Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006 - Nº 1583 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Bairro Pegorelli recebe Torneio de Beach Soccer
Congresso técnico do Festival das APAEs acontece nesta sexta-feira
600 jovens juram a bandeira em Caraguá
Prefeito de Caraguá entrega viatura à Polícia Militar
Prefeitura, UNIMÓDULO e Hemocentro repetem campanha de doação de sangue

Ilhabela
Ilhabela recebe nova viatura para a Ronda Escolar

São Sebastião
São Sebastião ganha 10 ônibus ecológicos
Professores da EJA participam de reunião sobre práticas pedagógicas
Definida programação para desfile cívico-militar de 7 de Setembro
Projeto Garoçá programa diversas atividades para comemorar o “Dia dos Pais”
Cardim faz série de questionamentos ao Executivo
Projeto das ZEIS será votado até o fim do mês
Defesa Civil de São Sebastião realiza treinamento nas Escolas Municipais


Ubatuba
O Melhor do Blues e Rock no Bar do Ulisses
Detentos voltam para caminhão-baú
Mulher é presa com drogas em Ubatuba
Ubatuba realiza Festa da Tainha
Eleição da CIPA acontece na próxima semana
Vereador Jairo dos Santos homenageia grupo Guaruçá
Comunidade do Corcovado participa de atividades promovidas pela Sala Verde
Prefeitura de Ubatuba e Comissão Municipal de Emprego promovem capacitação profissional
Bodyboarder de Ubatuba é terceira colocada no ranking bodyboarding
Audiência apresentou minuta do Plano Diretor Participativo de Ubatuba
8ª Fest SABE da Tainha acontece neste final de semana em Ubatuba
ADUBA promove show de prêmios
Eleição da CIPA acontece na próxima semana
Ubatubenses mostram surfe na Inglaterra e no Japão

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Bairro Pegorelli recebe Torneio de Beach Soccer
As competições acontecem aos domingos com seis partidas na arena do bairro, que recebeu reformas para o evento. A população é convidada a prestigiar o torneio; entrada franca.

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Pegorelli, região sul de Caraguatatuba, receberão a partir do dia 13, domingo, o Torneio de Beach Soccer troféu "José Pereira de Aguilar". O evento é uma organização da AMBAP - Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli com apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação e terá a participação de 28 equipes divididas em 8 grupos.
O campeonato será dividido em fases. Na primeira os grupos inscritos farão disputas acirradas e serão classificadas as duas melhores equipes. Na segunda (oitavas de final) e terceira fase (quartas de final) a competição será por eliminatória simples, quem perder está fora da disputa. Na semifinal passam para a próxima fase somente os vencedores e na última fase serão disputados o 3º lugar e o campeão do torneio. Cada jogo terá duração de 36 minutos em três tempos de 12 com intervalo de 3 minutos.
No grupo estão as equipes Unidos do Vale, Soccer Boys, Pé de Serra, Esporte Mirim. No B estão, Estrela Azul, Unidos do Pegorelli e João Onuma; o grupo C é composto pelas equipes E. C. Perequê-Mirim, Pegorelli, AMBAP e no grupo D estão os times, Expressinho, Tornado F.C., Imobiliária, Deportivo F. C. No grupo E tem as equipes Estrela do Mar, Cruz de Malta, Jovens Inst. Cristo e Olimpikus. No F estão Esporte Cristal, Sportinga, Força Jovem; no G os times Porto Ferreira E. C. Colombo e União do Litoral e o último grupo é composto pelas equipes Vira Copos, Britânia, Rua Santos e Merc. São Pedro.
As partidas acontecem todos os domingos no campo de Beach Soccer do bairro que recebeu reformas para o evento. As partidas terão início às 9h. No dia 13, primeiro dia de competição, se enfrentam os times Estrela do Mar e Olimpikus; Cruz de Malta e Jovens Instr. de Cristo; Sportinga e Força Jovem; Pegorelli e AMBAP; Unidos do Pegorelli e João Onuma e Expressinho e Deportivo F.C.
No dia 20, serão mais seis partidas. Em cada jogo são mais de 120 atletas em campo, além da equipe técnica. A previsão é que a primeira fase encerre no dia 17 de setembro. As datas das próximas etapas ainda serão definidas pela organização do torneio.
Toda a população do bairro e adjacente estão convidados a prestigiar o evento que tem entrada gratuita. (Fonte: PMC)

Congresso técnico do Festival das APAEs acontece nesta sexta-feira
Neste ano, o evento contará com mais 11 delegações das cidades do Vale do Paraíba. Representantes das APAEs irão participar do congresso técnico que acontece no dia 11, às 14h na APAE de em Caraguá

Caraguatatuba - O 4º Festival Esportivo Especial das APAEs (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais) do Vale do Paraíba e Litoral Norte terá abertura oficial no dia 23 de agosto e vai até o dia 25. O congresso técnico do evento acontece nesta sexta-feira, dia 11, na APAE de Caraguá, às 14h, onde serão decididas as chaves das disputas.
Sediado mais uma vez em Caraguá, o evento contará com a participação de 11 delegações das cidades de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Pindamonhangaba, Taubaté, São Sebastião Ubatuba e a cidade anfitriã, Caraguá. Os atletas competirão nas modalidades de Atletismo, Tênis de Mesa e Futsal, masculino e feminino.
Nas três primeiras edições do evento, somente as cidades do Litoral Norte participaram. A partir de 2006 o Vale do Paraíba estará envolvido no projeto, que é uma realização da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Secretaria da Educação e APAE de Caraguá.
Em 2005, todas as entidades que participaram do evento receberam troféu de participação, além de medalhas para os primeiros colocados de todas as modalidades. "No dia do congresso técnico iremos decidir como será a premiação neste ano, que contará com mais delegações e atletas. Pretendemos fazer um evento muito emocionante como nos anos anteriores" disse Luiz Cláudio Passos, mais conhecido como Dado, diretor técnico da SECER, responsável pela organização do evento.
A APAE de Caraguá fica na Avenida Bahia, 633, bairro Indaiá, mais informações pelo telefone 3888-4410 ou 3887-5922, na SECER com Dado. (Fonte: PMC)

600 jovens juram a bandeira em Caraguá
Os jovens receberam certificados de dispensa com a presença de autoridades locais.

Caraguatatuba - A Junta do Serviço Militar de Caraguatatuba realizou na manhã desta quinta-feira, dia 10, a Solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional e reuniu no CEMUG -Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves 600 jovens para a entrega dos certificados de dispensa de incorporação para nascidos em 1988 e anteriores, alistados em 2006.
Na ocasião estiveram presentes o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar; o secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves; o vereador, Agostinho Lobo de Oliveira; o delegado do Serviço Militar, capitão Paulo Roberto; o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Caraguá, capitão Marcos Antônio Marcondes Carvalho; o chefe de Instrução do Tiro de Guerra de São José dos Campos, sargento Eduardo Newton Pinto; o Instrutor do Tiro de Guerra de São José dos Campos, sargento Elcio de Paula Coelho e a presidente do GAC (Grupo de Auxílio Civil) de Caraguá, Maísa Nascimento de Oliveira Silva.
A entrada da bandeira, no local da cerimônia, foi feita pelo atirador Rodrigo da Silva Paiva, em seguida os jovens fizeram o juramento à Bandeira e cantaram o Hino Nacional Brasileiro.
No final da cerimônia os jovens receberam os certificados de dispensa e a houve a retirada da bandeira do local da cerimônia. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá entrega viatura à Polícia Militar

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, entregou na tarde desta quinta-feira, dia 10, uma viatura zero quilômetro para a Polícia Militar da cidade.
A chave foi entregue ao comandante interino do 20º BPM - Batalhão da Polícia Militar do Interior, Major Evandro Rogério Góes, que na ocasião estava acompanhado do comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Caraguá, capitão Marcos Antônio Marcondes Carvalho e policiais do município.
De acordo com o Major, a viatura será utilizada no patrulhamento da cidade. Ele acrescentou ainda que o batalhão do município também recebeu outra viatura, que será utilizada na ronda escolar. (Fonte: PMC)

Prefeitura, UNIMÓDULO e Hemocentro repetem campanha de doação de sangue

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no dia 17 de agosto a 2ª Campanha de doação voluntária de sangue "Meu sangue é do tipo que salva vidas" que será realizada no Centro Universitário Unimódulo, na unidade do centro, das 8h às 13h.
Essa campanha acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Unimódulo e o Hemonúcleo de Taubaté, objetivando alertar e conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue e a necessidade de hemocomponentes para os hospitais de nossa região.
O secretário de Saúde Dr. Olegário Alves do Santos enfoca a importância da realização dessa campanha, lembrando que um único doador poderá salvar até quatro vidas. "Essas campanhas de conscientização devem acontecer, pois sempre tem alguém que precisa da boa vontade do doador voluntário, hoje pode ser alguém que precise do nosso sangue, amanhã pode ser nós mesmos ou algum de nossos familiares e amigos. Doar sangue é vida, é amor", disse o secretário.
A campanha de doação voluntária de sangue é coordenada pela biomédica Dina Lúcia Prazeres, pela pedagoga Diná F.de Souza e professora Márcia Zumpano. O evento contará ainda com o apoio do Rotary Caraguá Poiares, Geomater e Laboratório Bellato.
De acordo com a dra. Dina Lúcia Prazeres, no Brasil 2% da população doa sangue. Destes 2% , apenas 25% são doadores espontâneos ou habituais. Os 75% restantes doam sangue apenas em casos de reposição (cirurgias, acidentes de amigos ou parentes).
Para participar da campanha é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos três horas antes da doação. Outro fator muito importante é de que o doador não deve pertencer a grupos de risco (pelo uso de drogas injetáveis, e outras questões).
De acordo com a Profa. Márcia Zumpano, coordenadora do projeto junto ao UNIMÓDULO, durante a primeira campanha foram realizados 278 cadastros de munícipes que demonstraram interesse em doar sangue. "O envolvimento da comunidade mostrou o grau de conscientização de todos que compareceram em 2005. Nesta segunda oportunidade a Secretaria de Saúde e o UNIMÓDULO acham importante continuar com o cadastramento dos interessados, o que permitirá a construção de um banco de dados de doadores aqui de Caraguatatuba para futuras campanhas".
Mais informações pelo telefone (12) 3882-1845. Participem! (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela recebe nova viatura para a Ronda Escolar

Ilhabela - Na manhã desta quinta-feira, dia 10, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu a visita do Major Góes, no Paço Municipal, com a nova viatura que servirá para a Ronda Escolar. O veículo irá substituir a antiga viatura, que há mais de quatro anos prestava serviço ao município.
Na ocasião, o major Góes disse que os índices de violência na cidade vêm diminuindo cada vez mais, graças ao efetivo trabalho dos policiais militares que atuam no Batalhão de Ilhabela.
Para o prefeito Manoel Marcos, este veículo trará maior agilidade aos policiais, no atendimento à segurança dos estudantes de Ilhabela.
Presentes na ocasião o tenente Cândido, responsável pelo Batalhão de Ilhabela; os soldados Domingues e Rosilene; o chefe de Gabinete, José Donizette da Silva e o secretário de Administração, Norberto Batista. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião ganha 10 ônibus ecológicos

São Sebastião - A Ecobus, concessionária de transporte coletivo em São Sebastião, apresentou na tarde desta quinta-feira (10/08), dez ônibus ecológicos. O prefeito Dr. Juan Garcia, acompanhado de secretários municipais, participou da entrega dos coletivos.
Segundo a direção da empresa, os novos veículos são menos poluentes, conforme o protocolo de Kioto, que determina a redução das emissões de gases de efeito estufa. De acordo com a Ecobus, a renovação da frota com ônibus ecológicos é um compromisso assumido com a Prefeitura de São Sebastião.
Quatro veículos também já tiveram os motores trocados pelo novo sistema. Ao todo, a Ecobus conta com 78 ônibus de transporte coletivo.
De acordo com técnicos da empresa, a qualidade do sistema faz com que na própria linha de montagem dos ônibus não haja grandes sistemas de aspiração de poluentes, como antigamente.
O próximo passo do transporte coletivo sebastianense será a utilização de catracas eletrônicas, hoje em fase de estudo. Isso proporcionará mais controle e agilidade no sistema público.
Também serão criados em breve dois terminais de integração, num convênio entre Ecobus e Prefeitura. Isso possibilitará tarifas reduzidas no interior de vários bairros. “Havia um compromisso da empresa em apresentar ônibus menos poluentes e estão cumprindo. Até o fim do ano acredito que já teremos dois terminais de integração, com passagens a R$ 1,00 dentro dos bairros”, frisou o prefeito Dr. Juan Garcia.
Ele ressaltou que vários bairros terão alças de acesso pavimentadas, como Barra do Una, Boiçucanga, Maresias e Cambury, para facilitar o tráfego dos coletivos. Em Juquehy, as obras de calçamento já estão em andamento. (Fonte: PMSS)

Professores da EJA participam de reunião sobre práticas pedagógicas

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, realizou nesta quinta-feira (10/08) a primeira de dez reuniões que serão promovidas neste mês para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino.
As reuniões serão realizadas para proporcionar um espaço de reflexão pedagógica, onde os professores da EJA discutem as abordagens que já foram realizadas ao longo do tempo e práticas que atualmente estão empregando, gerando assim uma troca teórica e prática entre suas vivências educacionais. Conforme destaca uma das diretoras pedagógicas do departamento, Marília Mello, “a reunião acontece para que os professores possam repensar suas práticas em sala de aula e trocarem informações”, declarou.
Como participam cerca de 20 professores nessa modalidade de ensino na cidade, a Seduc os dividiu em grupos, que terão seu último encontro marcado para o dia 29 deste mês. Para mais informações, o telefone da Seduc é o 3892-2644. (Fonte: PMSS)

Definida programação para desfile cívico-militar de 7 de Setembro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em comemoração ao Dia da Independência, realiza o Desfile Cívico-Militar, no dia 6 de Setembro na Praça Elpídio Romão Teixeira, em Boiçucanga, e no dia 7 de setembro, na Rua da Praia, região central do município. No dia 06, em Boiçucanga, o hasteamento das bandeiras será feito às 08h e o desfile terá inicio às 9h.
O trajeto do desfile na Costa Sul será realizado na Avenida Walkir Vergani sentido Camburi. Já no dia 7, na Rua da Praia, autoridades farão o hasteamento das bandeiras também às 8h, em frente ao Obelisco e, em seguida, às 09h, será dado inicio ao desfile, com o trajeto sendo iniciado nas proximidades da Videoteca Municipal em direção da sede da Marinha.
Este ano o desfile contará com a presença da Banda Municipal, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Terceira Idade, atletas da Secretaria de Esportes, alunos das escolas do município e fanfarras. Como encerramento, a Banda Marcial Municipal de São Sebastião (Bamuss) se apresenta com repertório especial.
Semana de Vela - Após o desfile na Rua da Praia, no dia 7, será dado inicio a 3ª Semana de Vela de São Sebastião, às 13h, na Praça da Vela, no bairro do Porto Grande. A abertura contará com a participação especial de crianças indígenas. A 3ª Semana de Velas segue até o domingo, 10 de setembro.
Além de muitas competições no mar, a 3ª Semana de Vela de São Sebastião será marcada pela inauguração da sede do "Projeto Ventos e Velas", a "Casa da Vela", que atenderá mais de 200 crianças na Praia Deserta, região central da cidade. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), entrega a primeira Escola Municipal de Vela, no dia 9 de setembro, às 18h. (Fonte: PMSS)

Projeto Garoçá programa diversas atividades para comemorar o “Dia dos Pais”

São Sebastião - Para comemorar o Dia dos Pais, os projetos Garoçá e Arteiro, ambos no bairro Enseada, Costa Norte de São Sebastião, prepararam para o próximo sábado (12/10), a partir das 9h, uma série de atividades de recreação. Os programas são desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano.
A iniciativa é uma grande confraternização entre pais, alunos, professores e funcionários, que realizarão alongamento coletivo, além de brincadeiras como: dança da cadeira, corrida do saco , bexiga nos pés, futebol, confecção de pipas e trabalhos com sucata. Os alunos que participam das escolinhas de judô serão contemplados com a entrega das faixas de categorias.
De acordo com a coordenadora dos projetos, Maria Inez Zanardi, para o encerramento será realizada uma grande roda de ciranda e samba com o professor de capoeira José Roberto, que irá conduzir ao som do atabaque, berimbau e pandeiro. “O nosso intuito é aproximar as pessoas nessa grande roda em um clima de amizade e muita descontração”.
O projeto “Garoçá” atende 220 crianças, de 7 a 14 anos, que recebem aulas de esporte, recreação, artesanato, reforço escolar, música, dança, além de uma boa alimentação. Para os adolescentes, existe o projeto “Arteiro”, que visa capacitá-los no artesanato em madeira e trabalho em marcenaria. Cerca de 25 jovens na idade entre 15 a 18 anos participam do programa.
Quem quiser participar dos programas da Setradh na Costa Norte deve procurar a assistente social Ellen Cristina, no Plantão da Assistência Social, que fica na Rua Camões Couto Magno, 48, na sede do Garoçá. O telefone é 3861-1434. (Fonte: PMSS)

Cardim faz série de questionamentos ao Executivo

São Sebastião - Em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 8, o vereador José Cardim de Souza apresentou uma série de requerimentos que questionam e reivindicam providências da administração municipal com relação a diversas áreas.
Um das solicitações diz respeito a falta de especialista em cirurgia vascular na rede pública de saúde.
Segundo ele, a ausência do profissional tem causado prejuízos e danos à maioria dos pacientes que necessitam com urgência de cirurgias, e não estão conseguindo.
Cardim também está indagando a quantidade de empresas ativas que existiam no município no ano de 2005 e quantas há no ano em curso.
De acordo com ele, várias firmas estão sendo fechadas e desativadas, o que tem gerado reclamações de empresários e comerciantes da cidade.
A questão do lixo foi outro assunto abordado pelo vereador.
Cardim quer saber se a Prefeitura está realizando fiscalização permanente para evitar o acúmulo de lixo e entulhos nas ruas da cidade como vem acontecendo próximo ao Fórum, no bairro Varadouro, para evitar, inclusive, criadouros da larva do mosquito da dengue.
O problema em relação a iluminação pública é outra questão levantada pelo parlamentar.
Ele cita como exemplo a praça da Figueira, no bairro São Francisco, que estaria com algumas luminárias com defeitos deixando o local no escuro e colocando em risco a segurança da população. Ainda na mesma praça existe, conforme relata Cardim, a dificuldade de mobilidade dos idosos e crianças em função de um buraco, que está causando acidentes, além de prejudicar a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência.
A quadra poliesportiva, o CAE – Alberto Augusto Ferreira - também foi apontada por Cardim.
De acordo com o edil, durante o intervalo da escala de folga dos guardas patrimoniais a área fica sem vigias e com o sistema de iluminação acesa, fazendo com que pessoas entrem no local e apaguem as luminárias, o que vem gerando reclamações por parte da comunidade. Há, ainda, a questão do alambrado, que está caindo e a falta de areia na área de bocha.
O sistema de drenagem das ruas, que está prejudicado devido ao acúmulo de sujeira, fazendo com que a água fique parada por muitos dias em determinados locais; o problema da vazão das águas pluviais no centro da Praia Preta, que está causando incômodo aos freqüentadores; a limpeza imediata de terrenos; a construção de muro de contenção na vala que deságua na Praia das Conchas; a regularização de calçadas para atender os portadores de necessidades especiais; entre outras reivindicações, também foram questionados.
DER – O vereador José Cardim de Souza solicitou, ainda, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) com relação a implantação de lombadas e redutores de velocidade na avenida Vereador Antônio Borges, no bairro Varadouro, e na rodovia Manoel Hipólito do Rego, na Costa Norte, com o objetivo de facilitar a travessia de pedestres. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto das ZEIS será votado até o fim do mês
Com a criação das Zonas de Especial Interesse Social, moradores de núcleos congelados terão suas moradias regularizadas em relação à ocupação do solo do município e o Poder Público poderá levar melhorias como água, luz e rede de esgoto

São Sebastião - O projeto de lei complementar que autoriza a criação de ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social), de autoria do prefeito Dr. Juan Garcia, deve ser votado até o fim do mês. A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Wagner Teixeira, durante reunião promovida pela Prefeitura de São Sebastião com moradores de núcleo congelado do bairro Maresias, na Costa Sul.
Teixeira informou que o projeto que se encontra em tramitação nas comissões permanentes da Câmara não será devolvido à Prefeitura. “Os vereadores irão apresentar emendas e vamos vota-lo”, afirmou o vereador.
Cerca de 300 pessoas participaram da reunião sobre ZEIS. O prefeito Dr. Juan Garcia detalhou o projeto de lei e como as Zonas de Especial Interesse Social serão criadas.
A proposta visa promover justiça social por meio da regularização fundiária. Pelo menos 41 núcleos congelados da cidade serão beneficiados.
As ZEIS são porções do território destinadas exclusivamente à recuperação urbanística, à regularização fundiária por assentamento irregular já existente e produção de Habitações de Interesse Social (HIS), incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais e culturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local. São as áreas ocupadas por população de baixa renda, abrangendo favelas, loteamentos e parcelamentos irregulares. Em São Sebastião, as ZEIS serão os núcleos congelados, descritos por decreto que apresentará o levantamento planialtimétrico cadastral, definindo taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento, levantamento sócio-econômico e plano de urbanização. O plano de urbanização é debatido com a própria comunidade da Zona de Especial Interesse Social, que define as prioridades para o local.
Em alguns casos, a área não pode ser regularizada em sua totalidade, por infringir leis maiores, como as moradias no interior do parque estadual ou em áreas de proteção permanente. Desta forma, a comunidade define no plano de urbanização a proposta de habitação popular para resolver a situação. É neste ponto que a Prefeitura abre a possibilidade de se construir ou não moradias de até cinco pavimentos, a ser definido pela população local e do entorno dos núcleos. Somente o Poder Público pode construir os conjuntos habitacionais populares.
Todos os núcleos congelados estão em área próxima à encosta, nenhum à beira-mar. A idéia das ZEIS, além de dar tranqüilidade aos moradores dos núcleos congelados, que terão suas moradias regularizadas em relação à ocupação do solo do município, é permitir que o Poder Público possa levar melhorias como rede de esgoto, água encanada, energia elétrica e outros serviços públicos.
Várias audiências e consultas públicas foram realizadas para elaboração do projeto, as quais culminaram com adequações à proposta original. A iniciativa tem o aval de diversos segmentos da sociedade e do próprio Ministério Público.
Na reunião de Maresias, o prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou o alcance social do projeto de lei e pediu o exercício da democracia na Câmara. “Todos os vereadores são a favor das ZEIS. Alguns discordam da questão dos cinco andares, mas se não querem devem entrar com emendas. Nós, como poder público, temos de oferecer uma opção para quem não puder ter sua moradia regularizada com as ZEIS, como quem ocupa área de proteção ambiental ou parque estadual, infringindo leis estaduais e federais”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Defesa Civil de São Sebastião realiza treinamento nas Escolas Municipais

São Sebastião - Com o objetivo de orientar alunos e funcionários das Escolas Municipais a abandonarem rapidamente os prédios em casos de emergência, a Defesa Civil realizou nesta quinta-feira (10/08) um simulado de evacuação na EMEI Peteleco e na EM Profº José Machado Rosa.
Localizadas em torno da Petrobrás, as escolas receberam a proposta de a cada 15 dias estar participando dos simulados, no qual a idéia é levar essa experiência também para as outras escolas do município, conforme destaca o chefe de divisão da Defesa Civil, Paulo Galeano. “É importante que professores e alunos tenham isso no dia-a-dia, pois se acontecer alguma emergência, eles já sabem o que fazer e como se comportar”, declarou.
Entre outras coisas, acontece a organização dos alunos para a rota de fuga, a participação e divisão de responsabilidades entre as merendeiras e serventes, como desligar o gás de cozinha e apagar as luzes, e também a participação dos professores, com a tarefa de orientar, colocar em fila os alunos e acompanha-los, além de fechar as salas de aula.
Ao final, os funcionários da Defesa Civil fazem ainda uma vistoria no local para se certificar de que nenhum aluno se perdeu ou ainda está no prédio.
A iniciativa de realizar o simulado de evacuação é da Secretaria de Segurança Municipal (Segur), por meio da Defesa Civil e da Divisão de Tráfego, que agradecem a participação de todos os funcionários e alunos que participaram do programa. (Fonte: PMSS)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

O Melhor do Blues e Rock no Bar do Ulisses

Ubatuba - Dias 11 e 12 às 22h no Bar do Ulisses show com Paulo Meyer e banda The Burning Bush.
Rua Cel. Domiciano, 74 - Centro - Ubatuba - SP - Informações: ligue 9174 - 9314
(Fonte: Divulgação)

Detentos voltam para caminhão-baú

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba voltou a usar ontem um caminhão-baú para abrigar 14 presos que estão detidos em um corredor entre as celas da cadeia feminina da cidade. O local também abriga cinco menores.
Usado para o transporte de presos, o veículo foi transformado durante quatro horas e meia em cela por causa da falta de vagas em cadeias do Litoral Norte.
O caminhão já havia sido usado como cárcere no começo do mês passado, quando 16 presos ficaram dois dias detidos no veículo. Eles deixaram o caminhão depois que a delegacia recebeu uma ameaça de resgate dos presos.
VISITAS - Segundo a Polícia Civil, a medida foi repetida ontem apenas durante o horário de visita das 70 detentas da cadeia de Ubatuba, que tem capacidade para abrigar 24 presas. A visita ocorre às quintas-feiras.
"As cadeias de Caraguatatuba e São Sebastião estão impedidas por ordem judicial de receber presos. Por isso, a única saída que encontramos, e está longe de ser a ideal, foi deixar os presos no caminhão durante a visita (das presas)", disse o delegado Odair Bruzos, que responde interinamente pela Delegacia Seccional de São Sebastião.
Segundo ele, a transferência foi feita para evitar que a visita fosse suspensa ou que os presos entrassem em contato com as detentas. "Colocamos os presos no caminhão para evitar problemas maiores, como uma rebelião."
TRANSFERÊNCIA - Bruzos disse ainda que a Delegacia Seccional envia "todos os dias" para a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) pedido de transferência de presos.
A última transferência ocorreu em 10 de julho, quando 11 presos foram encaminhados para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. (Fonte: ValeParaibano)

Mulher é presa com drogas em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Militar prendeu na madrugada de ontem Ines de Castro Pereira, 39 anos, suspeita de vender drogas em Ubatuba. Ela foi detida na praça Bip, região central da cidade, com 71 pedras de crack embaladas e escondidas em um saco. Viatura da PM patrulhava o local quando os policiais perceberam Ines com um homem --que conseguiu fugir de bicicleta-- em atitude suspeita. Eles estariam negociando drogas. A polícia informou ainda que a dupla também estaria ameaçando pessoas na praça com uma arma. Com passagem pela polícia por furto, Ines foi levada para a cadeia feminina de Ubatuba. Ela será indiciada por tráfico de drogas. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba realiza Festa da Tainha

Ubatuba - A Sabe (Sociedade Amigos do Bairro da Estufa 2), em Ubatuba, promove a 8ª Festa da Tainha, de hoje a domingo, a partir das 19h. Durante os três dias de festam, a sociedade promove muita animação com shows musicais e concursos.
O objetivo da festa é reunir os moradores do bairro e arrecadar recursos para melhorar a sede da Sabe.
Segundo a presidente da Sabe, Maria Esmeralda Paiva dos Santos, 43 anos, o valor arrecadado no evento é baixo, mas já foi possível obter várias melhorias. "Nós colocamos alambrado, telhado e aumentamos o prédio nesses últimos anos."
A tradicional comemoração começou há oito anos. Segundo Maria Esmeralda, a tainha virou tema da festa por preocurar o Litoral Norte nesta época para desovar, segundo os antigos moradores da região.
O evento realizado no bairro reúne aproximadamente 2.000 pessoas, entre eles moradores e amigos de bairros próximos. São consumidas cerca de 500 tainhas assadas. Os tíquetes são vendidos antecipadamente e durante a festa, por R$ 18.
Para a família de Rita de Cássia Pereira, 31 anos, a tainha da festa é a mais gostosa da região. "Meu padrinho e minha irmã dizem que o tempero usado na tainha da festa é diferente, eles adoram."
A Festa da Tainha será realizada na Sabe, que fica localizada na Praça Maracanã, Estufa 2, em Ubatuba (Fonte: ValeParaibano)

Eleição da CIPA acontece na próxima semana
O papel da CIPA é identificar os riscos no processo de trabalho, contando com a participação do maior número de funcionários

Ubatuba - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, da Prefeitura de Ubatuba, realiza sua eleição na próxima quinta-feira, 17. Todos os servidores têm direito ao voto. A CIPA é formada por quatro representantes do empregador, por meio de indicação, e quatro representantes dos empregados da Prefeitura, por meio de eleição. Existem ainda quatro vagas para os suplentes eleitos e quatro para os indicados.
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA também aborda as relações entre o servidor e o trabalho, objetivando a constante melhoria das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
As urnas fixas estarão nas secretarias de Educação, Obras e Saúde. As urnas volantes percorrerão todas as escolas municipais e os postos de saúde. A eleição acontece das 8 às 18 horas. O resultado da eleição será divulgado no dia 18 de agosto. Estão concorrendo as vagas de membros da CIPA os seguintes funcionários: Chico Eletricista (Secretaria de Obras), Kelly Gomes (IPMU), Popô Pintor (Secretaria de Obras), Joel (GMU), Maria Tereza (Centro Odontológico), Mônica Alix (SMEL), Genésio (Sindicato) e Tânia (EMEI Idalina). (Fonte: PMU)

Vereador Jairo dos Santos homenageia grupo Guaruçá

Ubatuba - Na última sessão da Câmara, realizada terça-feira, dia 8, o vereador Jairo dos Santos (PT), homenageou, através de uma Moção de Congratulações, o grupo folclórico e alegórico "Guaruçá".
O Guaruçá foi criado por um grupo de artistas com o objetivo de fomentar a cultura caiçara, nas suas mais diversas manifestações. De forma inédita, em 2005, o grupo abriu o carnaval de Ubatuba com o bloco "O Guaruçá", resgatando as tradicionais e alegres marchinhas.
Ainda contribuindo com a cultura caiçara o grupo também encena contos e lendas, folia de Reis, malhação de Judas, entre outros espetáculos, apresentados em escolas e praças públicas.
O vereador parabenizou o grupo ressaltando a importância do trabalho que desenvolve, "são pessoas sérias e preocupadas em resgatar o folclore e a cultura caiçara, portanto merecedoras desta homenagem pelo trabalho que realizam para Ubatuba e seus visitantes", disse Jairo.
O idealizador e representante do grupo Guaruçá, Julio César Mendes, agradeceu a Moção, "esta homenagem é o reconhecimento de um trabalho dedicado deste grupo, que tenta, da melhor forma possível, manter viva a cultura caiçara".
Também compõem o grupo: Washington Garcez de Jesus, Luiz Gustavo Ballio, Íris Henrique, Marcelo Brasileiro, Agnaldo dos Santos, Marinho do Itaguá, Mariza Taguarda, Mariza Muniz, Ana Maria Fernandes e Bruna Mendes. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Comunidade do Corcovado participa de atividades promovidas pela Sala Verde

Ubatuba - Terminam nesta sexta-feira, 11, os trabalhos de Educação Ambiental promovidos pela Prefeitura de Ubatuba, através da Sala Verde, junto à comunidade do bairro do Corcovado.
Aproximadamente 50 pessoas participaram do curso, ministrado pela equipe da Sala Verde na segunda e quinta-feira; terça e quarta foi a vez das crianças participarem das Aulas Verdes, um passeio onde foram apresentados aspectos da vegetação da região a cerca de 60 alunos da escola do bairro. Nesta sexta-feira acontece um curso direcionado aos professores, a partir das 15h30.
Para Vânia Carrozzo, educadora ambiental e uma das coordenadoras da Sala Verde, a primeira experiência do segundo semestre foi proveitosa. “Retomamos as atividades e esse primeiro contato com a comunidade do Corcovado foi ótimo. Continuaremos a levar esse trabalho por todo o município e esperamos cada vez mais a participação da comunidade para discutir esse tema tão importante”, disse Vânia.
Mais informações sobre a Sala Verde podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone 3833-3010. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba e Comissão Municipal de Emprego promovem capacitação profissional

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e da Comissão Municipal de Emprego, promove nos dias 14, 15 e 17 deste mês um curso de capacitação profissional destinado a auxiliares de serviços gerais, empregadas domésticas e diaristas cadastrados no Balcão de Empregos da Prefeitura.
Entre os temas abordados no curso estão segurança no ambiente de trabalho, direito trabalhista, como lidar com crianças e manuseio de eletrodomésticos. As aulas serão apresentadas em vídeo e um monitor da Com-emprego estará disponível para sanar eventuais dúvidas.
O curso será ministrado na Secretaria de Educação, que fica na rua Gastão Madeira, 101, no Centro. As aulas acontecem das 14 às 17h. Ao final todos os participantes receberão certificados de participação.
Balcão de Empregos - A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba divulgou o balanço de atividades do Balcão de Empregos no mês de julho: 318 pessoas foram atendidas, havendo 160 encaminhamentos para 65 vagas que foram preenchidas. De janeiro até 31 de julho, 2887 pessoas foram atendidas, destas, 1344 foram encaminhadas para entrevistas. Das 466 vagas colocadas à disposição no período, todas foram preenchidas.
Documentação - A secretaria também providenciou o preenchimento de 175 formulários de primeira e segunda via de carteiras de identidade e atestado de antecedentes, além de 58 pedidos de certidões em geral. Também cobrou providências sobre 60 certidões que foram solicitadas, porém não houve retorno dos cartórios responsáveis. (Fonte: PMU)

Bodyboarder de Ubatuba é terceira colocada no ranking bodyboarding

Ubatuba - A bodyboarder Débora Ross assumiu a terceira posição do ranking do Circuito feminino Kpaloa Musas do Bodyboarding, ao chegar em quinto lugar na terceira etapa do Circuito, realizado no último final de semana no Rio de Janeiro. Ao retornar a Ubatuba, Débora apresentou ao prefeito Eduardo Cesar o troféu conquistado no torneio que contou com a participação de aproximadamente 70 atletas, entre elas Neymara Carvalho (bicampeã mundial, líder do circuito mundial 2006) e Soraia Rocha (bi-campeã mundial).
Débora, a única representante de São Paulo no evento, fez questão de, ao retornar da competição, apresentar o troféu ao prefeito Eduardo Cesar. “Vim apresentar esse prêmio a ele, que sempre apóia o esporte, e mostrar que o nosso boadyboarding também está vivo”, disse Débora.
Eduardo parabenizou a atleta e sonhou com mais campeões da modalidade na cidade. “São resultados como esse, conseguido pela Débora, que não temeu diante de grandes campeãs, que engrandecem o esporte de Ubatuba. Já somos a ‘Capital do Surfe’, temos as melhores ondas e começamos a formar campeões do bodyboarding também”, disse o prefeito.
Com o resultado Débora passou a ocupar a terceira posição no ranking do Kpaloa Musas do Bodyboarding. A quarta e última etapa acontece na primeira semana de dezembro, no Postinho da Barra da Tijuca. (Fonte: PMU)

Audiência apresentou minuta do Plano Diretor Participativo de Ubatuba
A participação popular foi destaque na audiência que apresentou as diretrizes do instrumento que vai ordenar o desenvolvimento de Ubatuba nos próximos anos

Ubatuba - O Núcleo Gestor e o Grupo de Elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba apresentaram na noite da última quarta-feira, 9, a minuta da lei que deve ser aprovada até outubro para nortear o futuro do município. Para um auditório lotado no salão da Igreja São Francisco, a primeira audiência pública do Plano Diretor de Ubatuba, elucidou quais serão as principais diretrizes da lei e como funciona a forma de implantação e gestão do PDP.
Foram cadastrados cerca de 130 delegados que participarão de pelo menos uma das três reuniões preparatórias, previstas para os dias 14 (região sul, no Restaurante Sinhá, a partir das 8 horas), 16 (região norte, na sede da regional norte, à partir das 8 horas) e 18 de agosto (região central e oeste, na Escola Anchieta, a partir das 8 horas). A Conferência para votação da minuta será no dia 24 de agosto, às 19 horas, no salão da Igreja São Francisco.
Os presentes tiveram a oportunidade de obter cópias das minutas para poderem analisá-la com cuidado. Após a leitura da minuta, quem não concordar com algum aspecto do documento ou quiser discutir qualquer assunto relacionado ao mesmo, também deve comparecer à uma das reuniões preparatórias. Nestas reuniões o cidadão poderá verificar junto ao Grupo de Elaboração se as reivindicações de seu bairro foram inseridas no Plano Diretor e entender melhor o funcionamento da lei. As três reuniões terão o mesmo formato e conteúdo, portanto as pessoas podem escolher de qual reunião participar. A minuta da lei do Plano Diretor também está disponível no site www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor.
Participação popular - Representando o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que, por estar em viagem participando de várias audiências com representantes do Governo do Estado não pôde comparecer à audiência, o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, abriu o evento, falando sobre a importância da participação popular na elaboração do Plano Diretor de Ubatuba. “O prefeito Eduardo César fez uma promessa de realização de um governo participativo na condução dos caminhos do nosso município e hoje estamos vivendo mais uma etapa do cumprimento desta promessa”, afirmou Mourão. Segundo o secretário, a minuta da lei do Plano Diretor de Ubatuba reflete os anseios de toda a comunidade que se mobilizou e participou de mais de uma dezena de reuniões preparatórias e assegura à população de Ubatuba um desenvolvimento político administrativo nunca visto antes. “A criação do Conselho da Cidade e das unidades distritais é uma inovação democrática e irá garantir que cada região do município participe efetivamente da condução do seus destinos”, enfatizou.
Convidados também para fazerem parte da mesa, os vereadores Jairo dos Santos e Cláudio Gulli fizeram questão de parabenizar a população de Ubatuba pela significativa participação na elaboração do Plano, o que, segundo eles, irá de fato refletir os anseios da comunidade impedindo que mudanças de última hora sejam feitas quando a lei chegar à Câmara Municipal para sua aprovação final. Para o consultor do Ministério das Cidades, José Nélio dos Santos, que também participou da elaboração da minuta, Ubatuba está vivendo um momento muito importante que faz parte de um grande processo de transformação do município. "A população deixou de ser objeto e passou a ser sujeito. Os destinos de Ubatuba estão agora nas mãos de todos".
Turismo como vetor de desenvolvimento - O arquiteto Renato Nunes, do grupo de elaboração do plano, explicou que a lei dividiu o Plano Diretor de Ubatuba em três bases: ordem econômica, qualidade de vida e gestão administrativa. O turismo foi apontado como vetor básico de desempenho econômico para Ubatuba, em razão das características históricas da região e do município, consolidadas como vocação prioritária no desejo expresso pela vontade popular, manifestada nas consultas preliminares que precederam a elaboração do Plano Diretor.
Divisão em distritos - Tendo em vista que Ubatuba é um município extenso e que a ocupação urbana ocorre de forma fragmentada, o Plano Diretor dividiu, administrativamente, Ubatuba em cinco distritos: sul, centro-sul, sede municipal, oeste e norte. O Distrito administrativo Sul será formado pelos bairros da Tabatinga, da Ponta Aguda, da Praia do Frade, da Caçandoca, do Rio da Prata, do Araribá, da Maranduba, do Sertão do Meio, do Sertão da Quina, das Águas do Ingá, Sapé, da Lagoinha, do Engenho Velho, do Bonete e da Praia Grande do Bonete.
O Distrito administrativo Centro-Sul, será formado pelos bairros da Praia Vermelha do Sul, da Praia Dura, do Corcovado, da Folha Seca, do Rio Escuro, da Domingas Dias, do Lázaro, do Saco da Ribeira, da Ribeira, do Flamengo, do Flamenguinho, do Perequê Mirim, da Santa Rita, da Enseada e das Toninhas. Já o Distrito da Sede Municipal, será constituído pelos bairros da Praia Grande, da Estufa, do Itaguá, do Acaraú, do Tenório, da Praia Vermelha, da Ponta Grossa, da Barra da Lagoa, da Silop, do Umuarama, do Centro, do Sumaré e do Perequê Açu. O Distrito Oeste será formado pelos bairros da Sesmaria, da Estufa II, do Monte Valério, do Mato Dentro, da Cidade Carolina, da Bela Vista, da Marafunda, do Ipiranguinha, do Morro das Moças, do Horto, da Figueira, da Ressaca, da Pedreira, do Sumidouro, do Taquaral e da Barra Seca e o Distrito Norte será composto pelos bairros da Praia Vermelha do Norte, da Casanga, da Itamambuca, do Félix, do Prumirim, do Puruba, do Ubatumirim, do Sertão do Ubatumirim, do Almada, do Engenho, da Fazenda, da Picinguaba e do Camburi.
Gestão dos distritos - A gestão dos distritos administrativos será feita por meio de Conselhos Distritais que terão a função de fiscalizar as ações e gastos públicos, bem como explicitar as demandas, necessidades e prioridades na área de sua abrangência. O Conselho Distrital buscará articular-se com os demais Conselhos Municipais, Conselhos Gestores e similares. O Conselho Distrital será composto por representantes indicados, sendo 1 (um) membro de cada uma das associações de bairros, legalmente constituídas e com sede no território do Distrito. Poderão ser criadas no âmbito dos Conselhos Distritais, Comissões Setoriais para estudo e aprofundamento de questões em sua área de abrangência.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a proposta da criação dos distritos transforma em lei a participação das comunidades que possuem dificuldade de fazer chegar suas necessidades à Prefeitura. “Quando as pessoas se reúnem para discutir seus problemas as conclusões são muito mais eficientes, permitindo também que o Poder Público seja mais eficiente na solução destes problemas. Continuo firme no meu propósito de sempre assegurar a participação de todo e qualquer cidadão no planejamento e desenvolvimento de nossa cidade”.
Conselho da Cidade - No que diz respeito à implantação e gestão do PDP de Ubatuba, como instrumento foi criado o Conselho da Cidade, que substituirá, para todos os efeitos legais, o Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD). O Conselho da Cidade será formado por todos os conselhos municipais e pelos Conselhos Distritais. (Fonte: PMU)

8ª Fest SABE da Tainha acontece neste final de semana em Ubatuba

Ubatuba - A Sociedade Amigos do Bairro da Estufa (SABE) promove, a partir desta sexta-feira, 11, a 8ª Fest SABE da Tainha, em comemoração aos 25 anos da entidade. A festa prossegue até domingo e a Sociedade Amigos do Bairro da Estufa promete muita animação com shows musicais, concursos e a tradicional tainha assada na brasa. Diversas barracas estarão comercializando doces, salgados, bebidas e a tainha assada acompanhada de arroz, maionese e farofa que será vendida a R$ 18,00.
Na sexta-feira, 11, a atração da festa será a dupla sertaneja Roberto e Amauri, de São Paulo. No sábado, estão programadas as apresentações musicais das crianças do bairro, eleição da Miss Fest SABE e logo após o show da Banda D’Jagha. No domingo, 13, quem se apresenta é o grupo musical Surf Reggae e em seguida Ibraim e Daniel. As atrações musicais acontecem sempre a partir das 21 horas. A 8ª Fest SABE acontecerá na praça Maracanã, na Estufa II, sempre a partir das 19 horas e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: PMU)

ADUBA promove show de prêmios

Ubatuba - A Associação dos Deficientes de Ubatuba (ADUBA) realiza nestedomingo, 13, mais uma edição do seu “Show de Prêmios”. O evento, que visa arrecadar fundos para manutenção dos trabalhos oferecidos a mais de mil associados, promoverá um grande festival de prêmios, na praça BIP, à partir das 14 horas. Mais informações poderão ser obtidas junto à entidade, na rua Manoel Cruz Barbosa, 332, ou através dos telefones 3833-4466 ou 3833-0519.
Recadastramento - A ADUBA está atualizando seu cadastro e para isso pede o comparecimento de seus associados à sede da entidade em horário comercial, para confirmação de dados. (Fonte: PMU)

Eleição da CIPA acontece na próxima semana
O papel da CIPA é identificar os riscos no processo de trabalho, contando com a participação do maior número de funcionários

Ubatuba - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, da Prefeitura de Ubatuba, realiza sua eleição na próxima quinta-feira, 17. Todos os servidores têm direito ao voto. A CIPA é formada por quatro representantes do empregador, por meio de indicação, e quatro representantes dos empregados da Prefeitura, por meio de eleição. Existem ainda quatro vagas para os suplentes eleitos e quatro para os indicados.
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA também aborda as relações entre o servidor e o trabalho, objetivando a constante melhoria das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
As urnas fixas estarão nas secretarias de Educação, Obras e Saúde. As urnas volantes percorrerão todas as escolas municipais e os postos de saúde. A eleição acontece das 8 às 18 horas. O resultado da eleição será divulgado no dia 18 de agosto. Estão concorrendo as vagas de membros da CIPA os seguintes funcionários: Chico Eletricista (Secretaria de Obras), Kelly Gomes (IPMU), Popô Pintor (Secretaria de Obras), Joel (GMU), Maria Tereza (Centro Odontológico), Mônica Alix (SMEL), Genésio (Sindicato) e Tânia (EMEI Idalina). (Fonte: PMU)

Ubatubenses mostram surfe na Inglaterra e no Japão

Ubatuba - Após terem competido juntos no Honda US Open, etapa disputada no final de julho na Califórnia, os ubatubenses que correm por uma boa colocação no ranking do WQS 2006 se dividiram, no último final de semana (5 e 6), em busca dos importantes pontos da divisão de acesso à elite do surfe mundial.
Hizunomê Bettero, que estreou no WQS em 2005, foi para a Inglaterra disputar o Rip Curl Boardmasters, que acontece todos os anos em Fistral Beach, Newquay. Neste mesmo lugar Renato Galvão conquistou sua primeira vitória em uma etapa do WQS em 2003. Já Odirlei Coutinho e Renato Galvão rumaram para o Japão, onde competiram pela etapa seis estrelas Billabong Yumeya Tahara Pro, em Akabane Beach.
Hizunomê Bettero começou bem o evento que contou com vento forte e mar bastante mexido. Hizú somou 15,67 no round de estréia, deixando o americano Micah Byrne em segundo, com 12,3. No round dos 96 o ubatubense não conseguiu o mesmo desempenho e acabou finalizando a competição com o 4º lugar em sua bateria.
O sul-africano David Weare foi o grande campeão da etapa da Inglaterra. A “perna européia” do WQS 2006 segue agora para a França e finaliza em Portugal.
No Japão - Em Akabane Beach, o campeão brasileiro Renato Galvão entrou com fome de vitória e foi com tudo pra cima de seus adversários. Galvão somou 14,50 para despachar os japoneses Naohisa Ogawa (3º) e Keisuke Imada (4º). O australiano Nick Riley, que somou 12.16 ficou em segundo e garantiu sua vaga para o próximo round.
O 19º confronto contou com Odirlei Coutinho, que entrou na rodada dos 96 com a missão de encarar dois grandes atletas brasileiros: o carioca Leonardo Neves e o ex top WCT, Guilherme Herdy. Odirlei teve dois bons resultados e ficou na briga o tempo todo, porém, não conseguiu a nota 6.78 que precisava para continuar na competição. Herdy venceu a bateria, seguido por Leo Neves, com Odirlei em terceiro e o americano Che Stang em 4º.
O 22º confronto contou com a presença de Renato Galvão que não conseguiu ter o mesmo rendimento da bateria anterior. Galvão ficou próximo da classificação até quase o final da bateria, até que o australiano Jarrad Howse conseguiu uma boa nota e passou de segundo para primeiro, deixando Renato precisando de um 5,67 para se classificar. No final da bateria Renato cometeu interferência e saiu da competição.
O também sul-africano Royden Bryson foi o campeão da etapa, derrotando o pernambucano Bernardo Pigmeu na final. Com o resultado, o brasileiro Neco Padaratz, que chegou até as semifinais, assumiu a liderança do ranking WQS 2006, após 27 etapas. Neco foi bicampeão mundial do WQS em 2003 e 2004.
Os ubatubenses agora estão na Europa, onde competem na França e posteriormente em Portugal. Entre os dias 23 e 29 de outubro, o confronto acontece nas ondas da Praia de Itamambuca, onde os atletas competirão em casa por uma melhor classificação.
Confira a colocação dos atletas locais no circuito mundial:
57 - Hizunomê Bettero
67 - Odirlei Coutinho
82 - Renato Galvão
212 - Diego Santos
(Fonte: PMU)
 

 


 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00h e 19:00hs

 

"Separados pelo Casamento"
Ás 17:00hs e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Sessão única ás 21:00hs


"Vem Dançar"
Ás 15:00 - 17:00 - 19:00hs
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Debalde

Um morador da Ilha Vitória
Remou quase quatro horas
Para comprar a rede
De José Almiro, meu avô
Mas não houve negócio
Não houve história
Ficou para o almoço
E só recusou a salada
Dizendo que não era cabrito
Pra comer mato
Se despediu
E antes de embarcar de volta
Comentou que tinha vindo debalde
E só o que conseguiu com a viagem
Foi deixar Eliazinho admirado:
- O homem veio da ilha de balde!

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

APAE comemora

O grande sonho de pais, alunos, diretoria e comunidade de construir a nova sede da APAE está se tornando realidade.os primeiros passos já foram dados com aterro, limpeza do terreno e demarcação do limite da área efetuado pela Prefeitura Municipal.
Grupos de voluntários empenhados, pais de alunos e comunidade liderados pelo Sr.Nilson Francisco de Oliveira Filho, (pai de nossa querida Aline), Sr.Onivaldo (bola),o jovem Célio Rodrigues de Jesus,o Sr.Concha, alunos, comércio local doando materiais diversos deposito Casa Nova, Rei da Construção, Rayton, Litoral Tintas e refeições para a jornada (Restaurante Ismael).um esforço conjunto para a conclusão do fechamento da área.
Após meses de estudos para atender as exigências de se construir uma escola de nível que atenda a contento o bom aproveitamento de nossos alunos especiais , o engenheiro Roberto de Carvalho Rezende elaborou o projeto que se encontra aprovado pela PMU e órgãos competentes.
É muito sincero o nosso agradecimento à pessoa do excelentíssimo senhor prefeito, Eduardo César,que espontaneamente isentou nossa entidade de todas as taxas para aprovação do projeto.
Estamos em fase de orçamento para o início imediato das obras que será por etapas,com apoio de doações das senhora Êrothides Godoy e Lucia Gatti Iervolino.
Nossos agradecimentos a todos que estão colaborando com essa obra que dignifica nosso município. a APAE é amor, ação e responsabilidade social.

Mia Mafalda Niedheidt
Presidente

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Ilha Comprida © Sueli Lopes das Neves

Ilha Comprida
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor