Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2006 - Nº 1588 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Segunda etapa do Paulista Universitário acontece neste fim de semana
Professor da UNITAU participa de debate sobre cinema
UNITAU participa de fórum de inclusão social

Caraguatatuba
PAT de Caraguá divulga vagas
Baduca Filho quer área de lazer no Benfica
Aurimar consegue demarcação de abrigo de passageiros
AG Pereira homenageia Pastor Evangélico
Germino quer a volta dos cobradores de ônibus
Rio do Ouro recebe projeto Recreação nos Bairros neste sábado, 19
Caraguá orienta população do Ponte Seca sobre Reciclagem, Agenda 21 e Saúde
Técnico da Ong ECOAR visita Caraguá
Peça “A noite das mal dormidas” será apresentada amanhã a funcionários do Instituto Mamulengo
Campanha de doação voluntária coleta 130 bolsas de sangue em Caraguá

Ilhabela
Reivindicações
Visita as obras da Praça da Bandeira
Concurso Chef Amador de Ilhabela - Festival de Gastronomia de Ilhabela – 2006

São Sebastião
Mergulhadores sebastianenses visitam gabinete e apresentam troféus


Ubatuba
Zona Azul
Gastronomia
Ubatuba ganha Centro de Informações Turísticas Móvel
Fundac oferece cursos para crianças e adolescentes
Ubatuba inicia campanha de vacinação contra poliomielite no próximo dia 21
Projeto permite que vereadores prestem contas de suas atuações parlamentares

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Segunda etapa do Paulista Universitário acontece neste fim de semana
Líderes do ranking batalham para permanecerem no topo em Maresias

Litoral Norte - No próximo final de semana, dias 19 e 20 de agosto, a praia de Maresias, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo será palco da segunda etapa do 8° Circuito Paulista Universitário de Surf. A etapa de abertura contou com dezenas de atletas das principais universidades do Estado. Cinco deles foram os felizardos que ocuparam o lugar mais alto do pódio. Depois de começarem com o pé direito, a missão dos líderes é continuar na cabeça.
Divididos nas categorias Masculina Open, Feminina Open (para universitários do Litoral e Interior), Masculina Paulistana, Feminina Paulistana (para alunos que moram e estudam na Capital) e o confronto entre PUC X FAAP, a primeira etapa rolou em condições mínimas de surf, na praia de Cambury. Agora, a torcida é que as ondas compareçam. “Provavelmente teremos ondas em Maresias, segundo os gráficos de previsão”, comenta Michel Cardoso, campeão da Paulistana, categoria exclusiva para os residentes na capital paulista.
Atual campeão brasileiro de surf universitário, Cardoso está no circuito desde 2002 e sempre obteve destaque na competição. Cursando o último ano de Comércio Exterior, na Universidade Mackenzie, o surfista é um veterano em provas universitárias. Figurinha carimbada nos pódios dos circuitos, ele já faturou diversos títulos, o que lhe rendeu uma bolsa de estudo de 100%.
Com títulos em 2003, 2004 e vice no ano passado, o futuro bacharel em Comércio Exterior considera a competição muito importante para a sua vida profissional. O único bicampeão da história do circuito universitário é um dos fortes candidatos a papar a segunda etapa. Já na Open, a vitória ficou com René Oliveira, estudante de Oceanografia, da Unimonte, que travou um forte duelo com seu companheiro Popó Batista, que cursa Educação Física, na mesma universidade.
Entre as meninas do litoral, a estudante de Educação Física da Unimes, Rose Santana, levantou o caneco. Atual campeã brasileira universitária, a vicentina promete vir com tudo e acumular mais um título em sua carreira. Na categoria Feminina Paulistana, Virgínia Ferraz, do curso de Turismo, da PUC, levou a melhor. A atleta, que até então não tinha uma boa colocação no Universitário, comemorou o resultado.
Na disputa entre as universidades, a FAAP levou a melhor. O estudante de Cinema, Ariel Schvartzman, foi o vencedor, seguido por Arthur Carratu, da PUC. Para a segunda etapa, o duelo será entre as Universidades Anhembi Morumbi x ESPM. Outro destaque na competição é a Expression Session, bateria exclusiva para a manobra mais radical.
Pontuando - O evento terá o formato de somatória de pontos por bateria e cada atleta entrará na água pelo menos duas vezes. Os quatro melhores colocados carimbam passaporte para grande Final. A outra novidade deste ano, é que as meninas que estudam em São Paulo, ganharam uma categoria só delas, sendo bem aceita entre as participantes. A prova é válida para todas as universidades de São Paulo.
As inscrições terminam nesta quinta-feira. A disputa contará com as categorias Paulistana, Open, Paulistana Feminina, Open Feminino e Anhembi Morumbi x ESPM. Para participar, o atleta deverá fazer o pagamento de R$ 50, no Banco Nossa Caixa, agência: 0601-7, conta-corrente: 04001027-4, em nome da Associação Paulista de Surf Universitário (APSU).
Enviar o comprovante de pagamento, a ficha de inscrição preenchida, o comprovante de matrícula da faculdade e o comprovante de residência (somente para a categoria Paulistana), através do fax: (11) 5183-8366. Mais informações no site www.ibrasurf.com.br ou e-mail surfuniversitario@ibrasurf.com.br
Interação – Com o intuito de inserir o esporte nas universidades e criar um contato maior entre todos os envolvidos, o Ibrasurf - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf, em parceria com a APSU - Associação Paulista de Surf Universitário está levando a modalidade para dentro das instituições de ensino superior.
Através do SURFilmes, os alunos terão acesso ao que rola em cada etapa e conhecerão um pouco mais da magia do esporte. Outra grande atração são as festas realizadas. Para esta etapa o agito será no final de tarde de sábado, dia 19, na praia, com o show das bandas Sociedade da Floresta e Canto do Paúba 104.
Próximas etapas – A terceira prova será entre os dias 23 e 24 de setembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Já a Grande Final está prevista para os dias 11 e 12 de novembro, na praia das Pitangueiras, em Guarujá. Mais informações pelo telefone (11) 5183-8366 e no site www.ibrasurf.com.br
O 8º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização da APSU e do IBRASURF, com o patrocínio da Skol e Star Point, co-patrocínio da Flash Power, Nivana e Taca. Apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Volcom, Reef, Diamond Head e Bully’s. Organização Federação Paulista de Surf, Associação São Sebastião de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Associação de Surf do Guarujá. Esta etapa conta com o apoio da Associação de Surf de Maresias. (Fonte: Fama Assessoria)

Professor da UNITAU participa de debate sobre cinema

Litoral Norte - O Prof. Ms. Luzimar Goulart Gouvêa, da Universidade de Taubaté (UNITAU), irá participar de um debate sobre cinema realizado no SESC de São José dos Campos, no dia 18 de agosto, sexta-feira. Gouvêa é professor da disciplina Literatura e Cinema, no curso de Especialização em Literatura, oferecido pela Universidade. “É importante a discussão de filmes que privilegiam o tratamento de idéias, para nos afastarmos um pouco daqueles que são apenas calcados nas emoções”, diz Gouvêa.
O debate abordará a globalização do mundo contemporâneo, presente nos filmes de Denys Arcand e Michael Haneke. O tema “Fronteiras” remete a parte da produção dos cineastas e servirá como recorte proposto para a discussão, que tratará da questão migratória cultural, do embate de valores e dos limites da imagem audiovisual, características que acompanham o estilo dos cineastas. “É extremamente interessante podermos descobrir a universalidade que os filmes de arte podem encerrar”, finaliza o professor. (Fonte: UNITAU)

UNITAU participa de fórum de inclusão social
Estande da Universidade apresenta projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e alunos para atender portadores de necessidades especiais

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) participa do I Fórum Municipal e Educacional de Conscientização à Inclusão do Deficiente, que será realizado no Serviço Social de Indústria (SESI) de Taubaté, de 17 a 19 de agosto. O evento é promovido pela Prefeitura de Taubaté, em parceria com a Escola Madre Cecília, instituição que atende portadores de necessidades especiais.
No estande da UNITAU, profissionais dos departamentos de Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia, Psicologia e Engenharia Mecânica apresentam projetos de pesquisa aplicada, desenvolvidos na Universidade especificamente para promover a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais.
O Departamento de Engenharia Mecânica apresenta dois projetos que proporcionam aos portadores de deficiência locomotora maior independência e conforto. Um deles é uma cadeira de rodas com sistema de elevação, que permite o acesso dos usuários a lugares altos, como estantes, armários e telefones públicos, que estariam fora de seu raio de alcance numa cadeira de rodas tradicional.
O outro projeto é um banco veicular escamoteável que possui um mecanismo, adaptável à maioria dos automóveis, que transpõe o banco dianteiro para fora do veículo e, após o usuário se acomodar, retorna à posição original.
Dois trabalhos realizados no Departamento de Educação Física mostram os benefícios psicomotores, sociais e afetivos causados pela água no tratamento de patologias relacionadas às crianças expecionais e enfatizam a importância das atividades lúdicas e expressivas para a integração social de pacientes com deficiência.
O Departamento de Pedagogia apresenta os serviços de apoio pedagógico oferecido aos alunos com necessidades educacionais especiais da Universidade de Taubaté. Os departamentos de Psicologia e de Fisioterapia apresentam os importantes serviços prestados pelas suas respectivas clínicas para a comunidade.
“Trouxemos para o evento uma amostra dos projetos e programas que a Universidade desenvolve em atenção a essa demanda da sociedade”, ressalta a Pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias, Profa. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida. “Também é uma oportunidade de compartilharmos experiências nessa área”, acrescenta.
O público também poderá conhecer uma impressora em braile, única do gênero em todo o Vale do Paraíba. O equipamento, de última geração, integra o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico (CEAB) da UNITAU, implementado neste ano para oferecer recursos e serviços de acesso à informação aos alunos portadores de necessidades especiais, principalmente os que apresentam deficiência visual.
A abertura do fórum será nesta quinta-feira, 17, às 19h30, e contará com a presença da Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa.
Programação – A organização do evento espera receber cerca de 6 mil pessoas. Foram feitas 5.850 inscrições, número que superou em até 10 vezes a expectativa dos organizadores. Entre os inscritos, estão estudantes e acadêmicos de 20 universidades e funcionários de 35 prefeituras e de 100 instituições de atendimento voltadas para portadores de deficiência.Na cerimônia de abertura, haverá apresentação de dança com alunos da escola Madre Cecília. Nos outros dias, grupos de hip-hop, de dança de rua e um coral de Libras (Linguagem Brasileira de Surdos) farão apresentações. Também estão programadas oficinas de musicoterapia, de ecoterapia e de arte, para os deficientes, e, para os visitantes, palestras, workshops e mesas redondas sobre temas, como acessibilidades de prédios construídos, a inclusão de diversos setores, os direitos legais e a sexualidade dos deficientes mentais, patológicos ou físicos. O Sesi de Taubaté está localizado à Avenida Voluntário Benedito Sérgio, 710, bairro da Estiva. Mais informações pelos telefones: 3625-5050 e 3621-2733. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

PAT de Caraguá divulga vagas
O PAT se prepara para implantar o sistema de senhas e realiza seu 1º curso de capacitação.

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá, divulgou nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, a lista atualizada das vagas de empregos disponíveis para trabalhadores de toda a região do Litoral Norte.
Entre as vagas disponíveis estão as de acompanhante de uma pessoa portadora de deficiencia fisica, funileiro, borracheiro, ajudante de pizzaiolo, serralheiro de ferro, recepcionista de hotel (feminino), padeiro, costureira de máquina reta, instalador de alarme, técnico eletrônico, chaveiro, estoquista com experiência, eletricista de embarcações, mecânico de bombas, garçom, ajudante de cozinha, cozinheiro, governanta, Assistente Social, padeiro e confeiteiro, auxiliar de contabilidade com experiência masculino.
O PAT de Caraguá atende pessoas de toda a região e faz entrevista detalhada, que normalmente chega a durar de 30 a 40 minutos. Em breve o órgão estará implantando o sistema de senhas, que tem como objetivo facilitar o atendimento à população. A distribuição das senhas não terá um número limitado e será feita das 8h às 16h.
De acordo com o Presidente da Comissão Municipal de Emprego de Caraguatatuba, Pedro Ivo de Souza Tau, os trabalhadores devem procurar o PAT para se informar sobre as vagas e também sobre os cursos profissionalizantes que serão oferecidos gratuitamente a população.
O 1º curso oferecido pelo PAT foi o de capacitação para MAC (Moço Auxiliar de Convés), que será realizado no dia 21 de agosto no Ceprolin, porém já com suas incrições encerradas. Em breve o PAT divulgará novos cursos.
Vá ao PAT na rua Taubaté n° 520 Sumaré e informe-se. Telefone (12)38825211 (Fonte: PMC)

Baduca Filho quer área de lazer no Benfica
Vereador percorreu bairro com prefeito verificando terrenos

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba está solicitando ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB) a implantação de uma área de lazer no bairro Benfica, nos arredores do centro da cidade. O Parlamentar aponta que o objetivo é favorecer as crianças deste bairro pobre da cidade.
O Benfica fica próximo ao centro da cidade e foi palco em 1967 de boa parte da catástrofe que assolou a cidade naquele ano, quando o morro que dá nome ao bairro desmoronou, matando muitos caiçaras naquele fatídico 21 de março.
Por se tratar de um bairro pobre e nele conter um grande número de crianças e jovens, o Vereador Baduca Filho entende que a melhor maneira de afasta-los das drogas e da marginalidade é incentivar programas que cultivem nas crianças o amor ao próximo, o senso de equipe e os direitos e deveres de todo cidadão.
Com base nisso o Vereador percorreu o bairro nesta segunda-feira - 7 de agosto, juntamente com o Prefeito José Pereira de Aguilar e o Secretário de Serviços Municipais (SSM), Roberti Costa, a procura de um terreno para abrigar uma área de lazer aos jovens. O prefeito prometeu estudar o caso com carinho e analisar algumas áreas verificadas.
Ao mesmo tempo ordenou ao SSM o cascalhamento de várias ruas do bairro, bem como a colocação de tubos em algumas ruas e a reforma no campo de futebol da comunidade.
Para o Vereador o trabalho Legislativo é estar em contato permanente com a população. "Estamos corpo a corpo com os eleitores, mostrando a que viemos e o que estamos fazendo, conquistando melhorias para as comunidades e uma vida melhor para quem votou e confiou a nós a obrigação de fazer leis e fiscalizar o Executivo", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar consegue demarcação de abrigo de passageiros
Requerimento endereçado ao Prefeito motivou ação

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba conseguiu, junto ao Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), a demarcação dos abrigos de passageiros ao longo da avenida José Herculano, na zona sul da cidade. Usuários reclamavam constantemente sobre a falta de condições nos pontos no trajeto da avenida.
De acordo com o Vereador, são várias e freqüentes as reclamações dos usuários de transporte coletivo sobre a qualidade dos abrigos, principalmente ao longo da avenida José Herculano, que corta 3 bairros da zona sul da cidade, com destino a São Sebastião.
Aurimar reintera que já elaborou Indicações, Requerimentos e Ofícios pedindo providências quanto ao assunto, sem contudo receber uma resposta efetiva por parte do Executivo quanto ao assunto, pois há muito tempo os usuários ou ficam sob o sol escaldante ou embaixo de chuva a espera do seu ônibus, que irá levá-los ao trabalho ou para suas residências.
Com base na resposta da Prefeitura, elaborada pelo Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, Leandro Borella, foram relacionados para demarcação e realização do abrigo de passageiros 18 locais às margens da avenida José Herculano, entre eles os que ficam em frente a UBS do Porto Novo, a Fazenda Serramar, próximo a Sub-Prefeitura do Porto Novo, esquina com a capela Nossa Senhora Aparecida, dentre outros.
Para o Vereador a qualidade de vida e sua melhora gradativa estão relacionados com diversos valores. "Segurança, Saúde e Educação fazem parte de uma melhor qualidade de vida, bem o Lazer, o Saneamento e o conforto, conforto esse de poder esperar o seu ônibus diário sem o calor do sol ou de uma chuva torrencial", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

AG Pereira homenageia Pastor Evangélico
Este é o segundo título dado a um religioso pelo Parlamentar

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou nesta terça-feira - 15 de agosto, em Regime de Urgência, projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Pastor Paulo Alves Corrêa. A entrega da honraria já tem data certa, acontecendo dia 21 de setembro.
Esta é a segunda honraria dada pelo Parlamentar a um religioso e a terceira a ser concedida pelos Vereadores de Caraguatatuba. Cada Vereador tem direito a conceder um Título de Cidadão por ano durante a sua gestão.
Paulo Alves Corrêa é filho do fundador da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério de Santos, João Alves Corrêa e de Carmita Maciel Corrêa. Nascido em São Paulo, casou-se em 1974 e tem 3 filhos, além de 4 netos.
O homenageado é formado em Direito e Teologia e detentor de várias honrarias civis e militares em diversas cidades do Estado de São Paulo. Consagrou-se Pastor em 1982 e hoje responde por mais de 900 igrejas entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Paulo Alves Corrêa tem realizado um grande trabalho social nas comunidades carentes do município, fato maior e mais importante para receber a honraria do Parlamentar. Para o autor, a união das 2 linhas de trabalho fazem o pastor merecer a honraria. "O Pastor Paulo não leva apenas a palavra de Jesus, mas também ajuda, carinho e apoio aos mais pobres. É esta união, entre o assistencialismo e o religioso que o fazem merecer esta honraria", disse AG Pereira.
 (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino quer a volta dos cobradores de ônibus
Projeto obriga atual concessionária e vencedora da licitação a reviver a função

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei que pede a volta de uma antiga e tradicional função dentro do transporte coletivo urbano: O Cobrador de Ônibus. Caso aprovado a propositura vale para a atual concessionária bem como para a vencedora da licitação.
O cobrador de ônibus do transporte coletivo urbano é uma figura tradicional e antiga dentro dos coletivos. Quem quando criança não recebeu o aval do cobrador para passar embaixo da catraca ou era avisado por ele de que o seu ponto de chegada estava próximo. Era tradicional também o som de uma arruela nas estruturas do carro - emitido pelo cobrador - avisando o motorista de que poderia partir.
O Parlamentar de Caraguá quer de volta esta velha função, que além de gerar empregos irá criar uma certa polêmica, visto que a concorrência para a nova concessão do transporte coletivo urbano está para ser feita ainda em agosto. Maior polêmica se deve ao fato que o projeto obriga a atual concessionária - a Praiamar Transportes Ltda. - a recolocar a função em seus carros, caso a proposta seja aprovada.
A eliminação da função de cobrador foi feita há cerca de 10 anos e segundo a empresa na época, tinha como objetivo reduzir os custos e baratear a tarifa. Com a extinção, o motorista passou a cobrar as passagens além de dirigir o carro. Atualmente a empresa utiliza o sistema de catraca eletrônica, onde o passageiro utiliza-se de um cartão eletrônico, contendo créditos iguais as passagens de ônibus.
O Vereador disse que irá lutar pela volta desta tradicional função. "Temos que aproveitar o momento e além de dar conforto ao usuário, gerar mais empregos e renda entre a população. Desejo a volta do cobrador pois é inadmissível que um motorista tenha duas funções e ganhe apenas por uma. Esta dupla função acarreta vários problemas, pois além de deixar o passageiro esperando numa fila interminável, coloca em risco a vida dos usuários. Se um motorista é multado quando dirige e fala ao celular, porque o motorista pode dirigir e cobrar as passagens?", pergunta. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Rio do Ouro recebe projeto Recreação nos Bairros neste sábado, 19
Atividades recreativas e esportivas serão atrações do Projeto Recreação nos Bairros, que atenderá a comunidade do Rio do ouro no sábado, 19, das 8h às 12h

Caraguatatuba - Dando continuidade ao Projeto Recreação nos Bairros, que teve início em 2005, a SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) de Caraguatatuba, estará atendendo desta vez o Rio do Ouro. O evento será neste sábado, dia 19, das 8h à 12h com várias atividades.
O projeto visa, além de diversão e lazer para a comunidade, incentivar a prática esportiva nas crianças evitando que as mesmas fiquem na rua sem nenhuma atividade física.
O Recreação nos Bairros proporcionará aos moradores um dia de muita diversão com atividades de recreação e esportes como: Gol Caixote, Futebol, pintura no rosto, brincadeiras e ainda distribuição de bexigas esculturais e brindes.
Vários bairros já receberam o projeto, como por exemplo, Pegorelli, Tinga, Perequê-Mirim com a participação de várias crianças e também com a colaboração dos moradores.
Para mais informações 3888-4110 ou 3887-1165 com os professores Renato ou Leandro. (Fonte: PMC)

Caraguá orienta população do Ponte Seca sobre Reciclagem, Agenda 21 e Saúde
Serão 120 pessoas trabalhando neste sábado (19) das 8h às 12h. A expectativa é que 50% do bairro seja atendido.

Caraguatatuba - Um grupo com cerca de 120 pessoas, entre os escoteiros de Caraguá e Ilhabela, Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis–Catatudo e funcionários das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde, irão percorrer neste sábado, 19, da 8h às 12h, o bairro Ponte Seca orientando os moradores sobre Agenda 21, Reciclagem e cuidados com a Saúde.
O grupo irá se reunir às 8 horas na sede da Catatudo para um café da manhã e receberá orientações de quais as ruas dos bairros irão realizar o trabalho e como abordar a população.
De acordo com o Assistente Técnico da Secretaria de Meio Ambiente e coordenador da Agenda 21 em Caraguá, Wilson Cardoso, o bairro Ponte Seca foi escolhido por ficar próximo da cooperativa. “Escolhemos o Ponte Seca para que o bairro sirva de exemplo porque lá já funciona a cooperativa Catatudo”, disse.
O técnico disse ainda que, a expectativa é de atender 50% do bairro. “Esse é o início de uma conscientização da população. A nossa meta é estender esse trabalho por toda a cidade de forma permanente”, acrescentou.
No dia 12, sábado, cerca de 110 pessoas também dos escoteiros de Caraguá e Ilhabela e cooperados da Catatudo receberam uma palestra na Secretaria de Educação, sobre os assuntos do Ponte Seca, Cardoso informou que foi um treinamento para o trabalho que se realizará no sábado (19). (Fonte: PMC)

Técnico da Ong ECOAR visita Caraguá
O principal objetivo da ECOAR junto com a Agenda 21 é possibilitar a melhor qualidade de vida para as comunidades. Um seminário será feito até o final do ano para conscientizar os empresários locais

Caraguatatuba - Integrantes da Agenda 21 de Caraguatatuba receberam na quarta-feira, dia 16, a visita de um representante da ECOAR, na Secretaria de Meio Ambiente, com objetivo de realizar trabalhos em conjunto nos bairros Massaguaçu, Travessão e Rio do Ouro.
De acordo com o coordenador da Agenda 21 em Caraguá e Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Wilson Cardoso, a instituição está desenvolvendo um trabalho de abordagem das comunidades para buscar melhoria de qualidade de vida e sustentabilidade, detectando os problemas das comunidades e suas possíveis soluções.
“Nós da Agenda 21 realizamos um trabalho parecido com o que a ONG vem desenvolvendo, esse encontro possibilitou um trabalho em conjunto. A Adesão de mais um grupo veio colaborar e fortalecer ainda mais a conscientização das pessoas e a busca de uma melhor qualidade de vida”, disse Cardoso.
Os dois grupos farão trocas de informações sobre os bairros, possibilitando um avanço nos trabalhos já desenvolvidos nas três comunidades.
A ECOAR e os gestores da Agenda 21 pretendem organizar um seminário até o final do ano, para a conscientização dos empresários da região sobre a importância nos trabalhos realizados pela Agenda 21 e como ela pode contribuir para o desenvolvimento do município e como eles podem ajudar nesse desenvolvimento.
Instituto ECOAR - É uma associação civil sem fins lucrativos, sediada na cidade de São Paulo e formada por profissionais, estudiosos e ambientalistas que se reuniram logo após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) e o Fórum Global 92, a fim de continuar discutindo questões ambientais emergentes e colaborar para a construção de uma sociedade sustentável e em equilíbrio com a natureza. (Fonte: PMC)

Peça “A noite das mal dormidas” será apresentada amanhã a funcionários do Instituto Mamulengo
Considerado o melhor espetáculo pelo júri popular do XX Festivale 2005, “A noite das mal dormidas” chega amanhã a Caraguá. Ela será apresentada a profissionais do Instituto Mamulengo Social, que é responsável pela vindo do grupo à cidade.

Caraguatatuba - Com o intuito de promover a integração entre os profissionais e também proporcionar bons momentos de lazer e entretenimento, o Instituto Mamulengo Social, que administra os CEIs (Centros de educação infantil) de Caraguatatuba, por meio de parceria com a Secretaria da Educação, traz à cidade amanhã, dia 18 de agosto, o espetáculo “A noite das mal dormidas”.
A apresentação acontece no auditório do Centro Universitário Módulo – UNIMÓDULO, que cedeu espaço para a encenação do grupo. Todos os funcionários e professores dos dez centros de educação foram convidados para ver o trabalho da trupe de São José dos Campos, que acontece a partir das 20h. A entrada é gratuita.
A montagem de “A noite das mal dormidas” é realizada pelo Núcleo Teatral Damas de Paus, que foi iniciado em setembro de 2004, a partir de uma proposta do ator e diretor Carlos Rosa, integrante da Cia Teatro da Cidade. A proposta inicial foi a remontagem do texto de Neils Petersen, que foi ao palco pela primeira vez na década de 80.
Atualmente, o grupo é composto por atores que migraram de outras formações teatrais, para a apresentação de peças do gênero cômico. O núcleo estreou “A noite das mal dormidas” em 2004 e já realizou mais de 60 apresentações, nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, São Francisco Xavier, São Sebastião e Pindamonhangaba.
O elenco é composto pelos atores Diogo Cábuli (Dalva), Edson Gory (Hortência) e Fabricio Santana (Margarida). Na equipe técnica estão Isabel Cedotte (operação de som e luz) e Samuel Pugas (contra-regra). A produção e marketing é realizada por Ana Cristina Freitas e a direção por Carlos Rosa.
A comédia “A Noite Das Mal Dormidas” discute as diferenças entre a imagem social e a vida privada. De forma debochada e com vários recursos cômicos, a peça narra o cotidiano de três solteironas: Hortência, mulher autoritária, que herdou o moralismo da família e que reprime as outras com seu porte de general; Margarida, reprimida pela irmã e pela amiga Dalva e que segura durante toda vida seus anseios femininos; e Dalva, uma professora primária que sempre dependeu das amigas para se manter, chegou na casa das duas amigas para uma visita e permaneceu ali durante vinte anos.
As três personagens são interpretadas por três homens, que além de ser mais um atrativo e realçar o absurdo das situações, conduz o público ao riso crítico, pois caracteriza uma suposta masculinização acarretada pela alienação, rigidez e pelo isolamento das personagens.
“A Noite das mal Dormidas” é uma comédia de humor popular, com personagens fortes e cativantes. O desfecho do espetáculo ocorre com a transformação das três mulheres, que após anos de convivência dentro de padrões rigorosos, conseguem mudar e com isso, deixar a mensagem ao público de que nunca é tarde para tornar-se autêntico e feliz. (Fonte: PMC)

Campanha de doação voluntária coleta 130 bolsas de sangue em Caraguá
O sangue coletado na campanha será processado e testado pelo Hemonúcleo de Taubaté, onde será estocado para ser usado pelas 30 cidades do Vale e Litoral, que compreendem a DIR 24

Caraguatatuba - A campanha voluntária “Meu sangue é do tipo que salva vidas”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá, Hemonúcleo de Taubaté e Centro Universitário Módulo-UNIMÓDULO, aconteceu com sucesso em Caraguatatuba, na última quinta-feira, 17.
Com 250 doadores cadastrados e 130 bolsas de 500ml de sangue coletadas, a campanha aconteceu pela segunda vez no UNIMÓDULO, ultrapassando assim às expectativas dos organizadores, que ficaram até 18h30 atendendo os interessados que ainda aguardavam a sua vez para doar o sangue.
O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, foi um dos doadores. “A campanha é de suma importância para o Litoral, ela vem ao encontro de nossas necessidades, já sou doador e hoje participo pela segunda vez desta campanha, que terá sempre o apoio da Prefeitura, e quem sabe, não resulte na vinda de um posto de coleta de sangue para a cidade futuramente”, disse.
O secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, disse que o resultado ultrapassou às expectativas e superou a primeira campanha na quantidade de sangue coletado. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, esperávamos atingir uma meta maior este ano e conseguimos, no ano passado foram 94 bolsas e agora 130”.
De acordo com a Assistente Social do Hemonúcleo de Taubaté, Sônia Andrade, a possibilidade da vinda de um posto de coleta para o Litoral existe, porém é necessário que haja uma sistematização de campanhas como esta para comprovar a viabilidade, que é medida pelo número de doações. “Campanhas educativas, como esta, acontecem diariamente em cidades do Vale do Paraíba e são muito importantes; elas estão mudando o comportamento das pessoas, educando e conscientizando para a necessidade de doar sangue para salvar vidas, mesmo que desconhecidas, não apenas para um familiar ou conhecido”.
O sangue coletado na campanha será processado e testado pelo Hemonúcleo de Taubaté, onde será estocado para ser usado pelas 30 cidades do Vale e Litoral, que compreendem a DIR 24 (Diretoria Regional de Saúde). A assistente social lembra que a doação de sangue é a maneira mais fácil de ajudar a salvar vidas e quase todos podem fazer. “Com esta campanha estamos cadastrando e fidelizando doadores, isso é importante para a realização de campanhas futuras”.
De acordo com a idealizadora e coordenadora da campanha, Diná F. Souza, a cada campanha um novo cadastro é realizado com o objetivo de manter contato com os doadores em potencial. “Nossa vontade é que o número de cadastros aumente a cada ano, para que Caraguá se torne uma referência no Litoral Norte”, afirmou.
A presidente do Rotary Club Poiares, Mônica Ramirez, esteve presente à campanha e informou que os candidatos passaram por um circuito com palestra; cadastro, pré-triagem com a equipe da Saúde para pesagem, medição, verificação de pressão e exame de anemia; e por último a triagem, que é uma entrevista sigilosa para a avaliação clínica que detecta se o doador atende às exigências do Ministério da Saúde. Duas intercambistas do Rotary, a canadense Rebecca Tishenko, e a alemã Laura Skhumann acompanharam Mônica e conheceram o trabalho em Caraguá.
Os primeiros doadores foram os funcionários da Sabesp, Ronaldo Serra e Luis Silvério. Serra veio pela segunda vez por achar importante doar sangue para ajudar o próximo. Silvério já é doador e acha gratificante ajudar. “Nos sentimos úteis quando ajudamos os outros, é um prazer doar sangue para salvar vidas”.
O padre Leonildo Ferreira Junior-padre Léo, da Paróquia Nossa Sra. da Glória, incentivado pela campanha voltou a ser doador e também compareceu ao UNIMÓDULO. “Já doei sangue há muitos anos e agora com esta Campanha em Caraguá, voltou o meu desejo de doar, ficou mais fácil por estar tão perto de nós a oportunidade de salvar vidas”.
A campanha contou com o trabalho de 20 estudantes e funcionários voluntários do UNIMÓDULO, além do apoio do Rotary Club Poiares, Laboratório Bellato e Farmácia de Manipulação Geomater, e da equipe da Secretaria de Saúde. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Reivindicações

Ilhabela - O presidente da Câmara de Ilhabela, Luiz Lobo(PL) e o vereador José Roberto de Campos, Beto(PMN) encontraram-se na manhã desta quinta-feira, 17, na sala do chefe de Gabinete José Donizette da Silva. O motivo? Apresentar reivindicações de munícipes. Lobo solicitou a José Donizette, o reparo da iluminação da quadra Poli Esportiva do bairro do Bexiga e Beto cobrou, entre outras coisas, a reforma da quadra do bairro da Água Branca e o conserto das luminárias do Saco da Capela. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Visita as obras da Praça da Bandeira

Ilhabela - Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o secretário municipal de Obras, João Marques da Costa passando vistoria nas obras de reurbanização da Pça. das Bandeiras – Vila, nesta quinta-feira, 17.
Para que a Praça pudesse receber os benefícios necessários, foram retiradas espécies de árvores de origem africana (plantados a cerca de 30 anos), que não apresentam nenhuma função na Mata Atlântica, para serem substituídas por espécies da Mata de Ilhabela , como: Pau Brasil; Ipê Amarelo; Tamanqueiro e Tingui-preto.
O prefeito Manoel Marcos esclarece, que a retirada das árvores se fez necessária pois estavam comprometendo a rede de abastecimento de água e instalações subterrâneas de infra-estrutura dos imóveis ao redor. “No momento, o impacto visual não está condizente com a proposta objetivada por esta administração, que é, além de sanar os problemas causados pelas raízes destas árvores retiradas, também promover o replantio com as espécies nativas, visando a valorização das mesmas, e com isso, atrair a visita da fauna no convívio dos freqüentadores desta praça, que é uma das mais antigas de Ilhabela, situada no coração da cidade”, completou o prefeito.
Na ocasião, o prefeito e o secretário municipal foram cumprimentados por moradores do município, freqüentadores da Praça, pela iniciativa da obra. (Fonte: PMI)

Concurso Chef Amador de Ilhabela - Festival de Gastronomia de Ilhabela – 2006

Ilhabela - Estão abertas as inscrições para o concurso chef amador que acontecerá no dia 2608/2006 (sábado) na praça de eventos da vila a partir das 18h00.
Os participantes deverão encaminhar a receita do prato, contendo dados pessoais, como nome, endereço e telefone de contato até 22/08/06 na sede da Associação Comercial.
As receitas serão analisadas pela comissão de gastronomia que escolherá somente quatro receitas para a apresentação.
Será cobrado R$ 10,00 de taxa de inscrição.

REGRAS DO CONCURSO

1) 1) Concurso restrito a moradores e veranistas de Ilhabela.
2) 2) A receita deve ser original.
3) 3) Preferencialmente ingredientes disponíveis em Ilhabela.
4) 4) O participante deverá levar todos os ingredientes e artefatos para execução da receita.
5) 5) A apresentação dos chefs serão em duplas, o tempo de execução será de aproximadamente 25 minutos para preparo do prato, sendo permitido pré-preparos em caso de bases de molho e cozimentos excessivamente demorados ( deve constar na receita ).
6) 6) Os ingredientes deverão ser suficientes para a composição de 03 pratos, sendo um para foto (e posterior) degustação e dois para os jurados.

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO

1) 1) Sabor.
2) 2) Harmonia e apresentação do prato.
3) 3) Técnica culinária e higiene.
4) Apresentação e postura do chef
(Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Mergulhadores sebastianenses visitam gabinete e apresentam troféus

São Sebastião - Os atletas sebastianenses da modalidade pesca submarina, Terence Júnior, Sandro Alvin e Leonardo Alexandre, estiveram na tarde desta quinta-feira, 17 de agosto, no gabinete do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, para apresentar os troféus conquistados no último dia 12 de agosto, na cidade de Itanhaém, palco da última etapa do Campeonato Paulista de Pesca Submarina (Apinéia Individual Junior). Terence Júnior encerrou a disputa em 1º na categoria sênior e Sandro Alvin em 4º, na categoria júnior. Os atletas têm apoio da Secretaria de Esportes com transporte e inscrições.
A visita foi acompanhada da secretária de Esportes, Raquel Buzi. Na oportunidade, o prefeito Dr. Juan Garcia prometeu mais apoio à modalidade e sugeriu a realização de uma etapa do Campeonato Paulista em São Sebastião. (Fonte: PMSS)

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Zona Azul

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba adiou por três sessões o Projeto de Lei nº 82/06, do Executivo, que fixa o prazo para a extinção da cobrança de zona azul nas vias e logradouros lindeiros ou de acesso às praias do município.
Os vereadores irão convidar a direção e os acionistas da Comtur para que também participem do debate. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Gastronomia

Ubatuba - Hoje o Festival Gatronomico de Ubatuba conta com uma Oficina do Restaurante Senzala. O evento será realizado às 9h30 na Unitau. O prato ensinado será ”Camarão Caiçara”.
E às 14h00, acontecerá a Oficina Churrascaria Gauchão, também na Unitau , com o Prato “Picanha de cordeiro ao molho de hortelã”. (Fonte: Cristiane Zarpelão - Imprensa Livre)

Ubatuba ganha Centro de Informações Turísticas Móvel

Ubatuba - Ubatuba passou a contar com um posto volante de informações turísticas que vai levar conhecimento sobre os diversos assuntos referentes ao atendimento ao turista, como localização de pontos turísticos, lazer, hospedagem, informações históricas e administrativas. O veículo é um Fiat Iveco, adquirido pela Prefeitura de Ubatuba, com verba advinda de uma emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Ortiz.
O Centro de Informações Turísticas Móvel foi uma proposta concebida junto ao Ministério do Turismo, que deu o aval e incentivou o Litoral Norte a ser contemplado como precursor do projeto, sendo a primeira região do Brasil a contar com esta nova ferramenta de divulgação turística.
“O objetivo é levar todo o potencial turístico de Ubatuba ao alcance de todos, em diversos locais. Vamos mostrar tudo o que as pessoas podem encontrar aqui, já que muitos dos freqüentadores, mesmo os mais assíduos, não conhecem a metade do que Ubatuba tem a oferecer”, explica o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo.
A unidade móvel será equipada com computadores, data-show, barracas, material promocional, fotos e vídeos. O atendimento será feito por pessoas treinadas e capacitadas para passar informações a todo o tipo de turista. Por enquanto o veículo está exposto no calçadão da Avenida Maria Alves.
De acordo com o secretário de Turismo, a previsão para o início das atividades com o Centro de Informações Turísticas Móvel é na segunda quinzena de setembro, quando já começam as preparações para a temporada de verão. “Passaremos por diversas praias e depois vamos para as cidades que são os principais núcleos emissores de turistas, participar de eventos e feiras”, conta Luiz Felipe.
Nova sede - A partir de setembro a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) funcionará em nova sede. A mudança atende a um antigo anseio da Secretaria que era desmembrar a sede administrativa da Setur do Centro de Informações Turísticas, ambos, por enquanto, em funcionamento conjunto na Avenida Iperoig. Para o secretário de Turismo, “é importante que os dois setores tenham condições adequadas de trabalho, sem que a parte burocrática interfira na visitação pública e vice-versa”.
Além de um local para o desenvolvimento das funções administrativas, a nova sede da Setur oferecerá um espaço para que o Conselho Municipal de Turismo se reúna.
A nova sede da Setur fica na Avenida Guarani, 465 e o Centro de Informações Turísticas continuará funcionando na Avenida Iperoig. Mais informações nos telefones 3833-9123 ou 3832-4255. (Fonte: PMU)

Fundac oferece cursos para crianças e adolescentes

Ubatuba - A Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), órgão da administração indireta da Prefeitura, está oferecendo oficinas esportivas também para jovens não cadastrados na Fundação. Além de atender às crianças e adolescentes do Projeto Arco-Iris e do Programa Amigos do Adolescente, agora outros jovens carentes poderão usufruir as aulas de karatê, judô, jiu-jitsu, capoeira angola, futmesa, street dance e futebol de areia.
Para participar o interessado deve comparecer à sede da Fundac, à Avenida Thomaz Galhardo, 865, onde passará por uma avaliação sócio-econômica e, havendo vagas, poderá iniciar as atividades.
Voluntários valiosos - Os cursos são ministrados por voluntários que abraçaram a causa da criança e do adolescente em situação de risco. A diretora-presidente da Fundac, Josiane Grunvald, fala com orgulho das atividades desenvolvidas pela Fundação: “tenho muito prazer em falar sobre a Fundac, pois contamos com uma equipe técnica muito capacitada e envolvida. Contamos também com valiosos voluntários que, além de estarem dando a maior força, são atletas reconhecidos nacional e internacionalmente”, comemora Josiane.
Os voluntários que contribuem com a Fundac são os seguintes: Ednaldo Muniz “Jabá” (karatê), Luis Carlos Castilho Júnior “Tutinha” (judô), Alessandro de Souza “Tinho” e Osieo Hecher (jiu-jitsu), Mestre Jequié e Luiz Paloma (capoeira), Ralph Solera (futmesa), Willian Silva Oliveira (street dance) e Almir Ramos Correa “Pipoca” (futebol).
Futmesa - No sábado, 19, a Fundac promove a Copa Caiçara de Futmesa, a partir das 10h, na sede da Fundação. Oito dos alunos do professor Ralph Solera já participam de campeonatos e a equipe foi campeã nos Jogos Regionais de Lorena. Mais informações sobre as oficinas esportivas no telefone 3832-1980. (Fonte: PMU)

Ubatuba inicia campanha de vacinação contra poliomielite no próximo dia 21

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, vai antecipar a campanha de vacinação contra a poliomielite para os bairros mais distantes. No dia 26 de agosto ocorre mais uma etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite, mas a partir do dia 21, próxima segunda-feira, já acontecerá a vacinação antecipada para os locais onde não haverá postos no dia 26.
A meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar pelo menos 95% da população de crianças menores de cinco anos, que em Ubatuba está em torno de 7 mil crianças. O objetivo da Campanha é de evitar a reintrodução da doença em nosso território, uma vez que não temos notificação de casos da poliomielite no país há 17 anos. Em Ubatuba vinte postos estarão abertos no Dia Nacional (confira o cronograma).
A poliomielite - A doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas. A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovirus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. (Fonte: PMU)

Projeto permite que vereadores prestem contas de suas atuações parlamentares

Ubatuba - Na última terça-feira, 15, a Câmara aprovou o Projeto de Resolução, de autoria do vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), que institui o serviço “Prestando Contas” por parte dos vereadores, de suas atividades parlamentares.
De acordo com o Projeto, o serviço “Prestando Contas” deverá ocorrer nos primeiros dez dias do início dos trabalhos do Legislativo para prestação de contas do ano anterior e, em caso de ano eleitoral, nos dez dias que antecedem o recesso parlamentar de final de ano, para prestação de contas do ano vigente.
O serviço, segundo o projeto, não é obrigatório, ficando a critério do vereador a conveniência de prestar contas à população.
As explanações dos vereadores serão realizadas em plenário, aberto ao público, e também transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação. Após as explicações ficam reservados o direito de perguntas ou esclarecimentos sobre o assunto, sendo dez minutos para a imprensa e dez minutos para a população em geral.
Os jornais, as rádios e demais meios de comunicação. Assim como panfletos e cartazes estarão divulgando com antecedência as datas, horários e a relação dos vereadores confirmados para participarem do “Prestando Contas”.
Para o vereador Dr. Ricardo Cortes, o projeto tem como objetivo permitir que o cidadão fique informado do desempenho de seu vereador, “o vereador é eleito pelo voto do povo, que deposita nele as suas expectativas, por isso elaborei este projeto, pois acredito que permitir o acesso à atuação do vereador é uma maneira democrática e transparente para que o cidadão veja o resultado da confiança depositada no vereador eleito por ele”, explicou Dr. Ricardo.
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)




Semana de 18/08 à 24/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
ás 15:00 e 19:20hs.

"A Viagem Maldita"
ás 17:20 e 21:40hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Carros"
Ás 15:00 e 17:10hs


"Premonição 3" Terror
ás 19:20 e 21:10hs
 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Papo antigo

Pastor de homens
Guie vosso rebanho
Tenha os olhos vivos
Vigie com cuidado
Todos os subversivos

Formador de opinião
Derrame sua torrente
De apelos morais
E tire da mente
As tais fantasias sexuais

Pescador de almas
Lance sua rede
E não seja exigente
Para essa colheita
Faltou boa semente.
 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Gostaria de fazer uma reclamação a prefeitura, que fiscalizassem melhor as calçadas do centro da cidade. Na Av. Dona Maria Alves por exemplo, tem uma loja que estaciona caminhonete em cima da calçada não deixando nenhum espaço para o pedestre passar, as pessoas tem que descer da calçada sair na rua para passar e como ficam as pessoas idosas? Gostaria que vocês tomassem uma providência, alertando esses comerciantes que a calçada é para pedestre e não para carros.

Maria Aparecida de O. C. Cascardi
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Bicho-Preguiça © Luciano Cancelier

Bicho-Preguiça
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor