Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 20 de Julho de 2006 - Nº 1567 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Curso de Agronomia da UNITAU comemora 25 anos

Caraguatatuba
Comerciante quer mudança no trânsito
Dois são presos por tráfico em Caraguá
MP denuncia jovem acusada de matar o irmão de 3 anos
Prefeitura de Caraguá inicia dia 31 a campanha de vacinação anti-rábica
O projeto “Cinema para todos”, da Secretaria de Estado da Cultura, promove dia 23, duas sessões de cinema ao ar livre
Caraguá leva shows e recreação para a praça no Inverno Quente

Ilhabela
Comunidade do Bonete recebe provas do Telecurso 2000
Prefeito de Ilhabela recebe visita das voluntárias das Associações protetoras dos animais

São Sebastião
Estivadores queixam de atraso em obras
CIP promove capacitação de prestadores de serviços de instrutoria
Prefeitura investe em obras na área esportiva
Secretaria de Cultura e Turismo promove o “I Festival de Seresta e Chorinho”
São Sebastião inicia Jogos Regionais com grandes vitórias
1° Encontro Municipal de dependência química será realizado amanhã no Tebar
Defesa Civil elabora Mapa de Ameaças Múltiplas no município
Profissionais de contabilidade participam de curso sobre ISS digital


Ubatuba
Obras da orla começam a receber calçamento
Prefeitura inicia revitalização da Praça 13 de Maio
Casa do Brinquedo faz sucesso durante as férias escolares
Surfe continua dominando Itamambuca
Unir realiza Festa Julina com pacientes, funcionários e familiares
Festival de Inverno traz exibição de cinema para Ubatuba
Top Tuning promete agitar Ubatuba no próximo domingo
Semana da Educação prepara professores de Ubatuba para o segundo semestre de aulas
Prefeitura e Câmara discutem instrumentos jurídicos para regularização fundiária
Morcego com vírus da raiva reforça necessidade de vacinação dos animais domésticos
Almada realiza 13º Festival do Camarão
Acalento precisa de ajuda para manter importante trabalho social

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Curso de Agronomia da UNITAU comemora 25 anos

Litoral Norte - O curso de Agronomia da Universidade de Taubaté (UNITAU) completa 25 anos no mês de julho, e para comemorar esta data, o Departamento de Ciências Agrárias, realiza neste sábado, dia 22 de julho, um churrasco comemorativo.
O evento será no próprio Departamento, e é voltado para alunos e ex-alunos do curso de Agronomia. No evento os participantes poderão trocar experiências com os professores e funcionários.
A comemoração terá início com uma abertura solene na qual ex-professores e ex-funcionários receberão homenagens. Na oportunidade, haverá exposição de álbuns de fotografia das formaturas dos últimos 5 anos.
Ao longo desses 25 anos, o Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU cresceu e conta, hoje, com mais dois cursos de graduação, Engenharia de Alimentos e Nutrição. Na pós-graduação são oferecidos três cursos de especialização, em Apicultura e Gestão de resíduos industriais urbanos e rurais e de MBA em Gestão ambiental integrada além do mestrado em Ciências Agrárias. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Comerciante quer mudança no trânsito

Caraguatatuba - Os comerciantes da rua Paul Harris, no centro de Caraguá, reivindicam que a prefeitura suspenda as mudanças feitas no trânsito da via. Segundo eles, as mudanças provocaram uma queda de 30% no movimento.
Eles entregaram abaixo-assinado na prefeitura pedindo que a mão-de-direção retorne entre a avenida Anchieta e a praça Cândido Mota. "A prefeitura ao invés de melhorar o trânsito, acabou complicando", disse o comerciante João Lúcio Teixeira.
O prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) afirmou que irá solicitar a secretária de Urbanismo que o trânsito na rua retorne ao que era antes. (Fonte: ValeParaibano)

Dois são presos por tráfico em Caraguá

Caraguatatuba - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente) de São Sebastião prendeu ontem em Caraguatatuba, Maria Alaíde Batista Souza França, de 43 anos, e Antonio Carlos da Silva Jesus, de 19 anos, acusado de tráfico de drogas. A prisão ocorreu no bairro do Perequê-Mirim, região sul da cidade. Segundo o delegado da Dise, Hugo Pereira de Castro, no quintal da residência de Maria Alaíde, os policiais teriam encontrado várias porções de maconha e cocaína. O peso da droga não foi informado até as 17h de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

MP denuncia jovem acusada de matar o irmão de 3 anos

Caraguatatuba - O Ministério Público apresentou ontem denúncia à Justiça de Caraguatatuba contra Andréia de Oliveira, 18 anos, acusada de matar afogado o irmão Alex de Oliveira Silva, de 3 anos, no último dia 3.
A denúncia foi feita pelo promotor do Tribunal do Júri, Gustavo Albano Dias da Silva, ao juiz da 3ª Vara de Caraguá, Marcos Alexandre Santos Ambrogi.
Silva denunciou Andréia por homicídio triplamente qualificado --crime que prevê de 12 a 30 anos de detenção. Se condenada, a pena pode ser agravada porque a vítima era menor de 14 anos e irmão da acusada.
O promotor, após analisar o inquérito policial, entendeu que o crime teve motivo fútil, praticado por meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Silva afirmou que pediu exame de sanidade de Andréia, que será feito por técnicos do Poder Judiciário. Mesmo que fique comprovado que Andréia tenha problemas de sanidade, não impedirá que ela seja levada a julgamento.
Segundo ele, em caso de condenação, o juiz poderá substituir a pena por uma medida de segurança, ou seja, Andréia seria encaminhada a um instituição especializada para tratamento.
PRISÃO - Andréia permanece presa na Cadeia Feminina de Ubatuba desde o dia em que confessou ter matado seu irmão. Ela permanece em uma cela especial porque corre risco de ser agredida pelas demais presas, devido a crueldade do crime praticado.
A jovem confessou ter matado o irmão alegando que estava cansada de tomar conta dele. O menino, que teve as pernas amarradas por um cadarço, foi jogado pela irmã no Rio Juqueriquerê, que passa nos fundos da casa onde a família mora, no bairro Barranco Alto, zona sul da cidade.
O laudo do IML (Instituto Médico Legal) confirmou que Alex foi atirado ainda com vida no rio. O corpo da vítima foi localizado pelo Corpo de Bombeiros depois que o irmão mais velho da jovem, Anderson Oliveira Silva, 25 anos, estranhou a ausência de Alex na casa.
AVALIAÇÃO - Os pais da jovem suspeitavam que ela tivesse problemas mentais, mas segundo eles, avaliação feita por uma uma psicóloga da prefeitura teria afastado essa possibilidade. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Caraguá inicia dia 31 a campanha de vacinação anti-rábica
O Centro de Controle de Zoonoses também realizará a vacinação em cães e gatos durante a campanha e fará plantão no período de 28 de agosto a 1º de setembro, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelos telefones 3887-6888 ou 3887-6085.

Caraguatatuba - O Centro de Zoonozes, da Secretaria de Saúde de Caraguá dará início à Campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos no dia 31 de julho. A campanha atenderá todos os bairro do município, até o dia 25 de agosto.
Caso ocorra chuva no dia agendado, será divulgada uma nova data. O Centro de Controle de Zoonoses pede para os proprietários levarem o animal com coleira e guia, fucinheira nos animais bravos e gatos em gaiolas; e não esquecer o certificado de vacinação.
O CCZ também realizará a vacinação em cães e gatos durante a campanha e fará plantão no período de 28 de agosto a 1º de setembro, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelos telefones 3887-6888 ou 3887-6085.
No dia 31, a equipe atenderá os moradores do bairro Jd. Britânia - no Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Av. Ministro Dílson Funaro, 115. O horário de funcionamento para a vacinação será das 9 às 11h30 e das 13h às 16h30.
Dia 1º de agosto, terça-feira a equipe percorrerá os bairros Tabatinga - próximo ao antigo estacionamento, das 9 às 11h; Sertão dos Tourinhos - na Creche ao CEI-Centro de Educação Infantil, das 8 às 11h; Capricórnio - no Centro Comercial (praça), das 13 às 17h; Jetuba - no posto de gasolina Shell, das 13 às 17h; Alto do Jetuba - próximo ao centro comunitário, das 13 às 17h; e no Jardim Santa Rosa - volante na rua principal, das 13 às 17h.
Na quarta-feira, dia 2 de agosto, a campanha será dirigida ao bairro Massaguaçu - na Igreja católica da Praia da Cocanha, das 8 às 11h; no Jardim do Sol - Casa da Teka, das 13 às 17h; e na Rua Antônio Alexandre - ao lado da Delegacia, das 8 às 11 e das 13 às 17h.
Na quinta, 3 de agosto, a equipe atenderá os bairros Olaria - em frente à CEI-Centro de Educação Infantil, das 8 às 11h e das 13h às 17h; Jardim Casa Branca - na Rua José Pedro Oliveira Barbosa, das 8 às 11h das 13 às 17h; e Canta Galo/Serraria - na Fazenda Disparada, das 8 às 11h e das 13 às 17h.
E na sexta, dia 4, nos bairros Martin de Sá, Praia - Praça Antônio Fachini, das 8 às 11h, Rodovia - Av. Castelo Branco (próx. Esquadrimar), das 8 às 17h; Cidade Jardim - próximo à Quadra de Esportes, das 13 às 17h; na Prainha - próximo à antiga Padaria Farol, das 13 às 17h; e no Ipiranga, próximo ao Bar do Julinho, das 13 às 17h. (Fonte: PMC)

O projeto “Cinema para todos”, da Secretaria de Estado da Cultura, promove dia 23, duas sessões de cinema ao ar livre

Caraguatatuba - Um dos atrativos do Inverno Quente esta semana será o “Cinema para todos”, projeto da Secretaria de Estado da Cultura, que vai acontecer no dia 23 de julho, na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, a partir das 19 horas, com duas sessões de cinema ao ar livre: “A Ilha do Rapaterra”, direção e roteiro de Ariane Porto; e “Houve uma vez dois verões”, direção Jorge Furtado.
A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo e em parceria com a FUNDACC-Fundação Cultural de Caraguatatuba, iniciaram na última terça-feira, dia 18, a programação Inverno Quente, que vai até o dia 31 de julho, com diversas atrações gratuitas, na Praça Cândido Motta, no centro.
O Inverno Quente conta com uma extensa programação musical e ainda tenda de artesanato e projetos de geração de renda da Secretaria de Assistência Social; tenda de recreação para crianças e comida típica, diariamente a partir das 19 horas. As atrações são gratuitas e abertas ao público.
Na programação musical diversas bandas estão confirmadas para as apresentações durante todo o mês, na Praça Cândido Motta, sempre a partir das 20h30.
Programação musical confirmada:
19 - Denis Paz , às 20h30
20 – Tradicional Litoral Band, às 20h30
21 – Rio Acima (folclórico regional), 21h
21 - Quadrilha CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), 20:30 h
21 - Rio Acima – música regional/folclórica (S.J.C), 21:30h.
22 – Quebrando o Galho (grupo de choro de Tatuí da Secretaria de Estado da Cultura), 21h
- Kardec – música regional/folclórica, 21:30 h
23 – Banda Municipal Carlos Gomes, 21h
23 – Cinema para todos (Pça do Caiçara)”A ilha do terrível rapaterra”, direção e roteiro Ariane Porto – filme infantil, 19:00 h
- Banda Carlos Gomes (Pça Cândido Motta), 20:30 h
- Cinema para todos (Pça Caiçara)”Houve uma vez Dois Verões”, de Jorge Furtado – filme adulto, 21:00 h
24 – Banda Harém, 20h30
25 – Pacelli, 20h30
26 – Nosso Som, 20h30
27 – Bruno Carvalho, 20h30
28 – Canoa (Seresta e Seresteiros) Ubatuba, 20h30
Trio Mistura e Manda (chorinho), 21h30
29 – Newton Blau - Cabelo de Milho (folclórico regional) SJC, 21h30
- Orquestra de Viola Estrela de Ouro- violeiros, 20:30 h
30 – Banda Carlos Gomes, 21h. (Fonte: PMC)

Caraguá leva shows e recreação para a praça no Inverno Quente
O projeto promove, até o fim de julho, diversas atrações, como tenda de recreação, shows musicais variados, artesanato e comidas típicas. O destaque da semana é o "Cinema para todos", da Secretaria de Estado da Cultura, dia 23, com duas sessões de cinema ao ar livre.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo e em parceria com a FUNDACC-Fundação Cultural de Caraguatatuba, iniciaram na última terça-feira, dia 18, a programação Inverno Quente, que vai até o dia 31 de julho, com diversas atrações gratuitas, na Praça Cândido Motta, no centro.
O Inverno Quente conta com uma extensa programação musical e ainda tenda de artesanato e projetos de geração de renda da Secretaria de Assistência Social; tenda de recreação para crianças e comida típica, diariamente a partir das 19 horas. As atrações são gratuitas e abertas ao público.
Outro atrativo do Inverno Quente é o "Cinema para todos", projeto da Secretaria de Estado da Cultura, que vai acontecer no dia 23 de julho, na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, a partir das 19 horas, com duas sessões de cinema ao ar livre: "A Ilha do Rapaterra", direção e roteiro de Ariane Porto; e "Houve uma vez dois verões", direção Jorge Furtado.
Na programação musical diversas bandas estão confirmadas para as apresentações durante todo o mês, na Praça Cândido Motta, sempre a partir das 20h30. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Comunidade do Bonete recebe provas do Telecurso 2000

Ilhabela - A secretaria municipal de Educação de Ilhabela, representada pela coordenadora pedagógica das comunidades tradicionais, Lenice Garcêz e pela pesquisadora Silmara Campos, esteve entre os dias 12 e 13 de julho no Bonete para aplicação de provas referentes aos ensinos fundamental e médio do Telecurso 2000.
O Telecurso nas comunidades tradicionais é uma forma de proporcionar a oportunidade de continuar os estudos para as crianças que concluíram a 4ª série e os adultos que procuram expandir seus conhecimentos. Foi um privilégio que a comunidade obteve quando o secretário de Educação Antônio Cornélio de Morais Filho atendeu pedido dos moradores. Cerca de 30 alunos realizaram as avaliações de matemática, ciências, física, biologia, química e geografia” Foi uma prova bem elaborada, eu acho que se a pessoa freqüentou as aulas ou fez os exercícios do livro estava fácil, caiu tudo que estudamos” declarou Ana Carina Montessanti aluna do ensino fundamental que fez a prova com seu filho Noa de 40 dias. A avaliação foi realizada na quarta-feira à noite, e na quinta-feira de manhã. Tendo como sede a escola municipal Antônio Honório dos Santos o Telecurso tem como professores orientadores Patrícia Rubia e Luis Peixoto, ambos moradores do Bonete que sentem-se realizados ao ver que seus alunos obtiveram resultados satisfatórios nas provas e que um deles chegou a gabaritar com acerto de 100%, “Eu perdi algumas matérias, comecei ler em casa, me surpreendeu as matérias que eu não tinha estudado, mas precisei raciocinar”, afirmou Carlos César Mariano surpreso com seu desempenho.
Sendo a chegada de difícil acesso e feitas por mar aberto ou por meio de trilhas as provas chegaram de lancha trazidas pelas aplicadoras.A comunidade é formada por cerca de 70 famílias que agradecem a oportunidade de poder estudar. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela recebe visita das voluntárias das Associações protetoras dos animais

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira, 18, voluntárias das associações protetoras dos animais, Apailha (Ilhabela) e Companhia das Patas (São Sebastião), representada pela presidente Vivian Saadi.
O objetivo da visita foi de propor ao prefeito uma parceria entre o poder público e a sociedade civil das cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba juntas, solucionarem o problema da super população dos animais carentes no Litoral Norte, através da esterilização das fêmeas de cães e gatos e não mais com a apreensão e morte dos mesmos.
Para dar andamento ao projeto em Ilhabela, o poder Executivo terá que providenciar a estrutura e o local, e o gerenciamento será feito pelos membros das associações, que atuam em caráter voluntário.
Segundo a presidente da Companhia das Patas, o investimento é pequeno e o problema será solucionado em um prazo curto de tempo, por volta de 01 ano, e Ilhabela poderá vir a ser a cidade pioneira a tratar do problema, de acordo com o preconizado pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
O prefeito Manoel Marcos gostou do que ouviu, e pediu que fosse enviada uma proposta técnica para poder avaliar a viabilização do projeto, dentro da realidade orçamentária do município, propondo uma segunda reunião onde a equipe dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde também estará participando. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Estivadores queixam de atraso em obras

São Sebastião - O atraso no início das obras de dragagem para aumentar a profundidade do cais do Porto de São Sebastião está impedindo a atracação de navios de grande porte, segundo o Sindicato dos Estivadores.
Robson Ceará, presidente do sindicato, disse que a situação ficou mais complicada depois que a Marinha emitiu nota informando que o calado do porto estaria com 6,5 metros de profundidade.
"Estamos perdendo navios porque as empresas não querem correr riscos ao atracar suas embarcações no porto. Isso reduz operações de carga e descarga no terminal portuário", afirmou.
Ceará esteve anteontem na Secretaria Estadual dos Transportes, acompanhado o prefeito Juan Pons Garcia (PPS) e de representantes das empresas que operam no porto.
A comitiva esteve reunida com o diretor da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Luiz Carlos Godas, reivindicando rapidez nas obras de dragagem no porto.
O gerente do porto, Paulo Rogério de Souza Almeida, disse ontem que, em julho apenas um navio deixou de operar em São Sebastião por causa da profundidade do calado. Tratava-se de um navio que iria embarcar 2.500 veículos para a Argentina.
Almeida disse que a Dersa encaminhou ontem os documentos necessários para que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente libere as obras de dragagem do cais do porto. (Fonte: ValeParaibano)

CIP promove capacitação de prestadores de serviços de instrutoria

São Sebastião - O Centro Integrado Profissionalizante (CIP), órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação (Seduc), está promovendo em convênio com a Associação Módulo de Educação e Cultura (Amec) e a Ambiental Litoral Norte (ALNorte), uma capacitação de prestadores de serviços de instrutoria do Senai/SP.
De acordo com a Seduc, o profissional que deseja desempenhar essa função, não precisa somente de competência técnica, mas possuir qualidades pessoais relacionadas a princípios éticos e profissionais. O programa tem a duração de 32 horas.
Em torno de cada assunto são levantados os requisitos técnicos específicos. Em seguida, o tema é problematizado através de situações/problema ou estudos de caso, fechando com a sistematização estruturada no material de apoio do programa, acrescida de indicações bibliográficas para aprofundamento do assunto.
A intenção, segundo a Seduc, é obter um equilíbrio entre teoria e a prática, objeticando assim que os problemas, casos e exemplos desenvolvidos em cada um dos temas possa inspirar a adoção de adequadas posturas no dia-a-dia do profissional. (Fonte: PMSS)

Prefeitura investe em obras na área esportiva

São Sebastião - Pensando em proporcionar melhorias aos locais onde a população sebastianense utiliza para praticar esportes, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), e a Secretaria das Subprefeituras (Sesub), está realizando diversas obras no município, entre reformas e construções.
Na região central, a Praia Deserta está adequando com uma reforma e ampliação uma casa que será a sede da Divisão de Esportes Náuticos, que fará a condução da Casa da Vela que vai alavancar as modalidades ligadas ao mar como o remo, a canoagem e a vela. A obra está sendo executada por servidores públicos da Sesub e de acordo com a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a Casa da Vela beneficiará a princípio, cerca de 320 crianças e adolescentes que integrarão o projeto Navega São Paulo.
A Vila Amélia será beneficiada com a ampliação e reforma do Centro de Apoio Educacional (CAE). O projeto da obra inclui a construção de uma lanchonete, banheiros, playground com grama sintética, salão para festas, piso antiderrapante, escadas e elevadores, tudo com adequação à Lei federal que dispõe sobre a acessibilidade. O CAE da Vila Amélia tem data prevista para término das obras no final de setembro desse ano.
Atendendo a reivindicações dos usuários do Estádio Municipal Otoniel Santos, a Prefeitura de São Sebastião iniciou as obras de iluminação do campo. Já em Paúba, a obra de iluminação da quadra poliesportiva já foi finalizada.
Para beneficiar os atletas da malha e bocha que utilizam a quadra do CAE do Pontal da Cruz, está sendo reformada a cobertura do local, que é utilizado pelas equipes para lazer e treinamento. As obras têm o investimento superior aos R$ 470,5 mil em prol da melhoria do esporte na cidade.
E as obras não param. No bairro das Cigarras, será reformado o muro da quadra esportiva do bairro, um local utilizado pelos moradores do local todos os dias para a realização de amistosos e campeonatos.
De acordo com a Seop, está previsto o início da licitação para a obra de iluminação do campo de futebol próximo à praia do bairro da Enseada, localizado na Costa Norte do município. Para essas obras cerca de R$ 150 mil serão investidos. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Cultura e Turismo promove o “I Festival de Seresta e Chorinho”

São Sebastião - Dando continuidade à programação do Festival de Inverno, a Prefeitura de São Sebastião através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza nesse final de semana o “I Festival de Seresta e Chorinho” na Praça do Coreto, ao lado da Igreja Matriz.
O evento que conta com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura, tem como objetivo explorar mais o Centro Histórico da cidade com eventos culturais, além de proporcionar a comunidade uma opção de lazer no período de férias.
A abertura acontece nessa sexta-feira, 21 de julho, a partir das 20h30, com a apresentação do grupo ‘Seresta e Seresteiro’, de Ubatuba. No sábado, 22 de julho, o grupo ‘Chorando por Aí’, da Universidade Livre de Música Tom Jobim, promete emocionar o público com repertórios de músicos consagrados como Pixinguinha, Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga entre outros, a partir das 20h. E para encerrar, no domingo, 23 de julho, o espetáculo fica por conta do grupo ‘Quebrando o Galho’, do Conservatório de Tatuí, a partir das 21h, logo após a missa.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, a sugestão partiu do próprio comércio local, como forma de atrair turistas na baixa temporada. “A realização do evento, além de ser uma atração para a população, acaba ajudando a economia local”.
Ainda segundo o secretário, a proposta é manter o evento na Programação de Inverno anual do calendário cultural da cidade, assim como o Arena Cross e o Arraiá Caiçara. (Fonte: PMSS)

São Sebastião inicia Jogos Regionais com grandes vitórias

São Sebastião - Honrando a terra caiçara e provando que sabe se beneficiar dos seus recursos naturais, a dupla de vôlei de praia masculina de São Sebastião, formada pelos atletas Carlos e Valdécio venceu na manhã desta quarta-feira, 19 de julho, o primeiro jogo válido pelos 50º Jogos Regionais de Lorena.
O jogo foi disputado e terminou 2 sets a 1 a favor dos caiçaras contra uma dupla de Jambeiro.
O jogador Carlos conta que o fato de não conhecer o jogador complicou o jogo, mas destacou a vitória.
“Precisávamos vencer pois o próximo adversário é uma forte dupla de São José dos Campos. A dupla joseense é quarta colocada no ranking brasileiro, portanto tínhamos que vencer Jambeiro para garantirmos a passagem para a próxima fase”.
Carlos explica que nesta fase uma equipe tem a obrigação de vencer uma partida para ter a chance de passar pela repescagem. “Se perdêssemos as duas partidas, contra Jambeiro e contra São José, estaríamos automaticamente fora da disputa”.
Competem na categoria do vôlei de praia masculino 20 duplas. A final da modalidade acontece neste sábado, 22 de julho.
Futsal Feminino - E as meninas do futsal ‘fizeram bonito’ e derrotaram a equipe de Jacareí. Mantendo a superioridade durante toda a disputa, a equipe sebastianense marcou 2 a 1 sobre a adversária.
O primeiro tempo encerrou com o placar zerado. No segundo tempo, com orientações dos técnicos Freitas e Alexandre, que realizam um grande trabalho com as meninas ao longo do ano, a equipe entrou com garra e voltou para o segundo tempo para despachar as valeparaibanas. Amanhã, 20 de julho, São Sebastião enfrenta a cidade de Canas, no Clube Comercial de Lorena, às 13h.
Mais disputas - O time de bocha masculino perdeu para Arujá por 2 a 1. Amanhã, 20 de julho, a equipe enfrenta a forte equipe de Guarulhos, que voltou a disputar os Jogos Regionais da região este ano.
Para o técnico e jogador Célio, a chave sebastianense é a mais difícil, pois tem ainda a equipe de Pindamonhangaba. “Precisamos vencer duas para passar para a segunda fase”.
No tênis de mesa feminino e masculino, as equipes sebastianenses perderam com o mesmo placar, 3 a 0, respectivamente para Ubatuba e Guaratinguetá.
Programação da tarde - Até o fechamento desta edição, a equipe de damas sebastianense, que coleciona títulos importantes, continuava jogando contra a equipe de Mogi das Cruzes.
Para o técnico Orlando, Mogi é uma das favoritas dos Jogos Regionais, mas mantém uma boa expectativa. “Nossa equipe está ganhando experiências, temos chances de vencer, mas nosso adversário é muito forte”.
Ainda nesta primeira tarde de competições, São Sebastião continuava na ativa em diferentes modalidades, com as meninas do vôlei de praia e a galera do basquete masculino e feminino.
Abertura dos Jogos - Com chave de ouro, a Banda Ira realiza a grande cerimônia de abertura dos Jogos, que marca a história com a comemoração de 50 anos dos Regionais, hoje, às 19h, no CSU (Centro Social Urbano) de Lorena. A abertura contará com desfile das delegações, acendimento da pira dos Jogos, juramento do atleta e a apresentação da equipe de Ginástica Rítmica de Lorena. (Fonte: PMSS)

1° Encontro Municipal de dependência química será realizado amanhã no Tebar


São Sebastião - Tem início amanhã, a partir das 8h30, no salão social do Tebar Praia Clube em São Sebastião, o 1° Encontro Municipal de Dependência Química, evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) com o objetivo de apresentar o Programa Municipal de Dependentes Químicos aos profissionais de saúde.
Na ocasião, Prefeitura e entidades ligadas à área de prevenção e acompanhamento de dependentes químicos apresentarão durante o evento alguns projetos desenvolvidos em São Sebastião, como o "Amor Exigente", "Nova Vida" e "Al-Anon", além da participação da Casa de Estudos Espíritas Novo Alvorecer, Associação Terapêutica Vida Nova e Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo - Núcleo São Sebastião.
De acordo com a assistente social Marinalva Ferreira da Silva Melo, o evento será uma oportunidade de todos os Grupos de Auto-Ajuda, co-responsáveis pelo Encontro, apresentarem os trabalhos que desenvolvem.
“Também temos o objetivo de apresentar o Programa Municipal de Dependência Química aos Conselhos Municipais e Secretarias da Prefeitura buscando o envolvimento de todos na questão da Dependência Química bem como no tratamento e prevenção”, explicou Marinalva.
De acordo com a Sesau, a Prefeitura conta com um programa para o dependente químico que funciona todas as terças e quintas-feiras das 8h às 10h, na sede da Faculti, no centro da cidade, e outro em Boiçucanga, nas quartas-feiras das 8h30 às 11h30, na sala de Plantão Social (ao lado da Garagem Municipal). Ambas contam com um trabalho de uma equipe multiprofissional, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
Durante o encontro haverá uma palestra a partir das 14h com o tema "Prevenção como finalidade de vida" com a coordenadora do grupo "Amar é educar" da cidade de São Paulo, Elizabete Sgarbi.
Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (12) 3892-1744. (Fonte: PMSS)

Defesa Civil elabora Mapa de Ameaças Múltiplas no município

São Sebastião - A Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião, através da Defesa Civil, está criando o “Mapa de Ameaças Múltiplas”, que visa obter dados e ter um maior controle sobre os estabelecimentos do Município que armazenam materiais que oferecem risco a população.
A Defesa Civil deu inicio ao cadastramento dos estabelecimentos no dia 10 de julho, e de acordo com Paulo Galeano, chefe da Divisão de Defesa Civil, o “Mapa de Ameaças Múltiplas” tem o intuito de fazer o levantamento de suscetibilidade dos comércios e estabelecimentos que oferecem riscos de incêndio e poluição à cidade.
Segundo Galeano, o mapa será um processo dinâmico com atualizações e que sofrerá modificações de acordo com as mudanças dos estabelecimentos.
De início, o projeto piloto será realizado na região central, cadastrando todos os comércios do Centro. Nesta última quarta-feira, 19, a equipe da Defesa Civil esteve percorrendo alguns bairros próximos ao centro da cidade.
Como orientação, Paulo Galeano pede aos comerciantes para não ocultar informações sobre o local de comércio, nem quanto aos materiais que existem no local.
“Com a ajuda de todos e com as informações precisas sobre cada estabelecimento, em caso de incêndio ou alguma ocorrência mais grave, sabemos com que tipo de material estaremos lidando e conseqüentemente a operação será resolvida rapidamente”. (Fonte: PMSS)

Profissionais de contabilidade participam de curso sobre ISS digital

São Sebastião - Escritórios de contabilidade, funcionários de bancos e empresas participam de uma capacitação para operação do Imposto Sobre Serviços (ISS) eletrônico, que será implantado pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Fazenda, ainda no segundo semestre. O curso acontece até o dia 21 de julho, sexta-feira, no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), localizado na Topolândia.
O ISS digital tem o objetivo de modernizar o setor de fiscalização do imposto, de forma a reduzir a sonegação do montante lançado regularmente pela administração. O novo sistema passará a funcionar a partir de 10 de agosto de 2006. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Obras da orla começam a receber calçamento
Tanto a Avenida Iperoig como a Abreu Sodré estão recebendo calçamento em paver colorido, material moderno e ideal para tais obras

Ubatuba - A empreiteira contratada pela Prefeitura de Ubatuba já começou a colocação do pavimento na Avenida Iperoig, parte da grande obra de reurbanização que está sendo realizada com recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), e da Prefeitura, num total de cerca de R$ 2 milhões.
No início da semana o trabalho estava sendo realizado no lado esquerdo da avenida, onde ficará o calçamento em frente a maior parte do comércio local e o estacionamento em 45º. O paver colorido que está sendo colocado terá partes com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e piso táctil para deficientes visuais. A avenida terá três pistas pavimentadas, com uma única mão (sentido Centro-Perequê-Açu) e uma pista para redução de velocidade e realização de manobras.
As obras de reurbanização da Avenida Abreu Sodré, no Perequê-Açu, também estão em andamento. A primeira etapa, que abrange desde a Rua Félix Guisard até o Terminal Turístico está em fase de recuperação do pavimento, com a colocação de bloquetes intertravados. A segunda etapa da obra, que vai da Rua Nóbrega até o Rio Indaiá, também já está recebendo calçamento com paver colorido na calçada e ciclovia.
As obras da Avenida Abreu Sodré também estão sendo realizadas pela Prefeitura, com verbas do Dade, num investimento de mais de R$ 1,2 milhão. Todo o projeto está adequado às novas normas de mobilidade urbana e a ciclovia, que vai disciplinar o tráfego de bicicletas, e irá abranger cerca de 1650 metros.
Drenagem - Na Avenida Iperoig está sendo refeito todo o sistema de drenagem para que seja adequado ao novo projeto, em função da retirada do canteiro central, onde até então era feita a captação das águas no antigo sistema. Na Abreu Sodré, a obra também contempla adequação do sistema de drenagem, que será realizada com caixas de contenção de 50 x 50 centímetros, a cada 25 metros, em toda a Avenida.
Itaguá - A Avenida Leovigildo Dias Vieira, principal rua do bairro do Itaguá, está recebendo a recuperação do muro de contenção, com recursos próprios da Prefeitura de Ubatuba. Na próxima quinta-feira, 20, a Prefeitura começa a concretar os 100 metros de viga. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos espera que até o final de julho esta obra esteja concluída.
 (Fonte: PMU)

Prefeitura inicia revitalização da Praça 13 de Maio
A obra vai recriar a praça, resgatando sua beleza

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou na última semana as obras de revitalização de uma das mais tradicionais praças do município. A Praça 13 de Maio, que hoje é alvo de uma série de problemas decorrentes da situação de abandono em que se encontra, como falta de iluminação e a conseqüente presença de moradores de rua e assaltos, deve se tornar mais um atrativo na região central de Ubatuba, com um chafariz central e melhorias na iluminação e no pavimento, que receberá paver colorido.
Há estudos para a implantação de um museu que contará a história político-administrativa de Ubatuba, com ênfase para o período quando Ciccillo Matarazzo foi prefeito. Também existe a possibilidade de haver uma sede da Casa de Brinquedos na Praça 13 de Maio, o que faria com que o local se tornasse perfeito para os passeios familiares, aliando cultura e recreação.
A obra está orçada em R$ 514.961,96, verba conseguida junto ao Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). O prazo previsto para o término das obras é de cinco meses (final de outubro).
Para o prefeito Eduardo Cesar esta obra vai fazer com que a Praça 13 de Maio receba a atenção que merece há muitos anos. “Hoje em dia a praça é um lugar sombrio, com diversos problemas. Por isso queremos recriar a praça e resgatar sua beleza para que esteja a altura da cidade turística que todos nós queremos. Tenho recebido reclamações dos moradores ao redor da praça sobre a violência no local e que agora estão satisfeitos por verem que as coisas irão mudar”, disse o prefeito. (Fonte: PMU)

Casa do Brinquedo faz sucesso durante as férias escolares

Ubatuba - A Casa do Brinquedo de Ubatuba continua com sua programação de férias a todo o vapor. Na primeira semana de atividades, 401 crianças de 4 a 12 anos participaram das atividades promovidas pela equipe da “Casa”. Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo de Ubatuba, fala sobre a movimentação nas férias: “muitas crianças preferem vir à “Casa”, a ir à praia. Tivemos visitantes de vários estados e até uma menina que veio da África. Alguns pais também fizeram questão de deixar registradas as suas opiniões em nosso livro de registro”, conta a coordenadora.
A Casa do Brinquedo de Ubatuba está atendendo durante o mês de julho às segundas, terças, quintas e sextas-feiras em quatro horários: 8h, 10h, 13h30 e 15h30. Fora do período de férias escolares o atendimento ao público é feito às segundas-feiras em quatro horários: das 8 às 9:30h, das 10 às 11:30h, das 13:30 às 15h e das 15:30 às 17h; nas quartas-feiras o atendimento é direcionado para turmas de colégios municipais, estaduais e particulares, bem como entidades e ongs, mediante agendamento. Nas quintas e sextas-feiras o projeto segue com suas atividades itinerantes, levando a diversão aos bairros mais isolados de Ubatuba.
Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiverem na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, podendo ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade. A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações ligue para: 3832-1608. (Fonte: PMU)

Surfe continua dominando Itamambuca
Praia de Ubatuba recebe primeira etapa do Circuito Paulista Profissional

Ubatuba - Ubatuba recebe nesta semana os melhores surfistas do Estado para a disputa da primeira etapa do Circuito Paulista Profissional de Surfe. Muitos dos atletas que disputaram a terceira etapa do SuperSurf, encerrada no último domingo, esticaram sua estada em Ubatuba para a disputa deste campeonato. A competição, que acontece na praia de Itamambuca, terá premiação de R$ 15 mil, sendo que o campeão leva R$ 4 mil.
Retrospecto dos surfistas de Ubatuba no Circuito - Ubatuba teve o campeão Paulista Profissional do ano passado, Hizunomê Bettero, porém, nas 25 edições já realizadas, outros quatro surfistas conquistaram o título: em 1995 Narciso Oliveira abriu a série; quatro anos depois (1999)Tadeu Pereira voltou a trazer o campeonato para o Litoral Norte. Em 2002 e 2003 Ubatuba repetiu a dose, primeiro com Renato Galvão, depois com Odirlei Coutinho.
A primeira etapa do Circuito Paulista Profissional é uma realização da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, com supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). (Fonte: PMU)

Unir realiza Festa Julina com pacientes, funcionários e familiares

Ubatuba - A Unidade Integrada de Reabilitação (Unir), órgão ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, no início deste mês, dia 7, um grande “arraiá”, envolvendo funcionários, usuários, familiares, comunidade e comércio local. Ao todo, estiveram presentes cerca de 250 pessoas no amplo espaço da Unidade, que abrigou barracas de bambu com comidas típicas diversas e barracas de brincadeiras. As bandas “Praieira” e “Pé de Pano” animaram a festa e a quadrilha.
A oficina culinária da Unir, administrada pela terapeuta ocupacional, Sheila Hedo Therezão mobilizou pacientes e familiares na confecção dos salgados para a festa. Segundo a coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza, esse tipo de movimento favorece a inclusão dos pacientes no contexto social, criando condições favoráveis à melhoria da qualidade de vida. “A socialização proporciona trocas, lazer e diversão a essa demanda que, pelas limitações existentes, apresentam menos oportunidades sociais que a maioria das pessoas. Nossa festa não visa lucros, nós nos unimos para participar das brincadeiras e saborear as deliciosas comidas típicas das festas julinas”, afirma a coordenadora. (Fonte: PMU)

Festival de Inverno traz exibição de cinema para Ubatuba

Ubatuba - Graças a uma parceria da Prefeitura, através da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) com a Secretaria Estadual de Cultura, algumas atrações do Festival de Inverno já conhecido em cidades como Campos do Jordão, estão acontecendo em Ubatuba. Neste sábado, dia 22, serão exibidos dois filmes na Praça Benedito Inácio Pereira (Bip), um infantil, às 19 horas e um adulto, às 20h30. No último dia 9, o Auditório da Fundart recebeu os Jovens Cantores da Universidade Livre de Música para uma apresentação musical de canto lírico.
O projeto “Cinema para todos” do Governo do Estado trará para Ubatuba duas atrações neste Festival de Inverno. Um deles, o infantil “A Ilha do Terrível Rapaterra”, com direção e roteiro de Ariane Porto e estrelado por Lima Duarte, Arlete Salles e Tadeu Melo, traz uma história sobre as belezas e a biodiversidade do Litoral Paulista. Conhecer para poder preservar - essa é uma das mensagens presentes em “A Ilha do Terrível Rapaterra”, que coloca todos, crianças e adultos, como responsáveis por uma vida melhor, com condições de atuar concretamente no cotidiano.
O filme adulto chama-se Houve uma vez Dois Verões, de Jorge Furtado. Ele conta a história de Chico, um adolescente que está de férias na "maior e pior praia do mundo". Ele encontra Rosa num fliperama e se apaixona. Ficam juntos na primeira noite, mas ela some na manhã seguinte. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Rosa pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar... Ela tem muito a contar... Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele. (Fonte: PMU)

Top Tuning promete agitar Ubatuba no próximo domingo

Ubatuba - A101% Eventos, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, promove no próximo domingo, dia 23, mais uma etapa do “Top Tuning”, o Campeonato Nacional de som automotivo, carros rebaixados e tunados (carros personalizados).
O evento já conta com cerca de cem inscritos e nas edições anteriores atraiu grande público para assistir às apresentações. O campeonato acontece na Praça Capricórnio das 9h30 às 18h, ao lado da pista de skate (em frente ao aeroporto). Também fará parte da apresentação uma etapa de burn-out (queima de pneus).
O campeonato - Serão julgados na avaliação de tuning o motor, suspensão, acessórios, pintura, limpeza, conservação geral e acabamento. Para maior lisura na avaliação do veículo tuning, a equipe de avaliação divide o veículo em partes e atribui um peso para cada parte. Somando-se os pontos de cada parte do veículo chega-se a um resultado, que se comparado a outro veículo com as mesmas características define qual do dois é o melhor equipado.
A pontuação mínima ou máxima é definida pela marca e modelo do equipamento. Ao motor corresponde até 25% da pontuação do veículo; os acessórios representam até 40%; à pintura, quanosão verificados acabamento e tonalidade (eventuais diferenças) corresponde 5% da pontuação, assim como a limpeza/conservação. À criatividade/acabamento correspondem 10% da pontuação. (Fonte: PMU)

Semana da Educação prepara professores de Ubatuba para o segundo semestre de aulas

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoverá a partir do próximo dia 25 a “XII Semana da Educação”. O evento reunirá profissionais da educação do município e contará com oficinas e palestras direcionadas para o Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A abertura acontece no dia 25, na Escola Tancredo Neves e as oficinas nos dias 26 e 27 (veja o cronograma abaixo), nas escolas Pe. José de Anchieta e Tancredo Neves. No dia 28 acontecerá a palestra com o tema “Gestão do Trabalho Docente - O Desafio da Indisciplina”, com o pedagogo e filósofo Celso Vasconcellos.
Mais informações sobre a “XII Semana da Educação” podem ser obtidas através do telefone (12) 3833-3010.
Programação das oficinas:
27/07
Ensino Fundamental
- As múltiplas linguagens na vida e na escola
- Um jeito novo de ver a matemática
- Formando o leitor de mundos
- A música popular como processo histórico
Educação Infantil
- O texto vai à educação infantil
- 1,2,3 ... agora é sua vez !
- Brincadeiras de roda na educação infantil
Educação Especial
- Inclusão: É comigo?
Educação Física
- Jogos Cooperativos: Exercitando a convivência
Educação Artística
- A obra e as cenas do cotidiano
Gestão Escolar
- Concepção de gestão escolar
Ensino Técnico
- O papel do professor no processo de aprendizagem
EJA
- O papel de contar histórias na formação de leitores jovens e adultos

28/07
Ensino Fundamental
- Liberdade e coerência – o novo desafio para se avaliar os conteúdos
- Avaliação: dando bomba à repetência e aprovando com qualidade
- Cidadão globalizado: os desafios da modernidade em uma educação integradora
- Repensar o currículo: alunos tarefeiros ou reflexivos
-Avaliação: uma proposta inovadora
Educação Infantil
- A presença da música no cotidiano infantil
- O lúdico, a criança e a linguagem
- A importância do brincar
Educação Especial
- Práticas inclusivas
(Fonte: PMU)

Prefeitura e Câmara discutem instrumentos jurídicos para regularização fundiária
Capacitação do Instituto Polis esclareceu sobre aplicação dos novos instrumentos através do Plano Diretor Participativo

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, em parceria com a Câmara Municipal, realizou, em conjunto com o Instituto Polis (Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais) um curso de capacitação aos técnicos do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba e representantes da Câmara Municipal. O curso teve como foco os instrumentos jurídicos disponíveis para regularização urbanística e fundiária em áreas públicas e privadas do município e que devem ser inseridos no PDP.
A questão da habitação está sendo considerada prioridade para os técnicos que estão trabalhando na elaboração do PDP em Ubatuba, já que foi um dos assuntos mais abordados durante as reuniões comunitárias realizadas para colher as reivindicações da população para o município.
Para Claudinei Salgado, do Grupo de Trabalho de Habitação do PDP, é muito importante que estes instrumentos sejam definidos durante a elaboração da Lei. “Esta é uma forma de agilizar e garantir melhorias na qualidade de moradia das famílias mais necessitadas, além de potencializar a regularização do título da terra”, disse Claudinei.
De acordo com o prefeito Eduardo César, o trabalho de regularização já está bastante adiantado, pois quando estes instrumentos estiverem inseridos no Plano Diretor do Município, já haverá importantes informações disponibilizadas e crescimento desordenado controlado, o que nos coloca pelo menos um ano e meio de antecipação no processo de regularização, frutos de uma primeira etapa deste processo, que é o Programa de Congelamento de áreas irregulares. (Fonte: PMU)

Morcego com vírus da raiva reforça necessidade de vacinação dos animais domésticos
A raiva é transmitida pela saliva, ataca o sistema nervoso central de qualquer mamífero, provocando uma série de alterações físicas dolorosas, até levar a óbito

Ubatuba - Começa, no próximo sábado, 22, a vacinação anti-rábica em Ubatuba. A ação, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o governo do Estado, por meio de suas Secretarias de Saúde, pretende atingir uma meta mínima de 12.873 cães e 4.062 gatos, que representam 83% e 80% da população estimada no município, respectivamente. Em meados do mês de junho, a Superintendência de Proteção à Saúde capturou um morcego hematófago no Centro da cidade, portador do Lyssavírus, causador da raiva. Esse fator agravante vem reforçar a importância de se vacinar os animais domésticos.
O morcego, que tem hábitos noturnos, foi encontrado fora de seu habitat natural, durante o dia. Essas circunstâncias levaram os profissionais a suspeitar que o animal possuía a doença, que muda radicalmente o comportamento do infectado. Um exame, realizado pelo Instituto Pasteur confirmou a suspeita e agora, além da campanha de vacinação de cães e gatos, será feita uma averiguação de localidades com possíveis ataques por mordedura de morcegos nos animais de produção (bovinos e eqüídeos) juntamente com a Defesa Agropecuária do Estado.
Uma doença letal - Tamanha preocupação se justifica pela letalidade da doença, que é transmitida pela saliva para animais e seres humanos. A raiva ataca o sistema nervoso central de qualquer mamífero, provocando uma série de alterações físicas dolorosas e de comportamento, até levar a óbito. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias e irritação.
O superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira afirma que atualmente, a Raiva está controlada dentro do estado de São Paulo, mas isso não significa que ela esteja erradicada. “O fato de termos encontrado um morcego positivo para raiva só nos demonstra que o vírus está circulando em nossa região e que devemos ficar atentos e a população deve colaborar participando da Campanha de Vacinação Anti-Rábica”.
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Cláudia Ferraz ressalta que, ao vacinar os animais de estimação, o cidadão está protegendo também a sua família. “É muito importante a participação efetiva da comunidade para vacinarmos os cães e gatos do município. Quando a população não dá importância devida para a ação da campanha de vacinação anti-rábica animal ela própria está se prejudicando, pois a campanha não é dirigida apenas à promoção e prevenção de saúde animal, ela é também, e principalmente, dirigida à promoção e prevenção da saúde dos seres humanos.”, finaliza.
No dia da vacinação - É importante ressaltar que não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. As instruções para os donos, no dia da vacinação, é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira. Se o dono tiver dificuldades para lidar com o gato, principalmente, deve ligar para a Superintendência de Proteção à Saúde.
Para as pessoas que residem em bairros mais distantes e se beneficiarão dos postos volantes, pede-se que prestem atenção ao dia em que os agentes estarão no bairro e deixar alguém disponível em casa para recebê-los. Pede-se também que deixem os animais presos. Se no dia da vacinação estiver chovendo, a data será adiada e a nova data será informada pela equipe do PSF.
Nas comunidades da Praia do Flamengo, Flamenguinho, Praia Sete Fontes e Bonete, por terem acesso de barco e dependerem das condições do tempo, serão comunicadas com antecedência pela equipe de saúde da família responsável pela área com relação à data de vacinação.
 (Fonte: PMU)

Almada realiza 13º Festival do Camarão

Ubatuba - O tradicional Festival do Camarão da Almada, em Ubatuba, na sua 13ª edição, começa na próxima quinta-feira, 27 e vai até o dia 30 de julho. Além dos pratos típicos, feitos à base de camarão, acontecerão eventos diversos, numa programação extensa, que vai das 12 às 22 horas, durante todos os dias da festa. O evento é promovido pela Sociedade Amigos da Almada (Saba), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Ao saborear pratos como: bobó, risoto, camarão no espeto, camarão na moranga, bolinho de camarão e muitas outras delícias, o público poderá assistir a apresentações de capoeira, danças folclóricas, shows populares, soltura de tartarugas, teatro e muitas outras atrações.
Confira a programação e participe dessa festa!

27 de julho / quinta-feira
12h – Abertura da Festa
12:30h – Almoço – show com Isac – MPB
13h – Teatro de Sombras – Infantil
17h – Grupo Guaruçá – Cultura popular
19h – Capoeira Ginga Caiçara – Picinguaba
20h – Banda Bralma
21h – Banda Jamkbloco
22h – banda Tribaltos

28 de julho / sexta-feira
11h – Show com Gabriel Duarte – MPB
13h – Teatro de Sombras – infantil
15h – Projeto Tamar – soltura de tartarugas
19h – Em Caiçarês – Bado Todão – apresentação teatral
21h – Suel da Picinguaba – show musical
22h – Chapados do Forró – show musical

29 de julho / sábado
11h – Almoço – Banda The Reverend
13h – Teatro de Sombras – Infantil
14h – Fandango Caiçara – rabeca, viola e pandeiro
16h – Projeto Tamar – soltura de tartarugas
19h – Congada do Poruba
20h – Dança da Fita do Itaguá
20:30h – Quadrilha Caipira do Itaguá
21h – Suel da Picinguaba – show musical
22:30h – Show com a banda Ex-CB

30 de julho – domingo

12h – Almoço – Banda Balaio de Gato – MPB
13h – Teatro de Sombras – infantil
14h – Almoço – Show com Isac – MPB
15h – Corrida de Canoas
18h - Show com Abel e César
19h – Bingo
23h – Encerramento
(Fonte: PMU)

Acalento precisa de ajuda para manter importante trabalho social

Ubatuba - A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano "Acalento", que realiza um importante trabalho social em nossa cidade, com crian­ças e adultos que necessitam de reabilitação, está precisando de ajuda para continuar atendendo de forma gratuita os seus pacientes, que são de todo o Litoral Norte.
A Associação existe há cerca de 1 ano e no mês passado, com a colaboração do vereador Aurimar Mansano, conseguiu se tornar uma ins­tituição de utilidade pública, o que facilitaria o repasse de recursos oriundos do poder público, benefício que ainda não ocorreu. .
A Acalento atende atualmente em sua sede no bairro Porto Novo, cerca de 77 pacientes que vêm de todo o Litoral Norte. Para lá são encaminhados, pacientes com necessidades especiais.
Para realizar esse atendimento, a associação conta com o trabalho de cerca de 20 terapeutas, entre: psicólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e outros, que, de maneira voluntária, se dedicam muito para que os pacientes se recuperem da melhor forma possível, dando-lhes a possibilidade de uma melhor qualidade de vida visando sua participação na sociedade de forma justa e digna.
Segundo a presidente da Associação, Zenaide Vernizzi, o trabalho realizado é uma devoção, pois a única ajuda que recebem, é de alguns pacientes com melhor situação financeira, que podem pagar o tratamento, os outros são atendidos de forma gratuita. " Nós atendemos a todos que necessitam de um tratamento e que não podem se deslocar até o Vale do Paraíba ou Capital ”, declarou.
Zenaide destaca o tratamento de Equoterapia realizado na Associação. Com a ajuda de cavalos, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação o paciente consegue melhorar fisica­mente, mentalmente e socialmente. "Alguns pacientes chegam até nós com limites de movimento, muitas das vezes carregados no colo e hoje já conseguem dar os primeiros passos após a Equoterapia, atesta.
Para aqueles empresários ou pessoas físicas que quiserem de alguma maneira, ajudar a associação e impedir que ela feche as portas, basta entrar em contato com o telefone: (12) 3887-9043.
A Associação Acalento funciona em uma área de 13.000 m2, na Avenida Miramar, 6980, Porto Novo.
O atendimento acontece às segundas-feiras das 8h às 17h, e nas quintas-feiras e sábados das 8h ao meio dia. ( Jornal Expressão Caiçara )
 

Venha Ferver no Baile do Inverno da Associação dos Aposentados

Ubatuba - Aposentados sim, parados não. Quem já esteve num dos bailes da Associação dos Aposentados sabe que a moçada dança bem, sem perder o rebolado.
Alguns contam com anos de experiências, outros só agora, depois de aposentados, tiveram oportunidade de freqüentar essas animadas festas e aproveitam pra por em prática o que aprenderam nas aulas de dança de salão, ministradas na própria associação.
O evento da hora é o BAILE DO INVERNO, que acontece no dia 22, sábado, às 20h30 e será animado pelo Grupo Musical Galera Nativa, formado por Ed Cardoso, César Augusto e Carmem Oliver. Músicas para dançar e sonhar com velhos tempos que acabam por voltar.
A mesa para sócio custa R$ 20,00 e não sócio R$ 25,00, o convite individual para sócio vale R$ 6,00 e não sócio R$ 8,00.
Mais informações pelo telefone 3832-5898 ou na própria Associação, também endereço do baile, Rua Sebastião Benedito da Rocha, 95 Bairro Silop.
(Fonte: Associação dos Aposentados de Ubatuba)

 

 


 

Semana de 21/07 à 27/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 16:20 hs -19:10 hs e 22:00 hs.

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 13:20 hs -14:50 hs .

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Ás 13:30 hs - 16:15 hs - 19:00 hs - 21:45 hs

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Receita de Doutor

Da praia, da mata,
Da Serra do Mar
Mudei para São Paulo
Estudei em São Paulo
Adoeci em São Paulo
E fui procurar o doutor
Seu doutor me examinou
E na receita aviou
Que diariamente
Bebesse café
Feito no fogão a lenha
Acompanhado de inhame
Cará ou mandioca-doce
Que às refeições
Tivesse escaldado
De peixe ou de galinha
E de sobremesa
Jabuticaba
Cambucá
Fruta-do-conde
Brejaúva
Pindoba
E que após os repastos
Enxaguasse a garganta
Com cachaça e cambuci
Bom moço, obedeci
E desde aquela época
Jamais adoeci.

Félix Cabral

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

ACALENTO - A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano " ACALENTO " convida a todos para a Festa Julina beneficente que será realizada dia 22/07/2006, sábado as 16:00; com Bingo, música , danças , brincadeiras e barracas típicas.
A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano " ACALENTO " é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer tratamento nas mais diversas áreas de reabilitação física e mental, com crianças, jovens e adultos, em um ambiente próximo a natureza, tornando sua reabilitação mais humanizada.
É a única no Litoral Norte Paulista a oferecer a Equoterapia.

Av. Miramar, 6.980 - Porto Novo
Fone: ( 12 ) 3887-9043 - acalento@acalento.org

DESLIGUE A TV

Marcos Nisti, advogado e coordenador do Projeto Desligue a TV, afirma que a tv tem aspectos positivos, mas assim como o chocolate em excesso causa problemas de saúde, o mesmo acontece com a tv. Não pode ser a única forma de lazer. Por isso é louvável a atitude da TV Cultura que veicula comerciais incentivando os telespectadores a desligarem a tv e irem ao teatro, cinema e a ler bons livros. Na Europa, nos horários em que as crianças estão em casa, antes das 9 horas e depois das 17 horas, há uma norma para haver mais programas indicados para essa faixa de idade e que restringe a exibição de cenas de sexo, violência e drogas.
Este foi um dos enfoques do programa VER TV, apresentado pelo professor Laurindo Leal Filho, da ECA -Escola de Comunicações e Artes da USP, que é veiculado em vários horários e dias na TV Câmara .
Neste programa, o Deputado Orlando Fantazzini, do PSOL, coordenador da Comissão Ética na TV, afirmou que os canais de radio e tv são concessões públicas, como são as redes telefônicas e empresas de ônibus; portanto, se não prestam um serviço adequado, devem ser cassadas. Para isso, criou a campanha “Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania”, na qual os telespectadores podem votar e assim estabelecer uma escala dos piores programas. Como um dos resultados dessa campanha, vários programas, foram tirados do ar, ou a rede de tv teve que veicular programas educativos de direitos humanos. O Programa de João Kleber, da Rede TV, foi tirado do ar porque veiculava preconceitos.
Anteriormente ao programa, jornalista Rosário de Pompéia, do Centro de Cultura Luis Freire, de Recife, havia apresentado aos debatedores alguns trechos dos programas de reportagens policiais e de entrevistas que são veiculados em várias tvs do nordeste em horários que freqüentemente são assistidos por crianças e adolescentes. Por infringirem os princípios éticos, banalizando a violência, tratando de forma sensacionalista e vulgar os acontecimentos, foram apresentados aos telespectadores apenas alguns trechos considerados mais leves.
Sergio Suiama, Procurador da República, que tem se destacado nas discussões e aplicações de penalidades às pessoas que violam os direitos humanos, sejam na Internet ou nas tvs, afirma que é necessário a proteção do Estado através da classificação indicativa da faixa etária ao qual a programação é recomendada. Para ele, os proprietários reclamam contra qualquer intervenção do Estado no sentido de proteger contra as cenas de sexo, de violência e de uso de drogas, mas estes mesmos proprietários exercem uma censura econômica e política impedindo a manifestação de grupos ou pessoas que pensam diferente, contrários aos seus interesses pessoais ou de classe.
Foram apresentadas também algumas entrevistas de pais que afirmaram que o governo tem responsabilidade na classificação indicativa porque, devido aos seus afazeres rotineiros, não dá para os pais acompanharem tudo que seus filhos vêem na tv. No entanto, uma mãe afirmou que ela é responsável pela definição do que seus filhos assistem. Para ela, este é um papel dos pais. A discussão com os filhos sobre o conteúdo dos programas seria altamente educativo e formador.
Para os debatedores, a classificação indicativa é necessária porque não há de verdade o direito de escolha dado o alto grau de repetição dos mesmos formatos e tipos de programas nos mesmos horários. Precisaria haver uma diversificação interna de possibilidades em cada canal, e externa, isto é, enquanto um canal exibe um tipo de programa, os outros canais estariam exibindo diferentes tipos.

Rui Alves Grilo
Professor da EE Capitão Deolindo de O. Santos - Ubatuba

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor