Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2006 - Nº 1584 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Unitau é destaque em Congresso de Comunicação
Alunas da UNITAU são finalistas da "Semana Estado de Jornalismo"

Caraguatatuba
Escola do bairro Casa Branca premia alunos destaques
Palestra sobre reciclagem e Agenda 21 acontece neste sábado, 12, em Caraguá
Saúde pública de Caraguá realiza vasectomia

Ilhabela
-

São Sebastião
SOS Samaritanos realiza curso para novos voluntários
Centro de apoio ao turista, no bairro de Boracéia, foi discutido com a comunidade
Projeto que prevê sinalização de perímetros urbanos no município está em estudo
Poupa Tempo só é autorizado para municípios com mais de 300 mil habitantes
Prefeitura paga pouco mais de 278 mil merendas no mês de junho
APELL está em vigor e tem participação da Prefeitura


Ubatuba
Demolição no Camburi pode ser ilegal
Adolescente com doença rara precisa de ajuda médica
Câmara aprova programa “Sua cidade, sua casa”
Câmara adia projeto sobre o Passe livre em dias de eleições
Câmara aprova projeto que cria sessão popular
Região Sul de Ubatuba recebe melhorias
ADUBA promove show de prêmios
Comunidade do Corcovado participa de atividades promovidas pela Sala Verde
Plano Diretor terá reuniões preparatórias
Perequê Açu recebe concurso de escultura na areia no dia 27
Inscrições para a segunda etapa do Municipal de Surfe podem ser feitas até o dia 16
Prefeitura de Ubatuba homenageia atletas que disputaram Jogos Regionais
Consumidores e comerciantes de Ubatuba têm nova opção para compra de frutas e hortaliças
Equipes da Escolinha Municipal de Surfe levam primeira etapa do Circuito Nicoboco
Prefeitura congela mais um núcleo habitacional irregular
Campanha de vacinação anti-rábica será prorrogada
Festival Gastronômico de Ubatuba homenageia os pais neste domingo

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Unitau é destaque em Congresso de Comunicação

Litoral Norte - O Departamento de Comunicação Social da Unitau tem mais um motivo para comemorar. Depois da classificação de duas alunas para a Semana Estado de Jornalismo e da premiação do primeiro lugar no Expocomsur, 13 trabalhos foram selecionados para participar do Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação). O evento é realizado durante o congresso da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares) que este ano acontece de 6 a 9 de setembro, na Universidade de Brasília.
O Expocom é uma exposição que reúne trabalhos de estudantes de comunicação de todo país, das áreas de Cinema e Vídeo, Editoração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e Tv e Relações Públicas. “Todos os anos temos trabalhos finalistas, e este ano houve um aumento por causa do curso de Relações Públicas que teve 4 trabalhos selecionados”, afirma José Felício Goussain Murade, chefe do Departamento.
Este ano, trinta e cinco trabalhos foram inscritos e os selecionados estão nas modalidades de Cartum, Charge, História em quadrinhos, Fotografia Artística, Ensaio, Radionovela, Organização de evento, Projeto de Assessoria de Comunicação, Projeto Experimental Institucional, Vídeo Institucional, Campanha de Promoção, Jornal Digital e Livro Reportagem. De acordo com Murade, a seleção mostra o crescimento do Departamento e aponta não só a eficiência como também a qualidade de ensino.
O Expocom proporciona aos estudantes a experiência de participar de um evento com grande peso no mercado, onde poderá encontrar além das exposições, um Simpósio que discutirá a metodologia do próprio evento bem como as novas tendências de linguagens, técnicas e práticas na elaboração de produtos midiáticos, além da produção laboratorial.
A partir do dia 7 o Expocom estará aberto ao público, e no dia 8 os finalistas serão premiados. Os primeiros lugares receberão um troféu; Já os segundos e terceiros colocados receberão menções especiais concebidas pelo júri. (Fonte: UNITAU)

Alunas da UNITAU são finalistas da "Semana Estado de Jornalismo"

Litoral Norte - As alunas do 4° ano de Jornalismo da Universidade de Taubaté, Kelma de Queiroz Jucá e Tatiana Amaral, foram selecionadas entre os quatro primeiros finalistas da Semana Estado de Jornalismo. O concurso é promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com o Banco Real, e reúne estudantes de diversas universidades do estado.
Na primeira etapa do concurso, as alunas disputaram o prêmio com 210 estudantes de dez universidades, entre elas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Anhembi-Morumbi de São Paulo, Universidade de Guarulhos (UnG), Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e outras. Os participantes foram desafiados a escrever uma reportagem sobre o tema “desenvolvimento sustentável”, e os quatro melhores textos foram selecionados.
Ao final das quatro etapas, em novembro, os escolhidos passarão por uma entrevista e terão seus textos publicados no jornal. O vencedor final do prêmio ganhará uma bolsa de estudos na Universidade de Navarra, na Espanha. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Escola do bairro Casa Branca premia alunos destaques
Os estudantes que se destacaram nas aulas durante o primeiro semestre de 2006, foram premiados pela direção da EMEF Benedita Pinto Ferreira na tarde de ontem. Eles ganharam um passeio no cinema.

Caraguatatuba - A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Benedita Pinto Ferreira, localizado no bairro Casa Branca, realizou hoje, dia 10 de agosto, uma premiação aos alunos ‘destaques’ da unidade escolar. Eles ganharam um passeio ao cinema pelo desempenho que tiveram durante o primeiro semestre de 2006. A premiação é uma iniciativa interna da escola para presentear alunos que participaram de projetos, obtiveram boas notas em todas as disciplinas, e mantiveram uma boa conduta. Cada sala do período da manhã e tarde teve um representante eleito para essa premiação, totalizando 15 alunos.
De acordo com a professora Mônica Parahyba Campos, que ministra aulas de ciências do 5º ao 8ºano, é interessante realizar essa premiação, pois é um incentivo para que os demais alunos esforçarem-se em busca de melhores resultados nos próximos bimestres.
A professora da disciplina de inglês do 5º ao 8º ano, Helena Cristina Guerreiro Belda, acrescenta que a premiação não era esperada pelos alunos e o fator surpresa gerou esperanças aos demais estudantes que não foram presenteados.
Para o aluno do 8º ano, Helder Rodrigues da Silva, que foi destaque de sua sala, é importante a premiação para incentivar os outros alunos a participarem mais das atividades e trabalhos da escola.
A diretora da escola, Márcia Regina Paiva Silva considera importante a iniciativa. “Como temos encontrado muitas dificuldades no processo de ensino/aprendizagem, essa foi uma proposta encontrada pelo grupo de professores e equipe técnica da escola, para incentivar todos os alunos a se dedicarem cada vez mais”, concluiu. (Fonte: PMC)

Palestra sobre reciclagem e Agenda 21 acontece neste sábado, 12, em Caraguá

Caraguatatuba - Reciclagem e Agenda 21 serão os temas da palestra que acontece neste sábado, dia 12, das 9h às 12h, na Secretaria de Educação de Caraguatatuba para cerca de 100 pessoas.
O evento será direcionado para as equipes dos Escoteiros, Gacc - Albatroz (Grupo de Auxílio Civil de Caraguatatuba) e os cooperados da Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis – Catatudo. A palestra será proferida por técnicos das secretarias de Educação e Meio Ambiente do município.
N ocasião, a secretaria de Saúde, por meio da UAMI (Unidade de Atendimento de Portadores de Moléstias Infecto-contagiosas) também estará falando sobre o vírus HIV e as formas de prevenção. (Fonte: PMC)

Saúde pública de Caraguá realiza vasectomia
Para realizar a esterilização, os interessados devem passar por vários procedimentos com as equipes do PSF/PACS, da rede pública de saúde do município

Caraguatatuba - Os usuários dos SUS - Sistema Único de Saúde de Caraguatatuba interessados na realização da vasectomia já podem ser beneficiados através do PSF - Programa de Saúde da Família do município, sem nenhum custo. A regulamentação foi publicada no diário oficial no dia 10, sob a resolução número 2, de 8 de agosto de 2006.
Para fazer a esterilização, os interessados deverão seguir alguns critérios básicos e providenciar a solicitação do procedimento por um médico credenciado junto à rede municipal de saúde do município.
A vasectomia será permitida somente de forma voluntária para homens com capacidade civil plena e maior de 25 anos com dois filhos vivos, sendo que o menor terá que ter no mínimo um ano de idade. O casal deverá estar consciente e certos da esterilização definitiva, tendo que obedecer ao prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico. Para a realização da cirurgia, haverá preferência de acordo com a idade e o número de filhos vivos do casal interessado.
Para que o interessado seja contemplado com a cirurgia, é necessário registrar a expressa manifestação da vontade em um documento, que será fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, escrito e firmado após a informação comprovada a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldade de sua reversão e opções de contracepção reversível existente.
O casal também terá que realizar alguns procedimentos como, triagem por meio das equipes do PSF/PACS -Programa de Saúde da Família/Programa de Agente Comunitário de Saúde; participação em um grupo de Educação em Saúde sobre Planejamento Familiar; consulta com o médico do PSF ou Clínico Geral.
O casal receberá a visita da equipe do PSF para a confecção de relatório e encaminhamento para o serviço de Assistência Social e visita de um assistente, que instruirá sobre o processo com seu parecer e encaminhará ao Centro de Saúde; análise do processo pelo médico e consulta do casal para orientação e assinatura dos termos de compromisso; realização dos procedimentos pré-operatórios.
Após realizados todos os procedimentos necessários será agendada a cirurgia; haverá também o controle pós-operatório, inclusive mediante a realização do espermograma após seis semanas. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

SOS Samaritanos realiza curso para novos voluntários

São Sebastião - O SOS Samaritanos realizará, a partir do dia 21 de agosto, na Associação Comercial de São Sebastião (ACISS), um curso de plantonistas para novos voluntários do projeto. A intenção é aumentar o quadro de voluntários e prepara-los para o atendimento.
Serão seis dias de curso, sempre a partir das 19h, com técnicas de como ouvir e acompanhar o desabafo das pessoas, aliviando o sofrimento sem interferir na decisão, desvinculado de religião e política.
Atualmente, o SOS Samaritanos conta com cerca de 20 voluntários para um atendimento diário das 10h às 22 h. A meta do projeto é chegar ao atendimento de 24 horas, podendo ser considerado um CVV (Centro de Valorização da Vida), condição requerida pelas diretrizes da entidade de âmbito nacional.
De acordo com o SOS Samaritanos, são cerca de oitenta ligações semanais, totalizando 560 chamadas mensais. Atualmente, a faixa etária que mais procura o projeto são os adolescentes.
Diante do aumento da demanda de chamadas, o SOS Samaritanos procura voluntários que possam atuar em um plantão de quatro horas por semana. A entidade, através do telefone 0800-7700641, presta um valioso serviço de prevenção contra o suicídio. O SOS Samaritanos proporciona assistência emocional e espiritual para pessoas que, sozinhas, não conseguem resolver ou suavizar os seus problemas.
Com o SOS, as pessoas que se sentem só podem se abrir, tendo sua identidade em absoluto sigilo. Nestes dois anos de existência, plantando sementes de alegria e otimismo, espalhando paz e esperança, o SOS Samaritanos de São Sebastião vem realizando, além dos atendimentos telefônicos, atendimentos pessoais na sua sede, localizada na rua Auta Pinder, 218, no Centro. Os interessados podem se informar pelo telefone 3893-1441. O curso inicia às 19h do dia 21 de agosto.
Doação do 0800 - O SOS Samaritanos de São Sebastião recebeu a doação inédita do número 0800-7700641 da Prefeitura de São Sebastião no início do ano passado. A unidade sebastianense é a primeiro a ter uma linha de atendimento gratuito. Com a linha convencional a entidade tinha gastos mensais de até R$ 200, não podendo atender ligações a cobrar. O valor era rateado entre os voluntários.
O SOS Samaritanos é uma ONG (Organização Não Governavental), fundada em 2003 em São Sebastião, seguindo a filosofia do CVV, entidade que desde 1962 atende o território nacional, possuindo mais de 50 postos e 2,5 mil voluntários. (Fonte: PMSS)

Centro de apoio ao turista, no bairro de Boracéia, foi discutido com a comunidade

São Sebastião - A construção do Centro de Apoio ao Turista, no bairro de Boracéia, foi debatida com a comunidade.
O anúncio foi transmitido pelo prefeito Juan Garcia, por meio de ofício, ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, em reposta a um requerimento do suplente Valdeci Vicente do Amparo, que também questionou qual o critério utilizado pela administração para escolher o bairro de Boracéia para instalar o centro.
De acordo com Garcia, o local foi escolhido pela gestão anterior e a entrega da obra, orçada em R$864.244,03, está prevista para ser entregue em 18 de outubro de 2006.
Na ocasião em que o requerimento foi aprovado, Amparo salientou que a população não teria sido consultada com relação ao empreendimento.
Cascalho – Uma outra questão que havia sido abordada pelo suplente Valdeci Vicente do Amparo diz respeito a falta de manutenção na Estrada do Cascalho, situada no bairro de Boiçucanga.
A via pública, segundo ele, está totalmente abandonada e cheia de buracos, o que vem atrapalhando o trânsito podendo causar sérios acidentes.
Segundo resposta do prefeito, a administração tem interesse em recuperar a rua em questão e está executando levantamentos para orçar o serviço. Entretanto, ele afirma que não tem data fixa para o início da obra e que o projeto está na Secretaria de Obras e Planejamento para definições e orçamentos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto que prevê sinalização de perímetros urbanos no município está em estudo

São Sebastião - A sinalização dos perímetros urbanos de São Sebastião está em análise de viabilidade e local no departamento de planejamento urbano da Prefeitura. A afirmação é do prefeito Juan Garcia em resposta a um requerimento apresentado pelo suplente Valdeci Vicente do Amparo, enquanto ocupava a cadeira do presidente da Casa, Wagner Teixeira.
Na ocasião, Amparo questionou qual o motivo da administração municipal não instalar placas que delimitam o município, citando, ainda, a localização dos perímetros urbanos existentes. “Observando, realmente não há nenhuma placa indicando os perímetros da cidade”, diz.
Segundo Garcia, não há data prevista para implantação por motivo de dotação orçamentária.
De acordo com a lei 1329/99, o perímetro urbano de São Sebastião corresponde ao espaço territorial do município, compreendido entra a Ponta do Sepituba, situado na avenida Vereador Armando Datino, no bairro de São Francisco, e o limite sul do Balneário dos Trabalhadores, localizado na Praia Grande. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Poupa Tempo só é autorizado para municípios com mais de 300 mil habitantes

São Sebastião - Em ofício encaminhado ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, o prefeito Juan Garcia informa que a implantação e operacionalização de uma Central de Atendimento ao Trabalhador, mais conhecido como ‘Poupa Tempo’, em São Sebastião, só é autorizado para municípios com mais de 300 mil habitantes.
A informação foi repassada em resposta a um requerimento do vereador Marcelo Mattos, que está afastado de suas funções pelo período de 90 dias.
O serviço, segundo o prefeito, vem sendo executado pelo programa ‘Vivação Cidadania’.
Na ocasião em que o documento foi aprovado, Mattos argumentou que o Poupa Tempo atualmente é um dos maiores prestadores de serviços dentro das capitais e que realiza atendimento rápido e eficiente, inclusive, a pessoas de outras cidades.
“Em São Sebastião os munícipes levam até dois meses para ter um documento”, destacou.
O líder do governo no Legislativo, vereador Robson Wilson dos Santos, disse que já havia feito a mesma solicitação ao Executivo no ano passado. “Já passou do tempo. É preciso pensar na questão antes que a cidade de Caraguatatuba conquiste mais essa melhoria”.
Já o vereador Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, havia declarado que o governo leva em consideração o número de habitantes para a implantação do órgão.
Em São Sebastião, segundo ele, uma das formas de atingir a quantidade necessária seria a regionalização do Litoral Norte, ou seja, a união das quatro cidades em termos populacionais para que o Poupa Tempo seja implantado. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura paga pouco mais de 278 mil merendas no mês de junho

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião pagou, no mês de junho, pouco mais de 278mil merendas à COAN – Alimentos e Serviços, empresa cujo contrato encerrou no dia 25 de julho de 2006.
A informação foi enviada pelo prefeito Juan Garcia, por meio de ofício, ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, em reposta a um requerimento apresentado pelo suplente Valdeci Vicente do Amparo, que faz uma série de questionamentos com relação aos serviços prestados pela firma.
Segundo a relação de consumo das unidades municipais, cerca de 81 mil cafés da manhã também foram servidos aos alunos no mesmo mês. As creches totalizaram 15.004 refeições.
Com relação ao fornecimento diário, a escola Professora Josepha de Santanna Neves, situada no bairro da Topolândia, foi a que mais consumiu merenda no dia 6 de junho de 2006, aproximadamente 1.015. Em segundo lugar vem a unidade do bairro de Maresias, com 919 refeições, e Juquehy, com 916.
Quanto ao café da manhã, a escola municipal de Maresias foi a que mais forneceu o alimento na mesma data, cerca de 354, seguida das unidades Josepha de Santanna Neves e Guiomar Aparecida da Conceição Souza, em Boiçucanga, com 330 e 208, respectivamente.
Os projetos Cidadão Criança, Garoçá e Viração também são beneficiados com o fornecimento da merenda.
O suplente também havia indagado se a Coan tem equipamentos próprios ou utiliza os da Prefeitura no preparo da alimentação, e se a merenda servida conta com algum acompanhamento municipal.
De acordo com o prefeito, a empresa usa instrumentos próprios e os da municipalidade. A Prefeitura também conta, segundo Garcia, com uma nutricionista responsável na secretaria da educação, que elabora os cardápios.
Valdeci perguntou, ainda, qual o motivo dos funcionários das escolas não poderem se alimentar com a merenda e por que há desperdício de alimentos todos os dias.
Conforme o ofício, a alimentação escolar é destinada, exclusivamente, aos alunos. Já quanto ao desperdício, o prefeito esclarece que a empresa, através de suas nutricionistas, controla a quantidade da merenda a ser preparada para atender a demanda. A administração, ainda, de acordo com o prefeito, paga por porções servidas aos alunos.
A doação das sobras para alguma instituição e/ou famílias carentes do município e a troca freqüente de funcionários também foram questionados pelo suplente.
Segundo o prefeito, a doação é contra indicado devido ao alto risco de multiplicação microbiana, sendo ainda necessário seguir os procedimentos da portaria do Centro de Vigilância Sanitária.
Com relação ao quadro de pessoal, ele explica que a empresa faz alterações de modo a atingir o padrão de qualidade dos serviços que presta à Prefeitura. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

APELL está em vigor e tem participação da Prefeitura

São Sebastião - O programa APELL (Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais), que é realizado em torno da área de risco do TEBAR (Terminal Marítimo Almirante Barroso), cujo objetivo é o de envolver a comunidade, a Petrobrás e a Prefeitura no sentido de promover a segurança tecnológica, a saúde, a proteção ambiental e a prevenção de acidentes, está em vigor e tem a participação da administração municipal.
A afirmação é do prefeito Juan Garcia encaminhada por meio de ofício ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, em resposta a um requerimento do vereador Robson Wilson dos Santos.
Segundo ele, além da defesa civil, que coordena o processo com a Transpetro, participam do programa as secretarias de obras e planejamento, de educação e de esportes, e os departamentos de frota e tráfego, como órgãos de apoio.
O parlamentar também indagou se existe na Prefeitura alguma ação específica e ordenada referente à prevenção e combate a acidentes, informando quais são e quais orientações.
De acordo com o prefeito, há reuniões com a Transpetro e escolas do entorno e, posteriormente, com os demais órgãos participantes para a realização do simulado de evacuação.
O vereador questionou, ainda, se é possível incluir na Costa Sul o programa APELL, uma vez que o oleoduto que liga São Sebastião a cidade de Cubatão/SP corta bairros e comunidades, passando junto as casas dos munícipes. Em caso negativo, Robson queria saber se há possibilidade da administração criar um projeto específico para a Costa Sul.Garcia informa que existe um projeto de inclusão das escolas da rede municipal e privada de todo o município com orientação da defesa civil, para a elaboração de Plano de Evacuação, em caso de acidentes tecnológicos e/ou naturais.
Ele também questionou ao prefeito se existe qualquer atuação da municipalidade no sentido de acompanhar o cumprimento das normas técnicas que estão submetidas às ações da Petrobrás, em relação a manutenção ou implantação de novo sistema de recebimento, envio e estocagem de petróleo e derivados.
O prefeito relata que a municipalidade cumpre o que preconiza a lei ambiental.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Demolição no Camburi pode ser ilegal

Ubatuba - Na última quarta-feira, 08, funcionários da Prefeitura e da Policia Ambiental demoliram um quiosque, uma casa e toda uma plantação do “Recanto da Clô” no bairro do Camburi, em Ubatuba.
A proprietária do local, Clorinda Maria da Costa Santos, 60 anos, considera o “Recanto da Clô” como sua “semi-moradia, há 40 anos”.
Clô, como é mais conhecida, explicou que em 1994 construiu um quiosque e que em 1995 resolveu construir uma cozinha anexa à esse estabelecimento. “O que aconteceu foi que em 1995 mesmo, o Meio Ambiente me autuou por construir esta cozinha e que o processo estava em andamento”.
A proprietária contou que a ação judicial estava praticamente resolvida, quando nesta quarta-feira, recebeu uma ligação do seu caseiro dizendo que ela tinha perdido a ação e que os funcionários da Prefeitura e da Policia Ambiental já estavam no local e tinham ordens de “demolir tudo o que estivesse em pé”.
De acordo com os moradores, duas kombis da Prefeitura com cerca de 20 homens começaram a demolir tudo. “Isso não foi uma demolição, foi uma destruição”, disse uma das moradoras indignada.
Segundo Clô, “que não foi sequer informada e autuada antes da demolição”, o que deveria ser demolido era apenas a cozinha, pois esta sim, era o objeto da ação, e não todas as árvores frutíferas. “Eu entendi que perdi a ação judicial. Entendi que eles podiam demolir a cozinha, agora, demolir tudo? Por que? É um absurdo”, disse inconformada.
Fabiana Santos, que mora no arredor do recanto, diz que todas as crianças da comunidade se alimentavam daquelas frutas. “Nós dependíamos de tudo isso. Já não temos luz, não temos saneamento, não temos um posto de saúde, e ainda nos tiram o pouco que temos? Eles querem acabar com a gente”, reclamou.
“Não somos contra o Meio Ambiente, mas eles sempre dizem que o dever deles é preservar. O que fizeram aqui é preservar?”, questionou, Fabiana.
Inconformada com a situação, Clorinda contratou o cinegrafista Emilio Campi, que é também editor do site litoral Virtual, para filmar o resultado da demolição.
Depois de filmado, o editor convidou a imprensa da cidade para assistir ao vídeo no cinema local. “De fato, o que houve ali, foi um ato no mínimo desumano”, afirmou Emilio.
Emilio ressaltou que convidou a imprensa apenas para causar uma sensibilização e mostrar a realidade daquelas pessoas do Camburi. “Minha iniciativa, não teve nenhuma intenção de característica política, fiz isso porque achei de uma crueldade tremenda, destruir o alimento dessas crianças que já são carentes”, apontou o editor.
O Recanto da Clô, tem uma área de 100.000 m2, sendo que 40.000m2 são destinados para um pomar com cerca de 102 espécies. São 80 coqueiros, um canavial e mais de 100 árvores frutíferas.
Outro agravante que a proprietária apontou é que agora é época de os pássaros procriarem.. “Com tudo destruído eles também ficam sem alimento”, disse.
“Eu nunca fiz o pomar para mim, era de todos. Eu vivo para essa comunidade há anos. Agora está tudo no chão”, concluiu Clorinda desanimada.
Ação - Sebastião Pereira, advogado de Clorinda, disse à nossa reportagem que não pode afirmar nada ainda porque o caso é muito complexo. “Parece que a Prefeitura recebeu ordens do Ministério Público para efetuar a demolição. Estamos estudando o caso. Não podemos ainda afirmar quem são os culpados. Estão envolvidos vários órgãos. Juridicamente o ocorrido já está sendo levado ao poder público para sabermos exatamente o que aconteceu.”, pontuou.
Sebastião só ressaltou que “em primeiro lugar, nada poderia ser demolido sem que ela fosse intimada. Ela não foi. E que houve um mandado de ação demolitória sim, mas no mesmo dia, logo após, o juiz lavrou um mandado de suspensão da ordem de demolição que não foi cumprido”.
Outro lado - Procurada pela reportagem, a Prefeitura só declarou: “A Prefeitura cumpriu a ordem judicial”.
A reportagem tentou contato com o Instituto Florestal, Policia Ambiental e com o Ministério Público, mas não houve tempo hábil. Posteriormente, a reportagem tentará contato novamente para que esses órgãos possam dar uma declaração à respeito do caso.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Adolescente com doença rara precisa de ajuda médica

Ubatuba - O adolescente João Felipe Gomes é vítima de uma doença rara, chamada Epidermólise Bolhosa Distrófica. Sua tia, Vandelice Santana Zuin, que mora em Ubatuba há 33 anos, procurou o Imprensa Livre em busca de ajuda.
Segundo os familiares, o garoto nasceu saudável e a partir dos três dias de vida, os sintomas apareceram e a doença foi se agravando. Hoje João Felipe tem 15 anos e seu sofrimento aumenta a cada dia.
De acordo com especialistas, as epidermólises bolhosas são dermatoses bolhosas congênitas que levam à formação de bolhas espontaneamente ou após trauma. São reconhecidos três grupos: simples, juncional e distrófica.
Nas formas distróficas - como é o caso de João Felipe -, o defeito genético deve-se à mutação no gene COL7A1, responsável pela codificação do colágeno VII, principal constituinte das fibrilas de ancoragem, que participam na aderência da lâmina densa à derme.
Vandelice, relatou que o corpo de seu sobrinho apresenta ulcerações nas pernas, alterações dentárias, bolhas e lesões parecidas com queimaduras nos braços e tronco. Segundo ela, os sintomas começaram a ser percebidos a partir do terceiro dia de vida de João Felipe, pois foram observadas pelos familiares distrofias nas unhas das mãos e pés.
A doença é considerada hereditária e, de acordo com Everton Santana, primo de João Felipe, nenhum caso semelhante foi observado na família. “A mãe do João tem outros filhos que inclusive já tem filhos e ninguém tem isso. O João é o caçula”, contou.
Vandelice disse ainda que a mãe de João, Laura Gomes, coincidentemente, antes de engravidar, resolveu fazer um curso de enfermagem. “Ela nunca imaginou que necessitaria tanto desses conhecimentos”.
Atualmente João Felipe e seus pais estão vivendo na Bahia, em Santa Cruz da Cabrália, mas pretendem retornar a Ubatuba. “Todos os familiares estão buscando meios para acabar com o sofrimento do garoto. Estamos tentando de tudo que é jeito para achar uma cura para o João”, disse a tia emocionada.
“Minha irmã recebe uma grande ajuda do Posto de Saúde de lá, como doação de gase por exemplo, pois João necessita de alguns rolos por dia. Para se ter uma idéia, ela usa no João meio quilo de vaselina por curativo”, contou Vandelice.
A necessidade maior da família é divulgar esse caso para ver se em algum lugar do país ou até mesmo do mundo, algum médico tenha descoberto a cura dessa doença. “Precisamos não só de ajuda financeira, mas principalmente de ajuda médica. A ciência vem se aperfeiçoando de tal forma que é possível que algum médico ou especialista possa saber de algum tratamento eficaz ou de até mesmo uma cura”, concluiu a tia esperançosa.
Os telefones de contado de Vandelice, caso haja alguém que queira ajudar ou dar informações à família, são: (73) 9122-7766, (73) 3282-2818, falar com os pais do garoto, Laura e Edvaldo ou em Ubatuba, (12) 3832-3392 com Vandelice. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Câmara aprova programa “Sua cidade, sua casa”

Ubatuba - Foi aprovada por unanimidade na última sessão de Câmara, o projeto de lei nº 88/06, que institui o programa “Sua cidade, sua casa” em Ubatuba.
O projeto é do vereador Ricardo Cortes e estabelece na cidade o programa para conjugação de esforços do poder público municipal, da rede municipal de ensino e da iniciativa privada, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
De acordo com o projeto, o programa consistirá em campanhas educativas direcionadas à população em geral e aos alunos da rede municipal de ensino, focando a importância da limpeza urbana e a utilização de equipamentos adequados à coleta de lixo urbano, a serem instalados em vias e logradouros públicos, dentro de padrões a serem denominados pelo Executivo e que não ofereçam interferência à segurança do trânsito de pedestres e veículos.
A divulgação do programa será mediante a distribuição de material impresso sobre educação ambiental e limpeza urbana.
“Nossa rua, nosso bairro, nossa cidade é uma extensão da nossa casa, e manter os logradouros e avenidas limpos e cuidados é função de todos os que neles habitam e convivem”, apontou Cortes.
O vereador disse ainda que “desenvolver em nossos cidadãos a conscientização de que suas atitudes e esforços são fundamentais para atingir o desenvolvimento e manter a cidade limpa, mudando a aparência de abandono que estamos acostumados a ver em ruas de nosso município é o objetivo deste projeto de lei”. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Câmara adia projeto sobre o Passe livre em dias de eleições

Ubatuba - A Câmara Municipal de Ubatuba adiou por duas sessões a votação do projeto de lei do vereador Jairo do Santos que institui o “Passe livre em dias de eleições” no município.
O adiamento foi solicitado pelo autor do projeto. Jairo dos Santos justificou que pretende aprimorar o trabalho e que existem posicionamentos de ordem jurídica que também precisam ser melhor estudados.
De acordo com o projeto de lei, ficaria instituído no município o passe livre no transporte coletivo de passageiros nos dias em que houver eleições ou plebiscitos previstos em lei. O passe livre iria vigorar das 5h00 às 20h00 do dia da eleição ou plebiscito.
Segundo o vereador Jairo dos Santos, “todos nós sabemos de como é importante um sistema eficiente de transporte coletivo para a nossa população, seja no dia-a-dia, no trabalho cotidiano, ou em datas especiais, em que o cidadão necessita se deslocar de sua residência até um determinado local. Um exemplo disto são os dias que há eleições , quando um contingente considerável de pessoas, utiliza o ônibus para ir as seções eleitorais, para exercer seu direito de voto”, apontou o vereador.
Jairo disse ainda que “atentos às necessidades do cidadão, já tão penalizado pelo alto custo de vida e pelo baixo poder aquisitivo, apresento este projeto de lei que tem por finalidade fornecer o transporte gratuito, uma vez que a nossa Legislação prevê a obrigatoriedade do voto ou sua justificativa”, concluiu. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Câmara aprova projeto que cria sessão popular

Ubatuba - Na última terça-feira, a Câmara Municipal de Ubatuba aprovou com emenda o projeto de resolução do vereador Jairo dos Santos, que cria a sessão popular em Ubatuba.
O projeto permite a realização das sessões populares em dias, locais e horários diferenciados das sessões regimentais, nos bairros e nas comunidades do município.
Para o vereador Jairo dos Santos, as sessões populares vão de encontro “ao espírito e aos princípios da democracia participativa que paira sobre a sociedade civil, como possibilidade real de superação do atual modelo de democracia representativa”.
O vereador ainda afirmou que o município de Ubatuba dá uma grande demonstração de que a sociedade brasileira clama por mudanças de paradigmas, de novos parâmetros políticos e mudanças institucionais que venham garantir à sociedade civil organizada, o direito de interferir e decidir nas políticas públicas e no processo legislativo.
“A sessão popular passará a incorporar a dinâmica e natureza do processo legislativo, pois a população poderá opinar, criticar e sugerir ações”, concluiu o vereador.
 (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Região Sul de Ubatuba recebe melhorias

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vem realizando na região Sul, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, um importante trabalho em parceria com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Trata-se da pavimentação asfáltica da Rua Sargento Geraldo Berti, na Maranduba.
A obra, que já foi iniciada, visa a construção de galeria de águas pluviais, colocação de guias e sarjetas, pavimentação asfáltica e a construção de uma ponte em concreto armado. A obra atinge toda a extensão da Rua Sargento Geraldo Berti, desde o entroncamento com a SP-55 e termina na interligação com a estrada do Sertão da Quina. O DADE destinou R$ 416 mil para a realização da obra, que tem previsão de conclusão para o mês de novembro.
Ponte Pênsil - Outra ação que vem ao encontro dos anseios da comunidade é a construção da passarela para pedestres ao lado da Ponte da Lage, no Sertão da Quina. A fundação de um dos lados já está pronta e a outra em fase avançada. Terminada essa fase, inicia-se a implantação do vão central. A obra facilitará a chegada até a escola Nativa Fernandes, oferecendo mais segurança à população. A passarela que está sendo construída é igual a que foi inaugurada no início do ano que passa sobre o Rio Maranduba, ligando a Rua Sgtº Assad Feres a Avenida Maranduba, com vão central de madeira e sustentada por cabos de aço. (Fonte: PMU)

ADUBA promove show de prêmios

Ubatuba - A Associação dos Deficientes de Ubatuba (ADUBA) realiza nestedomingo, 13, mais uma edição do seu “Show de Prêmios”. O evento, que visa arrecadar fundos para manutenção dos trabalhos oferecidos a mais de mil associados, promoverá um grande festival de prêmios, na praça BIP, à partir das 14 horas. Mais informações poderão ser obtidas junto à entidade, na rua Manoel Cruz Barbosa, 332, ou através dos telefones 3833-4466 ou 3833-0519.
Recadastramento - A ADUBA está atualizando seu cadastro e para isso pede o comparecimento de seus associados à sede da entidade em horário comercial, para confirmação de dados. (Fonte: PMU)

Comunidade do Corcovado participa de atividades promovidas pela Sala Verde
Terminam nesta sexta-feira, 11, os trabalhos de Educação Ambiental promovidos pela Prefeitura de Ubatuba, através da Sala Verde, junto à comunidade do bairro do Corcovado.

Ubatuba - Aproximadamente 50 pessoas participaram do curso, ministrado pela equipe da Sala Verde na segunda e quinta-feira; terça e quarta foi a vez das crianças participarem das Aulas Verdes, um passeio onde foram apresentados aspectos da vegetação da região a cerca de 60 alunos da escola do bairro. Nesta sexta-feira acontece um curso direcionado aos professores, a partir das 15h30.
Para Vânia Carrozzo, educadora ambiental e uma das coordenadoras da Sala Verde, a primeira experiência do segundo semestre foi proveitosa. “Retomamos as atividades e esse primeiro contato com a comunidade do Corcovado foi ótimo. Continuaremos a levar esse trabalho por todo o município e esperamos cada vez mais a participação da comunidade para discutir esse tema tão importante”, disse Vânia.
Mais informações sobre a Sala Verde podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone 3833-3010. (Fonte: PMU)

Plano Diretor terá reuniões preparatórias

Ubatuba - O Grupo de Elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba agendou três reuniões preparatórias para que os munícipes que tomaram conhecimento da minuta apresentada em audiência pública, na quarta-feira, 9, possam discutir sobre as diretrizes incluídas no documento. Os 130 delegados do Plano Diretor, cadastrados na audiência, participarão de pelo menos uma destas três reuniões.
Após a leitura da minuta, quem não concordar com algum aspecto do Plano Diretor ou quiser tratar de qualquer assunto relacionado ao mesmo, deve comparecer a uma das reuniões que acontecem nos dias 14, 16 e 18, nas regiões sul, central e norte, respectivamente. Nestas reuniões o cidadão poderá verificar junto ao Grupo de Elaboração se as reivindicações de seu bairro foram inseridas no Plano Diretor e entender melhor a gestão e aplicação da lei. As três reuniões terão o mesmo formato e conteúdo, portanto, as pessoas podem escolher de qual reunião participar.
Se houver interesse em colaborar com a construção do Plano Diretor após a leitura e entendimento da minuta, recomenda-se entregar na reunião a reivindicação por escrito, em duas vias, citando o artigo e o parágrafo aos quais se refere a questão, com nome completo, telefone para contato e número do documento de identidade. Participe do planejamento do futuro de Ubatuba e seja mais um cidadão consciente!
Confira as datas e locais das reuniões preparatórias:
Dia 14/08 – Região Sul
Local: Restaurante Sinhá – Maranduba
Horário: a partir das 8h

Dia 16/08 – Região Norte
Local: Sede da Regional Norte – Puruba
Horário: a partir das 8h

Dia 18/08 – Região Central e Oeste
Local: Escola Padre Anchieta
Horário: a partir das 8h
(Fonte: PMU)

Perequê Açu recebe concurso de escultura na areia no dia 27

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba realiza no dia 27 de agosto mais uma edição do tradicional Concurso de Escultura na Areia. Organizado pela equipe de Recreação da Secretaria de Esporte e Lazer, o concurso acontecerá em frente ao Quiosque São Lourenço, na Praia do Perequê-Açu. As inscrições podem ser feitas no dia do evento a partir das 8 horas.
Dividido nas categorias mirim (até 10 anos), infantil (11 a 14 anos), Juvenil (15 a 17 anos) e adulto, o Concurso de Escultura na areia premiará os três melhores trabalhos em cada categoria com troféus. Cada escultor terá duas horas para executar seus trabalhos e poderá utilizar acessórios, com exceção de forminhas, podendo contar, também, com um ajudante.
Movimento da vida - Em 2005, Dani Mota, com a obra “Movimento da vida”, foi o vencedor da categoria adulto; na categoria infantil a vitória foi para Marisa Zanini com a escultura “Bob Sponja”, enquanto na categoria mirim venceu a escultura “Polvo” da pequena Jéssica. (Fonte: PMU)

Inscrições para a segunda etapa do Municipal de Surfe podem ser feitas até o dia 16

Ubatuba - Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Ubatuba Surf Challenge, o maior circuito municipal de surfe do Brasil. Os atletas podem se inscrever até o dia 16 na sede da Associação Ubatuba de Surf (AUS), localizada a Rua Conceição, 120, loja 16. A taxa de inscrição é de R$ 30 para sócios e R$ 35 para os não sócios.
Marcado para acontecer de 18 a 20 de agosto, na praia de Itamambuca, o Ubatuba Surf Challenge deve reunir feras do surfe brasileiro como Odirlei Coutinho, Renato Galvão, Edgar Bischof, Isaias Silva, Saulo Júnior, Diego Santos e Edgley Santos.
O Ubatuba Surf Challenge é realizado pela AUS com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba homenageia atletas que disputaram Jogos Regionais

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, homenageia neste sábado, 12, os atletas que representaram a cidade nos 50º Jogos Regionais, disputados em Lorena, entre os dias 19 e 29 de julho. “Será um reconhecimento aos atletas que tanto se esforçaram para fazer com que Ubatuba fosse a melhor cidade do Litoral Norte nesses Jogos”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Ubatuba ficou em 10º lugar na classificação geral e 9º no quadro de medalhas, com três de prata e uma de ouro nas modalidades oficiais. A cidade conquistou ainda onze medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze nas modalidades extra-oficiais.
A homenagem aos atletas acontecerá no Salão da Igreja São Francisco, a partir das 19h.
 (Fonte: PMU)

Consumidores e comerciantes de Ubatuba têm nova opção para compra de frutas e hortaliças

Ubatuba - Com preços mais acessíveis que os praticados no comércio, o Mercado do Produtor Rural de Ubatuba vem ganhando o seu espaço e surgindo como uma nova opção de compra. Este evento vem procurando aproximar o produtor do consumidor com bons preços, oferecendo oportunidades aos produtores locais de comercializarem diretamente seus produtos.
O Mercado do Produtor Rural é uma iniciativa da secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) da Prefeitura de Ubatuba. “O objetivo do Mercado é proporcionar preços mais justos, uma vez que o produto é passado diretamente da mão do produtor para o consumidor”, explica a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto.
No Mercado, comerciantes e empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, sacolões e quitandas podem ter o contato direto com o produtor, diminuindo assim o grande número de intermediários e gerando melhores preços para a negociação. O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acredita que essa iniciativa inovadora vem ao encontro dos anseios dos produtores. “Os produtores precisam investir em novas possibilidades que possam oferecer mais vantagens comerciais. Com o Mercado o consumidor ganha em qualidade e preço e o produtor consegue escoar sua produção”, avaliou o prefeito.
O Mercado do Produtor Rural acontece todas às quintas-feiras, das 8 horas às 14 horas, na praça BIP, no centro de Ubatuba. (Fonte: PMU)

Equipes da Escolinha Municipal de Surfe levam primeira etapa do Circuito Nicoboco

Ubatuba - Após uma série de desclassificações devido a inobservância do regulamento pelas escolas de surfe de São Vicente e do Guarujá, as equipes Ubatubense e Ubatubera, da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba, foram declaradas campeã e vice da primeira etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf, realizada nos dias 6 e 7, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém.
Em nota oficial publicada no site da Federação Paulista de Surf, a organização do torneio alega que não houve má fé, e sim desconhecimento do regulamento. “Nos casos ocorridos, é claro e óbvio que não existiu a intenção deliberada de transgressão por parte das escolas envolvidas, e sim o desconhecimento detalhado do regulamento”, diz a nota.
A escolinha de São Vicente escalou o atleta Antônio Barros, e a Associação das Escolinhas do Guarujá competiu com Humberto Alves e Vivian Messina. Os três figuram no ranking do Rip Curl Grom Search 2006, cuja primeira etapa foi disputada na Praia do Tombo em março deste ano. Humberto aparece na 19ª posição, enquanto Antônio está em 29º na categoria iniciantes. A atleta Vivian aparece na 19ª posição do ranking feminino. A punição para as escolinhas foi a perda de pontos, exclusão da etapa e devolução do troféu para a FPS.
“Infelizmente, não pudemos fazer nada. A regra é clara, e não haverá tolerância em relação a isso”, enfatizou o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.
“Em momento algum discordamos das notas dadas aos atletas, pois eles eram muito bons, porém as equipes que terminaram à nossa frente tinham atletas que disputaram eventos que causariam eliminação. Fomos lutar por nossos direitos e conseguimos com isso manter nossa invencibilidade no circuito”, diz Alberto Jacob, um dos técnicos da Escolinha de Ubatuba.
No primeiro dia da competição, após a reunião entre os professores e comissão técnica, três equipes de Ubatuba também foram desclassificadas pelo mesmo motivo: Escolinha de Surf do Zecão, Escola Suelen Naraísa e Escola Ubatuba.
Ranking - Com a decisão da organização, a equipe Ubatubense assume a liderança do ranking com 810 pontos, a Ubatubera aparece em segundo, com 729 e a Ubatubana em quinto, com 531 pontos.
A segunda etapa será na praia de Itamambuca, Ubatuba. Inicialmente marcada para os dias 30 de setembro e 1° de outubro, terá a data alterada, em função das eleições presidenciais.
 (Fonte: PMU)

Prefeitura congela mais um núcleo habitacional irregular

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Comissão de Congelamento, enviou nas últimas semanas uma equipe para cadastrar as casas da Vila Santana, na região sul do município.
O congelamento foi realizado após uma reunião comunitária, na qual o prefeito Eduardo Cesar, juntamente com a assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel e o coordenador da Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, procurou esclarecer todas as dúvidas sobre o programa de congelamento de núcleos irregulares, a fim de que os moradores da Vila Santana estivessem bem informados quanto à necessidade de frear o crescimento desordenado no local, para uma futura regularização.
Foram cadastradas e numeradas 283 casas e a equipe responsável ainda está efetuando o cadastro das famílias, obtendo informações para que a regularização possa ser efetuada posteriormente, baseada nos dados demográficos colhidos no bairro.
A Vila Santana é um local com parcelamento irregular de solo e questão fundiária indefinida, o que a difere dos demais bairros já congelados pela Prefeitura. Para Claudinei Salgado, o congelamento da Vila Santana é mais um passo dado em direção à regularização fundiária no município. “Agradeço à comunidade da Vila Santana, que recebeu muito bem nossa equipe e tem colaborado com o processo de congelamento”.
Na próxima segunda-feira, 14, haverá outra reunião com a comunidade, na qual o coordenador da Comissão de Congelamento voltará a tirar as possíveis dúvidas da comunidade. A reunião acontece às 15h, na igreja em frente ao mercadinho do Clóvis. (Fonte: PMU)

Campanha de vacinação anti-rábica será prorrogada


Ubatuba - A campanha de vacinação anti-rábica continua percorrendo os bairros da cidade durante este fim de semana. Até agora já foram vacinados 6.073 cães e 705 gatos, sendo que a meta é vacinar 12.873 cães e 4.062 gatos. Devido ao mau tempo nas primeiras semanas da campanha, alguns bairros voltarão a receber os postos no dia 19, são eles: Mato Dentro (posto volante), Jardim Carolina (posto volante), Jardim Samambaia (posto volante), Perequê-Mirim (posto volante), Ipiranguinha (posto fixo na Polícia Militar), Perequê-Açu (posto fixo na sede da Guarda Municipal), Centro (posto fixo no Posto de Saúde Central) e Estufa 2 (posto fixo no campo de futebol). Nestes postos o número de animais vacinados ficou abaixo do esperado.
Os bairros que receberam os postos entre os dias 1 e 4 de agosto também voltarão a recebê-los, em data ainda a ser definida. Recomenda-se ficar atento aos avisos emitidos pelos postos volantes.
A Superintendência de Proteção à Saúde pede que os donos de gatos levem seus animais de estimação para serem vacinados, já que o número de gatos atendidos está muito abaixo da meta.
As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.
Observe o roteiro programado pela Secretaria de Saúde e agende-se para levar seu animal de estimação para ser vacinado.
Os postos fixos funcionam das 8h às 16h e os volantes iniciam os trabalhos às 8h e não têm hora para encerrar as atividades. (Fonte: PMU)

Festival Gastronômico de Ubatuba homenageia os pais neste domingo

Ubatuba - Os restaurantes participantes do “2º Festival Gastronômico de Ubatuba” prepararam um domingo especial para os pais. “Todo papai que comemorar o seu dia em um dos restaurantes receberá um brinde especial. Não ofereceremos um brinde padrão. Cada restaurante ficou à vontade para escolher o brinde, que vai desde uma sobremesa ou taça de vinho, a algo mais elaborado”, diz Zeca Ribeiro, um dos organizadores do festival.
A promoção é válida para almoço e jantar e participam da promoção os restaurantes Perequim, Pizzaria São Paulo, Peixe com Banana, Churrascaria Gauchão, Rei do Peixe, Pizzaria Bucaneiros, Rei do Camarão, Malibu, Bardolino, Spaguetto, Senzala e A Taberna.
Palestras - Na sexta-feira, 11, foi realizada a palestra “O setor de alimentos e bebidas e seu potencial de negócios”, com Maria Estela Martins Mendonça do Centro Universitário Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac. Maria Estela prestou diversos esclarecimentos para um público atento, basicamente composto por empresários do setor. “É bom ver o interesse demonstrado pelas pessoas que trabalham com a alimentação em aprimorar o atendimento em Ubatuba”, disse Maria Helena.
Na próxima sexta-feira, 18, acontece a palestra “Restaurantes de Sucesso”, com Walter Mancini, proprietário do restaurante Famiglia Mancini, sucesso em são Paulo há 26 anos.
Oficinas - Para quem gosta de se aventurar na cozinha, o festival oferece oficinas culinárias, com sugestões deliciosas e com ingredientes fáceis de encontrar. As oficinas acontecem na UNITAU, nos dias 17, 18, 24 e 25 em dois horários: 9h30 e 14h. Cada turma terá o limite de 22 pessoas. Na quarta-feira, 23, acontece a primeira classificatória para o concurso de “Chef Amador”, aberto a todos os gourmets de fim de semana.
Os interessados em participar das oficinas e do concurso podem obter informações através do telefone 3832-3778. O “2º Festival Gastronômico de Ubatuba” é realizado pela Associação dos Restaurantes de Ubatuba (AREUBA), com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundart e Universidade de Taubaté.
Acompanhe a programação do 2º Festival Gastronômico de Ubatuba:

Dia 16/08 Quarta - Feira
9h30 - Concurso Chef Amador – Unitau - 1ª Classificatória
16h - Palestra Vinhos Miolo
Ubatuba Palace Hotel

Dia 17/08 Quinta - Feira
9h30 - Oficina Restaurante Senzala – Unitau - Prato - Camarão Caiçara
14h - Oficina Churrascaria Gauchão – Unitau - Prato - Picanha de cordeiro ao molho de hortelã

Dia 18/08 Sexta - Feira
9h:30 - Oficina Restaurante A Taberna – Unitau - Prato - Bacalhau Gomes de Sá
14h - Oficina Restaurante Perequim – Unitau - Prato - Camarão a Maria Cecília
16h - Palestra - Restaurantes de Sucesso / Famíglia Mancini - Valter Mancini - Unitau
20h30 - Show Banda Artigo Quinto - Restaurantes

Dia 19/08 Sábado
09h - Oficina Grande Hotel Senac - Unitau
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 20/08 Domingo
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio / Escola de Yoga Expansão
20h - Música na Rua - Praça da Matriz
Mostras de Fotografia e artesanato – Restaurantes

Dia 23/08 Quarta - Feira
9h30 - Concurso Chef Amador – Unitau - 2ª Classificatória

Dia 24/08 Quinta - Feira
9h30 - Oficina Pizzaria Bucaneiros – Unitau - Prato - Sororoca na mandioca e camarão
14h - Oficina Restaurante Spaghetto – Unitau - Prato - Risoto de camarão e espinafre
16h - Palestra Gastronomia - Unitau - Centro Universitário Escola de Gastronomia do Grande Hotel Senac de Campos do Jordão

Dia 25/08 Sexta - Feira
9h30 - Oficina Rei do Camarão - Unitau
prato - Camarão ao Rei
11h - Música na Praça - Sinfônica Lira Padre Anchieta - Praça Nóbrega
14h - Oficina Peixe com Banana – Unitau - Prato - Comida Caiçara
16h- Palestra Gastronômica – Unitau - Centro Universitário Escola de Gastronomia do Grande Hotel Senac de Campos do Jordão
20h - Show Sexteto Caiçara - Restaurantes
Serestas e Seresteiros - Casarão do Porto – Fundart

Dia 26/08 Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio / Escola de Yoga Expansão
20h - Música na Rua - Sinfônica Lira Padre Anchieta
Serestas e Seresteiros - Casarão do Porto - Fundart
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 27/08 Domingo
20h – Encerramento - Sinfônica Lira Padre Anchieta - Casarão do Porto - Fundart
(Fonte: PMU)

 

 


 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00h e 19:00hs

 

"Separados pelo Casamento"
Ás 17:00hs e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Sessão única ás 21:00hs


"Vem Dançar"
Ás 15:00 - 17:00 - 19:00hs
 

 

Ação Litoral
 

Artigo Topo

A importância do JUNDU
Irineu Nalin

Essa vegetação rasteira típica da faixa litorânea tem sido tratada por muitos freqüentadores e proprietários do litoral, por total desconhecimento e cultura com o mar, como uma vegetação inconveniente, nas suas visões urbanas, durante a sua permanência nesses locais. São verdadeiros "gersinhos de plantão" dispostos a impor suas vontades, substituindo essas espécies nativas por muretas de concreto e espinhos de gosto e efeito paisagístico desastroso, desfigurando o ecossistema original.
Desconhecem esses indivíduos que o jundu, conhecido também como escubre, que cresce em solo arenoso, suporta a salinidade, ventos e a forte insolação, tendo a importante função de fixar areias e dunas. Sua remoção provoca o aumento da erosão eólica, um trabalho mecânico causado pelos ventos, além de descaracterisar o ambiente nativo e, apesar de frágil, representa uma eficiente barreira física contra o avanço das marés e garante proteção contra a erosão provocada pelas ressacas. A área onde cresce este tipo de vegetação também serve como alimentação para espécies de aves, répteis e insetos.
Apresenta folhas em forma de coração, entre as quais desabrocham lindas flores roxas e dividem-se em várias espécies como Ipomea pés-caprae (famíla Convulvulaceae); Spartina ciliata, (família Gramineae); Marmeleiro-da-praia (família Leguminosae-Papilonoideae.
Em vias de extinção, apesar de ser protegida por várias leis estaduais e federais (a Lei 9605, e decreto 3179, prevêem pena de três meses a um ano de prisão e multa, cujo valor corresponde a área desmatada), a restinga no nosso litoral sofre contínuos ataques do homem e padece com a falta de fiscalização dos órgãos competentes.
Um exemplo dessa ação humana é a Praia de Guaecá, de mar aberto, que sofre os efeitos das frentes de sudoeste que entram diretamente, muito embora, ainda restem trechos parcialmente preservados dessa vegetação entre as quadras 10 e 13, os locais menos afetados pelas ressacas, apenas cerca de 15% dos 2,6 km. de extensão da praia, o resto já tomado por muretas e cercas vivas de espinhos não nativos.
12/08/2006

Consulte Aqui Artigos Anteriores

Poesia Topo

Procura-se

Uma vista para o mar
Emoldurada por guapuruvus
E manacás
Uma saída para a praia
Ladeada de caraguatás
E jundús
Praia de areia viva
Com pregoavas e cambiás
Um ranchinho de canoa
Onde caiba “Liberdade”
E no mar
Crianças de verdade.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Gonzáles Pecotche e a Logosofia
Carlos Bernardo González Pecotche nasceu em 11 de Agosto de 1930 e faleceu em 4 de Abril de 1963 deixando uma vasta obra bibliográfica e uma Escola de Adiantamento Mental com sedes na Argentina, Uruguai e Brasil.
A Logosofia - ciência original de sua criação - é estudada em diversas sedes da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana que conta hoje com filiais na América, Europa e Oriente Médio.
O objetivo desta nova ciência é o estudo do ser humano em sua configuração psicológica e espiritual. Para González Pecotche, viver deveria significar muito mais do que ser um mero espectador do teatro da vida; mais do que um repetidor de frases e gestos criados por outras pessoas. E para que se pudesse chegar à compreensão clara do significado da vida e seu conteúdo, seria necessário conhecer e exaltar o amor à própria vida, à própria existência. Não o amor egoísta, separatista, que distancia os seres humanos por interesses diversos, raças, ideologias ou religiões, mas o verdadeiro, o que exalta cada criatura, cada gesto, cada amanhecer como um motivo de vida, alegria e verdade.
“A Sabedoria de Deus está plasmada na criação, enquanto que a do homem consiste em conhecê-la e servir-se dela para superar as etapas evolutivas de seu gênero”, escreveu o pensador . E conclui que “o homem busca o conhecimento porque é o meio pelo qual chega a compreender a sua missão e a sentir a presença em sua vida deste ser imaterial que responde ao influxo da eterna Consciência Universal e é portador, através dos tempos, da existência individual”
Portanto, o conhecimento move o homem para que se eleve, para que deixe de ser o que é para ser algo melhor; e é o grande agente criador das possibilidades humanas.
Na certidão de óbito do ilustre pensador consta a profissão de escritor, autor de composições literárias ou científicas. No dizer do advogado José Antonio Antonini, estudante de Logosofia e editor que teve a oportunidade de conhecer pessoalmente González Pecotche, “aqui se sobressai uma dessas particularidades do escritor: ele é autor de composições, não somente de uma ou outra modalidade, senão de muitas, tanto literárias quanto científicas. E fazia-o valendo-se de formas literárias conhecidas, como o romance, o diálogo, a expositiva, a poesia, o tratado, etc, mas sempre vinculando tais formas ao gênero científico, visto ser o criador de uma ciência que denominou Logosofia, uma especialidade científica e metodológica que se ocupa da reativação consciente do indivíduo.”
“Também foi editor, ilustrador, pintor, músico e compositor. Sua partitura sobre Recordações Egípcias, ele a executava em uma rádio Argentina”.
“O que o distinguia da generalidade dos escritores era precisamente esta aptidão de incursionar em todos os matizes da composição literária, vinculando o leitor aos princípios metodológicos e científicos desta ciência da vida ou do invisível que se encontra em cada ser”
“A vida do ser humano tem dois grandes objetivos: evoluir na direção da perfeição e tornar-se um verdadeiro servidor da humanidade”. Com essas palavras o pensador sintetizou o conteúdo da direção apontada por uma grande vontade que habita em todos os corações humanos e, tal qual uma lei, impulsiona-o para ascender às alturas inefáveis do conhecimento e da realização humanas.
Dentre as grandes lições deixadas pelo grande humanista, destaca-se a da gratidão ao bem recebido que nos permite mantê-lo em nossas mentes e em nossos corações como um talismã que haverá de substanciar os nossos dias futuros e iluminar o caminho dos que virão trilhá-lo.
Através da gratidão e da recordação, o espírito daqueles que beneficiaram a humanidade em sua breve passagem pela terra haverá de sobreviver e prosseguir em seu silencioso e humanitário trabalho, invisível aos olhos de muitos, mas sólido e consistente sob a perspectiva da História.

Nagib Anderáos Neto
www.logosofia.org.br

Gostaria de sugerir uma matéria sobre a segurança no transito da Avenida Professor Thomaz Galhardo, Centro, na cidade de Ubatuba. Achei ótimo a implantação da ciclo faixa nesta avenida, mas deveria ter policiamento, pois infelizmente alguns individuos insistem em andar na contra mão e fora da faixa de ciclistas, o qual acarretam varios acidentes no transito. Quase todos os dias acontece um acidente nesta rua, não vamos esperar que algo pior aconteça para que tomem um providência, não é verdade?
Um abraço,

Luci
Ubatuba, SP

"Emprestanda Reflexões de Rubem Alves"
Como grande parte dos cidadãos brasileiros ficamos chocados quando, o sr. Presidente, Luis Ignácio Lula da Silva, desprezou o apoio do sr. Ex-Presidente, Itamar Franco, por ele ser velho. Nada manifestamos porque nos sentimos incluídos no desprezo. No transcorrer do tempo observamos que a indignação dos leitores foi imensa e esteve presente em todos os órgãos de imprensa e nas cartas dos leitores. Nada tão eloqüente encontramos quanto o magistral e sábio artigo de RUBEM ALVES sob o título: “VELHOS DO BRASIL, UNI-VOS!” (FOLHA C6 de 08-08-06).
No início faz breve introdução citando sua mudança de pensamento com relação ao Sr. Lula da Silva e recorre à fábula de GORGE ORWELL “A revolução dos bichos” para explicar as mudanças que, segundo ele ocorreram em Lula e seus companheiros. Leiamos Rubem Alves:

“A última cena do livrinho é assim: A bicharada do lado de fora, olhava através da janela da casa do fazendeiro. Lá dentro acontecia uma festa para celebrar um novo pacto político de cooperação entre fazendeiro e porcos. E os bichos perplexos, olhavam para o fazendeiro, olhavam para os porcos, e não conseguiam saber quem era quem: o fazendeiro tinha focinho de porco e os porcos fumavam charutos como o fazendeiro.....
Essa história me veio à mente quando vi uma foto em que o presidente Lula, sorridente, abraçava o Sr. Orestes Quércia. Chegou-me agora uma informação assombrosa: a de que o PT apóia o sr. Newton Cardoso como candidato ao senado por Minas. Aí fiquei como os bichos, sem saber quem era quem.......
Mas agora fui diretamente atingido pelo Presidente. Comentando o apoio de Itamar Franco ao sr. Geraldo Alckmin ele zombou do acontecido sob o argumento de que Itamar Franco por ser um velho de 76 anos, não merece ser levado a sério. Não merece ser levado a sério não por incompetência ou corrupção mas por ser um velho de 76 anos. Então todos os velhos não merecem ser levados a sério. Os velhos pertencem ao grande grupo dos excluídos!.
Quem diria! Há cerca de algumas semanas Lula foi recebido com honras pelos idosos que participavam de um “Encontro Nacional de Terceira Idade, em Brasília. E ele estava sorridente... Velhos podem votar... Acontece que sou velho. Tenho 72 anos. Excluído do circulo dos inteligentes pela idade, o que penso e escrevo não merece ser levado em consideração. A opinião de Lula sobre os velhos, é ela produto de ignorância? Tudo indica que sim. Para afirmar o que afirmou ele teria de ter ignorado o Millôr, a Cora Coralina, D. Félix de Casaldáliga, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Dorival Caymmi, a Mãe Menininha de Gantois... ou teria sido por preconceito?
Ignorância ou preconceito não importa. Para mim uma das qualidades fundamentais do presidente da República terá de ser o respeito pelos velhos. Os velhos tem a lucidez daqueles que nada tem a perder porque já estão vivendo no tempo de morrer. Por isso lanço aqui o meu grito: “VELHOS DO BRASIL, UNI-VOS!”.

Além das razões apresentadas, por Rubem Alves, para solicitar a união dos VELHOS DO BRASIL, existem outras muitas. Os aposentados que, ganham mais que salário mínimo, não são contemplados com o aumento de 16%. Gastaria-se Sete Bilhões de reais e a União não os tem. Entretanto houve Nove Bilhões para o Fundo de Pensão da Petrobrás....Qual é mais importante?
Solidários, a RUBEM ALVES, estaremos ao seu lado. Também temos 72 anos. Pena que são poucos que pensam que: “além da lucidez daqueles que nada tem a perder”, os velhos também possuem o desprendimento originado pela satisfação da realização pessoal, do dever cumprido, da ausência de vaidades e ambições. É a idade do “homem sábio”, do “homem serenado”, do homem que apreendeu a se despedir das coisas e das ambições.
Sem a autoridade de Rubem Alves convoco, também, todos os VELHOS DO BRASIL a se unirem contra os que nos desrespeitam, principalmente, quando são autoridade ou agentes políticos remunerados com dinheiro público. Concluímos com um velho provérbio espanhol que não requer tradução: “Cuando los que mandan pierden la vergüenza, los que obedecen pierden el respeto”.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba 14-08-06

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Ilha Comprida © Sueli Lopes das Neves

Ilha Comprida
©Sueli Lopes das Neves

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor