Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 25 de Julho de 2006 - Nº 1570 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
UNIMÓDULO e Sebrae promovem o curso "Formação de Jovens Empreendedores"
"Diferenças" é tema do 5º Sarau Literário no Colégio Anglo Módulo
UNIMÓDULO realizou 1º Festival Universitário de Inverno na Praia
Zona Sul prepara surfistas para o Maresia SP Contest

Caraguatatuba
15 são indiciados por ataques
Ciclismo feminino de Caraguá conquista Bronze
Prefeito visita obra do Centro de Especialidades de Caraguá
"Dia da Multiação" beneficiará o Rio do Ouro e os bairros próximos no dia 29
Basquete de Caraguá derrota Mogi e fica com o Bronze
Com vitória esmagadora Caraguá é eleita a sede dos Jogos Regionais 2008
Prefeitura inicia mutirão de limpeza em bairros da região sul e norte
Prefeitura de Caraguá inicia dia 31 a campanha de vacinação anti-rábica
Inverno Quente vai até o dia 30, com lazer e recreação diariamente

Ilhabela
Câmara de Ilhabela divulga data e local para provas do Concurso Público

São Sebastião
Juan anuncia compra de carro blindado
Começa desativação da cadeia de S. Sebastião
Maresias foi palco de disputas acirradas no Circuito ASM de Surf 2006
73° Campeonato Valeparaibano de Gateball agitou a Enseada no fim de semana
Professora indiana reúne alunos para vivência de mantras
Arena Recreativa levou muita diversão para garotada na Rua da Praia
1º Festival de Seresta e Chorinho agrada população e poderá ser inserido no calendário cultural do município
‘Projeto Atividade nas Férias’ oferece palestra sobre oftalmologia no Tebar
Jaraguá discute Plano Diretor e prioridade é saneamento básico


Ubatuba
Cultura realiza sua conferência para o Plano Diretor em Ubatuba
Itamambuca vê mais um show de surfe
Prefeito inaugura Praça Tereza de Souza Cesar com grande festa no Perequê-Açu
Estudantes ubatubenses voltam de passeio ao interior do Estado
Prefeito entrega livros na Biblioteca Municipal de Ubatuba
Fim de semana com bons resultados para Ubatuba nos Jogos Regionais
A Praia da Maranduba estará em festa somente neste final de semana, onde termina o 1º Festival de Inverno da região sul.
ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”
Ubatuba será sede dos Jogos Regionais de 2007

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNIMÓDULO e Sebrae promovem o curso "Formação de Jovens Empreendedores"

Litoral Norte - O UNIMÓDULO em parceria com o Sebrae promoveu o primeiro curso "Formação de Jovens Empreendedores", no Litoral Norte, com a participação de 15 alunos e a capacitação de 29 professores, em julho.
Na entrega dos certificados, a analista do Sebrae, Maria Aparecida de Medeiros, disse que esta deve ser a primeira de muitas outras turmas, já que a intenção é formarem mais empreendedores. Durante a cerimônia foram entregues os prêmios às equipes vencedoras e em seguida todos comemoraram com um coquetel. Entre os participantes estavam representantes da DM Contábil, Pousada Martin de Sá, Moda Praia, Academia Forma Atlética, entre outras empresas e ainda os estudantes das escolas estaduais que foram contemplados com uma bolsa integral do curso.
O Pró-reitor Maurício Ribeiro da Silva, disse que este foi um pequeno passo para uma grande conquista. "A importância desta parceria com o Sebrae vai além de formar pequenas turmas, já que poderá transformar a consciência regional, seja nos cursos ou nas capacitações sobre empreendedorismo".
O pró-reitor de Relações Comunitárias e Extensão, Leo Reis Leite Junior, frisou que o empreendedorismo é um espírito que se deve cultivar, não só no trabalho ou na sala de aula, mas em todos os segmentos da vida. O professor Dimas Otaviano lembrou que o curso proporcionou a discussão de assuntos de grande utilidade a todos. "Tratamos de assuntos que podem modificar os rumos da nossa vida".
Para Flávio Carneiro Campo Leite, 39, proprietário da UNO Informática, o curso atendeu às expectativas. Ele já sabe até o que vai aplicar em sua empresa a partir de agora. "Achei o curso bastante dinâmico, excelente para pessoas como eu, que buscam renovar e ampliar conhecimentos".
Silmara Fagundes Amante, 43, do Quiosque do Alemão, acredita que o curso vai mudar a sua vida. "Minhas expectativas foram todas cumpridas, ganhei conhecimentos que vou usar tanto na minha profissão como no meu dia-a-dia. Acho que tudo vai mudar daqui pra frente, principalmente quanto à forma de ver o meu negócio, descobri que posso seguir muitos outros caminhos".
Sabrina Campos, 27, da Madeireira Solar, que buscava saber mais sobre a sua área de trabalho, também já pensa nas inovações que deverá implantar em sua empresa. "Aprendi que os detalhes fazem a diferença. Agora acredito que é preciso ter novas iniciativas quando visamos a expansão da empresa". (Fonte: Módulo)

"Diferenças" é tema do 5º Sarau Literário no Colégio Anglo Módulo

Litoral Norte - Os alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental do Colégio Anglo Módulo usaram o tema "Diferenças" no 5º Sarau Literário. Os convidados, entre pais, amigos, professores e inspetores, lotaram o auditório Angelo Fonseca Nogueira.
Entre os diversos convidados um dos destaques foi a apresentação da 8ª série com os alunos da APAE e sua quadrilha junina, que foi campeã do concurso da Fundacc este ano. Com a apresentação denominada "Vamos Construir", os alunos e os convidados especiais emocionaram o público.
Outra emocionante apresentação foi a da 7ª série com o convidado especial Luan, da Escola Municipal Profa. Maria José da Penha Frúgoli, de São Sebastião, que mostraram que o talento é que faz a diferença.
Outra apresentação com convidados foi Broto Legal, da 5ª série, com participação do grupo da 3ª Idade. Os alunos da Escola Municipal e Estadual Profa. Maria José da Penha Frúgoli, de São Sebastião, apresentaram a música-poema RAP e arrancaram muitos aplausos do público.
Entre outras apresentações de poemas, dança e teatro, os alunos mostraram grande inspiração e integração com os convidados. No encerramento, os alunos da 8ª série cantaram Imagine, de John Lennon.
O Sarau Literário foi organizado pelas professoras Giovana Flávia de Oliveira, Rosangela Longrova e a coreografia foi da Profa. Rita Pisteco. O apoio foi a da Profa. Laucidéa Agostinho Ribas Sampaio e dos coordenadores Marizabel Guilhermine Francesca e Khatia Ramos e do diretor Carlos Francisco Focesi. (Fonte: Módulo)

UNIMÓDULO realizou 1º Festival Universitário de Inverno na Praia

Litoral Norte - O 1º FUIP-Festival Universitário de Inverno na Praia, realizado em julho pelos alunos do 3º e 5º semestre do curso de Educação Física do UNIMÓDULO, contou com a participação de aproximadamente 200 alunos.
O evento foi aberto com uma palestra sobre Jogo e Cultura, com o coordenador do curso, Prof. Ms. Alcides Scaglia, que explicou que podemos conhecer uma sociedade pelo seu jogo. "Onde há jogo há sempre muita coisa envolvida", ressaltou.
As atividades do FUIP aconteceram na praia do Indaiá, com campeonatos de futebol de praia, futevôlei, frescobol e vôlei de praia. A equipe de Rugby de Ilhabela fez uma exibição do jogo formal e ministrou uma oficina sobre a pedagogia do Rugby. Um evento cultural à noite fechou o Festival, com um lual na Praia da Cocanha.
De acordo com o Prof. Ms. Roberto Rocha Costa, o 1º FUIP teve o objetivo de agregar valores aos estudantes universitários. O coordenador Alcides Scaglia declarou que o evento de grande importância para criar uma cultura universitária, que não está na sala de aula, mas sim nos espaços informais. "Espaços como esses devem ter continuidade porque fazem pensar, integram, promovem a troca de idéias entre os estudantes e compõem a verdadeira vida universitária", declarou. (Fonte: Módulo)

Zona Sul prepara surfistas para o Maresia SP Contest
No próximo final de semana, mais uma equipe será definida para a disputa dos títulos do maior circuito de surf amador do Estado de São Paulo

Litoral Norte - Os dias 29 e 30 de julho serão tomados pelas constantes entradas e saídas do mar. Na água, quatro de cada vez, lutarão pelas duas vagas da fase seguinte rumo à final. Aqueles que domarem em melhor estilo, força e precisão as ondas da praia de Itamambuca, em Ubatuba, terão a chance de disputar os títulos da quarta seletiva do Circuito Maresia SP Contest. O evento, exclusivo para surfistas da Grande São Paulo, formará a equipe da Zona Sul nas categorias Open, Junior e Longboard.
A região, que é composta pelos bairros Ipiranga, Vila Mariana, Moema, Saúde, Campo Belo, Jabaquara, Santo Amaro, Grajaú, entre outros, abriga surfistas que fazem parte da história do surf paulistano. Um dos maiores destaques é a família Paioli. Os tios Zé e Chico, mais o sobrinho Leonardo, todos de Moema, são presença constante nos eventos de longboard paulista e brasileiro. Apaixonados pelas ondas, os tios fazem parte da primeira geração de surfistas dos anos 60. Léo ingressou no caminho do mar incentivado pelos tios, anos depois.
No esporte, Chico Paioli, 55 anos, foi o mais envolvido. Professor de Educação Física e técnico de natação e surf, ele trabalhou com atletas de renome como Paulo Kid, Jojó de Olivença, Kias de Souza, Jair de Oliveira, Tadeu Pereira, Joca Junior, Christiano Spirro, entre outros. Nas competições, o habilidoso professor já subiu ao pódio por diversas vezes. No currículo conta títulos como de bicampeão paulista de Longboard Master, campeão paulista de Longboard Pro e bicampeão brasileiro Super Legends.
Quem também compõe a história da região é João Carlos Chaves. Retornando às competições justamente no Circuito Maresia SP Contest, em 2002, o surfista comprovou que leva jeito para competição. Recém formado em Turismo, ele conquistou diversos títulos na categoria Open. Só no circuito, o atleta de 31 anos, foi três vezes campeão e vice no ano passado, além de conquistar o SP Trials em 2005. Com a evolução, outros importantes resultados entraram em sua galeria como a de atual campeão paulista estadual e universitário.
Com residência no bairro de Água Funda, Chaves se mudou este ano para Praia Grande, litoral Sul. Com novo endereço, ele está de fora do circuito. Sendo um forte concorrente ao título do Maresia SP Contest, a sua ausência abre caminho para outros competidores que também se destacam na região. Amigo e rival na água, Michel Cardoso é um deles. Atual campeão brasileiro universitário e residente do bairro Jardim Saúde, Cardoso já conquistou uma seletiva em 2004.
Quem também sempre fez frente nas finais é Pedro Oliveira, líder do SP Trials, divisão de acesso ao Confronto Final. Os atletas Renato Amaral, Luís Gustavo, Thiago Kafejian, Freddy Jacob e Bruno Dormien também são outras presenças constantes entre os finalistas que representam a Zona Sul.
Inscrições continuam abertas - Para participar do evento, o atleta precisa comprovar que mora há mais de dois anos na Grande São Paulo. O valor da inscrição é de R$ 60 com direito a camiseta oficial do circuito e um pôster da etapa. Esses itens serão retirados no dia do evento, no palanque, mediante a apresentação do comprovante de inscrição. As vagas são limitadas.
Vale ressaltar que a seletiva é exclusiva para os surfistas residentes da Zona Sul. Já para o SP Trials, Open e Longboard, é válido para todos os surfistas da Grande São Paulo, exceto os da ZS. Quem burlar as regras de inscrição será penalizado de acordo com o regulamento do circuito. Os surfistas de Ubatuba correm na Open Local. Mais detalhes nos sites www.maresia.com.br, www.asgsp.com.br, www.fpsurf.com.br e www.famaassessoria.com.br
Informações com Eduardo Nascimento (Dadá) – Tour Manager: (11) 6941-9902 / 9527-7280
O 5o Circuito Maresia SP Contest 2006 tem o patrocínio principal da Maresia Boardtech. Apoio: Chilli Beans, Division, Da Finz, BHS, Free Surf, Tropical Island, Surf'n Rio, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura. Best Wave: Tent Beach Boardshop. Prancha Oficial: Glasser Future Surf Boards. Tênis Oficial: Clean Shoes. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. A seletiva ZS conta com o apoio da AUS – Associação Ubatuba de Surf e da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Fama Assessoria)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

15 são indiciados por ataques

Caraguatatuba - A Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecente) indiciou 15 pessoas por envolvimento nos ataques realizados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) nas cidades do Litoral Norte.
Os responsáveis pela execução do PM Teodoro Leite, 30 anos, em maio, em Caraguatatuba, também foram identificados.
A maioria foi indiciada por tráfico de drogas, porte de arma e formação de quadrilha. Três delas foram indiciadas também pelo homicídio do PM.
Os 15 acusados foram denunciados após interceptações telefônicas feitas com autorização da justiça. Os principais líderes dos atentados ocorridos na região entre os meses de maio e julho encontram-se presos, segundo o delegado Hugo Pereira de Castro.
LIDERANÇA - Os líderes dos atentados foram Adriano Augusto Salomão, o 'Cachorrão', 28 anos, Valdemir Vieira de Almeida, o 'Vavá', 56 anos, e Denilson da Silva Souza, o 'Paulista', 29 anos, todos presos desde o final de maio na cidade de Pombal, na Paraíba, por tráfico e porte de armas, além de Euclides Moreira Domiciano, o 'Tio', 32 anos, preso recentemente em Navegantes (SC).
Segundo Castro, 'Tio', 'Cachorrão' e 'Paulista' foram os responsáveis pela execução do PM Leite, no dia 15 de maio, no bairro do Sumaré, em Caraguatatuba.
Eles esperaram o PM deixar sua casa e o executaram com 11 tiros, todos na cabeça, com duas pistolas calibre 380 e um revólver calibre 38. O policial foi executado porque prejudicava o tráfico de drogas no morro do Sumaré.
Os acusados conhecidos como 'Guil', 'Paulão', 'Sassá' e 'Nenéca' já foram identificados e indiciados, mas continuam foragidos. Quatro mulheres foram indiciadas por ligações com o PCC, três delas já estão presas na Cadeia Feminina de Ubatuba. A quarta mulher, Vanessa Alves, está presa na cadeia de São Domingos, na Paraíba. (Fonte: ValeParaibano)

Ciclismo feminino de Caraguá conquista Bronze

Caraguatatuba - As bikers de Caraguá Thamires Porazza e Sandra Domiciano conquistaram o 3º lugar na classificação geral da 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece até o dia 30 de julho, em Lorena, no Vale do Paraíba.
As atletas competiram na prova de Resistência feminino 40 quilômetro. Sandra ficou na sétima posição e Thamires na 8ª, com esses resultados as atletas conquistaram o título deixando muitas competidoras para trás. A atleta Caroline Rodrigues não completou a prova.
De acordo com a equipe caraguatatubense o circuito foi reduzido, por motivo de segurança e as voltas passaram de 13 para 14.
Na categoria masculino, João Carlos, que competiu na prova de Resistência de 100 km o atleta ficou em 14 º. A equipe masculino ficou com a 9ª colocação na classificação geral. (Fonte: PMC)

Prefeito visita obra do Centro de Especialidades de Caraguá
As obras do Centro de Especialidades estão em ritmo acelerado para que possa funcionar no final deste ano. No Centro de Especialidades funcionará um pronto-atendimento para pequenas emergências, a clínica de especialidades e parte do setor administrativo da Secretaria de Saúde.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, visitou o Centro de Especialidades Médicas, acompanhado do secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, secretário de Obras, Raul Pesci, diretores e arquitetos, com o objetivo de verificar como está sendo conduzido o andamento da obra.
A obra está em fase de acabamento e a meta da prefeitura é colocar o prédio em funcionamento ainda este ano. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Olegário Alves dos Santos, o prefeito ficou muito satisfeito com o andamento das obras e deu várias sugestões.
Olegário disse que a Prefeitura continua implementando esforços visando concluir as obras do Centro de Especialidades, que funcionará um pronto-atendimento para pequenas emergências, a clínica de especialidades e parte do setor administrativo da Secretaria de Saúde.
"O Centro de Especialidades oferecerá atendimento com médicos 12 horas por dia, no início. Nossa intenção é que este serviço se estenda para 24 horas por dia. Queremos suprir uma demanda reprimida que existe na cidade, desafogando a Santa Casa e reduzindo o tempo de espera para o atendimento", declarou o secretário.
Com o funcionamento do Centro de Especialidades, o Centro de Especialidades que atende hoje no centro da cidade passa a funcionar como Unidade Básica de Saúde. O novo Centro de Especialidades fica na Rua Acre, Jardim Jaqueira, próximo à Rodoviária. (Fonte: PMC)

"Dia da Multiação" beneficiará o Rio do Ouro e os bairros próximos no dia 29
Mais um mutirão de solidariedade beneficiará Caraguá. O programa Multiação, realizado pela prefeitura, em conjunto com órgãos municipais, estuduais e voluntários, acontecerá desta vez no bairro Rio do Ouro, beneficiando ainda as comunidades do Jaraguazinho, Estrela D'Alva e Ponte Seca

Caraguatatuba - Mais um "Dia da Multiação" acontecerá na cidade. Realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, em parceria com as demais Secretarias, órgãos estaduaiais e municipais, e demais instituições voluntárias, o projeto, que vem sendo realizado com grande sucesso no município, beneficiará desta vez as comunidades do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Ponte Seca e Estrela D'Alva, com diversos tipos de atendimento, totalmente gratuitos.
O evento acontecerá no CIEFI "Aída de Almeida Castro Grazioli", no Rio do Ouro, no dia 29 de julho, das 8h às 16h30, e será aberto a toda população que queira participar, mesmo quem não resida nos bairros beneficiados.
De acordo com a coordenadora do evento, Cilce Fabrette, o Multiação é promovido pela Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Fundacc-Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul, Bazar do Fundo Social, PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador, Sine e Banco do Povo, Defesa Civil, Conselho Tutelar e GAC-Grupo de Apoio Civil, OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Civil e Militar, Associação Comercial, e demais órgãos públicos e privados, entre outros voluntários.
Além do Dia da Multiação, acontecerá também o projeto "Governo Itinerante", no qual o prefeito José Pereira de Aguilar, acompanhado por seus secretários, atenderá individualmente a população, ouvindo as prinicipais reivindicações e necessidades dos moradores.
Entre os serviços mais requisitados pela comunidade estão a recreação, os cortes de cabelo gratuitos, atendimentos de cartório e Registro Civil, emissão de Registro Geral, além do tradicional atendimento realizado pelas empresas Bandeirante Energia e Sabesp. Todos podem participar.
O Dia da Multiação será em 29 de julho(sábado), das 8h às 16h30. O CIEFI Aída de Castro, fica na rua Francisco Ribeiro, nº 80, no Rio do Ouro. Participe. (Fonte: PMC)

Basquete de Caraguá derrota Mogi e fica com o Bronze
A equipe caiçara fez uma disputa emocionante e venceu de 77 a 61, com esse resultado a equipe conquistou o 3º lugar e manteve o resultado dos Jogos Regionais de 2005

Caraguatatuba - Ginásio lotado, muita garra e vontade de vencer foi assim que a equipe de Basquete masculino Sub-21 de Caraguá, comandada pelo técnico Rubens de Castro, entrou na quadra para disputar a 3º posição na 50º edição dos Jogos Regionais, que acontece em Lorena até o dia 30, domingo. A equipe venceu o time de Mogi das Cruzes de 77 a 61.
A equipe composta pelos atletas Luiz, Leo, Viçosa, Sodré, Wellington, Bruno, Cidão, Rato, Neto, Phelipe e Lafon enfrentaram os adversários com muita garra e determinação. O time caiçara iniciou o jogo fazendo a primeira cesta e após alguns minutos de jogo ficou longe do adversário no placar. Cada ponto feito era motivo de muita vibração por parte da torcida, que contou com a presença do secretário SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguá, Nivaldo Alves, o Chefe de Gabinete, José Pereira de Aguilar Júnior, atletas e parentes dos competidores.
Composto por atletas de base da SECER, o time não fez bonito e o primeiro tempo encerrou com um placar de 39 a 21. No segundo tempo a equipe voltou mais ofensiva. O adversário também lutava para vencer, porém o time caraguatatubense resistiu até o último minuto de jogo e venceu de 77 a 61.
Na cerimônia de premiação, as medalhas para o time caiçara foram entregues pelo diretor de Recreação da SECER Renato Leite Carrijo de Aguilar. O capitão da equipe, Oswaldo Luiz de Melo Meto (Neto) recebeu o troféu de 3º colocado. A equipe caiçara manteve o resultado obtido na 49º edição dos Jogos Regionais. (Fonte: PMC)

Com vitória esmagadora Caraguá é eleita a sede dos Jogos Regionais 2008
Com 25 votos Caraguá é sede da 52ª edição dos Jogos Regionais de 2008. O município sediou o evento em 2004 e 2005 e foi considerada pelo Estado como a melhor sede na história dos jogos

Caraguatatuba - A eleição que definiu as cidades sedes das próximas edições dos Jogos Regionais (2007 e 2008) aconteceu no domingo, dia 23, com a presença de representantes das 35 cidades da 2º região desportiva, na qual Caraguá faz parte, e autoridades. Caraguá foi eleita com 25 votos contra 3 de Suzano.
Estiveram presentes representando Caraguá o Chefe de Gabinete, José Pereira de Aguilar Júnior, o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, o diretor de Recreação, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o diretor técnico da Secretaria de Esportes e Chefe da Delegação, Luiz Cláudio Passos, a Assessora de Comunicação Social, Maria Luíza Baracat Vieira, e atletas.
A eleição teve início com a leitura dos ofícios das cidades candidatas para o ano de 2007, Ubatuba e Guarulhos e também com a leitura do ofício de desistência do município de Guarulhos. Em seguida o secretário de Esportes de Ubatuba teve 20 minutos para explanar as razões que levou o município a se candidatar a sediar a 51ª edição evento. Com a desistência do segundo candidato houve um plebiscito os municípios elegeram a cidade litorânea por unanimidade dos votos.
Para a escolha da sede para 2008 (52ª edição), também foi lido os ofícios enviados por Caraguá e Suzano para a Secretaria da Juventude Esporte e Lazer. O município do litoral iniciou com sua apresentação. Um vídeo elaborado pela assessoria de comunicação mostrou aos presentes a estrutura esportiva que a cidade tinha em 2004, o que foi construído em 2005 e as atuais obras esportivas da cidade. A lagosta, que foi idealizada pela Assessoria de Comunicação e que fez sucesso na abertura do evento, esteve presente na eleição, ocasião que também chamou a atenção, em seguida o representante de Suzano fez a explanação das suas justificativas.
O Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, acompanhou de perto a apuração dos votos. Caraguá foi eleita com uma vitória esmagadora, 25 a 3.
Para o secretário de Esportes a vitória com tanta diferença de votos foi uma surpresa. "Esperávamos vencer, mas não com tanta diferença de votos, isso prova que as duas edições sediadas pelo município agradaram a todos, isso nos deixa muito feliz. Vamos trabalhar para fazer a 52ª edição "Melhor Ainda" esse é o nosso lema", finalizou Alves.
O resultado foi homologado pelo chefe do Comitê Dirigente da 50ª edição dos Jogos Regionais professor Darcio Luca. (Fonte: PMC)

Prefeitura inicia mutirão de limpeza em bairros da região sul e norte
Diversos bairros estão sendo atendidos neste mutirão, que tem previsão de término para daqui há duas semanas.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou esta semana mutirões de limpeza na região e sul e norte da cidade. O objetivo é eliminar acúmulos de lixo e limpar a cidade, nivelar ruas e fazer manutenção.
Na região sul, bairros como Perequê-Mirim e Pontal Santa Marina, estão recebendo serviços de capinação manual e mecânica, pintura de guia, nivelamento mecânico, poda de árvores e retirada de lixo e entulho em sistema de bota-fora.
Os diversos bairros da região norte, como Tabatinga, Massaguaçu, Getuba, Capricórnio e Condomínio Vilage Del Maré, estão recebendo serviços de capina, pintura e varrição, em todas as ruas pavimentadas.
De acordo com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Gilberto dos Santos, os serviços iniciados esta semana têm previsão de término de cerca de duas semanas e os moradores podem aproveitar a oportunidade para colocar nas calçadas, entulhos que precisem ser retirados do quintal, mas quando a equipe estiver no bairro, próximo à sua rua.
Mais informações sobre estes e outros serviços, é só ligar para 3882-5859, ou para o Alô Cidadão 0800-7700678. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá inicia dia 31 a campanha de vacinação anti-rábica

Caraguatatuba - O Centro de Zoonozes, da Secretaria de Saúde de Caraguá dará início à Campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos no dia 31 de julho. A campanha atenderá todos os bairro do município, até o dia 25 de agosto.
Caso ocorra chuva no dia agendado, será divulgada uma nova data. O Centro de Controle de Zoonoses pede para os proprietários levarem o animal com coleira e guia, fucinheira nos animais bravos e gatos em gaiolas; e não esquecer o certificado de vacinação.
O CCZ também realizará a vacinação em cães e gatos durante a campanha e fará plantão no período de 28 de agosto a 1º de setembro, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelos telefones 3887-6888 ou 3887-6085.
No dia 31, a equipe atenderá os moradores do bairro Jd. Britânia - no Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Av. Ministro Dílson Funaro, 115. O horário de funcionamento para a vacinação será das 9 às 11h30 e das 13h às 16h30.
Dia 1º de agosto, terça-feira a equipe percorrerá os bairros Tabatinga - próximo ao antigo estacionamento, das 9 às 11h; Sertão dos Tourinhos - na Creche ao CEI-Centro de Educação Infantil, das 8 às 11h; Capricórnio - no Centro Comercial (praça), das 13 às 17h; Jetuba - no posto de gasolina Shell, das 13 às 17h; Alto do Jetuba - próximo ao centro comunitário, das 13 às 17h; e no Jardim Santa Rosa - volante na rua principal, das 13 às 17h.
Na quarta-feira, dia 2 de agosto, a campanha será dirigida ao bairro Massaguaçu - na Igreja católica da Praia da Cocanha, das 8 às 11h; no Jardim do Sol - Casa da Teka, das 13 às 17h; e na Rua Antônio Alexandre - ao lado da Delegacia, das 8 às 11 e das 13 às 17h.
Na quinta, 3 de agosto, a equipe atenderá os bairros Olaria - em frente à CEI-Centro de Educação Infantil, das 8 às 11h e das 13h às 17h; Jardim Casa Branca - na Rua José Pedro Oliveira Barbosa, das 8 às 11h das 13 às 17h; e Canta Galo/Serraria - na Fazenda Disparada, das 8 às 11h e das 13 às 17h.
E na sexta, dia 4, nos bairros Martin de Sá, Praia - Praça Antônio Fachini, das 8 às 11h, Rodovia - Av. Castelo Branco (próx. Esquadrimar), das 8 às 17h; Cidade Jardim - próximo à Quadra de Esportes, das 13 às 17h; na Prainha - próximo à antiga Padaria Farol, das 13 às 17h; e no Ipiranga, próximo ao Bar do Julinho, das 13 às 17h. (Fonte: PMC)

Inverno Quente vai até o dia 30, com lazer e recreação diariamente
Com shows musicais,comida típica e recreação, o Inverno Quente agita a Praça Cândido Mota, em Caraguá. Bandas como Cabelo de Milho, Trio Mistura e Manda, Seresta e Seresteiro, Harém, Paceli, Nosso Som e outras são atrações da segunda e última semana do evento.

Caraguatatuba - A programação Inverno Quente, da Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo e em parceria com a FUNDACC-Fundação Cultural de Caraguatatuba, termina no domingo, dia 30 de julho.
O Inverno Quente promove diariamente a partir das 19 horas atrações gratuitas para todas as idades, na Praça Cândido Motta, no centro. O evento conta com uma extensa programação musical e ainda tenda de artesanato e projetos de geração de renda da Secretaria de Assistência Social; tenda de recreação para crianças e comida típica.
Na programação musical diversas bandas estão confirmadas para as apresentações durante todo o mês, na Praça Cândido Motta, sempre a partir das 20h30. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Câmara de Ilhabela divulga data e local para provas do Concurso Público

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Luiz Lobo, divulgou, nesta terça-feira, 25, o Edital de convocação para as provas do Concurso Público da Casa de Leis. A prova será realizada no domingo, 06 de agosto, às 9h para os cargos de Servente e Motorista e às 15h para Oficial Legislativo e Vigia.
Os candidatos deverão comparecer ao local onde serão realizadas as provas, 30 (trinta) minutos antes do início das mesmas, munidos de um documento de identificação com fotografia (RG, Registro Profissional, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, etc), protocolo de inscrição, caneta azul ou preta, lápis e borracha. O candidato que comparecer sem documento que o identifique, não terá acesso à sala de prova.
A Administração da Câmara Municipal recomenda ao candidato que verifique o prédio onde vai realizar sua prova com antecedência para evitar atraso, pois os portões serão fechados cinco minutos antes do horário previsto para início das provas.
Abaixo, a relação das respectivas escolas, candidatos e horários das provas. Esta relação está disponível também nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.camarailhabela.sp.gov.br e afixada no prédio da Câmara Municipal.

Servente Contínuo
Data: 06 de agosto de 2006 - domingo de manhã
Local: EE "Dr. Gabriel Ribeiro Santos" - Rua Santa Tereza, nº 174 - vila
Horário de início das provas: 9:00h
Fechamento dos portões: 8:55h
Candidatos aos cargos de: servente contínuo (todos os candidatos inscritos)

Motorista
Data: 06 de agosto de 2006 - domingo de manhã
Local: EE "Waldemar Belisário" - Rua Nova Dois, nº 02 - Itaguassú - referência: entrada pela Pousada do capitão, perto do Estádio.
Horário de início das provas: 9:00h
Fechamento dos portões: 8:55h
Candidatos aos cargos de: motorista (todos os candidatos inscritos)

Oficial Legislativo
Data: 06 de agosto de 2006 - domingo à tarde
Local: EE "Dr. Gabriel Ribeiro Santos" - Rua Santa Tereza, nº 174 - vila
Horário de início das provas: 15:00h
Fechamento dos portões: 14:55h
Candidatos cujos nomes começam com as letras A a F, iniciando com Adalton dos Santos do Rego até Fernando Ubirajara Leite Clementino;

Oficial Legislativo
Data: 06 de agosto de 2006 - domingo à tarde
Local: EE "Waldemar Belisário" - Rua Nova Dois, nº 02 - Itaguassú - Referência: entrada pela Pousada do Capitão, perto do Estádio.
Horário de início das provas: 15:00h
Fechamento dos portões: 14:55h
Candidatos cujos nomes começam com as letras F a M, iniciando com Flávia Aparecida de Jesus Passos até Maria Lurdes de Jesus Bernard;

Oficial Legislativo
Data: 06 de agosto de 2006 - domingo à tarde
Local: EE "Maria Gemma de Souza Oliveira" - Rua prof. Malaquias de O. Freitas, nº 461 - bairro Barra Velha - Referência: saída da balsa, próximo ao hospital Mário Covas.
Horário de início das provas: 15:00h
Fechamento dos portões: 14:55h
Candidatos cujos nomes começam com as letras de M a Z, iniciando com Mariana Barreto Aquino até Zuleide do Nascimento.

Vigia
Data: 06 de agosto de 2006 - domingo à tarde
Local: EE "Eva Esperança da Silva" - Rua Angelina Pinto de Oliveira, nº 409 - Referência: entrada pela Rua do Depósito de Materiais de Construção Ilhabela ou entrada pela Rua da Toca /Castelhanos, perto do Mercado do Arno.
Horário de início das provas: 15:00h
Fechamento dos portões: 14:55h
Candidatos aos cargos de: vigia (todos os candidatos inscritos)

As provas práticas para os cargos de MOTORISTA e OFICIAL LEGISLATIVO serão realizadas às 9:00h, do dia 20 de agosto de 2006, na Câmara Municipal, na Rua Benedito Cardeal Sobrinho, Nº 40, Vila, em Ilhabela - SP. A relação dos candidatos aprovados na prova escrita, até o 40º (quadragésimo) colocado, nos termos do Item 9, do Inciso IV, do Edital de Concurso Público Nº 01/06, será divulgada pela imprensa, afixada no átrio da Câmara Municipal e disponível nos endereços eletrônicos www.omconsultoria.com.br e www.camarailhabela.sp.gov.br, a partir do dia 12 de agosto de 2006.
Não haverá segunda chamada para as provas, não importando o motivo alegado e a ausência do candidato acarretará em sua eliminação do Concurso Público. Em hipótese alguma as provas poderão ser realizadas em local diferente do determinado pelo Edital. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juan anuncia compra de carro blindado

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), 47 anos, afirmou ontem que vai adotar medidas adicionais de segurança para 'resguardar a sua integridade física'.
Ele disse que pretende adquirir, sem licitação, um carro blindado e contratar uma empresa especializada em segurança pessoal.
Os valores investidos no 'pacote de segurança pessoal' não foram revelados pela administração.
O prefeito informou as novas medidas que planeja adotar durante entrevista coletiva concedida ontem, uma semana após sofrer um atentado quando retornava a sua residência acompanhado da mulher e de três filhos adolescentes.
O carro do prefeito foi atingido por nove tiros de uma pistola 765, mas ninguém saiu ferido.
MOTIVOS- Para Juan, o atentado teve motivação política. "A maneira como administro a cidade vem incomodando muita gente. Não faço negociatas, não se têm acordos e regalias. Toda esta luta é uma mudança de rumo político muito grande", disse.
As investigações sobre os autores do atentado vêm sendo coordenadas pela Polícia Civil local.
O caso foi levado ao conhecimento do Ministério de Justiça, que recomendou a intervenção da Delegacia da Polícia Federal no episódio.
A Delegacia Seccional de São Sebastião informou ontem que as investigações continuam sendo feitas, mas que até agora nenhuma prisão foi efetivada. (Fonte: ValeParaibano)

Começa desativação da cadeia de S. Sebastião

São Sebastião - A Secretaria de Segurança Pública iniciou ontem o processo de desativação da Cadeia Pública de São Sebastião com a transferência de 67 dos 178 presos alojados da unidade.
A desativação da cadeia foi determinada pela Justiça em junho devido a precariedade da estrutura do prédio, danificada durante uma rebelião de maio.
Os detentos foram removidos para CDPs (Centro de Detenção Provisória) de São Vicente, Suzano e Mogi das Cruzes. A remoção de todos os presos será concluída até quinta-feira.
A transferência dos presos foi iniciada às 10h. Policiais civis de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela participaram da escolta. Foram usados dois caminhões e quatro veículos na remoção dos presos.
A maioria dos presos removidos ontem, elogiou a desativação da cadeia. "Não tem condições de alojar presos. É um verdadeiro barril de pólvora, prestes a estourar a qualquer momento", disse o preso A.L.E., 29 anos.
O preso R.F., 41 anos, disse que qualquer penitenciária ou CDP é melhor que a cadeia de São Sebastião. "Aqui não tem água, não tem energia elétrica e deveria mesmo ser desativado", afirmou.
As pessoas que moram em frente a cadeia ficaram felizes com a desativação do prédio, inaugurado há cerca de 30 anos. "Sofri muito com as rebeliões e fugas. Passava dia e noite com as janelas e portas fechadas temendo algum motim na cadeia", disse a dona de casa Lindonor Oliveira Rego. (Fonte: ValeParaibano)

Maresias foi palco de disputas acirradas no Circuito ASM de Surf 2006

São Sebastião - A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, realizou no sábado, 22 de julho, a 1º etapa do Circuito ASM de Surf 2006 reunindo surfistas de São Sebastião e de outras cidades nas disputas das categorias open, longboard, máster feminino, mirim e estreantes.
O evento estava programado para acontecer no sábado, 22 de julho, e domingo, 23 de julho, mas a previsão de piora nas condições do mar para domingo fez com que a organização do evento optasse por finalizar a competição ainda no sábado.
“A decisão de realizar toda a etapa no sábado foi correta, pois no domingo as ondas ficaram escassas na praia de Maresias”, declarou Alex Leco, presidente da Associação de Surfe de Maresias.
Foram disputadas as categorias open, longboard, máster (a partir de 35 anos), feminino, mirim (até 16 anos) e estreantes (até 12 anos) e a ASM optou por escolher a Praça do Surf para abrir o circuito. “É um espaço público, a maioria dos bons surfistas locais começaram a surfar nessa vala. Aqui é o berço do surf de Maresias, é a “vala” da galera.”, declarou Leco.
Na categoria open, Rafael Dias foi o campeão, seguido de Igor Morais e Tiago Moraes. Na categoria máster, Douglas Lima foi o campeão, sendo que a segunda colocação ficou com Marco Aurélio, seguido de Wandik.
Na final do feminino, Patrícia Oliveira levou a melhor sobre Carolina Resende e faturou a etapa. A atleta de São Vicente, Rose Santana foi a terceira colocada.
A categoria mirim teve vitória de Gabriel Medina, que saindo de uma fratura mostrou estar recuperado conseguindo as melhores notas da categoria, conseguindo uma nota 8.5 na final, garantindo a vitória. Tiago Moraes aparece novamente em mais uma final e desta vez, ficou com o segundo lugar, seguido do santista Matheus Salazar.
A garotada de Maresias, que corre a categoria “estreantes”, Fabio Pereira sagrou-se campeão da etapa, seguido de Renan Castro. Na terceira colocação ficou Lucas Moreira.
Na categoria “longboard”, o experiente Cristiano Aladim derrotou Rafael Maéco, revelação da etapa, conquistou as melhores notas da competição - 8,33 e 8,60 durante as semifinais somando 16,93 pontos de 20 possíveis. O terceiro colocado foi Jonathan Bueno.
A próxima etapa será realizada nos dias 23 e 24 de setembro. A etapa de abertura do Circuito ASM 2006, teve o co-patrocínio da H-1, Bully´s e a colaboração da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes, Sociedade Amigos de Maresias e Associação de Surf de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

73° Campeonato Valeparaibano de Gateball agitou a Enseada no fim de semana

São Sebastião - O Clube Atlântico, localizado no bairro da Enseada, Costa Norte de São Sebastião, realizou no último domingo, 23 de julho, em sua sede, a 73ª edição do Campeonato do Vale do Paraíba de Gateball e teve a participação de 21 times mistos de cidades como São Sebastião, Caçapava, Taubaté, São José dos Campos e Jacareí.
O esporte é uma modalidade que não exige esforço físico, é para todas as idades e pode ser jogado tanto individual como em grupo. Cada time conta com cinco atletas que, para marcar pontos, devem acertar as bolas em três arcos fixados na quadra chamados de "gates". Após passar pelos arcos o jogador deve acertar a bola em um pino colocado no centro da quadra chamado de "goal poe", que seria o desfecho da jogada. O placar é marcado em um relógio digital que fica no braço dos jogadores.
Na categoria 20-69 anos, os atletas de São Sebastião ficaram na terceira colocação, seguidos pela equipe de São José dos Campos “B” (2°) e São José dos Campos “A” (1°). Já na melhor idade, acima de 70 anos, Campos do Jordão faturou a primeira colocação, São Sebastião ficou em segundo lugar e São José dos Campos em terceiro.
Segundo os organizadores, esse campeonato é realizado geralmente em Jacareí, Taubaté, Caçapava ou São Sebastião, pela estrutura que as cidades oferecem ao evento. Os participantes têm desde 20 até mais de 90 anos. A Secretaria Municipal de Esportes (Seesp), órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, deu apoio ao evento com o intuito de valorizar as várias modalidades esportivas praticadas no município. (Fonte: PMSS)

Professora indiana reúne alunos para vivência de mantras

São Sebastião - Em um clima de muita paz e auto-conhecimento, a professora indiana Ratnabali Adhikari, conduziu uma vivência de mantras para energização dos chakras, no ultimo sábado, 22 de julho, no Centro de Atividades Físicas e Treinamentos para Atletas (CAFTA), localizado no bairro Pontal da Cruz, região central de São Sebastião.
O objetivo de entoar mantras é intervir nos mecanismos mais sutis da mente, a fim de corrigir padrões negativos de pensamentos, intensificar a auto-percepção, diluir condicionamentos mentais e elevar o nível de consciência, para nos tornarmos assim, pessoas melhores.
As pessoas que participaram da aula puderam trabalhar respiração através do canto, a utilização adequada da voz e do corpo para a entoação de mantras, assim como a harmonização dos chakras e meditação.
Segundo a aluna e também professora de Yoga, Cíntia Regina, o mantra é uma vivência diferente e única “A Ratnabali permite um contato bem próximo com as pessoas e conseguimos sentir toda a sua energia. O que aprendi aqui passarei a aplicar nas minhas aulas”.
De acordo com a professora, um mantra é basicamente uma oração. “Repelí-los muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente que nos leva de uma idéia a outra. Quando paramos esse fluxo mental, o corpo relaxa e a mente se aquieta e se abre a vibrações sutis que permitem ampliar a percepção”, declara Ratnabali.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Esportes de São Sebastião e a Pousada Sesmaria. (Fonte: PMSS)

Arena Recreativa levou muita diversão para garotada na Rua da Praia

São Sebastião - Muita atividade e diversão foi o que proporcionou a Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) no ultimo final de semana a Arena Recreativa, evento realizado na Rua da Praia.
Para a garotada que deu uma passada por lá pôde curtir uma tarde diferente com muitos jogos, brincadeiras e teatro de rua.
Professores e monitores da Seesp orientavam a garotada com jogos gigantes de damas, basquete, vôlei e futebol adaptado, além de uma pista de skate. O grupo de escoteiros Guaravita agitou a criançada com esportes radicais, como a tirolesa.
Para a estudante Rayane Gonçalves, 7 anos, a programação estava muito divertida. “Estou adorando, às vezes não tem nada para fazer em casa, pelo menos aqui tem muita brincadeira e várias amiguinhas minhas que eu já encontrei”.
Segundo a secretária de Esportes, Raquel Buzi, o projeto Arena Recreativa faz parte da Programação de Inverno da cidade. “O propósito da Seesp é levar diversão e atividade física para que todos possam ter momentos de muita descontração”.
No final da tarde as pessoas ainda puderam curtir o divertido espetáculo circense “O Complicado Casamento de Malasarte”, que contava a história do jovem casal Pedro Malasarte e Lindalva, que após descobrirem a maldição do machado viram o sonho de se casar destruído. Na busca pela solução Pedro corre o mundo se metendo nas mais diversas confusões. A história é contada com muito humor pela Companhia “Circo de Trapo”, que é da cidade de São Paulo e já existe há cinco anos.
Clinica de patinação e ginástica olímpica - No domingo, 23 de julho, duas atividades esquentaram ainda mais o clima na Rua da Praia com as clínicas de patinação e ginástica olímpica.
A escola de patinação Inforzato, da cidade de Santos, apresentou um show de técnicas e habilidades com algumas apresentações que empolgaram o público presente, além de realizarem diversas brincadeiras com a garotada. Foram disponibilizados 40 pares de patins para quem quisesse participar das atividades.
E para os amantes da ginástica olímpica, o professor Wilney, que dá aula para crianças através do programa Escola da Família, ensinou técnicas e habilidades para a iniciação a modalidade esportiva.
Com a participação de alguns alunos, ele mostrou os princípios básicos da ginástica, como acrobacia, atividades no trampolim, além de muita agilidade e flexibilidade. (Fonte: PMSS)

1º Festival de Seresta e Chorinho agrada população e poderá ser inserido no calendário cultural do município

São Sebastião - A Praça do Coreto, localizada no centro da cidade, recebeu no último final de semana o 1º Festival de Seresta e Chorinho em São Sebastião. O evento reuniu cerca de duas mil pessoas.
Com o objetivo de explorar mais o Centro Histórico da cidade com eventos culturais e proporcionar a população uma opção de lazer nas férias, a Secretaria de Cultura e Turismo reuniu grupos de duas das melhores escolas de música do Estado: Universidade Livre de Música Tom Jobim e o Conservatório Musical de Tatuí.
Para o morador Vanderlei Biancardi e sua mulher, Glacy Biancardi, que acompanhavam a apresentação do grupo “Chorando por aí”, no sábado, 22 de julho, eventos como esse deveriam ser uma rotina na cidade.
“A iniciativa da Prefeitura em realizar esses eventos é ótimo, pois nos oferece opções de lazer e cultura, além de movimentar a cidade com os turistas”, declara Vanderlei.
O secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, destacou a parceria do evento com a Secretaria Estadual de Cultura e afirmou que a sua realização é um pedido do comércio local, como forma de movimentar a economia local na baixa temporada.
Com uma média de 700 pessoas por apresentação, o 1º Festival de Seresta e Chorinho deverá ser inserido no calendário cultural da cidade na Programação de Inverno. (Fonte: PMSS)

‘Projeto Atividade nas Férias’ oferece palestra sobre oftalmologia no Tebar

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião promoveu na manhã desta segunda-feira, 24 de julho, no Tebar Praia Clube, em parceria com a Secretaria da Saúde, uma palestra sobre oftalmologia, destinada aos idosos do Projeto Atividade.
A palestra faz parte da programação de férias do Projeto Atividade, que se estende por todo o mês de julho.
O oftalmologista Glauco Reis Gonçalves explicou sobre os serviços que são oferecidos pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Oftalmologia.
Gonçalves ressaltou que São Sebastião recebe em média mil consultas mensais. “Praticamente todos os exames na área são encontrados no Centro. São oferecidos serviços de clínica, cirurgia, tudo através do Programa Saúde da Família”, explica o médico.
Durante este mês de julho, o Fundo Social está organizando, através do Projeto Atividade, caminhadas, aulas de musculação, yoga, alongamento e palestras que abordam diferentes assuntos sobre saúde e de bem-estar.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Maria Mota, afirma que o intuito do projeto é tentar trazer esclarecimentos sobre as fases da vida. “É uma forma de resgatar a auto-estima”.
O Projeto Atividade atende cerca de 180 idosos e é mantido e realizado pela Prefeitura, que aluga o Tebar Praia Clube todas as segundas-feiras para oferecer aos idosos, atividades físicas. Informações sobre o Projeto Atividade podem ser obtidas no Fundo Social de Solidariedade nos telefones (12) 3892-5560 e (12) 3892-4991. (Fonte: PMSS)

Jaraguá discute Plano Diretor e prioridade é saneamento básico

São Sebastião - Em consulta pública promovida pela Câmara de São Sebastião, na última sexta-feira, 21, no bairro do Jaraguá, o saneamento básico foi apontado pela maioria como a principal carência do bairro.
“Esgoto correndo a céu aberto, exalando mau cheiro e expondo os moradores à doenças. Essa é a situação que vivemos aqui no Jaraguá”, descreve o aposentado Edvaldo Timóteo.
“Acredito que este problema deva ser priorizado na elaboração do Plano Diretor, até porque nós sabemos que os outros bairros da Costa Norte também sofrem com a falta de saneamento básico”, acrescenta Timóteo.
Outro assunto discutido foi a implantação do retroporto na região. Verificou-se que existem muitas dúvidas sobre a questão, quais seriam os aspectos positivos e negativos desse tipo de empreendimento.
Houve discordância entre os participantes. Alguns defenderam o projeto alegando que vai resultar em geração de empregos. Outros entendem que falta qualificação para a mão de obra local e que, portanto, seriam contratadas pessoas “de fora”.
Para a moradora Roseli de França, a comunidade local vai ficar a ver navios a menos que sejam oferecidos cursos profissionalizantes.
Já o pedreiro Juracir Alves aproveitou para cobrar a instalação de indústrias no bairro. “Cansei de ouvir que o Jaraguá receberia indústrias não poluentes, como fábrica de sapato, mas até agora nada”, disse.
Durante a consulta ainda foi proposta a construção de creche e de um berçário, assim como a regularização fundiária que possibilite a iluminação de ruas que não contam com o serviço por não estarem oficializadas.
O vereador Marcos Tenório, presente no evento, destaca a importância da participação popular nas discussões do Plano Diretor. “Esse é o momento dos moradores opinarem sobre o que querem para o seu bairro, especialmente aqui na Costa Norte onde existem muitas carências”, define o parlamentar.
As consultas públicas promovidas pela Câmara têm como objetivo levar ao conhecimento da população informações a cerca do Plano Diretor e como participar de sua elaboração. Na ocasião são colhidas propostas para serem inseridas no documento.
Na próxima quinta-feira é a vez do bairro da Enseada receber o evento que será realizado na Praça João Eduardo de Moraes. E no dia seguinte, sexta-feira, a reunião acontece no Centro Comunitário da Topolândia. Ambas têm início marcado para às 18hs.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Cultura realiza sua conferência para o Plano Diretor em Ubatuba

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizará nos próximos dias 25 e 26 o I Seminário de Políticas Públicas Culturais, que visa traçar diretrizes para a elaboração do Plano Diretor de nossa cidade. O evento acontecerá no Colégio Taba, situado na Rua Cunhambebe, 999. A participação popular é de importância fundamental para nortear o futuro da cultura de Ubatuba. Compareça!(Fonte: PMU)

Itamambuca vê mais um show de surfe

Ubatuba - O surfista Bruno Moreira, de Praia Grande, venceu a primeira etapa do Circuito Paulista de Surf Profissional, disputado em Itamambuca, neste final de semana. Seus adversários na final, foram o ubatubense Saulo Jr, que terminou em segundo, o cearense radicado no RJ, Lucinho Lima, e o também ubatubense Edgley Santos. “Fiquei mais de três anos sem ganhar um campeonato. Estou muito contente, ainda mais numa final difícil com essa e com o Saulo, que é de Ubatuba”, disse Bruno, que ficou com o prêmio de R$ 4 mil.
Os atletas de Ubatuba Tadeu Pereira e Alexandre Moliterno terminaram na quinta posição.
A próxima disputa acontece na praia de Maresias, em São Sebastião, nos dias 20, 21 e 22 de outubro. A etapa foi uma realização da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, com supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).
O surfe não pára em Itamambuca
A praia de Itamambuca recebe agora, nos dias 29 e 30 o “Maresia SP Contest” reunindo os principais surfistas da Grande São Paulo. A etapa é exclusiva para os surfistas residentes da Zona Sul da capital e classifica oito melhores da Open, mais os quatro das categorias Junior e Longboard para a final estadual contra os outros finalistas das regiões Norte, Leste e Oeste, que já se classificaram e os do ABC, que ainda disputarão sua seletiva.
O “Maresia SP Contest” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf. (Fonte: PMU)

Prefeito inaugura Praça Tereza de Souza Cesar com grande festa no Perequê-Açu
A praça conta com quadra poliesportiva e playground, um espaço a ser aproveitado por pessoas de todas as idades

Ubatuba - Com a presença de centenas de pessoas, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, inaugurou no último sábado, dia 22, o mais novo espaço do município para o lazer e a prática de esportes. A Praça Tereza de Souza Cesar foi inaugurada com uma grande festa que contou com a presença maciça de pessoas representativas da sociedade civil, como presidentes de associações de bairros, atuais e ex-vereadores, secretários municipais e muitos pais que levaram suas crianças para aproveitar o dia ensolarado brincando no playground.
A presidente da Associação Comunitária do Perequê-Açu, Dona Ondina Santos, participou da inauguração e mostrou seu contentamento por ver seu bairro recebendo um espaço tão bonito e útil para a comunidade: “é com imenso prazer que recebemos esta grande obra. Agradecemos ao prefeito por este trabalho que muito vem ajudar nosso bairro que tem um grande fluxo de adolescentes e pessoas da melhor idade que vão poder praticar esportes nesta praça. O Perequê-Açu está de parabéns por esta obra tão importante para todos nós”, disse Dona Ondina.
Homenagem - O prefeito Eduardo Cesar, ao lado da primeira-dama, Denise Cesar, agradeceu em público ao então vereador Sebastião Pindá, autor da Lei 1905, de 12 de janeiro de 2000, que deu a denominação de “Praça Tereza de Souza Cesar” à praça pública situada no Perequê-Açu, em homenagem à sua mãe. O prefeito lembrou também que aquele local, antes da construção da praça, era um matagal, um lugar alagadiço e que sempre teve dificuldades com a manutenção da limpeza.
A Praça Tereza de Souza Cesar foi construída através de uma parceria da Prefeitura com o Banespa, que resultou, segundo o prefeito, num excelente padrão de trabalho. “Se conseguirmos levar o mesmo padrão para todas as nossas realizações estaremos muito satisfeitos”, completou o prefeito.
Resgate do bairro - Para Eduardo Cesar, “o ponto principal desta obra é o resgate do bairro com o uso responsável do dinheiro público. Não há dúvidas de que estamos avançando naquilo que nos propusemos, já que hoje estamos realizando um sonho de trinta anos em apenas um ano e meio de governo. E isso é apenas o começo!”, comemorou Eduardo Cesar, que agradeceu toda a sua equipe dizendo que quando se trabalha bem é possível conquistar grandes realizações. “Se continuarmos com esta receita, fazendo obras com participação popular, vamos de fato resgatar nossa cidade que tanto amamos”, finalizou. Para marcar a inauguração foi realizado um jogo de futebol amistoso e as crianças puderam ainda desfrutar da Casa de Brinquedos itinerante que levou à Praça diversas opções de brincadeiras. (Fonte: PMU)

Estudantes ubatubenses voltam de passeio ao interior do Estado

Ubatuba - Cerca de 80 crianças da Rede Municipal de Ensino, com idades entre 10 e 12 anos, voltaram, na última sexta-feira, 21, de uma viagem que os levou a conhecer cidades do interior paulista. Itápolis e Ibitinga foram as cidades escolhidas para a edição 2006 do programa “Caravanas do Conhecimento”, na etapa “Redescobrindo o Interior”, realizado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) e Governo do Estado de São Paulo.
As crianças foram recebidas com festa pelas autoridades, ficaram alojadas em escolas adaptadas e participaram de uma série de atividades culturais e de lazer, vivenciando a identidade cultural do interior e o modo de vida das pequenas cidades. Eles visitaram fazendas, pesqueiros, trilhas ecológicas e cachoeiras, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações e museus. Além dos passeios, aconteceram brincadeiras, apresentações de grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios. (Fonte: PMU)

Prefeito entrega livros na Biblioteca Municipal de Ubatuba

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar entregou, na última segunda-feira, dia 24, 495 livros doados pela Secretaria de Estado da Cultura à Biblioteca Municipal de Ubatuba. Entre os títulos estão grandes nomes da literatura como Dante Alighieri, Agatha Christie, Eça de Queiroz, Júlio Verne, Dostoievski, Euclides da Cunha, Franz Kafka, entre outros que agora fazem parte do acervo da Biblioteca.
De acordo com o prefeito, uma doação como esta enriquece muito o acervo cultural de Ubatuba. “Ficamos muito agradecidos ao Governo do Estado, pois estamos preocupados com o desenvolvimento da cultura em nosso município. Acredito que a leitura seja o caminho para a educação e nossa biblioteca agora possui mais 495 exemplares para oferecer a população”, disse Eduardo Cesar.
Para o chefe de patrimônio e arquivo da Fundart, José Roberto Segantini, “as obras recebidas são de grande qualidade e de editoras de renome. Entre elas incluem-se livros infantis, didáticos, literatura, filosofia, muitos não existentes na biblioteca até então e que, sem dúvida vão enriquecer nosso acervo literário e terão grande procura do público. Aproveitem.”
A Biblioteca Municipal de Ubatuba possui um acervo de cerca de 25 mil livros, que se dividem entre clássicos da literatura nacional, infantis, braile e didáticos. Os leitores também podem acompanhar as notícias da região e do país através das assinaturas de jornais como Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, A Cidade e Imprensa Livre. A Biblioteca Municipal fica na Praça 13 de Maio, e abre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. (Fonte: PMU)

Fim de semana com bons resultados para Ubatuba nos Jogos Regionais

Ubatuba - O fim de semana trouxe medalhas para o esporte de Ubatuba nos 50º Jogos Regionais, que acontecem na cidade de Lorena. Na sexta feira, pela manhã, vieram as duas primeiras medalhas, no ciclismo, com Anderson A.B. Silva (Ouro na prova de Velocidade Individual Masculina) e Ana Carolina Ennes Huodjakoff (Prata – na prova de Velocidade Individual Feminina). À tarde, o Kung Fu, modalidade de exibição, conquistou 15 medalhas e obteve a primeira colocação na competição feminina e a terceira com a masculina.
No sábado a medalha de prata veio na capoeira, com Fabiana Elias Martinez, na categoria pesado absoluto. No domingo, o futmesa, outra modalidade de exibição, conquistou o primeiro lugar, com Edson Sírio e Ralph Solera, ao derrotar São José por 9 a 0. No ciclismo, Ana Carolina Ennes Huodjakoff, terminou em 4º a prova de resistência e conseguiu o segundo lugar para a equipe feminina de Ubatuba, garantindo vaga nos Jogos Abertos do Interior. Ana subiu ao pódio para receber a medalha da prova de Velocidade Individual Feminina.
Acidente - O ciclista Anderson Silva, que ganhou o ouro na sexta-feira, na prova de Velocidade Individual Masculina, sofreu um sério acidente na disputa da prova de resistência, neste domingo, 23. Anderson colidiu de frente com outro ciclista e sofreu fratura exposta no braço esquerdo, sendo levado ao hospital inconsciente. O ciclista precisou passar por uma cirurgia e aguardava alta, nesta segunda-feira. (Fonte: PMU)

A Praia da Maranduba estará em festa somente neste final de semana, onde termina o 1º Festival de Inverno da região sul.

Ubatuba - A ABAMVITUR - Associação da Baia do Mar Virado para o Turismo da Região Sul de Ubatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Administração da Regional Sul, Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e SETUR - Secretaria de Turismo, informa que o 1º Festival de Inverno que começou no dia 01/07 terminará neste próximo dia 29.
Quem comparecer no local neste último final de semana poderá apreciar os pratos de culinária caiçara e quitutes típicos das festas juninas, que são elaborados pelas barracas das associações de bairro da Região Sul e também poderão apreciar os trabalhos elaborados por artesãos da feira de artesanato local.
A Festa que acontece na praça de eventos da Praia da Maranduba a partir das 19:30 horas, contará com os shows no dia 28 de julho da Banda Samba e Arte e no dia 29 de julho da Banda Garagem 94.Compareça com sua Família e amigos para prestigiar nossos artistas e se divertir! (Fonte: Ver. Luciana Machado)

ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”
O curso já foi realizado ano passado e devido à grande procura, a ACIU traz novamente.

Ubatuba - O próximo curso a ser ministrado na ACIU será “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”.
O curso se deve à uma parceria entre ACIU e Sebrae e será ministrado na sede da entidade, dos dias 21 à 25 de agosto (de segunda à sexta-feira), no horário das 18h00 às 22h00.
Organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o "contas a receber" e o "contas a pagar", projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa são os temas que serão abordados no curso.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e o valor do investimento é de R$ 55,00.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação e falar com Cristiane. Tel: 3832.1449. Vagas limitadas. (Fonte: ACIU)

Ubatuba será sede dos Jogos Regionais de 2007
A eleição que confirmou Ubatuba como sede aconteceu no último domingo, dia 23

Ubatuba - Ubatuba foi aclamada por unanimidade para sediar os 51º Jogos Regionais, em 2007. Dos 33 municípios aptos a votar, 29 compareceram, e num plebiscito disseram sim para a realização dos Jogos em Ubatuba. Em um clima tranqüilo, a votação aconteceu no auditório da Escola Adventista e contou com a presença do prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, de seu vice, Domingos dos Santos e do vereador Charles Medeiros, representando o Legislativo ubatubense.
Antes da votação, o representante de Guarulhos, (município que até a semana passada estava ao lado de Ubatuba na candidatura para ser sede dos jogos no ano que vem) Wanderlei Giorgetto, explicou o motivo da desistência de seu município à candidatura: “Após várias reuniões chegamos a conclusão que realizar os Jogos neste momento seria inviável para Guarulhos”.
Giorgetto falou ainda que Ubatuba só tem a ganhar com os Jogos em 2007. “Já realizamos os Regionais e eles sempre deixam um legado para a cidade, tanto na área educacional, quanto na esportiva, além de uma injeção de ânimo que o comércio recebe com a chegada de quase 10 mil pessoas. Boa Sorte para Ubatuba”, finalizou o dirigente de Guarulhos.
Em seguida o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., teve 20 minutos para apresentar a candidatura de Ubatuba, e após uma explanação onde apresentou detalhes como os locais para competição, hospedagem e infra-estrutura, segurança e primeiros socorros, exibiu um vídeo que mostrava as belezas de Ubatuba. Ao final, uma homenagem a todos os municípios da região e o convite, “A gente se vê em Ubatuba em 2007”.
A votação aconteceu de forma rápida, assim como a apuração, que apontou Ubatuba como sede dos Regionais 2007. Com a divulgação dos resultados, diversos atletas de Ubatuba que acompanhavam a votação iniciaram a festa, com palmas e abrindo uma bandeira de Ubatuba entre os presentes.
Realização de um sonho - O prefeito Eduardo Cesar, vestido com o uniforme da cidade, disse que um sonho acabava de se concretizar. “A realização dos Jogos Regionais em Ubatuba é um sonho que acaba de se tornar realidade. Agora começa o trabalho para um evento que vai mudar a vida esportiva da cidade”, disse Eduardo.
O secretário de esportes e Lazer, Bittencurt Jr., completou: “tenho certeza que muitos talentos esportivos surgirão em Ubatuba após os Jogos. Grandes nomes do esporte brasileiro estarão na cidade e nossos jovens terão contato direto com eles, assim o interesse por outras modalidades esportivas pode ser despertado. Contamos agora com o envolvimento de toda a cidade para a realização de uma grande festa. O esporte vai se encontrar em Ubatuba em julho de 2007”, finalizou o secretário. (Fonte: PMU)
 

 

Semana de 21/07 à 27/07

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 16:20 hs -19:10 hs e 22:00 hs.

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 13:20 hs -14:50 hs .

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Ás 13:30 hs - 16:15 hs - 19:00 hs - 21:45 hs

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

vou ter conta no banco
vou pôr preto no branco
vou usar terno e gravata
vou fazer pose e bravata
vou pirar
vou me enforcar
nos laços de Himeneu
vou ter carro, dívidas, família
vou ter sogra, casa, mobília
vou arranjar um endereço
vou botar um aviso
"foi aqui que, definitivamente,
perdi o juízo!"

As benzedeiras

Quem ainda não conhece
Precisa conhecer
Essas velhinhas
Que vivem à beira-mar
Que se riem à toa
Que sabem os segredos
Do correto benzimento
E passam os dias
Distribuindo bênçãos:
Deus te guie!
Deus te guarde!
Nossa Senhora o ilumine!
Tenha juízo, meu filho,
Valha-me Santo Antonio!

Made in Pindorama

Samburá
Tipiti
Covo
Peneira
Balaio
Chapéu
Esteira
De palhas
Taquaras
E cipós
Quem faz um cesto
Faz um cento.

Félix Cabral

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Prezados amigos,
E com tremenda alegria que venho através deste meio de comunicação informar que estive nos jogos Regionais de Lorena neste final de semana, junto com a equipe de Ubatuba e dizer que tivemos a felicidade de sermos escolhidos para sediar mos os jogos Regionais de 2007. Com isso fortaleceremos os nossos esportistas locais e deixaremos um patrimônio em termos de infra-estrutura esportiva,que certamente fomentara o esporte em nosso município Alem do mais ocorrera um aquecimento no Comercio local. Vamos montar uma grande corrente em busca de apoio aos esportistas locais para que em 2007 em nossa casa façamos os melhores lugares no podium comprovando a grande garra e competência de nosso esportistas.
Um forte abraço .

Charles Medeiros
Ver. Ubatuba, SP

Assim como o Sr. Luiz Mendes menciona acima, eu também estou muito interessada em saber o porque da homenagem a Tereza de Souza Cezar com o nome da praça, pois sou do Pereque-Açú e agora que estou tendo mais tempo para desfrutar da vida no meu bairro, gostartia muito conhecer a história do lugar e das pessoas que foram importantes na cidade.
Aguardo e agradeço antecipadamente

Neide Schöni
Moradora do Perequê-Açú

Sou uma mãe indignada da CEI
Me pergunto aonde querem chegar com a afirmativa "que a pedido dos pais, mativeram a mesma equipe".
Estão esquecendo de mencionar a redução de mais da metade das educadoras, aonde o caos se instalou.
Essa instituição é propaganda enganosa, a teoria está bem distante da prática, aonde nem mesmo o básico acontece mais.
Estamos falando de crianças (seres sensíveis e frágeis), capazes de captar qualquer mudança em seu ambiente, estão de fato se expressando de maneira negativa e preocupante, decorrente da falta de estrutura , bom senso e desorganização.
"Anteriormente havia todo um cuidado e respeito com as crianças"

Adelita Z.R.Prado
Ubatuba, SP

A que ponto chegamos!!!
Além de sermos tratados com descaso, agora o desrespeito.
Vivemos momentos de insegurança com relação a educação de nossos filhos, que vem recebendo do Instituto Aryran um tratamento inaceitável.
O que podemos esperar de um futuro para essas crianças, se a base está sendo destruída pela irresponsabilidade.
Quando ultrapassamos os portões do CEI nos deparamos com um lindo jardim cheio de brinquedos, quando a porta da sala se abre percebemos o castelo mal assombrado.
Infelizmente Ubatuba compartilhou de um sonho (como citado em matéria), e nós cidadãos vivemos um pesadelo.
Até aonde vai esta cegueira aparente dos dirigentes do nosso município.

Simone Almeida
Ubatuba, SP

Instituto Aryran - Reclamações infundadas ... diz Luciana Sobral ( Coordenadora tecnica do instituto Aryran ) .A senhora por acaso se encontra aqui presente todos os dias ... para afirmar com certeza que fatos estes descritos na creche Nativa Fernandes Faria é infundado!!!
Ela esta correta em dizer que os funcionários são os mesmos ... e sim a pedido de nós PAIS pedimos isso para que não ocorre-se um transtorno psicologico nas crianças que acostumadas com as educadoras ora mudar assim de repente.
A Capacitação que a Luciana meciona foi de tres dias e o fato de as educadoras terem como cuidar das crianças foi reduzidas a 50% pelo fato de ter sido dispençada metade das efetivas.
Sobre as crianças que se machucam ... a creche se encontra debelitada por motivos de : escabiose ( Sarna ) , Micose pois a areia não é tratada , piolho. Lembrando que estes são do berçario até o maternal 2.Não foi feito nenhum pedido aos orgãos competentes para um acompanhamento Médico pediatra.
Gostaria que a Luciana explicasse o fato das crianças terem autonomia de tomar banho , pois tem muitas delas que estão voltando para casa sem um unico banho. Como a mesma mecionou cabe aos educadores e principalmente aos pais orienta - los .
O pedido de mais educadores foi feito desde o primeiro dia de administração do Instituto Aryran e até agora nada !!!Atualmente há uma Professora ( Marta ) sem a minima qualificação pois não tem magistério e ainda esta cursando a faculdade ... e como ela foi promovida pelo Instituto ao menos deveria ter estas qualificaçoes básicas, para ser chamada de PROFESSORA e não mais educadora pois como disse ela subiu de cargo , aliás ela se encontra super a vontade na creche pois a filha dela esta lá ... na creche e com certeza sendo bem cuidada por ela ...pois fato já visto que em uma sala com 27 crianças com apenas 02 educadoras a situação era dificil pois uns brigavam outros choravam e ainda outros queriam ir ao banheiro ... o que foi feito a PROFESSORA entrou na sala pegou sua filha e saiu sem ao minimo olhar as outras que ali se encontravam.Espero que a seleção a qual a Luciana Sobral se refere seja mais Qualificada ou no minimo coloquem pessoas que tratem de crianças como crianças e não objetos.
O exemplo que vem a seguir é a preocupação que o instituto tem com nossas crianças : em uma sala ( Maternal 1) com 27 alunos há 2 educadores que fazem o seguinte horário : a 1ª educadora entra as 7:00 hs e sai as 16:00 Hs e a segunda entra as 8:30 e sai as 17:30 Hs , observando que tem 1 hora de almoço cada educadora as crianças acabam ficando com apenas uma educadora durante 5 horas. Que excelente até a hora que acontecer alguma coisa com alguma criança.

Rosana
Ubatuba, SP

Questão de Gosto?
Olhando tanto do mar para terra, quanto da terra para o mar, a arquitetura do prédio da Colônia de Férias, da riquíssima, Associação dos funcionários públicos do Estado de São Paulo, pode-se afirmar que ali estão construindo um monumento a insensatez arquitetônica. Uma intervenção, lamentável, que desnecessariamente desfigura a paisagem. Uma verdadeira agressão ambiental em um município tão tutelado por preservadores de carteirinha oficial. Onde estarão eles neste momento? O que pretendem, a partir de então, proibir? Para estes atores, que estão escrevendo nossa história, “pintando” nossa paisagem sugiro bustos, em praças públicas, comas respectivas placas alusivas a seus (des) feitos, para que sejam lembrados e, julgados pela história. Quem sabe assim, tornem-se mais comedidos em seus desastrosos e lastimáveis projetos? Questão de gosto? Se assim for, desde já, minhas desculpas, porque “gosto não se discute”.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor