Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 - Nº 1592 Edições Anteriores

Anuncie Aqui Pousada das Cachoeiras

Região
Profissionais discutem o mercado de trabalho durante a SECOM

Caraguatatuba
Aberto o 4º Festival das APAES em Caraguá

Ilhabela
-

São Sebastião
Secretário de Obras é convocado pela Câmara para esclarecer denúncias veiculadas na Internet
Notas da sessão realizada no dia 22 de agosto


Ubatuba
Conselho Antidrogas de Ubatuba toma posse nesta sexta-feira
Ubatuba renova licenças até a próxima semana
CMD e Núcleo Gestor discutem minuta por mais de 15 horas
Alunos da escola Tancredo Neves visitam pontos históricos do Rio de Janeiro
Ubatuba sedia Torneio de Karatê neste domingo
2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino acontece neste final de semana
Projeto Arco-Íris reintegra crianças e adolescentes em situação de risco

Seções
Artigo
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Profissionais discutem o mercado de trabalho durante a SECOM

Litoral Norte - O principal tema discutido no terceiro dia da SECOM foi o que os universitários mais se questionam: o mercado de trabalho. Na manhã do dia 23/08, profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e Web Design falaram um pouco de suas experiências e como conquistaram uma vaga no mercado.
Francisco Celso, da agência Artezaria e Mykalas de Oliveira Mascani, da Netmakers, falaram sobre propaganda convencional na Internet e o que é a imagem digital enquanto ferramenta para utilização. Ambos ilustraram a palestra usando exemplos de campanhas veinculadas pela agência.
Marcelo Hespaña, repórter da TV Vanguarda e Marcelo Claret, editor de Cidades do jornal Vale Paraibano, se uniram para discutir o papel do jornalista e as áreas em que um jornalista pode atuar, além de falar de suas experiências como repórteres. Falaram também sobre a importância da SECOM para os universitários. “A SECOM é muito importante para que os alunos tenham contato com os profissionais, para tirar dúvidas quando esta em sala de aula” afirma Marcelo Hespaña. E Terezinha Leal do Conselhos federal de profissionais de Relações Públicas e da Associação Brasileira de Relações Públicas ministrou palestra sobre o curso de Relações Públicas e o mercado de trabalho. Leal disse que o Brasil está passando por uma fase complicada não só para quem está saindo da Universidade mas para todas as pessoas e ressalta que os estudantes tem que se empenhar e correr atrás “ Se eles se prepararem bem na faculdade e agregar valores fora dela a competência deles falará mais alto” .
Quem vier a SECOM poderá conferir, além das palestras exposições e também ouvir música com os DJs da rádio FM Unitau em uma tenda montada no pátio do Departamento de Comunicação Social.
A Semana da Comunicação será encerrada no dia 25/08 com atrações culturais e o saboroso Caldo Amigo. (Fonte: UNITAU)

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Aberto o 4º Festival das APAES em Caraguá
Mais de 280 atletas de onze cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte disputam o Festival até o dia 25, nas modalidades de Tênis de Mesa, Futsal e Atletismo. As competições acontecem no CIASE e no CEMUG

Desfile das onze delegações e apresentações de Dança foram as atrações da abertura oficial do 4º Festival Esportivo Especial das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 23, no CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, no bairro Travessão.
A abertura contou com a presença do prefeito, José Pereira de Aguilar; a presidente da APAE de Caraguá, Madalena Maria Fachini; os secretários de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves e Educação, Silmara Selma Mattiazzo; a diretora da APAE de Caraguá, Rosana Maria Damásio Fachini; diretores das APAES participantes, funcionários da prefeitura e os atletas que disputarão os jogos.
A cerimônia iniciou com as apresentações de dança da EMEF. Prof. Maria Thereza de Souza Castro, do bairro Jetuba; equipe de Ginástica Rítmica da secretaria de Esportes e Recreação e do Programa Escola da Família da E.E. Vereador Benedito Paes Sobrinho, no Perequê-Mirim. Em seguida, aconteceu a entrada das delegações. A equipe de Aparecida foi a primeira a se apresentar sob o som da Banda da APAE da cidade, seguida pelas demais em ordem alfabética. Os atletas da cidade anfitriã foram os últimos a se apresentarem. O juramento foi feito pela atleta Edineia dos Santos Pereira, de Caraguá, e o prefeito Aguilar declarou aberto o Festival.
A presidente da APAE de Caraguá pediu a união de todas as APAES para que o evento seja fortalecido a cada ano; Silmara deu as boas vindas a todos os competidores e disse da satisfação em receber os atletas.
O secretário Nivaldo Alves, disse que é gratificante receber o evento pelo 4º ano consecutivo. "Tudo que se refere ao esporte e social o prefeito Aguilar tem dado uma atenção especial. Esperamos que o ano que vem seja muito melhor e que os jogos das APAES cresçam cada vez mais e com mais cidades participando", enfatizou.
Para o prefeito Aguilar o mais importante do Festival Esportivo Especial das APAES não é o resultado dos jogos e sim a participação de todos. "Nosso compromisso é com todas as pessoas e com vocês especiais temos mais amor, carinho e dedicação. Que Deus ilumine todos, vocês merecem", concluiu o prefeito.
Na ocasião receberam troféus de homenagem, o prefeito Aguilar, a diretora da APAE de Caraguá, Rosana Fachini, o secretário de Esportes, Nivaldo Alves e o diretor de Recreação, Renato Aguilar.
A cerimônia foi encerrada com as apresentações de dança dos municípios de Guaratinguetá, Caçapava, São Sebastião, Ilhabela, Aparecida, e Caraguatatuba que emocionaram os presentes.
O 4º Festival Esportivo Especial das APAES do Vale do Paraíba e Litoral Norte acontece até o dia 25 sexta-feira, com competições de Tênis de Mesa, Futsal e Atletismo. Participam do evento mais de 280 atletas das cidades de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Pindamonhangaba, São Sebastião, Taubaté, Ubatuba e a cidade anfitriã, Caraguá. As disputas acontecem no CIASE e no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
Confira a programação:

23/08 - quarta-feira- CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Edicativas)
14h Futsal masculino e feminino e Tênis de Mesa

24/08 - quinta-feira - CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves)
8h - Atletismo masculino e feminino
14h - Atletismo - finais

25/08 - sexta-feira - CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio-Edicativas)
8h - Futsal masculino e feminino
14h - Futsal masculino e feminino - finais
Premiação e encerramento.  pmc

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Secretário de Obras é convocado pela Câmara para esclarecer denúncias veiculadas na Internet

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 22, a convocação do secretário de Obras e Meio Ambiente, Thales Carlini, para esclarecer denúncias de corrupção que ocorrem em sua pasta e foram veiculadas na Internet, no fim de semana passado, por meio de e-mail anônimo enviado a, pelo menos, 1mil pessoas.
Trata-se de requerimento do vereador Marcos Leopoldino, aprovado por maioria de votos em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 22.
Apenas os parlamentares Robson Wilson dos Santos, o ‘Robson Ceará’, que é líder do governo, e Modesto Koji Ono, o ‘Kotian’, foram contrários a convocação.
Na mesma sessão, outros dois requerimentos foram apresentados com base na denúncia. Um de autoria do presidente do Legislativo, Wagner Teixeira, que pede informações ao Executivo sobre a quantidade de habite-se expedidos desde o início da administração para obras acima de 250m²; e o outro, do vereador José Cardim de Souza, que requer cópia do processo administrativo 15.569/04 e de todas as folhas de andamento. Ambos foram aprovados por unanimidade.
O e-mail responsável pela convocação do agente político cita, inclusive, o nome do presidente Wagner Teixeira, e dos vereadores Marcos Leopoldino e Luiz Antônio de Santana Barroso, o ‘Coringa’, além do líder do governo.
“Não podia me calar diante disso até porque meu nome foi envolvido dizendo que o Thales tem negócios com a família Leopoldino”, frisou Leopoldino.
Segundo ele, um de seus irmãos, de nome Hamilton, filho de um dos três casamentos de seu pai, foi quem realizou serviços de iluminação pública para a Prefeitura, já que ele é dono de uma firma que atua na área, a Eletromar. “Não posso pagar por algo que não estou cometendo. O e-mail foi maldade política. Quem tem essas informações está traindo o povo de São Sebastião porque não leva à Polícia Federal e ao Ministério Público”, declara.
Para Robson Ceará, a Câmara deveria antes de convocar o secretário realizar uma investigação mais profunda sobre o que foi veiculado na Internet, por meio de requerimentos.
“Meu nome também está sendo mencionado, mas a pessoa não tem prova porque senão teria denunciado. Ela está querendo jogar a situação, a oposição e o governo dentro de um balaio só. Nem eu, nem o secretário, nem o prefeito temos medo. Não sou contra a convocação, mas só temos um e-mail dizendo um monte de bobagens. Primeiro é preciso investigar, depois convocar para explicar com provas”, defende.
“Infelizmente os requerimentos que enviamos não são respondidos. Nós temos que ir lá na Prefeitura e tem muita burocracia. Por isso, é mais fácil ele vir aqui. Se eu sou o secretário e não tenho nada a temer não há local mais transparente para esclarecer o fato. Há muitas denúncias vazias dentro da secretaria de obras que só podem ser explicadas por ele”, respondeu Leopoldino.
Já o vereador José Cardim de Souza, mesmo tendo votado favoravelmente a convocação, declarou que o caso deveria ser averiguado a fundo através da instalação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito). “Não acredito que o secretário virá à Câmara e acrescentará algo mais ao assunto”, disse. “O e-mail fala de muita coisa, dá detalhes de corrupção em várias obras, cita o nome de várias pessoas, inclusive do irmão de Thales, o Alberto (secretário da administração)”, completou Cardim.
Com relação ao pedido do processo administrativo, ele declarou que o e-mail lhe despertou curiosidade porque foi iniciado na administração passada. “Por isso peço as folhas de andamento. Será que é algo referente a terras em Barequeçaba, alguma marina, Iate Clube?”, questiona Cardim.
Já Wagner Teixeira, independente do seu nome ser citado, declarou que iria pedir investigação do mesmo jeito.
Para ele, o seu nome foi divulgado propositalmente para que a carta fosse alvo de averiguação. “Vincularam meu nome junto com o chefe dos fiscais e falam que eu não faria nada por causa de um tal de ponto de droga. Todos os que me conhecem sabem que nunca tive qualquer problema com drogas”, destaca.
“A situação é complicada, mas a Câmara não pode ficar omissa porque são denúncias graves e mais de 90% são direcionadas ao secretário. Ninguém o está condenando. O que o povo vai achar do Legislativo? Que não faz nada?”, conclui o presidente Wagner Teixeira.
 (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notas da sessão realizada no dia 22 de agosto

São Sebastião

Lixo - O vereador Marcos Leopoldino enviou requerimento ao presidente da Câmara, Wagner Teixeira, indagando se a Prefeitura está fornecendo relatório trimestral sobre a execução da coleta, tratamento e destinação final do lixo em São Sebastião, conforme obriga a lei 1771/05. Teixeira já adiantou que nenhum relatório foi encaminhado até o momento e que o Ministério Público será acionado visando garantir o cumprimento da lei.

Transporte para deficientes - O carro adaptado para o transporte de deficientes físicos, que utilizam cadeiras de rodas, está quebrado no pátio da Prefeitura. A informação foi trazida pelo vereador Wagner Teixeira. Ele alega que os deficientes necessitam do veículo para irem à escola. Segundo Teixeira, o micro-ônibus que vinha realizando este serviço atualmente também está com uma peça quebrada cujo reparo ficaria em torno de R$140.

Calçamento - Em Maresias, o vereador Félix Geléia pede calçamento para as ruas Nova Iguaçu, Cesp e Olímpio Romão César. Geléia justifica que quando chove as ruas ficam intransitáveis, prejudicando o acesso dos alunos de uma escola municipal, localizada nas proximidades da Rua Cesp.

Conselho Tutelar - A dificuldade que o Conselho Tutelar vem encontrando para efetuar o atendimento de ocorrências na Costa Sul da cidade foi alvo do requerimento do vereador Félix Geléia. Ele solicita que seja disponibilizado um veículo para o órgão, além de uma sala informatizada na Costa Sul.

Jornal da Prefeitura - O vereador José Cardim questiona o lançamento do informativo Acontece Kids, uma nova publicação da Prefeitura. Ele quer saber quanto custou aos cofres públicos a produção do informativo com tiragem de 3 mil exemplares.

Lixão da Baleia - A conclusão de um relatório divulgado na última semana, que aponta a degradação do meio-ambiente, provocada pelo aterro sanitário da Baleia, motivou o vereador Wagner Teixeira a cobrar providências urgentes do Executivo. Apesar de interditado, o aterro sanitário continua causando prejuízos ambientais como, por exemplo, a contaminação do Rio Sahy por chorume.

Fiscalização - Um imóvel localizado no bairro do São Francisco foi questionado em requerimento do vereador Robson Ceará. Ele diz que estão sendo executadas obras de aterro e edificação, o que indicaria a construção de um estabelecimento comercial. Ceará indaga se existe aprovação da Prefeitura, e estudo de impacto urbanístico e de vizinhança.

Veto derrubado - Os vereadores rejeitaram por unanimidade o veto do prefeito ao projeto que altera o nome da Avenida Itatinga para Professor José Machado Rosa, no bairro do Itatinga. O autor do projeto, vereador José Cardim, entende que não há razões para o veto já que todos os critérios para alterar denominação de via pública foram preenchidos. O projeto segue agora para promulgação. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

Conselho Antidrogas de Ubatuba toma posse nesta sexta-feira

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba empossará nesta sexta-feira, 25, às 19 horas, no salão da Igreja São Francisco, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). Criado pela Lei Municipal 2705, de 21 de setembro de 2005, o COMAD é o órgão encarregado de colaborar com instituições e entidades municipais responsáveis pelo desenvolvimento de ações de redução de oferta e demanda por drogas.
A criação do COMAD vem ao encontro da estratégia de municipalização prevista na Política Nacional Antidrogas e permite que os planos, programas e projetos cheguem diretamente a todos os cidadãos, garantindo resultados efetivos nas ações.
Alguns objetivos do COMAD de Ubatuba são: a instituição do Programa Municipal Antidrogas (PROMAD), acompanhamento das ações de fiscalização e repressão executadas pelo Estado e pela União e estimular o encaminhamento e o tratamento de usuários de substâncias causadoras de dependência física ou psíquica.
Formado por 23 componentes, sendo 11 do poder público e 12 da sociedade civil, o Conselho Municipal Antidrogas será composto pelos seguintes membros:

Representantes do Poder Público
Secretaria Municipal de Saúde: Luiz Henrique do Vale Aparício
Secretaria Municipal de Educação: Arnaldo da Silva Alves
Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social: Magali Cristina Brumati Portoghese
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer: José Luiz Bittencurt Junior
Gabinete do Prefeito: Denise Martins Silveira
Poder Judiciário: Luis Carlos Castilho Junior
Promotoria Pública: Fulviane Sedenho
Polícia Militar: Renato de Paula Vella
Polícia Civil: Darlene Ultramari Prado Gomes da Silva
Guarda Municipal: Alex Sandro dos Santos
Fundac: Cynthia de Freitas Vassão

Representantes da Sociedade Civil
Ordem dos Advogados do Brasil: Ronaldo de Andrade
Associação Comercial e Industrial de Ubatuba: Racine Cardoso de Lima Junior
Conselho Municipal da Criança e do Adolescente: Luciana Valério Cunha
Conselho Tutelar: Selma Hecher
Conselho Municipal de Educação: Cristiane Freitas Ferreira
Conselho Municipal de Saúde: Guaracira Santos
Rotary Clube: Luiz Fernando Bonfim
Instituições de Recuperação: Carlos Alberto Érnica
Instituições Religiosas: José Ronaldo de Oliveira
Conseg: Célio de Moraes Stefani
Membro da comunidade indicado pelo Prefeito Municipal: Luciana de Cerqueira Nunes
(Fonte: PMU)

Ubatuba renova licenças até a próxima semana

Ubatuba - Os pedidos para renovação da licença para venda ambulante e para as feiras de artesanato para o exercício de 2007 podem ser solicitados até a próxima semana em Ubatuba. O prazo termina no dia 31 de agosto. A Prefeitura concede 720 licenças para o comércio ambulante e 155 para vendedores da feira de artesanato, sendo 20 vagas para a feira de artesanato do Perequê-Açu, 15 para a Maranduba e 120 para a Avenida Iperoig.
Para a renovação, o interessado deverá comparecer à gerência de Expediente de Documentação e Protocolo munido dos seguintes documentos: cópia da licença do exercício anterior (frente e verso), cópia da confirmação de residência no município, cópia da carteira de vacinação atualizada e certidão expedida pelo Cartório Eleitoral, atestando a validade do título eleitoral no município. Pedidos com documentação incompleta ou fora do prazo não serão aceitos.
Mais informações podem ser obtidas junto à gerência de Tributos Mobiliários, localizada à avenida Dona Maria Alves, 865, centro, telefone (12) 3834-1018. O horário de funcionamento é das 9 às 16 horas.
Novas licenças - De 1 a 30 de setembro a gerência de Tributos Mobiliários estará aceitando os pedidos de novas licenças para o comércio ambulante. O número de vagas liberadas será correspondente ao número de pessoas que deixarem de renovar as licenças neste mês. A documentação necessária é a seguinte: cópia do RG, CPF, título eleitoral de Ubatuba, cópia da carteira de vacinação atualizada, comprovante de residência no município por mais de dois anos, declaração de bens que possua (imóveis e veículos) e certidão do Cartório Eleitoral, atestando a validade do título de eleitor no município. A solicitação também deverá ser feita na gerência de Expediente de Documentação de Protocolo no mesmo horário. (Fonte: PMU)

CMD e Núcleo Gestor discutem minuta por mais de 15 horas

Ubatuba - O Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD) e o Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Ubatuba já somaram, até o fim da tarde desta quarta-feira, 23, 15 horas de deliberação sobre a minuta do documento que vai nortear o futuro do município. Os integrantes estão estudando detalhadamente cada capítulo da minuta, com destaque para o Turismo, que demandou mais de três horas de estudo, por se tratar do vetor de desenvolvimento da cidade. Outro assunto bastante discutido foi a criação do Conselho das Cidades, um grande avanço oferecido aos municípios.
O secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, presidente do CMD que é natural de Ubatuba e já passou também pelo Poder Legislativo, disse que não se lembra, em toda a sua vida, de ter visto um debate tão complexo com tantas conclusões positivas. “Acredito que esta é a comprovação de que Ubatuba está amadurecendo o processo de participação popular”, acrescentou o secretário.
A minuta do Plano Diretor Participativo será apresentada na noite da quinta-feira, 24, às 19h, no salão da Igreja São Francisco para aprovação do documento. (Fonte: PMU)

Alunos da escola Tancredo Neves visitam pontos históricos do Rio de Janeiro

Ubatuba - Um grupo formado por 40 alunos de 8ª série e cinco professores da E.M. Tancredo de Almeida Neves participou de um passeio cultural, na cidade do Rio de Janeiro, no último dia 17. As visitas a pontos como o Forte da Copacabana e os Museus Histórico Nacional, da República e do Folclore, fizeram parte do projeto desenvolvido na escola, pela disciplina História, em parceria com a área de Exatas.
“Os alunos demonstraram muito interesse durante a visita e têm se dedicado bastante ao projeto”, conta Rose Marangoni, diretora da unidade escolar. “Quero agradecer todo o apoio dado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação e também aos pais dos alunos, pela parceria e confiança”, finaliza a diretora. (Fonte: PMU)

Ubatuba sedia Torneio de Karatê neste domingo

Ubatuba - O Ginásio de Esportes Tubão recebe neste domingo, 27, a partir das 9 horas, o 4º Grand Prix Nunes de Karatê. A competição deve reunir cerca de 350 atletas de aproximadamente 20 academias, entre elas convidados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e interior do estado de São Paulo. O torneio tem como objetivo a integração, incentivo, desenvolvimento e aplicação das principais doutrinas do Karatê, e contará com as modalidades Kata e Shiai Kumitê.
O 4º Grand Prix Nunes de Karatê é realizado pela Associação Nunes de Karatê em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e tem o apoio da Federação Paulista de Karatê.
Modalidades em Disputa - Kata: Katas são exercícios pré-determinados que devem ser executados com bastante concentração e harmonia. Para os leigos, kata é como se fosse um "teatro", em que o atleta finge lutar com alguém, mas o praticante de Karatê sabe muito bem que o Kata não é só uma luta imaginária, mas sim a base de um bom lutador de Karatê, pois ajuda o praticante conhecer e controlar melhor o seu corpo.
Shiai – Kumite: É o combate e caracteriza-se pela vitória por pontos, a contagem é feita da seguinte maneira: cada golpe perfeito, ou seja, um golpe bem aplicado, equivale a um ponto ou ippon e um golpe quase perfeito equivale a meio ponto ou waza Ari. O lutador que fizer três pontos vence a luta. (Fonte: PMU)

2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino acontece neste final de semana

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, divulgou a tabela da “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino”, que começa neste sábado, 26, na quadra da Piscina Municipal. O torneio terá a participação de equipes de Ubatuba, Caraguá e São Sebastião, e será disputado no sistema de eliminatórias simples.
No sábado, a partir das 14 horas jogam: São Sebastião A X São Sebastião B, Estufa X Estrelinha, Garotas Kempes X Poiares, Perequê Açu X Star Girls, Idalina X Perequê Mirim e Rosa Dourada X CERE Itamambuca.
No domingo as equipes vencedoras das partidas de sábado começam a se enfrentar a partir das 9h. A “2ª Copa Tortilhão de Futebol Society Feminino” é realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com o patrocínio do Restaurante Tortilhão. (Fonte: PMU)

Projeto Arco-Íris reintegra crianças e adolescentes em situação de risco
O número de desabrigados atendidos pelo antigo Lar do Menor diminuiu de 70 para 33

Ubatuba - Desde que a Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), órgão da administração indireta da Prefeitura, assumiu em 2005, através de uma liminar exarada pelo Ministério Público, a administração do abrigo (antigo Lar do Menor) em Ubatuba, o número de crianças e adolescentes atendidos em situação de risco vem diminuindo consideravelmente.
A diretora-presidente da Fundac, Josiane Grunvald, explica que desde que assumiram o abrigo, que passou a se chamar Projeto Arco-Íris, o número de atendidos caiu de 70 para 33. “Tivemos uma enorme mudança, com direção preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente contamos com psicólogo, assistente social, pedagogo, enfim, toda uma equipe tecnicamente capacitada que exerce um trabalho de apoio e reintegração familiar”, explica Josiane.
Segundo a diretora-presidente da Fundac, o Projeto Arco-Ìris não tem característica de orfanato e sim de casa de passagem, com caráter de acolhimento provisório, objetivando o retorno da criança/adolescente ao lar de origem ou sua a colocação em família substituta. Isto após estudos realizados pela equipe técnica do abrigo e conforme determinação judicial.
Programas - A Fundac desenvolve dois grandes programas: Projeto Arco-Íris e o Programa Amigos dos Adolescentes, em convênio com a Febem, atendendo em sua sede 140 adolescentes em conflito com a lei. Os adolescentes assistidos cumprem medidas sócio-educativas, como prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida, conforme determinação judicial. “O adolescente recebe atendimento dos orientadores sociais (psicólogos e assistente social) individualmente e em grupos, concomitante ao acompanhamento familiar”, explica Josiane Grunvald.
“Hoje em dia há um alinhamento dos dois programas da Fundação, em termos de estratégias e planejamento técnico junto ao Ministério Público e o Poder Judiciário. Estamos participando ativamente nos acompanhamentos e conduções dos casos. Isso tem contribuído muito para o sucesso do trabalho da Fundac e para a reintegração das nossas crianças e adolescentes na sociedade”, completa a diretora-presidente da Fundac.
Para Josiane, a característica técnica que existe hoje em dia no trabalho da Fundação humanizou o atendimento das crianças e adolescentes em situação de risco ou em conflito com a lei. “A administração Eduardo Cesar tem contribuído muito para a efetivação dessas políticas de atendimento. O prefeito acreditou e abraçou nosso trabalho, que apesar de ser uma autarquia municipal, está totalmente ligado à administração, que encara a política de atendimento à criança e ao adolescente com a seriedade que deve ser encarada”. (Fonte: PMU)




Semana de 2508 à 31/08

CINE PORTO (Ubatuba)
fone :3833-2066 ( 012)

 

"Tristão e Isolda"
Ás 15:00 hs - 19:10 hs .

"Protegida Por Um Anjo"
Ás 17:20 hs - 21:30 hs.



CINE PASSEIO (Ubatuba)
fone : 3832-2843 ( 012 )

 

"Sentinela"
Às 15:00 hs - 19:10 hs .
 

"O Libertino"
Ás 17:00 hs - 21:10 hs.
 

 

Ação Litoral
 

Artigo Topo

Plano Diretor de São Sebastião
Se prevalecer essa proposta do Plano Diretor de São Sebastião, A praia de Guaecá será transformada em uma grande favela.
É incrível mesmo que sendo uma das únicas localidades do município onde não ocorrem ocupações irregulares, se tenha a coragem de propor esse absurdo.
Transformar a área marginando a rodovia num corredor comercial e verticalizar uma área de mata atlântica, onde os riachos afloram em grande quantidade.
Mais um posto de combustível, botequins, etc. E a única explicação é que isso desenvolverá o potencial de turismo.
Que turismo será esse?
O que esses formuladores dessa besteira entendem de turismo?
Certamente os moradores locais não precisam desse comércio, que estará fadado ao fracasso.
Quem são os interessados que estão influindo nos membros da equipe técnica que por menor experiência que disponham em urbanismo não podem cometer essa atrocidade?
Onde estão as sugestões da comunidade já que o Estatuto das Cidades prevê a participação da população.
Será que desconhecem que se trata de um local onde prevalece uma baixa densidade ocupacional, com projeto pioneiro, oriundo da equipe de Lúcio Costa, que mantém uma reserva de áreas verdes entre as casas.
Nas quadras existe 80% de áreas livres em relação a área dos lotes, sendo 24% para o sistema viário e 56% para áreas verdes, que ostentam um belo paisagismo. Os demais loteamentos: Cap D'Antibes e Portal do Carmo, também seguem alto padrão de ocupação.
Implantar na mesma localidade um outro padrão de alta densidade, não é só provocar um contraste extremo, que certamente influirá no que já está implantado, é insensatez é burrice ou deve estar correndo por fora altos interesses financeiros.
É bom lembrar aos formuladores dessa proposta que cada localidade tem suas características próprias e isso é que deve ser seguido e mantido e não querer impor em todo o território do município os mesmos critérios ou gabaritos.
Tá parecendo, com perdão à história, "invasão dos tupiniquins em território dos tupinambás".
Pró-Guaecá - Movimento de Defesa Ecológica e Preservação Ambiental da Praia de Guaecá

Irineu Nalin

Poesia Topo

Papo antigo

Pastor de homens
Guie vosso rebanho
Tenha os olhos vivos
Vigie com cuidado
Todos os subversivos

Formador de opinião
Derrame sua torrente
De apelos morais
E tire da mente
As tais fantasias sexuais

Ceifador de almas
Apronte a foice
E não seja exigente
Para essa colheita
Faltou boa semente.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Parabenizo Matéria/ Léa Pinto 33441970 / CR MCPA F M Iguassu Iterei/ SP
O caldo entornou (Publicado no Imprensa Livre em 12/08/06)
Que acontece com a comissão técnica responsável pelo Plano Diretor do Município? Não foi aos bairros, não ouviu a comunidade, não anotou as sugestões, não registrou tudo em atas?
Então porque motivo o esboço do Plano Diretor contraria tudo o que foi sugerido? Jogamos conversa fora? Passamos horas no computador sugerindo coisas para enviar por escrito e tudo foi para o lixo?
Pelo que se entende da leitura do Plano Diretor feito pela Comissão Técnica parece que só foram acatadas as sugestões de empresários do setor de construção...
Não tenho todos os dados e não vi tudo. Mas pelo que já tomei conhecimento o caldo entornou.
Em Guaecá o que pretendem fazer é horripilante: a área da rodovia para a serra é de restinga, quase toda coberta de mata atlântica, cortada por um rio ainda límpido (embora tenha sido atingido por derramamento de óleo há alguns anos) e querem para essa área gabarito de 12 metros na beira da rodovia (zona comercial) e 15 metros lá dentro, com lotes de 600m2. Sabem o que quer dizer 15 metros?
Cinco andares! Vão encher Guaecá de prédios! O que eu muito gostaria de saber é o que diz disso meu amigo Teo Balieiro – hoje assessor do Prefeito para Meio Ambiente - que, quando presidente da Federação Pró Costa Atlântica tanto se empenhou para a defesa dessa área, quando do derramamento de óleo no rio Guaecá. Está apoiando, agora, a destruição desse patrimônio?
Um outro absurdo é, na nova lei, a anulação do coeficiente de aproveitamento do terreno. Dessa forma, cada um construirá o que quiser, como quiser, de que forma quiser! E salve-se quem puder!
Na Costa Norte há regiões onde se vai permitir gabarito de 20 metros!
Vejam: todo o bairro de Maresias será transformado pela nova lei de uso do solo em lotes de 300 ms (o que a Somar sugeriu foi uma pequena área para tanto). O adensamento será absurdo e aquilo vai ferver de construções e de gente! Mais: o bairro todo vira zona mista, permitido o comércio no meio de residências e condomínios. Só vai escapar a orla da praia e estreita faixa antes da serra. Boiçucanga segue pelo mesmo caminho.
Em diversos bairros da Costa há ZM6 na qual se permite 9 metros de gabarito para residências e 12 para hotéis. Maravilha! Já estou prevendo o que vai acontecer: os próprios funcionários da Prefeitura (e não adianta ninguém ficar ofendido porque é o que acontece hoje, com enorme freqüência e com a maior naturalidade!) vão ensinar aos interessados que podem aprovar construções de 12 metros – o que quer dizer 4 andares! – para hotéis e depois vende-las como residências unifamiliares...
Um outro absurdo é, na nova lei, a anulação do coeficiente de aproveitamento do terreno. Dessa forma, cada um construirá o que quiser, como quiser, de que forma quiser! E salve-se quem puder!
Na Costa Norte há regiões onde se vai permitir gabarito de 20 metros!
O Prefeito Juan Garcia para estar coerente com o que nos disse no dia 17 de junho, na Pousada das Praias, no Camburizinho - “por favor, pelo amor de Deus, acreditem em mim! Não vou verticalizar o município!”- deveria descredenciar toda a comissão técnica que está elaborando a nova legislação. Parece que não estão seguindo suas orientações... Nem as dele nem as nossas, registradas em atas nas reuniões.
Plano Diretor, diz a legislação federal, é participativo. Participamos e não fomos ouvidos.
E agora? Quem vai colocar de novo a sopa dentro do caldeirão?
Talvez seja a Câmara de Vereadores. Talvez o Ministério Público.
Artigo (Publicado no LitoralVirtual em 16/08/06)

Regina Helena P. Ramos

Quanta insensatez!
Como é possível o mundo civilizado querer areas verdes e São Sebastião, que poderia continuar um exemplo, ir se deteriorar absurdamente?
Verticalizar é um nome bonito para estragar nossos jardins e matas. Quanta insensatez!
Planejar uma cidade não é se entregar a interesses econômicos desvairados. Prédios não eliminam pobreza, não criam empregos nem dão educação à população carente! Escolas, hospitais, creches, moradias simples e baratas, agua, luz, esgoto, etc... Alguem se habilita a ser estadista e não interesseiro na política? Procuro estadistas para dar meu voto!

Prof. Titular Sérgio Médici de Eston
Chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo
Escola Politécnica da USP
Chefe do Lacasemin
Coordenador de EAD dos cursos de Especialização do PECE / EPUSP

Tomo a liberdade de manifestar mais uma vez preocupações em relação ao desenvolvimento do Plano Diretor da região do município de S.Sebastião,a matéria abaixo "O caldo entornou" é um documento, que deixa explícito a falta de interesse com o povo da região e globalmete e compromisso ético ambiental em relação a estas e as futuras gerações, o que deixar para as futuras gerações?

At. Yara Toledo
SOS Manancial/Oscip

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Vista da Serra © Romeu Guatura

Vista da Serra
©Romeu Guatura

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor