Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 02 de Agosto de 2006 - Nº 1576 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Defesa Civil alerta para ressaca hoje no litoral
Equipe de canoagem de Caraguá é vice-campeã brasileira

Caraguatatuba
Caraguá é prata no Beach Soccer masculino, bronze no feminino e termina em 11º lugar nos Regionais
Câmara reabre semestre dia 8
Ciclistas de Caraguá se destacam em São José dos Campos
Seminário sobre Violência Contra a Mulher

Ilhabela
-

São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião participa do Encontro “Cresce Brasil”
São Sebastião inicia mini-conferências do Plano Municipal de Educação
Abertura do 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável acontece nessa quinta-feira
NOTA OFICIAL - óleo no Itatinga
Prefeitura realiza trabalho de desassoreamento no canal da Juréia
Judô na escola: cidadania e esporte
Representantes das fanfarras de São Sebastião reúnem-se com vereadores
Prefeito vai à Câmara e destaca necessidade da criação das ZEIS


Ubatuba
Servidores ameaçam greve em Ubatuba
Ibrahim e Daniel na Festa da Tainha de Ubatuba
ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”
Ubatuba realiza 1ª Conferencia Municipal de Acessibilidade Urbana
Ubatuba termina Jogos Regionais como a melhor cidade do Litoral Norte
Enseada recebe Circuito de Águas Abertas
Prefeitura e entidades querem unidade do Senac em Ubatuba
Câmara aprova comissão para fiscalizar obras da Avenida Iperoig

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Defesa Civil alerta para ressaca hoje no litoral
Na costa de São Sebastião ventos podem chegar a 40 km/h e formar ondas de dois metros; chuva e frio continuam na região

Litoral Norte - A Defesa Civil do Estado prevê mar agitado hoje pela manhã no Litoral Norte, além de chuva, nebulosidade e permanência do frio em toda a região.
A possibilidade de ressaca é maior para a costa de São Sebastião, onde os ventos podem chegar a 40 km/h e empurrar o mar em direção ao continente, formando ondas de dois metros de altura.
"Há risco moderado de haver problemas com o mar amanhã (hoje) cedo, mas a tendência é que a ressaca diminua ao longo do dia", explicou Michel Pantera, meteorologista da Defesa Civil.
FRIO - No Vale, ontem, a temperatura continuou baixa com pequena elevação nas mínimas, que oscilaram entre 9ºC em Campos do Jordão e 15ºC no litoral.
Em São José, a temperatura mínima ficou em 13,3ºC, dois graus acima dos 11,7ºC registrados anteontem. A máxima também subiu dois graus e chegou a 16ºC. A umidade do ar variou entre 82% e 90%.
PREVISÃO - Amanhã, de acordo com o Cptec, o dia permanecerá com muitas nuvens e ainda ocorrerá chuva no Vale, Litoral Norte e na região de Campos do Jordão. As temperaturas oscilarão entre 9ºC (Campos) e 18ºC (Caraguatatuba). (Fonte: ValeParaibano)

Equipe de canoagem de Caraguá é vice-campeã brasileira
Atleta UNIMÓDULO foi um dos destaques da equipe, foi vice na categoria I máster

Litoral Norte - Atletas da Associação de Canoagem de Caraguá, a ACALINO, disputaram o Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica em Angra dos Reis, Praia do Bom Fim, Colégio Naval, no último fim de semana, dias 29 e 30 de julho.
A equipe foi a segunda colocada com 266 pontos, perdendo para a equipe da casa, a ACOAR que obteve 320 pontos. A terceira colocada foi Marinha do Brasil-RJ, com 182 pontos, seguida da Associação do Pará, 73 pontos e em quarto lugar a de Brasília, com 68 pontos.
A equipe, como se sempre, não economizou remadas e se destacou com seus excelentes e disciplinados atletas. Nos resultados individuais Caraguá teve destaque com Taffarel Costa, campeão da classe I Júnior, seguido por Edvan Vieira, em segundo e Everton Erick, em quarto. Outro destaque foi Rodrido Baguinha, campeão da classe III Open, seguido por André, em segundo. Na classe I Sênior, Caraguá teve o campeão Fernando Lima, e o vice – Pedro Paulo.
Outro destaque foi o atleta Edmar Soares, do Programa Bolsa-Esporte UNIMÓDULO, que foi vice-campeão na Classe I Máster, seguido por Duda, em quarto. Destaque também para o Baguinha, em segundo e Ari Antônio, em quarto, na classe I Super Máster. Na classe II Open, Rafael em segundo e João Paulo em terceiro. E na classe I duplo júnior, tivemos Luiz Fernando e Willian.
Nossas atletas também fizeram bonito, na Classe I Duplo Feminino, Ellen Fernandes e Milena Villas Boas foram campeãs; e na classe I individual feminino, Juliana Vieira, ficou em segundo e, Silvana, em terceiro.
A equipe agradece ao apoio dos patrocinadores UNIMÓDULO, Econorte, Quiosque do Nelsinho, Litoral Tintas, SOS Cão, Bevilacqua Engenharia, Nice Fashion Sports, que viabilizaram de alguma maneira a participação neste importante campeonato. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Caraguá é prata no Beach Soccer masculino, bronze no feminino e termina em 11º lugar nos Regionais
Na última semana dos Regionais, Caraguá competiu nas modalidades de Vôlei, Xadrez masculino e feminino, Ginástica Rítmica, Karatê masculino e Natação. A cidade ficou com a 11ª posição, com duas medalhas de prata e duas de bronze. Em 2008 Caraguá será sede da 52ª edição do evento

Caraguatatuba - As competições dos Jogos Regionais chegaram ao fim no sábado, dia 29, em Lorena e a cidade de Caraguatatuba teve a última competição na modalidade Extra de Beach Soccer masculino. A disputa aconteceu entre a cidade litorânea e os donos da casa. Os dois times contaram com atletas da Seleção Brasileira da modalidade.
A disputa aconteceu no CSU-Centro Social Urbano de Lorena. O time caraguatatubense contou com os atletas Jorginho, Betinho e Fanta, que defenderam a cidade pelo terceiro ano consecutivo e a equipe anfitriã teve na escalação do seu time os jogadores Júnior Negão, Benjamim e Chumbinho. Com a arena lotada a equipe da casa fez 5 a 2 nos visitantes e garantiu o primeiro lugar de uma disputa acirrada.
Para o Secretário de Esportes e Recreação de Caraguá, Nivaldo Alves, que foi convidado a premiar a sua equipe, o mais importante não é vencer e sim dar o melhor de si. "Os atletas de Caraguá lutaram até o final do jogo, mas infelizmente a bola não entrou em todas as finalizações, porém divulgar o esporte da nossa cidade foi a nossa maior vitória", disse Alves.
A equipe feminina da modalidade voltou para casa mais feliz. Depois de uma derrota de 2 a 5 contra a equipe da casa e deixar de lutar pelo primeiro lugar, o time brigou com Mogi das Cruzes para conquistar a 3ª colocação nos jogos. Mesmo com três atletas machucadas do jogo anterior, as caraguatatubenses não deram chance para as adversárias mogianas e venceram de 2 a 1, garantindo mais um bronze para Caraguatatuba.
Últimas competições:
Na última semana dos Jogos Regionais, Caraguatatuba competiu nas modalidades de Voleibol feminino e masculino Sub-21, Karatê, Xadrez masculino e feminino Sub-21 e Ginástica Rítmica e Natação.
Na classificação final, os times de Voleibol feminino e masculino ficaram com a 5ª colocação, com uma vitória e duas derrotas cada um.
A equipe de Xadrez feminino ficou em 7º lugar e o masculino em 6º. Na Ginástica Rítmica, categoria mãos livres, Érika Yoshimoto ficou em 11º e na com fitas Carolina Sabará também ficou em 11º, na apresentação da equipe e na classificação final o time caraguatatubense ficou em 11º lugar.
Os meninos do Karatê ficaram entre os dez primeiros colocados. Na categoria Shiai Peso Pena, Thiago Gomes Amorim ficou em 6º lugar; na Shiai Peso Médio, Tiago G. Carvalho foi o 4º e na Shiai Peso Pesado, Ângelo Augusto S. Oliveira (UNIMÓDULO) conseguiu a 5ª colocação. Na disputa por equipe, os atletas de Caraguá ficaram em 6ª lugar e na classificação final por cidade, Caraguá ficou em 10º lugar.
Na natação o competidor Fabiano de Freitas conquistou duas medalhas de prata, uma na categoria 100 metros rasos deficiente físico e a outra nos 50 metros rasos deficiente físico.
Caraguatatuba ficou com a 11º posição nos Jogos Regionais com 2 medalhas de prata conquistadas na Natação e duas de bronze, no basquete masculino e feminino.
A cidade trouxe para casa seis troféus, sendo 3 de bronze nas modalidades Extras de Kung Fu feminino, Futvôlei, Futebol de Mesa e Beach Soccer feminino, e 1 de prata no Beach Soccer masculino e bronze nas modalidades oficiais de Ciclismo, Basquete masculino e feminino. No Skate feminino a cidade ainda conquistou uma medalha de bronze.
Em 2008 Caraguatatuba sediará o evento. A eleição aconteceu no dia 23, em Lorena e o município venceu a cidade de Suzano de 25 a 3. (Fonte: PMC)

Câmara reabre semestre dia 8
Prestação de Contas do Prefeito marca reabertura do semestre

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reiniciou nesta terça-feira - 1º de agosto, o 2º Semestre Legislativo de 2006 da 14ª Legislatura de sua história. Por deliberação da Presidência não haverá Sessão Ordinária nesta terça, com a Prestação de Contas do Prefeito Municipal agendada para o dia 8 de agosto.
O Recesso Legislativo durante o mês de julho está garantido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Na gestão do Presidente Juarez Pereira Pardim (PPS), foi instituída as Férias Coletivas para Assessores e Funcionários, divididas em dois períodos de 15 (quinze) dias, nos meses de julho e janeiro.
Esta ação do presidente além de outras, vai ao encontro de sua política de contenção de gastos no orçamento municipal, hoje estimado em R$ 5.9 milhões, que resulta numa economia de até 30%, que é revertido na compra de equipamentos, manutenção do prédio, obras prioritárias e emergenciais e melhoria na qualidade do ambiente de trabalho no Parlamento Municipal.
Como o retorno coincidiu com o dia da Sessão Ordinária, foi deliberado que o próximo encontro dos Vereadores acontece no dia 8 de agosto - terça-feira, quando a partir das 19h30 estará na Casa de Leis o Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), prestando contas dos seus trabalhos no primeiro semestre deste ano, conforme LOM (Lei Orgânica Municipal). A primeira Sessão Ordinária acontece somente no dia 15 de agosto, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pela rádio Caraguá FM - 89,5 Mhz e pelo site da emissora na Internet, bem como pela NET - TV a Cabo, no canal 4. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ciclistas de Caraguá se destacam em São José dos Campos
Em um trajeto de 5 mil metros, cerca de 400 competidores tiveram dificuldades para concluir a 9ª etapa do campeonato Valeparaibano de Ciclismo. O vento forte e a chuva que fazia no dia da prova foram alguns dos obstáculos encontrados pelos atletas

Caraguatatuba - A cidade de São José dos Campos foi sede do 9º GP (Grande Prêmio) de Ciclismo, válida pela 9ª etapa do Campeonato Valeparaibano da modalidade que aconteceu no domingo, 30, e a equipe da Associação de Ciclistas de Caraguá marcou presença na competição com 20 atletas. Mesmo com muita chuva no dia da disputa os bikers caiçaras se destacaram em suas categorias.
Na categoria Sênior A, João Carlos ficou em 3° lugar, Ângelo Arantes em 12° e Luciano Arantes em 15°. Na categoria Elite feminino Sandra Domiciano ficou em 7°, Cristiane Domiciano em 9° e Claudette de Vita em 12°. Na Juvenil feminino Thamires Porazza conquistou o 2° lugar. Na Juvenil masculino Heron Domiciano foi o 5°. Na categoria Sub-23 Jefferson Bonifácio foi o 3° e Alexandre Lima 13°. Na Sub-30 Sérgio Minato ficou em 8° e José Joaquim em 10°. Na Sênior B Alexandre Magno ficou com a 12ª posição. Na categoria Dente de Leite Daniel Ornelas Filho conquistou o 3° lugar.
A competição teve cerca de 400 atletas disputando em um trajeto de 5 mil metros. “A chuva e o forte vento, que fez no dia da disputa, atrapalhou os competidores e muitos deles desistiram da prova. Durante o percurso aconteceram vários acidentes envolvendo diversos atletas, entre eles alguns caraguatatubenses que não conseguiram concluir a prova”, disse Sérgio Minato, atleta da equipe de Caraguá. (Fonte: PMC)

Seminário sobre Violência Contra a Mulher
O objetivo do evento é divulgar a realidade e buscar parcerias junto à rede prestadora de serviços e à comunidade

Caraguatatuba - O Conselho Municipal da Condição Feminina e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Caraguá promove no dia 8 de agosto, no Clube Ilha Morena, das 9 às 17h, evento sobre Violência contra a Mulher, com a participação da palestrante Priscila Siqueira.
A Palestrante e militante na área, Jornalista e Articuladora da ONG a Serviço da Mulher Marginalizada, é atuante como Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina.
Esse evento faz parte do conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas desde o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher – 25 de Novembro, em evento que contou com a participação da FUNDACC,
Fundo Social, Secretaria de Educação Municipal e Estadual, associações locais, clubes de serviços.
O objetivo do evento é divulgar a realidade e buscar parcerias junto à rede prestadora de serviços e à comunidade, bem como difundir a discussão junto à rede estadual e municipal de ensino.
Estão convidadas autoridades de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, representantes do Ministério Público, órgãos de defesa dos direitos e representantes da comunidade escolar local.
O Ilha Morena fica à Avenida Guilherme de Almeida, 885 – Morro do Algodão. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Prefeitura de São Sebastião participa do Encontro “Cresce Brasil”

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), participou na última sexta-feira, 28 de julho, no Núcleo do Parque Tecnológico em São José dos Campos, do encontro da Indústria “Cresce Brasil”. O evento tinha o objetivo de aproximar os empresários com as entidades representativas da indústria.
Na ocasião estiveram presentes o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf e o chefe de Divisão do CIP de São Sebastião, Fábio Marcelo Pereira. Mais de 300 empresários estiveram presentes no evento.
Entre os assuntos comentados destacaram-se o projeto de modernização da Refinaria do Vale do Paraíba (Revap), eleições 2006, conjuntura econômica atual e novos investimentos para a área.
O chefe de divisão do CIP, Fábio Marcelo Pereira, agradeceu o empenho da Fiesp, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no desenvolvimento do programa de capacitação de mão-de-obra em São Sebastião.
O Centro Integrado Profissionalizante (CIP), localizado no bairro da Topolândia, conta com cursos como informática, corte e costura, cozinha industrial, entre outros, em parceria com o Senai. No ano passado formaram-se no CIP cerca de mil pessoas.
Com a construção de um galpão nas obras de ampliação do CIP, a Prefeitura em parceria com a Petrobras e o Senai irá trazer mais cursos profissionalizantes nas áreas de solda elétrica, encanador, pedreiro, eletricidade predial e montador de andaimes. O telefone para mais informações sobre cursos disponíveis é o (12) 3892-5535. (Fonte: PMSS)

São Sebastião inicia mini-conferências do Plano Municipal de Educação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inicia a partir de amanhã, 02 de agosto, na Escola Municipal Henrique Botelho, a partir das 17h30, a primeira mini-conferência para a elaboração do Plano Municipal de Educação de São Sebastião.
A mini-conferência é aberta ao público em geral: comunidade, pais, funcionários, professores e coordenadores do núcleo que abrange as Escolas Municipais Professor Dr. José Machado Rosa, EMEI Peteleco, EM Henrique Botelho, EMEI Catatau e a Creche São Sebastião.
De acordo com a Seduc, para a elaboração do Plano Municipal de Educação, serão realizadas essas mini-conferências ao longo da cidade, para serem discutidos assuntos pertinentes ao ensino público de São Sebastião, como Educação Infantil, Fundamental, Superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Infra-estrutura e a integração dos serviços sociais.
As escolas estaduais e particulares também estão elaborando cronogramas diferenciados de suas mini-conferências, discutindo sobre esses e outros assuntos necessários.
Segundo a secretária municipal de Educação, Marilene Ramachoti Leite, a elaboração do Plano Municipal servirá para decidir as prioridades e o planejamento da Educação de São Sebastião.
O núcleo formado pelas Escolas Municipais de Boracéia, Abras do Una, e EMEI’s Carrossel e Abras do Una realizam duas mini-conferências a primeira nessa quinta-feira, dia 3 de agosto, e a outra no dia 9 de agosto (quarta-feira), a partir das 18h. Mais informações podem ser obtidas na Seduc através do telefone (12) 3892-2644.
Agenda das próximas Mini-conferências
03/08 na E.M. Boracéia, 18h
07/08 na E.M. Enseada, 18h
07/08 na E.M. Prof ª Maria Francisca S. de M. Tavolaro, 18h
07/08 na EMEI Branca de Neve, 16h45
08/08 na E.M. Maria da Conceição de Deus Santos, 17h
09/08 na E.M. Prof ª Verena de Oliveira Dória, 17h30
09/08 na E.M. Prof ª Iraydes Lobo Viana do Rego, 17h
09/08 na E.M. Henrique Tavares de Jesus, 17h
09/08 na E. M. Boracéia, 18h
10/08 na Creche Adriana Vasques Fernandes, 17h
10/08 na Beach Hotel Maresias, 17h30
10/08 na E.E. Walkir Vergani, 18h
10/08 na E.M. de Camburi, 17h
14/08 na E.M. Prof ª Maria José da Penha Frúgoli, 19h
14/08 na E.M. Prof ª Luiza Helena de Barros, 18h30
14/08 na EMEI Branca de Neve, 16h45
15/08 na Prof ª Maria Virginia Silva, 13h
(Fonte: PMSS)

Abertura do 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável acontece nessa quinta-feira

São Sebastião - Sob o tema “São Sebastião de Braços Abertos ao Desenvolvimento”, acontece nos dias 3 e 4 de agosto, no Teatro Municipal, o 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Auto-Sustentável.
O evento tem a organização da Cia do Sucesso Eventos, e é uma realização da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), com o patrocínio da Transpetro/Petrobras, e apoio da Prefeitura de São Sebastião, Hidroclean Proteção Ambiental e Navegação São Miguel.
De acordo com os organizadores, o seminário mostrará a real participação de São Sebastião na conquista atual do País, em relação à auto-suficiência de petróleo.
São Sebastião está inserido na Bacia de Santos e em seu território fica o Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Transpetro/Petrobras, para petróleo e derivados. O Terminal opera em dois píeres, compondo quatro berços, numa extensão de 905 metros, com profundidade entre 14 e 26 metros. Para depósito são utilizados 43 tanques, representando 2.100.000 toneladas de capacidade.
A abertura solene será nessa quinta-feira, 03 de agosto, a partir das 17h, com a participação das principais autoridades do setor, com palestra que dará ênfase à conquista do Brasil na auto-suficiência de produção de petróleo e seus derivados.
O seminário continua na sexta-feira, 04 de agosto, com a realização de quatro módulos temáticos e o primeiro é a partir das 9h sobre “Álcool e seus investimentos”. Às 10h30 o tema abordado será a “Bacia de Santos e seus projetos”.
O Seminário continua a tarde, a partir das 14h, abordando o tema “Oportunidade de Empregos e Qualificação de Mão de Obra”, e em seguida às 16h, será discutido sobre a infra-estrutura local. O encerramento acontecerá às 19h, com a presença de todos os participantes.
O evento pretende reunir 300 participantes, entre autoridades públicas, técnicos, empresários do setor, estudantes universitários, representantes de classes, jornalistas e membros da sociedade civil e acadêmica. (Fonte: PMSS)

NOTA OFICIAL - Óleo no Itatinga

São Sebastião - Representantes da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Sebastião, da Secretaria de Estado da Saúde e do setor de Medicina do Trabalho da Petrobras participaram na manhã desta segunda-feira (31/07) de uma reunião para discutir propostas de trabalho no caso do óleo encontrado no solo do bairro Itatinga, região central da cidade. O grupo debateu o método de investigação e a montagem de questionário. Uma nova reunião será realizada, envolvendo representantes da Prefeitura de São Sebastião, Secretaria de Estado da Saúde, Petrobras e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza trabalho de desassoreamento no canal da Juréia

São Sebastião - A Secretaria das Subprefeituras de São Sebastião, através da Regional de Juquehy, realizou um processo emergencial de desassoreamento no canal Juréia, localizado entre a Avenida Tupinambá e a Avenida Guarani.
O trabalho foi realizado por uma máquina retro-escavadeira para a remoção do acúmulo de areia, pedras e entulhos, de forma a permitir o livre fluxo das águas.
O objetivo principal deste trabalho é prevenir possíveis alagamentos que ocorrem em dias de chuva intensa, o que é muito comum nessa época do ano. (Fonte: PMSS)

Judô na escola: cidadania e esporte

São Sebastião - Escola da vida sobre um tatame. O projeto voluntário ‘Judô na Escola’, existente há dois anos, conta com o apoio da Secretaria de Educação de São Sebastião (Seduc) e reúne mais de 30 pessoas entre crianças e adultos, com a finalidade de proporcionar atividades, formando verdadeiros cidadãos.
Outro ponto positivo do projeto ‘piloto’, já que as escolas da Enseada são as primeiras a receberem. Pais e parentes acompanham a trajetória dos filhos e os apóiam no esporte.
A judoca e responsável pelo programa, Rogéria Conzendey da Silva, explica que há sete anos ministra aulas voluntárias à comunidade e que decidiu apresentar o projeto na escola, posteriormente aceito e levado a Seduc. “O ‘Judô na Escola’ foi recebido de braços abertos e gera grandes frutos: crianças fora das ruas e educadas”.
Segundo Rogéria, através da modalidade é possível ensiná-los a ter educação e respeitar o próximo, já que o judô possui uma filosofia.
Com apoio da Secretaria de Educação, os participantes do ‘Judô na Escola’ disputam competições e já colecionam troféus. “O que a Seduc pode fazer ela faz. Mas agora estamos buscando patrocinadores para comprar kimonos para eles”.
Outra forma de apoio é o Festival das Escolinhas Esportivas, realizado pela Secretaria de Esportes. Com isso, os jovens atletas de todo o Município acabam se conhecendo.
A faixa etária do projeto é ilimitada. Atualmente o programa conta com alunos de 6 a 27 anos de idade. “Até pais e mães já vieram fazer aulas conosco”.
A pretensão da professora é estender o projeto a outras escolas em São Sebastião. As aulas acontecem na Enseada, as segundas e quartas-feiras, sempre a partir das 18h30. (Fonte: PMSS)

Representantes das fanfarras de São Sebastião reúnem-se com vereadores

São Sebastião - Os representantes das duas fanfarras de São Sebastião, a FAMUSS (Fanfarra Municipal Sênior de São Sebastião) e a FANESE (Fanfarra Estudantil de São Sebastião), estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 1, na Câmara Municipal, com os vereadores para discutir o projeto de lei 029/06, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação e denominação da Banda Marcial Municipal de São Sebastião, a BAMMUSS.
O encontro aconteceu antes do início da sessão ordinária pelo fato dos integrantes terem recebido a informação de que a matéria seria votada em regime especial de urgência, o que foi negado pelos parlamentares presentes.
A proposta, segundo a vereadora Solange Rodrigues e Dalton José da Silva, será apreciada e votada em 45 dias.
Contudo, os representantes da Famuss e da Fanese, Daniel Galani e Diogo Nascimento, respectivamente, declararam ser contrários a iniciativa do prefeito.
“Somos contra a extinção da Fanese e da Famuss pelo fato de serem tradicionais na cidade e terem obtido vários títulos e conquistas. Elas devem ser repensadas, reestruturadas porque senão toda a história será jogada no lixo”, afirmou Galani, que pretende colher assinaturas da população contra a intenção da administração municipal.
Ele também informou que no início do ano passado chegou a apresentar um projeto de reestruturação da Famuss ao prefeito e ao secretário de turismo, Júlio Buzzi. “A discussão acabou sendo arrastada e a fanfarra acabou não se apresentando no desfile de 7 de setembro porque o projeto foi engavetado”, disse.
Segundo Galani, a nova estrutura ficaria em torno de, “no máximo, R$5mil”. “Foi promessa de campanha do prefeito que a Famuss seria reestruturada, que ela seria ajudada. Hoje estamos desmotivados”.
Os integrantes criticaram, ainda, o fato da Bammuss não ter sido criada oficialmente, mas já ter se apresentado e vir realizando contratações de componentes de outras cidades como Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba para atuar na banda. “A Famuss já foi cancelada pelo prefeito”, frisa Daniel.
A Fanfarra Municipal (Famuss), que foi instituída há 11 anos pela lei 1023/95, já conquistou, entre outros, três títulos nacionais e dois estaduais. A Fanese foi oficialmente criada pela lei 1649/03, mas atua no município há, pelo menos, 18 anos, tendo obtido também, segundo seus representantes, vários títulos e glórias.
Durante a reunião, os vereadores Modesto Koji Ono, o “Kotian”, e Carlos Augusto Senatore, o “Guto”, questionaram se existe a possibilidade das duas fanfarras atuarem unificadas. “O ideal seria manter as duas”, respondeu Galani. Entretanto, os representantes admitiram que a questão pode ser discutida devido à ‘falta de estrutura’ das fanfarras.
Após sugestão do parlamentar Dalton José da Silva, os componentes da Famuss e da Fanese decidiram se reunir ainda nesta semana para debater o problema e apresentar uma proposta aos vereadores.
Participaram da discussão, ainda, os vereadores Félix Geléia, Marcos Tenório e Marcos Leopoldino, que já adiantou ser contrário a iniciativa do Executivo. “Sou solidário a vocês. Voto contra o projeto porque isso é autoritarismo. A cidade não é dele, é de todos nós”, conclui.
A nova banda – Segundo o projeto que cria a Bammuss, não haverá limites para o número de integrantes e todos deverão preencher os seguintes requisitos: fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; passar por uma avaliação com o Maestro e, sendo aprovado, apresentar documento de identificação, comprovante de endereço, 2 fotos 3X4 e preencher uma ficha cadastral para efetivar o registro.
O Executivo fica autorizado a criar fanfarras municipais relacionadas às regiões do município.
A programação anual será realizada pela divisão de cultura e turismo juntamente com o maestro responsável. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeito vai à Câmara e destaca necessidade da criação das ZEIS
Dr. Juan também fala das obras por todo o município. “A Prefeitura já calçou mais de 42 mil m². Em um ano e meio de governo já representa mais que os últimos oito anos”

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, participou nesta terça-feira (01/07) da primeira sessão da Câmara após o recesso parlamentar e destacou a necessidade da criação das ZEIS (Zonas de Especial de Interesse Social) para que os moradores dos núcleos congelados possam receber melhorias do Poder Público. Ele usou o exemplo de um projeto de oficialização de rua, de autoria do vereador suplente Marcos Tenório (PMDB), destinado à comunidade do Jaraguá. “Outras 20 mil pessoas estão aguardando a regularização fundiária, que permitirá serviços e benefícios como água, luz, rede de esgoto”, enfatizou o prefeito. O projeto das ZEIS encontra-se em tramitação no Legislativo e deve ser votado até o fim deste mês.
Dr. Juan também citou várias obras realizadas e em andamento no município, como urbanização do aterro, Centro Comunitário da Vila Amélia, unidade básica da Topolândia, entre outras. “A Prefeitura já calçou mais de 42 mil m² de ruas, ou seja, 6km lineares. Em um ano e meio de governo já representa mais que os últimos oito anos. Há um orçamento como sempre existiu, mas nunca se investiu tanto. Hoje investimos ¼ em obras, cerca de 25% do orçamento. São R$ 57 milhões só este ano”, comemorou o prefeito.
Segundo ele, desde 2003 haviam processos parados de iluminação pública. “São vários pedidos, inclusive da Câmara, que hoje são atendidos”. Ele também informou que a Costa Norte será pavimentada, porém, para que isso aconteça, está sendo finalizado o projeto de drenagem.
Na educação, Dr. Juan frisou que toda a pré-escola foi apostilada, além das 55 escolas da rede terem passado por reformas. Das dívidas de curto prazo deixadas pela gestão anterior, cerca de R$ 18 milhões, segundo o prefeito, grande parte já foi paga. “Já pagamos R$ 17 milhões destas dívidas. Estamos pagando também o empréstimo do FAPS feito em 1996 que deixaram atrasar. Pagamos a dívida dos outros prefeitos e as nossas parcelas em dia”, enfatizou.
Dos R$ 12 milhões arrecadados este ano com IPTU na Costa Sul, a Prefeitura já investiu quase o dobro em obras, de acordo com o prefeito Dr. Juan Garcia. “As outras regiões do município está ajudando a tirar a diferença de anos de abandono da Costa Sul”. Ele deu alguns exemplos de obras na região sul, como pavimentação de várias ruas em Juquehy e a nova escola em Boiçucanga, que também recebeu calçamento e iluminação da praia.
Dr. Juan Garcia afirma estar satisfeito com seu governo. “Temos consciência ética e tranqüila que o município nunca andou tão rápido. Só não andamos mais rápido porque toda obra que lançamos é questionada na Justiça. Mas isso é bom, pois avaliza a provar que a administração é perfeitamente correta”. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Servidores ameaçam greve em Ubatuba
Sindicato prepara paralisação por reajuste salarial na Santa Casa; hospital busca negociação

Ubatuba - Funcionários da Santa Casa de Misericórdia Senhor dos Passos de Ubatuba ameaçam iniciar greve na próxima sexta-feira, a partir das 5h, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de São José dos Campos e região.
Entre as reivindicações estão reajuste salarial de 30%, cesta básica, refeições, novos vestiários e obras sociais.
Segundo o presidente do sindicato, Carlos José Gonçalves, cerca de 120 funcionários devem aderir à paralisação, que terá tempo indeterminado.
A Santa Casa de Misericórdia conta atualmente com 310 trabalhadores.
Durante a greve, os funcionários deverão manter escala de plantão com revezamento para o atendimento dos casos de emergência, reduzindo a mão-de-obra em 50%.
Para Gonçalves, a greve será realizada em razão da existência de desigualdades salarias entre funcionários internos da Santa Casa e os agentes que atuam no Programa Saúde da Família.
"Esses agentes recebem de 50% a 100% a mais que os trabalhadores internos da Santa Casa e ainda recebem cesta básica no valor de R$ 82", disse Gonçalves ao ValeParaibano.
OUTRO LADO- A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba, afirmou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que a administração da Santa Casa ainda está em negociações com os funcionários para evitar a paralisação.
Caso a greve ocorra, a administração municipal irá prestar assistência à população da cidade.
Segundo a assessoria, serão tomadas medidas jurídicas para que o estabelecimento funcione normalmente durante o período de greve.
CARAGUÁ - Diante do anúncio da greve em Ubatuba, a vice-diretora da Santa Casa de Caraguatatuba, irmã Sílvia Helena de Souza, afirmou que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre o assunto.
"Naturalmente irá sobrecarregar o atendimento aqui em Caraguá, mas ainda não fomos comunicados sobre a greve", disse a vice-diretora. (Fonte: ValeParaibano)

Ibrahim e Daniel na Festa da Tainha de Ubatuba

Ubatuba - Depois de abrirem o show da Banda Calypso na Festa do Peão de Boiadeiro na cidade de Americana/SP, onde tocaram para cerca de 40 mil pessoas, e de se apresentarem no Rodeio Festival, em Ribeirão Preto, a dupla ubatubense Ibrahim e Daniel volta à sua cidade natal, para no próximo dia 13 realizar mais um show, só que desta vez na Festa da Tainha, comemorando os 25 anos da Sabe (Sociedade Amigos do Bairro da Estufa).
O show será realizado na praça do Maracanã- Estufa II, a partir das 21h00, e a dupla prometeu que irá “sacudir o público”.
Com sete anos de estrada, a dupla ubatubense vem ganhando espaço e destaque na música sertaneja. Acabaram de lançar o 1º CD - “Ninguém é de ninguém” - e suas músicas já tocam nas principais rádios do Brasil.
Segundo o assessor da dupla, Netinho Mattos, Ibrahim e Daniel já estão praticamente com a agenda lotada até o final do ano. “Até agora, só no mês de setembro, a dupla já conta com quatro shows”, disse o assessor.
No dia 01/09, a dupla se apresentará no Guarujá, no dia 02 em Matão, dia 08 em Pouso Alegre/MG e no dia 09 em Casa Branca.
“Em nome da dupla, gostaria de agradecer todos os comerciantes de Ubatuba que estão nos apoiando e fazendo com que consigamos prosseguir neste sonho. Agradecemos muito também ao nosso Fã-Clube, por toda a força e carinho, e as autoridades e mídias de Ubatuba que estão acreditando em nosso trabalho. Obrigado Ubatuba, obrigado de coração”, disse Ibrahim, emocionado. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

ACIU oferece curso “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”
O curso já foi realizado ano passado e será repetido pela ACIU devido à grande procura

Ubatuba - O próximo curso a ser ministrado na ACIU será “Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência”.
O curso se deve à uma parceria entre ACIU e Sebrae e será ministrado na sede da entidade, dos dias 21 à 25 de agosto (de segunda à sexta-feira), no horário das 18h00 às 22h00.
Organizar os documentos para controle do caixa, apurar os saldos de caixa, controlar o “contas a receber” e o “contas a pagar”, projetar o fluxo de caixa e planejar a utilização do dinheiro da empresa são os temas que serão abordados no curso.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto e o valor do investimento é de R$ 55,00.
Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação e falar com Cristiane pelo tel: 3832.1449. Vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (4/08).
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Ubatuba realiza 1ª Conferencia Municipal de Acessibilidade Urbana
O objetivo é traçar diretrizes para tornar Ubatuba uma cidade mais acessível para os portadores de necessidades especiais

Ubatuba - O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência realizou nesta terça-feira, 1 de agosto, a “ 1ª Conferencia Municipal de Acessibilidade Urbana”. O evento, realizado no salão da Associação Comercial de Ubatuba, reuniu entidades da sociedade civil, secretários municipais, vereadores e professores de classes especiais.
Entre os palestrantes estava a deputada estadual Célia Leão, autora de diversas leis que garantem direitos para os portadores de deficiências, Viviane Buchianeri, diretora do Parque Estadual da Ilha Anchieta, que explanou sobre acessibilidade para o turista e o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, que falou sobre mobilidade urbana.
A Assessora de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Ubatuba, Silvana Niel, representou o prefeito Eduardo Cesar e lembrou que a participação da comunidade na questão dos deficientes é de suma importância. “Nossa administração faz questão de estar presente em um momento tão importante, quando serão tomadas decisões em conjunto para garantir a acessibilidade em nosso município”, disse Silvana. “Sei que muitas mudanças precisam ser feitas, inclusive na Prefeitura, e estamos começando esse trabalho. Já demos passos importantes, como a criação do Conselho Municipal e aos poucos vamos adaptando as instalações da Prefeitura, onde temos rampa de acesso na secretaria de Administração e no Procon”, completou.
A deputada Célia Leão abordou a legislação específica para os portadores de deficiência e lembrou que o principal direito é o de ir e vir. “Não queremos pessoas comprometidas com os deficientes, mas sim pessoas comprometidas com a vida”, disse Célia. Para Yara Camargos, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba, “com essa conferência, Ubatuba mostra que realmente está disposta a ser uma cidade onde a acessibilidade é levada a sério. Espero que as decisões tomadas nesta conferência sejam levadas adiante”, concluiu Yara. (Fonte: PMU)

Ubatuba termina Jogos Regionais como a melhor cidade do Litoral Norte

Ubatuba - Ubatuba encerrou sua participação nos 50º Jogos Regionais, disputados em Lorena, na décima posição na classificação geral, com 82 pontos, sendo a melhor representante do Litoral Norte nos jogos (São Sebastião ficou em 12º lugar, Caraguatatuba, em 13º e Ilhabela em 25º). O resultado é melhor que a posição obtida em 2005, quando a cidade terminou os jogos uma posição abaixo. No quadro de medalhas, Ubatuba também melhorou sua posição. Em 2005, a cidade ficou na 21ª posição, com três medalhas de bronze. Já em 2006, os atletas de Ubatuba obtiveram uma medalha de ouro e duas de prata, ficando com a 9ª posição entre cidades que disputaram a competição.
No sábado, o Secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Junior, participou da cerimônia de encerramento dos jogos, no Ginásio da Unisal, onde recebeu das mãos do Chefe do Comitê Organizador, Álvaro Marton Barbosa Júnior, a bandeira dos Jogos Regionais, que deverá ser hasteada em Ubatuba na primeira quinzena de julho de 2007.
Surfe será modalidade extra - O prefeito Eduardo Cesar garantiu que o surfe fará parte da programação dos 51º Jogos Regionais, que acontecerão em Ubatuba. “Ubatuba é a ‘Capital do Surfe’ e esse esporte não ficará de fora dos Jogos Regionais em 2007. Com certeza teremos belos espetáculos em nossas praias”, assegurou o prefeito.
O secretário Bittencurt prevê que o comitê organizador terá muito trabalho para definir as modalidades extras para os Jogos em 2007. “Temos vários esportes que podemos incluir entre as modalidades extras, como o futmesa e o kung fu e o skate que nos deram medalhas em Lorena. Teremos o surfe, o vôlei de praia, o futvôlei e o beach soccer. O jiu jitsu e o triatlhon olímpico também são opções. Será um trabalho árduo para o comitê decidir as modalidades”, disse.
Jogos Abertos do Interior - Ubatuba participará dos 70 º Jogos Abertos, que acontecerão em São Bernardo do Campo, com atletas de ciclismo, natação e Ginástica Rítmica Desportiva (GRD). O ciclismo enviará as equipes masculina e feminina, respectivamente 4ª e 2ª colocadas nos Jogos Regionais
A natação classificou os atletas Felipe Atilli Costilhas e Flavia Fernandes, que obtiveram índice na prova de 50 metros costas. A equipe de GRD também se classificou por estar entre as 24 melhores equipes do estado.
Classificação final de Ubatuba por modalidade

Modalidades Oficiais
Ginástica Artística Feminina sub 21 – 5º lugar
Ginástica Artística Masculina livre – 7º lugar
Tênis de Mesa Feminino sub 21 – 4º lugar
Basquete Masculino livre – 8º lugar
Capoeira Feminino – 7º lugar
Capoeira Masculino – 8º lugar
Ciclismo Masculino – 4º lugar
Ciclismo Feminino – 2º lugar
Damas – 5º lugar
Tênis de Mesa Masculino livre – 7º lugar
Vôlei de Praia Masculino – 8º lugar
Ginástica Rítmica Desportiva Individual– 5º lugar
Ginástica Rítmica Desportiva Conjunto – 6º lugar
Xadrez Masculino livre – 5º lugar
Tênis Masculino – 4º lugar
Biribol – 8º lugar
Vôlei Masculino – 7º lugar

Modalidades Extra – Oficiais
Kung Fu Feminino – campeão
Kung Fu masculino – 3º lugar
Futmesa – campeão
Beach Soccer Masculino – 4º lugar
Atletas que conquistaram medalhas em modalidades oficiais
Anderson Aparecido Barbosa da Silva – ouro - ciclismo
Ana Carolina Ennes Huodjakoff – prata - ciclismo
Ednaldo Muniz – prata – karatê
Fabiana Elias Martinez – prata – capoeira
Atletas que conquistaram medalhas em modalidades extra-oficiais
Edson Sírio – ouro - futmesa
Ralph Solera – ouro - futmesa
Bruna F. Ribeiro – ouro - armas longas – juvenil - kung fu
Bianca F.R. Jabur – ouro – armas curtas – juvenul - kung fu
Nataly L. Pestana – ouro – armas médias / ouro – mãos livres – juvenil - kung fu
Marcia M. Utyama – ouro – mãos livres / prata – armas médias – adulto - kung fu
Leydiane F. de Brito – bronze armas longas – adulto - kung fu
Daniel F. de Brito – ouro- armas longas/ Ouro - armas médias - kung fu
Warley Áquila – bronze – combate até 65 kg - kung fu
Alexandre H. Kusamara - ouro- armas longas/ ouro – mãos livres – juvenil- kung fu
Ricardo T. Utyama – ouro – armas médias / bronze armas curtas – juvenil - kung fu
Carlos A. Silva – bronze – combate até 75 Kg - kung fu
Marcelo T. Araki – bronze – combate até 60 Kg - kung fu
Igor Fontelas – bronze - skate
(Fonte: PMU)

Enseada recebe Circuito de Águas Abertas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realiza neste domingo, dia 6, a segunda etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”. A prova acontecerá na praia da Enseada, às 9h e terá percursos de 250, 500, 1000 e 3000 metros para nadadores a partir de 7 anos. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira na Piscina Municipal ou no domingo, até meia hora antes da largada, na praia.
Etapa Almada - A primeira etapa, disputada na praia de Almada, no início de abril, reuniu 14 equipes e muitos atletas avulsos, totalizando 264 participantes. A equipe da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba totalizou 354 pontos e conquistou o primeiro lugar da etapa; em segundo, com 183 pontos ficou a Academia Winner e a equipe Taubaté/Lorena terminou em terceiro, com 160 pontos. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Prefeitura e entidades querem unidade do Senac em Ubatuba

Ubatuba - Atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo, da Associação Comercial de Ubatuba e da Loja Maçônica Acácia de Ubatuba, o vereador Charles Medeiros encaminhou um requerimento para que seja oficiado ao presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a viabilização de estudos para a instalação de uma unidade do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em Ubatuba.
Segundo as entidades, a cidade de Ubatuba não dispõe atualmente de uma escola profissional nos moldes das ministradas pelo Senac em outros municípios.
Para o secretário de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, o município já conta com mais de 70 mil habitantes e um grande número de hotéis, chalés, restaurantes, bares, quiosques e pousadas. “Se faz necessária a instalação de uma escola profissional a fim de formar mão de obra qualificada e requalificada para esses setores”, enfatizou o secretário.
De acordo com presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, cursos para formação de garçom, barmam, recepcionista, telefonista, arrumadeira, auxiliar de cozinha, cozinheiro, balconista, auxiliar de escritório e secretariado são exemplos de cursos que mais se fazem necessários para esses tipos de segmentos.
O ponto forte de Ubatuba é o turismo, devemos capacitar cada vez mais pessoas para que a qualidade do atendimento suba consideravelmente e que os turistas saiam totalmente satisfeitos, sempre com vontade de retornar”, apontou Barakat.
O vereador Charles Medeiros, entusiasmado com as perspectivas para a cidade, disse que a idéia é aproveitar as oportunidades e tentar implantá-las. “O município precisa de parceiros com visão empreendedora e com foco direcionado no desenvolvimento”, declarou o vereador.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Câmara aprova comissão para fiscalizar obras da Avenida Iperoig

Ubatuba - A Câmara Municipal aprovou na sessão de ontem o projeto de resolução do vereador Marcos Demo, que dispõe sobre a criação de “Comissão Especial Temporária de Estudos e Acompanhamento” para fiscalizar e coletar informações sobre as obras de reurbanização da Avenida Iperoig.
A comissão é composta por três vereadores designados pelo presidente da Câmara- Marcos Demo, Romersom de Oliveira e Gerson Biguá, que foram escolhidos em plenário.
A comissão poderá requisitar informações a qualquer órgão público, bem como praticar diligências para colher toda e qualquer informação pertinente à finalidade proposta, devendo concluir os trabalhos no prazo máximo de 180 dias.
Segundo o vereador Marcos Demo, a Comissão Especial Temporária tem a finalidade de fazer o levantamento das obras que estão sendo realizadas na Avenida Iperoig, de verificar o processo de contratação, de fiscalizar e acompanhar de perto os procedimentos de eventuais estudos de tráfego, de visualização ambiental e turística, bem como de impacto ao corredor comercial existente.
“É uma obra de dois milhões de reais. Precisamos acompanhar junto com o prefeito”, justificou o vereador Marcos Demo.
O presidente da Câmara, Ricardo Cortes, parabenizou a iniciativa do vereador em propor a formação de uma comissão e disse que “a Avenida Iperoig é a porta de entrada da cidade, por isso temos que acompanhar o trabalho do prefeito e ajudá-lo para que não se perca material. È uma obra de embelezamento e a cidade só tem a ganhar com isso”, concluiu.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

 

 



 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs.

 

"Superman - O Retorno"
Ás 21:30 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Às 15:20 hs - 18:20 hs -21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Viva o prof. Aziz
Da mente privilegiada
Que enxerga
O que ninguém vê
Que consegue
Compreender o passado
E explica
O que a natureza esconde
Há milhares de anos
Nas camadas de solos
Nas linhas de rochas
Na diversidade das espécies
E que ainda arranja tempo
Pra espalhar idéias
Com quem espalha brasas
Pra atear fogo
Nas convenções estabelecidas
Nas escolas aborrecidas
Nas opiniões pré-concebidas
Viva Aziz Nacib Ab'Saber!

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Caros amigos, nossa campanha tem imenso prazer em convidá-los para a palestra sobre:

"MERCADOS MUNICIPAIS NA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA".

Expositor: César Nascimento.
"A Criação/remodelação/recuperação dos Mercados Municipais atende a várias prioridades sociais e econômicas, tais como fomento da produção local, da pesca artesanal, valorização da culinária e cultura local, ambiente favorável a outras atividades como gastronomia, artes, artesanato e comércio, atraindo assim as pessoas da própria cidade, mas também se constituindo numa excelente opção de visitação turística."

Dia 02 de Agosto de 2006 Horário: 20:00h.
Local: Comitê de campanha Maurício Moromizato
Endereço: Rua Thomaz Galhardo, 578 - centro - Ubatuba
Informações: 3832-3922 ou 9718-4647

Currículum do palestrante:
Sociólogo formado pela USP em 1969,pós graduado em Ciência Política pela USP
em 1975, mestre em engenharia de produção pela Federal de São Carlos em
2001, tendo defendido dissertação sobre o setor do açúcar e álcool no
Brasil, (Centralização e Concentração de Capitais no Setor Sucro alcooleiro
brasileiro na década de 1990).

Participou dos governos da Prefeitura de São Paulo nas gestões de Luísa
Erundina, como assessor da Administração regional da Sé e do governo Marta
Suplicy, como assessor da Secretaria de Abastecimento. Nesse último cargo
gerenciou e dirigiu o projeto e as obras de reforma e requalificação do
Mercado Municipal Paulistano, na Rua da Cantareira, no centro de São Paulo.

Trabalha como consultor na área de planejamento agrícola e regional,
urbanismo,infra estrutura e, particularmente, na área de Meio Ambiente.

É uma oportunidade de conhecer uma excelente opção de ativação da economia, de geração de emprego e renda, de valorização cultural, enfim, de conhecer propostas diferentes das que já se colocam para nós.
Terei imenso prazer em recebê-los.
Forte abraço a todos.

Maurício Moromizato
Ubatuba, SP

“ARREBENTANDO CELEIROS”
A Folha de S. Paulo publicou artigo de Élio Gáspari sob o título: “Miro Teixeira mostra o caminho de Mr. Sam” ( FOLHA-A-18, de 30-07-06 ). Existe um parágrafo, no texto, que chamou nossa atenção por estar carregado de sugestivo simbolismo. O transcrevemos a seguir:

“Sam Rayburn (1882-1961), um dos maiores parlamentares da história americana, ensinou que “UM BURRO PODE ARREBENTAR UM CELEIRO, MAS VOCÊ PRECISA DE CARPINTEIROS PARA CONSTRUIR OUTRO”. Mr. Sam, como era conhecido, ficou 48 anos na Câmara, 17 na sua presidência. Foi levado ao túmulo por quatro presidentes dos Estados Unidos. Não falava com lobistas e morava num dois quartos e sala. Quando morreu tinha 15 mil dólares no banco”.

Com essa história de vida, Mr. Sam, era autoridade para qualificar os políticos desonestos, corruptos, e “promotores de celeiros arrebentados”, como BURROS. Não é nosso caso. Foge, ao nosso estilo, xingar pessoas ou qualifica-las. Apenas refletiremos sobre realidades, em nosso entorno, que influem a vida dos cidadãos e transformam os ambientes. Sobre supostos celeiros arrebentados.

Nossa Av. Iperoig é um celeiro arrebentado. Mataram seu glamour. A freqüência dos usuários de suas atrações (comércio, bares, restaurantes, Parque Trombini, paisagem etc) mudou de endereço. Até os freqüentadores da debatida feira de quinquilharia e produtos diversos e dos conhecidos “JEGUES” parece terem diminuído. A Av. Iperoig está deteriorada. Estuda-se, em Geografia Urbana, que quando um ambiente urbano se deteriora demora lustros em recuperar-se. Esperamos que os técnicos de Geografia Urbana estejam equivocados e que os projetistas, da obra em andamento, tenham previsto atrativos irresistíveis que permitam, aos donos dos estabelecimentos comerciais e aos assíduos freqüentadores, recuperarem os prejuízos que atualmente estão sofrendo. Sintomas e temores existem de que isso não ocorra. Pelo menos em curto prazo. A obra foi iniciada em 25 de maio de 2006 e, seu término, está previsto para 25 de novembro de 2006. Desses l80 dias já se passaram 68, ou mais de 37%. Faltam 112 e nem 10% da obra foi executado. Até agora só o celeiro foi arrebentado e, parece, estarem faltando carpinteiros para construir o novo.

Tem muita gente imaginando os prejuízos que essa obra ocasionará se não for concluída, no prazo previsto, e invadir os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Pensando nos empresários do setor e nos turistas fazemos votos e esperamos que isso não aconteça. Entretanto, pelo andar da carruagem e observando outras obras, da atual administração, é hipótese que, neste momento, não pode ser descartada.

Os moradores da Estufa II sabem que, conforme PLACA DE OBRA, o asfalto das ruas do bairro deveria estar concluído em abril de 2006. Parece que parte, todavia, não ocorreu. Agora estão solicitando a colaboração da comunidade para fazer guias e sarjetas.

A escola do Horto-Figueira, com data prevista, de entrega, para 17 de maio de 2006, até esta data, está sem ser concluída.
Li, no Agito de 28-07-06, pg 03, (na coluna habitualmente assinada pelo Sr. Wagner Aparecido Nogueira, com reflexões sensatas e positivas sobre o Turismo e seus problemas), extensa resposta contestatória, a suas idéias, do Sr. Secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo. Resposta que me pareceu fora de lugar e que nada respondeu. No texto já considera como grandes realizações obras que estão em início de construção e outras que apenas são projetos ou cartas de intenções. Lendo a matéria lembrei-me de publicação do mesmo Secretário, no Litoral Virtual, de 1°-12-05, prometendo a construção do CENTRO DE CONVENÇÕES, com investimento de 1,5 milhões de reais e inauguração em agosto de 2006. Já estamos em agosto de 2006. Agora informa: “fechamos o acordo para o início das obras do Centro de Convenções”. Como escrevemos, naquela época, há uma grande distância entre a publicidade oficial e a realidade que vive o povo de Ubatuba, entre as cartas de intenções e as realizações. É fácil arrebentar os celeiros. Difícil encontrar bons carpinteiros para construir outros.

A escolha dos carpinteiros e de materiais, trocando a beleza, clareza e brilho do chamado mosaico português por esse tal de “paver colorido”, que nada mais é que pequeno bloco, rústico, áspero e cinzento, de cimento e areia, pode vir a perturbar a paisagem e torna-la agreste e monótona.

Como gostos não se discutem, esperamos que o “paver colorido” seja agradável para ver, prazeroso aos olhos e todos se deleitem com as mudanças.

Outros celeiros estão sendo arrebentados para serem calçados com o rústico “paver colorido”. Parece ser o produto da moda ubatubense. Como a moda é mutável, por natureza, teremos um futuro incerto. Sendo nossos governantes municipais fieis imitadores do Mr. Sam, esperamos, não estar sendo vítimas de lobistas do “paver colorido”.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Entardecer no Itaguá © Eliana V. Schmidt

Entardecer no Itaguá
© Eliana V. Schmidt

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor