Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 11 de Julho de 2006 - Nº 1560 Edições Anteriores

Altanta Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Dois são mortos a tiros em Caraguá
Maratonistas de Caraguá são destaques em Guaratinguetá
Muitos gols marcam o fim da Copa da Criança em Caraguá
Bikers de Caraguá participam da Prova Internacional de Ciclismo

Ilhabela
Ilhabela apresenta o Race Village 1.500 m² de área coberta no coração da cidade
Largada da Regata
Show Vanessa da Mata
Race Village apresentou a “III. Mostra de Dança FUNDACI”

São Sebastião
Juan retoma projeto que abre brecha para a verticalização
Câmara realiza audiência para discutir Plano Diretor no bairro São Francisco
Fórum de São Sebastião ganha nova área de estacionamento
São Sebastião dá exemplo na região e mantém controle sobre ocupação desordenada
Arraiá Caiçara é sucesso no primeiro fim de semana
Chega ao fim o Torneio Interno de Futsal “Copa do Mundo” das escolinhas esportivas
Secretaria da Educação premia vencedores do concurso sobre a Revolução de 1932
Jovens Cantores encantam público sebastianense
Câmara vota projeto relativo a Lei de Diretrizes Orçamentária nesta terça-feira
Ação Preventiva dá resultados positivos na primeira operação integrada do programa
Estação USP inicia em São Sebastião com extensa programação


Ubatuba
PM apreende 6 galos em rinha em Ubatuba
SAP transfere presos da cadeia de Ubatuba
Ubatuba Terá o 1º Tribunal de Justiça Arbitral
Equipes de Ubatuba conhecem seus adversários nos 50º Jogos Regionais
Festa da Mandioca movimenta comunidade do Sertão do Ubatumirim
Campeões do Municipal de Basquete de Ubatuba recebem premiação
Prefeitura abre conferência sobre Meio Ambiente no Plano Diretor
Eduardo Cesar bate papo com a População

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Dois são mortos a tiros em Caraguá

Caraguatatuba - Duas pessoas foram mortas a tiros anteontem no bairro Golfinho Azul, região sul de Caraguatatuba. Edson Fernandes, de 31 anos, foi morto com sete tiros no tórax. Seu corpo foi encontrado pela Polícia. No mesmo bairro, o aposentado Jonas Santos, 69 anos, foi encontrado morto na sala de sua casa, atingido por um disparo de arma de fogo no tórax. O aposentado também foi agredido a pauladas na cabeça. A delegada Elizabeth Maluf Zago disse que a polícia não tem pistas sobre os autores dos homicídios. (Fonte: ValeParaibano)

Maratonistas de Caraguá são destaques em Guaratinguetá
A equipe se prepara para a 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece de 17 a 31 de julho, em Lorena - a maratonista Roselaine é a grande promessa de medalha na competição

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo “Filhos do Vento” da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, comandada pelo professor Adão Dias Durval, foi destaque na 72ª Prova Pedestre 9 de Julho, que aconteceu no domingo, dia 9, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.
De acordo com o professor caraguatatubense, o evento teve a participação de cerca de 300 competidores, inclusive atletas internacionais vindos do Quênia. “Essa é uma das provas mais antigas do Brasil. A disputa foi muito difícil, tinha muita gente boa, mas a nossa equipe mais uma vez conseguiu se destacar e ficar entre os primeiros colocados”, disse Durval.
Na categoria 15 a 19 anos a atleta Rosevania Alves de Jesus conseguiu a 4ª colocação, Natasha Bento Fortunado a 6ª seguida por Damiana Coimbra que ficou com o 7º lugar; na 25 a 29 anos, Roselaine de Souza Silva conquistou o 1º lugar e ficou com a 6ª colocação na classificação geral, e na 30 a 34, Juracinei Rodrigues de Oliveira chegou em 11º lugar.
“Nossa equipe foi muito bem e agora estamos nos preparando para os Jogos Regionais. Agradecemos o apoio das Madeireiras Getuba e Rezende, Loja Loula, Academia Stúdio Personal e Fran Games, Presentes e Brinquedos que acreditam no potencial de nossos atletas”, concluiu o professor.
A equipe “Filhos do Vento” da SECER se prepara para participar da 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece de 15 a 31 de julho em Lorena. 13 atletas irão participar da competição. Para Durval a atleta Roselaine é a grande promessa de medalha e ainda pode conseguir índice para os Jogos Abertos. A competidora tem sido destaque em todas as competições que participa. (Fonte: PMC)

Muitos gols marcam o fim da Copa da Criança em Caraguá
Além das equipes 1ª, 2ª e 3ª colocadas, receberam premiação os artilheiros e goleiros menos vazados das duas categorias

Caraguatatuba - A 1ª Copa da Criança de Futebol de Campo troféu “João Paulo dos Santos” (em memória) disputou a final no sábado, dia 8, no CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves) com muitos gols. As equipes fizeram disputas acirradas durante toda a competição no evento que promete entrar para o calendário oficial esportivo do município.
A equipe Infantil Projeto Integração enfrentou o Força Jovem e venceu de goleada, 5 a zero. Com esse resultado a equipe conquistou a 3ª colocação do campeonato.Também na Infantil, as equipes Projeto Futuro e A.A. Corinthinhas entraram em campo na busca do título da competição. O projeto Futuro não deu chance para seu adversário e venceu de 2 a zero e sagrou-se campeã. Na categoria Mirim, a equipe Corinthinha enfrentou o Projeto Futuro e venceu também de 2 a zero e levou o título para casa.
A Copa da Criança reuniu 21 equipes e cerca de 428 competidores. Foram 42 jogos acirrados e 181 gols marcados, a média foi de 4,3 gols por partida. Nas faltas cometidas pelos atletas, o juiz penalizou com 105 cartões amarelos, uma média de 2,5 por partida e 17 cartões vermelhos.
O evento, que foi organizado pela SECER – Secretaria de Esportes e Recreação e LICAF – Liga Caraguatatubense de Futebol, premiou com troféus e medalhas as equipes 1ª, 2ª, e 3ª colocadas.
Os artilheiros da competição foram Giuliano, com 7 gols, e Nelsinho, com 11 gols, das equipes Beira Mar Coloniano e Corinthinha respectivamente. Os goleiros Lucas da equipe Projeto Futuro e Luiz Paulo do time Corinthinha foram premiados como os melhores da competição. (Fonte: PMC)

Bikers de Caraguá participam da Prova Internacional de Ciclismo
Os atletas de Caraguá se preparam para os Jogos Regionais, que acontece de 17 a 31 de julho em Lorena

Caraguatatuba - A Associação de Ciclistas de Caraguatatuba levou no sábado, 8 de julho, para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, 12 competidores para participar da 63ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho.
Com a participação de cerca de 2.500 atletas de vários estados do país e da América Latina, três caraguatatubenses tiveram destaques na competição. Na categoria Open Amador, Luís de Souza conquistou o 3° lugar após uma chegada muito disputada, em seguida Tadeu Claro cruzou a linha de chegada na 4° posição e José Joaquim terminou a prova em 6° lugar.
De acordo com os atletas o circuito tinha cerca de 3.200 metros com várias subidas curtas e longas decidas, o que fez com que muitos competidores desistissem da prova. Outro obstáculo encontrado ao longo do percurso foi o forte vento que fazia no dia da corrida, que castigou os bikers e os mais preparados se destacaram.
Os atletas de Caraguá se preparam para participar da 50ª edição dos Jogos regionais, que acontece de 17 a 31 de julho, em Lorena, no Vale do Paraíba.
A equipe de Caraguá teve o apoio da Madeireira Botorussu, Stúdio Personal Academia, Linha verde Informática, Radio Caraguá FM e da Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela apresenta o Race Village 1.500 m² de área coberta no coração da cidade

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, realizou nesta sexta-feira, 07, a abertura oficial do Race Village, em comemoração a 33a. Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
O Race Village, instalado no coração da cidade, fazendo parte de uma das sedes da 33a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, até dia 16 de julho, conta com uma estrutura de 1.500 m2. de área coberta, onde estão instalados o teatro e os stands: da Prefeitura Municipal: Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, onde está instalada a piscina de Veleiros de Rádio controle onde os visitantes têm oportunidade de operar os veleiros e simular uma competição; de Turismo e Fomento, com uma equipe de funcionários da Secretaria divulgando Ilhabela e do Meio Ambiente apresentando vídeos ambientais e o programa “Adote esta muda”, que recebeu a visita de cerca de 300 pessoas e foram adotadas 250 mudas de espécies da Mata Atlântica; dos patrocinadores: Yacamin Empreendimento; Sabesp; Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do Estado; Cine Semp Toshiba e Mitsubish Motors; o apoio da Revista Náutica, com a piscina de Veleiros de Rádio Controle e o Tanque de Mergulho e, como expositores, a Batavo Sucos e os fotógrafos: Marco Yamin e Marcio Dufranc, com uma belíssima mostra de fotos de Ilhabela.
Para a noite do evento, a Secretaria Municipal de Cultura apresentou a Orquestra Popular de Ilhabela, que presenteou o público com um repertório digno de apresentação internacional.
 (Fonte: PMI)

Largada da Regata

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a bordo da Ambulancha da Prefeitura Municipal, juntamente com a equipe médica de apoio à Regata Eldorado, Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, que abriu a 33a. Semana Internacional de Vela de Ilhabela, na manhã deste sábado, 08. (Fonte: PMI)

Show Vanessa da Mata

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira e a 1a. Dama, secretária municipal de Assistência Social, Célia H, Reale Ferreira, o secretário municipal de Administração, Norberto Batista e sua esposa Esther, fazendo parte da imensa platéia que assistiu ao show da cantora Vanessa da Mata, no Race Village, neste domingo, 09.
Após o show, a cantora recebeu em seu camarim, montado ao lado do palco, o prefeito, a 1a. Dama, a filha Izabela e a sobrinha neta Ana Clara. (Fonte: PMI)

Race Village apresentou a “III. Mostra de Dança FUNDACI”

Ilhabela - Em um verdadeiro espetáculo de dança, aconteceu neste sábado, 08 no Race Village a apresentação da 3a. Mostra de Dança, fazendo parte da programação da 33a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela.
Juntamente com os bailarinos de Ilhabela, cerca de 13 companhias de dança com 150 bailarinos, vindos das cidades de São Paulo, São José dos Campos, Santos, Caraguatatuba e Osasco, apresentaram 23 coreografias em um verdadeiro show a nível internacional, para uma platéia que lotou o espaço, aproximadamente 1.500 pessoas estiveram presentes na terceira edição da Mostra.
Para esta semana, a Prefeitura Municipal estará apresentando no Race Village, a peça de teatro “Bula e a Consciência Perdida”; recital de Violão; palestra com Robert Scheidt; o Teatro de Rua com a peça “O Visconde Partido ao Meio”; a Orquestra Municipal; palestra com Amir Klink, Beto Pandiani e “Brasil 1”; show musical com a cantora Bibba; Banda de Choro Tatuí e, todas as noites, às 22 horas, o Cine Semp Toshiba apresentará um filme. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juan retoma projeto que abre brecha para a verticalização
Prefeito reenvia à Câmara proposta que altera limite para prédios em S. Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Manoel Pons Garcia (PPS), reapresenta hoje à Câmara o projeto que cria as Zeis (Zonas de Especial Interesse Social) no município.
O projeto, que permite a implantação de prédios de até cinco pavimentos em áreas congeladas, gerou muita polêmica e foi rejeitado pelos vereadores em março deste ano após manifestação de moradores na sede do Legislativo.
O prefeito reapresenta o projeto beneficiado por uma liminar concedida a semana passada pelo Tribunal de Justiça, que suspendeu as alterações feitas pelos vereadores na Lei Orgânica local.
Uma das emendas aprovadas pelos vereadores impedia o Executivo de reapresentar um projeto de sua autoria, rejeitado anteriormente --exceto nos casos em que houver sete assinaturas dos vereadores.
O prefeito afirmou que o projeto é de interesse social e que a proposta foi rejeitada anteriormente por motivos 'meramente políticos'.
Segundo Juan, a implantação das Zeis conta com o apoio das comunidades que serão beneficiadas, tem o aval da maioria das sociedades amigos de bairro e dos representantes das igrejas católica e evangélica locais.
URGÊNCIA- O presidente interino da Câmara, Modesto Ono (PTB), disse que o projeto será votado amanhã em regime de urgência se o prefeito conseguir sete assinaturas.
Caso contrário, será encaminhado às comissões para análises e seguirá o trâmite normal --ou seja, sua votação ocorrerá dentro de 45 dias.
Ono afirmou ainda que o prefeito poderá colocar o projeto em votação caso os três novos vereadores- Felix Geléia (PP), que substitui Marcelo Mattos, do mesmo partido, afastado por 90 dias; Marcos Tenório (PP), que assumiu o lugar de José Cardim de Souza (PP), em licença médica; e, Valdeci Amparo (PV), suplente de Wagner Teixeira, assinem o documento.
O vereador Marcos Leopoldino (PSDB) disse acreditar que o projeto não poderá ser recolocado em discussão este ano.
Segundo ele, como a proposta foi rejeitada, somente poderá ser discutida novamente no ano que ano que vem. Leopoldino disse que é contra a proposta das Zeis porque caso o projeto seja aprovado o prefeito implantar prédios onde bem entender.
POLÊMICA- O projeto que cria as Zeis ainda provoca controvérsia entre lideranças comunitárias de São Sebastião.
Segundo os moradores, a liberação para construção de prédios de até cinco pavimentos pode abrir uma brecha para a expansão imobiliária desordenada.
O projeto também enfrenta a resistência de políticos, que chegaram a 'estadualizar' a discussão sobre o tema.
Segundo o deputado estadual Alberto 'Turco Loco' Hiar (PSDB), que lidera um movimento contra a aprovação do texto, o projeto não delimita as áreas previstas para a construção das edificações verticais. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara realiza audiência para discutir Plano Diretor no bairro São Francisco

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião realizou na noite da última sexta-feira, 7, uma audiência pública, no bairro de São Francisco, com o objetivo de ouvir sugestões e opiniões da comunidade em relação ao novo Plano Diretor, que está sendo elaborado pela Prefeitura e deve ser aprovado pelos vereadores até outubro de 2006.
O único vereador que compareceu ao encontro foi Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’, que está exercendo a presidência até o próximo dia 15.
Poucas pessoas participaram do evento, o que foi criticado, inclusive, por uma moradora do bairro das Cigarras, a aposentada Daisy Santos Matos, 66. “Não sei se o povo não participa porque acha que ninguém faz nada e então não dá seu palpite, mas é preciso participar para cobrar soluções”.
O evento foi realizado pela Comissão de Estudos sobre o Plano Diretor, coordenado pelo engenheiro Ricardo Rubson.
Antes de iniciar a consulta aos munícipes, um filme de 15 minutos foi exibido aos presentes. O vídeo mostrou problemas como invasão de área, mananciais, falta de habitação para população de baixa renda, entre outros.
Logo depois, Rubson fez um breve relato sobre o que é o Plano Diretor e qual a sua importância para o desenvolvimento da cidade. “O importante desses encontros é saber o que a população quer para o seu bairro através da participação”.
Os moradores, então, passaram a expor suas opiniões e sugestões em relação a algumas situações existentes na região. Questões ligadas ao patrimônio cultural, a pesca, ao transporte coletivo, a habitação, a poluição e assoreamento do rio Perequê-Mirim, ao saneamento básico, a balneabilidade das praias, a saúde, a educação, ao lazer e falta de policiamento foram citadas pela comunidade.
“Faltam vagas nas escolas porque fui procurar para minha sobrinha na 3ª série e não consegui”, disse a micro-empresária Elza Siqueira, 54. O mesmo problema estaria acontecendo em relação as creches.
“Gostaria que levantassem a ponte para evitar conseqüências como enchentes”, declarou o balconista Benedito Camilo dos Santos, 60, referindo-se a ponte existente na área histórica do bairro São Francisco.
Para o morador Fabrício Cardim de Souza, 27, a região precisa ser uma zona mista, ou seja, ter comércio e residências. Ele afirmou ser contra a instalação de indústria no bairro afirmando, ainda, que o local estaria sendo esquecido devido a falta de investimento na área da cultura. “Falta apoio ao patrimônio cultural. Precisa fomentar a cultura para voltar a ter movimento, já que o bairro é praticamente escondido”, sugere.
A situação do transporte coletivo também foi comentada.
Segundo os moradores, a circulação de ônibus dentro da parte histórica seria inviável porque poderia provocar danos aos imóveis antigos. Entretanto, eles alegam que há necessidade de ter uma linha regular, por meio de veículos menores como, por exemplo, o ‘expressinho’, para atender a mobilidade de idosos e deficientes.
A comunidade foi questionada, ainda, com relação ao atendimento realizado pela saúde. “A demora no atendimento e a marcação de consulta acontecem bastante. Acredito que seja geral”, afirmou a aposentada Daisy Santos.
A questão da regularização de terras invadidas para atender a população de baixa renda também foi discutida pelos presentes. De acordo com o coordenador, a região não tem para onde crescer havendo, então, necessidade em promover a inclusão dessas áreas no planejamento da cidade.
Sobre o problema de poluição do rio, a solução apontada seria promover o saneamento na cabeceira dos mananciais, uma vez que a área está sendo ocupada de maneira irregular. “O rio é um grande problema que nós temos”, afirmam os moradores.
No dia 14, às 18 horas, acontece uma outra audiência no bairro de Barra do Una, Costa Sul do município. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Fórum de São Sebastião ganha nova área de estacionamento

São Sebastião - O Fórum de São Sebastião, no Topovaradouro, região central da cidade, acaba de ganhar mais espaço de estacionamento. Foram colocados cerca de 500 metros quadrados de bloquetes com guias.
O trabalho foi feito pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras. Também foram instalados três postes para melhorar a iluminação do pátio interno. A obra durou 10 dias.
O novo Fórum foi inaugurado em março deste ano. O investimento chegou a R$ 2,65 milhões, sendo R$ 2,1 milhões do Estado e R$ 531,4 mil da Prefeitura, que também cedeu o terreno de 10 mil m². Iniciada em agosto de 2002, a previsão inicial de entrega da obra era de 12 meses, ou seja, agosto de 2003, ainda na administração anterior, mas problemas na estrutura atrasaram a conclusão do empreendimento.
No ano passado, a Prefeitura teve que investir em um novo sistema de drenagem para o prédio. Além da 1ª e 2ª Varas, hoje responsáveis pelo trabalho judiciário na cidade, o prédio abrigará a 3ª Vara, já criada. Ao todo, são mais de 3 mil m² de área construída.
O prédio conta ainda com dois cartórios, oito salas para o Ministério Público e uma sala do júri com capacidade para 128 pessoas. (Fonte: PMSS)

São Sebastião dá exemplo na região e mantém controle sobre ocupação desordenada

São Sebastião - Enquanto outras cidades do Litoral Norte ainda enfrentam sérios problemas com a ocupação desordenada de morros e encostas e o surgimento de novas favelas, São Sebastião decidiu encarar o problema de frente e já controlou o crescimento.
Algumas das 41 áreas irregulares de São Sebastião já contam com um completo levantamento de dados das famílias residentes nestes locais. Com isso, é possível afirmar que a cidade está atenta, não permitindo o surgimento de novas construções em áreas irregulares.
De acordo com a chefe da Divisão de Habitação e Saneamento e coordenadora Programa de Núcleos Congelados, Cláudia Lima Pereira de Castro, o controle se deve a intensa fiscalização e ao processo de demolições. “Foram cerca de 70 demolições realizadas no período de um ano e meio”, explica.
Cláudia Lima afirma que a população já está respeitando o programa. “Eles nos deram crédito porque acreditam no projeto e o respeitam. Agora, só aguardam a regularização dos seus imóveis e a aprovação da lei que regulamenta as Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS)”.
Segundo ela, o programa de congelamento de núcleos irregulares interrompeu o intenso processo de ocupação desordenada no Município.
As ações do programa consistiram na sinalização dos núcleos congelados, intensa fiscalização, demolições de novas construções irregulares, palestras sobre o programa com moradores, levantamento sócio-econômico e planialtimétrico e estudos para a urbanização e recuperação ambiental desses locais.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, essa foi a forma encontrada pela administração de exercer controle sobre estas áreas, onde os assentamentos irregulares e precários causam uma série de problemas tanto para os próprios moradores, como para a comunidade em geral.
Entre os problemas gerados estão as construções em áreas de risco de deslizamento de encosta; insegurança na titularidade dos terrenos; edificações sem critério técnico, invadindo e destruindo áreas de preservação permanente, como mangues e beira de rios.
Em cada núcleo congelado foi instalada uma placa informativa identificando a proibição de novas construções no local, estando sujeito inclusive à demolição.
O próximo passo agora do Programa de Congelamento de Núcleos será a realização do projeto de urbanização dos núcleos, que prevê a construção de escolas, creches, postos de saúde, Centros Comunitários e praças.
Outra novidade apresentada pela Secretaria de Obras e Planejamento é a criação de uma lei que prevê a emissão de planta popular para pessoas com baixa renda, facilitando assim, a regularização do imóvel.
Dados - O levantamento realizado durante um ano e meio fez a contagem dos imóveis que estão localizados nos núcleos, as famílias residentes e o total de pessoas que se encontram no local.
Na Vila Barreira, localizada no bairro de Cambury, por exemplo, existem 113 imóveis, com 104 famílias residentes e 374 pessoas. Já na Vila Mosquito, na Barra do Sahy, são 52 imóveis, 46 famílias e 161 pessoas.
Um dos núcleos mais populosos da cidade, a Vila Baiana, também na Barra do Sahy, há 544 imóveis, 477 famílias e 1581 pessoas, enquanto na Vila Tropicanga, em Boiçucanga, são 258 imóveis, 241 famílias e 695 pessoas. Nestes núcleos, além da coleta de dados sobre a situação dos moradores, foi realizado um levantamento topográfico do local.
Nos loteamentos, como o do Chico Soldado, na Enseada, são 79 imóveis, 67 famílias e 200 pessoas vivendo. Já no Balneário São Marcos, também na Enseada, são 406 imóveis, 349 famílias e 1159 pessoas.
Ainda segundo o levantamento, em Cambury, na Vila Débora, existe 137 imóveis, 119 famílias e 377 pessoas. Neste local também já foi realizado o levantamento topográfico.
Ação de bandidos inibida - E essa intensa fiscalização teve efeito positivo no combate à criminalidade. O delegado titular do 2º Distrito de Boiçucanga e do 4º Distrito de Juquehy, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, afirma que a ação dos bandidos e traficantes foi inibida com o congelamento dos núcleos e com a presença constante de equipes do Programa de Congelamento de Núcleos.
“A ação do programa evitou praticamente 80% da proliferação de imigração irresponsável”, destaca o delegado. “O congelamento dos núcleos é uma medida que urgia no nosso Município, que vive do turismo e é prejudicado pela imigração ilegal”.
Casas populares - Sobre a construção de casas populares, Cláudia Lima ressalta que por São Sebastião possuir muitas propriedades com escritura de posse, se torna inviável a instalação das casas populares.
“Para a Prefeitura instalar as casas populares em São Sebastião ela precisa de um terreno no qual a escritura seja de área titulada, não de posse. E a maioria dos grandes terrenos, no qual poderiam ser construídas as casas populares, as escrituras são de posse”.
Mas Cláudia Lima faz uma ressalva de que, mesmo diante das dificuldades, a Prefeitura busca achar soluções para a construção de moradias para a população, como é o caso da construção de 30 unidades, previstas para início no mês de agosto.
A construção será feita através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e o local será a Vila Tropicanga, em Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Arraiá Caiçara é sucesso no primeiro fim de semana
Festival de calouros começa amanhã (11/07)

São Sebastião - Um fim de semana tipicamente caiçara e ao mesmo tempo caipira. Iniciou na sexta-feira, dia 7 de julho, o II Arraiá Caiçara, evento promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (Sectur), Subprefeituras (Sesub), e em parceria com o Sesc de São José dos Campos.
Cerca de 15 mil pessoas, de acordo com a Sectur, visitaram o evento no fim de semana. Uma grande estrutura foi montada com cerca de 50 barracas e um palco para a apresentação de shows musicais em todos os dias do evento. A Secretaria de Saúde (Sesau) montou uma tenda para conscientização de doenças como o glaucoma. O interessado também pode medir a pressão arterial.
O Festival de Quadrilhas mais uma vez mostrou beleza e até irreverência dos participantes. Se apresentaram as quadrilhas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lar Vicentino, Centro de Convivência da Terceira Idade Polvo e a Escola Municipal Profº Alaor Xavier Junqueira, de Caraguatatuba.
Pensando em atrair um grande público, a Prefeitura preparou um palco ao ar livre para a apresentação de shows musicais em todos os dias do evento. Na sexta-feira, dia 7 de julho, a abertura foi com a apresentação do grupo "Trem da Viração". As composições das canções são do próprio grupo e trazem, além de influências da música regional brasileira (catira, maxixe, moda de viola, batuque, baião, xote e arrasta pé), temáticas típicas da realidade da vida interiorana, principalmente do caboclo do interior paulista.
No sábado, dia 8 de julho, aconteceu a apresentação da dupla João Marcos e Juliano. Mas o destaque ficou mesmo para a apresentação dos repentistas “Caju e Castanha”, sucesso absoluto na Feira do Migrante realizada nesse ano, na Vila Sahy, localizada na Barra do Sahy. No domingo, dia 9 de julho, a banda "Classe A" se apresentou durante a festa com forró da melhor qualidade.
Além de todas as atrações oferecidas pela Prefeitura, as oficinas culturais, que têm a parceria com a Ong ALNorte, realizaram dentro do Arraiá Caiçara diversas apresentações especiais como forma de divulgar os trabalhos e ser mais um atrativo para a população.
No sábado, dia 8 de julho, houve uma encenação de casamento, quadrilha e exposição de desenho artístico. E no domingo, 9 de julho, aconteceu uma apresentação de dança focando a cultura caiçara e uma exposição de grafite. O grupo de teatro “Fazarte” falou sobre a história das festas juninas.
Continua também até o próximo fim de semana a Feira “Marearte”, do Fundo Social de Solidariedade, em prol dos artesãos caiçaras.
Festival de Calouros - E começa nesta terça-feira, dia 11 de julho, a partir das 21h, o “Festival de Calouros Sertanejos”. Durante quatro dias, os 26 candidatos concorrem nas categorias individual e duplas, na busca pelos prêmios de R$ 400, R$ 300 e R$ 200 para 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. A premiação e final será na sexta-feira, dia 14 de julho, junto com a divulgação das quadrilhas vencedoras na qual serão premiadas em duas categorias: adulto e infantil valendo um aparelho de DVD. (Fonte: PMSS)

Chega ao fim o Torneio Interno de Futsal “Copa do Mundo” das escolinhas esportivas

São Sebastião - As escolinhas esportivas de futsal do bairro de São Francisco, Costa Norte de São Sebastião, realizaram no último sábado, 8 de julho, a final do Torneio Interno de Futsal “Copa do Mundo”.
O time da Croácia venceu a Austrália por 3 x 0 e levou o título na categoria sub-10. Já na categoria sub-12, a Inglaterra venceu a França por 3 x 1 e foi a campeã. Além da premiação para os times vencedores, os atletas que se destacaram na competição também foram premiados.
O goleiro menos vazado da competição foi Erik, da equipe da Croácia, que levou apenas oito gols. Já o melhor atleta da competição foi o jogador Bruno, da Austrália, e o artilheiro foi Diego, do Japão, com 12 gols.
De acordo com o professor Áureo Antônio do Rêgo, a premiação foi uma forma de estímulo para os alunos, além de gratificá-los pela seriedade e desempenho nas competições. “Estou muito satisfeito com os alunos, mostraram não só espírito de competição, como também muita raça e técnica. Isso mostra o bom aproveitamento dos treinos”.
O intuito do torneio foi estimular os alunos a competição, ensinando valores de cidadania, assim como regras e a importância do trabalho em equipe.
Participaram do campeonato, realizado pela Secretaria de Esportes, cerca de 60 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos. (Fonte: PMSS)

Secretaria da Educação premia vencedores do concurso sobre a Revolução de 1932

São Sebastião - A Secretaria de Educação de São Sebastião (Seduc) premiou na manhã deste domingo, 9 de julho, em cerimônia realizada na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), os vencedores do concurso sobre a história da Revolução de 1932.
Realizaram a entrega das premiações a secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Sebastião, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, e o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi.
“Quem se propõe a educar para uma vida cidadã não pode esquecer da história”, declarou a secretária da educação sobre a importância de promover o concurso, e ainda agradeceu aos professores e alunos que participaram para que o evento acontecesse.
O presidente da OAB de São Sebastião também elogiou o trabalho realizado. “Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto, pois a lei do concurso sobre a Revolução foi aprovada em 2003 e este ano é a segunda vez que ele é realizado”, disse o presidente.
Estabelecido pela lei municipal 1625/2003, no concurso deste ano os vencedores foram os alunos da EM Luiza Helena de Barros (Barequeçaba), Cássia, Gabriela, Kerolin, e Leonardo, da 8ª B, que escreveram em conjunto um poema sob a orientação dos professores Márlio da Silva e Alessandra Andrade.
A segunda colocação foi para a estudante Gabriella de Oliveira, da 4ª C da EM Enseada, que elaborou um texto orientado pela professora Maria Elisa da Conceição, e o terceiro lugar, com a coordenação da professora Elisabete Bernardo, foi para a estudante Tauane Ferreira, da 3ª C da EM Canto do Mar, com a realização de um acróstico sobre o tema.
Para avaliar os mais de 60 trabalhos inscritos deste ano, a comissão foi composta pela representante da OAB de São Paulo, Ana Maria de Oliveira Prado, pela vereadora Solange Ramos, pela secretária da Educação, Marilene Ramachoti, pela diretora do Departamento Pedagógico, Genoveva Pons Garcia, e pelas funcionárias da Seduc, Maria Inês Santana, Mariza Januário e Mercedes Pons Garcia. (Fonte: PMSS)

Jovens Cantores encantam público sebastianense

São Sebastião - Como parte da programação de inverno, a Secretaria de Cultura e Turismo apresentou na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada no bairro de São Francisco, Costa Norte de São Sebastião, no último sábado, 8 de julho, os “Jovens Cantores do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim”, que apresentaram como destaque, um repertório das melhores composições de Wolfang Amadeus Mozart.
Cerca de 50 pessoas prestigiaram os “Jovens Cantores”, que se apresentaram às 20h, cantando na primeira parte do recital, um repertório de Amadeus Mozart, reconhecido músico considerado um dos maiores gênios da música clássica e um dos compositores mais populares em concertos sinfônicos no mundo inteiro.
A escolha do repertório foi em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor e as mais famosas composições como “A Flauta Mágica”, “La Clemenza di Tito” e “Don Giovanni”.
Na segunda parte do recital, foram apresentadas músicas do período romântico da música clássica. Destaque para a apresentação de composições de Carlos Gomes, renomado compositor e pianista brasileiro.
Para o Frei Ricardo Packes, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, a igreja foi escolhida para receber os Jovens Cantores por possuir uma boa acústica e por propiciar o ambiente agradável para esse tipo de apresentação.
“É uma honra para a igreja receber esses cantores, pois sabemos da importância desse tipo de apresentação. Acolhemos iniciativas como essas que ajudam a difundir a cultura na cidade”.
Sabendo da programação de inverno em São Sebastião, o casal de argentinos Edgardo e Ema Vieytes, residentes em São Paulo, logo trataram de vir a São Sebastião para conferir a programação e prestigiar os eventos.
Na apresentação dos Jovens Cantores, o casal afirma que iniciativas como essas facilitam a divulgação da cultura e do lazer, além de promover o turismo na cidade, como era o caso deles. “Queremos parabenizar a Prefeitura de São Sebastião por oferecer tantas atrações nesta época do ano que costuma ser de pouco movimento”, declara Edgardo.
Já sua esposa, Ema Vieytes, elogia a infra-estrutura com que são realizados os eventos e aposta que São Sebastião tem tudo para se tornar o ‘point’ do inverno este ano.
“A informalidade dos eventos é o que diferencia São Sebastião das outras cidades. Vale a pena conferir todas as atrações deste inverno na cidade”.
O grupo - Os Jovens Cantores do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim tem a coordenação do professor Francisco Campos e é formado por alunos do nível médio e avançado do Curso de Canto.
Tendo se apresentado em diversos recitais, os Jovens Cantores têm como destaque as apresentações no Palácio dos Bandeirantes e na Pinacoteca do Estado. Em São Sebastião, eles realizaram a 59ª apresentação, como parte da Programação de Inverno realizadas nas cidades do interior. (Fonte: PMSS)

Câmara vota projeto relativo a Lei de Diretrizes Orçamentária nesta terça-feira

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vota nesta terça-feira, 11, em sessão ordinária, o projeto de lei 019/06, de autoria do Executivo, que estabelece as diretrizes a serem observadas na elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2007, e dá outras providências.
Os vereadores também votam mais outras duas proposituras relacionadas a alterações em leis municipais. Uma refere-se ao parcelamento de débito tributário e a outra a norma que obriga as agências bancárias do município a realizarem atendimento sem filas, por meio da distribuição de senhas.
Cerca de 20 requerimentos devem ser apreciados e votados, além da leitura de, pelo menos, 65 indicações.
A pauta, entretanto, pode sofrer mudanças até o início da sessão, quando o suplente Marcos Antônio Ferreira Tenório ocupará a cadeira do vereador José Cardim de Souza, que pediu afastamento de 30 dias para tratamento da saúde. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ação Preventiva dá resultados positivos na primeira operação integrada do programa

São Sebastião - Na primeira operação conjunta do ‘Programa Ação Preventiva’, a equipe formada por fiscais da Prefeitura de São Sebastião, Polícias Civil e Militar e Conselho de Segurança, já conseguiram obter bons resultados, resultando em prisões e na conscientização das pessoas sobre o programa. O saldo do fim de semana foi a fiscalização em sete bares, abordagem em 40 pessoas e vistoria em 12 veículos.
Dos sete bares, todos apresentaram problemas na documentação e no equipamento de som, sendo notificados pela fiscalização. Além disso, em um bar da Vila Baiana, o proprietário, procurado pela polícia por homicídio, foi preso em flagrante.
De acordo com o soldado Luís Daniel Cipolari, da Polícia Militar, a avaliação da operação foi muito positiva, pois a população pôde compreender o objetivo do programa.
“Já na sua primeira operação, a ação mostrou resultados muito positivos e a população demonstrou o seu total apoio ao programa”, declara o soldado. “Cerca de quatro bailes foram cancelados”.
Para o pastor André Catalau, abordado durante a operação de bloqueio, “toda iniciativa que seja criada para conter a criminalidade, a violência e o tráfico tem de ser apoiado pela população, que também deve denunciar tais abusos”.
O ‘Ação Preventiva’ trata-se de uma parceria entre as Policias Civil e Militar, Conselho Comunitário de Segurança e a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, que tem a finalidade de inibir a ação de traficantes, prostituição infantil, a perturbação da ordem pública e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade.
Tem o objetivo principal de tornar São Sebastião um exemplo no combate ao crime, à prostituição infantil e ao cumprimento da lei. Todos os finais de semana serão feitas rondas ostensivas, fiscalização nos estabelecimentos e apoio para a população. Denúncias poderão ser feitas através do disque denúncia, pelos telefones 190 e 147.
A coordenação do Programa Ação Preventiva é das Policias Civil e Militar e da Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião. Participam no apoio ao programa o Conselho Comunitário de Segurança da Costa Sul, e as Secretarias da Fazenda, Trabalho e Desenvolvimento Humano, Obras e Planejamento e Meio Ambiente. (Fonte: PMSS)

Estação USP inicia em São Sebastião com extensa programação

São Sebastião - Aproveitando o período de férias escolares, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) promove em São Sebastião a V Estação USP.
Quem não sabia o que fazer durante as férias agora poderá se programar. O projeto traz no 'pacote' uma série de atividades diferenciadas e recheadas de cultura e muita arte. A cidade é a única do Litoral Norte a receber o projeto.
Além de tratar temas sobre a conscientização da preservação da natureza, este ano o projeto inova e para cada cidade em que estiver presente leva um assunto diferente. Em São Sebastião será "Toda a riqueza da cultura negra", onde acontecerão exposições fotográficas, muita capoeira e danças brasileiras.
Dentro da Sectur o interessado poderá conferir a exposição “Biota”, que tem o objetivo de promover uma comunicação entre as várias linhas de pesquisa, traçando um panorama geral da biodiversidade do Estado de São Paulo. A exposição segue até o dia 30 de julho.
Num estande de 300 metros quadrados na Rua da Praia, uma exposição fotográfica com o nome de "Em torno do Zumbi", que será iniciada a partir de quarta-feira, dia 12 de julho, que leva o visitante ao passado de um Brasil escravocrata e ressalta a importância do segmento africano na formação da identidade nacional.
A mostra está dividida em duas partes: o "Navio Negreiro", que revela o cotidiano, o castigo e a rebelião escrava; e "Batuque no Quilombo" que apresenta a face denotativa dos quilombos contemporâneos. Os painéis e os textos retratam o dia-a-dia da população escrava, as formas de insurreição, a luta pela identidade e as relações raciais até hoje. O evento acontece 10 a 30 de julho, das 10h às 22h.
Programação - Além das exposições, outras atrações gratuitas estarão à disposição dos alunos. Haverá entre os dias 17 a 23 de julho rodas de capoeira, curso de capacitação dos professores de capoeira e trabalhos lúdicos com crianças de creches. O “projeto capoeira” se desenrola em três etapas: rodas de capoeira, curso de capacitação dos professores de capoeira e trabalhos lúdicos com crianças de creches.
De 22 a 28 de julho, das 19 às 21 horas, para complementar a mostra "Em torno do Zumbi", a Estação USP vai oferecer as oficinas "Danças Brasileiras" que integram os visitantes por meio de movimentos corporais de inspiração afro e seu universo lúdico.
A programação da Estação USP conta também com trilha subaquática visita monitorada, passeio pelas praias e contato direto com espécies que vivem no mar, no Cebimar com agendamento prévio dos grupos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3892-4806 ou (12) 3862-7149. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Altanta Arabi

 

PM apreende 6 galos em rinha em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Militar de Ubatuba apreendeu ontem no bairro da Pedreira, seis galos de briga, uma arena, seis biqueiras e quatro protetores de esporas. No local, supostamente usado para rinha, a PM encontrou medicamentos destinados a reabilitação das aves. Os galos foram encaminhados para o Centro de Zoonose. Cícero Marcos Neto, 32 anos, proprietário dos galos e dos equipamentos, foi detido e encaminhado a delegacia de polícia. Ele foi indiciado em contravenção penal e autuado pela Polícia Ambiental em R$ 2.304,39. (Fonte: ValeParaibano)

SAP transfere presos da cadeia de Ubatuba

Ubatuba - A SAP (Secretária de Administração Penitenciária) transferiu na tarde de ontem onze presos que se encontravam em um corredor da cadeia feminina de Ubatuba para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. Na semana passada, o delegado Fausto Cardoso, foi obrigado a colocar os presos em um caminhão-baú para liberar o corredor onde eles foram alojados para as visitas destinadas às detentas. A cadeia continua alojando nove presos no corredor situado em frente as celas femininas, cinco deles detidos no fim de semana.

 (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba Terá o 1º Tribunal de Justiça Arbitral

Ubatuba - Chega a Ubatuba com previsão de funcionamento já para o mês de junho, o 1º Tribunal de Justiça Arbitral de Ubatuba, com sede na Avenida Professor Thomaz Galhardo, 715, Centro, telefone 3833-6442.
O 1º Tribunal de Justiça Arbitral de Ubatuba é um órgão paraestatal, criado sob a égide da Lei Federal n° 9.307 de 23 de setembro de 1996, apto para julgar questões de qualquer valor em diversos campos do Direito.
Como modalidade alternativa de justiça moderna, dinâmica, sigilosa e de baixo custo, sendo outro relevante atrativo é a agilidade que a própria Lei impõe, pois fixa o prazo máximo de 6 (seis) meses para a solução do litígio com a prolatação da sentença, isto é, do início ao fim do processo. Isso é possível, pois ao contrário da Justiça tradicional, que conta apenas com técnicos com formação em Direito, na arbitral os julgadores são profissionais de diversos segmentos que aplicam seus conhecimentos técnicos nos casos que apreciam, como verdadeiros "peritos".
O instituto jurídico da arbitragem é uma das formas de solução de conflitos mais antigas na história do Direito. Foi uma das primeiras formas de solucioná-los sem o recurso da força e da violência.
A Justiça Arbitral, regulamentada pela Lei Federal 9.307 de 23 de setembro de 1996, tornou-se definitivamente o meio de pacificação social no mundo jurídico nacional, pois a natureza jurídica da arbitragem é essencialmente mista, onde se inicia privada e contratual, devido a sua origem advir de um pacto de vontades; e posteriormente é pública, pela sua função jurisdicional.
É o instrumento legal apropriado para a efetiva prática do Juízo Arbitral.   Esta Lei dá às sentenças arbitrais a mesma força e eficácia das Sentenças  Estatais e diz que os árbitros são Juízes de fato e de direito (art.18 da Lei).
ALGUNS EXEMPLOS DE CAUSAS QUE PODEM SER TRATADAS PELA JUSTIÇA ARBITRAL
· TAXAS, ALUGUEIS, CONDOMÍNIOS E ACESSÓRIOS;
· AÇÃO DE COBRANÇA DE TÍTULOS DE CRÉDITO E COMERCIAIS;
· QUESTÕES DE CONSUMO;
· CONFLITOS EDUCACIONAIS (PAIS E ESCOLAS);
· QUESTÕES DE INTERMEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA;
· AÇÃO DE INDENIZAÇÃO;
· QUESTÕES COOPERATIVISTAS;
· QUESTÕES DE SAÚDE; MÉDICO-HOSPITALAR E PLANOS DE SAÚDE;
· PRESTAÇÃO DE CONTAS;
· ACIDENTÁRIAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES;
· DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE COMERCIAL;
· QUESTÕES RELATIVAS A CONSÓRCIOS DE BENS;
· RESTITUIÇÃO DE QUANTIAS PAGAS;
· CONSTRUÇÃO CIVIL;
· PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E REPARATÓRIAS, DENTRE OUTRAS;
· DANO RURAL.
· SEPARAÇÃO DE BENS FAMILIARES;
· INVENTÁRIOS,quando NÃO HÁ HERDEIROS MENORES ou INCAPAZES e TODOS os HERDEIROS ESTÃO DE ACORDO COM  A PARTILHA EFETUADA POR ARBITRAGEM.
· Vale lembrar que, causas as quais atualmente estão paradas no Poder Judiciário em virtude do grande acúmulo de processos tramitando na justiça, PODEM SER OBJETO DE JUSTIÇA ARBITRAL, desde que as partes litigantes assim o desejem!
· INVENTÁRIOS  em que os herdeiros sejam todos maiores e capazes, a partilha pode ser feita por Arbitragem e então no Poder Judiciário o arrolamento.
· Nas Separações dos casais,quando não pretendem divulgar seus bens (processo no Poder Judiciário é Público!) podem optar em fazer a partilha dos bens do casal através da Arbitragem, levando ao Poder Judiciário apenas aquilo em que somente o Estado pode decidir: Alimentos,Guarda de filhos menores,Visita aos filhos menores,Mudança de nome da mulher divorcianda.
Segue o modelo da claúsula compromissória para que seja incluída nos contratos, dessa forma, tanto o contratante como o contratado terão a obrigatoriedade de, em caso de algum conflito, proporem ação junto ao 1º Tribunal de Justiça Arbitral de Ubatuba - TJAU, não podendo se valer, principalmente o inquilino, da morosidade da justiça comum!
Note-se que a Cláusula Compromisso deve ser inserida no corpo do contrato, em negrito, para que bem se destaque e que ao seu final ou ao seu pé, faça-se constar às assinaturas das partes contratantes e as de duas testemunhas. Podem ser as mesmas testemunhas que assinarão ao final do contrato como de praxe.
É bom lembrar que a Cláusula Arbitral CHEIA, já exclui completamente qualquer contato com o Poder Judiciário e o assunto ou objeto do contrato contenedor de cláusula deste tipo somente poderá ter seus eventuais conflitos ou divergências solucionados com fulcro na Lei nº. 9.307/96 e a decisão é terminativa, constituindo título exeqüível.
MODELO:
Cláusula nº. X: Qualquer controvérsia decorrente da interpretação ou da execução do presente Contrato, bem como valores e indenizações decorrentes de conflitos referentes ao presente contrato, estas tais como; danos morais e materiais, danos emergentes, lucros cessantes, pendentes (perdas e danos), e congêneres, também serão definitivamente resolvidos por arbitragem, cujo arbitramento dar-se-á com fulcro na Lei Federal Brasileira nº. 9.307/96 de 23/09/1996, e de conformidade com as regras, Regimento Interno e Regulamento dos procedimentos arbitrais do 1º Tribunal de Justiça Arbitral de Ubatuba - tjau, pessoa jurídica de direito privado, sediada na Avenida Professor Thomaz Galhardo, 715, Cep: 11.680-000, Ubatuba, São Paulo, pactuando as partes signatárias irrevogavelmente que se obrigam por si, seus herdeiros e sucessores, desde já, a cumprir integral e fielmente a decisão que for proferida em procedimento arbitral efetuado na forma da presente cláusula e compromisso arbitrais e imediatamente após tomarem ciência de decisão “in questio” cumprirem o todo teor do disposto na presente cláusula que vai assinada para sua ratificação.
Duvidas 12- 3833-1111 12- 3833-6442
tjau@tjau.com.br
Maick Walace Agostinho
Presidente
Luiz Carlos Ferraz
Vice Presidente


Equipes de Ubatuba conhecem seus adversários nos 50º Jogos Regionais

Ubatuba - As equipes de Ubatuba que participarão dos 50º Jogos Regionais, que serão disputados na cidade de Lorena, já conhecem seus adversários. O basquete masculino ficou na chave B e faz a primeira partida no dia 19 contra Jacareí. Os outros adversários de Ubatuba serão Caçapava e São José dos Campos.
A equipe do tênis de mesa também estréia dia 19; o feminino enfrenta São Sebastião e depois enfrenta Lorena, enquanto o masculino joga contra Cruzeiro e depois enfrenta Suzano. Outra estréia do dia 19 é o vôlei de praia: o feminino enfrenta Jambeiro e o masculino enfrenta Santa Isabel. Os demais adversários de Ubatuba na primeira fase dos Jogos Regionais são:

Biribol – Lorena, São Sebastião e Guarulhos
Futebol feminino – Taubaté e Ilhabela
Futebol masculino – Poá, Cruzeiro e Piquete
Handbol feminino – Pinda, Aparecida e Cruzeiro
Handbol masculino – Lorena, Suzano e Poá
Vôlei feminino – Suzano e Jacareí
Vôlei masculino – Taubaté, Poá e Cruzeiro
Judô masculino – Aparecida
(Fonte: PMU)

Festa da Mandioca movimenta comunidade do Sertão do Ubatumirim

Ubatuba - A comunidade do Sertão do Ubatumirim promoveu entre os dias 7 e 9 de julho a “ IV Festa da Mandioca”, evento que faz parte do calendário de festas da cidade. Nos três dias de festa, centenas de pessoas, não apenas da região Norte, mas de todo o município, puderam se divertir com apresentações de danças folclóricas, shows e também se deliciar com pratos preparados com a mandioca, cultivada no próprio bairro. Entre os quitutes que mais faziam sucesso estavam os bolinhos (nas versões de camarão, carne seca e carne moída), o bolo e a porção de mandioca frita, alem da tradicional “vaca atolada” (costela com caldo grosso de mandioca).
O presidente da Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim (SASU), Jorge Inocêncio Alves Junior, estava radiante com o evento, que pela primeira vez foi organizado pela Associação.“A festa foi um sucesso, com recorde de público e todos saindo satisfeitos com a recepção que tiveram no bairro. Agradeço à comunidade e ao apoio dado pela Prefeitura e pela Administração Regional Norte, que acreditaram no evento e colaboraram para o engrandecimento da festa”, disse Junior.
O Administrador da Regional Norte, José Roberto Junior também comemorou o sucesso da “IV Festa da Mandioca”, já pensando no próximo evento da região. “A região Norte de Ubatuba sempre teve festas tradicionais, que estão sendo conhecidas aos poucos pela cidade. Agora estamos com os olhos voltados para a organização do ‘XIII Festival do Camarão’ realizado pela comunidade da Almada, que acontecerá entre os dias 27 e 30 deste mês”, disse José Roberto.
O prefeito Eduardo Cesar compareceu à festa no domingo, 9, e elogiou o trabalho da comunidade. “Ubatuba tem tradição na realização de festas nos bairros e nossa administração tem dado total apoio a esses eventos. Os moradores do Ubatumirim souberam preparar uma bela festa, que mostrou diversas características da cultura e da culinária caiçara”, disse o prefeito. A Festa da Mandioca foi promovida pela SASU, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Campeões do Municipal de Basquete de Ubatuba recebem premiação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu no último sábado, 8, a cerimônia de premiação do “3º Campeonato Municipal de Basquete Masculino”. Em uma festa realizada no restaurante Picanha na Tábua, os destaques da competição foram homenageados. A equipe do Tachão, campeã do torneio (venceu o Tortilhão por 102 a 96 na final) recebeu o troféu das mãos do Secretário de Esportes, Bittencurt Jr.
O atleta Renato, do Tachão, foi o cestinha (159 pontos) e o melhor arremessador da linha de três pontos (19 arremessos convertidos); Daniel foi escolhido como o melhor jogador da competição e Salomão, do Tortilhão,o jogador revelação. As demais equipes, Tortilhão (vice-campeão), Prato Cheio (terceiro), Hlera (quarto) e Clínica de Fraturas Ubatuba (quinto) também estavam presentes e receberam troféus e medalhas de participação. (Fonte: PMU)

Prefeitura abre conferência sobre Meio Ambiente no Plano Diretor

Ubatuba - Foram abertas, nesta segunda-feira, 10, as discussões da Conferência de Meio Ambiente, dando prosseguimento às discussões do Plano Diretor Participativo de Ubatuba, promovidas pela Prefeitura Municipal. O evento de abertura da Conferência, que aconteceu na E.M. Tancredo de Almeida Neves, reuniu representantes de associações de bairro, além de autoridades locais e especialistas no assunto. Foram realizadas diversas palestras, abordando assuntos de grande relevância para a preservação do meio ambiente no município. Nos próximos dias 11, 12, 13 e 14 serão realizadas reuniões em todas as regiões do município: Sul, Norte, Oeste e Centro.
Compondo a mesa de trabalhos no dia da abertura estavam: Dra. Denise Silveira, representando o Gabinete do prefeito, a vereadora Luciana Machado, representando o Legislativo, o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil e o vice-prefeito Domingos dos Santos.
Em seus rápidos pronunciamentos, foi falado sobre a importância de discussões como as que estão sendo realizadas durante a elaboração do Plano Diretor. Em relação ao meio ambiente, o vice-prefeito, Domingos dos Santos, falou sobre a dicotomia existente entre desenvolvimento e preservação. “É preciso saber conciliar as coisas, fomentar o turismo sustentável e entender que muitos dos problemas que temos hoje se devem à falta de planejamento e reflexão. Cabe a nós discutir essas questões localmente, porque fazemos parte dessa grande teia humana e dependemos da sobrevivência do planeta”, disse Domingos.(Fonte: PMU)

Eduardo Cesar bate papo com a População

Ubatuba - Não percam hoje, terça feira 11/07/ 06 a partir das 13 horas no programa "Conexão Gaivota" na rádio gaivota fm 104,9 a presença do prefeito Eduardo
Cesar, num bate papo com a população.
È o prefeito prestando conta de sua administração.
Participe, faça sua pergunta atravez do tel 38335550.
Conexão Gaivota das 13:00 as 15:00 com Elísio Russo.
Rádio Gaivota fm 104,9- A Rádio que agita Ubatuba.

 

 

Semana de 07/07 à 13/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Garfield 2"
Ás 16:00 hs

 

"Todo Mundo em Pânico 4"
Ás 17:40 hs -19:20 hs

 

"Poseidon"
Ás 21:00 hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 14:20 hs- 16:00 hs- 17:40 hs- 19:20 hs- 21:00 hs.


 

 

Ação Litoral
 
Poesia Topo

Vitoriosos

Na refrega do oceano titânico
Contra o relevo plutônico
São moldados os pescadores
Ilhéus da Ilha Vitória
Que mesmo em derrotas
Conhecem as glórias
De serem lembrados
Nas memórias
De pescados, pescadores
E outras histórias.

Félix Cabral

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Cursos de Sabonetes e velas. Artesanais!

Outro dia, fiquei o período da manhã e, o da tarde, no salão do clube Tamoios ouvindo e discutindo considerações do casal de representantes do SPU (Serviço do Patrimônio da União) sobre o nosso Plano Diretor. Como sempre, a proposta é de mais interferências externas no nosso meio. Agora, também do auto denominado “governo popular” que vem cobrar seu quinhão na derrama dos aforamentos. A representante do tal governo, dito popular, no meio de algumas considerações iniciais “lascou”: “Ubatuba é o município que apresenta os maiores índices de degradações ambientais”. Puxa!!! Em outra oportunidade em que detinha a palavra sapecou: “ O Saco da Ribeira vai ter o maior TAC (Termo de Ajuste de Conduta) da história, uma vez que é preciso devolver aquela área, ocupada por marinas, a comunidade de pescadores daquele local”. Que idéia mais inteligente para o local e, para a atividade que mantém o maior número de empregos do município. Certo! E o que propõem, de compensação, para aqueles que perderão seus empregos nas tais marinas? Como sustentarão suas famílias? Irão pescar! De caniço, certamente! Durante os debates, ela insistiu veemente que o nosso plano diretor, contemplasse os parâmetros de ocupação e, uso, previstos no (ainda não regulamentado) Projeto Orla (que fez, ou idealizou esse tal projeto?). O Dr. Marcelo Mourão, na qualidade de diretor jurídico da Prefeitura, fez insistentes e contundentes intervenções pró autonomia de gestão, com argumentos baseados em preceitos constitucionais, que foram contestados e negados por aquela representante. Sem entrar no mérito das conclusões deste encontro (de desencontros) posso garantir que somos, cada vez mais, assediados por interferências externas, na determinação da ocupação e, do uso do nosso solo e, por conseguinte, nas formas (malabares) da nossa sobrevivência! Agora somos vitimas de propostas de mais um planalto: o Central. Definitivamente, devemos rechaçá-las. Chega! Seremos vistos com índios para tanta tutela? O que pretendem com mais um projeto, que chega sem dotação orçamentária? Sem verbas para sua efetiva aplicação e existência? Querem preservar o que, com quais recursos? Municipais? Pretendem transferir mais esta responsabilidade ao município? Imaginam, quem sabe, preservar o que resta do sertão do Perequê-Mirim ou do Ubatumirim? Da Barra do Rio Escuro? O pé da Serra? A favela do centro? As Sesmarias? As orlas das praias? Os rios, as cachoeiras, os mananciais? As degradadas praias-bairros Sununga, Lázaro, Enseada... ? Pretendem, com o projeto, alterar o resultado do abandono de Ubatuba pelo Estado? Que propostas mágicas de “desenvolvimento sustentável” terá a União para um município cujo modelo de receitas públicas é baseado na arrecadação de IPTU? Enquanto isso, e desde sempre, as ocupações clandestinas (de toda ordem) dominam os espaços. Multiplicam-se! “Onde tudo é proibido, tudo fica permitido” (com propriedade afirma o Renato Nunes). Viveremos no paraíso ou, em uma imensa favela de uma orla regulamentada? Finalmente, gostaria de lembrar que ainda é possível inscrever-se nos cursos de sabonetes e velas artesanais.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor