Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 10 de Julho de 2006 - Nº 1559 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
Litoral Norte pesquisa aves em extinção
Moradores protegem ninhos para preservar gaivotas

Caraguatatuba
Copa da Criança disputa final neste sábado, 8
Prefeito Aguilar se reúne com o Grêmio Estudantil “Game”
Alunos da EMEF Benedita Pinto Ferreira realizam mostra de artesanato e culinária caiçara

Ilhabela
Vanessa da Mata Abre o Calendário de Eventos da 33ª Semana Internacional de Vela Ilhabela

São Sebastião
São Sebastião recebe V Estação USP a partir de segunda
Projeto “Educar para uma vida saudável” encerra atividades com aprovação dos pais
Conseg apresenta Ação Preventiva para moradores da Vila Sahy
Seesp realiza Arena Esportiva e a Oficina de Pipas na Enseada
Maresias recebe consulta pública do Plano Diretor na segunda
Coordenadores e professores da rede municipal participam de oficina sobre desenho
Seesp movimenta Boiçucanga com “Descobrindo Jovens Talentos Esportivos Caiçaras”
Tribunal Federal mantém Prefeitura de São Sebastião na posse de área do aterro


Ubatuba
Escola Municipal Olga Gil fica em primeiro lugar no município na Prova Brasil 2005 e do SARESP
Assaltantes levam R$ 7.000 de hotel
Ubatuba lança guia para observação de pássaros
Prefeitura realiza conferências de Meio Ambiente
Campanha de vacinação anti-rábica começa no próximo dia 22 em Ubatuba
Final da Copa Filipe Garcez de Futebol Society acontece nesta sexta-feira
Artesanato, cultura popular e música erudita na programação da Fundart
Campanha do agasalho em Ubatuba ultrapassa 24 mil peças
Ubatuba participa do 13º Surf & Beach Show
JANTAR DA SAPO-Uba FOI UM GRANDE SUCESSO
Formatura do Proerd reforça a luta de Ubatuba contra as drogas

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte pesquisa aves em extinção

Litoral Norte - A gaivota conhecida popularmente como "Trinta-réis", ave marinha ameaçada de extinção, está sendo analisada no Litoral Norte por pesquisadores do Instituto Florestal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e Universidade Federal de São Carlos.
Os pesquisadores estudam três espécies de "Trinta-réis" fixadas no litoral (Trinta-reis-real, Trinta-réis-de-bico-amarelo e Trinta-réis-de-bico-vermelho) e duas espécies que migram para a região (Sterna hirundo, do hemifério norte e Sterna trudeaui, migrante meridional).
A real e bico-vermelho encontram-se ameaçada de extinção no Estado de São Paulo. As três espécies residentes no Litoral Norte apresentam populações reduzidas no Estado e são ameaçadas pela ocupação das praias e ilhas, pela destruição de seus ninhos por pescadores e turistas e pela captura dos seus ovos, considerados afrodisíacos.
A pesquisa, que tem como objetivo preservar e conservar as aves insulares do Estado e também as não-residentes, é feita em ilhas, lajes e rochedos do Litoral Norte, locais onde as "Trinta-réis" se abrigam para reprodução.
Os estudos são feitos entre março e novembro, período em que a aglomeração de gaivotas é mais intensa na região, segundo o biólogo Fausto Pires de Campos, do IF, um dos coordenadores da pesquisa.
Segundo Campos, um ponto utilizado para pesquisa é o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, que se mostrou uma área de estudo extraordinária. É que as gaivotas ocupam os 1.200 metros das tubulações do terminal à noite para descanso. "As aves consideram as tubulações um local seguro por ter acesso restrito. Quando o dia nasce, elas voltam ao mar.
CAPTURA - Campos informou que as expedições são feitas à noite. As aves são capturadas, analisadas e recebem uma espécie de anel, que permite o acompanhamento da rota migratória, tempo de vida e comportamento. Uma "Trinta-réis" dos EUA foi encontrada no terminal. A identificação foi possível graças a anilha que a ave mantinha em uma pata.
As gaivotas são abundantes no Litoral Norte entre o outono e o inverno. No verão, a maior parte migra principalmente para o Uruguai e Argentina. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores protegem ninhos para preservar gaivotas

Litoral Norte - Moradores do Litoral Norte estão se mobilizando pela preservação das gaivotas "Trinta-réis" na região. Alguns fazem vigilância aos ninhos nas praias e ilhas. Para o biólogo Fausto Pires de Campos, a atuação dos moradores ajuda a espécie. Na Ilha da Prainha, em Ilhabela, o comerciante Enzo Marques, proprietário de um camping na Praia Grande, conscientiza moradores e turistas sobre o risco de extinção das gaivotas. O pescador João de Castro, de São Sebastião, vigia constante nos ninhos na ilha Itaçuce. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Copa da Criança disputa final neste sábado, 8
As competições iniciarão às 9h com disputas de 3º lugar, a solenidade de encerramento está prevista para às 12h com a premiação. A comunidade está convidada a prestigiar o evento

Caraguatatuba - Seis equipes entram em campo na manhã de sábado, dia 8, quando será disputada as partidas final da Copa da Criança troféu “João Paulo dos Santos”. As disputas acontecem no campo do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) a partir das 9h. A premiação está prevista para as 12 horas.
As equipes Infantis Força Jovem e Projeto Integração buscam a 3ª colocação do campeonato, sem seguida a equipe Mirim A.A Corinthinhas luta pelo título. A equipe conhecerá o adversário nesta quinta-feira, dia 6, quando as equipes Beira Mar Coloniano e Força Jovem brigam para garantir uma vaga na final. A equipe perdedora fica com a 3ª colocação da disputa. As equipes Infantis Projeto Futuro e A.A. Corinthinhas irão em busca do lugar mais alto do pódio.
A solenidade de premiação acontece às 12h com entrega de troféus e medalhas para as equipes vencedoras. A cerimônia contará com a presença de autoridades locais.
A SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) e a LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) organizadores do evento convidam toda a população para prestigiar o evento. A entrada é gratuita. (Fonte: PMC)

Prefeito Aguilar se reúne com o Grêmio Estudantil “Game”
Com os 48 instrumentos recebidos, pela Secretaria da Educação do Governo do Estado, o Grêmio irá formar uma Fanfarra na escola.Os grêmios do município irão receber o apoio do prefeito Aguilar

Caraguatatuba - O Grêmio Estudantil “Game” da Escola Estadual Ângelo Barros de Araújo, no bairro Travessão, região sul de Caraguá, presidido pela estudante do 2º ano do ensino médio, Natália de Souza Lima, reuniu-se com o prefeito José Pereira de Aguilar para fazer reivindicações em benefício do bairro e da escola.
Durante o encontro, o Grêmio fez solicitações como melhoria para a quadra da escola, embora já tenha recebido vários benefícios, iluminação da rua, calçamento e também foi solicitado à primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade município, (que na ocasião acompanhava o prefeito), o apoio do fundo para a escola da Família. O objetivo é levar cursos de geração de renda às famílias que freqüentam o projeto.
“Outra reivindicação dos estudantes foi a participação do prefeito em todos os eventos que são desenvolvidos pela escola. Foi uma conversa informal e muito interessante, pois os jovens estão tendo condições de ir atrás dos seus objetivos, saber dos seus limites e responsabilidades e o mais importante, se relacionar com a autoridade máxima da cidade que é o prefeito”, disse a diretora da escola, Marta Regina de Oliveira Braz.
De acordo com a diretora o prefeito fez uma proposta ao Grêmio, que foi aceita por todos “O prefeito propôs em fazer um bingo, em parceria com o Fundo Social, para arrecadar recursos para a reforma da quadra. O mais importante é que eles estão lutando de todas as formas para conquistar as melhorias.”
O prefeito Aguilar afirmou que quer incentivar os Grêmios Estudantis do município a serem mais participativos na comunidade. “É importante que tenhamos jovens formadores de opiniões e que lutem pelas causas sociais, pois são eles que, no futuro, irão administrar a cidade, por isso é que vou incentivar todas as escolas a terem os seus Grêmios Estudantis”, disse o prefeito.
Marta informou que o “Game”, formado por alunos dos ensinos fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), é atuante e luta pelas causas sociais. Toda a equipe foi preparada e orientada, por meio de estatuto para ser criada a instituição de uma forma organizada. Foi feita uma eleição para a escolha dos 20 membros que compõem a diretoria. “Em apenas um ano aqui na escola estou encantada com o potencial da comunidade, só precisamos apenas dar uma oportunidade e assessorá-la para que as pessoas possam desenvolver o potencial que têm. Esta é uma comunidade muito participativa”, elogiou a diretora”.
Na terça-feira, 4, o prefeito Aguilar entregou ao Game 48 instrumentos musicais oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação Estadual, que criou o projeto Fanfarra na Escola, que será formada pelo Grêmio. Outra escola beneficiada com os instrumentos foi o CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Prof. Alaor Xavier Junqueira, que recebeu 23 instrumentos. Com 21 anos de existência, a Fanfarra se tornará uma Banda Marcial. (Fonte: PMC)

Alunos da EMEF Benedita Pinto Ferreira realizam mostra de artesanato e culinária caiçara
Integrando o projeto Aprendiz de Turismo, os estudantes dos sétimos e oitavos anos da EMEF Benedita Pinto Ferreira promoveram uma feira de artesanato e degustação da culinária caiçara. Para o preparo dos pratos típicos, eles utilizaram principalmente a Tainha.

Caraguatatuba - A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Benedita Pinto Ferreira, do bairro Casa Branca, promoveu durante a noite de ontem, dia 6 de julho, atividades com o intuito de valorizar e difundir a cultura caiçara.
A mostra de artesanato caiçara e a degustação de comidas típicas foram destaques do evento, que contou com a participação do prefeito José Pereira de Aguilar, da secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo Bolognini, o secretário de turismo Ricardo de Lima Ribeiro, entre outras autoridades de Caraguatatuba.
Esta foi a primeira apresentação para o público externo, de ações realizadas em 2006 por meio do projeto “Aprendiz de Turismo”, que acontece em três escolas de Caraguatatuba pela parceria da Secretaria da Educação com a AVT Brasil (Academia de Viagens e Turismo – Brasil).
Para a exposição de artesanato, os estudantes utilizaram vários materiais, como conchas, areia, pedras. Eles também montaram uma “praia artificial”, um ambiente que foi decorado com areia, água, canoa e rede de pesca, para caracterizar a cultura pesqueira na cidade. Para a confecção dos artesanatos, houve a colaboração de pais da comunidade, que junto com professores e alunos trabalharam para montar diversos objetos.
A secretária da educação elogiou a iniciativa dos alunos e comentou que essas ações devem ser registradas para a apresentação da cidade na competição internacional do Projeto Aprendiz. Para a diretora da escola Márcia Regina Paiva Silva, com esse evento os alunos colocaram em prática conceitos que aprenderam desde o inicio do ano. Segundo informou, cerca de 180 alunos do bairro Casa Branca participam das aulas de turismo. “Muitos estudante, mesmo morando em Caraguá, não têm acesso aos pontos turísticos e a partir dessa proposta eles estão vendo esse ‘outro lado’ da cidade”, completou. Márcia diz que agora esse grupo pretende participar de outros eventos para difundir o turismo, como o Ecoadventur e o Festival da Tainha.
A aluna Aline Guimarães de Jesus, de 13 anos, é uma das integrantes do programa. Ela conta que desde o inicio do ano já aprendeu muita coisa sobre o turismo cultural em Caraguatatuba. “Nós estudamos o que já aconteceu com o turismo em nossa cidade, o que já superou e quais são as perspectivas dentro de cada seguimento, como a dança, artesanato, culinária”, destacou.
Ela ainda falou que muitas vezes os turistas chegam à cidade e não conhecem os principais pontos da cidade, o que atrapalha um pouco o desenvolvimento desse setor em Caraguá. A diretora destaca que a festa contou com o empenho de todos os professores, funcionários, além de alguns pais, que ajudaram os alunos na confecção das peças artesanais.
Riene de Lima Nogueira, 14 anos, também participa dessa ação. Ela conta que para organizar a exposição, os estudantes ficaram mais tempo na escola. “A gente se organizou e os alunos que podiam, ficavam no período oposto ao que estudam, para poder fazer as peças artesanais”, explicou.
A aluna Cíntia Ribeiro Cantal, 14 anos, acredita que o projeto “Aprendiz de Turismo” pode ajudar ao município crescer e gerar empregos por meio do turismo. Para Andressa Souza Santos, a catástrofe que atingiu Caraguatatuba há décadas, é uma das responsáveis pela falta do desenvolvimento pleno do turismo cultural. Riene de Lima Nogueira concorda com essa afirmação e diz que durante as aulas obteve muitas informações sobre o assunto. “Aprendemos que muita coisa foi perdida com a catástrofe, então com os caiçaras que morreram, parte da cultura local se foi. Por isso precisamos fazer esse resgate dos costumes, da culinária. Também precisamos aconselhar aos turistas a preservar a nossa cidade”, ressaltou.
Como o projeto tem atuação integrada, os estudantes da EMEF Casa Branca aproveitaram a ocasião para divulgar as próximas atividades desse trabalho, como a Festa da Tainha, que será realizada no bairro Porto Novo.
O assunto que está sendo abordado com os estudantes dos sétimos e oitavos anos é o turismo cultural, pelo qual eles desenvolveram o projeto “Orgulho Caiçara: promovendo o desenvolvimento do turismo cultural em Caraguatatuba”. Esse trabalho foi escolhido pela AVT para representar o país num encontro que ocorrerá na Alemanha.
O evento internacional poderá contar com a participação de um estudante de Caraguatatuba. A única exigência é que o aluno tenha fluência na língua inglesa. A supervisão de ensino está avaliando alguns estudantes, para escolher quem será esse representante.  (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vanessa da Mata Abre o Calendário de Eventos da 33ª Semana Internacional de Vela Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, traz para a abertura oficial da 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, grande show musical com Vanessa da Mata, neste domingo (09/07) no Race Village.
O Race Village é uma das sedes do evento e fica no centro da cidade, por ser um ponto estratégico para divulgação do evento, além da beleza e história presente, é o principal ponto turístico da cidade, além de ser um dos locais mais freqüentados pelos moradores, veranistas e turistas.
Foi criada uma grande estrutura para abrigar o palco, stands de patrocinadores, piscina de automodelismo, aquário de 12m de comprimento, entre outros e onde também serão realizados shows musicais, espetáculos de dança, apresentação de orquestra; filmes e outras atrações durante o evento.
No domingo, 09, a festa é a partir das 15h00 com a transmissão do Final da Copa do Mundo; às 19h00 será realizada a cerimônia de abertura do evento, com a presença de autoridades e apresentação da BAMMIB (Banda Marcial Municipal de Ilhabela). E encerrará a noite com o show musical com a Vanessa da Mata, a partir das 21h00. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião recebe V Estação USP a partir de segunda

São Sebastião - Nesta segunda-feira, dia 10, inicia a V Estação USP. Quem não sabia o que fazer durante as férias agora poderá se programar. O projeto traz no ‘pacote’ uma série de atividades diferenciadas e recheadas de cultura e muita arte. A cidade é a única do Litoral Norte a receber o projeto.
Além de tratar temas sobre a conscientização da preservação da natureza, este ano o projeto inova e para cada cidade em que estiver presente, leva um assunto diferente. Em São Sebastião será “Toda a riqueza da cultura negra”, onde acontecerão exposições fotográficas, muita capoeira e danças brasileiras.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, conta que o intuito desta parceria com a USP (Universidade de São Paulo), é realizar uma programação cultural para as férias. “Trata-se de um evento de nível e de grande credibilidade. Além de trazer turistas na baixa temporada, também será um atrativo aos moradores”.
De acordo com Buzi, trazer a Estação USP só foi possível com o bom relacionamento entre Prefeitura e o Cebimar (Centro de Biologia Marinha). “Antes só aconteciam as visitas monitoradas dentro do Cebimar, em 2004 começamos a conversar para estender a programação. No ano passado a Estação permaneceu aqui durante uma semana. Devido ao sucesso, este ano ficará 20 dias”.
Segundo Buzi, este ano a capoeira será levada para dentro de algumas creches da Costa Norte e região Central. “Durante a semana em que o assunto será capoeira, levarão a roda também para essas unidades escolares”.
Programação - Num stand de 300 metros quadrados na Rua da Praia inicia a primeira atração. Será uma exposição fotográfica com o nome de “Em torno do Zumbi”, que leva o visitante ao passado de um Brasil escravocrata e ressalta a importância do segmento africano na formação da identidade nacional. A mostra está dividida em duas partes: o “Navio Negreiro”, que revela o cotidiano, o castigo e a rebelião escrava; e “Batuque no Quilombo” que apresenta a face denotativa dos quilombos contemporâneos. Os painéis e os textos retratam o dia-a-dia da população escrava, as formas de insurreição, a luta pela identidade e as relações raciais até hoje. O evento acontece 10 a 30 de julho, das 10 às 22 horas.
De 22 a 28 de julho, das 19 às 21 horas, para complementar a mostra “Em torno do Zumbi”, a Estação USP vai oferecer as oficinas “Danças Brasileiras” que integram os visitantes por meio de movimentos corporais de inspiração afro e seu universo lúdico.
Nas salas da Sectur, dos dias 10 a 30 de julho, uma mostra fotográfica “Os caminhos da natureza” traz informações sobre a Mata Atlântica e o Cerrado no estado de São Paulo. O público conhecerá os ecossistemas a partir do mar, como se seguisse do litoral para o interior do estado. Textos, mapas e imagens de satélites revelam a situação atual e a distribuição espacial dos ambientes aquáticos, dos centros urbanos e da vegetação nativa remanescente nessas áreas.
De 17 a 23 de julho, acontecerão também rodas de capoeira, curso de capacitação dos professores de capoeira e trabalhos lúdicos com crianças de creches.
A programação da Estação USP conta também com trilha subaquática visita monitorada, passeio pelas praias e contato direto com espécies que vivem no mar, no Cebimar. Mais informações pelos telefones 38924806 ou 38627149. (Fonte: PMSS)

Projeto “Educar para uma vida saudável” encerra atividades com aprovação dos pais

São Sebastião - A Escola Municipal de Ensino Infantil “Pingo de Gente”, localizada no bairro Morro do Abrigo, região central de São Sebastião, realizou na última quinta-feira (06/07) o encerramento das atividades do projeto “Educar para uma vida saudável”. O objetivo do programa é orientar os alunos sobre educação nutricional e higiênica com os alimentos.
A festa de encerramento teve apresentações especiais dos alunos que fizeram parte do projeto e a participação do servente da escola, Valentin Manuel de Oliveira, que estava vestido de Monteiro Lobato, incorporando o espírito da festa. Como sinal de aprovação do projeto, cerca de 50 pessoas entre pais e familiares dos alunos participaram do evento, prestigiando o encerramento das atividades.
O projeto “Educar para uma vida saudável” teve por tema gerador “O Sítio do Pica Pau Amarelo” e durante o projeto foi ensinado aos alunos sobre como ter uma boa alimentação, além de valorizar o estilo de vida, com hábitos e higiene saudáveis e incentivar a leitura nos alunos.
Para Isabela Santos, mãe da aluna Ana Luisa, de 4 anos, do Pré II, o programa é importante para a conscientização. “O projeto fez com que minha filha se interessasse em aprender mais sobre uma boa alimentação”.
A coordenadora pedagógica da escola, Elisane Trindade Coimbra de Mello, disse que a idéia inicial era trabalhar com a saúde e os bons hábitos dos alunos, mas no final o projeto superou as expectativas. “O projeto foi de suma importância para os alunos, pois eles adquiriram uma postura diferente sobre alimentação, e além do mais, com o tema gerador Sitio do Pica Pau Amarelo, incentivamos a leitura nos alunos também”.
De acordo com a diretora da escola, Iolanda Maria da Costa Nunes, “o principal objetivo do projeto foi alcançado, que era de ensinar os alunos sobre a alimentação saudável, mas, além disso, proporcionou o envolvimento e a integração da equipe escolar com os pais dos alunos e com a escola em si. Foi muito bom”. (Fonte: PMSS)

Conseg apresenta Ação Preventiva para moradores da Vila Sahy

São Sebastião - Foi realizado na noite de quinta-feira (06/07), na sede da Amovila (Associação dos Moradores da Vila Sahy), antiga Vila Baiana, mais uma reunião ordinária do Conseg (Conselho de Segurança). Na ocasião foi apresentado o “Programa Ação Preventiva”.
Trata-se de uma parceria entre as Policias Civil e Militar, Conselho Comunitário de Segurança e a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, que tem a finalidade de inibir a ação de traficantes, prostituição infantil, a perturbação da ordem pública e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade.
De acordo com a presidente do Conseg, Eder Ávila, será feito um trabalho intenso de fiscalização nos estabelecimentos, onde a policia civil e militar estarão atuando na mesma área. “A Ação Preventiva irá refletir tanta na área social, como principalmente na criminalidade, e a participação da população é fundamental para o sucesso do programa”. afirma a presidente.
Estava presente também na reunião a secretaria de Educação, Marilene Ramachotti, que apresentou os novos projetos de educação e a implantação de novos cursos na cidade. “A comunidade vem enfrentando muito com problemas sociais, principalmente com a educação e a nossa proposta é dar a essas pessoas não só o ensino mas também uma qualificação profissional”. Segundo a secretária, a partir de agosto a cidade deve iniciar cursos do Ceteps (Centro de Educação Tecnológico Paula Souza).
Serão oferecidos cursos de habilitação (ensino médio) de logística e qualificação profissional de Recreacionista e Turismo Ecológico. Os cursos serão desenvolvidos na sede da Escola Técnica de São Sebastião (antigo Henrique Botelho II) na Vila Amélia. Além disso, a secretaria ressaltou uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Transpetro/Petrobrás, para cursos na área industrial de solda elétrica, encanador, montador, pedreiro, carpinteiro de formas, eletricidade predial, pintura industrial, montador de andaimes e maçariqueiro. Além da proposta de construção do CIP (Centro Integrado profissionalizante) na Costa Sul.
A coordenação do Programa Ação Preventiva será das Policias Civil e Militar e a Secretaria de Segurança Urbana. Participam no apoio ao programa o Conselho Comunitário de Segurança da Costa Sul, e as Secretarias da Fazenda, Trabalho e Desenvolvimento Humano, Obras e Planejamento e Meio Ambiente. (Fonte: PMSS)

Seesp realiza Arena Esportiva e a Oficina de Pipas na Enseada

São Sebastião - Um dia diferente, divertido e o céu colorido. A Secretaria de Esportes (Seesp) realiza a Arena Esportiva e a Oficina de Pipas neste sábado (08/07), a partir das 10 horas, no Campo de Futebol da Enseada. Na parte da manhã, os funcionários da Seesp promovem diferentes atividades esportivas para a garotada, como chute a gol, brincadeiras e recreações.
Às 14 horas é a vez dos ‘papagaios’. A Secretaria realiza a Oficina de Pipas, onde contarão histórias, mostrarão pipas de diversos países, seus nomes e depois uma revoada com modelos diferentes.
O intuito da Seesp é realizar a integração entre as crianças e adolescentes do bairro através do esporte. Além desse evento, a Secretaria realiza a cada 15 dias o Esporte e Lazer nos Bairros, em locais diferentes. (Fonte: PMSS)

Maresias recebe consulta pública do Plano Diretor na segunda

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião continua com a segunda fase das consultas públicas sobre a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. Depois de passar pela região central da cidade e Canto do Mar, a comissão técnica estará nesta segunda-feira, às 18h30, na Escola Municipal “Profª Edileuza Brasil S. Souza”, localizada na rua Projetada, no sertão de Maresias.
Serão apresentados temas como saneamento ambiental (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos), educação, segurança, habitação, saúde, patrimônio cultural e turismo, acessibilidade e mobilidade urbana, além da Lei de Uso e Ocupação do Solo. O Plano Diretor é um instrumento público que orienta como São Sebastião deverá crescer de forma organizada e sustentável.
De acordo com a Constituição Federal, até outubro deste ano, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar e atualizar o seu Plano Diretor. A reunião será destinada aos moradores da Unidade Espacial de Planejamento 3, compreendendo os bairros entre Toque-Toque Pequeno e Maresias.
Todas as informações sobre o Plano Diretor estão contidas no site da Prefeitura de São Sebastião (www.saosebastiao.sp.gov.br ). Sugestões também podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3891-2048 (Fonte: PMSS)

Coordenadores e professores da rede municipal participam de oficina sobre desenho

São Sebastião - Coordenadores e professores de Educação Infantil de São Sebastião participaram, nesta sexta-feira (07/07), na EMEI Reino da Alegria, na Topolândia, de uma oficina com o tema “O desenvolvimento infantil por meio do desenho”, realizada pela Secretaria de Educação (Seduc). Por meio de dinâmicas e explicações teóricas, o grupo teve explicações contextualizadas de como trabalhar a aplicação de desenhos em sala de aula, explorando, entre outras coisas, a criatividade, o desenvolvimento da concentração e também sensibilização dos alunos.
De acordo com a professora da EMEI Pônei Azul, Sandra Paixão, a oficina trabalhou com as diferentes formas sobre como aplicar o uso do desenho em sala de aula de uma forma efetiva e com significado. “Aprendemos a analisar o desenho dos alunos de uma forma diferente através das diversas estratégias apresentadas, e assim passamos a compreender a produção dos desenhos em sala de aula como a representação de algo da vida do aluno. Estamos gostando muito”, declarou a professora.
Durante todo o mês de junho e agora em julho, a Seduc vem oferecendo diversas palestras, oficinas e cursos, promovendo assim a formação continuada de seus docentes. Mais informações pelo telefone 3892 2644 ou no site oficial www.saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Seesp movimenta Boiçucanga com “Descobrindo Jovens Talentos Esportivos Caiçaras”

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Esportes (Seesp) realizou nesta sexta-feira (07/07), na Escola Municipal Profª Guiomar Aparecida da Conceição Souza, em Boiçucanga, o projeto “Descobrindo Jovens Talentos Esportivos Caiçaras”. Mesmo a unidade escolar estando em férias, participaram do programa 137 crianças e adolescentes.
O programa foi inspirado na ação do Governo Federal “Descoberta do talento esportivo”, com a finalidade de identificar jovens e adolescentes matriculados na rede escolar que apresentam níveis de desempenho motor compatíveis com a prática do esporte de competição e de alto rendimento.
A chefe de divisão de Formação Esportiva, Viviane Araújo, conta que essa é uma fase de testes, a escolha dos futuros atletas acontecerá com um dia com as equipes de treinamento. “Faremos por comparação ao desempenho desses alunos de escolas e os colocaremos para treinar com as equipes de competição para ver como se comportam”.
Durante os testes, dois adolescentes se destacaram: Maria Erisneide de Moraes, 12 anos, da 7ª série B do ensino Fundamental, que fez mil metros em quatro minutos e 59 segundos e Erivelton Rocha Santos, 14 anos, da 8ª série B do ensino Fundamental, em quatro minutos e 17 segundos.
De acordo com a secretária de Esportes, Raquel Buzi, os professores e técnicos do projeto desenvolvido em São Sebastião são capacitados pelo Ministério dos Esportes. “Nos inspiramos no projeto do Ministério dos Esportes porque deu certo de uma forma dinâmica e social”, disse a secretária.
Raquel explica que o intuito do programa é buscar nas escolas jovens talentos que podem estar escondidos. “Muitas vezes o atleta não pode vir até nós, com o programa uma equipe nossa irá até eles para formarem nossas futuras equipes de competição”.
De acordo com a secretária, a equipe da Seesp entra em contato com os professores de Educação Física, para que estes indiquem prováveis atletas. “Não adianta forçar uma criança que tem habilidade para basquete, jogar futebol, por exemplo”.
E salienta que o projeto “Descobrindo Jovens Talentos Esportivos Caiçaras” agirá de formas mais específicas. “Estamos pensando em futuros competidores”.
Os jovens talentos passarão por avaliações físicas, que serão computadas num banco de dados para identificar a aptidão. “Eles competirão, depois de iniciarmos o trabalho específico, em campeonatos paulistas, ligas, Jogos Regionais, entre outros”, finaliza.
O secretário nacional de Desportos, André Arantes, ofereceu à Secretaria Municipal de Esportes a oportunidade de cadastrar seus atletas que mais se destacarem no projeto da Prefeitura no “Banco de Talentos”, que fica hospedado no site do Ministério dos Esportes www.esporte.gov.br. “O banco de talentos proporciona que os técnicos do Brasil possam procurar os atletas que desejam, descrevendo as características que almejam para uma equipe ou um campeonato”, explicou o secretário nacional de Desportos.
Ainda para conhecer esses talentos, a Seesp realiza o projeto “Esporte Legal”, que acontece nas escolinhas esportivas. Com o programa a criança tem contato com o Handebol, Basquete, Futebol e Vôlei, podendo se identificar com o que tem mais aptidão. A próxima escola a receber o projeto será a Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, no mês de agosto.
 (Fonte: PMSS)

Tribunal Federal mantém Prefeitura de São Sebastião na posse de área do aterro

São Sebastião - O Tribunal Regional Federal concedeu, nesta sexta-feira (07/07), um recurso com efeito suspensivo a favor da Prefeitura de São Sebastião, que mantém a posse da área do aterro localizada à esquerda do setor de travessia de balsas, na Rua da Praia, no Centro. A medida atende ao Agravo de Instrumento impetrado pela Procuradoria Jurídica do município junto ao TRF 3ª Região, em São Paulo.
A briga entre a Prefeitura de São Sebastião e a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) pela área do aterro vem desde o ano passado. Em 2005, a Dersa ingressou uma ação de reintegração de posse. Na época, o juiz de São Sebastião manteve a Prefeitura na posse da área.
Então, a empresa ingressou com agravo de instrumento no Tribunal, o qual confirmou a decisão do juiz da cidade. Já neste ano, a Dersa entrou com nova ação, desta vez, na Justiça Federal, em São José dos Campos, que concedeu parcialmente a liminar à empresa, determinando que a Prefeitura cessasse toda e qualquer atividade na área.
A partir daí, a Prefeitura de São Sebastião foi ao Tribunal Regional Federal, na capital, onde ingressou o agravo. Com o efeito suspensivo expedido nesta sexta-feira, o TRF autoriza a Prefeitura a utilizar a área até a decisão final. Ou seja, o local pode receber as máquinas, caminhões e outros materiais.  (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

Escola Municipal Olga Gil fica em primeiro lugar no município na Prova Brasil 2005 e do SARESP

Ubatuba - A Escola Municipal Professora Olga Ribas de Andrade Gil, foi a instituição melhor colocada na classificação geral do município de Ubatuba e também obteve resultado acima da média nível Brasil na “Prova Brasil 2005” e no SARESP- Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A escola ficou em primeiro lugar nas avaliações das duas disciplinas aplicadas, tanto na de Português, quanto na de Matemática.
De acordo com o INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na disciplina de português, as médias gerais foram: Brasil 172,91, São Paulo 178,19, Ubatuba, 175,75 e a Escola Olga Gil 201,80. E na disciplina de matemática: 179,98; 183,60; 177,10 e 197,30 respectivamente.
Criada pelo MEC- Ministério da Educação, com apoio dos estados e municípios, a “Prova Brasil” tem o objetivo de identificar as experiências positivas e as dificuldades de aprendizado enfrentadas por escolas, alunos e professores.
Realizada pela primeira vez em novembro do ano passado, a “Prova Brasil” avaliou o conhecimento em língua portuguesa- focando a leitura e matemática-solução de problemas de 3.306.317 alunos de 4ª e 8ª série do ensino básico da rede pública. As provas foram aplicadas em 160 mil turmas de 41 mil escolas urbanas, em 5.398 municípios.
Já o SARESP foi criado em 1996 pela Secretaria de Educação, com a finalidade de ser um sistema de avaliação por meio do rendimento escolar dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, visando a conscientização das Delegacias de Ensino e das Escolas quanto à necessidade de adequações imediatas sobre o currículo e o engajamento da comunidade no processo de avaliação para a melhoria do ensino. Já contou com a participação de mais de 5 milhões de alunos, sendo 4.700.000 da rede estadual, 390.000 da rede municipal e 32.000 da rede particular.
Segundo a vice-diretora da escola vencedora, Silvia Stefani, os dados de ambos ajudam no desenvolvimento de políticas públicas para atender às necessidades dos sistemas de ensino, beneficiando toda a comunidade escolar, gestores públicos e a sociedade como um todo.
Ao ser questionada sobre sua escola ser a vencedora do município e ter uma média melhor que a média Brasil, ela diz que “trabalhar em uma escola é necessário realizar um trabalho coletivo. Acredito que esses resultados se devem à muita dedicação, compromisso, empenho e amor”, apontou.
“A Direção da E.M Olga Gil parabeniza todos os professores de sua unidade escolar, pelo ótimo trabalho realizado e pelo desempenho na Prova Brasil e no SARESP”, agradeceu a vice-diretora. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Assaltantes levam R$ 7.000 de hotel

Ubatuba - Três homens armados roubaram anteontem a noite R$ 7.000 do Hotel Água Doce, localizado no bairro da Praia Dura, região sul de Ubatuba. O dinheiro era destinado ao pagamento dos funcionários do estabelecimento. Segundo a polícia, os assaltantes chegaram a recepção do hotel e perguntaram pelo gerente Luiz Cláudio Eusébio da Cunha. O recepcionista foi chamar Cunha, quando os homens armados anunciaram o assalto. Cunha preparava-se para fazer o pagamento dos funcionários quando foi rendido pelos assaltantes. Ninguém foi ferido da ação dos ladrões, que figiram. A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do assalto.
 (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba lança guia para observação de pássaros

Ubatuba - A secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba lança na próxima semana um novo guia para observação de pássaros no município. O guia terá 40 páginas com as 406 aves que podem ser avistadas na cidade. Segundo o observador de pássaros Carlos Rizzo, responsável pela elaboração do guia, serão inicialmente 500 exemplares e edição na Internet. Ubatuba tem 18 pontos de observação de pássaros. Em outubro, a cidade irá promover o encontro internacional Ubatuba Birds. Um total de 42 espécies de aves incluídas no guia são encontradas apenas em Ubatuba. A ave símbolo do município é o "Tangará-dançador", uma das espécies mais procuradas pelos observadores. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura realiza conferências de Meio Ambiente
Objetivo das conferências que serão realizadas em todas as regiões do município é levantar subsídios para a elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba

Ubatuba - Dentro das discussões que visam a elaboração do Plano Diretor Participativo do município, a Prefeitura de Ubatuba realizará um ciclo de conferências complementares da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre os dias 10 e 14 deste mês. A abertura do evento acontecerá na E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves, das 9 às 13horas, tendo como público alvo, presidentes ou representantes de associações de bairro. Além da abertura, serão realizadas conferências voltadas para toda a comunidade em todas as regiões: Norte, Sul, Centro e Oeste. A abertura contará com a presença de diversas autoridades na área, discutindo com os presentes, assuntos de grande relevância para a preservação do meio ambiente no município.
A diretora do Parque Estadual da Ilha Anchieta ,Viviane Buchianeri, fará uma “Avaliação Ambiental Estratégica para as Obras do Litoral Norte”. O assessor técnico da Divisão de Reservas e Parques Estaduais do Instituto Florestal, Luiz Roberto Camargo Numa de Oliveira, falará sobre “Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar”; a Secretária Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Rosa Maria Mancini fará uma palestra intitulada “A Integração das Políticas e Recursos Hídricos”.
Representando a prefeitura, o secretário de Obras, João Paulo Rolim falará sobre a “Situação dos Resíduos Sólidos do Município” e a Secretária de Meio Ambiente, Cristiane Aparecida Gil Guimarães, falará sobre o Plano Diretor Participativo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O que é o Plano Diretor Participativo?
O Plano Diretor é uma lei municipal que deve ser elaborada até outubro com a participação de toda a sociedade. Ele estabelece as diretrizes e pautas para a ação pública e privada, com o objetivo de garantir as funções sociais da cidade; organiza o crescimento e o funcionamento, planejando o futuro do município.
Participar do Plano Diretor significa construir coletivamente uma regra que vai definir os limites e responsabilidades de cada um. Por isso fazer um Plano Diretor deve ser fruto de uma decisão coletiva. Todos devem participar; faz parte da construção da cidadania. (Fonte: PMU)

Campanha de vacinação anti-rábica começa no próximo dia 22 em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, inicia no próximo dia 22, a Campanha de Vacinação contra a raiva em Ubatuba. A imunização acontecerá em toda a extensão do município, até o próximo dia 17 de agosto, em postos fixos e volantes. As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.
“A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, da mordida de um animal infectado. Muitas vezes, no caso dos cachorros e gatos, o transmissor é o morcego hematófago. A doença é causada pelo Lyssa vírus, que penetra no sistema nervoso de qualquer mamífero, provocando diversas reações dolorosas. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias, irritação e delírios.
No estado de São Paulo, a campanha tem atingido bons níveis, devido à boa divulgação e esclarecimentos das pessoas. Não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A Dra. Cláudia ressalta que os animais de estimação são nossos companheiros e, por isso, merecem uma atenção especial. “Vaciná-los significa proteger a família como um todo”, finaliza.
Observe o roteiro programado pela Secretaria de Saúde e agende-se para levar seu animal de estimação para ser vacinado. As comunidades da Praia do Flamengo, Flamenguinho, Praia Sete Fontes e Bonete, por terem acesso de barco e dependerem das condições do tempo, serão comunicadas com antecedência pela equipe de saúde da família responsável pela área com relação à data de vacinação. (Fonte: PMU)

Final da Copa Filipe Garcez de Futebol Society acontece nesta sexta-feira

Ubatuba - Acontece nesta sexta-feira, 7, a final da “I Copa Filipe Garcez de Futebol Society”, promovida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Na abertura da rodada, jogam SMEL X Engº Aylson, na disputa pela medalha de bronze; em seguida o time do JK enfrenta a equipe do Ronaldo. As partidas acontecem a partir das 19 horas, na Quadra da Piscina Municipal.
O torneio, que contou com a participação de 12 equipes, homenageou a Filipe Garcez, empresário apaixonado por esportes, em especial o futebol. Filipe faleceu em 12 de maio de 2000, aos 42 anos, vítima de um enfarte fulminante, enquanto disputava uma partida de futebol. Seus familiares estarão presentes para acompanhar a final do torneio que leva seu nome.
(Fonte: PMU)


Artesanato, cultura popular e música erudita na programação da Fundart

Ubatuba - Festas regionais e Festival de Inverno são destaques da Programação Cultural de Ubatuba no mês de julho. Graças a uma parceria da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) com a Secretaria Estadual de Cultura, algumas atrações do Festival de Inverno já conhecido em cidades como Campos do Jordão, virão para Ubatuba neste mês. No domingo, dia 9, às 21h o auditório da Fundart servirá de palco para uma apresentação musical de canto lírico dos Jovens Cantores da Universidade Livre de Música.
Dentro do projeto, acontecerão também duas exibições de cinema, com um filme infantil e outro adulto, brasileiro. Festa da Mandioca e Festa do Divino animarão o público, com comida típica, manifestações culturais e shows. Outro ponto alto da programação de julho é a Exposição de Artesanato, que está encantando centenas de pessoas no Casarão da Fundart. Confira a programação e participe!

22 - SÁBADO
19H - Pça. Benedito Inácio Pereira (Praça Bip)
Cinema Infantil - A Ilha do Terrível Rapaterra
20h30 - Pça. Benedito Inácio Pereira
Cinema Adulto - Houve uma vez dois verões

29 - SÁBADO
20h - Casarão do Porto
Serestas e Seresteiros
(Fonte: PMU)

Campanha do agasalho em Ubatuba ultrapassa 24 mil peças
Balanço parcial foi divulgado pelo Fundo Social de Ubatuba

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba divulgou balanço parcial da Campanha do Agasalho 2006. Até a tarde de quinta-feira, 6, já haviam sido contabilizados 24.437 peças. Esse número se aproxima dos 25.322, obtidos em 2005 e a marca pode ser alcançada, pois ainda existem postos que não fizeram a entrega das doações.
O Fundo Social recebeu nesta semana diversas doações, entre elas a das escolas estaduais, que arrecadaram 8.822 peças, sendo a que mais arrecadou foi a Escola Maria Alice Alves Pereira, na Marafunda, que como prêmio recebeu um kit esportivo.
Outra doação importante que foi recebida nesta semana foi a dos Escoteiros e da Loja Maçônica Luminares do Atlântico. “O coração dos moradores de Ubatuba está sempre disposto a colaborar. Agradeço a participação de todos os envolvidos, que mais uma vez deram um show de solidariedade”, disse a presidente do Fundo Social de Ubatuba, Denise Cesar. (Fonte: PMU)

Ubatuba participa do 13º Surf & Beach Show

Ubatuba - Ubatuba esteve presente no 13º Surf & Beach Show, que aconteceu de 4 a 7 de julho, no Pavilhão Imigrantes, em São Paulo. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo montou um estande com o objetivo de divulgar o projeto “Ubatuba Pura Aventura”, que trará para a cidade diversos eventos envolvendo esportes radicais. O prefeito Eduardo Cesar esteve presente no dia de Abertura e manteve contato com representantes da cidade de Mar del Plata, a “Capital do Surf” na Argentina.
Surf & Beach Show - A Surf & Beach Show é o maior evento comercial dos segmentos surf, skate e moda praia da América Latina. Na última edição, registrou 40 mil visitantes e movimentou negócios da ordem de R$ 230 milhões. Essa feira atrai uma grande concentração de compradores para um ambiente descontraído e propício para vendas. (Fonte: PMU)

JANTAR DA SAPO-Uba FOI UM GRANDE SUCESSO

Ubatuba - A Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba (SAPO-Uba) promoveu um jantar beneficente no Restaurante Oásis, na Praia Grande, no último dia 30.
Com a presença de cerca de 150 pessoas, música ao vivo de qualidade e muita alegria, os pratos foram servidos à vontade, com um cardápio especial que incluía carne, peixe, risoto de camarão com arroz branco e preto, que foi muito elogiado.
Alguns convidados comentaram o sucesso da reunião e pediram bis. A SAPO-Uba já pensa em outro evento para setembro, pois a arrecadação superou as expectativas.
Atualmente, a principal luta da SAPO-Uba é instalar e ajudar a manter no município o tratamento de quimioterapia, que é feito em municípios distantes.
A SAPOU-Uba é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público em prol de pacientes com câncer. Completou um ano em 2 de maio último e desde então vem disponibilizando alguns serviços aos pacientes, como informações relevantes sobre o tratamento, leis, benefícios e direitos, além de fornecer apoio material aos pacientes sem condições financeiras. Promove campanhas e ações preventivas em parceria com outros órgãos, entre eles, a Secretaria Municipal de Saúde, que cedeu e mobiliou um amplo espaço para a sede da entidade, com telefone.
A SAPO-Uba também foi homenageada pela Câmara Municipal de Ubatuba, com moção de congratulação e apoio no mês passado.
A entidade está sendo mantida através de eventos, parcerias, venda de camisetas e contribuições de sócios. Se você tem interesse em se tornar um sócio contribuinte, conhecer ou participar da SAPO-Uba, pode fazer uma visita. A sede fica na Rua Cunhambebe, 703 – Centro – Atende de 2ª a 6ª feira, de 14h30/17h – fone: 3836-2408 – sapouba@hotmail.com. (Fonte: Denise Fonseca)

Formatura do Proerd reforça a luta de Ubatuba contra as drogas


Ubatuba - A formatura da turma do primeiro semestre de 2006 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar do Estado de São Paulo) reuniu cerca de mil alunos das escolas das redes municipal e particular de Ubatuba. A cerimônia, realizada no Salão da Igreja São Francisco, nos últimos dias 5 e 6, contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Eduardo Cesar, o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Cap. Ivo de Oliveira Lopes e a secretária de Educação, Patrícia Pereira.
Durante as solenidades, os alunos puderam acompanhar vídeos mostrando o trabalho da Polícia Militar, além de apresentaram redações premiadas sobre o combate às drogas, números musicais e coreografias, todas muito aplaudidas pelo público, que lotou o salão.
Os soldados PM Renato Vella e Beatriz de Oliveira, responsáveis pelas aulas em Ubatuba, conduziram o evento, sempre interagindo com as crianças do auditório. A secretária de Educação, Patrícia Pereira, lembrou que o trabalho de combate às drogas deve continuar com o auxílio dos pais.“A parceria com a Polícia Militar, nos possibilita mostrar para as crianças como elas devem agir para ficar longe das drogas, mas é importante lembrar também que esse trabalho não acaba na formatura; continua em casa, com os pais. Por isso a participação deles á fundamental à partir de agora”, disse a secretária.
“É bom ver que essas crianças já têm a noção do mal que a droga pode causar. Por isso temos buscado atuar em conjunto, oferecendo educação e esporte, para mantê-las longe das drogas. Estamos construindo novas salas de aula, quadras poliesportivas, enfim, novos espaços para nossas crianças”, disse o prefeito Eduardo Cesar que acompanhou a solenidade de formatura na quinta-feira, 6.
O Capitão PM Ivo, presente na cerimônia de quarta-feira, 5, agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Ubatuba nesses 9 anos em que o Proerd acontece no município.Desde 1998 cerca de 14 mil crianças já foram atendidas pelo programa no município. As crianças tiveram 16 aulas com noções de cidadania, prevenção do uso de drogas entre escolares e auxílio ao desenvolvimento de técnicas eficazes de resistência à violência; os pais tiveram palestras com temas sobre comunicação com os filhos, noções básicas sobre uso de drogas até resolução de conflitos e a violência.(Fonte: PMU)

 

 

Semana de 07/07 à 13/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs

 

"Todo Mundo em Pânico 4"
Ás 17:40 hs -19:20 hs

 

"Poseidon"
Ás 21:00 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 14:20 hs- 16:00 hs- 17:40 hs- 19:20 hs- 21:00 hs.


 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Boitatá

Que fenômeno
Salta na rocha
E tremeluz feito tocha?
Que espécie de luzerna
Corre sobre o mar
Sem se apagar?
Que tipo de bicho
Põe fogo no rabicho
Só pra assustar?

Jajá

Jajá, homem sossegado
Dois metros de alto
E uma braça de costado
Uma ocasião
Ficou tão arreliado
Que meteu uma pranchada
De sua manopla
Nas fuças de um bêbedo
Que o álcool evaporou
E o ébrio se curou.

Félix Cabral

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Caminho da Felicidade por Isabela Zago

Caminho da Felicidade
por Isabela Zago

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor