Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 08 de Agosto de 2006 - Nº 1580 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Michel Temer ministra palestra na UNITAU
UNIMÓDULO forma 6ª turma do curso superior de Tecnologia em Turismo

Caraguatatuba
Peça teatral “A Rosa de Cabriúna” é a atração deste fim-de-semana em Caraguá
Ciclista de Caraguá é campeão no Rio de Janeiro e se prepara para o Campeonato Brasileiro
Plano Diretor de Caraguá tem última audiência pública nesta quarta, 9
Caraguá repete campanha
“Dia da Multiação” realizou mais de 7.100 atendimentos no Rio do Ouro

Ilhabela
Fundo Social realiza doação para Centro de Triagem

São Sebastião
Juquehy espera cobertura de quadra esportiva há quase dois anos
Alunos do curso de Alfabetização “in loco” recebem aula prática de reciclagem de papel
Reunião do Plano Diretor em Maresias ocorre em clima de desabafo
Experiência do Palmeiras favorece em vitória sobre São Sebastião
Enseada celebra data religiosa durante o final de semana
Programa Ação Preventiva prende dois traficantes na Costa Sul
Coral Municipal de São Sebastião abre vagas para vocais masculinos
Secretaria de Educação continua com cursos para professores
Sesau prepara a segunda fase da Campanha Nacional de Multivacinação
Circuito Juquehy de Surf Amador reúne mais de 90 surfistas no fim de semana


Ubatuba
Servidores encerram greve na Santa Casa
Agricultores de Ubatuba participaram da AGRIFAM
Prefeito entrega declaração de utilidade pública ao Clube de Pesca de Ubatuba
Surfe de Ubatuba marca presença na Califórnia
Equipe da SMEL/PMU vence segunda etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas
Começa o campeonato paulista de escolinhas de surfe

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Michel Temer ministra palestra na UNITAU

Litoral Norte - O Deputado Federal Michel Temer (PMDB) ministrará palestra no Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU nesta terça-feira, 8 de agosto, como parte da programação da XXIX Semana Jurídica. Temer abordará os 18 anos da Constituição Federal.
Graduado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Temer é mestre e doutor pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Foi professor de Direito Constitucional nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUC de São Paulo, dos quais também foi diretor. Também foi professor e diretor da Faculdade de Direito de Itu em São Paulo, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC) e membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Constitucional.
Na quinta-feira, 10 de agosto, o Diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (DEIC), Godofredo Bittencourt Filho, discutirá o crime organizado. Durante toda a semana, professores da UNITAU e convidados abordarão temas atuais e polêmicos da área de Direito, visando a complementação do conhecimento adquirido na graduação.
Abertura - A Reitora da Universidade de Taubaté, profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, presidiu, na manhã de 7 de agosto, a cerimônia de abertura solene da XXIX Semana Jurídica, realizada no Departamento de Ciências Jurídicas.
Estiveram presentes no evento o chefe do Departamento, Prof. Ms. José Nery de Gouvêa, a Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, Profa. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida, a diretora do Instituto Básico de Biociências, Profa. Dra. Ana Júlia Urias dos Santos Araújo, entre outras autoridades.
A abertura também contou com a apresentação do Sexteto Musical da Orquestra da Universidade de Taubaté e foram ministradas palestras sobre os temas “Prova Penal por Videoconferência” e “Hierarquia do Poder Judiciário”.
A Semana Jurídica será realizada até o dia 11 de agosto, proporcionando aos alunos, comunidade e profissionais da área 31 palestras, além de oficinas, minicursos e exposição de painéis.
O Departamento de Ciências Jurídicas está localizado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285, no centro de Taubaté. Mais informações pelos telefones (12) 3625-4173 / 3625-5152.
(Fonte: UNITAU)


UNIMÓDULO forma 6ª turma do curso superior de Tecnologia em Turismo

Litoral Norte - O Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, formou a 6ª turma do curso superior de Tecnologia em Turismo, que participou da solenidade de colação de grau e entrega de certificados na última semana de julho, no auditório Ângelo Fonseca Nogueira, com a presença de autoridades, professores, familiares e amigos.
A mesa foi composta pelo pró-reitor Prof. Mestre Mauricio Ribeiro da Silva; o coordenador do curso e paraninfo da turma, Prof. Esp. Fernando Hanaoka, Profa. Ms. Dilene Zaparoli; a secretária, Michele Rose Porto Gandini e os professores Dílson Zanatta; Juliana Marcondes Bussolotti e Karla Passos de Morais.
Após a entrega dos certificados, várias homenagens foram prestadas, a formanda Livia Cristina Ferreira Verssuti homenageou o patrono da turma Prof. Fernando Hanaoka; a formanda Carolina Kumiko Nishikawa prestou homenagem ao Prof. Dílson Zanatta, o formando Gabriel Augusto Cruzal da Silva à Profª Juliana Bussolotti, a formanda Gabriela Coutinho de Castro e Silva à Profª Dilene Zaparoli e a formanda Michelli Natali Almeida Brilhante à Profª Karla Passos de Moraes.
O Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO também homenageou alunos destaques do curso. A formanda Débora de Souza Laura recebeu homenagem pelo trabalho "Avaliação do Programa de Ação Integrada de Ecoturismo - Trilha da Praia Brava- Boiçucanga", orientado pela ProfªJuliana Marcondes Bussolotti. A formanda Gabriella de Almeida Silva foi homenageada pelo UNIMÓDULO por ter apresentado o melhor desempenho no curso.
 (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Peça teatral “A Rosa de Cabriúna” é a atração deste fim-de-semana em Caraguá
O grupo de teatro da FUNDACC apresenta a peça “A Rosa de Cabriúna”, nesta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de agosto, no Teatro Mário Covas, às 21h. A direção é de Adbaílson Cuba e o texto é de Luis Alberto de Abreu(que escreveu a série Hoje é dia de Maria)

Caraguatatuba - O grupo de Teatro da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, apresenta-se no palco do Teatro Mário Covas nesta sexta-feira 11, e sábado 12, às 21h, com o espetáculo “A Rosa de Cabriúna”, sob a direção de Adbailson Cuba, monitor de teatro da FUNDACC e ganhador da final do Mapa Cultural Paulista 2004, e fase regional do Mapa em 2006, com sua Cia. Controvérsias, de Pindamonhangaba.
A Rosa de Cabriúna é uma peça baseada no romance “Alice”, do pintor e poeta do interior paulista, Antonio José da Silva, com adaptação para teatro pelo roteirista Luís Alberto de Abreu(que escreveu a série Hoje é Dia de Maria), especialmente para a realização do primeiro trabalho do grupo de Teatro do CPT – Centro de Pesquisas Teatrais do SESC, coordenado por Antunes Filho e dirigido por Márcia Medina em 1986.
Segundo o diretor de teatro Adbaílson Cuba, mais conhecido como Adíba, é importante montar espetáculos pouco conhecidos. “A Rosa de Cabriúna foi montada pouquíssimas vezes. Fizemos pesquisas e descobrimos que além do CPT, mais um ou dois grupos fizeram essa montagem. É interessante mostrar o talento dos autores paulistas e valorizar as nossas raízes culturais. Todo mundo monta romances nordestinos, enquanto outras regiões têm grandes obras a serem descobertas, como esta, um romance que narra toda a paixão de Rosa e seu contexto caipira, num universo onde a poesia e a filosofia se unem”, disse.
O elenco é composto pelos atores Angelo Pereira(Zona Contaminada), Celso Cruz, Daniel Rodrigues, Danilo Barbosa, Fernanda Letúria, Gabriela Lino, Geraldina Matrigrani, Isabela Lino, Janaína Bezerril, Jefferson Izidoro, Karen Prado, Lala Machado(Zona Contaminada), Paulo Abreu, Rita Brugnerotti, Rodrigo Vieira, Rosana Castro(Zona Contaminada), Thiago Sessenta, Ulisses Pethilin e Valter Santos.
A peça Rosa de Cabriúna estará com ingressos disponíveis no valor de R$ 10,00(inteira) e R$ 5,00(com apresentação do cupom de desconto voucher, ou para estudantes, idosos e funcionários públicos municipais). Prestigie os talentos de nossa cidade.
Culture-se... Vá ao Teatro! (Fonte: PMC)

Ciclista de Caraguá é campeão no Rio de Janeiro e se prepara para o Campeonato Brasileiro
João Carlos se prepara para o Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 11 e 12, sábado e domingo, em Joinville, nas categorias Contra o Relógio e Resistência 100 km com chances de vitória

Caraguatatuba - O atleta da Associação de Ciclistas de Caraguá, João Carlos, sagrou-se campeão da 62ª Prova Ciclística São Salvador em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, na categoria 30 a 39 anos, evento em comemoração à 354ª Festa de São Salvador, padroeiro da cidade carioca e também válida para o ranking Brasileiro.
A prova contou com a participação de cerca de 250 competidores de todo o Brasil, entre eles os melhores do país e, ainda, dois atletas uruguaios, um chileno e a campeã Argentina de Ciclismo. Caraguatatuba foi representada pelos competidores João Carlos e Ricardo Demian, que enfrentaram mais de 50 competidores na categoria.
O circuito tinha cerca de 5 mil metros, com saída da Praça do Canhão, no centro da cidade e contou a presença de um grande público. A prova é tradicional na cidade com uma boa premiação em dinheiro.
Os atleta João Carlos e Ricardo Demian conseguiram desgarrar do pelotão principal, juntamente com mais 3 competidores que disputaram um forte ritmo e fizeram uma chegada emocionante. O caraguatatubense João Carlos se destacou e sagrou-se campeão da competição, o seu companheiro de equipe Ricardo Demian terminou a prova em 4° lugar.
Segundo João Carlos, a prova é muito popular na região e tem público comparável às grandes provas ciclísticas da Europa. “Todos os presentes acompanhavam com um rádio na mão, dando um charme especial à corrida e aumentando ainda mais a busca da vitória”, disse.
O atleta está se preparando para o Campeonato Brasileiro, que acontece em Joinville, Santa Catarina, neste final de semana sábado e domingo, dias 11 e 12, com a prova de Contra Relógio e Resistência de 100 km respectivamente, com grandes chances de se sagrar campeão. Nos anos anteriores, o biker conseguiu o terceiro lugar da competição.
Os competidores da Associação de Ciclistas de Caraguá contam com o apoio da loja J-Bike, da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, Madeireira Boturussu, Stúdio Personal Academia, Linha Verde Informática e Radio Caraguá FM (Fonte: PMC)

Plano Diretor de Caraguá tem última audiência pública nesta quarta, 9
Os participantes poderão sugerir mudanças e de acordo com a viabilidade serão contemplados ou não ao Plano Diretor. Esta é a última oportunidade que a população tem de participar e opinar sobre as novas regras para o desenvolvimento urbano.

Caraguatatuba - Quem estiver interessado em saber quais os rumos que estão sendo traçados para o município de Caraguatatuba para os próximos anos, deve participar da última audiência pública do Plano Diretor, que acontece nesta quarta-feira, dia 9, às 19 horas, no Ceprolin-Centro Profissionalizante do Litoral Norte.
O Plano Diretor tem como objetivo estabelecer diretrizes que garantam o desenvolvimento urbano da cidade de maneira ordenada durante os próximos 10 anos. Seu texto foi publicado na íntegra oficialmente na semana passada e será apresentado ao público em forma de mapas, permitindo que população conheça a base cartográfica do zoneamento urbano, mostrando a finalização dos trabalhos técnicos do Plano Diretor.
A Prefeitura de Caraguá finaliza o Plano, por meio do Grupo de Estudos do Plano Diretor do município. Segundo o Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Barbosa, integrante do Conselho, o Plano Diretor está praticamente pronto, inclusive com a parte ilustrativa de mapas e desenhos e também o texto. O trabalho contou com a participação de alunos do curso de Arquitetura do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, que desde março estão fazendo as alterações cartográficas do Mapa de Zoneamento.
De acordo com o arquiteto Paulo André Cunha Ribeiro, do grupo de coordenação do Plano Diretor, o Plano implicará em grandes mudanças para o município e após esta última audiência e alterações necessárias, será entregue para a Câmara Municipal para a votação dos vereadores, com prazo máximo até 10 de outubro.
O arquiteto explicou que para definir o Plano Diretor houveram vários fóruns com a participação popular. “Fizemos audiências públicas da zona sul a zona norte, tudo o que foi decidido já foi discutido com a sociedade. Esta audiência é para apresentar o resultado das discussões técnicas das audiências públicas desde 2004”, disse.
Os organizadores pedem que o público evite chegar atrasado, pois a apresentação seguirá um programa de leitura. Os participantes poderão sugerir mudanças e terão um tempo para se pronunciar, todas as propostas e problemas poderão ser manifestados pela população e de acordo com a viabilidade poderão ser contemplados ou não ao Plano Diretor. “Esse é o objetivo da audiência, esta é a última oportunidade que a população tem de participar e opinar sobre as regras que influenciarão diretamente a vida de todos e no desenvolvimento do município”, destaca Ribeiro.
O que diz o anteprojeto do Plano Diretor - A Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade) institui o Plano Diretor do município como instrumento global e estratégico da política de desenvolvimento urbano, determinante para todos os agentes públicos e privados que atuam no município.
O Plano Diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas.
Além do Plano Diretor, o processo de planejamento municipal compreende os seguintes itens:
-Disciplina do parcelamento, do uso e da ocupação do solo;
-Zoneamento ambiental e marítimo;
-Plano Plurianual;
-Diretrizes orçamentárias e orçamento anual;
-Planos, programas e projetos setoriais;
-Programas de desenvolvimento econômico e social
Os principais objetivos do Plano Diretor são:
-Justiça social e redução das desigualdades sociais e regionais;
-direito à cidade para todos, entre direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer;
-elevar a qualidade do ambiente urbano, por meio da preservação dos recursos naturais e da proteção do patrimônio histórico, artístico, cultural, urbanístico e paisagístico;
-respeito às funções sociais da cidade e à função social da propriedade;
-transferência para a coletividade de parte da valorização imobiliária inerente à urbanização;
-direito universal da moradia digna
-universalização da mobilidade e acessibilidade;
-prioridade ao transporte coletivo público;
-preservação e recuperação do ambiente natural;
-fortalecimento do setor público, recuperação e valorização das funções de planejamento, articulação e controle;
-descentralização da administração pública;
-participação da população nos processos de decisão, planejamento e gestão. (Fonte: PMC)

Caraguá repete campanha
“Meu sangue é do tipo que salva vidas”

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba promove no dia 17 de agosto a 2ª Campanha de doação voluntária de sangue “Meu sangue é do tipo que salva vidas” que será realizada no Centro Universitário Unimódulo, na unidade do centro, das 8h às 13h.
Essa campanha acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Unimódulo e o Hemonúcleo de Taubaté, objetivando alertar e conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue e a necessidade de hemocomponentes para os hospitais de nossa região.
O secretário de Saúde Dr. Olegário Alves do Santos enfoca a importância da realização dessa campanha, lembrando que um único doador poderá salvar até quatro vidas. “Essas campanhas de conscientização devem acontecer, pois sempre tem alguém que precisa da boa vontade do doador voluntário, hoje pode ser alguém que precise do nosso sangue, amanhã pode ser nós mesmos ou algum de nossos familiares e amigos. Doar sangue é vida, é amor”, disse o secretário.
A campanha de doação voluntária de sangue é coordenada pela biomédica Dina Lúcia Prazeres, pela pedagoga Diná F.de Souza e professora Márcia Zumpano. O evento contará ainda com o apoio do Rotary Caraguá Poiares, Geomater e Laboratório Bellato.
De acordo com a dra. Dina Lúcia Prazeres, no Brasil 2% da população doa sangue. Destes 2% , apenas 25% são doadores espontâneos ou habituais. Os 75% restantes doam sangue apenas em casos de reposição (cirurgias, acidentes de amigos ou parentes).
Para participar da campanha é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos três horas antes da doação. Outro fator muito importante é de que o doador não deve pertencer a grupos de risco (pelo uso de drogas injetáveis, e outras questões).
De acordo com a Profa. Márcia Zumpano, coordenadora do projeto junto ao UNIMÓDULO, durante a primeira campanha foram realizados 278 cadastros de munícipes que demonstraram interesse em doar sangue. “Devido a uma questão técnica de transporte, armazenamento e processamento do material coletado, não pudemos realizar um número ainda maior de coletas, mas o envolvimento da comunidade mostrou o grau de conscientização de todos que compareceram em 2005. Nesta segunda oportunidade o UNIMÓDULO e seus parceiros acham importante continuar com o cadastramento dos interessados, o que permitirá a construção de um banco de dados de doadores aqui de Caraguatatuba”.
Mais informações pelo telefone (12) 3882-1845. Participem! (Fonte: PMC)

“Dia da Multiação” realizou mais de 7.100 atendimentos no Rio do Ouro
Mais uma vez o “Dia da Multiação” foi realizado com grande sucesso em Caraguá. Foram beneficiados os bairros Rio do Ouro, Ponte Seca, Jaraguazinho e Estrela D”Alva, totalizando mais de 7.100 atendimentos à população

Caraguatatuba - Mais um “Dia da Multiação” foi realizado com grande sucesso em Caraguá. Esse mutirão de solidariedade desta vez beneficiou as comunidades do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Ponte Seca e Estrela D’Alva, com vários atendimentos realizados no CIEFI Profª Aída Almeida Castro Grazioli. Promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, em parceria com as demais Secretarias, órgãos estaduaiais e municipais, e demais instituições voluntárias, o projeto, que vem sendo realizado com grande sucesso no município, contemplou desta vez as comunidades do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Ponte Seca e Estrela D’Alva, com diversos tipos de atendimento, totalmente gratuitos.
Segundo Cilce Fabrette, coordenadora do evento, o Multiação é promovido pela Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Fundacc-Fundação Educacional e Cultural de Caraguá, Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul, Bazar do Fundo Social, PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador, Sine e Banco do Povo, Defesa Civil, Conselho Tutelar e GAC-Grupo de Apoio Civil, OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Civil e Militar, Associação Comercial, e demais órgãos públicos e privados, entre outros voluntários.
Entre os principais serviços prestados a população, foram registrados 290 atendimentos da Secretaria de Educação, 717 da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, da Secretaria de Saúde, 1415 atendimentos n área de Saúde da Mulher, com aferição de pressão e outras orientações, 70 atendimentos do programa Governo Itinerante, no qual o prefeito e os secretários atendem individualmente os munícipes, 281 cortes de cabelo, entre outros. O total de em números do Multiação no Rio do Ouro à população deste e dos bairros mais proximos foi de foi de 7.105 atendimentos. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Fundo Social realiza doação para Centro de Triagem

Ilhabela - O Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, através do “Projeto Recicla Ilhabela” recebeu verba no valor de R$ 10 mil do Fundo Social do Estado de São Paulo, para desenvolvimento do referido projeto. Como, em Ilhabela, existe o Centro de Triagem, realizou-se pesquisa e constatou-se a necessidade da aquisição de mais uma prensa para agilizar o trabalho desta cooperativa.
Sendo assim, a presidente do Fundo Social, Célia Heidorn Reale Ferreira, destinou a aplicação da totalidade da verba para aquisição da prensa doando-a ao Centro de Triagem. A entrega foi realizada na companhia do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, contando com a presença de associados e da coordenadora da cooperativa Malu Prado, que agradeceu à presidente do Fundo e ao prefeito pela doação recebida, dizendo que a prensa irá agilizar sobremaneira o trabalho, gerando mais renda para os associados. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Juquehy espera cobertura de quadra esportiva há quase dois anos

São Sebastião - O requerimento referente à quadra de esportes do bairro de Juquehy, apresentado pelo vereador Guto durante a sessão da última terça-feira, 1, é apenas a continuação de uma novela que já dura quase dois anos.
O vereador pergunta qual a data prevista para início e conclusão da cobertura da quadra.
Em setembro do ano passado, Guto encaminhou requerimento à Prefeitura com os mesmos questionamentos, aos quais lhe foram respondidos da seguinte forma: “a obra se encontra com o projeto de cobertura concluído, faltando apenas o licenciamento ambiental que deverá ocorrer em breve, e assim estaremos implantando a benfeitoria no bairro de Juquehy”, justificou o prefeito no ofício 1017/05, de 18 de outubro de 2005.
Dez meses após, nenhuma obra foi iniciada no local e a quadra segue funcionando em condições precárias, com o piso totalmente danificado.
No entanto, como dissemos no início da matéria, essa história da cobertura da quadra de Juquehy é ainda mais antiga.
O Governo do Estado, por meio do Dade – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – autorizou, em setembro de 2004, o repasse de até R$150 mil para execução da referida obra, mas esse montante nunca chegou a ser utilizado.
O deputado Marcelo Bueno, autor da solicitação, lembra que a verba era destinada à colocação de alambrados e cobertura da quadra poliesportiva de Juquehy.
“É desestimulante quando isso ocorre, pois o trabalho de deputado acaba sendo perdido e quem perde é a população”, lamenta Bueno.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, também já enviou indicações sobre o assunto. “Sabemos que é uma reivindicação antiga da comunidade. Trata-se de um espaço de lazer muito procurado pelos jovens do bairro. Por isso estamos cobrando uma atitude imediata do Executivo”, conclui Teixeira. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Alunos do curso de Alfabetização “in loco” recebem aula prática de reciclagem de papel

São Sebastião - Representantes da Secretaria de Educação (Seduc) estiveram na manhã dessa segunda-feira,07 de agosto, na sede da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Copersuss) para promover uma aula prática de reciclagem destinada aos alunos do projeto Alfabetização 'in loco', que trabalha a questão da alfabetização dos integrantes da Copersuss.
A aula foi proferida pela chefe da divisão de Educação Ambiental, Cristiane Cruz da Silva, que ensinou aos alunos a técnica da reciclagem e a transformação do papel, favorecendo reflexões e discussões sobre os temas da educação ambiental.
“Ensinamos métodos de utilizar o papel reciclado e outros materiais reutilizáveis como processo artístico e criativo”, explicou.
A alfabetização “in loco” é um projeto da Secretaria de Educação, que tem o intuito de fazer com que os cooperados incorporem e façam uso da escrita em sua vida, de maneira adequada e freqüente, contribuindo para a construção da cidadania. (Fonte: PMSS)

Reunião do Plano Diretor em Maresias ocorre em clima de desabafo

São Sebastião - Cerca de 60 pessoas participaram da reunião do Plano Diretor promovida pela Câmara de São Sebastião, em Maresias, na última sexta feira, dia 4.
A maioria das manifestações por parte da comunidade teve tom de desabafo, demonstrando clara insatisfação em diversas áreas, principalmente em relação à saúde, saneamento básico e segurança.
É o caso do funcionário público, Cássio Murilo, que reclamou do atendimento das ambulâncias. Ele conta que seu pai precisou ser internado, mas a ambulância tinha ido atender uma ocorrência em Boiçucanga. “Tive que levar em um carro particular, e quando cheguei no Pronto Socorro de Boiçucanga vi que tinham duas ambulâncias paradas no local”, conta.
Já o técnico em construção civil, José Antônio, criticou a questão da segurança pública. Segundo ele, o único posto policial existente no bairro fecha à noite.
“Poucos vão até Boiçucanga para registrar um boletim de ocorrência, por isso qualquer estatística daqui é furada. O número de crimes é muito maior”, afirma Antônio, que também lamentou a demissão de um dentista, alegando que isso compromete o atendimento odontológico em Maresias.
Para o desempregado Rafael Bueno, falta maior incentivo ao esporte e à cultura caiçara. “É triste notar que a pesca artesanal está acabando em Maresias, não temos um rancho decente, as canoas estão apodrecendo”, lamenta Bueno que também reivindica um ginásio e oficinas culturais.
A possível criação das Zeis também foi discutida na ocasião. Muitas dúvidas foram levantadas, especialmente sobre a localização, quais seriam as áreas consideradas Zeis.
Construção de creches, implantação de cursos profissionalizantes e medidas para geração de emprego foram outras propostas abordadas durante a reunião.
Os dois vereadores presentes no evento, Wagner Teixeira e Félix Geléia, entendem que as diversas reclamações demonstram que a comunidade está insatisfeita com o que vem sendo feito no bairro.
“Os moradores aproveitam esse tipo de reunião para desabafar e nós vereadores devemos assimilar e cobrar da Prefeitura a solução desses problemas”, comenta Teixeira.
“Foi um encontro muito positivo que certamente vai nos guiar sobre as emendas que devemos colocar no Plano Diretor visando atender as necessidades de Maresias”, avalia Geléia.
Na próxima sexta-feira, às 18hs, a Câmara leva a Consulta Pública do Plano Diretor para o bairro de Boiçucanga, na Padaria da Ponte, Avenida Walkir Vergani, 270.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Experiência do Palmeiras favorece em vitória sobre São Sebastião

São Sebastião - Em uma disputa acirrada realizada na tarde de sábado, 05 de agosto, no estádio José de Souza Gringo, o “Gringão”, a cidade de São Sebastião infelizmente levou a pior. Com o placar de 90 a 33, o Palmeiras ganhou nesta fase pelo Campeonato Estadual Juvenil. É a primeira vez que São Sebastião participa de um campeonato realizado pela Federação Paulista, onde disputam 29 equipes. (Fonte: PMSS)

Enseada celebra data religiosa durante o final de semana

São Sebastião - A comunidade da Enseada compareceu em peso e se divertiu com a programação da tradicional festa do Senhor Bom Jesus, realizada no último final de semana.
No sábado, 05 de agosto, a programação do evento iniciou às 19h30 com a missa e continuou com a venda de diversos comes e bebes, bingos e show com a banda “Barriga Verde”, que ao som de músicas da atualidade colocou o público para dançar.
No domingo, 06 de agosto, a programação religiosa começou às 17h com a procissão, sendo posteriormente realizada uma missa solene. Para encerrar o evento, o cantor Dennis animou o público.
A população do local ressaltou a importância do evento. “Sou católica e participo sempre desses eventos religiosos que a comunidade promove”, comentou a moradora Rosa Bombina, 57 anos.
Não só os que participaram para se divertir aprovaram o evento. Os que estavam trabalhando também gostaram. “Aqui está muito bom, está vendendo bem”, comentou o pipoqueiro Antônio Nogueira, 61 anos.
O evento, destinado ao padroeiro da capela, foi realizado pela comunidade do Senhor Bom Jesus, Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo. (Fonte: PMSS)

Programa Ação Preventiva prende dois traficantes na Costa Sul
Além da prisão, duas festas foram notificadas por funcionarem sem autorização

São Sebastião - A equipe do “Programa Ação Preventiva” esteve no último sábado (05/08), na Costa Sul de São Sebastião, em fiscalização de eventos como forma de diminuir os índices de violência. Além de realizar a vistoria em dois estabelecimentos, a operação resultou na prisão de dois traficantes.
Três fiscais de Posturas da Prefeitura de São Sebastião e dois policiais militares estiveram em duas festas que vinham apresentando freqüentes denúncias de perturbação da ordem pública e de violência. No primeiro local, no bairro de Maresias, os fiscais deram um auto de notificação ao proprietário do evento, que acontecia na Rua Bom Sossego, para regularizar a situação junto à Prefeitura.
Já no segundo, na Vila Baiana, a denúncia era da realização de um ‘baile de forró’, que estaria funcionando sem autorização da Prefeitura. O local é alvo de freqüentes denúncias por parte dos moradores da Vila Baiana. A Fiscalização notificou o proprietário por realizar eventos sem a autorização.
Depois de vistoriados os bares, os soldados da Policia Militar fizeram a prisão em flagrante de dois indivíduos que se encontravam na Rua da Tijuca, no Sertão de Camburi.
De acordo com a Policia Militar, A.F.S, 21 anos e B.S.N, de 18 anos, estavam portando 11 papelotes contendo 14,8 gramas de ‘cocaína’ e 9 pedras de ‘crack’ com aproximadamente 2 gramas e ainda a quantia de R$ 720. Os infratores foram conduzidos ao 2º Distrito Policial e presos em seguida pelo artigo 12 (tráfico de drogas).
O Programa - Criado com o intuito de inibir a ação de traficantes e delinqüentes, além de controlar a perturbação da ordem pública, o programa "Ação Preventiva" busca manter a ordem e a segurança da população, continuando com a fiscalização nos bares e estabelecimentos que apresentam problemas à comunidade. O programa "Ação Preventiva" é uma parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, Conselho de Segurança e Polícias Civil e Militar, agindo em pontos estratégicos da Costa Sul do município, atuando na fiscalização, abordagem e averiguação.
Como resultado positivo do programa, a perturbação da ordem pública e os índices criminais de tráfico, roubo, furto e a violência estão diminuindo consideravelmente, trazendo credibilidade e sossego aos moradores e turistas. (Fonte: PMSS)

Coral Municipal de São Sebastião abre vagas para vocais masculinos

São Sebastião - O Coral Municipal de São Sebastião “Maestro Sinésio Pinheiro” está com vagas abertas para os interessados do sexo masculino que desejam aprender e se especializar na área de canto coral.
O interessado pode realizar sua inscrição na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), localizada na Rua da Praia, em horário comercial. O coral está sendo refeito e atualmente conta com 20 integrantes com idades a partir de 16 anos.
De acordo com o maestro Marco Antônio Rego Câmara, durante as aulas que acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 19h às 22h, os alunos tem orientações sobre o canto coral e a harmonia dessa modalidade de música.
Segundo o diretor de Cultura da Sectur, Gleivison Gaspar, com a nova formação do Coral Municipal de São Sebastião, a primeira apresentação será durante o XX Encontro Villa Lobos de Canto Coral, previsto para acontecer em novembro no Município, onde pretende reunir o que há de melhor em qualidade e tradição no mais antigo encontro de coralistas do Estado de São Paulo. (Fonte: PMSS)

Secretaria de Educação continua com cursos para professores
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), continua investindo na formação continuada de seus docentes.

São Sebastião - No último sábado, 05 de agosto, na EM Henrique Botelho, foram realizados os cursos “Processos e estratégias de ensino-aprendizagem na Educação Inclusiva”, realizado pela palestrante Rosana do Nascimento, da APAE; “Utilização de exemplares de jornal em sala de aula como suporte didático-pedagógico permanente”, promovido por representantes do jornal Valeparaibano, com o intuito de mostrar o jornal como sendo mais um suporte pedagógico; e também “Atenção! Pegue a pipoca: a propaganda vai começar”, realizado pelo Grupo de História da Baixada Santista (Gruhbas) com o objetivo de refletir sobre as influências da televisão na educação de jovens e adultos e também sobre a linguagem da propaganda televisiva e leitura de sua imagem.
Os cursos, realizados por meio de dinâmicas e explicações teóricas, foram oferecidos para todos os professores da rede municipal, com suas aplicações voltadas à prática pedagógica. Ainda durante o mês de agosto mais cursos serão oferecidos. Para mais informações, o telefone da Seduc é o (12) 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Sesau prepara a segunda fase da Campanha Nacional de Multivacinação

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião realizará no dia 26 de agosto a 2ª fase da Campanha Nacional de Multivacinação, nos principais bairros do Município.
O intuito da Sesau é atingir a meta de 6.851 crianças, sendo que na primeira fase o número de crianças que tomaram a gotinha chegou a 6.134, cerca de 90%.
Serão mais de 300 funcionários trabalhando para que todas as crianças de até cinco anos sejam vacinadas. Um total de 25 postos fixos e nove volantes (unidades móveis).
Para atender a demanda municipal foram encomendadas 19 mil doses da gotinha contra paralisia infantil, alvo principal da campanha.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, as crianças que estiverem com a carteirinha de vacinação desatualizada, ou seja, não tomaram alguma vacina, terão a oportunidade de atualizar os dados e as doses.
A Secretaria de Saúde encomendou as vacinas BCG, Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), Tríplice (Tétano, Coqueluche, Difteria), Tetravalente (DPT, hemófilos), Hepatite B e Rotavirus.
É importante que as crianças recebam a vacina, pois produzem anticorpos no organismo contra as doenças.
A Sesau informa que caso os responsáveis tenham perdido a carteirinha de vacinação, a criança poderá tomar a gotinha quantas vezes quiser e depois procurar o posto em que foi vacinada pela primeira vez para regularizar a situação.
Confira os horários e locais da vacinação
Posto Horário

PF - PSF Jaraguá, das 8h às 17h
PV – Limeira, das 8h às 17h
PF - Centro Comunitário do Jaraguá, das 8h às 17h
PF - PSF do Canto do Mar, das 8h às 17h
PF - UBS Morro do Abrigo, das 8h às 17h
PV - Cigarras (Capela), das 13h às 16h
PF - EEPG Nair Ferreira Neves (São Francisco), das 8h às 17h
PF - PSF Pontal da Cruz, das 8h às 17h
PF - Centro de Saúde, das 8h às 17h
PV – Topovaradouro, das 8h às 11h
PV - Praia Preta, das 12h às 14h30
PV - Praia Grande, das 15h às 17h
PF - PSF Olaria, das 8h às 17h
PF - UBS Topolândia, das 8h às 17h
PF - PSF Itatinga I, das 8h às 17h
PF - PSF Itatinga II, das 8h às 17h
PF - PSF Barequeçaba, das 8h às 17h
PV – Guaecá, das 12h às 14h30
PV - Toque-Toque Grande, das 15h às 17h
PV – Calhetas, das 8h às 17h
PF - PSF Maresias, das 8h às 17h
PV - Toque-Toque Pequeno, das 8h às 11h
PV – Santiago, das 12h às 14h30
PV – Paúba, das 15h às 17h
PF - EM Prof. Dulce César Tavares (Maresias), das 8h às 17h
PF - Igreja Evangélica C. C/ Deus, das 8h às 17h
PF - PSF Boiçucanga, das 8h às 17h
PV - Bar Tião Vaca (Boiçucanga) 8h às 12h
PV - Rio/Cascalho (Boiçucanga), das 12h30 às 17h
PF - EEPG. Guiomar - Boiçucanga 8h às 12h
PF - PSF Cambury, das 8h às 17h
PF - Estrada Sertão Cambury, das 8h às 17h
PV - Piavú/ Areão/ Estrada do Cacau (Cambury), das 8h às 16h
PF - PSF - Barra do Sahy, das 8h às 17h
PV – Baleia, das 10h30 às 12h
PV - Baleia Verde, das 13h30 às 16h
PV - Praia Preta, das 13h30 às 16h
PF - PSF Juquehy, das 8h às 17h
PF - PSF Barra do Una, das 8h às 17h
PV - Escola Fazenda Abras do Uma, das 8h às 10h
PV - Bar Jurubeba, às 10h15
PV - V. Mineira, às 10h40
PV - Sítio Velho, às 13h
PV - Zé Mineiro, às 15h
PV - Esc. Juréia, Bezerra, às 15h30
PF - PSF Boracéia, das 8h às 17h
PF - Reserva Indígena de Boracéia, das 8h às 17h

(Fonte: PMSS)

Circuito Juquehy de Surf Amador reúne mais de 90 surfistas no fim de semana

São Sebastião - Com dias ensolarados, bom público e ondas variando de meio a um metro de altura, a praia de Juquehy, localizada na Costa Sul de São Sebastião, recebeu mais de 90 surfistas na segunda etapa do 1° Circuito Juquehy de Surf Amador, reunindo os melhores atletas de São Sebastião e do interior de São Paulo.
As categorias disputadas foram open local, open paulistano, júnior, longboard, mirim, iniciante, feminino e as sub-categorias: expression session (melhor sessão de surf) e best wave (melhor onda).
As baterias iniciaram às 8h do sábado, dia 5 de agosto. Já a premiação foi realizada na tarde do domingo, dia 6 de agosto, e os finalistas receberam troféus e kits da marca de surf "Ciclone", patrocinadora do evento. A 3ª e última etapa acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, no mesmo local.
De acordo com o presidente da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Gedeon Gonçalves, a segunda etapa do circuito de Surf em Juquehy foi muito proveitosa, pois o tempo bom, o público, as ondas e os apoiadores do evento proporcionaram uma ótima etapa do circuito na praia de Juquehy.
O Circuito de Surf Amador é patrocinado pela Ciclone e tem o apoio da Badauê, Molda Bem, MSD Meneses Surf Design e Careva Pinturas, Leandro e Alex. A organização técnica é realizada pela Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), com o apoio da Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) e do vereador Guto Senatore, de Juquehy.
Resultados das Categorias:

OPEN
1° Erivaldo Paraiba
2° Adriano Camargo
3° Alexandre Moraes
4° Patrick Olinto

LONGBOARD
1° Rafael Maéco
2° Jefson Silva
3° Cristiano Aladin
4° Rodrigo Donizete

JÚNIOR
1° Gustavo Henrique
2° Patrick Olinto
3° Flávio Carlos
4° Daniel Borges

MIRIM
1° Daniel Borges
2° Matheus Lee
3° Tiago Moraes
4° Alex Santi

INICIANTE
1° Gabriel Medina
2° Bryan Franco
3° Matheus Lee
4° Renan Argemiro

OPEN PAULISTANO
1° Pedro Regatiere
2° Henrique Scaff
3° Saul Mogiano
4° Pedro Oliveira

FEMININO
1° Emily Santos
2° Carolina Resende
3° Bruna Giusti
4° Cacá

BEST WAVE: nota 8,5 com Adriano Camargo (Categoria Open)
EXPRESSION SESSION: Daniel Borges (Aéreo 360°)

(Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Servidores encerram greve na Santa Casa

Ubatuba - Após permanecerem em greve durante um dia, os funcionários da Santa Casa de Ubatuba voltaram a trabalhar normalmente no último sábado. Segundo a diretora do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde de São José dos Campos e região, Roseléia Barbosa dos Santos, a paralisação terminou com a condição de que a administração continue as negociações dos benefícios reivindicados --reajuste salarial de 30% e cesta básica. A primeira reunião entre a comissão de funcionários e a direção do hospital acontece nesta sexta-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Agricultores de Ubatuba participaram da AGRIFAM
Feira é o maior evento do setor voltado especificamente ao agricultor familiar e assalariado rural

Ubatuba - Cerca de 40 agricultores de Ubatuba estiveram ontem, 6, em Agudos, interior de São Paulo, participando da IV AGRIFAM – Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) foi a responsável pela caravana de Ubatuba, que contou com agricultores dos bairros do Ubatumirim, Almada, Centro, Rio Escuro, Maranduba e Araribá.
A secretária de Agricultura, Valéria Cress Gelli, explica que a participação de Ubatuba em eventos como esse faz parte do Programa de Manejo Sustentável de Pesca, Agricultura e Maricultura proposto pela secretaria. Na Agrifam, o agricultor pôde conhecer o que existe de mais moderno em tecnologia agrícola para a pequena propriedade e participar de palestras que proporcionam um maior conhecimento. “A troca de experiências com os outros agricultores do Estado também é fundamental durante a feira. Eles se capacitam, adquirem mais informação para o desenvolvimento da agricultura familiar sustentável”, avalia a secretária.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, ressalta a importância da organização do setor num trabalho que vem sendo desenvolvido pela Smapa. “A secretaria vem trabalhando com aplicação de técnicas para o desenvolvimento sustentável, capacitando e atualizando nossos agricultores, procurando oferecer mais tecnologia para o seu desenvolvimento” avaliou César. (Fonte: PMU)

Prefeito entrega declaração de utilidade pública ao Clube de Pesca de Ubatuba

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar entregou, na segunda-feira, 7, a declaração de utilidade pública ao Clube de Pesca de Ubatuba, aprovada através da lei 2833, de 18 de julho de 2006, de autoria do vereador Charles Medeiros. O prefeito sancionou a lei e recebeu no gabinete o presidente do Clube de Pesca, Juscelino Soares Barbosa, o vice-presidente, José Carlos Macedo, o primeiro-secretário, Silvio Monteiro de Andrade, o segundo-secretário, Edvair Bogiani e a presidente do conselho, Sidinéia Alves Nogueira, para a entrega da declaração e conversas sobre a pesca no município.
“Nossa intenção é que a Prefeitura seja parceira, fomentando a modalidade da pesca na cidade, trazendo cada vez mais amantes do esporte para cá”, explicou Eduardo Cesar, que falou do apoio que tem dado à sociedade para que esta se organize e se sinta amparada pelo poder público.
O presidente do Clube, Juscelino Barbosa, que agradeceu ao prefeito e ao vereador Charles Medeiros, falou da importância da pesca como atrativo turístico em Ubatuba e da possibilidade de o esporte vir a ser modalidade extra nos Jogos Regionais de 2007, dos quais Ubatuba será a sede em julho do próximo ano. Tendo sido declarada a utilidade pública, fica reconhecida a relevância do Clube de Pesca de Ubatuba para o município, além de facilitar os trâmites para a busca de recursos e parcerias.
CPU - O Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) foi fundado em 24 de Abril de 2000, quando estiveram presentes 17 sócios fundadores. O clube nasceu com incentivo de alguns pescadores que já participavam de torneios realizados por outros clubes e entidades, no intuito de reunir os pescadores da cidade e região, em prol da pesca esportiva de praia. O Clube é filiado a FPPL (Federação Paulista de Pesca e Lançamento) e à CBPDS (Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos), que é o maior órgão que rege a pesca esportiva no Brasil. (Fonte: PMU)

Surfe de Ubatuba marca presença na Califórnia

Ubatuba - Quatro surfistas ubatubenses estiveram em Huntington Beach, na Califórnia, no final de julho para o Honda US Open, tradicional etapa nível seis estrelas do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial). Hizunomê Bettero, Odirlei Coutinho, Renato Galvão e Suelen Naraisa participaram do evento, que distribuiu US$ 125 mil.
O atleta Hizunomê Bettero participou da categoria Pro Junior e conseguiu um bom começo, passando o round dos 128 atrás apenas do havaiano Kai Barger, que somou 12.33. Hizunomê avançou na segunda colocação com 8.50, deixando para trás os americanos Matt Pagan e Duran Barr, com 5.70 e 5.03 respectivamente. Já no round dos 96, Hizunomê acabou sendo eliminado atrás do também brasileiro Miguel Pupo. O campeão do confronto foi o americano Chris Waring, seguido pelo australiano Michael Spencer, Miguel Pupo e Hizunome Bettero, que terminou em quarto.
Já na categoria masculino profissional, tanto Odirlei Coutinho quanto Renato Galvão venceram seus primeiros confrontos avançando assim para o round dos 96. A 24ª bateria contou com a presença de Odirlei, que enfrentou o australiano Luke Munro, o taitiano Brian Toth e o italiano Federico Pilurzu. O ubatubense ficou bem próximo da classificação, mas as séries demoradas e de formação irregular não permitiram que Odirlei pudesse reverter o resultado a seu favor. Odirlei ficou na terceira colocação com o italiano vencendo a bateria e o australiano Luke Munro em segundo.
Renato Galvão foi pra água com dois atletas WCT, um o ex-campeão mundial, C.J. Hobgood, e a nova revelação do surfe americano, Tim Reyes, além do australiano Nic Muscroft. Renato precisava de uma nota 8 para se classificar, porém, não conseguiu a onda e deixou a competição.
O grande campeão da etapa foi o americano Rob Machado, que garantiu o título ao vencer o australiano Roy Powers. No feminino, Suelen Naraisa não conseguiu chegar no round principal e a campeã na categoria foi a peruana Sofia Mulanovich.
O Honda US Open foi mais uma etapa do WQS Tour 2006, que de 23 a 29 de outubro terá uma etapa nível seis estrelas em Ubatuba, na Praia de Itamambuca. (Fonte: PMU)

Equipe da SMEL/PMU vence segunda etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas
Etapa disputada na Praia da Enseada reuniu cerca de 300 atletas

Ubatuba - A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba SMEL/PMU venceu a segunda etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, realizado no domingo, 7, na Praia da Enseada.
Com atletas premiados em quase todas as categorias, a equipe de Ubatuba venceu com folga totalizando 491 pontos. A Academia Winner, de São José dos Campos terminou a etapa na segunda posição, com 266 e o E.C. Taubaté ficou em terceiro, com 81 pontos.
A etapa, que contou com quase 300 nadadores representando dez equipes e diversos avulsos, teve uma inovação: a premiação para os cinco melhores classificados no geral, independente de categoria, na prova de 3 mil metros.
No masculino a vitória foi de Oscar Brizola, da academia Winner; o melhor atleta de Ubatuba foi Felipe Atilli Costilhas, que concluiu a prova na quarta posição. Entre as mulheres, Larissa Silvério Pereira foi a campeã. Ubatuba subiu ao pódio com Camila Cássia, Camila Montini de Faria e Aline dos Reis Sartorato (segundo, terceiro e quinto lugar, respectivamente).
A segunda etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas” foi realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba e a próxima etapa acontecerá em setembro, na Praia do Cruzeiro.
Paulista de Águas Abertas - A sétima etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas está marcada para o dia 20, na cidade de Fartura, encerrando as etapas disputadas em água doce. A Federação Aquática Paulista já definiu as distâncias que os nadadores terão que enfrentar nesta etapa: 1km (curta), 3km (média) e 6km (longa). Após a etapa em Fartura acontecerão ainda três desafios no mar: Itanhaém (17/09), Santos (07/10) e São Sebastião (12/11). (Fonte: PMU)

Começa o campeonato paulista de escolinhas de surfe
Resultado final pode ser alterado, já que Ubatuba entrou com recurso solicitando que regulamento seja cumprido

Ubatuba - As equipes da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba obtiveram boas colocações na primeira etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf, realizada nos dias 6 e 7, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém. Das quatro equipes inscritas, três delas - Ubatubense, Ubatubera e Ubatubana - disputaram a fase final do evento.
O campeonato superou o número de inscrições do ano passado, totalizando em 23 equipes e a campeã foi a Escola Estadual de Surf Daniks Fischer/Suprema Mata Atlântica, de São Vicente que somou 43.70 pontos na final. A Associação das Escolas de Surf do Guarujá, que ficou com o segundo lugar da etapa marcou 39.70. Ubatuba completou o pódio com a equipe Ubatubense ( 3º , com 27.80 pontos) e Ubatubera ( 4º, com 26.40).
Disputado no sistema Tag Team os técnicos dispunham de 45 minutos em cada bateria para colocar seus alunos no mar, um de cada vez, para surfar três ondas.
A Escola de São Vicente ficou com a premiação de R$ 400,00 em dinheiro, pelo título da etapa, enquanto a do Guarujá, vice campeã levou R$ 300. A terceira e a quarta receberam, respectivamente, R$ 200 e R$ 100. Além das escolas finalistas, todos os alunos participantes ganharam kits escolares, camisetas e revistas, além de diplomas. A segunda etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf acontece em Ubatuba, nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, na Praia de Itamambuca.
Recurso pode dar primeiro e segundo lugares a Ubatuba
As escolinhas de Ubatuba podem herdar as primeiras posições do ranking, se a denúncia de irregularidade de atletas, feita pelo técnico de Ubatuba, Alberto Jacob, for aceita. “Nós não contestamos as notas dos juízes, porém as equipes que terminaram à nossa frente tinham atletas que disputaram eventos que causariam eliminação”, diz Alberto Jacob, um dos técnicos da Escolinha de Ubatuba. O técnico se refere aos atletas Antonio Barros, de São Vicente e Humberto Alves e Vivian Messina, do Guarujá. Os três figuram no ranking do Rip Curl Grom Search 2006, cuja primeira etapa foi disputada na Praia do Tombo em março deste ano. Humberto aparece na 19ª posição, enquanto Antônio está em 29º na categoria iniciantes. A atleta Vivian aparece na 19ª posição do ranking feminino.
O artigo 4 do regulamento da competição diz que “Todos os surfistas relacionados não poderão figurar em nenhuma posição ou categoria dentro de seus rankings estaduais e nacionais do corrente ano nem do ano anterior”.
“No domingo mesmo questionamos a organização, mas os atletas negaram a participação em outros eventos. Na manhã de segunda, 8, de posse dos rankings entramos em contato com os organizadores, solicitando providências. Queremos apenas que o regulamento seja cumprido por todos”, finaliza.Jacob. (Fonte: PMU)


 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00 hs - 17:10 hs - 19:20 hs.

 

"Superman - O Retorno"
Ás 21:30 hs.

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Às 15:20 hs - 18:20 hs -21:20 hs.

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Namoro no Sertão da Quina

Vós de lá e eu de cá
Ribeirão passa no meio
Vós de lá dais um suspiro
Eu de cá tchabau na água.

Papo de Vovó

Perguntada se tinha medo de assalto
Vó Martinha respondeu
Que tem muita fé em Deus
E um cacete atrás da porta.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A ONG CIDADE & CIDADÃO com o apoio do Movimento Municipal por Moradia e Comissão dos Moradores do Pé da Serra, vai promover manifestação em protesto contra a prisão do Valdir Barbosa, sindicalista dos trabalhadores Rurais e morador do Pé da Serra, preso por crime ambiental no último sábado dia 05/08/06. O local, data e horário ainda vai ser definido em assembléia com a Comunidade nesta terça feira, as 18:00 horas no bairro do Pé da Serra conforme parecer jurídico sobre a real situação do caso.
A prisão do Valdir é mais um ato de perseguição e afronto contra a comunidade por parte do governo do Estado que pratica uma política ambiental repressiva nos últimos 12 anos de governo do PSDB e desde a criação do Parque Estadual da Serra do Mar.
A comunidade tem utilizado os instrumentos democráticos para reivindicar, pois se mantém organizada e tem uma comissão negociadora que busca intensamente o dialogo com a direção do Parque, porem é alvo de freqüentes demolições de suas residências em que famílias são jogadas sem destino, sem a mínima condição e assistência, tendo em vista que o problema ambiental no bairro do Pé da Serra e omissão do governo estadual que no passado não alertou a comunidade dos riscos jurídico e ambiental nas ocupações desordenadas em áreas de riscos.

Gerson Florindo de Souza
Coordenação

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Canoas em Boiçucanga ©Silas Azocar

Canoas em Boiçucanga
©Silas Azocar

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor