Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006 - Nº 1569 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Pescadores exigem 'ajuda' da Petrobras
Petrobras pode arcar com contrapartidas

Caraguatatuba
Menor confessa morte de policial
Emissora de TV visita alojamento de Caraguá
Na primeira etapa de disputa o Ciclismo de Caraguá garantiu boas colocações nos Regionais
Basquete Feminino de Caraguá é Bronze no 50º Jogos Regionais
Prefeitura inicia mutirão de limpeza em bairros da região sul e norte
Olivier Anquier entrega banners do Caraguá a Gosto aos participantes
Estudantes de Caraguá retornam hoje do interior

Ilhabela
-

São Sebastião
Pescadores denunciam dano à fauna
Igreja Evangélica realiza 8° Campeonato de Futsal
Prefeitura de São Sebastião recupera prédios públicos
São Sebastião supera meta do governo e atende 1.973 pessoas com o Bolsa Família
Empresa poderá ser interditada pela Prefeitura
Costa Sul arrecada pouco mais de R$12milhões com IPTU


Ubatuba
Homem é executado a tiros em Ubatuba
De novo e sempre a magia da música
Mães reclamam da falta de estrutura na creche do Sertão da Quina
Ciclismo rende primeiras medalhas a Ubatuba nos Jogos Regionais
"Arraiá da Sasari" agita Saco da Ribeira e Lázaro
Mercado do Produtor Rural de Ubatuba continua na próxima quarta-feira
ACIU ofereceu palestra em como lidar com a inadimplência
Prefeitura inicia revitalização da Praça 13 de Maio

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Pescadores exigem 'ajuda' da Petrobras
Obras do Campo de Mexilhão no Litoral Norte vão impedir pesca; caiçaras cobram contrapartida

Litoral Norte - As colônias de pesca do Litoral Norte vão exigir uma contrapartida da Petrobras durante o período em que a pesca for proibida na região por causa das obras de implantação da plataforma e do gasoduto do Campo de Mexilhão, situado a 145 quilômetros da costa.
A Petrobras deve iniciar em outubro o Projeto Mexilhão, que inclui a construção de uma plataforma marítima, a instalação de um gasoduto e a unidade de tratamento de gás de Caraguatatuba. As obras estão orçadas em US$ 11 bilhões.
Segundo os pescadores, durante a execução do empreendimento, que pode levar de seis meses a um ano, os barcos de pesca serão proibidos de navegar e pescar nas proximidades dos trechos onde ocorrerão as obras da plataforma marítima e do gasoduto, que interligará a plataforma à unidade de tratamento de gás em Caraguatatuba.
A empresa irá se reunir com os pescadores da região para explicar os motivos da proibição e os impactos que as obras deverão provocar na fauna e flora marinha. A primeira reunião com os pescadores está prevista para ocorrer amanhã, na sede da Colônia de Pesca Benjamin Constant. A Petrobras também fará reuniões com pescadores de São Sebastião e Ilhabela para tratar do assunto.
PREJUÍZOS - Segundo o presidente da Colônia de Pesca de São Sebastião, Guilmer Tavares, a região possui cerca de 4.000 pescadores cadastrados e a maioria será prejudicada com a paralisação da pesca na área onde a Petrobras executará as obras.
Segundo Tavares, as obras também deverão provocar a migração de peixes e até mesmo a mortandade de algumas espécies (leia texto nesta página).
"Queremos que a Petrobras dê alguma contrapartida para que os pescadores e suas famílias possam se manter durante o período das obras", disse Tavares. Entre as iniciativas que a empresa poderia adotar, segundo ele, estão arrendamento dos barcos dos pescadores durante as obras e contratação de familiares dos pescadores para trabalhar no empreendimento. "Outra possibilidade seria a empresa financiar barcos, motores e apetrechos de pesca para a categoria", disse.
CARAGUÁ - O presidente da Colônia de Pesca de Caraguatatuba, Odair Ezequiel dos Santos, afirmou que, também irá exigir uma contrapartida da empresa para que os pescadores associados não sejam prejudicados. Segundo Santos, o gasoduto que interligará a plataforma a unidade de gás de Caraguá, será instalado numa área onde a pesca é intensa.
"Pretendo aproveitar a reunião agendada pela empresa para cobrar informações detalhadas das obras, da proibição da pesca e o que a Petrobras pretende fazer para ajudar os pescadores", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Petrobras pode arcar com contrapartidas

Litoral Norte - A Petrobras informou que os impactos relacionados às obras do Projeto Mexilhão serão avaliados no processo de licenciamento encaminhado ao Ibama. Segundo a empresa, nas reuniões que antecedem a audiência pública para liberação do empreendimento, os pescadores devem apresentar suas reivindicações ao Ibama e aos técnicos da Petrobras. A empresa informou ainda que, se constatado que haverá prejuízos sociais aos pescadores, a empresa poderá arcar com uma contrapartida. Sobre possíveis problemas causados nas pesquisas de jazidas, a empresa alega que as atividades de prospecção seguem as normas do Ibama. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Menor confessa morte de policial

Caraguatatuba - Um menor de 17 anos foi detido ontem por policiais militares no bairro do Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, pelo suposto envolvimento nos ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
O suspeito confessou, em depoimento à polícia, ter executado o policial militar Teodoro Bastos Leite, 30 anos, durante o levante da facção criminosa, em maio.
O policial militar foi assassinado a tiros na avenida Siqueira Campos, no bairro do Sumaré, em Caraguatatuba, no momento em que chegava em casa. Casado e pai de uma menina de seis anos, Leite foi atingido por 11 disparos, nove deles na cabeça.
OUTROS CRIMES - Além da morte de Leite, o menor apreendido confessou mais dois homicídios e disse pertencer ao PCC. A apreensão ocorreu as 15h. Ele confessou também ter atirado em viaturas da polícia no dia 12 de maio.
"O PCC perdeu um `bom' [perigoso] soldado. Ele, apesar de ser menor, é de altíssima periculosidade", disse o tenente Monteiro, responsável pela apreensão do menor.
 (Fonte: ValeParaibano)

Emissora de TV visita alojamento de Caraguá
A delegação de Caraguá recebeu nesta semana a visita da equipe de reportagem da TV Band Vale. Além de conhecer de perto a rotina dos atletas, durante os Jogos Regionais, a emissora bateu um papo com o Chefe da Delegação para saber sobre as expectativas de Caraguá nas disputas

Caraguatatuba - Nesta semana, a equipe de reportagem da emissora de TV Band Vale, compareceu ao alojamento da delegação de Caraguá, que está instalada na escola Conde Moreira Lima(prédio considerado o mais antigo e histórico da cidade), para conhecer a rotina dos atletas caiçaras que estão na disputa do 50º Jogos Regionais, em Lorena.
A repórter Alessandra quis conhecer de perto a rotina dos atletas antes das competições e saber sobre as expectativas da cidade com relação aos Jogos Regionais.
O professor Luiz Cláudio Passos(Dado), foi entrevistado pela repórter e explicou sobre o esquema de revezamento de atletas. "Neste ano não trouxemos toda a delegação de uma só vez. Estamos acompanhando o calendário de disputas, que iniciam-se com as coletivas, vindo depois as individuais. Nesta primeira fase estamos com 130 atletas, mas até o final da competição, teremos participado dos Regionais com 328 atletas", disse.
A reportagem quis saber sobre as principais promessas da delegação caiçara, mas segundo explicou Luiz Cláudio, o objetivo é de mostrar um bom trabalho.
"Em Caraguá, na Secretaria de Esportes, nós procuramos fazer um trabalho de base, trabalhando o atleta passo a passo. Eles vêm melhorando a cada ano, então vejo nas modalidades coletivas uma grande chance de destaque, e nas individuais, algumas promessas como Atletismo", disse.
Segundo o chefe da delegação, o mais importante é a união dos jogadores no sentido de conquistar premiações para Caraguatatuba. "Nós não queremos só participar, queremos levar medalhas e mostrar que Caraguá tem potencial", finalizou. (Fonte: PMC)

Na primeira etapa de disputa o Ciclismo de Caraguá garantiu boas colocações nos Regionais
Sprint Olímpico foi a primeira prova da modalidade Ciclismo e Caraguá participou com muita garra, tanto no Masculino como no Feminino, garantindo boas posições para a próxima etapa

Caraguatatuba - Caraguatatuba foi muito bem representada na modalidade Ciclismo e logo na primeira prova, acabou garantindo boas colocações. Nesta primeira etapa, a equipe caiçara participou com cinco atletas: três homens e duas mulheres.
As competições desta sexta-feira 21, segundo explicou o ciclista Sérgio Minato, foram Sprint Olímpico Masculino, Velocidade Masculino e Velocidade Feminino. Os três ciclistas de Caraguá participaram da Sprint, com revezamento a cada 250 metros. O diferencial desta competição é que o último ciclista do revezamento é quem fecha o tempo(desempenho), e na disputa vence a equipe com menor tempo cronometrado.
Foi desta maneira que Caraguá garantiu-se entre as 10 primeiras equipes, ficando em 8º lugar, graças ao desempenho dos bikers Tadeu Claro, Sérgio Minato e José Joaquim.
A segunda prova foi a Velocidade, categoria Feminino, na qual Caraguá fez sua estréia com as atletas Sandra Domiciano e Thamires Porazza. Nesta modalidade as ciclistas percorrem uma distância de 200 metros, valendo classificação para quem realiza o percurso em menor tempo. Em seguida há um confronto entre as atletas, nas denominadas quartas de finais, semi-finais e finais.
Vale lembrar que nesta competição cinco cidades participaram, com 7 atletas e mais uma vez Caraguá mostrou sua garra, entrando na disputa com duas ciclistas. A atleta Sandra Domiciano ficou em 5º lugar e Thamires Porazza garantiu a 6ª colocação. Assim, na soma total de pontuações, o desempenho dos caraguatatubenses colocaram a cidade na terceira posição no ranking geral, ficando atrás apenas de São José dos Campos e Ubatuba. (Fonte: PMC)

Basquete Feminino de Caraguá é Bronze no 50º Jogos Regionais
Por muito pouco Caraguá não arranca a "Prata" das meninas de Ferraz de Vasconcelos. A boa notícia é que o Basquete Feminino Sub-21 volta para casa com medalha de Bronze, mantendo a posição conquistada em 2005

Caraguatatuba - Caraguatatuba fez bonito na final da competição da categoria Sub-21 Feminino de Basquetebol. As atletas caiçaras lutaram minuto a minuto pela medalha de Prata, e chegaram a empatar no placar, mas acabaram levando a medalha de bronze por uma diferença mínima de 10 pontos, num placar final de 48 a 40.
Para o técnico do time, Rubens de Castro, que tem feito um trabalho de base com as atletas desde o início do ano passado, "esse resultado prova que mantivemos nossa qualidade. Nós ainda estamos engatinhando. Quase conquistamos o 2º lugar, mas saber que novamente a equipe garantiu a 3ª colocação é motivo de muito orgulho para todos nós. Nos sentimos tão vitoriosos quanto Pindamonhangaba, que conquistou o título", disse.
O Basquete Feminino, em seu primeiro jogo, na quarta-feira 19, venceu São Sebastião por 32 a 23. Na quinta-feira 20, quem ganhou foi Pindamonhangaba, por 79 a 18 - o que à equipe adversária o 1º lugar, por ter vencido todas as outras equipes. A disputa pelo segundo lugar ficou entre Caraguá e Ferraz de Vasconcelos e a disputa foi acirrada até o minuto final. Mas o Bronze é de Caraguá, que tende a melhorar a cada ano, como ficou comprovado na partida de hoje.
A armadora Yasmin Olmos deu o melhor de si durante todo o jogo, mas acabou se machucando nos minutos finais, saindo de quadra aplaudida por todos os jogadores e ambas torcidas. A cerimônia de premiação aconteceu em seguida, ocasião em que as jogadoras receberam das mãos professor e chefe da delegação de Caraguá, Luiz Cláudio Passos, a merecida medalha e o troféu pelo terceiro lugar. (Fonte: PMC)

Prefeitura inicia mutirão de limpeza em bairros da região sul e norte
Diversos bairros estão sendo atendidos neste mutirão, que tem previsão de término para daqui há duas semanas.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou esta semana mutirões de limpeza na região e sul e norte da cidade. O objetivo é eliminar acúmulos de lixo e limpar a cidade, nivelar ruas e fazer manutenção.
Na região sul, bairros como Perequê-Mirim e Pontal Santa Marina, estão recebendo serviços de capinação manual e mecânica, pintura de guia, nivelamento mecânico, poda de árvores e retirada de lixo e entulho em sistema de bota-fora.
Os diversos bairros da região norte, como Tabatinga, Massaguaçu, Getuba, Capricórnio e Condomínio Vilage Del Maré, estão recebendo serviços de capina, pintura e varrição, em todas as ruas pavimentadas.
De acordo com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Gilberto dos Santos, os serviços iniciados esta semana têm previsão de término de cerca de duas semanas e os moradores podem aproveitar a oportunidade para colocar nas calçadas, entulhos que precisem ser retirados do quintal, mas quando a equipe estiver no bairro, próximo à sua rua.
Mais informações sobre estes e outros serviços, é só ligar para 3882-5859, ou para o Alô Cidadão 0800-7700678. (Fonte: PMC)

Olivier Anquier entrega banners do Caraguá a Gosto aos participantes
O Caraguá a Gosto acontece de 3 de agosto a 3 de setembro, são 16 estabelecimentos e 28 pratos no menu, para que os consumidores elejam melhor prato, melhor ambiente, melhor garçom e melhor atendimento.

Caraguatatuba - Os 16 proprietários dos estabelecimentos participaram do Caraguá a Gosto receberam na quinta-feira, 20, os banners de identificação do evento de abertura, que contou com a presença do prefeito municipal, José Pereira de Aguilar; do secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro; do presidente da Associação Comercial e Empresarial, Paulo Gato Bijus.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Juarez Pereira Pardim; e vereadores Omar Kazon e Francisco Carlos Marcelino; o Comandante da 2ª Cia da Polícia Militar, Cap. Marcos Antônio M. de Carvalho; o presidente da ASCAF, Marcus da Costa Nunes.
O apresentador Olivier Anquier entrevistou a funcionária da Secretaria de Turismo, Fernanda Gaulter, enquanto entendia e ao mesmo tempo explicava as regras do evento ao público. O gourmet elogiou o nome do evento e achou importante eleger também o melhor garçom e ambiente. "O ambiente é a primeira coisa que chama a atenção e convida ou não para entrar e atendimento, mesmo que o tenha no prato não esteja bom, a pessoa fica tão receptiva que vai gostar do que comeu".
Anquier acompanhou o roteiro da revista e o vídeo de apresentação do evento, para chamar os participantes, um a um no palco e entregar o banner de credenciamento. Anquier disse que as fotos são bastantes convidativas e que deverá visitar a cidade durante o festival para degustar os pratos. Com perspicácia e grande simpatia falou com todos os participantes no palco.
"É muito bom esse movimento de grupo, essa sinergia, e além do mais a economia da cidade agradece!", disse. Olivier disse que já estava em sua pauta vir à Caraguá fazer um reportagem sobre a Fazenda de Mexilhões, na praia da Cocanha, assim como em Angra dos Reis, sobre a produção de Vieira.
O prefeito Aguilar disse que o evento deverá movimentar a cidade em época de baixa temporada e que esta é a maior preocupação, ajudar o comércio, que gera impostos e emprego na cidade e atende o turista. "Achei a idéia fantástica, ser comerciante em nossa cidade não é fácil devido a sazonalidade, por isso estamos sempre pensando no que fazer para ajudar o comércio, a redução de impostos e das taxas de alvarás é uma das iniciativas da Prefeitura", disse o prefeito.
O material gráfico do Caraguá a Gosto foi elogiado por Olivier Anquier, que disse que as fotos são de dar água na boca. A campanha de divulgação do Caraguá a Gosto, que inclui logotipo, fotos, revista, anúncio na Revista Veja São Paulo, mídia impressa, falada e televisiva, site, painéis, banners e outras peças, foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação de Caraguá.
O Caraguá a Gosto é o maior festival gastronômico já realizado no município e irá acontecer de 3 de agosto a 3 de setembro, em 16 estabelecimentos, transformando a cidade em um grande centro gastronômico do Litoral Norte.
Um concurso gastronômico no qual o consumidor é o jurado e irá decidir pelo melhor prato, melhor petisco, melhor atendimento, melhor garçom e melhor ambiente, na cédula que preencherá e depositará na urna disponível no próprio estabelecimento.
Os consumidores irão concorrer a um note book e 16 jantares com direito a acompanhante, que serão sorteados no dia 13 de setembro. O prêmio para melhor garçom será um DVD e para os restaurantes vencedores, troféus. (Fonte: PMC)

Estudantes de Caraguá retornam hoje do interior
Depois de vários dias de muito lazer e entretenimento em cidades do interior paulista, os 160 alunos de Caraguatatuba que participam do Programa Caravanas do Conhecimento - Redescobrindo o Interior, voltam hoje, dia 21 de julho, para o litoral.

Caraguatatuba - Os estudantes de Caraguatatuba, que participam da edição 2006 do Programa Caravanas do Conhecimento - Redescobrindo o Interior, voltam para casa hoje, dia 21 de julho. Depois de passarem a semana em cidades do interior paulista, eles retornarão para Caraguatatuba. Ao retornarem, todos os alunos se encontrarão por volta das 16h, na EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira.
Cada município procurou oferecer opções diversificadas de lazer e entretenimento aos visitantes, que puderam aproveitar bastante o passeio. A rotina em praticamente todos os grupos, quatro no total, era bastante intensa para que eles pudessem aproveitar ao máximo o interior. Os alunos acordavam às 6h, para começar a programação por às 8h. Eles paravam apenas para almoçar e seguiam até às 18h na realização do roteiro sugerido pelos hospedeiros.
Em Mira Estrela, por exemplo, cidade com quatro mil habitantes, as crianças conheceram locais diferentes e interagiram com um pouco da cultura local. O município tem como principal fonte de renda o turismo rural e por isso oferece uma boa estrutura para quem vai conhece-la.
Eles conheceram uma praia artificial, que foi feita a partir de uma represa. Também visitaram uma criação de avestruzes, uma reserva ecológica onde encontraram muitos macacos, entre outros animais. Os alunos também puderam ver uma ordenha mecânica e praticar a ordenha manual. Outra atração que eles conferiram de perto foi um local com muitas aves exóticas. Ontem a noite, na despedida do passeio, houve uma grande confraternização entre os visitantes e os hospedeiros.
A saída dos 160 alunos de Caraguatatuba rumo ao interior paulista aconteceu na última segunda-feira. Nessa edição, viajaram os alunos dos 4ºs anos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Prof. Alaor Xavier Junqueira (Travessão), Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) e Profº João Benedito Marcondes (Barranco Alto).
Cada grupo de 40 alunos foi para uma cidade com características bem típicas de interior, com população em média, de três mil habitantes. Mira Estrela, Bocaina, Macedônia e Mineiros do Tietê foram as cidades hospedeiras das crianças de Caraguatatuba. A distancia entre o Litoral Norte e esses municípios varia entre 450 e 790 quilômetros.
Para garantir a segurança das crianças e deixar os pais mais tranqüilos, a Secretaria da Educação de Caraguatatuba enviou quatro monitores por ônibus. Cada um desses profissionais está responsável por dez alunos. Eles também cotam com o apoio de outros monitores, que moram nas cidades hospedeiras e guiaram os alunos em todo o roteiro preparado para o programa Redescobrindo o Interior.
Todos monitores receberam uma capacitação oferecida pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), que é responsável pelo "Caravanas do Conhecimento". No estado de São Paulo, o programa envolverá sete mil alunos da rede oficial de ensino com idades entre 9 e 11 anos, da capital, grande São Paulo e municípios do litoral para conhecer o interior paulista. Essa mesma proposta é aplicada aos estudantes do interior, que durante as férias do verão podem conhecer cidades do litoral. Caraguatatuba esse ano foi reconhecida com a melhor hospedeira do programa Interior na Praia.
Segundo Edvaldo Ormindo, supervisor de ensino responsável pelo programa, todo o município que hospeda as crianças durante o verão, tem essa possibilidade de enviar alunos durante as férias de julho. Ele explica que nessa edição, Caraguatatuba ofereceu lanche e o transporte para as crianças, enquanto os municípios hospedeiros oferecerão a hospedagem e os passeios. "É uma experiência única, pois é a chance das crianças saírem do litoral e passarem uma semana de férias em outra região. Ele acredita que para os alunos seja muito importante a viagem, pois alguns não conhecem nem a própria cidade", finalizou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Pescadores denunciam dano à fauna

São Sebastião - O presidente da colônia de pesca de São Sebastião, Guilmer Tavares, disse que a tecnologia utilizada pelas empresas na localização de novas jazidas de petróleo ou gás vem provocando a morte e migração de peixes na região.
Segundo Tavares, a prospecção sísmica --operação em que, usando disparos sonoros muito fortes a partir de navios especiais, as indústrias de petróleo buscam localizar novas jazidas-- provoca uma poluição acústica que pode estar afetando a pesca no Litoral Norte.
Tavares disse que a prospecção vem sendo realizadas em vários pontos da costa do Litoral Norte. "Existem várias empresas fazendo pesquisas a menos de 70 quilômetros da costa", afirmou.
Segundo ele, tem sido comum os pescadores encontrarem peixes mortos e golfinhos e baleias afetados pelas fortes ondas sonoras emitidas por navios pesquisadores.
O oceanógrafo Hugo Galo, do Aquário de Ilhabela, afirmou que a intensidade das ondas sonoras pode vir a provocar distúrbios na fauna marinha. Segundo ele, técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fiscalizam a atividade para certificar se os navios de prospecção estão cumprindo as normas.
INVESTIGAÇÃO - O diretor do Ibama, em Caraguatatuba, Leonardo Teixeira, disse que irá solicitar aos técnicos do órgão que investiguem as suspeitas levantadas pelos pescadores do Litoral Norte.
Segundo Teixeira, a determinação do Ibama é para que os navios de prospecção disparem pulsos de baixa intensidade.
O Ibama permite que os pulsos sonoros atinjam até 180 decibéis, ruído que pode perceptível num raio de 10 quilômetros. O órgão determina ainda que a atividade deve ser interrompida quando golfinhos, baleias e tartarugas estiverem a menos de 500 metros do navio de prospecção. (Fonte: ValeParaibano)

Igreja Evangélica realiza 8° Campeonato de Futsal

São Sebastião - Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Seesp), a Igreja Evangélica Catedral da Restauração, realiza amanhã (22/07), o 8° Campeonato Evangélico de Futsal, que terá início a partir das 19h, no Ginásio Esportivo José de Souza Gringo, o Gringão. A entrada franca.
Segundo o organizador do evento, Edison Luiz de Souza Matos, o campeonato iniciou no mês passado, com 12 times divididos entre três chaves, envolvendo atletas de São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba. “Sempre temos uma boa participação das equipes e de torcidas”, destacou o organizador.
Os jogos realizados sempre nos finais de semana fazem parte da primeira fase do campeonato. A partir dessa segunda-feira (24/07) inicia-se uma maratona de jogos para definir as oito equipes que disputarão a segunda fase na quinta-feira, dia 27 de julho, visando a grande final com data prevista para o sábado (29/07). (Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião recupera prédios públicos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), seguindo a sua metodologia de trazer o bem estar a toda população, vem atuando em vários setores, como limpeza pública, manutenção de vias, construção de pontes, entre outros serviços.
Nos últimos meses, os funcionários da Subprefeitura Centro, Costa Sul e Norte têm trabalhado intensamente na recuperação e preservação dos prédios públicos.
Entre os prédios municipais recuperados no Centro estão: Centro Comunitário da Topolândia, Centro Integrado Profissionalizante da Topolândia, Posto de Saúde da Família do Itatinga, Ponto Socorro Central, Hospital de Clínicas, Centro de Saúde, cemitérios - Centro e São Francisco, Velório Central, Parque de Valorização de Resíduos Sólidos, prédio da Regional Centro, prédio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, prédio da Rodoviária, além de diversas praças, pontes, igrejas e pontos de ônibus.
Já na Costa Norte, os funcionários da Secretaria das Subprefeituras trabalharam na Biblioteca da Enseada, nas escolas EMEI Pônei Azul, Maria José da Penha Frúgoli, na Creche Maria Costa, no Posto de Saúde da Família da Enseada, no Centro Comunitário, no Centro de Apoio Educacional do Jaraguá, na Creche Diva Bernardino, na EMEI Mundo Encantado e no Projeto Garoçá.
Na Costa Sul o trabalho foi intenso na igreja, posto policial e escola de Toque-Toque Grande, na praça e igreja de Paúba, no cemitério, Posto de Saúde da Família e na Regional de Maresias, na Subprefeitura, praça Elpídio Romão Teixeira e no Pronto Socorro de Boiçucanga, na Regional e no cemitério de Juquehy, no Posto de Saúde da Família e Velório de Barra do Una, bem como o Posto de Saúde da Família de Boracéia.
De acordo com o secretário das Subprefeituras, José Carlos Moreno, os funcionários estão atuando em todos os bairros do Município, deixando os prédios públicos em totais condições para melhor atender os munícipes. (Fonte: PMSS)

São Sebastião supera meta do governo e atende 1.973 pessoas com o Bolsa Família

São Sebastião - Promovendo a inclusão social e criando condições para emancipação das famílias carentes, São Sebastião superou a estimativa prevista pelo governo Federal no número de beneficiados com o Programa Bolsa Família, vinculado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano.
No total, são beneficiadas 1.973 pelo Programa Bolsa Família em São Sebastião, superando a estimativa dada pelo Governo Federal de 1.951. No site “Transparência” do governo federal aparece somente 1.373 famílias beneficiadas, pois não foram computados os lotes com as outras 600 famílias. O atraso foi em função de falta de dados de alguns munícipes, mas que já estão regularizados perante o Ministério.
Em São Sebastião, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano faz o cadastro das famílias para o Programa Bolsa Família em seus plantões, sempre de acordo com a chegada.
A Secretaria tem plantão na sede do Projeto Garoçá, no bairro da Enseada; no Espaço da Figueira, no bairro do Morro do Abrigo; na própria Secretaria, no centro da cidade; no Centro Comunitário da Topolândia; na Regional da Prefeitura em Maresias e na Regional da Prefeitura de Juquehy e em Boiçucanga, ao lado da garagem municipal.
De acordo com a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, o Município cumpriu com todas as exigências e datas estipuladas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assinando o Termo de Adesão ao Programa Bolsa Família e ao Cadastramento Único de Programas Sociais com o Governo Federal.
Além disso, a Setradh criou o Conselho Municipal de Controle e Participação Social, que tem a representação do Executivo e da sociedade civil para fiscalizar todo o trabalho de cadastro das famílias.
Como forma de tornar o programa mais eficaz no município, as secretarias de Educação, Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Humano e o Conselho de Controle Social do Programa Bolsa Família se reúnem todas as últimas sextas-feiras dos meses para discutir sobre o programa. A reunião é aberta a qualquer munícipe e acontece na sede da Setradh, no centro da cidade.
A Secretaria da Saúde também participa do acompanhamento do programa Bolsa Família com o perfil ‘Saúde’, onde são avaliadas crianças com idade até 7 anos e mulheres de 10 a 50 anos, participantes do programa. A Secretaria da Educação faz o acompanhamento da freqüência escolar das crianças dessas famílias.
O programa - Criado para combater a fome e a miséria, o programa Bolsa Família tem o intuito de promover a emancipação das famílias mais pobres do país, onde, através do programa, o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas.
O Bolsa Família de forma a transferir uma renda destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 100 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro e o acesso aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social.
Dentre os inúmeros benefícios, o Bolsa Família atende duas finalidades básicas: combater a miséria e a exclusão social e promover a emancipação das famílias mais pobres. (Fonte: PMSS)

Empresa poderá ser interditada pela Prefeitura

São Sebastião - A empresa WR Comércio Transporte Logística Ltda, situada no bairro Varadouro, poderá ser interditada pela Prefeitura.
O anúncio foi repassado pelo Executivo, por meio de ofício, ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, em resposta a um requerimento apresentado pelo vereador José Cardim de Souza, aprovado em sessão ordinária realizada no dia 20 de junho de 2006.
Cardim indagava se foi emitido alvará de licença para o funcionamento de firmas instaladas no local como a M&M Serviços Consultoria Técnica SC Ltda. e a Construtora Queiroz Galvão S/A, uma vez que as mesmas estariam perturbando o sossego público.
O requerimento gerou, inclusive, uma discussão entre os vereadores sobre a lei de Uso e Ocupação do Solo.
Segundo a Prefeitura, a firma WR Comércio foi notificada por duas vezes para regularização do alvará. A primeira intimação ocorreu em 26 de abril de 2006. Já a segunda foi em 26 de junho do mesmo ano. “Diante da falta de manifestação, estaremos encaminhando o expediente para autorização de interdição do estabelecimento”, escreve o prefeito.
Já a empresa M&M. Serviços, informa a municipalidade, solicitou em 10 de dezembro de 2004 o alvará de licença para funcionamento e localização para Rua Ouro Fino, 25, no Varadouro, e, conforme tramitação do expediente, faz-se necessário a apresentação do laudo expedido pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para andamento do processo.
Cardim já havia anunciado que a Cetesb teria dado um prazo de seis meses para as firmas citadas regularizem a documentação de impactos ao meio ambiente provocados pela operação das fábricas. “Como é que a Prefeitura emite, não sei quando foi, um alvará de funcionamento?”.
Ele também havia questionado se foram realizados estudos para impacto de vizinhança, conforme estabelece o Estatuto das Cidades.
De acordo com o Executivo, não há necessidade pelo fato do empreendimento estar localizado na Z.V (Zona cinco) da lei 225/78 (Uso e Ocupação do Solo), onde estão definidas as restrições e permissões para implantação de imóveis.
“Precisamos definir se o Varadouro é zona industrial ou residencial. O que não pode é ficar do jeito que está”, declarou Cardim na época enfatizando que a legislação em questão precisa ser reformulada no Plano Diretor.
Os estabelecimentos mencionados desempenham atividades de obras de caldeiraria com fabricação de estruturas metálicas e manuseio de cargas pesadas com guindastes de 18 a 25 toneladas, oferecendo perigo aos moradores que residem nas imediações, além dos pedestres.
Segundo o vereador, o serviço é realizado tanto em via pública quanto no pátio da firma.
As empresas incomodam o sossego público, conforme relato de vizinhos, porque do local são emitidos sons de furadeiras, lixadeiras, marretas, geradores, além da execução de soldas, que é feita a céu aberto. Além disso, há circulação de carretas e caminhões e outros maquinários. Tudo isso, alegam os moradores, gera excesso de ruído, poeira, emissão de gases e trepidações.
Para Cardim, a atividade requer licença prévia de acordo com decreto estadual 47.397/02, além da importância da especificação do zoneamento e estudos de impacto de vizinhança.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Costa Sul arrecada pouco mais de R$12milhões com IPTU

São Sebastião - Os bairros da Costa Sul de São Sebastião contribuíram para os cofres da Prefeitura, no primeiro semestre de 2006, com cerca de R$12.378.586,36 oriundos do IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano).
Em ofício enviado pelo prefeito Juan Garcia ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, o Executivo informa que os dados foram obtidos com base no lançamento do ano em exercício.
Das 20 praias da região, Juquehy foi onde a administração municipal mais arrecadou, aproximadamente R$2,3milhões. Logo em seguida vem Maresias, com R$1,7milhões. No bairro da Baleia, a municipalidade arrecadou algo em torno de R$1.096.685,05, e em Camburi foram R$1.050.634,79.
A informação foi repassada em função de um requerimento apresentado pelo suplente Valdeci Vicente do Amparo, aprovado durante sessão ordinária realizada no mês passado.
O documento enviado ao Executivo solicitava o valor arrecadado em cada praia da região sul do município e qual o motivo do imposto não ser revertido em benefícios à comunidade.
Na ocasião, Valdeci disse que o pedido é uma antiga curiosidade dos moradores, uma vez que o tributo em questão seria a maior arrecadação da Prefeitura na região, mas que não estaria sendo aplicado na melhoria, por exemplo, de vias públicas, implantação de iluminação pública, no saneamento básico, entre outros problemas que afetam os bairros.
“Na verdade não é uma curiosidade só dos moradores, é minha também, pois não tenho noção do quanto é arrecadado com IPTU na Costa Sul. O investimento é muito aquém em relação a arrecadação da cidade”, declarou na época.
De acordo com o prefeito, a afirmação do suplente não é verdadeira, ou seja, a administração tem realizado benfeitorias nas praias.
A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos informou, na ocasião, que a região tem a maior inadimplência em impostos. “Não é o pobre, mas o rico. Em Maresias tem um contribuinte que deve mais de R$2milhões de IPTU”, afirmou.
Ela acredita que a maioria dos proprietários de imóveis em débito realizam acordo com o setor responsável da administração, mas não honram o compromisso até o final. “Eles pagam a primeira parcela e depois não pagam mais. Não existe uma lei que obrigue a pessoa a ficar pagando”.
Bairro - Valor arrecadado
Abras do Una - R$ 15.491,56
Barequeçaba - R$ 749.080,69
Barra do Una - R$ 786.469,63
Boracéia - R$ 663.916,10
Guaecá - R$ 827.317,31
Juréia - R$ 246.554,66
Paúba - R$ 385.204,58
Praia Preta - R$ 6.679,89
Toque Toque Grande - R$ 187.755,58
Barra do Sahy - R$ 556.518,88
Boiçucanga - R$ 867.572,95
Calhetas - R$ 3.688,38
Engenho - R$ 205.443,24
Pitangueiras - R$ 61.176,62
Santiago - R$ 145.069,42
Toque Toque Pequeno - R$ 505.419,85
Data: 21/07/06
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Homem é executado a tiros em Ubatuba

Ubatuba - Luciano Dias Santos, 29 anos, foi assassinado na noite de sexta-feira na rodovia Oswaldo Cruz, na entrada do bairro Marafunda, em Ubatuba. Por volta das 21h30, um homem encapuzado teria atirado contra a vítima, que foi atingida na cabeça e no tórax. De acordo com a Polícia Civil, o caso tem características de execução. A delegacia de Ubatuba informou ontem à tarde que ainda não havia suspeita sobre a autoria do homicídio. Santos, segundo a polícia, não tinha passagem criminal. O crime será investigado pelo setor de investigações da delegacia local, com o auxílio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Sebastião.
 (Fonte: ValeParaibano)

De novo e sempre a magia da música

Ubatuba - No próximo dia 29 de julho, sábado, acontecerá a nova edição do programa 'Serestas e Seresteiros', como ocorre tradicionalmente no último sábado de cada mês, das 20 às 22 horas, no auditório da Fundart.
O programa fica cada vez melhor, pois está sempre garimpando talentos no cenário musical ubatubense, como o Grupo Canoá, feliz união de amigos que gosta muito de cantar e se dedica a pesquisar músicas de todos os gêneros e épocas, desde que bonitas e significativas, representativas do apurado gosto musical de seus participantes.
Por conta dessa escolha de repertório, o Grupo Canoá já começa a receber convites das cidades próximas, representando Ubatuba, por exemplo, no Festival de Inverno da região: no dia 21, última sexta-feira, o Canoá cantou em São Sebastião e nesta próxima, dia 28, cantará em Caraguatatuba.
Além disso, o 'Serestas' está efetivando com muito sucesso seu projeto 'Escolas em Serestas", que em sua edição de junho contou com a participação da Escola Municipal Professora Maria Josefina Giglio Silva, com dois primorosos trabalhos - canto coral, da Professora Vera Tango; e grupo de canto e percussão, coordenado por Aguinaldo - por meio dos quais as crianças cantaram Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar, parte da história ubatubense, e uma lenda dos índios Suruí de Rondônia.
Tudo isso, a 'canja' dos amigos e mais a bela ambientação de Helena Ottoni Tracchi e seus artesãos constroem a magia de nossa música.
Então fica combinado: no próximo dia 29 de julho, sábado, das 20 às 22 horas, no Casarão da Fundart. Não perca, você vai se encantar! (Fonte: Carmen Regina Chiaradia Feliciano)

Mães reclamam da falta de estrutura na creche do Sertão da Quina

Ubatuba - A creche Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina foi inaugurada no mês de agosto de 2004.
A creche foi construída em uma área de 8.300 metros quadrados e conta com berçários, refeitório e pátio para recreação.
Na época da inauguração, a Prefeitura informou que o objetivo da instalação da nova creche era proporcionar um espaço seguro para as crianças, que têm de ficar longe dos pais, durante o período em que eles estão trabalhando.
Segundo algumas mães que tem filhos matriculados na entidade, era “tudo ótimo” até quando o local estava somente sob responsabilidade da Prefeitura, através da Secretaria da Educação. O que acontece atualmente, é que desde o inicio de junho deste ano, a Secretaria de Educação firmou convênio com o Instituto Aryrã de Desenvolvimento Humano, Cultura e Meio Ambiente que prometeu dar condições iguais ou melhores às crianças da entidade.
As entidades não devem mais ser chamadas de creches e sim de CEI- Centro de Educação Infantil.
Segundo uma das mães, que tem dois filhos matriculados no local, a entidade “passa por um retrocesso terrível”. “Crianças se machucam lá e não são levadas ao médico, as crianças estão agressivas, chegando até a cortar o cabelo umas das outras, olha o perigo, elas têm acesso à tesoura e parece que não tem ninguém vendo. As pessoas de lá não tem sequer os cuidados básicos com as crianças. A entidade está sem nenhuma estrutura de atendimento”, reclama.
As mães dizem que já se queixaram com vários órgãos mas foram ignoradas. Elas dizem que não podem ir trabalhar sossegadas sabendo que seu filho não estará bem. “Antes deixava minha filha e ia trabalhar totalmente despreocupada, agora tive que deixar meu emprego pois não tem outra creche por aqui e não tenho com quem deixar minha filha. Eu é que não vou deixar ela mais aqui, mesmo precisando muito desta creche”, disse sem dizer seu nome.
Questionada pela reportagem, uma das professoras confirmou que algumas mães têm reclamado sim, mas não quis dar detalhes.
Outro lado - A coordenadora técnica do Instituto Aryran, Luciana Sobral, afirmou que essas reclamações são infundadas.
Ela contou que os funcionários- a pedido dos próprios pais, são os mesmos que estavam anteriormente, que todos passaram por uma capacitação e que a prioridade do Instituto não é apenas cuidar, mas também educar. “O Instituto Aryran contribui para uma educação de qualidade e com criatividade. A intenção é garantir os direitos da criança em Ubatuba”, apontou.
Em relação às reclamações, Luciana ressaltou que todas as crianças que se machucam são atendidas na medida do possível, comunicando primeiramente a família e também pedindo auxilio aos órgãos competentes. Outro fator é as crianças estarem cortando os cabelos uma das outras. “O acesso a tesouras é restrito sendo utilizadas somente em atividades direcionadas e supervisionadas”, explicou.
Já ao fato da agressividade, a coordenadora diz achar estranho e argumenta alegando que “o ‘Projeto Tempo de Infância’ prioriza a autonomia onde a criança tem o direito de se expressar e de ter opinião. Cabe aos educadores e principalmente aos pais orientá-los para serem cidadãos de respeito e responsabilidade”, enfatizou.
A coordenadora disse que a vinda de mais educadores será providenciada e que já foram feitas solicitações para esse aspecto.
“Os pais devem reivindicar melhorias sempre, eles tem esse direito e essa obrigação. Cabe ao Instituto selecionar pessoas qualificadas para o cargo”, concluiu Luciana.
O Centro de Educação Infantil atende gratuitamente cerca de 100 crianças de 0 a 3 anos e conta com uma equipe de 12 pessoas: 9 educadores, 2 professores e 1 coordenação.
O atendimento é realizado de 2a à 6a feira das 7h00 às 17h30.
Instituto Aryran - O Instituto tem como membros nomes renomados na área da Educação, como Francisco Eduardo Pereira Filho, Lucila Martinez, Roseli Morila dos Santos e Vera Melis, que vêm desenvolvendo projetos e programas sociais há mais de vinte anos no cenário nacional e internacional, dentro do contexto das organizações sociais. Estes membros criaram o Instituto Aryran em 2000 para congregar energia, esforços e inteligência ao poder público, visando contribuir para o enfrentamento dos desafios da sociedade brasileira. São planejados e realizados projetos nas áreas de educação, meio ambiente e desenvolvimento humano nos municípios brasileiros. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Ciclismo rende primeiras medalhas a Ubatuba nos Jogos Regionais

Ubatuba - O ciclismo conquistou as primeiras medalhas para Ubatuba nos 50º Jogos Regionais que estão acontecendo na cidade de Lorena. Na prova de Velocidade Individual Masculina, Anderson Aparecido Barbosa da Silva conquistou a medalha de ouro. Logo em seguida, Ana Carolina Ennes Huodjakoff ficou em segundo lugar na prova de Velocidade Individual Feminina e deu a Ubatuba a segunda medalha do dia, desta vez, de prata.
A atleta Ana comemorou emocionada a medalha de prata. “Dedico essa medalha à minha avó, que faleceu há poucos dias”, desabafou a atleta. “Tenho certeza que onde ela estiver, estará contente”, completou a ciclista. Anderson também estava exultante com o ouro inédito para o ciclismo de Ubatuba. “Trabalhamos duro e sei como é importante esse ouro para o esporte de Ubatuba”, disse o campeão.
O técnico da equipe não se acomodou com a vitória: “não podemos relaxar com a conquista. Ainda teremos provas importantes no final de semana e acredito que poderemos garantir mais alguns pontos para Ubatuba, e quem sabe, mais medalhas”, disse Marcio.
A equipe de ciclismo ficou ainda com a sexta posição na prova de Velocidade Olímpica Masculina.
Mais atletas de Ubatuba em Lorena - O fim de semana marca a chegada do maior contingente da delegação de Ubatuba a Lorena para a disputa dos 50º Jogos Regionais, pois começam neste sábado as disputas de atletismo, capoeira e judô, além de skate, futevôlei e futmesa (modalidades extras). No domingo começam o futebol, vôlei e handebol. Durante a próxima semana começam também karatê, biribol, ginástica rítmica, natação e xadrez.
A delegação completa de Ubatuba nos 50º Jogos Regionais totaliza 283 pessoas sendo 239 atletas (152 masculino e 87 feminino), 23 componentes da Comissão Técnica, 19 Administrativo e 1 membro no departamento médico.
Jogos 2007 - No domingo acontece a escolha da sede dos 51º Jogos Regionais. Apenas Ubatuba permanece como cidade candidata e para ganhar o direito de sediar a competição em 2007 precisa obter maioria dos votos dos municípios que participam desta edição dos Jogos (35 municípios). O prefeito Eduardo César deverá acompanhar a escolha da próxima sede. (Fonte: PMU)

"Arraiá da Sasari" agita Saco da Ribeira e Lázaro

Ubatuba - Cerca de 500 pessoas, entre moradores do Saco da Ribeira e bairros vizinhos e até mesmo turistas, estiveram, no último dia 15 de julho, prestigiando a "1ª Festa Julina Arraiá da Sasari", realizada pela Sociedade Amigos do Saco da Ribeira, no intuito de angariar fundos para o projeto "Resgatando a Cidadania", que vem dando incentivo aos moradores do bairro para o esporte e recreação, devolvendo a alto-estima das crianças e contribuindo com a saúde das donas-de-casa.
O evento contou com o brilho do grupo folclórico "O Guaruçá", com vários estilos de música e dança, dentre eles a lenda da Sununga, a dança do chiba, boi de concha, folia de Reis e outros.
Outras atrações da noite foram a dança da quadrilha, comandada pelo professor Íris Henrique e a Capoeira com o professor de educação física e contramestre de capoeira Nerci, com a participação dos alunos do projeto.
Segundo o presidente da Sasari, Vanderlei Carlos Graça, o dinheiro arrecadado no evento será revertido na compra de materiais para que o projeto possa melhorar ainda mais. "O nosso objetivo é implantar outras atividades como jogo de malha, aulas de artesanato, violão, música e dança típicas, além de expandir o número de participantes das modalidades já existentes", complementou Vanderlei, que quer o apoio da Prefeitura em relação à iluminação da quadra do Centro Comunitário Saco da Ribeira e Lázaro.
A "1ª Festa Julina Arraiá da Sasari" teve como colaboradores: Mané Motores, Grupo Guaruçá, Porto Marina Saco da Ribeira, Deputado Turco Loco, Ubatuba Iate Clube, Supermercado Paulista, além da nossa equipe, alunos e aos padrinhos do projeto "Resgatando a Cidadania", que são eles: Loja Ordani, Mikonos Turismo, Bonfim Pinturas Náuticas, Anglo Imóveis, Açougue do Nael, Mecânica Santa Bárbara, Adriano Doces e Salgados, Escola Velho Capitão Marco Aleixo, Tapeçaria Porto-Ribeira, Cássia e Daniel e Telesmar. (Fonte: Ass. Vereador Edilson Félix)

Mercado do Produtor Rural de Ubatuba continua na próxima quarta-feira
O Mercado do Produtor Rural de Ubatuba é o primeiro passo para a implantação de um Mercado Municipal no município, com vendas no atacado e no varejo

Ubatuba - O Mercado do Produtor Rural de Ubatuba aconteceu pela segunda vez nesta quarta-feira, 19, atraindo mais público e trazendo mais diversidade em hortaliças produzidas em Ubatuba. O evento, que está sendo realizado na Praça Bip, às quartas-feiras, das 8 às 12h, tem como objetivo aproximar o produtor do consumidor, tornando o preço mais justo para ambas as partes.
A princípio, serão mais duas quartas-feiras, 26 de julho e 2 de agosto. Se houver adesão por parte dos comerciantes locais, o Mercado do Produtor Rural de Ubatuba continuará acontecendo até a implantação de um Mercado Municipal na cidade. A proposta principal da Smapa, para justificar a consolidação desse projeto é o conceito do “mercado solidário”. Segundo a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zuccherato, o Mercado é uma forma de trazer o produtor para a cidade e estimular o seu envolvimento com as atividades comerciais. “Nós estamos viabilizando uma forma para que o comerciante de Ubatuba possa criar elos com os produtores. Assim, eles poderão escoar a produção e investir em novas possibilidades, como os alimentos orgânicos e aumentar a variedade de hortaliças”.
O público-alvo do Mercado do Produtor Rural de Ubatuba são comerciantes e empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, sacolões e quitandas. A princípio, nessas quartas-feiras, serão comercializadas hortaliças, como: berinjela, pepino, abóbora, abobrinha, alface, escarola, rúcula, pimentão, pimenta cambuci, cheiro verde, gengibre, mandioca e outros. A ênfase maior é para a venda no atacado, mas os produtores estão vendendo os produtos em menores quantidades também, misturando até quatro variedades de hortaliças em uma caixa. (Fonte: PMU)

ACIU ofereceu palestra em como lidar com a inadimplência

Ubatuba - Na noite desta última quarta-feira, foi ministrada pelo consultor do Sebrae, Norberto Barbosa, a palestra “Lidando com a inadimplência”, no salão de eventos da Associação Comercial de Ubatuba –ACIU.
A palestra foi gratuita e forneceu uma explanação geral sobre aspectos jurídicos e comerciais relacionados com a inadimplência.
O vice-presidente da ACIU, Marcos Veloso afirma que a Associação Comercial de Ubatuba procura desenvolver ações dentro da cidade para capacitação de empresários e funcionários em geral, trazendo palestras e cursos de qualidade para melhor atender a demanda tanto turística como empresarial.
Segundo a participante Camila Passos, a palestra teve somente pontos positivos. “Sempre participo dos cursos, oficinas e palestras oferecidas pela ACIU. Esta gestão está de parabéns”, disse.
“Fiquei muito satisfeita com o conteúdo apresentado, com o palestrante e com a ACIU que nos atende sempre com carinho”, acrescentou.
Um ponto que o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, ressalta é para que os empresários e munícipes em geral participem “de forma maciça” dos eventos oferecidos pela ACIU.
Como exemplo, ele citou a vinda em junho deste ano, do vice-presidente da Facesp- Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Marco Aurélio Bertaiolli que também é presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes e vice-prefeito de Mogi das Cruzes.
A palestra foi voltada aos empresários da cidade com o objetivo de desenvolver projetos, dinamizar a economia e gerar empregos com o associativismo.
Barakat ressaltou a importância em trazer Bertaiolli para ministrar uma palestra na sede. “Através do associativismo, da formação de núcleos, da participação integrada, os empreendedores conseguem melhores resultados, tanto na solução de problemas conjuntos, como na viabilização de novos negócios”, enfatizou.
Mas a palestra teve a participação de poucos empresários. “É muito triste lutarmos tanto para trazer ações para a ACIU e nossos filiados não participarem. Só neste ano já tivemos em nossa entidade 13 palestras, 5 cursos e 6 oficinas. 80% desses eventos são gratuitos. E já temos agendado cerca de 10 eventos para os próximos três meses”, reforçou o presidente da ACIU.
Uma das maiores insatisfações dos munícipes e filiados é alegarem que não ficam sabendo desses eventos promovidos pela ACIU. “Temos uma Assessoria de Comunicação que tem um mailing muito extenso. Nossas noticias são informadas por meio de rádio, TV, internet e jornais, fora os e-mails e o nosso boletim quinzenal. Então peço a todos aqueles que não tem contato com essas mídias, irem direto na sede da Associação Comercial, que sempre estará de portas abertas, para que possam se informar e saber todos os serviços e benefícios que prestamos”, solicitou o presidente.
O próximo evento que acontecerá na ACIU, será o Curso “Qualidade no relacionamento com o cliente”- uma parceria Sebrae/ ACIU, que será ministrado dos dias 07 à 11 de agosto.
Para obter mais informações entre em contato com a entidade através do telefone (12) 3832 1449. (Fonte: ACIU)

Prefeitura inicia revitalização da Praça 13 de Maio
“A obra vai recriar a praça, resgatando sua beleza” diz o prefeito Eduardo César

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou na última semana as obras de revitalização de uma das praças mais tradicionais do município.
A Praça 13 de Maio, que hoje é alvo de uma série de problemas decorrentes da situação de abandono em que se encontra, como falta de iluminação e a conseqüente presença de moradores de rua e assaltos, deve se tornar mais um atrativo na região central de Ubatuba, com um chafariz central e melhorias na iluminação e no pavimento, que receberá piso colorido.
De acordo com a Prefeitura, há estudos para a implantação de um museu que contará a história político-administrativa de Ubatuba, com ênfase para o período quando Ciccillo Matarazzo foi prefeito. Na mesma praça, existe a possibilidade de haver uma sede da Casa de Brinquedos, o que faria com que o local se tornasse perfeito para os passeios familiares, aliando cultura e recreação.
A obra está orçada em R$ 514.961,96, verba conseguida junto ao Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). O prazo previsto para o término das obras é de cinco meses (final de outubro).
Para o prefeito Eduardo César esta obra vai fazer com que a Praça 13 de Maio receba a atenção que merece há muitos anos. “Hoje em dia a praça é um lugar sombrio, com diversos problemas. Por isso queremos recriar a praça e resgatar sua beleza para que esteja a altura da cidade turística que todos nós queremos. Tenho recebido reclamações dos moradores ao redor da praça sobre a violência no local e que agora estão satisfeitos por verem que as coisas irão mudar”, disse o prefeito.
Alguns comerciantes disseram não saber exatamente o que será feito, mas se dizem otimistas e acreditam que será feito o melhor.
“Ainda não estou sabendo de nada, mas se for para melhorar, que esta obra seja bem vinda”, disse Luiz Rocha, gerente de Auto Posto.
“A Prefeitura já entrou em contato conosco e disse que nos convocará para uma reunião, onde será explicado tudo que será feito. Estamos aguardando”, contou o chaveiro Edson Lopes da Silva.
“Não estamos sabendo de nada ainda. A Prefeitura simplesmente fechou a praça com tapumes e disse que nos convocará para uma reunião. Só espero que não demore muito, porque essa praça já é um caos, estando em obras ainda...”, apontou a Adriana Camargo, funcionária de uma loja de tintas.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, para realizar uma obra, abre-se uma licitação com um projeto básico, conforme prevê a legislação.
A partir daí, a empresa vencedora, no caso a Gama Construções Civis Engenharia Incorporação e Comércio Ltda, elabora um projeto executivo.
“O projeto executivo já está em fase final e logo será discutido com a comunidade. A colocação dos tapumes é apenas para adiantar o projeto. Eles não influenciarão em nada nas obras”, explicou a assessoria. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)
 

 

Semana de 21/07 à 27/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 16:20 hs -19:10 hs e 22:00 hs.

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 13:20 hs -14:50 hs .

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Ás 13:30 hs - 16:15 hs - 19:00 hs - 21:45 hs

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Nossos caminhos começaram distintos
e fomos felizes e triste
sem nos conhecermos,
depois caminhamos lado a lado
e fomos felizes e tristes
apesar de nos conhecermos,
Agora que você
se tornou névoa na distância,
pela intensidade do que vivi
é que posso medir o tanto que perdi.

Félix Cabral

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

" O Instituto Aryran, deixa transparecer sua seriedade em matéria"
Em momento algum nos pais, questionamos a capacidade dos renomados na área da educação, e sim, a falta de estrutura que está gerando inúmeros problemas.
Não somos obrigados a aceitar insultos, nem o modo com o qual nossos filhos vem sendo tratados.
Me sinto desrespeitado!
Sempre houve um descaso com nossas reinvindicações, e a postura da coordenadora pedagógica a Sra Luciana Sobral tentando desviar a responsabilidade nos mostra a falta de profissionalismo.
Até aonde as autoridades desse município, permitiram tamanho absurdo.

Agnaldo Alves
Ubatuba, SP

Sr.Prefeito Eduardo Cesar, pelo que eu conheço o sr, tenho a certeza que o sr. esta tentando fazer o melhor pela nossa querida Ubatuba, mais as vezes nem sempre os seus Secretarios tem a mesma dedicação, por exemplo vai fazer um ano, isto mesmo um ano que o sr Rafael da Secretaria de Arquitetura marcou para demarcar uma area na barra da Maranduba, para fazermos algumas benfeitorias para os pescadores e até agora nada os pescadores so vivem de promessas e por falar nisto parece que agora tambem quase fazendo um ano o tão sonhado dessariamento da barra da Maranduba irá acontecer, peço a Deus em primeiro lugar que isto acontença, pois os srs, João Paulo, Secretario de Obras, Vital e Virgilio nos prometeu que antes do aniversario de um ano nosso pedido isto irá acontecer, mesmo porque os nossos barcos, já não estão podendo mais entrar e sair na barra, nos causando um enorme prejuizo, o aniversario destes pedidos sera o mes que vem, eu gostaria muito de convidar o sr. para comemorar estes acontecimentos, pois ainda o sr. é uma pessoa que merece todo nosso respeito como um Prefeito empreendedor, eu fico super triste as vezes de ver algumas pessoas dizendo tá vendo só este Prefeito é o igual aos outros so soube fazer promessas em epoca de campanha eleitoral, em nome da Associação dos Pescadores da Barra da Maranduba e Região Sul, é feito este desabafo mesmo porque o sr. sendo uma pessoa tão ocupada nem tem como saber de todos os problemas do municipio e pode ter certeza não foi por falta e Oficios cobrando estas obras, que graças a Vereadora Luciana Machado sempre ao lado da comunidade dos Pescadores e sempre preocupada com os problemas da Região Sul, envio varios oficios mais nem sempre teve respostas.

Mauricio de Souza
Presidente da Associação
Maranduba, Ubatuba

Indignada estou eu com a resposta tão absurda da Sra Luciana Sobral coordenadora técnica do Instituto Aryran, diante as reinvindicações e reclamações dos Pais da CEI-Sertão da Quina (feita através de um meio de comunicação). Que pessoa é esta, de quem se espera um mínimo de preparo, e que se mostrou não ter sequer ética profissional, pois no lugar de tentar avaliar e verificar os fatos constatados pelos pais, preocupou-se em denegri-los querendo dizer que estes são mentirosos e irresponsáveis na educação dos seus filhos. Sim, entrelinhas, foi exatamente isto que essa irracional criatura disse. Até onde vai o desrespeito com os Pais e ainda pior, com as crinaças, se é feito tão pouco caso com as reclamações que os
envolvem??
Será que pensam que somos todos idiotas de tolerar qualquer coisa, simplesmente por pura necessidade do uso do serviço??
Espero uma real posição em resposta à tudo isto dos orgãos competentes, o mais rápido possível, mas uma resposta descente, correspondendo-nos com o devido respeito e inteligência que merecemos.

Talitha Jann
Ubatuba, SP

Ao Sr. Wagner Nogueira referente ao Artigo "Triste Realidade"
Prezado Senhor,
Ao cumprimentá-lo, venho por meio deste retificar afirmações de Vsa, onde cita, no referido artigo, "Não posso imaginar e noticiá-los com cruzeiros aportando às nossas praias, pois não há e nem mesmo fala-se de projetos de infra-estrutura que venha a contemplar a opção do turismo náutico"...
Ao afirmar o supra citado, tenho a certeza de que Vsa está falando de outro município, não de Ubatuba. Tenho a certeza que, do mesmo modo, se bem informada, Vsa não iria se deixar tomar pelo negativismo, uma vez que mudanças radicais estão em curso em nossa cidade.
Aspectos extremamente positivos, como a duplicação da Santa Casa, com a implantação de 05 leitos de UTI (aproveito para convidá-lo a visitar as obras, que estão em fase final), Av. Iperoig, Pereque açu, pier do Itaguá, reforma do Cais do Porto, reforma da praça do Cristo, da Alberto Santos, da 13 de Maio e mais uma dezena de obras de porte (como quadras, piscinas e escolas pelos bairros), sem falar na reforma por que passa a Osvaldo Cruz.
No turismo, especificamente, implantamos e teremos o Conselho Municipal de Turismo a partir do segundo semestre diretamente envolvido com o Plano Diretor; fazemos parte do Circuito Litoral Norte, do Conselho Regional, do Codivap Turismo, da Aprecesp; estivemos presentes nos principais eventos de turismo do primeiro semestre; nossa unidade móvel de informações turísticas já está em fase de montagem (com início de operação em Setembro); o PDTR (programa de desenvolvimento do turismo receptivo - em conjunto com o Sebrae), está em pleno curso (inclusive com a comunidade do Rio da Prata já EXPORTANDO artesanato); conforme artigo da Sra Eunice (secretária executiva do Circuilto Litoral Norte), no jornal "A Cidade" de 22/07, fechamos convênio com o IPETURIS (entenda-se Mário Beni), para a elaboração de nosso plano gestor de turismo; apoiamos e iremos participar ativamente do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar (ecoturismo e Casa da Farinha); criamos e lançamos o vídeo institucional bilingue de Ubatuba - versão de 12 e 25 min.que já está em veiculação em vários locais, como a Pizzaria Bucaneiros e o bar Friends), fechamos o acordo para o início da obras do Centro de Convenções; fechamos o acordo para a instalação do Heliporto com balizamento noturno; estamos em pleno desenvolvimento dos trabalhos que envolvem a análise batimétrica da baía do Itaguá (com vistas aos piers); a observação de pássaros é uma realidade, agora com o apoio integral da Sema (Secretaria de Meio Ambiente, que já realizaou um primeiro treinamento em 2006); eventos de grande porte já ocorreram este ano em nosso município, com repercussão nacional (MTV, Triathlon, Richard Rasmussen - Record - SuperSurf), a mídia nos cedeu grande espaço (revistas Viagem, Guia 4 Rodas, canal a cabo GNT e Sportv), além dos esforços voltados para áreas de interesse, como o mergulho, os esportes de ação, as nossas festas e outros paralelos, com a prova natatória, o tuning, tripaulista de inverno e outros tantos.
Isto em um curto período de um ano e meio, o que, se comparado a outros tempos, é um avanço absolutamente incontestável e irreversível, o qual nos carrega, isto sim, de muito positivismo quanto à política pública municipal de turismo (que é a de transformar Ubatuba em um Destino Turístico Profissional). Este é, portanto, o momento de construção, de esforço concentrado, de dedicação, seriedade e participação. Finalizando, perdedor é aquele que esmorece ante o desafio. Lute conosco!

Luiz Felipe Azevedo
Setur
Ubatuba, SP

Tereza de Souza César ???
Como é costume, estava lendo o Litoral Virtual, quando a matéria intitulada “Prefeitura Inaugura Praça no Pereque-Açú” chamou minha atenção, não pela Manchete sobre o assunto, mas sim pelo conteúdo da Matéria.
O conteúdo da matéria, dizia o seguinte: A Prefeitura vai realizar neste sábado, dia 22, a inauguração da Praça “Tereza de Souza César” com a distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, a construção da praça é de extrema necessidade para um bairro como o do Pereque-Açú, ajudando para que os jovens estejam exercendo atividades saudáveis, ao invés de ficarem expostos à violência e as drogas, etc...
Concordamos plenamente que uma obra deste vulto, e principalmente voltada para proporcionar lazer aos jovens daquele bairro, venha contribuir para alicerçar a vida social e dar a oportunidade para a aproximação da comunidade no conhecimento e convivência com os jovens daquela região, visando um convívio harmonioso, e que os mais velhos possam através de suas experiências de vida, estar orientando aqueles que serão seus representantes amanhã junto a nossa sociedade, enfatizando que a área ali criada é uma opção para que a nossa juventude tenha o ambiente como válvula de escape contra a violência e o uso das drogas.
Apoiamos a iniciativa e parabenizamos à administração pela criação daquele espaço, mas ficamos na expectativa que esta seja uma medida a ser aplicada também em outros bairros da nossa “tão necessitada de lazer” Ubatuba.
Só um porem, gostaria de saber quem estará patrocinando a distribuição gratuita da pipoca e do algodão doce, e qual o critério adotado para a escolha do nome da homenageada.
Sabedor que o principio básico para premiar pessoas com a colocação de seus nomes em praças e logradouros do Município, é o de que essas pessoas tenham se destacado notoriamente em setores que justifiquem tal honraria, seja na política ou no social, gostaria de saber do responsável pela matéria ou pela Assessoria de imprensa da Municipalidade, quem foi a Senhora Tereza de Souza César, e quais os relevantes serviços que prestou ao nosso Município para que pudesse ser contemplada com a cessão de uma praça que passa a perpetuar seu nome dentro da nossa cidade.
Se houve justificativa fundamentada para a escolha do nome, peço escusa pela minha ignorância diante da historia de nosso Município, e gostaria de ver publicada matéria com o currículo de nossa celebridade, onde possa se tornar público os relevantes serviços que a nossa homenageada prestou para o Município.
Atenciosamente

Luiz Mendes
Ubatuba, SP

Câncer de Garganta - Baseado nos atendimentos à portadores de câncer realizados pelo Projeto conVIVENDO neste último mês, verificamos que por algum motivo o qual estamos pesquisando, há uma grande incidência de casos de câncer de garganta, esôfago, estômago e intestino em pessoas residentes na região do Sertão da Quina e Maranduba. Como câncer de esôfago e estômago raramente se apresentam em pessoas com idade inferior a 50 anos, (salvo em casos específicos como trabalhadores de carvoaria, por exemplo.) solicitamos a CETESB análise detalhada da água consumida por moradores da região, água esta de captação particular, que não faz parte da rede de captação da SABESP, solicitação esta feita por meio de ofício protocolado no dia 05 de julho de 2006 sob o n° 4453/06, o qual até no dia de hoje não obtivemos sequer qualquer resposta., E sabido que os possíveis agentes causadores são:
MERCÚRIO (utilizado geralmente em garimpos e encontrados também em baterias descarregadas)
Outro fator à ser considerado é a presença da bactéria denominada HELICOBACTER PYLORI que é a responsável pela gastrite cônica difusa, que pode evoluir.
Infelizmente dependemos da CETESB para que possamos dar prosseguimento às nossas pesquisas e posteriormente tomarmos as providências cabíveis . Acreditamos que neste caso, a Vigilância Sanitária poderia nos auxiliar fazendo uma coleta e mandando para análise , já que a CETESB órgão responsável até o momento não demonstrou interesse em tomar as providências necessárias.
Nos colocamos a disposição da população e a quem interesse o assunto, no endereço : Rua conceição, 949, centro ( próximo ao Colégio Deolindo), tel. Para recado 3833 7073.

Projeto conVIVENDO
Ubatuba, SP

NOTA DE AGRADECIMENTO DA S.A.S.U.
A comunidade do Sertão do Ubatumirim vem a público agradecer aos colaboradores que proporcionaram o apoio necessário para acontecer a VI FESTA DA MANDIOCA “A festa do povo que tem raiz”.
Os nossos agradecimentos à Prefeitura Municipal de Ubatuba, Site Litoral Virtual, Fundart, Origuela, Hotel Fazenda Ubatuba - Sertão do Ubatumirim"O paraíso existe... só falta você.", vereador Charles Medeiros, Casa da Agricultura CATI-Ubatuba, Xibiu, Radio Costa Azul AM, Macário, Supermercado Paulista, Radio 91FM, Farmácia da Dalva, Bar do Leme, Caxico Campos, Varejão Santa Rita, Radio Gaivota FM e Empresa de ônibus CIDADE DE UBATUBA, que gentilmente nos atendeu com horários extras de ônibus que proporcionaram ao público maior comodidade, principalmente pela atitude de espontaneamente disponibilizar um funcionário para auxiliar no estacionamento dos veículos, visando manter o espaço de manobra dos ônibus, parabéns pelo excelente serviço prestado a esta comunidade e também a todos os que nos visitaram, muito obrigado.
Este agradecimento estende-se a todos que direta ou indiretamente contribuíram da forma que puderam a fim de proporcionar o acontecimento da tradicional "VI FESTA DA MANDIOCA - A festa do povo que tem raiz", a comunidade agradece.

EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO DA FESTA
Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor