Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 31 de Julho de 2006 - Nº 1574 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Caraguá inaugura centro de assistência social
Beach Soccer masculino de Caraguá disputa o titulo e o feminino o 3º lugar dos Regionais
Caraguá inaugura dia 31 o CREAS para atender crianças e adolescentes do PETI e Sentinela
Mais de 300 pessoas participam de 1º Educação continuada do Instituto Mamulengo

Ilhabela
Projeto Guri Recebe Inscrições na Cidade de Ilhabela
Vento forte prejudica tráfego de balsa
III Encontro de Educadores em Creche

São Sebastião
Mini-conferências do Plano Municipal de Educação começam na próxima semana
Artista plástico sebastianense promove exposição multimídia “Rosa”
Malha sebastianense leva a prata nos Jogos Regionais


Ubatuba
Não Há Período de Recesso Para a Vereadora Luciana Machado
Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba elege seus conselheiros
Mercado do Produtor Rural de Ubatuba continua nesta semana
TV Band Vale exibe entrevista com prefeito de Ubatuba neste domingo
Atleta de Ubatuba conquista prata no Karatê

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá inaugura centro de assistência social

Caraguatatuba - A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba inaugurará amanhã, às 15h, o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) "Soldado PM Teodoro Bastos Leite". O espaço auxiliará as crianças vítimas de violência ou abuso sexual. A prefeitura já mantém dois programas que atendem a 280 crianças na cidade, mas num espaço restrito, que não permite um trabalho mais ampliado. Agora, psicólogos, assistentes sociais e advogados darão a assistência necessária às vítimas de abuso. O Crea fica na avenida Sergipe, 955, Indaiá. (Fonte: ValeParaibano)

Beach Soccer masculino de Caraguá disputa o titulo e o feminino o 3º lugar dos Regionais
Líder do grupo, a equipe masculina disputa no sábado o título contra o time da casa e o time feminino luta para ficar coma medalha de bronze contra a equipe de Mogi das Cruzes

Caraguatatuba - Mais uma vez a equipe de Beach Soccer masculino de Caraguá goleou seu adversário. Desta vez foi o município de Ubatuba que sofreu 7 gols e marcou apenas 1. O confronto aconteceu na quinta-feira, 27 no CSU – Centro Social Urbano em Lorena pelos Jogos Regionais.
A final acontece neste sábado às 12h45 em uma disputa acirrada, pois a cidade sede dos jogos lutará pelo título que pertence ao município de Caraguá por dois anos consecutivos. Os dois times contam com jogadores da Seleção Brasileira da modalidade
Para Caraguá jogam os atletas Jorginho, Betinho e o goleiro Fanta, que representa a cidade nos regionais pelo 3º ano consecutivo. Na equipe do município de Lorena estão os atletas Júnior Negão, Chumbinho e Benjamim.
As meninas de Caraguá não tiveram muita sorte. Em uma disputa acirrada contra o município anfitrião, também na quinta-feira, 27, em busca de uma vaga na final, o time caiçara perdeu de 2 a 7. A equipe disputa nesta sexta feira o 3º lugar da competição contra o time de Mogi das Cruzes. (Fonte: PMC)

Caraguá inaugura dia 31 o CREAS para atender crianças e adolescentes do PETI e Sentinela
O CREAS será inaugurado nesta Segunda-feira 31, para atender os projetos Sentinela e PETI, visando amparar crianças e adolescentes vitimados por violência ou abuso sexual. A sede será no Indaiá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugura nesta Segunda-feira 31, o CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social “Soldado PM Teodoro Bastos Leite”.
O objetivo deste novo espaço é auxiliar as crianças do programa PETI e Sentinela(ambos acontecem por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Governo Federal), vítimas de violência ou abuso sexual. Só em Caraguá o PETI atende 200 crianças, além de 80 auxiliadas pelo Sentinela. No entanto, o espaço restrito da Secretaria de Assistência Social, não permitia o trabalho necessário nos casos de violência, para orientação das famílias. Segundo a coordenadora do CREAS Rejane Galvão, com a sede do CREAS, teremos um atendimento de qualidade, com psicólogos, assistentes sociais, além da orientação jurídica a crianças, adolescentes e demais vítimas de violação de direitos.
A coordenadora disse ainda que no caso de haver necessidade de envolver as demais secretarias municipais, será feito o encaminhamento necessário para a resolução de problemas que afetam principalmente crianças e adolescentes.
Para a Secretária de Assistência Social, Antonia Decanini Marcelino, a inauguração do CREAS, além de beneficiar a população, vai homenagear uma pessoa que teve um valor muito especial para o município. “Estamos abrindo um espaço de atendimento a vítimas de violência, portanto, dar à sede o nome do soldado Teodoro, morto durante a onda de criminalidade do PCC, é o mínimo que podemos fazer para homenagear alguém que morreu lutando, combatendo e trabalhando contra a violência, da qual acabou sendo vítima”, finalizou.
O CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social vai funcionar na Av. Sergipe nº 955, no Indaiá. A inauguração será nesta Segunda-feira 31, às 15h. Mais informações pelo telefone (12) 38977070. (Fonte: PMC)

Mais de 300 pessoas participam de 1º Educação continuada do Instituto Mamulengo
Com a abordagem dos temas “pedagogia do afeto” e “inclusão”, o 1º Programa de Educação Continuada do Instituto Mamulengo Social reuniu mais de 300 profissionais no Teatro Mário Covas, durante todo o dia.

Caraguatatuba - O 1º Programa de Educação Continuada do Instituto Mamulengo Social, realizado ontem, dia 27 de julho, no Teatro Mário Covas reuniu mais de 300 profissionais, entre diretores, professores e assistentes de desenvolvimento infantil. O evento aconteceu durante todo o dia e contou com dois palestrantes que falaram sobre os temas “inclusão” e “pedagogia do afeto”.
O Instituto Mamulengo Social administra os CEIs (Centros de Educação Infantil) de Caraguatatuba, por meio da parceria com a Secretaria da Educação de Caraguatatuba. Ele promoveu esse encontro voltado para profissionais da educação infantil, trazendo novas informações que pudessem ser aplicadas no dia-a-dia das unidades.
Segundo o diretor administrativo do instituto, Juscelino Gonçalves de Alencar, este evento foi o início de uma nova etapa do trabalho realizado na cidade, que é a qualificação dos profissionais que atuam nos CEIs. Ele também comentou que é muito bom ver o desenvolvimento dos projetos do Mamulengo em outras cidades e os resultados que são obtidos.
Para a supervisora de ensino Maria Vânia Martins de Carvalho, que representou a secretária da educação Silmara Selma Mattiazzo, o encontro trará novos conhecimentos que irá enriquecer os trabalhos das equipes. Além disso, ela acredita que o Educação Continuada trará motivação para que cada CEI dê continuidade ao atendimento de qualidade que oferecem às crianças da cidade.
As palestras - O palestrante Fernando Joukhadar, que apresentou a palestra sobre inclusão abordou toda a trajetória desse assunto que é bem atual e faz parte da realidade da educação em Caraguatatuba.
“Inclusão: brincadeiras e jogos” foi o nome da apresentação, que comentou passo a passo como ocorre o processo de inclusão e como os profissionais da educação devem agir nessa temática. Joukhadar é psicólogo, mestrando em psicologia da educação, especialista em transtorno do humor e coordenador do departamento de educação e problemas de aprendizagem do NAPE (Núcleo de Arte e Educação). Ele comentou que o país está num processo de transição da exclusão para a inclusão e que as pessoas envolvidas nessas práticas estão fazendo história.
“Estamos definitivamente mudando de rumo, escolhendo como educadores, uma pedagogia centrada no individuo, que compreende as diferenças e se orgulha de poder conviver com elas”. Para ele a inclusão em sua essência é a promoção do homem, é abertura para a construção de uma escola para todos. Ele acredita que o caminho já esteja definido nesse setor e que agora é preciso segui-lo. “A cidade de Caraguatatuba pode ser considerada mais um tijolinho desta grande obra e seus educadores estão fazendo historia”, acrescentou.
Fernando Joukhadar diz que a inclusão precisa garantir o desenvolvimento progressivo e individual das pessoas que precisarem dessa atenção. “O sucesso não tem modelo, é uma questão do individuo. A sociedade precisa se preocupar com esse assunto, que é um problema nosso”, destacou.
No período da tarde, foi a vez do palestrante Carlos França se apresentar. Professor livre docente pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pedagogo com doutorado em psicologia educacional, ele ensinou, principalmente na prática, a importância do desenvolvimento da pedagogia do afeto entre professores e alunos. França também é autor de vários livros e artigos nas áreas de psicologia da adolescência, psicologia da personalidade, psicologia transpessoal e sexualidade humana. Para ele, a ligação entre professor, conteúdo e aluno está ligada entre si.
O palestrante dirigiu o curso para profissionais da área da educação, visando a melhoria das relações interpessoais no âmbito escolar, principalmente em sala de aula. O objetivo foi potencializar o profissional por intermédio de subsídios teóricos da psicologia transpessoal e de técnicas de relaxamento, interiorização, concentração, interações pessoais e afetividade interpessoal.
Os profissionais - Para a professora Marcella Faria do Prado, do CEI Santina Nardi Marques, no bairro Estrela Dalva, diz que o encontro foi bom e será enriquecedor para as atividades do dia-a-dia. Ela comentou que atende casos de inclusão e por isso gostou muito de receber orientações sobre esse tema.
A diretora Myrella Fernandes, do CEI Profª Maria Aparecida Pires de Menezes, no bairro Olaria, comentou que foi a primeira capacitação do instituto e a considerou bastante produtiva. “Foi maravilhoso, enriquecedor para as ADIs e professoras. Elas levarão uma grande bagagem desse encontro e poderão colocar tudo em prática”, acrescentou. Myrella ainda comentou sobre a importância da abordagem da inclusão. “É um tema que precisa ser trabalhado, pois na prática é difícil realizar esse atendimento. Temos que acolher e educar todas as pessoas”, apontou.
Edilene Maia Galvão, coordenadora pedagógica do CEI Messias Mendes de Souza, bairro Ipiranga, considerou a iniciativa excelente. “Gostei muito do que foi realizado e agora é preciso dar continuidade para que realmente ocorra o desenvolvimento de cada profissional”, finalizou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Projeto Guri Recebe Inscrições na Cidade de Ilhabela

Ilhabela - A cidade de Ilhabela recebe inscrições dos jovens interessados em participar das aulas do Projeto Guri, uma Organização Social sem fins lucrativos que promove a inclusão social e cultural por meio do ensino coletivo da música, desenvolvendo a sociabilidade, a auto-estima e o senso de cidadania de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, além de incentivar o interesse pelas artes.
Em Ilhabela são destinadas vagas nos cursos de violão, percussão e coral. Para se inscrever os interessados devem se dirigir a Rua Antônio Carlos Aires da Fé, 55 – Bairro Barra Velha.
Projeto Guri - O Projeto Guri que completa 11 anos, em novembro de 2006, nasceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. No entanto, conquistou apoio de vários setores da comunidade, como organizações do terceiro setor e iniciativa privada. Em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri e, em 2004 foi qualificada como uma Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do Projeto Guri é o Governo do Estado de São Paulo.
Atualmente, o projeto atende 26 mil alunos e está presente em 215 pólos, sendo 47 na FEBEM (Fundação do Bem – Estar do Menor), 166 pólos no Estado de São Paulo, 01 pólo em Maringá, no Paraná, e 01 pólo em Estância Velha, no Rio Grande do Sul. Até o final de 2006 com abertura dos 150 novos pólos, o Projeto Guri chegará aos 365 pólos, beneficiando 46 mil jovens e seus familiares.
O Projeto Guri disponibiliza, gratuitamente, os cursos de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, viola caipira, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral. O Projeto Guri conta com o trabalho de aproximadamente 1.500 colaboradores, devidamente qualificados para ensinar aos jovens não somente como tocar instrumentos musicais, mas também respeito e responsabilidade. Dessa forma, colaboram para o desenvolvimento, nos jovens, do espírito de atividades em grupo, conceito ensinado como princípio a cada participante, enfatizando a ação cooperativista. Até o final de 2006 mais de 600 empregos diretos serão gerados com o lançamento desses 150 novos pólos.
O Projeto Guri não pretende formar músicos profissionais, mas, sim, capacitar seus alunos para que tenham uma atitude positiva diante das dificuldades da vida, para que sejam confiantes e tenham o dinamismo necessário para vencer obstáculos e procurar atingir suas metas. Por isso, o Guri pode ser considerado um grande complemento à educação: por colaborar na formação do caráter e da personalidade dos seus participantes.

Ano

N° de Pólos

N° de Alunos

1995

01

180

2000

24

6,5 mil

2002

72

18 mil

2005

215

26 mil

Até dezembro de 2006

365

46 mil

Organização Social de Cultura - Associação Amigos do Projeto Guri
Há nove anos, um grupo de voluntários criou a Associação Amigos do Projeto Guri para colaborar com o desenvolvimento do Projeto Guri, ao estabelecer parceria entre estado e iniciativa privada. Esse foi um dos motivos que levou a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo a propor que a Associação passasse a administrar o Guri como um todo. Assim, em junho de 2004, foi qualificada como uma Organização Social da área cultural. Em novembro do mesmo ano, firmou com a Secretaria um contrato de gestão.
A Organização Social passou, então, a ser responsável pelos resultados e pela administração do Projeto Guri. Para isso, o estado repassa recursos, que é complementado com a captação de patrocino e apoio juntos ao setor privado, através de leis de incentivo.
No contrato de gestão, constam as metas a serem atingidas pela organização e as obrigações de ambas as partes. Periodicamente, a entidade passa por avaliação e monitoramento da Comissão de Acompanhamento da Secretaria de Estado da Cultura, que apura as metas e as obrigações contidas no contrato. Também há auditorias do Tribunal de Contas do Estado em relação à aplicação do dinheiro público, bem como auditoria realizada por Auditores Independentes, além da fiscalização do Conselho de Administração da Associação.
“A grande vantagem da administração do Projeto Guri ter passado para a Organização Social é aliar o conhecimento sobre o projeto e o ensino de música a uma moderna gestão de atividades sociais que pode ser realizada por um organismo do terceiro setor”, explica Elizabeth Lopes Parro. “Além disso, a partir de agora, temos mais agilidade e flexibilidade de gestão. A Organização Social, apesar de prestar conta a órgãos públicos, tem gestão e controles privados, isso significa que não é submetida às regras de licitação e contratação de pessoal do Poder Público. Na área cultural isso é muito positivo, devido às suas particularidades, como a necessidade de contratação de funcionários ou artistas por um período curto, muitos deles apenas enquanto dura uma atividade específica”, completa a diretora executiva.
Presidente Conselho Administrativo: Melanie Farkas
Diretora Executiva: Elizabeth Lopes Parro
Diretora Técnica: Nurimar Valsecchi
Diretora Financeira: Odete Barbosa Bueloni
Conselheiros: Ana Maria Visconti, Ana Maria Wilheim, Célia Rubinstein Eisenbaum, Edna Matozinho de Pontes, Edson Picinin, Eva Teperman Ocougne, Gabriel Whitaker, Marcos Pádua Lima, Melanie Farkas e Yvone Vainer.
(Fonte: Marcelo Prado)

Vento forte prejudica tráfego de balsa

Ilhabela - A balsa que liga São Sebastião a Ilhabela ficou parada por uma hora e quarenta minutos na tarde de ontem devido ao forte vento que chegou a 48 km por hora. Houve congestionamento de veículos à espera para atravessar de 300 metros. A previsão para os próximos três dias é que a velocidade do vento varie de 18 a 36 km por hora, com rajadas de vento de 54 km. De acordo com a Dersa, nessa época do ano é comum que isso ocorra e que sempre que a velocidade do ar atinge a margem de 37 km/hora a travessia da balsa é interrompida. (Fonte: ValeParaibano)

III Encontro de Educadores em Creche

Ilhabela - Aconteceu nesta sexta-feira, 28, o "III Encontro de Educadores em Creche", promovido pela ACRI , Associação Creche de Ilhabela, na Sede da Barra Velha - Creche Terezinha de Jesus Ferreira, entre as UPSs da Armação, Vila, Itaquanduba, Reino, Portinho, Bexiga, Itapecirica e a Barra Velha.
Segundo a coordenadora pedagógica da ACRI, Catarina Roeffero o objetivo do encontro é a capacitação dos profissionais que trabalham com crianças de 06 meses a 3 anos e 11 meses, porém acaba sendo um encontro de confraternização, "este é o terceiro ano que organizamos este evento e, a cada ano me surpreendo mais com as manifestações de carinho dos profissionais que trabalham em nossas creches".
Para o Encontro, a coordenadora Catarina organizou uma programação, a qual os participantes tiveram oportunidade de participar de palestras que abrangeram vários temas: sobre o " Meio Ambiente" ministrada pela secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Inês F. Biondi, com distribuição da cartilha "Cuide de Ilhabela Brincando"; "Higiene Bucal", ministrada pelo dr. Antonio Carlos Cardoso Galante; "A Saúde na Infância", ministrada pelo dr. Alfredo Santos Rosmaninho e "A Saúde da Mulher", pela dra. Gabriela Liliane Wiest.
Além dos diretores, professores e demais funcionários das creches, o evento contou com a presença do secretário municipal da Educação, Antonio Cornélio de Morais Filho, representando o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira; da secretária municipal da Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira; do diretor municipal de Trânsito, Laudelino Carlos de Souza Dias, dos vereadores Nanci Peres de Araújo Zanato e Carlos Alberto de Oliveira Pinto e da vice-presidente da ACRI, Mariazinha Fazzini.
(Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Mini-conferências do Plano Municipal de Educação começam na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), divulgou recentemente a agenda das mini-conferências dos núcleos formados pelas escolas municipais com o objetivo de elaborar o novo Plano de Educação de São Sebastião.
De acordo com a Seduc, para a elaboração do Plano Municipal de Educação, serão realizadas essas mini-conferências ao longo da cidade, para serem discutidos assuntos pertinentes ao ensino público de São Sebastião, como Educação Infantil, Fundamental, Superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Infra-estrutura e a integração dos serviços sociais.
As escolas estaduais e particulares também estão elaborando cronogramas diferenciados de suas mini-conferências, discutindo sobre esses e outros assuntos necessários.
Segundo a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachoti Leite, a elaboração do Plano Municipal servirá para decidir as prioridades e o planejamento da Educação de São Sebastião.
Já a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Genoveva Pons Garcia, destaca que deve haver a participação de todas as escolas de São Sebastião, sejam elas municipais, particulares ou estaduais.
As escolas municipais foram nucleadas para poderem realizar as mini-conferências que envolverão comunidade, professores, diretores, funcionários, pais e estudantes.
Após as mini-conferências, está prevista para o dia 21 de outubro a realização da Conferência Municipal de Educação, que vai reunir as idéias levantadas pela comunidade e educadores. Após isso, será finalizado o Plano de Educação de São Sebastião, com duração de 10 anos.
Agenda das Mini-conferências
02/08 na E.M. Henrique Botelho, 17h30
03/08 na E.M. Boracéia, 18h
07/08 na E.M. Enseada, 18h
07/08 na E.M. Prof ª Maria Francisca S. de M. Tavolaro, 18h
07/08 na EMEI Branca de Neve, 16h45
08/08 na E.M. Maria da Conceição de Deus Santos, 17h
09/08 na E.M. Prof ª Verena de Oliveira Dória, 17h30
09/08 na E.M. Prof ª Iraydes Lobo Viana do Rego, 17h
09/08 na E.M. Henrique Tavares de Jesus, 17h
09/08 na E. M. Boracéia, 18h
10/08 na Creche Adriana Vasques Fernandes, 17h
10/08 na Beach Hotel Maresias, 17h30
10/08 na E.E. Walkir Vergani, 18h
10/08 na E.M. de Camburi, 17h
14/08 na E.M. Prof ª Maria José da Penha Frúgoli, 19h
14/08 na E.M. Prof ª Luiza Helena de Barros, 18h30
14/08 na EMEI Branca de Neve, 16h45
15/08 na Prof ª Maria Virginia Silva, 13h
(Fonte: PMSS)

Artista plástico sebastianense promove exposição multimídia “Rosa”

São Sebastião - Em comemoração ao aniversário de 15 anos do espaço cultural “Adriana Vasques Fernandes”, o artista plástico de São Sebastião, Reinaldo Vasques, 36 anos, lança neste sábado, 29 de julho, a exposição e performance “Rosa”. A vernissage acontece a partir das 21h no local e 15 casais farão a recepção dos presentes.
A comemoração segue no domingo, 30 de julho, também a partir das 21h, com o lançamento do livro “Reinaldo Vasques – Sagrado ou Profano?”, da autora Indiara Gomes, e com a apresentação do documentário “O fluxo da vida sobre a tela: a arte de Reinaldo Vasques”, elaborado pelo repórter fotográfico Frank Constâncio.
Com histórias e situações peculiares, no primeiro ambiente a exposição retrata os quatro cavaleiros do apocalipse. Nos outros ambientes, retratam temas atuais, como a política e a violência e também sobre o ser humano, conforme explica Vasques. “Retrato o social, as indignações dos brasileiros e crio as obras a partir de conversas do dia-a-dia. O nú presente na obra refere-se ao nu do ser humano, do espírito”, declarou.
O tema “Rosa” foi escolhido em homenagem a irmã do artista, Adriana Vasques, pois essa era sua cor preferida. O espaço cultural foi inaugurado em março de 1991, em sua memória.
A entrada para o evento é gratuita e o traje obrigatório na inauguração é branco ou rosa. Os interessados podem ainda visitar a exposição todas as sextas-feiras, sábados e domingo, das 17 às 22h. Para mais informações, o telefone é o (12) 3892-1017. (Fonte: PMSS)

Malha sebastianense leva a prata nos Jogos Regionais

São Sebastião - Prata com gostinho de ouro. A tradicional malha sebastianense conquistou nesta sexta-feira, 28 de julho, o 2º lugar nos 50º Jogos Regionais de Lorena. É o segundo ano consecutivo que a equipe traz para São Sebastião a medalha de prata.
A decisão aconteceu contra a cidade de Jambeiro, que era composta por atletas que disputavam por São José na edição de 2005. O time, que tem a frente o veterano Zico, buscou incansavelmente a vitória, mas o jogo terminou num placar de 64 a 78 para Jambeiro.
A secretária de Esportes de São Sebastião, Raquel Buzi, que acompanhou o jogo, foi convidada a entregar as medalhas aos atletas. Tristes com a decisão os jogadores choraram com o resultado.
Raquel elogiou os atletas e o trabalho realizado pelo técnico há anos em São Sebastião. “Eles são atletas da casa, isso é o que vale realmente”.
Karatê - Pela primeira vez competindo em Jogos Regionais, os atletas do Karatê se desempenharam bem. A equipe feminina conquistou o 5º lugar e os meninos a 6ª posição.
Os caratecas, comandados pelo técnico Edasil, disputaram quinta e sexta-feira as modalidades individual, katá (apresentação dos movimentos do Karatê) e por equipe.
Os atletas da categoria katá e individual pontuaram para São Sebastião, ficando a grande maioria, entre os oito primeiro colocados.
Julgamento do futebol masculino - Hoje, 28, as equipes de São Sebastião e Taubaté foram julgadas e desclassificadas devido ao ocorrido no jogo de quinta-feira, 27 de julho.
Os meninos do futebol de campo enfrentaram o forte time de Taubaté, que disputa Campeonato Paulista e conta com atletas profissionais. Os heróis sebastianenses empataram o jogo por 1 a 1 e no finalzinho do jogo tomaram o gol da desclassificação. Mas, inconformados com o jogo igual apresentado por São Sebastião, os taubateanos partiram para a violência. Com a confusão, torcedores do 'Burrão' invadiram o campo e compraram a briga. O jogo foi encerrado antes do tempo com a intervenção da Polícia Militar.
Com a decisão, os times não pontuam neste Jogos Regionais de Lorena.
Voltando para casa - E cerca de 100 atletas que retornaram nesta sexta-feira, 28 de julho, dos Jogos Regionais de Lorena, foram recebidos com uma festa preparada pela Prefeitura de São Sebastião.
Os atletas medalhistas desfilaram no carro do Corpo de Bombeiros (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Não Há Período de Recesso Para a Vereadora Luciana Machado

Ubatuba - Neste período de recesso da Câmara Municipal de Ubatuba, a vereadora Luciana Machado continuou seus trabalhos, participando de várias reuniões e eventos.
A vereadora apoiou e participou ativamente da 3ª Festa da Tainha, realizada nos dois últimos finais de semana do mês de junho desde a elaboração do evento há quatro meses, junto a comissão provisória da ABAMVITUR -Associação da Baía do Mar Virado para o Turismo da Região Sul de Ubatuba, até o seu término no dia primeiro de julho. Luciana Machado também apoiou a realização do 1º Festival de Inverno da Região Sul, tendo a participação de dez associações de bairro da região com suas barracas com quitutes e comidas típicas e que termina neste final de semana dia 29/07. Os eventos se tornaram um sucesso na região, levando vários turistas e moradores de Ubatuba ao local.
Além de sua participação nestes eventos, Luciana buscou soluções para serviços de obras relacionados a entrada da Praia do Pulso e parte da Maranduba, onde haverá a parceria da secretaria de obras junto a comunidade local.
A vereadora participou da reunião sobre o desassoreamento da Barra da Maranduba, onde nesta semana o Tenente Marques e Sargento Souza da Marinha do Brasil, estiveram no local para informar que o processo para o desassoreamento da Barra está em andamento, e que brevemente poderá ser realizado, facilitando assim a vida dos pescadores, que estão tendo dificuldades de entrar e sair com seus barcos da Barra da Maranduba.
A reunião mensal das Associações da Região Sul no Bairro do Corcovado, contou com a presença da vereadora Luciana, Sra. Mirza representante da Secretaria da Saúde e líderes comunitários do sul, onde buscaram soluções para os problemas da saúde da região.
Neste mês, a vereadora Luciana Machado participou também das conferências do Meio Ambiente e reuniões do Plano Diretor da Região Sul de Ubatuba.
Fernando Furtado, assessor parlamentar representou a vereadora no dia 19 de julho, na eleição para a formação da Associação de Moradores do Morro do Tiagão.
Na Região Norte, Luciana Machado se reuniu com os líderes comunitários, dando continuidade aos trabalhos já iniciados no mês de junho, levando respostas das reivindicações das associações e ouvindo novas solicitações, onde a vereadora buscará levar as respostas e possíveis soluções no próximo dia 10 de agosto, data marcada para a reunião mensal da Região Norte no bairro do Prumirim. (Fonte: Ver. Luciana Machado)

Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba elege seus conselheiros no próximo dia 4

Ubatuba - O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) elegerá seus novos conselheiros no próximo dia 4 de agosto, das 9 às 17 horas. A votação será realizada no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho (Tubão). Os candidatos a membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal já foram inscritos no período de 10 a 14 de julho. Os eleitores são todos os servidores estatutários ativos e aposentados munidos de documento de identificação com foto.
O IPMU destina-se ao atendimento dos servidores civis da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais de Ubatuba. Seu Conselho Administrativo é composto por dez pessoas, sendo que cinco delas são eleitas, quatro são indicadas pelo Executivo e uma pelo Legislativo. Esse conselho tem caráter deliberativo, traçando diretrizes, fixando objetivos e criando políticas previdenciárias.
O conselho Fiscal, como o próprio nome já diz, tem a função de fiscalizar as atividades relativas ao IPMU e é composto por cinco pessoas eleitas. Todos os atos administrativos do Instituto passam pelo crivo dos conselheiros. O trabalho dos conselheiros é voluntário, seu mandato é de quatro anos e uma reunião ordinária é realizada a cada mês.
O IPMU está situado na Av. Dona Maria Alves, 815, Edifício Liberal Center I, sala 2, Centro. O “Tubão”, onde será feita a eleição, fica na Rua Professor Thomaz Galhardo, 855, Centro. A Comissão Especial de Eleição torna pública a relação dos candidatos que solicitaram registro de candidatura para concorrerem a eleição ao Conselho de Administração e Conselho Fiscal do IPMU, obedecendo a ordem numérica de solicitação de registro. (Fonte: PMU)

Mercado do Produtor Rural de Ubatuba continua nesta semana
O Mercado do Produtor Rural de Ubatuba é o primeiro passo para a implantação de um Mercado Municipal no município, com vendas no atacado e no varejo

Ubatuba - O Mercado do Produtor Rural de Ubatuba, que tem acontecido na Praça Bip, nas manhãs de quarta-feira, continua nesta próxima semana. A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou uma pesquisa com os consumidores que mostrou a satisfação em ter essa opção para o empresário ubatubense possa fazer suas compras de hortaliças no próprio município, por um bom preço. O evento, que teve início há um mês, é o primeiro passo para a implantação de um Mercado Municipal, com vendas no atacado e no varejo.
O objetivo desse mercado é aproximar o produtor do consumidor, tornando o preço mais justo para ambas as partes. A proposta principal da Smapa, para justificar a consolidação desse projeto é o conceito do “mercado solidário”. Segundo a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zuccherato, o Mercado é uma forma de trazer o produtor para a cidade e estimular o seu envolvimento com as atividades comerciais. “Nós estamos viabilizando uma forma para que o comerciante de Ubatuba possa criar elos com os produtores. Assim, eles poderão escoar a produção e investir em novas possibilidades, como os alimentos orgânicos e aumentar a variedade de hortaliças”.
O público-alvo do Mercado do Produtor Rural de Ubatuba são comerciantes e empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, sacolões e quitandas. A princípio, nessas quartas-feiras, serão comerciadas hortaliças, como: berinjela, pepino, abóbora, abobrinha, alface, escarola, rúcula, pimentão, cambuci, pimenta, cheiro verde, gengibre, mandioca e outros. A ênfase maior é para a venda no atacado, mas os produtores estão vendendo os produtos em menores quantidades também, misturando até quatro variedades de hortaliças em uma só caixa. (Fonte: PMU)

TV Band Vale exibe entrevista com prefeito de Ubatuba neste domingo

Ubatuba - A TV Band Vale exibe neste domingo, 30, a partir das 9 horas da manhã, a estréia do programa “Bom dia prefeito e convidados”, no qual será apresentada uma entrevista exclusiva com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. O objetivo do programa, segundo a emissora, é levar à população o que está sendo feito pelas administrações municipais do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo. O programa oferece também interação com os munícipes, que também são entrevistados sobre as principais ações das Prefeituras de suas cidades. Durante a gravação do programa, o prefeito de Ubatuba respondeu perguntas sobre saúde, educação, turismo, obras, congelamento, ação social, esportes, entre outros assuntos.
Nos próximos domingos serão veiculadas entrevistas com os prefeitos de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar; de São Sebastião, Juan Garcia e de Ilhabela, Manoel Marcos. O programa “Bom dia prefeito e convidados” vai ao ar aos domingos a partir das 9 horas. (Fonte: PMU)

Atleta de Ubatuba conquista prata no Karatê

Ubatuba - O atleta de Ubatuba, Ednaldo Muniz, mais conhecido como “Jabá”, conquistou a medalha de prata no Karatê, categoria Absoluto, nos 50° Jogos Regionais, que estão sendo disputados em Lorena desde o dia 17 deste mês. Jabá levou o segundo lugar depois de passar por seis lutas e perder apenas a última para o atleta de São José dos Campos, José Ricardo, que levou o ouro. Em uma das lutas, Jabá contundiu o pé direito ao chutar o cotovelo do adversário, o que acabou prejudicando sua performance no último confronto, no qual teve dificuldade para utilizar o pé machucado. O karateca é hoje o maior medalhista de Ubatuba nos Jogos Regionais. (Fonte: PMU)

 

Semana de 28/07 à 03/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Superman - O Retorno"
Ás 18:40 hs - 21:40 hs.

 

"Os Sem - Floresta"
Ás 15:00 hs - 16:50 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Ás 15:20 hs - 18:20 hs - 21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Chuva

 

Se tivesse um bandolim

Acompanharia a toada

Da chuva desafinada

E cantaria assim:

A tarde pra vadiar

Uma caneca de café

Acompanhado de cará

Uma mulher companheira

Com jeito de se apaixonar

Tomara que chova

Três dias sem parar.

 

 No Porto do Eixo

 

Houve uma manhã

Em que Seu Estevan

Foi espiar o mar

E viu um animal marinho

Ou uma sereia

Estirada na areia

Que logo se assustou

E às ondas retornou.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ubatuba Merece...
Gostaria de Parabenizar ao Prefeito Eduardo Cézar pela praça recentemente inaugurada no Perequê -açu.Todos comentaram ( A praça ficou Linda). Pórem não somente o empenho do prefeito em resgatar praças como está ocorrendo tambem na praça 13 de maio, mas tambem a todos secretariados.
Semanas atrás, quando houve aquela onda de ataques criminosos, muitos de madrugada viram o desempenho do secretario de Segurança Pública o Sr. Andrade Henrique trabalhando juntamente com a Guarda Municipal ,zelando pela manutenção da segurança publica do município, NUNCA vimos isso em nossa cidade...portanto parabens Sr. Prefeito Municipal Eduardo Cézar, parabens secretario de segurança Publica Sr. Andrade Henrique,isso mostra que não basta apenas ficar criticando com objetivos políticos como faz a oposição, e sim é com Trabalho, trabalho e trabalho,como esses senhores o fazem...Ubatuba merece.

Ademar Alcantara
Ubatuba, SP

A respeito da carta "Gosto e Chulé" de Ezio Pastore Junior, publicada em 28 de Julho de 2006.
Lugar para um pier

Que loucura um pier em um lugar desabrigado.
Quem paga sou eu municipe? Não, ah !!! É dinheiro do estado. (Então pode ?)
É, este é meu Brasil de que tanto me envergonho.
Mas voltando ao pier porque não olham para o mar?
Em um dia de tempo forte os barcos estarão no lugar protegido.
Lugar para um pier.

Alexandre Di Monaco
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Praia Grande © Nelson Schmidt

Praia Grande
© Nelson Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor