Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 26 de Julho de 2006 - Nº 1571 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Escritório de Santos administrará projeto

Caraguatatuba
Skatista de Caraguá é bronze em Lorena
Caraguá é bronze no Futebol de Mesa e 4º na Dama masculino
Bikers de Caraguá disputam mundial de Bicicross
Beach Soccer feminino goleia Jacareí o masculino vence Aparecida nos Regionais
Ciclismo feminino de Caraguá conquista Bronze
Caraguá sedia 1ª Conferência dos Direitos Sociais dos Conselheiros Tutelares do Estado
Caraguá a Gosto começa dia 3
Voleibol masculino de Caraguá estréia com vitória nos Regionais
Moradores e pescadores de Caraguá promovem Porto Novo em Ação-Expo Arte
1ª Educação Continuada do Instituto Mamulengo abordará inclusão e afetividade

Ilhabela
Nova rede de água beneficia moradores da Barra Velha
Visita do Grupo Escoteiro Cururuá
Extensão de rede de água na estrada do Camarão

São Sebastião
Estado desativa cadeia no litoral
Prefeitura interdita comércio e pousadas no Centro e Costa Sul por falta de acessibilidade
Revisão do Plano Diretor entrará em fase de audiências públicas
Escolas da rede recebem livros didáticos e exemplares do jornal Acontece Kids para a volta as aulas da garotada
Polícia Civil faz doação ao Projeto Pastoral
Barra do Una recebe II Semana de Artes Panamericana
Técnico sebastianense é julgado sem direito a defesa
Judô conquista mais uma medalha para São Sebastião


Ubatuba
Polícia acha menor baleado em Ubatuba
Aciu ofereceu 2º Oficina de Sabonetes Artesanais
Comissão Municipal de Emprego elege nova presidente
Ubatuba realiza I Conferência de Acessibilidade Urbana
Prefeito anuncia construção de guias e sarjetas em parceria com a comunidade
Cursos de Educação ambiental movimentam a Sala Verde
Ciclista de Ubatuba se recupera de acidente durante prova de resistência
Ubatuba OFF Road

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Escritório de Santos administrará projeto

Litoral Norte - O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, inaugurou ontem em Santos (SP), a nova sede da Unidade de Negócios da Bacia de Santos. A unidade será a responsável pela administração do Campo de Mexilhão, que terá uma base de gás em Caraguatatuba. Segundo Gabrielli, o projeto Mexilhão receberá um investimento de US$ 18 bilhões nos próximos 10 anos. Os investimento devem gerar 1,2 mil empregos diretos e cerca de 15 mil indiretos nos próximos cinco anos, nos municípios compreendidos pela Bacia de Santos. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Skatista de Caraguá é bronze em Lorena
Thayane foi a única skatista de Caraguá a voltar pra casa com uma medalha

Caraguatatuba - A skatista caraguatatubense Thayane Vieira conquistou, no domingo, dia 23, o 3º lugar, na categoria feminino, na 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece até o dia 30, em Lorena.
A competidora July Rosa, também da equipe caiçara, ficou com a 5ª posição. Na catgeoria Sub-18 masculino, Valfrido, mais conhecido como “Boby” ficou em 7º lugar; Douglas (Bambam) ficou em 13º.
Na categoria livre, Rafael (Mequetreque) ficou em 14º e Hélio, mais conhecido como “Fio” ficou em 8º.
De acordo com o técnico da equipe, Marcos Oliveira, a instrução foi que cada cidade só poderia disputar a categoria livre com dois atletas, porém não foi isso que aconteceu no dia da prova. “Recebemos a instrução que só poderíamos inscrever dois atletas na categoria, porém a cidade sede disputou com 3, Guaratinguetá com 4 e Jacareí com 4, com isso o Fio ficou com a 8º posição, com isso ficamos em desvantagem e não conseguimos nos classificar para a final, mesmo fazendo a observação com a equipe de arbitragem o resultado prevaleceu”, desabafou.
“Fio” foi campeão dos Jogos Regionais em 2004 e vice em 2005, ambos sediados em Caraguá. (Fonte: PMC)

Caraguá é bronze no Futebol de Mesa e 4º na Dama masculino
A modalidades de Futebol de Mesa é Extra e não conta ponto na classificação geral e nem no quadro de medalhas. Já a Dama é uma modalidade oficial

Caraguatatuba - Mais uma medalha foi conquistada por Caraguatatuba nos Jogos Regionais de Lorena, que acontece até o dia 30 de julho, desta vez o bronze veio na modalidade de Futebol de Mesa. A vitória aconteceu na tarde e domingo, dia 23.
Mesmo não contando ponto na classificação geral e nem no quadro de medalhas, os competidores lutaram até o último minuto de jogo para conquistar o título e o lugar no pódio.
Na Dama, modalidade oficial, a cidade não teve a mesma sorte e perdeu ficando apenas com a 4º colocação. Com esse resultado a cidade ocupa a 15º posição no quadro de medalhas e é a 10ª colocada na classificação geral. (Fonte: PMC)

Bikers de Caraguá disputam mundial de Bicicross
A maior delegação será a do Brasil com 422 pilotos inscritos, seguidos dos EUA, com 157 inscrições, o Chile, com 113, a Argentina (93), França (89), Bolívia (80), Colômbia (76), Holanda (75), Equador (70), África do Sul e Austrália (46 cada), Venezuela (44) e Canadá (37), entre outros.

Caraguatatuba - Cinco bikers da Equipe Caraguá Bmx Clube que conseguiram índices para representar o Brasil, participam entre os dias 27, 28, 29, 30 e 31 de Julho do maior evento do Bmx no mundo, trata-se do Campeonato Mundial de Bicicross que será disputado no Centro Olímpico Mário Covas (transmissão ao vivo pela ESPN Brasil), em São Paulo.
Foram inscritos 1.602 pilotos de 36 países, que disputaram 42 categorias no masculino e feminino. A maior delegação será a do Brasil com 422 pilotos inscritos, seguidos dos EUA, com 157 inscrições, o Chile, com 113, a Argentina (93), França (89), Bolívia (80), Colômbia (76), Holanda (75), Equador (70), África do Sul e Austrália (46 cada), Venezuela (44) e Canadá (37), entre outros.
Os pilotos de Caraguá, que contam com apoio da Secretarria de Esportes e Recreação, embarcam para São Paulo na quarta-feira (28), e já participam dos treinos oficiais no período da manhã, onde poderão fazer o reconhecimento da pista, vistoriar o equipamento, retirar uniformes e colocar chips nas bicicletas.
Na quinta-feira (27), novamente acontecem os treinos, mas desta vez com o “Gate” (sistema de largada) e à noite acontece à abertura oficial com os desfiles das delegações.
Na sexta-feira (28), começa a competição nas bicicletas de aro 24 (cruiser), e Caraguá estará presente com os Pilotos Evandro Castilho, que correrá na categoria 15 e 16 anos cruiser, juntamente com outros 63 pilotos de 22 países e atualmente ocupa a 6ª colocação no ranking brasileiro.
No sábado (29), a prova e na modalidade aro 20, e é a vez dos bikers de Caraguá, Celso Bugarelli (América Garage), na categoria boys 17 a 24 anos, aonde forma inscritos 92 pilotos de 18 paises, Bugarelli foi Vice-Campão dos Jogos Regionais de 2004 e novamente Evandro Castilho, agora na boys 15 anos, aonde tem como melhores resultado a 3º colocação no pan americano de 2005 e 2º colocado no ranking brasileiro 2006.
Finalmente no domingo (30), entram na disputa os irmãos Matheus Prazeres, atleta do programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO e, patrocinado pela J.bike e big Box, e Lucas Prazeres (C.E. Caraguatá/ J.bike / big Box) e a pilota Tacianne Alves (Pit Stop Pneus).
Tacianne Alves correrá na girls 14 anos, que contará com 21 pilotas de 14 paises, atualmente Tacianne ocupa a 3º colocação no ranking brasileiro. Matheus Prazeres disputa a boys 8 anos, com mais outros 39 pilotos de 12 paises, atualmente Matheus é o 2º colocado no ranking nacional e por ultimo é a vez Lucas Prazeres, que talvez seja o mais novo piloto do mundial, Lucas corre na categoria 5 a 6 anos com mais 26 pilotos de 11 paises, atualmente Lucas é o 6º colocado no ranking nacional.
“Agora só resta torcer pelos nossos pilotos, pois todo planejamento do ano foi visando o mundial, e após muitos treinos a equipe está preparada para disputar o mundial e quem sabe colocar dois pilotos entre os melhores do mundo e os demais entre os 16 melhores do mundo”, comenta Wellington Dalprat, Presidente do Caraguá BMX Clube. (Fonte: PMC)

Beach Soccer feminino goleia Jacareí o masculino vence Aparecida nos Regionais
As meninas caraguatatubenses enfrentam o time de Mogi faz Cruzes na quarta-feira, dia 26 e a segunda equipe de Caraguá (Sec. Caraguatatuba) disputa com a equipe da casa na noite desta terça-feira, dia 24

Caraguatatuba - A equipe feminina de Beach Soccer de Caraguá entraram em campo na noite se segunda-feira, dia 24, para enfrentar a equipe de Jacareí pela 50º edição dos Jogos Regionais, que acontece até o dia 30, em Lorena.
Em uma arena montada no CSU Centro Social Urbano da cidade as meninas caraguatatubenses não deram chance para suas adversárias e venceram de goleada, 5 a zero. A equipe caiçara enfrenta na quarta-feira, dia a equipe de Mogi das Cruzes, se vencer o time de Caraguá, que pertence a Chave B, espera finalizar as competições das chaves A ( Lorena Ubatuba e Aparecida) e C (Lagoinha, Cachoeira e Ilhabela) para conhecer o próximo adversário nas quartas-de-final.
Já o time masculino da Sec. Caraguatatuba, segunda equipe da cidade, lutou para garantir a vitória contra Aparecida. Em um jogo emocionante os meninos caiçaras venceram de 6 a 3. A equipe enfrenta nesta terça-feira, dia 25, às 20h30 a equipe da casa. O jogo promete muita emoção, já que o time da cidade anfitriã dos Jogos Regionais sonha em chegar na final com a equipe caiçara. (Fonte: PMC)

Ciclismo feminino de Caraguá conquista Bronze

Caraguatatuba - As bikers de Caraguá Thamires Porazza e Sandra Domiciano conquistaram o 3º lugar na classificação geral da 50ª edição dos Jogos Regionais, que acontece até o dia 30 de julho, em Lorena, no Vale do Paraíba.
As atletas competiram na prova de Resistência feminino 40 quilômetro. Sandra ficou na sétima posição e Thamires na 8ª, com esses resultados as atletas conquistaram o título deixando muitas competidoras para trás. A atleta Caroline Rodrigues não completou a prova.
De acordo com a equipe caraguatatubense o circuito foi reduzido, por motivo de segurança e as voltas passaram de 13 para 14.
Na categoria masculino, João Carlos, que competiu na prova de Resistência de 100 km o atleta ficou em 14 º. A equipe masculino ficou com a 9ª colocação na classificação geral. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia 1ª Conferência dos Direitos Sociais dos Conselheiros Tutelares do Estado
O evento tem como objetivo analisar as atuais condições dos Conselheiros Tutelares e eleger a nova diretoria da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado.

Caraguatatuba - A Prefeitura em parceria com a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo (ACTESP) e Conselho Tutelar de Caraguá, realiza, de 3 a 6 de agosto, a 1ª Conferência dos Direitos Sociais dos Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo.
O evento que tem como objetivo analisar as atuais condições dos Conselheiros Tutelares e eleger a nova diretoria da ACTESP, terá abertura no dia 3, às 9 horas, no Teatro Municipal Mário Covas. No dia 4 de agosto, a Conferência passa a acontecer na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco, no Porto Novo.
De acordo com a programação, dia 4, às 8h30 serão apresentadas as informações sobre a delegação do 3º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, por Telma Sueli Linhares e às 9h30 os direitos sociais do trabalhador, com o delegado regional da Delegacia do Trabalho de São Paulo, Dr. Márcio Chaves, debate até às 12h e retorno de discussões às 13h30.
No dia 5 de agosto, a partir das 9 horas o ex-conselheiro tutelar Emanuel G. Gallo Ingrao e a ex-conselheira de Itaquaquecetuba, Dra. Antônia Alexandrina, abordarão o tema “Ações judiciais para requerer direitos sociais violados”, com debates e trabalhos. Às 11h30, o assunto de discussão será “Rede de Proteção Social”; e às 13h30, “Análise de conjuntura sobre as atuais condições dos Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo, com o psicólogo Jorge Artur Floriani. E, às 15h15, será feita a apresentação das chapas para a eleição da nova diretoria da ACTESP. No dia 6 de agosto, haverá apresentação dos painéis de discussão dos grupos de trabalho e posse da nova diretoria da ACTESP; e encerramento. (Fonte: PMC)

Caraguá a Gosto começa dia 3
O festival gastronômico acontece de 3 de agosto a 3 de setembro, em 16 estabelecimentos da cidade. Consumidores que apreciarem e votarem nas categorias: prato ou petisco, ambiente, atendimento e garçom, concorrerão a um note book e a 16 jantares.

Caraguatatuba - Após abertura oficial com o gourmet Olivier Anquier, do programa Repórter Record, dia 20 de julho, no Teatro Municipal, o Caraguá a Gosto terá início no dia 3 de agosto, colocando a prova pratos especiais dos 16 estabelecimentos participantes.
O festival gastronômico é realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo, apoio da Associação Comercial e Empresarial e Sebrae e patrocínio das empresas Village Paraibuna e Boêmia. Os participante, que são restaurantes, bares, pizzarias e quiosques, desenvolveram ou escolheram pratos especiais da casa para concorrer ao Caraguá a Gosto.
Este é o maior festival gastronômico já realizado no município e irá acontecer de 3 de agosto a 3 de setembro, em 16 estabelecimentos, transformando a cidade em no grande centro gastronômico do Litoral Norte. O evento vai proporcionar aos apreciadores da boa mesa, um mês repleto de qualidade e sabor, com os mais variados pratos e petiscos.
O Caraguá a Gosto é um concurso gastronômico no qual o consumidor é o jurado, uma espécie de crítico gastronômico que poderá decidir pelo melhor prato, melhor petisco, melhor atendimento, melhor garçom e melhor ambiente, na cédula que deverá ser preenchida e colocada em urna disponível no próprio estabelecimento, em letra maiúscula.
Os consumidores irão concorrer a um note book e 16 jantares com direito a acompanhante, que serão sorteados no dia 13 de setembro. O prêmio para melhor garçom será um DVD e para os restaurantes vencedores, troféus.
De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, a gastronomia é um dos atrativos turísticos do município, por isso o Caraguá a Gosto tem como um de seus objetivos o estímulo à criação e à apresentação de novos sabores nos pratos da culinária local. “O Caraguá a Gosto também vem incentivar comerciantes ao cultivo da qualidade dos serviços prestados, seja no atendimento, no ambiente e na qualidade dos seus produtos e serviços”.
Caraguá vem se destacando e surpreendendo com um de seus mais agradáveis atrativos: o cardápio variado oferecido por sua rede de restaurantes, pizzarias, bares e quiosques, que pode ser degustado em ambientes aconchegantes por turistas, veranistas e moradores. (Fonte: PMC)

Voleibol masculino de Caraguá estréia com vitória nos Regionais
Para garantir o título a equipe caraguatatubense terá que enfrentar times como o de Gurulhos, que joga no campeonato Paulista e Suzano que vem com a equipe Juvenil da Seleção Brasileira, além de São José dos Campos e Pindamonhangaba que tem fortes competidores

Caraguatatuba - Os meninos do Voleibol de Caraguá estrearam nos Jogos Regionais com uma vitória tranqüila. A equipe caraguatatubense enfrentou na noite de segunda-feira, dia 24, o time de Aparecida e venceu de 2 a zero com parciais de 25/14 e 25/8. Nesta terça-feira, dia 25, a equipe enfrenta o time de Jacareí e irá lutar pela vitória para seguir para as quartas-de-final.
Para a técnica da equipe, Shirlei Arantes de Farias, o time teve um bom desempenho no jogo, pois metade da equipe está participando do evento pela primeira vez. “Este time metade dele é novo e a outra metade participou dos Jogos nos últimos 3 anos, apesar de ter físico, eles não têm experiência. No ano que vem eles estarão 100% para a competição, declarou a treinadora.
A técnica acrescentou que “Guarulhos este ano está na nossa região e vem com um time que compete o Campeonato Paulista, Suzano que sempre competia com a equipe de Adulto trouxe o Sub-21 e veio com o time da Seleção Brasileira Juvenil, São José dos Campos e Pindamonhangaba também está com times fortes, mas mesmo assim temos esperança de chegar pelo menos na semifinal, vamos lutar pra isso”, declarou.
A treinadora informou que a equipe é bem disciplinada e os atletas estão tranqüilos em relação aos adversários que terão que enfrentar nas próximas partidas.
Shirlei (Academia Ativa e UNIMÓDULO) é experiente na modalidade e já competiu na Liga Profissional na Suíça, no ano passado e também jogou no Circuito Nacional de Vôlei de Praia, que é composto de Cinco etapas realizadas nas cidades de Joinvile (Santa Catarina), Curitiba (Paraná), Gurulhos (São Paulo) Campo Grande (Mato Grosso) e Rio d Janeiro, ao lado de atletas como Shelda e Adriana Bear e Juliana e Larissa (atuais campeãs dos campeonatos Brasileiro e Mundial) e ficou na 22º colocação no ranking. O evento contou com 60 equipes que lutavam pela melhor posição. Este ano Shirlei competirá no campeonato Paulista. (Fonte: PMC)

Moradores e pescadores de Caraguá promovem Porto Novo em Ação-Expo Arte
Exposião de artesanato, praça de alimentação, shows e passeios de barco pelo Rio Juqueriquer fazem parte da programa?o do evento, que visa arrecadar fundos para a Acalento.

Caraguatatuba - Porto Novo em Ação-Expo Arte é o tema da festa que os moradores e a Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguá, com o apoio da secretaria municipal de Turismo, estão preparando para os próximos dias 28, 29 e 30 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo, com o objetivo de arrecadar fundos para a entidade Acalento.
Com abertura no dia 28, às 19:00 hs, o evento é aberto ao público e contará com exposição de artesanato, com cerca de 30 expositores, praça de alimentação com os comerciantes do Bairro Porto Novo, shows musicais e passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê por apenas R$ 5,00 por pessoa.
A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano “ACALENTO” reabilita crianças, jovens, adultos e idosos, que se tenham tornado portadores de deficiência, durante e após o estágio de reabilitação, para que possam retornar suas atividades de vida diária o mais rápido possível. A instituição está localizada próximo à praia em uma área de 13.000 m2, que mantém preservado um pequeno pedaço da Mata Atlântica. Os pacientes da “ACALENTO” são avaliados por fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicólogas, pedagogas, psicopedagogas, assistentes sociais e encaminhados à sua respectiva área de tratamento, entre elas, Terapia Artística, Hidroterapia, Equoterapia, Dançaterapia, entre outras
“Decidimos ajudar a Entidade Acalento, do nosso bairro, que necessita de ajuda urgente, porque admiramos o trabalho dessas pessoas, e aproveitamos a oportunidade para dar um espaço para a Associação dos Pescadores Artesanais, a Cooperativa de Artesanato”, explicou Mara Cristina da Silva, uma das organizadoras do evento. (Fonte: PMC)

1ª Educação Continuada do Instituto Mamulengo abordará inclusão e afetividade
O Instituto Mamulengo traz à Caraguatatuba dois palestrantes para falar de assuntos pertinentes à educação infantil: inclusão e afetividade. O encontro de educação continuada deverá reunir 400 pessoas no Teatro Mário Covas.

Caraguatatuba - O Instituto Mamulengo Social, que administra os CEIs (Centros de Educação Infantil) de Caraguatatuba, por meio da parceria com a Secretaria da Educação de Caraguatatuba, realiza no próximo dia 27 o 1º Educação Continuada. O encontro é voltado para profissionais da educação infantil e abordará os temas inclusão e pedagogia do afeto.
O seminário será realizado no Teatro Mário Covas, das 8 às 17h.
Segundo os organizadores, o intuito do encontro é trazer principalmente aos profissionais que atuam nos CEIs do município, novos conceitos para serem trabalhos dentro das unidades. A inclusão é um tema bem atual e que faz parte da realidade dos Centros de Educação Infantil. Já a pedagogia do afeto será aplicada com o propósito de estimular a atuação das pessoas que atuam com crianças, com abordagens que poderão ser úteis para eles no dia a dia.
O palestrante Fernando Joukhadar apresentará o tema “Inclusão: brincadeiras e jogos”. Joukhadar é psicólogo, mestrando em psicologia da educação, especialista em transtorno do humor, coordenador do departamento de educação e problemas de aprendizagem do NAPE (Núcleo de Arte e Educação).
Segundo ele, trabalhar o construto inclusão hoje em dia é participar da história. “Estamos definitivamente mudando de rumo, escolhendo como educadores, uma pedagogia centrada no individuo, que compreende as diferenças e se orgulha de poder conviver com elas”. Para ele a inclusão em sua essência é a promoção do homem, é abertura para a construção de uma escola para todos. Ele acredita que o caminho já esteja definido nesse setor e que agora é preciso segui-lo. “A cidade de Caraguatatuba pode ser considerada mais um tijolinho desta grande obra e seus educadores estão fazendo historia”, acrescentou.
Já no período da tarde, quem se apresentará é o palestrante Carlos França. Ele é professor livre docente pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pedagogo com doutorado em psicologia educacional. Também é autor de vários livros e artigos nas áreas de psicologia da adolescência, psicologia da personalidade, psicologia transpessoal e sexualidade humana.
Ele irá ministrar a palestra “Pedagogia do afeto no ambiente escolar”. De acordo com a definição de França, o curso é dirigido para profissionais da área da educação, visando a melhoria das relações interpessoais no âmbito escolar, principalmente em sala de aula. Objetiva-se a potencialização profissional por intermédio de subsídios teóricos da psicologia transpessoal e de técnicas de relaxamento, interiorização, concentração, interações pessoais e afetividade interpessoal. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Nova rede de água beneficia moradores da Barra Velha

Ilhabela - Os moradores da Rua Petrolino da Silva Reis, na estrada do Camarão, na Barra Velha, serão beneficiados com a obras de extensão da rede de água no local, que tiveram início na manhã de ontem.
Estavam presentes o prefeito Manoel Marcos(PTB), o presidente da Câmara Luiz Lobo (PL), os secretários Antônio Cornélio de Morais Filho(Educação), Ricardo Fazzini(Turismo e Fomento), o chefe de gabinete Donizette da Silva, Orlando Pedro Martinho, chefe de Manutenção de Vias Públicas e representantes da Sabesp.
O prefeito declarou estar cumprindo um compromisso de campanha e fez questão de “cavar o primeiro buraco”, sob a orientação do maquinista.
A pedido de Luiz Lobo (PL), o prefeito, secretários e o chefe de gabinete seguiram para a região sul da Ilha, onde visitaram as obras do espaço cultural na Praia Grande e da nova escola Anna Leite Julião Torres, no Bexiga, bem como o trajeto que será feito pelo ônibus no bairro, após o corte de alguns galhos de árvore que caíam sobre o leito carroçável. (Fonte: Imprensa Livre)

Visita do Grupo Escoteiro Cururuá

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira, 24, membros do grupo “Escoteiro Cururuá de Ilhabela”, acompanhados do presidente do grupo, Domingos e dos chefes Alexandre e Eliane.
O motivo da visita foi o de solicitar apoio da Prefeitura para doação de um local para as atividades dos escoteiros; vale transporte nos finais de semana e verba para a participação do grupo no evento em comemoração ao Centenário do primeiro vôo do 14 Bis, em São José dos Campos. (Fonte: PMI)

Extensão de rede de água na estrada do Camarão

Ilhabela - Os moradores da Rua Petrolino da Silva Reis, na estrada do Camarão, na Barra Velha, amanheceram o dia mais felizes nesta terça feira, 25, devido ao início das obras de extensão da rede de água. Estavam presentes o prefeito Manoel Marcos(PTB), o presidente da Câmara Luiz Lobo (PL), os secretários Antônio Cornélio de Morais Filho(Educação), Ricardo Fazzini(Turismo e Fomento), o chefe de gabinete Donizette da Silva, Orlando Pedro Martinho, chefe de Manutenção de Vias Públicas e representantes da Sabesp.
O prefeito declarou estar muito contente pelo cumprimento de mais um compromisso de campanha e fez questão de "cavar o primeiro buraco", sob a orientação do maquinista. Desde o início da Administração de MM, os munícipes da referida rua já foram assistidos com rede de energia e telefônica, iluminação pública e com a construção de uma ponte, que antigamente se encontrava em condições precárias. "Agora, com a extensão da rede de água, faltará apenas o calçamento", finaliza.
A pedido de Luiz Lobo (PL), o prefeito, secretários e o chefe de gabinete seguiram para a região sul da Ilha, onde visitaram as obras do espaço cultural na Praia Grande e da nova escola Anna Leite Julião Torres no Bexiga, bem como o trajeto que será feito pelo ônibus neste bairro, após o corte de alguns galhos de árvore que adentram o leito carroçável.
 (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Estado desativa cadeia no litoral

São Sebastião - A SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) transferiu ontem 97 presos da Cadeia Pública de São Sebastião para os CDPs (Centros de Detenção Provisória) de São Vicente e Suzano.
Com a remoção de ontem, a cadeia foi oficialmente desativada atendendo determinação da Justiça. Anteontem, outros 97 detentos já tinham sido removidos para CDPs de Mogi das Cruzes, Suzano e São Vicente.
Segundo o diretor da cadeia de São Sebastião, Jairo Pontes, ficaram em uma cela provisória 10 presos, que deverão ser transferidos para outras unidades prisionais nos próximos dias.
Pontes afirmou que a cela provisória permanecerá na cadeia para alojar as pessoas que forem presas em flagrantes. "Desde hoje (ontem) a cadeia de São Sebastião foi totalmente desativada", afirmou.
A cadeia foi interditada pela Justiça após a rebelião ocorrida em maio, quando os presos destruíram todas as celas e danificaram as redes de energia e água do estabelecimento.
Um laudo realizado por engenheiros da prefeitura condenou as estruturas da cadeia, inviabilizando qualquer possibilidade de reforma no estabelecimento.
REIVINDICAÇÃO - O presidente da Associação dos Moradores da Vila Amélia, Waldir Lúcio dos Santos, disse ontem que o fechamento da cadeia foi uma conquista dos moradores e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que desde setembro iniciaram um movimento contra a permanência da cadeia no bairro. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura interdita comércio e pousadas no Centro e Costa Sul por falta de acessibilidade

São Sebastião - Alguns comerciantes de São Sebas-tião tiveram seus estabelecimentos interditados pela Prefeitura, por falta de projeto de acessibilidade para portadores de deficiências físicas, na segunda-feira. A informação, não confirmada pela Prefeitura, é de que nove comércios teriam sido lacrados.
Apesar de terem sido notificados da necessidade de fazer adaptações em seus estabelecimentos, como rampa de acesso, alterações nos banheiros e, em alguns casos, elevadores, a medida pegou os donos dos estabelecimentos de surpresa.
“Ontem, por volta das 15h30, os fiscais da Prefeitura interditaram o meu comércio por falta de acessibilidade, como rampa de acesso e barras de apoio nos banheiros para deficientes físicos. Eu já havia sido notificado sobre a necessidade de reforma, mas fui pego de surpreso com a interdição. O meu contador disse que nove estabelecimentos foram lacrados, três no centro e seis na costa sul”, disse G.A.P.M, dono de pousada no bairro de Maresias.
O comerciante informou que vai apresentar à Secretaria de Obras um pedido de alteração do projeto de construção e espera, ao pagar uma taxa de R$ 127, ter seu comércio liberado.
“A Prefeitura só cobra e não faz nada. Os maiores restaurantes de Maresias, por exemplo, não têm lixeira, o que é obrigatório, mas não foram lacrados. O lixo vai para as calçadas onde são revirados por cachorros e até cavalos”, reclamou.
O proprietário afirmou que ainda não ligou para os hóspedes desmarcando reservas porque pretende resolver o problema antes do próximo final de semana, que vai marcar o final das férias de julho.
A vereadora Solange Ramos, que reside no bairro de Maresias, informou ontem que havia sido procurada por alguns comerciantes que tiveram seus estabelecimentos lacrados. “Eles devem entregar à Prefeitura um projeto de acessibilidade e seus comércios serão reabertos”, explicou.
Decreto - De acordo com o decreto federal 5.296, de dezembro do ano passado, que estabelece prazos e regras para a adequação da acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, São Sebastião deixou de emitir alvará para empresas que não estejam preparados para atender a esse público específico.
Os prédios públicos têm um prazo de 30 meses para se adequar à Lei Federal, mas as empresas privadas, inclusive aquelas que funcionam em prédios históricos, somente terão alvará quando providenciarem a mudança.
A Prefeitura de São Sebastião anunciou pretender investir até 2008 cerca de R$ 5 milhões para readequação da cidade à lei de acessibilidade.
A lei da acessibilidade foi elaborada em parceria com o movimento nacional de pessoas com deficiência e institui regras de adaptação nos espaços públicos e privados, de uso coletivo, inclusive nas ruas, para facilitar o acesso de usuá-rios de cadeiras de rodas, deficientes visuais e portadores de outras deficiências, além de pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, gestantes e mães com carrinhos de bebê. (Fonte: Imprensa Livre)

Revisão do Plano Diretor entrará em fase de audiências públicas

São Sebastião - Terminou na noite da última segunda-feira, 24 de julho, em Juquehy, Costa Sul de São Sebastião, a segunda fase de reuniões com a comunidade para a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. Cerca de 150 pessoas participaram da última consulta pública.
Como nos outros encontros, a população opinou e deu sugestões sobre os temas educação (criação de cartilhas e folders que estejam relacionados com o tema Educação no Trânsito, promoção de oficinas em parceria Seduc/Ditraf e implantação do projeto de informática aos alunos em contra-turno); segurança (ações preventivas contra a criminalidade, operações integradas constantes, participação popular em denúncias, regularização fundiária e criação das Zonas de Especial Interesse Social); saúde (manutenção da rede física existente e/ou construção de novas unidades conforme demanda de serviços e aumento demográfico, formatação de proposta de ampliação do atendimento especializado como parte integrante do Plano Municipal de Saúde); patrimônio cultural e turismo (criação de Lei Municipal de Patrimônio Cultural com proteção e incentivos, proteger, registrar e incentivar as manifestações culturais tradicionais, urbanização e reurbanização das áreas históricas, turísticas e seus entornos, como orlas, praças e áreas de lazer próximas as capelas caiçaras e ranchos, proteger a pesca artesanal, os usos como ranchos de pesca, mangues, lagamares, barras de rio e proteger e apoiar a Aldeia Indígena);
mobilidade urbana e acessibilidade (criação de ciclofaixas interligadas aos bairros da Unidade Espacial, criação de ciclovia no interior dos bairros, criação de bicicletários, projeto de urbanização de vielas, implementação de Lei de Calçadas (com padronização e criação de folder orientativo), pavimentação das principais vias de acesso ao interior dos bairros, caminho das praias (antiga SP-55), escolas, postos de saúde e rotas de transporte coletivo, criação de transporte turístico: sertão – praia); Lei de Uso e Ocupação do Solo (criação e implantação de ZEIS, incentivo para preservação e conservação do patrimônio cultural, histórico e natural e produção de habitação, unificação das atuais Leis de Uso e Ocupação do Solo; utilização do instrumento de impacto de vizinhança para os empreendimentos; alteração da taxa de ocupação, redução do tamanho do lote e adensamento, legislação específica que trata de patrimônio histórico, cultural e natural e a criação de zona de amortecimento e de especial interesse); habitação (estudos específicos sobre o quadro de demandas habitacionais na unidade, indicação de áreas de interesse social para habitação de baixa renda para compor o programa de ZEIS, aplicação de instrumentos do Estatuto da Cidade para o cumprimento da função social da propriedade, adequação da Lei de Uso e Ocupação do Solo em relação à restrição de ocupação em áreas de interesse turístico e paisagístico, e adequação para áreas de habitação de interesse social) e saneamento ambiental (falta d’água esporádica, captação e lançamento irregular em corpos d’água, Parceria com as sociedades amigos de bairro em projetos de educação ambiental.
Última fase - E a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, inicia neste mês de agosto a última fase de discussões sobre a revisão do Plano Diretor e das Leis de Uso e Ocupação do Solo. As audiências públicas comandadas pela equipe técnica passarão pelos bairros do Centro, Canto do Mar, Maresias, Boiçucanga e Juquehy.
A Prefeitura pretende encaminhar no início de setembro o projeto de lei à Câmara para apreciação e votação. De acordo com a Constituição Federal, até outubro deste ano, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar e atualizar o seu Plano Diretor. Além desse critério exigido pelo Estatuto das Cidades, São Sebastião precisa ter um plano por ser estância turística.
O objetivo do documento é planejar o futuro da nossa cidade, ou seja, o Plano Diretor orienta como São Sebastião deverá crescer de forma organizada e sustentável.
Para chegar a fase final das discussões foram realizadas cinco leituras comunitárias e cinco consultas públicas nas regiões administrativas do Município. Nestes locais foram debatidos com exaustão temas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Ambiental, Habitação, Patrimônio Histórico e Cultural, Turismo, Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Lei de Uso e Ocupação do Solo, entre outros.
E na fase das audiências, assim como nas anteriores, todos os cidadãos estão habilitados a participar do planejamento da cidade e podem intervir na realidade do nosso município. O processo participativo também é importante para aproximar as ações de governo aos anseios da população. Todas as informações sobre o Plano Diretor estão contidas no site www.saosebastiao.sp.gov.br. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3891-2048.
Agenda das Audiências Públicas
Centro: Escola Municipal Henrique Botelho – dia 31 de julho (18h30)
Canto do Mar: Escola Municipal do Canto do Mar – dia 7 de agosto (18h30)
Maresias: Escola Municipal Edileuza Sousa Brasil – dia 14 de agosto (18h30)
Boiçucanga: Escola Municipal Guiomar Aparecida – dia 21 de agosto (18h30)
Juquehy: Escola Municipal de Juquehy – dia 28 de agosto (18h30)
(Fonte: PMSS)

Escolas da rede recebem livros didáticos e exemplares do jornal Acontece Kids para a volta as aulas da garotada

São Sebastião - Diretores da rede municipal de ensino da Costa Norte e região central de São Sebastião receberam na manhã desta terça-feira, 25 de julho, exemplares do jornal “Acontece Kids” para a volta as aulas da garotada, prevista para a próxima quinta-feira, 27 de julho.
O Acontece Kids é uma edição especial do Jornal Acontece destinado a crianças de 1a a 4a serie, com muita informação, além de desenhos, testes, curiosidades, brincadeiras e agenda cultural.
A entrega foi feita por funcionários da Secretaria de Educação, que também fizeram a distribuição de aproximadamente 118 livros didáticos de 1a a 4a séries e 102 de 5a a 8a séries para as escolas, que já preparam o remanejamento escolar para o 2o semestre letivo. (Fonte: PMSS)

Polícia Civil faz doação ao Projeto Pastoral

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião, intermediada pelo Fundo Social de Solidariedade, doou na manhã desta terça-feira, 25 de julho, cerca de 50 marmitas e nove pés de alface ao Projeto Pastoral, que atende a Associação de Amparo a Mulher Sebastianense (AMES) e a Fraternidade do Povo da Rua. A entrega foi feita por funcionárias do Fundo à Irmã Célia, membro da Congregação Bom Pastor. (Fonte: PMSS)

Barra do Una recebe II Semana de Artes Panamericana

São Sebastião - O bairro de Barra do Una, Costa Sul de São Sebastião, promete ser palco de inspiração para artistas da arte contemporânea, que participam da II Semana de Artes Panamericana. O evento se estende dos dias 26 a 29 de julho.
O evento que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e tem como objetivo aproximar a população das artes e incentivar o nascimento de novos talentos.
Durante quatro dias, os artistas convidados irão conviver com a comunidade e conhecer as belezas naturais do local, experiências que servirão de inspiração para a criação de obras de arte que serão doadas ao futuro Museu de Arte Barra do Una-Panamericana, cujo projeto está em andamento.
Segundo o presidente da Panamericana, Enrique Lipszyc, esta é uma oportunidade única para a comunidade e para os interessados nas artes, conhecerem e conviver de perto com os principais artistas plásticos do País. “Este ano o evento está mais consistente e terá a presença de um número maior de artistas renomados”.
Entre os confirmados para o encontro estão Antônio Peticov, Caciporé Torres, Gustavo Rosa, Ivald Granato, Marcelo Nistche, Newton Mesquita e José Roberto Aguilar, além do presidente da Panamericana, Enrique Lipszyc, e dos membros do Comitê de Notáveis da Escola, Rubens Gerchman e Cláudio Tozzi.
A II Semana de Artes promete uma programação extensa com exibição de documentários, sarau, música, gastronomia e outras surpresas. O evento é promovido pela Panamericana Escola de Arte, em parceria com o restaurante Mulata, empresa Pernod RicardA Gráficos Burti, Pousada Estalagem do Píer, Marina Ondas do Una, Centro Náutico Alcatrazes, Tuim Parque, Gatti, e os restaurantes, Tamanás, Gulero, Manacá e Tuim, além do apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Informações sobre o evento no telefone (12) 3867-1661.
Confira a programação:

26/07- quarta-feira
20h – Coquetel de abertura e inauguração da exposição do acervo original na Casa da Marina Ondas do Una

27/07 - quinta-feira
10h – Visita a Ilha Montão de Trigo
20h – Exibição do filme Benedita da Ilha, de Rogério Martins

28/07 - sexta-feira
10h – Trilhas, arvorismo e observação de pássaros no Tuim Parque
20h – Mesa Redonda com os artistas convidados no Cinema Comunitário da Barra do Una

29/07 – sábado
11h – Performance com pipas e intervenção artística na restinga da Praia de Barra do Una
21h – Festa de encerramento com sarau performático na Casa da Marina
(Fonte: PMSS)

Técnico sebastianense é julgado sem direito a defesa

São Sebastião - O amor pela camisa acabou com a punição sem direito a defesa do técnico do futsal masculino sebastianense, Rogério Botelho. O professor que comandava a equipe foi expulso da partida do último final de semana entre São Sebastião e Pindamonhangaba por apontar os erros do árbitro.
Indignado com as faltas mal marcadas do juiz sobre o time sebastianense, o técnico começou a reclamar sobre as falhas. Com o comportamento, Botelho foi expulso e levado a julgamento.
No entanto, Rogério que pretendia se defender, por um problema de comunicação por parte da organização dos Jogos Regionais de Lorena, só ficou sabendo do julgamento depois e com sua pena estabelecida: um ano e dois meses de suspensão na participação dos eventos promovidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.
A coordenação da delegação sebastianense questiona como Rogério poderia ter sido julgado se nem ao menos a delegação recebeu o boletim de programação na madrugada do dia 22 de julho, sendo que o julgamento aconteceu no dia seguinte. “Nós íamos lá, nos defender do ocorrido. Em nenhum momento o técnico tentou partir para a agressão e manteve os braços para trás, tanto que os seguranças do evento não o tiraram de lá”, disse um dos membros da coordenação da delegação, Adilson.
Rogério Botelho ofendeu verbalmente o árbitro da partida, mas em nenhum momento instigou violência ou partiu para tal. “Nós conseguimos o boletim de programação somente no dia 24 de julho, às 8h30 da manhã, quando já acontecia o julgamento”, conta Adilson.
Ele ainda questiona que se o juiz não errava, então como computou seis faltas em menos de cinco minutos para a equipe sebastianense e logo no segundo tempo, com Rogério já expulso, fez o mesmo com Pinda. “Até o técnico de Pinda, que foi campeã, veio conversar conosco e comentou a má atuação do juiz. Já sabíamos da superioridade do adversário, por serem campeões no ano passado”.
O coordenador acrescenta o que a má organização pode causar prejuízos a equipes. “Fazemos um trabalho de um ano para chegar em um dia e pegarmos uma pessoa de má fé que acaba com tudo e prejudica todo mundo”.
Confira abaixo o texto da assessoria do evento: CDJD penaliza técnico de São Sebastião
O domingo (23) foi movimentado para o Tribunal de Justiça Desportiva – TJD, dos 50º Jogos Regionais. Após a absolvição de Ferraz de Vasconcelos em relação à acusação de inscrição de atletas de judô fora do prazo, o alvo dessa vez foi o município de São Sebastião.
Através do relatório de arbitragem, foi levado ao TJD, o técnico da equipe de futsal masculino sub 21, Rogério Botelho. Segundo o relatório, o técnico teria ofendido verbalmente os árbitros na partida Pindamonhangaba e São Sebastião, ocorrida no último dia 21 (sexta-feira).
Segundo o auditor presidente, Dr. Ricardo Maluf, o relatório aponta afronta aos árbitros. O técnico teria sido contido por atletas da própria equipe. A chamada ‘conduta antidesportiva’, teria sido a causadora do retardamento da partida.
A CDJD – Comissão Disciplinar Especial de Justiça Desportiva considerou Fernando culpado. Pelo período de 1 ano e dois meses ele está suspenso de participar dos eventos promovidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.
O técnico não compareceu à sessão de julgamento e também não mandou nenhum representante. O fato complicou ainda mais a situação de Fernando, considerando que ele poderia, segundo Maluf, levar prova testemunhal ou qualquer outro tipo de prova.
A CDJD considera que Fernando recebeu a mais branda de todas as penas a serem aplicadas em caso de infração durante a competição desportiva. (Fonte: PMSS)

Judô conquista mais uma medalha para São Sebastião

São Sebastião - Mais uma medalha de bronze para São Sebastião e desta vez vem do tatame. O atleta Rinaldo Cardoso, conhecido como Pepe, levou a melhor na competição mata-mata individual e conquistou a 3ª posição na categoria absoluto.
Além do atleta, pontuaram para a cidade a atleta Rose Evangelista, em 4º lugar no absoluto, Jéssica da Silva, 4º lugar no ligeiro, Jennifer dos Santos, 7º lugar no leve, Priscila Carla, 7º lugar no meio pesado, Uátila Santos, 7º lugar no meio pesado e Anderson Miguel, em 7º lugar no pesado.
Futebol masculino e feminino na segunda fase - Os times sebastianenses de futebol masculino e feminino comemoraram a classificação para a próxima fase da competição ao arrancarem dois empates.
Na noite de segunda-feira, 24 de julho, os meninos não deram a mínima para a torcida contrária da dona de casa, Lorena, e segurou um empate de 2 a 2. E nesta terça-feira, 25 de julho, os meninos arrancaram um empate contra Santa Rita pelo placar de 1 a 1.
Já as meninas venceram Ferraz de Vasconcelos hoje, por W.O. O time adversário não compareceu no campo para disputar a partida. Ontem o time havia perdido para Itaquaquecetuba por 2 a 1.
Para as atletas Ângela e Luana, o rendimento da equipe comparado com 2005 melhorou e muito e sabem que terão que suar a camisa na próxima fase.
“Agora é colocar a cabeça no lugar e se conscientizar que quem perder está fora do campeonato, e nós queremos mais, portanto, deveremos batalhar por isso”, diz Luana.
Handebol - Uma virada na mesa e os atletas do masculino levantaram a cabeça e derrotaram a temida ‘Ferraz de Vasconcelos’ com um placar de 23 a 10. Depois da derrota para a quarta melhor equipe do Estado, Taubaté, o time se reergueu e provou que pode disputar a classificação.
Já o handebol feminino, que antes da estréia já possuía jogadoras machucadas e em fase de recuperação, encontrou com a experiente Mogi das Cruzes, sendo derrotada por 32 a 12.
Mais resultados - Os jovens tenistas sebastianenses, Ilson e Ariel, pontuaram para São Sebastião com a conquista do 4º lugar no geral. A competição na modalidade durou dois dias.
E o xadrez sebastianense perdeu por um placar de 3 a 1 para a vizinha Caraguá. Na natação que formou equipe este ano, os atletas não pontuaram, mas as disputas continuam amanhã, 26. O Taekwondo prossegue com a competição até amanhã, onde também serão divulgados os resultados. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Polícia acha menor baleado em Ubatuba

Ubatuba - W.V.M, 17 anos, foi morto a tiros anteontem a noite em Ubatuba. Ele foi encontrado ferido e encaminhado pela Polícia Militar à Santa Casa da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O delegado de Ubatuba Wagner Bassi Júnior disse que a polícia ainda não tem pistas sobre os autores da morte do menor. Segundo Bassi Júnior, a polícia registrou outro homicídio na cidade na noite de segunda-feira, no bairro Mato Dentro. Um homem, que não foi identificado pela polícia, foi encontrado morto a tiros em uma das ruas do bairro. Até a noite de ontem ninguém havia sido preso acusado dos crimes, segundo a polícia. (Fonte: ValeParaibano)

Aciu ofereceu 2º Oficina de Sabonetes Artesanais

Ubatuba - Termina hoje na Associação Comercial de Ubatuba- Aciu, a 2a Oficina de Sabonetes Artesanais. A oficina se deveu à uma parceria entre Sebrae, Aciu e Senac.
Durante a última semana do mês de maio foi realizada a 1º Oficina de Sabonetes Artesanais e devido ao sucesso da primeira, a entidade realizou uma nova turma.
A oficina aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de julho, em dois horários, das 9h00 às 12h00 e das 18h00 às 21h00. Participaram cerca de 50 pessoas.
O conteúdo ensinado aos participantes foi como desenvolver sabonetes em diversos formatos e odores, sabonetes esfoliantes, em esponja vegetal, pós-barba e mini-sabonetes.
“A nossa intenção além da capacitação de empresários, é de trazer cursos e oficinas também aos demais munícipes, para que assim possam obter mais uma opção de emprego e uma maior geração de renda”, enfatizou o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat.
A consultora do Senac, Rose Ramos, que ministrou a oficina, disse que “é extremamente gratificante” dar aula em Ubatuba. “Os participantes sempre são muito interessados, entusiasmados e totalmente participativos. Eles querem aprender de fato. As aulas sempre são muito agradáveis”, disse satisfeita.
A Aciu ressalta que continuam acontecendo o “Ciclo de Palestras, Cursos e Oficinas” em parceria com o Sebrae, e informa que o próximo curso a ser realizado pela entidade será “Qualidade máxima no relacionamento com os clientes”, que acontecerá dos dias 07 à 11 de agosto, das 18h00 às 22h00, no salão de eventos da Aciu.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e o valor do investimento é de R$ 55,00.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da Aciu sediado à Rua Dona Maria Alves, 587- Centro. (Fonte: ACIU)

Comissão Municipal de Emprego elege nova presidente

Ubatuba - A Comissão Municipal de Emprego, órgão estadual que trabalha em parceria com a Prefeitura, elegeu, no último dia 14, sua nova presidente, Vilma Moreira Bispo, representante da classe dos trabalhadores, pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública. Vilma ocupará o cargo do atual presidente, Edison Zerbinato, representante do Governo Estadual, pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. Em julho de 2007, será nomeado um novo presidente, representando a classe dos empresários.
Durante a reunião que elegeu a nova presidente da Comissão Municipal de Emprego, foi aprovado também um projeto em parceria com a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, que prevê a capacitação para aproximadamente 240 mulheres para atuarem como empregadas domésticas no município. As mulheres serão divididas em três grupos para participarem de três dias de capacitação.
Qualificar para manter o emprego - Segundo Eduardo Ilário, que representa a Secretaria Executiva da Comissão Municipal de Emprego, o curso ensinará conceitos que ajudarão as profissionais a se manterem no emprego. Nesses três dias, as “secretárias do lar” aprenderão conceitos de higiene, economia, formas de lidar com crianças, como manusear produtos de limpeza, entre outros. “Temos aproximadamente 360 mulheres cadastradas no Balcão de Empregos. O problema é que elas estão sempre entrando e saindo no mercado de trabalho. O curso visa a qualificação para que essas mulheres se mantenham no emprego”.
Assim como o curso para empregadas domésticas, outras capacitações estão previstas para os candidatos ao mercado de trabalho, além de cursos de “auto-emprego”, para geração de renda por meio de trabalhos autônomos e administração para o primeiro emprego, que ensina ao jovem, noções de como se apresentar, como falar, fazer currículos e se manter no emprego.
Os responsáveis pelo Balcão de Empregos ressaltam que o número de pessoas à procura de um trabalho é bem maior do que o número de empresários interessados em contratá-los. Eles afirmam que é preciso haver uma reaproximação entre o empregador e o Balcão, uma vez que esse órgão pode oferecer segurança à pessoa que deseja contratar os serviços de alguém. “Nós trabalhamos na seleção de pessoas qualificadas para o serviço que está sendo oferecido. Dessa forma, o empregador não precisa se preocupar em fazer dezenas de entrevistas para selecionar um candidato”, explica Eduardo. (Fonte: PMU)

Ubatuba realiza I Conferência de Acessibilidade Urbana

Ubatuba - O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba realizará, no próximo dia 1 de agosto, a I Conferência de Acessibilidade Urbana. O evento acontecerá na Associação Comercial e Industrial, das 8:30 às 18 horas e trará à tona discussões e assuntos importantes para o desenvolvimento da cidade, respeitando o direito de ir e vir de todos os cidadãos, sejam eles moradores ou turistas. As propostas feitas na ocasião ajudarão a compor o Plano Diretor e turístico em Ubatuba.
O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, explica que, na prática, as discussões dessa conferência visam “tornar a cidade mais agradável”. “Esse plano não engloba apenas as pessoas portadoras de deficiência. Trata-se de uma discussão que influenciará para melhor a vida de pedestres, ciclistas, motoristas, turistas, comerciantes, enfim, todos os usuários do perímetro urbano de Ubatuba”.
Diversas secretarias da Prefeitura estão envolvidas na I Conferência de Acessibilidade Urbana. Meio Ambiente, Turismo, Arquitetura e Planejamento Urbano e Educação estarão presentes, igualando seus conhecimentos e discutindo com a comunidade sobre problemas e possíveis soluções. O evento trará propostas para facilitar a vida de deficientes visuais, auditivos e físicos. A participação da comunidade é fundamental, principalmente para deficientes físicos e seus familiares, bem como comerciantes que deverão adequar seus estabelecimentos às normas de acessibilidade. (Fonte: PMU)

Prefeito anuncia construção de guias e sarjetas em parceria com a comunidade

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido na segunda-feira, 24, com moradores da Estufa II a fim de discutir meios para a construção de guias e sarjetas nas ruas Corinthians e Ponte Preta e posteriormente a possível pavimentação das mesmas. Ficou decidido que o serviço será executado através de uma parceria com a comunidade, o que para o prefeito é a “fórmula para o sucesso das obras”.
Participaram da reunião vários moradores do bairro, inclusive a presidente da Sociedade Amigos do Bairro Estufa II, Maria Esmeralda, que disse estar satisfeita com a atenção que a Prefeitura tem dado ao bairro e aproveitou para agradecer ao prefeito pela limpeza que os trabalhadores braçais vêm executando em toda a cidade. “Pela primeira vez estou vendo um mutirão de limpeza dar certo e por isso a Prefeitura está de parabéns”, disse Esmeralda.
O prefeito explicou que a união e a participação efetiva da comunidade favorecem o andamento das obras. “As coisas estão evoluindo em Ubatuba e com esta união, independente de partido político, é ainda mais eficaz o trabalho desenvolvido pela administração. Nosso partido é Ubatuba e as pessoas estão trabalhando pelo bem da nossa cidade”, disse Eduardo Cesar.
A data prevista para o início das obras de colocação de guias e sarjetas é dia 8 de agosto e a Prefeitura se comprometeu a atender o pedido de asfalto assim que for cumprida a agenda de pavimentação nas demais ruas que já estão aguardando o serviço. A Rua Corinthians, na Estufa II deve receber as mesmas melhorias que foram realizadas na Estufa I, com guias, sarjetas, asfalto e canteiro central. (Fonte: PMU)

Cursos de Educação ambiental movimentam a Sala Verde
Cerca de 160 pessoas já participaram dos cursos que sensibilizam para a necessidade de conservação e valorização do meio ambiente; o próximo será de 7 a 11 de agosto

Ubatuba - A Sala Verde, uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação e o Ministério do Meio Ambiente, vem realizando diversos trabalhos junto à comunidade, desde a sua inauguração, em outubro do ano passado. Nesse período a Sala Verde promoveu, entre outras atividades, uma importante iniciativa: os cursos de Educação Ambiental, que já alcançaram aproximadamente 160 pessoas.
Foram passadas noções para transformação das concepções dos cidadãos frente à valorização do nosso município e conseqüentemente, a postura e a atuação de cada um rumo à valorização dos recursos naturais aqui existentes, sua preservação e recuperação, associadas às melhorias sociais.
O curso tem cinco módulos: há um módulo inicial, que é aplicado pela própria equipe da Sala Verde onde, através da associação de fotos do município e dos conhecimentos científicos, vão sendo provocados os questionamentos e as reflexões dos participantes. Os módulos seguintes são feitos pelas entidades parceiras que são Polícia Ambiental, Parque Estadual da Serra do Mar, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba e Horto Florestal.
Anteriormente os cursos vinham sendo ministrados uma vez por semana, durante cinco semanas, mas a partir do próximo grupo as atividades acontecerão de segunda a sexta-feira, finalizando os cinco módulos em uma só semana. De acordo com a educadora ambiental e uma das coordenadoras da Sala Verde, Vânia Carrozzo, o próximo curso de Educação Ambiental acontece na semana de 7 a 11 de agosto, no bairro do Corcovado.
Importante para todos - De acordo com Vânia, os participantes do curso já notaram a importância do mesmo e de que toda a população seja educada quanto à consciência ambiental. “Eles dizem que seria bom se todos os cidadãos ubatubenses fizessem este curso, independente de profissão e classe social”, conta a educadora. “Nosso próximo passo é levar o curso aos locais onde os grupos podem ser constituídos, agindo de forma itinerante por todo o município” finaliza Vânia.
O que é a Sala Verde? - A Sala Verde foi criada devido ao atendimento de exigências previstas em Leis Federais, Constituição, Lei Orgânica Municipal e convenções intergovernamentais internacionais, para que a Educação Ambiental seja levada permanentemente, ao maior número de pessoas. O principal objetivo da Sala Verde é ensinar a todos os cidadãos como minimizar os impactos ambientais que as necessidades humanas provocam, integrar as necessidades econômicas da população com o contexto ambiental do município e o que este representa no contexto mundial no que concerne à preservação ambiental e, conseqüentemente, ao Turismo. Mais informações sobre a Sala Verde podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone 3833-3010. (Fonte: PMU)

Ciclista de Ubatuba se recupera de acidente durante prova de resistência

Ubatuba - O ciclista Anderson Silva, da equipe de ciclismo de Ubatuba, que sofreu um sério acidente na disputa da prova de resistência, no último domingo, 23, recebeu alta da Santa Casa de Lorena, no início da tarde desta segunda-feira. Após passar por uma intervenção cirúrgica, onde foi necessária a colocação de uma placa de 15 cm de platina em seu braço esquerdo, Anderson pôde retornar a Guarulhos, sua cidade natal.
O atleta, de 26 anos, disse que o acidente foi ocasionado por uma série de fatores. “O circuito era perigoso e em uma descida em curva aconteceu o choque. Eu descia a uma velocidade aproximada de 55 Km/h e o outro ciclista, que subia, saiu de trás do pelotão sem olhar. O choque foi inevitável”, narra Anderson.
Agora o ciclista pensa na rápida recuperação. “Com a vitória na prova de velocidade individual, obtive vaga para os Jogos Abertos e espero estar recuperado até lá, se Deus quiser”, planeja o ciclista.
2006 era o ano - Anderson disputou os Jogos de 2005 por Caieras e sua melhor posição foi o sexto lugar na prova em que obteve a vitória neste ano. “Esse ano resolvi me dedicar por inteiro ao ciclismo, se não desse certo ia desistir de vez, pois é difícil trabalhar e competir”, desabafa o ciclista, que é metalúrgico e usa a bicicleta para ir de casa ao trabalho. “Agora, com o ouro dos Regionais espero conseguir patrocínio para me dedicar totalmente ao esporte”, sonha Anderson.
Antes de deixar o alojamento o ciclista recebeu de sua esposa a medalha conquistada na sexta-feira. “Como o pódio do ciclismo foi realizado no dia do acidente, minha esposa, Eliane, recebeu a medalha por mim. Fiz questão que ela ficasse na cerimônia de premiação porque ela estando ali era como se eu estivesse”, finaliza o atleta emocionado. (Fonte: PMU)

Ubatuba OFF Road

Ubatuba - Ubatuba te espera com muito carinho. Estamos nos esmerando ao máximo na qualidade e no prazer que você sentirá por estar conosco.
Para a gincana construímos uma balança toda em ferro galvanizado de 3", os circuitos cabra cega e marchá a ré serão entre as árvores e extremanente sinuoso. Vai rolar uma "pequena pista oval" de velocidade, com duas curvas de 180° que vai desafiar o braço de qq um. A trilha do passeio sobe numa reta só a Serra do Mar, e a Caça ao Tesouro com GPS está marota. O local é deslumbrante, acesse www.itamambuca.com.br. As diárias estão de graça. Se vc calcular, o camping está a R$ 17,33 por dia (sex/sab/dom). Com piscina, quadra poliesportiva, quadra de tenis, pesqueiro, canoagem, academia de fisicultura, lanchonete, restaurante por kilo, kit café da manhã, mini mercado (15% mais caro que o supermercado), pebolim, ping pong, play ground com monitores, trilha a pé. Tem mais: Bangalôs simples, luxo e master. Restaurante internacional, massagem relax, conveniências, ....  A taxa de inscrição de veículo (R$ 25,00) com direito a camiseta que o off roader cadastrado  vai receber (cadastre-se: www.comlinorte.com.br), gincana e passeio ecoesportivo.
Para quem vai fazer a Caça ao Tesouro, R$ 15,00 (+R$ 25,00) está quase igual ao Passeio da Fazenda Serramar da Transvalitoral do ano passado.
Está esperando o que?
Arrume as malas, curta o último fim de semana das férias com sua família.
Venha ou não terá assunto entre os amigos depois.
UBATUBA OFF ROAD 2006, um encontro off road para quem tem as veias fora da estrada.
(Fonte: Litoral Norte 4X4)


 

Semana de 28/07 à 03/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 18:40 hs - 21:40 hs.

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 15:00 hs - 16:50 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Ás 15:20 hs - 18:20 hs - 21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Vale o escrito

Roque foi ao doutor juiz
E disse que não sabia ler
Mas sabia falar
E que sua língua
Dizia só a verdade
E que não se fiava em papel
Que aceitava qualquer mentira
O bom era assim
Falar frente a frente
Para o doutor juiz
Interrogar sua boca
Sua língua
Seus modos
Que a terra sempre foi sua
E que foi ludibriado
Enganado
Tapeado
Para pôr o dedão
Na autorização
Para abrir a estrada
Para melhorar o transporte
Das bananas
Das pessoas
Dos pescados
E tomaram toda sua terra
De não ter onde cair morto
Seu doutor juiz
Não teve dó
E decidiu que
Mesmo para analfabeto
Vale o que está escrito.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Praça Tereza de Souza César
Tendo em vista a falta de esclarecimento e informação de alguns leitores deste veículo a respeito do nome da praça inaugurada no último sábado, a Prefeitura de Ubatuba esclarece que o nome “Praça Tereza de Souza Cesar” foi uma homenagem à mãe do prefeito Eduardo Cesar, aprovada através do Projeto de Lei n° 130/99, de autoria do então vereador Sebastião Pindá. Ao contrário do que algumas pessoas estão especulando, o nome da praça não foi dado pelo atual prefeito, mas sim por meio da aprovação e promulgação da Lei 1905 de 12 de janeiro de 2000, que aqui segue:

Artigo 1° - Passa a denominar-se “Praça Tereza de Souza Cesar”, a praça pública localizada no bairro do Perequê-Açu, situada à esquerda da Avenida Padre Manoel da Nóbrega, sentido Centro/Bairro, na confluência das ruas Anchieta, Perequê-Mirim e Habitat.
Artigo 2° - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Paço Anchieta – Ubatuba, 12 de janeiro de 2000.
Registrada na Seção de Arquivo e Documentação da Secretaria de Administração, em 12 de janeiro de 2000.

Vale lembrar também que a Praça Tereza de Souza Cesar esteve nos últimos anos completamente abandonada, cheia de mato, oferecendo riscos e perigo à população. Graças a uma parceria com o Banespa, hoje a Praça conta com uma quadra poliesportiva, playground e área de descanso, oferecendo lazer à população e embelezando uma das avenidas mais importantes do bairrro Perequê-Açu que é utilizada como via de acesso à cidade.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ubatuba

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor