Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 15 de Agosto de 2006 - Nº 1585 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
UNITAU realiza semana pedagógica em Ubatuba
UNITAU assume mais quatro turmas do projeto “Teia do Saber”
UNIMÓDULO convida para “Manhãs Filosóficas”
Professor do UNIMÓDULO defende dissertação de mestrado sobre atividade física e saúde

Caraguatatuba
Torneio de Beach Soccer do Pegorelli teve as primeiras rodadas neste fim-de-semana
Atleta de Caraguá fica em segundo lugar na Corrida da Padroeira em Lorena
Karateísta de Caraguá é vice-campeão Paulista
África em destaque na 1ª Semana da Afrodescendência, em Caraguá
Tudo pronto para o 4º Festival das APAES
Caraguá continua com Campanha de vacinação anti-rábica
Prefeitura, UNIMÓDULO e Hemocentro repetem campanha de doação de sangue

Ilhabela
Concluída restauração de prédio
Foi dada a Largada para a gula em Ilhabela
Skatistas fiscalizam obras do Skate Park
Prefeitura de Ilhabela realiza blitz na entrada da cidade

São Sebastião
Verticalização e zoneamento são discutidos em Boiçucanga


Ubatuba
Detentos se rebelam em Ubatuba
Atletas de Ubatuba que participaram dos Jogos Regionais recebem homenagem da prefeitura
Prefeito entrega viaturas à Polícia Militar em Ubatuba

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

UNITAU realiza semana pedagógica em Ubatuba

Litoral Norte - O Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté no campus de Ubatuba, no Litoral Norte, promove, de 14 a 19 de agosto, a VI Semana da Pedagogia, com o tema Pedagogia e as Novas Diretrizes: Compromisso, Reflexão e Prática. Durante a semana, serão realizadas atividades extracurriculares, culturais e lúdicas, como palestras, mini-cursos e exposições, para alunos e profissionais da área.A abertura oficial do evento contará com palestra do chefe do Departamento de Pedagogia, Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, que abordará as novas diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia da UNITAU (leia mais nesta página). Entre os mini-cursos programados para o dia 16, quarta-feira, estão os de Jogos matemáticos, Jogos de leitura e escrita, Arte e educação especial e Libras: linguagem brasileira de sinais.
Já no dia 18, sexta-feira, os mini-cursos serão de Primeiros socorros na escola, Informática na sala de aula, Inclusão social do portador de deficiência visual e Por que brincar e jogar na educação infantil? Também serão expostos, no evento, trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do campus. O Departamento de Pedagogia em Ubatuba fica na Avenida Castro Alves, 392, Itaguá. Mais informações pelo telefone (12) 3833-4066. A programação completa do evento está no site www.unitau.br .
Novo currículo - Para acompanhar as tendências das profissões e as exigências do mercado de trabalho, a Universidade de Taubaté mantém seus cursos atualizados, adaptando periodicamente seus currículos disciplinares.
O curso de Pedagogia oferecido pela Universidade ganhará, a partir de 2007, uma nova estrutura curricular, com as novas diretrizes curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, que habilita o pedagogo a exercer funções nas diversas áreas da profissão.
Até este ano, o curso de Pedagogia contava com cinco diferentes habilitações, como Orientação Educacional ou Educação de Deficientes Mentais, entre outras. Para o próximo ano, o curso de Pedagogia abrangerá todas as habilitações. Assim, o profissional graduado em Pedagogia poderá exercer outras funções, como Gestor Escolar ou Educacional, professor da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também poderá atuar como pesquisador, elaborando projetos pedagógicos e produzindo softwares educacionais.
“Essa mudança foi excelente para o curso, pois acabou com o paradoxo da profissão, ampliando as opções de atuação do pedagogo”, afirma o Prof. Dr. Mauro Castilho, chefe do Departamento de Pedagogia da UNITAU. (Fonte: UNITAU)

UNITAU assume mais quatro turmas do projeto “Teia do Saber”

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) assumiu, no mês de julho, quatro novas turmas do projeto “Teia do Saber”, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A instituição participa do projeto desde 2003 e já formou cerca de 600 professores, em 23 turmas.
O objetivo do projeto é oferecer capacitação para os professores de ensino fundamental e médio da rede pública, para que eles adquiram novas metodologias e promovam atividades práticas e inovadoras, com o objetivo de suprir as necessidades de ensino das crianças e jovens.
O projeto oferece capacitação nas áreas de humanas (Letras, Pedagogia, História e Geografia), exatas (Matemática e Física) e biociencias (Biologia e Química) O Departamento de Pedagogia se responsabiliza pela coordenação das disciplinas ministradas nos cursos.
Os professores da UNITAU, que atuam nas licenciaturas das áreas são convidados a assumir turmas e a desenvolver as atividades. Os cursos tem duração de 80 horas, divididos em dois módulos de 40 horas, ministrados em 10 sábados. Os cursos abragem as cidades da região próximas a Taubaté e os municípios nos quais a instituição possui prédios.
As turmas são formadas pela Diretoria de Ensino, levando em consideração a demanda das escolas da região. Cada turma é formada por no mínimo, 20 e, no máximo, 40 pessoas. No final dos cursos, os professores recebem um certificado que classifica o projeto como curso de extensão.
Na UNITAU, as atividades são desenvolvidas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Colégio Dr. Alfredo José Balbi (o Colégio UNITAU), no prédio do Departamento de Ciências Agrárias, nos Laboratórios de Biociências e nas bibliotecas dos Departamentos. Os cursos têm duração de 80 horas, divididas em dois módulos de 40 horas. As quatro turmas se formam no dia 18 de novembro. A UNITAU participa do projeto desde 2003 e já formou 23 turmas.
 (Fonte: UNITAU)

UNIMÓDULO convida para “Manhãs Filosóficas”

Litoral Norte - Professores e alunos de diversos cursos do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO estarão debatendo e filosofando sobre o tema Ecologia da Mente: uma concepção quântica do ser, coordenado pelo professor Luiz Fabiano Seabra, no dia 25 de agosto, no auditório Angelo Fonseca Nogueira.
Este será mais um tema do programa “Manhãs Fiolosóficas”, que foi inaugurado em abril deste ano pelo Curso de Educação Física, como uma atividade acadêmica mensal destinada a reflexões de assuntos diversos. As Manhãs Filosóficas acontecem às sextas-feiras, sempre das 11 às 12 horas, no Auditório.
O evento é aberto a alunos de todos os cursos e público interessado. O “Manhãs Filosóficas” já teve a participação do professor Sérgio Burihan, que abordou “Frans Boas e a antropologia cultural", promovendo discussões relevantes sobre o conhecimento de nossa região e do mundo; e do coordenador do curso de Letras, Prof. Ms. Wellington de Oliveira, que dirigiu as discussões sobre Hannah Arendt e Paulo Freire, com diálogos para uma epistemologia humanizadora.
As “Manhãs Filosóficas” são abertas à comunidade e todos os alunos podem inscrever-se para as palestras, no CAM. (Fonte: Módulo)

Professor do UNIMÓDULO defende dissertação de mestrado sobre atividade física e saúde

Litoral Norte - O professor Juarez Saloni, do curso de Educação Física do Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, apresentou em julho sua dissertação de mestrado, efendendo o tema “O efeito do exercício físico com natação no músculo tibial anterior de rato induzida pela miotoxina do gênero Bothrops", trabalho que foi baseado em pesquisa sobre a fisiologia do exercício analisando tecido muscular lesado e regenerado pós mobilização.
O trabalho do professor visou enfatizar a efetividade do exercício físico na regeneração muscular, tanto em atletas, que constantemente sofrem os alefícios das lesões, necessitando voltar rapidamente à sua performance; quanto em indivíduos que buscam a atividade física como promotora da saúde, obtendo assim, melhor qualidade de vida através de exercícios preventivos, terapêuticos e reabilitadores.
“Um dos objetivos foi o de provar que o exercício físico deve ser recomendado a todos os indivíduos, nas diferentes faixas etárias, de acordo com o tipo e a intensidade ideal para o exercício aplicado”, explicou.
O professor contou que a banca examinadora, formada por 3 membros doutores, contou ainda com a presença do Professor Drº Bráulio Araújo Jr, ex-coordenador do curso de Educação Física Unimódulo. “Convidei o professor Araújo para ser membro externo da banca examinadora por sua disciplina e seriedade profissional, além da amizade deixada entre todos da Universidade”, declarou.
“Agradeço ao reitor Alexandre Gonçalves Nogueira e sua esposa Ana Paula Rodrigues Nogueira, pelo apoio ao curso de mestrado e ao ingresso docente acadêmico, e parabenizo o coordenador do curso de Educação Física Alcides Scaglia, pelo seu trabalho em prol do Unimódulo, que vem revolucionando a educação física do litoral norte”. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Torneio de Beach Soccer do Pegorelli teve as primeiras rodadas neste fim-de-semana
O torneio de Beach Soccer Troféu "Prefeito José Pereira de Aguilar", começou com muita garra entre as equipes participantes neste fim-de-semana. As competições aconteceram no Campo de Futebol da Casa Popular, no bairro Pegorelli - região Sul de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Neste fim-de-semana começaram as primeiras rodadas do Torneio de Beach Soccer Troféu "Prefeito José Pereira de Aguilar". As equipes se enfrentaram no Campo de Futebol da Casa Popular, no Pegorelli, com disputas bastante acirradas. O evento é organizado pela Associação de Moradores do bairro Pegorelli, com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes Recreação, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Os primeiros jogos aconteceram neste domingo 13, todos na categoria Livre. As primeiras equipes a entrarem em campo foram Estrela do Mar e Olimpikus, pelo Grupo E, com placar fional de 9x1 para o Estrela. Em seguida o Cruz de Malta enfrentou os Jovens de Cristo ganhando por 14x2, pelo Grupo E.
O Força Jovem entrou em Campo contra o Sportinga pelo Grupo F, mas acabou derrotado com placar final de 8x5.
Às 14h, foi realizada a partida válida pelo Grupo C, entre os times Pegorelli e AMBAP(Associação de Moradores do Bairro Pegorelli). A dispita foi bastante acirrada, mas quem levou a melhor foi a equipe da AMBAP, com resultado de 9x6. Pela Chave B, jogaram as equipes Unidos do Pegorelli e João Onuma, com placar final de 10x3 para o Unidos do Pegorelli, numa bela partida.
O último jogo deste domingo foi entre os times Expressinho e Desportivo F.C., pelo Grupo D. A competição foi dura para ambas equipes e a vitória ficou para o Desportivo, com placar de 8x7, e abandono do time Expressinho, que saiu do campo antes do final da partida. (Fonte: PMC)

Atleta de Caraguá fica em segundo lugar na Corrida da Padroeira em Lorena
Roselaine representará uma equipe paulista na Maratona de revezamento do Pão-de-Açúcar, em São Paulo, e as meninas da equipe da SECER competirão ainda este mês em Guarujá

Caraguatatuba - Mais uma vez a atleta Roselaine de Souza Silva se destacou em maratona fora do município. Desta vez a atleta que faz parte da equipe de atletismo "Filhos do Vento" da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, sob comando do professor Adão Dias Durval, foi vice-campeã na Corrida da Padroeira em Lorena, no Vale do Paraíba.
O evento aconteceu no domingo, dia 13, e reuniu mais de 200 pessoas de todo o Vale do Paraíba e São Paulo. De acordo com Roselaine, a prova foi muito difícil por contar com competidores profissionais.
A atleta, que conta com o apoio da Madeireira Getuba, Fran Games e Presentes e Academia Stúdio Personal, participará, em setembro, da maratona Pão-de-Açúcar de Revezamento representando uma equipe paulista.
No dia 27 de agosto as meninas da equipe "Filhos do Vento" viajarão para Guarujá, Litoral Sul, onde participarão de uma prova que deverá reunir cerca de duas mil mulheres. (Fonte: PMC)

Karateísta de Caraguá é vice-campeão Paulista
A competição reuniu os melhores competidores de todo o estado. Caraguá foi representada por quatro Karateístas

Caraguatatuba - O Karateísta Edson Mendes do Amaral, mais conhecido como Edinho, que também é técnico da equipe de Karatê da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá foi o vice-campeão da categoria Master faixa preta na final do Campeonato Paulista da modalidade.
O evento aconteceu no sábado, dia 12, no Canindé (ginásio da Portuguesa), em São Paulo, e Caraguá foi representada por quatro competidores, porém somente Edinho conquistou o título.
O atleta Ângelo Augusto (Bolsa-esporte UNIMÓDULO) competiu na categoria Adulto até 80 quilos (meio pesado); Osvaldo Bento competiu na Adulto faixas coloridas e a Karateísta Michele Gomes disputou na Adulto até 55 quilos. Todos os atletas são da equipe da SECER.
De acordo com Edinho, o nível de competição foi muito alto. "A disputa teve a participação de cerca de 300 atletas e estava com um nível muito forte. O evento reuniu os melhores do Karatê de todo o estado," finalizou. (Fonte: PMC)

África em destaque na 1ª Semana da Afrodescendência, em Caraguá
Estudiosos, especialistas e líderes do movimento negro convidam para reflexões sobre a influência afro na cultura e na construção da identidade brasileira. Música, dança, arte, desigualdade racial são temas abordados no evento que terá até lançamento de livros; de 21 a 27 de agosto.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá está apoiando a Ong ACUBALIN na realização da 1ª Semana da Afrodescendência, que acontece em Caraguá entre 21 a 27 de agosto, na Praça de Eventos.
A 1ª Semana da Afrodescendência é dirigida a educadores, estudantes, gestores, agentes culturais, lideranças do movimento negro, líderes das religiões afro-brasileiras e demais interessados. De acordo com o presidente da ACUBALIN, Ataualpa de Figueiredo Neto, o evento será de grande vulto para a região por contar com a participação de professores da USP, PUC e representantes de instituições governamentais. “O objetivo geral da Semana da Afrodescendência é instituir um marco de discussão e implementação de ações afirmativas para o município de Caraguatatuba. O evento pretende contribuir para a valorização da memória afrodescendente da região”.
O evento também tem como objetivos promover o debate em torno da importância e aplicabilidade da Lei 10639; aprofundar a reflexão sobre a contribuição dos africanos e afro-descendentes no desenvolvimento histórico-cultural; ampliar a atuação dos educadores no ambiente escolar no que diz respeito ao material didático e experiência em educação inclusiva; trazer novos elementos para discutir políticas publicas para o município; estabelecer um marco na região para promoção da Igualdade Racial; valorizar a herança africana por meio de apresentações culturais; discutir o contexto de exclusão e discriminação das religiões de matriz africana. (Fonte: PMC)

Tudo pronto para o 4º Festival das APAES
A abertura oficial do festival acontece no dia 23, às 9h, no CIASE. As competições iniciarão às 14h, no mesmo local, na modalidade de Futsal feminino e Tênis de Mesa

Caraguatatuba - O 4º Festival Esportivo Especial das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Vale do Paraíba e Litoral Norte acontece de 23 a 25 de agosto, em Caraguatatuba. De acordo com as Secretarias de Esportes e Recreação e de Educação, a cidade está pronta para receber os atletas de 11 cidades, que deverão, como sempre, dar um show de determinação.
O congresso técnico, que definiu as chaves da competição, aconteceu na sexta-feira, 11, na APAE de Caraguá e reuniu representantes das onze cidades participantes do evento, que até a sua 3ª edição era restrito às cidades do Litoral Norte e este ano estendeu ao Vale do Paraíba.
Na ocasião, a diretora da entidade sede dos jogos, Rosana Fachini, leu um texto de boas vindas às outras entidades e falou da importância da realização do evento para os apaeanos. "Nós da APAE de Caraguá desejamos que o 4º Festival das APAES seja muito mais do que simplesmente um lugar ao pódio. Desejamos que nossos atletas tenham a oportunidade para expôr e compartilhar suas alegrias e conquistas com outros atletas, reafirmando a importância da união de todos nós pela causa que abraçamos", disse.
O secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, representou o prefeito Aguilar e disse que a administração municipal sempre realiza eventos esportivos para a comunidade. "O esporte é o caminho mais barato para proporcionar lazer, entretenimento e saúde para a população. Fomos em busca de mais recursos na Secretaria da Juventude Esporte e Lazer e não conseguimos nada. Hoje temos onze cidades participantes, quem sabe daqui há alguns anos não reuniremos as 50 cidades da nossa região, que é a 2ª do estado, disse o secretário".
A presidente da APAE de Caraguatatuba, Madalena Fachini, agradeceu a presença de todos e os organizadores que, segundo ela, não mediram esforços para a ampliação e realização do evento pelo 4º ano consecutivo.
No congresso também foi apresentadp o mascote dos jogos deste ano que foi idealizado pela aluna da APAE de Caraguá Alessandra Nascimento dos Santos. "Ano passado fizemos um concurso, onde uma aluna de Ilhabela foi a vencedora, por motivo de tempo, este ano o concurso foi só para os alunos da APAE de Caraguá e a Secretaria de Esportes foi quem votou no melhor mascote", disse Rosana.
A abertura do 4º Festival Esportivo Especial das APAES do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que é uma realização da Secretaria de Esportes e Recreação em Parceria com a Secretaria de Educação e APAE de Caraguá, acontece no dia 23, quarta-feira, às 9h, no CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas. As competições terão início às 14h, no mesmo local, modalidade de Futsal feminino e Tênis de Mesa. (Fonte: PMC)

Caraguá continua com Campanha de vacinação anti-rábica
A equipe do CCZ continua atendendo a região sul esta semana e alerta a população de que é importante vacinar os gatos, que são os maiores transmissores da raiva.

Caraguatatuba - O Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba continua com a campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos. Até agora já foram vacinados 8.434 animais, sendo que apenas 904 são gatos.
Esta semana, a equipe da Zoonoses continua atendendo a região sul, em pontos estratégicos e volante. A Secretaria de Saúde alerta que é importante vacinar os gatos também, por serem os maiores transmissores da raiva.
Caso ocorra chuva no dia agendado, será divulgada uma nova data. O Centro de Controle de Zoonoses pede para os proprietários levarem o animal com coleira e guia, fucinheira nos animais bravos e gatos em gaiolas; e não esquecer o certificado de vacinação.
O CCZ que já faz a vacinação anti-rábica em animais durante todo o ano, fará plantão de 28 de agosto a 1º de setembro. Mais informações pelos telefones 3887-6888 ou 3887-6085.
 (Fonte: PMC)

Prefeitura, UNIMÓDULO e Hemocentro repetem campanha de doação de sangue

A campanha, que foi idealizada por uma estudante será realizada pela segunda vez, em Caraguá. O sangue será destinado a pacientes de toda a região.

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no dia 17 de agosto a 2ª Campanha de doação voluntária de sangue “Meu sangue é do tipo que salva vidas” que será realizada no Centro Universitário Unimódulo, na unidade do centro, das 8h às 13h.
Essa campanha acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Unimódulo e o Hemonúcleo de Taubaté, objetivando alertar e conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue e a necessidade de hemocomponentes para os hospitais de nossa região.
O secretário de Saúde Dr. Olegário Alves do Santos enfoca a importância da realização dessa campanha, lembrando que um único doador poderá salvar até quatro vidas. “Essas campanhas de conscientização devem acontecer, pois sempre tem alguém que precisa da boa vontade do doador voluntário, hoje pode ser alguém que precise do nosso sangue, amanhã pode ser nós mesmos ou algum de nossos familiares e amigos. Doar sangue é vida, é amor”, disse o secretário.
A campanha foi idealizada por uma estudante de Pedagogia do Centro Universitário UNIMÓDULO, e é coordenada pela biomédica Dina Lúcia Prazeres, pela pedagoga Diná F.de Souza e professora Márcia Zumpano. O evento contará ainda com o apoio do Rotary Caraguá Poiares, Geomater e Laboratório Bellato.
De acordo com a dra. Dina Lúcia Prazeres, no Brasil 2% da população doa sangue. Destes 2% , apenas 25% são doadores espontâneos ou habituais. Os 75% restantes doam sangue apenas em casos de reposição (cirurgias, acidentes de amigos ou parentes).
Para participar da campanha é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos três horas antes da doação. Outro fator muito importante é de que o doador não deve pertencer a grupos de risco (pelo uso de drogas injetáveis, e outras questões).
De acordo com a Profa. Márcia Zumpano, coordenadora do projeto junto ao UNIMÓDULO, durante a primeira campanha foram realizados 278 cadastros de munícipes que demonstraram interesse em doar sangue. “O envolvimento da comunidade mostrou o grau de conscientização de todos que compareceram em 2005. Nesta segunda oportunidade a Secretaria de Saúde e o UNIMÓDULO acham importante continuar com o cadastramento dos interessados, o que permitirá a construção de um banco de dados de doadores aqui de Caraguatatuba para futuras campanhas”.
Mais informações pelo telefone (12) 3882-1845. Participem! (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Concluída restauração de prédio

Ilhabela - Representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto Florestal e Prefeitura de Ilhabela participam hoje, às 11h, de uma solenidade que marca a entrega das obras de restauração do prédio histórico onde funcionou a antiga cadeia e Fórum da cidade.
O prédio foi restaurado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por meio do Projeto de Ecoturismo da Mata Atlântica. Foram gastos R$ 642 mil para a recuperação do imóvel, que servirá como sede para o Parque Estadual de Ilhabela.
A construção foi restaurada segundo o projeto original do arquiteto Giovanni Battista Maroni, com a aprovação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
O imóvel é datado de 1914 e considerado um dos exemplares da arquitetura eclética urbana do início da segunda década do século 20.
O prédio encontrava-se sob a administração da Secretaria de Segurança Pública, tendo sido transferido por decreto do Governo do Estado para a Secretaria do Meio Ambiente, em julho de 2005, para abrigar a sede do Parque Estadual da Ilhabela no andar superior e o Centro de Interpretação Ambiental no andar térreo, onde serão realizadas exposições temáticas sobre a Mata Atlântica. (Fonte: ValeParaibano)

Foi dada a Largada para a gula em Ilhabela

Ilhabela - Na última sexta-feira, 11, foi aberto oficialmente o Festival Gastronômico de Ilhabela, realizado tradicionalmente no mês de agosto pela Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Fomento.
O sábado ficou por conta dos chefs do SENAC, Carolina Ayala e Rafael Cardoso, que usaram de muita criatividade na elaboração de receitas como o ‘risoto de fundo de alcachofra com vieiras frescas refogadas’, degustado por turistas e moradores que se mostraram muito interessados pela “Aula Show”.
O chef Schurbert comandou sua equipe de bartenders que, além de uma aula de atendimento ao cliente, preparam os mais variados drink’s também degustados pelos presentes.
No domingo, o show ficou por conta dos baixinhos, Pitty e Lívia ensinaram receitas e orientaram as crianças em como proceder com segurança em uma cozinha.
“O Festival Gastronômico é um maravilhoso evento que fomenta o turismo na baixa temporada, atraindo turistas interessados em saborear a ótima comida oferecida nos restaurantes de Ilhabela, além de proporcionar muito entretenimento e diversão para visitantes e moradores”, afirmou Manoel Marcos de Jesus Ferreiras, prefeito de Ilhabela.
O evento segue durante todo o mês conforme programação:

04 a 27 de agosto
Restaurantes - O melhor sabor de Ilhabela estará nas mesas dos restaurantes da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela com pratos e promoções especiais.Verifique os participantes no site www.gastronomiaemilhabela.com.br

14 a 17 de agosto - Cursos SENAC
Auxiliar de cozinha higiene e organização interna de cozinha, bares e restaurantes

15,16 e 17 de agosto - Curso SEBRAE
Administração de Alimentos e Bebidas


18 de agosto
Show musical e Praça de Petiscos

19 de agosto
Concurso Profissional da cozinha de Ilhabela
Aula show com o Chef Douglas Santi - Santi Restaurante

21 a 24 de agosto - Cursos SENAC
Técnicas culinárias para cozinheiros e chefs
Espaço Gastronômico - Praça Coronel Julião - Vila

22, 23 e 24 de agosto - Curso SEBRAE
Gestão financeira de restaurantes e bares

25 de agosto
Show musical e Praça de Petiscos

26 de Agosto
Concurso - Chef Amador
Concurso - Melhor Cozinheiro Chef - Comunidades Tradicionais
Aula Show - Chef Ronaldo Gomes - Hotel São Paulo
Aula Show - Chef Elzinha Nunes - Dona Lucinha e Aneto

27 de agosto
Teatro - Cozinha Infantil
Sexta a partir das 20h - Sábados a partir das19h - Domingos a partir das 16h
(Fonte: PMI)

Skatistas fiscalizam obras do Skate Park

Ilhabela - Na última sexta-feira, 11, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com a “Galera do Skate”, estiveram visitando a obra de construção do Skate Park , no campo do Galera, bairro da Água Branca.
A obra, orçada em R$ 113.840,00 (centro e treze mil e oitocentos e quarenta reais) será realizada pela Prefeitura de Ilhabela em parceria com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). A previsão de entrega da obra é para a segunda quinzena de setembro.
A contrapartida da Prefeitura é de aproximadamente 57% do valor total da obra, que é uma antiga reivindicação da população.
Além dos moradores do bairro, a pista de skate atenderá, aproximadamente, 100 amantes do shape em Ilhabela, além de ser usada também para realização de campeonatos e para as escolinhas esportivas da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer.
Para o prefeito Manoel Marcos, é de extrema importância a participação e o acompanhamento das obras pelos adeptos do esporte, pois ninguém melhor para fiscalizar o andamento da mesma. (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela realiza blitz na entrada da cidade
 
Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio dos Departamentos de Fiscalização, Vigilância Sanitária e Divisão de Trânsito, juntamente com Polícia Militar e Civil, realizaram no último final de semana mais uma blitz na entrada da cidade.
O objetivo das operações, que envolveram cerca de 30 pessoas, foi de verificar as condições de conservação, procedências, situação do transporte e acondicionamento dos alimentos; documentação; notas fiscais; notas de remessa e entrega das mercadorias que entram no município e, eventualmente, autuar e impedir a sua permanência.
Agentes de Trânsito acompanharam as blitzs, checando a documentação de veículos, com a finalidade de tirar de circulação os veículos irregulares que transitam pela cidade. Foram vistoriados, aproximadamente, 35 veículos e 25 motocicletas.
A Vigilância Sanitária aplicou vários termos de orientação, referentes ao transporte de mercadorias, e apreendeu e inutilizou alimentos que não possuíam condições de ser comercializados, devido ao acondicionamento inadequado nos veículos que estavam sendo transportados. Para o chefe de seção da Vigilância Sanitária, Oriedson de Freitas Oliveira, “a maioria das infrações são pela inadequação do veículo e falta de refrigeração”. Oriedson alerta quanto ao transporte de produtos hortifrutigranjeiros, que devem estar protegidos do sol e da chuva.
A Fiscalização Municipal apreendeu 484 DVD’s, 424 CDS’s, 100 estojos plásticos para DVD’s, 95 óculos e 62 diversos, entre eles, edredons, panelas, espelhos, etc. De acordo com o diretor da fiscalização, Ronaldo Alves de Souza, a administração está dando prioridade em proteger a população e o comércio local de produtos de procedência duvidosa, e que possam causar problemas de saúde. “Queremos impedir a entrada de produtos irregulares, pois o comércio dos mesmos prejudica a arrecadação do ICMS para o município”, afirma Souza.
“Operações deste tipo continuarão acontecendo esporadicamente e aleatoriamente, durante todo o ano”, alertou o diretor, comunicando ainda que as mercadorias apreendidas, que tenham nota fiscal, poderão ser retiradas no prazo de 30 dias, com a apresentação da mesma.
Não adquira produtos ilegais. Denúncias podem ser feitas através do número 156, do departamento de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Verticalização e zoneamento são discutidos em Boiçucanga

São Sebastião - A consulta pública do Plano Diretor, promovida pela Câmara de São Sebastião na última sexta-feira, 11, em Boiçucanga, teve como assuntos principais o risco da ‘verticalização’ e as possíveis alterações no zoneamento da Costa Sul conforme vem sido divulgado na imprensa, dentre elas a redução de lote mínimo de 3 mil metros para 300m, em alguns bairros do município.
Para a ambientalista Georgetta de Oliveira, é engano pensar que reduzindo o tamanho dos lotes vai permitir que os pobres possam comprar e assim resolver a questão da moradia. “Isso não vai acontecer, temos o exemplo de Camburizinho com lotes de 270m que estão nas mãos dos ricos. Só iremos agravar os problemas já existentes”, analisa Georgetta, e alerta: “Imagina o sertão de Maresias e Boicucanga inteiro picado em lotes de 300m, sem a menor previsão de drenagem, sistema viário, distribuição de água, e qualquer outro suporte necessário”.
Outra modificação criticada pela ambientalista diz respeito à classificação de zona mista para os bairros de Boiçucanga e Maresias, o que permite o comércio em meio a residências e condomínios.
O temor da verticalização também foi demonstrado pelos participantes. “Não vai trazer desenvolvimento algum, mas sim empreiteiras como aconteceu no Guarujá e litoral sul”, opina a psicóloga Débora Pereira. “Queremos preservar nossa qualidade de vida e continuar tendo orgulho de onde moramos”, acrescenta.
Já a representante da Sociedade Amigos de Boiçucanga diz que ainda tem muitas dúvidas sobre Zeis e verticalização. “Não sei o que é real hoje em dia, por enquanto está muito confuso. Mas entendo que deve ser priorizado o saneamento para depois se pensar em prédios”, comenta.
O morador Mauro Gonçalves citou problemas de lixo, esgoto e zoonose. “Ao invés da Prefeitura vir com propostas mirabolantes para construção de prédios, deveria se atentar para estas questões mais urgentes”, declara.
É o que pensa também o membro do Conselho de Segurança da Costa Sul, Celestino Jorge. “Na temporada falta água e o sistema de esgoto está vazando por todo canto”, aponta.
Durante a reunião, houveram também propostas relacionadas a apoio a programas sociais,b ao microempresário, transporte escolar, criação de vagas na creche e atendimento do Conselho Tutelar.
O presidente da Câmara, Wagner Teixeira, garante que todas as sugestões serão levadas ao conhecimento dos vereadores. “Temos as atas de todas as reuniões do Plano Diretor que a Câmara vem promovendo e vamos cobrar o mesmo da Prefeitura para saber se o projeto estará de acordo com a vontade popular, conforme determina o Estatuto das Cidades”, afirma Teixeira.
A próxima reunião acontece na sexta feira, às 18 horas, em Juquehy, na sede da Samju (Sociedade Amigos de Juquehy). (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Detentos se rebelam em Ubatuba

Ubatuba - Um grupo de 90 presos e presas da Cadeia Pública Feminina de Ubatuba deflagaram uma rebelião na madrugada de anteontem após tentativa de fuga frustrada.
Segundo a polícia, um dos presos tentou escapar pelo telhado da unidade prisional por volta da 1h, mas foi supreendido pelo carcereiro de plantão.
Após o flagrante, os detentos começaram a rebelião. No motim, os cadeados das celas foram quebrados e as 70 detentas foram liberadas, aderindo ao tumulto.
Os rebelados também danificaram as grades das celas, arrancaram as portas de madeira do prédio.
Para controlar o tumulto, os carcereiros de plantão pediram reforços das polícias militar e civil, que usaram bombas de efeito moral e balas de festim na ação.
Segundo o delegado da Seccional de São Sebastião, Odair Bruzos, ninguém fugiu durante a rebelião, que foi controlada por volta das 8h --sete horas após a tentativa de fuga.
A Cadeia Feminina de Ubatuba tem 4 celas, com capacidade para 24 presas. Porém, mantém atualmente 70 mulheres. Outros 20 homens ficam no parlatório da unidade --entre as celas.
MOTIVAÇÃO - Segundo a polícia, o fato dos presos estarem confinados no parlatório foi um dos estopins para a rebelião. No local, os detentos não têm banheiro e ficam proibidos de tomar banho-de-sol.
Na última quinta-feira, dia de visita na unidade, os detentos ficaram presos por até três horas dentro do caminhão-baú, usado para o transporte dos presos. (Fonte: ValeParaibano)

Atletas de Ubatuba que participaram dos Jogos Regionais recebem homenagem da prefeitura

Ubatuba - Os atletas de Ubatuba que participaram dos 50º Jogos Regionais, disputados em Lorena, em julho último, foram homenageados pela Prefeitura, com um coquetel, realizado na noite de sábado, 13, no salão da igreja São Francisco. A maior parte dos 239 atletas compareceu à solenidade e todos receberam certificados de participação sendo que um diploma especial foi entregue aos medalhistas Anderson Aparecido Barbosa da Silva (ouro – ciclismo), Ana Carolina Ennes Huodjakoff (prata – ciclismo), Ednaldo Muniz (prata – karatê), Fabiana Elias Martinez (prata – capoeira).
“Todos vocês são mais que campeões, pois enfrentaram, sem temer, equipes que investiram verdadeiras fortunas na contratação de atletas, enquanto nós utilizamos basicamente atletas da cidade”, disse o prefeito Eduardo Cesar aos homenageados. Ele também agradeceu o empenho na disputa e lembrou que Ubatuba segue firme na organização da infra-estrutura para sediar os Jogos Regionais em 2007. “Sei que circulam boatos que Ubatuba vai desistir de realizar os Jogos Regionais no ano que vem, mas deixo um recado para os boateiros de plantão: Ubatuba não só permanece firme como sede dos Jogos, como pretende realizar uma edição que entrará para a história da competição”, disse o Prefeito.
O prefeito Eduardo Cesar avisa também que os jogos de 2007, na realidade, já começaram para Ubatuba. “Os Jogos começaram para Ubatuba quando fomos escolhidos, por unanimidade, para sediar a competição em 2007. Já estamos iniciando as adequações nas instalações existentes e as construções dos espaços necessários. Temos muito trabalho pela frente e contamos com o apoio de todos, pois a cidade só tem a ganhar”, completou Eduardo Cesar.
O secretário de Esportes e Lazer se emocionou ao comentar um audiovisual exibido durante a cerimônia. “Ver essas imagens me trouxe a lembrança de todos os bons momentos que vivemos em Lorena. Fico imaginando essa festa aqui em Ubatuba, com nossa torcida, nossos amigos...”, disse o secretário, que encerrou sua fala com a frase que tem usado desde a campanha para escolha da cidade como sede dos Jogos: “A gente se vê em Ubatuba, nos Regionais de 2007”. (Fonte: PMU)

Prefeito entrega viaturas à Polícia Militar em Ubatuba

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar entregou ao comandante da 3ª Cia da Polícia Militar do 20º BPM-I, Cap. Ivo Lopes de Oliveira Júnior, duas viaturas Corsa Sedan, que foram encaminhadas pelo Governo do Estado e incorporadas à frota da PM no município. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 14, no calçadão da Avenida Maria Alves e contou com a presença de Andrade Henrique dos Santos, secretário de Segurança, Mohamad Ramadan El Ali, diretor do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Luiz Felipe Azevedo, secretário de Turismo e Denise Silveira, assessora de Expediente de Gabinete.
O comandante da PM, Ivo Lopes, disse que a entrega dessas viaturas acontece num momento importante. “Em um momento em que a segurança vem sendo questionada, Ubatuba ganha mais duas viaturas para reforçar o policiamento preventivo. Vamos com isso intensificar nossas operações na cidade com o objetivo de garantir a tranqüilidade à comunidade”, declarou.
O prefeito Eduardo Cesar lembrou que o índice de violência em Ubatuba é o menor do Litoral Norte. “Ubatuba tem mantido um baixo índice de criminalidade graças ao bom trabalho de nossa polícia. Temos que lembrar que as viaturas não fazem nada sozinhas, mas o trabalho de policiais compromissados e responsáveis garante a nossa segurança”, disse o prefeito, antes de entregar as chaves das viaturas. Logo após a rápida solenidade, as viaturas entraram em circulação. (Fonte: PMU)

 

 


 

Semana de 04/08 à 10/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Carros"
Ás 15:00h e 19:00hs

 

"Separados pelo Casamento"
Ás 17:00hs e 21:10hs

 


CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte"
Sessão única ás 21:00hs


"Vem Dançar"
Ás 15:00 - 17:00 - 19:00hs
 

 

Ação Litoral
 

Artigo Topo

A importância do JUNDU
Irineu Nalin

Essa vegetação rasteira típica da faixa litorânea tem sido tratada por muitos freqüentadores e proprietários do litoral, por total desconhecimento e cultura com o mar, como uma vegetação inconveniente, nas suas visões urbanas, durante a sua permanência nesses locais. São verdadeiros "gersinhos de plantão" dispostos a impor suas vontades, substituindo essas espécies nativas por muretas de concreto e espinhos de gosto e efeito paisagístico desastroso, desfigurando o ecossistema original.
Desconhecem esses indivíduos que o jundu, conhecido também como escubre, que cresce em solo arenoso, suporta a salinidade, ventos e a forte insolação, tendo a importante função de fixar areias e dunas. Sua remoção provoca o aumento da erosão eólica, um trabalho mecânico causado pelos ventos, além de descaracterisar o ambiente nativo e, apesar de frágil, representa uma eficiente barreira física contra o avanço das marés e garante proteção contra a erosão provocada pelas ressacas. A área onde cresce este tipo de vegetação também serve como alimentação para espécies de aves, répteis e insetos.
Apresenta folhas em forma de coração, entre as quais desabrocham lindas flores roxas e dividem-se em várias espécies como Ipomea pés-caprae (famíla Convulvulaceae); Spartina ciliata, (família Gramineae); Marmeleiro-da-praia (família Leguminosae-Papilonoideae.
Em vias de extinção, apesar de ser protegida por várias leis estaduais e federais (a Lei 9605, e decreto 3179, prevêem pena de três meses a um ano de prisão e multa, cujo valor corresponde a área desmatada), a restinga no nosso litoral sofre contínuos ataques do homem e padece com a falta de fiscalização dos órgãos competentes.
Um exemplo dessa ação humana é a Praia de Guaecá, de mar aberto, que sofre os efeitos das frentes de sudoeste que entram diretamente, muito embora, ainda restem trechos parcialmente preservados dessa vegetação entre as quadras 10 e 13, os locais menos afetados pelas ressacas, apenas cerca de 15% dos 2,6 km. de extensão da praia, o resto já tomado por muretas e cercas vivas de espinhos não nativos.
12/08/2006

Consulte Aqui Artigos Anteriores

Poesia Topo

Seu Aurélio

Tinha uma espingarda
De carregar pela boca
De fazer barulho no mato
De espantar os bichos
Que corriam assustados
Que alertavam a caapora
Que berrava urros estranhos
De bichos d’antanho
Extintos no quaternário
Gliptodonte
Megatério
Mastodonte
Seu Aurélio

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

OBVIEDADES
Nada mais óbvio do que para uma cidade sem alternativas econômicas, que encontre (pelo menos) uma! Se não for identificada nenhuma alternativa econômica, por óbvio, com o tempo a cidade irá tornar-se "fantasma" e, estará fadada a desaparecer. Agora, encontrando uma alternativa econômica, nada mais óbvio do que fomentar esta atividade. Para fomentar a tal atividade, nada mais óbvio do que criar todas as condições legais, administrativas e funcionais totalmente desburocratizadas. Para que os resultados apareçam, nada mais óbvio do que colocar no "volante" do fomento da tal alternativa pessoa(s) com capacidade profissional (comprovada). Caso, a(s) pessoa (s) não apresentem resultados satisfatórios, nada mais óbvio do que substitui-las o mais rápido possível. Varrer obviedades para debaixo do tapete é solução temporária e, por óbvio, uma hora ou outra o "montinho" vai crescer e, também por óbvio, irá aparecer. Ir de tanga a um baile de gala, por óbvio, é querer ser barrado na portaria. Em um dia quente e verão, trocar uma camisa de linho, por um uniforme (rústico) de brim, por óbvio é muito mais que insensatez. Fingir-se de morto, por óbvio, não passa de um fingimento. Tentar enganar todos, o tempo todo (pelo resto do tempo) por óbvio, não é sinal de inteligência, mesmo porque e, também por óbvio, a inteligência dos outros deve ser respeitada. Este texto aparentemente confuso, por óbvio, assim foi feito de propósito, com a intenção de chamar a atenção para coisas óbvias!.Tenho como certo que pessoas inteligentes obviamente, não deveriam deixar obviedades de lado. Tudo que é óbvio, assim deveria ser tratado e, obviamente, se economizaria tempo, dinheiro, "fosfato" e, muita paciência.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

A Barra Seca Fica na Zona Oeste?
O artigo 192 da minuta do Plano Diretor inclui no Distrito Oeste os bairros da Ressaca, Pedreira, Sumidouro, Taquaral e Barra Seca, separando-os do Perequê-Açu, que ficou no Distrito da Sede Municipal. Quanto à Usina Velha, nem é mencionado, mas como fica entre o Sumidouro e a Pedreira, provavelmente ficará no Distrito Oeste.
Em reunião da Associação dos Moradores do Bairro da Pedreira, realizada no último sábado, foi unânime a rejeição a essa divisão porque cada distrito terá o seu conselho formado pelas associações de moradores e a participação desses bairros ficará dificultada devido à distância e à própria rede de relações sociais, que são muito mais fortes com o Perequê e o Centro, do que com a região Oeste. Seus moradores se deslocam para o Centro ou para o Perequê, no que se refere ao comércio, empregos, atendimento médico e escolar, entre outros.
Não dá para aceitar que o divisor seja o rio ou o relevo, ou a Rio-Santos. A Barra Seca está do lado direito da Rio-Santos, assim como o Perequê. Todos esses bairros estão entre o Rio Grande e o Indaiá, com exceção da Barra Seca. A Usina Velha, a Pedreira e o Sumidouro não tem dom se expandirem muito mais devido à cota 100 e estão voltados de frente para o centro e de costa para o oeste.
Quem assistiu a exposição da minuta na última quinta-feira, levou um choque ao perceber a discrepância entre o mapa que foi apresentado e o texto da minuta. É evidente que essa separação dificultará a participação porque desconsidera a dinâmica do cotidiano desses bairros. Com exceção da Ressaca, os demais bairros são extensões do Perequê-Açu, tendo sido separados pela construção da Rio-Santos. A Secretaria da Saúde, através do Programa Saúde da Família, talvez seja o órgão do governo que tenha os dados mais atualizados e corretos de cada território do município, cruzando-os para diagnosticar a realidade e orientar sua ação; portanto, os moradores da Pedreira e da Usina Velha, com certeza são atendidos pelo Posto de Saúde do Perequê. Parece que o Taquaral tem posto próprio e não sei qual é o raio de atendimento. Não têm qualquer elo de ligação com a região oeste.
Como ainda é um projeto de lei, será um teste para confirmar se realmente a participação da população, que sofre as conseqüências das políticas públicas, será levada em consideração.
Outros pontos polêmicos do Plano Diretor é a ausência, no artigo 18, na composição da Política Pública de Qualidade de Vida, do Setorial de Cultura e da prioridade à Juventude. Hoje de manhã, TV Câmara estava exibindo um debate sobre a Política Nacional de Juventude, no qual a representante da ONU afirmava que o Brasil era um dos últimos países a implantar essa política, que é considerada de prioridade mundial.
Participei durante dois anos da Comissão da Juventude, na Câmara Municipal de São Paulo e pude constatar os grandes avanços na busca de soluções quando ela é tratada com prioridade, inclusive no que se refere à formação de novas lideranças.
Nessa hora de definir o futuro e resolver o presente, será que Ubatuba vai dar as costas para sua juventude, ignorando-a ?
Ubatuba é uma das parceiras do Projeto Agenda 21 – Integrar e Mobilizar, que conta com verbas federais para iniciar o processo, que inclui a formação do Fórum Municipal de Desenvolvimento Sustentável e o Fundo de Desenvolvimento Sustentável, que dê infra-estrutura para o funcionamento do Fórum; apesar disso, no texto da minuta não aparece definido a criação desses dois instrumentos de participação.
A criação do Fórum, com a participação dos três setores – governo, iniciativa privada e sociedade civil - é um dos instrumentos para a criação de fato de um Conselho da Cidade, porque ele é aberto, não tem prazo para acabar e, através das oficinas, que já estão em processo e que devem se capilarizar, atingindo todas as regiões e setores sociais, estão se formando novas lideranças, com possibilidade maior de articulação porque estão conectadas via Internet com mais de 600 processos de Agenda 21 em todo Brasil, podendo trocar informações para análise dos problemas e busca de soluções.
O Fórum Municipal de Desenvolvimento Sustentável poderia atuar como um excelente instrumento para subsidiar o Conselho da Cidade no que se refere à elaboração de propostas orientadas pelos princípios da Agenda 21 Mundial e Nacional.
O grande avanço da elaboração do Plano Diretor, é que esse texto é uma proposta e que ainda temos tempo de aperfeiçoar. Para isso precisamos participar, refletir e decidir o que é melhor para o município.

Rui Alves Grilo
Presidente da AMBAPE – Associação dos Moradores do Bairro da Pedreira
Professor da EE Deolindo de O. Santos

Eduardo, bom dia;
Tenho algumas idéias para seu governo, como sabes milito diariamente pelos balcões da Prefeitura e descobri alguns dos gargalos que impedem o desenvolvimento de Ubatuba.
Por diversas vezes afirmei que seu governo merecesse ser o saneador, para que daqui para frente pudéssemos melhorar nossa qualidade de vida.
Defendo teses a respeito da ampliação do cadastro municipal até em áreas embargadas, pois o poder do fisco é supremo e como sabes o imposto incide sobre a posse, a propriedade ao uso, e em havendo qualquer um destes o tributo é devido.
Devemos frisar que o fato de se ter a obrigação de pagar o IPTU não necessariamente implica ao direito do uso do solo.
Como disse ao Ditinho fomos votos vencidos e só temos direito ao "jus esperniandi", ou de ajudar, pois na democracia o direito é do povo e não só do grupo que apoiou a candidatura do Prefeito, lembrando que os números da eleição foram apertados e vossa mercê como inteligente é, deve aumentar sua base eleitoral.
Estamos na era da conciliação, não devemos mais aguardar o mérito, tenho acesso a alguns empresários da cidade que estão desanimados e querem ir embora, alguns já foram, mas podemos busca-los, além destes tenho acesso a parte da oposição, brinquei em irmos no TJAU, porem porque não irmos mesmo ???
Invista um pouco do seu precioso tempo e me de um minuto para explanação de minhas idéias, tenho uma interessante idéia a respeito da reeleição em Ubatuba, como já disse eu 'TAMBEM' amo Ubatuba e me desculpe pelos fogos de sexta-feira.
Um abraço e bom dia;

César Prates
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Bicho-Preguiça © Luciano Cancelier

Bicho-Preguiça
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor