU e é composto por cinco pessoas eleitas. Todos os atos administrativos do Instituto passam pelo crivo dos conselheiros. O trabalho dos conselheiros é voluntário, seu mandato é de quatro anos e uma reunião ordinária é realizada a cada mês.
O IPMU está situado na Av. Dona Maria Alves, 185, Edifício Liberal Center I, sala 2, Centro. O “Tubão”, onde será feita a eleição, fica na Rua Professor Thomaz Galhardo, 855, Centro. Confira abaixo os requisitos para concorrer à eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal do IPMU, bem como a documentação para inscrição, conforme Lei Municipal nº 2.650/05.
Art. 75 - Poderá participar, como candidato, no processo eleitoral para a escolha dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, o servidor que possuir, no mínimo, o 1° (primeiro) grau completo e preencher os seguintes requisitos:

I - quando servidor público municipal efetivo ativo:

a) estar isento de restrição vigente em Ficha Funcional;
b) não estar sofrendo processo administrativo disciplinar;
c) não se encontrar em licença sem vencimento;
d) contar com, no mínimo, três anos de contribuição ao IPMU;

II - quando servidor municipal efetivo inativo, ser aposentado pelo regime estatutário do Município de Ubatuba.

Art. 76 - O servidor interessado em concorrer à eleição de Conselheiro, desde que preencha as condições para o exercício do cargo anteriormente descritas, deverá solicitar sua inscrição, através de requerimento dirigido à Comissão Especial da Eleição, até a data e horário estabelecidos no Edital do processo eleitoral.

Art. 77 - Para a análise prévia das condições, o requerimento de inscrição deverá ser acompanhado do Formulário Cadastral devidamente preenchido e assinado pelo candidato.

§ 1° Quando servidor ativo, o mesmo deve anexar ao Formulário Cadastral acima referido, a seguinte documentação:

I- comprovante de escolaridade;

II- declaração do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, a qual deverá ser solicitada com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência, e que deverá conter:

a) comprovação de filiação ao Regime Estatutário;
b) comprovação de tempo de serviço;
c) comprovação de isenção de restrição em ficha funcional;
d) número da matrícula funcional.

III- declaração, sob as penas da lei, de:

a) não estar impedido por lei especial, não ser insolvente, nem ter sido condenado por crime falimentar, contra o Sistema Financeiro Nacional, contra a economia popular, a fé pública, a propriedade e/ou de sonegação fiscal, de prevaricação, de corrupção ativa ou passiva, de concussão, de peculato, ou a pena criminal que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos;
b) não haver sofrido protestos de títulos e nem ter sido condenado em ação judicial de cobrança;
c) não estar incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos;

§ 2° No caso do servidor inativo, o mesmo deverá anexar ao Formulário Cadastral, referido no caput deste artigo, a seguinte documentação:

I - comprovante de escolaridade;
II - o decreto que concedeu a aposentadoria;
III - declaração, conforme disposto no inciso III do § 1° deste artigo.

Art. 78- O Formulário Cadastral e outros esclarecimentos adicionais necessários serão obtidos junto à Comissão Especial da Eleição. (Fonte: PMU)

PDTR define ações para o segundo semestre

Ubatuba - Na última segunda feira, o grupo de trabalho do PDTR- Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, se reuniu com o secretário Municipal de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, o vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Veloso e com analista técnica do Sebrae, Maria Aparecida Medeiros para discutirem as próximas ações a serem desenvolvidas no município.
O PDTR é uma ferramenta com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo.
O PDTR está sendo aplicado em 128 municípios do Estado de São Paulo envolvendo 3.560 empresários e empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo. Existe em Ubatuba desde setembro de 2005 e neste período já realizou seis oficinas de sensibilização para a comunidade e cerca de 30 reuniões.
Nessas reuniões foram realizados trabalhos sobre os seis temas de projetos fomentados pelo PDTR: Sensibilização e envolvimento da comunidade para turismo; Capacitação de empresários e operacionais da cadeia produtiva do turismo; Desenvolvimento de produtos turísticos atrativos- destinos turísticos; Estrutura de recepção a turistas; Gestão e qualidade da atividade turística e a Comercialização de destinos e produtos turísticos.
Durante o encontro os presentes levantaram a possibilidade de aglutinar monitores de ecoturismo, alunos do curso técnico de turismo do colégio Tancredo e alunos de turismo da Unitau-campus Ubatuba, para fazer parte dos trabalhos.
Segundo o secretário Municipal de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, a prioridade das reuniões é o turismo como um todo e não apenas o PDTR. “O PDTR é apenas uma importante ferramenta que utilizamos como base para seguir nossos projetos”, disse.
Para Felipe é necessário continuar os trabalhos já iniciados na costa sul da cidade. “Temos em Ubatuba, só nesta região do extremo sul, cerca de 12 produtos turísticos, além da gastronomia e entretenimento. Acreditamos que devemos ver Ubatuba como um todo, mas neste caso, a princípio, não devemos focá-la por inteiro, pois os trabalhos podem se acumular e serem perdidos. Conforme as realizações e sucessos no extremo sul, vamos estendendo ações nas demais regiões”, apontou o secretário.
O vice-presidente da ACIU, Marcos Veloso, diz que a necessidade dos empresários e do poder público em abraçar a idéia do PDTR é “importantíssima”. “Mostraremos que Ubatuba não se resume apenas em belas praias. Para isso não devemos focar só nas políticas governamentais, mas também nas políticas municipais. Acredito que a parceria entre a ACIU e o Sebrae foi fundamental para darmos o start a este movimento turístico dentro do município”, enfatizou.
"Acredito também que um dos passos mais acertados que demos no PDTR, foi agregar ao nosso turismo, o “Projeto Turismo nas Escolas”, pois o meio escolar é o meio de propagação de informação e conscientização mais rápido”, pontuou Veloso.
Já Fernando Pedreira, representante do grupo de trabalho do PDTR, ressalta a importância para que todas as pessoas que estiverem envolvidas no setor se cadastrem no Ministério de Turismo conforme a Lei 5.406. “As pessoas devem se informar de todas as vantagens que ela pode ter se cadastrando. A maioria acha que tem apenas o lado tributário e não é assim.”, acredita.
A analista técnica do Sebrae, Maria Aparecida Medeiros, já está viabilizando para Ubatuba cursos de capacitação em parceria com a ACIU e solicita o total envolvimento dos empresários e demais munícipes.
A próxima reunião do PDTR será dia 20 de julho, às 16h00 na ACIU. “Sem participação não cabe reclamação”, finaliza o grupo de trabalho.
Para obter mais informações sobre o cadas-tramento acesse o site www.turismo.gov.br.
(Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

 

 

Semana de 07/07 à 13/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs

 

"Todo Mundo em Pânico 4"
Ás 17:40 hs -19:20 hs

 

"Poseidon"
Ás 21:00 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 14:20 hs- 16:00 hs- 17:40 hs- 19:20 hs- 21:00 hs.


 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Boitatá

Que fenômeno
Salta na rocha
E tremeluz feito tocha?
Que espécie de luzerna
Corre sobre o mar
Sem se apagar?
Que tipo de bicho
Põe fogo no rabicho
Só pra assustar?

Jajá

Jajá, homem sossegado
Dois metros de alto
E uma braça de costado
Uma ocasião
Ficou tão arreliado
Que meteu uma pranchada
De sua manopla
Nas fuças de um bêbedo
Que o álcool evaporou
E o ébrio se curou.

Félix Cabral

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Tamandua no Quintal ©Dulce

Tamandua no Quintal
©Dulce

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor